CURSO DE GEOPROCESSAMENTO COM QGIS TURMA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE GEOPROCESSAMENTO COM QGIS TURMA 1"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS ACADEBio CURSO DE GEOPROCESSAMENTO COM QGIS TURMA 1 1. Objetivos Capacitar servidores do ICMBio e instituições parceiras a utilizar, de maneira integrada, com autonomia, organização e responsabilidade, ferramentas de geoprocessamento para a construção de produtos que subsidiem os processos de gestão no âmbito do ICMBio utilizando o software QGIS. Estimular o uso de software livre em atividades de geoprocessamento no âmbito do serviço público, em consonância com normativas do Governo Federal. Formar instrutores do ICMBio no uso de QGIS em atividades de Geopocessamento. 2. Justificativa O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, é o órgão ambiental brasileiro responsável por propor, implantar, gerir e proteger as unidades de conservação federais, as quais abrangem atualmente uma área total de mais de km², o que representa mais de 6% da totalidade do território nacional, incluindo a área marinha que compõe a sua Zona Econômica Exclusiva. Como gestor de grandes territórios com interesse nacional, o ICMBio depende da utilização de ferramentas capazes de sistematizar e produzir informações espaciais para subsidiar a gestão dessas áreas protegidas. Neste contexto, ferramentas de geoprocessamento surgem como necessidade crescente em toda a estrutura do ICMBio e, da mesma forma, aumenta a demanda pela capacitação de servidores para operar essas ferramentas de maneira integrada, com autonomia, organização e responsabilidade. Diante do exposto, considerando a atribuição do ICMBio como gestor de territórios e a crescente necessidade e difusão da utilização de ferramentas de geoprocessamento em toda sua estrutura, se faz necessária a capacitação de servidores para operar essas ferramentas de forma adequada e assim gerar produtos que subsidiem os processos de gestão desse Instituto. Historicamente as ações em geoprocessamento faziam uso de softwares proprietários. Tendo em vista a diretriz nacional de privilegiar o uso de softwares livres pelos órgãos públicos, faz-se necessária a capacitação de recursos humanos em geoprocessamento com o uso de desses softwares, facilitando o processo de transição.

2 3. Público alvo Servidores do ICMBio e de instituições públicas parceiras que trabalham com informações espaciais e necessitam de ferramentas de geoprocessamento para edição, processamento, tratamento e análise de imagens e dados vetoriais, visando a elaboração de produtos que subsidiem os processos de gestão no âmbito das competências do ICMBio. 4. Estrutura do curso 4.1. O curso será ministrado em oito componentes curriculares e dividido em três momentos de aprendizado. O primeiro momento será essencialmente teórico, por meio de aulas expositivas dialogadas, contemplando três disciplinas: Política de Geoinformação do ICMBio, que apresenta os fundamentos desta normativa institucional, Sistemas do ICMBio, que apresenta os sistemas disponíveis para consulta e consumo de geoinformação, e Cartografia, que apresenta os conceitos cartográficos de escala, projeção e datum. O segundo momento do curso é essencialmente prático, dedicado à familiarização e edição de dados geoespaciais vetoriais e raster no software QGIS. No terceiro momento será elaborado um projeto individual para consolidação dos conhecimentos, habilidades e competências adquiridos no curso, o qual deverá ser elaborado pelos discentes em sua lotação, sob orientação dos instrutores. O quadro apresenta a estrutura do curso: Momento Período de realização Disciplinas Hora Aula Presencial 03 a 07 de agosto Política de Geoinformação do ICMBio Sistemas do ICMBio Cartografia Introdução ao Software QGIS Processamento de Dados Vetoriais utilizando QGIS Processamento de Dados Raster utilizando QGIS Elaboração de Mapas utilizando QGIS 02 h.a 03 h.a 05 h.a. 05 h.a. 15 h.a. 10 h.a. 07 h.a. Elaboração de produto de geoprocessamento 03 h.a. À distância 08 a 15 de agosto Elaboração de produto de geoprocessamento 20 h.a 4.2. Modos de Execução: Presencial e EAD Locais de Execução: Plataforma EAD da Educação Corporativa/CGGP (ou outra plataforma indicada) e ACADEBio Período de inscrição: 26 de junho a 05 de julho de Período de seleção: 06 e 07 de julho de Divulgação do resultado no portal da CGGP: 08 de julho de Período de realização do momento presencial: 03 a 07 de agosto, considerando o deslocamento em 02 e 08 de agosto Número de vagas: 20, sendo 14 vagas destinadas aos servidores do ICMBio (incluindo as unidades atendidas pelo ARPA) e 06 vagas destinadas aos servidores estaduais e parceiros do ARPA.

3 5. Inscrições 5.1. Inscrição dos servidores do ICMBio As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, conforme o perfil abaixo: - servidores em exercício nas UCs integrantes do ARPA: Clique no link abaixo para acessar o formulário de inscrição: - servidores em exercício nas demais unidades organizacionais do ICMBio (não integrantes do ARPA): Clique no link abaixo para acessar o formulário de inscrição Para efetivação da inscrição deverá ser encaminhada, exclusivamente em formato digital, para o nicolle.muller@icmbio.gov.br, carta de autorização assinada pela chefia imediata conforme modelo em anexo As inscrições e os documentos solicitados deverão ser encaminhados impreterivelmente até às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de julho de Não serão consideradas as inscrições que estiverem com documentação incompleta ou enviadas fora do prazo estabelecido As informações inseridas no formulário de inscrição serão utilizadas para o cadastro de viagem dos selecionados Inscrição dos gestores/parceiros estaduais envolvidos com o planejamento e gestão das UCs integrantes do Programa ARPA: As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Clique no link abaixo para acessar o formulário de inscrição: Para efetivação da inscrição, o ponto focal do órgão gestor deverá encaminhar um para capacitacaodoarpa@mma.gov.br com a indicação de participação do candidato. Caso haja mais de um candidato inscrito de um mesmo órgão gestor, o ponto focal deverá encaminhar também a ordem de preferência dos candidatos. ATENÇÃO: Para os servidores estaduais e parceiros do ARPA não é necessário o envio de autorização para o ICMBio, somente a validação do órgão gestor para o indicado acima As inscrições e os documentos solicitados deverão ser encaminhados impreterivelmente até às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de julho de 2015.

4 Não serão consideradas as inscrições que estiverem com documentação incompleta ou enviadas fora do prazo estabelecido As informações inseridas no formulário de inscrição serão utilizadas para o cadastro de viagem dos selecionados. 6. Critérios de seleção 6.1. Servidores do ICMBio: Critérios Eliminatórios - Preencher o formulário de inscrição e encaminhar a carta de autorização da chefia imediata no prazo estipulado no item A autorização deverá ser enviada através de institucional. - Ter conhecimento de informática, como edição de planilhas e textos e uso do Windows (esta habilidade deverá ser declarada em campo próprio, no momento da inscrição) Critérios Classificatórios: Critério Atuar como instrutor no Ciclo de Geoprocessamento do ICMBio (o candidato deverá declarar em campo próprio, no momento da inscrição, se atua como instrutor de geoprocessamento no ICMBio) Estar em exercício em unidade de conservação apoiada pelo programa ARPA Desenvolver em sua rotina de trabalho atividades e processos que envolvam elementos de geoinformações. (O interessado deverá indicar, em campo próprio, no momento da inscrição, quais são essas atividades e processos). Ter conhecimentos e habilidades prévias de cartografia e geoprocessamento (o candidato deverá declarar em campo próprio, no momento da inscrição, quais são esses conhecimentos e habilidades e como os desenvolveu). Não ter participado de nenhuma capacitação dos Planos Anuais de Capacitação do ICMBio nos anos de 2011, 2012, 2013 e Pontuação 4 pontos 2 pontos 2 pontos 1 ponto 1 ponto Critérios de Desempate Caso haja empate durante a classificação, serão utilizados critérios de desempate, os quais serão aplicados na ordem, conforme indicado na tabela abaixo, até que não haja mais empate para as vagas disponibilizadas. Critério Descrição 1. Participação em eventos de capacitação Será priorizado o servidor que menos tenha participado de eventos de capacitação dos Planos Anuais de Capacitação do ICMBio nos anos de 2011, 2012, 2013 e Tempo de serviço Será priorizado o servidor que tenha ingressado no serviço público federal há mais tempo (esta informação deverá ser declarada em campo próprio, no momento da inscrição).

5 6.2. Gestores/parceiros estaduais envolvidos com o planejamento e gestão das UCs integrantes do Programa ARPA Critérios eliminatórios: - Estar envolvido com a gestão das UCs integrantes do ARPA; - Preencher o formulário de inscrição no prazo estipulado no item 5.2.3; - Ter conhecimento de informática, como edição de planilhas e textos e uso do Windows (esta habilidade deverá ser declarada em campo próprio, no momento da inscrição). - Ter sua inscrição validada pelo órgão gestor, conforme indicado no item Critérios Classificatórios (estas informações deverão ser preenchidas no formulário de inscrição, em campos próprios): - Ter conhecimentos e habilidades prévias de cartografia e geoprocessamento (o candidato deverá declarar em campo próprio, no momento da inscrição, quais são esses conhecimentos e habilidades e como os desenvolveu). - Desenvolver em sua rotina de trabalho atividades e processos que envolvam elementos de geoinformações. (O interessado deverá indicar em campo próprio, no momento da inscrição, quais são essas atividades e processos) Critérios de Desempate - Será priorizado o candidato que ainda não tenha sido contemplado por nenhuma capacitação técnica do ARPA nos anos de 2014 e Proporcionalidade de número de UCs por órgão gestor em relação ao número total de UCs apoiadas pelo ARPA. 7. Divulgação dos resultados 7.1. A lista com o resultado da seleção será divulgada no Portal da CGGP no dia 07 de julho de 2015, até às 18 horas Caso o número de selecionados seja maior que o número de vagas, será gerada uma lista de espera. Em caso de desistência, e desde que dentro do prazo hábil para os procedimentos de viagem, serão convidados a participar do curso os servidores da lista de espera, seguindo a ordem de classificação. 8. Informações importantes (Somente para os Servidores do ICMBio): - Servidores que ainda não passaram por nenhuma capacitação prevista no PAC nos anos de 2011, 2012 e 2013, possuem prioridade para serem capacitados em 2014; - Servidores que participam atualmente de ciclos fechados ou de programas de formação de longa duração, não poderão participar de outros cursos até que aqueles sejam finalizados.

6 - Nos casos em que o servidor selecionado/aprovado para participar de evento de capacitação interno não puder comparecer, deverá comunicar por escrito, com antecedência de mínima de 7 (sete) dias do inicio da data do curso, à Educação Coorporativa ou à ACADEBio e a sua chefia imediata. - O servidor que, depois de confirmada a sua participação em evento de capacitação, não comparecer, ou abandoná-lo sem a devida justificativa, deverá ressarcir as despesas, bem como ficará impedido de participar de outras ações de capacitação no período de 6 (seis) meses. 9. Contato Toda a documentação solicitada, bem como quaisquer dúvidas ou outras informações, poderão ser encaminhadas para o nicolle.muller@icmbio.gov.br Inscreva-se!

EDITAL N.º 005 / PROGESP/UFRN

EDITAL N.º 005 / PROGESP/UFRN EDITAL DE REOCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, DESTINADO AOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PARA CONCESSÃO DE BOLSAS EM INGLÊS

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 36/2017 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 36/2017 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 36/2017 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

EDITAL N 08/2017/COEXT CURSO BÁSICO QGIS

EDITAL N 08/2017/COEXT CURSO BÁSICO QGIS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Limoeiro do Norte, torna pública a abertura do Edital para seleção de candidatos da comunidade externa e interna do IFCE Campus

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 1 a Edição OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 1 a Edição 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado, em

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH) por meio da Divisão de Capacitação (DICAP/DEGEP), torna público o processo seletivo para

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 34/2018 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 34/2018 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 34/2018 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAR NOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO OFERTADOS PELA COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

Chamada Interna n 01/2018/DGP. ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2018/DGP. ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do

Leia mais

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO

OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO. 5 a EDIÇÃO OLIMPÍADA CATARINENSE DE REDAÇÃO 5 a EDIÇÃO 1. Responsabilidade: A 1ª Olimpíada Catarinense de Redação (OCR 2016) é um projeto, sem fins lucrativos, realizados pela Imaginie, em parceria com a Secretaria

Leia mais

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016 Universidade Federal do ABC Superintendência de Gestão de Pessoas Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016 Santo André 2016 "Desenvolver pessoas não é apenas

Leia mais

EDITAL N 03/2017/COEXT MINICURSO CONFECÇÃO DE PLACA DE CIRCUITO ELETRÔNICO

EDITAL N 03/2017/COEXT MINICURSO CONFECÇÃO DE PLACA DE CIRCUITO ELETRÔNICO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Limoeiro do Norte, torna pública a abertura do Edital para seleção de 12 candidatos da comunidade externa e interna do IFCE

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM A coordenadora do Projeto de Extensão TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM, aprovado no edital 01/2018/Unifei/Proex, da (Unifei),

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços

Leia mais

EDITAL N.º 10/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO SUPORTE E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

EDITAL N.º 10/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO SUPORTE E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 10/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO SUPORTE

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 24/2018 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 24/2018 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 24/2018 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD Ano: 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD Ano: 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD Ano: 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 27/2018 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 27/2018 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 27/2018 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 15/2018 Cria e regulamenta o Programa de Qualificação CAPACIT da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017 Edital de seleção de Tutor para o curso de especialização em Gestão Educacional, turma 2017 A coordenadora

Leia mais

EDITAL 03/2016 EDUCAÇÃO

EDITAL 03/2016 EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional Fone: (81) 3073.6629 CNPJ: 09.773.169/0001-59 www.fundaj.gov.br EDITAL 03/2016 CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR

EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro GOIÂNIA, GO 2019 2 FACULDADE ASSEMBLEIANA DO BRASIL REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO: CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO: CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS HORIZONTE EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO: CURSO DE

Leia mais

EDITAL Intercâmbio Brasil x Japão

EDITAL Intercâmbio Brasil x Japão EDITAL Intercâmbio Brasil x Japão Rio de Janeiro, 31 de maio de 2019 SELEÇÃO DE DISCENTE PARA O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL X JAPÃO JUDÔ NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL EDITAL 2019 A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

EDITAL N.º 05/ PROGESP/UFRN

EDITAL N.º 05/ PROGESP/UFRN EDITAL DE INCENTIVO À CAPACITAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DESTINADO AOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PARA CONCESSÃO DE BOLSA EM INGLÊS, ALEMÃO, ESPANHOL E FRANCÊS (INSTITUTO

Leia mais

CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO A Direção do Centro de Línguas e Interculturalidade faz

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL N.º 001 / PROGESP/UFRN

EDITAL N.º 001 / PROGESP/UFRN EDITAL DE CAPACITAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DESTINADO AOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PARA CONCESSÃO DE BOLSA EM INGLÊS, ALEMÃO, ESPANHOL E FRANCÊS (INSTITUTO ÁGORA). EDITAL

Leia mais

PROCESSOSELETIVO- CURSOSTÉCNICOS CURSO ELETRICISTA DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

PROCESSOSELETIVO- CURSOSTÉCNICOS CURSO ELETRICISTA DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA rocesso Seletivo 07/2018 CURSO ELETRICISTA DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA Página 1 de 7 A Gerente do Centro de Formação Profissional do SENAI João Ribeiro CFP de Taquaralto, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Edital nº 027/2017 Coordenadoria Geral de Extensão

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Edital nº 027/2017 Coordenadoria Geral de Extensão INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS Rodovia Machado Paraguaçu Km 03, Bairro Santo Antônio - Machado-MG-37.750-000 Fone: (35) 32959700 e-mail: extensao.machado@ifsuldeminas.edu.br PROCESSO SIMPLIFICADO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 EES SELEÇÃO DE ALUNO ENTRADA 2015/2

EDITAL Nº 001/2016 EES SELEÇÃO DE ALUNO ENTRADA 2015/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA Av. NS 15, Quadra 109 Norte, Sala 36, Bloco III 77001-090 Palmas/TO (63) 3232-8160 www.uft.edu.br

Leia mais

EDITAL DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIALIZANDOS OU APERFEIÇOANDOS PÚBLICO OBJETIVO: MEDIADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

EDITAL DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIALIZANDOS OU APERFEIÇOANDOS PÚBLICO OBJETIVO: MEDIADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE ENFERMAGEM Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde EducaSaúde Projeto SUS Educador MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018 CURSO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO APLICADAS À SAÚDE Coordenador: Jonas Brant Relatores: Alessandro Lopes, Karina Matos e Patrícia Paiva CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDO DA ESMAFE/RS CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA FEDERAL (MODALIDADE PRESENCIAL).

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDO DA ESMAFE/RS CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA FEDERAL (MODALIDADE PRESENCIAL). REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA SOCIAL DE ESTUDO DA ESMAFE/RS CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA FEDERAL (MODALIDADE PRESENCIAL). A Escola Superior da Magistratura Federal no RS- ESMAFE/RS,

Leia mais

EDITAL N 04/2015/COEXT CURSO DE EXTENSÃO DE PORTUGUÊS BÁSICO

EDITAL N 04/2015/COEXT CURSO DE EXTENSÃO DE PORTUGUÊS BÁSICO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Limoeiro do Norte, torna pública a abertura do Edital para seleção de 25 candidatos da comunidade externa e da comunidade interna

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES NÃO REMUNERADOS DE EVENTO

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES NÃO REMUNERADOS DE EVENTO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES NÃO REMUNERADOS DE EVENTO A Comissão Organizadora do Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais CONLAB e o Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais

Leia mais

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós-

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós- EDITAL CEAD/UFOP N 35/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação lato sensu), oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a

Leia mais

Viva Technology 16 a 18 de maio de 2019 Paris, França REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO

Viva Technology 16 a 18 de maio de 2019 Paris, França REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO Viva Technology 16 a 18 de maio de 2019 Paris, França REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO 1 Sumário 1) INFORMAÇÕES GERAIS DA AÇÃO... 3 2) SOBRE A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA... 3 3) CRONOGRAMA... 3 4) DA INSCRIÇÃO...

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 26/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 26/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 26/2017 ALINHAMENTO TÉCNICO INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital

Leia mais

EDITAL N.º 001/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO:

EDITAL N.º 001/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS CANINDÉ DIREÇÃO GERAL EDITAL N.º 001/2018 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL - PCI. Chamada 02/2019 Subprograma de Capacitação Institucional PCI - IMPA

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL - PCI. Chamada 02/2019 Subprograma de Capacitação Institucional PCI - IMPA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL - PCI Chamada 02/2019 Subprograma de Capacitação Institucional PCI - IMPA O Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA torna pública a presente Chamada e convida

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTAS

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTAS PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL 02/2018 O Campus Universitário de Bragança, por meio da Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação - CPGA torna público o processo seletivo para

Leia mais

EDITAL Nº 316/2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UNATI/UNIPAMPA

EDITAL Nº 316/2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UNATI/UNIPAMPA EDITAL Nº 316/2018 PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UNATI/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, lança o presente Edital, que

Leia mais

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Ações de Capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) A Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/PROGEPE/UFF),

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 DGP/DCADE/PROCAP/2017 APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA FUB EM EVENTOS EXTERNOS DE CAPACITAÇÃO NO BRASIL

EDITAL Nº 01/2017 DGP/DCADE/PROCAP/2017 APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA FUB EM EVENTOS EXTERNOS DE CAPACITAÇÃO NO BRASIL EDITAL Nº 01/2017 DGP/DCADE/PROCAP/2017 APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA FUB EM EVENTOS EXTERNOS DE CAPACITAÇÃO NO BRASIL 1. OBJETIVO 1.l Apoiar a participação de servidores técnico-administrativos

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Este documento torna pública a abertura de vagas para provimento de Brigadistas e Chefes de Esquadrão para a Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Unidade de Conservação

Leia mais

EDITAL 164/2015 SELEÇÃO PARA O CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL - MODALIDADE EAD

EDITAL 164/2015 SELEÇÃO PARA O CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL - MODALIDADE EAD EDITAL 164/2015 SELEÇÃO PARA O CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL - MODALIDADE EAD A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio da Diretoria de Capacitação (DCA), do Instituto Federal do Paraná (IFPR),

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ANALISTA DE SISTEMAS SORRI-BAURU - SETEMBRO/2018

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ANALISTA DE SISTEMAS SORRI-BAURU - SETEMBRO/2018 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ANALISTA DE SISTEMAS SORRI-BAURU - SETEMBRO/2018 A SORRI BAURU, por meio de sua Diretoria Executiva convoca os interessados a participar do processo seletivo para a contratação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSO DE IDIOMAS DO CENEX-FALE / UFMG 1º SEMESTRE / 2019 ATENÇÃO:

REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSO DE IDIOMAS DO CENEX-FALE / UFMG 1º SEMESTRE / 2019 ATENÇÃO: REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSO DE IDIOMAS DO CENEX-FALE / UFMG 1º SEMESTRE / 2019 ATENÇÃO: 1. Os candidatos à bolsa das categorias Aluno da UFMG e Pessoa da Comunidade

