Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017"

Transcrição

1 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017 Edital de seleção de Tutor para o curso de especialização em Gestão Educacional, turma 2017 A coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no uso de suas atribuições conferidos pela portaria nº 1.427, de 9 de setembro de 2014 e de acordo com a legislação em vigor, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para a contratação de Bolsista-Tutor, nos termos da Lei /06 e das Portarias da CAPES nº 183 de 21 de outubro de 2016 e nº 15 de 23 de janeiro de 2017, para atender à demanda do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). I - VAGAS a) Vagas: 6 vagas para atuação no curso de especialização em Gestão Educacional, oferta 2017, com início de atividades em junho de b) Os demais classificados ficarão num cadastro de reserva e poderão ser chamados, a critério da coordenação do curso. Este cadastro possuirá validade durante a vigência do Curso. II - TUTORIA a) Descrição da atividade: tutor b) Carga horária: 20 (vinte) horas semanais, com disponibilidade de 4 (quatro) horas para reuniões semanais presenciais. c) Local de atuação: UNIFEI, campus de Itajubá/MG. d) Validade: durante a vigência do curso para a turma III - ATIVIDADES O candidato selecionado para atuar como tutor a distância deverá realizar as seguintes atividades: a) acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico do curso; b) estabelecer contato permanente e acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso; c) manter regularidade de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas; d) assistir o processo de ensino-aprendizagem, orientando as atividades propostas no curso; e) corrigir e dar retorno (feedback) aos alunos nas atividades realizadas a distância;

2 f) atender e orientar os alunos nas questões teórico-metodológicas do curso; g) auxiliar os professores na execução do planejamento e cronograma das disciplinas; h) favorecer a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas; i) elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria; j) participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável; k) apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações; e l) participar das atividades de investigação e estudo em EaD realizadas pela equipe do curso; m) participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pelo NEaD. IV - PERFIL DOS CANDIDATOS Os candidatos à função de tutores deverão ter o seguinte perfil: IV.1 Formação mínima: a) graduação em instituição reconhecida pelo MEC, preferencialmente nas áreas de Educação e Ciências Sociais. IV.2 Requisitos exigidos: a) formação de nível superior e experiência mínima de 1 (um) ano no Magistério, na Educação Básica ou Superior, ou atuação mínima de 1 (um) ano nas atividades desenvolvidas no Sistema UAB. Observação: O período de atuação em Tutoria ou qualquer atividade desenvolvida no Sistema UAB deverá ser comprovado por meio de declaração emitida pela Coordenação do Curso ou pela Coordenação UAB da instituição de ensino na qual o candidato atuou (Conforme Ofício n 187/2016- CCB/CGFO/DED/CAPES de 22 de novembro de 2016, item 7). b) O candidato deverá cumprir o estabelecido na Lei n /2006 e nas Portarias n 183/2016 e n 15/2017 e respectivas regulamentações, que definem as orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa da UAB. c) disponibilidade de carga horária semanal, desde que devidamente comprovadas a compatibilidade de horários e a ausência de prejuízo às atividades exercidas em possíveis cargos ou funções acumulados; d) familiaridade com o uso do computador, internet e demais recursos de informática; e) disponibilidade para realizar atividades inerentes à função de tutor em horário flexível de segunda-feira a sábado, inclusive para viagens aos Polos de Apoio Presenciais UAB/UNIFEI, a critério da Coordenação.

