2.1. Breve Histórico. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2.1. Breve Histórico. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801."

Transcrição

1 2.1. Breve Histórico O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suanpan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo. Ábaco Máquina Pascalina Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador. Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir. Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em É considerado o precursor do computador eletrônico digital, pois sua máquina analítica possuia três estágios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b) processamento utilizando memória (de engrenagens), abrigando o programa em execução e (c) saída. Tear automático de Jacquard Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de Máquina de diferenças de Babagge Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;

2 ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em Tinha cerca de válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos. ENIAC John Von Newman, matemático húngaro, formula nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princípio é utilizado nos computadores até hoje. Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC). Ada Byron King, a condessa de Lovelace, filha de Lord Byron, junto com seu companheiro Charles Babbage, iniciou o ambicioso projeto de construção da Máquina Analítica. Ada é uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Matemática talentosa, compreendeu o funcionamento da Máquina Analítica e escreveu os melhores relatos sobre o processo. Criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo. 2.2.PEQUENA CRONOLOGIA DA MICROINFORMÁTICA Lançamento do primeiro microcomputador: Altair Steve Wozniak e Steve Jobs lançam o computador Apple. No ano seguinte, o Apple II é lançado A Intel lança o microprocessador 8086, que dá início a série de microprocessadores conhecidos como 80x86, que incluem o Intel e o Pentium Primeiro programa comercial para microcomputadores: a planilha eletrônica VisiCalc Surge o MS-DOS (sistema operacional) da Microsoft (Bill Gates e Paul Allen) A IBM apresenta o IBM Personal Computer - o PC É lançado o Lotus 1-2-3, planilha eletrônica que reinou absoluta por vários anos Lançamento do PC-XT (Extended) pela IBM, e do Turbo Pascal pela Borland (Philippe Kahn) Lançamento do Macintosh da Apple e do PC-AT (Advanced) da IBM É lançado o Windows 1.0. Surgem os primeiros computadores A IBM apresenta o primeiro laptop (computador portátil) A Novell passa a dominar o mercado de redes com seu produto NetWare IBM e Microsoft lançam o OS/2 1.0 (sistema operacional).

3 Surgem os primeiros computadores Lançamento do Windows 3.0, num dos eventos mais badalados da história do Software Ao adquirir a Fox Software (produtora do sistema gerenciados de banco de dados Foxbase), a Microsoft torna-se a maior figura de todo o mercado de software para PCs. É lançado o OS/ Surge o Pentium. É lançado o Windows NT e o OS/ Início do boom da Internet. A Internet é uma rede global/mundial de computadores Lançamento do Windows 95, primeiro sistema operacional genuíno baseado em janelas da Microsoft O foco da informática passa para a Internet e a Web1. Questões sobre a matéria dada 1. Qual foi o primeiro instrumento para fazer cálculos que foi inventado? Quando foi inventado? 2. Quando foi inventada a primeira máquina de somar? Quem inventou? Como era o nome dela? 3. Quem aperfeiçoou a máquina de somar? Em que ano foi aperfeiçoada? 4. O que Joseph Marie Jacquard criou? 5. Porque a máquina de Charles P. Babbage foi a precursora do computador eletrônico digital? 6. O que Herman Hollerith inventou? 7. Qual é o nome do primeiro computador eletromecânico? Quem o inventou? Quando foi inventado? 8. Qual é o nome do primeiro computador eletrônico? Quem o inventou? Quando foi inventado? Qual era o tamanho do computador?

4 Questões para estudo para a prova 1. Por que houve uma invasão da informática em nossas vidas? 2. Dê 5 exemplos de lugares onde se usa a informática. 3. O que é informática? 4. O que são Entrada de Dados? 5. O que é Processamento de Dados? 6. Dê 3 exemplos por onde saem os dados. 7. O que é Hardware? 8. O que é Software? 9. O que é o Ábaco? 10. Qual o nome da primeira programadora de computadores do mundo? 11.Qual o nome do primeiro computador eletrônico do mundo? 12.Quando foi inventada a primeira máquina de somar? Quem inventou? Como era o nome da máquina de somar?

5 John Von Neumann Neumann nasceu em uma rica família judaica, no Império Austro Húngaro. Suas habilidades matemáticas foram reconhecidas quando ainda era muito jovem: aos 25 anos tinha acumulado duas graduações e um doutoramento, e discutia problemas matemáticos em pé de igualdade com cientistas eminentes, como Linstem e David Hilbert. Neumann sempre esteve atento aos problemas mundiais. Com a queda do Império Austro Húngaro, após a Primeira Guerra Mundial, adotou o título de von e ingressou na vida acadêmica da Alemanha derrotada. Ao mesmo tempo, estabelecia seus contatos nos EUA, passando os invernos na Universidade de Princeton, em Nova Jérsei, e os verões na Europa, administrando as propriedades de seu pai. Quando começou a Segunda Guerra Mundial, ele já se encontrava em segurança nos EUA. Com a entrada dos EUA na guerra, foi posto a par do Projeto Manhattan, ao qual aderiu, colaborando no estudo de produção da bomba atômica. Ainda se encontrava ligado ao Manhattan, quando soube que se faziam tentativas de construção de um computador eletrônico e ele próprio foi convidado para o projeto ENIAC (Electronic Numeric Integrator And Calculator).O trabalho estava sob a orientação de engenheiros eletrônicos, mas, como primeiro matemático envolvido, analisou o problema de modo diferente e redigiu um relatório que estruturou e viabilizou o moderno computador. Após o ENIAC, foi desenvolvido o projeto de outro computador o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer). Neste, pela primeira vez foi aplicada a idéia de programação interna proposta por John von Neumann. Esse conceito inovador é, ainda hoje, um dos elementos essenciais na construção de computadores. Trata-se da possibilidade de armazenamento de programas, codificados de acordo com certos critérios na memória do computador e não em dispositivos externos, como ocorria até então. Esse procedimento aumenta a operacionalidade dos programas, pois grupos de instruções podem ser executados várias vezes e na ordem que se fizer necessária. Após a guerra, Von Neumann envolveu-se gradativamente com a política de defesa dos EUA. Apesar disso, manteve-se empenhado na pesquisa matemática e idealizou o projeto do primeiro computador, o JOHNIAC para a Universidade de Princeton. John von Neumann colaborou de modo decisivo para o desenvolvimento da computação. Já na década de 40, concebeu os elementos básicos que viriam a inovar decisivamente a arquitetura dos computadores.

6 Modelo de von Neumann O modelo lógico de computador proposto por von Neumann pode ser descrito pela seguinte figura. Figura 12 - Modelo de Von Neumann. O matemático húngaro John von Neumann ( ) formalizou o projeto lógico de um computador. Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por von Neumann. Esse modelo define um computador sequencial digital em que o processamento das informações é feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinístico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta). A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: uma Memória Principal, uma Unidade Lógica e Aritmética (ULA), uma Unidade de Controle

7 (UC) e a Unidade Central de Processamento (UCP), composta pela Unidade Lógica Aritmética e a Unidade de Controle. MEMÓRIA UNIDADE DE CONTROL E UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA ENTRADA SAÍDA Diagrama da arquitetura de von Neumann Memória Principal A unidade de memória central serve para guardar programas e dados, sob a forma de uma representação binária. Cada instrução da máquina é codificada como uma sequência de bits. Cada valor de certo tipo é codificado por uma determinada sequência de bits. Sequência de bits armazenados na memória principal

8 Memória A memória é o dispositivo de armazenamento de informação do computador. Nela são armazenadas tanto as instruções de um programa quanto os dados necessários para a sua execução. A memória é dividida em espaços com endereços. Unidade Central de Processamento (UCP) A unidade de central de processamento (CPU Central Processing Unit) trata do controle global das operações e da execução das instruções. Para esse efeito, a UCP contém as seguintes unidades internas: Unidade Lógica e Aritmética, ULA (ALU- arithmetic and logic unit): A unidade lógica e aritmética (ALU - Arithmetic and Logical Unit) é onde a maioria das ações ocorrem dentro da UCP. A unidade lógica e aritmética (ULA) é responsável pelas operações elementares (soma, subtração, multiplicação e divisão) e pelas decisões lógicas (isto é, comparações entre informações; por exemplo, decidir se 5 <= 3 ou se 5 > 3).

9 A ULA trabalha sob o comando da unidade de controle e utiliza uma parte da memória para trabalhar: o acumulador. Unidade de Controle UC: A Unidade de Controle reconhece um conjunto determinado de instruções, ditas instruções de máquina. Este conjunto é determinado pelo hardware da UCP, o que permite à Unidade de Controle reconhecer, isto é, decodificar, cada uma das instruções, através de um campo pré-determinado de bits que identifica o código da instrução. Uma vez decodificada a instrução I, a Unidade de Controle emite os sinais de controle necessários à sequência de ações internas definidas pela instrução I, por exemplo, operações aritméticas ou lógicas, ou transferências de informação entre os componentes do computador. Cada instrução máquina pode envolver: o operações aritméticas e lógicas o operações de transferência entre CPU e a Memória Central o operações de transferência entre CPU e Unidades de I/O o operações de controle da sequência de execução das instruções O modelo de execução de instruções é sequencial, ou seja, a UCP só processa uma instrução de cada vez. A memória central só aceita um acesso de cada vez, seja para leitura ou para escrita. A unidade de controle controla o funcionamento da unidade lógica e aritmética e da memória. Além disso, ela distribui e organiza tarefas, transfere informações da entrada para a memória e da memória para a saída.

10 Entrada e Saída As unidades periféricas destinam-se a suportar as ações de comunicação da CPU e memória com o exterior, daí a sua designação de unidades de entrada e saída (ou I/O- input / output). São exemplos, o teclado, o monitor, o mouse, a impressora, as interfaces de comunicação com redes de computadores. Também há unidades periféricas destinadas ao armazenamento de dados, que são depois apresentados ao usuário, sob a forma de arquivos, geridos pelos programas do Sistema Operacional. Exemplos são os discos rígidos, discos ópticos (CD/DVD), os discos flexíveis e as fitas magnéticas. A unidade de entrada traduz informação (por exemplo, letras, números, imagens, marcas magnéticas) de uma variedade de dispositivos de entrada em impulsos elétricos que a CPU entenda. A unidade de saída traduz os dados processados, enviados pela CPU em forma de impulsos elétricos, em palavras ou números, que são impressos por impressoras ou mostrados em monitores de vídeo.

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize

Fundamentos e Suporte de Computadores. Professora Monalize Fundamentos e Suporte de Computadores Professora Monalize COMPUTADOR DIGITAL é um equipamento eletrônico que processa dados usando programas, podendo ser dividido em: HARDWARE : parte "física, é o equipamento

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2013 Definindo Informática A Informática engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento

Leia mais

Gênese o começo de tudo... Gênese o começo de tudo... Gênese o começo de tudo... Gênese o começo de tudo... Ábaco (cerca de 3000 a.c.

Gênese o começo de tudo... Gênese o começo de tudo... Gênese o começo de tudo... Gênese o começo de tudo... Ábaco (cerca de 3000 a.c. Introdução Evolução da Informática Aula 2: A Origem da Informática Origem da Informática Preocupação do homem: Minimizar tarefas repetitivas; Eliminar atividades rotineiras Ânsia de realização Conseqüências:

Leia mais

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro

História da Informática. Prof. Bruno Crestani Calegaro História da Informática Prof. Bruno Crestani Calegaro Roteiro Introdução Pré-História A evolução dos computadores Cronologia Vídeos Atividade prática Introdução Os computadores estão presentes no dia-a-dia

Leia mais

Evolução dos Computadores

Evolução dos Computadores Evolução dos Computadores Campus Cachoeiro Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Geração Zero 1. Computação primitiva

Leia mais

Arquitetura de Computadores. AULA 1 Introdução

Arquitetura de Computadores. AULA 1 Introdução Arquitetura de Computadores AULA 1 Introdução Adaptação do material desenvolvido pelo Profs. Eduardo Moresi e Edilson Ferneda UCB - DF Histórico Sumário Computadores Mecânicos Computadores Eletrônicos

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação Tecnologias de Informação e Comunicação!! O Computador como mediador no Ensino de Ciências Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin Histórico da informática Surgem os Bastões de Napier, como auxiliares da multiplicação.!

Leia mais

SUMÁRIO. Evolução. Do passado ao presente. Futuro. Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletrônicas

SUMÁRIO. Evolução. Do passado ao presente. Futuro. Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletrônicas A ERA DA COMPUTAÇÃO PASSADO, PRESENTE E FUTURO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Evolução Cálculos manuais Calculadoras mecânicas Máquinas eletromecânicas Máquinas eletrônicas Transistores Circuitos eletrônicos

Leia mais

Informática I. Aula 1. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1

Informática I. Aula 1. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1 Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-17/04/2006 1 Ementa O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação: Histórico dos Computadores

Leia mais

Fundamentos de. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1

Fundamentos de. Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1 Fundamentos de Microinformática Ricardo José Cabeça de Souza 2010 Fundamentos 1 Sumário Histórico Sistemas Computacionais Representação da Informação COMPUTADOR (ô). [Do lat. computatore.] S. m. 1. Aquele

Leia mais

O Computador. Conceito

O Computador. Conceito O Computador Conceito É uma máquina eletrônica de processamentos de dados programável, com grande capacidade de armazenamento de dados associado a altíssimas velocidades de processamento. Contudo, esta

Leia mais

Histórico dos Computadores

Histórico dos Computadores Histórico dos Computadores O mais antigo equipamento para cálculo foi o ábaco (Fig. 1), que era um quadro com arruelas móveis, dispostas em arames paralelos, tendo, portanto, um mecanismo simples. Surgido

Leia mais

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br

Disciplina de Informática. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br Disciplina de Informática Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Licenciatura em Computação Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com História do Computador O que é um computador? Quem o inventou? História do

Leia mais

História e Organização Básica de Computadores

História e Organização Básica de Computadores História e Organização Básica de Computadores Arquitetura de Computadores Introdução Durante a evolução do computador digital moderno foram projetadas e construídas centenas de diferentes tipos de computadores.

Leia mais

Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Princípios de Informática CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Conteúdo 1. O que é informática?...3 2. O Computador...3 2.1 Conceito...3 2.2 Histórico...3 2.3 Gerações...5 3. Organização dos Computadores...6

Leia mais

A História dos Computadores e da Computação

A História dos Computadores e da Computação A História dos Computadores e da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa ou em qualquer

Leia mais

Informática. A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz

Informática. A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz Informática A Era da Computação - Aula 1 ClevertonHentz 1 Introdução à Microinformática Histórico dos computadores, software, hardware, sistemas operacionais, etc. Softwares Orientado à Tarefas Softwares

Leia mais

Introdução à Computação Aulas 03 e 04. Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc.

Introdução à Computação Aulas 03 e 04. Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc. Introdução à Computação Aulas 03 e 04 Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc. Universidade Federal de Goiás (UFG) Instituto de Informática cristiane@inf.ufg.br Resumo da Aula Histórico Conceitos Básicos 1 Histórico

Leia mais

Microinformática - História da computação. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática - História da computação. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática - História da computação Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Conhecer a história nos traz uma melhor visão das coisas que fazemos: Como elas aconteceram Como evoluíram até o que são hoje

Leia mais

Ano Lectivo 2012/2013. Governo da República Portuguesa

Ano Lectivo 2012/2013. Governo da República Portuguesa Ano Lectivo 2012/2013 Governo da República Portuguesa Não há a mínima dúvida de que hoje em dia não podemos viver sem os computadores. Eles são infiltrados em todos os aspectos das nossas vidas, são eles

Leia mais

Gerações de Máquinas. Geração Zero. Evolução dos Computadores Breve Histórico. Evolução dos Computadores Breve Histórico

Gerações de Máquinas. Geração Zero. Evolução dos Computadores Breve Histórico. Evolução dos Computadores Breve Histórico Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Gerações de Máquinas Prof. Sergio Ribeiro Geração Zero Computadores Mecânicos (1642-1945) A Primeira Geração Válvulas (1945-1955) A Segunda Geração Transistores

Leia mais

A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.

A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao. Imprimir A História dos computadores e da computação Por Gabriel Gugik Fonte: www.tecmundo.com.br/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm Sexta-Feira 6 de Março de 2009 Conheça os principais

Leia mais

Evolução histórica dos computadores

Evolução histórica dos computadores Evolução histórica dos computadores Descrever a organização funcional de um computador. Identificar as principais formas de utilização e aplicação de computadores. Nesta primeira aula, abordaremos os conceitos

Leia mais

Arquitetura de Computadores Introdução

Arquitetura de Computadores Introdução Arquitetura de Computadores Introdução "O computador pode ser definido como uma máquina capaz de efetuar cálculos complexos em grandes quantidades e altas velocidades". Existem vários parâmetros para a

Leia mais

Introdução. Prof. Marcos Zurita zurita@ufpi.edu.br www.ufpi.br/zurita. Teresina - 2011

Introdução. Prof. Marcos Zurita zurita@ufpi.edu.br www.ufpi.br/zurita. Teresina - 2011 Universidade Federal do Piauí Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica Introdução Prof. Marcos Zurita zurita@ufpi.edu.br www.ufpi.br/zurita Teresina - 2011 Sumário 1. Evolução Histórica

Leia mais

INFORMÁTICA INFORMÁTICA BÁSICA

INFORMÁTICA INFORMÁTICA BÁSICA INFORMÁTICA BÁSICA PROF. MARCOS VINICIUS GRADUADO EM ANÁLISES DE SISTEMAS. PÓS-GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ. ANALISTA DE SISTEMAS E DBA SQL SERVER

Leia mais

Roteiro. Unidade 1. Aplicações da Informática. Introdução

Roteiro. Unidade 1. Aplicações da Informática. Introdução Roteiro Unidade 1 Historia da computação Arquitetura de computadores - um resumo A Informática e o Computador Evolução do Computador O Computador Arquitetura Modulos Tipos de hardware 1 2 Introdução Informática

Leia mais

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela. Gerações de Computadores INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Como é formado o meu computador? Computador = hardware + software 1ª

Leia mais

Marcos da Arquitetura de Computadores. Sediane Carmem Lunardi Hernandes

Marcos da Arquitetura de Computadores. Sediane Carmem Lunardi Hernandes Marcos da Arquitetura de Computadores Sediane Carmem Lunardi Hernandes 1 Introdução Objetivo Apresentar um breve esboço de algumas máquinas (computadores) que marcaram época 2 A geração zero computadores

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Objetivo Apresentar uma breve descrição da história do computador e do microcomputador: pessoas, empresas e computadores que marcaram época: Atari, Bill Gates, 8086, IBM, Apple,

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Computação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Informática x Computação

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é um sistema operacional? Um computador moderno consiste em: Um ou mais processadores; Memória principal;

Leia mais

19/11/2015. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica "abaq" (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar.

19/11/2015. ÁBACO +- 2500 AC - O nome tem origem numa palavra hebraica abaq (pó), em memória ao mais antigo quadro escolar. Breve História do Computador Prof. Reginaldo Brito O termo "computação" (do latim "computare") quer dizer "execução de cálculos", que significa: fazer cômputos, calcular. O termo Informática originase

Leia mais

Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores

Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores Evolução... Introdução (Aula 1) Histórico da Arquitetura de Computadores Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Agradecimentos: Camilo Calvi - LPRM/DI/UFES 2 Geração

Leia mais

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015

Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres. Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Prof. Antonio Torres antonioctorres@gmail.com @_antonioctorres Fundamentos de Sistemas Operacionais UNIP/2015 Disciplinas FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Horários Quarta-feira Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Computadores - Uma história

Computadores - Uma história Computadores Uma história 20130626 09:00:45 Olá pequenos génios! Todos sabemos que a área da informática, mais precisamente, o mundo dos computadores não é essencialmente atual, pois este mundo já tem

Leia mais

Informática Básica. A História do Computador. Anibal de Macedo, Informática Básica - Primeira Aula. Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Informática Básica. A História do Computador. Anibal de Macedo, Informática Básica - Primeira Aula. Instituto Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica Anibal de Macedo 1, 2 1 IFRN Instituto Federal do Rio Grande do Norte 2 UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Informática Básica - Primeira Aula 1 O que é um computador? 2

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação AULA 01 INTRODUÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira CIRCUITOS DIGITAIS Engenharia de Computação O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho. O computador é consciente, trabalhador,

Leia mais

IPD - Conceitos básicos

IPD - Conceitos básicos IPD - Conceitos básicos Nesta apostila de Introdução ao Processamento de Dados (IPD) você aprende os conhecimentos básicos da Informática para depois seguir adiante no estudo desta área tão importante

Leia mais

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Uma abordagem inicial... o

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br MARCOS DA ARQUITERURA DE COMPUTADORES Geração Zero

Leia mais

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Aula 2 ARQUITETURA DE COMPUTADORES Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Prof. Osvaldo Mesquita E-mail: oswaldo.mesquita@gmail.com 1/48 CONTEÚDO DA AULA Conceitos Importantes O que é arquitetura de computadores?

Leia mais

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação

MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação Kelly Rosa Braghetto DCC IME USP 25 de março de 2014 MAC2166 Introdução à Computação Aula 1 (Extra) História da Computação DCC IME

Leia mais

Informática, Internet e Multimídia. Profa. Késsia R. C. Marchi

Informática, Internet e Multimídia. Profa. Késsia R. C. Marchi Informática, Internet e Multimídia Profa. Késsia R. C. Marchi Informática - Origem Para auxiliar a contar, nossos antepassados usavam pedras... Cálculo deriva do latim calculus (pedra) Information Automatique

Leia mais

Processamento de Dados. A Evolução dos Computadores

Processamento de Dados. A Evolução dos Computadores Processamento de Dados Antigamente, alguns povos utilizavam pedras, conchas e ábacos para a realização de cálculos. Procurando agilizar a elaboração de cálculos, diversos dispositivos foram inventados...

Leia mais

História da Computação. Prof. Osvaldo A. de Carvalho Junior

História da Computação. Prof. Osvaldo A. de Carvalho Junior História da Computação Prof. Osvaldo A. de Carvalho Junior Tudo começou... Idade Média européia abacistas x algoristas Geração Zero (1642-1945) Blaise Pascal Com 19 anos foi a primeira pessoa a construir

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 1 Introdução: Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer resultados da manipulação de dados para um ou mais objetivos.

Leia mais

História da Computação

História da Computação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Professora: Jamille Madureira Informática Básica História da Computação Os pastores da antiguidade contavam suas ovelhas usando

Leia mais

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO Apesar da maior parte do público leigo considerar computação e computador termos necessariamente interligados, a história da computação é mais antiga do que o componente físico que

Leia mais

Histórico da Ciência da Computação

Histórico da Ciência da Computação Conceitos Fundamentais Histórico da Ciência da Computação Introdução à Informática 2008 Computação Cômputo, contagem Processamento de dados por computador Computador O que computa ou calcula Máquina eletrônica

Leia mais

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo ("pipeline") Execução de programas

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo (pipeline) Execução de programas http://www.ic.uff.br/~debora/fac! Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro do

Leia mais

Informática Básica. Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin

Informática Básica. Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin Informática Básica Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin A Evolução da Informática Prof. Dr. Charlie Antoni Miquelin A informática 1962, na França. info = informação matique = automática informatique = informação

Leia mais

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR Nelson Fabbri Gerbelli O que é informática? INFORMAÇÃO TECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação automática 2 ÁBACO Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu

Leia mais

Parte 01. Fundamentos de Arquitetura de Computadores. Prof. Pedro Neto

Parte 01. Fundamentos de Arquitetura de Computadores. Prof. Pedro Neto Parte 01 Fundamentos de Arquitetura de Computadores Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Conteúdo 1. Introdução i. Definição de Computador ii. Máquina Multinível iii. Evolução do Computador Histórico

Leia mais

Programação 1. Introdução à Ciência do Computador. Principais tópicos. Uma História do Computador. Uma História do Computador

Programação 1. Introdução à Ciência do Computador. Principais tópicos. Uma História do Computador. Uma História do Computador Introdução à Ciência do Computador Programação 1 Principais tópicos História do Computador O Hardware Sistemas Numéricos Álgebra Booleana Representação, armazenamento, processamento, entrada e saída da

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: Organização Básica de um Computador Digital Introdução à Engenharia de Computação 2 Componentes de um Computador Computador Eletrônico Digital É um sistema

Leia mais

História do primeiro computador

História do primeiro computador História do primeiro computador Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava

Leia mais

1 Introdução à Computação

1 Introdução à Computação 1 Introdução à Computação 1.1 Motivação 1.1.1 Por que Computação? A Computação trata do emprego do computador em suas diversas formas como ferramenta capaz de armazenar e processar informações bem como

Leia mais

1. - Os engenhos calculadores

1. - Os engenhos calculadores 1. - Os engenhos calculadores O brilhante matemático inglês Charles Babbage (1791-1871) é conhecido como o Pai do Computador. Fig. 1 - Charles Babbage (1791-1871). Ele com os seus engenhos calculadores

Leia mais

Introdução à Computação: História dos computadores

Introdução à Computação: História dos computadores Introdução à Computação: História dos computadores Ricardo de Sousa Bri.o rbri.o@ufpi.edu.br DIE- UFPI 2004 by Pearson Education Objetivos Aprender sobre a história dos computadores. 2004 by Pearson Education

Leia mais

CAPÍTULO 1 1.1 INTRODUÇÃO 1.2 O COMPUTADOR

CAPÍTULO 1 1.1 INTRODUÇÃO 1.2 O COMPUTADOR CAPÍTULO 1 1.1 INTRODUÇÃO A Informática engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento e uso dos computadores que permitam aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade.

Leia mais

Unidade orgânica de Métodos Matemáticos Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa Carlos Ferreira cferreira@fmh.utl.

Unidade orgânica de Métodos Matemáticos Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa Carlos Ferreira cferreira@fmh.utl. Unidade orgânica de Métodos Matemáticos Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa Carlos Ferreira cferreira@fmh.utl.pt Objectivos Proporcionar uma iniciação à informática: Introdução

Leia mais

Laboratório de Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz

Laboratório de Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Uma definição! É uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. Mais uma!

Leia mais

Introdução à C omputação Aulas 03 e 04. Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc.

Introdução à C omputação Aulas 03 e 04. Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc. Introdução à C omputação Aulas 03 e 04 Cristiane B. R. Ferreira, M.Sc. Universidade Federal de Goiás (UFG) Instituto de Informática cristiane@inf.ufg.br Resumo da Aula Histórico Conceitos Básicos 1 Histórico

Leia mais

Formação Modular Certificada. Arquitetura interna do computador. História dos computadores UFCD - 0769. Joaquim Frias

Formação Modular Certificada. Arquitetura interna do computador. História dos computadores UFCD - 0769. Joaquim Frias Formação Modular Certificada Arquitetura interna do computador História dos computadores UFCD - 0769 Joaquim Frias O Ábaco Surgiu à cerca de 5000 anos na Ásia e ainda se encontra em uso Foi o primeiro

Leia mais

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA

AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira INFORMÁTICA APLICADA TÉCNICO EM ELETRÔNICA CURIOSIDADE 2 O COMPUTADOR O homem sempre procurou máquinas que o auxiliassem em seu trabalho.

Leia mais

Abstrações e Tecnologias Computacionais. Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress.

Abstrações e Tecnologias Computacionais. Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress. Abstrações e Tecnologias Computacionais Professor: André Luis Meneses Silva E-mail/msn: andreluis.ms@gmail.com Página: orgearq20101.wordpress.com Agenda Introdução Sistemas Computacionais Arquitetura X

Leia mais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas,

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Departamento de Ciência da Computação - UFF Objetivos Organização de Computadores I Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp Dar noções iniciais

Leia mais

A história da computação. Prof: Diego Medeiros

A história da computação. Prof: Diego Medeiros A história da computação Prof: Diego Medeiros O que é a computação? Computação (latim computatio, -onis) 1. Ato ou efeito de computar. Cálculo, cômputo 2. Conjunto de conhecimentos e técnicas referentes

Leia mais

Evolução dos Sistemas de Informação

Evolução dos Sistemas de Informação Evolução dos Sistemas de Informação 2012 1 Sistemas de Informação e Informação de Qualidade Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema automático ou manual, que abrange pessoas,

Leia mais

A Era do computador ENIAC - 1946

A Era do computador ENIAC - 1946 A Era do computador ENIAC - 1946 John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico,

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 1. Evolução da Computação Prof. Ronaldo Contagem Primeiro ser humano a CALCULAR: pastor de ovelhas Técnica utilizada:

Leia mais

Organização de Computadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Professor: Francisco Ary O que é um computador: Máquina eletrônica capaz de processar e armazenar dados; Composta de partes eletrônicas, ou ainda eletromecânica ; (Hardware)

Leia mais

Conceitos Básicos de Programação

Conceitos Básicos de Programação Conceitos Básicos de Programação Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2009 Unidade 01 Conceitos Básicos de Programação 1 Curiosidade Ranking das Linguagens de Programação mais utilizadas no mundo: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Leia mais

Figura 1: Ábaco: considerado a primeira ferramenta em computação.

Figura 1: Ábaco: considerado a primeira ferramenta em computação. Introdução à ciência da computação Aula 1: A maioria dos autores considera que, a primeira ferramenta para a computação foi o ábaco. Este instrumento, que hoje conhecemos como pedras polidas enfileiradas

Leia mais

História da Computação. Coletâneas

História da Computação. Coletâneas História da Computação Coletâneas 1 História da evolução dos computadores Início: talvez pedrinhas para ajudar a contar Ábaco Origem babilônica Palavra semita Hebraico: abac (poeira), ibeq (remover a poeira),

Leia mais

A Unidade Central de Processamento é a responsável pelo processamento e execução de programas armazenados na MP.

A Unidade Central de Processamento é a responsável pelo processamento e execução de programas armazenados na MP. A ARQUITETURA DE UM COMPUTADOR A arquitetura básica de um computador moderno segue ainda de forma geral os conceitos estabelecidos pelo Professor da Universidade de Princeton, John Von Neumann (1903-1957),

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Novembro de 2012 1 / 44

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Novembro de 2012 1 / 44 Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução à Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Novembro de 2012 1 / 44 Ábaco Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida. Sejam em casa, na escola

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br

Fundamentos da Informática. História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br Fundamentos da Informática História dos Computadores Prof. Hélder Almeida www.helderalmeida.com.br História da Computação Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista

Leia mais

Organização de Computadores. Evolução histórica dos computadores

Organização de Computadores. Evolução histórica dos computadores Organização de Computadores Capítulo 1 Evolução histórica dos computadores Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Qual a lógica que está por detrás dos números árabes? O número de ÂNGULOS!!! O número um tem um ângulo. O número dois tem dois ângulos.... O número zero não tem ângulos. Dedos das

Leia mais

Sua Oficina Virtual Apostila totalmente Gratuita Edição 2002

Sua Oficina Virtual Apostila totalmente Gratuita Edição 2002 Sua Oficina Virtual Apostila totalmente Gratuita Edição 2002 Introdução à informática Introdução à informática para aqueles que estão começando a usar o computador e não sabem o que é arquivo, RAM, sistema

Leia mais

1. Histórico e Evolução dos Computadores

1. Histórico e Evolução dos Computadores Faculdade UNIREAL Centro Educacional de Ensino Superior de Brasília 1. Histórico e Evolução dos Computadores A evolução da Informática O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa

Leia mais

Um computador é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos.

Um computador é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos. Do ábaco ao palmtop. Um computador é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos. O ábaco é um instrumento mecânico usado

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 2 EVOLUÇÃO E TIPO DE COMPUTADORES Prof. Luiz Gustavo A. Martins Evolução dos Computadores Início com a organização em sociedade. Motivação principal para a criação de máquinas

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1:Fundamentos Básicos de Informática A HISTÓRIA DO COMPUTADOR A origem da computação está diretamente relacionada a matemática. Por volta de 5500 anos A.C, povos antigos que constituíam a Mesopotâmia

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Sistema computacional Sistemas feitos para resolver problemas Problema: como obter determinado resultado, com base em dados

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores. Prof.ª Ms. Elaine Cecília Gatto

Introdução à Arquitetura de Computadores. Prof.ª Ms. Elaine Cecília Gatto Introdução à Arquitetura de Computadores Prof.ª Ms. Elaine Cecília Gatto 1 O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 1 O ábaco romano O ábaco chinês Dispositivo de calcular frequentemente construído como um quadro de madeira com contas que deslizam sobre fios. Esteve em uso séculos antes da adoção do sistema de numeração

Leia mais

MARCOS DE DESENVOLVIMENTO DA ARQUITETURA DE COMPUTADORES

MARCOS DE DESENVOLVIMENTO DA ARQUITETURA DE COMPUTADORES Departamento de Engenharias e Ciência da Computação DECC Curso de Ciência da Computação Disciplina de Introdução à Informática (35-320) Prof. Ms. Paulo R. B. Betencourt MARCOS DE DESENVOLVIMENTO DA ARQUITETURA

Leia mais

Sistemas Operacionais. Professor Leslier Soares Corrêa

Sistemas Operacionais. Professor Leslier Soares Corrêa Sistemas Operacionais Professor Leslier Soares Corrêa Objetivos Conhecer o Professor e a matéria. Importância da Matéria no dia a dia. Por que é necessário um sistema operacional O que é um Sistema Operacional

Leia mais

Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M. Sistema Computacional. Máquina Virtual. Solução 8/10/10. O problema de comunicação humanocomputador

Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M. Sistema Computacional. Máquina Virtual. Solução 8/10/10. O problema de comunicação humanocomputador Introdução INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO M M.Sc. Ricardo de Sousa Britto (rbritto@ufpi.edu.br) Computador: Máquina programável, de propósito geral, que processa informação. Programa: Seqüência de instruções

Leia mais

RESUMO DO LIVRO. A linguagem de máquinas e o custo são analisados antes do computador ser projetado. LINGUAGEM, NÍVEIS E MÁQUINA REAIS

RESUMO DO LIVRO. A linguagem de máquinas e o custo são analisados antes do computador ser projetado. LINGUAGEM, NÍVEIS E MÁQUINA REAIS RESUMO DO LIVRO Um computador digital é uma máquina com programas que, convertidos em instruções, podem facilitar a vida das pessoas. As instruções são simples, como some dois números. As instruções são

Leia mais

Curso Técnico em Redes de computadores. Evolução Histórica dos Computadores

Curso Técnico em Redes de computadores. Evolução Histórica dos Computadores Curso Técnico em Redes de computadores Evolução Histórica dos Computadores 1 O conceito de efetuar cálculos com algum tipo de equipamento data pelo menos do século V a.c, com os babilônios e sua invenção

Leia mais

TI - Tecnologia da Informação UNIDADE 1:Fundamentos Básicos de Informática

TI - Tecnologia da Informação UNIDADE 1:Fundamentos Básicos de Informática TI - Tecnologia da Informação UNIDADE 1:Fundamentos Básicos de Informática Prof. Adolfo Colares A origem da computação está diretamente relacionada a matemática. Por volta de 5500 anos A.C, povos antigos

Leia mais