REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"

Transcrição

1 FACULDADE DOM ALBERTO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO SANTA CRUZ DO SUL, JUNHO DE 2010.

2 1. REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Das atividades de estágio Art. 1. O estágio supervisionado da Faculdade Dom Alberto obedecerá às normas previstas na legislação vigente (Lei nº /2008), na Resolução 003/2008 da Faculdade, que aprova o programa de estágios, bem como às normas contidas neste regulamento, com o objetivo de propiciar a formação prático-profissional aos graduandos do Curso de Direito. Art. 2. O estágio supervisionado do Curso de Direito constitui requisito indispensável para a obtenção do título de bacharel e exige o cumprimento de uma carga horária de 320 horas, dividida nos 4 (quatro) últimos semestres do curso, a partir do 7º semestre, com 80 horas cada um. Art. 3. O Estágio Supervisionado I será realizado com ênfase em Civil, II em Penal, III em Trabalho e IV em Preparatório para as Carreiras Jurídicas. 1º. Os Estágios I, II e III serão compostos das seguintes atividades e respectivas cargas horárias: Atividade 1. Prática jurídica real. Atendimento, acompanhamento desenvolvimento atividades jurídicas. e de 2. Prática jurídica simulada. Elaboração de peças, atos e atividades processuais. 3. Prática jurídica simulada. Análise de autos findos. 4. Prática jurídica simulada. Assistência de audiências e visitas orientadas. Carga horária 50% 40h 25% 20h 15% 12h 10% 8h Local Orientação Supervisão NPJ ou Órgão conveniado Sala de aula NPJ ambiente privado Órgãos Judiciário Estadual Federal e do e Orientador de Estágio Orientador de Estágio Orientador de Estágio Orientador de Estágio NPJ, ou profissional do órgão conveniado X X X 2º. O Estágio IV será assim estruturado:

3 Atividade 1. Prática jurídica simulada. Aperfeiçoamento do raciocínio jurídico, pensamento problemático, estudo de caso e argumentação jurídica. 2. Prática jurídica simulada. Elaboração de peças e atos processuais em alto nível, com concentração em uma das áreas: administrativo, cível, criminal, constitucional, empresarial, previdenciário ou trabalhista. Carga horária 40% 32h 60% 48h Local Orientação Supervisão NPJ Sala de aula Ambiente privado NPJ Sala de aula Ambiente privado Orientador de Estágio Orientador de Estágio X X 3º. As práticas jurídicas de solução alternativa de conflitos serão assim desenvolvidas: Atividade Carga horária Local Orientação Supervisão 1. Prática jurídica real e Disciplina de NPJ simulada. Práticas de conciliação, negociação, mediação e 50% 15h Mediação e Arbitragem da disciplina arbitragem. Art. 4. O estágio obrigatório, juntamente com o trabalho de conclusão de curso (Monografia Jurídica) e as atividades complementares, visa à integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos eixos de formação fundamental e profissional do Curso de Direito, a fim de que o orientando obtenha o domínio indispensável para o exercício do direito, tanto na carreira pública como na atividade empresarial.

