CAMPANHA ADVENTO 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMPANHA ADVENTO 2011"

Transcrição

1 ONDE MORAS? VINDE E VEDE! Jo 1,38-39 CAMPANHA ADVENTO 2011 INTRODUÇÃO Segundo D. Manuel Pelino na sua Carta Pastoral, nestes tempos de descrença parece que Deus não mora na cidade dos homens. Parece ausente da vida quotidiana, não mora na nossa cultura. Onde mora Deus? É preciso enfrentar o eclipse de Deus na cultura contemporânea e descobrir o Seu verdadeiro rosto de Pai, Criador, Amigo e Guia do homem. Procurar a morada de Deus, aprofundar a nossa experiência de comunicação com Ele. Deus caminha à nossa frente, sempre novo e diferente do que imaginamos. Na medida em que crescemos na verdade e no amor de Deus, podemos purificar continuamente as imagens sempre provisórias com que O representamos e testemunhar a nossa fé com humildade e credibilidade. Neste tempo de Advento valorizemos a família como lugar catequético e redescubramos na tradição do presépio a nossa família, fazendo chegar a todos a verdadeira mensagem do Natal: Crescer no amor! Deste modo, encontraremos a morada de Deus e poderemos apresentar Jesus que vem como luz para iluminar todo o homem. OBJETIVOS DA CAMPANHA Sensibilizar os catequizandos para o significado do Advento e do Natal; Associar as imagens do Presépio à Família; Divulgar a liturgia e as tradições cristãs da quadra natalícia. DESENVOLVIMENTO DA CAMPANHA O presépio como referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e de Maria. No início do Advento, cada criança recebe um calendário que poderá colorir a seu gosto e no qual está representado o presépio. A cada domingo do Advento será associada uma figura do presépio que por sua vez se identificará com um elemento da família da criança e que na eucaristia correspondente terá uma bênção própria. Assim, pretende-se envolver toda a comunidade e trazer até à Igreja, através das crianças, aqueles que lhes são próximos, nomeadamente, pais, mães, avós, tios, padrinhos e amigos. No calendário, há um espaço próprio (tipo árvore genealógica) para que a criança inscreva os nomes, semana após semana, daqueles que lhe são próximos e a que cada semana diz respeito. Devem depois escrever o mesmo nome num pequeno papel que as crianças levam para a Missa dominical. Na igreja estará colocado um cesto junto ao presépio onde as crianças, na Eucaristia, colocam os papéis com os nomes dos familiares correspondentes (podendo ser os próprios a fazê-lo) que hão de escrever em cada semana. O catequista deve chamar a atenção para a criança que se encontra ao colo de São José que é João Batista (primo de Jesus) identificado pela concha do batismo. Ao longo das semanas do Advento, o catequista deve escolher o momento mais apropriado para propor a atividade correspondente explicando sempre o sentido deste tempo de preparação para o Natal e refletindo com as crianças sobre a leitura da Palavra.

2 I Domingo do Advento dia 27 de Novembro Mc 13, «Vigiai, porque não sabeis quando virá o dono da casa» Os discípulos são exortados por Jesus a estarem atentos, em atitude de vigia constante para poderem acolher a Boa Nova da Salvação. Nós também deveremos estar atentos ao mundo e aos outros, disponíveis para acolher o Senhor que vem. 1ª SEMANA SÃO JOSÉ PAIS Um pai também está atento e de vigia ao que se passa na sua casa e com os seus filhos. Assim, nesta semana, escreve o nome do teu pai no local reservado para o efeito no calendário e pede-lhe que te acompanhe à eucaristia onde receberá uma bênção especial. Escreve também num pequeno papel o mesmo nome para levares para a Abençoai, Senhor, o Pai amigo e companheiro, o Pai sempre presente, que oferece o colo e estende a mão, mas também o Pai ausente. Concedei-lhes Senhor os dons da paciência, compreensão, tranquilidade, ternura, justiça, fé na vida e nos seus filhos, colocando todo o Teu Amor no seu coração II Domingo do Advento dia 4 de Dezembro Mc 1, «Endireitai os caminhos do Senhor» O profeta Isaías muitos séculos antes de Jesus previu que Deus enviaria um seu mensageiro para preparar os caminhos do Senhor. Nós hoje somos convidados a ser Mensageiros da vontade de Deus. 2ª SEMANA ESTRELA ENFERMOS Também nós devemos ajudar a endireitar os caminhos do Senhor através da caridade e do amor. Escreve o nome daqueles que estão doentes ou que de alguma forma precisam de ajuda e convida aqueles que puderem a acompanhar-te à eucaristia onde se rezará por eles de modo especial. Pousa o Teu olhar Senhor sobre os que, através do sofrimento, testemunham a fé no Teu Amor. Consola os aflitos e alimenta a esperança dos que perderam a alegria de viver. Tu, que és o autor da vida, ensina-nos a valorizar e promover a saúde e concede-nos o dom de visitar e animar os que vivem no abandono e na solidão.

3 dapágina III Domingo do Advento dia 11 de Dezembro Jo 1, 6-8, «No meio de vós está Alguém que não conheceis» S. João Baptista é o modelo daquele que dá testemunho, que anuncia Jesus Cristo. Tal como João, somos chamados a dar testemunho, isto é a conhecer Jesus e a anunciá-lo a todos os homens. 3ª SEMANA-ANJO TIOS Os tios e os primos também têm uma ligação especial na família e tu podes junto deles dar testemunho da pessoa e amor de Jesus. Durante a próxima semana, escreve o nome dos teus tios ou primos no local reservado para o efeito no calendário e pedes-lhe que te acompanhem à eucaristia onde receberão uma bênção especial. Jesus, nós Vos suplicamos por todos os nossos familiares, tios e primos em especial, e Vos pedimos uma contínua disposição para rezar por eles. Que na nossa família reine a confiança, a fidelidade e o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais IV Domingo do Advento dia 18 de Dezembro Lc 1, «Conceberás e darás à luz um Filho» Maria foi aquela que disse sim ao anúncio do Anjo. Como ela também deveremos dizer sim àquilo que Deus quer de nós. 4ª SEMANA-MARIA MÃES Uma mãe diz quase sempre sim aos seus filhos. Atento(a) a esta realidade esforça-te por seres carinhoso(a) com a tua mãe vendo nela toda a delicadeza com que te criou mesmo nos momentos em que te disse não. Esta semana, escreve o nome da tua mãe no local reservado para o efeito no calendário e pede-lhe que te acompanhe à eucaristia onde receberá uma bênção especial. Escreve também num pequeno papel o mesmo nome para levares para a Agradecemos-te, Senhor, a mãe que nos destes, toda a sua dedicação, os seus conselhos, as suas orientações e as suas correções. Pedimos perdão, Senhor, se nem sempre correspondemos a este amor e carinho. Ajudai, Senhor a nossa mãe e recompensai-a por todo o seu esforço, todo o seu sacrifício e que possa exercer com dignidade a sua missão de mãe e esposa.

4 24 DEZEMBRO-JESUS FILHOS CAMPANHA O ADVENTO 2011 dpágina Noite de Natal dia 24 de Dezembro Lc 2, «Nasceu-vos hoje um Salvador» Cabe a nós aproveitar este tempo de Natal para refletir sobre o imenso dom que significa a Encarnação do Verbo, deixado iluminar as nossas vidas por aquela luz que resplandece no presépio de Belém. Assim como os pastores que velavam à noite, a celebração do Natal convidanos em primeiro lugar a uma atitude «de vigília», que se traduz na nossa vida quotidiana. Como filhos, saibamos estar disponíveis para escutar, mas também para nos pormos a caminho, ao encontro de Jesus. Esta semana, escreve o teu nome e os dos teus irmãos (se tiveres) no local reservado para o efeito no calendário e com eles receberás na eucaristia uma bênção especial. Se não o puderes fazer nesta noite, podes fazê-lo assim que for possível, mas pelo menos não deixes de fazer a tua oração. Senhor, que o egoísmo, a ambição e a maldade não nos desvie do nosso caminho de bons filhos. Ajudai-nos a honrar pai e mãe e que como filhos sejamos compreendidos nas nossas angústias e incertezas. Nós Vos rogamos pelos filhos que não conhecem os seus pais e pelos que neste Natal não têm lar CAMPANHA O ADVENTO 2011 dpágina Dia de Natal dia 25 de Dezembro Jo 1, «O Verbo fez-se carne e habitou entre nós» DIA NATAL 25 DEZEMBRO AVÓS O Verbo feito carne transformou profundamente o sentido da convivência humana. Em Cristo, podemos ser, uns para os outros, caminhos de Deus. E porque a redenção recupera a beleza da criação, em Cristo aprendemos a descobrir, em todos os caminhos humanos, dons de que Deus nos dotou, ao criar-nos, caminhos de Deus. São os avós aqueles que mais nos recordam a tradição desta época festiva. Os usos, costumes e tradições são parte importante na identidade e na cultura de um povo. Atendamos pois às histórias e práticas que os nossos avós nos contam e que constituirão um enriquecimento pela experiência de vida entre gerações. Neste dia, escreve o nome dos teus avós no local reservado para o efeito no calendário e pedes-lhe que estejam presentes eucaristia onde receberão uma bênção especial. Vós Senhor que escolhestes Joaquim e Ana para serem avós de Jesus, derramai as vossas bênçãos sobre os avós para que sejam fortalecidos pela vossa graça, para transmitir às gerações mais novas a história da nossa salvação e a experiência da Vossa Ternura. Sejam iluminados pelo vosso Espírito para partilharem com os mais novos a sua sabedoria e a sua fé, as suas alegrias e esperanças.

