EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 PREÂMBULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 PREÂMBULO"

Transcrição

1 .. ~\, '\:. $ ASBI'\N ASSOCIAÇÃO DE BANCOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 PREÂMBULO A Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão, doravante denominado ASBAN-GOrrO/MA, com sede à Rua 83, qd. F-14, It. 47, N. 407, Setor Sul, Goiânia-GO, torna público que estão permanentemente abertas inscrições para CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS, pessoas jurídicas e físicas, visando integrar o "Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA", na forma estabelecida neste Edital, com fundamento no artigo 5, inciso 11; 206 incisos I, 11, 111 e 209 da Constituição Federal. 1. DAS DISPOSiÇÕES PRELIMINARES 1.1. O processo de credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos para prestação de serviços de consultoria/instrutória será organizado e conduzido pelo ASBAN GOrrO/MA A ASBAN-GOrrO/MA realiza o credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos para prestação de serviços de consultoria/instrutória com o objetivo de formação de um Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória O credenciamento não estabelece obrigação da ASBAN-GOrrO/MA de efetuar qualquértoritratação, constituindo apenas cadastro de prestadores de serviços aptos a atender às demandas específicas, quando houver Mediante identificação de demanda pela ASBAN-GOrrO/MA efetuar-se-á a contratação do credenciado para a prestação de serviços de consultoria/instrutória. 2. DO OBJETO 2.1. Este Edital tem como objeto o credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA, que poderão ser chamados para prestar serviços quando houver demanda. O credenciamento não gerará para credenciados qualquer direito de contratação, objetivando somente o cadastramento de consultores e/ou instrutores. 3. CONDiÇÕES PA AfREDENCIAMENTO 3.1. Poderão ser red ~ nciadas para prestar se ~s à A BAN-GOrrO/MA, pessoas jurídicas e físicas, de de que comprovada.9, po am competência técnica na Rua 83 n 407, Setor Sul- F e: (62) Fa : 62) CEP Goiânia - Goiás E-m I: - Site:

2 .. ~\,,\:.7 I\S~ ASSOCIAÇÃO DE BANCOS prestação de serviços decorrente do credenciamento e que o ramo de atuação permita a realização de serviços de consultoria/instrutória A participação neste credenciamento implica na aceitação integral e irrestrita das condições estabelecidas neste Edital É vedada a participação de pessoas jurídicas e físicas que tenham sofrido restrição de qualquer natureza resultante de contrato firmado anteriormente com a ASBAN-GOfTO/MA. 4. ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO 4.1. O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as seguintes etapas eliminatórias: a) 1 a etapa - Inscrição: Preenchimento completo e correto do cadastro eletrônico e envio da documentação listada no item 6.2. b) 2 a etapa - Habilitação: Análise da documentação enviada à ASBAN-GOfTO/MA. c) 3 a etapa - Competência Técnica: entrevista com técnicos da ASBAN-GOfTO/MA Após o processo de credenciamento dos Consultores Técnicos/Acadêmicos a f\sban-gofto/ma promoverá a identificação de demandas e convocará os credenciados para tormalização ~e.contrato de prestação de serviços de consultoria/instrutória. 5. DAINSC-RIÇÃO 5.1. Á pessoa jurídica e/ou física que desejar participar do processo de credenciamento deverá: a) inscrever-se, a qualquer tempo, no endereço eletrônico no link "Credenciamento çje Consultores e Instrutores"; b) preencher o formulário e enviar os dados cadastrais; c) enviar para o os documentos listados no item 6.2 deste Edital Quvia Correios em envelope. lacrado (via Sedex, AR ou qualquer outro meio com comprovação de envio), para a ASBAN-GOITO/MA, no endereço Rua 83, qd. F-14, It. 47, N. 407, térreo, Setor Sul, Goiânia-GO. CEP: Será permitida a inscrição, por profissional, para no máximo até 3 (três) áreas de conhecimento, sem limite de subáreas em que pretende atuar em consultoria/instrutória As inscrições para este Edital deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônicowww.asban.com.br no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores" Para efetuar a inscrição é imprescindível o preenchimento do cadastro eletrônico A inscrição sof,te será efetivada após o envio do~/entos listados no item Não haverá ~aga ento de taxa de inscrição. / Não serão ceita inscrições por fax, corre encia letrônica ou qualquer outro neste Edital. Rua 83 n 407, Setor Sul- one: (62) F. (62) CEP Goiânia - Goiás E- il: - Site:

3 te -:r\, _ 'i7' 30 ~~, \ rrl r~ anos l:l#' - ~~~~... --"I' '\ "'" $ I~~'" -Ift -.. ASSOCIAÇÃO DE BANCOS -~~. ~'" 5.8. As informações prestadas no ato da inscnçao são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, dispondo a ASBAN-GOITO/MA do direito de excluir deste processo de credenciamento, aquele que não preencher os dados solicitados de forma completa e correta A ASBAN-GOITO/MA não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados A realização de todas as fases inerentes ao Credenciamento será divulgada no site O acompanhamento de todas as etapas do processo de credenciamento será de inteira responsabilidade dos interessados, que deverão tomar ciência dos resultados de cada etapa através do site Não será aceita a inscrição que não atender rigorosamente ao estabelecido neste Edital. 6. DA HABILITAÇÃO 6.1. Esta etapa consiste na análise.documental e análise da experiência das pessoas físicas elou jurídicas inscritas no processo de credenciamento. Os critérios de análise são a entrega, a autenticidade e a validade dos documentos. " 6.2 Para a Habilitação os inscritos para o credenciamento deverão enviar a documentação descrita abaixo, em cópia simples legível (frente e verso, quando houver). Documentação par~ credenciamento: a) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF ou documento onde constem esses dados (ex: CNH ou Carteira de "Registro Profissional); b) Cópia do Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone, correspondências bancárias); c) Preencher ficha de credenciamento disponível no endereço eletrônico no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores"; d) Cópia de documentos que comprovem a experiência exigida no perfil relativo à(s) área(s)/subáreas de conhecimento escolhida(s) pelo profissional, tais como: declarações, certificados de aulas/palestras proferidas, carteira de trabalho (página de identificação + páginas que comprovem a admissão, o desligamento e a função ocupada), contratos de prestação -de serviços/notas fiscais cujos serviços e nome do profissional estejam especificados e outros Os documenr-~elacionados no item 6.2 deverão ser enviados para o br u via Correios em envelope lacrado (via Sedex, AR ou qualquer outro meio com c9mpro ação de envio), para a A~SAN-G /MA, no endereço Rua 83, Qd. F-14, Lt. 47, N. 40 térreo, Setor Sul, Goiânia-G V CfiP: A documenta ~ão e ~ regue será analisada p ~t:i!jlág9m ' ão constituída por técnicos indicados pela A BA -GOITO/MA e a p. I ip"açã na etapa de certificação da Rua83 n0407, Setor Sul- F I e: (62) Fax. 2) CEP Goiânia - Goiás E-ma I: - Site:

4 ...,-:rl,... '\. r\s.~ - ASSOCIAÇÃO D E BANCOS capacidade técnica ficará condicionada na análise a entrega, compatibilidade dos documentos com o objeto deste edital. autenticidade, validade e 6.5. Durante a análise documental, se constatada alguma irregularidade, a ASBAN GOrrO/MA poderá notificar o profissional, concedendo-lhe o prazo de 05 (cinco) dias úteis para sua regularização. 7. TERCEIRA ETAPA: CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA 7.1. Esta etapa consiste na certificação dos profissionais inscritos por meio de entrevista com técnicos indicados pela ASBAN-GOrrO/MA A entrevista será agendada pela ASBAN-GOrrO/MA e divulgada no endereço eletrônico no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores" A entrevista será realizada na seda da ASBAN-GOrrO/MA, no endereço Rua 83, Qd. F-14, Lt. 47, N. 407, térreo, Setor Sul, Goiânia-GO O resultado da etapa de certificação da capacidade técnica será divulgado no endereço eletrônico no link "Credenciamento de Consultores e Instrutores" b credenci~mento é por tempo indeterminado, salvo o disposto no item 11 deste EdjtàL 1.6. Estará automaticamente desclassificado do processo de credenciamento o profissional que: a) Não enviar à ASBAN-GOrrO/MA a documentação lista no item 6.2; b) Não comparecer para realizar a terceira etapa: certificação da capacidade técnica; c) Não comprovar capacidade técnica ou desistir durante o processo; d) Deixar de atender nas exigências integrais deste Edital. 8. CADASTRO DE CREDENCIADOS 8.1. Todos os profissionais considerados aptos a prestar serviços como CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS s erão inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços de C.onsultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA Os credenciados poderão prestar serviço a qualquer tempo, quando demandados pela ASBAN-GOrrO/MA sem necessidade de novo processo de credenciamento Uma vez ' credenciado, o prestador de serviços poderá solicitar o credenciamento em nova subárea de?-tf da mesma área de conhecimento, obedecendo ao edital vigente e o limite de credendame,to em até 3 (três) áreas de conhecimento. I 9. FORMALIZAÇÃO D CONTRATAÇÃO DE SERVI 9.1. Para cada\ deman credenciado se' á conv de Consultoriallnstrutória o Rua 83 n 407, Setor Sul- one: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás E-~r il : - Site:

5 ~ ~\, f ~k 30.\ '~';, \,\J' anos :';.ir ri - ".,.."..." _ A.~~A."'. - J \.» -- I~~~' ~~,~ ~~.. ASSOCIAÇÃO DE BANCOS.t>N!' "- 9,2. A continuidade do credenciamento e a solicitação para nova prestação de serviços dependerão da avaliação efetuada pelo cliente beneficiário dos serviços prestados e pela ASBAN-GOfTO/MA. O contrato estabelecerá as condições de prestação de serviço, os direitos e as obrigações das partes, respeitando a autonomia técnica e financeira do contratado na execução dos serviços Os credenciados como prestadores de serviços estarão submetidos às condições previstas neste Edital de Credenciamento e pactuadas no contrato de prestação de serviços, quando da sua celebração. 10. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERViÇOS A ASBAN-GOfTO/MA, objetivando garantir o resultado efetivo aos clientes, realizará o acompanhamento e a avaliação da prestação de serviços de Consultoria/lnstrutória A avaliação será realizada de duas formas: a) pelo cliente; b) pela ASBAN-GOfTO/MA. 11: OESCREDENCI~N.lENTO érede'nciado como Consultor/lnstrutor poderá ser descredenciado quando:. ' a) descumprir ou violar, no todo ou em parte, as normas contidas no Edital de CredenCiamento ou no instrumento de contratação da prestação de serviços; b) receber 3 (três) avaliações inferiores ao mínimo de 60% (sessenta por cento), seguidas ou intercaladas, por parte de clientes ou da ASBAN-GOfTO/MA; c) desistir do serviço para 6 qual foi contratado, salvo se a justificativa for aceita pela ASBAN-GOfTO/MA; d) apresentar, a qualquer ' tempo, na vigência do respectivo instrumento contratual, documentos que contenham informações inverídicas; e) não mantiver sigilo sobre as particularidades da ASBAN-GOfTO/MA e dos clientes; f) não comparecer ao local da realização das atividades contratadas com antecedência para garantir a sua plena execução; g) não zelár pelos equipamentos e pelo material didático disponibilizados pela ASBAN GOfTO/MA para a realização do trabalho; h) entregar e/ou divulgar material promocional de seus serviços, durante os contatos mantidos em nome da ASBAN-GOfTO/MA; i) organiz~r ev~en os e propor a grupos de clientes da ASBAN-GOfTO/MA que solicitem seus serviços; j) utilizar qual uer m terial desenvolvido pela ASBA O O/MA para seus produtos e serviços sem révia torização da ASBAN-GOfTO A; k) cobrar qual uer h orário profissional dos cli trabalhos exec uando a serviço da AQ'UlI"I.Y!I Rua 83 n 407, Setor Sul Fone: (62) a : (62) CEP Goiânia - Goiás E ail: - Site:

6 -~\, '\:'.AS~ ASSOCIAÇ ÃO DE BANCOS m) afastar-se da prestação de serviço, mesmo temporariamente, sem razão fundamentada ou notificação prévia; n) designar outro profissional para executar o serviço pelo qual foi contratado pela ASBAN-GOrrO/MA sem autorização prévia; o) utilizar a logomarca da ASBAN-GOrrO/MA como referência para a realização de serviços não contratados com a ASBAN-GOrrO/MA. p) articular parcerias em nome da ASBAN-GOrrO/MA sem autorização prévia; q) atuar em desacordo com os princípios do respeito e da moral individual, social e profissional O credenciado poderá requerer seu descredenciamento ou seu afastamento junto a ASBAN-GOrrO/MA, mediante solicitação formal, com a justificativa do descredenciamento, para a ASBAN-GOrrO/MA. 12. VALOR, FORMA E CONDiÇÕES DE PAGAMENTO O pagamento dos serviços prestados será estabelecido pela Diretoria da ASBAN GOrrO/MA, consoante a natureza e a complexidade do trabalho, de acordo com o produto para o qual o ~redenciado venha a ser habilitado O pagamento dos honorários pelos serviços prestados será efetuado diretamente ao credendado, mediante apresentação denota fiscal, após a conclusão dos trabalhos ou nas condições estabelecidas no contrato. 13. DISPOSiÇÕES FINAIS Os selecionados ao final do processo de credenciamento integrarão o "Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN-GOrrO/MA", inexistindo número mínimo ou máximo,de credenciados O candidato ao credenciamento não, classificado poderá participar de um novo processo"de credenciamento após o período de 12' (doze) meses Este Credenciamento não estabelecerá obrigação do ASBAN-GOrrO/MA de efetuar qualquer solicitação ou contratação de serviços Fica assegurado a ASBAN-GOrrO/MA o direito de cancelar, no todo ou em parte, este Edital de Credenciamento, mediante justificativa, sem que caiba, em decorrência dessa medida, qualquer indenização, compensação aos participantes ou reclamação Todo e qu 1lq~ r esclarecimento com relação ao presente Edital deverá ser realizado por escrito átráyés d ' Os prestt,dores de serviços serão responsáveis, e u quer época, pela fidelidade e pela legitimi ade d s informações constantes nos cy mentos apresentados, podendo ser cancelado o cre enciamento do profissional ~ifica alguma irregularidade na documentação ou na informações apresentad Rua 83 n 407, Setor Sul- one: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás E- ail: - Site:

7 .. -:r\,,\:'$a5~ ASSOC IAÇÃO DE B A NCOS Quando a ASBAN-GOITO/MA tomar conhecimento de fatos que possam caracterizar irregularidade adotará as providências cabíveis e deliberará, junto com as áreas envolvidas, sobre a continuidade do credenciamento A ASBAN-GOITO/MA poderá, a qualquer tempo, excluir, incluir ou alterar as áreas de conhecimento para credenciamento, desde que o motivo seja adequar o instrumento e credenciamento à necessidade de atender a variedade de demanda de seus clientes A participação no processo de credenciamento importa na aceitação integral e irretratável das normas contidas neste Edital Integram este Edital os seguintes Anexos: a) Anexo I - Áreas e subáreas de conhecimento; b) Anexo II - Ficha de credenciamento Os casos omissos neste Edital, referentes ao processo de CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS, pessoas jurídicas e físicas, visando integrar o "Cadastro de Prestadores de Serviços de Consultoria e Instrutória da ASBAN GOITO/MA" serão resolvidos pela Presidência do Conselho de Administração da ASBAN GOITO/MA. l ho de Administração OITO/MA WAGNER President da etoria Executiva ASBAN - GaITa/MA Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás - Site:

8 $I ~\,,\:.ras~ ASSOCIA Ç ÃO DE BANCOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GO/TO/MA N 01/2013 Anexo I - Áreas e subáreas de conhecimento Área 1: AGRONEGÓCIO Subáreas 1.1. Análise de Cadeias Produtivas do Agronegócio 1.2. Básico de Crédito Rural 1.3. Básico de Seguro Rural 1.4. Financiamento do Agronegócio 1.5. Gestão e Planejamento de propriedades rurais 1.6. Empreended~rismo no Agronegócio 1.7. Contabilidade no Agronegócio -1.,8. Elaboração e Análise de Projetos Aplicados ao Agronegócio 1.9. Bolsas de Mercadorias e Mercado Futuro Área 2: CÂMBIO E COMÉRCIO EXTERIOR Subáreas 2.1. Aspectos Jurídicos nas Operações de Câmbio e Comércio Exterior 2.2. Câm~io: Operações de Exportações 2.3. Câmbio: Operações Financeiras 2.4. Contabilidade nas Operações de Câmbio 2.5. Garantias nr erações da Carteira de Câmbio 2.6. Impostos e ( ribu_tj" nas Operações de Câmbio 2.7. IOF nas O I erações de Câmbio 2.8. RDE-ROD - Regi tro Declaratório Eletrônico - Re. ~~ Empréstimo perações Financeiras - Rua 83 n 407, Setor Sul - F ne: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás E-m ii: - Site:

9 _~b ~ 30 t '\ $ $ ASBI'N :.::' f~o\s ' :,":.. ASSOCIAÇÃO DE BANCOS "', "' RDE-ROD - Registro Declaratório Eletrônico - Registro de Operações Financeiras - Importação RDE-IED - Registro Declaratório Eletrônico de Investimento Externo Direto Aspectos Operacionais para Importação e Exportação Área 3: CERTIFICAÇÃO Subáreas 3.1. Preparatório Certificação CPA-1 O 3.2. Preparatório Certificação CPA Preparatório para Certificação em Comprovação de Perdas PROAGRO e Sinistro no Seguro Rural 3.4. Preparatório para Certificação em Produtos de Aplicação Financeira 3.5. Preparatório para Certificação em Ouvidoria 3.6. Preparatório para Certificação de: Argentes de Créditos, Correspondente e Corretores Imóveis 3.7. Preparatório para Certificação de Correspondentes Não-Bancários 3.8. Preparatório de Certificação para os Agentes de Crédito 3.9. Preparatório de Certificação para Gestores de Fundo de Pensão Área 4: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL 4.1. Coaching para Gestores 4.2. Motivação e Desenvolvimento de Competências em Cenário de Mudanças 4.3. Administração Eficaz do Tempo 4.4. Gerenciamento de Conflitos 4.5. Inteligência Emocional e Social na Gestão de Pessoas (*) 4.6. Marketing Pessoal 4.7. Mediação e Negociação de conflitos 4.8. Empreendedorismo na Gestão do Capital Intelectual 4.9. Trabalho em Equipe: Integrando Competências e Impact,..,~ "':I""~ Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) EP Goiânia - Goiás - Site:

10 jii ~\,,. $AS~. \.. A SSOC IAÇÃO O E BANCOS Liderança Planejamento e Organização de Eventos Área 5: COMUNICAÇÃO 5.1. Revisão Gramatical: Aplicação da Língua Portuguesa 5.2. Comunicação Interna nas Organizações 5.3. Comunicação Estratégica e Redação Oficial 5.4. Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa 5.5. Oratória e Habilidade de Comunicação 5.6. Comunicação e Redação Empresarial Leitura, Interpretação e Produção de Texto Área 6: SERViÇOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS 6.1. Contabilidade Bancária 6.2. Contabilidade para não contadores 6.3. IFRS - Impactos da Adoção dos Pronunciamentos CPC na Preparação de Demonstrativos Contábeis de IF 6.4: Normas Contábeis Internacionais: IFRS - Avançado de Disclosure (Divulgação) 6.5. Normas Contábeis Internacionais: IRFS - Avançado de Instrumentos Financeiros - IAS39 6.6, Normas Contábeis Internacionais: IRFS - Derivativos: Conceitos, Estratégias e Hedge ACC 6.7. Treinamento Especializado em Normas Contábeis Internacionais 6.8. Atualização em G~stão Econômico/Financeira 6.9. Acesso a Serviços e Produtos Financeiros Área 7: CONTACT CENTER 7.1. Atendimento em Web Call Centers Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás - Site:

11 --- ':' \,,\:'$AS~ ASS O C IAÇÃO D E BANCOS 7.2. Formação de Gestores para Contact Center 7.3. Formação de Atendentes de Cobranças 7.4. Formação de Atendentes de Operações Ativas 7.5. Formação de Atendentes de Retenção e Fidelização de Clientes 7.6. Formação de Atendentes de SAC 7.7. Fundamentos e Técnicas de Atendimento em Contact Centers 7.8. Gestão da Qualidade em Contact Centers 7.9. Planejamento Operacional e Tráfego em Contact Centers Técnicas de Televendas para Contact Centers Área. 8. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8.1. Como preparar-se para a Aposentadoria 8.2. Critérios e Cálculo de Custo Efetivo Total (CET) e Taxa de Liquidação Antecipada (TLA) 8.3. Planejamento e Finanças Pessoais 8.4. Matemática Financeira para Jovens e Adolescentes 8.5. Matemática Financeira com Utilização da Calculadora HP12C 8.6: Introdução aos Produtos Financeiros 8.7. Sistema Financeiro Nacional e Bancos: Estrutura, Funcionamento e Tendências 8.8. Finanças para Jornalistas 8.9. Finanças para Juristas Finanças para o Setor Sindical Finanças para o Terceiro Setor Finanças para Profissionais da Saúde Área 9. GESTÃO DA QUALIDADE S's - Melhorando o Ambiente de Trabalho - Housekeeping Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone : (62) Fax: (62) CEP ' O - Goiânia - Goiás - Site:

12 # ~\, '. \:. c ASBAN A SSO C IAÇÃO D E BANCOS 9.2. Análise de Problemas, Decisões e Oportunidades 9.3. Balanced Scorecard: Gestão de Desempenho em Instituições Financeiras 9.4. Ferramentas Estatísticas para Controle de Processo 9.5. Gestão com Base nos Critérios de Excelência 9.6. ISO 9001 : Atualização e Interpretação; Qualificação de Auditores Internos para a Qualidade; Sensibilização às Normas do Sistema de Gestão da Qualidade 9.7. KAIZEN Melhoria Contínua 9.8. Reuniões Objetivas e Produtivas 9.9. Seis Sigma Área 1 O. GESTÃO DE CRÉDITO Análise de Crédito para Corporate e Middle 10:2. Análise de Crédito para Microcrédito e Economia Informal Análise e Concessão de Crédito PF Análise e Concessão de Crédito PJ Análise Setorial como Ferramenta de Análise de Riscos e Oportunidade de Negócios Gestão do Risco de C.rédito de Pequenas e Médias Empresas 1 Q.7. Gestão e Recuperação de Cré~itos Problemáticos PF.1.q,8,.Gestão e Recuperação de Créditos Problemáticos PJ.'. \ Impactos das Novas Normas Contábeis (IFRS) nas Análises de Balanços Project Finance Os Títulos de Crédito e as Garantias Área 11. GESTÃO DE PESSOAS Administração de Pessoal Desenvolvimento de Liderança e Competências Gerenciais Assédio Moral: Impactos na Gestão de Pessoas e Consequências Jurí icas Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP \ - Goiânia - Goiás - Site:

13 .. -:r \, '\:.cas~ A SSO C IAÇ ÃO D E BANCOS Atualização em Legislação de Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho Formação de Instrutores e Multiplicadores de Treinamento Formação de Peritos Judiciais na Área de Saúde Formação de Peritos Judiciais na Área Ambiental Gestão de Carreiras Gestão do Clima Organizacional Gestão de Conhecimento e Educação Corporativa Gestão por Competências Atualização em Legislação Trabalhista Qualidade de Vida no Trabalho 11.,13. Atualizaç~o para Secretaria Executiva, :,,", i ' Seleçã.o por Competência Área 12. RELAÇÃO COM CLIENTES Código de Defesa do Consumidor Ética no Atendimento e nos Negócios Gestão do Tempo de Atendimento em Agências Bancárias Excelência no Atendimento ao Cliente Gestão do Tempo de Atendimento em Agências Bancárias - Foco na Diretiva de Atendimento Área 13. SUSTENTABILlDADE E GESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável em Instituições Financeiras Gestão da Sustentabilidade ISO e OHSAS Gestão Ambiental e de Trabalho: Interpretação e Implementação NRB / SA Responsabilidade Social ( I I ' I Seguran,' e 13,5. Elaboração Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Sa de Rua 83 n 407, Setor Sul- Fone: (62) Fax: (62) CEP O - Goiânia - Goiás - Site:

14 -:\,, $. \:. AS~ ASSOCIAÇÃO DE BANCOS Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com Foco em Municípios Gestão de Resíduos da Construção Civil e Demolição - RCD Auditoria Ambiental na Indústria - ISO Plano de Gerenciamento de Resíduos da Indústria - PGRI Gestão Ambiental e de Resíduos para Condomínios Licenciamento Ambiental Implantação de Sistema de Gestão Ambiental - SGA Elaboração projetos socioambientais Área 14. COMPLlANCE Controles Internos Visão Integ[a.da da. Fl.mç~o de Competências Rua 83 n 407, Setor Sul- Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás - Site:

15 ASBI'N ASSOCIAÇ ÃO DE BANCOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES TÉCNICOS/ACADÊMICOS ASBAN-GOITO/MA N 01/2013 Anexo 11 - Ficha de credenciamento. DADOS PESSOAIS Nome Data de Local de Nascimento Estado Nascimento Endereço Bairro/Setor Cidade Estado CEP Telefone Residencial Celular pessoal: Síte:,. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Número do Número do RG Órgão e Estado Emissor Data de Emissão CPF DAOOS PROFISSIONAIS Empresa Cargo Area de Atuação Endereço completo da Empresa Telefone Comercial Endereço eletrônico ( comercial) FORMAÇÃO ACADÊMICA Nome da Instituição onde concluiu o Curso de Graduação,""'\ I/ I I '--/U (/1/ J, - Rua 83 n 407, Setor Sul - Fone: (62) Fax: (62) CEP 74, (~oiânia - Goiás,, - Slte:

16 AS~ ASSOCIAÇ ÃO DE BANCOS \: 30 ~~./, anos..:.... Nome do Curso de Graduação Ano da Conclusão Possui pós-graduação? Qual(is)? FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (descrever participação em cursos, palestras, seminários, outros) Nome Ano Nome Ano Nome Ano Nome " " Ano Nbm'e Ano Nome Ano Nome " " " Ano Nome Ano Nome Ano Nome Ano Rua 83 n 407, Setor Su/- Fone: (62) Fax: (62) CEP G E.. mai/ : - Site:

17 AS~ ASSOCIAÇÃO DE BANCOS RELATO DE EXPERIENCIA PROFISSIONAL (descrever principais trabalhos realizados, cursos, palestras, aulas, outros) Solicito minha inscrição no Credenciamento de Consultores Técnicos/Acadêmicos ASBAN-GOITO/MA. Goiânia, de de 20_. Assinatura do candidato I I I Rua 83 n 407, Setor Sul- Fone: (62) Fax: (62) CEP Goiânia - Goiás - Site:

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011 EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011 Rio, 01/07/2011 EDITAL SEBRAE/RJ Nº. 01/2011 PREÂMBULO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

Rayley Guida de Souza Campos Luzza Superintendente

Rayley Guida de Souza Campos Luzza Superintendente EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2015 PREÂMBULO O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Tocantins - SENAR- AR/TO, inscrito no CNPJ/MF sob o n 04.253.770/0001-05, com sede na

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico e com o Instituto Politécnico

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: A oportunidade de se tornar um facilitador de aprendizagem e/ou consultor para o sucesso das micro e pequenas empresas APRESENTAÇÃO Esta cartilha

Leia mais

CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA

CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA PERGUNTAS FREQUENTES Este guia com perguntas e respostas foi desenvolvido para possibilitar um melhor entendimento

Leia mais

Edital de Credenciamento 003/2012

Edital de Credenciamento 003/2012 1/5 Edital de Credenciamento 003/2012 1 DO OBJETO: 1.1. O presente Termo tem por objetivo o credenciamento de Instituições Financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, para prestação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015, DE 15 DE ABRIL DE

EDITAL Nº 01/2015, DE 15 DE ABRIL DE Edital nº 01, de 15 de abril de 2015, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de TUTOR PRESENCIAL para atuar no Curso de Especialização

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAIBA ESPEP EDITAL Nº 001/2015

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAIBA ESPEP EDITAL Nº 001/2015 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAIBA ESPEP EDITAL Nº 00/20 NORMAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PB Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PB Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PB Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO João Pessoa/PB Janeiro /2014. PREÂMBULO O Serviço de Apoio

Leia mais

1. Objeto: 2. Objetivo:

1. Objeto: 2. Objetivo: 1 EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES LOCAIS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE E GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E TECNOLÓGICOS EM SAÚDE DA EAD/ENSP/FIOCRUZ EM PARCERIA

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

Edital FTEC Faculdades 01/2016

Edital FTEC Faculdades 01/2016 Edital FTEC Faculdades 01/2016 A FTEC Faculdades torna pública a abertura de Processo Seletivo Externo de professores, para ingresso no primeiro semestre de 2016, especificando a disciplina e a forma de

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO EM CUIABA

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO EM CUIABA EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO EM CUIABA A Faculdade Estácio em Cuiaba divulga processo seletivo para Professor

Leia mais

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS.

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. TOLEDO-PR Página 2 de 6 1. OBJETIVO 1.1 O presente regulamento objetiva

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL 072/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES AVALIADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - LATO

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DA AMAZÔNIA A Faculdade Estácio da Amazônia/Atual FEA divulga processo

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Coordenação Universidade Aberta do Brasil Curso de Licenciatura em Filosofia a Distância

Universidade Federal de Pelotas Coordenação Universidade Aberta do Brasil Curso de Licenciatura em Filosofia a Distância Edital nº 02, de 13 de JANEIRO de 201, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de TUTOR A DISTÂNCIA para atuar no Curso de Licenciatura

Leia mais

INSTITUTO ELO CONVOCAÇÃO 73/2010 SELEÇÃO DE ASSISTENTE DE COMPRAS PARA ATUAR NA SEDE DO INSTITUTO ELO

INSTITUTO ELO CONVOCAÇÃO 73/2010 SELEÇÃO DE ASSISTENTE DE COMPRAS PARA ATUAR NA SEDE DO INSTITUTO ELO INSTITUTO ELO CONVOCAÇÃO 73/2010 SELEÇÃO DE ASSISTENTE DE COMPRAS PARA ATUAR NA SEDE DO INSTITUTO ELO OBJETO O Instituto Elo, associação privada sem fins lucrativos qualificada como Organização da Sociedade

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 03/06/2014 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

EDITAL N o 040/2012. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

EDITAL N o 040/2012. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

Leia mais

www.cmconsultoria.com.br Cópia por Processo Digital Página 2 de 5

www.cmconsultoria.com.br Cópia por Processo Digital Página 2 de 5 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 36, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DOS CURSOS PRESENCIAIS DE LÍNGUA INGLESA OFERTADOS PELOS NÚCLEOS DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO EDITAL DE EXTENSÃO Nº 037/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTE-BOLSISTA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO - DIÁLOGOS TÉCNICA E ARTE: REFLEXÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM CULTURA. O Reitor

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR COMPLETO EDITAL Nº 02/2011

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR COMPLETO EDITAL Nº 02/2011 PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR COMPLETO EDITAL Nº 02/2011 A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba FUNETEC/PB, pessoa jurídica

Leia mais

EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PPGE/UFRGS/UEMS PERÍODO LETIVO 2007

EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PPGE/UFRGS/UEMS PERÍODO LETIVO 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

Leia mais

Edital n 49/2011 PROEN

Edital n 49/2011 PROEN Edital n 49/2011 PROEN Seleção Simplificada para Tutor a Distância O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, em exercício e o Núcleo de Educação à Distância, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- UNINORTE LAUREATE Programa Incubadora Uninorte Empreende EDITAL Nº 01/2015 PRÉ-INCUBAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- UNINORTE LAUREATE Programa Incubadora Uninorte Empreende EDITAL Nº 01/2015 PRÉ-INCUBAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- UNINORTE LAUREATE Programa Incubadora Uninorte Empreende EDITAL Nº 01/2015 PRÉ-INCUBAÇÃO A Incubadora Uninorte Empreende, incubadora de empresas do Centro Universitário do

Leia mais

Curso Disciplina Perfil docente (formação acadêmica mínima)

Curso Disciplina Perfil docente (formação acadêmica mínima) EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ UNESA Campus Resende A Estácio divulga processo seletivo para

Leia mais

Programa CAPES-PVE CAPES. Processo Seletivo 2010 Edital nº 049/2010/CAPES/DRI

Programa CAPES-PVE CAPES. Processo Seletivo 2010 Edital nº 049/2010/CAPES/DRI Programa CAPES- Processo Seletivo 2010 Edital nº 049/2010/CAPES/DRI A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Fundação Pública, criada pela Lei nº. 8.405, de 09 de janeiro de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA Nº 001/2015

EDITAL DE ABERTURA Nº 001/2015 EDITAL DE ABERTURA Nº 001/2015 A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - CÂMPUS GOIANÉSIA, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de seleção para o preenchimento de vagas no curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE CURRÍCULOS 1 DO OBJETO 1.1. Este Edital tem como objeto a seleção pública de Pessoa Física autônoma, especialista, para exercer a função de Consultor Técnico

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO 1 EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO O SENAR PR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - Administração Regional do Paraná, com sede à Rua Marechal Deodoro, 450-16º

Leia mais

SENAR-AR/PB - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DA PARAÍBA EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

SENAR-AR/PB - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DA PARAÍBA EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SENAR-AR/PB - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DA PARAÍBA EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional

Leia mais

EDITAL 001/2015 REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES E INSTRUTORES DO EXCELÊNCIASC

EDITAL 001/2015 REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES E INSTRUTORES DO EXCELÊNCIASC EDITAL 001/2015 REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES E INSTRUTORES DO EXCELÊNCIASC 1 OBJETO 1.1 O PROGRAMA DE CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES E INSTRUTORES DO EXCELÊNCIASC (PCCIEXCELÊNCIASC) tem

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO EDITAL Nº 00/202 SEGESP/AL, DE 29 DE AGOSTO DE 202 ( Publicado no DOE de 30.08.202 ) EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS TÉCNICO-ESPECIALIZADOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA,

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RO Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RO Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RO Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO Porto Velho/RO Fevereiro/ 2015 PREÂMBULO O Serviço de

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMES) A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA,

Leia mais

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos 1 ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS ESNS Manual do Candidato da Graduação Processos Seletivos Rua Senador Dantas, 74 2º andar Centro Rio de Janeiro RJ Tel. 33801044 33801046 33801532 2 A Escola Superior

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº: 002/2015

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº: 002/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº: 002/2015 CONVÊNIO Nº: 812779/2014 - SDH/PR PROCESSO LICITATÓRIO Nº: 005/2015 OBJETO: Contratação de 01(um) Advogado, 01(um) Assistente Social e 01(um) Psicólogo

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 23/09/2014 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo Seletivo para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de Nível Médio (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa Brasil

Leia mais

Edital para Exposição de Oportunidades de Negócios na 5ª Edição da SEMANA SEBRAE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2015 I DA CONVOCAÇÃO II DO EVENTO

Edital para Exposição de Oportunidades de Negócios na 5ª Edição da SEMANA SEBRAE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2015 I DA CONVOCAÇÃO II DO EVENTO I DA CONVOCAÇÃO O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, comunica e convida empresas do setor

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 05/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM PERÍCIA MÉDICA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM PERÍCIA MÉDICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM PERÍCIA MÉDICA Pelo presente edital, a Sociedade Brasileira de Perícias considerando: Médicas, o

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES CURSISTAS Nº 01 /2015 Estabelece normas de seleção para ingresso de professores(as) no Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização: Nação, Região e Ensino de História

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL Nº 09/2014 e-tec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Câmpus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Nº 01/2014 PREÂMBULO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Nº 01/2014 PREÂMBULO EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Nº 01/2014 PREÂMBULO A AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE SOROCABA INOVA SOROCABA, pessoa jurídica de direito privado, devidamente

Leia mais

EDITAL N 4/2015 - PROEC BOLSA CULTURA

EDITAL N 4/2015 - PROEC BOLSA CULTURA EDITAL N 4/2015 - PROEC BOLSA CULTURA A Pró-Reitora de Extensão e Cultura PROEC, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no Estatuto da Universidade do Estado de Mato Grosso

Leia mais

1.3 DAS VAGAS A seleção objetiva o preenchimento de 40 (quarenta) vagas do Curso, destinadas aos interessados que atendam aos requisitos do Edital.

1.3 DAS VAGAS A seleção objetiva o preenchimento de 40 (quarenta) vagas do Curso, destinadas aos interessados que atendam aos requisitos do Edital. EDITAL UNEB N O Reitor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA, PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL, ÁREA

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº. 01/2014 - S Dispõe sobre a abertura de Processo Simplificado de Seleção para oferecimento de vagas de estágio

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR A DIRETORA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO

Leia mais

FACULDADE 7 DE SETEMBRO

FACULDADE 7 DE SETEMBRO FACULDADE 7 DE SETEMBRO PROCESSO SELETIVO 2015.1 EDITAL Nº 16/2014 A Faculdade 7 de Setembro (FA7), com base no seu Regimento Interno e nas disposições da legislação em vigor, torna pública, para conhecimento

Leia mais

EDITAL Nº 016/2015 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 016/2015 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 06/205 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAR NO PROGRAMA PNAP NAS DIVERSAS OFERTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015 CONVÊNIO Nº: 812779/2014 - SDH/PR PROCESSO LICITATÓRIO Nº: 004/2015 OBJETO: Contratação de 01(um)apoio administrativo A Associação Fábrica Cultural, entidade

Leia mais

REGULAMENTO. Art. 1º - O Programa de inclusão educacional BOLSAS EDUCAR tem os seguintes objetivos:

REGULAMENTO. Art. 1º - O Programa de inclusão educacional BOLSAS EDUCAR tem os seguintes objetivos: REGULAMENTO I DO PROGRAMA Art. 1º - O Programa de inclusão educacional BOLSAS EDUCAR tem os seguintes objetivos: I incentivar a aderência ao Programa de indivíduos que atendam aos requisitos exigidos neste

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA S UPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA S UPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA S UPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO EDITAL Nº 001/2012 SEGESP/AL, DE 29 DE AGOSTO DE 2012 (Publicado no DOE de 30.08.2012 ) EDITAL

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 003/14 Processo Seletivo Verão 2015-1 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes de

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RR Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL - AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RR Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL - AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RR Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL - AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO Boa Vista/RR Junho/2015 PREÂMBULO O Serviço Brasileiro

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA O QUADRO DE CORPO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO DA SILVEIRA - IBMR A DIRETORA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER

EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER A Faculdade Sergipana (FASER), torna pública a inscrição para seleção de alunos do curso de Ciências Contábeis

Leia mais

EDITAL Nº 003/2015 - DCAD/PROGEP/UFRA CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS EM EAD

EDITAL Nº 003/2015 - DCAD/PROGEP/UFRA CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS EM EAD UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EDITAL Nº 003/2015 - DCAD/PROGEP/UFRA

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 01 Convênio ATN/ME- 11533-BR Cooperação Técnica Não- Reembolsável. Desenvolvimento de Metodologia para Implantação de Microfranquias 02 Identificação do Edital de Credenciamento

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 03/2015

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 03/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 03/2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão - PPG UEMA em conjunto

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 001/2015.

SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 001/2015. SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 001/2015. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Estabelece as normas do processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 1/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 1/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 1/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA PARA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE EDITAL Nº 064, DE 28 DE AGOSTO DE 2015 1 SELEÇÃO DE CAPACITADOR PARA CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DA ESCOLA DE CONSELHOS TUTELAR E DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE O Reitor do Instituto Federal

Leia mais

3.5. A avaliação da entrevista considerará os seguintes critérios:

3.5. A avaliação da entrevista considerará os seguintes critérios: EDITAL PARA ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATURAS AO PROGRAMA PRÉVIO DE ACESSO AO MESTRADO EM TECNOLOGIA E GESTÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM PARCERIA COM O MESTRADO EM GESTÃO EM SISTEMAS DE E-LEARNING

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A ESTÁCIO SANTA CATARINA E FLORIANÓPOLIS, campi Santa Catarina e Florianópolis divulgam processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação

Leia mais

E RAÇA-ETNIA EDITAL Nº - 03 / 2012 SELEÇÃO PARA TUTORIA A DISTÂNCIA

E RAÇA-ETNIA EDITAL Nº - 03 / 2012 SELEÇÃO PARA TUTORIA A DISTÂNCIA Programa de Educação para a Diversidade- PROGED - ProEx CURSO de ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS com ênfase em GÊNERO E RAÇA-ETNIA EDITAL Nº 03 / 2012 SELEÇÃO PARA TUTORIA A DISTÂNCIA A

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL N o. 1/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/ES Nº 002/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/ES Nº 002/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/ES Nº 002/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO Vitória/ES Abril/2015 PREÂMBULO O Serviço Brasileiro de

Leia mais

EDITAL Nº 100/2015 Referente ao Aviso Nº 066/2015, publicado no D.O.E. de 22.08.2015

EDITAL Nº 100/2015 Referente ao Aviso Nº 066/2015, publicado no D.O.E. de 22.08.2015 EDITAL Nº 100/2015 Referente ao Aviso Nº 066/2015, publicado no D.O.E. de 22.08.2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância.

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE MATEMÁTICA Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização a Distância, em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE APERFEIÇOAMENTO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE APERFEIÇOAMENTO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE APERFEIÇOAMENTO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP 24.030-085 Telefone: (21) 2629-2478 / 2619-2479 e-mail:

Leia mais

CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE LOCAL. Período de inscrições e protocolo dos documentos

CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE LOCAL. Período de inscrições e protocolo dos documentos PROGRAMA ANUAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS EM EAD PACC CURSO DE TUTORIA EM EAD Processo Seletivo Simplificado para contratação de tutores a distância Edital n. 13/2014 CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES CGDP/SRH Nº 01/2010 CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO NOTA Nº E-042/2013

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO NOTA Nº E-042/2013 EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO NOTA Nº E-042/2013 A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS, empresa

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 002 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RN Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RN Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RN Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA Rio Grande do Norte Junho/2014 Processo de Credenciamento SEBRAE/RN

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Grupo Territórios, Educação Integral

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/ES Nº 02/2010 Errata 01

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/ES Nº 02/2010 Errata 01 EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/ES Nº 02/2010 Errata 01 Vitória Novembro/2011 PREÂMBULO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/ES Nº 02/2010 1. O Serviço

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

2.1. O período da inscrição para o processo seletivo será 18 a 25 de Março de 2013. No horário de 09:00 as 15:00.

2.1. O período da inscrição para o processo seletivo será 18 a 25 de Março de 2013. No horário de 09:00 as 15:00. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 039, DE 15 DE MARÇO DE 2013. Dispõe sobre o processo

Leia mais

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos 1 ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS Manual do Candidato da Graduação Processos Seletivos Rua Senador Dantas, 74 Térreo; 2º e 3º andares Centro Rio de Janeiro RJ Tel. 33801044 33801046 33801535 2 A Escola

Leia mais

Departamento de Pedagogia Campus Catalão/UFG. Edital Nº 001 /2011

Departamento de Pedagogia Campus Catalão/UFG. Edital Nº 001 /2011 Departamento de Pedagogia Campus Catalão/UFG Edital Nº 001 /2011 Estabelece normas do Processo Seletivo de candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento Estatuto da Criança e do Adolescente modalidade a distância.

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 O Diretor Geral do Instituto de Ensino Superior de Goiás, mantido pela Sociedade de Ensino Superior Fênix Ltda,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/UNITINS COORDENAÇÃO UAB SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR BOLSISTA DA UAB/MEC EDITAL UAB Nº 003 DE 19 DE ABRIL DE 2013

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/UNITINS COORDENAÇÃO UAB SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR BOLSISTA DA UAB/MEC EDITAL UAB Nº 003 DE 19 DE ABRIL DE 2013 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/UNITINS COORDENAÇÃO UAB SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTOR BOLSISTA DA UAB/MEC EDITAL UAB Nº 003 DE 19 DE ABRIL DE 2013 A Fundação Universidade do Tocantins Unitins, por meio da

Leia mais

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB TERMO ADITIVO AO EDITAL nº 02/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS ALTERAÇÃO DE DATAS E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Apoio: Brasília, 28 de agosto de 2013.

Leia mais

2. DO OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização em Ensino de História para entrada em 2009.

2. DO OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização em Ensino de História para entrada em 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ -REITORIA DE PESQUISA E POS GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO A Fundação Universidade Federal

Leia mais

Art. 3º. A taxa de Inscrição será no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Em hipótese alguma será devolvido o valor pago.

Art. 3º. A taxa de Inscrição será no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Em hipótese alguma será devolvido o valor pago. EDITAL N 03 /2011-2 - VESTIBULAR, CONCURSO PRINCIPAL E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONTINUADO DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS UNIFIMES MANTIDO PELA FUNDAÇÃO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS ESCOLA DE GOVERNO EDITAL Nº001/2010 Regulamenta o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação a Distância

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: O Centro Universitário Estácio de Brasília Estácio Brasília divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica.

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Universidade Federal do Ceará Instituto Universidade Virtual UFC Virtual Coordenação do Curso de Administração Coordenação do Curso de Administração com foco na Gestão Pública A Universidade Federal do

Leia mais