Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition"

Transcrição

1 1 Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition Sobre o Autor Carlos Eduardo G. Tosin é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento de Jogos de Computador pela Universidade Positivo e mestrando em Informática na área de Sistemas Distribuídos, também pela PUC-PR. Tem experiência de 5 anos em Java, tendo obtido as certificações SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA. Atualmente trabalha na IBM com desenvolvimento de sistemas em Java usados pela IBM no mundo todo. 1. Resumo O presente artigo tem por objetivo mostrar como é feita a integração entre a plataforma de desenvolvimento Eclipse e o servidor de aplicações da IBM Websphere Application Server Community Edition. Será ensinado passo-a-passo como configurar um ambiente para integração desses dois softwares, a fim de facilitar o desenvolvimento e testes de aplicações baseadas em Java Enterprise Edition. 2. Introdução Atualmente, muita gente que procura um servidor de aplicações gratuito opta pelo JBoss. Apesar de ser um servidor excelente, ele não é a única opção free para hospedar aplicações baseadas em Java EE. A IBM também tem uma opção nesse segmento: o Websphere Application Server Community Edition (WAS CE). As pessoas da área normalmente já ouviram falar a respeito do Websphere Application Server da IBM. O WAS é o servidor de aplicações mais vendido no mundo. No entanto, por ser um produto extremamente completo, é bastante caro e consumidor voraz de recursos computacionais. Mas com o WAS CE a coisa muda de figura. Ele é um servidor de aplicações que suporta totalmente a especificação do Java EE 5 (é construído sobre o Apache Geronimo), além de ser leve e sem custo algum. Diferente do JBoss, sua configuração é simples e totalmente visual. E, é claro, existe por trás da ferramenta todo o know-how da IBM no desenvolvimento de softwares dessa natureza. Por tudo isso e também pela facilidade de integração do WAS CE com o Eclipse, como mostrarei na seqüência é uma ótima opção de servidor de aplicação para a plataforma Java EE.

2 2 3. WAS CE: Download e Instalação Agora que você já sabe o que é o WAS CE, mostrarei passo-a-passo como obtê-lo e instalá-lo. O download é feito através deste endereço: (a versão do WAS CE que este artigo se baseia é a para Windows). A IBM solicita que seja você crie um cadastro antes de poder fazer o download. O cadastro é rápido e sem custo, além de poder ser usado novamente caso você deseje baixar outros softwares no site da IBM. Após o download, descompacte o arquivo em qualquer pasta e inicie o processo de instalação através da execução do arquivo wasce_setup win.exe. A primeira tela da instalação do WAS CE é mostrada na Figura 1. Clique em Next. Figura 1. Tela inicial da instalação do WAS CE A Figura 2 mostra a tela seguinte. Após ler o contrato de licença, informe que você aceita os termos e clique em Next. Figura 2. Tela contendo o contrato de licença de uso do WAS CE

3 3 Na próxima tela, mostrada na Figura 3, é necessário escolher um caminho para a instalação do WAS CE. Altere o caminho padrão, garantindo que o caminho escolhido não contenha espaços em branco. Isto é necessário para evitar problemas de publicação de aplicações no servidor futuramente. Após escolher um diretório de instalação, clique em Next. Figura 3. Tela para escolha do diretório de instalação do WAS CE A próxima tela mostra apenas a confirmação do que foi anteriormente selecionado. Esta tela é mostrada na Figura 4. Clique em Install para iniciar o processo de instalação. Figura 4. Tela de confirmação dos dados Enquanto a instalação está sendo executada, você pode acompanhar o seu andamento. A tela de andamento da instalação é mostrada na Figura 5.

4 4 Figura 5. Andamento do processo de instalação do WAS CE Ao fim da instalação é mostrada a tela final do processo. Esta tela pode ser vista na Figura 6. Clique em Finish para finalizar o processo. Figura 6. Tela final do processo de instalação do WAS CE Pronto! O WAS CE foi instalado com sucesso no seu computador. Agora é hora de instalarmos o Eclipse, juntamente com os plug-ins necessários para a integração. 4. Eclipse e plug-ins necessários: Download e Instalação Este artigo assume que você tenha um conhecimento prévio de instalação e uso da ferramenta Eclipse, bem como um conhecimento prévio de como incorporar plug-ins na ferramenta através do recurso Software Updates. Caso você não esteja familiarizado com algum desses tópicos, recomendo que você obtenha informações sobre eles antes de continuar.

5 5 Neste artigo, a versão do Eclipse utilizada é a O seu download pode ser feito no seguinte endereço: clicando em Eclipse Classic Após o download e instalação do Eclipse, os seguintes plug-ins devem ser instalados (a instalação pode ser feita via Software Updates usando a URL indicada): GEF 3.3: EMF 2.3.2: (apenas o EMF SDK é necessário) Data Tools Platform 1.5.2: Web Tools 2.0.2: WAS CE: (apenas os itens indicados como runtime são necessários) Depois de instalados os plug-ins listados acima, precisamos configurar a integração Eclipse WAS CE. É isto que faremos agora. 5. Instalando o WAS CE Server Adapter Faremos agora a instalação do WAS CE Server Adapter. A função do Server Adapter é abstrair o acesso do Eclipse a um servidor de aplicação. É possível obter Server Adapters para diversos servidores, o que permite a integração do Eclipse com os mesmos facilmente. Para instalar um novo Server Adapter, navegue até Window / Preferences / Server / Installed Runtimes e selecione Add. A Figura 7 mostra a tela para inserção de novos Server Adapters. Clique em Download additional server adapters. Figura 7. Tela para inserção de Server Adapters Na tela a seguir, mostrada na Figura 8, é exibida uma lista de Server Adapters disponíveis. Você deve escolher o WAS CE v2.0 Server Adapter. Depois de selecioná-lo, clique em Next.

6 6 Figura 8. Escolha do Server Adapter Antes de fazer o download do WAS CE Server Adapter, é preciso aceitar o contrato de licença, mostrado na Figura 9. Após ler o contrato, informe que você aceita os termos e clique em Finish. Figura 9. Contrato de licença do WAS CE Server Adapter Após o término de download e instalação do Server Adapter, o Eclipse precisará ser reinicializado. Isto é mostrado na Figura 10. Clique em Yes.

7 7 Figura 10. Solicitação para reinicialização do Eclipse Após a reinicialização do Eclipse você está pronto para criar sua primeira aplicação Java EE para ser executada no WAS CE. Este é o nosso próximo passo. 6. Criando sua primeira aplicação Java EE para rodar no WAS CE Faremos agora a criação de uma aplicação simples em Java EE, com o objetivo de mostrar como funciona a integração Eclipse WAS CE. A nossa aplicação será composta por apenas um servlet, que quando executado mostrará uma mensagem no browser. A primeira coisa a ser feita é a criação de um projeto do tipo Enterprise Application Project. Navegue até File / New / Project / J2EE e escolha Enterprise Application Project. Clique em Next. A Figura 11 mostra a primeira tela de criação do projeto. Figura 11. Tela inicial de criação de um projeto de aplicação EAR Neste exemplo o nome do projeto criado será WASTest. Clique em Next. Você será levado à tela da escolha da versão das facetas a serem utilizadas no projeto, como mostra a Figura 12.

8 8 Figura 12. Tela de escolha das facetas do projeto Mantenha a seleção sugerida e clique em Next. A próxima tela permite adicionar módulos ao projeto EAR, como mostra a Figura 13. Figura 13. Tela de adição de módulos ao projeto EAR Como ainda não existe nenhum módulo a ser adicionado, não é necessário fazer nada. Apenas certifique-se de que a caixa de seleção Generate Deployment Descriptor está selecionada. Clique em Finish para executar a criação do projeto. Você vai perceber que o projeto EAR criado contém erros. Esses erros são devido à ausência de módulos associados ao EAR, o que será resolvido na seqüência com a criação do projeto Web.

9 9 Navegue até File / New / Project / Web e selecione Dynamic Web Project. A tela da criação do projeto Web é mostrada na Figura 14. Figura 14. Tela de criação do projeto Web Agora o projeto criado será chamado de WASTestWeb. Certifique-se de marcar a caixa de seleção Add Project to na EAR e escolher o projeto WASTest. Esta ação fará com que o projeto WASTestWeb seja um módulo do projeto EAR criado anteriormente. Clique em Finish para criar o projeto. Após a execução desses passos, os erros do projeto EAR devem ter desaparecido. Com o projeto Web criado, é hora de criar o servlet que será chamado pelo browser. Para isso navegue até File / New / Other / Web e selecione Servlet. Clique em Next. A tela de criação do servlet é mostrada na Figura 15. Figura 15. Tela de criação do servlet

10 10 Preencha os dados como mostrados na Figura 15 e clique em Finish. O servlet será criado. Modifique o código do servlet para que ele fique como mostrado na Figura 16. Figura 16. Código do servlet Com o servlet criado e devidamente codificado, vamos agora criar o servidor para execução do nosso aplicativo. Navegue até File / New / Other / Server e selecione Server. Clique em Next. Será mostrada a tela de criação de servidor, conforme a Figura 17. Mantenha o host name como localhost e selecione o IBM WASCE v2.0 Server na caixa server type. Clique em Finish. Figura 17. Tela de cadastro de servidor Agora vamos atrelar o projeto EAR ao servidor criado. Na view Servers, clique com o botão direito sobre o servidor e selecione Add and Remove Projects. Adicione o projeto WASTest, como mostra a Figura 18, e clique em Finish.

11 11 Figura 18. Tela de escolha de projetos que serão executados no servidor Com o servidor devidamente configurado, vamos iniciá-lo. Clique novamente sobre ele na view Servers e selecione Start. Após alguns segundos ele será iniciado (a inicialização pode ser acompanhada pela view Console) e estará pronto para uso. Caso você possua algum programa de firewall pessoal instalado no computador, libere as portas utilizadas pelo WAS CE quando solicitado. Depois de tudo o que foi feito, vamos acessar a aplicação pelo browser e ver o resultado dos passos executados anteriormente. Abra um browser e aponte para o endereço: A Figura 19 mostra o resultado da requisição. Figura 19. Execução do servlet Pronto! Você aprendeu como desenvolver uma aplicação Java EE e instalá-la no servidor de aplicação WAS CE com o auxílio dos plug-ins disponíveis para Eclipse. Vamos ver agora como você pode configurar o WAS CE. 7. Configuração do WAS CE O objetivo deste tópico é mostrar por onde você deve começar se desejar alterar as configurações do WAS CE. Algumas das configurações são avançadas (é possível mexer em pool de

12 12 threads, configurações de JMS, conectores J2EE e por aí vai) e extrapolam o escopo deste artigo. Por esse motivo vou apenas mostrar onde é o ponto de partida para a alteração da configuração. Primeiramente, dentro do próprio Eclipse, é possível clicar duas vezes sobre o servidor criado (view Servers) para que se tenha acesso a algumas opções de configuração, como mostra a Figura 20. Figura 20. Configuração do WAS CE dentro do Eclipse Nesta tela é possível configurar parâmetros básicos, como endereço de porta, parâmetros de publicação, níveis de log, parâmetros de inicialização da JVM, etc. Além desta configuração, o próprio WAS CE oferece uma interface de administração acessível via browser. Para abri-la, acesse o seguinte endereço: Esta interface de administração é protegida por usuário e senha. O padrão é usuário: system, senha: manager, podendo ser alterados posteriormente. A interface de administração do WAS CE é mostrada na Figura 21.

13 13 Algumas das opções disponibilizadas são: Figura 21. Interface de administração do WAS CE Server: Gerenciamento dos logs do servidor, gerenciamento do web server, parâmetros da JVM, etc. Services: Gerenciamento dos JARs compartilhados entre as aplicações (Common Libs), gerenciamento de pools de conexão com bancos de dados (Database Pools) e Gerenciamento de recursos JMS (JMS Resources). Applications: Gerenciamento das aplicações instaladas e instalação de novas aplicações. Security: Gerenciamento da segurança do servidor (realms, certificados, etc.). Embedded DB: Gerenciamento do banco de dados que já vem previamente instalado junto com o WAS CE (banco de dados Apache Derby). Debug Views: Consultas a título de debug em repositórios LDAP e JNDI, além de visualizador JMX, de dependências e de classloaders. 8. Conclusão Este artigo mostrou como fazer, passo-a-passo, a integração entre o Eclipse e o WAS CE. Foi mostrado desde a instalação dos dois softwares até a publicação de uma aplicação funcional no WAS CE. Também foi mostrado por onde você deve começar se desejar alterar as configurações do WAS CE. Espero que esse artigo tenha realmente cumprido o seu propósito e sirva como uma espécie de pontapé inicial para que você possa desenvolver outras aplicações integrando Eclipse e WAS CE. Outras informações sobre o WAS CE podem ser obtidas a partir da página oficial do produto:

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS CONTROLE DE ACESSO USANDO O FRAMEWORK RICHFACES. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS CONTROLE DE ACESSO USANDO O FRAMEWORK RICHFACES. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS CONTROLE DE ACESSO USANDO O FRAMEWORK RICHFACES 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação Alunos: Alessandro Aparecido André Alexandre Bruno Santiago Thiago Castilho

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO

TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO WISLIY LOPES JULIANO PIROZZELLI TULIO TSURUDA LUIZ GUILHERME MENDES TUTORIAL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO GOIÂNIA JUNHO DE 2014 Sumário

Leia mais

Criação de um novo projeto no Eclipse utilizando Maven

Criação de um novo projeto no Eclipse utilizando Maven 1. Faça o download da versão mais atual do Eclipse IDE for Java EE Developers em https://www.eclipse.org/downloads/. 2. No Eclipse, crie um novo projeto Maven, em File >> New >> Maven Project 3. Marque

Leia mais

Integração entre o IBM HTTP SERVER, APACHE WEB Server e IBM Websphere Application Server

Integração entre o IBM HTTP SERVER, APACHE WEB Server e IBM Websphere Application Server Integração entre o IBM HTTP SERVER, APACHE WEB Server e IBM Websphere Application Server Índice Resumo sobre este documento... 3 Integrando o IBM HTTP Server com o IBM WebSphere Application Server... 3

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Tutorial 1.0. Instalação

Tutorial 1.0. Instalação Tutorial 1.0 Instalação Índice Requisitos Instalando Android SDK Instalando Eclipse Instalando Plugin ADT no Eclipse Requisitos Para a instalação do SDK é necessário ter no minímo versão Java 6 (Standard

Leia mais

Como atualizar o arquivo de licença do HSC ISS Free

Como atualizar o arquivo de licença do HSC ISS Free Como atualizar o arquivo de licença do HSC ISS Free Introdução Após instalar a versão gratuita do HSC Internet Secure Suite (HSC ISS Free), o cliente adquiriu uma licença de uso Standard ou Enterprise

Leia mais

Nome N Série: Ferramentas

Nome N Série: Ferramentas Nome N Série: Ferramentas Competências: Identificar e utilizar técnicas de modelagem de dados; Habilidades: Utilizar ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software; Bases Tecnológicas: Metodologias

Leia mais

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Sistema Orion Phoenix 1.0 - Novembro/2010 Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. VISÃO GERAL...3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Relatório do GPES. Descrição dos Programas e Plugins Utilizados. Programas Utilizados:

Relatório do GPES. Descrição dos Programas e Plugins Utilizados. Programas Utilizados: Relatório do GPES Relatório referente à instalação dos programas e plugins que estarão sendo utilizados durante o desenvolvimento dos exemplos e exercícios, sendo esses demonstrados nos próximos relatórios.

Leia mais

Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide

Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide Para criar uma aplicação J2EE, utilizando Eclipse e jboss-ide, é necessário ter instalado em seu computador o JDK 1.5 (versão atual). Abaixo seguem

Leia mais

Criando sua primeira aplicação JAVA com o Eclipse

Criando sua primeira aplicação JAVA com o Eclipse Criando sua primeira aplicação JAVA com o Eclipse Fernando Boaglio Instalou o Eclipse mas não sabia por onde começar? Aqui você encontra uma breve explicação de como criar sua primeira aplicação JAVA no

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda.

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda. Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Manual de Instalação Índice Cap. I 1 1 1 As orientações abaixo devem ser utilizadas

Leia mais

Demoiselle Tutorial Módulo 1 Arquitetura

Demoiselle Tutorial Módulo 1 Arquitetura Demoiselle Tutorial Módulo 1 Arquitetura Vanderson Botelho da Silva (SERPRO/SUPST/STCTA) Emerson Sachio Saito (SERPRO/CETEC/CTCTA) Flávio Gomes da Silva Lisboa (SERPRO/CETEC/CTCTA) Serge Normando Rehem

Leia mais

ENTERPRISE JAVABEANS 3. Msc. Daniele Carvalho Oliveira

ENTERPRISE JAVABEANS 3. Msc. Daniele Carvalho Oliveira ENTERPRISE JAVABEANS 3 Msc. Daniele Carvalho Oliveira Apostila Servlets e JSP www.argonavis.com.br/cursos/java/j550/index.html INTRODUÇÃO Introdução Enterprise JavaBeans é um padrão de modelo de componentes

Leia mais

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO PINHÃO PARANÁ MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CVS NO ECLIPSE

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO PINHÃO PARANÁ MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CVS NO ECLIPSE PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO PINHÃO PARANÁ MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CVS NO ECLIPSE Agosto 2007 Sumário de Informações do Documento Tipo do Documento: Manual Título do Documento: MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO

Leia mais

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Certificado Digital do tipo A1 Sistemas Operacionais: Windows 2000 Server Windows 2003 Server Dezembro/2010 Proibida a reprodução total

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O ACTIVE DIRECTORY NO WINDOWS SERVER 2008

INSTALANDO E CONFIGURANDO O ACTIVE DIRECTORY NO WINDOWS SERVER 2008 INSTALANDO E CONFIGURANDO O ACTIVE DIRECTORY NO WINDOWS SERVER 2008 Objetivo Esse artigo tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o Active Directory no Windows Server 2008. Será também apresentado

Leia mais

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014 UNIVERSIDADE CEUMA Ambientação JAVA Versão 0.1 08/01/2014 Este é um modelo de configuração para desenvolvimento no ambiente Java. MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 Sumário Sumário... 2 1

Leia mais

2 Requisitos Mínimos... 2. 1 Visão Geral 2 Instalando o SDK... da Sun 3 Instalando o Tomcat... do Apache Jakarta Project 4 Instalando o WebIntegrator

2 Requisitos Mínimos... 2. 1 Visão Geral 2 Instalando o SDK... da Sun 3 Instalando o Tomcat... do Apache Jakarta Project 4 Instalando o WebIntegrator Conteúdo I Conteúdo Part I Introdução 2 1 Apresentação... 2 2 Requisitos Mínimos... 2 Part II Instruções de Instalação 2 1 Visão Geral... 2 2 Instalando o SDK... da Sun 2 3 Instalando o Tomcat... do Apache

Leia mais

Manual de instalação Servidor Orion Phoenix

Manual de instalação Servidor Orion Phoenix Manual de instalação Servidor Orion Phoenix Fevereiro/2011 Este documento se destina a instalação do Orion Phoenix na sua rede Versão 1.01 C ONTE ÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. VISÃO GERAL... 3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Tutorial: Serviços web e suas composições

Tutorial: Serviços web e suas composições Tutorial: Serviços web e suas composições Objetivo: Este tutorial tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de serviços web através do framework Axis2. Além disso, realizar uma composição através

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

Manual de Instalação Versão 1.0

Manual de Instalação Versão 1.0 Análise de Custos Análise da Sinistralidade e Rentabilidade Estatísticas Cadastrais Meta Referencial Performance da Rede Credenciada Atenção à Saúde Manual de Instalação Versão 1.0 Centro Empresarial das

Leia mais

Eclipse IDE for Java EE Developers 4.3 Kepler

Eclipse IDE for Java EE Developers 4.3 Kepler Eclipse IDE for Java EE Developers 4.3 Kepler Histórico de Revisões Versão Data Autor Descrição 1.0 12/08/2011 Jefferson Araujo / Alex Coqueiro Elaboração do Documento. 2.0 01/12/2011 Jefferson Araujo

Leia mais

ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE

ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROPEEs - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas INSANE - INteractive Structural ANalysis Environment ROTEIRO ILUSTRADO PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA COMPUTACIONAL

Leia mais

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise.

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise. Hábil Enterprise Copyright 2009 2010 Koinonia Software Ltda. Fone: 0**46 3225-6234 Suporte: http://www.habilenterprise.com.br/suporte As orientações abaixo devem ser utilizadas para fazer a instalação

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Manual de Instalação INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PROGRAMAS

Manual de Instalação INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PROGRAMAS Manual de Instalação INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PROGRAMAS Lista de Programas - Java versão 6.0 ou superior JDK (Java Development Kit) /Setups/java/jdk-6u3-windows-i586-p O JDK já vem com o JRE (Java

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Roteiro de instalação do jogo da Pirâmide Alimentar

Roteiro de instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Roteiro de instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Documento: Roteiro de Instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Data: 13/04/2010 Objetivos: Orientar a instalação do jogo da Pirâmide Alimentar Versões

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento do WebSphere websphere série 1.6 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente

Leia mais

Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP

Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP Fabricio Leonard Leopoldino Descreve o processo de download, instalação e configuração do J2SE 5.0 JDK, no Windows 2000 e no Windows XP. 1 - Introdução Para

Leia mais

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS Este tutorial foi desenvolvido pelos analistas Hézio Silva e José Mendes pertencentes ao quadro de TI do Banco da Amazônia S/A, sediado em Belém-Pa e

Leia mais

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started.

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started. 1 - Como obter seu DNS Dinâmico no No-IP O No-IP, é um sistema de DNS (Domain Name Server), que converte o seu endereço IP em um nome. O que o No-IP faz, é converter o nome do tipo minhacameraip.no-ip.org

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

ESET Remote Administrator ESET EndPoint Solutions ESET Remote Adminstrator Workgroup Script de Logon

ESET Remote Administrator ESET EndPoint Solutions ESET Remote Adminstrator Workgroup Script de Logon AGENDA 1. Download dos pacotes de instalação ESET Remote Administrator 2. Download dos pacotes de instalação ESET EndPoint Solutions 3. Procedimento de instalação e configuração básica do ESET Remote Adminstrator

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

JAVA ENTERPRISE EDITION: PERSISTÊNCIA DE BANCO DE DADOS

JAVA ENTERPRISE EDITION: PERSISTÊNCIA DE BANCO DE DADOS COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM INFORMÁTICA ERINALDO SANCHES NASCIMENTO JAVA ENTERPRISE EDITION: PERSISTÊNCIA DE BANCO DE DADOS FOZ DO IGUAÇU 2013 SUMÁRIO 1. PERSISTÊNCIA

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Heroku. Implantando Aplicações Java no. heroku_. Descubra como é fácil ter sua aplicação rodando em Cloud Computing

Heroku. Implantando Aplicações Java no. heroku_. Descubra como é fácil ter sua aplicação rodando em Cloud Computing heroku_ Implantando Aplicações Java no Heroku Descubra como é fácil ter sua aplicação rodando em Cloud Computing O que é o Heroku? Heroku é uma plataforma de cloud computing que foi criada para facilitar

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 5 Servidores de Aplicação

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

OMT-G Design. Instalação por pacotes

OMT-G Design. Instalação por pacotes OMT-G Design A plataforma Eclipse OMT-G Design não é um software independente, é um plug-in que se utiliza dos mecanismos de extensão do Eclipse que por sua vez é um ambiente de desenvolvimento de software.

Leia mais

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse.

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse. 3 Manual do Desenvolvedor 3.1 Introdução O site que disponibiliza o SIGATI utiliza o sistema de SVN que é um programa de controle de versão de softwares utilizado no Trac. Com ele o desenvolvedor pode

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS FUNDAMENTOS DE Visão geral sobre o Active Directory Um diretório é uma estrutura hierárquica que armazena informações sobre objetos na rede. Um serviço de diretório,

Leia mais

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte.

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Omondo EclipseUML Ricardo Rodrigues Lecheta Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Introdução Neste tutorial será apresentado

Leia mais

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação do

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais

Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DE CERTIFICADOS

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Análise de Custos Análise da Sinistralidade e Rentabilidade Estatísticas Cadastrais Meta Referencial Performance da Rede Credenciada Atenção à Saúde Manual de Instalação Sumário Sumário... 2 1. Configurações

Leia mais

Faça-Fácil: Passos Terminal Server

Faça-Fácil: Passos Terminal Server Faça-Fácil: 1. Objetivo Este documento mostra como configurar uma estação com Terminal Server da Microsoft (Windows 2003), para ser usado com o ifix (3.5 ou superior). 2. Introdução O ifix é capaz de trabalhar

Leia mais

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Índice 1) Passo: Instalação do MySQL Server... 2 2) Passo: Instalação do MySQL Query Browser... 9 3) Passo: Instalação do Dotnetfx 2.0 ou versão superior.... 13 4) Passo: Instalação

Leia mais

Manual de Download e Instalação da IDE Intellij e ferramentas necessárias para programação android:

Manual de Download e Instalação da IDE Intellij e ferramentas necessárias para programação android: Manual de Download e Instalação da IDE Intellij e ferramentas necessárias para programação android: Instalação do INTELLIJ: Vá até a página oficial do INTELLIJ: https://www.jetbrains.com/idea/download/,

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações com JAVA. Parte 1. Preparação do ambiente de desenvolvimento

Desenvolvimento de Aplicações com JAVA. Parte 1. Preparação do ambiente de desenvolvimento Desenvolvimento de Aplicações com JAVA Parte 1 Preparação do ambiente de desenvolvimento Juliano Marcos Martins julianommartins@yahoo.com.br Índice Introdução...3 Baixando e configurando o JAVA em Linux

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Data do Documento: novembro de 2012 1 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Sistema...

Leia mais

Introdução ao Sistema. Características

Introdução ao Sistema. Características Introdução ao Sistema O sistema Provinha Brasil foi desenvolvido com o intuito de cadastrar as resposta da avaliação que é sugerida pelo MEC e que possui o mesmo nome do sistema. Após a digitação, os dados

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletronica

NFe Nota Fiscal Eletronica 1 NFe Nota Fiscal Eletronica Introdução O NFe Tron, apesar de ser um sistema complexo, possui um método simples de instalação, configurando todos os elementos necessários para o funcionamento básico do

Leia mais

Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website

Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website Este documento fornece um breve tour prático do painel de controle de hospedagem do Parallels Plesk Panel 11 para um proprietário

Leia mais

Manual de Instalação PIMSConnector em Windows

Manual de Instalação PIMSConnector em Windows Manual de Instalação PIMSConnector em Windows Julho/2015 Sumário 1. Contexto de negócio (Introdução)... 3 2. Pré-requisitos instalação/implantação/utilização... 4 3. JBOSS... 6 3.1. Instalação... 6 3.2.

Leia mais

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel Software de gerenciamento do sistema Intel do servidor modular Intel Declarações de Caráter Legal AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO RELACIONADAS AOS PRODUTOS INTEL, PARA FINS DE SUPORTE ÀS PLACAS

Leia mais

Como criar uma rede privada de Torrent

Como criar uma rede privada de Torrent Como criar uma rede privada de Torrent O objetivo deste tutorial é criar uma rede particular de transferência de arquivos via Bittorrent, utilizando o serviço de VPN conhecido como HAMACHI LogMeIn, gratuito

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 43 Página 2 de 43 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

Geração e instalação de Certificado APNS

Geração e instalação de Certificado APNS Geração e instalação de Certificado APNS Manual Rápido para geração e instalação de um Certificado APNS Apple Versão: x.x Manual rápido MobiDM para Certificado APNS Página 1 Índice 1. CERTIFICADO APNS

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS CONFIGURAÇÃO DO GPRS 1. Entre no site da NHS na página de homologação do NHS NOBREAK

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Manual de Instalação Software do etoken Aladdin pro 72k

Manual de Instalação Software do etoken Aladdin pro 72k Manual de Instalação Software do etoken Aladdin pro 72k (SafeNet Authentication Client 8.0) Para o funcionamento do etoken Aladdin pro 72k, deve ser instalado o gerenciador do token disponível na área

Leia mais

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10 Sumário 1. Instalação GVcollege... 4 1.1. GVsetup... 4 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6 1.2. Configurações... 10 1.2.1. APS Licence Service... 11 1.2.2. APS Licence File... 11 1.2.3. DBXconfig...

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento do Jboss do Nimsoft jboss série 1.3 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente

Leia mais

Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva

Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva 1. O que são Serviços Web (Web Services)? Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva A ideia central dos Web Services parte da antiga necessidade

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas LEDS/UFOP Universidade Federal de Ouro Preto UFOP GUIA DE INSTALAÇÃO Plataforma Windows Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes

Leia mais

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET Veja nesse tutorial vamos aprender como instalar o aplicativo gratuito Prey e como realizar o rastreamento de seu computador (netbook, notebook, desktop). Prey é uma aplicativo que você instala em sua

Leia mais

Primeiros passos com Watson Explorer Enterprise Edition 11.0: Instalação, configuração e testes em máquina virtual Windows 7.

Primeiros passos com Watson Explorer Enterprise Edition 11.0: Instalação, configuração e testes em máquina virtual Windows 7. Primeiros passos com Watson Explorer Enterprise Edition 11.0: Instalação, configuração e testes em máquina virtual Windows 7. Resumo: Este artigo mostra detalhadamente quais recursos são necessários para

Leia mais

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Resumo Este é um guia passo a passo para instalar o SQL Server 2005 Express Edition como base de dados para o Print Audit 6. Pré-Requisitos

Leia mais

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows.

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows. WampServer Para configurar o WordPress e o Joomla!, você precisa ter um servidor Web e um banco de dados instalado. A maneira mais fácil de configurar um servidor web e um banco de dados no seu computador

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51)

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51) Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1 (Firmware 1.51) Yamaha Musical do Brasil www.yamaha.com.br PRECAUÇÕES 1. O usuário assume total responsabilidade pela atualização. 2. Atualize

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX. Vinícius Barreto de Sousa Neto INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM LIBGDX Vinícius Barreto de Sousa Neto Libgdx é um framework multi plataforma de visualização e desenvolvimento de jogos. Atualmente ele suporta Windows, Linux,

Leia mais

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Manual de Instalação Software do token SafeNet ikey 4000

Manual de Instalação Software do token SafeNet ikey 4000 Manual de Instalação Software do token SafeNet ikey 4000 (SafeNet Authentication Client 8.0) Para o funcionamento do token SafeNet ikey 4000, é necessária a instalação do gerenciador do token disponível

Leia mais

Roteiro de instalação da Linha DD

Roteiro de instalação da Linha DD Roteiro de instalação da Linha DD O Roteiro de instalação divide-se em 3 partes, onde seguidas conforme instruções desse roteiro, o sistema e a base de dados serão atualizados.. A primeira parte é onde

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Banco de Dados Oracle 10g

Banco de Dados Oracle 10g 2010 Banco de Dados II Líder: George Petz... 19 Bruno Aparecido Pereira... 07 Gustavo da Silva Oliveira... 24 Luis Felipe Martins Alarcon... 32 Rubens Gondek... 41 Professor: Gilberto Braga de Oliveira

Leia mais

Procedimento para Atualização do DDFinance

Procedimento para Atualização do DDFinance Procedimento para Atualização do DDFinance Importante! Faça o backup do Banco de Dados antes de executar o procedimento. O processo de atualização deve ser executado diretamente no servidor para sistemas

Leia mais

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin.

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Download do Dispositivo Criptográfico e-token PRO USB Aladdin:

Leia mais

Java Server Pages: Apresentação e Instalação

Java Server Pages: Apresentação e Instalação 1 Java Server Pages: Apresentação e Instalação Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Apresentar a tecnologia Java Server Pages; Instalar e configurar

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar o banco de dados My SQL em ambiente Windows e é destinado aqueles que ainda não tiveram um contato com a ferramenta.

Leia mais

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90911. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 8.1 Update

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90911. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 8.1 Update 4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90911 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa e FreeFlow são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais