Avaliação AVISOS BIBLIOGRAFIA. Informática. Plano de Curso INFORMÁTICA MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação AVISOS BIBLIOGRAFIA. Informática. Plano de Curso INFORMÁTICA MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"

Transcrição

1 Plano de Curso INFORMÁTICA MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA Introdução e Conceitos Fundamentais de Informática Sistema Operacional MS-DOS Visão Geral e Conceitos Básicos - Internet Ambiente Windows ACCESS Power Pointer Planilha Excel Avaliação 3 avaliações: 1a. Unidade: prova escrita Assunto: 1 - Introdução e Conceitos Fund. de Informática. 2 - Sistema Operacional MS-DOS. 3 Internet. 2a. Unidade: Prova/Projeto. Assunto da prova: 1 - Access. 2 - Power Pointer. 3a. Unidade: prova prática. Assunto: 1 - Excel. AVISOS Número máximo de faltas : 11 ou 3 dias de aula. TELEFONE CELULAR TERMINANTEMENTE PROIBIDO BIBLIOGRAFIA Alcalde, E., Garcia, M. Informática Básica. Ed. McGraw-Hill Silva, L., Remoaldo, P., Introdução à Internet, Editorial Presença, Meirelles, F. S. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2 a. Ed. São Paulo: Makron Books Velloso, F. C. Informática: conceitos básicos. Ed. Campus. RJ Brookshear, J.G. Ciência da Computação. Uma visão abrangente. Ed. Bookman. Porto Alegre, RS Fedeli,R; Polloni, E; Peres, F. Introdução à Ciência da Computação. Pioneira Thomson Learning, Ramalho, J. A. Microsoft Office 97. Ed. Makron Books, Capron, H. L. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Norton, P. Introdução à Informática. São Paulo: Makron Books, Guimarães, A. M., Lages, N. A. C. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, Informática Como e por que surgiu? Necessidade do homem em automatizar suas atividades O que é Informática? Atividade em que o homem utiliza equipamentos eletrônicos para processar seus dados ou tarefas de forma automatizada ou repetitiva fornecendo seus dados processados como saída / resposta Informação + Automática = Informática

2 Hardware e Software O computador é uma máquina eletrônica (hardware) que funciona sob o controle de instruções (software), ou seja, Computador = parte física (hardware) + parte lógica (software). Hardware é o conjunto de todos os elementos físicos que compõe o computador - o equipamento propriamente dito. Software é o conjunto de instruções que controla e orienta o computador para execução de tarefas. Sistema de computação é o conjunto formado pelo hardware, software e peopleware. SISTEMA COMPUTACIONAL - COMPONENTES Hardware Pessoas Software 8 Sistema de Computação Um sistema de computação realiza três funções básicas: entrada, processamento e saída. A entrada de um sistema de computação é o conjunto dos dados necessários para a realização de uma tarefa. O processamento é são as modificações realizadas sobre os dados de entrada e a elaboração dos resultados. A saída é o conjunto de dados resultantes obtidos. Processamento Entrada Saída A História do Computador Em 2000 a.c. os chineses inventaram o Ábaco ou Soroban Em 1617 John Napier descobriu o algoritmo Em 1642 Blaise Pascal inventou uma máquina de calcular veloz que somava e subtraía grandes números (a Pascalina). Em 1680 Leibniz inventou uma máquina de calcular que fazia também multiplicações e divisões. A História do Computador (cont.) Em 1833 Charles Babbage e Lady Byron tentaram construir uma máquina que trabalhasse sozinha (máquina analítica). Não conseguiram, mas concluíram que para ela funcionar deveria ter as etapas: entrada, processamento e saída (base para a construção do computador) Álgebra Booleana Em 1890 Censo nos E.U.A. contagem manual 8 anos Hollerith - máquina de tabulação (contagem por meio de cartões perfurados) 6 semanas 1886: Surgimento da Burroughs 1924: Início da empresa de máquinas de contagem: IBM A História do Computador (cont.) 1937: 1o. Computador Eletromecânico - MARK I. 1939: Computador eletrônico digital (ABC) 1946: 1o. Computador eletrônico disponível comercialmente - ENIAC I. 45/50: Lógica de circuitos - Jonh von Neumman 1949: Computadores com conceito de programação armazenada: EDVAC Computadores em escala comercial e com conceitos de von Neumman: UNIVAC.