3 IV.3 Requisitos desejáveis: a) experiência em educação a distância; b) formação pós-graduada, ou estar vinculado a um programa de pós-graduação, ou ser Servidor Público no exercício da função. V - BOLSA DE TUTORIA a) O candidato selecionado fará jus a uma bolsa de estudo e pesquisa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais. b) A atuação como tutor não é caracterizada como vínculo empregatício. c) O tutor fará jus à bolsa enquanto durar a oferta do curso para o qual o mesmo foi selecionado pelo presente Edital, salvo a situação prevista no subitem V. (d). d) A interrupção da referida bolsa poderá ocorrer a qualquer momento, desde que a justificativa seja apresentada por escrito, levando-se em conta o desempenho, adaptabilidade e cumprimento das funções por parte do tutor. VI - INSCRIÇÃO a) Período de inscrição: 09/03 a 17/03/2017. b) O candidato deverá efetuar sua inscrição no formulário disponível na página do NEaD/UNIFEI, preenchendo os campos solicitados. Nesse formulário, o candidato também deverá preencher a justificativa sobre as razões de seu interesse na vaga (3000 caracteres). Em seguida, o candidato deverá se dirigir ao NEaD/Unifei para entregar o currículo documentado, conforme item VII.1 deste edital. VII - SELEÇÃO Os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, pela soma simples das notas obtidas em função da análise curricular, da justificativa sobre as razões de seu interesse na vaga e da defesa de seu currículo. Os critérios de análise do currículo, da justificativa e da defesa do currículo estão descritos no Anexo I. Os critérios de desempate estão descritos no Anexo II. A participação e integralização com nota igual ou superior a 7,0 no curso de formação de tutores, que será ofertado na segunda etapa deste processo seletivo, é uma etapa exclusivamente eliminatória. VII.1 - Primeira etapa análise de perfil e documentos: a) As informações contidas no currículo documentado serão pontuadas e a justificativa avaliada pela Coordenação do Processo Seletivo. O candidato deverá comparecer ao NEaD/UNIFEI, durante o período das inscrições (09 a 17/03/2017), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e entregar o currículo com os documentos comprobatórios das atividades indicadas no mesmo.

4 b) Serão eliminados os candidatos que não comparecerem ao NEaD/UNIFEI e não comprovarem a documentação informada no currículo. Não serão aceitos documentos enviados por correio ou . c) Esta etapa é eliminatória e classificatória. A lista com os candidatos classificados para a etapa seguinte do processo seletivo será divulgada no link até o dia 21/03/2017. VII.2 - Segunda etapa curso de formação em tutoria: a) A segunda etapa constitui-se de um curso de formação de tutores, ofertado a distância pelo no NEaD/UNIFEI, com duração de 40 horas, aos candidatos classificados na primeira etapa. b) O curso terá início em 22/03/2017 e encerramento em 13/04/2017. c) Esta etapa é eliminatória. d) Serão eliminados os candidatos que não concluírem o curso de formação e os que não obtiverem nota final igual ou superior a 7,0. VII.3 - Terceira etapa defesa do currículo: a) Os candidatos aprovados na segunda etapa devem realizar a defesa de currículo nos dias 19 e 20/04/2017. b) O agendamento para a Defesa de Currículo será divulgado na página do NEaD/Unifei até o dia 18/04/2017. c) Esta etapa é classificatória. VIII - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS O resultado preliminar deste processo seletivo será divulgado no link no dia 24/04/2017, a partir das 17 (dezessete) horas. O resultado final deste processo seletivo, será divulgado no link no dia 27/04/2017, a partir das 17 (dezessete) horas. IX - RECURSOS Caberá recurso contra o resultado do Processo Seletivo, devidamente fundamentado, dirigido à Coordenação e protocolado no NEaD/UNIFEI no prazo de 2 dias úteis após a divulgação do resultado. X - LEGISLAÇÃO A tutoria a qual este edital se aplica é regida pela legislação abaixo: a) Lei , de 06 de fevereiro de 2006; b) Portaria CAPES n 183, de 26 de outubro de 2016; c) Portaria CAPES n 15, de 21 de janeiro de 2017; d) Ofício nº 187/2016-CCB/CGFO/DED/CAPED de 22 de novembro de 2016.

5 XI DISPOSIÇÕES FINAIS a) Não serão aceitas as inscrições fora do prazo e em lugar diverso do estabelecido neste Edital ou aquelas que não apresentarem algum formulário ou documento exigido no mesmo. Também não serão aceitos recursos interpostos em data diferente da estabelecida neste Edital. b) A documentação dos candidatos não classificados poderá ser resgatada pelos mesmos na Secretaria do NEaD, no prazo de 60 (sessenta) dias após a publicação do Resultado Final do Processo Seletivo. c) Decorrido o referido prazo, esse material deverá ser descartado. d) A critério da Coordenação do NEaD/UNIFEI, editais de retificação e/ou editais complementares poderão ser publicados e, a partir de sua publicação, passarão a fazer parte integrante das normas e instruções contidas neste Edital. e) O candidato que prestar declaração falsa ou inexata em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou desligado da função, sem exclusão das sanções cíveis e penais a que ficará sujeito. f) Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Coordenação do NEaD/UNIFEI. g) As inscrições de que trata este Edital implicam no conhecimento por parte do candidato e seu compromisso tácito de aceitar as condições deste Processo Seletivo. XII - CONTATOS: Secretaria do NEaD (35) / 1955 Profa. Dra. Juliana Maria Sampaio Furlani Coordenadora adjunta do NEaD/UNIFEI

6 Anexo I Critérios de análise do perfil e documentos (VII.1 - Primeira etapa) ÍTENS CRITÉRIOS PONTUAÇÃO Justificativa Adequação à função; clareza do texto 0-10 pontos Experiência Magistério Adequação à área requerida Superior neste edital; anos de atuação 1 ponto por ano na área e 0,5 ponto por ano em outras áreas, até o limite de 10 pontos. Experiência Magistério Tempo de serviço (anos de 0,5 ponto por ano até o limite Educação Básica atuação) de 5 pontos Experiência em tutoria em Ead Tempo de serviço (anos de atuação) 1 ponto por ano sem limite Curso de pós-graduação em Adequação à área de 1 ponto por curso. nível de especialização e/ou mestrado e/ou doutorado conhecimento do curso de Gestão Educacional Curso de formação em Ead Carga-horária total 0,5 ponto a cada 30 horas sem limite. Outros cursos Adequação à área de conhecimento do curso de Gestão de Pessoas; Cargahorária total A critério da coordenação até o limite de 3 pontos. Critérios de análise da defesa do currículo (VII.3 - Terceira etapa) Pontuação (0 10 pontos) Na etapa de defesa do currículo, serão considerados para análise: Demonstração de sua experiência e conhecimentos na função pretendida. Impressão geral postura, expressão, vocabulário. Disponibilidade de tempo para atuar na tutoria. Anexo II - Critérios de desempate Os critérios de desempate são os seguintes: a) Candidato com idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição nesta Seleção, conforme o art. 27, parágrafo único da Lei n /2003 Estatuto do Idoso; b) maior tempo de experiência na Educação a Distância; c) maior tempo de experiência na Tutoria EAD; d) maior tempo de experiência na Educação Superior; e) candidato com maior idade, não incluído na letra a.

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 04/2017

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 04/2017 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 04/2017 Edital de seleção de Tutor para o curso de especialização em Tecnologias, Formação de Professores e

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 01/2017

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 01/2017 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 01/2017 Edital de seleção de Tutor para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESIGN INSTRUCIONAL PARA EaD VIRTUAL: TECNOLOGIAS,

Leia mais

Edital UAB-UFABC 001/2017

Edital UAB-UFABC 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

Edital UAB-UFABC 006/2016

Edital UAB-UFABC 006/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutor

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- BACHARELADO

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- BACHARELADO SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- BACHARELADO A Universidade Federal de Juiz de Fora através do Centro de Educação a Distância CEAD, torna público o Edital de Seleção de Tutores para

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutor

Leia mais

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO A COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE UAB/UFPE convid a os interessados a se inscreverem no processo de seleção simplificada para Cadastro de Reserva de Bolsistas CAPES como Tutor para

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A Universidade Federal de Juiz de Fora através do Centro de Educação a Distância CEAD, torna público o Edital de Seleção de Tutores para atuar no

Leia mais

EDITAL Nº 054/2017 SELEÇÃO PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORES VIRTUAIS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTANCIA (PARFOR): PEDAGOGIA E COMPUTAÇÃO

EDITAL Nº 054/2017 SELEÇÃO PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORES VIRTUAIS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTANCIA (PARFOR): PEDAGOGIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 16.825, de 04.07.2016 Educação a Distância EAD / UESB Fone: (77) 3425-9308 uesbvirtual@uesb.edu EDITAL Nº 054/2017

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores para atuar no Curso

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA A Universidade Federal de Juiz de Fora através do Centro de Educação a Distância CEAD, torna público o Edital de Seleção de Tutores para atuar no

Leia mais

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa

Leia mais

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Administração

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 002/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 002/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 002/2015 Processo de Seleção de Formadores para os Cursos de Formação Continuada de professores na área da Educação Especial (Libras, Deficiência

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores para atuar no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), em parceria com o Programa Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAPES / UAB / MÍDIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAPES / UAB / MÍDIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAPES / UAB / MÍDIAS EDITAL - Nº 009/2014 SELEÇÃO PARA TUTOR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS DA EDUCAÇÂO

Leia mais

EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI

EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício da Reitoria, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 03/2016 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade Federal da Bahia - UFBA, por

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA ATUAR NO PROGRAMA PNAP NAS DIVERSAS OFERTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR NA MODALIDADE

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção

Leia mais

Processo de Seleção de Tutores para Vagas Remanescentes do Curso de Especialização em Gestão em Saúde, na modalidade a Distância

Processo de Seleção de Tutores para Vagas Remanescentes do Curso de Especialização em Gestão em Saúde, na modalidade a Distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU Resolução CD/FNDE Nº 26/2009,

Leia mais

EDITAL Nº 38/2017 SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO EM CURSO EAD LICITAÇÃO E CONTRATOS

EDITAL Nº 38/2017 SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO EM CURSO EAD LICITAÇÃO E CONTRATOS EDITAL Nº 38/2017 SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO EM CURSO EAD LICITAÇÃO E CONTRATOS Abril de 2017 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Coordenação de Educação a Distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

EDITAL Nº 066/2015. 1.2 Os tutores serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente Edital.

EDITAL Nº 066/2015. 1.2 Os tutores serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente Edital. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 Educação a Distância EAD / UESB Fone: (77) 3425-9308 uesbvirtual@uesb.edu EDITAL Nº 066/2015 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL N 002/2017/PNAP/EaDADM/CAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PNAP/CAPES

EDITAL N 002/2017/PNAP/EaDADM/CAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PNAP/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CAMPUS PROF. JOÃO DAVID FERREIRA LIMA TRINDADE CAIXA POSTAL 5025 CEP 88040 900 FLORIANÓPOLIS SANTA

Leia mais

EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE

EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE O Coordenador do curso de Letras Inglês, modalidade a distância, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL INSTITUTO DE LINGUAGENS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

Leia mais

Processo de Seleção de Tutores para o Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância

Processo de Seleção de Tutores para o Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU Resolução CD/FNDE Nº 26/2009

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES A Coordenação do Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 41/2016 SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº 41/2016 SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 41/2016 SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Setembro de 2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS

Leia mais

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES A Pró-Reitoria de Ensino

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 008/28.01.2015 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em

Leia mais

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017 CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017 A presente chamada interna visa contratar bolsista para atuar nos cursos técnicos, na modalidade educação a distância,

Leia mais

EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO BÁSICO 2017 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO BÁSICO 2017 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO BÁSICO 2017 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS A Coordenação de Cursos Técnicos do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CAPES

CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CAPES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 33, DE 18 DE MARÇO DE 2015.

EDITAL Nº 33, DE 18 DE MARÇO DE 2015. EDITAL Nº 33, DE 18 DE MARÇO DE 2015. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Abertura

Leia mais

EDITAL Nº 053/2012, de 04 de outubro de 2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 053/2012, de 04 de outubro de 2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR À DISTÂNCIA EDITAL Nº 053/2012, de 04 de outubro de 2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR À DISTÂNCIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus

Leia mais

I- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CENTRO DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES PRESENCIAIS E À DISTÂNCIA BOLSISTA

Leia mais

EDITAL N. 02/2011. Inscrição para tutoria do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Mídias na Educação, na modalidade à Distância

EDITAL N. 02/2011. Inscrição para tutoria do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Mídias na Educação, na modalidade à Distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EDITAL N. 02/2011 Inscrição para tutoria

Leia mais

3.2. Alunos matriculados no curso objeto deste edital não poderão inscrever-se.

3.2. Alunos matriculados no curso objeto deste edital não poderão inscrever-se. EDITAL PREG Nº 81(*), DE 23 DE MAIO DE 2016. A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273, de

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 014/2010 DEAD / IFMA Seleção Simplificada

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMAnet CHAMADA PÚBLICA N 008/2017- UEMAnet/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMAnet CHAMADA PÚBLICA N 008/2017- UEMAnet/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMAnet CHAMADA PÚBLICA N 008/2017- UEMAnet/UEMA EDITAL N 008/2017- UEMAnet/UEMA SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ADMISSÃO DE TUTORES

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL.

EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL. A Pró-Reitoria de Extensão e o Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA - SEAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA - SEAD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA - SEAD EDITAL nº 021/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016 Seleção para tutoria a distância do Curso de Especializacão em Tecnologias da Informação e da Comunicação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2016 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS

PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2016 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS PROCESSO SELETIVO DE TUTORES MÓDULO INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO 2016 POLOS UFRN CENTRAL, CENEP, MOSSORÓ, CAICÓ E ANGICOS A Coordenação de Cursos Técnicos do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 25/2015, de 21 de julho de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS

EDITAL Nº 25/2015, de 21 de julho de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS EDITAL Nº 25/2015, de 21 de julho de 2015. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL N. 17, DE 25 DE JULHO DE 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL N. 17, DE 25 DE JULHO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COPA/PROGRAD EDITAL N. 17, DE 25 DE JULHO DE 2014 INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE TUTORES

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES

PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88.040-900 - FLORIANÓPOLIS SC Telefone:

Leia mais

EDITAL n 004/ 2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES. 1. PÚBLICO-ALVO - Os candidatos e as candidatas devem atender aos seguintes requisitos:

EDITAL n 004/ 2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES. 1. PÚBLICO-ALVO - Os candidatos e as candidatas devem atender aos seguintes requisitos: EDITAL n 004/ 2017 CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES Edital de Chamada Pública para seleção de Pessoas Físicas de NÍVEL SUPERIOR, que tenham interesse em atuar como TUTORAS ou TUTORES no Projeto

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL

EDITAL Nº 01/2016, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REDE E-TEC BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 26/02/2016 08:59:26 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que estabelece

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que

Leia mais

a) Graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Educação/Pedagogia, e áreas afins reconhecidos pelo MEC.

a) Graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Educação/Pedagogia, e áreas afins reconhecidos pelo MEC. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA DE TUTORIA A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DO SISTEMA UAB - N 003/2017 A Universidade de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

Serão exigidos os seguintes requisitos para se candidatar a Tutor Presencial com vistas à atuação nos Polos de Apoio Presencial:

Serão exigidos os seguintes requisitos para se candidatar a Tutor Presencial com vistas à atuação nos Polos de Apoio Presencial: EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL POLOS DE CAMAÇARI JOÃO PESSOA CAMPINA GRANDE - CONDE EDITAL Nº 01/14 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA TUTOR PRESENCIAL PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR Cursos de Aperfeiçoamento a Distância A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia abre inscrições para o processo de seleção de Professores

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017, DE 22 DE JUNHO DE 2017

EDITAL Nº 01/2017, DE 22 DE JUNHO DE 2017 Universidade Aberta do Brasil EDITAL Nº 0/207, DE 22 DE JUNHO DE 207 Edital nº 0, de 22 de JUNHO de 207, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EDITAL Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2012 A Universidade Federal

Leia mais

a) Licenciatura e ou Bacharel em Artes, Museologia, Educação, Cultura, Arquitetura e Urbanismo, áreas afins.

a) Licenciatura e ou Bacharel em Artes, Museologia, Educação, Cultura, Arquitetura e Urbanismo, áreas afins. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE) COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL E ARTÍSTICO CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA DE

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL MARABÁ, CAMETÁ E BREVES

CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL MARABÁ, CAMETÁ E BREVES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EAD/UAB/CAPES CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 Tecnologias Emergentes - 1 CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 A coordenadora do Projeto de Extensão TECNOLOGIAS EMERGENTES A SEVIÇO DA APRENDIZAGEM, aprovado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 10/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 10/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 10/2017 Seleção para tutoria presencial do Curso de Licenciatura em Computação UAB/UFSM na modalidade a

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa aos interessados

Leia mais

EDITAL Nº 003, DE 18 DE MAIO DE 2017.

EDITAL Nº 003, DE 18 DE MAIO DE 2017. EDITAL Nº 003, DE 18 DE MAIO DE 2017. Seleção simplificada de tutor para atuação em cursos do programa e-tec Idiomas na modalidade de educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

2ª CHAMADA PÚBLICA CONVITE VAGAS REMANESCENTES. (Pós EDITAL Nº 138, DE 08 DE MAIO DE 2017)

2ª CHAMADA PÚBLICA CONVITE VAGAS REMANESCENTES. (Pós EDITAL Nº 138, DE 08 DE MAIO DE 2017) 2ª CHAMADA PÚBLICA CONVITE VAGAS REMANESCENTES (Pós EDITAL Nº 138, DE 08 DE MAIO DE 2017) O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS por intermédio da, torna pública

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB PROCESSO SELETIVO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE EDITAL Nº 749 de 11/08/2014 A UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL N 002/2015/UNASUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA

EDITAL N 002/2015/UNASUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL N 002/2015/UNASUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA O Coordenador do Curso de Especialização Multiprofissional em Atenção Básica,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OETE COORDENADORIA DA UAB/MEC-UNICENTRO EDITAL Nº 022/ UAB/MEC-UNICENTRO RESULTADO DA SELEÇÃO DE TUTORES

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OETE COORDENADORIA DA UAB/MEC-UNICENTRO EDITAL Nº 022/ UAB/MEC-UNICENTRO RESULTADO DA SELEÇÃO DE TUTORES RESULTADO DA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE - MODALIDADE A DISTÂNCIA A Coordenação da UAB/MEC-UNICENTRO e a Coordenação do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº023/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL Nº023/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL Nº023/2013 /CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO 2013 A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO nº 03/2016/DEAD EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco EDITAL Nº /26. Seleção Pública para Tutor Virtual e Professor Executor. - UAEADTec UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO A UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 03/2014 COMFOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 03/2014 COMFOR EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ACESSIBILIDADE NA ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância Cead,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC A Coordenação do PNAIC/UFMA faz saber que estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de 40 (quarenta) Professores Formadores para

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015, de 06 de janeiro de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 01/2015, de 06 de janeiro de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2015, de 06 de janeiro de 2015. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais -

Leia mais

EDITAL Nº 09/2015, de 23 de maio de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES A DISTÂNCIA PROCESSO Nº /

EDITAL Nº 09/2015, de 23 de maio de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES A DISTÂNCIA PROCESSO Nº / EDITAL Nº 09/2015, de 23 de maio de 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES A DISTÂNCIA O Diretor Geral do campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

EDITAL Nº 30/2016, de 02 de agosto de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR PRESENCIAL

EDITAL Nº 30/2016, de 02 de agosto de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR PRESENCIAL EDITAL Nº 30/2016, de 02 de agosto de 2016. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTOR PRESENCIAL O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus

Leia mais

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID A Direção Acadêmica e a Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS tornam público a abertura

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016

PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016 PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016 A Cruzeiro do Sul S/A, por meio da Pró-Reitoria de Educação

Leia mais

EDITAL SIMPLIFICADO 001/2016 SELEÇÃO PRECEPTORES PARA ATUAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA E COMUNIDADE/2016

EDITAL SIMPLIFICADO 001/2016 SELEÇÃO PRECEPTORES PARA ATUAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA E COMUNIDADE/2016 EDITAL SIMPLIFICADO 001/2016 SELEÇÃO PRECEPTORES PARA ATUAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA E COMUNIDADE/2016 A Comissão de Residência Multiprofissional em Área Profissional

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD COORDENAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS COPESE EDITAL Nº 26/2017 - COPESE/UFVJM A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM, através da Coordenação de

Leia mais

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais