1.3. A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA E SUA ABRANGÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.3. A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA E SUA ABRANGÊNCIA"

Transcrição

1 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. O PROJETO O presente se destina a propor uma reestruturação dos serviços da Assistência Farmacêutica no Município de Goiânia, com vistas à melhoria da qualidade no atendimento e acesso aos medicamentos ao usuário do SUS nesta Capital. Inicialmente são descritos o município, a secretaria de saúde e sua abrangência e dados da Assistência Farmacêutica atual. A partir desta contextualização justificamos a necessidade de propor uma reestruturação deste modelo, assim contribuir para a maior efetividade das ações de saúde e melhoria da qualidade de vida dos pacientes O MUNICÍPIO DE GOIÂNIA E SUA ORGANIZAÇÃO O Município de Goiânia foi criado pelo Decreto de número 327 de 02 de agosto de 1935, e ocupa uma área de 739km² da unidade territorial. O Município localiza-se na parte central do Estado, na Região Centro Oeste do País, Segundo IBGE (julho de 2005), Goiânia tem uma população estimada em habitantes. O abastecimento de água no Município de Goiânia está a cargo da Companhia de Saneamento de Goiás (SANEAGO), sendo de 92% o índice de abastecimento de água e de 80% a coleta de esgoto sanitário. As ações de saúde são norteadas a partir de informações epidemiológicas geradas pelos diversos níveis de serviço, (anexo V) A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA E SUA ABRANGÊNCIA A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia foi instituída no ano de 1988 e já no início dos anos 90, contava com 29 postos de saúde. Com o processo de descentralização do SUS, a parir de 1998 a SMS passou assumir atividades da assistência básica à saúde.

2 2 Atualmente o modelo assistencial da Saúde Pública em Goiânia é organizado segundo os princípios da regionalização em nove Distritos Sanitários, que são responsáveis pela organização e gestão dos serviços de saúde vinculados ao seu território (correspondente a nove regiões político-administrativas da cidade), sob a coordenação do Departamento de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, (anexo VI). As Unidades de Saúde Ambulatoriais, tanto as originárias do Município (85 Unidades), como aquelas transferidas da Gestão Estadual (13 Unidades), foram construídas com a finalidade de atendimento primário, projetadas com salas de consultórios sendo que os locais destinados às farmácias foram salas improvisadas sem condições adequadas ao armazenamento e dispensação de medicamentos. Em nível ambulatorial, a Secretaria Municipal de Saúde tem as seguintes Unidades com dispensação de medicamentos, que prestam serviço de atenção a saúde da população: - 44 Unidades Básica do Programa Saúde da Família (UBSF); - 31 Centros de Saúde; - 09 Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS); - 04 Centros Integrados de Assistência Médica Sanitária (CIAMS); - 01 Ambulatório de Saúde Mental; - 07 Centros de Apoio Psicossocial (CAPS); - 01 Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT); - 01 Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (CROF). Todas as Unidades de Saúde supracitadas contam com uma farmácia, totalizando 98 farmácias, além de outros serviços de saúde como atendimento clínico em nível de atenção primária e programas de atenção à saúde. Os CAIS e CIAMS disponibilizam também outros serviços em nível ambulatorial como: eletrocardiograma, laboratório de análises clínicas, atendimento odontológico, raios-x e atendimentos de emergência. O CRDT é uma Unidade especializada apenas em diagnóstico.

3 3 A atenção secundária conta com duas unidades hospitalares: - Maternidade Nascer Cidadão; - Pronto Socorro Psiquiátrico - Professor Wassily Chuc. Em 2006 a Secretaria Municipal de Saúde conta com 65 farmacêuticos atuando na Assistência Farmacêutica Municipal, com jornada de 20 horas semanais, sendo que 48 atuam diretamente nas farmácias, 02 no almoxarifado central, 10 na supervisão dos Distritos Sanitários, 01 na Comissão de Planejamento e Gestão de materiais e 04 na Gerência de Medicamentos. Além destes, ainda há mais 22 farmacêuticos atuando no Departamento de Vigilância Sanitária Municipal e 04 na área de análises clínicas. Nas farmácias das unidades nas quais ocorre dispensação de medicamento, verificam-se inúmeros problemas relacionados à organização dos serviços de Assistência Farmacêutica como: área física e equipamentos inadequados, descontinuidade no abastecimento de medicamentos, falta de humanização no atendimento e condições de trabalho inadequadas. No atual modelo não é realizado Atenção Farmacêutica ou orientação farmacêutica aos usuários A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA Assistência Farmacêutica é um grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma das etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. (MS, 1998). Conforme o conceito acima e de acordo com as diretrizes I e II da Política Nacional de Medicamentos (MS, 1998, 2004), a Assistência Farmacêutica, não pode ser compreendida apenas como aquisição e distribuição de medicamentos. Ela abrange ações como a informação e capacitação de recursos humanos, a

4 4 promoção do uso racional de medicamentos, incluindo o acompanhamento da utilização de medicamentos pelos usuários do sistema de saúde. A equipe de farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde tem discutido alternativas para melhoria da assistência aos usuários do SUS. No ano de 2005 foi apresentada à atual Gestão uma proposta de criação de Farmácias Regionalizadas, com estrutura própria e adequada, o que possibilitaria oferecer serviços de melhor qualidade, conduzindo à melhoria na Assistência Farmacêutica. Em 1999 foi realizado a I Oficina de Estudos Farmacêuticos da SMS, com a participação de todos os farmacêuticos da SMS. Entre outras contribuições. Foi elaborada a Portaria 1.200/99, primeiro documento normativo da Assistência Farmacêutica da SMS-Goiânia. Com a elaboração deste documento normativo foi possível melhorar o controle de dispensação, com critérios para distribuição de medicamentos (exigência de receita e documentação necessária) e organização das farmácias quanto a estocagem e o fluxo de atendimento, (PMAF,2006). No ano de 2005 foi realizado a II Oficina de Estudos Farmacêuticos, onde foram abordados os avanços, como: controle da dispensação por lançamento em sistema informatizado, elaboração dos procedimentos operacionais padrão para as farmácias, aprovação da proposta da farmácia regionalizada e a elaboração da Portaria N O 553/05 que atualizou as normas e revogou a portaria anterior. Em 2006, um novo marco na Assistência Farmacêutica para o Município, foi a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Assistência e a implantação das Farmácias Notificadoras para captação de notificação de farmacovigilância em 10 Unidades de Saúde. A Assistência Farmacêutica Municipal é gerenciada pela Divisão de Insumos Básicos e Medicamentos DIBM e conta com quatro farmacêuticos e um Auxiliar de Atividades Administrativas. Atualmente, os nove CAIS, quatro CIAMS, ambulatório de saúde mental, maternidade, pronto socorro psiquiátrico e CRDT, contam com farmacêutico atuando na dispensação e controle de estoque de medicamentos nas respectivas farmácias durante todo o período de atendimento ambulatorial.

5 5 Nas sedes dos Distritos Sanitários há farmacêuticos que fazem supervisão semanal às Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (UBSF), aos Centros de Saúde e Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), na área de abrangência do distrito O PROCESSO DE SELEÇÃO NA SMS-GOIÂNIA Seleção de medicamentos é a escolha, a partir de critérios fármacoepidemiológicos e fármacoeconômicos predefinidos, dos medicamentos a serem utilizados na assistência à saúde de uma determinada região ou instituição (PERINI et al, 1996). São considerados essenciais os medicamentos selecionados como de "importância máxima, básicos e indispensáveis para atender às necessidades de saúde da população" (BERMUDEZ, 1995). Os medicamentos essenciais para a OMS, são aqueles necessários para atender as necessidades de cuidados de saúde da maioria da população, devendo estar acessíveis durante todo o tempo em quantidades e formulações adequadas (MSH, 1997). O conceito de medicamentos essenciais da OMS foi criado como uma resposta às necessidades do setor farmacêutico e sanitário, para melhorar o acesso, eqüidade e qualidade, assim como a eficiência dos sistemas de saúde, através da redução de gastos desnecessários. Esse conceito não é estático, procura considerar os novos conhecimentos sobre os medicamentos e os tratamentos. Seu valor não está limitado, apenas, ao atendimento primário do setor público, também é útil para várias situações, incluídos os seguros e o setor privado (MADRID et al, 1998). Os critérios para seleção de medicamentos, apontados na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME, 2002) são: valor terapêutico comprovado, baixa toxicidade, composição conhecida com somente um princípio ativo, denominação por princípio ativo (DCB ou DCI), informações suficientes sobre as caraterísticas farmacocinéticas, farmacodinâmicas e farmacotécnicas, estabilidade em condições de estocagem e uso, menor custo de aquisição, armazenamento, distribuição e controle, menor custo no tratamento/dia e custo total do tratamento.

6 6 Eficácia e segurança comprovadas em publicações científicas, forma farmacêutica apresentação e dosagem que facilitem o uso e necessidades da maioria da população. A atual lista de medicamentos da SMS de Goiânia contém 298 itens distribuídos da seguinte forma: 53 itens de uso exclusivo hospitalar, 58 itens de uso em emergência, 57 itens de medicamentos dos programas e 130 itens que compõem a lista básica disponibilizada à todas unidades de saúde. As aquisições de medicamentos são feitas exclusivamente de itens pertencente a esta lista, (anexo l). O município de Goiânia possui uma Relação Municipal de Medicamentos Essenciais REMUME, elaborada no ano de 1999 por uma comissão fármaco e terapêutica. Essa relação foi revisada em 2002 e houve pequenas alterações nos três anos seguintes pela equipe de farmacêuticos, atendendo solicitações administrativas e técnicas. No Plano Municipal de Assistência Farmacêutica/2006, foi inserida a previsão de revisão a cada biênio, devendo ocorrer novamente em O PROCESSO DE PROGRAMAÇÃO NA SMS-GOIÂNIA Programação é a etapa que acontece na seqüência da seleção. De acordo com o MS, consiste em estimar as necessidades a serem adquiridas, para atender determinada demanda de serviços, em um período definido de tempo. A programação é fundamental para garantir o acesso aos medicamentos na rede pública de saúde. Não se trata de um ato meramente de caráter administrativo, sendo necessário que se disponha de dados consistentes sobre o consumo de medicamentos, a prevalência das doenças, sazonalidade, oferta e demandas de serviços, disponibilidade financeira e recursos humanos capacitados para sua realização (BRASIL, 2002). A programação de aquisição dos medicamentos para SMS-Goiânia é elaborada pela Comissão de Gestão e Planejamento de Materiais CGPM. Esta programação é baseada no Consumo Médio Mensal das Unidades de Saúde. A

7 7 CGPM utiliza o sistema informatizado (sistema COMDATA), que emite relatórios de consumo histórico por item e por centro consumidor (unidades de saúde). Há programações de reposição mensal de medicamentos para as Unidades de Saúde, que foram elaboradas com base no consumo médio mensal. A reposição dos itens consumidos é feita a partir dos mapas de programações que contém listas dos produtos com quantidade planejada, e espaço para o preenchimento do estoque atual, quantidade solicitada e atendida. O Almoxarifado Central envia os mapas de consumo mensal às unidades de saúde, onde são preenchidos e revisados por farmacêutico. Estes mapas são enviados ao Almoxarifado, por meio dos Distritos Sanitários, e no Almoxarifado esses mapas são conferidos pelo farmacêutico, que autoriza a emissão de nota de remessa à unidade solicitante. Havendo necessidade de alteração na quantidade de medicamentos planejado para unidade consumidora, este se dá de forma conjunta (Divisão de Insumos Básicos e Medicamentos, Farmacêuticos Distritais ou Farmacêuticos das Unidades e Comissão de Planejamento e Gestão de Materiais). Para solicitar a alteração da quantidade planejada de medicamento, o Farmacêutico faz solicitação com justificativa à DIBM / CGPM O PROCESSO DA AQUISIÇÃO NA SMS-GOIÂNIA A aquisição de medicamentos no SUS, de acordo com o MS, consiste num conjunto de procedimentos pelos quais se efetiva o processo de compra dos medicamentos estabelecidos pela programação, com o objetivo de suprir as unidades de saúde em quantidade, qualidade e menor custo/efetividade, visando manter a regularidade e funcionamento do sistema (BRASIL, 2002). Na SMS-Goiânia, o processo de aquisição é elaborado com base no planejamento e programação das unidades de saúde. As modalidades de aquisição utilizadas são: Licitação, Pregão Presencial, Dispensa de licitação (Aquisição de Laboratórios Oficiais) e Carta Convite. A Secretaria Municipal de Saúde está implantando para o Ano de 2007 o sistema de compras através de Registro de Preços.

8 8 Os processos de aquisição de medicamentos são elaborados pela Comissão de Gestão e Planejamento de Materiais - CGPM, que acompanha o estoque de medicamentos e gera os pedidos. Também estão envolvidos na aquisição de medicamentos: a Assessoria de Planejamento, a Divisão de Compras, a Comissão Geral de Licitação, a Auditoria Geral do Município, o Fundo Municipal de Saúde e o Tribunal de Contas do Município, (anexo II). O tempo médio de conclusão para cada processo de aquisição é de 06 meses. Os pedidos de compra são feitos duas vezes por ano, sendo que cada pedido deve ser suficiente para abastecer as Unidades por um semestre. Para garantir a qualidade dos medicamentos adquiridos, é solicitado no edital de compras que as empresas participantes atendam as exigências da Lei de 21 de junho de 1993 que regulamenta as licitações. Como estabelece a portaria GM n.º 2.084/2005, os recursos financeiros para a aquisição de medicamentos essenciais, elenco da REMUME, são pactuados entre União, Estado e Município para o Incentivo a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica (IAFAB), como mostra a Tabela 1. Tabela 1: Recursos financeiros pactuados para Assistência Farmacêutica na Atenção Básica Goiânia, 2005 Esfera Valor destinado Valores mensais * Forma de repasse Federal R$1.65/ hab/ano R$ ,58 Transferência ao Fundo Municipal de Saúde Estadual R$1.00/ hab/ano R$ ,83 Repasse em medicamentos Municipal R$1.00/hab/ano R$ ,83 Aquisição de medicamentos Fonte: portaria GM n 2.084/2005 *com base na população de hab. em Goiânia, (Estimativa - IBGE 2003). O município conta, ainda, com recursos adicionais fixados na Portaria GM n.º 2084/05, destinado às ações de saúde específicas dos programas considerados estratégicos, tais como: Hipertensão e Diabetes (HD) e Asma e Rinite (AR). O grupo de hipertensão e diabetes tem um valor fixo de transferência da União para o Município de R$ 1,15 per capita/ano. Em 2005 o valor transferido ao município de Goiânia para este grupo foi de R$ ,70. Para as patologias asma e rinite o valor de transferência fixado é de R$ 0,95 per capita/ano, totalizando R$ ,10 em Estes valores transferidos foram

9 9 calculados com base na população de habitantes (portaria GM 2.084/05, resolução n.º 07 IBGE/2004). Os demais grupos (Saúde Mental, Saúde da Mulher, Alimentação e Nutrição e Combate ao Tabagismo) são de execução centralizada no Ministério da Saúde, (portaria GM 2.084/05). De acordo com informações da Comissão de Gestão e Planejamento de Materiais e Divisão de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, a SMS gasta mensalmente cerca de R$ ,00 (um milhão de reais) para aquisição de medicamentos. Estes valores referem-se à estimativa média dos gastos relativos aos meses de janeiro a junho de 2006, referentes a medicamentos destinados à atenção básica para dispensação ambulatorial e para uso em emergência O PROCESSO DE ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS NA SMS- GOIÂNIA O armazenamento compreende um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem atividades de recepção, recebimento, estocagem, guarda, conservação e controle de estoque de medicamentos (BRASIL, 2002). A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de um Almoxarifado Central, constituindo-se de um galpão com aproximadamente m², construído em alvenaria. O qual possui outras dependências de apoio, como: salas anexas de apoio administrativo, banheiros, duas salas para acondicionamento de medicamentos de controle especial (ambas com entrada restrita aos farmacêuticos) e um refeitório. A estrutura do Almoxarifado até setembro de 2006 consta de um ambiente no interior do galpão apresentando temperatura que oscila 28º e 34ºC, dependendo da condição climática externa. Há exaustores para circulação do ar e não tem sistema de ar condicionado. Os produtos são armazenados sobre pallets evitando umidade do solo e as dependências do Almoxarifado são mantidas limpas e com pouco depósito de pó. Possui controle de insetos por meio de dedetização feita periodicamente.

10 10 Há normas e procedimentos operacionais padrão para recebimento, armazenamento e distribuição dos medicamentos às Unidades de Saúde, as quais são seguidas. Os medicamentos são estocados seguindo os critérios PVPS - o primeiro que vence é o primeiro a sair. As caixas são acondicionadas sobre pallets de madeira, separados em seções por forma farmacêutica e em fileiras de modo a facilitar o acesso. Os medicamentos termolábeis são armazenados em refrigerador industrial com controle automático de temperatura, seguem também ordenação alfabética para facilitar sua localização. O controle de estoque é gerenciado por meio de sistema informatizado Sistema COMDATA, onde todas as entradas e saídas são registradas, permitindo a qualquer momento realizar consultas e emissão de relatórios. O Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde é regularizado junto à Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia, com os respectivos certificados afixados em mural para consulta. A reestruturação da Central de Abastecimento de medicamentos está em fase final, onde serão corrigidas as falhas do modelo atual. Está previsto um sistema de gerenciamento no qual possibilitará endereçamento de cada produto, facilitando sua localização e melhoria do controle. O novo almoxarifado consta de um galpão estruturado para o armazenamento de medicamentos com sistema de circulação e exautores eficientes mantendo a temperatura inferior a 28 º c (foi realizado monitoramento térmico com temperatura externa de 34 º c) O PROCESSO DA DISTRIBUIÇÃO NA SMS-GOIÂNIA A distribuição é o "conjunto de atividades necessárias para garantir, aos diferentes níveis de atendimento de saúde, a recepção dos medicamentos programados, nos prazos determinados, em quantidade e qualidade para o atendimento da demanda no momento da dispensação" (PERINI et al, 1996). Na SMS de Goiânia o processo de distribuição é realizado segundo critérios cíclicos de reposição programada mensal, uma vez por mês, a cada unidade de

11 11 saúde. Os medicamentos são distribuídos para as farmácias de 98 postos de saúde. Há uma quantidade de medicamento programada a ser entregue a cada centro consumidor. Este planejamento foi aprovado e consolidado pela equipe farmacêutica da SMS, a partir do qual são gerados mapas para reposição mensal dos medicamentos às Unidades de Saúde. A reposição de medicamentos é feita apenas mediante avaliação do mapa mensal e somente está previsto a reposição fora do mapa para os medicamentos de emergência, com justificativa e autorização da CGPM. Assim, mesmo acabando os medicamentos antes do período previsto os mesmos não são repostos. Os Distritos Sanitários fazem o elo entre o Almoxarifado Central e as unidades consumidoras. A equipe do almoxarifado é responsável pela entrega dos medicamentos às Unidades de Saúde (mapa de reposição mensal). No ato da entrega é feita conferencia, por um profissional do Almoxarifado e um profissional designado da Unidade, responsável pelo o recebimento. Ambos assinam a nota de entrega, em cópia carbonada: a primeira via volta para o Almoxarifado onde é arquivada e a segunda via fica na Unidade de Saúde. Os pedidos fora do planejamento são repostos pelo Distrito O PROCESSO DA DISPENSAÇÃO NA SMS-GOIÂNIA A Política Nacional de Medicamento define a dispensação como a seguir: É o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Nesse ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. São elementos importantes da orientação, entre outros, a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação dos produtos. (Brasil, 1998). A dispensação deve assegurar a análise crítica da prescrição, a entrega da droga correta ao paciente, nas dosagens e forma farmacêutica corretas, em condições adequadas de qualidade e cercada de informações suficientes para

12 12 garantir a plena compreensão do paciente a respeito do uso correto da medicação que lhe é repassada (PERINI et al, 1996; VALE, 1997). A dispensação é o último passo entre as várias etapas envolvendo o medicamento e o paciente. Porém, tem sido, em geral, negligenciada em sua complexidade técnica e legal, tornando-se um ato meramente de fornecimento de produto ao paciente. Um fator agravante é que na SMS-Goiânia não há exigência sistemática de qualificação para os funcionários que fazem dispensação de medicamentos. A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de programa de informática para o controle de estoque Sistema de Distribuição de Medicamentos (Sistema COMDATA) em 21 unidades, o que possibilita a obtenção de informações sobre os usuários de medicamentos, bem como ter acesso ao estoque das Farmácias e emitir relatórios para avaliação e controle. O sistema funciona interligado por rede lógica, comunicando instantaneamente (acesso on-line) as farmácias entre si, com a COMDATA e a SMS. Nas unidades de atenção secundária os medicamentos são dispensados aos internos e nas unidades de atendimento primário, são dispensados medicamentos a todos usuários de Goiânia, mediante apresentação de receita em duas vias, documento de identificação e comprovante de endereço. Se não tiver comprovante de endereço é verificado se o mesmo está cadastrado no sistema, do contrário não é atendido. Nos Centros de Saúde não informatizados é realizado a dispensação apenas aos usuários consultados na própria unidade. No ato da dispensação são assinalados os itens atendidos, e as receitas são arquivadas comprovando a saída do medicamento. No caso de auditoria, faz-se a contagem das receitas arquivadas e confronta-se com o relatório do sistema para as unidades informatizadas. O controle sobre a dispensação das unidades não informatizadas é feito somente pelo arquivamento das receitas aviadas.

13 13 2. JUSTIFICATIVA No período de janeiro a setembro de 2003, em pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 71 países, com o objetivo de traçar o perfil dos seus sistemas públicos de saúde, verificou-se que a dificuldade de acesso ao medicamento atinge 78% da população brasileira. A pesquisa constatou ainda que 74% dos brasileiros são totalmente dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, não dispõem de nenhum plano privado de saúde. Para essas pessoas, a falta de medicamentos é o principal motivo de sua insatisfação com a assistência ambulatorial pública (OMS, 2004). O Ministério da Saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Saúde realizou, em setembro de 2003, a 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, onde os participantes do evento (gestores do SUS, profissionais de saúde e usuários do SUS), discutiram, votaram e aprovaram, na plenária, várias propostas focadas no problema do acesso aos medicamentos. Segundo as propostas aprovadas, para garantir ao usuário o acesso aos medicamentos, é necessária a organização e racionalização da gestão dos serviços farmacêuticos, bem como a capacitação contínua de todos os envolvidos no processo logístico da distribuição de medicamentos. São imprescindíveis também, a educação do usuário, o desenvolvimento científico e tecnológico e o financiamento, inclusive para a estruturação dos serviços. (MS, 2005). Aliada a uma estrutura inadequada das farmácias nos postos de saúde, a falta de qualificação e definição dos recursos humanos específicos para os serviços farmacêuticos, conduzem a baixa qualidade no atendimento, erros na dispensação e informações imprecisas ou escassas aos usuários de medicamentos. As más condições de trabalho do servidor e o desconforto para as pessoas que aguardam em pé na fila para serem atendidas geram insatisfações de ambos, constituindo um ambiente impróprio com pouco estímulo para o servidor no desempenho de suas atividades com responsabilidade e comprometimento. A má qualidade do atendimento gera, com muita freqüência, descontentamento e revolta do usuário com agressões verbais e até físicas aos servidores.

14 14 Para obter a qualidade em prestação de serviços, faz-se necessário dispor de um ambiente adequado ao desenvolvimento do trabalho, onde a excelência do serviço seja uma missão de todos (RODRIGUES et al, 1996). O bem-estar dos trabalhadores se refletirá no serviço prestado (RODRIGUES et al, 1996). O modelo de farmácia da rede pública da SMS-Goiânia não permite um total controle do processo de distribuição de medicamentos aos usuários. Ocorre com freqüência, desrespeito às normas de acesso restrito à farmácia o que se reflete em autorizações indevidas, desabastecimento e falta de organização. O fácil acesso dos trabalhadores das unidades de saúde aos prescritores e à farmácia, onde os mesmos têm prioridade no aviamento de suas receitas, levam a um prejuízo para os usuários. Assim, a farmácia ligada à Unidade de Saúde é rapidamente desabastecida. Estes fatos dificultam executar planejamento adequado e garantir um acesso igualitário ao usuário do SUS. A Secretaria Municipal de Saúde abastece mensalmente 98 pontos de distribuição de medicamentos, onde na maioria não há controle informatizado e orientação farmacêutica ao usuário. No atual sistema, diante da situação que se apresenta, estuda-se a viabilidade de centralizar os serviços de farmácia visando melhoria no controle, planejamento, abastecimento, distribuição e dispensação. Atualmente há 21 unidades informatizadas e 77 unidades não informatizadas. O número de farmacêuticos, atualmente, é insuficiente para o número de farmácias existentes nas unidades. Observa-se que os esforços no sentido de uma melhoria substancial da Assistência Farmacêutica no Município de Goiânia não têm surtido efeito; há dificuldades no abastecimento contínuo, dificuldades no controle de estoque e do uso dos medicamentos, aliados a precariedade dos locais destinados às farmácias nas Unidades de Saúde; esses são alguns dos elementos que dificultam a melhoria da qualidade da Assistência Farmacêutica nesta Capital. Diante do exposto propõe-se a reestruturação das farmácias públicas do município de Goiânia, objetivando a organização dos serviços e a otimização do acesso com eqüidade. Outro objetivo é a criação de uma estrutura física de farmácia que ofereça condições para uma boa orientação farmacêutica aos usuários e contribua para adesão terapêutica e uso racional. A médio prazo

15 15 pretende-se oferecer Atenção Farmacêutica, principalmente a portadores de doenças crônicas. A falta de acesso a medicamentos essenciais onera ainda mais o sistema de saúde ao acarretar internações desnecessárias e o agravamento de quadros clínicos (BERMUDEZ & BONFIM, 1999). Com a proposta de reestruturação das farmácias, espera-se que ocorra um aumento no número de atendimentos. Assim, para se determinar o espaço físico, números de guichês e servidores necessários a prestar o atendimento, será levado em conta a população da região de abrangência e número de atendimentos no atual modelo, com margem de segurança prevendo aumento da demanda.

16 16 3. OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL de Goiânia. Propor a implantação de Farmácias Públicas Regionalizadas no Município 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Propor um modelo diferenciado de farmácia com Unidades independentes e regionalizadas; - Propor um sistema de abastecimento das farmácias de forma contínua e programada, que permita aos usuários um maior acesso aos medicamentos essenciais; - Disponibilizar aos usuários de medicamentos os serviços de orientação farmacêutica e Atenção Farmacêutica, visando o uso racional de medicamentos; - Propor indicadores que avaliem a qualidade no atendimento, acesso, racionalidade e armazenamento dos medicamentos nas Farmácias Regionalizadas. 4. MATERIAL E MÉTODOS

17 17 Será proposta a implantação de farmácias regionalizadas, fora da estrutura das unidades de saúde, com estrutura somente de farmácia, que atenda as exigências sanitárias e que ofereça condições de atendimento com humanização ao usuário. O número de atendimento com dispensação de medicamentos, por região, será orientador do número de farmácias e da estrutura necessária para fazer o atendimento adequado à população. A proposta será de manter um estoque de medicamentos para atendimento de emergência em todas as Unidades de Saúde e transformar as farmácias, hoje localizadas nos CAIS / CIAMS, Centros de Saúde e Unidade de Saúde da Família, em Farmácias regionalizadas, fora dos postos de saúde, com horário de funcionamento das 8 às 22 horas. As Farmácias regionalizadas serão implantadas em locais de fácil acesso para a população goianiense em cada região censitária. Para isso, o imóvel será escolhido após levantamento sócio-econômico dos bairros de Goiânia e estudo da malha viária urbana da capital. O processo para o contrato de locação dos imóveis para o projeto piloto está previsto para o mês de setembro/06, (anexo VI). A logística de reposição de medicamentos às unidades regionalizadas será automática via sistema informatizado. O programa de controle de estoque da Central de Medicamentos terá comunicação direta com o programa das Farmácias, onde será estabelecido para cada item um estoque mínimo e estoque de segurança. Atingindo o limite do estoque de segurança, o sistema do almoxarifado emitirá automaticamente o documento de remessa para reposição a cada cinco dias. Deste modo, as Farmácias Regionalizadas terão medicamentos disponíveis para atendimento por cinco dias (itens com maior rotatividade), e não terão grandes estoques como ocorre no modelo atual. Espera-se que a elevação nos gastos com o deslocamento do veículo para entrega dos medicamentos seja justificada e compensada com o maior controle do estoque e utilização dos medicamentos pelo usuário. A reposição de estoque mediante o consumo e de forma automática proporcionará melhoria na continuidade do abastecimento das farmácias. E com

18 18 um melhor controle do estoque será possível planejar e adquirir medicamentos de forma adequada evitando o desabastecimento do Almoxarifado Central. Para a execução do projeto e implantação das Farmácias Regionalizadas foi realizada uma cotação entre empresas de consultoria. A empresa G-LOG consultores associados foi a que apresentou a melhor proposta, levando-se em conta o menor preço e experiência neste tipo de projeto. A empresa ganhadora foi contratada para executar o projeto, juntamente com a Divisão de Insumos Básicos e Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde. A partir das informações sobre população e número de atendimentos no modelo atual, a consultoria elaborou um layout para o novo modelo de farmácia, (anexo Iv). 4.1 O PROJETO PILOTO A implantação inicial, projeto piloto, será na Região Noroeste de Goiânia, com população em 2006 de habitantes. As informações referentes ao número de atendimentos com dispensação de medicamentos nas farmácias informatizadas foram obtidos por meio de levantamento no Sistema Informatizado de Distribuição de Medicamentos Sistema COMDATA; e nas farmácias não informatizadas foi feita a contagem das receitas aviadas em 60% das Unidades nos meses de abril a junho de 2006 conforme a tabela 2. Tabela 2: Atendimentos com dispensação de medicamentos, Região Noroeste de Goiânia abril/junho de Unidades de Saúde 18 Unidades PSF (não informatizadas) CAIS Jardim Curitiba (informatizada) Média de atendimentos/ Atendimentos Dia / Unidade diários Total

19 19 CAIS Finsocial (Informatizada) Região Noroeste de Goiânia Fonte: Relatório de Auditoria de Farmácia de abril a junho de 2006 Sist. de Distribuição de Medicamentos / Sist. COMDATA. O fluxo de atendimento do usuário na nova farmácia será organizado por sistema de senhas, onde o paciente aguardará sentado para ser atendido e receberá as orientações individualizadas. A entrega dos medicamentos só será feita para pacientes portadores de receitas médicas, mediante apresentação de documento de identificação e cadastro no SUS, (anexo III). Com base nas informações da população, nos números de atendimentos realizados no modelo atual e distância em deslocamento, serão implantadas 04 (quatro) Farmácias Regionalizadas na Região Noroeste de Goiânia inicialmente. Contabilizando que cada Unidade funcionará quatorze horas diárias e que o tempo médio por atendimento é de cinco minutos, serão necessários três guichês para cadastro do usuário e dois para dispensação dos medicamentos. Cálculos para estabelecer o quantitativo de guichês para atendimento em cada Farmácia Regionalizada na Região Noroeste de Goiânia: = n.º total de atendimentos/dia (modelo atual, Região Noroeste) 1.385/ 4 = 346,25 n.º atendimentos por Farmácia/dia 346,25/14 = 24,73 n.º atendimentos por Farmácia/hora 24,73/2 = 12,37 n.º atendimentos/guichês/hora 60/12,37 = 4,85 tempo de atendimento por Usuário Com base neste estudo e nas atividades fins da Farmácia, cada unidade deverá ter aproximadamente 100m² de área física, com estrutura que contemplará área de atendimentos ao público e área interna, (Anexo IV). Para implementação do projeto serão desenvolvidas as seguintes atividades:

20 20 - Captação de recursos mediante a aprovação do projeto, com financiamento previsto pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDETECH); - Escolha do local para implantação das Farmácias Distritais, baseada no levantamento sócio-econômico dos bairros de Goiânia e estudo na malha viária urbana da capital; - Levantamento de recursos materiais / equipamentos necessários; - Aquisição de recursos materiais / equipamentos necessários para reestruturação das farmácias públicas no município de Goiânia; - Contratação de recursos humanos específicos (farmacêuticos, auxiliares de farmácia, auxiliar de serviços gerais e digitadores); - Capacitação de recursos humanos que executarão as atividades; - Divulgação das Farmácias Regionalizadas para a região na qual será implantada; - Realização de treinamentos para todas as atividades propostas. - A criação de um formulário para a comunicação do Farmacêutico com o prescritor. Para avaliação da implementação do projeto serão utilizados os seguintes indicadores: - Avaliação do grau de satisfação por meio da aplicação de questionário aos usuários atendidos nas Unidades Saúde. - Disponibilidade dos medicamentos da REMUME em cada Unidade Regionalizada. A lista contém 298 itens, incluindo os medicamentos de programas, hospitalar e emergência. As farmácias vão disponibilizar 130 itens desta lista. - Percentagem de medicamentos atendidos entre os prescritos; - Identificação dos medicamentos não atendidos; - Taxa de desabastecimento (número de dias sem abastecimento de medicamentos chave). Serão escolhidos 10 itens principais: medicamento para hipertensão, diabetes, analgésico, antibiótico e

21 21 contraceptivos, que serão monitorados quanto a interrupção de fornecimento e se houve desabastecimento quantos dias no mês. - Percentagem de medicamentos não atendidos dos prescritos pertencentes a REMUME; - Número de receitas atendidas.

22 22 5. RESULTADOS ESPERADOS De acordo com as metas previstas no Plano Municipal de Assistência Farmacêutica - PMAF, a previsão de implantação do projeto piloto de Farmácias Regionalizadas acontecerá a partir de outubro do corrente ano. O Conselho Municipal de Saúde, em reunião extraordinária no dia 15 de março de 2006 (resolução CMS 005/2006), votou e aprovou o PMAF, com a proposta de criação das Farmácias Regionalizadas, sendo que deveria ser implantado um projeto piloto em um Distrito Sanitário para avaliação. Espera-se com esse projeto oferecer um atendimento diferenciado aos usuários do SUS no município de Goiânia, que permita maior acesso e disponibilidade de medicamentos nas farmácias, racionalização dos recursos e tratamento humanizado. A oferta de orientação para o uso racional de medicamento e Atenção Farmacêutica poderá contribuir para maior efetividade das ações de saúde e melhoria de qualidade de vida dos pacientes. As Farmácias Regionalizadas serão avaliadas, utilizando indicadores de acesso e satisfação do usuário. Após o sexto mês de avaliação, e esta sendo positiva o Conselho Municipal de Saúde poderá aprovar a ampliação deste outro modelo aos demais Distritos Sanitários de Goiânia. Há a sinalização positiva por parte do Secretário Municipal de Saúde de que o projeto de implantação das Farmácias Regionalizadas será executado, em cumprimento à deliberação do Conselho Municipal de Saúde e para a melhoria da Assistência Farmacêutica no Município.

23 23 6. CRONOGRAMA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Meses/2006 Atividades Pesquisa bibliográfica X X X Elaboração do projeto X X X X Coleta de dados X X Planejamento Operacional X X X (comunicação com as instituições,etc.) Revisão Entrega do Projeto à Coordenação do Curso na UnB Apresentação do projeto X X X IMPLEMENTAÇÃO DAS FARMÁCIAS Meses/2006 e 2007 Atividades Aprovação do projeto pelo Secretário de Saúde Locação dos Imóveis Adequação da Área física Aquisição de equipamentos e mobiliário Contratação de pessoal Capacitação de pessoal Divulgação das farmácias regionalizadas Inauguração das Farmácias Aprovação pelo CMS do projeto piloto de farmácia Regionalizada Início da ampliação às demais Regiões do Município X X X X X X X X X X X X X X X X X

24 24 7. ORÇAMENTO Etapas Descrição Total (R$) Origem dos recursos Elaboração do Materiais 300,00 Autores projeto Contrato de Consultoria Layout e execução ,00 G-log, recursos da SMS. Locação do imóvel Aluguel 600,00 SMS * Reforma e adequação do imóveis Aquisição equipamentos Contratação de pessoal 8.000,00 IDETECH ** Microcomputadores ,00 IDETECH ** Cadeira 2.700,00 IDETECH ** Prateleiras 3.000,00 IDETECH ** Cadeiras conjugadas 1.200,00 IDETECH ** Mesas e balcões 4.000,00 IDETECH ** Painel de acionamento 700,00 IDETECH ** eletrônico Refrigeradores 1.200,00 IDETECH ** Sistema de ar 6.000,00 IDETECH ** condicionado Outros 3.000,00 IDETECH ** 06 Farmacêuticos 7.200,00 SMS *** 12 Digitadores 5.400,00 SMS *** 12 Auxiliares de farmácia 5.400,00 SMS *** 02 Serviços gerais 800,00 SMS *** Treinamento 2.400,00 IDETECH ** Total ,00 Valores referentes à implementação de uma unidade. - Na rubrica locação de imóveis pessoa física, dotação orçamentária (*); - Na rubrica contratação de serviços de terceiros, dotação orçamentária (**); - Na rubrica contratação de servidores, dotação orçamentária (***).

25 25 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BERMUDEZ, J. A. Z. Indústria farmacêutica, estado e sociedade. São Paulo: Hucitec/Sobravime, p.204. BRASIL. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM nº 3.916, 30 de outubro de Aprova a Política Nacional de Medicamentos. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2084/GM de 28 de OUTUBRO de BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria da Políticas de Saúde. Política Nacional de Medicamentos. Brasília, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Assistência Farmacêutica na atenção básica: instruções técnicas para a sua organização. Brasília, MADRID, I. et al, Reforma del Sector Farmacéutico y del Sector Salud en las Américas: una Perspectiva Económica. Washington DC, OPS/OMS. MANAGING DRUG SUPPLY. The selection, procurement, distribution and use of pharmaceuticals. 2 ed. West Hartford/USA: Kumarian Press, MSH/WHO, p.816. MARÍN, N. Los servícios farmacéuticos en la atención de salud. In: BERMUDEZ, J. A. Z.; BONFIM, J. R. A. (orgs.) Medicamentos e a reforma do setor saúde. São Paulo: Huci-tec/Sobravime, p MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. I Conferência nacional de Medicamentos e Assistência farmacêutica. Brasília, 2005.

26 26 OMS. Os Farmacêuticos e os números do SUS. PHARMACIA BRASILEIRA, Brasília, ano 8, n.43,p.18, jul./ago PERINI, E. et al. A assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais: avaliação e alternativas para reorientação. Belo Horizonte: CEMED/ Faculdade de Farmácia da UFMG, p.92. RODRIGUES, F. F. de A. et al. Qualidade em prestação de serviços. Rio de Janeiro: Senac, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÂNIA. Plano Municipal de Assistência Farmacêutica. Goiânia, VALE, S. A. Dispensação de medicamentos. Belo Horizonte: Nescon/FMG, PERINI, E. Assistência Farmacêutica: Fundamentos teóricos e conceituais. Acessado em agosto/2006.

27 9. ANEXOS 27

28 28 ANEXO I SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE Av. 5ª Radial - Qd. 216-A - Lt. 05 Setor Pedro Ludovico - CEP Fone: / 1570 Pabx: Fax: RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS REMUME CLASSIFICAÇÃO POR GRUPOS FARMACOLÓGICOS Goiânia, Abril de ANTIINFECCIOSOS 1.1. ANTI-BACTERIANOS Amoxicilina 50mg/ml suspensão oral, frasco 60ml Amoxicilina 500mg cápsula Ampicilina 500mg comprimido Cefalexina 25mg/ml - suspensão, frasco 60ml Cefalexina 500mg - cápsula Cloranfenicol 500mg comprimido Doxiciclina, cloridrato 100mg drágea Eritromicina 125mg/5ml suspensão oral, frasco 60ml Eritromicina, estearato 250mg mg comprimido Nitrofurantoína 100mg comprimido 1.2. ANTI-MICÓTICO Cetoconazol 200mg comprimido 1.3. QUIMIOTERÁPICO ANTI INFLAMATÓRIO Anti-malárico Cloroquina, fosfato 150mg comprimido 1.4. QUIMIOTERÁPICOS ANTI-BACTERIANOS Metronidazol 250mg comprimido Metronidazol 40mg/ml - suspensão oral, frasco 100ml Tinidazol 500mg - comprimido

29 QUIMIOTERÁPICOS ANTI- HELMÍNTICOS Albendazol 200mg comprimido Mebendazol 100mg comprimido Mebendazol 20mg/ml suspensão oral, frasco 30ml Praziquantel 600mg comprimido Tiabendazol 500mg - comprimido 1.6. SULFAS - ANTIBACTERIANOS CONJUGADOS Sulfametoxazol 40mg/ml + Trimetropina 8mg/ml suspensão, frasco 50ml Sulfametoxazol 400mg + Trimetropina 80mg comprimido 2 - ANTIINFLAMATÓRIOS, ANALGÉSICOS E ANTI-VERTIGINOSOS 2.1. ANALGÉSICOS NÃO OPIÓIDES/ ANTITERMICOS Ácido Acetil Salicílico 100mg comprimido Dipirona Sódica 500mg comprimido Dipirona Sódica 500mg/ml gotas, frasco 10ml Paracetamol 200mg/ml gotas, frasco 10ml Paracetamol 500mg comprimido 2.2. ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES Diclofenaco sódico 50mg comprimido Ibuprofeno 300mg comprimido Ibuprofeno 20mg/ml gotas, frasco 20ml Nimesulida 50mg/ml gotas, frasco 15ml Nimesulida 100mg - comprimido 2.3. ANTI-VERTIGINOSOS - Vasodilatador cerebral Ginkgo biloba 80mg - comprimido 2.4. CORTICOSTEROIDES Anti-inflamatórios Dexametasona 0,1mg/ml elixir, frasco 100ml Prednisona 20mg comprimido Prednisona 5mg comprimido 3 - ANTI-HISTAMÍNICOS - Medicamentos usados em anafilaxia 3.1. Dexametasona 0,1mg/ml elixir, frasco 100ml 3.2. Dexclorfeniramina, maleato 0,04% solução oral, frasco 100ml 3.3. Dexclorfeniramina, maleato 2mg comprimido 3.4. Prometazina 25mg comprimido

30 30 4- APARELHO DIGESTIVO, METABOLISMO E NUTRIÇÃO 4.1. ANTIÁCIDOS E ANTIULCEROSOS Domperidona 1mg/ml suspensão oral, frasco 100ml Hidróxido de Alumínio 62mg/ml - suspensão oral, frasco 150ml Ranitidina, cloridrato 150mg comprimido Ranitidina, cloridrato 15mg/ml líquido, frasco 120ml 4.2. ANTIEMÉTICOS E ANTI-NAUSEANTES Bromoprida 10mg cápsula Dimenidrinato 100mg comprimido 4.3. ANTIESPASMÓDICOS GASTROINTESTINAIS Anticolinérgicos Hioscina (escopolamina) 10mg comprimido 4.4. ANTIFISÉTICO Dimeticona 40mg comprimido Dimeticona 75mg/ml - gotas, frasco 10ml 4.5. NUTRIÇÃO E REPOSIÇÃO HIDROELETROLÍTICA ORAL Sais para Reidratação oral pó, envelope 27,9g 4.6. VITAMINAS E SUPLEMENTOS MINERAIS Ácido Fólico 5mg comprimido Compl. Vitamínico + polimineral + poliaminoácidos susp. oral, fr. 240ml Complexo B drágea Sulfato ferroso 25mg/ml gotas, frasco 30ml Sulfato ferroso 40mg comprimido Vitamina A UI + vitamina D UI sol. Oral, frasco 10ml Vitamina C 500mg - comprimido 5 - APARELHO CARDIOVASCULAR 5.1. ANTIANGINOSOS E VASODILATADORES Atenolol 25mg - comprimido Isossorbida, dinitrato 5mg comprimido Nifedipina 20mg retard comprimido Propranolol, cloridrato 40mg comprimido 5.2. ANTIARRÍTMICOS Amiodarona, cloridrato 200mg comprimido Propranolol, cloridrato 40mg comprimido

31 CARDIOTÔNICOS DIGITÁLICOS Digoxina 0,25mg comprimido 6 - ANTI-HIPERTENSIVOS 6.1. ANTAGONISTAS DOS CANAIS DE CÁLCIO Nifedipina 20mg retard comprimido 6.2. INIBIDORES DA ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA Captopril 25 mg comprimido Enalapril, maleato 10mg - comprimido Enalapril, maleato 20mg comprimido 6.3. BETA BLOQUEADORES Atenolol 25mg comprimido Propranolol, cloridrato 40mg comprimido 6.4. BLOQUEADOR ADRENÉRGICO CENTRAL Metildopa 500mg comprimido (dispensação restrita a Gestante) 6.5. DIURÉTICOS Espironolactona 25mg comprimido Furosemida 40mg comprimido Hidroclorotiazida 25mg comprimido 7 - DERMATOLÓGICOS 7.1. ANTIINFECCIOSO TÓPICO Neomicina, sulfato 5mg/g + Bacitracina 250 UI/g pomada, bisnaga 10g 7.2. ANTIMICÓTICO TÓPICO Cetoconazol 20mg/g creme, bisnaga 30g 7.3. ANTI-PARASITÁRIO TÓPICO Benzoato de Benzila 25% - solução tópica, frasco 100ml Permetrina 1% - loção capilar, frasco 60ml Tiabendazol 5% - pomada, bisnaga 45g

32 CORTICOSTERÓIDE DE USO TÓPICO Dexametasona 0,1% - creme bisnaga 10g 8 - MEDICAMENTOS DE USO GINECOLÓGICO 8.1. ANTIFÚNGICOS - Anti-micóticos Clotrimazol 1% - creme com aplicador, bisnaga 35g Isoconazol, nitrato 10mg/g creme vaginal, bisnaga 40g Miconazol, nitrato 2% - creme vaginal, bisnaga 80g Nistatina UI/g - creme vaginal, bisnaga 40g 8.2. QUIMIOTERÁPICO ANTI-BACTERIANO: Antiinfeccioso / antiparasitário Metronidazol 100mg/g - geléia vaginal, bisnaga 50g 8.3. REPOSITOR HORMONAL Estrogênio conjugado 0,625mg/g creme vaginal, bisnaga 25g 9 - OFTÁLMICOS 9.1. ANTIMICROBIANO Cloranfenicol 0,4% - solução oftálmica, frasco 10ml 10 - SANGUE E ÓRGÃOS HEMATOPOIÉTICOS ANTIAGREGANTE PLAQUETÁRIO Ácido Acetil Salicílico 100mg comprimido ANTIANÊMICOS Ácido fólico 5mg comprimido Sulfato Ferroso 40mg comprimido Sulfato Ferroso 25mg/ml gotas, frasco 30ml Sulfato Ferroso 5mg/ml, xarope frasco 60ml 11 - SISTEMA ENDÓCRINO E REPRODUTOR ANTIDIABÉTICOS Glibenclamida 5mg comprimido Gliclazida 30mg comprimido Insulina NPH Humana 100U/mI injetável, frasco 10ml Insulina Regular Humana 100UI/ml injetável, frasco 10ml Metformina, cloridrato 850mg comprimido

33 CONTRACEPTIVOS HORMONAIS- Anticoncepcionais Acetato de Medroxiprogesterona 150mg injetável, fr. 1ml (administrado nas UBS) Desogestrel 0,15mg + Etinilestradiol 0,03mg comprimido Levonorgestrel 0,03mg comprimido Levonorgestrel 0,15mg + Etinilestradiol 0,03mg comprimido Levonorgestrel 0,75mg comprimido Noretisterona 0,35mg comprimido Noretisterona, enantato 50mg + Valerato de Estradiol 5 mg injetável ser.1ml c/ agulha (administrado nas UBS) ESTROGÊNIOS Estrogênio Conjugado 0,625mg drágea Estrogênio Conjugado 0,625mg/g creme vaginal, frasco 25g PROGESTOGÊNIO Acetato de Medroxiprogesterona 5mg comprimido 12 - SISTEMA NERVOSO CENTRAL ANSIOLÍTICOS Alprazolan 1mg comprimido Clonazepan 0,5mg comprimido Clonazepan 2mg comprimido Cloxazolan 1mg comprimido Cloxazolan 2mg comprimido Diazepan 10mg comprimido Lorazepan 2mg comprimido ANTI-CONVULSIVANTES- Anti-epiléticos Ácido valpróico 500mg cápsula Carbamazepina 2% Suspensão oral, frasco 100ml Carbamazepina 200mg comprimido Carbamazepina 400mg comprimido Clonazepan 0,5mg comprimido Clonazepan 2mg comprimido Fenitoína 100mg comprimido Fenobarbital 100mg comprimido Fenobarbital 40mg/ml solução oral, frasco 20ml Nitrazepan 5mg comprimido ANTIDEPRESSIVOS

34 Amitriptilina, cloridrato 25mg comprimido Clomipramina, cloridrato 10mg comprimido Clomipramina, cloridrato 25mg comprimido Fluoxetina, cloridrato 20mg comprimido Imipramina, cloridrato 10mg comprimido Imipramina, cloridrato 25mg comprimido Nortriptilina, cloridrato 10 comprimido Nortriptilina, cloridrato 25mg comprimido Nortriptilina, cloridrato 50mg comprimido ANTIMANÍACO Carbonato de Lítio 300mg comprimido ANTI-PARKISONIANOS Biperideno, cloridrato 2mg comprimido Levodopa 250mg + Carbidopa 25mg comprimido ANTIPSICÓTICOS Neurolépticos Antiesquizofrênicos Clorpromazina, cloridrato 100mg comprimido Haloperidol, cloridrato 1mg comprimido Haloperidol, cloridrato 5mg comprimido Levomepromazina 25mg comprimido Tioridazina 50mg comprimido HIPNÓTICO INDUTOR DO SONO Nitrazepan 5mg comprimido TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Metilfenidato, cloridrato 10 comprimido 13 - SISTEMA RESPIRATÓRIO BRONCODILATADORES ADRENÉRGICOS Salbutamol, sulfato 2mg comprimido Salbutamol, sulfato 0,4mg/ml xarope, frasco 120ml BRONCODILATADORES XANTÍNICOS Aminofilina 100mg comprimido

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS REMUME

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS REMUME Departamento de Assistência Farmacêutica RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS REMUME OBS: MEDICAMENTOS DISPENSADOS NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA 01 ACETATO RETINOL + COLECALCIFEROL FRASCO 02 ACICLOVIR 200MG COMPRIMIDO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde - SMS Coordenação de Assistência Farmacêutica - COORAF REMUME 2012

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde - SMS Coordenação de Assistência Farmacêutica - COORAF REMUME 2012 Arquivo atualizado em 18.02.2019 MEDICAMENTOS BÁSICOS Aciclovir 200 mg comprimido Ácido acetilsalicílico 100 mg comprimido Ácido Fólico 5 mg comprimido Ácido folínico 15mg comprimido Albendazol 400 mg/

Leia mais

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS PARA DISPENSAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS PARA DISPENSAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE ACICLOVIR 200 MG COMPRIMIDO ACIDO ACETILSALICILICO 100 MG COMPRIMIDO ACIDO ACETILSALICILICO 500 MG COMPRIMIDO ACIDO FOLICO 5 MG COMPRIMIDO ACIDO VALPROICO 250 MG/5ML - FRASCO 100 ML ACIDO VALPRÓICO 250MG

Leia mais

UNIDADE DE CADASTRO PREÇO UNITÁRIO PROPOSTO (R$)

UNIDADE DE CADASTRO PREÇO UNITÁRIO PROPOSTO (R$) MEDICAMENTO APRESENTAÇÃO UNIDADE DE CADASTRO PREÇO UNITÁRIO PROPOSTO (R$) Acetato de Medroxiprogesterona 150mg/ml Ampola 1,240 1 Aciclovir 200mg/comp. Comprimido 0,280 2 Ácido Acetilsalicílico 500mg/comp.

Leia mais

REMUME Relação Municipal de Medicamentos (Lei n.º 4.525, de 25 de setembro de 2017)

REMUME Relação Municipal de Medicamentos (Lei n.º 4.525, de 25 de setembro de 2017) REMUME Relação Municipal de Medicamentos (Lei n.º 4.525, de 25 de setembro de 2017) ITEM MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS (ORDEM ALFABÉTICA) 1 Aciclovir 200 mg comprimido 2 Ácido Acetilsalicílico 100 mg comprimido

Leia mais

PORTARIA No , DE 19 DE OUTUBRO DE 2010

PORTARIA No , DE 19 DE OUTUBRO DE 2010 PORTARIA No- 3.185, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010 Aprova a 2ª edição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais da Saúde Indígena. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e Considerando

Leia mais

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. REMUME Locais de Dispensação Página: 1/5

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. REMUME Locais de Dispensação Página: 1/5 Locais de Página: 1/5 BR0268370 ACICLOVIR, 200 MG COMPRIMIDO Farmácia Central S BR0268375 ACICLOVIR, 50 MG/G, CREME BISNAGA 10 G Farmácia Central S BR0267502 ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, 100 MG COMPRIMIDO UBS

Leia mais

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Captopril 25mg FALTA (Previsão: 30/04)

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Captopril 25mg FALTA (Previsão: 30/04) FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Acetato de Retinol (Vitamina A) 50.000UI/mL + Colecalciferol (Vitamina D) 10.000UI/ ml Solução Oral Acetazolamida 250mg Aciclovir 200mg Ácido Acetilsalicílico 100mg Ácido Fólico

Leia mais

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) UNIDADE SANITÁRIA DE RIO FORTUNA

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) UNIDADE SANITÁRIA DE RIO FORTUNA ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO FORTUNA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) UNIDADE SANITÁRIA DE RIO FORTUNA SECRETARIA MUNICIPAL DE

Leia mais

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Cloreto de Sódio 0,9% Solução Nasal FALTA (item deserto na última licitação aguardando novo processo)

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Cloreto de Sódio 0,9% Solução Nasal FALTA (item deserto na última licitação aguardando novo processo) FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Acetato de Retinol (Vitamina A) 50.000UI/mL + Colecalciferol (Vitamina D) 10.000UI/ ml Solução Oral Acetazolamida 250mg Aciclovir 200mg Ácido Acetilsalicílico 100mg Ácido Fólico

Leia mais

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DE MATO LEITÃO REMUME

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DE MATO LEITÃO REMUME RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DE MATO LEITÃO REMUME Farmácia Básica Fármaco Revisada em out/2015 Apresentação Aciclovir Aciclovir Creme 50mg/g Ácido Acetilsalicílico Ácido Fólico Ácido Valpróico

Leia mais

Anexo I. Elenco de Referência Estadual de Medicamentos da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica 2011 MEDICAMENTO

Anexo I. Elenco de Referência Estadual de Medicamentos da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica 2011 MEDICAMENTO Elenco de Referência Estadual de Medicamentos da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica 2011 1 Aciclovir 200 mg 2 Ácido Acetilsalicílico 100 mg 3 Ácido Fólico 5 mg 4 Albendazol 400 mg mastigável 5

Leia mais

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS E PARA SAÚDE MENTAL

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS E PARA SAÚDE MENTAL RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS E PARA SAÚDE MENTAL 1.Acido Acetilsalicílico Analgésico, antiinflamatório, Comprimidos 100 mg antiagregante plaquetário 2.Acido Acetilsalicílico Analgésico, antiinflamatório,

Leia mais

MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ

MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ Pesquisa Mercadológica Exercício: 2019 Pág.: 1/7 1.232.153,90 984.501,00 1.066.131,20 977.254,50 1.077.171,30 1-0004030 - Acetato de Betametasona + Fosfato Dissódico de Betametasona 3mg/ml + 3mg/ml suspensão

Leia mais

GRUPO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

GRUPO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA GRUPO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA COMPONENTE BÁSICO ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Data: 03 de abril de 2014 COMPONENTE BÁSICO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ELENCO ESTADUAL DO COMPONENTE BÁSICO DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 165/31/10/2005

DELIBERAÇÃO Nº 165/31/10/2005 DELIBERAÇÃO Nº 165/31/10/2005 A Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, considerando, Portaria GM/MS nº 2.084 de 28 de Outubro de 2005, que estabelece normas, responsabilidades e recursos a serem aplicados

Leia mais

São Joaquim - A Secretaria da Saúde do município de São Joaquim, por meio do secretário

São Joaquim - A Secretaria da Saúde do município de São Joaquim, por meio do secretário São Joaquim - A Secretaria da Saúde do município de São Joaquim, por meio do secretário Felipe Pacheco, divulgou nos últimos dias a lista de medicamentos que chegaram ao Posto de Saúde. Segundo o secretário,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 12/2016 CIB/CE

RESOLUÇÃO Nº. 12/2016 CIB/CE RESOLUÇÃO Nº. 12/2016 CIB/CE A Comissão Intergestores Bipartite do Ceará - CIB/CE, no uso de suas atribuições legais e, considerando: 1. O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei

Leia mais

Percentual de atendimento 2013 AFB

Percentual de atendimento 2013 AFB Percentual de atendimento 2013 AFB MEDICAMENTO PROGRAMADO PROPORCIONAL/AO PAGO DAS SMS E BLOQUEIO DE ITENS ATENDIDO PERCENTUAL ACICLOVIR 200 MG 618.750 545.886 593.100 108.65% ACIDO ACETILSALICILICO 100

Leia mais

Lista Medicamentos disponíves nas Farmácias da Rede SUS

Lista Medicamentos disponíves nas Farmácias da Rede SUS Lista Medicamentos disponíves nas Farmácias da Rede SUS DENOMINAÇÃO COMUM APRESENTAÇÃO 1. Ácido acetilsalicílico Comprimidos 100mg 2. Ácido acetilsalicílico Comprimidos 500mg 3. Aciclovir Comprimidos 200mg

Leia mais

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS REMUME Junho/2017

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS REMUME Junho/2017 RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS REMUME - 2017 Junho/2017 Sumário Apresentação... 3 A REMUME... 3 Relação de Medicamentos em Ordem Alfabética... 4 Resolução SMS Nº 1 de 12 de setembro de 2017...

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALE DO SOL EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

MUNICÍPIO DE VALE DO SOL EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS MUNICÍPIO DE VALE DO SOL EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS O município de Vale do Sol, informa que encontram-se registrados e disponíveis para consulta dos interessados no quadro de publicações oficiais

Leia mais

- Amazonie, Brésil - Mission de soutien médical d urgence en territoire Kayapó Avril Liste des médicaments et équipements médicaux prévus

- Amazonie, Brésil - Mission de soutien médical d urgence en territoire Kayapó Avril Liste des médicaments et équipements médicaux prévus - Amazonie, Brésil - Mission de soutien médical d urgence en territoire Kayapó Avril 2015 Liste des médicaments et équipements médicaux prévus 1 Medicament Dénomination générique Présentation Valeur unitaire

Leia mais

Número: Cidade: UF: Insc. Estadual: Validade da Proposta: Favor cotar os preços para fornecimento dos materiais/serviços abaixo especificados:

Número: Cidade: UF: Insc. Estadual: Validade da Proposta: Favor cotar os preços para fornecimento dos materiais/serviços abaixo especificados: Page 1 of 7 1 35.000,00 COM Ácido Acetilsalicílico 100mg. 2 13.000,00 COM Ácido Fólico 5mg/cp. 3 2.500,00 COM Ácido Valpróico/Valproato de Sódio 250mg/cp. 4 1.000,00 COM Albendazol 400mg/cp. 5 9.000,00

Leia mais

RESOLUÇÃO SMS Nº 1 DE 12 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO SMS Nº 1 DE 12 DE SETEMBRO DE 2011 RESOLUÇÃO SMS Nº 1 DE 12 DE SETEMBRO DE 2011 APROVA A RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS REMUME, COMO INSTRUMENTO TÉCNICO-NORMATIVO QUE REÚNE O ELENCO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS USADOS PELA

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS O do Município de Mimoso do Sul, Estado do Espírito Santo em obediência ao disposto no art. 5º do Decreto Municipal nº 047/2013, na competência de Órgão Gerenciador, registra

Leia mais

ANEXO I. Valor máx. por APRESENT. QUANT. PREÇO UNI. item ITEM RENAME MEDICAMENTOS

ANEXO I. Valor máx. por APRESENT. QUANT. PREÇO UNI. item ITEM RENAME MEDICAMENTOS 1 ITEM RENAME MEDICAMENTOS Valor máx. por Laboratóri TOTAL APRESENT. QUANT. PREÇO UNI. item o/ Marca 1 R Acido acetilsalicilico 100mg 0,008 COMP 11.000 2 R Acido fólico 5mg 0,029 COMP 50 3 R Acido valpróico

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012/2017

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012/2017 O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITORORÓ, pessoa jurídica de direito público interno, CNPJ nº 11.228.937/0001-35, com sede à, neste ato representado pelo Prefeito Municipal,

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e considerando,

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e considerando, PORTARIA GM Nº 3.237 de 24 DE DEZEMBRO de 2007. Aprovar as normas de execução e de financiamento da assistência farmacêutica na atenção básica em saúde. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO <!ID > PORTARIA Nº 3.237, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2007

GABINETE DO MINISTRO <!ID > PORTARIA Nº 3.237, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2007 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.237, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2007 Aprova as normas de execução e de financiamento da assistência farmacêutica na atenção básica em saúde. A MINISTRA DE ESTADO

Leia mais

Lista de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais

Lista de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais Lista de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais 1. Amitriptilina 25mg comprimidos 2. Amoxicilina + Clavulanato 250mg suspensão oral 3. Acebrofilina 25mg/ml - xarope pediátrico 4. Acebrofilina

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº /09/2018

DELIBERAÇÃO Nº /09/2018 DELIBERAÇÃO Nº 308-28/09/2018 A Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, considerando: A Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, Capítulos I, II e III, Título III; A Portaria de Consolidação

Leia mais

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor;

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor; RESOLUÇÃO SMS N 002 DE 2013. APROVA O ANEXO III DA RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS COMO INSTRUMENTO TÉCNICO-NORMATIVO QUE REÚNE O ELENCO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS UTILIZADOS PELA SMS NAS AÇÕES EM

Leia mais

PORTARIA Nº 2.084/GM DE 28 DE OUTUBRO DE 2005.

PORTARIA Nº 2.084/GM DE 28 DE OUTUBRO DE 2005. PORTARIA Nº 2.084/GM DE 28 DE OUTUBRO DE 2005. Estabelece normas, responsabilidades e recursos a serem aplicados no financiamento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica e define o Elenco Mínimo

Leia mais

PÁG: 001 ESTADO DO TOCANTINS FUNDO MUN DE SAUDE DE NOVA ROSALANDIA LICITAÇÃO Nº 0001-F/2019 EXPEDIDO EM: 15/01/

PÁG: 001 ESTADO DO TOCANTINS FUNDO MUN DE SAUDE DE NOVA ROSALANDIA LICITAÇÃO Nº 0001-F/2019 EXPEDIDO EM: 15/01/ PÁG: 001 FUNDAMENTO JURÍDICO: Lei Nº 8.666 de 21.06.1993 e suas modificações MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL OBJETO: 1. DESTINATÁRIO: Empresa: Situação: Endereço: Bairro: Cidade: CPF/CNPJ: Dt. Expedição:

Leia mais

Prefeitura do Município de Araucária Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura do Município de Araucária Secretaria Municipal de Saúde RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS FORNECIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E LOCAIS DE DISTRIBUIÇÃO ITEM DESCRIÇÃO 1 ACARBOSE 50 MG 2 ACETAZOLAMIDA 250MG 3 ACICLOVIR 200MG 4 ÁCIDO ACETIL SALICILICO

Leia mais

Relatório Final do 2º trimestre AFB. 1. Itens com percentual de atendimento igual a 100% da quantidade programada. (93 itens)

Relatório Final do 2º trimestre AFB. 1. Itens com percentual de atendimento igual a 100% da quantidade programada. (93 itens) Relatório Final do 2º trimestre AFB ATENÇÃO BÁSICA 1. Itens com percentual de atendimento igual a 100% da quantidade programada. (93 itens) ESPECIFICAÇÃO % Acido Acetilsalicilico 100 mg comp 100,00 Acido

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO HOMOLOGAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO HOMOLOGAÇÃO Folha: 1 Número: 000044 Data: 10/08/2017 Modalidade: 007 - Pregão Sequencial: 000028 Tipo de Apuração: Menor Preço - Item Comissão Licitação: 000 - Objeto: COMPRA ESTADUAL DE MEDICAMENTOS - PROGRAMA SES

Leia mais

Amoxicilina+Clavulonato de Potássio Comprimido 500mg mg

Amoxicilina+Clavulonato de Potássio Comprimido 500mg mg 3. RELAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS NA REMUME 2016 3.1. ANALGÉSICOS Acido Acetilsalicílico Dipirona Sódica solução oral Frasco 500mg/ml Dipirona Sódica Comprimido 500mg Dipirona Sódica - injetável

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 23/2014 CIB/CE

RESOLUÇÃO Nº. 23/2014 CIB/CE RESOLUÇÃO Nº. 23/2014 CIB/CE A Comissão Intergestores Bipartite do Ceará - CIB/CE, no uso de suas atribuições legais e, considerando: 1. O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei

Leia mais

8 Amoxicilina + Clavulanato de potassio comprimido 500 mg \ 125mg. Obs. Protocolo

8 Amoxicilina + Clavulanato de potassio comprimido 500 mg \ 125mg. Obs. Protocolo Secretaria de Saúde BOLETIM DE PUBLICAÇÃO Nº 005/09 Despacho da Secretaria de Saude em 22/07/09. Processo(s) 2294/08. De acordo com o parecer da Comissao de Elaboracao da Relacao de Medicamentos da Farmacia

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE NAZARÉ PAULISTA

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE NAZARÉ PAULISTA SUMÁRIO PREFEITURA DE NAZARÉ PAULISTA------------------------------------2 Extrato de Contrato---------------------------------------------------------2 EXPEDIENTE O Diário Oficial Eletrônico do Município

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTE NOVA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTE NOVA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTE NOVA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS - REMUNE ATENÇÃO BÁSICA 01 Ácido Acetilsalicílico 100mg comprimido 02 Ácido fólico 5mg comprimido 03 Albendazol

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bombinhas. Secretaria de Saúde e Saneamento. Gerência de Assistência Farmacêutica de Bombinhas

Prefeitura Municipal de Bombinhas. Secretaria de Saúde e Saneamento. Gerência de Assistência Farmacêutica de Bombinhas Prefeitura Municipal de Bombinhas Secretaria de Saúde e Saneamento Gerência de Assistência Farmacêutica de Bombinhas RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELO SUS MEDICAMENTOS DO COMPONENTE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS CNPJ Nº / RESULTADO DO JULGAMENTO E ADJUDICAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS CNPJ Nº / RESULTADO DO JULGAMENTO E ADJUDICAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº. PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS CNPJ Nº 33.919.960/0001-09 RESULTADO DO JULGAMENTO E ADJUDICAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 010/2019 A Prefeitura Municipal de Madre de Deus torna público o Resultado do

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa publica:

Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa publica: de Dom Macedo Costa 1 Quarta-feira Ano VII Nº 990 de Dom Macedo Costa publica: Aviso de Alteração de Data - Pregão Presencial Nº 003/2016 - Objeto: Aquisição parcelada de medicamentos destinados à manutenção

Leia mais

Medicamentos. Esses medicamentos são Dispensados nas Unidades Básicas, Centro de Saúde e Policlínicas com a apresentação de Receituário Médico.

Medicamentos. Esses medicamentos são Dispensados nas Unidades Básicas, Centro de Saúde e Policlínicas com a apresentação de Receituário Médico. Medicamentos 1. REMUME (RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS). apresentação de Receituário Médico. AAS 500mg Aminofilina 100 Comp. Amoxicilina 500mg Amoxicilina 250-150 ml Susp. Ampicilina 500mg

Leia mais

Prefeitura Municipal de Conceição do Almeida publica:

Prefeitura Municipal de Conceição do Almeida publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1778 Prefeitura Municipal de publica: Errata do Edital do Pregão Presencial Nº 012/2018 SRP. Gestor - Adailton Campos Sobral / Secretário - Governo / Editor - Ass. de

Leia mais

PORTIFÓRIO DE MEDICAMENTOS FORMA FARMACÊUTICA: CÁPSULAS, COMPRIMIDOS E DRÁGEAS.

PORTIFÓRIO DE MEDICAMENTOS FORMA FARMACÊUTICA: CÁPSULAS, COMPRIMIDOS E DRÁGEAS. PORTIFÓRIO DE MEDICAMENTOS FORMA FARMACÊUTICA: CÁPSULAS, COMPRIMIDOS E DRÁGEAS. DESCRIÇÃO VALOR UNITÁRIO "Alcachofra (Cynara scolymus L.)", Cp R$ 0,4000 "Cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana DC.)", Cp R$

Leia mais

PORTARIA No , DE 23 DE JULHO DE 2015

PORTARIA No , DE 23 DE JULHO DE 2015 PORTARIA No- 1.059, DE 23 DE JULHO DE 2015 Aprova o Elenco Nacional de Medicamentos da Saúde Indígena, constante do anexo a esta Portaria, destinado aos atendimentos de saúde da atenção básica voltados

Leia mais

EDITAL. Processo de compras Nº 055/2016

EDITAL. Processo de compras Nº 055/2016 EDITAL Processo de compras Nº 055/2016 O CREDEQ - Centro de Referência e Excelência em Dependência Química - Unidade Aparecida de Goiânia - Jamil Issys, - CNPJ: 02.812.043/0012 50, torna público que no

Leia mais

Componente Básico da Assistência Farmacêutica

Componente Básico da Assistência Farmacêutica Acetazolamida Aciclovir Ácido acetilsalicílico Ácido acetilsalicílico Ácido fólico Ácido fólico solução oral 0,2 mg/ml Ácido salicílico pomada 5% Albendazol comprimido mastigável 400 mg Albendazol suspensão

Leia mais

REFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO

REFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO ANEXO I TOMADA DE PREÇOS N 005/2018 MODELO DA PROPOSTA FINANCEIRA Empresa: -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

RELATÓRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE QUANTIDADE PROGRAMADA X ATENDIDA DA AFB/2014

RELATÓRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE QUANTIDADE PROGRAMADA X ATENDIDA DA AFB/2014 ITEM ESPECIFICAÇÃO RELATÓRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE QUANTIDADE PROGRAMADA X ATENDIDA DA AFB/2014 QUANTIDADE PROGRAMADA 1º TRI. ATUALIZADO EM 01/08/14 PERCENTUAL ATENDIDO 1º TRI (%) JUSTIFICATIVAS 1 Aciclovir

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote Lote 00001 00001 00028304 HIDRALAZINA 25MG - 21.000,0 Lote Lote 00002 21.000,0 00002 00028305 HIDROCLOROTIAZIDA 25MG - 310.000,0 Lote Lote 00003 310.000,0 00003 00029785 HIDROXIDO DE ALUMINIO 60MG/ML

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇO Nº 2/2014

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇO Nº 2/2014 87.590.998/0001-00 Página 1 de 22 Tipo de Julgamento: Menor Preço por Sub. Qtde. Unid. Descrição Marca/Modelo Valor Valor Total 1 250.000,00 UN ACIDO ACETILSALICILICO COMPRIMIDO100MG 2 15.000,00 UN ACIDO

Leia mais

ANEXO I ELENCO DE REFERÊNCIA ESTADUAL DO COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Medicamentos com aquisição pelos Municípios conforme pactuação

ANEXO I ELENCO DE REFERÊNCIA ESTADUAL DO COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Medicamentos com aquisição pelos Municípios conforme pactuação ANEXO I ELENCO DE REFERÊNCIA ESTADUAL DO COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Medicamentos com aquisição pelos Municípios conforme pactuação nas Comissão Intergestora Bipartite e financiamento

Leia mais

Serviços Farmacêuticos baseados na Atenção Primária a Saúde Parte II Processos de apoio do Serviço Farmacêutico

Serviços Farmacêuticos baseados na Atenção Primária a Saúde Parte II Processos de apoio do Serviço Farmacêutico apresentam Apoio Serviços Farmacêuticos baseados na Atenção Primária a Saúde Parte II Processos de apoio do Serviço Farmacêutico Me. LígiaHoepfner Farmacêutica farmasaude@pomerode.sc.gov.br Atenção Primária

Leia mais

PADRONIZAÇÃO 2015 FARMÁCIA MUNICIPAL

PADRONIZAÇÃO 2015 FARMÁCIA MUNICIPAL ALENDRONATO DE SÓDIO COMPRIMIDO 70MG COM AMIODARONA, CLORIDRATO COMPRIMIDO 200MG COM AMITRIPTILINA, CLORIDRATO COMPRIMIDO 25MG COM AMOXICILINA CÁPSULA OU COMPRIMIDO 500MG COM AMOXICILINA PÓ PARA SUSPENSÃO

Leia mais

Instituto Vida e Saúde

Instituto Vida e Saúde AVISO DE RESULTADO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DO ATO CONVOCATÓRIO 074/2019 PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTO PADRONIZADO O Setor de Compras do INSTITUTO VIDA E SAÚDE - INVISA, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 01 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00028299 FUROSEMIDA 40MG - 130.000,0 Lote LOTE 02 130.000,0 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário

Leia mais

REMUME 2006 RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS

REMUME 2006 RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS Prefeitura Municipal de Port o Alegre Secretaria Municipal de Saúde REMUME 2006 RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS 1 Secretaria Municipal da Saúde Comissão de Farmacoterapêutica RELAÇÃO MUNICIPAL

Leia mais

REMUME 2010 ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, 100 MG ALBENDAZOL, 40 MG/ML, SUSPENSÃO ORAL AMOXICILINA, 50MG/ML, PÓ PARA SUSPENSÃO ORAL

REMUME 2010 ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, 100 MG ALBENDAZOL, 40 MG/ML, SUSPENSÃO ORAL AMOXICILINA, 50MG/ML, PÓ PARA SUSPENSÃO ORAL REMUME 2010 MEDICAMENTOS ATENÇÃO BÁSICA APRESENTAÇÃO ANLODIPINO BESILATO, 5 MG ACICLOVIR, 200 MG ACICLOVIR, 50 MG/G, CREME ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, 100 MG ÁCIDO FÓLICO, 5 MG ÁCIDO FOLÍNICO, 15 MG ALBENDAZOL,

Leia mais

Município de Presidente Médici - MA IÁRIO OFICIA. Diário Municipal

Município de Presidente Médici - MA IÁRIO OFICIA. Diário Municipal D Município de Presidente Médici - MA IÁRIO OFICIA Diário Municipal L PAG 01/07 SUMÁRIO RESENHA DA ATA Nº 20170099/2017...01 RESENHA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 20170099/2017. OBJETO: Registro de Preços

Leia mais

Cotação :

Cotação : Pará Governo Municipal de Capitão Poço MAPA DE COTAÇÃO DE PREÇOS - preço médio Pag.: 1 Cotação : 20160115001 Código Descrição 025948 ÁCIDO TRANEXAMICO 250MG INJ 025949 ÁCIDO TRANEXAMICO 250MG INJ (ME/EPP)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante Lote Lote 00001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00028302 GLIMEPIRIDA 2MG - CP 31.000,0 Lote Lote 00002 31.000,0 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo

Leia mais

FARMÁCIA BÁSICA. Ácido Acetilsalicílico 100mg. Água destilada para injeção 10mL. Albendazol 40mg/mL Suspensão Oral Alendronato de Sódio 70mg

FARMÁCIA BÁSICA. Ácido Acetilsalicílico 100mg. Água destilada para injeção 10mL. Albendazol 40mg/mL Suspensão Oral Alendronato de Sódio 70mg FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Acetato de Retinol (Vitamina A) 50.000UI/mL + Colecalciferol (Vitamina D) 10.000UI/mL Solução Oral Acetazolamida 250mg Aciclovir 200mg Ácido Acetilsalicílico 100mg Ácido Fólico

Leia mais

Consórcio como Estratégia na Aquisição Centralizada de Medicamentos

Consórcio como Estratégia na Aquisição Centralizada de Medicamentos Consórcio como Estratégia na Aquisição Centralizada de Medicamentos Cuiabá Julho/2017 HISTÓRICO PORTARIA GM/MS nº 3.916/98 POLÍTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS OBJETIVO: desenvolvimento de atividades relacionadas

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO HOMOLOGAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO HOMOLOGAÇÃO Folha: 1 Número: 000046 Data: 03/10/2017 Modalidade: 007 - Pregão Sequencial: 000030 Tipo de Apuração: Menor Preço - Item Objeto: AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS Comissão Licitação: 030 - EQUIPE DE PREGOEIRO

Leia mais

RELAÇÃO MENSAL DAS COMPRAS

RELAÇÃO MENSAL DAS COMPRAS Folha: 1/5 RELAÇÃO MENSAL DAS COMPRAS De acordo com o Artigo 16 da Lei Nr. 8.666, de 21 de Junho de 1993, alterada pela Lei Nr. 8.883, de 08 de Junho de 1994, esta é a relação de todas as compras realizadas

Leia mais

Programa Farmácia Popular do Brasil

Programa Farmácia Popular do Brasil Programa Farmácia Popular do Brasil Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos Dezembro de 2016 Programa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante I - INTRODUÇÃO II - OBJETO Lote Ítens Especificação Quantidade Unitário Valor Total 00001 1 Lote 00001 ACETILCISTEINA SACHE 600MG 5.000,0 00002 1 Lote 00002 ACIDO FOLICO 5MG 50.000,0 00003 1 Lote 00003

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL EDITAL DE LICITAÇÃO - CONVITE N 1/2013 I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Por determinação do(a) Senhor(a) LEANDRO BORGES EVALDT, PREFEITO MUNICIPAL, com a autoridade que lhe é atribuída pela Lei 8.666/93, tornamos

Leia mais

DADOS DOS ITEM DADOS DA COMPRA DADOS DO FABRICANTE/FORNECEDOR DADOS DA INSTITUIÇÃO PREÇO UNITÁRIO

DADOS DOS ITEM DADOS DA COMPRA DADOS DO FABRICANTE/FORNECEDOR DADOS DA INSTITUIÇÃO PREÇO UNITÁRIO Sexta-feira, 11 de Dezembro 2015 Instituição Nome: CNPJ: 18.538.208/0001-24 Esfera: Período Data da a Data 10/12/2015 a 11/12/2015 Base de dados BPS BR0267772 PROPRANOLOL CLORIDRATO, 40 LABORATORIOS OSORIO

Leia mais

TOMADA DE PREÇO Nº 37/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 9

TOMADA DE PREÇO Nº 37/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 9 88.541.354/0001-94 Página 1 de 9 1 5.000,00 Cap Amoxilina 500mg 2 200,00 Frc Amoxilina suspensão 50mg/ml, 60ml 3 150,00 Frc Dexclorfeniramina xarope 4 200,00 Frc Ibuprofeno oral 50mg/ml 5 300,00 Frc Iodeto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RESOLUÇÃO SMS N 001 DE 2013. PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS APROVA O ANEXO II, DA RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS, COMO INSTRUMENTO TÉCNICO-NORMATIVO QUE REÚNE O ELENCO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS

Leia mais

Curitiba Outubro/2017

Curitiba Outubro/2017 Curitiba Outubro/2017 Contexto Acesso a medicamentos do Componente Especializado e Elenco Complementar da SESA-PR 22 Farmácias Regionais + Farmácia do CPM 195.063 usuários cadastrados Patologias crônicas

Leia mais

16 AMICACINA, SULFATO 50MG/ML 2ML SÇ INJ.* ampola 17 AMINOFILINA 100mg COMPRIMIDO comprimido 18 AMINOFILINA 24mg/ml INJETÁVEL ampola

16 AMICACINA, SULFATO 50MG/ML 2ML SÇ INJ.* ampola 17 AMINOFILINA 100mg COMPRIMIDO comprimido 18 AMINOFILINA 24mg/ml INJETÁVEL ampola RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) DO MUNICÍPIO DE SORRISO CONFORME PORTARIA 005/SMS DE 11 DE JUNHO DE 2010. LISTA AMPLIADA DE MEDICAMENTOS 2013 1 ACEBROFILINA 25mg/5 ml XPE PEDIÁTRICO

Leia mais

Diário Oficial Eletrônico Cafezal do Sul - Paraná

Diário Oficial Eletrônico Cafezal do Sul - Paraná DECRETO Nº 156/2016, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2016. SÚMULA: Dispõe sobre a alteração do Art. 4º do Decreto Municipal nº 059/2014, de 09.04.2014, que criou, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar

Leia mais

Convite Nº: 010/2012 Divulgação Queira cotar seu(s) preço(s) para o(s) material(is) / serviço(s) abaixo especificado(s):

Convite Nº: 010/2012 Divulgação Queira cotar seu(s) preço(s) para o(s) material(is) / serviço(s) abaixo especificado(s): CEP: 991 - NICOLAU VERGUEIRO - RS Page 1 Queira cotar seu(s) preço(s) para o(s) material(is) / serviço(s) abaixo especificado(s): Materiais: Item: Quant.: Unid.: Descrição: Valor Unitário: Valor Total:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL RESOLUÇÃO CIB Nº 127

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL RESOLUÇÃO CIB Nº 127 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL RESOLUÇÃO CIB Nº 127 Aprova o novo elenco de referência do componente da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica para cumprimento da Portaria MS n 3.237/07 após a conclusão

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE CODAJÁS CGC de N.º / Rua 05 de setembro, 592 Centro Fone (97)

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE CODAJÁS CGC de N.º / Rua 05 de setembro, 592 Centro Fone (97) TERMO DE REFERÊNCIA 01 OBJETO: Registro de Preço para eventual contratação de pessoa jurídica, visando à aquisição de medicamentos, através da realização de Pregão Presencial, pelo critério menor preço

Leia mais

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 Nº ITEM MEDICAMENTOS UND. 1 ACEBROFILINA 10 MG/ML XAROPE ADULTO - FRASCO 120ML FRASCO 2 ACEBROFILINA 5 MG/ML XAROPE INFANTIL - FRASCO 120 ML FRASCO 3 4 ACETATO DE BETAMETASONA

Leia mais

Município de Cândido de Abreu

Município de Cândido de Abreu Lote : 0001 Lote 001 0001 100.115.17075 Acebrofilina 25 mg/5 ml 2.000,00 FRS 3,68 7.360,00 Acebrofilina 25 mg/5 ml - frasco com 120ml + copo de medida 0002 100.115.17076 Acebrofilina 50 mg/5 ml 2.000,00

Leia mais

Relatórios gerenciais customizados Apresentação de dados por área de interesse

Relatórios gerenciais customizados Apresentação de dados por área de interesse Nov.2005 GESTÃO DE MEDI CAMENTOS Relatórios gerenciais customizados Apresentação de dados por área de interesse Demanda: por classe terapêutica, ou princípio ativo Perfil: empresa, unidade, centro de custo,

Leia mais

COMO USAR A LISTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS DA AMIL:

COMO USAR A LISTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS DA AMIL: COMO USAR A LISTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS DA AMIL: 1. Após se consultar com um médico credenciado AMIL, apresente a lista de medicamentos que segue abaixo; 2. Peça ao seu médico que, se possível, prescreva

Leia mais

A Importância da Gestão Estadual na Consolidação das Políticas Públicas de Assistência Farmacêutica

A Importância da Gestão Estadual na Consolidação das Políticas Públicas de Assistência Farmacêutica 69º Congresso do COSEMS/SC A Importância da Gestão Estadual na Consolidação das Políticas Públicas de Assistência Farmacêutica Graziella Melissa Scarton Buchrieser Farmacêutica GEAAF/DIAF/SUV/SES/SC COMPONENTE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont PORTARIA N.º 2.539 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre as diretrizes para prescrição e dispensação de medicamentos no âmbito das unidades integrantes do Sistema Único de Saúde sob gestão municipal.

Leia mais

FINANCIAMENTO EM SAÚDE: A QUESTÃO DOS MEDICAMENTOS

FINANCIAMENTO EM SAÚDE: A QUESTÃO DOS MEDICAMENTOS IV Jornada de Economia da Saúde da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES) Salvador /BA 20 a 22 agosto de 2008 Profª Iola Gurgel Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde Faculdade de Medicina

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO DE LICITAÇÃO

HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO DE LICITAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO DE LICITAÇÃO Em cumprimento ao que determina a Lei nº. 8.666 de 21 de junho de 1993, e suas alterações posteriores, homologo, de acordo com a Comissão de Licitação, o presente Processo

Leia mais

LISTA DE MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA REDE PRÓPRIA

LISTA DE MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA REDE PRÓPRIA LISTA DE MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA REDE PRÓPRIA INDICAÇÃO MEDICAMENTO APRESENTAÇÃO ANALGÉSICO / ANTIPIRÉTICO / ESPASMOLÍTICO DIPIRONA GOTAS 500MG/ML ANALGÉSICO E ANTIPIRÉTICO / ANTIRREUMÁTICO

Leia mais

Processos /2017 Processo da Ata. Processos Agregados

Processos /2017 Processo da Ata. Processos Agregados PM de Aracruz Departamento de Compras AV Moroba, 20 CEP: 29192733 - Moroba - Aracruz/ES CNPJ: 27.142.702/0001-66 I.E.: Fone/Fax: 27 32961092 / 32961092 E-mail: pma@aracruz.es.gov.br Site: www.aracruz.es.gov.br

Leia mais

Governador Cid Ferreira Gomes. Vice-Governador Francisco José Pinheiro. Secretário Antônio Luiz Abreu Dantas

Governador Cid Ferreira Gomes. Vice-Governador Francisco José Pinheiro. Secretário Antônio Luiz Abreu Dantas Governador Cid Ferreira Gomes Vice-Governador Francisco José Pinheiro Secretário Antônio Luiz Abreu Dantas Secretário Executivo Luiz Xavier Oliveira Filho Coordenador Administrativo - Financeiro Rosa Maria

Leia mais

COMPONENTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS

COMPONENTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS TEXTOS DIDÁTICOS DO CEMED Nº 2.c Compreendendo o SUS e a Assistência Farmacêutica Módulo 2 Tema 7 Aula Expositiva 4 COMPONENTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS Verlanda Lima Bontempo Secretaria de Estado

Leia mais

ANEXO I DO ELENCO DE REFERÊNCIA DOS MEDICAMENTOS E INSUMOS DO COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

ANEXO I DO ELENCO DE REFERÊNCIA DOS MEDICAMENTOS E INSUMOS DO COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ANEXO I DO ELENCO DE REFERÊNCIA DOS MEDICAMENTOS E INSUMOS DO COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Art. 1º O Elenco de Referência é composto por medicamentos e insumos que se destinam a atender

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º2.831 DE 01º NOVEMBRO DE 2007. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º2.831 DE 01º NOVEMBRO DE 2007. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º2.831 DE 01º NOVEMBRO DE 2007 Atualiza o elenco e o quantitativo de medicamentos para o atendimento das pessoas presas vinculadas às equipes de saúde do Sistema Penitenciário

Leia mais

REMUME - RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS ª EDIÇÃO

REMUME - RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS ª EDIÇÃO DENOMINAÇÃO GENÉRICA FORMA 1 ACICLOVIR 200MG LOCAL DA DISPENSAÇÃO 2 ÁCIDO ACETILSALICÍLICO 100MG 3 ÁCIDO FÓLICO 5MG 4 ÁCIDO VALPRÓICO 500MG * 5 ÁCIDO VALPRÓICO 50MG/ML* SOLUÇÃO ORAL 6 ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS

Leia mais

Rio Grande do Sul PREFEITURA MUN RODEIO BONITO AV.DO COMÉRCIO, C.N.P.J / Departamento de Compras

Rio Grande do Sul PREFEITURA MUN RODEIO BONITO AV.DO COMÉRCIO, C.N.P.J / Departamento de Compras PUBLICAÇÃO DO JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS A, torna público, para fins de intimação e conhecimento, o resultado do Procedimento Licitatório do(a) Pregão nº 4/2014, sendo julgada(s) como vencedora(s)

Leia mais

Instituto Vida e Saúde

Instituto Vida e Saúde AVISO DE RESULTADO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DO ATO CONVOCATÓRIO Nº 15/2019/MA O INSTITUTO VIDA E SAÚDE - INVISA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 05.997.585/0001-80, torna

Leia mais

03/ /04/205/ XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e a III Mostra de Experiências Regionais

03/ /04/205/ XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e a III Mostra de Experiências Regionais XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e a III Mostra de Experiências Regionais Curso Gestão da Assistência Farmacêutica, Acesso a Medicamentos no Sistema único de Saúde

Leia mais