5 dapágina Dia de Santa Maria dia 1 de Janeiro Lc 2, «Encontraram Maria, José e o Menino. E depois de oito dias deram-lhe o nome de Jesus» A comemoração de um ano-novo mobiliza multidões que confraternizam e se alegram. É uma festa universal animada pela esperança de renovação. Nesse clima de alegria, na liturgia celebramos o oitavo dia do grande acontecimento que transformou céus e terra: o nascimento de Jesus, comemorado através de sua mãe, Maria, invocada como Mãe de Deus. 01 JANEIRO AMIGOS Os pastores foram os primeiros a chegar junto de Jesus no presépio e os verdadeiros amigos também o fazem quando necessitamos do seu apoio. Jesus também partilhava a sua alegria com os seus amigos e como o primeiro dia do ano lembra alegria e diversão, não podes esquecer os teus amigos. Escreve os seus nomes no local reservado para o efeito no calendário e acompanha-os à eucaristia onde se rezará por eles de modo especial. Eu te peço, Senhor, que me dês a graça de ser fiel aos meus amigos. Protegenos e faz com que, consigamos conviver em harmonia e nos continues a guiar, amparar e proteger, para sermos todos cúmplices de bons e maus momentos Epifania do Senhor dia 08 de Janeiro Mt 2, «Viemos do Oriente adorar o Rei» 08 Janeiro REIS MAGOS PADRINHOS Aqui presente a universalidade da Mensagem cristã, dirigida a todos os homens, mesmo àqueles que, segundo as conceções estreitas do Judaísmo, viviam fora da Geografia e da História da Salvação. Em contraste com o orgulho e cegueira saibamos como os Magos estar atentos aos sinais dos Tempos e dispormo-nos a correr a aventura da Fé. Os magos ofereceram presentes a Jesus e também os padrinhos vos dão lembranças, mas eles deram-vos muito mais que isso: no dia do vosso batismo deram o seu compromisso de vos educar na fé. Esta semana, escreve o nome dos teus padrinhos no local reservado para o efeito no calendário e pedes-lhes que te acompanhem à eucaristia onde receberão uma bênção especial. Ajudai, Senhor, os meus padrinhos a serem para mim um apoio na descoberta do Vosso amor e me ajudem a participar na vida da grande Família de Deus.

6 09 Janeiro BATISMO DO SENHOR Elaborado pela Paróquia da Sagrada Família do Entroncamento dapágina Batismo do Senhor dia 9 Janeiro Jo 1, 6-8, «No meio de vós está Alguém que não conheceis» O autêntico missionário é aquele que com humildade prepara o caminho, e depois se alegra ao perceber a ação de Deus na comunidade, pelos carismas aí manifestados através das iniciativas de seus membros. Durante a semana procura saber a data do teu batizado e escreve-a no local reservado para o efeito no calendário - a concha do batismo. Trata-se de uma data importante que deves anotar e recordar. Jesus, com a Tua proteção infalível, vigia e ama-me já que me abençoaste com a graça do Batismo. Envia Senhor o teu Espírito sobre todos os batizados e enche-nos com a paz, alegria e força para fazer a Tua Vontade. ORIENTAÇÕES Durante cada semana do Advento o catequista destacará pelo picotado a parte a entregar ao catequizando; Os catequistas deverão empenhar-se com entusiasmo para que, pelo menos nas semanas do Advento, a atividade proposta contemple atempadamente o convite que é feito aos familiares no sentido de estarem presentes na eucaristia correspondente. Deve pedir-se à criança que leve para a eucaristia a oração que lhe foi entregue; Informar que os nomes serão escritos nas folhas da árvore e que poderão acrescentar mais folhas, se necessário; Antes das férias, devem entregar-se todos os destacáveis correspondentes ao Natal e na primeira catequese após a interrupção, o catequista fará um balanço sobre essas atividades. A leitura do evangelho e reflexão sobre o mesmo deverá ser feita na presença de uma vela acesa podendo até ser a vela de uma coroa do advento. Neste caso, deverá explicar-se à criança o significado da: o o o forma circular - o círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá a ideia de elo, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande Aliança ; cor verde - cor da esperança e da vida 4 velas - as quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos a nossa coroa sem luz e sem brilho como a escuridão do pecado e à medida que chega o Natal ela vai-se iluminando com a chegada do Salvador).

CAMPANHA ADVENTO 2011

CAMPANHA ADVENTO 2011 ONDE MORAS? VINDE E VEDE (Jo 1,38-39) CAMPANHA ADVENTO 2011 INTRODUÇÃO Segundo D. Manuel Pelino na sua Carta Pastoral, nestes tempos de descrença parece que Deus não mora na cidade dos homens. Parece ausente

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor»

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor» 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 10 de dezembro 2018 ADVENTO 2ª SEMANA Encontro com João Batista Foi dirigida a palavra de Deus a João, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando

Leia mais

Festa da Palavra. 4ºano. Catequese Missionários Passionistas

Festa da Palavra. 4ºano. Catequese Missionários Passionistas Festa da Palavra 4ºano Catequese Missionários Passionistas 5 de Novembro de 2011 Coral Confessionários A Mónica Leite reserva 6 bancos em cada uma das 4 filas. Na primeira fila, do lado do órgão, ficam

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015 1ª Semana de Advento (29 de Novembro a 5 de Dezembro) Catequista responsável: Ana Maria (2º e 7º ano) Palavra da semana: CARIDADE Estás a preparar-te para um caminho que te leva ao Natal. O Natal é um

Leia mais

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse A Bíblia é Pois é, após um longo percurso de descoberta do Antigo Testamento, chegou a vez de descobrir um pouco mais acerca

Leia mais

Festa Sagrada Família

Festa Sagrada Família Festa Sagrada Família Homilia para a Família Salesiana (P. J. Rocha Monteiro) Sagrada Família de Jesus, Maria e José 1. No Domingo, dentro da oitava do Natal, celebra-se sempre a festa da Sagrada Família.

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»

Leia mais

OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda;

OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os irmãos que precisem de ajuda; LEMA DA CAMINHADA «Onde está o teu irmão?» OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda; Ir ao encontro de quem mais precisa, através de

Leia mais

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo. MATRMÓNO 321 rmãos e irmãs: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo (ou: cantando): Ou: Abençoai,

Leia mais

PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO. Em preparação à Eucaristia

PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO. Em preparação à Eucaristia PRIMEIRO LIVRO DO CATEQUIZANDO Em preparação à Eucaristia Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Coordenação editorial Jakson Ferreira de Alencar Ilustrações Cícero Soares Produção editorial AGWM

Leia mais

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé Postais de Natal Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima, 2008-2009 1. Introdução O Sr. Bispo, na introdução da carta pastoral para este

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE!

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO

ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO 2ª FEIRA 26 novembro ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO E uma boa semana. Encontramo-nos na última semana de novembro e aproxima-se a passos largos um tempo muito especial, o Natal. Sabemos que nos aproxima

Leia mais

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

Vigararia da Educação Cristã. Caminhada de Advento / Natal 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE.

Vigararia da Educação Cristã. Caminhada de Advento / Natal 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE. Vigararia da Educação Cristã Caminhada de Advento / Natal 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE. 1. Na Diocese de Aveiro A 3ª Etapa do Plano Pastoral Diocesano desafia-nos a uma especial atenção à Liturgia e à

Leia mais

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO Mariano PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR Mês UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. UM CRISTÃO PRECISA DESTAS DUAS MULHERES, DUAS MULHERES MÃES, DUAS MULHERES VIRGENS: A

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011

TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011 TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011 TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir

Leia mais

JESUS VEM! REZA E ACOLHE.

JESUS VEM! REZA E ACOLHE. CAMINHADA DE ADVENTO NATAL 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE. 1. Na Diocese de Aveiro A 3ª Etapa do Plano Pastoral Diocesano desafia-nos a uma especial atenção à Liturgia e à Oração. Sob o lema «A Igreja Diocesana

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução REZAR COM O PAPA Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução Continuamos empenhados, nesta rede mundial de oração com o Papa e pelas suas intenções, a rezar, a fazer subir ao Coração do Pai das Misericórdias

Leia mais

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) Oração do Rosário 2 Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5) Introdução Nesta Semana de Oração pelos Seminários, somos convidados a seguir o exemplo da Mãe do Senhor no caminho realizado na fidelidade ao Pai

Leia mais

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS

Bom dia! 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS 2ª FEIRA 10 dezembro ENCONTRO COM JESUS Iniciamos a segunda semana de Advento. Após uma mensagem de e-mail que nos convidava a cuidar do nosso coração através da vigilância e da oração, esta semana temos

Leia mais

Alegria e Aproximação

Alegria e Aproximação TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO Alegria e Aproximação www.pj.org.br pjnacional pastoraldajuventude Queridas os jovens e assessoras es da Pastoral da Juventude do Brasil, Estamos nos aproximando da grande festa

Leia mais

Campanha para o Advento e Natal de Em família, uma casa para Jesus. Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima

Campanha para o Advento e Natal de Em família, uma casa para Jesus. Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima Campanha para o Advento e Natal de 2014 Em família, uma casa para Jesus Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima Apresentação No segundo ano do biénio dedicado à família, o Serviço Diocesano

Leia mais

Campanha de Advento O Fogo da Caridade. viver o Natal em Família

Campanha de Advento O Fogo da Caridade. viver o Natal em Família Campanha de Advento 2010 O Fogo da Caridade viver o Natal em Família Serviço Diocesano de Catequese Diocese Leiria-Fátima Objectivos Reforçar a consciência das famílias como «Igreja doméstica» Preparar

Leia mais

Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014

Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Paróquia do Candal Um jugo suave 8.º encontro 8 de janeiro de 2014-21:30 horas - Cripta da igreja Que procuramos neste encontro? ü Hoje, escutaremos o convite que

Leia mais

Tríduo Vocacional Concepcionista

Tríduo Vocacional Concepcionista Tríduo Vocacional Concepcionista em preparação aos Primeiros Votos de Domingas Cícera Jesus dos Santos Dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2014 Missa e profissão Religiosa Dia 16.02.2014 Igreja São João Batista

Leia mais

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não crentes, dizendo (ou: cantando), cheios de esperança: R. Cristo,

Leia mais

OS SÍMBOLOS DO NATAL

OS SÍMBOLOS DO NATAL OS SÍMBOLOS DO NATAL Autor: Adaptado por David Karnopp Tema: Programa de Natal. Personagens: Narrador1, Narrador2, Crianças. Tempo aproximado: 1:30h com as músicas Sinopse: Programa de Natal Explica o

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 14 DE MAIO

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! 1º CICLO 2ª FEIRA 14 DE MAIO 2ª FEIRA 14 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom Dia! Hoje iremos escutar o Evangelho do domingo passado. Diz-se que Jesus subiu aos céus... Vamos escutar com atenção. VÍDEO P:\ BOM DIA\RenderFinal_VIIDTP_I_IICiclos_JB.mpg

Leia mais

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade.

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. O Profeta Isaías anuncia o nascimento de uma criança que será o Conselheiro

Leia mais

Circular nº 14 Ano Pastoral 2016/2017 Mês de Março e Abril

Circular nº 14 Ano Pastoral 2016/2017 Mês de Março e Abril Associação de Salesianos Cooperadores Centro de Arcozelo Salesianos Cooperadores Circular nº 14 Ano Pastoral 2016/2017 Mês de Março e Abril Assunto: Quaresma e a ternura dos 40 Diz a sabedoria popular

Leia mais

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus O melhor Natal Preparando-se para a chegada de Jesus Finalmente chegou dezembro! Mês de preparativos e de celebração do Natal! O Natal é motivo de muita alegria: não nos sentimos mais sozinhos, pois Deus

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Planificação Anual 10º ano da catequese

Planificação Anual 10º ano da catequese Finalidade: Descobrir-se Cristão : Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Planificação Anual 10º ano da 1º Creio em Conhecer Confrontar com valores de caridade, amor,

Leia mais

Equipes de Jovens de Nossa Senhora

Equipes de Jovens de Nossa Senhora Equipes de Jovens de Nossa Senhora Este documento contém: O papel do Responsável de uma Equipe de Base. O papel do Casal Acompanhador de uma Equipe de Base. O papel do Padre Acompanhador de uma Equipe

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA 7 - PENECOSES E NOSS VID I. COLHID mbiente: Vela acesa com uma fita em volta na base da vela, para destacar. Um livro grande simbolizando o conhecimento e a sabedoria. Bíblia,. Recepção pela Família família

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

Como rezar o Rosário dos Arcanjos

Como rezar o Rosário dos Arcanjos Rosário dos Arcanjos A Igreja, alicerçada na Palavra de Deus, ensina-nos a pedir a intercessão a três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. São Miguel é o arcanjo guardião da Igreja.[www.arcanjomiguel.net]

Leia mais

Despertar a Fé na Vida

Despertar a Fé na Vida Despertar a Fé na Vida Dos símbolos e gestos à relação com Deus Cf. En Familia, el Despertar Religioso de 0 a 6 años, PPC, 2009. O Batismo, a Eucaristia e qualquer sacramento implicam a relação com Deus,

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

Advento, o tempo da esperança!

Advento, o tempo da esperança! ADVENTO Advento, o tempo da esperança! Com a solenidade de Cristo Rei, a Liturgia da Igreja encerra o Tempo Comum e inicia-se um novo Tempo Litúrgico, o Advento, com uma espiritualidade em torno da expectativa

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 4º Momento PASTORAL DO BATISO Acolher as pessoas com carinho no quarto momento da conversa com pais e padrinhos O nosso 4º momento é para conversarmos sobre

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - novembro Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Finados

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - novembro Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Finados CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - novembro 2015 - Finados 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 21 22 CRISTO REI 23 24 25 26 27 28 29 1º. D. Advento 30 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES - dezembro 2015 6 13 20 14 15 16

Leia mais

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO 29 de novembro Vivendo o tempo do ADVENTO É urgente atualizar hoje o Advento de Cristo. Estar vigilante é entender os sinais dos tempos. A perspetiva de uma

Leia mais

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014.

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. Adoração Acolhida Leitura Bíblica: Zacarias 9.9; 16-17. Sugestões de Cânticos: - HE 105 - Louvemos ao Senhor [Ademar de Campos]-

Leia mais

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ]

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ] Paróquia de Oliveira de Azeméis Cânticos para as Eucaristias [05-10-2008 04-10-09] 28º DOMINGO COMUM (12-10-08) (1) Notas: Nos dias de Festa, prevalece o programa das mesmas na Missa com crianças e com

Leia mais

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda DECRETO Nº02/2014 Os Ministros Extraordinários da Comunhão Aos que este decreto virem, saúde e bênção.

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA 1 Deus quer nos tornar sagrados. Ele nos chama para crescer em santidade. Em sua providência, ele nos deu uma maneira de triunfar: a Sociedade de São Vicente de Paulo. 2 A Sociedade

Leia mais

CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS

CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS 1- ACOLHENDO Animador 1: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Sejam todos bem vindos à esta nossa celebração. Diante aos desafios para a família na atualidade,

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS! 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

DINÂMICA PARA O ADVENTO E NATAL

DINÂMICA PARA O ADVENTO E NATAL DINÂMICA PARA O ADVENTO E NATAL 2009 2010 Às portas do Ano da Missão, queremos propor uma dinâmica que envolva, nesse espírito, toda a catequese, com os seus catequizandos, catequistas e pais, bem como

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Moral e Religiosa Católica Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto Ano letivo: 016/17 Educação Moral e Religiosa Católica Planos de Unidade do 1º ano de escolaridade Unidade letiva 1: Ter um coração bom Metas: B. Construir uma

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO PORQUÊ E PARA QUÊ!? P A R A Q U E A C R E D I T E M E T E N H A M V I D A CAUSAS/REALIDADE Contexto Sócio-cultural e religioso actual; Realidade diversificada - idade/percurso Identidade

Leia mais

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos 1 Advento e Natal 2 Ano Novo 3 Epifania 4 Entrada Triunfal 5 Paixão 6 Páscoa 7 Ascensão 8 Pentecostes 9 Trindade 10 Morte e Vida Eterna, Juízo Final

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA MISERICÓRDIA! 2ª FEIRA 26 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA MISERICÓRDIA! 2ª FEIRA 26 de novembro. 2ª FEIRA 26 de novembro Começámos ontem uma nova semana e com ela um novo tema! Esta semana iremos olhar para a misericórdia. A palavra Misericórdia tem origem latina, e é formada pela junção de miserere

Leia mais

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello

1º CICLO. Não temas Maria está contigo! 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello 2ª feira 14 de maio Santa Maria Mazzarello Guia: Bom Dia! Já ouviste falar das Filhas de Maria Auxiliadora. No tempo de Dom Bosco, uma rapariga chamada Maria Domingas Mazzarello começou também a ajudar

Leia mais

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli A música no tempo do ano litúrgico Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli Canto e música no tempo do ano litúrgico A música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente

Leia mais

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11)

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Vivendo a Liturgia 2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Dezembro/2011 (João Batista) A cor litúrgica para esta celebração é a roxa. Poderia ser feito um mural específico para esta celebração

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA. 1º ano 2017/2018. Vivemos uns com os outros. Ter um coração bondoso faz a nossa vida melhor.

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA. 1º ano 2017/2018. Vivemos uns com os outros. Ter um coração bondoso faz a nossa vida melhor. 1º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 - Ter um Coração Bondoso PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 1º ano 2017/2018 RECURSOS DIDÁTICOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro

2ª FEIRA 21 de janeiro 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

Rito para a Coroa do Advento em família Dom, 28 de Dezembro de :56 - Última atualização Qui, 02 de Dezembro de :45

Rito para a Coroa do Advento em família Dom, 28 de Dezembro de :56 - Última atualização Qui, 02 de Dezembro de :45 Caro Internauta, ofereço-lhe este rito para a Coroa do Advento. Que você e sua família possam ter um santo tempo de preparação para o Natal, como é de se esperar de uma família cristã. A coroa do Advento

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

Coroa do Advento. Significado e uso da Coroa de Advento. Descrição. História

Coroa do Advento. Significado e uso da Coroa de Advento. Descrição. História Coroa do Advento Significado e uso da Coroa de Advento Descrição Consiste numa coroa feita com ramos verdes e flores, na qual se inserem 4 velas, que significam as 4 semanas de preparação para o Natal,

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MAIO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 80 TEMPO DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Leitura do Livro de Isaías Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO DELE VEM A MINHA ESPERANÇA (Davi) Mal supõe aquela gente, que a Belém quer ir parar, que uma luz tão

Leia mais

O Nascimento de Jesus nosso Salvador

O Nascimento de Jesus nosso Salvador Este livrinho faz parte do material disponibilizado pelo projecto Presépio na Cidade. O Presépio na Cidade é um projecto de leigos católicos voluntários, cujo lema de 2005 é Presépio, berço do Cristo Vivo

Leia mais

2º encontro de pais. 2 de fevereiro de 2016

2º encontro de pais. 2 de fevereiro de 2016 2º encontro de pais 2 de fevereiro de 2016 Oração inicial Sinal da cruz OBJETIVOS Dar conhecimento da caminhada da catequese Levar a entender que o Sacramento da Reconciliação, nos faz vivenciar a misericórdia

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais