Campanha para o Advento e Natal de Em família, uma casa para Jesus. Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campanha para o Advento e Natal de Em família, uma casa para Jesus. Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima"

Transcrição

1 Campanha para o Advento e Natal de 2014 Em família, uma casa para Jesus Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima

2 Apresentação No segundo ano do biénio dedicado à família, o Serviço Diocesano de Catequese propõe uma campanha para as crianças e adolescentes da catequese que se baseia no símbolo da casa: construir pouco a pouco a casa-presépio que será também sinal da construção da casa-família. Neste ano, centrado na participação e serviço da família na sociedade e na Igreja, a campanha vai procurar não apenas incentivar a vivência do Advento e Natal no seio de cada família, como um tempo de crescimento da fé, mas também que a vivência em família possa encontrar eco e reforço na catequese e na comunidade. Nesse sentido, em cada semana, é pedido que cada criança ou adolescente possa não apenas levar algo para casa, mas que traga também algo de casa para a catequese ou comunidade. Estes elementos recebidos devem ser usados na construção do presépio da catequese ou da comunidade, da forma que se considerar mais oportuna. Concluir a campanha na Celebração do Natal Como conclusão da campanha, propõe-se que se incentive a participação da catequese na celebração de Natal, e que nesse dia sejam recebidas as fotografias ou desenhos das famílias (a colocar no presépio ou noutro lugar oportuno da igreja), e que cada criança ou adolescente possa completar a sua casa-presépio colando nela a imagem do Menino Jesus. Como viver a campanha na catequese ou comunidade Nos encontros dos grupos, pode dedicar-se um momento inicial ou final para incentivar à vivência da campanha, entregar os materiais e explicar a forma de realizar as tarefas. Este reforço, assim como a recolha dos trabalhos feitos em casa, também pode acontecer na celebração comunitária, e o presépio da igreja pode mesmo ir sendo construído ao longo de todo o tempo do Advento aproveitando os trabalhos feitos: as pedras com os valores para o chão do lugar onde vai ser construído o presépio (1ª semana); nas paredes da cabana colar as folhas com os momentos de fé vividos em família (2ª semana); revestir o telhado da cabana com as orações (3ª semana); colocar os desenhos ou fotografias da família no interior da cabana do presépio (4ª semana), e daí tirar as imagens do Menino Jesus para colar na casa-presépio de cada um (Natal).

3 Em casa Para cada semana do Advento está preparada uma proposta para viver em família. A partir da tarefa das crianças ou adolescentes, a família é convidada a ter um pequeno momento de reflexão e oração (com um texto da carta pastoral do Sr. Bispo e uma breve oração). Os catequizandos deverão depois, com a ajuda da família, fazer a tarefa proposta construindo em casa a sua casa-presépio e preparando algo para levar para o próximo encontro de catequese ou celebração. Materiais Além das folhas de cada semana, onde se encontra também uma proposta para o momento de oração em família no Natal, está também disponível a folha com as imagens para a construção da casa-presépio; assim como uma folha para imprimir a imagem do Menino Jesus em papel autocolante. Esquema geral da campanha: Na catequese ou comunidade 1ª Semana 2ª Semana 3ª Semana 4º Semana Natal - Entregar a folha do 1º domingo e explicar a dinâmica; - Entregar a base da casa-presépio. - Recolher a pedra-valor e colocá-las na base do presépio da sala / igreja; - Entregar a folha do 2º domingo; - Entregar as paredes da casa-presépio. - Recolher as folhas dos momentos de fé e colá-las nas paredes do presépio da sala / igreja - Entregar a folha do 3º domingo; - Entregar o telhado da casa-presépio. - Recolher as orações e colocá-las no telhado do presépio da sala / igreja; - Entregar a folha do 4º domingo; - Entregar as figuras do presépio. - Recolher os desenhos ou fotografias das famílias e colocá-las no presépio da igreja; - Entregar as imagens do Menino Jesus. Em casa - Construir a base/alicerce da casapresépio com os valores da família; - Momento de oração em família; - Fazer uma pedra-valor. - Construir as paredes da casapresépio com momentos de fé; - Momento de oração em família; - Descrever um desses momentos numa folha; - Construir o telhado da casapresépio com identidade de cada um; - Momento de oração em família; - Escrever oração pela família. - Colocar as imagens no presépio com nomes da família e votos de Natal; - Momento de oração em família; - Fotografia ou desenho da família. - Completar a casa-presépio com a imagem do Menino Jesus; - Momento de oração em família. Toda a campanha é apenas uma sugestão que pode livremente ser adaptada ou completada pelas comunidades ou catequistas.

4 1º Domingo do Advento "Acautelai-vos e vigiai O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!" Cf. Mc 13,33-37 Ao longo deste tempo de Advento e Natal és convidado a construir uma casa: a casa-presépio que vai acolher Jesus neste Natal; mas ela será também sinal da tua própria casa, da tua família, a que vamos chamar a casa-família. Para que seja uma casa-família boa para nela se viver, é importante que não lhe falte o que a torna segura, estável, confortável Por isso, neste dia em que escutamos Jesus que nos convida a estar vigilantes, atentos ao que é o mais importante, vamos olhar para o que está escondido, mas que segura toda a casa: os alicerces! Também a casa-família precisa de bons alicerces, valores que dão segurança a toda a família: respeito, acolhimento, serviço, fraternidade, solidariedade, amor Para construir em casa: Na base da casa-presépio, escreve os valores que, na tua família, se escolheram como aqueles que são os mais importantes para ter sempre a alicerçar a vida da família. Depois, monta a base/alicerce da tua casa-presépio. Para levar para o próximo encontro de catequese/celebração: Procura uma pequena pedra. Entre todos os valores que escolheram em família, escreve nessa pequena pedra apenas um desses valores, um dos que achas mesmo muito importante. Vais levar essa pedra para partilhar com o teu grupo, no próximo encontro de catequese (ou na celebração da Eucaristia). Para ler, refletir e rezar em família: A família é a primeira e vital célula da sociedade onde os cidadãos encontram a primeira escola daquelas virtudes sociais que são a alma da vida e do desenvolvimento da mesma sociedade: respeito pela dignidade pessoal de cada um, acolhimento cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso, fraternidade e solidariedade profunda. D. António Marto, A beleza e a alegria de viver em família Senhor, nosso Deus e nosso Pai, Nós te damos graças pela família que nos deste: Pelo amor com que, em cada dia nos acolhemos, nos ajudamos e perdoamos; Pelo respeito, a verdade e a solidariedade com que partilhamos a vida. Mantém-nos unidos no teu amor. Ámen.

5 2º Domingo do Advento Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. João Baptista dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu Eu batizo-vos na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo». Cf. Mc 1,1-8 Depois dos alicerces, podem então começar a construir-se as paredes, a elevar a casa, a dar-lhe forma e beleza. As paredes vão guardar a vida familiar, vão dar-lhe estabilidade e conforto Neste domingo, escutamos o apelo de João Batista para prepararmos bem a nossa vida e o nosso coração, a nossa casa-interior para receber Jesus, Aquele que nos dá a vida e a alegria do Espírito Santo. Também a casa-família deve ter as paredes bem construídas, acolhendo Jesus, com fé, para que Ele a eleve pelas virtudes cristãs, e possa sentir-se aconchegada pelo Espírito de Amor que vem de Deus Para construir em casa: Nas paredes da casa-presépio, escreve alguns momentos em que a tua família viveu e partilhou a fé. Ou um acontecimento ou celebração em que se sentiram na presença de Deus. Depois, monta as paredes da tua casa-presépio e cola-as na base. Para o próximo encontro de catequese/celebração: De entre todos os momentos em que viveste a fé em família, escolhe apenas um e descreve-o em poucas linhas, ou desenha-o num pequeno papel. Vais levar essa folha para partilhar com o teu grupo no próximo encontro de catequese (ou na celebração Eucaristia). Para ler, refletir e rezar em família: A família cristã é chamada a tornar-se comunidade de fé, de graça e de oração, escola de virtudes humanas e cristãs, lugar do primeiro anúncio da fé aos filhos: a Igreja doméstica, Igreja em ponto pequeno, à dimensão do lar A linguagem da fé aprende-se no lar doméstico, onde a fé cresce e se fortalece através do testemunho, da oração e da prática cristã. D. António Marto, A beleza e a alegria de viver em família Senhor, nosso Deus e nosso Pai, Abençoa todas as famílias para que guardem sempre o teu amor. Abençoa a nossa família para que, fortalecida pela tua presença, Cresça sempre mais no amor, na fé e na esperança. Ajuda-nos a viver uma vida boa, bela e feliz. Ámen.

6 3º Domingo do Advento «Quem és tu?» João respondeu-lhes: «Eu batizo em água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Cf. Jo 1, Com o telhado, a casa fica finalmente resguardada. Mesmo que venham chuvas ou ventos, no calor e no frio, em casa estamos bem. A casa-família é esse lugar onde, na comunhão entre todos, nos podemos sentir seguros para crescer e formar a nossa personalidade, na descoberta e resposta à nossa missão e vocação pessoal. Quando perguntaram a João Batista «Quem és tu?», ele soube responder: sabia quem era, e qual a sua missão. E falou de Alguém que era importante conhecer: apontou para Jesus. Conhecendo Jesus, também nós podemos descobrir quem somos, a nossa missão e vocação, a nossa identidade única. Também na casa-família precisamos de ter este telhado da nossa relação e amizade com os outros e com Jesus para sermos verdadeiramente felizes! Para construir em casa: Pergunta a cada um da tua família: «Quem és tu?», e escreve as respostas que te derem no telhado da tua casa-presépio; escreve também a resposta que tu dás a essa pergunta. Depois, monta o telhado da tua casa-presépio e cola-o nas paredes. Para o próximo encontro de catequese/celebração: Faz uma oração pela tua família, e escreve-a numa pequena folha de papel. Vais levar essa folha para partilhar com o teu grupo no próximo encontro de catequese (ou na celebração Eucaristia). Para ler, refletir e rezar em família: A família é a comunidade onde cada ser humano, em primeiro lugar, descobre e realiza a sua natureza relacional; o lugar privilegiado onde aprende a receber e a dar amor. É sobretudo no ambiente familiar que o amor pode ser vivido de forma estável, gratuita e generosa. ( ) Para isso, há que apostar sobretudo na qualidade da presença, da relação, do diálogo, da participação, da cooperação e do serviço recíprocos. D. António Marto, A beleza e a alegria de viver em família Senhor, nosso Deus e nosso Pai, Ajuda a nossa família a viver sempre na graça e na festa do amor. Que nunca falte a relação, a amizade, o diálogo, a ajuda entre todos nós, Para que cada um possa descobrir e viver a sua missão e vocação. Mantém-nos unidos no teu amor. Ámen.

7 4º Domingo do Advento Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo». Cf. Lc 1,26-38 Com a casa pronta, falta o mais importante: as pessoas que a habitam! Neste domingo, já tão próximo do Natal, escutamos, no Evangelho, o anúncio que é feito a Maria: ela será a Mãe de Jesus, do Filho de Deus! Acolher um filho é sempre motivo de grande alegria para os pais e para toda a família: é a casa que se enche com o dom de alguém que é fruto do amor partilhado. Também nós nos estamos a preparar para esta grande festa do Natal, de Jesus que vem ao nosso encontro. E uma das melhores formas de o fazer, é reconhecer que na nossa casa-família, cada um é, para os outros, um dom de Deus que continua a visitar-nos, e que em cada um de nós Jesus quer encontrar uma casa para morar e se demorar Para construir em casa: Na parte de trás das imagens do presépio, escreve o nome de cada uma das pessoas da tua família mais próxima, e o que desejas para cada uma delas neste Natal. Depois, cola as personagens do presépio dentro da tua casa-presépio. Para o próximo encontro de catequese/celebração: Faz um desenho ou tira uma fotografia da tua família para partilhares na celebração da Eucaristia de Natal. Leva também a tua casa-presépio para a celebração. Nesse grande dia de festa vais receber o último elemento da tua casa-presépio para levares para a tua casa-família o maior de todos os presentes de Deus! Para ler, refletir e rezar em família: Na transmissão da vida, os pais são colaboradores no amor criador de Deus. Os filhos são um dom de Deus para os pais e um dom dos pais para a sociedade. ( ) Com o acolhimento, o cuidado, o amor e o serviço recíprocos, a família torna-se o lugar primário do acolhimento e serviço à vida em todas as idades e fases, da humanização da pessoa e da sociedade, escola de humanismo mais completo e rico (GS 52), de modo a formar pessoas livres e responsáveis. D. António Marto, A beleza e a alegria de viver em família Ó Maria, nossa Mãe, Com o coração de filhos nós te confiamos todas as famílias, Em particular aquelas sem paz, sem afeto, sem pão, sem trabalho e alegria. Roga por nós ao teu filho Jesus, e ajuda-nos a fazer o que Ele nos ensina Para sermos, uns para os outros, um verdadeiro dom de amor. Ámen.

8 NATAL «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceuvos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor.» Cf. Lc 2, 1-14 No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós. Cf. Jo 1, 1-18 A celebração da Eucaristia é o grande momento em que se reúne a família dos filhos de Deus, em ação de graças pelo Verbo de Deus, o próprio Jesus que vem para ser uma grande alegria para todo o povo. Agora em casa, com a tua família, podes continuar a celebrar esta alegria de acolher Jesus. Escolhe o lugar onde vais colocar a tua casa-presépio e, com a tua família, reza a oração que o Sr. Bispo nos propõe para este ano: Senhor, nosso Deus e nosso Pai, origem e fonte de toda a vida, que criastes o homem e a mulher à vossa imagem para que, no amor recíproco, fossem família por Vós abençoada; Abençoai todas as famílias para que guardem, fielmente, o vosso eterno desígnio de amor. Nós Vos damos graças pela família que nos destes: no amor com que, em cada dia, nos acolhemos, nos ajudamos e perdoamos ofereceis-nos uma imagem do amor com que criais toda a vida e com que cuidais de todo o ser humano. Ó Maria, nossa Mãe e Senhora das bodas de Caná, com o coração de filhos, nós vos confiamos todas as famílias, em particular, aquelas sem paz, sem afeto, sem pão, sem trabalho e alegria. Rogai por nós ao vosso filho Jesus. Com a doçura e a coragem de mãe, ajudai-nos a fazer o que Ele nos disser, para que nunca se extinga a graça e a festa do amor nas nossas famílias. Ámen!

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda;

OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os irmãos que precisem de ajuda; LEMA DA CAMINHADA «Onde está o teu irmão?» OBJETIVOS Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda; Ir ao encontro de quem mais precisa, através de

Leia mais

Campanha de Advento O Fogo da Caridade. viver o Natal em Família

Campanha de Advento O Fogo da Caridade. viver o Natal em Família Campanha de Advento 2010 O Fogo da Caridade viver o Natal em Família Serviço Diocesano de Catequese Diocese Leiria-Fátima Objectivos Reforçar a consciência das famílias como «Igreja doméstica» Preparar

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Com Maria, Missão de PAZ!

Com Maria, Missão de PAZ! 23 de outubro ALGUNS MOTIVOS PARA SERMOS FELIZES E SABERMOS AGRADECER Bom dia! Algumas vezes, esperamos a chegada de algum acontecimento especial para celebrar. Por exemplo: uma festa, um aniversário,

Leia mais

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015 1ª Semana de Advento (29 de Novembro a 5 de Dezembro) Catequista responsável: Ana Maria (2º e 7º ano) Palavra da semana: CARIDADE Estás a preparar-te para um caminho que te leva ao Natal. O Natal é um

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé Postais de Natal Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima, 2008-2009 1. Introdução O Sr. Bispo, na introdução da carta pastoral para este

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

JESUS VEM! REZA E ACOLHE.

JESUS VEM! REZA E ACOLHE. CAMINHADA DE ADVENTO NATAL 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE. 1. Na Diocese de Aveiro A 3ª Etapa do Plano Pastoral Diocesano desafia-nos a uma especial atenção à Liturgia e à Oração. Sob o lema «A Igreja Diocesana

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista 1. Oração inicial. AGENDA 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos animadores. 4. Apresentação do calendário dos

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO! 2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No

Leia mais

Vigararia da Educação Cristã. Caminhada de Advento / Natal 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE.

Vigararia da Educação Cristã. Caminhada de Advento / Natal 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE. Vigararia da Educação Cristã Caminhada de Advento / Natal 2010 JESUS VEM! REZA E ACOLHE. 1. Na Diocese de Aveiro A 3ª Etapa do Plano Pastoral Diocesano desafia-nos a uma especial atenção à Liturgia e à

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor»

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor» 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 10 de dezembro 2018 ADVENTO 2ª SEMANA Encontro com João Batista Foi dirigida a palavra de Deus a João, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando

Leia mais

2ª FEIRA 18 de Fevereiro

2ª FEIRA 18 de Fevereiro 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Ontem começou uma semana muito especial para a Família Salesiana de que todos fazemos parte. Começou a Semana Missionária Salesiana! É uma semana em que somos

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

2ª FEIRA 3 de dezembro

2ª FEIRA 3 de dezembro INTRODUÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA HUMILDADE! 2ª FEIRA 3 de dezembro Hoje, ao chegares à sala, tinhas algo na tua secretária. Não é mais um livrinho. É o teu caderno de Advento. Este caderno foi feito

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no

Leia mais

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade.

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. O Profeta Isaías anuncia o nascimento de uma criança que será o Conselheiro

Leia mais

Jubileu dos Catequistas no Porto

Jubileu dos Catequistas no Porto Jubileu dos Catequistas no Porto 1.Sede bem vindos a esta Igreja Catedral, onde nos congregamos com os catequistas das Vigararias da Cidade do Porto, como em tantas outras igrejas jubilares da nossa Diocese

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses:

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses: O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Brasília desde a última quarta-feira, dia 21, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

Preparai os caminhos

Preparai os caminhos Preparai os caminhos O tempo do Advento coloca-nos diante da realidade da história e o anúncio da esperança: Consolai o meu povo! Estamos na Campanha para a Evangelização com o tema Cristo é a nossa paz,

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 I. Vocação O chamamento, fonte do ser pessoal: Sou chamado, logo existo! Sou chamado, porque sou amado! Sou chamado, torno-me responsável! O Homem

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

2º 3 º ciclos 2017/18

2º 3 º ciclos 2017/18 CI 2º 3 º ciclos 2017/18 2ª feira, 16 de abril de 2018 TEMPO PASCAL A Páscoa não é apenas o Domingo de Páscoa, é todo o tempo que vai desde esse domingo até ao Domingo de Pentecostes. No total, são 50

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

1. Uma ideia: Paróquia em Família, Casa de Comunhão

1. Uma ideia: Paróquia em Família, Casa de Comunhão Advento 2011! 1. Uma ideia: Paróquia em Família, Casa de Comunhão! Estamos a viver este ano pastoral, procurando valorizar o papel evangelizador da família, enquanto Igreja Doméstica a construir, dia a

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

2018/19 lança-nos vários desafios:

2018/19 lança-nos vários desafios: 2018/19 lança-nos vários desafios: 1. A nível eclesial, dois eventos eclesiais estreitamente ligados à missão salesiana: a) O Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2018, sobre "os jovens, a fé e o discernimento

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

Peregrinação. Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado.

Peregrinação. Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado. Peregrinação Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado. Para ser uma Peregrinação o viajante precisa considerar o ato de caminhar ou executar um trajeto motivado

Leia mais

Caminhada de Advento 2008

Caminhada de Advento 2008 SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL JUVENIL Instituto Universitário de Justiça e Paz - Apartado 3024 3001-401 COIMBRA Tel.: 239 827926 E-Mail: info@sdpjcoimbra.net Site: http://www.sdpjcoimbra.net «Que

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começamos hoje uma nova semana e com ela um novo tema! Esta semana iremos olhar para a misericórdia. A palavra Misericórdia tem origem latina, e é formada pela

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro

2ª FEIRA 15 de outubro 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 5º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - Viver juntos Nº de aulas 7

Leia mais

2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Ontem começou uma semana muito especial para a Família Salesiana de que todos fazemos parte. Começou a Semana Missionária Salesiana! É uma semana em que somos

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E porque celebramos este santo no dia da sua morte?

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 3º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 3º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Sejam bem-vindos a mais uma semana de atividades na nossa escola. Começaremos a nossa semana com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de setembro: as paróquias. VÍDEO

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES 2ª FEIRA 6 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Começámos ontem a Semana de Oração pelas Vocações! A palavra Vocação aponta-nos para um chamamento. Deus chama alguém a alguma coisa: a ser padre, freira,

Leia mais

Homilia na Jornada Diocesana do Escutismo - São Jorge 2015

Homilia na Jornada Diocesana do Escutismo - São Jorge 2015 1. Celebramos anteontem, dia 23, o dia litúrgico de S. Jorge, padroeiro do Escutismo Católico. Esta Jornada do escutismo católico da nossa Diocese assume particular relevância, como momento de vida, de

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=rabo2jkig_o

https://www.youtube.com/watch?v=rabo2jkig_o 2ª FEIRA 07 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom Dia! Ontem foi o dia da mãe. Foi um dia muito especial pois podemos aproveitar para agradecer tudo o que ela fez e faz por nós, desde o primeiro minuto da nossa existência.

Leia mais

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações.

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações. Novena de Natal O tempo do Advento é constituído das quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor. É, portanto, tempo de piedosa espera. Ora, esperar uma pessoa querida requer alegre e cuidadosa preparação.

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE!

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

2ª FEIRA 7 de janeiro

2ª FEIRA 7 de janeiro 2ª FEIRA 7 de janeiro Bom dia a todos e boa semana! Estamos no mês de janeiro e vamos dedicá-lo, como é habitual, a São João Bosco. De hoje até dia 31 vamos aprender mais algumas coisas sobre o Pai e Mestre

Leia mais

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus O melhor Natal Preparando-se para a chegada de Jesus Finalmente chegou dezembro! Mês de preparativos e de celebração do Natal! O Natal é motivo de muita alegria: não nos sentimos mais sozinhos, pois Deus

Leia mais

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de 2017 5:00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui Reunidos aqui (reunidos aqui) Só pra louvar ao Senhor (só pra louvar ao

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA ENS. SECUNDÁRIO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA ENS. SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Sejam bem-vindos a mais uma semana de atividades na nossa escola. Começaremos a nossa semana com a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de setembro: as paróquias. VÍDEO

Leia mais

+ Ilídio Pinto Leandro Bispo de Viseu

+ Ilídio Pinto Leandro Bispo de Viseu + Ilídio Pinto Leandro Bispo de Viseu Nota Pastoral Todos Discípulos. Todos Responsáveis O Plano Pastoral para o primeiro de 10 anos, na vivência e concretização do Sínodo Diocesano, convida-nos a ser

Leia mais

HOMILIA NA EUCARISTIA DO IV ACAESTE PORTO

HOMILIA NA EUCARISTIA DO IV ACAESTE PORTO 1. Os meses de verão são vividos na Igreja, em Portugal, como tempo de numerosas atividades voltadas para os jovens e protagonizadas por eles. Os acampamentos de escutismo assumem particular relevância

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B 1. Jesus vinha acompanhado no seu currículo apenas da experiência de trabalho na oficina de carpinteiro de José, seu pai adotivo, em Nazaré. Longe no tempo e na geografia do lugar e da memória estava já

Leia mais

Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões...

Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões... Senhor: Os estores da minha casa (quer dizer: do meu coração) estão, por vezes, fechados e a Luz não entra. Palavrões, amuos, empurrões... Há dias em que existe uma avalanche de conflitos. E a noite surge!

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no Jumbo de Alfragide a contribuir

Leia mais

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38) Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc Janeiro de 2012 / Ano MMXII 1 EDITORIAL Queridos Amigos, Jesus nasceu, um ano novo começou!

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE 2015 2016 Paróquia Nossa Senhora da Boavista ORAÇÃO INICIAL Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre,

Leia mais

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo

1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - 2º ano 2017/2018 1º Período Unidade Letiva 1 - Ser Amigo 1.Reconhecer o valor da amizade. N. Promover o bem comum e o cuidado do outro. G. Identificar

Leia mais

CARTA PASTORAL

CARTA PASTORAL CARTA PASTORAL 2013-2014 D. Manuel Pelino Domingues Assembleia Diocesana 5 de outubro 2013 CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM 1. A fé: uma boa nova

Leia mais

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU A família e os nossos amigos mais próximos, que são como uma família, são muito importantes para nós. Tratam-se todos, de uma comunidade de pessoas ligadas

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA NOSSA SENHORA APARECIDA Denilson Aparecido Rossi Nossa Senhora Aparecida 1 REFLETINDO No corrente ano de 2017, estamos celebrando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Lembramos que essa

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA MISERICÓRDIA! 2ª FEIRA 26 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA MISERICÓRDIA! 2ª FEIRA 26 de novembro. 2ª FEIRA 26 de novembro Começámos ontem uma nova semana e com ela um novo tema! Esta semana iremos olhar para a misericórdia. A palavra Misericórdia tem origem latina, e é formada pela junção de miserere

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

5ª FEIRA 13 de setembro (10º ano)

5ª FEIRA 13 de setembro (10º ano) 5ª FEIRA 13 de setembro (10º ano) INTRODUÇÃO Bom dia! Diz o povo que bem começado é meio acabado. A sementeira quando é feita bem, com paciência, com dedicação, normalmente faz com que os frutos sejam

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO?

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO? 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução REZAR COM O PAPA Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução Continuamos empenhados, nesta rede mundial de oração com o Papa e pelas suas intenções, a rezar, a fazer subir ao Coração do Pai das Misericórdias

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

Homilia na Bênção dos Finalistas

Homilia na Bênção dos Finalistas 1.Reunimo-nos nesta ampla Avenida dos Aliados, no coração do Porto, para celebrar a Eucaristia. Há um ano estávamos também aqui pelas mesmas razões, acompanhados da Imagem Peregrina que visitou todas as

Leia mais