Introdução ao CorelDRAW

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução ao CorelDRAW"

Transcrição

1 Introdução ao CorelDRAW

2

3 ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA Introdução ao CorelDRAW Mestrando: Eurico F. Soares O método de Pesquisa Científica não é mais do que a elaboração consciente e organizada de diversos procedimentos que nos orientam para realizar o acto reflexivo, isto é, a operação discursiva da nossa mente. (Franz Victor Rudio) CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Introdução; Resumo Histórico; As telas iniciais Boas vindas; Novo documento; Ambiente de trabalho; Aplicativos do CorelDRAW; Requisitos mínimos para instalação; Considerações finais.

4 Eurico Fernando Soares Licenciado em Educação Visual com Habilidades em Ensino de Desenho de Construção, Mestrando em Design e Multimédia pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), Docente em Exercício na Universidade Pedagógica Delegação de Quelimane, Curso de Educação Visual. Contacto: (+258) euricofsoares@gmail.com / uransoares@gmail.com Website:

5 1. INTRODUÇÃO Imaginemos como os documentos ficariam se não fosse possível combinar texto e gráficos no mesmo arquivo. Ou se fosse possível desenhar formas com criatividade, isto é, criar diagramas com muito esmero, mas nunca com o mesmo programa ou ferramenta de diagramação. Essa foi a vida nos Computadores antes da criação e existência do CorelDRAW CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico pertencente a Corel. Um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários; logotipos; capas de revistas, brochuras, capas de CD s; criação de banner para sites de Internet, botões, ícones, animações gráficas, etc. O CorelDRAW é uma solução confiável e completa para a criação de comunicações visuais de quaisquer meio. Quer sejamos designer s amadores ou experientes, o fluxo de trabalho intuitivo e o ambiente rico em conteúdo nos ajudarão a expressar a nossa criatividade de forma eficiente. Podemos começar calmamente, aprender rapidamente e criar com muita confiança.

6 Desenvolvido nativamente para processadores de 64 bits, o CorelDRAW Graphics Suite X6 (a versão pela qual mais debruçaremos neste manual), continua a oferecer suporte a processadores de 32 bits. A suíte fornece ferramentas robustas de ilustração vetorial, layout de página, edição de fotos, rastreamento, gráficos para Web e criação de sites que nos ajudam a trabalhar com mais rapidez e eficiência. O fluxo de trabalho refinado do Corel CONNECT X6 facilita a aquisição de conteúdo e a organização dos nossos projectos. É também o seu ponto de entrada para uma ampla biblioteca de conteúdo personalizável, que nos ajudará a economizar tempo, dando vida aos nossos conceitos em qualquer tela ou ambiente de trabalho.

7 2. Resumo Histórico O CorelDRAW tomou o mundo da computação gráfica de assalto em 1989 com a introdução de um programa de layout e ilustração vetorial totalmente colorida, o primeiro do gênero. Dois anos depois, a Corel revolucionou o setor novamente com a introdução da primeira suíte completa de aplicativos gráficos, a versão 03, que combinava ilustração vetorial, layout de página, edição de fotos e muito mais em um único pacote, (ver fig.02). Mais de 25 anos depois, o CorelDRAW Graphics Suite continua a oferecer uma inovadora solução gráfica singular. A Corel reuniu-se com os demais usuários a nível mundial e os incorporou ao feedback da mais potente versão até hoje: CorelDRAW Graphics Suite X7, (ver fig.03). Continua também a oferecer promoções aos seus usuários opções flexíveis de pagamento através dos seus planos acessíveis de assinatura e de associação.

8 3. Tela de boas vindas Esta tela dá acesso aos recursos nos aplicativos e permite concluir com rapidez tarefas comuns, como: abrir e iniciar arquivos a partir de modelos. É possível também conhecer os novos recursos da suíte de Aplicativos Gráficos CorelDraw e inspirar-se em designer s gráficos apresentados nas páginas da galeria. Além disso, há tutoriais, dicas e as mais recentes atualizações do producto. (fig. 04)

9 4. Novo Documento (fig. 05) Para criar um documento em branco, novo, procedemos do seguinte modo: "Clicamos sobre a função criar documento em branco, consta na tela de boas vindas, e de seguida efectuamos a configuração dos tamanhos do documento de acordo com a necessidade do mesmo, isto é, de acordo com o tamanho/pág pela qual pretendemos trabalhar".

10 5. Ambiente de Trabalho (fig. 06)

11 6. Trabalhos Realizados

12 7. Aplicativos Corel CorelDRAW: intuitivo de layout de página e ilustração vetorial atende às demandas de profissionais e de amadores de design gráfico no movimentado ambiente dos dias de hoje. Corel PHOTO-PAINT: permite-nos dar retoque e aprimorar fotos de forma fácil e rápida. Corel PowerTRACE: permite converter com rapidez e facilidade, bitmaps em gráficos vetoriais editáveis. Corel Website Creator: este aplicativo oferece uma maneira rápida e fácil de desenvolver, criar e gerenciar sites. Corel CAPTURE: com um único clique, permite capturar imagens da tela do computador. Corel CONNECT: este navegador permite examinar, detalhadamente, o conteúdo digital da suíte e pesquisar em seu computador ou rede local para encontrar, rapidamente, o complemento perfeito para um design. Totalmente integrado, ele também está disponível como uma janela de encaixe no CorelDRAW e no Corel PHOTO- PAINT.

13 8. Requisitos mínimos para Instalação Windows 7 (edições de 32 bits e 64 bits), Windows Vista (edições de 32 bits e 64 bits) ou Windows XP (32 bits), com os service packs mais recentes instalados; Intel Pentium 4, AMD Athlon 64 ou AMD Opteron; 1 GB de RAM; 1 GB de espaço no disco rígido para instalação sem conteúdo; Monitor com resolução de x 768 ou melhor (768 x em um Tablet PC); Unidade de DVD para instalação por disco; Mouse ou mesa digitalizadora; Microsoft Internet Explorer 7 ou superior.

14 9. Considerações Finais Os profissionais de design gráfico que trabalham nos sectores de publicidade e de impressão passam grande parte do tempo a criar e a editar gráficos, trabalham com texto e retocam fotos. Com recursos que economizam tempo, como tabelas de layout interativas, formatação de texto em tempo real e camadas independentes de página, o CorelDRAW Graphics Suite oferece ferramentas inovadoras de design que optimizam o fluxo de trabalho. Outros profissionais de design gráfico se concentram principalmente na criação de sinais, serigrafia e gravação. Esses usuários frequentemente adaptam e combinam conteúdo como designs gráficos, logotipos digitalizados, imagens de clipart e fontes. Com eficientes recursos de edição de imagem, fontes especializadas, conteúdo de alta qualidade e software de rastreamento que transforma bitmaps em gráficos vetoriais editáveis, o CorelDRAW Graphics Suite oferece uma solução completa, versátil e acessível.

15 Os profissionais criativos se concentram principalmente em design gráfico para impressão e para a Web. Além de suas intuitivas ferramentas de design e de layout de página, o CorelDRAW Graphics Suite apresenta compatibilidade líder no mercado com os formatos de arquivo mais usados. A suíte também oferece vários recursos desenvolvidos especificamente para a criação de gráficos para a Web, como a nova visualização Pixels, suporte a valores de cores hexadecimais e muito mais.

16 Sobre a Corel A Corel é uma das principais empresas de software do mundo que oferece alguns dos produtos gráficos, de produtividade e de mídia digital mais conhecidos do sector. Com o mais abrangente portfólio de softwares inovadores, ficou conhecida por oferecer soluções que são fáceis de aprender e usar, ajudando as pessoas a atingir novos níveis de criatividade e de produtividade. O reconhecimento do setor ocorreu na forma de centenas de prêmios por inovação, design e valor agregado. Usadas por milhões de pessoas do mundo todo, suas linhas de produtos incluem CorelDRAW Graphics Suite, CorelDRAW Technical Suite, CorelCAD, Corel Painter, Corel PaintShop Pro, Corel VideoStudio e Corel WordPerfect Office. Para obter mais informações sobre a Corel, visite o site e se familiarize com todos os seus tutoriais, e não deixe de me visitar no facebook em Eurico Soares, enviar suas sugestões sobre as minhas aulas e este manual de apoio aos demais usuários, para os 's e website que constam respectivamente no inicio do manual.

17 Nota: Chamo-me Introdução ao CorelDRAW criado por Eurico Soares e quero recordar que posso ser baixado em para além de e ainda em gbiq (como video aula).

Full Development System para Windows. Código SW. MARCA: National Instruments.

Full Development System para Windows. Código SW. MARCA: National Instruments. Softwares SOFTWARE MULTISIM Full Development System para Windows. Código 779821-35SW. MARCA: National Instruments. SOFTWARE COREL DRAW X7 Software profissional de design gráfico Corel DRAW Graphics Suite

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

Setembro de P90050

Setembro de P90050 Setembro de 2011 708P90050 Servidor de Impressão Xerox FreeFlow versão 8.0. SP2 Pacote de Boas-vindas ao Cliente para Impressora Xerox Color 550/560 e Impressoras Digitais em Cores Xerox 700 e 770 2011

Leia mais

Diagramação com Indesign e QuarkXpress. Giovanni Barros Skype: giovanni.

Diagramação com Indesign e QuarkXpress. Giovanni Barros    Skype: giovanni. Diagramação com Indesign e QuarkXpress Giovanni Barros http://barros.ithub.com.br/ E-mail: gcgbarros@hotmail.com Skype: giovanni.barros10 APRESENTAÇÃO Giovanni Barros - Designer Gráfico da RN Editora -

Leia mais

Imagem digital Tipos de arquivos gráficos

Imagem digital Tipos de arquivos gráficos Tipos de arquivos gráficos! Os mais comuns do tipo raster ". TIF TIFF -Tagged Image File Format -é suportado por todos os aplicativos de edição de imagens. É usado em editoração. # éo maior em tamanho

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Revenda Autorizada (11)

Revenda Autorizada  (11) Revenda Autorizada Tour pelo Produto Você não vai encontrar em nenhum outro lugar uma solução que inclua um conjunto completo de ferramentas para obter criatividade, controle e publicação de conteúdo,

Leia mais

CorelDRAW X8 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

CorelDRAW X8 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6447 - CorelDRAW X8 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X8 1.1. Novidades e Aprimoramentos... 21 1.2. Iniciar o Programa... 23 1.3. Assinatura e Serviços

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X8 24 Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X8 24 Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X8 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X8 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X8 1. Introdução ao CorelDRAW X8... 19 1.1. Novidades e Aprimoramentos... 21

Leia mais

CorelDRAW X7 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

CorelDRAW X7 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5948 - CorelDRAW X7 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X7 1.1. Novidades e Aprimoramentos da Versão X7... 21 1.2. Iniciar o Programa... 23 1.3. Assinaturas

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X7 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X7 - cód Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X7 - cód.5948 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X7 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X7 Aula 3 Capítulo 2 - Desenvolvendo o Layout do Documento 1.1. Novidades

Leia mais

CorelDRAW X5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

CorelDRAW X5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 3939 - CorelDRAW X5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X5 1.1. Abrir o Programa...21 1.2. Tela de Boas-Vindas...21 1.3. Criar um Documento...22 1.4.

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 1 WSAuto MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE CFC-B 2 INTRODUÇÃO O WSauto é o mais novo sistema de gerenciamento de CFC-B, foi criado pela empresa S MARQUES INFORMÁTICA LTDA ME, e lançado o seu primeiro modulo

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X5 - cód.3939 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X5 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X5 Aula 3 Capítulo 2 - Layout e Visualização de Páginas Aula 4 2

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário Requisitos do sistema o Processador Intel ou AMD com 600 MHz (1 GHz ou mais recomendado) o 256 MB RAM (256 MB ou mais de RAM disponível recomendado) o Disco

Leia mais

Online Help????????????????????? SOPAS-SUI SOPAS ET

Online Help????????????????????? SOPAS-SUI SOPAS ET Online Help????????????????????? SOPAS-SUI Versão de software Manual de instalação Software/Tool Função Versão Software para a parametrização de dispositivos V 2.36 Copyright Copyright 2012 SICK AG Erwin-Sick-Str.

Leia mais

Tutorial Produzindo mapas

Tutorial Produzindo mapas www.gismaps.com.br Tutorial Produzindo mapas Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani 1. Introdução Este tutorial apresenta uma metodologia para a produção de mapas digitais (raster e vetorial),

Leia mais

Não aguenta esperar pelo Windows 8? Você já pode conhecer a versão Pré-Beta do sistema operacional, aproveite! Nova interface. Prof.

Não aguenta esperar pelo Windows 8? Você já pode conhecer a versão Pré-Beta do sistema operacional, aproveite! Nova interface. Prof. Não aguenta esperar pelo Windows 8? Você já pode conhecer a versão Pré-Beta do sistema operacional, aproveite! O Developer Preview é uma versão pré-beta do Windows 8, destinada especialmente, mas não exclusivamente,

Leia mais

Remoto. Manual do Usuário

Remoto. Manual do Usuário Software do Backup Remoto Manual do Usuário Conteúdo Capítulo 1 Benvindo ao Software do Backup Remoto... 3 1.1 Visão Global... 3 1.2 Solicitação da configuração do computador... 3 1.3 Convencão... 3 Capítulo

Leia mais

INFORMÁTICA. (Cespe/2011) 01-

INFORMÁTICA. (Cespe/2011) 01- (Cespe/2011) INFORMÁTICA Com base na figura acima, que ilustra uma janela em que estão listados cinco arquivos armazenados no disco rígido de um computador, e considerando que o ícone associado a cada

Leia mais

Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB

Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB Manual do usuário Receptor de TV Digital com pendrive USB 1 Índice 1. Conteúdo da Embalagem 3 2. Principais Características 3 2.1. Requisitos do Sistema 3 3. Procedimento de Instalação 3 3.1. Instalação

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

"Um dos leitores de arquivos PDF mais leves e rápidos da internet. O Adobe Reader que se cuide!"

Um dos leitores de arquivos PDF mais leves e rápidos da internet. O Adobe Reader que se cuide! Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. "Um dos leitores de arquivos PDF mais leves e rápidos da internet. O Adobe Reader que se cuide!" Se você

Leia mais

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Tipos de arquivos Algumas extensões de arquivo de imagem Extensões mais utilizadas Extensão Nome próprio Descrição.bmp Windows Bitmap Usado pelos programas Microsoft

Leia mais

Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO. Seequent Limited Snippet_312BDBF20.idms

Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO. Seequent Limited Snippet_312BDBF20.idms Seequent Central 2.2 NOTAS DE LANÇAMENTO Seequent Limited 2018 Snippet_312BDBF20.idms 1 ÍNDICE Rebranding do Central... 3 Central data room... 4 Utilize dados em fluxos de trabalho de modelamento... 5

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Book Soluciona TI Ofertas VSTI /18

Book Soluciona TI Ofertas VSTI /18 Book Soluciona TI Ofertas VSTI /18 ÍNDICE 1 Solução e benefícios Detalhamento dos benefícios e informações da solução 2 Portfólio de VSTI Detalhamento do portfólio de máquinas 3 Pacote Office Detalhamento

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

O SOFTWARE LIDER PARA A SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL

O SOFTWARE LIDER PARA A SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL O SOFTWARE LIDER PARA A SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL SIMPLIFICANDO A EXCELÊNCIA DESCUBRA PORQUÊ TANTOS FORNECEDORES DE IMPRESSÃO E CORTE USAM O FLEXI DA SAI PARA SIMPLIFICAR O SEU NEGÓCIO: 3 em 4 lojas

Leia mais

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização VERSÃO 2.50.25.37 MANUAL DE INSTALAÇÃO E ULTILIZAÇÃO Desenvolvido por: Jones Rodrigues Rodrigo Silveira 1 Índice 1. Objetivo do Manual... 02 2. Requisitos... 02 3. Download... 03 4. Instalação... 04 5.

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO GUIA DE INÍCIO RÁPIDO Este Guia de início rápido fornece os requisitos do sistema e uma visão geral sobre como configurar o Fiery EX2101 para Xerox 2101 para que você possa iniciar a impressão. Também

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 220

Manual de Instalação do NB-TV 220 Manual de Instalação do NB-TV 220 Conteúdo Versão 2.1 Capítulo 1 : Instalação da Placa de TV do NB-TV 220...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA Infraestrutura Campus Sede Laboratório de Aula LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 24 computadores Processador Intel Celeron E3200 2.4GHz, 1GB RAM, Hd 60 GB Windows XP Laboratório de Pesquisa 12 computadores Processador

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English

ÍNDICE. 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English ÍNDICE 1. Requisitos de Sistema para o curso Smart English 2. Livro Digital Smart Course (EDO) a. Configuração de Navegadores b. Instalação Automática (System Check) das ferramentas para o EDO c. Solução

Leia mais

Leiame. exlhoist Configuration Software V2.0

Leiame. exlhoist Configuration Software V2.0 Leiame exlhoist Configuration Software V2.0 Este documento contém informações importantes sobre o exlhoist Configuration Software. Leia o documento completo antes de iniciar a instalação e operação do

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.1.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

CURSO DE INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO COM O

CURSO DE INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO COM O CURSO DE INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO COM O Manual para iniciantes em Geotecnologias 1 CURSO DE INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO COM O Manual para iniciantes em Geotecnologias Introdução Primeiros passos

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód.4930 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X6 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X6 Aula 3 Capítulo 2 - Criação e Layout do Documento Aula 4 2 - Criação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Configuração mínima; * Windows 98 ou superior de 32 ou 64 bits. * Processador Celeron ou AMD de qualquer velocidade. * 02 gigas de memória ram. * 02 gigas de espaço

Leia mais

CONTEÚDO Guia do Usuario

CONTEÚDO Guia do Usuario CONTEÚDO Direitos autorais 2014 Samsung Electronics Co., Ltd. Todos os direitos reservados. Este manual destina-se somente a fins informativos. Todas as informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

Tutorial de Instalação Plataforma de Mídia Digital Interativa

Tutorial de Instalação Plataforma de Mídia Digital Interativa Plataforma de Mídia Digital Interativa versão 2.02 TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DA PLATAFORMA XIS Esta documentação descreve detalhadamente como deve ser realizado o processo de instalação e configuração de

Leia mais

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE SERVIÇO CUMMINS INSITE

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE SERVIÇO CUMMINS INSITE Nº Grupo: 019/2011 22 Data: Referência: 01/11/2011 Aplicável a: Todos as séries de motores CUMMINS BRASIL LTDA BOLETIM DE SERVIÇOS / PEÇAS Endereçado a: Distribuidores e Filiais X OEM s Cliente/Usuário

Leia mais

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB

QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB Professor André Alencar INFORMÁTICA 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA WINDOWS 7 CESPE/UNB ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESPIRITO SANTO NÍVEL SUPERIOR 1. Considerando o uso, as características e os recursos do sistema

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

CURSO: Descrição do Curso

CURSO: Descrição do Curso INFORMÁTICA PACOTE 3. OFFICE Carga horária WINDOWS, WORD, EXCEL E POWERPOINT NIVEL INTERMÉDIO Destinatários CURSO: Objectivos do Curso O presente curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 3.1. Estação... Erro! Indicador não definido. 3.2. Servidor... Erro! Indicador

Leia mais

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete.

a) direito do mouse e clicando em Excluir. b) direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. c) esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete. Verbo Jurídico Prof. Júlio César Ramos Pág.1 1. No MS Windows 7 é possível excluir um arquivo ou pasta permanentemente do disco rígido principal da máquina selecionando o arquivo com o botão: a) direito

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

Seu manual do usuário SAMSUNG CLP-770ND

Seu manual do usuário SAMSUNG CLP-770ND Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SAMSUNG CLP-770ND. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

INSTALAÇÃO. Nota: Ao instalar o produto, serão instalados automaticamente o jogo Rollercoaster Tycoon 3 e suas expansões SOAKED e WILD.

INSTALAÇÃO. Nota: Ao instalar o produto, serão instalados automaticamente o jogo Rollercoaster Tycoon 3 e suas expansões SOAKED e WILD. INSTALAÇÃO Nota: Ao instalar o produto, serão instalados automaticamente o jogo Rollercoaster Tycoon 3 e suas expansões SOAKED e WILD. Para instalar o pacote RollerCoaster Tycoon 3 Deluxe Edition, insira

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 100

Manual de Instalação do NB-TV 100 Manual de Instalação do NB-TV 100 Conteúdo Versão 2.0 Capítulo 1 : Instalação da placa Cardbus do NB-TV 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva Walison de Paula Silva Agenda Instalação do Programa Navegação Exemplo Prático Requisitos mínimos para instalação (Hardware) Microcomputador

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Guia Rápido. Receptor TV Digital

Guia Rápido. Receptor TV Digital Guia Rápido Receptor TV Digital Receptor TV Digital Sumário Sumário...2 1. Conteúdo da Embalagem...3 2. Principais Características...3 2.1 Requisitos do Sistema...3 3. Procedimento de Instalação...4 3.1

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

Soluções Corel Transferência de Tecnologias. Treinamentos, consultoria e palestras

Soluções Corel Transferência de Tecnologias. Treinamentos, consultoria e palestras Soluções Corel Transferência de Tecnologias Treinamentos, consultoria e palestras Soluções Corel na ENG Suite de aplicativos gráficos CorelDRAW X4 A Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X4 permite que

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como começar a utilizar o Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos em segurança Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe junto em arquivos Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha

Leia mais

Informática. Acrobat Reader. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Acrobat Reader. Professor Márcio Hunecke. Informática Acrobat Reader Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX ACROBAT READER Padrão PDF O PDF (Portable Document Format), em português, formato de documento portátil,

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server. Bem-vindo

Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server. Bem-vindo Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server Bem-vindo 2008 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

Copyright 2010 Corel Corporation. Todos os direitos reservados. Manual da CorelDRAW Graphics Suite X5

Copyright 2010 Corel Corporation. Todos os direitos reservados. Manual da CorelDRAW Graphics Suite X5 Copyright 2010 Corel Corporation. Todos os direitos reservados. Manual da CorelDRAW Graphics Suite X5 As especificações, cotações de preços, embalagens, suporte técnico e informações ( especificações )

Leia mais

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Corel Draw Editoração Gráfica Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Antes de começamos a desenhar, existem algumas noções básicas sobre o programa, tipos de

Leia mais

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6259 - Windows 10 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 1.1. O que há de Novo......... 22 1.2. Edições do Windows 10...... 23 1.3. Ambiente da Área de Trabalho do Windows 10...... 24 1.3.1. Menu

Leia mais

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é)

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é) Bem-vindo ao maravilhoso mundo do Windows 10! Este livro da série Passo a Passo foi feito para que você possa usá-lo da maneira que preferir. Ao lê-lo do início ao fim, seguindo a ordem dos capítulos,

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

Guia de utilização de marca. Edição 2.0

Guia de utilização de marca. Edição 2.0 Guia de utilização de Edição 2.0 Introdução Esse guia foi criado para estabelecer os elementos básicos que perfazem a Hogan. Use este guia como referência em todas as divulgações que você fizer, envolvendo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 80/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 80/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 80/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CorelDRAW 2017 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

CorelDRAW 2017 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 7037 - CorelDRAW 2017 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades e Aprimoramentos... 23 1.2. Iniciar o Programa...... 24 1.3. Tela de Boas-vindas...... 24

Leia mais

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Assistente Técnico Administrativo Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Informática WINDOWS 10 SISTEMA OPERACIONAL Software para gerenciar os recursos do sistema e funcionar como interface entre o computador

Leia mais

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS)

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS) O S.O. é o programa mais importante do computador. É um controlador intermediário que fica entre os softwares da categoria dos aplicativos e o hardware. Ele é o tradutor / intérprete das nossas interações

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2 Curso: Gerenciamento de Redes Matéria: Sistemas Operacionais de Rede (Windows\Linux) Grupo: Aldenice Nascimento, Anatanael França, Daniel Soares, Edvaldo Santos, Walter Rocha. TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

Lab - Instalação do Windows XP

Lab - Instalação do Windows XP 5.0 5.2.1.7 Lab - Instalação do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows XP Professional. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação

Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação INSTRUÇÕES DE INÍCIO RÁPIDO 1. Verifique se o Mac atende aos requisitos mínimos do sistema. 2. Remova o Microsoft Office 2008

Leia mais

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos Hardware Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos como impressoras, scanner, etc. Unidades Periféricas

Leia mais

Microsoft Power Point. Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :40 - Power Point

Microsoft Power Point. Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :40 - Power Point Power Point O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Seequent Limited 2018

Seequent Limited 2018 Seequent Limited 2018 Snippet_312BDBF20.idms 1 Índice Sumário... 3 Central Rebrand... 3 Central Data Room... 3 Data in modelling workflows... 4 Version control data... 5 Central Portal... 5 Project Transfer

Leia mais