Avaliação AVISOS BIBLIOGRAFIA. Informática. Plano de Curso INFORMÁTICA MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação AVISOS BIBLIOGRAFIA. Informática. Plano de Curso INFORMÁTICA MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"

Transcrição

1 Plano de Curso INFORMÁTICA MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA Introdução e Conceitos Fundamentais de Informática Sistema Operacional MS-DOS Visão Geral e Conceitos Básicos - Internet Ambiente Windows ACCESS Power Pointer Planilha Excel Avaliação 3 avaliações: 1a. Unidade: prova escrita Assunto: 1 - Introdução e Conceitos Fund. de Informática. 2 - Sistema Operacional MS-DOS. 3 Internet. 2a. Unidade: Prova/Projeto. Assunto da prova: 1 - Access. 2 - Power Pointer. 3a. Unidade: prova prática. Assunto: 1 - Excel. AVISOS Número máximo de faltas : 11 ou 3 dias de aula. TELEFONE CELULAR TERMINANTEMENTE PROIBIDO BIBLIOGRAFIA Alcalde, E., Garcia, M. Informática Básica. Ed. McGraw-Hill Silva, L., Remoaldo, P., Introdução à Internet, Editorial Presença, Meirelles, F. S. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2 a. Ed. São Paulo: Makron Books Velloso, F. C. Informática: conceitos básicos. Ed. Campus. RJ Brookshear, J.G. Ciência da Computação. Uma visão abrangente. Ed. Bookman. Porto Alegre, RS Fedeli,R; Polloni, E; Peres, F. Introdução à Ciência da Computação. Pioneira Thomson Learning, Ramalho, J. A. Microsoft Office 97. Ed. Makron Books, Capron, H. L. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Norton, P. Introdução à Informática. São Paulo: Makron Books, Guimarães, A. M., Lages, N. A. C. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, Informática Como e por que surgiu? Necessidade do homem em automatizar suas atividades O que é Informática? Atividade em que o homem utiliza equipamentos eletrônicos para processar seus dados ou tarefas de forma automatizada ou repetitiva fornecendo seus dados processados como saída / resposta Informação + Automática = Informática

2 Hardware e Software O computador é uma máquina eletrônica (hardware) que funciona sob o controle de instruções (software), ou seja, Computador = parte física (hardware) + parte lógica (software). Hardware é o conjunto de todos os elementos físicos que compõe o computador - o equipamento propriamente dito. Software é o conjunto de instruções que controla e orienta o computador para execução de tarefas. Sistema de computação é o conjunto formado pelo hardware, software e peopleware. SISTEMA COMPUTACIONAL - COMPONENTES Hardware Pessoas Software 8 Sistema de Computação Um sistema de computação realiza três funções básicas: entrada, processamento e saída. A entrada de um sistema de computação é o conjunto dos dados necessários para a realização de uma tarefa. O processamento é são as modificações realizadas sobre os dados de entrada e a elaboração dos resultados. A saída é o conjunto de dados resultantes obtidos. Processamento Entrada Saída A História do Computador Em 2000 a.c. os chineses inventaram o Ábaco ou Soroban Em 1617 John Napier descobriu o algoritmo Em 1642 Blaise Pascal inventou uma máquina de calcular veloz que somava e subtraía grandes números (a Pascalina). Em 1680 Leibniz inventou uma máquina de calcular que fazia também multiplicações e divisões. A História do Computador (cont.) Em 1833 Charles Babbage e Lady Byron tentaram construir uma máquina que trabalhasse sozinha (máquina analítica). Não conseguiram, mas concluíram que para ela funcionar deveria ter as etapas: entrada, processamento e saída (base para a construção do computador) Álgebra Booleana Em 1890 Censo nos E.U.A. contagem manual 8 anos Hollerith - máquina de tabulação (contagem por meio de cartões perfurados) 6 semanas 1886: Surgimento da Burroughs 1924: Início da empresa de máquinas de contagem: IBM A História do Computador (cont.) 1937: 1o. Computador Eletromecânico - MARK I. 1939: Computador eletrônico digital (ABC) 1946: 1o. Computador eletrônico disponível comercialmente - ENIAC I. 45/50: Lógica de circuitos - Jonh von Neumman 1949: Computadores com conceito de programação armazenada: EDVAC Computadores em escala comercial e com conceitos de von Neumman: UNIVAC.

3 Gerações de Computadores 1a. Geração: Válvulas eletrônicas Programação em linguagem de máquina Operação, projeto e programação direto no equipamento sem sistema operacional Dispositivos de Entrada/Saída primitivos Necessitavam de ambientes altamente refrigerados Geração de Computadores 2a. Geração: TRANSISTORES Mais usuários se interessaram em comprar computadores Surgimento das primeiras linguagens de programação: Fortran e Assembly Alto custo do equipamento Surgem os discos magnéticos Geração de Computadores 3a. Geração: CIRCUITOS INTEGRADOS Computadores mais confiáveis, menores e mais rápidos. Baixo consumo de energia e menor custo Surge a idéia de família de computadores. Surgimento do time-sharing Geração de Computadores 4a. Geração: COMPUTADORES PESSOAIS - Miniaturização Desenvolvimento de circuitos LSI, chips Computadores mais baratos, alto poder de interação Softwares mais amigáveis e ambientes gráficos S. O. dominantes: MS-DOS e UNIX. Geração de Computadores 5a. Geração: Inteligência Artificial Arquitetura de processamento paralelo: vários processadores Ruptura da estrutura binária de von Neumman. Inteligência Artificial Tipos de computadores COMPUTADOR: dispositivo elétrico, manipula dados com rapidez e precisão. Recebe dados de entrada e, de forma automática, os processa para obter informação de saída, com base num conjunto de instruções. Exemplo: controle de Computadores analógicos temperatura de uma caldeira Executam trabalhos usando elementos com representados sensores, por medidor grandezas físicas, como por exemplo, a intensidade energia de uma elétrica. corrente elétrica. São computadores criados para uma finalidade específica, isto é, só se aplicam a um determinado trabalho. Por utilizar valores numéricos, Computadores digitais os resultados são exatos, como Realizam suas operações utilizando por elementos exemplo: representados cálculos por de grandezas matemáticas (números), engenharia. ou seja, operam dígito a dígito. São computadores destinados a aplicações múltiplas, podendo ser utilizados em diversas tarefas. Computadores híbridos Combinam o digital com o analógico, possibilitando a utilização de dados discretos e contínuos (exemplo: sistema de cuidados intensivos num hospital).

4 Hardware e Software Software é o conjunto de programas usados pelo computador. Compõem as instruções eletrônicas que informam ao computador como realizar determinadas tarefas. Existem duas classes de software: - Básicos: têm como objetivo possibilitar a operação e o uso do computador, seja qual for a aplicação (o foco está na máquina).. Ex: o sistema operacional Windows - Aplicativos: se concentram na solução de algum tipo de problema, utilizando o computador como ferramenta (o foco está na aplicação). Ex: editar textos, editar planilhas e gráficos EVOLUÇÃO DO SOFTWARE 1ª. Geração: Inicialmente: apenas linguagem de máquina 2ª. Geração: Décadas de 50-60: Fortran, Cobol, PL-I 3ª. Geração: Décadas de 70-80:Basic, C, Dbase 4ª. Geração em diante: Posteriormente, surgiram softwares amigáveis, mais comerciais e científicos: C, Pascal, FoxPro, Orientação-a-Objetos, Java, Clipper... SISTEMAS OPERACIONAIS São conjuntos de programas que gerenciam os recursos da máquina. Servem de interface entre o usuário e o kernel do computador. Tipos: Monousuário Multiusuário Funções do Sistema Operacional Resumidamente, é possível enumerar as quatro principais funções de um sistema operacional: gestão do processador gestão da memória gestão dos periféricos diálogo (interface) com o usuário PROGRAMAS APLICATIVOS Processador de Texto Banco de Dados Planilha Eletrônica Apresentação Eletrônica Técnicas de Processamento Monoprogramação Apenas um programa é executado. Isto causa um desperdício de tempo de processador, pois este fica inativo quando é solicitada a intervenção de um periférico Multiprogramação Existe mais de um programa a executar residente em memória principal. O tempo de inatividade do processador é diminuído pela concorrência de todos os programas para o seu uso Timesharing - (tempo partilhado) Permite o uso de um computador por vários usuários, tendo cada um destes a impressão de ser o único a utilizar a máquina. Utiliza o recurso da multiprogramação e divisão do tempo de processador, de modo sequencial, por cada um dos usuários Monoprocessamento O computador possui um único processador Multiprocessamento O computador possui mais de um processador; executa simultâneamente mais de um programa (tantos quantos os processadores)

5 Linguagem de Programação As linguagens de programação são um meio de comunicação com o computador. Uma linguagem de programação é constituída por um conjunto de palavras (ou símbolos) que, colocados segundo determinadas regras, significam operações a realizar pelo computador programa. O conjunto de palavras constitui o vocabulário; as regras que determinam a sua colocação são designadas por sintaxe Linguagem de Programação As linguagens de programação são um meio de comunicação com o computador. Existem três tipos : 1. Linguagem máquina: Próximo do modo de funcionamento interno do computador (sequências de 0 s e 1 s). Vantagem: mais rápida que qualquer outra. Desvantagens: cansativa, sujeita a muitos erros, dependente do processador, pesada para o programador. 2. Linguagem de baixo nível (Assembly): Mais fácil que a linguagem de máquina: usa mnemônicos. O programa para utilização desta linguagem chama-se assembler. O assembly é mais flexível que a linguagem de máquina, sujeita a muitos erros e muito trabalhosa. 3. Linguagem de alto nível: É a mais difundida e mais fácil de utilizar. São linguagens mais próximas da linguagem comum. Exemplos: Pascal e o BASIC, COBOL, FORTRAN, C++, JAVA, etc. Tradutores A utilização de uma linguagem de programação exige o uso de um tradutor responsável pela respectiva passagem do programa para código máquina. Existem dois tipos de tradutores: Configuração do Computador - O Computador Visto por Fora Interpretador: trata uma instrução de cada vez, isto é, lê uma instrução, converte em linguagem máquina, executa-a, passa para a instrução seguinte e repete o processo Vantagens: mais fácil detectar e corrigir erros de sintaxe, maior rapidez de teste do programa Desvantagens: necessária a presença do interpretador para correr o programa, é mais lento a executar e possui maiores custos Compilador: analisa e trata todo o conjunto de instruções numa dada linguagem (programa fonte) e converte-o num programa objeto executável Vantagens: maior rapidez de execução, menor necessidade de memória secundária Desvantagens: mais difícil de detectar e corrigir erros de sintaxe. Configuração do Computador - O Computador Visto Por Dentro A Estrutural Funcional do Computador Unidade de Entrada Processador Monitor Unidade de Saída Memória Teclado Chip

6 A Função de Entrada A Função de Saída Função de Processamento Unidade Central de Processamento (UCP) U.C. U.L.A A Função de Processamento - Memória Memória: Principal: ROM (Read Only Memory) armazena informações pré-gravadas de fábrica. O conteúdo da memória RAM não pode ser modificado pelo usuário RAM (Randomic Access Memory) armazena as informações processadas pelo programa. Também é chamada de volátil, pois o seu conteúdo nunca é permanente. Todo o conteúdo da memória RAM é perdido quando se desliga o computador Auxiliar ou Secundária Funcionamento da Memória Auxiliar Memória Auxiliar Disquete ou disco flexível Disco Rígido (HD) ou Winchester Disco Compacto (CD) Disco de Vídeo Digital (DVD) Disco ótico Pen drives Periféricos Impressora Unidade de Saída Pode-se imprimir texto, desenho, foto, etc. Podem ser: Impacto ou matricial, Jato de tinta e Laser. Digitalizador É um periférico capaz de capturar a imagem de uma página impressa. Podem trabalhar em preto e branco ou suportar até milhões de cores. Podem ser de mão ou de mesa. Modem Equipamento que faz a tradução entre o sistema digital do micro e o sistema analógico da telefonia.

7 Elementos de Informação Comandos do MS-Dos Bit é a menor unidade de informação. O bit pode ser representado por dois valores lógicos: 1 e 0 Byte é a unidade padrão da informação. É um conjunto de bits e representa um caracter (uma letra por exemplo) Kilobyte(KB) é aproximadamente 1000 bytes Megabyte(MB) é aproximadamente 1000 KB Gigabyte(GB) é aproximadamente 1000 MB 1) DIR: verificar/listar diretório: C> Dir E: C> Dir C> Dir F:M*.* C> Dir *.J* D> Dir C: L*.K* Nome de arquivos: Identificação.Extensão Identificação: nome dado pelo usuário. Extensão: indica o tipo do arquivo. Exemplos: texto.doc exemplo.xls capitulo.txt Comandos do Ms_Dos Comandos do MS-Dos 2) VER: verifica a versão do S.O. C> VER Resposta: A versão do S.O. é Windows NT 3) VOL: lista o nome do Volume C> VOL Resposta: O Volume do drive C: é LACACIA C> VOL B: Resposta: O Volume do drive B: é MARIA 4) LABEL: Consulta / Altera nome de volume C> Label a:eva C> Label Lacacia 5) DATE: Consulta/Altera data do sistema C> Date A data do sistema é Deseja Alterar? Comandos do MS-DOS Comandos do MS_Dos 6) TIME: Consulta / Altera hora do sistema. C> TIME A hora do sistema é 10:30 Deseja Alterar? ) DEL: Deleta arquivos C> DEL E:Xis.tex C> DEL F:B*.* C> DEL D:*.* Tem certeza(s/n)? 8) COPY: Copia arquivos. C> Copy A:X*.* B: C> Copy *.DOC A: C> Copy A:*.J* B: 9) REN: Muda nomes de arquivos. C> Ren Lixo.doc Cap1.doc C> Ren A:nome.txt A:livro.txt

8 Comandos do MS-DOS 10) TYPE: Lista conteúdo do arquivo. Árvore de Diretórios \ C> TYPE A:PROVA.TXT Comandos para manipulação de diretórios Comandos de Manipulação de Diretórios 11) Mkdir ou MD: Construção de diretórios C> MD \Alunos C> MD \Docum C> MD \Alunos\Jose C> MD \Alunos\Maria... 12) CD: Muda de diretórios C> CD \Alunos\Jose C> CD.. C> CD \Docum\MEM C> CD \ 13) RMDIR ou RD: Remove diretórios C> RD \Alunos\Maria C> RD \Alunos\Jose C> RD \Alunos 14) DELTREE: Remove Diretórios C> DELTREE Docum Comandos de Manipulação de Diretórios 15) TREE: Lista a árvore de diretório C> TREE C> TREE A: 16) [Un]: Mudar de Drive corrente C>E: C>F: E>C:

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados.

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados. Informática: termo que provém da contração das palavras Informação automática. É a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. Principais funções: - desenvolvimento de novas máquinas

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SCC-120 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Zhao Liang O Sistema de Computador RESULTADOS PROCESSAMENTO DADOS Um computador é um dispositivo físico que recebe dados como entrada, transforma esses

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Plano de Curso Ementa Noções básicas sobre os componentes de

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência

Leia mais

Informática I. Aula 2. Aula 2-04/09/2006 1

Informática I. Aula 2.  Aula 2-04/09/2006 1 Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-04/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação.

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação. 2. Conceitos Básicos Introdução à Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/icc2017.html Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary Informática, ou ainda, automação da informação. Sem dúvida, se não a maior, uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Presente em todos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Introdução a Informática Introdução Para que serve o computador? Word, Filme, Facebook,... Resolver problemas do usuário Coletar, manipular e fornecer os resultados Processamento eletrônico

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática na Educação Prof. Msc. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br http://www. Escola Bíblica Cristã Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

CP Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles

CP Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles CP 5003.3 - Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles Ementa Introdução e histórico Sistemas de numeração binária e hexadecimal Sistema operacional Linguagem de programação Algoritmos Introdução

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA CES-10 Prof. Paulo André Estrutura do Curso Conceitos Básicos de Programação Algoritmos Estruturas de Controle Comandos de Entrada e Saída e Manipulação de Arquivos Rotinas, Variáveis Estruturadas e Ponteiros

Leia mais

Sistema Computacional

Sistema Computacional Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Abstração Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é um? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e.

Leia mais

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Prof. Saravalli www.profsaravalli.com E-mail: ademir_saravalli@yahoo.com.br 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 03 Informática Básica Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 03 Informática Básica Softwares, Aplicativos

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Curso Técnico em Informática Disciplina: Fundamentos e Suporte

Leia mais

Fat-Uerj: Introdução à computação

Fat-Uerj: Introdução à computação Fat-Uerj: Introdução à computação Profa Pryscilla Pires Aula 1: Apresentação da disciplina Uma breve história da computação Apresentação da disciplina UNIDADE: Faculdade de Tecnologia DEPARTAMENTO: Matemática,

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC).

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Engenharia Civil. Conceitos Básicos. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Conceitos Básicos. Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Introdução à Computação Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência técnica

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de Programação Professora Luciana Faria luciana.faria@ifs.ifsuldeminas.edu.br Conceitos Básicos Computadores??? Máquina composta de elemento físicos do tipo eletrônico É uma máquina

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Informática I. Aula 1. Aula 1-30/08/2006 1

Informática I. Aula 1.  Aula 1-30/08/2006 1 Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-30/08/2006 1 Ementa O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação: Histórico dos Computadores

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores (equipamentos de interconexão, classificação

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Apresentação Ano Letivo: 2017 Período: 1º Unidade Curricular: Introdução a Informática Carga Horária: 40hs Prof.: Roitier Campos Gonçalves http://roitier.pro.br Ementa Conceitos básicos de sistemas de

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

INFORMÁTICA: Informação automática

INFORMÁTICA: Informação automática INTRODUÇÃO INFORMÁTICA: Informação automática Definição: é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação (encarregada pelo estudo e desenvolvimento de máquinas e métodos para processar

Leia mais

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

HISTÓRIA DO COMPUTADOR HISTÓRIA DO COMPUTADOR Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, entre os quais estão

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados I. Tiago Alves de Oliveira

Algoritmos e Estrutura de Dados I. Tiago Alves de Oliveira Algoritmos e Estrutura de Dados I Tiago Alves de Oliveira tiagofga@gmail.com Apresentação Quem sou eu: Tiago Alves de Oliveira www.tiagoalves.com.br tiago.alves@uemg.br Quem são vocês? Nome? Onde Estudou?

Leia mais

Informática I. Aula 1. Objetivo da disciplina

Informática I. Aula 1.  Objetivo da disciplina Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-27/08/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação.

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

Prof. Sandro Wambier

Prof. Sandro Wambier Prof. Sandro Wambier São elementos da Arquitetura de um computador: conjunto de instruções de um processador, os modos de endereçamentos, o tipo e tamanho dos dados manipulados pelo processador, ex.: Intel

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

15/09/2016 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? PENSAR EM INFORMÁTICA É PENSAR EM:

15/09/2016 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? PENSAR EM INFORMÁTICA É PENSAR EM: Apple I - 1976 1982 O Homem do ano Apple II - 1977 IBM PC - 1981 É um dispositivo físico que recebe dados como entrada, transforma esse dados pela execução de um programa armazenado e envia informações

Leia mais

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Máquina destinada a realizar cálculos complexos. Matéria Prima Série de atividades

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1 Informática para o MPU Prof. Jefferson Moreira 1 Sites e contato Email e msn: jefferson.jbsm@hotmail.com www.projetofuturoservidor.wordpress.com Twitter: @jeff_bala Orkut: Jefferson Moreira Prof. Jefferson

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Componentes do Computador Prof. Aquiles Burlamaqui ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso quando estiver em sala de aula;

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Primeira Aula Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte1.pdf Organização de Computadores I Primeira Aula 1/57 Conteúdo Básicas. Básicos... Organização

Leia mais

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA PROF.: EDSON WANDERLEY E-MAIL: EDSON@EDSONWANDERLEY.COM.BR SITE: WWW.EDSONWANDERLEY.COM.BR WHATSAPP: (81) 9 9743-3576 MINHA FORMAÇÃO Bacharel em Ciência da Computação Técnico

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES AULA 03 PROFº RITIELLE SOUZA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA Arquitetura de Von Neumann Uma unidade central de processamento recebe informações através de uma unidade

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Professor Marlon Marcon Introdução Alguns pesquisadores consideram STONEHENGE o 1º computador feito pelo homem. Trata-se de um monumento paleolítico construído de pedras de 3

Leia mais

Conceitos básicos sobre computadores (continuação)

Conceitos básicos sobre computadores (continuação) SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Conceitos básicos sobre computadores (continuação) Prof. Vanderlei Bonato Prof. Cláudio Fabiano Motta Toledo Sumário O que é um computador e

Leia mais

Tendências e Conceitos. Prof. Miguel Damasco 14/03/2013 1

Tendências e Conceitos. Prof. Miguel Damasco 14/03/2013 1 Tendências e Conceitos UD 1 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA Prof. Miguel Damasco 14/03/2013 1 Definição de Microcomputador Dispositivo eletrônico que recebe dados, processa os dados e fornece como saídas

Leia mais

Estrutura dos Computadores. Arquitetura de Computadores

Estrutura dos Computadores. Arquitetura de Computadores Estrutura dos Computadores Arquitetura de Computadores Noções de Computador Hardware: Componentes mecânicos e eletroeletrônicos Software: Sequência de instruções e comandos que fazem o computador realizar

Leia mais

Divisão da disciplina nos seguintes módulos:

Divisão da disciplina nos seguintes módulos: Divisão da disciplina nos seguintes módulos: Introdução à informática Segurança da informação Sistemas operacionais Sistema de numeração Internet Software de edição de texto Software de planilha eletrônica

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares As Gerações dos Computadores Professor Leonardo Cabral da R. Soares Primeira Geração (1946 1954) A primeira geração de computadores utilizava válvulas eletrônicas e possuía dimensões gigantescas. Um dos

Leia mais

Uma visão geral sobre computadores e Internet

Uma visão geral sobre computadores e Internet Uma visão geral sobre computadores e Internet O que é um computador? Breve histórico do computador Como um computador funciona? Por dentro das tecnologias A rede mundial (Internet) Sistemas operacionais:

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Arquitetura de Computadores. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Arquitetura de Computadores Prof. Dr. Eng. Fred Sauer fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br Professor Prof. Frederico Sauer (Fred Sauer) Doutor pela COPPE-UFRJ em Sistemas Computacionais Dissertação

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores

Introdução à Arquitetura de Computadores Introdução à Arquitetura de Computadores Professor Carlos Gouvêa SENAIPR - Pinhais O Computador Tipos analógico => grandezas contínuas ex: termômetro digital => pulsações elétricas (0V, +5V) ex: calculadora

Leia mais

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE - 2014.1 AULA I de Albuquerque A história da evolução dos computadores Objetivo: entender como foi a invenção computador e sua evolução no decorrer do tempo. Definição

Leia mais

O que é um microprocessador?

O que é um microprocessador? MICROPROCESSADORES O que é um microprocessador? É um circuito integrado com milhares, ou mesmo milhões, de transistores, que estão interligados por superfinos traços de alumínio. Os transistores trabalham

Leia mais

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens. 1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes

Leia mais

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação PC Ábaco Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Email: Marconitorquato@catolicadocariri.edu.br PRINCIPAIS MARCOS 2 CONSTANTES DA EVOLUÇÃO 3 ÁBACO

Leia mais

Informática. Aula 02 Introdução a Microinformática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 02 Introdução a Microinformática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 02 Introdução a Microinformática Objetivos

Leia mais

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1.

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. Estruturada 2. Orientada a eventos 3. Orientada a objetos d) Sistemas Operacionais

Leia mais

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Computador Digital (Hardware) 2 Computador Digital Constituído por um conjunto de componentes interligados (hardware): processadores, memórias, registradores,

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

Algoritmos Computacionais

Algoritmos Computacionais UNIDADE 1 Processador e instruções Memórias Dispositivos de Entrada e Saída Software ARQUITETURA BÁSICA UCP Unidade central de processamento MEM Memória E/S Dispositivos de entrada e saída UCP UNIDADE

Leia mais

21/03/2018 O QUE É UM COMPUTADOR? COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR?

21/03/2018 O QUE É UM COMPUTADOR? COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? Apple I - 1976 1982 O Homem do ano Apple II - 1977 IBM PC - 1981 COMPUTADOR? Segundo Theodore ROSZAK, p.22, In O Culto da Informação: A palavra computador entrou para o vocabulário do público na década

Leia mais