3 Gerações de Computadores 1a. Geração: Válvulas eletrônicas Programação em linguagem de máquina Operação, projeto e programação direto no equipamento sem sistema operacional Dispositivos de Entrada/Saída primitivos Necessitavam de ambientes altamente refrigerados Geração de Computadores 2a. Geração: TRANSISTORES Mais usuários se interessaram em comprar computadores Surgimento das primeiras linguagens de programação: Fortran e Assembly Alto custo do equipamento Surgem os discos magnéticos Geração de Computadores 3a. Geração: CIRCUITOS INTEGRADOS Computadores mais confiáveis, menores e mais rápidos. Baixo consumo de energia e menor custo Surge a idéia de família de computadores. Surgimento do time-sharing Geração de Computadores 4a. Geração: COMPUTADORES PESSOAIS - Miniaturização Desenvolvimento de circuitos LSI, chips Computadores mais baratos, alto poder de interação Softwares mais amigáveis e ambientes gráficos S. O. dominantes: MS-DOS e UNIX. Geração de Computadores 5a. Geração: Inteligência Artificial Arquitetura de processamento paralelo: vários processadores Ruptura da estrutura binária de von Neumman. Inteligência Artificial Tipos de computadores COMPUTADOR: dispositivo elétrico, manipula dados com rapidez e precisão. Recebe dados de entrada e, de forma automática, os processa para obter informação de saída, com base num conjunto de instruções. Exemplo: controle de Computadores analógicos temperatura de uma caldeira Executam trabalhos usando elementos com representados sensores, por medidor grandezas físicas, como por exemplo, a intensidade energia de uma elétrica. corrente elétrica. São computadores criados para uma finalidade específica, isto é, só se aplicam a um determinado trabalho. Por utilizar valores numéricos, Computadores digitais os resultados são exatos, como Realizam suas operações utilizando por elementos exemplo: representados cálculos por de grandezas matemáticas (números), engenharia. ou seja, operam dígito a dígito. São computadores destinados a aplicações múltiplas, podendo ser utilizados em diversas tarefas. Computadores híbridos Combinam o digital com o analógico, possibilitando a utilização de dados discretos e contínuos (exemplo: sistema de cuidados intensivos num hospital).

4 Hardware e Software Software é o conjunto de programas usados pelo computador. Compõem as instruções eletrônicas que informam ao computador como realizar determinadas tarefas. Existem duas classes de software: - Básicos: têm como objetivo possibilitar a operação e o uso do computador, seja qual for a aplicação (o foco está na máquina).. Ex: o sistema operacional Windows - Aplicativos: se concentram na solução de algum tipo de problema, utilizando o computador como ferramenta (o foco está na aplicação). Ex: editar textos, editar planilhas e gráficos EVOLUÇÃO DO SOFTWARE 1ª. Geração: Inicialmente: apenas linguagem de máquina 2ª. Geração: Décadas de 50-60: Fortran, Cobol, PL-I 3ª. Geração: Décadas de 70-80:Basic, C, Dbase 4ª. Geração em diante: Posteriormente, surgiram softwares amigáveis, mais comerciais e científicos: C, Pascal, FoxPro, Orientação-a-Objetos, Java, Clipper... SISTEMAS OPERACIONAIS São conjuntos de programas que gerenciam os recursos da máquina. Servem de interface entre o usuário e o kernel do computador. Tipos: Monousuário Multiusuário Funções do Sistema Operacional Resumidamente, é possível enumerar as quatro principais funções de um sistema operacional: gestão do processador gestão da memória gestão dos periféricos diálogo (interface) com o usuário PROGRAMAS APLICATIVOS Processador de Texto Banco de Dados Planilha Eletrônica Apresentação Eletrônica Técnicas de Processamento Monoprogramação Apenas um programa é executado. Isto causa um desperdício de tempo de processador, pois este fica inativo quando é solicitada a intervenção de um periférico Multiprogramação Existe mais de um programa a executar residente em memória principal. O tempo de inatividade do processador é diminuído pela concorrência de todos os programas para o seu uso Timesharing - (tempo partilhado) Permite o uso de um computador por vários usuários, tendo cada um destes a impressão de ser o único a utilizar a máquina. Utiliza o recurso da multiprogramação e divisão do tempo de processador, de modo sequencial, por cada um dos usuários Monoprocessamento O computador possui um único processador Multiprocessamento O computador possui mais de um processador; executa simultâneamente mais de um programa (tantos quantos os processadores)

5 Linguagem de Programação As linguagens de programação são um meio de comunicação com o computador. Uma linguagem de programação é constituída por um conjunto de palavras (ou símbolos) que, colocados segundo determinadas regras, significam operações a realizar pelo computador programa. O conjunto de palavras constitui o vocabulário; as regras que determinam a sua colocação são designadas por sintaxe Linguagem de Programação As linguagens de programação são um meio de comunicação com o computador. Existem três tipos : 1. Linguagem máquina: Próximo do modo de funcionamento interno do computador (sequências de 0 s e 1 s). Vantagem: mais rápida que qualquer outra. Desvantagens: cansativa, sujeita a muitos erros, dependente do processador, pesada para o programador. 2. Linguagem de baixo nível (Assembly): Mais fácil que a linguagem de máquina: usa mnemônicos. O programa para utilização desta linguagem chama-se assembler. O assembly é mais flexível que a linguagem de máquina, sujeita a muitos erros e muito trabalhosa. 3. Linguagem de alto nível: É a mais difundida e mais fácil de utilizar. São linguagens mais próximas da linguagem comum. Exemplos: Pascal e o BASIC, COBOL, FORTRAN, C++, JAVA, etc. Tradutores A utilização de uma linguagem de programação exige o uso de um tradutor responsável pela respectiva passagem do programa para código máquina. Existem dois tipos de tradutores: Configuração do Computador - O Computador Visto por Fora Interpretador: trata uma instrução de cada vez, isto é, lê uma instrução, converte em linguagem máquina, executa-a, passa para a instrução seguinte e repete o processo Vantagens: mais fácil detectar e corrigir erros de sintaxe, maior rapidez de teste do programa Desvantagens: necessária a presença do interpretador para correr o programa, é mais lento a executar e possui maiores custos Compilador: analisa e trata todo o conjunto de instruções numa dada linguagem (programa fonte) e converte-o num programa objeto executável Vantagens: maior rapidez de execução, menor necessidade de memória secundária Desvantagens: mais difícil de detectar e corrigir erros de sintaxe. Configuração do Computador - O Computador Visto Por Dentro A Estrutural Funcional do Computador Unidade de Entrada Processador Monitor Unidade de Saída Memória Teclado Chip

6 A Função de Entrada A Função de Saída Função de Processamento Unidade Central de Processamento (UCP) U.C. U.L.A A Função de Processamento - Memória Memória: Principal: ROM (Read Only Memory) armazena informações pré-gravadas de fábrica. O conteúdo da memória RAM não pode ser modificado pelo usuário RAM (Randomic Access Memory) armazena as informações processadas pelo programa. Também é chamada de volátil, pois o seu conteúdo nunca é permanente. Todo o conteúdo da memória RAM é perdido quando se desliga o computador Auxiliar ou Secundária Funcionamento da Memória Auxiliar Memória Auxiliar Disquete ou disco flexível Disco Rígido (HD) ou Winchester Disco Compacto (CD) Disco de Vídeo Digital (DVD) Disco ótico Pen drives Periféricos Impressora Unidade de Saída Pode-se imprimir texto, desenho, foto, etc. Podem ser: Impacto ou matricial, Jato de tinta e Laser. Digitalizador É um periférico capaz de capturar a imagem de uma página impressa. Podem trabalhar em preto e branco ou suportar até milhões de cores. Podem ser de mão ou de mesa. Modem Equipamento que faz a tradução entre o sistema digital do micro e o sistema analógico da telefonia.

7 Elementos de Informação Comandos do MS-Dos Bit é a menor unidade de informação. O bit pode ser representado por dois valores lógicos: 1 e 0 Byte é a unidade padrão da informação. É um conjunto de bits e representa um caracter (uma letra por exemplo) Kilobyte(KB) é aproximadamente 1000 bytes Megabyte(MB) é aproximadamente 1000 KB Gigabyte(GB) é aproximadamente 1000 MB 1) DIR: verificar/listar diretório: C> Dir E: C> Dir C> Dir F:M*.* C> Dir *.J* D> Dir C: L*.K* Nome de arquivos: Identificação.Extensão Identificação: nome dado pelo usuário. Extensão: indica o tipo do arquivo. Exemplos: texto.doc exemplo.xls capitulo.txt Comandos do Ms_Dos Comandos do MS-Dos 2) VER: verifica a versão do S.O. C> VER Resposta: A versão do S.O. é Windows NT 3) VOL: lista o nome do Volume C> VOL Resposta: O Volume do drive C: é LACACIA C> VOL B: Resposta: O Volume do drive B: é MARIA 4) LABEL: Consulta / Altera nome de volume C> Label a:eva C> Label Lacacia 5) DATE: Consulta/Altera data do sistema C> Date A data do sistema é Deseja Alterar? Comandos do MS-DOS Comandos do MS_Dos 6) TIME: Consulta / Altera hora do sistema. C> TIME A hora do sistema é 10:30 Deseja Alterar? ) DEL: Deleta arquivos C> DEL E:Xis.tex C> DEL F:B*.* C> DEL D:*.* Tem certeza(s/n)? 8) COPY: Copia arquivos. C> Copy A:X*.* B: C> Copy *.DOC A: C> Copy A:*.J* B: 9) REN: Muda nomes de arquivos. C> Ren Lixo.doc Cap1.doc C> Ren A:nome.txt A:livro.txt

8 Comandos do MS-DOS 10) TYPE: Lista conteúdo do arquivo. Árvore de Diretórios \ C> TYPE A:PROVA.TXT Comandos para manipulação de diretórios Comandos de Manipulação de Diretórios 11) Mkdir ou MD: Construção de diretórios C> MD \Alunos C> MD \Docum C> MD \Alunos\Jose C> MD \Alunos\Maria... 12) CD: Muda de diretórios C> CD \Alunos\Jose C> CD.. C> CD \Docum\MEM C> CD \ 13) RMDIR ou RD: Remove diretórios C> RD \Alunos\Maria C> RD \Alunos\Jose C> RD \Alunos 14) DELTREE: Remove Diretórios C> DELTREE Docum Comandos de Manipulação de Diretórios 15) TREE: Lista a árvore de diretório C> TREE C> TREE A: 16) [Un]: Mudar de Drive corrente C>E: C>F: E>C:

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Prof. Saravalli www.profsaravalli.com E-mail: ademir_saravalli@yahoo.com.br 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1.

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. Estruturada 2. Orientada a eventos 3. Orientada a objetos d) Sistemas Operacionais

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

As Gerações dos Computadores. Professor Leonardo Cabral da R. Soares As Gerações dos Computadores Professor Leonardo Cabral da R. Soares Primeira Geração (1946 1954) A primeira geração de computadores utilizava válvulas eletrônicas e possuía dimensões gigantescas. Um dos

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação PC Ábaco Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Email: Marconitorquato@catolicadocariri.edu.br PRINCIPAIS MARCOS 2 CONSTANTES DA EVOLUÇÃO 3 ÁBACO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES AULA 03 PROFº RITIELLE SOUZA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA Arquitetura de Von Neumann Uma unidade central de processamento recebe informações através de uma unidade

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1 Informática para o MPU Prof. Jefferson Moreira 1 Sites e contato Email e msn: jefferson.jbsm@hotmail.com www.projetofuturoservidor.wordpress.com Twitter: @jeff_bala Orkut: Jefferson Moreira Prof. Jefferson

Leia mais

Estrutura dos Computadores. Arquitetura de Computadores

Estrutura dos Computadores. Arquitetura de Computadores Estrutura dos Computadores Arquitetura de Computadores Noções de Computador Hardware: Componentes mecânicos e eletroeletrônicos Software: Sequência de instruções e comandos que fazem o computador realizar

Leia mais

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática O Computador Eng. Jorge Munguambe O que é um computador? É uma unidade Funcional programável, composta por uma ou mais unidades de processamento associadas e por equipamentos periférico, que é controlado

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Informática Educativa 2012

Informática Educativa 2012 Informática Educativa 2012 CAP. I pp. 15 à 21 Prof. Gemilson George Periféricos Definição: Dispositivos de entrada e/ou saída de dados em um computador. Tipos de Periféricos Periféricos de Entrada - São

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 27 e 28

Introdução à Informática Aulas 27 e 28 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Introdução à Informática Aulas 27 e 28 Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 18 de abril de 2011. REVISÃO Conversão Decimal para Binário Exemplo 1: número 107

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Professora: Sheila Cáceres 2 3 História do Computador Fonte: http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/caldeira/paginas%2007-08/tic/material/acetatos/01%20-%20historia%20computadores.pdf

Leia mais

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação Aula 02 - Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware Slide 1 de - Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore.

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Microcomputadores. É época de Natal. Um pai sai em busca dos presentes, entre eles o do filho, o tão ansiado videogame.

Microcomputadores. É época de Natal. Um pai sai em busca dos presentes, entre eles o do filho, o tão ansiado videogame. A UU L AL A Microcomputadores É época de Natal. Um pai sai em busca dos presentes, entre eles o do filho, o tão ansiado videogame. Um problema A onda agora são os videogames, os CD-ROMS, equipamentos de

Leia mais

Informática I. Aula 1. Objetivo da disciplina

Informática I. Aula 1.  Objetivo da disciplina Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-27/08/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação.

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

O que é um microprocessador?

O que é um microprocessador? MICROPROCESSADORES O que é um microprocessador? É um circuito integrado com milhares, ou mesmo milhões, de transistores, que estão interligados por superfinos traços de alumínio. Os transistores trabalham

Leia mais

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira Unidade I ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Antônio Palmeira Apresentação da disciplina Conhecer as estruturas de hardware de um sistema computacional. Entender o funcionamento dos vários módulos que compõem

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores

Introdução à Arquitetura de Computadores Introdução à Arquitetura de Computadores Professor Carlos Gouvêa SENAIPR - Pinhais O Computador Tipos analógico => grandezas contínuas ex: termômetro digital => pulsações elétricas (0V, +5V) ex: calculadora

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Ensino Médio Integrado Técnico em Informática 2013 Professor Eduardo Alberto Felippsen Definição de computador: Dicionário Michelis com.pu.ta.dor

Leia mais

Computador (arquitetura básica): b

Computador (arquitetura básica): b Hardware É a parte física f de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos, elétricos e magnéticos). Componentes Básicos

Leia mais

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco Assunto 2 - Software UD 1 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA Prof. Miguel Damasco a. Gerações dos Softwares 1ª Geração: Linguagem de máquina notação numérica binária ou hexadecimal, linguagem de baixo nível,

Leia mais

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador.

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. Primeiras Máquinas de Calcular O ábaco foi criado há aproximadamente 4.000 a.c., um aparelho

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry FEVEREIRO/2016 O QUE É INFORMÁTICA? INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA 2 Ábaco 3 Ábaco Criado em 5500 a.c.; Seu nome original era Calculus

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação O que é um computador? Um computador é uma coleção de componentes que realizam operações lógicas e aritméticas sobre um grande volume de dados. (F. K. Miyazawa) Um computador é composto por: Introdução

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Cristina Boeres Sistema de Computação! Conjunto de componentes integrados com o objetivo de manipular dados e gerar informações úteis.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador Kelly Rosa Braghetto DCC IME USP 25 de março de 2014 MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 Como Funciona um Computador DCC IME USP 1

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 C / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Informática. Aula 02 Introdução a Microinformática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 02 Introdução a Microinformática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 02 Introdução a Microinformática Objetivos

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA AULA

INFORMÁTICA BÁSICA AULA INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 2014 1 História dos Computadores Antigamente os computadores eram grandes e difíceis de usar; Eram usados principalmente para fazer cálculos, ou seja, computar, por isso eram

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I Sistemas Operacionais I Revisão de conceitos Sistemas Operacionais I Dionisio Gava Junior Componentes básicos Componentes Básicos da Tecnologia da Informação Hardware CPU, Memória e Periféricos de E/S.

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

Blog: om.br/ Facebook: https://www.facebook.

Blog:  om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Tecnologia da Informação Ano / Período: 1 Professor (a): Elisabete

Leia mais

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Por quê conhecer a estrutura de um computador? É necessário que o profissional possua noções claras das técnicas de processamento de dados para poder estabelecer um bom

Leia mais

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira LIC Organização e Estrutura Básica Computacional Prof. Marcelo Costa Oliveira licufal@gmail.com História 1946 Inventado o 1º computador eletrônico de grande porte ENIAC Universidade da Pensilvania: 18.000

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS MICROSOFT SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO

SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS MICROSOFT SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO Informática Básica Sistemas Operacionais Aplicativos Prof. Marcos César Bottaro 48 SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS MICROSOFT SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO DISK OPERATING SYSTEM - DOS SISTEMA OPERACIONAL DE DISCO

Leia mais

25/02/2010. Objetivos. Introdução. Entender a criação do computador e sua evolução no tempo; Hardware e sua evolução; Software e sua evolução.

25/02/2010. Objetivos. Introdução. Entender a criação do computador e sua evolução no tempo; Hardware e sua evolução; Software e sua evolução. Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Histórico dos Computadores e Noções de Hardware - FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G. Introdução

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

André Aziz Francielle Santos

André Aziz Francielle Santos André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br) Apresentações; A disciplina: Objetivos; Cronograma; Avaliação; O que é Computação; Breve histórico. DEINFO/UFRPE 2

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha dispendido muito de sua vida e de sua fortuna

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Visão Geral Referências: Sistemas Operacionais Modernos. Andrew S. Tanenbaum. Editora Pearson. 3ª ed. 2010. Seção: 1.1

Leia mais

Montador (assembler)

Montador (assembler) Montador (assembler) Linguagem Assembly Linguagem de máquina Montador (assembler) Traduz um programa fonte em linguagem de montagem (linguagem assembly) em um módulo-objeto (em linguagem de máquina) não

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Arquitetura e Organização dos Computadores

Arquitetura e Organização dos Computadores Faculdade Ieducare 2 º Semestre Sistemas de Informação Professor: Rhyan Ximenes 1 Objetivos de hoje Ementa; Avaliação; Iniciação Científica Revisão de Conceitos; Introdução; 2 Iniciação Científica O que

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 1/21

Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 1/21 Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 Professor: Leonardo Gomes leonardog@inf.ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brazil 2016 - Segundo semestre Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 1/21

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Perguntas de Revisão

Perguntas de Revisão Perguntas de Revisão 1) Que tipo de estrutura de processamento, utilizando computadores, traria mais benefícios para a organização? Resp.: Os administradores precisam conhecer cada tipo de computador disponível

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária Programação de Computadores O Computador Memória Principal representação binária Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Memória principal. Memória secundária. O que são bytes e bits. Tecnologias

Leia mais

Representação da Informação no Computador

Representação da Informação no Computador Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Representação da Informação no Computador Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT3 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre

Leia mais

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado

Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de computador Modelo de Von Neumann: conceito do programa armazenado Arquitetura de Von Neuman A arquitetura de computador proposta por Von Neumann é composta basicamente por: Computadores

Leia mais

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 01: Introdução à Informática

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 01: Introdução à Informática Informática Professor: Diego Oliveira Conteúdo 01: Introdução à Informática Agenda da Aula Apresentação do Professor Apresentação dos Alunos Apresentação da Disciplina Bibliografia Recomendada Metodologia

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann

Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Instalação e Organização de Computadores Aula 06 - Máquina Multinível e Von Neumann Prof. Diego Pereira

Leia mais

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Disciplina de Informática Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação

GFM015 Introdução à Computação GFM015 Introdução à Computação Noções básicas sobre os componentes de microcomputadores (cont...) - Terminologia: Sw, Hw, Programas, Bit, Byte e Códigos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic

Leia mais

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados:

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados: Estado Português Ficha de trabalho nº1 1. Qual a origem da palavra informática? A palavra informática deriva de Informação e Automática 2. Defina informática. A palavra Informática significa o tratamento

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 PROGRAMA É um conjunto de instruções LINGUAGEM BINÁRIA INTRODUÇÃO Os caracteres inteligíveis não são A, B, +, 0, etc., mas apenas zero(0) e um (1). É uma linguagem de comunicação

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 1

Sistemas Operacionais Aula 1 Sistemas Operacionais Aula 1 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE 1/26 O que

Leia mais

Informática Básica. Ensino Fundamental II

Informática Básica. Ensino Fundamental II Informática Básica Ensino Fundamental II Caro(a) cursista, Estamos dando início a disciplina de informática básica, com o objetivo de auxiliá-lo nesta nova etapa produzimos e selecionamos materiais com

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Andrique Amorim

Sistemas Operacionais. Prof. Andrique Amorim Sistemas Operacionais Prof. Andrique Amorim A disciplina Conceitos básicos Arquitetura e organização dos computadores Evolução dos sistemas operacionais Estruturas de sistemas operacionais Gerência de

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~mguerine 1 Introdução Capítulo 1 Livro do Mário Monteiro Conceitos Básicos Processamento de

Leia mais

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos Fundamentos em Informática 01 - Introdução e Conceitos Subsequente / 2011 - Disciplina: Fundamentos ago/2011 em Informática - 1 Introdução Informática: ciência do tratamento automático das informações

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais