REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FACULDADE DE PERUIBE UNISEPE. TÍTULO I. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FACULDADE DE PERUIBE UNISEPE. TÍTULO I. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS."

Transcrição

1 REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FACULDADE DE PERUIBE UNISEPE. TÍTULO I. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. CAPÍTULO I. DOS FUNDAMENTOS DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA. Art. 1º - Este Regulamento rege as Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Peruíbe, mantidas pela União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa Ltda Unisepe. Art. 2º - O Estágio Supervisionado, a ser realizado a partir do 7º até o 10º período do curso, leva em consideração as competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem discutidos. O Estágio Supervisionado é realizado na própria Instituição de Ensino, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), podendo contemplar convênios com outras entidades ou instituições e escritórios de advocacia, em serviços de assistência judiciária implantados na Instituição, nos órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria pública ou ainda, em departamentos jurídicos oficiais. Art. 3º - As atividades de Estágio Supervisionado são essencialmente práticas e devem proporcionar ao estudante a participação em situações simuladas e reais de trabalho, vinculadas à sua área de formação, bem como a análise crítica destas. Parágrafo único - As atividades de Estágio Supervisionado devem buscar, em todas as suas variáveis, e na medida de suas possibilidades, a articulação entre ensino e experiências profissionais. Art. 4º - As atividades práticas desenvolvidas no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) visam preparar o estudante ao exercício das profissões jurídicas, mediante as seguintes diretrizes:

2 I ética profissional; II emprego da técnica jurídica; III visão global e específica das carreiras jurídicas; jurídicos; IV contato com a realidade das partes envolvidas nos conflitos V prestação de utilidade pública; VI aproveitamento acadêmico; VII participação efetiva do aluno e assiduidade; VIII orientação ao estudante em fase de formação. Art. 5º- O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando. Reserva-se, exclusivamente, para alunos matriculados no Curso de Direito da Faculdade de Peruíbe - Unisepe. Ele não se confunde com o estágio profissional. Dessa forma, ainda que nem todos os discentes possam realizar estágio profissional, todos eles são obrigados a cumprir o estágio curricular. A finalidade do Estágio Supervisionado é proporcionar ao discente formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional. O Estágio Supervisionado deve proporcionar ao aluno a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação. Parágrafo Único: As atividades de Estágio Supervisionado podem ser reprogramadas e reorientadas de acordo com os resultados teórico-práticos gradualmente revelados pelo aluno, até que se possa considerá-lo concluído, resguardando, como padrão de qualidade, os domínios indispensáveis ao exercício das diversas carreiras contempladas pela formação jurídica. CAPÍTULO II.

3 DAS DEFINIÇÕES. Art. 6º - Considera-se Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade de Peruíbe - Unisepe o setor responsável pelo conjunto das atividades de Estágio Supervisionado (NPJ). 1º - O Estágio Supervisionado é realizado do 7º ao 10º semestre do Curso de Direito da Faculdade de Peruíbe - Unisepe, através das atividades simuladas das práticas profissionais das diversas carreiras jurídicas, abrangendo as várias áreas do Direito, desenvolvidas nas disciplinas de Estágio e Prática Jurídica I, II, III e IV. Sendo 160 (cento e sessenta) horas através da disciplina de Prática Jurídica I, II, III e IV e 200 (duzentas ) horas orientadas e desenvolvidas através do NPJ. O aluno deve desenvolver uma programação obrigatória que totalize a carga horária mínima de 360 horas a ser cumprida, conforme determinado na matriz curricular do Curso de Direito. As atividades de Estágio Supervisionado envolvem visitas orientadas, prática simulada e prática real. 2º - Para os fins do presente Regulamento, são atividades de estágio simulado, as aulas ministradas como Prática Jurídica, de freqüência obrigatória aos alunos matriculados no quarto e quinto ano, ou semestres equivalentes, nas áreas cível, penal, trabalhista, constitucional, processual, previdenciária e tributária, bem como o exercício das atividades simuladas previstas no presente regulamento. 3º - A Faculdade de Peruíbe Unisepe pode, a seu critério e conveniência, instituir um Setor de Conciliação e uma Câmara de Negociação, Mediação e Arbitragem, cujos serviços serão em sua essência prestados em forma de serviço de assistência judiciária gratuita, consistente no atendimento à pessoa carente, para o fim de orientá-la e tomar providências cabíveis dentro da competência atribuída. TÍTULO II. DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA. CAPÍTULO I.

4 DAS ATIVIDADES DO NÚCLEO. Art. 7º - As atividades do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Peruíbe Unisepe obedece ao estipulado na legislação em vigor sobre estágios, e ao previsto neste Regulamento, incluindo a prática de estágio supervisionado. 1º - A prática de Estágio Supervisionado consiste em: I - Visitas Orientadas: As visitas orientadas abrangem os diversos órgãos jurisdicionais, assim como a assistência de audiências reais e julgamentos, nos diversos fóruns e tribunais, com apresentação de relatórios das audiências, conforme cronograma estipulado pela Coordenação semestralmente. Das visitas devem ser redigidos relatórios circunstanciados a serem apresentados pelo aluno para avaliação, nos moldes do modelo fornecido. Nas visitas orientadas e na prática simulada, a avaliação do estagiário é procedida pelo professor orientador tendo por base os relatórios apresentados, as peças elaboradas durante o semestre, da participação dos atos processuais simulados (audiências, sessões, etc.). II - Prática Simulada: A prática simulada abrange o exercício prático das atividades forenses e não forenses, a elaboração de peças processuais e profissionais simuladas, atuação em processos simulados. A pauta de atividades simuladas inclui ainda o estudo de peças, rotinas e fases do processo, nos diversos procedimentos, pelo exame de autos findos, e o treinamento simulado de técnicas de negociação, conciliação e arbitragem, conforme cronograma estipulado pela Coordenação semestralmente. Na prática simulada a avaliação do estagiário é realizada pelo professor orientador a partir das peças processuais elaboradas e participações em audiências. III - Prática Real: O Estágio Profissional de Advocacia, previsto na Lei nº 8.906/1994, é oferecido pela Faculdade de Direito de Peruíbe - Unisepe, por meio do Núcleo de Prática Jurídica, mediante a celebração de convênio com o Conselho Seccional da OAB. Nesse caso, o Estágio Profissional de Advocacia é revestido das seguintes características:

5 a) é extracurricular e destina-se, exclusivamente, a qualificar para a profissão de advogado e habilitar para inscrição no quadro de estagiários da OAB; b) tem a duração mínima de 02 (dois) anos e carga horária igual ou superior a 300 horas; c) deve incluir necessariamente o estudo e análise do Estatuto da Advocacia e da OAB e do Código de Ética e Disciplina. 2º- O Estágio Profissional de Advocacia pode computar a carga horária do Estágio Supervisionado, devendo o aluno complementá-la com: I 70 (setenta) horas dedicadas a treinamento em atividades práticas e típicas da advocacia, em escritórios de advocacia, sociedade de advogados, departamentos ou serviços jurídicos dos órgãos públicos, entidades ou associações, todos credenciados junto à Comissão de Estágio e Exame de Ordem do Conselho Seccional da OAB respectivo; II 30 (trinta) horas para estudo e análise do Estatuto da Advocacia e da OAB e do Código de Ética e Disciplina, salvo se já estiverem integradas ao Estágio Supervisionado. 3º A prática real poderá ser desenvolvida na Faculdade de Peruíbe - Unisepe, por meio do Serviço de Atendimento Jurídico - SAJU, se implantado, bem como, em departamentos jurídicos credenciados, escritórios de advocacia e órgãos públicos conveniados. Para fins de supervisão e avaliação, o estagiário deve apresentar relatório das atividades desempenhadas, cópia do controle de freqüência, assim como cópia das peças processuais elaboradas no período. Os relatórios apresentados e as cópias das peças elaboradas são objetos de avaliação, visando à atribuição de horas. Ao término do semestre, o aluno deve apresentar ao Núcleo de Prática Jurídica certidão ou declaração consignando o período do estágio, bem como sua carga horária. I - As atividades conveniadas não devem ultrapassar 40% do tempo exigido para conclusão do estágio, ou seja, 80 horas, e são realizadas sob supervisão da Faculdade de Direito Unisepe, através do NPJ com elaboração de relatórios. II - Os alunos que desejam cumprir apenas as atividades curriculares do Estágio Supervisionado não são compelidos a participar das atividades do Estágio Profissional de Advocacia, caso em que, deverão cumprir integralmente a carga horária

6 curricular prevista à prática supervisionada junto ao NPJ, ou seja, lograr êxito nas disciplinas de Estágio I, II, III e IV e Prática Jurídica I, II, III e IV. III - Os alunos que, ao contrário, optarem pelo exercício das atividades da prática real, realizada por meio do SAJU, se implantado pela Faculdade de Direito - Unisepe, ou por departamentos jurídicos credenciados ou, ainda, de órgãos públicos conveniados, poderão totalizar, nessas atividades, a carga máxima de 80 horas, correspondentes a 40% da carga total do estágio, caso em que deverão cumprir, no NPJ, a carga de 120 horas, a fim de totalizarem às 200 horas exigidas. 4º Na prática real conveniada os relatórios apresentados pelo estagiário e as cópias das peças elaboradas são objeto de avaliação pelo órgão supervisor NPJ. O total de horas cumpridas é aferido pela folha de freqüência ou declaração/certidão do órgão ou escritório conveniente. I- A frequência do aluno é controlada pelo órgão ou escritório conveniado, com a supervisão do Núcleo de Prática Jurídica. Art. 8º - Em observância ao Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade de Peruíbe - Unisepe, as atividades exigidas serão divididas nas seguintes categorias, com a correspondente carga horária: Estágio I, II, III e IV = 200 horas, divididas em Visitas orientadas, Prática Real e Simulada desenvolvida aos sábados. I - Considerando-se que os alunos a partir do 7º semestre, e seguintes, já cursaram as disciplinas de direito material e processual que lhes possibilitam o desenvolvimento de peças processuais mais complexas, desenvolverão as atividades de estágio, na forma exclusivamente prática, e que serão cumpridas na Prática Simulada e na Prática Real. II - Considerando-se, ainda, a necessária integração entre os departamentos que compõe o Núcleo de Estágio Supervisionado e a sua finalidade prática, as peças serão desenvolvidas pelos professores nos mesmos moldes em que são elaboradas nas lides forenses, com o objetivo de que seja utilizada a mesma sistemática entre os departamentos, de forma a possibilitar ao aluno maior segurança e discernimento no desenvolvimento das peças práticas quando do exercício efetivo na vida profissional.

7 III - Considerando-se, por fim, a finalidade do estágio, nos moldes estabelecidos pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Peruíbe - Unisepe e objetivando que o aproveitamento das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Prática Jurídica confira aos alunos níveis cada vez mais próximos da excelência, a distribuição das atividades observará a seguinte estrutura. PERÍODOS ATIVIDADES HORAS 7º 2 (duas) visitas orientadas (2h/cada): Delegacia de Polícia 04 Civil, Cartórios Extra-Judiciais (Notas, Registro de Imóveis ou Registro Civil), Polícia Militar (setor administrativo) ou Polícia Federal (setor administrativo) 7 (sete) peças (elaboradas nas aulas de práticas simulada 28 aos sábados) (4h/cada), sobre temas previamente definidos pela coordenação do estágio, sendo uma delas obrigatoriamente através de Audiências Simuladas. 01 (uma) atividade de prática real - NPJ Itinerante 04 (Orientações Jurídicas, Palestras de interesse comunitário em entidades sociais a definir pela Coordenação) OABZÃO 1ª e 2ª Fase 04 2 (duas) Oficinas de Prática Jurídica 08 1 (uma) Oficina de resoluções de questões 02 8º 2 (duas) visitas orientadas (2h/cada): Audiência Cível, Audiência Criminal ou Audiência Trabalhista, sendo uma delas de Instrução e Julgamento de qualquer área. 7 (sete) peças (elaboradas nas aulas de práticas simulada aos sábados) (4h/cada), sobre temas previamente definidos pela coordenação do estágio (uma) atividade de prática real - NPJ Itinerante (Orientações Jurídicas, Palestras de interesse comunitário em entidades sociais a definir pela Coordenação) 04

8 2 (duas) Oficinas de Prática Jurídica 08 1 (uma) Oficina de resoluções de questões 02 OABZÃO 1ª e 2ª Fase 04 9º 2 (duas) visitas orientadas(2h/cada): Audiência no Juizado Especial Civil, Juizado Especial Criminal, Juizado Especial Federal. 7 (sete) peças (elaboradas nas aulas de práticas simulada aos sábados) (4h/cada), sobre temas previamente definidos pela coordenação do estágio (uma) atividade de prática real - NPJ Itinerante 04 (Orientações Jurídicas, Palestras de interesse comunitário em entidades sociais, outra similar, a definir pela Coordenação) 2 (duas) Oficinas de Prática Jurídica 08 1 (uma) oficina de resoluções de questões 02 OABZÃO 1ª e 2ª Fase 04 10º 1 (uma) visita orientada(3h): Audiência no Tribunal do Júri e Análise de Autos Findos com sentença de 1ºgrau, acórdão de 2º Grau (1h) 7 (sete) peças (elaboradas nas aulas de práticas simulada aos sábados) (4h/cada), sobre temas previamente definidos pela coordenação do estágio (uma) atividade de prática real - NPJ 04 Itinerante(Orientações Jurídicas, Palestras de interesse comunitário em entidades sociais, outra similar, a definir pela Coordenação) 2 (duas) Oficinas de Prática Jurídica 08 1 (uma) oficina de resoluções de questões 02

9 OABZÃO 1ª e 2ª Fase Art. 9º - Quanto as orientações e procedimentos os discentes deverão observar os seguintes itens: I - Das visitas realizadas, apresentação de relatório detalhado e circunstanciado, com carimbo e devidamente assinado pela autoridade competente que houver recebido o aluno de acordo com modelo fornecido pelo NPJ. II - As peças serão confeccionadas nas aulas de sábado, juntamente com o Professor Orientador ministrante da mesma, o qual orientará, supervisionará, vistará e datará a atividade, e após o aluno entregará a peça rubricada juntamente com a peça finalizada, na forma manuscrita, para arquivo em pasta próprio do alunos. III - As peças serão entregues pelos alunos participante da aula, diretamente à Secretaria do NPJ, até sete dias após a respectiva aula de Prática Jurídica. IV - No ato da entrega, o aluno receberá o respectivo protocolo, que será a única prova de que entregou a peça no prazo previsto neste artigo, bem como assinará a planilha de controle interno. V - A não entrega da atividade ou na forma intempestiva, anulará as horas referente ao comparecimento da aula que foi ministrada a atividade. VI - a secretaria observará, antes de fornecer o protocolo de entrega da peça, se a entrega é tempestiva, recusando o recebimento caso não seja preenchido esse requisito. VII - Para os fins deste artigo, os prazos são contados na forma do artigo 184 do Código de Processo Civil. VIII - Os alunos deverão cumprir as atividades da prática simulada, a partir do 7º semestre, nas diversas áreas propostas. Esse contato com as diferentes áreas se faz necessário para que o aluno possa identificar as especificidades processuais relativas a cada uma delas, possibilitando-se, dessa forma, uma visão interdisciplinar acerca da matéria processual. IX - As aulas de prática simulada, em cada uma das áreas propostas, obedecerão a uma sequência processual crescente em complexidade, iniciando-se com a elaboração de uma petição inicial e evoluindo, cronologicamente, para as demais peças processuais seqüenciais, até os recursos, incluindo-se o especial e o extraordinário.

10 X - As aulas simuladas das diversas áreas do direito propostas, respectivamente, no 7º; 8º e 9º e 10º semestres, observarão os níveis 1; 2, 3 e 4, correspondentes ao grau de complexidade do conteúdo desenvolvido nas disciplinas de direito material e processual, conforme grade curricular, e que para esse fim será considerado como pré-requisito. XI - Pelas mesmas razões do item anterior, NÃO serão aceitos para cômputo de horas de estágio, sejam relativos às visitas orientadas ou às atividades da Prática Simulada, quaisquer outros documentos ainda que comprovem a participação de alunos em cursos correlatos à disciplina jurídica ou em outras atividades de prática jurídica que não forem as estabelecidas no presente. CAPÍTULO II. DA COMPOSIÇÃO E DA COMPETÊNCIA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA. Art. 10º - O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade de Peruíbe Unisepe será composto obrigatoriamente de: Adjunto; I Um Coordenador, com a possibilidade de contar com Coordenador II Professores Orientadores de Prática Jurídica; 1º - O Coordenador do NPJ será responsável pela Coordenação administrativa e pedagógica do Núcleo de Prática Jurídica, indicado pela Coordenação do Curso e aprovado e nomeado pela Direção da Instituição, tudo na forma do Regimento Interno da Faculdade de Peruíbe Unisepe. 2º - Secretaria será o órgão auxiliar do Núcleo de Prática Jurídica. 3º - Os Professores Orientadores serão designados pela Coordenação do Curso de Direito com o propósito de orientar as equipes de estagiários vinculados que poderão compor o SAJU- Serviço de Atendimento Jurídico, Setor de Conciliação e

11 a Câmara de Negociação, Mediação e Arbitragem, e os demais que atuarem nas entidades conveniadas com a Faculdade de Peruíbe - Unisepe, no caso de implantação. SEÇÃO I. DO COORDENADOR DO NPJ. Art. 11º - O Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica será indicado pelo Coordenador do Curso de Graduação em Direito, ouvido e aprovado pela Direção da Faculdade de Peruíbe. Art. 12º - Compete ao Coordenador do NPJ: I coordenar o Núcleo de Prática Jurídica; II implementar as decisões dos órgãos colegiados; estágios; III assinar as correspondências, certidões e declarações referentes aos funcionamento do Núcleo; IV aprovar os modelos de formulários necessários para o bom V elaborar o plano de trabalho do Núcleo; VI propor à Coordenação do Curso de Graduação em Direito, projetos de trabalho interdisciplinar a serem desenvolvidos conjuntamente com outros órgãos da Faculdade de Peruíbe Unisepe; VII dar parecer sobre a viabilidade didática e prática dos projetos alternativos de estágio apresentados à Coordenação do Curso de Graduação em Direito pelos professores; VIII encaminhar à Coordenação do Curso de Graduação em Direito, propostas de modificações na pauta de visitas e atividades simuladas constantes dos Planos de Ensino das horas/aula de Estágio de Prática Jurídica;

12 IX encaminhar aos órgãos competentes da Faculdade de Peruíbe Unisepe, na forma da legislação vigente, as propostas de convênios de estágio; X autorizar atividade externa de estágio em escritórios de advocacia, pessoas jurídicas de direito privado e órgãos de Administração Pública conveniadas com a Faculdade de Peruíbe - Unisepe, nos termos da Lei n.º /2008 (Lei de Estágio Dispõe sobre o estágio de estudante). XI avaliar, após parecer do Professor Supervisor da área, o estágio externo desenvolvido em escritórios de advocacia, pessoas jurídicas de direito privado e órgãos de Administração Pública conveniadas com a Faculdade de Peruíbe, observada a Lei n.º /2008 (Lei de Estágio); XII apresentar, à Coordenação do Curso de Graduação em Direito, os trabalhos desenvolvidos no exercício do Núcleo; XIII tomar, em primeira instância, todas as decisões e medidas necessárias ao efetivo cumprimento deste Regulamento; XIV supervisionar a secretaria de estágio; XV emitir certificados relacionados à área de competência do Núcleo; Supervisionado; XVI emitir o Certificado Final de Conclusão de Estágio SEÇÃO II. DOS ORIENTADORES. Art. 13º - Os Professores Orientadores ficarão com o encargo de: I ministrar suas aulas dando ênfase aos aspectos práticos da disciplina, tais como à elaboração de cada peça forense, a postura ética do profissional perante o caso concreto, metodologia de elaboração de cada peça, requisitos legais da peça, documentos que poderão instruir a petição, procedimento prático para a distribuição de

13 iniciais e síntese dos processos aplicados e resolução de questões dissertativas, sob a forma de situações problema; II utilizar, sempre que possível, o período da primeira aula para o atendimento do inciso anterior, destinando a segunda aula para orientação da elaboração das peças, por parte dos alunos, ainda em sala de aula; III entregar, ao final de cada aula, a listagem de freqüência que deverá ser assinada pelo discente e entregue na secretaria do NPJ; IV orientar, supervisionar e avaliar as atividades simuladas e reais das equipes de estagiários que forem confiadas à sua responsabilidade; V apresentar ao Coordenador do Núcleo, para análise, propostas de alterações da pauta de visitas e atividades simuladas; VI corrigir, pessoalmente, as peças forenses que lhes forem entregues pelos alunos estagiários, preferencialmente na própria aula na qual for ministrada a peça ou quando da sua entrega efetiva na secretaria; 1º - Os professores de Prática Jurídica poderão ter monitores, selecionados preferencialmente, entre os alunos que já tenham cursado pelo menos 50% das disciplinas do Estágio Supervisionado, ou seja, que estejam no último ano do curso, ou semestres equivalentes. 2º - Compete aos monitores da Prática Jurídica, quando existentes no Curso, a tarefa de assessorar os Professores de Prática Jurídica, bem como orientar os estagiários no desempenho de suas atividades. SEÇÃO III. DOS ESTAGIÁRIOS. Art. 14º - Os alunos de quarto ou quinto ano, ou semestres equivalentes, poderão se inscrever para atuarem nos estágios oferecidos pelo Curso de Direito da Faculdade de Peruíbe - Unisepe, no que diz respeito ao SAJU- Serviço de Atendimento

14 Jurídico, Setor de Conciliação e a Câmara de Negociação, Mediação e Arbitragem, e os demais que atuarem nas entidades conveniadas com a Faculdade de Peruíbe - Unisepe, no caso de implantação, de acordo com o número de vagas disponíveis. Parágrafo único. As entidades públicas ou privadas que firmarem convênio com a Faculdade de Peruíbe - Unisepe para o fim de admitir estagiários deverão observar a legislação vigente relacionada ao estágio, sendo condição para a celebração do convênio a comprovação de seguro em favor do estagiário vinculado, bem como a sujeição à inspeção das condições por um representante da Faculdade de Peruíbe, além das diretivas apontadas no presente regulamento. Art. 15º - Os estágios a que se refere o artigo anterior, quando oferecidos pela Faculdade de Peruíbe - Unisepe, serão voluntários e supervisionados por um Professor, possuindo os estagiários vinculados direito ao seguro previsto na lei /2008 (Lei de Estágio). Art. 16º - Cabe aos estagiários vinculados observar as diretrizes gerais do Núcleo de Prática Jurídica estabelecidas no presente Regulamento e, especialmente, as seguintes: Professores; I cumprir todas as determinações que lhes forem dadas pelos responsabilidade; II atuar com zelo, empenho e atenção nos processos sob sua III demonstrar interesse no atendimento aos assistidos, lembrando-se de que está contribuindo com a Faculdade de Peruíbe no alcance de seu papel social de promoção da dignidade da pessoa humana; 1º - O estagiário que deixar de observar quaisquer das diretrizes deste artigo, poderá ser desvinculado do Núcleo, mediante solicitação escrita do Professor, dirigida ao professor Responsável pelo Núcleo.

15 2º - Os alunos que desempenham profissões incompatíveis com o exercício do estágio de advocacia, que lhes impeçam a obtenção de inscrição na OAB, não poderão ser admitidos no SAJU - Serviço de Atendimento Jurídico, Setor de Conciliação e na Câmara de Negociação, Mediação e Arbitragem, salvo na condição de observadores. 3º - O estagiário que não comparecer a 2 (duas) oportunidades consecutivas ou 3 (três) alternadas sem justificativa relevante, será desligado a critério do Professor a que estiver vinculado. Art. 17º - É vedado exigir-se do estagiário vinculado a realização de tarefas que não sejam acadêmicas, ou que não estejam relacionadas com a atuação dos estágios reais. Art. 18º - O estagiário vinculado tem direito a ser respeitado como aspirante a uma profissão, devendo os profissionais que com ele lidar observarem suas dificuldades, procurando orientar e elucidar eventuais dúvidas. CAPÍTULO III. DA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS. Art. 19º - A avaliação das atividades do Estágio Supervisionado desenvolvidas de forma prática junto ao NPJ no quarto e quinto ano, ou semestres equivalentes, será representada através de nota única (NU) semestral e será efetuada de acordo com a legislação vigente, em especial as normas fixadas pelos órgãos colegiados do Curso de Graduação em Direito, levando em consideração para sua composição semestral: a freqüência às aulas obrigatórias de estágio, às avaliações aplicadas pelo professor, aos relatórios das visitas orientadas, às oficinas e atividades de práticas reais e/ou simuladas, bem como outros indicadores e instrumentos. Art. 20º - Para ser considerado aprovado nas atividades do Núcleo de Prática Jurídica, na disciplina de Estágio I, II, III e IV, o estagiário discente deverá somar, ao final de cada semestre, o montante de horas presente a sua respectiva matriz curricular (50 horas/semestre), com a observância das horas de atividades práticas reais

16 e simuladas, bem como freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas de Prática Jurídica I, II, III, IV, quer sejam em horário regulamentar do curso ou aos sábados, bem como a média mínima final 6,0 (seis) pontos. Único - A análise dos relatórios das audiências, das visitas, das oficinas, das atividades de prática real/simulada, dos autos findos ou de outras atividades do Núcleo é atribuição do Coordenador do NPJ, o qual com o aval do Coordenador do Curso poderá ser delegada aos Professores Orientadores da respectiva área a que aludem os relatórios, ficando a critério deste atribuir ou não a(s) hora(s) correspondente(s). CAPÍTULO IV. DAS PENALIDADES APLICÁVEIS AO DESCUMPRIMENTO DAS ATIVIDADES EXIGIDAS. Art. 22º- Os alunos que deixarem de entregar, nas datas aprazadas a serem designadas pela coordenação do estágio supervisionado, quaisquer das atividades que perfaçam o total de 50 horas/semestre, estarão automaticamente reprovados na disciplina de estágio. Parágrafo Único - Os alunos que se encontrarem com pendências de horas, deverá reportar-se à coordenação do estágio, para regularizarem as pendências, sob pena de não integralização das horas de estágio e a impossibilidade de colação de grau, enquanto não cumprida a exigência. Art. 23º - Reprovado pela não integralização da quantidade mínima de horas, o aluno deverá repetir o Estágio Supervisionado em período letivo regular até alcançar as horas exigidas. TÍTULO III. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS.

17 Art. 25º - Este regulamento entrará em vigor depois de aprovado pelo Colegiado do Curso de Direito, revogando todas as pretéritas regulamentações sobre a mesma natureza. Art. 26º - Os casos omissos serão decididos pela Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica em Conjunto com a Coordenação do Curso de Direito.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica e do Estágio Supervisionado no Curso de Direito da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ Catalão, 22 de Fevereiro de 2001 Portaria 010/2001 Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ O Diretor Acadêmico do Centro de Ensino Superior de Catalão CESUC, no uso de suas atribuições

Leia mais

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO São Miguel do Oeste, outubro de 2012 ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DIREITO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º - Este Regulamento rege as atividades de Estágio Supervisionado do

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO CAPÍTULO III ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Art. 50. Este Regulamento rege as atividades relativas aos estágios supervisionados do Curso de Direito.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CNPJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CNPJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CNPJ REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DO CURSO DE DIREITO CAMPUS BINACIONAL TÍTULO I

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este regulamento rege as atividades de estágio no Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Faculdade Cesmac do

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º. O presente Regulamento rege as Atividades de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CAMPUS CAMPINAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, subordinado

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO Capítulo I: Da Natureza e dos objetivos: Artigo 1º - O presente regulamento disciplina o aproveitamento de 360 horas do Estágio Supervisionado

Leia mais

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017 TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO O Diretor da Faculdade Evangélica de Rubiataba, no uso de suas atribuições regimentais estabelece o Regulamento das atividades de Estágio do curso de Direito.

Leia mais

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES, que dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica - NUPRAJUR

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior (CES), nº

Leia mais

UNICERP CURSO DE DIREITO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA SIMULADA 2016_1 7º PERÍODO REGULAMENTO

UNICERP CURSO DE DIREITO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA SIMULADA 2016_1 7º PERÍODO REGULAMENTO 2016 UNICERP CURSO DE DIREITO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA SIMULADA 2016_1 7º PERÍODO REGULAMENTO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Dispõe sobre o Núcleo de

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento rege as Atividades de Assistência Jurídica do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 CAPÍTULO II... 4 DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA... 5 Seção I... 5 Das Atribuições

Leia mais

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Núcleo de Prática

Leia mais

Estágio curricular supervisionado

Estágio curricular supervisionado Estágio curricular supervisionado O Estágio curricular supervisionado do curso de Direito da Facer, de acordo com o art. 7 da Resolução CNE/CES n. 9, de 29 de setembro de 2004 (DCN) é obrigatório e desenvolve-se

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO - CEPEAGE

REGULAMENTO DE ESTÁGIO - CEPEAGE REGULAMENTO DE ESTÁGIO - CEPEAGE REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CENTRO DE PRÁTICA EM ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO - CEPEAGE DAS FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS / FIPMoc I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO:

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: O ensino jurídico brasileiro, consoante a Resolução do CNE/CES n 9, de 29 setembro 2004, deve munir o acadêmico de conceitos teóricos robustos, mas deve articulá-los

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA Dispõe sobre o Estágio Supervisionado do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio - UNICERP. Capítulo I - Das

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DOM ALBERTO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO SANTA CRUZ DO SUL, JUNHO DE 2010. 1. REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Das atividades de estágio Art. 1. O estágio supervisionado

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

ANEXO II REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ANEXO II REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Dos Princípios Gerais Art. 1. Este Regulamento rege as atividades de estágio do Curso de Graduação em Direito, em especial o

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da FCHPE destina-se ao treinamento de

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS Art. 1º. Este Regulamento dos Estágios Supervisionados e das disciplinas Eletivas rege as atividades relativas aos estágios supervisionados

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I VISITAS ORIENTADAS 2015_2

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I VISITAS ORIENTADAS 2015_2 2015 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I VISITAS ORIENTADAS 2015_2 * * * REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Dispõe sobre o Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Bacharelado em Direito da FADIP Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO FMR - FACULDADE MARECHAL RONDON REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO São Manuel 2017 Sumário CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO... 3 CAPÍTULO II - DAS VISITAS ORIENTADAS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 73/2006 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE DIREITO FaDir SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE DIREITO FaDir SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG APROVADO EM 28/02/2011 PELO CONSELHO DA FACULDADE Regulamenta o Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II Delineia Estágio Supervisionado III, compreendendo realização de prática jurídica simulada pelos acadêmicos matriculados no 8º período

Leia mais

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e;

RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 43/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório do

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - SAJULBRA - REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - SAJULBRA DOS

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS - NPJ FAPI

REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS - NPJ FAPI REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS - NPJ FAPI 2011 REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE PINHAIS - FAPI Dispõe sobre a implantação do Núcleo de Prática Jurídica

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO Aprovado pelo CAS Resolução nº 173/2017 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Dispõe sobre o cumprimento da carga horária das Atividades de Estágio do

Leia mais

APROVA NORMAS ESPECÍFICAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

APROVA NORMAS ESPECÍFICAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAJURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO Resolução Nº 06, de 05 de junho de 2017 APROVA NORMAS ESPECÍFICAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Varginha FADIVA, responsável pelo Estágio Supervisionado

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza todas as atividades de estágio da FACULDADE MARIO SCHENBERG, em especial o

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA DIREÇÃO DE CURSO Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS Princípios Gerais: Art. 1º. O Núcleo de Atividade Simulada NAS, órgão subordinado à Diretor do Curso

Leia mais

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS - NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS Julho/2018 I. Missão O NPJ tem por finalidade a supervisão, articulação e promoção de atividades de Prática Jurídica pelos estudantes do Curso de Direito, sob a forma real

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e a vivência no que diz respeito ao trâmite

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF) REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF) 2018 Página 2 TÍTULO I... 3 DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA... 3 CAPÍTULO I... 3 DOS PRINCÍPIOS...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 165/2009/CONEPE Aprova Normas de Estágio Curricular Obrigatório

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 04/2016

RESOLUÇÃO CSA N.º 04/2016 RESOLUÇÃO CSA N.º 04/2016 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ DO CURSO DE DIREITO, BACHARELADO, DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior de Administração

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Centro Universitário de Brusque - Unifebe REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO Aprovado pela Resolução Consuni nº 34/09, de 25/11/09. CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º O presente regulamento disciplina as

Leia mais

Regulamento das atividades do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, mantido pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM.

Regulamento das atividades do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, mantido pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM. Regulamento das atividades do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, mantido pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM. O Coordenador do Curso de Direito mantido pelo Centro Universitário

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PORTARIA Nº08/2010 Aprovar o Regulamento do Estágio de Prática Jurídica. O Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas

Leia mais

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS - NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS Agosto/2016 I. Missão O NPJ tem por finalidade a supervisão, articulação e promoção de atividades de Prática Jurídica pelos estudantes do Curso de Direito, sob a forma real

Leia mais

Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares. Das Disposições Preliminares

Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares. Das Disposições Preliminares 1 Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares Das Disposições Preliminares Art. 1º. A carga horária de atividades complementares da matriz curricular de 2012.1 e 2014 é de 170 (cento e setenta) conforme

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância)

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS Art.

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO O conselho do curso de Direito do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, no uso de suas competências

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância)

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2015 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO 2º semestre 2018 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 I - DO FUNCIONAMENTO DO NPJ... 5 II - PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DO NPJ... 5 III -

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado consiste num conjunto de atividades profissionais desempenhadas pelos alunos, sendo

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/2017 1 Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências Capítulo I Da Organização e Finalidade Art. 1 - O Serviço de Assistência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE Aprova alteração nas Normas de Estágio do Curso

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2 Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br

Leia mais

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES. Regulamento do Núcleo de Prática de Jurídica NPJ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES. Regulamento do Núcleo de Prática de Jurídica NPJ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Regulamento do Núcleo de Prática de Jurídica NPJ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este Regulamento rege as atividades de estágio do Curso de Bacharelado em Direito, em especial o Estágio Supervisionado

Leia mais

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Autorizado pela Port. nº 584 de 26 de junho de 2007 MEC

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Autorizado pela Port. nº 584 de 26 de junho de 2007 MEC NORMAS COMPLEMENTARES DO NPJ FAR 2º SEMESTRE 2018 NORMAS COMPLEMENTARES PARA ESTAGIÁRIOS DO NPJ FAR 2º SEMESTRE 2018 1. OBJETIVOS: Estas Normas Complementares implantadas pelo Núcleo de prática Jurídica

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O curso de Direito da Fundação Universidade de Rondônia - UNIR - mantém Estágio Supervisionado nos termos da legislação

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - O Estágio Supervisionado é um componente

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS Das Disposições Gerais Art.1 Este Regulamento dispõe sobre as atividades práticas do curso de graduação em direito. São atividades práticas: I curriculares: a) as compreendidas pelas disciplinas de Estágio

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares

Regulamento de Atividades Complementares Regulamento de Atividades Complementares Art. 1º As Atividades Complementares compreendidas no currículo pleno do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Ibmec, indispensáveis para

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 044/2005-CONSEPE, DE 14/10/2005. Título II. Do Estágio Supervisionado de Prática Jurídica. Capítulo I. Dos Princípios Gerais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 044/2005-CONSEPE, DE 14/10/2005. Título II. Do Estágio Supervisionado de Prática Jurídica. Capítulo I. Dos Princípios Gerais Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão -

Leia mais

ITE - Centro Universitário de Bauru Regulamento do Estágio Curricular Supervisonado Curso de Ciências Contábeis

ITE - Centro Universitário de Bauru Regulamento do Estágio Curricular Supervisonado Curso de Ciências Contábeis 1 CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado integra o Regimento Geral do Centro Universitário de Bauru - CEUB, mantido pela Instituição

Leia mais

O CONSELHO ACADÊMICO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS, no uso de suas atribuições,

O CONSELHO ACADÊMICO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS, no uso de suas atribuições, Resolução n 02 de 04 de março de 2008 Aprova o regulamento das disciplinas cursadas no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito O CONSELHO ACADÊMICO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 45/2005 e revogando as disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 45/2005 e revogando as disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 5/2013 ALTERA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS, PESQUISAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES NEEPAC DO CURSO DE DIREITO, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento é próprio das Atividades Complementares do Curso de Direito do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC e será regido por essas

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA BETIM MG (ANEXO I - PPC) 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO APRESENTAÇÃO Prezado Aluno, O Caderno de Prática Jurídica, compõe a estrutura do curso de Direito da Faculdade Metropolitana São Carlos, como requisito obrigatório

Leia mais

Faculdade CNEC Rio das Ostras Credenciado pela Portaria MEC Nº , de 26 de agosto de 2003 NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Faculdade CNEC Rio das Ostras Credenciado pela Portaria MEC Nº , de 26 de agosto de 2003 NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO (NPJ) E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, doravante assim denominado, com atividades a partir do 7º período do curso introduzirá o aluno na prática forense real,

Leia mais

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES)

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES) NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES) Do Programa 5) Aulas e Reuniões de Orientação Realizadas na sala de aula ou no Núcleo de Prática Jurídica para

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP Mirassol/SP 2014 REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAIMI/UNIESP CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

UNICERP CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA PRÁTICA SIMULADA 2014_2 8º PERÍODO. Acadêmico(a):

UNICERP CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA PRÁTICA SIMULADA 2014_2 8º PERÍODO. Acadêmico(a): 2014 UNICERP CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA SIMULADA 2014_2 8º PERÍODO Acadêmico(a): Número de matrícula: Turno: Carteira de Identidade: CPF: Endereço: Telefone:

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO. 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 Este Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Faculdade

Leia mais

RESOLUÇÃO. Curitiba, 19 de setembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ

RESOLUÇÃO. Curitiba, 19 de setembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Presidente CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ RESOLUÇÃO CONSEPE 18/2008 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

Regulamento das atividades do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, mantido pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM.

Regulamento das atividades do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, mantido pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM. Regulamento das atividades do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, mantido pelo Centro Universitário Eurípides de Marília UNIVEM. O Coordenador do Curso de Direito mantido pelo Centro Universitário

Leia mais

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada APRESENTAÇÃO Prezado Aluno, O Caderno de Prática Jurídica, compõe a estrutura do curso de Direito da Faculdade Metropolitana

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2 Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2015.1 INSTRUÇÕES ESPECIAIS A Coordenação do Curso de Direito do IESP, com intuito de esclarecer e facilitar o cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado, apresenta as seguintes

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO 2016 REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA Título I Disposições Gerais Art. 1º. A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio FPMR desenvolverá o Estágio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 14 de março de Profa. Patrícia Teixeira Costa Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 14 de março de Profa. Patrícia Teixeira Costa Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 4/2019 REFERENDO DA PORTARIA DC/BP 2/2019, QUE APROVA O REGULAMENTO DO SETOR DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA AJU DO CURSO DE DIREITO DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. 20-02-16 Sábado 08:30h 02-04-16 - Sábado 08:30h ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado I 7 Período

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado I 7 Período Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2 Estágio Supervisionado I 7 Período Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br Orientações

Leia mais

Art.2 A estrutura organizacional do Núcleo de Prática Juridica compreende: II - Subcoordenação de Prática Juridica Simulada;

Art.2 A estrutura organizacional do Núcleo de Prática Juridica compreende: II - Subcoordenação de Prática Juridica Simulada; > Universidade Federal do Pará C O N S E L H O S U P E R I O R D E ENSBVO E PESQUISA RESOLUÇÃO N" 2535 de 16 de outubro de 1998 E M E N T A : Cria o Núcleo de Prática Jurídica-NPJ, no âmbito do Centro

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 184/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 184/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 184/2009/CONEPE Altera as Normas Específicas do Estágio Supervisionado

Leia mais