EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 PREÂMBULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 PREÂMBULO"

Transcrição

1 .. ~\, '\:. $ ASBI'\N ASSOCIAÇÃO DE BANCOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 PREÂMBULO A Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão, doravante denominado ASBAN-GOrrO/MA, com sede à Rua 83, qd. F-14, It. 47, N. 407, Setor Sul, Goiânia-GO, torna público que estão permanentemente abertas inscrições para CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS, pessoas jurídicas e físicas, visando integrar o "Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA", na forma estabelecida neste Edital, com fundamento no artigo 5, inciso 11; 206 incisos I, 11, 111 e 209 da Constituição Federal. 1. DAS DISPOSiÇÕES PRELIMINARES 1.1. O processo de credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos para prestação de serviços de consultoria/instrutória será organizado e conduzido pelo ASBAN GOrrO/MA A ASBAN-GOrrO/MA realiza o credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos para prestação de serviços de consultoria/instrutória com o objetivo de formação de um Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória O credenciamento não estabelece obrigação da ASBAN-GOrrO/MA de efetuar qualquértoritratação, constituindo apenas cadastro de prestadores de serviços aptos a atender às demandas específicas, quando houver Mediante identificação de demanda pela ASBAN-GOrrO/MA efetuar-se-á a contratação do credenciado para a prestação de serviços de consultoria/instrutória. 2. DO OBJETO 2.1. Este Edital tem como objeto o credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA, que poderão ser chamados para prestar serviços quando houver demanda. O credenciamento não gerará para credenciados qualquer direito de contratação, objetivando somente o cadastramento de consultores e/ou instrutores. 3. CONDiÇÕES PA AfREDENCIAMENTO 3.1. Poderão ser red ~ nciadas para prestar se ~s à A BAN-GOrrO/MA, pessoas jurídicas e físicas, de de que comprovada.9, po am competência técnica na Rua 83 n 407, Setor Sul- F e: (62) Fa : 62) CEP Goiânia - Goiás E-m I: asban@asban.com.br - Site:

2 .. ~\,,\:.7 I\S~ ASSOCIAÇÃO DE BANCOS prestação de serviços decorrente do credenciamento e que o ramo de atuação permita a realização de serviços de consultoria/instrutória A participação neste credenciamento implica na aceitação integral e irrestrita das condições estabelecidas neste Edital É vedada a participação de pessoas jurídicas e físicas que tenham sofrido restrição de qualquer natureza resultante de contrato firmado anteriormente com a ASBAN-GOfTO/MA. 4. ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO 4.1. O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as seguintes etapas eliminatórias: a) 1 a etapa - Inscrição: Preenchimento completo e correto do cadastro eletrônico e envio da documentação listada no item 6.2. b) 2 a etapa - Habilitação: Análise da documentação enviada à ASBAN-GOfTO/MA. c) 3 a etapa - Competência Técnica: entrevista com técnicos da ASBAN-GOfTO/MA Após o processo de credenciamento dos Consultores Técnicos/Acadêmicos a f\sban-gofto/ma promoverá a identificação de demandas e convocará os credenciados para tormalização ~e.contrato de prestação de serviços de consultoria/instrutória. 5. DAINSC-RIÇÃO 5.1. Á pessoa jurídica e/ou física que desejar participar do processo de credenciamento deverá: a) inscrever-se, a qualquer tempo, no endereço eletrônico no link "Credenciamento çje Consultores e Instrutores"; b) preencher o formulário e enviar os dados cadastrais; c) enviar para o asban@asban.com.br os documentos listados no item 6.2 deste Edital Quvia Correios em envelope. lacrado (via Sedex, AR ou qualquer outro meio com comprovação de envio), para a ASBAN-GOITO/MA, no endereço Rua 83, qd. F-14, It. 47, N. 407, térreo, Setor Sul, Goiânia-GO. CEP: Será permitida a inscrição, por profissional, para no máximo até 3 (três) áreas de conhecimento, sem limite de subáreas em que pretende atuar em consultoria/instrutória As inscrições para este Edital deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônicowww.asban.com.br no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores" Para efetuar a inscrição é imprescindível o preenchimento do cadastro eletrônico A inscrição sof,te será efetivada após o envio do~/entos listados no item Não haverá ~aga ento de taxa de inscrição. / Não serão ceita inscrições por fax, corre encia letrônica ou qualquer outro neste Edital. Rua 83 n 407, Setor Sul- one: (62) F. (62) CEP Goiânia - Goiás E- il: asban@asban.com.br - Site:

3 te -:r\, _ 'i7' 30 ~~, \ rrl r~ anos l:l#' - ~~~~... --"I' '\ "'" $ I~~'" -Ift -.. ASSOCIAÇÃO DE BANCOS -~~. ~'" 5.8. As informações prestadas no ato da inscnçao são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, dispondo a ASBAN-GOITO/MA do direito de excluir deste processo de credenciamento, aquele que não preencher os dados solicitados de forma completa e correta A ASBAN-GOITO/MA não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados A realização de todas as fases inerentes ao Credenciamento será divulgada no site O acompanhamento de todas as etapas do processo de credenciamento será de inteira responsabilidade dos interessados, que deverão tomar ciência dos resultados de cada etapa através do site Não será aceita a inscrição que não atender rigorosamente ao estabelecido neste Edital. 6. DA HABILITAÇÃO 6.1. Esta etapa consiste na análise.documental e análise da experiência das pessoas físicas elou jurídicas inscritas no processo de credenciamento. Os critérios de análise são a entrega, a autenticidade e a validade dos documentos. " 6.2 Para a Habilitação os inscritos para o credenciamento deverão enviar a documentação descrita abaixo, em cópia simples legível (frente e verso, quando houver). Documentação par~ credenciamento: a) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF ou documento onde constem esses dados (ex: CNH ou Carteira de "Registro Profissional); b) Cópia do Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone, correspondências bancárias); c) Preencher ficha de credenciamento disponível no endereço eletrônico no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores"; d) Cópia de documentos que comprovem a experiência exigida no perfil relativo à(s) área(s)/subáreas de conhecimento escolhida(s) pelo profissional, tais como: declarações, certificados de aulas/palestras proferidas, carteira de trabalho (página de identificação + páginas que comprovem a admissão, o desligamento e a função ocupada), contratos de prestação -de serviços/notas fiscais cujos serviços e nome do profissional estejam especificados e outros Os documenr-~elacionados no item 6.2 deverão ser enviados para o asban@asban.corrr. br u via Correios em envelope lacrado (via Sedex, AR ou qualquer outro meio com c9mpro ação de envio), para a A~SAN-G /MA, no endereço Rua 83, Qd. F-14, Lt. 47, N. 40 térreo, Setor Sul, Goiânia-G V CfiP: A documenta ~ão e ~ regue será analisada p ~t:i!jlág9m ' ão constituída por técnicos indicados pela A BA -GOITO/MA e a p. I ip"açã na etapa de certificação da Rua83 n0407, Setor Sul- F I e: (62) Fax. 2) CEP Goiânia - Goiás E-ma I: asban@asban.com.br - Site:

4 ...,-:rl,... '\. r\s.~ - ASSOCIAÇÃO D E BANCOS capacidade técnica ficará condicionada na análise a entrega, compatibilidade dos documentos com o objeto deste edital. autenticidade, validade e 6.5. Durante a análise documental, se constatada alguma irregularidade, a ASBAN GOrrO/MA poderá notificar o profissional, concedendo-lhe o prazo de 05 (cinco) dias úteis para sua regularização. 7. TERCEIRA ETAPA: CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA 7.1. Esta etapa consiste na certificação dos profissionais inscritos por meio de entrevista com técnicos indicados pela ASBAN-GOrrO/MA A entrevista será agendada pela ASBAN-GOrrO/MA e divulgada no endereço eletrônico no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores" A entrevista será realizada na seda da ASBAN-GOrrO/MA, no endereço Rua 83, Qd. F-14, Lt. 47, N. 407, térreo, Setor Sul, Goiânia-GO O resultado da etapa de certificação da capacidade técnica será divulgado no endereço eletrônico no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores" b credenci~mento é por tempo indeterminado, salvo o disposto no item 11 deste EdjtàL 1.6. Estará automaticamente desclassificado do processo de credenciamento o profissional que: a) Não enviar à ASBAN-GOrrO/MA a documentação lista no item 6.2; b) Não comparecer para realizar a terceira etapa: certificação da capacidade técnica; c) Não comprovar capacidade técnica ou desistir durante o processo; d) Deixar de atender nas exigências integrais deste Edital. 8. CADASTRO DE CREDENCIADOS 8.1. Todos os profissionais considerados aptos a prestar serviços como CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS s erão inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços de C.onsultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA Os credenciados poderão prestar serviço a qualquer tempo, quando demandados pela ASBAN-GOrrO/MA sem necessidade de novo processo de credenciamento Uma vez ' credenciado, o prestador de serviços poderá solicitar o credenciamento em nova subárea de?-tf da mesma área de conhecimento, obedecendo ao edital vigente e o limite de credendame,to em até 3 (três) áreas de conhecimento. I 9. FORMALIZAÇÃO D CONTRATAÇÃO DE SERVI 9.1. Para cada\ deman credenciado se' á conv de Consultoriallnstrutória o Rua 83 n 407, Setor Sul- one: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás E-~r il : asban@asban.com.br - Site:

5 ~ ~\, f ~k 30.\ '~';, \,\J' anos :';.ir ri - ".,.."..." _ A.~~A."'. - J \.» -- I~~~' ~~,~ ~~.. ASSOCIAÇÃO DE BANCOS.t>N!' "- 9,2. A continuidade do credenciamento e a solicitação para nova prestação de serviços dependerão da avaliação efetuada pelo cliente beneficiário dos serviços prestados e pela ASBAN-GOfTO/MA. O contrato estabelecerá as condições de prestação de serviço, os direitos e as obrigações das partes, respeitando a autonomia técnica e financeira do contratado na execução dos serviços Os credenciados como prestadores de serviços estarão submetidos às condições previstas neste Edital de Credenciamento e pactuadas no contrato de prestação de serviços, quando da sua celebração. 10. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERViÇOS A ASBAN-GOfTO/MA, objetivando garantir o resultado efetivo aos clientes, realizará o acompanhamento e a avaliação da prestação de serviços de Consultoria/lnstrutória A avaliação será realizada de duas formas: a) pelo cliente; b) pela ASBAN-GOfTO/MA. 11: OESCREDENCI~N.lENTO érede'nciado como Consultor/lnstrutor poderá ser descredenciado quando:. ' a) descumprir ou violar, no todo ou em parte, as normas contidas no Edital de CredenCiamento ou no instrumento de contratação da prestação de serviços; b) receber 3 (três) avaliações inferiores ao mínimo de 60% (sessenta por cento), seguidas ou intercaladas, por parte de clientes ou da ASBAN-GOfTO/MA; c) desistir do serviço para 6 qual foi contratado, salvo se a justificativa for aceita pela ASBAN-GOfTO/MA; d) apresentar, a qualquer ' tempo, na vigência do respectivo instrumento contratual, documentos que contenham informações inverídicas; e) não mantiver sigilo sobre as particularidades da ASBAN-GOfTO/MA e dos clientes; f) não comparecer ao local da realização das atividades contratadas com antecedência para garantir a sua plena execução; g) não zelár pelos equipamentos e pelo material didático disponibilizados pela ASBAN GOfTO/MA para a realização do trabalho; h) entregar e/ou divulgar material promocional de seus serviços, durante os contatos mantidos em nome da ASBAN-GOfTO/MA; i) organiz~r ev~en os e propor a grupos de clientes da ASBAN-GOfTO/MA que solicitem seus serviços; j) utilizar qual uer m terial desenvolvido pela ASBA O O/MA para seus produtos e serviços sem révia torização da ASBAN-GOfTO A; k) cobrar qual uer h orário profissional dos cli trabalhos exec uando a serviço da AQ'UlI"I.Y!I Rua 83 n 407, Setor Sul Fone: (62) a : (62) CEP Goiânia - Goiás E ail: asban@asban.com.br - Site:

6 -~\, '\:'.AS~ ASSOCIAÇ ÃO DE BANCOS m) afastar-se da prestação de serviço, mesmo temporariamente, sem razão fundamentada ou notificação prévia; n) designar outro profissional para executar o serviço pelo qual foi contratado pela ASBAN-GOrrO/MA sem autorização prévia; o) utilizar a logomarca da ASBAN-GOrrO/MA como referência para a realização de serviços não contratados com a ASBAN-GOrrO/MA. p) articular parcerias em nome da ASBAN-GOrrO/MA sem autorização prévia; q) atuar em desacordo com os princípios do respeito e da moral individual, social e profissional O credenciado poderá requerer seu descredenciamento ou seu afastamento junto a ASBAN-GOrrO/MA, mediante solicitação formal, com a justificativa do descredenciamento, para a ASBAN-GOrrO/MA. 12. VALOR, FORMA E CONDiÇÕES DE PAGAMENTO O pagamento dos serviços prestados será estabelecido pela Diretoria da ASBAN GOrrO/MA, consoante a natureza e a complexidade do trabalho, de acordo com o produto para o qual o ~redenciado venha a ser habilitado O pagamento dos honorários pelos serviços prestados será efetuado diretamente ao credendado, mediante apresentação denota fiscal, após a conclusão dos trabalhos ou nas condições estabelecidas no contrato. 13. DISPOSiÇÕES FINAIS Os selecionados ao final do processo de credenciamento integrarão o "Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA", inexistindo número mínimo ou máximo,de credenciados O candidato ao credenciamento não, classificado poderá participar de um novo processo"de credenciamento após o período de 12' (doze) meses Este Credenciamento não estabelecerá obrigação do ASBAN-GOrrO/MA de efetuar qualquer solicitação ou contratação de serviços Fica assegurado a ASBAN-GOrrO/MA o direito de cancelar, no todo ou em parte, este Edital de Credenciamento, mediante justificativa, sem que caiba, em decorrência dessa medida, qualquer indenização, compensação aos participantes ou reclamação Todo e qu 1lq~ r esclarecimento com relação ao presente Edital deverá ser realizado por escrito átráyés d asban@asban.com.br. ' Os prestt,dores de serviços serão responsáveis, e u quer época, pela fidelidade e pela legitimi ade d s informações constantes nos cy mentos apresentados, podendo ser cancelado o cre enciamento do profissional ~ifica alguma irregularidade na documentação ou na informações apresentad Rua 83 n 407, Setor Sul- one: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás E- ail: asban@asban.com.br - Site:

7 .. -:r\,,\:'$a5~ ASSOC IAÇÃO DE B A NCOS Quando a ASBAN-GOITO/MA tomar conhecimento de fatos que possam caracterizar irregularidade adotará as providências cabíveis e deliberará, junto com as áreas envolvidas, sobre a continuidade do credenciamento A ASBAN-GOITO/MA poderá, a qualquer tempo, excluir, incluir ou alterar as áreas de conhecimento para credenciamento, desde que o motivo seja adequar o instrumento e credenciamento à necessidade de atender a variedade de demanda de seus clientes A participação no processo de credenciamento importa na aceitação integral e irretratável das normas contidas neste Edital Integram este Edital os seguintes Anexos: a) Anexo I - Áreas e subáreas de conhecimento; b) Anexo II - Ficha de credenciamento Os casos omissos neste Edital, referentes ao processo de CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS, pessoas jurídicas e físicas, visando integrar o "Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN GOITO/MA" serão resolvidos pela Presidência do Conselho de Administração da ASBAN GOITO/MA. l ho de Administração OITO/MA WAGNER President da etoria Executiva ASBAN - GaITa/MA Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

8 $I ~\,,\:.ras~ ASSOCIA Ç ÃO DE BANCOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 Anexo I - Áreas e subáreas de conhecimento Área 1: AGRONEGÓCIO Subáreas 1.1. Análise de Cadeias Produtivas do Agronegócio 1.2. Básico de Crédito Rural 1.3. Básico de Seguro Rural 1.4. Financiamento do Agronegócio 1.5. Gestão e Planejamento de propriedades rurais 1.6. Empreended~rismo no Agronegócio 1.7. Contabilidade no Agronegócio -1.,8. Elaboração e Análise de Projetos Aplicados ao Agronegócio 1.9. Bolsas de Mercadorias e Mercado Futuro Área 2: CÂMBIO E COMÉRCIO EXTERIOR Subáreas 2.1. Aspectos Jurídicos nas Operações de Câmbio e Comércio Exterior 2.2. Câm~io: Operações de Exportações 2.3. Câmbio: Operações Financeiras 2.4. Contabilidade nas Operações de Câmbio 2.5. Garantias nr erações da Carteira de Câmbio 2.6. Impostos e ( ribu_tj" nas Operações de Câmbio 2.7. IOF nas O I erações de Câmbio 2.8. RDE-ROD - Regi tro Declaratório Eletrônico - Re. ~~ Empréstimo perações Financeiras - Rua 83 n 407, Setor Sul - F ne: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás E-m ii: asban@asban.com.br - Site:

9 _~b ~ 30 t '\ $ $ ASBI'N :.::' f~o\s ' :,":.. ASSOCIAÇÃO DE BANCOS "', "' RDE-ROD - Registro Declaratório Eletrônico - Registro de Operações Financeiras - Importação RDE-IED - Registro Declaratório Eletrônico de Investimento Externo Direto Aspectos Operacionais para Importação e Exportação Área 3: CERTIFICAÇÃO Subáreas 3.1. Preparatório Certificação CPA-1 O 3.2. Preparatório Certificação CPA Preparatório para Certificação em Comprovação de Perdas PROAGRO e Sinistro no Seguro Rural 3.4. Preparatório para Certificação em Produtos de Aplicação Financeira 3.5. Preparatório para Certificação em Ouvidoria 3.6. Preparatório para Certificação de: Argentes de Créditos, Correspondente e Corretores Imóveis 3.7. Preparatório para Certificação de Correspondentes Não-Bancários 3.8. Preparatório de Certificação para os Agentes de Crédito 3.9. Preparatório de Certificação para Gestores de Fundo de Pensão Área 4: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL 4.1. Coaching para Gestores 4.2. Motivação e Desenvolvimento de Competências em Cenário de Mudanças 4.3. Administração Eficaz do Tempo 4.4. Gerenciamento de Conflitos 4.5. Inteligência Emocional e Social na Gestão de Pessoas (*) 4.6. Marketing Pessoal 4.7. Mediação e Negociação de conflitos 4.8. Empreendedorismo na Gestão do Capital Intelectual 4.9. Trabalho em Equipe: Integrando Competências e Impact,..,~ "':I""~ Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) EP Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

