Ofício-Circular SEP Fernando Vieira Gustavo Mulé Raphael Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ofício-Circular SEP Fernando Vieira Gustavo Mulé Raphael Souza"

Transcrição

1 Ofício-Circular SEP 2016 Fernando Vieira Gustavo Mulé Raphael Souza

2 O conteúdo desta apresentação reflete a opinião dos autores. As opiniões aqui manifestadas não necessariamente refletem as opiniões da Comissão de Valores Mobiliários ou de seu Colegiado.

3 Ofício-Circular SEP anual Principais objetivos: Orientar sobre os procedimentos que devem ser observados no envio de informações periódicas e eventuais Orientar sobre interpretações dadas pelo Colegiado e pela SEP relativamente a aspectos relevantes da legislação e regulamentação Fomentar a divulgação das informações e realização de operações de forma coerente com as melhores práticas de governança corporativa

4 Ofício-Circular CVM/SEP N 02/2016 O Ofício-Circular CVM/SEP N 02/2016 foi emitido em contendo 13 capítulos: 1. A Superintendência de Relações com Empresas 2. Registro de Emissor 3. Informações Periódicas 4. Principais Informações Eventuais 5. Orientações Comuns às Informações Periódicas e Eventuais 6. Regras Especiais sobre Emissores 7. Eventos Societários Relevantes e Outras Orientações 8. Recursos, Consultas, Audiências e Pedidos de Vista de Processos 9. Sistema Empresas.NET para a Elaboração e Entrega de Informações 10. Orientações para Elaboração do Formulário de Referência 11. Orientações Gerais às Companhias Incentivadas 12. Plano de Supervisão Baseada em Risco SBR 13. Boas Práticas a Serem Adotadas pelas Companhias Abertas

5 Principais alterações do Ofício-Circular CVM/SEP N 02/ Informações sobre a Superintendência de Relações com Empresas (SEP); 2. Alterações no Formulário de Referência 2016 Instruções CVM nº 552/14, nº561/15 e nº567/15; 3. Implementação do sistema de voto a distância Instrução CVM nº 561/15; 4. Operações de fusão, cisão, incorporação e incorporação de ações envolvendo emissores de valores mobiliários registrados na categoria A. Instrução CVM nº 565/15;

6 Principais alterações do Ofício-Circular CVM/SEP n 02/ Negociação com ações de própria emissão Instrução CVM nº 567/15; 6. Divulgação sobre a posição de investidores em ações de companhia aberta e derivativos nelas referenciados Instrução CVM nº 568/15; 7. Transações entre partes relacionadas Art. 30, XXXIII, da Instrução CVM nº 480/09; e 8. Recomendação de boas práticas extraídas do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa - IBGC.

7 1. Superintendência de Relações com Empresas (SEP) Organograma da SEP SEP Fernando Soares Vieira Assistente Gustavo Mulé GEA-1 Nilza Maria Silva de Oliveira GEA-2 Guilherme Rocha Lopes GEA-3 Raphael Acácio G. S. de Souza GEA-4 Jorge Luis da Rocha Andrade GEA-5 Vinícius Almeida Janela

8 1. Superintendência de Relações com Empresas (SEP) Tipo Companhias Abertas Quantidade em Categoria A Categoria B 177 Total com Registro ativo 624 Registro suspenso 7 Companhias Estrangeiras Registro ativo (categoria A) 10 Registro suspenso 2 Companhias Incentivadas Registro ativo 97 Registro suspenso 12 Total 752

9 1. Superintendência de Relações com Empresas (SEP) Dadas suas atribuições, a SEP atua: Por demanda analisando pedidos de registro, consultas, reclamações etc.; e De forma preventiva supervisionando a entrega de informações, a adequação da divulgação à regulamentação, bem como a regularidade das deliberações em assembleias gerais e da condução dos negócios por parte dos controladores e órgãos de administração, conforme o Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco (SBR). Obs.: Para cumprir com suas atribuições, a SEP mantém convênios com a BM&FBOVESPA e com a ANBIMA.

10 1. Superintendência de Relações com Empresas (SEP) Atribuições da GEA 1 e 2: Analisar pedidos de registro inicial de emissor de valores mobiliários, bem como a atualização de registros em ofertas públicas de distribuição; Analisar eventual negociação por parte de administradores, controladores diretos e a própria companhia em período vedado, antes de demonstrações financeiras anuais e intermediárias; Analisar consultas de companhias e pedidos de cancelamentos voluntários de registro; e Analisar a divulgação adequada pelas companhias, seus administradores ou acionistas, de informações úteis capazes de afetar as decisões de investimento e o exercício de direitos por parte dos acionistas minoritários (supervisão de determinadas informações periódicas e eventuais, verificação do conteúdo das propostas de administração para as assembleias gerais ordinárias e verificação das informações objeto do Formulário de Referência).

11 1. Superintendência de Relações com Empresas (SEP) Atribuições da GEA 3 e 4: Analisar eventual existência de irregularidades nas propostas e decisões da administração, nas deliberações em assembleias gerais e na condução dos negócios por parte dos controladores e órgãos de administração (análise de operações de fusão, cisão e de incorporação envolvendo companhias abertas, transações com partes relacionadas, deliberações sobre aumento de capital por subscrição privada, emissões privadas de valores mobiliários conversíveis em ações, deliberações sobre redução de capital e deliberações sobre conversão de ações); Analisar reclamações envolvendo companhias; Analisar pedidos de adiamento e interrupção de assembleias; e Apresentação de Termos de Acusação.

12 1. Superintendência de Relações com Empresas (SEP) Atribuições da GEA 5: Analisar as demonstrações financeiras com relatórios de auditoria com opinião modificada, bem como realizar análises com foco em temas específicos em função de riscos identificados no curso do trabalho de supervisão; Analisar as demonstrações financeiras anuais e intermediárias divulgadas pelas companhias, quando da distribuição pública de valores mobiliários; Determinar republicação de demonstrações financeiras; Analisar consultas e reclamações envolvendo demonstrações financeiras; e Apresentação de Termos de Acusação envolvendo demonstrações financeiras.

13 1. Superintendência de Relações com Empresas (SEP) Atribuições da SEP: Analisar pedidos de concessão e cancelamento de registro de companhias incentivadas; Supervisionar a prestação tempestiva das informações periódicas das companhias (envio de s de alerta nas datas limite para a entrega de documentos periódicos, aplicação de multas cominatórias, divulgação semestral de lista de companhias inadimplentes, suspensão de registro e cancelamentos de ofício de registros); Analisar recursos contra aplicação de multas cominatórias; e Suspender e cancelar de ofício (por inadimplência de informações) registros de companhias abertas, estrangeiras e incentivadas.

14 2. Alterações no Form. de Referência - Inst. CVM nº 552/14, nº 561/15 e nº 567/15 Redução do número de seções, de 22 para 21, tendo em vista que as informações que eram prestadas na seção 8 (Grupo Econômico) passaram a ser apresentadas na seção 15 (Controle e grupo econômico). Transferências de alguns itens entre as seções 4 (Fatores de risco) e 5 (Política de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos), que recebeu ainda o item sobre controles internos que anteriormente se encontrava na seção 10 (Comentário dos Diretores). Na seção 4, foi incluída a solicitação de informações sobre questões socioambientais e substituída a solicitação de informações do valor provisionado em cada processo judicial, administrativo e arbitral pelo valor total provisionado.

15 2. Alterações no Form. de Referência - Inst. CVM nº 552/14, nº 561/15 e nº 567/15 Na seção 5, foi dada mais ênfase nas informações sobre o gerenciamento de riscos e controles internos do emissor. A seção 12 (Assembleia Geral e Administração), foi ajustada para solicitar informações sobre regras, políticas e práticas relativas a assembleias gerais, em razão da edição da Inst. CVM nº 561/15 (Voto a distância). Ainda na seção 12, inclusão de solicitação de informação do percentual de participações nas reuniões do CA ou do CF (item 12.6), bem como a informação se o emissor segue algum código de boas práticas de governança corporativa, indicando, em caso afirmativo, o código seguido e as práticas diferenciadas de governança corporativa adotadas em razão do mesmo (12.12).

16 2. Alterações no Form. de Referência - Inst. CVM nº 552/14, nº 561/15 e nº 567/15 A inclusão, na seção 15 (Controle e grupo econômico), de solicitação da informação do nome ou denominação social e o CPF ou CNPJ do mandatário ou representante legal no Brasil de acionista residente ou domiciliado no exterior. A seção 16 (Transações com partes relacionadas) foi ajustada para excluir as informações sobre as operações realizadas entre o emissor e as sociedades em que detenha, direta ou indiretamente, a totalidade do capital social.

17 2. Alterações no Form. de Referência - Inst. CVM nº 552/14, nº 561/15 e nº 567/15 A seção 18 (Valores Mobiliários), recebeu o item sobre oferta pública de distribuição que anteriormente se encontrava na seção 10 (Comentário dos Diretores). A seção 19 (Planos de recompra e valores mobiliários em tesouraria) foi ajustada em razão da Inst. CVM nº 567/15 (Negociação de ações de própria emissão).

18 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Alcance da norma (a) às Assembleias Gerais Ordinárias; e (b) às Assembleias Gerais Extraordinárias que deliberarem sobre a eleição de membros do conselho fiscal ou do conselho de administração, quando a eleição se fizer necessária por vacância da maioria dos cargos do conselho, por vacância em conselho que tiver sido eleito por voto múltiplo ou para preenchimento das vagas dedicadas à eleição em separado de que tratam os arts. 141, 4º, e 239 da Lei nº 6.404/76.

19 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 As disposições da Instrução CVM nº 561/15, alterada pela nº570/15, serão aplicáveis: i) obrigatoriamente, em 1º de janeiro de 2017, por aquelas companhias que, na data de publicação da Instrução CVM nº 561/15, tinham ao menos uma espécie ou classe de ação de sua emissão compreendida no Índice Brasil 100 IBrX-100 ou Índice Bovespa IBOVESPA; ii) obrigatoriamente, em 1º de janeiro de 2018, para as demais companhias abertas registradas na categoria A e autorizadas por entidade administradora de mercado à negociação de ações em bolsa de valores; e iii) facultativamente, às companhias abertas de que tratam os itens i e ii que optaram por adotar a votação a distância em assembleia no exercício 2016, nos termos da item I da Deliberação da CVM nº 741/15.

20 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Deliberação CVM nº 741/15 Em função da identificação de necessidade de maior tempo de adaptação às normas previstas na Instrução CVM nº 561/15 por parte das instituições financeiras prestadoras de serviços de escrituração, a prestação do serviço de coleta e transmissão de instruções de preenchimento de voto não será realizada pelos escrituradores no exercício de 2016.

21 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Boletim de Voto a Distância Conteúdo do Boletim de Voto a Distância (i) todas as matérias constantes da agenda da assembleia; (ii) orientações sobre a possibilidade de envio direto à companhia e menção à possibilidade de utilização de prestadores de serviços; (iii) orientações sobre o seu envio por correio postal ou eletrônico, quando o acionista desejar enviá-lo diretamente à companhia; e (iv) orientações sobre as formalidades necessárias para que o voto enviado diretamente à companhia seja considerado válido.

22 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Boletim de Voto a Distância Envio do Boletim de Voto a Distância (i) diretamente à companhia (por correio postal ou eletrônico); (ii) ao custodiante do acionista (caso as ações estejam depositadas em depositário central); ou (iii) à instituição financeira contratada pela companhia para a prestação dos serviços de escrituração de valores mobiliários (no ano de 2016, em função da não participação dos escrituradores da cadeia de coleta e transmissão de voto a distância, está opção não estará disponível para os acionistas). Obs: em qualquer dos casos o Boletim de voto a distância deverá ser recebido até 7dias antes da data da assembleia

23 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Boletim de Voto a Distância Pedidos de inclusão de propostas no Boletim de voto a distância (i) candidatos ao conselho de administração e ao conselho fiscal da companhia; e (ii) deliberação no Boletim de Voto a Distância por ocasião da assembleia geral ordinária, devendo, para tanto, ser observados, respectivamente, os percentuais de participação previstos nos anexos da Instrução. Obs.: Em até 3 (três) dias úteis, a companhia deverá informar aos requerentes que incluirá no boletim de voto as propostas recebidas dos acionistas ou indicar a lista completa dos motivos pelos quais tal solicitação não cumpre os requisitos regulamentares.

24 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Voto a distância exercido por prestadores de serviço Excepcionalmente em 2016, conforme previsto na Deliberação CVM nº 741/15, o serviço de coleta e transmissão de instruções de preenchimento de voto não será realizado pelos escrituradores. O depositário central deve enviar à companhia mapa sintético das instruções de voto dos acionistas, identificando quantas aprovações, rejeições ou abstenções recebeu cada matéria deliberada e quantos votos recebeu cada candidato ou chapa, cumprindo assim a obrigação originalmente atribuída ao escriturador. A companhia divulgará, por meio do Módulo IPE do Sistema Empresas.NET e em sua página na rede mundial de computadores, o mapa sintético de votação recebido do depositário central, na mesma data de seu recebimento.

25 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Voto a distância exercido diretamente As formalidades exigidas para a identificação do acionista não foram especificadas pela Instrução CVM nº 561/15, ficando a cargo da companhia arrolar os documentos necessários, no entanto, estas exigências não devem impedir injustificadamente a participação em assembleia de qualquer acionista. Até o fim do prazo para recebimento do Boletim de Voto a Distância, o acionista poderá enviar nova instrução de voto para a companhia, não devendo este novo envio ser considerado como uma instrução de voto conflitante, mas sim como uma retificação.

26 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Cômputo dos votos na assembleia geral Presença do acionista na assembleia O acionista que utilizar a faculdade do voto a distância e cujo boletim de voto tenha sido considerado válido ou que tenha registrado sua presença no sistema eletrônico de participação a distância disponibilizado pela companhia deve ser considerado presente à respectiva assembleia e signatário de sua ata.

27 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Cômputo dos votos na assembleia geral Cômputo dos votos A instrução de voto proveniente de determinado CPF ou CNPJ deve ser atribuída a todas as ações detidas por aquele CPF ou CNPJ, de acordo com as posições acionárias fornecidas pelo escriturador, na data da assembleia. Em caso de divergências entre o boletim de voto a distância recebido diretamente pela companhia e a instrução de voto contida no mapa analítico do escriturador (ou do depositário central, excepcionalmente em 2016) a instrução de voto proveniente do escriturador (ou do depositário central, em 2016) deve prevalecer no cômputo dos votos.

28 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Cômputo dos votos na assembleia geral Cômputo dos votos Na véspera da data de realização da assembleia geral, a companhia deve divulgar por meio do sistema eletrônico na página da CVM e em sua própria página na rede mundial de computadores, mapa de votação sintético consolidando os votos proferidos a distância.

29 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Cômputo dos votos na assembleia geral Devem ser desconsideradas as instruções de voto a distância de acionistas que: (i) comparecendo fisicamente à assembleia geral, solicitem exercer o voto presencialmente; (ii) tenham optado por votar por meio de sistema eletrônico, na forma do inciso II do 2º do artigo 21-C da Instrução CVM nº 481/09; ou (iii) não sejam elegíveis para votar na assembleia ou na respectiva deliberação.

30 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Cômputo dos votos na assembleia geral A companhia deve computar votos: (i) conforme mapa analítico das instruções de voto dos acionistas fornecido pelo escriturador (ou do depositário central excepcionalmente em 2016); (ii) conforme mapa analítico de votação elaborado pela companhia com base nos boletins de voto a distância recebidos diretamente dos acionistas; e (iii) conforme as manifestações de voto apresentadas pelos acionistas presentes na assembleia.

31 3. Sistema de voto a distância Inst. CVM nº 561/15 Cômputo dos votos na assembleia geral Na data de realização da assembleia geral, a companhia deve divulgar por meio do sistema eletrônico na página da CVM e em sua própria página na rede mundial de computadores, mapa final de votação consolidando os votos proferidos a distância e os votos proferidos presencialmente, conforme computados na assembleia.

32 4. Inst. CVM nº 565/15: Incorporações Fato Relevante (art. 3º) Apenas quando necessário segundo requisitos da Instrução 358. Seu conteúdo deve obedecer os requisitos do anexo 3 da Instrução 565. Divulgação antecipada de relação de troca Não recomendada, porém, caso ocorra, deve ser acompanhada pelas informações do art. 4º (estágio das negociações, circunstâncias em que ainda pode ser alterada etc).

33 4. Inst. CVM nº 565/15: Incorporações Demonstrações financeiras das companhias envolvidas: Mesma data base para ambas e até 180 dias para a deliberação em assembleia geral. Aumentos e redução de capital em consequência de incorporações e cisões: Desnecessidade de disponibilização das informações dos anexos 14 e 16 da Instrução CVM nº 481/09.

34 4. Inst. CVM nº 565/15: Incorporações Pedidos de dispensa ( Deliberação 559 ) Fato relevante resumido Auditoria das demonstrações financeiras Superados em razão das mudanças da 565 Laudo de patrimônio líquido a preços de mercado

35 5. Inst. CVM nº 567/15: Negociações com Ações de Própria Emissão Aprovação de operações pela assembleia geral em casos sensíveis: Operações privadas de mais de 5% das ações Operações privadas a preços mais de 10% diferentes das cotações de mercado Com objetivo de alterar controle ou estrutura administrativa Com parte relacionada (vedados negócios com acionista controlador)

36 5. Inst. CVM nº 567/15: Negociações com Ações de Própria Emissão Novos anexos às Instruções 480 e 481: Informações básicas sobre quantidades de ações a serem negociadas No caso de operação fora de mercados organizados: Preço máximo (mínimo) de aquisição (alienação) Razões para divergências em relação a cotações de mercado Razões pelas quais a administração se sente confortável de que não haverá prejuízos a credores ou dividendos obrigatórios, fixos ou mínimos.

37 5. Inst. CVM nº 567/15: Negociações com Ações de Própria Emissão Saldo de lucros e reservas Verificação com base nas demonstrações mais recentes. Reforço aos deveres fiduciários dos administradores com relação à capacidade financeira de a companhia efetuar operações de recompra. Administradores devem tomar diligências para se assegurar que: Não afeta o cumprimento das obrigações assumidas com credores, nem o pagamento de dividendos; Não há fatos previsíveis capazes de alterar significativamente o montante de recursos apurados por meio de ITR até o final do exercício social.

38 5. Inst. CVM nº 567/15: Negociações com Ações de Própria Emissão Derivativos Os derivativos de liquidação física e financeira foram equiparados às ações para fins de: Necessidade de aprovação da assembleia geral nas situações consideradas mais sensíveis pela norma Limite de 10% de ações em tesouraria

39 5. Inst. CVM nº 567/15: Negociações com Ações de Própria Emissão Os derivativos de liquidação física foram equiparados às ações para fins de verificação do saldo de reservas. Derivativos de liquidação apenas financeira não exigem saldo de lucros e reservas contábeis Não há equiparação com as ações em tesouraria para fins de direitos políticos (contrapartida: divulgação de eventual acordo de voto)

40 5. Inst. CVM nº 567/15: Negociações com Ações de Própria Emissão Divulgação mensal Operações das companhias passam a ser divulgadas mensalmente, de modo similar ao dos administradores (ICVM 358, art. 11). Foi feito um ajuste no Sistema IPE para envio do formulário referente às operações da companhia, controladas e coligadas.

41 5. Inst. CVM nº 567/15: Negociações com Ações de Própria Emissão

42 6. Inst. CVM nº 568/15: Participações relevantes Gatilhos de 5% e múltiplos para definição de participações relevantes. Negociações relevantes pelos investidores com derivativos, ainda que de liquidação financeira, precisam ser divulgados (ICVM 358, art. 12). Campo 15 do formulário de referência.

43 6. Inst. CVM nº 568/15: Participações relevantes Participações relevantes Cômputo paralelo de (i) derivativos de liquidação física + ações e (ii) derivativos de liquidação financeira. 0,15 0,1 0,05 0 Ações + Derivativos de Liquidação Física Derivativos de Liquidação Financeira

44 6. Inst. CVM nº 568/15: Participações relevantes Mudanças na Instrução CVM nº 358/02 Planos de Investimento Intensificação da supervisão de negócios realizados por insiders. Principais características: Formalização prévia Caráter irrevogável e irretratável Antecedência de 6 meses para modificações Abstenção de operações que mitiguem efeitos do plano Posterior verificação da observância do plano

45 7. Transação entre partes relacionadas Anexo 30-XXXIII Controlador A B Sub A1 Sub A2

46 8. Recomendação de boas práticas extraídas do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa - IBGC. Inclusões no Capítulo 13 do Ofício-Circular Política de Negociação (item 13.2) Política de gerenciamento de riscos (item 13.3) Assembleia geral de acionistas (item 13.9) Comitê de auditoria (item 13.11) Acordo de acionistas (item 13.15) Conselho de administração e comitês (item 13.16) Diretoria (item 13.17) Conselho Fiscal (item 13.18) Conduta e conflitos de interesse (item 13.19) Obs.: os itens em diante foram acrescentados no Ofício-Circular 2016.

47 Muito obrigado!

Fernando Soares Vieira. Superintendente de Relações com Empresas - SEP

Fernando Soares Vieira. Superintendente de Relações com Empresas - SEP Fernando Soares Vieira Superintendente de Relações com Empresas - SEP Seminário Orientações para companhias abertas e estrangeiras Pontos que serão comentados Breve apresentação da SEP Principais alterações

Leia mais

Voto a distância. Ofício-Circular CVM/SEP Nº 01/17. Gustavo Mule

Voto a distância. Ofício-Circular CVM/SEP Nº 01/17. Gustavo Mule Voto a distância Ofício-Circular CVM/SEP Nº 01/17 Gustavo Mule O conteúdo desta apresentação reflete a opinião dos autores. As opiniões aqui manifestadas não necessariamente refletem as opiniões da Comissão

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA AGO. PABLO RENTERIA Diretor da CVM. Fevereiro/2016

A ORGANIZAÇÃO DA AGO. PABLO RENTERIA Diretor da CVM. Fevereiro/2016 A ORGANIZAÇÃO DA AGO PABLO RENTERIA Diretor da CVM Fevereiro/2016 Ressalto que as opiniões que expressarei aqui hoje refletem exclusivamente a minha visão e não necessariamente a da CVM como instituição

Leia mais

Orientações às AGOS: Ofício-Circular CVM/SEP 2015

Orientações às AGOS: Ofício-Circular CVM/SEP 2015 Orientações às AGOS: Ofício-Circular CVM/SEP 2015 Março 2015 Dov Rawet Superintendência de Relações com Empresas - SEP Organograma da SEP SEP Fernando Soares Vieira Assistente Gustavo Mulé GEA-1 Nilza

Leia mais

Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias 25/02/2016

Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias 25/02/2016 Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias 25/02/2016 Índice: Atualizações Normativas Principais Obrigações Periódicas Proposta da Administração Voto Múltiplo Formulário de Referência Atualizações

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / COMPANHIA ABERTA BRML3

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / COMPANHIA ABERTA BRML3 BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 06.977.745/0001-91 COMPANHIA ABERTA BRML3 BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA REFERENTE À ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 28 DE ABRIL DE 2017,

Leia mais

Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias Material Inicial Aspectos Gerais, Voto Múltiplo, Voto à Distância e Pontos de Atenção

Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias Material Inicial Aspectos Gerais, Voto Múltiplo, Voto à Distância e Pontos de Atenção Preparação para as Assembleias Gerais Ordinárias Material Inicial Aspectos Gerais, Voto Múltiplo, Voto à Distância e Pontos de Atenção 16 de fevereiro de 2017 Índice Cronograma Básico Aspectos Gerais Voto

Leia mais

NADIR FIGUEIREDO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A. CNPJ / NIRE COMPANHIA ABERTA

NADIR FIGUEIREDO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A. CNPJ / NIRE COMPANHIA ABERTA NADIR FIGUEIREDO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A. CNPJ 61.067.161/0001-97 NIRE 35300022289 COMPANHIA ABERTA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA MAPA SINTÉTICO DO ESCRITURADOR Em observância ao artigo

Leia mais

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e Anexo I ao Oficio Circular 016/2010-DP O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA S.A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 30, alíneas a, b e c do Estatuto

Leia mais

INDICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONTRATADA PELA COMPANHIA PARA PRESTAR O

INDICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONTRATADA PELA COMPANHIA PARA PRESTAR O BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. DE 27/04/2018 (CONFORME ANEXO 21-F INSTRUÇÃO 481 CVM) Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO

Leia mais

Fernando Soares Vieira. Superintendente de Relações com Empresas - SEP

Fernando Soares Vieira. Superintendente de Relações com Empresas - SEP Fernando Soares Vieira Superintendente de Relações com Empresas - SEP II Seminário CODIM Melhores práticas de divulgação de informações ao mercado CODIM Desde 2008, a CVM, representada pela Superintendência

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 561, DE 7 DE ABRIL DE 2015

INSTRUÇÃO CVM Nº 561, DE 7 DE ABRIL DE 2015 INSTRUÇÃO CVM Nº 561, DE 7 DE ABRIL DE 2015 Altera e acrescenta dispositivos à Instrução CVM nº 480, de 7 de dezembro de 2009, e à Instrução CVM nº 481, de 17 de dezembro de 2009. O PRESIDENTE DA COMISSÃO

Leia mais

Iniciativas Recentes da CVM. Maria Helena Santana Encontro de Conselheiros Previ de agosto de 2009

Iniciativas Recentes da CVM. Maria Helena Santana Encontro de Conselheiros Previ de agosto de 2009 Iniciativas Recentes da CVM Maria Helena Santana Encontro de Conselheiros Previ 2009 14 de agosto de 2009 INICIATIVAS RECENTES DA CVM Regulação Supervisão preventiva Enforcement Deveres dos administradores

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. 08.09.2016 1 Objetivo 1.1 A presente da BB Seguridade Participações S.A. ( Política ), aprovada na Reunião do Conselho de

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / COMPANHIA ABERTA BRML3

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / COMPANHIA ABERTA BRML3 BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 06.977.745/0001-91 COMPANHIA ABERTA BRML3 BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA REFERENTE À ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 13 DE DEZEMBRO DE 2017, ÀS 14

Leia mais

Tendo em vista que a ratificação da Chapa Consensual constante do item 1 da Ordem do Dia ora proposta tem por objetivo dar cumprimento às regras de

Tendo em vista que a ratificação da Chapa Consensual constante do item 1 da Ordem do Dia ora proposta tem por objetivo dar cumprimento às regras de Tendo em vista que a ratificação da Chapa Consensual constante do item 1 da Ordem do Dia ora proposta tem por objetivo dar cumprimento às regras de governança previstas no Plano de Recuperação Judicial

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CIA SEGUROS ALIANCA DA BAHIA de 29/03/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CIA SEGUROS ALIANCA DA BAHIA de 29/03/2019 Nome do Acionista Data da atualização das informações: 27/02/2019 CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento O presente boletim de voto deve ser preenchido caso o acionista opte por exercer

Leia mais

TRAFALGAR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. TRAFALGAR GESTÃO DE PATRIMÔNIO LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS. Agosto de 2017.

TRAFALGAR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. TRAFALGAR GESTÃO DE PATRIMÔNIO LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS. Agosto de 2017. TRAFALGAR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. E TRAFALGAR GESTÃO DE PATRIMÔNIO LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS Agosto de 2017. 1. OBJETIVO O presente documento descreve a Política de

Leia mais

Tendo em vista que a ratificação da Chapa Consensual constante do item 5 da Ordem do Dia ora proposta tem por objetivo dar cumprimento às regras de

Tendo em vista que a ratificação da Chapa Consensual constante do item 5 da Ordem do Dia ora proposta tem por objetivo dar cumprimento às regras de Tendo em vista que a ratificação da Chapa Consensual constante do item 5 da Ordem do Dia ora proposta tem por objetivo dar cumprimento às regras de governança previstas no Plano de Recuperação Judicial

Leia mais

Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária 04 de abril de Manual de Participação

Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária 04 de abril de Manual de Participação Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária 04 de abril de 2019 Manual de Participação SUMÁRIO Pg Mensagem da Administração 2 Edital de Convocação 3 Informações para participação na Assembleia Geral 4

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGOE - CIA HERING de 26/04/2017

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGOE - CIA HERING de 26/04/2017 Data da atualização das informações: 27/03/2017 Nome BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA CNPJ ou CPF do acionista Orientações de preenchimento O presente boletim é referente à Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS (Regras, procedimentos e descrição dos controles internos, elaborados para o cumprimento da Instrução CVM nº 558) Este material foi elaborado pela Hashdex

Leia mais

BRASKEM S.A C.N.P.J. No / NIRE COMPANHIA ABERTA

BRASKEM S.A C.N.P.J. No / NIRE COMPANHIA ABERTA BRASKEM S.A C.N.P.J. No 42.150.391/0001-70 NIRE 29300006939 COMPANHIA ABERTA MAPA FINAL DE VOTAÇÃO DETALHADO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE ABRIL DE 2018 São Paulo, 10 de

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S.A. de 16/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S.A. de 16/04/2019 Data da atualização das informações: 15/03/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento O presente boletim de voto deve ser preenchido caso o acionista opte por exercer

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS MOGNO CAPITAL INVESTIMENTOS LTDA.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS MOGNO CAPITAL INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS MOGNO CAPITAL INVESTIMENTOS LTDA. Política de Exercício do Direito de Voto em Assembleias gerais relativas a ativos detidos pelos fundos de

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA B3

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA B3 POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA B3 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 4 4 REGRAS PARA A NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS...

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - UNIPAR CARBOCLORO S.A. de 17/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - UNIPAR CARBOCLORO S.A. de 17/04/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Data da atualização das informações: 14/03/2019 Orientações de preenchimento O presente Boletim deverá ser preenchido por todo acionista que venha optar

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO da Sabesp de 28/04/ CNPJ ou CPF do acionista 2.1. Endereço de do acionista

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO da Sabesp de 28/04/ CNPJ ou CPF do acionista 2.1. Endereço de  do acionista BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA 1. Nome do acionista AGO da Sabesp de 28/04/2017 2. CNPJ ou CPF do acionista 2.1. Endereço de e-mail do acionista 3. Orientações de preenchimento O acionista que optar por exercer

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - BR INSURANCE CORRETORA DE SEGUROS S.A. de 27/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - BR INSURANCE CORRETORA DE SEGUROS S.A. de 27/04/2018 Data da atualização das informações: 27/03/2018 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Este boletim de voto a distância ( Boletim ) refere-se à assembleia geral

Leia mais

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE ATIVOS FINANCEIROS QUE CONTEMPLEM O DIREITO DE VOTO E INTEGREM AS CARTEIRAS DOS FUNDOS

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. 23.1.2015 1. OBJETIVO 1.1 A presente Política de Transações com Partes Relacionadas da BB Seguridade Participações S.A. (

Leia mais

ANEXO 1 BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS CNPJ / NIRE Companhia Aberta

ANEXO 1 BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS CNPJ / NIRE Companhia Aberta ANEXO 1 BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S.A. USIMINAS CNPJ 60.894.730/0001-05 NIRE 313.000.1360-0 Companhia Aberta Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada 11.02.2019

Leia mais

Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA

Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA Procedimentos para registro de companhias na BM&FBOVESPA O registro de companhias no Bovespa Mais, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1 de Governança Corporativa deverá ser precedido de requerimento formal

Leia mais

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE ATIVOS FINANCEIROS QUE CONTEMPLEM O DIREITO DE VOTO E INTEGREM AS CARTEIRAS DOS FUNDOS

Leia mais

ANEXO A. A Companhia exige o reconhecimento de firma do Boletim conferido no território brasileiro e a notarização do Boletim concedido fora do País.

ANEXO A. A Companhia exige o reconhecimento de firma do Boletim conferido no território brasileiro e a notarização do Boletim concedido fora do País. ANEXO A BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA 1. Nome ou razão social do acionista (sem abreviações) 2. CNPJ ou CPF do acionista 2.1. Endereço de e-mail para envio ao acionista de confirmação do recebimento do boletim

Leia mais

V8 Capital Gestão de Investimentos. Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

V8 Capital Gestão de Investimentos. Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Sumário 1. Introdução... 2 2. Regras Gerais... 2 3. O Exercício de Direito de Voto... 3 4. Situações Excepcionais de Não Exercício do Direito de

Leia mais

Mapa Final de Votação Sintético das Assembleias Gerais de , às 16h15

Mapa Final de Votação Sintético das Assembleias Gerais de , às 16h15 Companhia Aberta CNPJ n o 60.746.948/0001-12 Mapa Final de Votação Sintético das Assembleias Gerais de 12.3.2018, às 16h15 O Banco Bradesco S.A. divulga aos seus acionistas, clientes e ao mercado em geral,

Leia mais

TARPON INVESTIMENTOS S.A. CNPJ/MF / NIRE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE PRIMEIRA CONVOCAÇÃO

TARPON INVESTIMENTOS S.A. CNPJ/MF / NIRE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE PRIMEIRA CONVOCAÇÃO TARPON INVESTIMENTOS S.A. CNPJ/MF 05.341.549/0001-63 NIRE 35.300.314.611 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE PRIMEIRA CONVOCAÇÃO São convocados os titulares de ações ordinárias de emissão

Leia mais

Mapa sintético consolidado de votação (Boletim de Voto a Distância) para as Assembleias Gerais de , às 16h15

Mapa sintético consolidado de votação (Boletim de Voto a Distância) para as Assembleias Gerais de , às 16h15 Companhia Aberta CNPJ n o 6.746.948/1-12 Mapa sintético consolidado de votação (Boletim de Voto a Distância) para as Assembleias Gerais de 12.3.218, às 16h15 O Banco Bradesco S.A. informa aos seus acionistas,

Leia mais

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP)

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Guia Rápido: Programas de Recompra de Ações 1 Neste Guia Rápido apresentamos os principais aspectos legais

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2018 BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA Data da atualização das informações: 29/03/2018 AGE - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2018 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento

Leia mais

Política de Negociação com Valores Mobiliários de emissão própria. (conforme Instrução CVM 358/02 e regulamentação correlata do mercado de capitais)

Política de Negociação com Valores Mobiliários de emissão própria. (conforme Instrução CVM 358/02 e regulamentação correlata do mercado de capitais) Política de Negociação com Valores Mobiliários de emissão própria (conforme Instrução CVM 358/02 e regulamentação correlata do mercado de capitais) Adotada pelo Conselho de Administração na reunião ocorrida

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - BCO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. de 25/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - BCO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. de 25/04/2019 Data da atualização das informações: 05/04/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Caso opte por exercer o seu direito de voto à distância, nos termos da Instrução

Leia mais

Sociedades por Ações

Sociedades por Ações Rua Gomes de Carvalho, 1329 8º andar 04547-005 São Paulo SP T +55 11 3043 4999 www.vbso.com.br Fevereiro de 2017 Prazo para Realização de AGOs e Reunião Anual de Sócios Tendo em vista a aproximação do

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CANEPA ASSET MANAGEMENT - CAM BRASIL GESTAO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CANEPA ASSET MANAGEMENT - CAM BRASIL GESTAO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CANEPA ASSET MANAGEMENT - CAM BRASIL GESTAO DE RECURSOS LTDA. Versão: Junho/2016 CAPÍTULO I Definição e Finalidade 1.1 A presente Política

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - SUL AMERICA S.A. de 29/03/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - SUL AMERICA S.A. de 29/03/2018 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Assembleia pendente de aprovação BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA Orientações de preenchimento E-MAIL DO ACIONISTA: (obrigatório informar endereço de e-mail

Leia mais

Modelo de Boletim de voto a distância

Modelo de Boletim de voto a distância Modelo de Boletim de voto a distância BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA Anexo 21-F incluído pela Instrução CVM nº 561, de 7 de abril de 2015. ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 27DE ABRIL DE 2018 ( AGO ) 1. Nome

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / COMPANHIA ABERTA BRML3

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº / COMPANHIA ABERTA BRML3 BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 06.977.745/0001-91 COMPANHIA ABERTA BRML3 BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA REFERENTE À ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 27 DE ABRIL DE 2018,

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - ANIMA HOLDING S.A. de 25/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - ANIMA HOLDING S.A. de 25/04/2018 Data da atualização das informações: 26/03/2018 Nome do Acionista AGO - ANIMA HOLDING S.A. de 25/04/2018 CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Os acionistas poderão exercer o voto

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. Anexo II à Ata de Reunião do Conselho de Administração da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A., realizada em 12 de agosto de 2008 POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA MULTIPLAN

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - NATURA COSMETICOS S.A. de 12/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - NATURA COSMETICOS S.A. de 12/04/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Data da atualização das informações: 13/03/2019 Orientações de preenchimento Este boletim de voto a distância (o Boletim ) refere-se à assembleia geral

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO. Fevereiro/2019

POLÍTICA DE VOTO. Fevereiro/2019 POLÍTICA DE VOTO SAGMO CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. Fevereiro/2019 1 I. INTRODUÇÃO E OBJETIVO A presente Política de Voto ( Política ) tem por objetivo estabelecer os princípios gerais que norteiam

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES de 26/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES de 26/04/2018 Nome do Acionista BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA Data da atualização das informações: 27/03/2018 AGE - SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES de 26/04/2018 CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGOE - SUL AMERICA S.A. de 29/03/2017

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGOE - SUL AMERICA S.A. de 29/03/2017 Data da atualização das informações: 21/02/2017 Nome BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA CNPJ ou CPF do acionista Orientações de preenchimento E-MAIL DO ACIONISTA: (obrigatório informar endereço de e-mail para

Leia mais

ANEXO II. Política de Divulgação de Negociação com Valores Mobiliários da Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A.

ANEXO II. Política de Divulgação de Negociação com Valores Mobiliários da Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A. ANEXO II Política de Divulgação de Negociação com Valores Mobiliários da Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A. INVEPAR I. DO OBJETO 1.1. Em atendimento à Instrução da Comissão de Valores

Leia mais

Departamento de Controles Internos e de Compliance

Departamento de Controles Internos e de Compliance Departamento de Controles Internos e de Compliance Política de Exercício de Direito de Voto Proxy Voting Angá Asset Management 1 1. OBJETIVO Esta Política, em conformidade com o Código de Regulação e Melhores

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 27 DE ABRIL DE 2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 27 DE ABRIL DE 2018 1 Nome do Acionista: 2 Endereço de E-mail do Acionista: 3 - CNPJ ou CPF do Acionista: 4 - Orientações para Entrega do BOLETIM: O BOLETIM será recebido pela Companhia até 07 (sete) dias antes da data da

Leia mais

ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLEIAS

ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLEIAS ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLEIAS JANEIRO /2019 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGOE - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. DE 28/04/2017 (CONFORME ANEXO 21-F INSTRUÇÃO 481 CVM)

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGOE - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. DE 28/04/2017 (CONFORME ANEXO 21-F INSTRUÇÃO 481 CVM) BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGOE - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. DE 28/04/2017 (CONFORME ANEXO 21-F INSTRUÇÃO 481 CVM) NOME CNPJ OU CPF DO ACIONISTA ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO Caso opte por

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E CONFLITO DE INTERESSES VERSÃO DE JUNHO/2015 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. REGRAS PARA DELIBERAÇÕES SOBRE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS...

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO V2 INVESTIMENTOS LTDA.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO V2 INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO V2 INVESTIMENTOS LTDA. 1. Definição e Finalidade O objetivo desta Política de Exercício de Direito de Voto ( Política de Voto ) é estabelecer os princípios que

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2019 Data da atualização das informações: 29/03/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Nos termos da Instrução CVM n.º 481/2009, conforme alterada, o acionista que

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - NADIR FIGUEIREDO IND E COM S.A. de 22/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - NADIR FIGUEIREDO IND E COM S.A. de 22/04/2019 Nome do Acionista Data da atualização das informações: 22/03/2019 CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Este Boletim de Voto à Distancia deve ser preenchido caso o acionista opte

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. Assembleia Geral Ordinária SUL AMÉRICA S.A. de 28/03/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. Assembleia Geral Ordinária SUL AMÉRICA S.A. de 28/03/2019 Nome do acionista CNPJ ou CPF do acionista Orientações de preenchimento E-MAIL DO ACIONISTA: (obrigatório informar endereço de e-mail para comunicação direta da Companhia com o acionista) O presente boletim

Leia mais

Ato e Fato Relevante

Ato e Fato Relevante Ato e Fato Relevante Sigilo e Divulgação 02 de abril de 2014 Fernando Soares Vieira Superintendente de Relações com Empresas - SEP Organograma da SEP SEP Fernando Soares Vieira Assistente Dov Rawet GEA-1

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DA

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DA GARDE ASSET MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 18.511.433/0001-77 E DA GARDE PREVIDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 30.701.673/0001-30

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações

Fundo de Investimento em Participações Fundo de Investimento em Participações Antonio Berwanger Bruno Luna Bruno Gomes Superintendência de Desenvolvimento de Mercado SDM Superintendência de Relações com Investidores Institucionais SIN 10 de

Leia mais

Política de Voto. Verde Asset Management S.A.

Política de Voto. Verde Asset Management S.A. Política de Voto Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais Relativas a Ativos Detidos Pelos Fundos de Investimento Geridos pela Verde Asset Management S.A Verde Asset Management S.A.

Leia mais

Política de Exercício de Voto

Política de Exercício de Voto Política de Exercício de Voto Politica de Exercício de Voto I - Objeto e Aplicação 1.1. Esta política tem por objetivo definir os critérios e princípios a serem utilizados pela Legatus Gestora de Recursos

Leia mais

BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º / NIRE FATO RELEVANTE

BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º / NIRE FATO RELEVANTE BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º 62.232.889/0001-90 NIRE 35.300.524.110 FATO RELEVANTE São Paulo, 29 de março de 2016 O Banco Daycoval S.A. (BM&FBOVESPA: DAYC4), instituição financeira

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLÉIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLÉIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLÉIAS OURO PRETO GESTÃO DE RECURSOS S.A. (Gestora) CNPJ: 11.916.849/0001-26 março/2015 1 I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA

Leia mais

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS Data de elaboração: 30.11.2016 Versão: 1.1 ÍNDICE POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLIEAS

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS Última Versão: Junho de 2016 Versão Vigente: Janeiro de 2019 A Pacifico Administração de Recursos tem como único objetivo a gestão de recursos

Leia mais

1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis Declaração do Diretor Presidente 2

1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis Declaração do Diretor Presidente 2 Índice 1. Responsáveis pelo formulário 1.1 - Declaração e Identificação dos responsáveis 1 1.1 Declaração do Diretor Presidente 2 1.2 - Declaração do Diretor de Relações com Investidores 3 1.3 - Declaração

Leia mais

AZUL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

AZUL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS AZUL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 09.305.994/0001-29 NIRE 35.300.361.130 AVISO AOS ACIONISTAS COMUNICADO SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DO BOLETIM DE VOTO À DISTANCIA PARA ACIONISTAS DETENTORES DE AÇÕES

Leia mais

ÍNDICE 1. CONVITE PROCEDIMENTOS E PRAZOS...4

ÍNDICE 1. CONVITE PROCEDIMENTOS E PRAZOS...4 1 ÍNDICE 1. CONVITE...3 2. PROCEDIMENTOS E PRAZOS...4 2 1. CONVITE MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S.A. ( Companhia ou MRV ) convida seus acionistas a participarem da assembleia geral ordinária e extraordinária,

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO PROXY VOTING VERSÃO 6.0 (março /2018)

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO PROXY VOTING VERSÃO 6.0 (março /2018) POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO PROXY VOTING VERSÃO 6.0 (março /2018) ANGÁ ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. www.angaasset.com.br Av. Magalhães de Castro, 4.800 - Torre Capital Building - 17º andar

Leia mais

INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº / NIRE nº

INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº / NIRE nº INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº 76.627.504/0001-06 - NIRE nº 41 3 0029559 0 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A REALIZAR-SE NO DIA 09/08/2018 BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO MARÇO 2017

POLÍTICA DE VOTO MARÇO 2017 POLÍTICA DE VOTO MARÇO 2017 Esta Política é propriedade da Canvas Capital S.A. e não está autorizada a cópia, uso ou distribuição deste documento e seu conteúdo, sob nenhuma hipótese. Rua Professor Atílio

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS. Março 2017

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS. Março 2017 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS Março 2017 Esta política é propriedade da V.S. Serviços Financeiros Ltda. É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CTEEP - CIA TRANSMISSÃO ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA de 12/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CTEEP - CIA TRANSMISSÃO ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA de 12/04/2018 Data da atualização das informações: 16/03/2018 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Conforme estabelecido pela Instrução CVM nº 561/2015, que altera a Instrução

Leia mais

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. (EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL) CNPJ/MF Nº / NIRE Nº (Companhia Aberta)

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. (EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL) CNPJ/MF Nº / NIRE Nº (Companhia Aberta) 1. Nome: VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. (EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL) CNPJ/MF Nº. 67.571.414/0001-41 NIRE Nº. 35.300.338.421 (Companhia Aberta) BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais Skopos Investimentos Ltda. 1 Ficha Técnica: Título: Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais. Área responsável: Compliance

Leia mais

MANUAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

MANUAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA MANUAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 2018 ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA SUMÁRIO 1. MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO 03 2. INTRODUÇÃO 04 2.1. INFORMAÇÕES SOBRE A ASSEMBLEIA GERAL 04 2.1.1. LOCAL 04 2.1.2.

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CIA SANEAMENTO DO PARANA - SANEPAR de 26/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - CIA SANEAMENTO DO PARANA - SANEPAR de 26/04/2018 Data da atualização das informações: 03/04/2018 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Caso opte por exercer o seu direito de voto a distância, nos termos da Instrução

Leia mais

BRPP GESTÃO DE PRODUTOS ESTRUTURADOS LTDA

BRPP GESTÃO DE PRODUTOS ESTRUTURADOS LTDA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO BRPP Gestão de Produtos Estruturados Ltda. Fevereiro de 2017 I. Definição e Finalidade 1. A presente Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM DIRETORIA DE INVESTIMENTOS Sumário 1. OBJETO E APLICAÇÃO DESTA POLÍTICA... 3 2. PRINCÍPIOS GERAIS... 3 3. EXERCÍCIO DA POLÍTICA DE VOTO... 4 4. SITUAÇÕES DE

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRASIL PLURAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRASIL PLURAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRASIL PLURAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. I - Definição e Finalidade 1. A presente Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Leia mais

AVISO AOS ACIONISTAS

AVISO AOS ACIONISTAS BM&FBOVESPA S.A. - BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS CNPJ nº 09.346.601/0001-25 NIRE 35.300.351.452 AVISO AOS ACIONISTAS Prorrogação do prazo para envio do boletim de voto à distância via prestadores

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - OSX BRASIL S.A. de 30/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - OSX BRASIL S.A. de 30/04/2018 Data da atualização das informações: 29/03/2018 Nome do Acionista BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento O presente boletim deve ser preenchido caso o

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO COM VALORES MOBILIÁRIOS Vigência 20/12/ /12/2018

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO COM VALORES MOBILIÁRIOS Vigência 20/12/ /12/2018 Página 1/7 TÍTULO: VALORES MOBILIÁRIOS CLASSIFICAÇÃO: FINALIDADE: ELABORAÇÃO: APROVAÇÃO: NORMA ESTRATÉGICA Estabelecer a conduta dos administradores sobre a negociação com valores mobiliários do BRB Banco

Leia mais

AVISO AOS ACIONISTAS

AVISO AOS ACIONISTAS CPFL ENERGIA S.A. Companhia Aberta CNPJ 02.429.144/0001-93 NIRE 353.001.861-33 AVISO AOS ACIONISTAS A CPFL Energia S.A. ( Companhia ) (BM&FBOVESPA: CPFE3, NYSE: CPL), no que se refere à Assembleia Geral

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO WEG S.A. de 24/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO WEG S.A. de 24/04/2018 Nome do acionista: CNPJ ou CPF do acionista: Orientações de preenchimento: O acionista poderá exercer seu direito de voto à distância, conforme Instrução CVM nº 481 e suas alterações, com o preenchimento

Leia mais

CREDIT SUISSE HEDGING-GRIFFO. Credit Suisse Hedging-Griffo Asset Management Partners Gestão de Recursos S.A.

CREDIT SUISSE HEDGING-GRIFFO. Credit Suisse Hedging-Griffo Asset Management Partners Gestão de Recursos S.A. 10 CREDIT SUISSE HEDGING-GRIFFO Credit Suisse Hedging-Griffo Asset Management Partners Gestão de Recursos S.A. Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais relativas a ativos detidos

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - TOTVS S.A. de 05/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - TOTVS S.A. de 05/04/2018 Data da atualização das informações: 05/03/2018 Nome do Acionista BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Este Boletim de Voto a Distância ( Boletim ),

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - SER EDUCACIONAL S.A. de 30/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - SER EDUCACIONAL S.A. de 30/04/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Data da atualização das informações: 29/03/2019 Orientações de preenchimento O presente boletim deve ser preenchido caso o acionista opte por exercer o

Leia mais

ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS

ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS JANEIRO /2013 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA.

Leia mais

Rua Dr. Faivre 750 / Centro Cívico CEP: Curitiba/PR

Rua Dr. Faivre 750 / Centro Cívico CEP: Curitiba/PR I. OBJETIVO POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO O objetivo da presente política é estabelecer os princípios gerais, as matérias relevantes, o processo decisório e a forma de atuação da Catálise Investimentos

Leia mais