UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM REGULAMENTO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM REGULAMENTO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM IMAGEM E SOM REGULAMENTO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO São Carlos, dezembro de 2014.

2 Regulamento do Trabalhos de Conclusão de Curso TCC - do curso de Bacharelado em Imagem e Som do Departamento de Artes e Comunicação, aprovado na 94ª Reunião Ordinária do Conselho do Curso, realizada em 02 de dezembro de PROJETOS 1.1 Serão aceitos projetos audiovisuais inéditos, nos formatos narrativos de ficção, não ficção, ou misto, com técnicas de live action, piloto de série, animação, jogos digitais, e novos formatos multiplataformas de mídia como cinema, televisão ou conteúdo interativo e web. Os tempos mínimo e máximo, seguindo o tipo de produção, constam na tabela abaixo: Tipo de Produção Tempo Mínimo Tempo Máximo Curtametragem Ficcional com Captação ao Vivo 5 min 15 min Curtametragem Ficcional feito com Animação 2 min 6 min Curtametragem de Documentário 5 min 26 min Piloto de Série/TV 5 min 26 min Quaisquer obras que utilizem técnica mista (captação ao vivo e animação) e de outra natureza devem ser avaliadas de acordo com sua complexidade. 1.2 O Projeto para as Bancas de Pré-Seleção e de Seleção impresso deverá ter, no máximo, 25 páginas e, no mínimo, 20 páginas, contendo os seguintes itens: Capa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS (CECH) DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (DAC) CURSO DE BACHARELADO EM IMAGEM E SOM Projeto: (nome do pré-projeto) EQUIPE PROPONENTE PRODUTORA LOCAL E DATA Dados técnicos O formato Narrativo: ficção, não ficção, misto Técnica: live action (captação ao vivo), animação, misto, jogos digitais Formato: curta, seriado, não seriado, conteúdo interativo. Suporte de captação Plataformas para as quais será desenvolvido, no caso de jogo digital e projetos multiplataforma.

3 1.2.3 Proposta de Projeto (Em até 20 linhas) Para projetos de Ficção, não ficção ou misto sinopse (de 3 a 5 linhas) Para projetos de Jogos Digitaise projetos multiplataforma:sinopse (de 3 a 5 linhas) e documento de design resumido contendodescrição das mídias envolvidas no projeto e visão Geral com descrição do funcionamento e progressão Para seriado televisivo: uma sinopse (de 3 a 5 linhas) para cada episódio (estas sinopses não entram no limite de 20 linhas) Argumento (Até 2 páginas) Para projetos de ficção a história com o fluxo narrativo; Para projetos de não ficção a estratégia de abordagem, e se aplicável, com fluxo narrativo Para projetos de jogos digitais descrição da mecânicae,a representação dos cenários, dos personagens e dos elementos do jogo, descrição dasregras e objetivos, controles e interface Apresentação do Projeto (Até 8 páginas) Para projetos de ficção, não ficção ou misto Universo de histórias do projeto. Para projetos de ficção: o roteiro (a história com o fluxo narrativo).para projetos de não ficção: a estratégia de abordagem com intenção narrativa (se cabível), personagens (se cabível), locações. Para ambos os casos: proposta conceitual e estética a ser desenvolvida Para projetos de jogos digitais e projetos multiplataforma Universo de histórias, peças ou personagens, cenários, demais elementos de jogo e proposta visual.descrição da trama narrativa. Histórias desdobradas pra cada mídia Para o jogo ser aprovado como TCC deverá apresentar as mecânicas, contando com os conceptarts de personagens e cenários (que poderão vir como Anexo) Para projetos de animação Apresentação de conceptarts de personagens e cenários (que poderão vir como Anexo), universo do projeto, ideias narrativas e conceituais, personagens, proposta ético-estética e eventuais meios a serem desenvolvidos. Na Banca de Qualificação, será requerido o storyboardcompleto.

4 Sobre o roteiro O roteiro deve ser colocado como Anexo (vide item ). Regulamento Trabalhos de Conclusão de Curso Justificativa (máximo 01 página) Destacando as relevâncias sociais, artísticas e acadêmicas do projeto Concepção audiovisual/ Referência da fotografia (máximo 2 páginas) Equipe Técnica Indicação dos membros das principais funções (Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Montagem, Hipermídia, Pesquisa e Direção de Arte). Os responsáveis pela função deverão preferencialmente estar cursando especialidade na área. Nos casos em que não houver aluno de Obrigatória Específica em número suficiente para exercer a função, o grupo de TCC poderá indicar outro aluno cuja pertinência será avaliada pelo conjunto de professores da Banca de Seleção. Caso a situação ocorra no decorrer do TCC, a pertinência será avaliada pelo Orientador do TCC juntamente com o professor da disciplina Coordenação de Realização Roteiros submetidos à banca devem necessariamente ter sido escritos por alunos das Obrigatórias Específicas Roteiro 1 e Um membro oficial poderá integrar, no máximo, 01 grupo, e será avaliado por este projeto Mini-Currículo dos membros da EQUIPE PROPONENTE (obras, pesquisas teóricas, estágio e publicações realizadas). Este item deverá ter, no máximo, 8 linhas Cronograma Orçamento Deverá seguir a estrutura de orçamento analíticodefinida pela Instrução Normativa no. 22 de 30 de dezembro de 2003 da Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Disponível em Deve-se levar em consideração todos os custos de realização do PROJETO, incluindo a confecção dos materiais de divulgação, impostos, e quaisquer outros itens necessários à completa execução do PROJETO de desenvolvimento Roteiro O roteiro é obrigatório para projetos de ficção, não ficção, misto e de animação e deverá ser colocado como Anexo com a seguinte formatação: fonte courier new, tamanho

5 12, espaço 1,5, diálogos centralizados e formato A4. Será necessário que seja, ao menos, o primeiro tratamento do roteiro completo No caso de Documentários, o Roteiro deverá conter: Estrutura do documentário; Escolha e descrição dos objetos do documentário e Descrição das estratégias de abordagem Planejamento Transmídia/ Design do Projeto Transmídia (plano de distribuição dos conteúdos narrativos através das plataformas de mídia) Descrição das três mídias, no mínimo, envolvidas inicialmente no projeto (apenas serão consideradas as extensões em que houver uma ligação narrativa com o mundo de histórias do projeto) Serão aceitos projetos audiovisuais para desenvolvimento nas multiplataformas, contendo a seguinte documentação de design: a) bíblia do universo narrativo;b) descrição dos cenários e personagens; c) histórias desdobradas pra cada mídia; d) documento de design especifico para cada mídia escolhida; e) equipe de produção e orçamento de cada mídia Caberá ao professor orientador e ao professor da disciplina Coordenação de Projeto, juntamente com os orientandos, definir quais mídias serão usadas no projeto e como serão desenvolvidas Análise Técnica Neste item serão dimensionados os equipamentos a serem utilizados de acordo com as gravações que serão feitas Plano de Distribuição Esboço da Proposta de identidade visual do projeto Esboço do design gráfico: material de divulgação (folder, portfólio, cartazes) Anexos (Layouts e concepções visuais e, quando se fizerem necessários, material de pesquisa) Comprovante (ou protocolo) de registro do argumento junto à Biblioteca Nacional (Em caso de coletivos, os demais criadores deverão constar no registro) Autorização de Cessão de Direitos de Filmagem, no caso de projetos com roteiros baseados em obra ou registrados em nome de terceiros.

6 2. BANCAS 2.1 A Comissão é soberana quanto ao mérito de suas decisões. 2.2 Todas as bancas deverão ser formadas por no mínimo 3 professores, sendo a titulação mínima de graduação ou currículo relevante na área. 2.3 Na fase de desenvolvimento dos projetos serão realizadas duas Bancas (Pré-Banca e Seleção). Os projetos aprovados farão posteriormente a Banca de Qualificação e a Banca Final Todos os componentes da Equipe Proponente deverão participar de defesa oral das bancas. 2.4 Pré-banca e banca de seleção Caberá ao professor da Disciplina Elaboração de Projetos coordenar os trabalhos, bem como agendar as datas das bancas As bancas consistem em uma sessão de pitching para a apresentação das propostas de projetos que serão desenvolvidas na disciplina Elaboração de Projetos. As Bancas contarão no mínimo, com três avaliadores, sendo um deles o professor da Disciplina Elaboração de Projetos. A Banca Final fará a escolha dos projetos A Banca fará uma lista suplementar com até 02 (dois) projetos, em ordem de prioridade, para eventual desistência ou impossibilidade de realização de algum dos selecionados A Banca lavrará Ata do resultado da seleção. 2.5 Banca de qualificação Caberá ao professor da disciplina Realização de Projeto orientar os alunos em relação aos trabalhos que serão apresentados, bem como agendar as datas das bancas de qualificação As cópias do relatório parcial dos projetos apresentados deverão ser submetidas à comissão de avaliação com uma antecedência mínima de 15 dias antes da data da banca de qualificação A banca será composta por 3 (três) avaliadores, incluindo o professor orientador do projeto Ficará a critério da banca examinadora, no início da reunião, a concessão de um tempo para os alunos fazerem a apresentação oral sobre o andamento do seu projeto, com duração máxima de 15 minutos Cada membro da banca terá, no máximo, 20 (vinte) minutos para fazer seus questionamentos e apresentar suas considerações e sugestões Na caso de projetos de Animação ou projetos que contenham trechos de animação será exigido o storyboard completo A banca lavrará ata do resultado da avaliação. 2.6 Banca de avaliação final Caberá ao professor da disciplina Veiculação de Projeto orientar os alunos com relação aos trabalhos que serão apresentados, bem como agendar as datas das bancas de avaliação final.

7 2.6.2 As cópias do relatório final dos projetos apresentados, assim como a obra audiovisual em seu formato final, deverão ser submetidas à comissão de avaliação com uma antecedência mínima de 15 dias antes da data da banca de avaliação final A banca será composta por 3 (três) avaliadores, incluindo o professor orientador do projeto Ficará a critério da banca examinadora, no início da reunião, a concessão de um tempo para os alunos fazerem a apresentação oral sobre o processo e resultado do seu projeto, com duração máxima de 15 minutos Cada membro da banca terá, no máximo, 30 (trinta) minutos para fazer seus questionamentos e apresentar suas considerações e sugestões A banca lavrará ata do resultado da avaliação. 3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS BANCAS 3.1 No ato da defesa oral dos projetos, ou seja, na Pré-Banca e na Banca Final, serão utilizados os seguintes critérios para avaliação: Potencial criativo e de inovação Potencial de formação de público Potencial de co-produção Qualidade artística do projeto Capacidade de execução da equipe Comprometimento dos proponentes com a proposta apresentada Capacidade de aplicação de técnicas e processos que visem à formação profissional do aluno, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso Exequibilidade da proposta Formação da equipe 3.2 O desenvolvimento de projeto transmídia, se aplicável, terá sua análise inclusa nos pontos e OBRIGAÇÕES 4.1 Creditar, por meio de logotipo e citação, conforme o caso: Inserção das logomarcas do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e da Universidade Federal de São Carlos a título de REALIZAÇÃO Menção dos apoiadores culturais em todas as produções audiovisuais que façam uso dos serviços ou equipamentos cedidos ou doados por esses apoiadores.

8 4.2 Ao final da realização do Projeto, fornecer Relatórios para o Curso de Imagem e Som/ Departamento de Artes e Comunicação (DAC), que serão integrados ao acervo cultural do Departamento O Relatório deverá ser entregue em mídia digital e impressa, elaborado a partir do referencial da observação participante, com a descrição subjetiva/objetiva do processo de trabalho, acrescido dos registros do set de cada uma das áreas (boletins, roteiros revisados, etc) O Relatório deverá conter: Sinopse, Ficha técnica, Mídia com os produtos audiovisuais realizados (ou indicação do site na web), Descrição das atividades realizadas explicitando as dificuldades e soluções encontradas em cada área, Prestação de Contas A prestação de contas deverá ser acompanhada de planilha preenchida com indicação de todas as despesas realizadas, seus respectivos recibos e notas fiscais. 4.3 Os proponentes dos projetos deverão observar o cronograma de entrega definido pelo professor responsável pela disciplina Elaboração de Projeto, sendo que atrasos poderão ser penalizados na avaliação dos projetos. 5. DIREITOS MORAIS E PATRIMONIAIS 5.1 Ficam resguardados os direitos autorais morais e patrimoniais do(s) autor (es) sobre a obra. 5.2 O Departamento de Artes e Comunicação (DAC) deterá os direitos de utilização do Projeto de Conclusão de Curso e seus subprodutos a título de promoção.

Regulamento Pitching RPCTV 2013

Regulamento Pitching RPCTV 2013 Regulamento Pitching RPCTV 2013 REALIZAÇÃO E OBJETO 01. O presente Pitching RPC TV 2013 é realizado pela SOCIEDADE RÁDIO EMISSORA PARANAENSE S.A. (RPCTV), com sede na Rua Mamoré, nº 753, em Mercês, Curitiba,

Leia mais

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÈ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA A REDE PÚBLICA DE TELEVISÃO. ESCLARECIMENTO 11 Enviado por e-mail em 16.03.2017

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGENS FESTIVAL CURTA CINEMA 2016

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGENS FESTIVAL CURTA CINEMA 2016 REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGENS FESTIVAL CURTA CINEMA 2016 1. Laboratório de Projetos de Curta Metragem - Festival Curta Cinema 2016 1.1. O Laboratório de Projetos de Curta Metragem

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA N⁰ 03/2018 EDITAL NITERÓI: CIDADE DO AUDIOVISUAL DOCUMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO.

CHAMADA PÚBLICA N⁰ 03/2018 EDITAL NITERÓI: CIDADE DO AUDIOVISUAL DOCUMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO. ANEXO 7 CHAMADA PÚBLICA N⁰ 03/2018 EDITAL NITERÓI: CIDADE DO AUDIOVISUAL DOCUMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO. Juntamente com o formulário de inscrição online, o proponente deverá anexar, de

Leia mais

8) Os Projetos de TCC selecionados pelo Colegiado serão anunciados aos alunos logo após a deliberação da banca de seleção.

8) Os Projetos de TCC selecionados pelo Colegiado serão anunciados aos alunos logo após a deliberação da banca de seleção. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E ANIMAÇÃO DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DA FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO - FAAP 1) O trabalho de conclusão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS. Art. 1º. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Comunicação

Leia mais

NORMA PARA - NOR 606

NORMA PARA - NOR 606 MANUAL DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COD. 600 ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE COPRODUÇÃO APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 015/2013, de 21/01/2013 VIGÊNCIA: 29/01/2013 NORMA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE

Leia mais

FESTIVAL OLHAR INDEPENDENTE DE CURTAS

FESTIVAL OLHAR INDEPENDENTE DE CURTAS FESTIVAL OLHAR INDEPENDENTE DE CURTAS REGULAMENTO 1.0 DOS OBJETIVOS A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Televisão Universitária, vinculada a Superintendência de Comunicação, realiza

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGEM FESTIVAL CURTA CINEMA 2017

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGEM FESTIVAL CURTA CINEMA 2017 REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PROJETOS DE CURTA-METRAGEM FESTIVAL CURTA CINEMA 2017 1. Laboratório de Projetos de Curta Metragem - Festival Curta Cinema 2017 1.1. O Laboratório de Projetos de Curta Metragem

Leia mais

FILME EM MINAS - PROGRAMA DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL ª EDIÇÃO

FILME EM MINAS - PROGRAMA DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL ª EDIÇÃO ANEXO VI: FILME EM MINAS - PROGRAMA DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL 2014 7ª EDIÇÃO REGULAMENTO - DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS 1. DO OBJETO DA PREMIAÇÃO 1.1 Serão analisadas propostas de desenvolvimento de roteiros

Leia mais

Serão selecionadas até 25 séries, com o mínimo de 13 episódios de 26 de duração.

Serão selecionadas até 25 séries, com o mínimo de 13 episódios de 26 de duração. CONVOCATÓRIA TV CULTURA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE OBRAS AUDIOVISUAIS 2017 1. OBJETIVO Este Edital tem por objetivo a seleção de projetos de obras audiovisuais brasileiras independentes, pela Fundação

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

Regulamento Documentários. 2. Formato pra exibição no festival: DCP. 3. Produções finalizadas a partir de janeiro de 2016.

Regulamento Documentários. 2. Formato pra exibição no festival: DCP. 3. Produções finalizadas a partir de janeiro de 2016. Regulamento 2017 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 22ª edição do festival

Leia mais

2.1. De 01 a 19 de junho de 2017, estarão abertas as inscrições para os projetos audiovisuais que não estejam participando de qualquer outro edital.

2.1. De 01 a 19 de junho de 2017, estarão abertas as inscrições para os projetos audiovisuais que não estejam participando de qualquer outro edital. EDITAL PROJETO INVERNO 2017 TECCINE - TECNA O Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine) da PUCRS, em parceria com o Centro Tecnológico Audiovisual do Rs, TECNA, torna público o Edital

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

Regulamento Encerramento das Inscrições 01/12/2017 (às 23h59, horário de Brasília DF/ Brasil)

Regulamento Encerramento das Inscrições 01/12/2017 (às 23h59, horário de Brasília DF/ Brasil) Regulamento 2018 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 23ª edição do festival

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

PRÊMIO DIADORIM PROGRAMA DE APOIO A ROTEIRISTAS MULHERES

PRÊMIO DIADORIM PROGRAMA DE APOIO A ROTEIRISTAS MULHERES PRÊMIO DIADORIM PROGRAMA DE APOIO A ROTEIRISTAS MULHERES 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. O MULHERES DO AUDIOVISUAL BRASIL e a IMPRENSA MAHON tornam público o Prêmio Diadorim - Programa de Apoio a Roteiristas

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

CAVALO MARINHO AUDIOVISUAL LTDA CNPJ: / IE:

CAVALO MARINHO AUDIOVISUAL LTDA CNPJ: / IE: Jardim Miriam Próxima Estação - COPRODUÇÃO DE OBRA AUDIOVISUAL REGULAMENTO O JAMAC Jardim Miriam Arte Clube, Ponto de Cultura Arte Clube e a Cavalo Marinho Audiovisual, por meio do Projeto JAMAC Cinema

Leia mais

1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA

1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA 1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA EDITAL 2019 A Humana Saúde e a Azmut Propaganda tornam público o edital para realização do 1º FESTIVAL HUMANA DE CINEMA para processo de inscrição, seleção e premiação de ficção,

Leia mais

TCC. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas FAAC/UNESP - Bauru. Regulamento. Ano Letivo de 2017

TCC. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas FAAC/UNESP - Bauru. Regulamento. Ano Letivo de 2017 TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas FAAC/UNESP - Bauru Regulamento Ano Letivo de 2017 Curso de Artes Visuais - modalidades Licenciatura e Bacharelado

Leia mais

Regulamento 11 mil pés Lab audiovisual As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 13 a 28 de setembro de 2018

Regulamento 11 mil pés Lab audiovisual As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 13 a 28 de setembro de 2018 Regulamento 11 mil pés Lab audiovisual As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 13 a 28 de setembro de 2018 Informações gerais: Até o dia 28 de setembro de 2018, poderão ser inscritos sem nenhum

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lotado no Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017 A Comissão de Graduação do Curso de Graduação em Artes Visuais, em sessão de 7 de julho de 2017, RESOLVE Estabelecer

Leia mais

PROGRAMA DE ATIVIDADES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

PROGRAMA DE ATIVIDADES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II PROGRAMA DE ATIVIDADES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II O Programa de Atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com o Capítulo II seção IV do Regulamento do TCC, fixa os procedimentos,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CEPE Nº 13/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CEPE Nº 13/2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CEPE Nº 13/2018 Assunto: Atualizar o Regulamento de TCC do Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário São

Leia mais

EDITAL DE OCUPAÇÃO DA GALERIA DEARTES 2018

EDITAL DE OCUPAÇÃO DA GALERIA DEARTES 2018 EDITAL DE OCUPAÇÃO DA GALERIA DEARTES 2018 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O presente edital tem por objetivo selecionar propostas de artistas, curadores, grupos artísticos que tenham como objetivo a ocupação

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES Orientar o aluno durante o desenvolvimento do Plano de Trabalho, modelo disponível no Sites Docentes:

Leia mais

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2016, a 19º Semana

Leia mais

NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS MÉDICAS CURSO DE MEDICINA COORDENAÇÃO DO INTERNATO NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC INTRODUÇÃO Este documento estabelece

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso Normas Gerais para Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

NORMAS DO CURSO: PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE

NORMAS DO CURSO: PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO DE JANEIRO CAMPUS PINHEIRAL PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO NORMAS DO CURSO: PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM

Leia mais

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA UNIVAP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Posgrau REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO 2017 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 Capitulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º -

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES, CULTURA E LINGUAGENS

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES, CULTURA E LINGUAGENS EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES, CULTURA E LINGUAGENS Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) A Comissão

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL 1 REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO,

Leia mais

edital para seleção de projetos em artes visuais

edital para seleção de projetos em artes visuais edital para seleção de projetos em artes visuais A Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da Universidade de São Paulo (Acepusp) torna pública a abertura das inscrições para seleção de projetos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DA CULTURA, COMUNIDADE E EXTENSÃO DIRETORIA DE COMUNIDADE E CULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DA CULTURA, COMUNIDADE E EXTENSÃO DIRETORIA DE COMUNIDADE E CULTURA II MOSTRA DE AUDIOVISUAL DO OESTE DO PARÁ REGULAMENTO A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Núcleo de Produção Digital do Tapajós, torna público para conhecimento dos interessados

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, no período de 12 a 15 de julho de 2017, a 20ª Semana

Leia mais

Resolução n. 03, anexo da Portaria n. 03, de 09 de março de 2015.

Resolução n. 03, anexo da Portaria n. 03, de 09 de março de 2015. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL COLEGIADO DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL Resolução n. 03, anexo da Portaria n. 03,

Leia mais

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO 2013 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade

Leia mais

LICITAÇÃO PRESENCIAL N 03/ MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MELHOR CONTEÚDO ARTÍSTICO

LICITAÇÃO PRESENCIAL N 03/ MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MELHOR CONTEÚDO ARTÍSTICO LICITAÇÃO PRESENCIAL N 03/2018 - MODO DE DISPUTA FECHADO CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MELHOR CONTEÚDO ARTÍSTICO OBJETO: Seleção de propostas de desenvolvimento de projetos de obras audiovisuais de longa-metragem

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/023/2017, DE 14 DE JULHO DE 2017. 1 RESOLUÇÃO Nº

Leia mais

ENSAIO PRÊMIO BRASIL FOTOGRAFIA / REGULAMENTO

ENSAIO PRÊMIO BRASIL FOTOGRAFIA / REGULAMENTO ENSAIO PRÊMIO BRASIL FOTOGRAFIA / REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O Prêmio Brasil Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. 1. A ação curatorial propõe a apresentação

Leia mais

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 2 de maio até 29 de junho de A inscrição será realizada em duas etapas:

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 2 de maio até 29 de junho de A inscrição será realizada em duas etapas: EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM/IMS 2018 O Instituto Moreira Salles, entidade cultural sem fins lucrativos, institui o presente edital, que regulamenta o concurso para selecionar os projetos eleitos à BOLSA

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA UNIVAP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Posgrau REGULAMENTO DA MONOGRAFIA PARA CONCLUSÃO DE CURSO 2019 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 Capitulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º - A elaboração

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROPES DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO - DPI EDITAL IFMT Nº 034/2016 PROPES/IFMT

Leia mais

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis I Mostra Audiovisual do Grupo Unis 1 I. OBJETIVO DO CHAMADO PÚBLICO O objetivo deste chamado é selecionar produções audiovisuais criadas e idealizadas por alunos do Grupo Educacional Unis, por outras instituições,

Leia mais

EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM / IMS 2014

EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM / IMS 2014 EDITAL BOLSA DE FOTOGRAFIA ZUM / IMS 2014 O Instituto Moreira Salles, entidade cultural sem fins lucrativos, institui o presente edital, que regulamenta o concurso para selecionar os projetos eleitos à

Leia mais

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso 1 Universidade Estadual de Ponta Grossa Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso Manual do Trabalho de Conclusão de Curso 1. Introdução Neste manual são apresentadas as regras e diretrizes que norteiam

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO LICITAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE CONCURSO ARTÍSTICO (ÁUDIOVISUAL)

Leia mais

Regulamento - Rodada de projetos (versão 20/03/2014) 1. Informações Gerais do regulamento. 1.1 Sobre o comkids

Regulamento - Rodada de projetos (versão 20/03/2014) 1. Informações Gerais do regulamento. 1.1 Sobre o comkids Regulamento - Rodada de projetos (versão 20/03/2014) 1. Informações Gerais do regulamento 1.1 Sobre o comkids O comkids é uma iniciativa para promoção de produções audiovisuais, digitais, interativas e

Leia mais

3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo do presente edital é apoiar financeiramente projetos

Leia mais

EDITAL N 03/2018. Edital de Fomento à Arte e Cultura nos campi da UnB

EDITAL N 03/2018. Edital de Fomento à Arte e Cultura nos campi da UnB EDITAL N 03/2018 Edital de Fomento à Arte e Cultura nos campi da UnB O Decano de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília (UnB), no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/002/2009, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2009. 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃONº 001/2009 DO OBJETIVO

CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃONº 001/2009 DO OBJETIVO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃONº 001/2009 Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural UFG ESTABELECEA POLÍTICA DE PRODUÇÃO COOPERADA COM A FUNDAÇÃO RTVE PARA A REALIZAÇÃO DE PROGRAMASTELEVISIVOS.

Leia mais

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÈ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA A REDE PÚBLICA DE TELEVISÃO. ESCLARECIMENTO 02 Enviado por e-mail em 24.02.2017

Leia mais

SUMÁRIO 1 TRABALHO DE CURSO TC I (PROJETO). 2 2 TRABALHO DE CURSO TC II (MONOGRAFIA). 3 4 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. 9 ANEXOS.

SUMÁRIO 1 TRABALHO DE CURSO TC I (PROJETO). 2 2 TRABALHO DE CURSO TC II (MONOGRAFIA). 3 4 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. 9 ANEXOS. MANUAL DE PROJETO DE CURSO - TC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SOCIEDADE DE ENSINO DE CALDAS NOVAS LTDA FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS CALDAS NOVAS 2013 1 SUMÁRIO 1 TRABALHO DE CURSO TC I (PROJETO)...

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

ETEC Dona Escolástica Rosa 122 Santos / SP REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ETEC Dona Escolástica Rosa 122 Santos / SP REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 7ª Edição 2018 NORMAS INTERNAS E ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA ETEC DONA ESCOLÁSTICA

Leia mais

Pós-Graduação em Produção Audiovisual

Pós-Graduação em Produção Audiovisual Pós-Graduação em Produção Audiovisual Início em 27 de abril de 2017 Aulas aos sábados de 8:30 às 15:00 (com intervalo de 1:00 hora) Consultar planos de pagamento Desconto para pagamento à vista. 1 1 Objetivo

Leia mais

REGULAMENTO. CURTA 5 III Festival de Curtas Metragens do Instituto Federal da Bahia - IFBA

REGULAMENTO. CURTA 5 III Festival de Curtas Metragens do Instituto Federal da Bahia - IFBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Eunápolis COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Av. David Jonas Fadini, s/ n, Juca Rosa, Eunápolis BA CEP 45823-431

Leia mais

O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero.

O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Regulamento 2019 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 24ª edição do festival

Leia mais

Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política

Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA SÃO PAULO ABRIL DE 2018 Sumário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Resolução Nº 03/2013. Regulamenta as normas para realização da defesa e julgamento do trabalho final no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba e dá outras providências.

Leia mais

CONVOCATÓRIA TV CULTURA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE OBRAS AUDIOVISUAIS 2017

CONVOCATÓRIA TV CULTURA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE OBRAS AUDIOVISUAIS 2017 ERRATA CONVOCATÓRIA TV CULTURA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE OBRAS AUDIOVISUAIS 2017 1. OBJETIVO Este Edital tem por objetivo a seleção de projetos de obras audiovisuais brasileiras independentes, para licenciamento

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES PARA O ESPAÇO DE ARTES DA UFCSPA 2018

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES PARA O ESPAÇO DE ARTES DA UFCSPA 2018 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES PARA O ESPAÇO DE ARTES DA UFCSPA 2018 A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Leia mais

MANUAL DE HABILITAÇÃO CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA COPRODUÇÃO INTERNACIONAL MUNDO

MANUAL DE HABILITAÇÃO CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA COPRODUÇÃO INTERNACIONAL MUNDO MANUAL DE HABILITAÇÃO CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA COPRODUÇÃO INTERNACIONAL MUNDO - 2019 Resumo Requisitos para a Habilitação dos projetos nas submodalidades A1, A2, B1 e B2 do Edital de Coprodução internacional

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL 2011 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade prática

Leia mais

CONCURSO Nº 03/2016- PROCESSO INTERNO Nº 675/16 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO E/OU FINALIZAÇÃO DE OBRA AUDIOVISUAL DE LONGA-METRAGEM.

CONCURSO Nº 03/2016- PROCESSO INTERNO Nº 675/16 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO E/OU FINALIZAÇÃO DE OBRA AUDIOVISUAL DE LONGA-METRAGEM. CONCURSO Nº 03/2016- PROCESSO INTERNO Nº 675/16 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO E/OU FINALIZAÇÃO DE OBRA AUDIOVISUAL DE LONGA-METRAGEM. ESCLARECIMENTO 02 Enviado por e-mail em 23.01.2017 às

Leia mais

Regulamento Interno para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Técnica Estadual de Guaianazes

Regulamento Interno para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Técnica Estadual de Guaianazes Regulamento Interno para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Técnica Estadual de Guaianazes Organização Vanessa Ferraz Duarte Costa Colaboradores Adilson Augusto de Lima Alexandre Odilon

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho

Leia mais

ETEC Dona Escolástica Rosa 122 Santos / SP REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ETEC Dona Escolástica Rosa 122 Santos / SP REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 5ª Edição 2015 NORMAS INTERNAS E ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA ETEC DONA ESCOLÁSTICA

Leia mais

Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. PROFNIT - Mestrado Profissional

Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. PROFNIT - Mestrado Profissional Normas para Exame de Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso Conteúdo A. Exame de Qualificação... 1 B. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso... 2 C. Trabalho de Conclusão de Curso... 2 C.1.

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA DE ARTE UFF E DO ESPAÇO UFF DE FOTOGRAFIA

Leia mais

SALÃO DE ARTES VISUAIS DE ALAGOINHAS - SAVA 2017

SALÃO DE ARTES VISUAIS DE ALAGOINHAS - SAVA 2017 SALÃO DE ARTES VISUAIS DE ALAGOINHAS - SAVA 2017 REGULAMENTO O Centro de Cultura de Alagoinhas em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia SECULT e a Diretoria Espaços Culturais - DEC torna

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. 1 FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. Institui o Regulamento para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, para o curso de Pedagogia.

Leia mais

Envelope 1 (uma via): - Ficha de Inscrição (Ver Anexo I) totalmente preenchida com os dados da equipe que realizará o filme.

Envelope 1 (uma via): - Ficha de Inscrição (Ver Anexo I) totalmente preenchida com os dados da equipe que realizará o filme. Edital 016/2014 Bacharelado de Cinema e Vídeo SÚMULA: Edital de Apoio Institucional a Produção Audiovisual Estudantil do Curso de Graduação Bacharelado em Cinema e Vídeo da FAP. I - Objetivo 1.1 O objetivo

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD)

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Colegiado de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade Coordenação de Trabalho de Conclusão

Leia mais

NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA DO MIS CONVOCATÓRIA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM 2017 SEGUNDA EDIÇÃO: GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA

NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA DO MIS CONVOCATÓRIA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM 2017 SEGUNDA EDIÇÃO: GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA DO MIS CONVOCATÓRIA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM 2017 SEGUNDA EDIÇÃO: GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA Esta convocatória, iniciativa do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO DECISÃO Nº 02/2013 Altera: Decisão n o 01/2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, reunida em 16/08/2013, no uso de suas atribuições, DECIDE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS CULTURAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS CULTURAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS CULTURAIS PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA DA UFAL CINEMA EDITAL PARA SELEÇÃO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DE CURTA-METRAGENS

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Convocatória Nova Fotografia 2017

Convocatória Nova Fotografia 2017 Convocatória Nova Fotografia 2017 O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

NORMAS - MOSTRA DE ENSAIOS FOTOGRÁFICOS FRONTEIRAS CONTEMPORÂNEAS

NORMAS - MOSTRA DE ENSAIOS FOTOGRÁFICOS FRONTEIRAS CONTEMPORÂNEAS Normas para envio de propostas de apresentação de Ensaios Fotográficos e Mostra de filmes A Comissão Organizadora do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E FRONTEIRAS; 4º ENCONTRO NORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA DE ARTE UFF LEUNA GUIMARÃES DOS SANTOS

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016.

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. Estabelece as normas gerais para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso para graduação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia

Leia mais

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Departamento de Linguagem e Comunicação Licenciatura em Letras Português Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais