II Feira de Ciências das Escolas da Diretoria de Ensino - Região Mogi das Cruzes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II Feira de Ciências das Escolas da Diretoria de Ensino - Região Mogi das Cruzes"

Transcrição

1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Rua Dr. Antônio Cândido Vieira, 451, Centro Mogi das Cruzes / SP Telefone: (11) / Fax (11) demgcnpe@educacao.sp.gov.br Núcleo Pedagógico II Feira de Ciências das Escolas da Diretoria de Ensino - Região Mogi das Cruzes Regulamento Documento Orientador Dirigente Regional de Ensino Rosania Morales Morroni Diretor do Núcleo Pedagógico Mickael Nunes dos Santos demgcnpe@educacao.sp.gov.br Equipe Organizadora: PCNP: Audrey Garcia, Elizabeth Reymi Rodrigues, Erik Perozini, José Raphael, Pedro Tassoni.

2 Prezados (as) Professores (as) e Estudantes, O objetivo deste documento é orientar e estimular a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, inserindo-os no contexto da pré-iniciação Científica. A II Feira de Ciências da Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes possui em seu cerne as diretrizes do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e foi baseada no documento oficial da SEE- CGEB referente as orientações da 4ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). INTRODUÇÃO A Diretoria de Ensino - Região de Mogi das Cruzes (DERMGC), realizará a II Feira de Ciências, que segue as premissas da 4ª FeCEESP, uma ação voltada para a formação, divulgação e a promoção da cultura científica, que se constitui por meio de projetos de investigação de Pré-Iniciação na Educação Básica. A fundamentação proposta pela FeCEESP, ensino por investigação e na metodologia da Pesquisa Científica, estimula o estudante a desenvolver habilidades e construir conhecimentos referenciados no pensamento cientifico. Isso contribui com a construção de atitudes e valores, de tal forma que a práxis esteja voltada para o contexto histórico- social no qual a escola e comunidade do entorno estejam inseridas. Os projetos deverão ser carregados de intencionalidade educacional e científica, além de serem planejados e estruturados para estabelecer as relações pedagógicas que mediam a formação científica dos estudantes da rede pública estadual de São Paulo. A Feira da DERMGC como a FeCEESP realizará em três etapas o processo de aprendizagem, previstas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo de Ciências da Natureza (2010), sendo elas: - Atividades com participação ativa dos alunos, preferencialmente demandando consulta e cooperação com seus colegas, assim como o posicionamento crítico diante da situação problema investigada; - Temáticas que dialoguem com o contexto da escola e com a realidade do aluno, antecedendo aquelas que transcendem o seu universo vivencial; - Observações que não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas que envolvam também percepções do mundo real, em que a participação e o registro feito pelos alunos sejam relevantes.

3 Além desses princípios, há também o desdobramento em ações que promovam a integração entre estudantes, técnicos, cientistas e representantes da sociedade, com o intuito de contribuir com a formação e o desenvolvimento de sua identidade como sujeito e participante do universo das ciências. Os projetos que participarem da II Feira de Ciências - DERMGC, se selecionados entre os 5 de maior relevância e atenderem aos critérios de avaliação, poderão ser inscritos na 4ª FeCEESP, e caso estes sigam em outras etapas, poderão interagir com outras Feiras de Ciências, as quais a FeCEESP é afiliada. A II Feira de Ciências da DERMGC deverá ser composta por projetos de pré-iniciação Científica e desenvolvidos por grupos de alunos da rede pública estadual desta Diretoria Regional de Ensino. Para participar da II Feira de Ciências - DERMGC, cada unidade escolar deverá realizar a seleção de um de seus projetos escolares e fazer sua inscrição no Núcleo Pedagógico, no link que servirão de base para os procedimentos de avaliação, orientação e intervenção para o processo seletivo da 4ª FeCEESP. Esses projetos devem basear-se na realidade vivenciada pelos estudantes, buscando a resolução de problemas desenvolvidos por eles, e ainda, tendo como princípio, interferir positivamente nesse contexto, trazendo benefícios à escola e à sociedade. Dessa forma, os projetos podem contribuir no desenvolvimento de habilidades e na construção de atitudes e valores em nosso estudantes, que voltados ao bem comum, exercerão um dos princípios da Educação Básica que é a participação social. O estudo de Ciências da Natureza 1 tem como um de seus papéis principais a preparação dos jovens cidadãos para enfrentar os desafios de uma sociedade em mudança contínua. Currículo do Estado de São Paulo de Ciências da Natureza, p. 31, 2010.

4 OBJETIVOS DA II FEIRA DE CIÊNCIAS - DERMGC Promover a formação em nível de pré-iniciação Científica, visando o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da DERMGC. Estimular os alunos a pensarem criticamente e a buscarem soluções alternativas para os desafios propostos na contemporaneidade, desenvolvendo assim as competências e habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, com ênfase na competência leitora e escritora. Ampliar os conhecimentos científicos dos jovens na pesquisa de formas alternativas para as soluções de problemas, incluindo além da Ciência e Tecnologia, as áreas de Saúde, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Instigar os alunos a se posicionarem de forma consciente diante de uma problemática e valorizar a pluralidade de nosso patrimônio sociocultural. Os 5 Projetos escolares que melhor atenderem ao Regulamento desta feira, serão inscritos na 4ª FeCEESP. O PÚBLICO-ALVO Podem inscrever-se na II Feira de Ciências da DERMGC estudantes: - 5ºAno EF- Anos iniciais; - 6º, 7º, 8º, 9º Ano EF- Anos finais; - 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio. Observação: Só poderão participar da seleção de projetos para a 4ª Edição da FeCEESP, os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Todos os projetos submetidos deverão ter professores orientadores conforme o regulamento, detalhado adiante. Os estudantes participantes devem ter no máximo 18 anos completos em 2017, ou seja, não podem completar 19 anos ao longo do ano de 2017, a fim de seguir os padrões de feiras de ciências nacionais e internacionais. O conhecimento é um elemento chave na cultura geral dos cidadãos, pois o acesso a esse conhecimento os habilita tanto para se posicionar ativamente diante das modificações do mundo em que vivem como para compreender os fenômenos observáveis na Natureza e no Universo. Currículo do Estado de São Paulo de Ciências da Natureza, p

5 REGULAMENTO Este regulamento normatiza a II Feira de Ciências da DER Mogi das Cruzes em conformidade com 4ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais 4ª FeCEESP Etapa Regional - Fase I. Equipes de Gestão das Unidades Escolares devem incentivar e auxiliar a criação da Feira de Ciências 2016 em suas respectivas escolas. 1. Poderão participar da II Feira da DERMGC todas as escolas 5ºAno EF- Anos iniciais, os 6º, 7º, 8º, 9º Ano EF- Anos finais e 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio. 2. Resultado da avaliação da II Feira da DERMGC, serão selecionados por Comissão julgadora, projetos relevantes para a 4ª FeCEESP, seguindo a seguinte normatização: alunos matriculados e frequentes do 7º, 8º e 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental Regular, do Programa Ensino Integral e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental; 2.1. Alunos matriculados e frequentes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular e do Programa Ensino Integral A escola deverá indicar somente (02)estudantes e (01) professor- orientador para a 4ªFeCEESP. 3. Poderão participar da II Feira de Ciências - DERMGC projetos desenvolvidos nas disciplinas de Ciência da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física): disciplinar ou interdisciplinar. 4. Poderão participar projetos escolares já concluídos e/ou em desenvolvimento. 5. Professores - orientadores das respectivas equipes devem ser da mesma Unidade Escolar. 6. As equipes podem ser formadas por estudantes de anos e séries diferentes, desde que sejam respeitadas as normativas estabelecidas nos itens 1. e Os estudantes participantes devem ter no máximo 18 anos até o final de 2017, conforme explicitado na seção anterior, referente ao público-alvo.

