Aos meus pais, TÂNIA e EVERTON e a minha segunda mãe, DIDITH (in. memorian), por tudo que sempre fizeram e representam para mim, por todo amor força

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aos meus pais, TÂNIA e EVERTON e a minha segunda mãe, DIDITH (in. memorian), por tudo que sempre fizeram e representam para mim, por todo amor força"

Transcrição

1 Dedico este trabalho Aos meus pais, TÂNIA e EVERTON e a minha segunda mãe, DIDITH (in memorian), por tudo que sempre fizeram e representam para mim, por todo amor força e incentivo, por sempre me apoiarem, vibrarem e torcerem por mim. Vocês são meu exemplo de vida. De todo amor que eu tenho, metade foi tu que me deu, salvando minh alma da vida, sorrindo e fazendo meu EU (Maria Gadu).

2 AGRADECIMENTO ESPECIAL A DEUS por sempre permanecer ao meu lado nos momentos mais difíceis iluminando meu caminho, me dando força para que eu chegasse ate aqui. A sua presença foi sempre constante, mesmo quando achava que estava sozinha, havia você, me sustentando. Aos meus pais TÂNIA e EVERTON, que me deram a vida e sempre estiveram comigo, me ensinando o que é certo e errado. Obrigada pelo amor e carinho, por me fazerem enxergar o que sou. Amo vocês. A minha irmã EVELYN, por toda a paciência, carinho e compreensão. A quem sempre poderei contar. Você não é só minha irmã, é uma amiga, uma cúmplice. Serei eternamente grata a você.te amo. Ao meu irmão JOB, que mesmo de longe, sempre arrumava um tempinho pra me ajudar quando eu precisava. Você é muito especial. Muito obrigada meu amor por tudo, também amo muito você. Ao meu cunhado preferido ÁLVARO CÉSAR, que sempre foi muito mais que isso, um verdadeiro amigo. Muito obrigada pela amizade, companheirismo, carinho e pela força que sempre me deu. A minha amiga, POLYANA, por me substituir sempre em que eu precisei me ausentar do consultório. Nunca se esqueça que você é muito especial, muito mais que uma amiga, uma irmã. Amo você. Muito obrigada.

3 Ao meu orientador... Prof. Dr. FERNANDO C. TORRES, por seus conhecimentos, disponibilidade e paciência em orientar este trabalho e, pela confiança depositada em mim. Muito obrigada também por sua amizade e carinho. Você é um exemplo de professor e pessoa. Sem seu apoio e conhecimento nada disso teria sido possível. O bom professor é aquele que nos ensina mais do que o currículo de sua disciplina; é o que nos cobra mais do que disciplina e respeito (isso ele merece e conquista paulatinamente); é o que vai buscar o que temos de melhor, onde nem nós mesmos suspeitávamos; é o que nos liberta de preconceitos e nos incentiva a pensar, a questionar e a concluir; é aquele que sabe das suas e das nossas limitações presentes, mas não desiste nem se cansa de buscar a superação desses limites. Assim, seus ensinamentos passam a fazer parte de nossa vida pessoal e profissional e, um dia, mesmo sem saber, nos os aprimoraremos e transferiremos para os nossos descendentes, com a mesma consciência e paixão... Autor Desconhecido. MUITO OBRIGADA.

4 AGRADECIMENTOS Ao Prof. Dr. MARCO ANTÔNIO SCANAVINI, coordenador do Programa de Pós- Graduação em Ortodontia por sua dedicação e incentivo. A Profa. Dra. FERNANDA ANGELIERI, obrigada por suas orientações nos seminários, que foram de grande importância para meu conhecimento e para minha formação. A Profa. Dra. CLÁUDIA T. HINO, pelos esforços, dedicação e pelas valiosas sugestões a respeito deste trabalho. A Profa. Dra. RENATA C. F. R. DE CASTRO por seus ensinamentos; conselhos; amizade e; por tamanha dedicação durante todo o curso. O seu incentivo foi fundamental, tanto para meu crescimento profissional quanto pessoal. Obrigada também pela a ajuda na organização da amostra. O bom professor é aquele que nos toca o cérebro e a alma com seus ensinamentos. Obrigada de coração. Ao Prof. Dr. LUÍZ RENATO PARANHOS, serei eternamente grata a você pelos ensinamentos, pela oportunidade, pelo carinho e consideração. Sinto apenas que a distância não me tenha permitido usufruir mais de seus conhecimentos e de seu convívio. Você é meu exemplo de Mestre. A Prof. Dr. RENATA ALMEIDA, por seu trabalho e orientação na realização da análise estatística e também por aceitar em participar da banca examinadora. Ao Prof. Dr. DANILO FURQUIN SIQUEIRA por dar início a amostra do Forsus. Aos Funcionários do Departamento de Pós Graduação ANA, CÉLIA, EDILSON e MARI, pela sua simpatia, amizade e carinho, estando sempre dispostos a ajudar.

5 A empresa 3M UNITEK, na pessoa de Elizando Montioliva, pela doação dos aparelhos que foram utilizado por essa amostra. A PATRÍCIA MEDEIROS pelo apoio na utilização dos aparelhos Forsus. Ao Hospital da Face, com o apoio do Dr. LEANDRO VELASCO, que cedeu as análises tomográficas dos pacientes para esta pesquisa. Aos PACIENTES da clínica de pós-graduação, muito obrigada pela confiança. As minhas amigas e colegas de profissão CAROLINA PEDRINHA e MELISSA REZENDE, por toda ajuda e dedicação. Apesar de não termos um contato diário vocês são muito especiais e sei que estarão sempre ao meu lado dispostas a me ajudar e também torcendo por mim. A todos os outros amigos (as), meus tesouros, que sempre estiveram ao meu lado acompanhando tudo e mesmo de longe estavam torcendo por mim, entendendo minha ausência em alguns momentos. O apoio de vocês foi fundamental pra eu chegar até aqui. Essa vitória é nossa. Eu não seria nada sem vocês. AMO VOCÊS!!!!

6 Aos meus amigos de mestrado... Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Cada uma dessas pessoas é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso... Autor Desconhecido ADRIANA C. PEDRO (Dri): Minha grande amiga de todas as horas. Obrigada pela sua amizade verdadeira, pelo seu jeito doce, amável e sincero, por todos os conselhos e risadas. Estarei sempre torcendo por você. Conte sempre comigo. Vou sentir muita saudade. ANTONIO C. SAKUNO: Sempre de bem com a vida e prestativo. Serei sempre grata a você por toda a ajuda e consideração. Obrigada pela força e incentivo. ARMANDO K. KAIEDA (Armandão): Um amigo sempre presente. Obrigado por compartilhar tantas coisas boas durante esses dois anos de convivência. ARTUR C. VASCONSELOS: Uma pessoa amiga e sempre bem humorada. Obrigada por seu carinho. CLEIMAR C. BACH (Cleid): Sempre espirituoso e alegre. Conviver com você é realmente um privilégio. HELENY G. CORRÊA: Sempre sorridente e alegre. Obrigada por seu carinho e amizade. JIN H. KIM: Uma pessoa muito querida, sua amizade e simpatia tonou nossos dias na Facul (e fora dela) mais alegres. KELLY R.T.P RODRIGUES: Sua tranqüilidade e seu jeito doce cativaram a todos. LUCIANO K. MURAKAMI: Extremamente competente e sempre prestativo. Obrigada pela amizade e pela força. LUIS H. R. LAGES (Piu): Uma das pessoas mais incríveis e inteligentes que eu conheço, sempre de bem com a vida e bem humorado. Aprendi muito com você. Muito

7 obrigada por todos os momentos que passamos juntos. Você é e sempre será muito especial. MILLER Z. SANTORO (Íeie): Seu jeito espirituoso, brincalhão e sua simpatia, fez com que você se tornasse um grande amigo. Muito obrigada por sua amizade, carinho e companheirismo. ROBERTO P. DE ALMEIDA FILHO (Bob): Seu carisma, sua tranquilidade conquistou a todos. Torço pelo seu sucesso. TIAGO M. BRANDO (Tiagão): Obrigado por ser um amigo e tanto, de tantas diferentes e significativas formas. Um amigão pra todas as horas. Você sempre terá um lugar especial no meu coração. Te adoro. VITOR CORDEIRO (Vitinho): Amigo sincero, bem humorado e inteligente. Sempre disposto a ajudar. Seu jeito esforçado e objetivo me servem de exemplo. Obrigado por me lembrar que cada dia oferece a possibilidade de novas conquistas. Mesmo que a palavra OBRIGADA signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto a atenção compreensão e apoio de vocês todos foram importantes para mim. MUITO OBRIGADA!!!!!!! Carolina S. Lima.

8 ...Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e Se tornar um autor da própria história É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar Um oásis no recôndito da sua alma É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um Não!!! É ter segurança para receber uma crítica. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo. Fernando Pessoa.

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO EM MULHERES COM NÓDULOS VOCAIS

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO EM MULHERES COM NÓDULOS VOCAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO EM MULHERES COM NÓDULOS VOCAIS JUSCELINA KUBITSCHECK DE OLIVEIRA SANTOS Belo Horizonte 2015 JUSCELINA

Leia mais

Agradeço a Deus, Ser Supremo, por ter me concedido a sabedoria, o discernimento e a compreensão para os pequenos e grandes adventos da vida.

Agradeço a Deus, Ser Supremo, por ter me concedido a sabedoria, o discernimento e a compreensão para os pequenos e grandes adventos da vida. Agradeço a Deus, Ser Supremo, por ter me concedido a sabedoria, o discernimento e a compreensão para os pequenos e grandes adventos da vida. Tudo isto inquiri com sabedoria; e disse: Sabedoria adquirirei;

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Parte I: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA ROVET CLÍNICA VETERINÁRIA IPAUSSU (SP) Parte

Leia mais

De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre recomeçando A certeza que precisamos continuar A certeza que seremos interrompidos antes

De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre recomeçando A certeza que precisamos continuar A certeza que seremos interrompidos antes De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre recomeçando A certeza que precisamos continuar A certeza que seremos interrompidos antes de terminar Portanto, devemos fazer da interrupção

Leia mais

Adriana Coutinho da Silva

Adriana Coutinho da Silva Adriana Coutinho da Silva Caracterização fenotípica e funcional de linfócitos T de memória de indivíduos infectados pelo HIV reativos a epitopos T CD4 + derivados de sequências do consenso B do HIV-1 Tese

Leia mais

Parte I: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA ZOOPLANET CLINICA VETERINÁRIA BAURU (SP)

Parte I: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA ZOOPLANET CLINICA VETERINÁRIA BAURU (SP) Parte I: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MEDICINA VETERINÁRIA ZOOPLANET CLINICA VETERINÁRIA BAURU (SP) Parte II: SOROPREVALÊNCIA DA ERLIQUIOSE MONOCITICA CANINA EM CÃES DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ

Leia mais

Deixo meus olhos Falar

Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1º Edição Maio de 2013 WWW.perse.com.br 1 Tânia Abrão Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão

Leia mais

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA-FAT JACKSON PEREIRA ARAUJO

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA-FAT JACKSON PEREIRA ARAUJO FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA-FAT JACKSON PEREIRA ARAUJO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: o vínculo do indivíduo com o trabalho, um estudo no Lojão dos Parafusos. FEIRA DE SANTANA - BA 2010 JACKSON PEREIRA

Leia mais

MARTA COSTA VAZ SELMA DE LOURDES PRATIS THAIANE CAMPOS ALVES THAMIRES FERNANDA BONDAN

MARTA COSTA VAZ SELMA DE LOURDES PRATIS THAIANE CAMPOS ALVES THAMIRES FERNANDA BONDAN MARTA COSTA VAZ SELMA DE LOURDES PRATIS THAIANE CAMPOS ALVES THAMIRES FERNANDA BONDAN ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA SOBRE BRINQUEDOTECA CURITIBA NOVEMBRO 2012 LOMBADA MARTA COSTA VAZ

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA ASPECTOS CLÍNICO-PATOLÓGICOS DA DEMODICIOSE CANINA E O USO DO TRATAMENTO DE DORAMECTINA ATRAVÉS DA EXTRAPOLAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO CEFALOMÉTRICA COMPARATIVA DA INTERCEPTAÇÃO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II, 1 A DIVISÃO UTILIZANDO O APARELHO DE FRÄNKEL E O BIONATOR DE BALTERS

AVALIAÇÃO CEFALOMÉTRICA COMPARATIVA DA INTERCEPTAÇÃO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II, 1 A DIVISÃO UTILIZANDO O APARELHO DE FRÄNKEL E O BIONATOR DE BALTERS AVALIAÇÃO CEFALOMÉTRICA COMPARATIVA DA INTERCEPTAÇÃO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II, 1 A DIVISÃO UTILIZANDO O APARELHO DE FRÄNKEL E O BIONATOR DE BALTERS MARCIO RODRIGUES DE ALMEIDA Tese apresentada à Faculdade

Leia mais

UMA HISTÓRIA DE AMOR

UMA HISTÓRIA DE AMOR UMA HISTÓRIA DE AMOR Nunca fui de acreditar nessa história de amor "á primeira vista", até conhecer Antonio. Eu era apenas uma menina, que vivia um dia de cada vez sem pretensões de me entregar novamente,

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite P-48 AVALIAR É GERENCIAR Bernardo Leite Há 8 anos (+-)= FEEDBACK Por derivação = AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (Gestão de Performance) Avaliar como função Gerencial, foi natural. Escolher (avaliar), portanto,

Leia mais

As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola

As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS RAQUEL AZEVEDO DA SILVA As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola São Paulo 2017 RAQUEL AZEVEDO DA

Leia mais

Sarampo: imunidade de grupo e fatores preditores de soronegatividade na vigência da proposta de eliminação.

Sarampo: imunidade de grupo e fatores preditores de soronegatividade na vigência da proposta de eliminação. Instituto de Saúde Coletiva Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva Doutorado em Saúde Pública Sarampo: imunidade de grupo e fatores preditores de soronegatividade na vigência da proposta de eliminação.

Leia mais

FICHA CATALOGRÁFICA. Ávila, Gisseli Bertozzi

FICHA CATALOGRÁFICA. Ávila, Gisseli Bertozzi FICHA CATALOGRÁFICA Ávila, Gisseli Bertozzi Resina Industrial de Poliuretano Modificada com Terra Diatomácea para ser empregada na Modelagem Odontológica. Ribeirão Preto, 2009. 206 p. : il. ; 30cm Tese

Leia mais

Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão

Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão Bem vinda ao Essa semana é toda dedicada a te ajudar a se reconectar com a sua essência e ter autoconfiança pra viver sua verdade Eu acredito que você está aqui, nessa vida, por uma razão especial. Eu

Leia mais

AGRADECIMENTO. A Jesus, meu Rei e Senhor, o meu eterno Eis-me aqui. Baixe o Aplicativo da Rádio 93FM

AGRADECIMENTO. A Jesus, meu Rei e Senhor, o meu eterno Eis-me aqui. Baixe o Aplicativo da Rádio 93FM AGRADECIMENTO Quero deixar aqui o meu agradecimento a Deus, que mesmo sem eu entender, fez tudo acontecer em minha vida de uma forma muito bonita e inexplicável. Sem a Graça e a manifestação Dele eu não

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM PATRÍCIA PONCE DE CAMARGO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM PATRÍCIA PONCE DE CAMARGO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM PATRÍCIA PONCE DE CAMARGO EFETIVIDADE ANALGÉSICA DA COMBINAÇÃO DE OFERTA ORAL DE GLICOSE 25% E SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA NA INSERÇÃO DO CATETER PERCUTÂNEO EM NEONATOS:

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Saúde e Medicina Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia BEM-ESTAR NO TRABALHO E SAÚDE MENTAL EM SERVIDORES PÚBLICOS Autor: Luciana Arder Santos Medeiros

Leia mais

MARCIO YARA BUSCATTI

MARCIO YARA BUSCATTI MARCIO YARA BUSCATTI AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE EXPANSÃO BASILAR E DE SEPTOS NO SEIO ESFENOIDAL HUMANO POR MEIO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO São Paulo 2009 Marcio Yara Buscatti Avaliação

Leia mais

Cynthia R. Matos Silva

Cynthia R. Matos Silva Cynthia R. Matos Silva EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C SOBRE AS ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS DECORRENTES DA CIRROSE BILIAR SECUNDÁRIA Estudo experimental em ratos jovens Botucatu SP 2002 Cynthia R. Matos

Leia mais

PROFESSOR. Maria Eduarda Maciel 4º ano C

PROFESSOR. Maria Eduarda Maciel 4º ano C PROFESSOR P essoa que educa de forma especial... R responsável por descobertas e aprendizagens... O rienta a todos os momentos com carisma... F az o processo ensino-aprendizado acontecer de forma brilhante...

Leia mais

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. a s coleção Conversas #12 - SETEMBRO 2014 - Eu sinto a I tr s ç o ã o por c é no r r m ia a nç a l? s. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da

Leia mais

ESSÊNCIAS DE POESIAS. Cristina Goulart

ESSÊNCIAS DE POESIAS. Cristina Goulart ESSÊNCIAS DE POESIAS Cristina Goulart 1ª EDIÇÃO LONDRINA- PARANÁ 2013 1 TUDO SE MOVE EM TORNO DAS PALAVRAS. SUA VIDA, SEU MOMENTO E SUA CRIATIVIDADE. TUDO SE TRANSFORMA ATRAVÉS DE DEUS, SEU BEM MAIOR.

Leia mais

A importância do conhecimento na formação do psiquismo do ser humano.

A importância do conhecimento na formação do psiquismo do ser humano. Profa. Dra. Nadia A. Bossa III SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DE VALPARAISO DE GOIAS A importância do conhecimento na formação do psiquismo do ser humano. PALESTRA A Importância do Conhecimento na Formação do Psiquismo

Leia mais

Antes que você se pergunte o que significa o VIP, eu te digo que são Dicas Valiosas, Importantes, Produtivas para uma viver uma vida de abundância.

Antes que você se pergunte o que significa o VIP, eu te digo que são Dicas Valiosas, Importantes, Produtivas para uma viver uma vida de abundância. Kelyn Pires Dia a Dia extraordinário! Olá, meu nome é Kelyn Pires Antes de eu me apresentar, quero lhe dar os parabéns por tomar decisão de baixar o ebook. Isso mostra o quanto você gosta de aprender e

Leia mais

Jesus Cristo revela três passos para a felicidade

Jesus Cristo revela três passos para a felicidade Jesus Cristo revela três passos para a felicidade Introdução O desejo de felicidade está enraizado profundamente em cada pessoa, infelizmente muitos não alcançam este objetivo. São diversos os motivos

Leia mais

O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO: PERSPECTIVA VERSUS FORMAÇÃO

O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO: PERSPECTIVA VERSUS FORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO: PERSPECTIVA VERSUS FORMAÇÃO DELIANA DE SOUZA FARIA VIÇOSA MG Dezembro de 2010 DELIANA DE SOUZA FARIA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Leia mais

SOE - Serviço de Orientação Educacional

SOE - Serviço de Orientação Educacional SOE - Serviço de Orientação Educacional Projeto Aprendendo a Ser para Aprender a Conviver Tema: Amizade e Conflito 3º AT Marise Miranda Gomes - Orientadora Educacional - Psicopedagoga Clínica e Institucional

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #24 Eu Posso sou me G ay. curar? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA SHAINI DI BERARDINO DITTBERNER

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA SHAINI DI BERARDINO DITTBERNER UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA SHAINI DI BERARDINO DITTBERNER PERSPECTIVAS METAFÍSICAS DO CONCEITO DE MOVIMENTO E SEUS SIGNIFICADOS: DE ARISTÓTELES A

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA KEILA FAUSTINO DE LIMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA KEILA FAUSTINO DE LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA KEILA FAUSTINO DE LIMA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT

CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT CIFRAS CD TUDO POR SCHOENSTATT J U F E M L O N D R I N A / P R 1. Buscamos o mais alto G Am Em Por uma aliança eu me entreguei a ti, C Am D entreguei tudo o que sou e tudo que vivi. G Am Agora sendo tua

Leia mais

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis ISRC BR MKP 0400448 No meu viver, quero buscar e conhecer O amor sem par de de um certo alguém Que soube amar e perdoar como ninguém Meu coração, já entreguei Se sou

Leia mais

Fabiany Monteiro do Nascimento. Amor Perfeito

Fabiany Monteiro do Nascimento. Amor Perfeito Fabiany Monteiro do Nascimento Amor Perfeito Dedico este livro a... Grandes pessoas que fizeram de minha vida uma fábula de sonhos reais. Primeiro agradeço a Deus, que mesmo nós momentos ruins, nunca me

Leia mais

Eu me conheço? Danielle Custódio

Eu me conheço? Danielle Custódio Introdução Olá meninas esse é meu mais novo trabalho em E-book e ele foi exclusivamente elaborado com muito carinho para ajudar você mulher. Desejo de todo coração que você o curta aproveitando o máximo

Leia mais

Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível.

Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível. Onde a vida se reinventa a cada segundo, todo instante é mágico e todo encontro inesquecível. A visita ao Instituto do Câncer INCA sempre envolve uma variedade de fortes sentimentos e cada momento que

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE Hipotensão pós-exercício aeróbico e seus mecanismos hemodinâmicos e neurais em pré-hipertensos: Influência da fase do dia e associação com

Leia mais

MDias Tatuagens Primeira edição: 2016

MDias Tatuagens Primeira edição: 2016 MDias Tatuagens Primeira edição: 2016 1 Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Sendo extremamente proibida a reprodução ou transmissão, parcial ou total desta obra, sejam

Leia mais

Uma Contribuição ao Estudo do Comportamento Termomecânico de Estruturas Maciças de Concreto. Modelagem Viscoelástica Linear e Aplicações.

Uma Contribuição ao Estudo do Comportamento Termomecânico de Estruturas Maciças de Concreto. Modelagem Viscoelástica Linear e Aplicações. Uma Contribuição ao Estudo do Comportamento Termomecânico de Estruturas Maciças de Concreto. Modelagem Viscoelástica Linear e Aplicações. Sergio Botassi dos Santos Dissertação de Mestrado em Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO Aspectos químicos e fotoquímicos de liberação controlada de óxido nítrico a partir de complexos nitrosilos de rutênio: ensaios farmacológicos

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

Você pode tudo! DIÁLOGOS PARA AGENDAMENTO!

Você pode tudo! DIÁLOGOS PARA AGENDAMENTO! Você pode tudo! DIÁLOGOS PARA AGENDAMENTO! OBSERVAÇÃO IMPORTANTE ANTES DE EFETUAR AS LIGAÇÕES: 1º) Ao ligar para fazer um agendamento, manter sempre o entusiasmo e a simpatia. 2º) Manter-se sorridente.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO QUALIDADE DE VIDA E A SATISFAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DO PACIENTE APÓS A

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO QUALIDADE DE VIDA E A SATISFAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DO PACIENTE APÓS A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO QUALIDADE DE VIDA E A SATISFAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DO PACIENTE APÓS A LARINGECTOMIA TOTAL: construção e validação de um instrumento de medida

Leia mais

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CONTROLE LITO-ESTRUTURAL E ESTRATIGRÁFICO NA HIDROGEOQUÍMICA E NAS CONCENTRAÇÕES

Leia mais

PRESENTE DE DEUS "UM VERDADEIRO AMOR"

PRESENTE DE DEUS UM VERDADEIRO AMOR PRESENTE DE DEUS "UM VERDADEIRO AMOR" RAILDA DOS SANTOS CHAGAS CARVALHO Imagens Imagem capa Livro retirada site: ultradownloads.com.br Digitação Railda dos Santos Chagas Carvalho Respeite o Direito Autoral

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

1º Edição

1º Edição Sensações 1º Edição WWW.Perse.com.br Página 1 Codinome: Tabrao Email: Tania_morenagata@hotmail.com Nasceu no dia 09 de Agosto de 1984 Natural da cidade de Lapa - PR Reside a Rua Francisco Veloso, 282 Ponta

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades Evento: REUNIÃO FESTIVA EM AGRADECIMENTO A DEUS PELAS 365 REUNIÕES DA EQUIPE MFC SAGRADA FAMÍLIA Local: residência da Zélia e do Willian Data: 11 de agosto de 2018 Pessoas envolvidas:

Leia mais

Visionbook para a Masterclass

Visionbook para a Masterclass 1 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS ALGUMAS DICAS: Para receberes o maior valor desta Masterclass apenas precisas de um computador e da vontade interior de viveres a melhor versão de ti mesmo. Se possível

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

RAQUEL REZENDE MARTINS DE BARROS. A influência da superfície bioativa de implante na. osseointegração. Estudo comparativo em cães

RAQUEL REZENDE MARTINS DE BARROS. A influência da superfície bioativa de implante na. osseointegração. Estudo comparativo em cães - 1 - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO RAQUEL REZENDE MARTINS DE BARROS A influência da superfície bioativa de implante na osseointegração. Estudo comparativo em cães

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES - CPqAM DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA - NESC

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES - CPqAM DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA - NESC FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES - CPqAM DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA - NESC "PLANEJAMENTO EM SAÚDE - EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIOS NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO LOURENÇO

Leia mais

Sheila Ferreira Kuno. Poesias Cotidianas

Sheila Ferreira Kuno. Poesias Cotidianas Poesias Cotidianas Sheila Ferreira Kuno Poesias Cotidianas 1ª. Edição São Paulo - 2013 Copyright@2013 by Sheila Ferreira Kuno Projeto gráfico Sheila Ferreira Kuno Imagem da Capa Foto do jardim da autora

Leia mais

Luis Alberto Saraiva Santos

Luis Alberto Saraiva Santos Luis Alberto Saraiva Santos Estudo experimental comparativo entre a derivação cavopulmonar associada ao suporte circulatório esquerdo e o suporte circulatório biventricular na falência aguda biventricular

Leia mais

História de Walter Luiz Fernandes Nascimento: 13 de agosto de 1956 Falecimento: 27 de setembro de 2016

História de Walter Luiz Fernandes Nascimento: 13 de agosto de 1956 Falecimento: 27 de setembro de 2016 História de Walter Luiz Fernandes Nascimento: 13 de agosto de 1956 Falecimento: 27 de setembro de 2016 Na cidade de Santa Cruz Cruz do Sul no dia 13 de agosto de 1956 nasceu Walter Luiz Fernandes, filho

Leia mais

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site:

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site: As crianças têm maior facilidade em falar com Deus, pois as crianças não conhecem o pecado e são inocentes e puras de coração. Ensinar as crianças a orar para Deus é uma missão muito importante para os

Leia mais

O primeiro suspiro de um poeta insano!

O primeiro suspiro de um poeta insano! 1 O primeiro suspiro de um poeta insano! 2012 2 O primeiro suspiro de um poeta insano Jonas Martins 1ª.Edição..Poesia Todos os direitos reservados ao autor A reprodução total ou parcial desta obra só é

Leia mais

O MUNDO DA VIDA DO SER HANSENIANO: SENTIMENTOS E VIVÊNCIAS

O MUNDO DA VIDA DO SER HANSENIANO: SENTIMENTOS E VIVÊNCIAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO O MUNDO DA VIDA DO SER HANSENIANO: SENTIMENTOS E VIVÊNCIAS

Leia mais

+ Amor - Julgue THAIS KAROLINE

+ Amor - Julgue THAIS KAROLINE + Amor - Julgue THAIS KAROLINE Olá! meu nome é Thais Karoline: Nunca fui boa de escrever algo, mas pelo que sinto demostram tudo rs Sabemos que muitas pessoas gostam de julgar, pelo seus erros mas ninguém

Leia mais

QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR!

QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR! QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR! Se a cada passo nos aproximamos de onde queremos, a cada aprimoramento do sentimento, nos aproximamos do amor, e é na convivência que ele se torna verdadeiramente capaz

Leia mais

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PERIODONTIA

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PERIODONTIA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PERIODONTIA AVALIAÇÃO PERIODONTAL DE INDIVÍDUOS COM ANEMIA FALCIFORME Thaís Bacellar de Faria

Leia mais

VISGO SINTA-SE ATRAÍDO PELA POESIA

VISGO SINTA-SE ATRAÍDO PELA POESIA VISGO SINTA-SE ATRAÍDO PELA POESIA Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Kamila Wozniak Copidesque Jade Coelho Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta

Leia mais

Mensagens para minha mãe. 6 Ano A

Mensagens para minha mãe. 6 Ano A Mensagens para minha mãe 6 Ano A Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra. Barbosa Filho Mãe, Você é a melhor mãe do mundo,minha

Leia mais

TEMA DA 38ª CSG DIVULGAR, CONHECER, COMPARTILHAR E ISTO É AL-ANON/ALATEEN!

TEMA DA 38ª CSG DIVULGAR, CONHECER, COMPARTILHAR E ISTO É AL-ANON/ALATEEN! TEMA DA 38ª CSG CONHECER, COMPARTILHAR E DIVULGAR, ISTO É AL-ANON/ALATEEN! CONHECER O AL-ANON SABEMOS BEM O QUE NOS TROUXE AO AL-ANON/ALATEEN: O PROBLEMA CAUSADO PELA DOENÇA DO ALCOOLISMO EM NOSSAS FAMÍLIAS!

Leia mais

ClAssifiCAÇÃO final DisTRiTO federal CANÇÃO 1º lugar O medo de amar 2º lugar Espelho da poesia 3º lugar Só aprenda 4º lugar Eu e você

ClAssifiCAÇÃO final DisTRiTO federal CANÇÃO 1º lugar O medo de amar 2º lugar Espelho da poesia 3º lugar Só aprenda 4º lugar Eu e você Classificação final DISTRITO FEDERAL CANÇÃO 1º lugar O medo de amar Aluna: Joice Rute Alves Campos Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga Orientador: César Ricardo de Paula Cidade: Taguatinga 2º lugar

Leia mais

ACREDITAR REZAR AMAR. com Maria Helena

ACREDITAR REZAR AMAR. com Maria Helena ACREDITAR REZAR AMAR com Maria Helena índice Introdução 9 Capítulo 1 Esperança e fé 10 Orações de abundância 14 Orações de alegria 19 Orações de coragem 24 Orações de esperança 31 Orações de fé 35 Orações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEOTECNIA NUCLETRANS NÚCLEO DE TRANSPORTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEOTECNIA NUCLETRANS NÚCLEO DE TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEOTECNIA NUCLETRANS NÚCLEO DE TRANSPORTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LOGÍSTICA ESTRATÉGICA E SISTEMAS

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO LUCIANA MARA MONTI FONSECA ORIENTADORA: Carmen Gracinda Silvan Scochi Ribeirão Preto 2002 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM

Leia mais

JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA PERNAMBUCO

JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA PERNAMBUCO JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA PERNAMBUCO ARTROPATIA INFLAMATÓRIA HANSÊNICA ESTUDO CLÍNICO - EVOLUTIVO, LABORATORIAL E RADIOGRÁFICO Dissertação apresentada à Escola Paulista de Medicina para obtenção do título

Leia mais

ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA CRUZ, CASCAVEL - PR.

ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA CRUZ, CASCAVEL - PR. FACULDADE ASSIS GURGACZ ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA CRUZ, CASCAVEL - PR. Cascavel 2013 ANA PAULA MACHADO ATENÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO QUÍMICA DE PARÂMETROS DE INTERESSE NUTRICIONAL DE ESPINAFRE COMERCIALIZADO NA BAHIA

PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO QUÍMICA DE PARÂMETROS DE INTERESSE NUTRICIONAL DE ESPINAFRE COMERCIALIZADO NA BAHIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A INSTITUTO DE QUÍMICA Programa de Pós-Graduação em Química PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO QUÍMICA DE PARÂMETROS DE INTERESSE NUTRICIONAL DE ESPINAFRE COMERCIALIZADO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS - BACHARELADO MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN?

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS - BACHARELADO MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN? UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS - BACHARELADO MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN? CRICIÚMA 2013 MÔNICA DANIELE FISCHBORN ESTAMPARIA: ARTE OU DESIGN?

Leia mais

Este trabalho foi realizado sob a orientação da Prof.a Dr.a Sílvia Maria Leite Agostinho

Este trabalho foi realizado sob a orientação da Prof.a Dr.a Sílvia Maria Leite Agostinho Este trabalho foi realizado sob a orientação da Prof.a Dr.a Sílvia Maria Leite Agostinho Dedico este trabalho aos meus pais e filha, Margarida, António e Verônica. (...) Eu queria agradecer-te, Galileo,

Leia mais

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amizades saudáveis

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Título: Amizades saudáveis Plano de Aula 9 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo (9 a 11anos) Educadora: Cida e Rita Dia 11/04/2016 Título: Amizades saudáveis Horário: 20

Leia mais

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO EU AMO VOCÊ: DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO Cleber Chaves da Costa 1 O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês,

Leia mais

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves Projeto Identidades Experiência de vida Jacqueline Alves Dedico este livro para todos aqueles que fizeram parte de cada dia da minha vida me dando conselhos, ajudando para que pudesse chegar até aqui ao

Leia mais

Reunimos neste livro as declarações de amor mais sinceras de filhos para suas mães... Mãe, receba com carinho essa homenagem! Feliz Dia das Mães

Reunimos neste livro as declarações de amor mais sinceras de filhos para suas mães... Mãe, receba com carinho essa homenagem! Feliz Dia das Mães Reunimos neste livro as declarações de amor mais sinceras de filhos para suas mães... Mãe, receba com carinho essa homenagem! Feliz Dia das Mães Paulo Cesar: Mãe, você é uma especial para minha vida por

Leia mais

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril 2ª FEIRA 29 de abril NA SANTIDADE INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Esta semana somos convidados a refletir sobre a santidade. Todos conhecemos alguns santos, talvez até um pouco da sua vida e como podem ser

Leia mais

Quando se luta pela vida, cada vitória é um pequeno milagre.

Quando se luta pela vida, cada vitória é um pequeno milagre. Quando se luta pela vida, cada vitória é um pequeno milagre. Sempre vale a pena lutar pelo que acreditamos, para sermos pessoas melhores, para termos uma vida melhor, mais não é incomum nos sentirmos desanimados

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO DEYSE CHARLÂNYA FERRAZ DA CRUZ

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO DEYSE CHARLÂNYA FERRAZ DA CRUZ FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO DEYSE CHARLÂNYA FERRAZ DA CRUZ A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL ANTÔNIO BEZERRA DE FARIA (HABF) VITÓRIA 2012 DEYSE

Leia mais

Mensagem do dia Insistir

Mensagem do dia Insistir Mensagem do dia Insistir Mensagem do Meu Anjo Insistir Por Paulo Roberto Gaefke Para os grandes conflitos da alma, uma tomada de decisão. Para a ausência de soluções, uma nova experiência. Para a desilusão

Leia mais

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração

Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Maria Helena Morais Matos Coisas do Coração Primeira Edição Curitiba 2012 PerSe Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ÍN Matos, Maria Helena Morais

Leia mais

Débora Zambi. Aos Olhos do Poeta

Débora Zambi. Aos Olhos do Poeta Débora Zambi Aos Olhos do Poeta Primeira Edição São Paulo 2015 Agradecimentos Primeiro a Deus pelo dom que me deu, pela foça, pela vida, pelas conquistas, pelo seu amor, carinho e cuidado! Para o meu esposo

Leia mais

Contatos. Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro.

Contatos.   Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro. Contatos Agenda de contatos: C1C2 Produções Tels. (21)2509-2902 (21) 96407-1736 (falar com a Celaine Manhães) contato@c1c2.com.br Redes Sociais: @debboracavalcante Encarte e letras disponíveis em www.encartedigitalmk.com.br

Leia mais

Discurso proferido pelo Deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 16/12/2009. DOURADOS, CIDADE DO MEU CORAÇÃO!

Discurso proferido pelo Deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 16/12/2009. DOURADOS, CIDADE DO MEU CORAÇÃO! Discurso proferido pelo Deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 16/12/2009. DOURADOS, CIDADE DO MEU CORAÇÃO! Senhor presidente Senhoras e senhores deputados. No próximo dia 20 de dezembro

Leia mais

Encarte e letras disponíveis em. Baixe o Aplicativo da Rádio 93FM. Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro.

Encarte e letras disponíveis em. Baixe o Aplicativo da Rádio 93FM. Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro. AGRADECIMENTOs Porque Dele, e por Ele e para Ele são todas as coisas, glória, pois, a Ele eternamente. Amém. Romanos 11:36 Em primeiro lugar, agradeço a Deus por seu infinito amor e bondade para comigo.

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

Aula: 2.1 Conteúdo: - Da necessidade da convivência; - Princípios básicos da convivência; - Comunicação; - Afetividade; - Sinceridade.

Aula: 2.1 Conteúdo: - Da necessidade da convivência; - Princípios básicos da convivência; - Comunicação; - Afetividade; - Sinceridade. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula: 2.1 Conteúdo: - Da necessidade da convivência; - Princípios básicos da convivência; - Comunicação; - Afetividade; - Sinceridade. 2 CONTEÚDO

Leia mais

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste. É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada É difícil valorizar um

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste. É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada É difícil valorizar um Nem tudo é fácil É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste. É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para

Leia mais

DEDICATÓRIA. Definição Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Estilo NBR 14724

DEDICATÓRIA. Definição Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Estilo NBR 14724 Guia prático para Normalização de Trabalhos Acadêmicos do ICT DEDICATÓRIA NBR 14724 Definição Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Estilo Fonte: livre; Margem superior e esquerda:

Leia mais

Mensagem do dia: Se for amor

Mensagem do dia: Se for amor Só se for amor Mensagem do dia: Se for amor Se for amor, vai reconsiderar, perdoar e seguir adiante, se for paixão vai se descabelar, se amargurar e não vai perdoar, vai carregar a dor pelos dias em que

Leia mais