4 Art. 5. As atividades realizadas, nos quatro níveis de estágio, contemplarão: I - atividades reais desenvolvidas no Núcleo de Prática Jurídica e nas instituições conveniadas; II - atividades simuladas; III análise de autos findos; IV - participação como ouvinte de audiências cíveis, criminais, trabalhistas e sessão do tribunal do júri; V - visitas orientadas; VI elaboração de relatório de estágio supervisionado. Art. 6. Nas atividades de prática real, o estagiário deverá realizar atendimento às partes, pesquisa, elaboração de peças processuais, propositura de ações e acompanhamento dos respectivos processos, junto ao Núcleo de Prática Jurídica Dom Alberto ou ainda junto às instituições conveniadas. Parágrafo único. Em caso de estágio realizado em instituição conveniada, o estagiário deverá entregar previamente ao Núcleo de Prática Jurídica plano de atividades de estágio bem como contrato de estágio para avaliação e posterior autorização de realização de estágio curricular em instituição conveniada. Art. 7. Nas hipóteses em que o estagiário opte por realizar a prática jurídica real em orgão externo, devidamente conveniado, deverá atender à legislação vigente e aos requisitos estabelecidos neste Regulamento. 1º. Antes de iniciar o estágio externo, o aluno deverá procurar a Coordenação de Estágio, para obtenção dos documentos necessários à sua realização, previstos nos Anexos A e B do presente regulamento, sem os quais o estágio externo não poderá ser convalidado. 2º. Somente serão válidas as atividades realizadas durante o semestre letivo em curso do respectivo Estágio. 3º. Os estágios externos poderão ser realizados na Defensoria Pública, nos escritórios de advocacia credenciados junto à Ordem dos Advogados do Brasil, ou ainda em Delegacias de Policia, Justiça Estadual, Justiça Federal, Procon, órgãos municipais e estaduais, empresas privadas, bem como em outros órgãos e instituições a critério da Coordenação de Iniciação Científica, Extensão e Estágios e da Coordenação do Curso de Direito. Art. 8. As atividades simuladas serão realizadas através de práticas processuais e não processuais e contemplarão atuação oral, elaboração de peças, atos e atividades processuais, técnicas de conciliação, mediação, arbitragem e processo administrativo. Parágrafo único. Estas atividades serão realizadas presencialmente, conforme modelo e roteiro previamente estabelecido pelo Núcleo de Prática Jurídica, em calendário fixado pela Coordenação de Curso no início do semestre letivo. Art. 9. A assistência de audiências deverá ser cumprida no semestre letivo em curso do respectivo Estágio e, para cômputo da carga horária mínima necessária,

5 deverá seguir tabela própria publicada pelo NPJ com a discriminação da espécie, natureza e carga horária específica para cada tipo de audiência. A análise de autos findos deverá ser cumprida no semestre letivo em curso do respectivo Estágio e, para cômputo da carga horária mínima necessária, deverá seguir tabela própria publicada pelo NPJ com a discriminação quantitativa da carga horária atribuída para cada análise efetivada. Parágrafo único. Para fins de comprovação e validação, cada análise de autos findos reduzida a termo em formulário próprio, disponibilizado ao estagiário na comunidade respectiva e somente será recebido por protocolo na mesma comunidade, em prazo fixado pelo Orientador. Art. 10. A assistência de audiências deverá ser cumprida no semestre letivo em curso do respectivo Estágio e, para cômputo da carga horária mínima necessária, deverá seguir tabela própria publicada pelo NPJ com a discriminação da espécie, natureza e carga horária específica para cada tipo de audiência. Parágrafo único. Para fins de comprovação e validação, cada audiência assistida deverá ser reduzida a termo em formulário próprio, acompanhado do comprovante de comparecimento, disponibilizado ao estagiário na comunidade respectiva e somente será recebido por protocolo na mesma comunidade, em prazo fixado pelo Orientador. Art. 11. A pauta de visitas orientadas abrangerá os órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Procuradorias, Cartórios Públicos, Empresas e Instituições que desenvolvam atividades jurídicas, de acordo com cada nível de estágio, sempre no semestre letivo em curso do respectivo Estágio. Parágrafo único. As visitas serão previamente agendadas pelo professor orientador, ou outro membro do corpo docente sob supervisão do orientador, registradas no Núcleo de Prática Jurídica e na Coordenação de Iniciação Científica, Extensão e Estágios e serão comunicadas aos orientandos em edital específico. Art. 12. Para o cumprimento satisfatório do respectivo Estágio o estagiário deverá cumprir integralmente todas as atividades previstas, no curso do respectivo semestre letivo. Parágrafo único. Por se tratar de atividade prática, não se aplicam os critérios de avaliação e frequência das disciplinas curriculares, sendo verificado o aproveitamento pela avaliação global do relatório final de estágio, condicionado este ao cumprimento integral de todas as atividades previstas neste Regulamento. Art. 13. O Relatório de Estágio deve abranger todas as atividades realizadas durante o estágio e deverá ser entregue ao professor de estágio para posterior arquivamento no NPJ.

6 Parágrafo único. O Relatório de estágio deve ser redigido em linguagem culta e formal, de acordo com as regras da ABNT para citações, referências e formatação de trabalhos bem como em obediência ao roteiro de relatório proposto em cada Estágio Supervisionado. Dos estagiários Art. 14. Serão considerados estagiários, para fins do Estágio Supervisionado previsto neste regulamento, todos os alunos regularmente matriculados nos quatro níveis de estágio. Art. 15. São obrigações dos estagiários: I. Cumprir com as 320 (trezentos e vinte) horas de estágio, distribuídas nos quatro níveis de estágio; II. Participar de todas as atividades de estágio previstas no art. 4º deste regulamento; III. Entregar, ao final de cada nível de estágio, o Relatório de Estágio; VI. Redigir petições e demais peças processuais e assiná-las juntamente com o professor orientador responsável, realizadas nas atividades simuladas e reais; VII. Desenvolver pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais direcionadas ao caso concreto em que esteja atuando, durante as atividades simuladas e reais; VIII. Acompanhar as publicações oficiais para manter atualizada a agenda de audiências e o andamento processual; IX. Comparecer às audiências com traje adequado; X. Manter cópias de todas as peças processuais produzidas durante as atividades simuladas e reais; XI. Portar-se com urbanidade e ética durante a realização de todas as atividades de estágio; XII. Abster-se de receber pagamento ou compensação financeira pelos serviços prestados durante a prática de estágio; Dos professores orientadores de estágio supervisionado Art. 16. Cabe ao professor orientador de estágio supervisionado: I. Orientar os seus alunos, como estagiários, para cumprir o programa de estágio correspondente: I, II, III ou IV; II. Ministrar as aulas de elaboração de peças; III. Orientar a análise de autos findos em cada semestre de estágio; IV. Orientar a assistência de audiências ; V. Planejar as visitas orientadas e acompanhar os estagiários nestas atividades; VI. Fazer diagnóstico de alunos interessados em realizar prática real fora da IES através convênio entre a IES e unidade concedente ou no Núcleo de Prática Jurídica; VII. Informar a Coordenação de Iniciação Científica, Extensão e Estágios e ao Núcleo de Prática Jurídica o número de alunos que farão prática real no NPJ até a segunda semana de início do estágio para montagem da programação de

7 horários de estágio e o número de casos a serem aceitos no posto de atendimento; VIII. Inserir os formulários padrão para a realização das atividades de análise de autos findos, assistência de audiências e visitas orientadas na comunidade da disciplina de estágio; IX. Fixar as datas limites para a entrega destas atividades no semestre ; X. Receber a avaliar as atividades entregues pelos alunos, sempre via comunidade, nos formulários disponibilizados. Do Núcleo de Prática Jurídica Art. 17. É responsável pela prestação do serviço de assistência jurídica gratuita, atendendo a demanda advinda dos Estágios I, II e III, bem como da política institucional de atividade extensional (estágio não obrigatório) a ser definida semestralmente. Art. 18. É responsável por dar suporte aos professores orientadores de estágio, em especial na organização de visitas orientadas, auxílio nas assistência de audiências e no apoio à análise de autos findos. Art. 19. O arquivo de autos findos deverá estar disponível no NPJ para facilitar a consulta e manuseio de estagiários e professores orientadores na realização de atividades inerentes ao estágio supervisionado. Art. 20. A avaliação do cumprimento das atividades do estagiário será realizada com base no Relatório de Estágio, que contemplará os relatos da participação nas audiências, das atividades simuladas e reais e das visitas orientadas, bem como no acompanhamento das tarefas propostas na comunidade de estágio. Das disposições gerais Art. 21. Em conformidade às orientações do Art. 9º do Programa de Estágios Dom Alberto, a avaliação dos estágios será realizada pelo supervisor, indicado pela unidade concedente e pelo orientador, indicado pela instituição de ensino, respectivamente, nos termos do inciso III do artigo 9º e do inciso III do artigo 7º da Lei Federal , de Parágrafo único. Nesse sentido, a avaliação do supervisor e do orientador de estágio será emitida mediante parecer do orientador, após a realização de reunião com o estagiário, registrada em ata de orientação final. Art. 22. A definição dos professores orientadores será realizada pela coordenação de curso. Art. 23. As orientações de estágio ocorreram em horários agendados pela Coordenação de Curso, nas dependências do NPJ, sala de orientações ou outro local indicado.

8 Parágrafo único. As orientações serão registradas em ata, arquivadas na Central Pedagógica. Art. 24. Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Coordenação de Iniciação Científica, Extensão e Estágios e pela Coordenação de Curso.

9 2. ANEXOS ANEXO A Identificação do Aluno Nome completo IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO (preencha todos os itens com letra de forma) Curso Número de matrícula Endereço Município CEP Telefone residencial Telefone celular s RG CPF Assinatura

10 ANEXO B Declaração de Estágio DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR Preencha todos os itens com letra de forma Nome Completo: Matrícula: Data de Nascimento: Cole aqui Foto 3x4 Endereço residencial: Tel. Residencial: Tel. Celular: 1: 2: Empresa em que trabalha: Endereço profissional: Tempo de serviço: Horário: Cargo/Setor: Empresa onde realizará o Estágio Curricular: Endereço: Telefone: Nome do Supervisor na empresa: Telefone: Setor: Cargo: Data de Início: Data de Término: Assinatura do(a) aluno(a): DECLARAÇÃO DA EMPRESA Declaramos que o (a) aluno(a) acima realizará o Estágio Curricular nesta empresa, em 5 (cinco) semestres, assegurando-lhe condições para desenvolver a atividade, coletar dados e interagir semanalmente com o Supervisor. Essa declaração deverá ser renovada a cada novo estágio. / / Data Assinatura do Responsável (Carimbo da Empresa - CNPJ) [ ] Não autorizo a divulgação do nome da empresa nos Relatórios de Estágio que serão desenvolvidos Coordenador de Curso Administração/Ciências Contábeis Coordenador de Estágios / / Data:

11 ANEXO C Plano de Atividades Nome completo do Aluno(a): Plano de Atividades de Estágio Supervisionado Número de matrícula: Curso: Orientador: Semestre: Disciplina: Empresa: CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA NO SEMESTRE Data Atividade(s) Desenvolvida(s) Assinatura do aluno

12 ANEXO D - Avaliação e parecer do supervisor DADOS DO ALUNO Nome completo: Número de matrícula: Curso: Instituição: Início do Estágio: Término do Estágio: DADOS DA EMPRESA Nome: Razão social: Endereço: Cidade: Fone: DADOS DO SUPERVISOR Nome: AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR (para uso do Supervisor) Fone: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ALUNO Para cada um dos itens a seguir, assinale X na opção que considera mais adequada quanto ao desempenho do aluno nas atividades de estágio curricular obrigatório 1. Conhecimento teórico ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 2. Correlação teórico-prática ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 3. Interesse e atenção ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 4. Iniciativa ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 5. Dedicação ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 6. Assiduidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 7. Responsabilidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 8. Relacionamento interpessoal ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório PARECER DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DO ALUNO Elaborar parecer descritivo com observações ao desenvolvimento de atividades do aluno / / Local Data Assinatura do Supervisor

13 ANEXO E Avaliação e parecer do orientador DADOS DO ALUNO Nome completo: Número de matrícula: Curso: Instituição: Início do Estágio: Término do Estágio: DADOS DA EMPRESA Nome: Razão social: Endereço: Cidade: Fone: DADOS DO ORIENTADOR Nome: AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR (para uso do orientador) Fone: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ALUNO Para cada um dos itens a seguir, assinale X na opção que considera mais adequada quanto ao desempenho do aluno nas atividades de estágio curricular obrigatório 1. Conhecimento teórico ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 2. Correlação teórico-prática ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 3. Interesse e atenção ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 4. Iniciativa ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 5. Dedicação ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 6. Assiduidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 7. Responsabilidade ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 8. Relacionamento interpessoal ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório 9. Observação ao roteiro de ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório Relatório de Estágio 10. Normatização e redação ( ) muito bom ( ) bom ( ) regular ( ) insatisfatório científica PARECER DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DO ALUNO Elaborar parecer descritivo com observações ao desenvolvimento de atividades do aluno / / Local Data Assinatura do Orientador

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017 TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS IESA Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO Capítulo I: Da Natureza e dos objetivos: Artigo 1º - O presente regulamento disciplina o aproveitamento de 360 horas do Estágio Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO CAPÍTULO III ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Art. 50. Este Regulamento rege as atividades relativas aos estágios supervisionados do Curso de Direito.

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica e do Estágio Supervisionado no Curso de Direito da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior

Leia mais

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES)

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES) NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES) Do Programa 5) Aulas e Reuniões de Orientação Realizadas na sala de aula ou no Núcleo de Prática Jurídica para

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ Catalão, 22 de Fevereiro de 2001 Portaria 010/2001 Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ O Diretor Acadêmico do Centro de Ensino Superior de Catalão CESUC, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO:

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: O ensino jurídico brasileiro, consoante a Resolução do CNE/CES n 9, de 29 setembro 2004, deve munir o acadêmico de conceitos teóricos robustos, mas deve articulá-los

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Dispõe sobre o cumprimento da carga horária das Atividades de Estágio do

Leia mais

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO São Miguel do Oeste, outubro de 2012 ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DIREITO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º - Este Regulamento rege as atividades de Estágio Supervisionado do

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO Aprovado pelo CAS Resolução nº 173/2017 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DO NÚCLEO DE PRÁTICA

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E DAS DISCIPLINAS ELETIVAS Art. 1º. Este Regulamento dos Estágios Supervisionados e das disciplinas Eletivas rege as atividades relativas aos estágios supervisionados

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS

Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA DIREÇÃO DE CURSO Regulamento do Núcleo de Atividades Simuladas - NAS Princípios Gerais: Art. 1º. O Núcleo de Atividade Simulada NAS, órgão subordinado à Diretor do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO O Diretor da Faculdade Evangélica de Rubiataba, no uso de suas atribuições regimentais estabelece o Regulamento das atividades de Estágio do curso de Direito.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CNPJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CNPJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CNPJ REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DO CURSO DE DIREITO CAMPUS BINACIONAL TÍTULO I

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - SAJULBRA - REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - SAJULBRA DOS

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 CAPÍTULO II... 4 DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA... 5 Seção I... 5 Das Atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior (CES), nº

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este regulamento rege as atividades de estágio no Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Faculdade Cesmac do

Leia mais

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e a vivência no que diz respeito ao trâmite

Leia mais

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS - NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS Julho/2018 I. Missão O NPJ tem por finalidade a supervisão, articulação e promoção de atividades de Prática Jurídica pelos estudantes do Curso de Direito, sob a forma real

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO O conselho do curso de Direito do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, no uso de suas competências

Leia mais

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS

- NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS - NPJ - DIRETRIZES E ROTINAS Agosto/2016 I. Missão O NPJ tem por finalidade a supervisão, articulação e promoção de atividades de Prática Jurídica pelos estudantes do Curso de Direito, sob a forma real

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CAMPUS CAMPINAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, subordinado

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Centro Universitário de Brusque - Unifebe REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO Aprovado pela Resolução Consuni nº 34/09, de 25/11/09. CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º O presente regulamento disciplina as

Leia mais

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores:

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores: REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Art. 1º. Este instrumento

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O curso de Direito da Fundação Universidade de Rondônia - UNIR - mantém Estágio Supervisionado nos termos da legislação

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza todas as atividades de estágio da FACULDADE MARIO SCHENBERG, em especial o

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Bacharelado em Direito da FADIP Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga,

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da FCHPE destina-se ao treinamento de

Leia mais

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 056/2013, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013. Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia Química. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB,

Leia mais

Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares. Das Disposições Preliminares

Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares. Das Disposições Preliminares 1 Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares Das Disposições Preliminares Art. 1º. A carga horária de atividades complementares da matriz curricular de 2012.1 e 2014 é de 170 (cento e setenta) conforme

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 1 RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 APROVA O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA MATRIZ 2018 DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, BACHARELADO, DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. 20-02-16 Sábado 08:30h 02-04-16 - Sábado 08:30h ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Varginha FADIVA, responsável pelo Estágio Supervisionado

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento rege as Atividades de Assistência Jurídica do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁCIO - FAP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁCIO - FAP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁCIO - FAP Dispõe sobre normas para realização do estágio de prática jurídica, componente curricular obrigatório dos Cursos de Direito. Considerando a importância

Leia mais

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Autorizado pela Port. nº 584 de 26 de junho de 2007 MEC

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Autorizado pela Port. nº 584 de 26 de junho de 2007 MEC NORMAS COMPLEMENTARES DO NPJ FAR 2º SEMESTRE 2018 NORMAS COMPLEMENTARES PARA ESTAGIÁRIOS DO NPJ FAR 2º SEMESTRE 2018 1. OBJETIVOS: Estas Normas Complementares implantadas pelo Núcleo de prática Jurídica

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

EDITAL N.º 001/2019 NPJ/Faculdade Evolução

EDITAL N.º 001/2019 NPJ/Faculdade Evolução EDITAL N.º 001/2019 NPJ/Faculdade Evolução A Direção Geral da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar em conjunto com Coordenação Acadêmica do Núcleo de Prática Jurídica, fundamentando-se nos preceitos

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil PORTARIA 03/2017 ANEXO I ATIVIDADES COMPLEMENTARES Horas ( de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE DIREITO FaDir SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE DIREITO FaDir SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG APROVADO EM 28/02/2011 PELO CONSELHO DA FACULDADE Regulamenta o Curricular

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 044/2005-CONSEPE, DE 14/10/2005. Título II. Do Estágio Supervisionado de Prática Jurídica. Capítulo I. Dos Princípios Gerais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 044/2005-CONSEPE, DE 14/10/2005. Título II. Do Estágio Supervisionado de Prática Jurídica. Capítulo I. Dos Princípios Gerais Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão -

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Aprovar

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2010 APROVAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULO 0002-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012. RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 27/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Núcleo de Prática

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF) REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF) 2018 Página 2 TÍTULO I... 3 DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA... 3 CAPÍTULO I... 3 DOS PRINCÍPIOS...

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil PORTARIA 01/2018 ANEXO I ATIVIDADES COMPLEMENTARES Horas ( de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO 2º semestre 2018 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 I - DO FUNCIONAMENTO DO NPJ... 5 II - PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DO NPJ... 5 III -

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO RESOLUÇÃO Nº 040/2015, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015 Aprova o Regulamento do Estágio Obrigatório do Curso de Engenharia de Telecomunicações. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau, no uso de

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades Art. 1 - Nos termos da lei 11.788 de Vinte e Cinco de Setembro de Dois Mil e Oito, considera-se

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO FMR - FACULDADE MARECHAL RONDON REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO São Manuel 2017 Sumário CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO... 3 CAPÍTULO II - DAS VISITAS ORIENTADAS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 16 de dezembro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 16 de dezembro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 98/2009 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARQUITETURA E URBANISMO, DO CAMPUS DE ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade São Francisco, no

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º - O presente regulamento tem por objetivo disciplinar as Atividades Complementares, em atendimento ao disposto no Art. 8º, da Res 9/2004 CNE/CES, constituindo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO NESPE Art. 1 O Estágio Supervisionado

Leia mais

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO APRESENTAÇÃO Prezado Aluno, O Caderno de Prática Jurídica, compõe a estrutura do curso de Direito da Faculdade Metropolitana São Carlos, como requisito obrigatório

Leia mais

Estágio curricular supervisionado

Estágio curricular supervisionado Estágio curricular supervisionado O Estágio curricular supervisionado do curso de Direito da Facer, de acordo com o art. 7 da Resolução CNE/CES n. 9, de 29 de setembro de 2004 (DCN) é obrigatório e desenvolve-se

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PORTARIA Nº08/2010 Aprovar o Regulamento do Estágio de Prática Jurídica. O Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/2017 1 Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências Capítulo I Da Organização e Finalidade Art. 1 - O Serviço de Assistência

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2 Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br

Leia mais

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada

CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada CADERNO DE PRÁTICA JURÍDICA CURSO DE DIREITO 7º e 8º Períodos Prática Simulada APRESENTAÇÃO Prezado Aluno, O Caderno de Prática Jurídica, compõe a estrutura do curso de Direito da Faculdade Metropolitana

Leia mais

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação Normas de Estágio Supervisionado do Aprova as Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES. Regulamento do Núcleo de Prática de Jurídica NPJ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES. Regulamento do Núcleo de Prática de Jurídica NPJ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Regulamento do Núcleo de Prática de Jurídica NPJ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este Regulamento rege as atividades de estágio do Curso de Bacharelado em Direito, em especial o Estágio Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR MANUAL DO ESTAGIÁRIO DA PRÁTICA SIMULADA 6º ao 8º PERÍODOS Semestre Letivo 2016/2 A P R E S E N T A Ç Ã O Visando

Leia mais

FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE DIREITO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE DIREITO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE DIREITO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRAIA GRANDE 2016 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 03 1.1. Obrigatoriedade... 03 1.2. Áreas de Atuação do Estágio Supervisionado...

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE DIREITO Estabelece normas e procedimentos que regulamentam a organização e funcionamento do estágio curricular do Curso de Direito, em conformidade com

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

REGULAMENTO INTERNO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Art. 1º As atividades de Estágio de Prática Jurídica, do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), regem-se pelas normas

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Faculdades Integradas de Ourinhos Curso de Direito 2.009 1 SUMÁRIO TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 03 CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Resolução nº 001./2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

Leia mais

FACULDADE DE INHUMAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE INHUMAS - FACMAIS

FACULDADE DE INHUMAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE INHUMAS - FACMAIS FACULDADE DE INHUMAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE INHUMAS - FACMAIS INHUMAS, GOIÁS 2014 Sumário CAPÍTULO I - DA NATUREZA... 3 CAPÍTULO II - DA OBRIGATORIEDADE...

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO CONCEITO RESOLUÇÃO Nº 048/2012, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012 Aprova o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB,

Leia mais

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES, que dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica - NUPRAJUR

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008. RESOLUÇÃO CONSEPE 17/2008 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

ANEXO II REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ANEXO II REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Dos Princípios Gerais Art. 1. Este Regulamento rege as atividades de estágio do Curso de Graduação em Direito, em especial o

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos

Leia mais

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CAPÍTULO I - Da Estrutura Organizacional Este Regulamento disciplina as atividades dos Estágios

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2 Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 33 DE 02 DE ABRIL DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº. 33 DE 02 DE ABRIL DE 2012. RESOLUÇÃO Nº. 33 DE 02 DE ABRIL DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 23/2012

Leia mais

Regimento NPJ NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA:

Regimento NPJ NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA: Regimento NPJ NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA: O ensino jurídico brasileiro, consoante a Resolução do CNE/CES n 9, de 29 setembro 2004, deve munir o acadêmico de conceitos teóricos robustos, mas deve articulá-los

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II Delineia Estágio Supervisionado III, compreendendo realização de prática jurídica simulada pelos acadêmicos matriculados no 8º período

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com as Normas

Leia mais