6 OS PROJETOS INSCRITOS DEVERÃO TER AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: Ter um professor-orientador, podendo participar do desenvolvimento do projeto professores coorientadores (da rede estadual de ensino ou de institutos, faculdades e universidades parceiras) e também outros estudantes da mesma escola, no entanto, a comissão da II Feira de Ciências da - DERMGC em conformidade com a 4ªFeCEESP compromete-se apenas com um (01) professor e dois (02) estudantes inscritos para prosseguir nas etapas seguintes da 4ªFeCEESP em conformidade com o item 2. As datas para realização das Feiras de Ciências nas unidades Escolares ficarão a critério de cada unidade escolar. As inscrições dos Trabalhos/Projetos na II Feira de Ciências - DERMGC devem ser realizadas até 23/08/2016 no Link Cada escola deverá selecionar um trabalho /projeto, o qual deve estar inscrito na II Feira de Ciências - DERMGC com seus respectivos cadastros e Temas conforme cadastro já realizado no Link( ). OBS: A DERMGC terá o período de julho e agosto para realizar parecer técnico nos projetos para verificar se eles atendem ao regulamento. Caso a Comissão avaliadora do Núcleo Pedagógico verifique que as informações do projeto não atendam as solicitações do Documento orientador, o mesmo será reencaminhado para a escola, para que a equipe responsável pelo projeto possa realizar as adequações e intervenções necessárias. No que se refere à avaliação Os projetos serão avaliados em uma escala de 0 a 5 (sendo 0 conceito mínimo e 5 conceito máximo) a partir dos seguintes critérios: a. Tema; b. Questão Problema; c. Descrição da Metodologia; d. Expectativas de Resultados; e. Extensão Social.

7 Em caso de empate entre projetos com mesma classificação final os critérios de desempate será a maior nota individual seguinte disposição: a. Questão Problema; b. Descrição da Metodologia; c. Expectativas de Resultados; d. Tema; e. Extensão Social CONSIDERAÇÕES FINAIS Os trabalhos/projetos das Escolas inscritas serão apresentados na II Feira de Ciências da DE Mogi das Cruzes no dia 06 de Setembro de (Obs: local este ainda a ser definido). Os trabalhos/projetos apresentados na II Feira de Ciências - DERMGC serão avaliados por uma Comissão de jurados onde serão escolhidos os 5 melhores trabalhos. Os projetos selecionados serão inscrito na 4ª FeCEESP 2016 e passarão a fazer parte da Seletiva Regional Fase II e III do documento da 4ª FeCEESP Estes trabalhos/projetos prosseguirão pela seletiva dos melhores trabalhos/projetos em âmbito estadual conforme o regimento da 4ª FeCEESP. Mogi das Cruzes, junho 2016

REGULAMENTO DA MOSTRA TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS

REGULAMENTO DA MOSTRA TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS REGULAMENTO DA MOSTRA TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTO AUGUSTO Da característica, dos objetivos e da abrangência Art. 1º O presente Regulamento estabelece

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 A Direção do Campus Pinhais, por intermédio da sua Direção de Ensino,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016 EDITAL Nº 02/2015 11 a 14/04/2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento de trabalhos ou atividades a

Leia mais

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Nelma R. S. Bossolan 13/04/2015 Objetivos propostos pela disciplina para o tema Planejamento Curricular. Conhecer as etapas do planejamento de uma

Leia mais

Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB. 23/03/ h30 17h30

Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB. 23/03/ h30 17h30 Videoconferência Apresentação do Projeto Aventuras Currículo+ aos Diretores Escolares CETEC/CGEB 23/03/2015 15h30 17h30 Roteiro 1. Apresentação: Projeto Aventuras Currículo+ 2. Apresentação: diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DO CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

REGULAMENTO DO CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO REGULAMENTO DO CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 16 de agosto de 2017,

Leia mais

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas...

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... 2017 Regulamento de Participação 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 EDITAL PROPI 09/2014 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Feevale,

Leia mais

REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA Da característica, dos objetivos e da abrangência Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

EDITAL Nº 020/2016 CONCURSO DE CHARGE DO PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA FPS

EDITAL Nº 020/2016 CONCURSO DE CHARGE DO PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA FPS EDITAL Nº 020/2016 CONCURSO DE CHARGE DO PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA FPS 1 Comissão organizadora: América Palmeira Carine Azeredo Celina Rocha Daniela Moura Eloyna Costa Mônica Coentro Silvia Maciel 2

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FATEC GARÇA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FATEC GARÇA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FATEC GARÇA wwwfatecgarcaedubr Av Presidente Vargas, nº 2331 José Ribeiro Garça SP 17400-000 Tel/Fax: (14) 3471-4723 1 INTRODUÇÃO O regulamento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019.1 Coordenação A Brazcubas Educação e o Núcleo de Pesquisa com o objetivo de incentivar as atividades de pesquisa comunicam a abertura de inscrições para o Programa

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art.1º - O Estágio Supervisionado é a oportunidade proporcionada pelo currículo ao aluno

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO

PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO EDITAL /25 A Direção Geral do Instituto Superior de Educação Programus ISEPRO, através da Coordenação do SAP, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, tornam

Leia mais

Boletim D.E.R. São Carlos Nº de Maio de 2017

Boletim D.E.R. São Carlos Nº de Maio de 2017 Boletim D.E.R. São Carlos Nº 05 23 de Maio de 2017 Quem sabe, divide. Quem não sabe, pergunta Mário Sérgio Cortela 1. GABINETE... 2 1.1. Concurso de Redação do Hospital do Câncer de Barretos... 2 1.2.

Leia mais

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Caxias Do Sul REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec

Leia mais

Feira Científico-Cultural Diretoria de Ensino de Diadema

Feira Científico-Cultural Diretoria de Ensino de Diadema Feira Científico-Cultural Diretoria de Ensino de Diadema Diadema 2018 Feira Científico-Cultural Diretoria de Ensino de Diadema (FeCiD) Núcleo Pedagógico Caroline Santana Gouveia (PCNP - Biologia) Daniele

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VIAMÃO I MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO REGULAMENTO DO OBJETO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VIAMÃO I MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO REGULAMENTO DO OBJETO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VIAMÃO I MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO REGULAMENTO DO OBJETO Art. 1 Este regulamento normatiza a I MOSTRA DE PESQUISA,

Leia mais

Prêmio Técnico Empreendedor Eng. Ítalo Bologna Edição 2013

Prêmio Técnico Empreendedor Eng. Ítalo Bologna Edição 2013 Prêmio Técnico Empreendedor Eng. Ítalo Bologna Edição 2013 Realização: Apoio: R e g u l a m e n t o A ESCOLA SENAI ÍTALO BOLOGNA, com o apoio financeiro da (AAPM) ASSOCIAÇÃO DE ALUNOS, EX-ALUNOS, PAIS

Leia mais

Integração Petrobras. Comunidades SELEÇÃO REGIMENTO

Integração Petrobras. Comunidades SELEÇÃO REGIMENTO O Processo de Seleção Pública de Projetos 2013 será desenvolvido em três etapas: Triagem Administrativa; Avaliação Técnica; Conselho Deliberativo. A Seleção Pública Integração Petrobras garantirá uma abrangência

Leia mais

EDITAL R Nº 19/2018 APOIO INSTITUCIONAL PARA PROJETOS DE INOVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO CAMINHOS DA INOVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

EDITAL R Nº 19/2018 APOIO INSTITUCIONAL PARA PROJETOS DE INOVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO CAMINHOS DA INOVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL R Nº 19/2018 APOIO INSTITUCIONAL PARA PROJETOS DE INOVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO CAMINHOS DA INOVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA A Faculdade Internacional da Paraíba - FPB, através da direção do curso de Pedagogia, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FABIO CEZAR FERREIRA ALESSANDRA STEVANATO OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Leia mais

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH I NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH I NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE REGULAMENTO 10ª JORNADA DE INCENTIVO À PESQUISA E EXTENSÃO JOINPE 1ª JORNADA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO DCH1 - UNEB CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1º. A 10ª JOINPE e a 1ª Jornada de Pesquisa e Extensão do

Leia mais

4ª FeCEESP. Pré-Iniciação Científica. Ciências da Natureza. Tecnologia. Empreendedorismo. Extensão Social

4ª FeCEESP. Pré-Iniciação Científica. Ciências da Natureza. Tecnologia. Empreendedorismo. Extensão Social Pré-Iniciação Científica Ciências da Natureza Tecnologia Empreendedorismo Extensão Social Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo 2016/2017 Secretaria do Estado da Educação de São Paulo Coordenadoria

Leia mais

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 1 PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 I. Professora orientadora: Fernanda Brandão Machado Carneiro II. Disciplina de atuação: Programa Integrador da Atenção

Leia mais

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade Regulamento 1 O Concurso 1.1 O Serviço Social da Indústria - SESI, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ/MF sob nº 03.802.018/0001-09,

Leia mais

Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso

Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é um requisito obrigatório para a conclusão do curso, realizada no final do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Agronomia -

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Agronomia - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2016 - Agronomia - O que é o ENADE? Um dos três pilares do sistema de avalição das IES (SINAES) Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 Já possui

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 1. O Programa de Iniciação Científica (Programa) da Faculdade Israelita

Leia mais

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3 Subprojeto Identificação do Subprojeto Área da licenciatura Ciências Agrárias Modalidade do curso [x] Presencial [ ] A distância Campus/polo 1 Campus de IFC - Araquari Município Araquari UF SC iniciação

Leia mais

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2014 1. Descrição Este programa procura desenvolver nos estudantes de graduação

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor;

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor; REGULAMENTO 4º Prêmio UNA de SUSTENTABILIDADE 1 CARACTERIZAÇÃO 1.1 O 4º Prêmio UNA de SUSTENTABILIDADE é uma iniciativa do Núcleo de Sustentabilidade e Inovação do grupo Ănima de Educação e tem o propósito

Leia mais

FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO

FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO É finalidade do presente Regulamento normatizar as atividades de Iniciação Científica da Faculdade Padrão. CAPÍTULO I DA

Leia mais

PRÊMIO BiodiverCIDADE Toledo

PRÊMIO BiodiverCIDADE Toledo REGULAMENTO PRÊMIO BiodiverCIDADE Toledo As Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Educação do Município de Toledo, por intermédio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE- Campus Toledo,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

EDITAL 01/2017 Programa de Monitoria Voluntária discente do Curso de Medicina 1. DO OBJETO 2. DAS NORMAS GERAIS

EDITAL 01/2017 Programa de Monitoria Voluntária discente do Curso de Medicina 1. DO OBJETO 2. DAS NORMAS GERAIS EDITAL 01/2017 O Coordenador do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, Prof. Dr. Reinaldo Bulgarelli Bestetti, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão

Leia mais

Unidade Rubiataba Curso de Direito

Unidade Rubiataba Curso de Direito REGULAMENTO DA COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACER FACULDADES RUBIATABA I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Coordenação de Iniciação Científica da Facer Faculdades é um setor de estudos

Leia mais

REGULAMENTO IV Concurso de Artigos e Monografias Aplicados à Cidadania Fiscal

REGULAMENTO IV Concurso de Artigos e Monografias Aplicados à Cidadania Fiscal REGULAMENTO IV Concurso de Artigos e Monografias Aplicados à Cidadania Fiscal SUMÁRIO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 2. PARTICIPAÇÃO... 3 3. TEMA... 4 4. PREMIAÇÕES... 5 5. PRAZOS: INSCRIÇÕES E ENTREGA DOS

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO I 2 DA DEFINIÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2 CAPÍTULO II 3 DOS OBJETIVOS 3 CAPÍTULO III 4 DAS MODALIDADES 4 CAPÍTULO IV 5 DA INDICAÇÃO DOS CANDIDATOS À PARTICIPAÇÃO NO PIC 5 CAPÍTULO V 6

Leia mais

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). O Centro de Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC 2019

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC 2019 EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC 2019 1. APRESENTAÇÃO: O Centro Universitário IBMR abre chamada para Candidatos ao Programa Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL Nº CPV.006/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE DE 2018 MODALIDADE DE BOLSA ENSINO ABERTURA

EDITAL Nº CPV.006/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE DE 2018 MODALIDADE DE BOLSA ENSINO ABERTURA EDITAL Nº CPV.006/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE BOLSA DISCENTE DE 2018 MODALIDADE DE BOLSA ENSINO ABERTURA O Diretor Geral do Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO

CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO REGULAMENTO DA V JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E III FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA IFTECH - (IFPR) CÂMPUS CURITIBA CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1º A V Jornada de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS A Comissão Organizadora da VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS Porto Velho - RO Sumário JUSTIFICATIVA... 3 DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA DE MONITORIA... 3 DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR:... 3 O PROCESSO DE

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI A Coordenação Geral do NICEP

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

Edital N /2 SELEÇÃO DE MONITORES DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS NOS CICLOS DE VIDA CURSO: NUTRIÇÃO

Edital N /2 SELEÇÃO DE MONITORES DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS NOS CICLOS DE VIDA CURSO: NUTRIÇÃO Edital N 01 2018/2 SELEÇÃO DE MONITORES DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS NOS CICLOS DE VIDA CURSO: NUTRIÇÃO A Coordenação do Curso de Nutrição da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE, devidamente

Leia mais

temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas

temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas temas transversais novos saberes, diferentes perspectivas Conexões pedagógicas A importância de abordar temas transversais que dialoguem com os conteúdos aplicados em aula Língua Portuguesa, Ciências ou

Leia mais

PROJETO: CONCURSO I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EPT DETRAN/PE

PROJETO: CONCURSO I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EPT DETRAN/PE PROJETO: CONCURSO I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EPT DETRAN/PE 1 Objetivo do Projeto Realizar o Concurso - I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA

REGULAMENTO DE MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA Ituiutaba/MG 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS... 03 CAPÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES E OBRIGAÇÕES... 03 CAPÍTULO IV DA FORMA DE MONITORIA,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA UTFPR EDITAL 009/2014-DIRGRAD

PROGRAMA DE MONITORIA DA UTFPR EDITAL 009/2014-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio Diretoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia

Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia tem por objetivo geral o desenvolvimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 POLÍTICA DE PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO No sentido de pensar global e agir localmente, a FEBAC vem ao longo do tempo trabalhando para a formação de cidadãos que sejam capazes

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Diretora Acadêmica da Faculdade Inhumas (FacMais) e Coordenação do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC), ao final

Leia mais

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação REGULAMENTO I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo 1ª Edição 2016 Apresentação A I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - Tecendo saberes do nosso povo é uma iniciativa

Leia mais

Nº 10/2019- Programa Raízes de Tutoria Edital de Tutoria Especial

Nº 10/2019- Programa Raízes de Tutoria Edital de Tutoria Especial EDITAL DEG Nº 10/2019- Programa Raízes de Tutoria Edital de Tutoria Especial O Programa Raízes de Tutoria para a graduação recebeu este nome em referência às origens dos estudantes por ele atendidos. Este

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL VER-SUS SÃO PAULO 2016: VIVER A REALIDADE DA SAÚDE E MORADIA EM SÃO PAULO. 1- APRESENTAÇÃO Os estágios

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFMS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFMS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFMS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO Art. 1º - O Estágio Obrigatório, pela sua natureza, é

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

REGULAMENTO DA II FEIRA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SANTOS DUMONT.

REGULAMENTO DA II FEIRA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SANTOS DUMONT. REGULAMENTO DA II FEIRA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SANTOS DUMONT. A Feira de Ciências é uma mostra de incentivo ao estudo e ao

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação do Ministério da Educação, as atividades complementares passaram a figurar como importante componente dos cursos superiores

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS

EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS A Chefia do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições

Leia mais

Reunião de Trabalho. Desafios Matemáticos SEE-SP 2017

Reunião de Trabalho. Desafios Matemáticos SEE-SP 2017 Reunião de Trabalho Desafios Matemáticos SEE-SP 2017 Regulamento 1. Objetivo geral Estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 2007 2 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Art.1º O Regulamento do Programa de Monitoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS - está

Leia mais

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A primeira edição da Mostra Científica Ecoinovar: Despertando e estimulando vocações científicas e tecnológicas para a inovação e a sustentabilidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA EDITAL Nº 81/2013//IFTO, DE 3 DE JUNHO DE 2013. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) DO IFTO/CNPq 2013/2014 - BOLSAS NAS MODALIDADES: PIBIC E PIBITI. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Regulamento Interno Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá I. CONSIDERAÇÕES GERAIS ART. 1º - Este regulamento tem por objetivo orientar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política de Extensão no âmbito da Centro Universitário Una e dá outras providências. A Presidente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

Diante da necessidade de conscientização

Diante da necessidade de conscientização Diante da necessidade de conscientização sobre o espaço de leitura no ambiente escolar, as possibilidades que ele oferece e a importância desse espaço na identidade cultural da comunidade, este projeto,

Leia mais

Regulamento para Criação de História em Quadrinhos Reforma 500 anos

Regulamento para Criação de História em Quadrinhos Reforma 500 anos Regulamento para Criação de História em Quadrinhos Reforma 500 anos 1 FINALIDADE Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a criação de História em Quadrinhos/Gibis da Reforma 500 anos, cuja

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 1 CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao

Leia mais

1ª. CIRCULAR E CHAMADA DE TRABALHOS

1ª. CIRCULAR E CHAMADA DE TRABALHOS V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE Niterói, 15 a 18 de maio de 2018 1ª. CIRCULAR E CHAMADA DE TRABALHOS O Comitê Organizador do V ENECiências e o Programa Stricto Sensu em

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO () DOS CONCEITOS E OBJETIVOS Art. 1º - A extensão universitária é compreendida pela Faculdade de Balsas como sendo o processo educativo, cultural e científico

Leia mais

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO XII BI CIÊNCIAS 1 Caracterização da Proposta O curso de Ciências Biológicas do ILES/ULBRA Itumbiara-GO, iniciou no ano de 2006 a primeira

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Rua Manoel Byrro, 241 Vila Bretas Governador Valadares MG Telefone: (33) CEP EDITAL MONITORIA

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Rua Manoel Byrro, 241 Vila Bretas Governador Valadares MG Telefone: (33) CEP EDITAL MONITORIA EDITAL MONITORIA Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de graduação da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares Nº. 01/2019. O Diretor Acadêmico Pedagógico

Leia mais

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL 1. DA I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE A Mostra CNEC de Sustentabilidade é uma das atividades comemorativas dos 75 anos da CNEC, que consiste na exposição de projetos

Leia mais

EDITAL Nº 06/14. Chamada Anual para Projetos de Iniciação Científica, modalidade individual. Abertura de Inscrição e Processo de Seleção

EDITAL Nº 06/14. Chamada Anual para Projetos de Iniciação Científica, modalidade individual. Abertura de Inscrição e Processo de Seleção UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ÁREA DE PESQUISA EDITAL Nº 06/14 Chamada Anual para Projetos de Iniciação Científica, modalidade individual. Abertura

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE CARTAZES. CAPÍTULO I Dos Objetivos

REGULAMENTO CONCURSO DE CARTAZES. CAPÍTULO I Dos Objetivos REGULAMENTO CONCURSO DE CARTAZES For 438 Rev.00 CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Proporcionar à pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, oportunidade para expressar-se livremente através da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ICSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÃO DE SABERES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ICSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÃO DE SABERES UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ICSA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÃO DE SABERES O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, no

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2019 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO I. DISPOSIÇÕES GERAIS 1) A Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços (FNPPS 2017) é uma das ações do Instituto

Leia mais

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL.

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL. Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL Comunicado (Edital G.D.G. 044/2016) Edital para Seleção de Alunos Bolsistas e não

Leia mais