Leia mais

EDITAL Nº 004/2016. Edital de Apoio à Capacitação de Servidores em Eventos e Ações Externas

EDITAL Nº 004/2016. Edital de Apoio à Capacitação de Servidores em Eventos e Ações Externas EDITAL Nº 004/2016 Edital de Apoio à Capacitação de Servidores em Eventos e Ações Externas A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal - DDP, no uso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL EDITAL Nº 05/2018 A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO (TICEB)

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO (TICEB) SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO (TICEB) A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CENTRAL-CNAT

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CENTRAL-CNAT INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CENTRAL-CNAT EDITAL Nº. 45/DG - CNAT-IFRN EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ATUAR NO PROJETO RONDON SERRA DO CACHIMBO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI EDITAL Nº 001/2016 ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO O Núcleo de Iniciação

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH) por meio da Divisão de Capacitação (DICAP/DEGEP), torna público o processo seletivo para

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 44/2016

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 44/2016 Página 1 de 5 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Boletim de Serviço Eletrônico em EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 44/2016 O GERENTE DE ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, SUBSTITUTO, DA AGÊNCIA NACIONAL

Leia mais

REGULAMENTO DA I MOSTRA ESTADUAL DE PRÁTICAS DE SAÚDE COSEMS RJ/IDEIASUS-FIOCRUZ.

REGULAMENTO DA I MOSTRA ESTADUAL DE PRÁTICAS DE SAÚDE COSEMS RJ/IDEIASUS-FIOCRUZ. REGULAMENTO DA I MOSTRA ESTADUAL DE PRÁTICAS DE SAÚDE COSEMS RJ/IDEIASUS-FIOCRUZ. Este edital estabelece os critérios para a inscrição e premiação de experiências na I MOSTRA ESTADUAL DE PRÁTICAS DE SAÚDE

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO(A)

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO(A) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 02/ SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO(A) A Coordenação de Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás, no uso

Leia mais

CHAMADA BRAFITEC 2016

CHAMADA BRAFITEC 2016 EDITAL Nº 10/2016/PROPPI CHAMADA BRAFITEC 2016 CHAMADA PÚBLICA INTERNA PARA ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFSC PROGRAMA CAPES BRAFITEC 2016 BRASIL-FRANÇA EXECUÇÃO: MARÇO 2016 A JULHO DE 2017 APRESENTAÇÃO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar

Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF Mar 8ª CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS (Prorrogação) LOCAL Nº DE VAGAS Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação - DIMAN 01 A FUNAPE

Leia mais

Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017

Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017 Edital ARI Nº 003/2017 Edital de Processo de Seleção para bolsa de estudos para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edição 2017 O Centro Paula Souza CEETEPS, por meio de sua Assessoria de Relações

Leia mais

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS UNIDADE EM BAGÉ CAMPUS REGIONAL IV PERÍODO DE REALIZAÇÃO 19 a 21 de OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE ABERTURA O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Ernane Ervino Pfüller,

Leia mais

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para BOLSISTA

Leia mais

EDITAL DE REMOÇÃO INTERNA Nº 001/2018

EDITAL DE REMOÇÃO INTERNA Nº 001/2018 EDITAL DE REMOÇÃO INTERNA Nº 001/2018 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Ifes, com base nas Portarias Interministeriais nº 60 e nº 61, de 29 de março de 2018,

Leia mais

PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE - 1º SEMESTRE / 2018

PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE - 1º SEMESTRE / 2018 www.cenex.letras.ufmg.br Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE - 1º SEMESTRE / 2018 CURSOS REGULARES E CURSOS

Leia mais

EDITAL N.º 05/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO A PLATAFORMA ARDUINO

EDITAL N.º 05/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO A PLATAFORMA ARDUINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 05/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA EAD 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA EAD 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA EAD 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Chamada Pública 2015

Chamada Pública 2015 Chamada Pública 2015 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO EM FITOMEDICAMENTOS Duração: Três semestres letivos Justificativa O Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL - CEDAF CEP FLORESTAL MINAS GERAIS BRASIL TEL.: (31)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL - CEDAF CEP FLORESTAL MINAS GERAIS BRASIL TEL.: (31) UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE FLORESTAL - CEDAF CEP 35.690-000 FLORESTAL MINAS GERAIS BRASIL TEL.: (31)3536-3377 EDITAL INTERNO/EXTERNO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES A Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA DA REITORIA Nº 141, DE 15 DE MARÇO DE 2017. Fixa os critérios para pagamento de gratificações por encargo de Curso ou Concurso. O VICE-REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), nomeado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS AVISO DE SELEÇÃO SIMPLICADA Nº. 01/ 2014 PNEG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS AVISO DE SELEÇÃO SIMPLICADA Nº. 01/ 2014 PNEG UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS AVISO DE SELEÇÃO SIMPLICADA Nº. 01/ PNEG A Coordenação Institucional do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no âmbito da Universidade Federal do Amazonas

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Superintendência de Educação Aberta e a istância

Ministério da Educação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Superintendência de Educação Aberta e a istância EDITAL Nº 05/2018 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATUAR JUNTO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Superintendência de Educação Aberta e a Distância - SEAD da Universidade

Leia mais

EDITAL N 04/2017/COEXT CURSOS DE LIBRAS MÓDULO II E III

EDITAL N 04/2017/COEXT CURSOS DE LIBRAS MÓDULO II E III O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Limoeiro do Norte, torna pública a abertura do Edital para seleção de candidatos da comunidade externa e interna do IFCE Campus

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 15/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 15/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 15/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº007/2018 INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA NOS CURSOS DE LÍNGUAS DO CLAI

EDITAL Nº007/2018 INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA NOS CURSOS DE LÍNGUAS DO CLAI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO, RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DIREC/IFAM/CMC CENTRO DE IDIOMAS DO IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO EDITAL Nº007/2018 INSCRIÇÃO, SELEÇÃO

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

PORTARIA Nº 53, DE 19 DE FEVEREIRO DE Art. 2º Esta portaria entra em vigor nesta data.

PORTARIA Nº 53, DE 19 DE FEVEREIRO DE Art. 2º Esta portaria entra em vigor nesta data. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo CAMPUS COLATINA PORTARIA Nº 53, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2019. O DIRETOR GERAL DO CAMPUS COLATINA DO INSTITUTO

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 6 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA

EDITAL Nº 01, DE 6 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA EDITAL Nº 01, DE 6 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA A coordenação do Projeto "REDE OBSERVATÓRIO PROGRAMA MAIS MÉDICOS", parceria entre a Universidade Federal

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE COORDENADOR E PROFESSOR(A) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA.

SELEÇÃO PÚBLICA DE COORDENADOR E PROFESSOR(A) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. UNIVERSIDADE SANTA URSULA - USU PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ACADÊMICOS - PRGA EDITAL N.2/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE COORDENADOR E PROFESSOR(A) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. 1.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PODOLOGIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE PODOTERAPEUTICA.

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PODOLOGIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE PODOTERAPEUTICA. EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PODOLOGIA EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE PODOTERAPEUTICA. A Sociedade Brasileira dos Estudos da Podologia, por meio de seu Centro de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA GRADUAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Edital PROGRAD/PFA/UPE Nº 004/014 I EDITAL A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Itajubá Criada pela Lei /04/2002 Núcleo de Educação a Distância

Ministério da Educação Universidade Federal de Itajubá Criada pela Lei /04/2002 Núcleo de Educação a Distância 1 a Retificação do edital Em 06/06/2019: A coordenadora do Projeto de Extensão TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM comunica as seguintes retificações no edital: 1. Onde se lê: c) A documentação

Leia mais

Ciclo de Formação em Gestão para Resultados Turma 04

Ciclo de Formação em Gestão para Resultados Turma 04 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA COORDENAÇÃO GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS ACADEBio Ciclo de Formação

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 Tecnologias Emergentes - 1 CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 A coordenadora do Projeto de Extensão TECNOLOGIAS EMERGENTES A SEVIÇO DA APRENDIZAGEM, aprovado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO POLÍTICAS

Leia mais

EDITAL N 001 / 2018 PROGRAD

EDITAL N 001 / 2018 PROGRAD EDITAL N 001 / 2018 PROGRAD CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E REALIDADE BRASILEIRA A PARTIR DE SEUS PENSADORES MODALIDADE SEMI-PRESENCIAL - TURMA 2018 A Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS DE BOA VIAGEM EDITAL N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS DE BOA VIAGEM EDITAL N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS DE BOA VIAGEM EDITAL N.º 002/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO

Leia mais