RESUMO DO LIVRO DO ANO DOS AVENTUREIROS O LIVRO DE DEUS DICAS PARA O ENSINO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO DO LIVRO DO ANO DOS AVENTUREIROS O LIVRO DE DEUS DICAS PARA O ENSINO 1"

Transcrição

1

2 RESUMO DO LIVRO DO ANO DOS AVENTUREIROS O LIVRO DE DEUS DICAS PARA O ENSINO 1. Se o seu filho não possui uma Bíblia, considere comprar um exemplar. Sugestão: Nova Versão internacional ou Nova Tradução na linguagem de Hoje.. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: A palavra de Deus dá vida (Deuteronômio 8:2-4); a palavra de Deus é perfeita ( 2 Samuel 22:31).. Reúna todas as Bíblias que há em seu lar. Conte as histórias que lhe vierem a mente a respeito de algumas delas. Explique porque você gosta e usa uma delas em especial.. Comece a ajudar seu filho a memorizar os livros da Bíblia na sequência para que ele se familiarize com eles. As versões musicadas dos livros bíblicos também auxiliam a aprendizagem. DICAS PARA O ENSINO 2. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: O povo fiel a Deus escreveu um livro a seu respeito (Malaquias 3:16); Mateus faz ligação entre o antigo e o novo testamento (Mateus 1:22,23); a promessa do Messias, feitas por Deus no Éden ao falar à serpente (Gênesis 3:15), é repetida por Jesus (João 3:16).. Converse com seu filho a respeito da história do plano da salvação: Deus e Jesus concordaram com o plano de resgate muito antes do pecado acontecer; Eles fizeram a promessa logo depois de Adão e Eva pecarem (Gênesis 3:15); o antigo e o novo acordo entre Deus e Seu povo fazem parte do mesmo plano. DICAS PARA O ENSINO 3. Explore os seguintes temas com seu filho: o povo de Deus obedece a Seus mandamentos (Deuteronômio 11:26-28); unicamente Deus seria capaz de fazer com que a Bíblia viesse a existir (Mateus 19:26); a melhor maneira de usar a Bíblia (Colossenses 3:16).. Às vezes, as crianças passam por alto algumas palavras-chave daquilo que está sendo lido porque ainda não entendem o que significam. Explique para seu filho o significado das seguintes palavras: história, língua(idioma), testamento, profeta.. Se tiver algum jogo bíblico sobre o povo de Israel, brinque com seu filho. Conversem a respeito do plano que Deus tinha para os israelitas. Enfatize de forma especial como esse plano fazia parte de um plano maior para salvar as pessoas do pecado.. Pergunte a seu filho de quais histórias bíblicas ele se lembra. Encontre e mostre onde essas histórias estão na Bíblia. Essa atividade pode se tornar um jogo chamado: Será que a mamãe e o papai consegue encontrar a história na Bíblia?

3 DICAS PARA O ENSINO 4. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: um escritor cuidadoso reuniu as histórias do Evangelho de Lucas (Lucas 1:3,4); a verdade é ensinada por meio de palavras faladas e escritas (2 Tessalonicenses 2:15); somos abençoados a fazer o que o livro de Deus diz (Apocalipse 22:7).. Brinque com seu filho, usando o jogo bíblico. DICAS PARA O ENSINO 5. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: algumas vezes Deus falou em voz audível (Êxodo 19:19); outras vezes, Deus falou por intermédio de sonhos (Gênesis 28:11-13); Deus costumava comunicar-se por meio de um peitoral com pedras coloridas para mostrar aos sacerdotes o que Ele queria que Israel fizesse (Números 27:21).. Converse com seu filho sobre as maneiras diferentes que Deus usa para falar com seu povo. Solidifique o conceito que seu filho possui do contato direto de Deus conosco. Algumas maneiras a serem mencionadas são: sonhos e visões, pensamentos inspirados pelo Espirito Santo, voz audível de Deus, mensagens dadas por anjos e as palavras ditas por Jesus enquanto esteve na Terra.. Peça para seu filho desenhar o Monte Sinai e Moisés recebendo os Dez Mandamentos diretamente das mãos do próprio Deus. DICAS DE ENSINO 6. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: alguém manteve registros que ajudaram os escritores bíblicos (1 Crônicas 4:22); as pessoas se lembravam de histórias importantes e as passavam de geração em geração (Gênesis 10:1); os maravilhosos feitos de Deus não podem ser escondidos (Isaias 63:7).. Separe um caderno pequeno para fazer um diário com seu filho. À noite, peça para ele contar o que aconteceu durante o dia. Explique que você quer ajuda-lo a registrar história sobre a infância dele.. Prepare-se para contar uma história bíblica para seu filho lendo cuidadosamente o relato e memorizando os detalhes principais. Depois de contar a história, lembre seu filho de que a maioria dos israelitas tinha conhecimento a respeito de Deus porque costumava ouvir pessoas contarem histórias verídicas sobre Ele e seu povo no passado.. Para o culto familiar da manhã em seu lar, inicie uma série que pode ser chamada de: Vamos descobrir as coisas boas que Deus tem feito. A cada culto mencione algo diferente.

4 DICAS DE ENSINO 7. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: as plantas do papiro crescem onde há muita água (Jó 8:11); barcos eram feitos de papiro (Isaias 18:1); alguns dos israelitas antigos sabiam escrever (Josué 18:4).. Ajude seu filho a criar alguns desenhos para escrever uma história sem usar as letras do alfabeto. Por exemplo, para recontar a história de Daniel na cova dos leões, vocês podem desenhar leões, mãos postas para orar, uma coroa (para representar o rei) e alguns rostos para simbolizar os conspiradores maus. Vocês podem contar a história em voz alta enquanto mostram os desenhos, ou criar um cartaz colocando os desenhos na ordem dos acontecimentos.. Encontre fotos ou ilustrações de ferramentas de escritas do passado, como o estilo, à pena e o tinteiro. Mostre como Deus sempre garantiu que seus profetas tivessem as ferramentas necessárias para escrever Suas palavras.. Tente fazer barquinhos com materiais naturais. Alguns materiais que podem ser usados são: casca de árvore, bambu, palito de sorvete ou folhas grandes de árvore. Tente a capacidade de flutuação dos barquinhos em uma lagoa ou em uma bacia de água. Certifique-se de mencionar durante a atividade o pequeno cesto em que Moisés foi colocado quando Bebê e ressaltar como ele flutuou em segurança até que o menino fosse resgatado. DICAS PARA O ENSINO 8. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: as leis de Deus dadas a Moisés (Êxodo 24:3); a aliança de Deus com Israel (Levítico 26:46); José e Maria e a Lei de Moisés (Lucas 2:22); Jesus e a sarça ardente (Lucas 20:37).. Dedique algum tempo para conversar com seu filho sobre os benefícios de ter bons hábitos de higiene. Relacione-os com as leis que Deus deu a Moisés para que o povo de Israel não ficasse doente.. Leia o relato de Êxodo 17 a respeito da batalha que os israelitas venceram porque as mãos de Moisés estavam erguidas. Explique por que a vitória foi de Deus. (O fato de Moisés manter as mãos erguidas era um sinal de que ele permitiu que Deus estivesse no comando). DICAS PARA O ENSINO 9. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: Jeremias escreve um livro (Jeremias 36:2); uma festa de sete dias para a Lei (Neemias 8).. Faça uma pesquisa na internet para encontrar ilustrações do tabernáculo israelita e da arca do concerto. Se necessário, lembre os compartimentos do santuário, os utensílios e suas funções e o procedimento para realizar os sacrifícios. Mostre a seu filho o que acontecia no tabernáculo.

5 . As ilustrações do tabernáculo e a explicação sobre os sacrifícios realizados ali lhe darão a oportunidade de explicar o plano da salvação em que Jesus Se ofereceu como Sacrifício por todos nós. Leia Hebreus 9:24, que fala sobre o santuário celestial. Pergunte: Qual é a diferença entre a cópia e o original? DICAS PARA O ENSINO 10. Explore alguns dos livros antigos que ajudaram os escritores bíblicos: Livro das Guerras do Senhor (Números 21:14); Livro de Jasar (Josué 10:12,13); Registros Históricos dos Reis de Israel (1 Reis 14:19); Registros Históricos dos Reis de Judá (1 Reis 14:29); Registros Históricos dos Reis de Israel e de Judá (2 Crônicas 27:7).. Converse com seu filho sobre o significado da palavra santo. Para a compreensão de uma criança, provavelmente seja melhor imitar essa discussão, mencionando apenas que as coisas sagradas são santas, puras, especiais e tratadas com respeito. Inclui a idéia de que Deus é tudo isso e muito mais. Ele é santíssimo.. Encontre materiais ou sites em vários idiomas diferentes, como espanhol, francês e alemão, e mostre a seu filho. Como são essas línguas. Algumas crianças ainda não se dão conta que falam o português e que existem outras línguas além das suas. Converse com seu filho a respeito dos idiomas em que a Bíblias foi escrita (hebraico, aramaico e grego). Encontre exemplo desses idiomas na internet e mostre como eles são.. Considere comprar um livro sobre a história da Bíblia. Há muitas operações de livros assim para crianças. As fotos e as ilustrações de Jerusalém, Babilônia, Médio-Pérsia e de outros lugares ajudarão seu filho a localizar as histórias bíblicas ao ouvi-las. DICAS PARA O ENSINO 11. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: as outras coisas que Jesus fez (João 21:25); as instruções de Paulo quanto à leitura de suas cartas (1Tessalonicenses 5:27); um ensino de Jesus não encontrado nos Evangelhos (Atos 20:35).. Em uma tarde de sábado, programe-se para fazer um códice com seu filho. Você precisará de folhas de papel de três furos, dois pedaços de madeira plana, uma furadeira e barbante. Um pedaço fino de compensado funciona bem para fazer uma boa capa de códice. Se o seu filho já souber escrever, peça-lhes para escrever alguns de seus versos bíblicos prediletos nas folhas de papel. Coloque um pequeno pedaço de papel em cada pedaço de madeira e marque onde os furos devem ser feitos. Fure os locais marcados com o auxílio de uma furadeira. Coloque as folhas de papel entre os pedaços de madeira e amarre tudo, passando o barbante por entre os furos. A amarradura deve ser firme, mais cuide para não apertar demais, o que dificultaria abrir o códice. DICAS PARA O ENSINO 12. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: Paulo, o apóstolo, cita o livro de Lucas como parte da Escritura Sagrada (1Timóteo 5:18/Lucas 10:7); Pedro considera as cartas de Paulo como parte da Escritura Sagrada (2 Pedro 3:15,16); Paulo declara que seus escritos são a Palavra de Deus (1 Tessalonicenses 2:13).

6 . Você já começou a memorizar os livros bíblicos com seu filho? Além de aprender os livros bíblicos por intermédio da música. Você também pode começar memorizando os cinco primeiros livros. Depois de alguns dias, acrescente mais cinco, assim por diante até memorizar tudo.. Você tem o hábito de ler passagens curtas da Bíblia para seu filho duas vezes ao dia? Vocês costumam conversar sobre o que foi lido e refletir sobre o que pode ser aplicado na vida diária? Se não considere começar a fazer isso a partir de agora. DICAS PARA O ENSINO 13. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: a Palavra de Deus está disponível a todos (Marcos 13:31); a Bíblia é viva e forte (Hebreus 4:12).. Crie uma ilustração junto com seu filho. Encontre exemplos por meio de uma pesquisa na internet dos termos ilustrações bíblicas. iluminuras bíblicas, e da expressão em inglês Bible illuminations. Escolha a passagem bíblica que irá ilustrar. Em uma folha de papel, esboce uma forma ou moldura para as palavras, deixando espaço para uma grande letra inicial e espaços para imagens e desenhos decorativos. Escreva os versos da Bíblia dentro da moldura desenhada. Caso seu filho saiba escrever, peça a ele que copie ali o verso. Utilize lápis de cor, giz de cera ou guache e pinte as figuras.. Leia João 6:68 com seu filho. Esse verso ajuda a criança a compreender porque os cristãos creem que a Bíblia é a palavra de Deus. Os discípulos que passaram tempo com Jesus pessoalmente acreditavam que Ele era o filho de Deus e, portanto, representa o que podemos e devemos acreditar como a verdade absoluta. DICAS PARA O ENSINO 14. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: Jesus disse que o Espirito Santo nos mostraria o que é e qual é a verdade (João 16:13); Paulo recomenda a verdade pura a respeito de Deus (2 Corintios 4:2); Davi prometeu a Deus que ficaria ao lado da verdade (Salmo 101).. Atualmente, a Bíblia usada pela Igreja Católica Romana contém livros apócrifos. Por que uma Bíblia tem os livros apócrifos e outra não? Os líderes da igreja Católica decidiram manter os apócrifos, mas a Igreja não os considera livros inspirados. DICAS PARA O ENSINO 15. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: o propósito de Deus sempre prevalece (Provérbios 19:21); Jesus chamou Paulo levar o Evangelho para reis e povos estrangeiros (Atos 9:1); Daniel permaneceu fiel enquanto trabalhou para o rei de outro país (Daniel 6:5); Jonas obedeceu a Deus e foi seu porta voz (Jonas 3:4,5); Jeremias foi um fiel profeta (Jeremias 38:1-13); Filipe ajudou um homem a entender o evangelho (Atos 8:26-39).. Pesquisa a expressão manuscrito iluminados. Procure reconhecer a história bíblica de cada figura. Tente você mesmo desenhar as figuras para sua Bíblia ilustrada.

7 DICAS PARA O ENSINO 16. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: o preço de seguir a vontade de Deus (Mateus 8:18-20); Como seguir Jesus dia a dia (Lucas 9:23,24); a recompensa de ser fiel (Apocalipse 21:1-5).. Procure mais história sobre os valdenses e leia para seu filho. DICAS PARA O ENSINO 17. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: as profecias de Isaias sobre os maus líderes da igreja (Isaias 29:13-16); os avisos de Jesus sobre os líderes de igreja que se tornaram maus (João 15:26-l6:4); Deus quer que seu povo se levante para defender a fé (Judas 1:3).. Abra um hinário ou coletânea de hinos religiosos. Veja se você e seu filho conseguem achar hinos baseados no livro de Salmos. (O índice escrituristico do Hinário Adventista do Sétimo Dia pode ser útil). Leia o salmo e as palavras do hino em voz alta.. Ajude seu filho a escrever o próprio Salmo, falando sobre a grandiosidade de Deus e o quanto o ama. O salmo não precisa rimar ou ter qualquer métrica. Contudo, os salmos que tiverem rimas e métricas podem receber uma música ou ser cantados com uma música conhecida.. Se tiver carimbos, mostre a seu filho como imprimir com eles. Mostre os cuidados que devem ter ao carimbar. Observe a palavra no carimbo para não carimbar errado. DICAS PARA O ENSINO 18. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: a luz da verdade brilha sobre o povo de Deus (Mateus 5:14,16); o melhor uso da imprensa e dos livros é na pregação do Evangelho (Mateus 28:18-20); o mundo não tem tamanho suficiente para conter tudo o que Jesus fez (João 21:25).. Faça carimbos com batatas cruas. Ajude seu filho a cortar as batatas ao meio. Pressione uma forminha pequena de biscoito na face plana da batata que foi cortada para marcar o desenho e depois retire (outra opção é recortar as formas desejadas em papel e coloca-las na face plana da batata). Use uma faca afiada para cortar a batata em torno do desenho de maneira que ele fique em alto relevo. Finalmente, você precisará de fitas de cores diferentes. Coloque cada cor em um prato. Passe a batata na cor desejada e aplique sobre o papel em branco e verá a forma desenhada no papel. Outra idéia é acrescentar um pouco de purpurina. Com o carimbo de batata você poderá fazer formas muito bonitas!. Faça seu livro. Você precisará de tiras de papel de aproximadamente 27 centímetros de comprimento e 8 a 10 centímetros de largura. Dobre a tira de papel na metade no sentido da largura. Desdobre a tira e dobre as duas pontas até que encostem no centro. Desdobre o papel para que você possa ver todas as quatro áreas marcadas. Escolha um

8 lado para começar a dobrar seu acordeão. Dobre a ponta direita da tira para que ela fique alinhada com a dobra seguinte. Deixe a tira dobrada e dobre novamente, voltando para a dobra central. Siga, assim, um padrão em zigue-zague de dobras do lado direito. Repita esse mesmo processo do lado esquerdo. Lembre-se de deixar a parte do papel entre as dobras lisa o suficiente para que você possa desenhar ou escrever. Cole uma fita na primeira dobra e na última para que você possa fechar o livro depois. Agora você já pode escrever ou desenhar em seu livro. DICAS PARA O ENSINO 19. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: o verso bíblico que diz em latim arcaico faça penitencia (Marcos 1:15); o bom caminho indicado pela Bíblia (2 Timóteo 3:16,17); a instrução de seguir a Cristo, não a tradição (Colossenses 2:8).. Continue (ou comece) a ler os livros da Bíblia na ordem correta para que seu filho fique familiarizado com a Bíblia e possa encontrar rapidamente as passagens. DICAS PARA O ENSINO 20. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: Jesus fala a respeito do seu sofrimento e morte (Lucas 9:22); Deus envia a Bíblia para as pessoas e sempre alcança bons resultados (Isaias 55:10,11); pessoas fieis receberão uma grande recompensa (Romanos 8:18,19). DICAS PARA O ENSINO 21. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: uma das poesias mais famosas da Bíblia (Salmo 23); uma frase célebre ainda usada hoje (Mateus 5:41); um exemplo da linguagem preservada da versão King James e que é difícil de entender (Salmo 119:147).. Compare o Salmo 23 ou outra passagem predileta em várias versões da Bíblia. Se não tiver muitas versões, faça uma busca em até três versões na página ou também em outras versões em Compare versões em linguagem mais tradicional com aquelas em linguagem atual.. DICAS PARA O ENSINO 22. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: devemos obedecer a Deus e não aos homens (Atos 5:29); somente a verdade de Deus nos torna livres (João 8:32); Deus nos fala por meio dos seus profetas do passado (Hebreus 1:1).. Fale sobre o significado de ser um missionário. Explique que Deus deseja que partilhemos tudo o que conhecemos sobre Ele e chama homens comuns, mas de muita fé, para estudar Sua Palavra e levar a mensagem a povos estrangeiros como missionário de tempo integral.

9 DICAS PARA O ENSINO 23. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: Abraão usa suas armas (Gênesis 14); Davi entra em Jerusalém (2 Samuel 5:8); as aventuras do rei Jeú (2 Reis 10). DICAS PARA O ENSINO 24. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: sua fé deve estar em Deus, não nas pessoas (Romanos 3:3,4); as promessas de Deus se cumprem (2 Corintios 1:18-20); o clamor a Deus do rei Davi (Salmo 18:30).. Acesse a internet e veja as cópias digitais dos Manuscritos do Mar Morto, os mais antigos manuscritos da Bíblia que foram encontrados. Podem ser encontrados pelo Google, digitando manuscritos do Mar Morto digitalizados. Voce encontrará imagens em alta definição, informações históricas e vídeos explicativos. DICAS PARA O ENSINO 25. Explore os seguintes temas bíblicos com seu filho: a Palavra de Deus é verdadeira e eterna (Salmo 119:89); a Bíblia nunca passará (Isaias 40:8); o que devemos fazer com a Bíblia (1 Timoteo 4:13).. Rádio, televisão, revistas e livros impressos e o trabalho pessoal são apenas algumas das formas usadas pelos adventistas do sétimo dia para levar o evangelho.. Há idiomas atualmente no mundo. A Bíblia inteira está disponível em apenas 457 línguas. O Novo Testamento está traduzido em idiomas. Ao redor do mundo, 340 milhões de pessoas não nenhum trecho da Bíblia em seu idioma. Os tradutores da Bíblia de Wycliffe tem feito traduções para idiomas de todo mundo desde Pense em maneiras de ajudar seu filho a falar da Bíblia para outras pessoas.

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

Circuito 4 4 de Leitura Bíblica

Circuito 4 4 de Leitura Bíblica Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Oséias 6.3a O ano novo traz consigo uma série de projetos, metas e sonhos que tem por objetivo nos tornar pessoas mais felizes e bem-sucedidas. A mídia nos

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7

FEVEREIRO DIA LIVROS CAPÍTULOS-VERSÍCULO 1 LEVÍTICO LEVÍTICO LEVÍTICO NÚMEROS NÚMEROS NÚMEROS 6 7 7 JANEIRO 1 GÊNESIS 1 2 3 4 5 6 2 GÊNESIS 7 8 9 10 11 12 3 GÊNESIS 13 14 15 16 17 4 GÊNESIS 18 19 20 21 5 GÊNESIS 22 23 24 6 GÊNESIS 25 26 27 7 GÊNESIS 28 29 30 8 GÊNESIS 31 32 33 9 GÊNESIS 34 35 36 10 GÊNESIS

Leia mais

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO

PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO PLANO DE LEITURA CRONOLÓGICA DA BÍBLIA EM 1 ANO Janeiro DIA LIVRO/CAPÍTULOS 01 ( ) Gênesis 1,2 02 ( ) Gênesis 3-5 03 ( ) Gênesis 6-9 04 ( ) Gênesis 10,11 05 ( ) Gênesis 12-15 06 ( ) Gênesis 16-19 07 (

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

JESUS RESISTIU AO MAL

JESUS RESISTIU AO MAL JESUS RESISTIU AO MAL MARQUE QUAL FOI A ESCOLHA DE JESUS Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Introdução à Bíblia INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por David

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata

Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata Ministério dos Desbravadores Missão Nordeste 4ª Região 2011 Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata www.quartaregiaorn.webnode.com.br Nome do Desbravador: Clube: Quartaregiaomn@gmail.com

Leia mais

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty Mostrando Respeito Projeto 205 Por David Batty 2 Nome Mostrando Respeito Data de início I Pedro 2:17-18 Data de término Projeto 205 Você provavelmente se lembra de várias situações em que alguém te desrespeitou.

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Culto 2 Descobrindo o Livro 25 fevereiro de 2018

Culto 2 Descobrindo o Livro 25 fevereiro de 2018 Culto 2 Descobrindo o Livro 25 fevereiro de 2018 OBJETIVO As crianças aprenderão que a Bíblia é eterna, que precisam conhecê-la e obedecer a ela para serem felizes de verdade. BASE BÍBLICA 2Reis 22.1 11;

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana

Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de AReformaLuterana Encarte do Mensageiro Luterano de outubro de 2014 Comunicando sempre - Jesus, a fonte da água viva AReformaLuterana MartinhoLutero Martinho Lutero nasceu na pequena cidade de Eisleben, na Alemanha, no

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Regra SOBRE Regra Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Índice Os Livros da Bíblia do índice às lições Um programa de quatro anos para estudar

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis

Por este programa, você lerá 3 capítulos por dia de segunda a sábado e 5 capítulos no domingo, em média. Gênesis Gênesis A fim de facilitar o controle de leitura da Bíblia Sagrada ao longo de um ano, sugerimos que cada pessoa imprima e utilize a seguinte tabela, onde poderá fazer o acompanhamento e conferir se está em dia

Leia mais

Como estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia Como estudar a Bíblia com quadro de leitura da Bíblia Ebook gratuito - www.escoladabiblia.com Av. Conde da Boa Vista 437 - Fone: 323-686 Como Estudar a Bíblia por Dennis Allan Através do estudo da Bíblia

Leia mais

guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8.14

guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8.14 Devocional Diário 4 a 8 anos SAIBA ESCOLHER O SEU MODELO 21/02/2016 03/04/2016 LIÇÃO BÍBLICA DESSA SEMANA: Êxodo 33.7-11 - Deuteronômio 31.1-8; 34.1-12 - Josué 1 A BÍBLIA DIZ: Porque todos os que são guiados

Leia mais

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela.

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. DIGO NÃO Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4.1)

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito

Leia mais

Conheça a Bíblia. Um estudo auto-didáto para aprender a usar a Bíblia

Conheça a Bíblia. Um estudo auto-didáto para aprender a usar a Bíblia Conheça a Bíblia Um estudo auto-didáto para aprender a usar a Bíblia Produzida pela Igreja Luterana Brasileira Rua Major Capilé 3965 CEP 79804-970 Dourados, MS 1 Capítulo 1 O que é a Bíblia? Como você

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia?

3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? 1 3.5 Como preparar & organizar uma lição sobre a Bíblia? Você deve estar aprendendo muitas maneiras novas para ensinar. Se quiser utilizar esses

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Bíblia: do Início ao Fim

Bíblia: do Início ao Fim Escola Bíblica Dominical de Férias Marcelo Garcia da Silva 24/01/16 I Introdução Bom dia! Como vão todos? Animados para a aula de hoje? Vamos lá! Bem, se você tem filhos pequenos talvez prefira outra frase...

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Vida cristã ESTUDOS 1. A Bíblia e eu 2. Agradar a Deus 3. A vida e as provas 4. Semelhantes a Cristo 5. Amar a Deus ESTUDO 1 TEXTO BÍBLICO: Filipenses 4:8 e 9 Por

Leia mais

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? 9 1. Promessas 11 Atos 1.1-26 2. A igreja movida pelo Espírito 17 Atos 2.1 4.4 3. Desafios da igreja 23 Atos 4.5 5.42 4. Vejo o céu aberto 28 Atos 6.1 7.60

Leia mais

Sumário. Introdução...7. Gálatas, Timothy Keller Juízes, Timothy Keller...77 Efésios, Richard Coekin

Sumário. Introdução...7. Gálatas, Timothy Keller Juízes, Timothy Keller...77 Efésios, Richard Coekin Sumário Introdução...7 Gálatas, Timothy Keller... 11 Juízes, Timothy Keller...77 Efésios, Richard Coekin... 164 Introdução As palavras do Senhor são puras, como prata purificada num forno, sete vezes

Leia mais

PRÁTICAS CRISTÃS Conhecendo a Igreja Local e Seus Propósitos Caderno de estudo Por David Batty

PRÁTICAS CRISTÃS Conhecendo a Igreja Local e Seus Propósitos Caderno de estudo Por David Batty PRÁTICAS CRISTÃS Conhecendo a Igreja Local e Seus Propósitos Caderno de estudo Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 PRÁTICAS CRISTÃS Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por

Leia mais

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus 1 Pedro 1:21 Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

EBD 11/06/ Às 10h10m terá início a transmissão via satélite da Escola Bíblica Dominical.

EBD 11/06/ Às 10h10m terá início a transmissão via satélite da Escola Bíblica Dominical. EBD 11/06/2017 1. ORIENTAÇÕES INICIAIS: 1. Às 10h10m terá início a transmissão via satélite da Escola Bíblica Dominical. 2. Após a saudação inicial feita pelo pastor do satélite que estiver conduzindo

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento A discussão a este ponto tem-se centrado em alguns textos principais que reivindicam inspiração para a Bíblia. Agora se deve dar atenção às

Leia mais

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer!

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! Como Deus Se Faz Conhecer Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! 1 Versículo-chave: Rm 1.20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu

Leia mais

Apresentação da Bíblia:

Apresentação da Bíblia: 2.º encontro Apresentação da Bíblia: Vamos hoje iniciar a nossa viagem através da Bíblia. E nada parece mais lógico que começar pela sua apresentação. Só assim, tal como acontece entre as pessoas, é possível

Leia mais

Lição n.º 7 (Introdução) Objeto de estudo: ministérios!

Lição n.º 7 (Introdução) Objeto de estudo: ministérios! Lição n.º 7 O que Jesus Fez com a Bíblia Dele Lição n.º 7 (Introdução) Objeto de estudo: Entender que a Bíblia deve ocupar lugar central em nossas vidas e ministérios! 1 Versículo-chave: chave: Ap 14.6

Leia mais

Como ser um bom amigo

Como ser um bom amigo Nesta seção você encontrará ajuda para problemas que muitas vezes atormentam-nos. Esperamos que estas orientações Bíblicas sirvam para acalmar seu coração, mas é importante lembrar que o nome de Jesus

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 7 1 7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE F. O JEJUM (Mateus 6:16-18) 1. Jejuar = abster-se de comida e bebida. 2. A frequência do jejum pelos judeus: a. Sob a lei mosaica se exigia o jejum UMA VEZ por ano

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

O Diário de Minha Mãe

O Diário de Minha Mãe O Diário de Minha Mãe Lúcifer não é satanás: a verdadeira origem do mal O Que a Bíblia Diz? Quem é "Lúcifer"? O nome Lúcifer é frequentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta ideia.

Leia mais

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA A lição anterior nos mostrou que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus. Esta lição apresenta ao leitor os assuntos gerais tratados na Bíblia: (1) suas divisões literárias

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 01 NOÉ, UM PREGADOR OUSADO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois o salário do pecado é a morte,

Leia mais

Companheiro Nome Unidade Gerais 1. Ter no mínimo 11 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade

Companheiro Nome Unidade Gerais 1. Ter no mínimo 11 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade Companheiro Nome Unidade Gerais 1. Ter no mínimo 11 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R P R

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill. Literaturas em formato digital:

Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill. Literaturas em formato digital: Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

A SEMANA IGNIÇÃO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO, DEVOCIONAL E MUITO MAIS! É SÓ ROLAR PARA BAIXO...

A SEMANA IGNIÇÃO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO, DEVOCIONAL E MUITO MAIS! É SÓ ROLAR PARA BAIXO... A SEMANA IGNIÇÃO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO, DEVOCIONAL E MUITO MAIS! É SÓ ROLAR PARA BAIXO... VEM AÍ!!! FÉRIAS COLINA DE VERÃO DIA 11/12 AO 15/12 PARA MAIS INFORMAÇÕES: IGNICAO@IGREJADACIDADE.NET O QUE ROLOU

Leia mais

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? Origem e transmissão do texto bíblico Principal material utilizado para receber uma escrita. MATERIAIS USADOS PARA ESCREVER Atualmente o papel é a principal forma para receber

Leia mais

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 OBJETIVO Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 As crianças entenderão que a palavra de Deus nos convence do pecado e transforma a nossa vida. BASE BÍBLICA João 17.17; Atos 9.1-19; Romanos

Leia mais

JANEIRO Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor. Jeremias 22:29

JANEIRO Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor. Jeremias 22:29 Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor. Jeremias 22:29 JANEIRO 2019 1 2 3 4 5 Feriado Génesis 1:1 2:25 6 7 8 9 10 11 12 Enc. Casais Génesis 3:1-24 Génesis 6:5-7:24 13 14 15 16 17 18 19 Génesis

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

O TABERNÁCULO Lição 41

O TABERNÁCULO Lição 41 O TABERNÁCULO Lição 41 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus deu aos israelitas instruções especificas para construiu o Tabernáculo em que eles iam prestar cultos. Ensinar que Deus nos dá instruções específicas

Leia mais

"Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade,

Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, 14 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação "Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: 1 / 5 ." (Êxodo 39:30) Ontem foi

Leia mais

A GRANDE HISTÓRIA PARTE 02

A GRANDE HISTÓRIA PARTE 02 Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 10/06/2018 A GRANDE HISTÓRIA PARTE 02 Versículos para Decorar: 1- Pela fé o povo atravessou o mar vermelho como em terra seca. (Hebreus 11:29A) 2-

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

Advento I Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Advento I Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Advento I Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Nessa semana estaremos iniciando os Adventos. Esse período é onde nos preparamos para comemorar o nascimento de Jesus

Leia mais

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1 de leitura da 20/08/2014 14:13:33 A Bíblia é a mensagem de Deus ao homem. A Bíblia explica como fomos criados, como nos afastamos de Deus e como é possível

Leia mais

Caderno das Classes Companheiro e Companheiro de Excursionismo

Caderno das Classes Companheiro e Companheiro de Excursionismo Ministério dos Desbravadores Missão Nordeste 4ª Região 2011 2011 Caderno das Classes Companheiro e Companheiro de Excursionismo mendes grupo 01/01/2011 www.quartaregiaorn.webnode.com.br Nome do Desbravador:

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO D Parabéns! Tendo você feito um estudo sério da Bíblia, agora começa uma etapa mais profunda da nossa série. Que Deus abençoe o seu estudo e lhe dê sabedoria para utilizar estas informações

Leia mais

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO?

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO? 04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES Quem é JESUS CRISTO? Igreja Metodista 04 Primeiros Passos: Quem é JESUS CRISTO? Que fantástica oportunidade você tem de conhecê-lo!! É o que eu mais quero...

Leia mais

Mas depois de anos esperando o filho que lhe fora prometido, Deus pediu a Abraão para Lhe dar o filho de volta.

Mas depois de anos esperando o filho que lhe fora prometido, Deus pediu a Abraão para Lhe dar o filho de volta. Aventuras em Hebreus 11, 3 a Parte A menos que seja indicado o contrário, todos os versículos foram extraídos da Edição Contemporânea de João Ferreira de Almeida. Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova,

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 4 ONDE APRENDEMOS A PALAVRA Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 2 Timóteo 3.14-17 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

Classe Pesquisador Nome Unidade Geral 1. Ter, no mínimo, 12 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade

Classe Pesquisador Nome Unidade Geral 1. Ter, no mínimo, 12 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade Classe Pesquisador Nome Unidade Geral 1. Ter, no mínimo, 12 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Leia mais

T Discipulado DISCIPULADO NOVOS CONVERTIDOS

T Discipulado DISCIPULADO NOVOS CONVERTIDOS T Discipulado Uma jornada com Jesus DISCIPULADO NOVOS CONVERTIDOS Lição 01 - CUIDANDO DOS NOVOS CONVERTIDOS Louvado seja o Senhor! Você agora é uma nova pessoa; Você nasceu de novo. Como um bebê recém-nascido

Leia mais

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS.

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS. PANORAMA 2018 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS. Fevereiro Reparando Perdão: Decidir que

Leia mais

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS TEXTO BÍBLICO Salmos 119.1-12 DESTAQUE " Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos." (Salmos 119.9). LEITURA DEVOCIONAL

Leia mais

ESTUDO ESPECIAL PARA O DIA DA BÍBLIA 1

ESTUDO ESPECIAL PARA O DIA DA BÍBLIA 1 ESTUDO ESPECIAL PARA O DIA DA BÍBLIA 1 Tema: Bíblia: fonte de ensino e esperança! Texto Bíblico: Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

Boletim MISSIONÁRIO. 30Trim DIVISÃO CENTRO-ESTE AFRICANA. Rol do Berço

Boletim MISSIONÁRIO. 30Trim DIVISÃO CENTRO-ESTE AFRICANA. Rol do Berço Boletim MISSIONÁRIO 30Trim 2016 DIVISÃO CENTRO-ESTE AFRICANA Rol do Berço Boletim Missionário DIVISÃO CENTRO-ESTE AFRICANA 3º Trimestre 2016 DEPARTAMENTO DOS MINISTÉRIOS DA CRIANÇA União Portuguesa dos

Leia mais

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO PRIMÁRIOS 4 a 8 ANOS ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO 3.1-36 A BÍBLIA DIZ:...Nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com

Leia mais