10 jii ~\,,. $AS~. \.. A SSOC IAÇÃO O E BANCOS Liderança Planejamento e Organização de Eventos Área 5: COMUNICAÇÃO 5.1. Revisão Gramatical: Aplicação da Língua Portuguesa 5.2. Comunicação Interna nas Organizações 5.3. Comunicação Estratégica e Redação Oficial 5.4. Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa 5.5. Oratória e Habilidade de Comunicação 5.6. Comunicação e Redação Empresarial Leitura, Interpretação e Produção de Texto Área 6: SERViÇOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS 6.1. Contabilidade Bancária 6.2. Contabilidade para não contadores 6.3. IFRS - Impactos da Adoção dos Pronunciamentos CPC na Preparação de Demonstrativos Contábeis de IF 6.4: Normas Contábeis Internacionais: IFRS - Avançado de Disclosure (Divulgação) 6.5. Normas Contábeis Internacionais: IRFS - Avançado de Instrumentos Financeiros - IAS39 6.6, Normas Contábeis Internacionais: IRFS - Derivativos: Conceitos, Estratégias e Hedge ACC 6.7. Treinamento Especializado em Normas Contábeis Internacionais 6.8. Atualização em G~stão Econômico/Financeira 6.9. Acesso a Serviços e Produtos Financeiros Área 7: CONTACT CENTER 7.1. Atendimento em Web Call Centers Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

11 --- ':' \,,\:'$AS~ ASS O C IAÇÃO D E BANCOS 7.2. Formação de Gestores para Contact Center 7.3. Formação de Atendentes de Cobranças 7.4. Formação de Atendentes de Operações Ativas 7.5. Formação de Atendentes de Retenção e Fidelização de Clientes 7.6. Formação de Atendentes de SAC 7.7. Fundamentos e Técnicas de Atendimento em Contact Centers 7.8. Gestão da Qualidade em Contact Centers 7.9. Planejamento Operacional e Tráfego em Contact Centers Técnicas de Televendas para Contact Centers Área. 8. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8.1. Como preparar-se para a Aposentadoria 8.2. Critérios e Cálculo de Custo Efetivo Total (CET) e Taxa de Liquidação Antecipada (TLA) 8.3. Planejamento e Finanças Pessoais 8.4. Matemática Financeira para Jovens e Adolescentes 8.5. Matemática Financeira com Utilização da Calculadora HP12C 8.6: Introdução aos Produtos Financeiros 8.7. Sistema Financeiro Nacional e Bancos: Estrutura, Funcionamento e Tendências 8.8. Finanças para Jornalistas 8.9. Finanças para Juristas Finanças para o Setor Sindical Finanças para o Terceiro Setor Finanças para Profissionais da Saúde Área 9. GESTÃO DA QUALIDADE S's - Melhorando o Ambiente de Trabalho - Housekeeping Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone : (62) Fax: (62) CEP ' O - Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

12 # ~\, '. \:. c ASBAN A SSO C IAÇÃO D E BANCOS 9.2. Análise de Problemas, Decisões e Oportunidades 9.3. Balanced Scorecard: Gestão de Desempenho em Instituições Financeiras 9.4. Ferramentas Estatísticas para Controle de Processo 9.5. Gestão com Base nos Critérios de Excelência 9.6. ISO 9001 : Atualização e Interpretação; Qualificação de Auditores Internos para a Qualidade; Sensibilização às Normas do Sistema de Gestão da Qualidade 9.7. KAIZEN Melhoria Contínua 9.8. Reuniões Objetivas e Produtivas 9.9. Seis Sigma Área 1 O. GESTÃO DE CRÉDITO Análise de Crédito para Corporate e Middle 10:2. Análise de Crédito para Microcrédito e Economia Informal Análise e Concessão de Crédito PF Análise e Concessão de Crédito PJ Análise Setorial como Ferramenta de Análise de Riscos e Oportunidade de Negócios Gestão do Risco de C.rédito de Pequenas e Médias Empresas 1 Q.7. Gestão e Recuperação de Cré~itos Problemáticos PF.1.q,8,.Gestão e Recuperação de Créditos Problemáticos PJ.'. \ Impactos das Novas Normas Contábeis (IFRS) nas Análises de Balanços Project Finance Os Títulos de Crédito e as Garantias Área 11. GESTÃO DE PESSOAS Administração de Pessoal Desenvolvimento de Liderança e Competências Gerenciais Assédio Moral: Impactos na Gestão de Pessoas e Consequências Jurí icas Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP \ - Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

13 .. -:r \, '\:.cas~ A SSO C IAÇ ÃO D E BANCOS Atualização em Legislação de Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho Formação de Instrutores e Multiplicadores de Treinamento Formação de Peritos Judiciais na Área de Saúde Formação de Peritos Judiciais na Área Ambiental Gestão de Carreiras Gestão do Clima Organizacional Gestão de Conhecimento e Educação Corporativa Gestão por Competências Atualização em Legislação Trabalhista Qualidade de Vida no Trabalho 11.,13. Atualizaç~o para Secretaria Executiva, :,,", i ' Seleçã.o por Competência Área 12. RELAÇÃO COM CLIENTES Código de Defesa do Consumidor Ética no Atendimento e nos Negócios Gestão do Tempo de Atendimento em Agências Bancárias Excelência no Atendimento ao Cliente Gestão do Tempo de Atendimento em Agências Bancárias - Foco na Diretiva de Atendimento Área 13. SUSTENTABILlDADE E GESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável em Instituições Financeiras Gestão da Sustentabilidade ISO e OHSAS Gestão Ambiental e de Trabalho: Interpretação e Implementação NRB / SA Responsabilidade Social ( I I ' I Seguran,' e 13,5. Elaboração Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Sa de Rua 83 n 407, Setor Sul- Fone: (62) Fax: (62) CEP O - Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

14 -:\,, $. \:. AS~ ASSOCIAÇÃO DE BANCOS Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com Foco em Municípios Gestão de Resíduos da Construção Civil e Demolição - RCD Auditoria Ambiental na Indústria - ISO Plano de Gerenciamento de Resíduos da Indústria - PGRI Gestão Ambiental e de Resíduos para Condomínios Licenciamento Ambiental Implantação de Sistema de Gestão Ambiental - SGA Elaboração projetos socioambientais Área 14. COMPLlANCE Controles Internos Visão Integ[a.da da. Fl.mç~o de Competências Rua 83 n 407, Setor Sul- Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

15 ASBI'N ASSOCIAÇ ÃO DE BANCOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GOITO/MA N 01/2013 Anexo 11 - Ficha de credenciamento. DADOS PESSOAIS Nome Data de Local de Nascimento Estado Nascimento Endereço Bairro/Setor Cidade Estado CEP Telefone Residencial Celular pessoal: Síte:,. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Número do Número do RG Órgão e Estado Emissor Data de Emissão CPF DAOOS PROFISSIONAIS Empresa Cargo Area de Atuação Endereço completo da Empresa Telefone Comercial Endereço eletrônico ( comercial) FORMAÇÃO ACADÊMICA Nome da Instituição onde concluiu o Curso de Graduação,""'\ I/ I I '--/U (/1/ J, - Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP 74, (~oiânia - Goiás,, asban@asban.com,br - Slte:

16 AS~ ASSOCIAÇ ÃO DE BANCOS \: 30 ~~./, anos..:.... Nome do Curso de Graduação Ano da Conclusão Possui pós-graduação? Qual(is)? FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (descrever participação em cursos, palestras, seminários, outros) Nome Ano Nome Ano Nome Ano Nome " " Ano Nbm'e Ano Nome Ano Nome " " " Ano Nome Ano Nome Ano Nome Ano Rua 83 n 407, Setor Su/- Fone: (62) Fax: (62) CEP G E.. mai/ : asban@asban.com.br - Site:

17 AS~ ASSOCIAÇÃO DE BANCOS RELATO DE EXPERIENCIA PROFISSIONAL (descrever principais trabalhos realizados, cursos, palestras, aulas, outros) Solicito minha inscrição no Credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos ASBAN-GOITO/MA. Goiânia, de de 20_. Assinatura do candidato I I I Rua 83 n 407, Setor Sul- Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás asban@asban.com.br - Site:

Curso Disciplina Perfil docente (formação acadêmica mínima)

Curso Disciplina Perfil docente (formação acadêmica mínima) EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ UNESA Campus Resende A Estácio divulga processo seletivo para

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 01 Convênio ATN/ME- 11533-BR Cooperação Técnica Não- Reembolsável. Desenvolvimento de Metodologia para Implantação de Microfranquias 02 Identificação do Edital de Credenciamento

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico e com o Instituto Politécnico

Leia mais

Edital FTEC Faculdades 01/2016

Edital FTEC Faculdades 01/2016 Edital FTEC Faculdades 01/2016 A FTEC Faculdades torna pública a abertura de Processo Seletivo Externo de professores, para ingresso no primeiro semestre de 2016, especificando a disciplina e a forma de

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011 EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011 Rio, 01/07/2011 EDITAL SEBRAE/RJ Nº. 01/2011 PREÂMBULO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS.

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. TOLEDO-PR Página 2 de 6 1. OBJETIVO 1.1 O presente regulamento objetiva

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 06/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 06/2015 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015 CONVÊNIO Nº: 812779/2014 - SDH/PR PROCESSO LICITATÓRIO Nº: 004/2015 OBJETO: Contratação de 01(um)apoio administrativo A Associação Fábrica Cultural, entidade

Leia mais

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância.

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE MATEMÁTICA Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização a Distância, em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância EDITAL

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 002 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL

GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 001/2012 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NO CUMPRIMENTO DO OBJETO DO CONVENIO nº 2425/2012, CELEBRADO ENTRE O GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL E A SECRETARIA DA JUSTIÇA E DE DIREIROS

Leia mais

Edital n 49/2011 PROEN

Edital n 49/2011 PROEN Edital n 49/2011 PROEN Seleção Simplificada para Tutor a Distância O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, em exercício e o Núcleo de Educação à Distância, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PROJETO AÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O APRIMORAMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORES EDITAL Nº 001/2013 Abre inscrições e define normas do processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Grupo Territórios, Educação Integral

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 30/10/2011

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 30/10/2011 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 30/10/2011 1. VAGA OFERECIDA - CARGO I ADI NS Iniciante - Projeto ABDI - FOCEM Adensamento e Complementação Automotiva e Petróleo e Gás no Âmbito do MERCOSUL (PII- 009/010)

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Rayley Guida de Souza Campos Luzza Superintendente

Rayley Guida de Souza Campos Luzza Superintendente EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2015 PREÂMBULO O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Tocantins - SENAR- AR/TO, inscrito no CNPJ/MF sob o n 04.253.770/0001-05, com sede na

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL 072/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES AVALIADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - LATO

Leia mais

REGULAMENTO. Art. 1º - O Programa de inclusão educacional BOLSAS EDUCAR tem os seguintes objetivos:

REGULAMENTO. Art. 1º - O Programa de inclusão educacional BOLSAS EDUCAR tem os seguintes objetivos: REGULAMENTO I DO PROGRAMA Art. 1º - O Programa de inclusão educacional BOLSAS EDUCAR tem os seguintes objetivos: I incentivar a aderência ao Programa de indivíduos que atendam aos requisitos exigidos neste

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA A Faculdade Estácio da Amazônia/Atual FEA divulga processo

Leia mais

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS ARTIGO/FAPEMA EDITAL FAPEMA Nº 09/2014 ARTIGO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 O Diretor Geral do Instituto de Ensino Superior de Goiás, mantido pela Sociedade de Ensino Superior Fênix Ltda,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Departamento de Pedagogia Campus Catalão/UFG. Edital Nº 001 /2011

Departamento de Pedagogia Campus Catalão/UFG. Edital Nº 001 /2011 Departamento de Pedagogia Campus Catalão/UFG Edital Nº 001 /2011 Estabelece normas do Processo Seletivo de candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento Estatuto da Criança e do Adolescente modalidade a distância.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES CGDP/SRH Nº 01/2010 CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL Nº 075/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS - CAMPUS PINHAIS Dispõe

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo Seletivo para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de Nível Médio (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa Brasil

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 001 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES CURSISTAS Nº 01 /2015 Estabelece normas de seleção para ingresso de professores(as) no Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização: Nação, Região e Ensino de História

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Edição Número 18 de 27/01/2010 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado

Leia mais

Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 05/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INCUBATEC UNILASALLE EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS - FLUXO CONTÍNUO

INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INCUBATEC UNILASALLE EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS - FLUXO CONTÍNUO INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INCUBATEC UNILASALLE EDITAL PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS - FLUXO CONTÍNUO O CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE Unilasalle Canoas, por meio da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento,

Leia mais

ENSINO PROFISSIONALIZANTE, IDIOMAS E PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS REGULAMENTO

ENSINO PROFISSIONALIZANTE, IDIOMAS E PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS REGULAMENTO ENSINO PROFISSIONALIZANTE, IDIOMAS E PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS REGULAMENTO 2014 Regulamento do Programa EDUCA MAIS BRASIL I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa EDUCA MAIS BRASIL é um programa de INCLUSÃO

Leia mais

Edital de Credenciamento 003/2012

Edital de Credenciamento 003/2012 1/5 Edital de Credenciamento 003/2012 1 DO OBJETO: 1.1. O presente Termo tem por objetivo o credenciamento de Instituições Financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, para prestação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL Nº 09/2014 e-tec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

2. DO OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização em Ensino de História para entrada em 2009.

2. DO OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização em Ensino de História para entrada em 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ -REITORIA DE PESQUISA E POS GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO A Fundação Universidade Federal

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOEM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 5/2014. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Araguaína Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 21, DE 24 JULHO DE 2015 O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o art. 2º da Portaria Normativa MEC nº 8,

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 21/08/2011

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 21/08/2011 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PUBLICAÇÃO DIA 21/08/2011 1. VAGA OFERECIDA - Função ADI NS Iniciante Licitações e Contratos 01 vaga 2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A) O presente Processo Seletivo visa à contratação

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS 1 DO OBJETO 1.1. Este Edital tem como objeto a seleção pública de Pessoa Física autônoma, especialista, para exercer a função de Consultor Técnico

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: A oportunidade de se tornar um facilitador de aprendizagem e/ou consultor para o sucesso das micro e pequenas empresas APRESENTAÇÃO Esta cartilha

Leia mais

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA Nº 10/2014, REFERENTE AO CONVÊNIO SICONV Nº 794450/2013

TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA Nº 10/2014, REFERENTE AO CONVÊNIO SICONV Nº 794450/2013 TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA Nº 10/2014, REFERENTE AO CONVÊNIO SICONV Nº 794450/2013 O Instituto Tribos Jovens, associação civil sem fins lucrativos, com sede em Porto Seguro/BA, na Rua Saldanha

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 03 DE 20 NOVEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Elaboração do Plano de Desenvolvimento do APL Complexo Industrial da Saúde com metodologia

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

2.2 - O(A) candidato a avaliador deve possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;

2.2 - O(A) candidato a avaliador deve possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes; EDITAL PROEX/IFRR - Nº 002/2014 - Processo seletivo para constituição do Banco de avaliadores do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão-IFRR. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS A Secretaria Municipal de Educação de Anicuns, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ: 02.262.368/0001-53, por intermédio

Leia mais

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS-PROEX PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO - TOPA 2012- ETAPA V EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER

EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER A Faculdade Sergipana (FASER), torna pública a inscrição para seleção de alunos do curso de Ciências Contábeis

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

3. DOS ITENS FINANCIÁVEIS

3. DOS ITENS FINANCIÁVEIS EDITAL PROPPI Nº 011/2015 EDITAL DO INVENTOR: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES COM GERAÇÃO DE PATENTES O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO TERMO DE COMPROMISSO A FACULDADE ÁVILA DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS LTDA FACULDADE ÁVILA FIRMA O PRESENTE TERMO DE COMPROMISSO COM O ESTADO DE GOIÁS E A SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECTEC. A Faculdade

Leia mais

I. Elaborar, planejar, organizar e implementar aulas de Matemática baseadas na proposta metodológica da Matemática Realística;

I. Elaborar, planejar, organizar e implementar aulas de Matemática baseadas na proposta metodológica da Matemática Realística; EDITAL N 01/2015-USF/UNIOESTE PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROJETO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA COLOCADA EM PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APROVADO PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS,

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDITAL N. 002/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores e Alfabetizadores - Coordenadores de Turma do Programa Brasil Alfabetizado ABERTURA A Secretaria Municipal da Educação torna público a realização

Leia mais

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EDITAL N o 14/2014 1

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC Edital 001/2014 - Seleção de Profissional Programa Redes de Cooperação A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPel,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU Julho de 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU Julho de 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU Julho de 2012 A SORRI BAURU, por meio de sua Diretoria Executiva convoca os interessados a participar do processo seletivo para a contratação

Leia mais

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Edital Processo Seletivo Programa Formare Aprendiz Santos Brasil 2016 1 Edital Processo Seletivo Programa Formare

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 016 / 2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/UNIFAL-MG

EDITAL Nº 016 / 2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Pró-Reitoria de Recursos Humanos EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES SDP/SRH Nº 04/2009 CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO - PROGRAMA DE

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC

1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC 1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC 1.1 Definição de Iniciação Científica A iniciação cientifica é uma atividade acadêmica que permite introduzir os discentes de graduação na pesquisa cientifica.

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA A UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - UCB divulga o processo seletivo para

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Considerando a apreciação e aprovação prévia da presente adequação pelo Comitê Jurídico do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta;

Considerando a apreciação e aprovação prévia da presente adequação pelo Comitê Jurídico do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta; A FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de sempre aprimorar o cumprimento de suas finalidades, nos termos

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UECE

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UECE Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central Curso de Licenciatura em Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS EDITAL Nº 008/2015

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS EDITAL Nº 008/2015 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS EDITAL Nº 008/2015 CONVÊNIO Nº: 812779/2014 SDH/PR PROCESSO LICITATÓRIO Nº: 012/2015 TIPO: Cotação prévia de preços / Menor preço OBJETO: Contratação de Seguro contra Acidentes

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

EDITAL Nº 003/2015 - DCAD/PROGEP/UFRA CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS EM EAD

EDITAL Nº 003/2015 - DCAD/PROGEP/UFRA CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS EM EAD UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EDITAL Nº 003/2015 - DCAD/PROGEP/UFRA

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO TERMO DE COMPROMISSO O INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LTDA. IPOG FIRMA O PRESENTE TERMO DE COMPROMISSO COM O ESTADO DE GOIÁS E A SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECTEC. O Instituto de Pós-Graduação Ltda.

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 43/2013 Dispõe sobre Processo Seletivo de Funcionário para as vagas dispostas no presente Edital no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2012

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPGMMC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA EDITAL N.º 005/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA A Direção Geral da Faculdade de Americana - FAM torna público que até às 12 horas do dia 12 de janeiro

Leia mais