A Evolução do Computador. Prof. Lorí Viali, Dr. Htp://www.pucrs.br/famat/viali

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Evolução do Computador. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@pucrs.br Htp://www.pucrs.br/famat/viali"

Transcrição

1 A Evolução do Computador Prof. Lorí Viali, Dr. Htp://www.pucrs.br/famat/viali

2 Evolução tecnológica (do computador), iniciando com os primeiros instrumentos de calcular e terminando com a www.

3 O Ábaco (The Abacus)

4 O ábaco teve sua origem em 1200 AC na China, onde é conhecido como suan-pan. O nome latino deriva do grego abax ou abakon (tabela ou tablet), que por sua vez deriva da palavra semítica abq (areia) (IFRAH, 2000)

5 O ábaco chinês, baseado no sistema hexadecimal, possui duas contas na parte superior e cinco na parte inferior, permitindo o uso de valores de zero à quinze.

6 No Japão foi retirada uma das contas superiores, de modo a usar números entre zero e dez, de acordo com o sistema decimal japonês, o que levou à origem do Soroban. Ainda hoje, as escolas japonesas ensinam cálculos utilizando o soroban.

7 O Uso do Ábaco na sala de Aula Imenes

8 A régua de cálculo (The Slide Rule)

9 A régua de cálculo foi criada em 1638 pelo padre inglês William Oughtred ( ), baseando-se na tábua de logaritmos que tinha sido criada em 1614 por John Napier ( ).

10 Napier inventou, também, uma forma alternativa as tabelas, onde os logaritmos eram esculpidos em bastões de marfim que ficaram conhecidos como ossos de Napier.

11 Esta invenção de Napier, levou diretamente a invenção da régua de cálculo. Criada inicialmente na Inglaterra e utilizada ainda em 1960 pelos engenheiros da NASA nos projetos Mercury, Gemini e Apollo.

12 Antes da criação da calculadora ela era a ferramenta de cálculo mais comum na ciência e engenharia. Continuou sendo utilizada até aproximadamente 1974 quando a popularização das calculadoras tornou-a obsoleta.

13 Outros modelos

14

15 As máquinas de calcular (The Mechanical Calculators )

16 A Pascalina foi construída entre 1642 e 1644, quando Pascal tinha cerca de 20 anos. Permitia fazer adições e subtrações. Foram construídas cerca de 50 máquinas.

17 Blaise Pascal ( ) foi um matemático e filósofo francês que é considerado junto com Pierre de Fermat ( ) os precursores da teoria da probabilidade.

18 Em 1672, a calculadora de Gottfried Wilhem Leibniz conseguia fazer cálculos envolvendo as quatro operações e extrair a raiz quadrada.

19 Gottfried Wilhem von Leibniz ( ) foi um matemático e filósofo alemão que desenvolveu o cálculo e a notação que hoje é utilizada. Contudo ele nunca pensou no conceito de derivada como um limite.

20 A revolução das máquinas de calcular ocorreu entre os anos de 1960 e Foi durante este período que elas passaram de mecânicas para eletrônicas. Já o computador parece ter derivado dos primeiros teares que começaram a utilizar cartões perfurados.

21 Algumas calculadoras mecânicas Odhner, Suíça, 1874 Comptometer, USA, 1884

22 Monroe LN-160X, Holanda, 1911 Brunsviga 10, Alemanha, 1932

23 Curta, Liechtenstein, 1947 Facit C1-13, Suécia, 1950

24 Algumas calculadoras eletrônicas Anita Mk VII, Inglaterra, Foi a primeira calculadora deste tipo. Utilizava válvulas. Sharp Compet CS10A, Japão, Umas das primeiras totalmente transistorizadas.

25 Algumas calculadoras eletrônicas Victor 3900, USA, Primeira calculadora a utilizar circuitos integrados. Rapidman 1208LC, USA, Primeira com tela de LCD.

26 A calculadora de mão Um dos primeiros produtos a fazer uso dos CI foram as calculadoras de mão ou de bolso (Poket calculator). O lançamento deste tipo de produto aconteceu em A Sharp Compet QT-8B foi a primeira calculadora com chip do mundo a utilizar pilhas. Foi lançada em 1970.

27 A calculadora de bolso A Canon Pocketronic foi uma das primeiras calculadoras de bolso (!) a pilha. Ela não tinha visor. Os resultados eram impressos em uma fita de papel térmico. Foi lançada no Japão em 1970 e nos EUA em 1971.

28 A calculadora de bolso A criação da calculadora em um Chip permitiu a produção da primeira calculadora verdadeiramente de bolso, a Busicom LE-120A "HANDY. Foi a primeira com tela de LED. Produzida no Japão pela Nippon.

29 Em 1804, o mecânico francês, Joseph Marie Jacquard ( ), dono de uma tecelagem, começou a utilizar cartões perfurados nos teares.

30 Em meados de 1822, um cientista inglês, chamado Charles Babbage, desenvolveu uma máquina diferencial, que fazia cálculos com funções trigonométricas e logaritmos, essa máquina, utilizava os cartões perfurados de Jacquard.

31 Em 1834, Charles Babbage, desenvolveu outra máquina que executava as operações básicas, somar, subtrair, multiplicar e dividir, e também era capaz de armazenar dados em uma memória e imprimir os resultados.

32 Contudo a conclusão da máquina só ocorreu alguns anos após sua morte. Ela foi a base utilizada para a estrutura dos computadores utilizados atualmente, isso fez com que Charles Babbage fosse considerado como o "Pai do Computador".

33 Em 1840, Ada Lovelace ou Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace ( ) a primeira programadora, sugere que o sistema binário deve ser utilizado para armazenar dados, ao invés, do decimal. Durante um período de nove meses entre os anos de 1842 e 1843, Ada criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli usando a máquina analítica de Charles Babbage.

34 Em 1850, George Boole ( ), matemático e filosófo britânico, deselvolveu a Álgebra Booleana que mais tarde seria utilizada no projeto dos circuitos dos computadores.

35 Em 1890, Hermann Hollerith ( ), para acelerar o trabalho do censo nos Estados Unidos, desenvolveu um equipamento utilizando os cartões idealizados por Jacquard. Conseguiu apurar o censo no tempo recorde de um ano, Máquina perfuradora de cartões de Hollerith quando o próprio censo levou 8 anos para ser realizado.

36 Hermann Hollerith e o cartão perfurado

37 Em 1896, o sucesso de Hollerith era tanto que ele fundou a Tabulation Machine Company, que fundiu-se com duas empresas e formou a Computing Tabulation Recording Company.

38 Depois da morte de Hollerith a CTRC mudou de nome e se tornou a IBM (Internacional Business Machine).

39 Em 1906, a válvula (vacuum tube) foi inventada pelo físico americano Lee De Forest ( ).

40 Iniciando em 1927 Vannevar Bush ( ) construiu o Analisador Diferencial, um computador analógico para resolver equações diferenciais com até 18 variáveis. Uma consequência deste trabalho, no MIT, foi o início da teoria dos circuitos digitais por Claude Shannon ( ) que era dos seus alunos de pós-graduação.

41 Em 1941 o alemão Konrad Zuse ( ), completou o primeiro computador programável projetado para resolver equações complexas de engenharia. A máquina denominada de Z3 foi a primeira a trabalhar com o sistema binário ao invés do decimal. O computador era programado por fita perfurada e apresentava os resultados da mesma forma.

42 Em parceria com a marinha Norte-Americana, a IBM construiu, em 1943, na universidade de Harvard, o Mark I, totalmente eletromecânico, com 17 m de comprimento, 2,5 m de altura e 5 toneladas. O projeto foi do professor de Harvard Dr. Howard Aitken.

43 Detalhes do controle e da entrada e saída de dados

44 O Mark I tinha 60 conjuntos de 24 chaves para a entrada manual de dados e podia armazenar 72 números, cada um com 23 dígitos decimais. Podia realizar 3 adições e subtrações em um segundo. A multiplicação demorava 6 segundos e a divisão 15,3 segundos. O cálculo de um logarítmo ou de um valor trigonométrico demorava mais de um minuto.

45 O MARK I prestou seus serviços de matemática na Universidade de Harvard por 16 anos, apesar de não ter feito muito sucesso, pois já era obsoleto antes mesmo de ser construído. Em 1941, Konrad Zuse, na Alemanha, já tinha criado os modelos de teste Z1 e Z2, completando logo depois um computador operacional (o Z3), que era controlado por um programa e baseado no sistema binário. Ele era muito menor e de construção bem mais barata do que o MARK I.

46 A segunda guerra mundial incentivou o desenvolvimento de computadores. Em 1943, sob a liderança de Alan Turing ( ) foi projetado o Colossus, computador inglês que tinha a função de decifrar os códigos de mensagens trocadas pelos alemães.

47 O Colossus Utilizava símbolos perfurados em fitas de papel que processava a uma velocidade de 25 mil caracteres por segundo. Ele tinha a missão de quebrar códigos alemães ultrasecretos produzidos por um tipo de máquina de codificação chamada Enigma.

48 O Colossus foi o primeiro computador digital eletrônico programável. Ele e seus sucessores foram utilizados pelos decifradores de código britânicos para decifrar mensagens alemães durante a segunda Guerra. O Colossus e suas operadoras.

49 Em 1945 John von Neumann ( ), nascido Margittai Neumann János Lajos, apresentou um artigo definindo o conceito de programa armazenável. Ele propôs que as instruções, lidas na época, por cartões perfurados, fossem gravadas na memória do computador; o que faria sua execução e leitura mais rápidas.

50 Hoje a sua proposta conhecida como arquitetura de Von Neumann e é utilizada em praticamente todos os computadores.

51 O ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer), de 1946, foi o primeiro computador eletrônico de propósito geral. Ele era um computador digital Touring-completo. Ele foi o primeiro computador digital capaz de ser reprogramado para resolver um conjunto completo de problemas [SHURKIN, 1966].

52 Glen Beck (ao fundo) and Betty Snyder (na frente) programam o ENIAC no Laboratório de Pesquisa Balística em Maryland.

53 A primeira geracão dos computadores programáveis modernos foi construída em Eles incluiam memória (RAM). Eles eram bem menores que o ENIAC e utilizavam apenas 2500 válvulas. O ENIAC tinha mais de

54 Em 16 de dezembro de 1947 o transistor foi inventado, nos laboratórios da Bell Telephone por William B. Shockley ( ), John Bardeen ( ) e Walter Brattain ( ). A invenção rendeu aos três cientistas o prêmio nobel de Transistor = Transconductance + Resist istance

55 Computers in the future will contain Visionários 1,000 vacuum tubes and probably weigh more than 1,5 tons. (Popular Mechanics Magazine, 1949).

56 Os inventores, o transistor (isolado) e um chip (circuito integrado) conjunto de transistores).

57 Este grupo incluia os computadores Manchester MARK-I, o EDVAC e o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer) de 1951, que foi o primeiro computador disponível comercialmente. Neste ano também foi inventada a memória magnética.

58 UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer)

59 Um tipo de válvula e o tambor magnético de memória do UNIVAC.

60 Em 1952 a IBM decide adicionar os computadores a sua linha de produtos. O primeiro modelo a ser produzido foi o IBM 701 COM 1 Kb de RAM. Foi o primeiro computador a utilizar um drive de fita.

61 Codename: IBM 701 introduced 1952 CPU 18 bit word length CPU speed A multiplication takes milliseconds and addition takes milliseconds. Memory peripherals OS The memory capacity is 2048 words of 36 bit length (about 9 kb). The memory consist of 72 tubes each 1024 bits. The hard disk is of the magnetic drum type with a capacity of 9 Kb, access time 40 milliseconds writing speed 3.6 kb/sec. A tape drive with a capacity of 1.2 Mb. Tape read speed is 5.6 kb/ sec. The printer prints 150 lines per minute. The card unit reads 150 cards/minute and punches 100 per minute, each card can hold 108 bytes. n.a.

62 IBM 701

63 Em 1953 a IBM introduz o primeiro computador de massa, o tipo 650, também comhecido como Computador de Tambor Magnético. É uma máquina entre um mainframe e um micro. Mais tarde este tipo de máquina foi denominado de minicomputador. Aproximadamente 650 unidades foram vendidas.

64 IBM 650

65 Em 1954, John W. Backus ( ), então funcionário da IBM, projeta a linguagem de programação FORTRAN (FORmula TRANslator). Ela foi a primeira linguagem de programação de alto nível.

66 Ainda em 1954 a IBM apresenta o IBM 726. Este computador com base em fita podia escrever 100 caracteres por polegada e ler 75 polegadas de fita por segundo. Este tipo de drive foi padrão por vários anos e fazia parte de todos os computadores da empresa.

67 IBM

68 Jack Tramiel ( ) inicia a empresa Commodore. A empresa foi a pioneira na fabricação de PCs, um termo que ainda nem tinha sido inventado. Foi a que incentivou a indústria dos computadores pessoais. Comercializou máquinas como o Commodore C64, o VIC20 e o Amiga.

69 Commodore C64 Commodore Amiga 1000 Commodore V20

70 Em 1955 o IBM série 702, o primeiro computador totalmente construído com transistores é colocado no mercado.

71 Em 1956 a IBM lança o RAMAC350 (Random Access Method of Accouting and Control) o disco magnético de memória, com capacidade de 5 Mb.

72 - O primeiro SO é projetado por Robert L. Patrick e Owen Mock. Ele recebeu o nome de GM/NAA-I/O e foi instalado no IBM Pesquisadores do MIT iniciam experiências com a inserção direta de dados via teclado. - Jack St. Clair Kilby ( ) da Texas Instruments construiu o primeiro CI (Circuíto Integrado), contendo 5 componentes.

73 Eu viajei por todo o Visionários país e falei com as melhores pessoas e eu posso garantir que o processamento de dados é uma moda que não vai durar um ano. (Editor de negócios da editora Prentice Hall)

74 - Em 1959 aproximadamente 200 linguagens de programação já tinham sido criadas. - Engenheiros da IBM completaram a primeira linha de produção totalmente automatizada de transistores. - Primeiro pacote de software é vendido pela empresa Computer Science.

75 Em 1960 é criada uma classificação dos CI para organizar as centenas então existentes. Levando em conta quantos transistores eram integrados em um único chip: SSI (Small Scale Integration) : 64 MSI (Medium Scale Integration): 1024 LSI (Large Scale Integration) : VLSI (Very Large Scale Integration) > SVLSI (Super...) : >

76 Em 1963 o ASCII (American Standard Code for Information Interchange) foi introduzido. Ele foi desenvolvido pelo governo dos EUA e pela indústria de computadores. O projetista chefe foi Bob Bemer ( ).

77 Em 1964 a IBM lança a família 360, após 5 anos de desenvolvimento. A máquina começou a ser comercializada em 1965 e iniciou a terceira geração do computador. Os circuítos de controle eram armazenados em chips. Esta estratégia tornou os computadores compatíveis entre si. Foi um dos projetos mais bem sucedidos da história dos computadores.

78 IBM 360 num museu de Munique.

79 - A linguagem BASIC é criada pelos professores Thomas Kurtz ( ) e John G. Kemeny ( ). - A Epson inventa a impressora matricial. - A primeira LAN (Local Area Network) é desenvolvida no centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto, CA. - A CDC (Control Data Computer) desenvolve o primeiro supercomputador de uso comercial.

80 Eu penso que existe um mercado mundial para talvez Visionários cinco computadores. (Thomas J. Watson, presidente da IBM sobre o primeiro mainframe da empresa em produzido em 1943). Não existe evidência de que Watson tenha dito esta frase.

81 - Ted Nelson ( ) cunhou o termo hipertexto e hipermídia num artigo apresentado na vigésima conferência nacional da ACM. - Douglas Engelbart ( ) produz o primeiro protótipo de um mouse. - O Sitema Compatível de Tempo Compartilhado ou Compatible Time-Sharing System (CTSS), permite que vários usuários utilizem um único computador.

82 Em 1966 a Texas Instruments fundada, neste mesmo ano, inventa a calculadora de mão, por uma equipe que incluia Jerry D. Merryman, James H. Van Tassel e Jack St. Clair Kilby ( ).

83 - Em 1967 uma equipe liderada por David Noble, da IBM, inicia o processo de desenvolvimento do primeiro disco flexível. - A primeira calculadora de escritório é comercializada com o nome de Anita Mark 8. Ela foi projetada por Norman Kitz. - Iniciado o desenvolvimento da Arpanet. - A primeira ATM é colocada numa rua de Londres pelo banco Barclay.

84 - Em 1968 primeira demonstração pública do mouse, teclado, do teclado numérico e das janelas, por Douglas Engelbart, em uma conferência em São Francisco. Ele mostrou o uso do processador de texto, do hipertexto e do trabalho colaborativo remoto. - A HP anuncia a calculadora HP 9100A com visor CRT e preço de venda de $5000.

85 - Em 1969 a rede ARPA é formada. - O sistema operacional Unix é desenvolvido. - A Intel anuncia o chip de 1 Kb de memória. - O computador de cozinha (Kitchen Computer) Honeywell H316 é vendido por catálogo. Ele podia ser programado para tarefas como pontos de golfe, investimentos, planejamento de jantares, etc. Custava $10600,00.

86 Honeywell Kitchen Computer

87 - Em 1971 Ray Tomlinson ( ) da Bolt Beranek e Newmann enviou a primeira mensagem de . - Em 1972, várias calculadoras surgem no mercado. - A HP lança a HP 35, sua primeira calculadora. - Fundada a companhia Atari. O jogo Pong é criado.

88 A HP 35 recebe o prêmio, de Marco da Indústria, do IEEE

89 - A ARPAnet é demonstrada no CS-ACM em Washington. - A Xerox decide construir um PC para ser utilizado em pesquisa. - A primeira impressora a laser, da Xerox, é apresentada.

90 Primeira impressora a laser. Criada pela Xerox em 1972.

91 - Em 1973, os engenheiros da IBM lançam o 3740 equipado com disquetes de 8. Estes disquetes tinham o dobro da capacidade dos anteriores, de 1971, 250 mil caracteres. - A Sharp japonesa desenvolve a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display) para as calculadoras. - A Internet é formada por 25 computadores.

92 O mercado potencial Visionários mundial para uma copiadora é no máximo de 5000 unidades. (IBM, para os fundadores da Xerox, dizendo que a copiadora não tinha mercado suficiente para justificar a produção em 1959).

93 - A DEC cria o Data Communication Message Protocol (DDCMP) um padrão para a comunicação futura entre computadores. - O UPC (Universal Product Code) é desenvolvido. - Inicia o TCP na Universidade de Stanford. - Alan Kay ( ) desenvolve o precursor do PC com base na Smalltalk, utilizando icones, gráficos e um mouse.

94 Em 1975, Ed Roberts ( ) considerado o pai do microcomputador projetou o Altair 8800, que foi produzido pela Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS). No mesmo ano dois jovens hackers, William Gates ( ) e Paul Allen ( ) propõe a MITS o compilador BASIC. Com esta venda a Microsoft foi criada.

95 Altair 8800 com o sistema de disco flexível de 8. Cópia original da fita de papel com o programa de 8K, em BASIC, do Altair.

96 Em 1977 Steve Jobs ( ) e Stephen Gary Wozniak ( ) projetaram e construíram o primeiro microcomputador Apple II.

97 Em 1977 o sistema operacional CP/M foi desenvolvido pela Digital Research e Gary Kildall. Desde sua introdução até 1980 ele foi utilizado em muitos PCs, mas ele não podia ser universal devido aos diferentes sistemas de entrada utilizados pelos fabricantes. Em 1978 a Apple lança o disquete, permitindo outra forma de armazenar dados além da pouco confiável fita cassete.

98 A era dos PCs (Personal Computer). Fita cassete para guardar dados. Em 1980 o disco de 8 polegadas. armazenava 79,7 KB.

99 Apesar da popularidade dos PCs as pessoas ainda não viam razão para comprar um calculadora cara quando existiam outras maneiras de fazer a mesma coisa. Contudo, em 1979, tudo mudou.

100 Foi quando a planilha VisiCalc foi introduzida no Apple II. As pessoas que não tinham computador viram então uma razão para comprar um computador. O software criado por Dan Bricklin e Bob Frankston permitia ver o efeito que isto tinha no todoa a troca de um único número num orçamento. Era algo novo e valioso que só podia ser feito em um computador.

101 Em 1980 a IBM oferece a Bill Gates a oportunidade para desenvolver o sistema operacional para o seu novo computador pessoal. A Microsoft obteve o seu grande sucesso e crescimento devido ao desenvolvimento do MS-Dos. Bill Gates comprou o Qdos que batizou de MS-Dos por $50000 da Seatlle Computer Products.

102 Disco rígido em GB 250 kg e $

103 Dois eventos ocorreram em 1981 que impactaram o futuro do PC. A IBM lançou o IBM PC como uma ferramenta legítima de negócios. O produto era um sistema completo com opções de impressoras, monitores, placas de expansão e programas. Também tornou o sistema aberto de modo que outros fabricantes podiam desenvolver periféricos para o produto.

104 O IBM PC e o Osborne I lançamentos de 1981.

105 Visionários Não existe razão para que qualquer pessoa tenho um computador em casa. (Ken Olson, presidente, e dundador da DEC).

106 O segundo evento foi a introdução do computador portátil, o Osborne 1. Este produto não foi apenas o primeiro computador portátil mas também o primeiro a ser vendido com software. Ele vinha com Basic, Cbasic, WordStar para processamento de texto e uma planilha a SuperCalc. Em apenas dois anos a empresa saiu do zero para um valor de 70 milhões de dólares e daí para a falência.

107 Em 1980 mais de 100 empresas estavam fabricando PCs e cada um diferente e com software próprio. Quando a IBM entrou no mercado as empresas de software perceberam que escrever softwares compatíveis com o IBM PC seria lucrativo. O software para o Apple II tinha explodido para títulos e o IBM faria o mesmo.

108 Em 20 anos mudamos para um novo tipo de armazenamento de dados

109 Em 20 anos mudamos para um novo tipo de armazenamento de dados

110 Em 1981 a Hayes Micromodem lançou o MOdulator/DEModulator (MODEM) para o mercado de PCs. O modem tinha sido inventado pelo Bell Labs em 1960 para conectar mainframes e minicomputadores. O modem Hayes permitiu a comunicação dos PCs entre si e com os serviços online (CompuServe) que haviam iniciado em 1979.

111 640 K será mais do que suficiente para qualquer um. Visionários Variação. Ninguém irá precisar mais do que 640 Kilobytes de memória em um PC. (Atribuído a Bill Gates, 1981 Gates negou ter dito qualquer uma das frases e não existe fonte verificável).

112 Em 50 anos, migramos do ENIAC para os Laptops, notebooks, netbooks e tablets.

113 Em 1983 o IBM XT foi lançado com um drive de 10 Mb, três placas de expansão, 128 K de Ram e um drive flexível de 360 Kb. Para a maioria dos compradores o drive de 10 Mb parecia grande para durar a vida toda.

114 - Em 06 de agosto de 1991, Tim Berners-Lee introduz a www ao público. Neste mesmo ano a NSF abre a Internet para a utilização comercial. - Em 1993, o navegador Mosaic é lançado pelo NCSA (National Center for Supercomputing Applications) da Universidade de Illinois. - Em 1994 o navegador Netscape é lançado.

115 A mais rápida conquista conhecida que interligou países, grupos e indivíduos, independente de raça, gênero, religião ou costumes.

116 IFRAH, Georges. The Universal History of Numbers, Wiley, KOPPLIN, John. An Illustrated History of Computers Part 1, tory/history.htm SHURKIN, Joel, Engines of the Mind: The Evolution of the Computer from Mainframes to Microprocessors TOUT, Nigel. Vintage Calculators Web Museum,

117 A influência direta de Vannevar Bush ( ) no desenvolvimento da Internet teve origem no seu sistema visionário denominado de Memex. A idéia foi publicada em um artigo denominado de As We May Think publicado no periódico Atlantic Monthly em Julho de Somente agora, quase 50 após o sonho de Bush tornou-se totamente realizado com o desenvolvimento do PC e da WWW.

118 Enigma era o nome de uma máquina electro-mecânica de criptografia com rotores, utilizada tanto para cifrar quanto para decifrar mensagens. A sua fama foi por ter sido adaptada pela forças alemãs a partir de A facilidade de uso e a suposta indecifrabilidade do código foram as principais razões para a sua popularidade.

119 Alan Mathison Turing ( ) foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista computacional britânico. Formalizou o conceito de algoritmo e da computação com a máquina de Turing, tendo um papel decisivo na criação do computador moderno.

120 Durante a Segunda Guerra trabalhou para a inteligência britânica no Bletchley Park, um centro especializado em quebra de códigos. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo uma máquina eletromecânica que poderia quebrar os códigos da máquina Enigma.

121 Livros

122

123

124 Livros E Selos

125 Filmes

126 Peças De teatro

127

A régua de cálculo (The Slide Rule)

A régua de cálculo (The Slide Rule) A Evolução do Computador Prof. Lorí Viali, Dr. viali@pucrs.br Htp://www.pucrs.br/famat/viali Evolução tecnológica (do computador), iniciando com os primeiros instrumentos de calcular e terminando com a

Leia mais

1. Histórico e Evolução dos Computadores

1. Histórico e Evolução dos Computadores Faculdade UNIREAL Centro Educacional de Ensino Superior de Brasília 1. Histórico e Evolução dos Computadores A evolução da Informática O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa

Leia mais

Fundamentos de. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1

Fundamentos de. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1 Fundamentos de Microinformática Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1 Sumário Histórico Sistemas Computacionais Representação da Informação COMPUTADOR (ô). [Do lat. computatore.] S. m. 1. Aquele

Leia mais

Evolução dos Computadores

Evolução dos Computadores Evolução dos Computadores Campus Cachoeiro Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Geração Zero 1. Computação primitiva

Leia mais

História do Computadores Prof. Rafael Gross

História do Computadores Prof. Rafael Gross História do Computadores Prof. Rafael Gross UM POUCO DA HISTÓRIA * O ábaco é um instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões de ferro dispostos no sentido vertical. * Cada bastão contém

Leia mais

Informática, Internet e Multimídia. Profa. Késsia R. C. Marchi

Informática, Internet e Multimídia. Profa. Késsia R. C. Marchi Informática, Internet e Multimídia Profa. Késsia R. C. Marchi Informática - Origem Para auxiliar a contar, nossos antepassados usavam pedras... Cálculo deriva do latim calculus (pedra) Information Automatique

Leia mais

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Uma abordagem inicial... o

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação Tecnologias de Informação e Comunicação!! O Computador como mediador no Ensino de Ciências Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin Histórico da informática Surgem os Bastões de Napier, como auxiliares da multiplicação.!

Leia mais

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize Fundamentos e Suporte de Computadores Professora Monalize COMPUTADOR DIGITAL é um equipamento eletrônico que processa dados usando programas, podendo ser dividido em: HARDWARE : parte "física, é o equipamento

Leia mais

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro História da Informática Prof. Bruno Crestani Calegaro Roteiro Introdução Pré-História A evolução dos computadores Cronologia Vídeos Atividade prática Introdução Os computadores estão presentes no dia-a-dia

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados

Introdução ao Processamento de Dados Table of Contents Conceitos básicos...1 Para começar...1 Usuários e profissionais...1 Hardware e software...2 CPU, memória e periféricos...2 Tipos de computador...3 A evolução da Informática...4 i Conceitos

Leia mais

Processamento de Dados. A Evolução dos Computadores

Processamento de Dados. A Evolução dos Computadores Processamento de Dados Antigamente, alguns povos utilizavam pedras, conchas e ábacos para a realização de cálculos. Procurando agilizar a elaboração de cálculos, diversos dispositivos foram inventados...

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Computação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Informática x Computação

Leia mais

Informática Básica. Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin

Informática Básica. Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin Informática Básica Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin A Evolução da Informática Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin A informática 1962, na França. info = informação matique = automática informatique = informação

Leia mais

SUMÁRIO. Evolução. Do passado ao presente. Futuro. Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletrônicas

SUMÁRIO. Evolução. Do passado ao presente. Futuro. Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletrônicas A ERA DA COMPUTAÇÃO PASSADO, PRESENTE E FUTURO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Evolução Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletromecânicas Máquinas eletrônicas Transistores Circuitos eletrônicos

Leia mais

PRONATEC FUNDAMENTOS DE HARDWARE. Prof. Kilmer Pereira kilmer_pereira@yahoo.com.br

PRONATEC FUNDAMENTOS DE HARDWARE. Prof. Kilmer Pereira kilmer_pereira@yahoo.com.br PRONATEC FUNDAMENTOS DE HARDWARE Prof. Kilmer Pereira kilmer_pereira@yahoo.com.br 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS COMPUTADORES 1.1 Ábaco (aproximadamente 3500 a.c) Um instrumento para auxiliar nos cálculos.

Leia mais

Arquitetura de Computadores I. Introdução e Fatos da Informática Histórico da Computação, o Computador e Suas Origens

Arquitetura de Computadores I. Introdução e Fatos da Informática Histórico da Computação, o Computador e Suas Origens Arquitetura de Computadores I Introdução e Fatos da Informática Histórico da Computação, o Computador e Suas Origens Introdução O que é computador? No dicionário encontramos: "Computador, s.m. - aquele

Leia mais

- Aula 2 ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA DOS COMPUTADORES

- Aula 2 ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA DOS COMPUTADORES - Aula 2 ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA DOS COMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Centenas de tipos diferentes de computadores foram projetados e construídos ao longo do ciclo evolutivo dos computadores digitais.

Leia mais

19/11/2015. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica "abaq" (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar.

19/11/2015. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica abaq (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar. Breve História do Computador Prof. Reginaldo Brito O termo "computação" (do latim "computare") quer dizer "execução de cálculos", que significa: fazer cômputos, calcular. O termo Informática originase

Leia mais

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR Nelson Fabbri Gerbelli O que é informática? INFORMAÇÃO TECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação automática 2 ÁBACO Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu

Leia mais

Aula 02. Histórico da Evolução dos Computadores. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 02. Histórico da Evolução dos Computadores. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 02 Aula 02 Histórico da Evolução dos Computadores Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Ao IBM zenterprise 196 ou TRexx 2000 dc. Do Ábaco 3500 ac. A Primeira forma

Leia mais

A história da computação. Prof: Diego Medeiros

A história da computação. Prof: Diego Medeiros A história da computação Prof: Diego Medeiros O que é a computação? Computação (latim computatio, -onis) 1. Ato ou efeito de computar. Cálculo, cômputo 2. Conjunto de conhecimentos e técnicas referentes

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2013 Definindo Informática A Informática engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação AULA 01 INTRODUÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho. O computador é consciente, trabalhador,

Leia mais

Informática. A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz

Informática. A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz Informática A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz 1 Introdução à Microinformática Histórico dos computadores, software, hardware, sistemas operacionais, etc. Softwares Orientado à Tarefas Softwares

Leia mais

Formação Modular Certificada. Arquitetura interna do computador. História dos computadores UFCD - 0769. Joaquim Frias

Formação Modular Certificada. Arquitetura interna do computador. História dos computadores UFCD - 0769. Joaquim Frias Formação Modular Certificada Arquitetura interna do computador História dos computadores UFCD - 0769 Joaquim Frias O Ábaco Surgiu à cerca de 5000 anos na Ásia e ainda se encontra em uso Foi o primeiro

Leia mais

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 01 Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 21/05/2014 SUMÁRIO História da evolução

Leia mais

Figura 1: Ábaco: considerado a primeira ferramenta em computação.

Figura 1: Ábaco: considerado a primeira ferramenta em computação. Introdução à ciência da computação Aula 1: A maioria dos autores considera que, a primeira ferramenta para a computação foi o ábaco. Este instrumento, que hoje conhecemos como pedras polidas enfileiradas

Leia mais

História e Evolução dos computadores

História e Evolução dos computadores História e Evolução dos computadores Professor : Wanderson Dantas Disciplina : Hardware Básico. O que é computador? Máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculos gerais,

Leia mais

O Computador. Conceito

O Computador. Conceito O Computador Conceito É uma máquina eletrônica de processamentos de dados programável, com grande capacidade de armazenamento de dados associado a altíssimas velocidades de processamento. Contudo, esta

Leia mais

Introdução à Computação: História dos computadores

Introdução à Computação: História dos computadores Introdução à Computação: História dos computadores Ricardo de Sousa Bri.o rbri.o@ufpi.edu.br DIE- UFPI 2004 by Pearson Education Objetivos Aprender sobre a história dos computadores. 2004 by Pearson Education

Leia mais

Um computador é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos.

Um computador é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos. Do ábaco ao palmtop. Um computador é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos. O ábaco é um instrumento mecânico usado

Leia mais

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA CURIOSIDADE 2 O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho.

Leia mais

IPD - Conceitos básicos

IPD - Conceitos básicos IPD - Conceitos básicos Nesta apostila de Introdução ao Processamento de Dados (IPD) você aprende os conhecimentos básicos da Informática para depois seguir adiante no estudo desta área tão importante

Leia mais

Introdução à Computação e suas Aplicações. Eduardo Reck Aula 02 - História dos computadores

Introdução à Computação e suas Aplicações. Eduardo Reck Aula 02 - História dos computadores Introdução à Computação e suas Aplicações Eduardo Reck Aula 02 - História dos computadores Roteiro História dos computadores Conceitos Tecnológicos Componentes básicos de um computador Introdução à organização

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 1. Evolução da Computação Prof. Ronaldo Contagem Primeiro ser humano a CALCULAR: pastor de ovelhas Técnica utilizada:

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Profa. Rita Rodorigo PARTE 1 2010 1 1- Introdução Computador é uma máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas, capaz de coletar, manipular, transformar dados sistematicamente

Leia mais

Microinformática - História da computação. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática - História da computação. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática - História da computação Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Conhecer a história nos traz uma melhor visão das coisas que fazemos: Como elas aconteceram Como evoluíram até o que são hoje

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br MARCOS DA ARQUITERURA DE COMPUTADORES Geração Zero

Leia mais

Histórico dos Computadores

Histórico dos Computadores Histórico dos Computadores O mais antigo equipamento para cálculo foi o ábaco (Fig. 1), que era um quadro com arruelas móveis, dispostas em arames paralelos, tendo, portanto, um mecanismo simples. Surgido

Leia mais

Organização Básica de computadores e linguagem de montagem

Organização Básica de computadores e linguagem de montagem Organização Básica de computadores e linguagem de montagem Prof. Edson Borin 1 o Semestre de 2012 ~2400 AC Ábaco: 1 a calculadora ~500 AC Introdução do Zero, Índia antiga ~300 AC Matemático Indiano descreveu

Leia mais

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação Kelly Rosa Braghetto DCC IME USP 25 de março de 2014 MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação DCC IME

Leia mais

Programação 1. Introdução à Ciência do Computador. Principais tópicos. Uma História do Computador. Uma História do Computador

Programação 1. Introdução à Ciência do Computador. Principais tópicos. Uma História do Computador. Uma História do Computador Introdução à Ciência do Computador Programação 1 Principais tópicos História do Computador O Hardware Sistemas Numéricos Álgebra Booleana Representação, armazenamento, processamento, entrada e saída da

Leia mais

2.1. Breve Histórico. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.

2.1. Breve Histórico. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801. 2.1. Breve Histórico O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suanpan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos

Leia mais

História e Organização Básica de Computadores

História e Organização Básica de Computadores História e Organização Básica de Computadores Arquitetura de Computadores Introdução Durante a evolução do computador digital moderno foram projetadas e construídas centenas de diferentes tipos de computadores.

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 1 O ábaco romano O ábaco chinês Dispositivo de calcular frequentemente construído como um quadro de madeira com contas que deslizam sobre fios. Esteve em uso séculos antes da adoção do sistema de numeração

Leia mais

A História do Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP

A História do Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP A História do Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio/ Natã Goulart UFSJ - CAP Origem da Palavra Computador (século XIX) pessoa com função de fazer contas e resolver problemas com número Termo

Leia mais

Informática I. Aula 1. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1

Informática I. Aula 1. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1 Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1 Ementa O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação: Histórico dos Computadores

Leia mais

Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Conteúdo 1. O que é informática?...3 2. O Computador...3 2.1 Conceito...3 2.2 Histórico...3 2.3 Gerações...5 3. Organização dos Computadores...6

Leia mais

Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte I Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Introdução O objetivo deste material

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Licenciatura em Computação Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com História do Computador O que é um computador? Quem o inventou? História do

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Qual a lógica que está por detrás dos números árabes? O número de ÂNGULOS!!! O número um tem um ângulo. O número dois tem dois ângulos.... O número zero não tem ângulos. Dedos das

Leia mais

Computadores. Pré-história, Passado, Presente e Futuro. Princípios de TI - Computadores. Prof. Fábio Nelson. Slide 1

Computadores. Pré-história, Passado, Presente e Futuro. Princípios de TI - Computadores. Prof. Fábio Nelson. Slide 1 Computadores Pré-história, Passado, Presente e Futuro Slide 1 Conteúdo Introdução Pré-história dos Computadores (Computador Analógico). Passado dos Computadores (Válvula e Transistores). Presente (Micro-processadores).

Leia mais

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela. Gerações de Computadores INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Como é formado o meu computador? Computador = hardware + software 1ª

Leia mais

Organização de Computadores. Evolução histórica dos computadores

Organização de Computadores. Evolução histórica dos computadores Organização de Computadores Capítulo 1 Evolução histórica dos computadores Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 1 Introdução: Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer resultados da manipulação de dados para um ou mais objetivos.

Leia mais

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br Disciplina de Informática Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos

Leia mais

Introdução a Computação 02 Evolução da computação. Márcio Daniel Puntel marcio.puntel@ulbra.edu.br

Introdução a Computação 02 Evolução da computação. Márcio Daniel Puntel marcio.puntel@ulbra.edu.br Introdução a Computação 02 Evolução da computação Márcio Daniel Puntel marcio.puntel@ulbra.edu.br Primórdios Apesar dos computadores eletrônicos terem efetivamente aparecido somente na década de 40, os

Leia mais

TAW - Tópicos de Ambiente Web

TAW - Tópicos de Ambiente Web TAW - Tópicos de Ambiente Web História Computação rveras@unip.br Aula - 01 Agenda História dos Computadores e Computação 2 História dos Computadores e Computação 3 O que é computador? 4 No dicionário encontramos:

Leia mais

Evolução histórica dos computadores

Evolução histórica dos computadores Evolução histórica dos computadores Descrever a organização funcional de um computador. Identificar as principais formas de utilização e aplicação de computadores. Nesta primeira aula, abordaremos os conceitos

Leia mais

História da Computação

História da Computação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Professora: Jamille Madureira Informática Básica História da Computação Os pastores da antiguidade contavam suas ovelhas usando

Leia mais

Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M. Sistema Computacional. Máquina Virtual. Solução 8/10/10. O problema de comunicação humanocomputador

Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M. Sistema Computacional. Máquina Virtual. Solução 8/10/10. O problema de comunicação humanocomputador Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M M.Sc. Ricardo de Sousa Britto (rbritto@ufpi.edu.br) Computador: Máquina programável, de propósito geral, que processa informação. Programa: Seqüência de instruções

Leia mais

A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.

A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao. Imprimir A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm Sexta-Feira 6 de Março de 2009 Conheça os principais

Leia mais

Gerações de Máquinas. Geração Zero. Evolução dos Computadores Breve Histórico. Evolução dos Computadores Breve Histórico

Gerações de Máquinas. Geração Zero. Evolução dos Computadores Breve Histórico. Evolução dos Computadores Breve Histórico Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Gerações de Máquinas Prof. Sergio Ribeiro Geração Zero Computadores Mecânicos (1642-1945) A Primeira Geração Válvulas (1945-1955) A Segunda Geração Transistores

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Departamento de Ciência da Computação - UFF Objetivos Organização de Computadores I Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp Dar noções iniciais

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Estágios da Evolução dos Computadores. Prof.: Agostinho S. Riofrio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Estágios da Evolução dos Computadores. Prof.: Agostinho S. Riofrio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Estágios da Evolução dos Computadores Prof.: Agostinho S. Riofrio Agenda 1. Introdução 2. Gerações 3. Computadores Mecânicos 4. Primeira Geração Válvulas Eletrônicas 5. Segunda

Leia mais

O Computador. Evolução dos métodos de cálculo. Estrutura do Computador Digital

O Computador. Evolução dos métodos de cálculo. Estrutura do Computador Digital NOTAS DE AULA ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1 Introdução à Ciência da Computação Histórico da Computação A tarefa de processamento de dados consiste em: o tomar certa informação, o processá-la

Leia mais

Informática Introdução

Informática Introdução Informática Introdução Prof. Demétrios Coutinho Evolução Primeiras Máquinas de Calcular Primeiro ser humano a CALCULAR: pastor de ovelhas. Técnica utilizada: empilhamento de pedras para controle da quantidade

Leia mais

05/02/2014. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica "abaq" (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar.

05/02/2014. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica abaq (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar. Breve História do Computador Prof. Reginaldo Brito O termo "computação" (do latim "computare") quer dizer "execução de cálculos", que significa: fazer cômputos, calcular. O termo Informática originase

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Aula 01 Tecnologias e Perspectiva Histórica Edgar Noda Pré-história Em 1642, Blaise Pascal (1633-1662) construiu uma máquina de calcular mecânica que podia somar

Leia mais

1 Introdução à Computação

1 Introdução à Computação 1 Introdução à Computação 1.1 Motivação 1.1.1 Por que Computação? A Computação trata do emprego do computador em suas diversas formas como ferramenta capaz de armazenar e processar informações bem como

Leia mais

Introdução à Computação Aulas 03 e 04. Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc.

Introdução à Computação Aulas 03 e 04. Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc. Introdução à Computação Aulas 03 e 04 Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc. Universidade Federal de Goiás (UFG) Instituto de Informática cristiane@inf.ufg.br Resumo da Aula Histórico Conceitos Básicos 1 Histórico

Leia mais

Histórico da Ciência da Computação

Histórico da Ciência da Computação Conceitos Fundamentais Histórico da Ciência da Computação Introdução à Informática 2008 Computação Cômputo, contagem Processamento de dados por computador Computador O que computa ou calcula Máquina eletrônica

Leia mais

Calculadoras Mecânicas

Calculadoras Mecânicas ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Evolução e Desempenho de Computadores 1ª Calculadora - séc. V a.c Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente

Leia mais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas,

Leia mais

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Disciplinas FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Horários Quarta-feira Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Unidade 1: O Computador

Unidade 1: O Computador Unidade 1: O Computador 1.1 Breve histórico dos computadores O ábaco foi o primeiro instrumento criado pelo Homem para realizar contas. Pode ser considerado como o primeiro computador da história. O ábaco

Leia mais

Introdução à Informática HISTÓRICO E TIPOS DE COMPUTADORES

Introdução à Informática HISTÓRICO E TIPOS DE COMPUTADORES Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução à Informática HISTÓRICO E TIPOS DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia História

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Curso Engenharia Química Modalidade Superior Professora Michelle Nery Agenda Introdução a Programação História e Avanços História do Computador 2000 a.c. foi criado o ábaco,

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Objetivo Apresentar uma breve descrição da história do computador e do microcomputador: pessoas, empresas e computadores que marcaram época: Atari, Bill Gates, 8086, IBM, Apple,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR GRUPO DE INFORMÁTICA N.º 1.HISTÓRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR GRUPO DE INFORMÁTICA N.º 1.HISTÓRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR GRUPO DE INFORMÁTICA N.º 1.HISTÓRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Versão 1.0 de 19 de Setembro de 2005 Guia U1.S1.H História de Informática Este guia pedagógico

Leia mais

Conceitos Básicos de Programação

Conceitos Básicos de Programação Conceitos Básicos de Programação Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2009 Unidade 01 Conceitos Básicos de Programação 1 Curiosidade Ranking das Linguagens de Programação mais utilizadas no mundo: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 2 EVOLUÇÃO E TIPO DE COMPUTADORES Prof. Luiz Gustavo A. Martins Evolução dos Computadores Início com a organização em sociedade. Motivação principal para a criação de máquinas

Leia mais

INFORMÁTICA. Prof. Rafael FernandoZimmermann

INFORMÁTICA. Prof. Rafael FernandoZimmermann INFORMÁTICA Prof. Rafael FernandoZimmermann E-mail e MSN: rafael@portalrz.com.br Site: www.portalrz.com.br Blog: rafael.portalrz.com.br Facebook: www.facebook.com/rfzimmermann82 Twitter: www.twitter.com/rfzimmermann

Leia mais

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo ("pipeline") Execução de programas

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo (pipeline) Execução de programas http://www.ic.uff.br/~debora/fac! Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro do

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

História do Computador. História do Computador. História do Computador. Desenvolvimento de Dispositivos Automáticos de Cálculo

História do Computador. História do Computador. História do Computador. Desenvolvimento de Dispositivos Automáticos de Cálculo História do Computador Nesta aula é apresentado um resumo da história do computador, através do desenvolvimento de dispositivos de cálculo durante os séculos Nas próximas aulas veremos como um computador

Leia mais

História da Computação. Prof. Osvaldo A. de Carvalho Junior

História da Computação. Prof. Osvaldo A. de Carvalho Junior História da Computação Prof. Osvaldo A. de Carvalho Junior Tudo começou... Idade Média européia abacistas x algoristas Geração Zero (1642-1945) Blaise Pascal Com 19 anos foi a primeira pessoa a construir

Leia mais

Arquitetura de Computadores Introdução

Arquitetura de Computadores Introdução Arquitetura de Computadores Introdução "O computador pode ser definido como uma máquina capaz de efetuar cálculos complexos em grandes quantidades e altas velocidades". Existem vários parâmetros para a

Leia mais

André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br)

André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br) André Aziz (andreaziz@deinfo.ufrpe.br) Francielle Santos (francielle@deinfo.ufrpe.br) Apresentações; A disciplina: Objetivos; Cronograma; Avaliação; O que é Computação; Breve histórico. DEINFO/UFRPE 2

Leia mais

História do primeiro computador

História do primeiro computador História do primeiro computador Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava

Leia mais

Introducão à Informática: Histórico e Evolução

Introducão à Informática: Histórico e Evolução Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Introducão à Informática: Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Técnico em Edificações Informática Aplicada Profa.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Técnico em Edificações Informática Aplicada Profa. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Técnico em Edificações Informática Aplicada Profa. Regiane Klidzio Histórico e Evolução da Informática Histórico - Evolução (Primórdios)

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Surgimento da Informática INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO I Unidade I Prof Célio Conrado www.celioconrado.com celio.conrado@gmail.com Já nos

Leia mais

Apostila: a história dos computadores e da computação

Apostila: a história dos computadores e da computação Apostila: a história dos computadores e da computação Autor: Gabriel Gugik Conheça os principais computadores usados desde a antiguidade até os dias de hoje. Obs.: O conteúdo aqui disponível foi publicado

Leia mais

A História dos Computadores e da Computação

A História dos Computadores e da Computação A História dos Computadores e da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa ou em qualquer

Leia mais

ARQUITECTURA DE COMPUTADORES

ARQUITECTURA DE COMPUTADORES ARQUITECTURA DE COMPUTADORES CAPÍTULO I AULA I Março 2014 Índice História do computador: evolução e futuro. As 8 grandes ideias em arquitectura de computadores Estrutura base de um computador Harvard e

Leia mais

HISTÓRICO DA INFORMÁTICA

HISTÓRICO DA INFORMÁTICA HISTÓRICO DA INFORMÁTICA As ideias e invenções de muitos matemáticos, cientistas e engenheiros consolidaram o caminho para o desenvolvimento do computador moderno. De certo modo, são registradas três datas

Leia mais