Direito Constitucional (CON1) - Direitos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Constitucional (CON1) - Direitos"

Transcrição

1 1 de 8 02/08/ :11 Direito Constitucional (CON1) - Direitos Fundamentais Questões OAB de Direito Constitucional José, internado em um hospital público para tratamento de saúde, solicita a presença de um pastor para lhe conceder assistência religiosa. O pedido, porém, é negado pela direção do hospital, sob a alegação de que, por se tratar de instituição pública, a assistência não seria possível em face da laicidade do Estado. Inconformado, José consulta um advogado.após a análise da situação, o advogado esclarece, com correto embasamento constitucional, que a negativa emanada pelo hospital foi correta, tendo em vista que a Constituição Federal de 1988, ao consagrar a laicidade do Estado brasileiro, rejeita a expressão religiosa em espaços públicos. direção do hospital não tem razão, pois, embora a Constituição Federal de 1988 reconheça a laicidade do Estado, a assistência religiosa é um direito garantido pela mesma ordem constitucional. a correção ou incorreção da negativa da direção do hospital depende de sua consonância, ou não, com o regulamento da própria instituição, já que se está perante direito disponível. a decisão sobre a possibilidade, ou não, de haver assistência religiosa em entidades públicas de saúde depende exclusivamente de comando normativo legal, já que a temática não é de estatura constitucional Você, na condição de advogado, foi procurado por um travesti que é servidor público federal. Na verdade, ele adota o nome social de Joana, embora, no assento de nascimento, o seu nome de registro seja João. Ele gostaria de ser identificado no trabalho pelo nome social e que, assim, o nome social constasse em coisas básicas, como o cadastro de dados, o correio eletrônico e o crachá.sob o ponto de vista jurídico, em relação à orientação a ser dada ao solicitante, assinale a afirmativa correta. A Constituição Federal até prevê a promoção do bem sem qualquer forma de discriminação, mas não existe nenhuma norma específica que ampare a pretensão do solicitante. Não apenas a Constituição está orientada para a ideia de promoção do bem sem discriminação, como a demanda pleiteada pelo solicitante encontra amparo em norma infraconstitucional. O solicitante possui esse direito, pois assim está previsto na Convenção das Nações Unidas para os Direitos LGBT. Ainda que compreenda a demanda do solicitante, ele não possui o direito de ser identificado pelo nome social no trabalho, uma vez que é um homem que se traveste de mulher.

2 2 de 8 02/08/ : Luiz é proprietário de uma grande fazenda localizada na zona rural do Estado X. Lá, cultiva café de excelente qualidade e com grande produtividade para fins de exportação. Porém, uma fiscalização realizada por agentes do Ministério do Trabalho e do Emprego constatou a exploração de mão de obra escrava. Independentemente das sanções previstas em lei, caso tal prática seja devidamente comprovada, de forma definitiva, pelos órgãos jurisdicionais competentes, a Constituição Federal dispõe que a propriedade deve ser objeto de desapropriação, respeitado o direito à justa e prévia indenização a que faz jus o proprietário. a propriedade deve ser objeto de expropriação, sem qualquer indenização, e, no caso em tela, destinada à reforma agrária. o direito de propriedade de Luiz deve ser respeitado, tendo em vista serem as terras em comento produtivas. o direito da propriedade de Luiz deve ser respeitado, pois a expropriação é instituto cabível somente nos casos de cultura ilegal de plantas psicotrópicas Um grupo autodenominado Sangue Puro passou a se organizar sob a forma de associação. No seu estatuto, é possível identificar claros propósitos de incitação à violência contra indivíduos pertencentes a determinadas minorias sociais. Diversas organizações não governamentais voltadas à defesa dos direitos humanos, bem como o Ministério Público, ajuizaram medidas judiciais solicitando a sua imediata dissolução. Segundo a Constituição Federal, a respeito da hipótese formulada, assinale a afirmativa correta. A associação não poderá sofrer qualquer intervenção do Poder Judiciário, pois é vedada a interferência estatal no funcionamento das associações. Caso o pedido de dissolução seja acolhido, a associação poderá ser compulsoriamente dissolvida, independentemente do trânsito em julgado da sentença judicial. A associação poderá ter suas atividades imediatamente suspensas por decisão judicial, independentemente do seu trânsito em julgado. Apenas se justificaria a intervenção estatal se caracterizada a natureza paramilitar da associação em comento.

3 3 de 8 02/08/ : O diretor de RH de uma multinacional da área de telecomunicações, em reunião corporativa, afirmou que o mundo globalizado vem produzindo grandes inovações, exigindo o reconhecimento de novas profissões desconhecidas até então. Feitas essas considerações, solicitou à diretoria que alterasse o quadro de cargos e funções da empresa, incluindo as seguintes profissões: gestor de mídias sociais, gerente de marketing digital e desenvolvedor de aplicativos móveis. O presidente da sociedade empresária, posicionando-se contra o pedido formulado, alegou que o exercício de qualquer atividade laborativa pressupõe a sua devida regulamentação em lei, o que ainda não havia ocorrido em relação às referidas profissões.com base na teoria da eficácia das normas c correto afirmar que o presidente da sociedade empresária argumentou em harmonia com a ordem constitucional, pois o dispositivo da Constituição Federal que afirma ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, possui eficácia limitada, exigindo regulamentação legal para que possa produzir efeitos apresentou argumentos contrários à ordem constitucional, pois o dispositivo da Constituição Federal que afirma se livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, possui eficácia contida, de modo que, inexistindo lei que regulamente o exercício da atividade profissional, é livre o seu exercício. apresentou argumentos contrários à ordem constitucional, pois o dispositivo da Constituição Federal que afirma ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, possui eficácia plena, já que a liberdade do exercício profissional não pode ser restringida, mas apenas ampliada. argumentou em harmonia com a ordem constitucional, pois o dispositivo da Constituição Federal que afirma ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, não possui nenhuma eficácia, devendo ser objeto de mandado de injunção para a sua devida regulamentação.

4 4 de 8 02/08/ : A Sra. Maria da Silva é participante ativa da AMA-X (Associação de Moradores e Amigos do bairro X). Todos os dias, no fim da tarde, a Sra. Maria da Silva e um grupo de associados reuniam-se na praça da cidade, distribuindo material sobre os problemas do bairro. A associação convocava os moradores para esses encontros por meio da rádio da cidade e comunicava, previamente, o local e a hora das reuniões às autoridades competentes. Certa tarde, um grupo da Associação de Moradores do bairro Y ocupou o local que os participantes da AMA-X habitualmente utilizavam. O grupo do bairro Y não havia avisado, previamente, a autoridade competente sobre o evento, organizado em espaço público. A Sra. Maria da Silva, indignada com a utilização do mesmo espaço, e tendo sido frustrada a reunião de seu grupo, solicitou aos policiais militares, presentes no local, que tomassem as medidas necessárias para permitir a realização do encontro da AMA-X. Em relação à liberdade de associação e manifestação, assinale a afirmativa correta. A AMA-X deve buscar novo local de manifestação, tendo em vista que o local de reunião é público e que a associação do bairro Y possui os mesmos direitos de reunião e manifestação. A associação do bairro Y deve buscar novo local de manifestação, pois não tem o direito de frustrar reunião anteriormente convocada para o mesmo local, já que houve prévio aviso à autoridade competente sobre o uso do espaço público pela AMA-X. A AMA-X deve dividir o espaço com a associação do bairro Y, tendo em vista que o local de reunião é público e que o direito à livre manifestação de ideias é garantido. A associação do bairro Y poderá ser dissolvida por ato da autoridade pública municipal em razão de não ter comunicado previamente à Prefeitura a realização de suas reuniões em espaço público A Constituição declara que todos podem reunir-se em local aberto ao público. Algumas condições para que as reuniões se realizem são apresentadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. Os participantes não portem armas. A reunião seja autorizada pela autoridade competente. A reunião não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local. Os participantes reúnam-se pacificamente A Constituição assegura, entre os direitos e garantias individuais, a inviolabilidade do domicílio, afirmando que a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador (art. 5º, XI, CRFB).A esse respeito, assinale a alternativa correta. O conceito de casa é abrangente e inclui quarto de hotel. O conceito de casa é abrangente, mas não inclui escritório de advocacia. A prisão em flagrante durante o dia é um limite a essa garantia, mas apenas quando houver mandado judicial. A prisão em quarto de hotel obedecendo a mandado judicial pode se dar no período noturno.

5 5 de 8 02/08/ : Com relação aos chamados direitos econômicos, sociais e culturais, é correto afirmar que são direitos humanos de segunda geração, o que significa que não são juridicamente exigíveis, diferentemente do que ocorre com os direitos civis e políticos. são previstos, no âmbito do sistema interamericano, no texto original da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica). formam, juntamente com os direitos civis e políticos, um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há qualquer relação hierárquica. incluem o direito à participação no processo eleitoral, à educação, à alimentação e à previdência social A Constituição garante a plena liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar (art. 5, XVII). A respeito desse direito fundamental, é correto afirmar que a criação de uma associação depende de autorização do poder público e pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa. não depende de autorização do poder público, mas pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa. depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial transitada em julgado. não depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial Considerando as repercussões processuais das garantias constitucionais, assinale a opção correta. Impõe-se, por ser norma de processo civil, de aplicação imediata, a legislação superveniente à impetração do mandado de segurança. A ausência de decisão administrativa em prazo razoável não enseja mandado de segurança, pois o Poder Judiciário não pode fixar prazo para decisões do Poder Executivo. Brasil. Estrangeiro residente no exterior não pode impetrar mandado de segurança no Mandado de segurança coletivo impetrado pela OAB deve ser ajuizado perante a justiça federal, ainda que não se trate de postulação de direito próprio No que se refere aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. A proteção à reprodução da imagem não abrange as atividades desportivas. Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização de suas obras, mas não o de reprodução delas. O direito de propriedade intelectual abrange tanto a propriedade industrial quanto os direitos do autor. Às representações sindicais não é assegurado o direito de fiscalização do aproveitamento econômico de obras criadas por artistas a elas associados.

6 6 de 8 02/08/ : De acordo com a CF, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. No que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF, assinale a opção correta. Os direitos fundamentais não são assegurados ao estrangeiro em trânsito no território nacional. Como decorrência da inviolabilidade do direito à liberdade, a CF assegura o direito à escusa de consciência, desde que adstrito ao serviço militar obrigatório. É admitida a interceptação telefônica por ordem judicial ou administrativa, para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal. O duplo grau de jurisdição, no âmbito da recorribilidade ordinária, não consubstancia garantia constitucional Segundo a Constituição Federal de 1988 (CF), o sigilo das comunicações telefônicas poderá ser violado, por ordem judicial ou administrativa, para instrução processual de ação de improbidade administrativa. é absolutamente inviolável. poderá ser violado, por ordem de ministro de Estado, para instrução de processo administrativo disciplinar. poderá ser violado, por ordem judicial, para fins de investigação criminal Acerca da proteção e da perda do direito de propriedade, julgue os itens seguintes. I A Constituição assegura a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive em atividades desportivas.ii A obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens podem ser integralmente estendidas aos sucessores e contra eles executadas.iii Na desapropriação de imóvel rural de interesse para a reforma agrária e de imóvel urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, o pagamento ocorrerá mediante títulos públicos e, não, mediante indenização em dinheiro.iv Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros em caráter permanente. I e III. I e IV. II e III. II e IV.

7 7 de 8 02/08/ : Acerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção correta. Os direitos fundamentais são relativos e históricos, pois podem ser limitados por outros direitos fundamentais e surgem e desaparecem ao longo da história humana. Quando previstos em tratados e convenções internacionais, os direitos fundamentais são equivalentes às emendas constitucionais. O dispositivo constitucional que assegura que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito é um direito e não uma garantia. O direito ao progresso é um exemplo de direito fundamental de segunda geração ou dimensão Acerca dos direitos e garantias previstos na Constituição Federal, assinale a opção correta. São inafiançáveis os crimes de racismo, tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os cometidos por grupos armados, civis e militares, contra a ordem constitucional e o estado democrático. Mas em relação aos crimes hediondos, fica o legislador autorizado a excluir ou não a inafiançabilidade. São legitimados a impetrar o mandado de segurança coletivo os partidos políticos e as organizações ou entidades legalmente constituídas e em funcionamento há pelo menos um ano. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias. Em nenhuma hipótese são previstas penas de morte, ou de caráter perpétuo, ou de trabalhos forçados, ou de banimento ou cruéis A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, assinale a opção correta. No que se refere à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, a Constituição Federal assegurou a preferência pelo modelo de reparação em detrimento da prevenção ao dano. Os direitos e garantias fundamentais, criados como direitos negativos, impedem o poder público, mas não a esfera privada, de violar o espaço mínimo de liberdades assegurado pela Constituição Federal. De acordo com a doutrina majoritária, os direitos de segunda geração, ou direitos sociais, não constituem simples normas de natureza dirigente, sendo verdadeiros direitos subjetivos que impõem ao Estado um facere. A casa é o asilo inviolável, nela não se pode penetrar, salvo na hipótese de flagrante delito ou para prestar socorro, durante o dia, ou por ordem judicial.

8 8 de 8 02/08/ : A prestação da assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos, prevista na Constituição da República como direito fundamental, é incumbência precípua do Ministério Público. da Defensoria Pública. da Advocacia-Geral da União. das Procuradorias dos Estados e Municípios Sobre direitos fundamentais, assinale a única alternativa CORRETA: os crimes definidos em lei como crimes hediondos, nos termos da jurisprudência do STF, podem ser objeto de anistia, quando ela for concedida em decretos de anistia coletiva; nos termos da constituição federal, a extradição de brasileiro naturalizado em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes só poderá ocorrer se o crime tiver sido cometido antes da naturalização; se a aquisição, por brasileiro nato, de outra nacionalidade não decorrer de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira, será declarada a perda da nacionalidade brasileira; nos termos da Constituição Federal, não há impedimento para que o cargo de Ministro das Relações Exteriores seja ocupado por brasileiro naturalizado. Powered by

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA

DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA DIREITOS INDIVIDUAIS 3ª. FOLHA 1 - Os chamados direitos de primeira geração (ou dimensão) surgiram no século XVIII, como consequência do modelo de Estado Liberal. São exemplos de direitos de primeira geração

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 2 Olá pessoal, hoje daremos prosseguimento Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 12/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 02 Direitos Fundamentais CLASSIFICAÇÃO Direitos e Garantias Individuais e Coletivas (Art. 5º, CF/88); Direitos Sociais (Arts.

Leia mais

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais.

I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. QUESTÃO 46. I. Correta, de acordo com a jurisprudência estrangeiros de passagem também são titulares de direito fundamentais. II. Errada, o direito á liberdade abrange também a liberdade de manifestação

Leia mais

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.

1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. 1) No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta. a) A prisão civil por dívida só poderá ser decretada pelo juiz competente em duas hipóteses, quais sejam: inadimplemento

Leia mais

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Direitos Constitucionais-Penais e Garantias Constitucionais do Processo Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DIREITOS CONSTITUCIONAIS-PENAIS

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS

DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUIAIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ART. 5, CAPUT E INCISOS I A XXI... 4 2. ART. 5, INCISOS XXII A XXXII...11 3. ART. 5, INCISOS XXXIII A XLV...15 4. ART. 5, XLVI A LXIV...

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Garantia: é uma norma de conteúdo assecuratório.

DIREITOS FUNDAMENTAIS. Garantia: é uma norma de conteúdo assecuratório. DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. Direitos e Garantias Fundamentais: a) Diferença entre Direitos e Garantias. Direitos: normas de conteúdo

Leia mais

No que se refere aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como às funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens.

No que se refere aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como às funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens. 01 Q360921 Direito Constitucional Direitos Sociais Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MDICProva: Agente Administrativo BETA Com referência à CF, aos direitos e garantias fundamentais, à organização político

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Prof. Alexandre Araujo (prof.aaraujo@yahoo.com.br) 1. Origem e Evolução: Característica: 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração Lema: Liberdade

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que:

12) Considerando os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, é correto afirmar que: 8) Sobre os Direitos e Garantias Fundamentais elencados na Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que: a) o acesso à informação é assegurado a todos e o sigilo da fonte não é resguardado, mesmo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS. Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCÍCIOS PROFESSOR IVAN LUCAS Facebook: Professor Ivan Lucas DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1) (CESPE - 2013 - TRE-MS) A CF garante aos estrangeiros em trânsito pelo território

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 05/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 05/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL TRIBUNAL DO JÚRI É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados (VIII): a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votações; c) a soberania dos veredictos; d) a competência

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. (CESPE MPE-PI Técnico Ministerial Área Administrativa 2018) A defesa da paz e a solução pacífica

Leia mais

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma;

Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais. Estrutura do Curso 09/02/ aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Aula 01 Princípios fundamentais e direitos individuais Estrutura do Curso 11 aulas com 10 questões e 06 aulas com 15 questões cada uma; Questões já cobradas + questões inéditas. Questões de 2016 a 2019;

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade é garantido: a) Somente aos brasileiros

Leia mais

ART. 3º 3.1 Objetivos fundamentais da República

ART. 3º 3.1 Objetivos fundamentais da República Sumário PARTE I: TEORIA GERAL 1 Direitos humanos fundamentais e constitucionalismo 2 Direitos humanos fundamentais Finalidades 3 Interpretação das normas constitucionais Aplicação aos direitos humanos

Leia mais

TJMG PASSANDO A LIMPO

TJMG PASSANDO A LIMPO TJMG PASSANDO A LIMPO 1. PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DIgnidade da pessoa humana VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa Pluralismo político Cidadania Soberania PRomover o bem de todos (sem preconceitos

Leia mais

1) Quanto aos fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar:

1) Quanto aos fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil, é INCORRETO afirmar: Os futuros candidatos ao concurso da Polícia Civil de Minas, que já começaram a se preparar podem contar com mais um teste da disciplina de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas pelo professor

Leia mais

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Mandados constitucionais de criminalização

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013

DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 DIREITO CONSTITUCIONAL 2013 46. O caput do artigo 1º da Constituição Federal prescreve que A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 1. Introdução... 13 2. Características... 17 2.1. Inalienabilidade... 18 2.2. Irrenunciabilidade... 18 2.3. Indisponibilidade... 19 2.4.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Orlando Junior Direito Constitucional Direito Constitucional Orlando Junior exercícios 1. Autoridade detentora de foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente na constituição estadual que

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, VI, CF/88: é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 03/09/2016 Prof. Luciano Dutra: autor das obras Direito Constitucional Essencial, Direito Constitucional para a OAB em Exercícios Comentados (e-book), Direito Constitucional

Leia mais

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - CESPE 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo Direito Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta acerca de direitos e garantias fundamentais. a)

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com a Emenda Constitucional 70/2012, podemos afirmar que: a) A referida Emenda somente se refere a servidores da administração pública indireta b) O servidor da União,

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 DATA 01/6/2016 DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Renata Abreu MONITOR Gabriela Mendes AULA 01/06 Ementa: Direito constitucional.

Leia mais

Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Prof. Alexandre Araujo (prof.aaraujo@yahoo.com.br) 1. Origem e Evolução: Característica: 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração Lema: Liberdade

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 89/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 89/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 89/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br EXERCÍCIOS ARTIGO 5º Assinale V para verdadeira ou F para falso as alternativas seguintes: 1 - ( ) é livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato 2 - ( ) a casa é asilo inviolável do

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Emendas Constitucionais Emendas Constitucionais de Revisão Ato das Disposições Constitucionais Transitórias Atos decorrentes do disposto no 3º do

Leia mais

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 07 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 07

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 07 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 07 Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 07 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 07 Princípio da Reserva Legal (no aspecto Constitucional Direito Penal)

Leia mais

01 Q881082 Direito Constitucional Direitos da Nacionalidade Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: OABProva: Exame de Ordem BETA Jean Oliver, nascido em Paris, na França, naturalizou-se brasileiro no ano de 2003.

Leia mais

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02

MÓDULO 03 DIREITO CONSTITUCIONAL EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02 Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos: Parte I Questão 01 ESAF / Ministério do Turismo 2014 O art. 5, inciso VII, da Constituição Federal, dispõe que é assegurada,

Leia mais

INTELIGÊNCIA. 1 Prof. Antonio Lobo

INTELIGÊNCIA. 1 Prof. Antonio Lobo INTELIGÊNCIA 1 Prof. Antonio Lobo Módulo III Teorias e práticas investigativas Unidade Didática II Uso dos (setores) da inteligência na investigação 2 Assunto Importância da Atividade de Inteligência para

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS Curso: DIREITO Período: 3º Turno: Noite Sala: Disciplina: D. Constitucional I Data: 03/11/2014 (Noite) Professor: Arthur Magno e Silva Guerra Valor: 20 pontos ESTUDO DIRIGIDO Aluno(a): R.A. Instruções

Leia mais

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Ordem Social 4 31% 2 Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas 4 31% 3 Direitos e Deveres Individuais

Leia mais

SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM

SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM COLETÂNEA DE NORMAS ADMINISTRATIVAS SEM INDICAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME OS PRINCIPAIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS E DO EXAME DA ORDEM SÚMULAS DO STF, STJ E TST (CORRELATAS

Leia mais

DIREITO DA NACIONALIDADE. TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de²

DIREITO DA NACIONALIDADE. TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de² DIREITO DA NACIONALIDADE TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de² RESUMO Nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a determinado Estado; é a qualidade de nacional,

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes Palestra Quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico e sua repercussão nas cooperativas 22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes 1) NORMATIVIDADE PENAL CONTEMPORÂNEA; 2) DIREITOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E ARTIGO 5º Princípios fundamentais 1. (TRT/9ª REGIÃO/ANALISTA JUDICIÁRIO/2015) Considere os itens abaixo: I Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor,

Leia mais

Simulado de Direito Constitucional para TJ-RJ/Nível Médio/2014

Simulado de Direito Constitucional para TJ-RJ/Nível Médio/2014 Simulado de Direito Constitucional para TJ-RJ/Nível Médio/2014 Olá, amigo(a), tudo bem? Com o edital do TJ-RJ saindo do forno para o cargo de técnico judiciário, venho com este toque para ajudar nessa

Leia mais

GABARITO (E ) Não paga taxas. Não extradita por crime político ou de opinião. Não depende de licença. Transmissível aos herdeiros. Correta.

GABARITO (E ) Não paga taxas. Não extradita por crime político ou de opinião. Não depende de licença. Transmissível aos herdeiros. Correta. Prepare-se para o concurso TJ-SP! Todas as semanas, FOLHA DIRIGIDA, em parceria com especialistas, publica um novo simulado para os seus estudos nesta seleção. Resolva abaixo algumas questões de Direito

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 137/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 137/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 137/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Privacidade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Comunicações telefônicas: diferentemente das outras formas de comunicação, esta é instantânea e não deixa

Leia mais

direito CONSTITUCIONAL

direito CONSTITUCIONAL SEFAZ direito CONSTITUCIONAL REVISÃO - AULA 01 Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional REVISÃO - DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1. Sobre a propriedade, na Constituição Federal, é correto afirmar

Leia mais

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 02 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. Em algumas situações, é constitucionalmente admissível o tratamento diferenciado entre homem e mulher. 2. Ninguém

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Personalidade internacional Organizações internacionais População Profª Luciana Romano Morilas 1 Organizações internacionais Definição: Entidades criadas sob a égide do Direito Internacional,

Leia mais

direito constitucional

direito constitucional MPU direito constitucional REVISÃO Profª Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional QUESTÕES DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1. A respeito dos direitos e garantias fundamentais

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

01. A Constituição Federal brasileira de 1988 NÃO previa, expressa e originariamente, dentre os direitos sociais,

01. A Constituição Federal brasileira de 1988 NÃO previa, expressa e originariamente, dentre os direitos sociais, Para ajudar os seus estudos na disciplina de Direito Constitucional, FOLHA DIRIGIDA disponibiliza um teste especial. Logo abaixo você poderá praticar a disciplina, com tudo o que já leu ou assistiu, com

Leia mais

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional 7 4 5 16 Questões Difíceis 3 3 2 8 Questões Fáceis 4 1 3 8 Total geral 7 4 5 16 Quant.

Leia mais

TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas (Parte I) Profª. Letícia Delgado 1)Previsão: Capítulo XI, título VII - (art. 240 a 250 do CPP). 2)Prova: todo e qualquer elemento capaz de influir no convencimento do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Parte 4 Prof. Alexandre Demidoff Normas aplicáveis à extradição Art. 5º LI

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PROFESSOR RODRIGO LACERDA TESE CONCURSOS Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS) Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, LXIV, CF/88: o preso tem direito à identificação dos responsáveis

Leia mais

Comentário. Comentário EXERCÍCIOS

Comentário. Comentário EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS 1. Sobre o tema Forma de Estado, pode-se afirmar que o Estado Brasileiro é: a. Um Estado Democrático. b. Um Estado Unitário. c. Um Estado Federal. d. Um Estado de bem-estar social. e. Um Estado

Leia mais

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...10

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...10 AULA 00 Apresentação e Cronograma...02 Questões sem Comentários...05 Questões Comentadas...10 www.universodosconcursos.com Página 1 APRESENTAÇÃO E CRONOGRAMA Olá meus amigos! Sejam todos muito bem vindos

Leia mais

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Agente Administrativo Questões Aula 1 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Questões 1. Uma criança nascida no Brasil, filha de pai coreano e mãe japonesa, será considerada: a) Apátrida; b) Brasileira

Leia mais

Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase

Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase Nacionalidade, Estatuto Jurídico do Estrangeiro Período 1) TRF - 3ª REGIÃO Juiz Federal TRF 3ª Região (2016) Sobre as

Leia mais

INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL MAPA DO EDITAL

INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL MAPA DO EDITAL MAPA DO EDITAL Questões comentadas CESPE Volume III DIREITO CONSTITUCIONAL 2015 A banca CESPE é cheia de peculiaridades, as provas são repletas de armadilhas, deixe que a equipe do Mapa do Edital mostre

Leia mais

direito CONSTITUCIONAL

direito CONSTITUCIONAL SEFAZ direito CONSTITUCIONAL REVISÃO AULA 02 Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional REVISÃO DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS AULA 02 1. Acerca do tratamento da nacionalidade brasileira na Constituição

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX PROCESSO PENAL MARATONA OAB XX AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA RESOLUÇÃO 213/15 RESOLUÇÃO Nº 213/15 - CNJ Art. 1º Determinar que toda pessoa presa em flagrante delito, independentemente da motivação ou natureza

Leia mais

PROVA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PM PE) SOLDADO QUESTÕES DE 1 A 15 DO CADERNO 2

PROVA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PM PE) SOLDADO QUESTÕES DE 1 A 15 DO CADERNO 2 PROVA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PM PE) SOLDADO QUESTÕES DE 1 A 15 DO CADERNO 2 Prof. Weslei Machado QUESTÃO 1 GABARITO PRELIMINAR: Letra B I Os direitos fundamentais, em regra, têm por titulares os

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO, Expulsão e Deportação 1ª Parte Professora Raquel Perrota 1. Conceito é a entrega, por um estado a outro, e a pedido deste, de pessoa que em seu território deva responder

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Considere as seguintes normas constitucionais: I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando

Leia mais

Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Prof. Alexandre Araujo.

Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Prof. Alexandre Araujo. Direito Constitucional Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Prof. Alexandre Araujo (prof.aaraujo@yahoo.com.br) 1. Origem e Evolução: Característica: 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração Lema: Liberdade

Leia mais

006. prova discursiva

006. prova discursiva concurso público 006. prova discursiva investigador de polícia Você recebeu este caderno contendo 2 questões dissertativas. Confira seus dados impressos na capa deste caderno. Quando for permitido abrir

Leia mais

1. De acordo com Lenza (2012) Normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta, imediata e integral são aquelas:

1. De acordo com Lenza (2012) Normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta, imediata e integral são aquelas: DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÕES Ano: 2017 Banca: Instituto Excelência Órgão: SAAE de Barra Bonita - SP Prova: Procurador Jurídico 1. De acordo com Lenza (2012) Normas constitucionais de eficácia plena

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 113/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR RODRIGO MENEZES fb.com/prof.rodrigomenezes Garante a inviolabilidade dos direitos a: VIda Liberdade Igualdade SEgurança (jurídica) PROpriedade Art. 5º, caput Art. 5º. Todos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas Prof. Karina Jaques MPU Instituição permanente Essencial à função jurisdicional do Estado Defensora Ordem jurídica

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc.

VIDA. Exceção: pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5, inciso XLVII, a ), aborto legal, legítima defesa, etc. VIDA Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/ SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL...13 ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/1988....15 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988....18 ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/1988...118 CÓDIGO PENAL...147 LEI

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 2 Olá pessoal, hoje FINALIZAREMOS - Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos). ART.5º

Leia mais

11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira

11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira 11) A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira e pelo consequente processo de desapropriação do local

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 5 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XLVII, CF/88: não haverá penas: a) de morte, salvo em

Leia mais

DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS

DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS FCC 2014 TRT 2ªREGIÃO (SP) Técnico Judiciário Área Administrativa No que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais do sistema jurídico brasileiro, é a) permitida a dissolução compulsória de associações,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Perda e Suspensão. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Perda e Suspensão Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Cassação Vedada Privação Perda Suspensão Permanente Temporária Impedimento Não chegou a possuir

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Direito Penal. Disposições Constitucionais do

Direito Penal. Disposições Constitucionais do Direito Penal Disposições Constitucionais do Direito Penal Legalidade/Anterioridade Penal Art. 5º, XXXIX, CF: Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal". Legalidade/Anterioridade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - A terceira modalidade de prisão extrapenal são as prisões militares.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 005) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/ SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL...13 ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/1988....15 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988....18 ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/1988...115 CÓDIGO PENAL...143 LEI

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos da Nacionalidade Direitos da Nacionalidade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues Art. 12, 4º, CF/88: será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I - tiver cancelada

Leia mais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos... Parágrafo

Leia mais