Então porque orar? Abram em Mateus 6:6. Jesus diz o seguinte:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Então porque orar? Abram em Mateus 6:6. Jesus diz o seguinte:"

Transcrição

1 Acho interessante que na Grã-Bretanha, que é predominantemente uma sociedade secularizada e cética, pesquisas mostram que 75 por cento das pessoas fazem uma oração pelo menos uma vez por semana. Eu não sei que tipos de orações são, mas sei o tipo de oração que eu fazia antes de ser cristão. Havia basicamente dois tipos de oração. Uma era a oração fórmula. Minha avó me ensinou uma oração quando eu era criança, apesar dela não freqüentar igreja alguma: Era algo assim: Deus, abençoe mamãe, papai e vovó, e mais uma ou outra pessoa, e terminava em faça de mim um bom menino. Amém. E eu fiz esta oração até minha adolescência o que é meio triste, na verdade! Mas na realidade era uma superstição; era algo como Eu acho que talvez eu não durma se não fizer esta oração esta noite. O outro tipo de oração que eu fazia era o tipo de oração de emergência oração em tempos de crise. Se tudo mais havia falhado, eu clamava a Deus. Ouvi falar de um ateu, um total descrente, que caiu de um penhasco. Ao cair ele conseguiu segurar em um tufo de grama. Ele estava literalmente pendurado a 75 metros das pedras. E apesar de não crer, de ser um ateu, ele clamou a Deus. Ele disse, Deus, se você estiver aí em cima, me ajude! E para sua surpresa ele ouviu uma voz dizendo, Estou aqui, solte o tufo de grama e confie em mim. Ele pensou por um momento, olhou para baixo e disse, Tem mais alguém aí em cima?. 1. O QUE É ORAÇÃO? Bem, estes eram os tipos de oração que eu fazia antes de me tornar um cristão. E a pergunta que quero fazer esta noite é: O que é a oração cristã? A oração cristã é a atividade mais importante de nossa vida. É o propósito para o qual fomos criados: isto é, para estar em um relacionamento com o Deus que nos criou. Por favor, abra em Efésios, capítulo 2, versículo 18. Paulo escreve o seguinte: Pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

2 Em primeiro lugar, a oração cristã é feita para o Pai. Jesus nos ensinou a orar, dizendo: Pai nosso que estás no céu! Nesta expressão temos a combinação extraordinária do que teólogos chamariam da transcendência e imanência de Deus". Em primeiro lugar, a transcendência. No céu a grandeza de Deus. Quando fazemos uma oração estamos falando com o criador do universo. Você sabia que nosso sol é uma das milhões de estrelas do universo. E nossa galáxia é uma das milhões de galáxias. Li em algum lugar que para cada grão de areia na praia existe um milhão de estrelas. E em um versículo quase que despercebido de Gênesis, lemos que Deus fez também as estrelas simplesmente assim bilhões e bilhões de estrelas. Esta é a transcendência de Deus no céu. Mas o incrível é que ele também é Nosso Pai. Ele é imanente, está aqui agora. E o extraordinário é que podemos ter um relacionamento com ele que é como um pai com o filho. Jesus chamou Deus de Abba, que é uma palavra aramaica deixada no original por ser virtualmente intraduzível. Significa algo como papaizinho ou pai querido. E Jesus disse que poderíamos ter o mesmo tipo de relacionamento com ele que Jesus teve esta intimidade, esta proximidade. Então a oração cristã é feita para o Pai, que nos ama intimamente. Em segundo lugar é através do Filho. Eu li sobre algo que aconteceu durante a guerra civil americana. Como resultado de uma tragédia familiar, um soldado recebeu autorização para ter uma audiência com o presidente, porque ele queria ser liberado do serviço militar. Mas quando ele chegou à Casa Branca não o deixaram entrar, e ele sentou em um parque próximo. Enquanto estava sentado lá um jovem veio até ele impressionado com seu semblante triste. E o soldado se viu desabafando com este jovem. Então o rapaz disse, Olhe, venha comigo, e o triste soldado foi com ele de volta à Casa Branca e eles passaram pelo fundo. Nenhum dos guardas parecia impedi-los até mesmo os generais e altos oficiais do governo atenciosamente os deixavam passar e o soldado ficou impressionado. Finalmente eles chegaram à sala presidencial. Sem bater eles entraram na ala oeste, o jovem abriu a porta da Sala Oval, entrou, e lá estava Abraham Lincoln, de pé conversando com o Secretário de Estado. E no momento em que eles entraram, Abraham Lincoln se virou para o rapaz e disse, Todd, o que posso fazer por você? E Todd disse, Pai, este soldado precisa falar com você. Ele teve acesso, através do filho.

3 É isso que Paulo diz, que temos acesso a Deus através de seu Filho, através de Jesus. Jesus nos leva até a presença do Deus Altíssimo. E apesar de não termos direito, por nós mesmos, de entrarmos na presença de Deus, por meio de Jesus, por meio do que Ele fez por nós na Cruz, por meio do sangue de Jesus, temos acesso ao Pai. A oração cristã é para o Pai, através do Filho, por um só Espírito. Às vezes as pessoas dizem Eu não saberia como fazer uma oração. É isso que Paulo diz: não sabemos como orar... mas o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. É por isso que o final de semana é tão empolgante: porque o final de semana é sobre o Espírito Santo, que vem viver conosco. E quando o Espírito Santo vive em nós, ele nos ajuda em nossa oração. Quando fazemos uma oração toda a Trindade se envolve: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E por isso é tão empolgante. 2. POR QUE FAZER ORAÇÃO? Então porque orar? Abram em Mateus 6:6. Jesus diz o seguinte: Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porte e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porte e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. Por que devemos orar? Em primeiro lugar, porque Jesus orou. E ele nos ensinou a fazer o mesmo. Ele não começa dizendo se você orar, mas ele diz: Quando você orar - ele pressupõe que vamos orar. De certa forma é muito natural que os seres humanos orem. Fomos criados para este relacionamento. E então, rezamos e oramos porque é a forma como desenvolvemos um relacionamento com Deus. Todos os relacionamentos são baseados em comunicação. Muitos casamentos terminam por falta de comunicação; famílias se desestruturam por falta de comunicação. Mas com boa comunicação, o relacionamento cresce e floresce.

4 É para este relacionamento com Deus que fomos criados. É neste relacionamento que encontramos o sentido e o propósito para nossas vidas. E Jesus disse que quando oramos Deus nos recompensará. Às vezes as pessoas dizem, Mas não é inapropriado estar buscando uma recompensa?. Sim, existem recompensas inapropriadas: dinheiro por sexo é uma recompensa inapropriada. Mas também existem recompensas apropriadas. Se alguém estuda muito para suas provas, passar nelas, receber a qualificação, é uma recompensa apropriada. Se duas pessoas estão apaixonadas, o casamento é um tipo de realização e recompensa pelo amor. C.S. Lewis coloca desta forma: As recompensas justas não estão simplesmente embutidas na atividade para a qual foram dadas, mas são a própria atividade consumada. Quais são as recompensas da oração? Quando oramos, começamos a experimentar o amor de Deus por nós, sua presença conosco. Começamos a experimentar a alegria. Tantas pessoas estão procurando alegria em todo tipo de área, e geralmente quando chegam a isto, não as satisfaz, e as pessoas se sentem vazias. Mas o salmista diz: em sua presença, na presença de Deus, está a plenitude de alegria. Tantas vezes levamos culpa, ansiedade e medo, e Paulo diz: Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, através de oração e súplica, apresentem suas necessidades a Deus, e a paz de Deus, que excede todo entendimento, manterá seus corações e mentes em Jesus Cristo. Ao orarmos, esta sede que temos, sede espiritual, é satisfeita. A fome espiritual é satisfeita. Mas a oração não muda somente a nós; ela muda também situações. Não acho que seja possível provar a um cínico ou cético que existe um Deus dando-lhe muitas ilustrações de orações respondidas. Mas acho maravilhoso ver a maneira como Deus responde orações. Lembro-me quando cheguei à fé em Jesus Cristo, eu pensei, Essa coisa da oração, talvez eu tente. Então aconteceu que eu tive necessidade estava na universidade e precisava de uma carona para Londres. Tinha uma festa para a qual eu queria ir e eu acho que estava tendo uma greve dos trens ou algo assim. Então eu pensei, Vou tentar isso. Eu fiz uma oração rápida. Disse, Senhor, eu poderia, por favor, ganhar uma carona para Londres. Poucos minutos depois alguém bateu na minha porta e disse: Oi Nicky, você quer uma carona pra Londres?. E eu pensei Que engraçado! Deve ser uma coincidência.

5 Mas pensei, Vou tentar outra coisa. Todas estas são coisas triviais, mas a próxima coisa que tentei foi a que pensei Vou tentar algo menos trivial. Vou tentar fazer uma oração pela minha mãe. Eu sabia que ela tinha problemas para dormir, e sofria de insônia há muito tempo. Então comecei a orar por ela. Eu não contei para ela que estava orando, mas comecei a orar. Por uma semana eu orei para que ela dormisse bem. E no final da semana eu perguntei Como você tem dormido?. Ela disse, É incrível, tenho dormido muito bem esta semana. Eu pensei Que engraçado!. E agora tenho continuado, acho que por três décadas, orando e anotando orações em uma espécie de diário de oração, e volto a elas e marco quando são respondidas. O efeito cumulativo de todas estas orações respondidas me leva a acreditar que a oração realmente muda situações. 3. DEUS RESPONDE SEMPRE ÀS NOSSAS ORAÇÕES? Deus sempre responde nossas orações? Acredito que a resposta é sim, mas nem sempre conseguimos o que queremos. Para começar, Deus não age contra sua natureza. Em outras palavras, não podemos orar para que resulte em algo diferente de 4, porque não pode é um sistema matemático que está feito, e é assim que funciona. Todos simpatizamos, eu acho, com a oração desesperada e condenada do menino saindo de um exame de geografia, orando: Querido Deus, por favor faça com que Brasília seja a capital da Argentina, não vai funcionar. Mas o Novo Testamento também nos diz que algumas situações podem impedir que nossas orações sejam eficientes. Por exemplo, pecado não confessado coisas que estão erradas em nossa vida podem criar uma barreira entre nós e Deus. Não me entendam mal: é claro que Jesus é amigo dos pecadores. Todos nós temos coisas erradas em nossas vidas, e se isso nos impedisse de orar, nenhum de nós poderia orar. Mas Jesus morreu por nós na cruz para que pudéssemos ser inteiramente perdoados. Mas se escolhemos rejeitá-lo e seguir nosso próprio caminho, como o filho pródigo, fora da casa do Pai, não estamos mais neste relacionamento. Ou, se planejamos ir por um caminho de rebeldia contra Deus. O salmista diz: se eu amasse o pecado em meu coração, o Senhor não me teria ouvido.

6 Ou se temos a motivação errada para o que estamos pedindo. O apóstolo Tiago diz: não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Em outras palavras, se estamos orando Senhor, quero ganhar na loteria, não temos garantia de que esta oração será respondida! Existem também outras coisas nas quais erramos - entendemos mal a vontade de Deus para nós. Quando oramos, Deus promete nos responder; mas ele diz - e está na página seguinte quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Às vezes Deus poderá dizer a resposta à nossa oração será Não, assim como com um pai. Se duas crianças de dois anos pegarem facas de cozinha porque querem ter uma luta com espadas, os pais poderiam dizer Não!. Na verdade, espera-se que os pais digam Não!, não porque não amem a criança, mas porque amam, e sabem um pouco mais do que crianças de dois anos sabem, e sabem que esta não é uma boa idéia. Às vezes Deus diz, Espere, mas às vezes ele diz Não, se, como John Stott diz, as coisas não são boas por si mesmas, ou não são boas para os outros, direta ou indiretamente, de imediato ou em última instância. Às vezes, e certamente em minha experiência, mais tarde entendemos porque ele disse Não. Posso pensar em algumas coisas na minha vida pelas quais orei desesperadamente, orei e orei e orei, principalmente com relação a trabalho, a meu emprego. Posso pensar nas vezes que orei por um trabalho específico ou um lugar na universidade que me permitisse fazer algo. Ambas as vezes Deus fechou a porta. E agora quando olho para trás fico feliz que ele tenha me fechado aquelas portas. Porque se ele não tivesse fechado as portas eu não poderia fazer o que faço agora. Você pode até desejar que ele não tivesse fechado aquelas portas! Mas pessoalmente eu amo o que faço agora e sou grato a Deus por ter fechado aquelas portas. Às vezes penso em termos de relacionamentos também, ele fecha portas. Ouvi sobre a esposa do Billy Graham, a Ruth Graham, que está casada com Billy Graham há mais de cinqüenta anos uma vez ela disse a um auditório em Minneapolis: Deus nem sempre respondeu as minhas orações. Se o tivesse feito, eu teria me casado com o homem errado, várias vezes!.

7 Então às vezes olhamos para trás e percebemos, entendemos porque Deus não respondeu determinada oração da forma que queríamos que ele respondesse. Mas acho que às vezes nunca saberemos nesta vida porque ele não respondeu a oração da forma como desejávamos. Lembro-me de uma ocasião há alguns anos, com um de meus melhores amigos, Mick Hawkins, de 42 anos. Estávamos jogando squash juntos, ele fazia uma tacada dianteira fantástica, ele se virou para fazer a tacada traseira e caiu morto vítima de um ataque cardíaco. Ele era um de meus melhores amigos, tinha seis filhos um deles está ajudando neste curso hoje. E naquele momento, nunca clamei tanto a Deus como naquela ocasião, para que Deus o curasse, restaurasse a vida; para que ele não morresse. Mas morreu. E eu não sei por quê. Eu me recordo das cinco da manhã do dia seguinte. Obviamente eu não tinha conseguido dormir. Saí para a praia e caminhando estava clamando ao Senhor dizendo, Senhor, não entendo por que você deixou algo assim acontecer. Mas não vou parar de orar. Vou continuar crendo em ti pelo resto da minha vida, apesar de não conseguir entender. E ao olhar meu diário de oração ao longo dos anos, algumas orações ainda não estão marcadas, não foram respondidas. Mas existem muitas mais que foram respondidas. 4. COMO DEVEMOS ORAR? Então como devemos orar e rezar? Oração é um relacionamento. Não existem regras definidas em um relacionamento todos os relacionamentos são diferentes. Acho que uma coisa chave é honestidade Deus quer que sejamos honestos com ele, dizer o que realmente está em nosso coração. Evitar o uso de jargões religiosos e coisas assim; ele quer que sejamos verdadeiros com ele. Então não existe um padrão definido. Mas às vezes ajuda, como em uma reunião, às vezes é bom ter uma agenda. E em uma reunião com Deus às vezes é bom ter um tipo de agenda. Não que você sempre faça aquilo; mas um tipo de padrão. Quando comecei a orar eu usava a sigla ACGP: que significa A para Adoração adorar a Deus, expressar nosso amor, nosso louvor a Deus. C é para Confissão pedir perdão pelas coisas que fizemos de errado e coisas que precisamos de purificação.

8 G é para Gratidão agradecer a Deus por suas bênçãos, todas as coisas boas que ele tem nos dado; talvez olhando o dia anterior e o agradecendo por uma oração respondida. E então P para Petição que é pedir por coisas para nós mesmos e para os outros. Se quiser saber mais sobre isto consulte o livreto Por que Jesus?. Mas agora, mais comumente, eu uso o padrão da Oração do Senhor. Abram, por favor, em Mateus 6.9, é isto que Jesus disse. Ele nos deu um modelo. Ele disse: Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Vocês, orem assim: Pai nosso que estás nos céus! - para mim esta é uma questão de regozijar-se na presença de Deus, apreciando seu amor, agradecendo-lhe. Olho para o dia anterior e todas as bênçãos da vida. Sua bondade, sua graça, seu perdão, sua gentileza, seu amor. santificado seja o teu nome esta é a oração para que o nome de Deus seja honrado novamente em nossa sociedade, pois ao olhar a nossa sociedade, muitas vezes o nome de Jesus é uma palavra usada em vão. E é uma oração para que mais uma vez o nome de Jesus seja honrado em nossas vidas, nossas famílias, nosso local de trabalho, nossa sociedade. venha o teu reino o reino de Deus é seu comando e reinado. Esta oração é para que o reino de Deus venha em nossas vidas, nas vidas de nossas famílias. Li sobre uma jovem mãe cristã chamada Mônica que estava tendo problemas com seu filho adolescente rebelde. Ele era preguiçoso, genioso, trapaceiro, ladrão. Mais tarde, embora fosse respeitado como advogado, sua vida era dominada por ambições mundanas e por um forte impulso por ganhar dinheiro. Não tinha padrões morais. Vivia com várias mulheres diferentes e teve um filho com uma delas. Em certo estágio de sua vida, juntou-se a uma seita religiosa esquisita e adotou todos os tipos de práticas estranhas.

9 Ao longo de todo esse tempo sua mãe continuou orando por ele. Um dia o Senhor lhe deu uma visão e ela começou a chorar durante a oração, porque viu a luz de Jesus Cristo nele, e sua face transformada. Isso a encorajou a continuar orando. Mas ela ainda teve de esperar mais nove anos antes que seu filho entregasse a sua vida a Jesus Cristo, aos 28 anos de idade. O nome daquele homem era Agostinho, Santo Agostinho, convertido em 386 d.c., ordenado em 391, bispo em 396, talvez o maior teólogo da igreja. E Santo Agostinho sempre atribuiu sua conversão às orações de sua mãe. As orações de sua mãe literalmente mudaram o curso da história. venha o teu reino, seja feita a tua vontade esta não é uma resignação, mas sim uma vontade de ver o desejo de Deus em nossas vidas, o desejo de que Deus que é bom, agradável e perfeito. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia eu amo pensar no dia que está chegando e pedir a ajuda de Deus em todas as diferentes coisas nas quais estou envolvido. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Deus está interessado em tudo de nossas vidas. Deus te ama. Ele está interessado nas coisas que te preocupam, assim como qualquer pai estaria preocupado com as coisas que preocupam seus filhos. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores perdoa as coisas que fizemos de errado, em outras palavras, assim como nós perdoamos a outros. Existe um tipo de círculo virtuoso no ensino de Jesus que quanto mais entendemos que somos perdoados, mais queremos perdoar. Quando sabemos que Jesus morreu por nós, como vimos na segunda semana, todos os nossos pecados foram perdoados, não podemos mais guardar rancor contra outros. Então perdoar as pessoas não é uma forma de obter perdão, mas é um sinal de que fomos perdoados. Porque se realmente experimentarmos o perdão de Deus, vamos querer perdoar a todos, por mais difícil que seja e às vezes é difícil. Ás vezes as pessoas dizem, Porque Jesus nos ensinou a orar, Perdoa os nossos pecados, ou dívidas, ou a palavra que estiver na tradução, quando já fomos perdoados na cruz? É isso que vimos na Semana 2, certo, que Deus nos perdoa inteiramente por causa da cruz. Porque precisamos continuar pedindo perdão? Bom, Jesus representou uma espécie de parábola que acho relevante aqui.

10 Na última ceia o que estava acontecendo é que Jesus lavava os pés dos discípulos. E ele chegou aos pés de Pedro e Pedro disse, Não, não, Senhor! Nunca lavarás os meus pés!. E Jesus disse, Se eu não os lavar, você não terá parte comigo. Pedro então replicou, Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça. Jesus disse, Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo já está limpo. Quando você se achegou a Cristo, todo o seu corpo foi limpo, totalmente perdoado. Mas, à medida que andamos pelo mundo, assim como no mundo antigo os pés ficavam com terra, nós, espiritualmente falando, ficamos com terra nos pés. E precisamos de limpeza diária dizendo: Senhor, perdoe-me pelas coisas, pelas coisas ruins em minha vida. Limpe-me. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal Deus não nos tenta, mas ele cuida até que ponto ficamos expostos à tentação. E todos nós temos áreas de fraqueza, seja medo, ambição egoísta, ganância, orgulho, sensualidade, fofoca, cinismo, etc. E se temos consciência de nossa fraqueza, podemos orar por proteção contra ataques, assim como tomar medidas para evitar tentação desnecessária. Veremos isso mais a fundo quando tratarmos de resistir o mal. 5. QUANDO DEVEMOS ORAR? Então quando devemos orar? O Novo Testamento nos encoraja a orar continuamente. Orar em espírito, Paulo diz, em todo tempo com todo tipo de súplica e petição. Você não precisa estar em um local como este para orar. Você pode orar ou rezar enquanto anda na rua, pode orar em sua bicicleta, pode orar no ônibus. Você não precisa orar em voz alta na verdade, se você estiver orando no ônibus é melhor não orar em voz alta! Mas você pode orar em seu coração. Mas acho que ajuda - certamente me ajuda, definir um horário. Amo começar o dia dessa forma. Eu sempre acho que a forma que você começa o dia, quaisquer que sejam aqueles pensamentos, a mente tende a ficar com eles durante o dia! E acho que começar o dia talvez lendo a Bíblia, que veremos, e orando é uma ótima forma de começar. E então com outros. Jesus disse: Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Em outras palavras, ele diz que há um poder especial quando nos ajuntamos para orar. E esta é uma coisa que espero que aconteça gradualmente em pequenos grupos neste curso.

11 Ao se conhecerem e confiarem uns nos outros talvez não aconteça esta noite, mas talvez aconteça mais adiante no curso que vocês comecem a orar junto. Se você for como eu, a primeira experiência pode ser um tanto quanto intimidadora. Lembro da primeira vez que orei com alguém. Eu tinha me convertido a mais ou menos duas ou três semanas. E fui acho que estávamos em uma viagem para esquiar, com meus melhores amigos, Nicky e Sila Lee. Éramos apenas nós três no quarto e acho que a Sila sugeriu orarmos juntos. Nunca tínhamos feito isso antes, mas decidimos tentar. Oramos por uns dois minutos com vários longos intervalos durante os dois minutos! No fim eu tirei minha camisa e ela estava molhada, eu estava muito nervoso por orar em voz alta pela primeira vez! Mas foi uma experiência maravilhosa. O coração do cristianismo é um relacionamento com o Deus que nos criou. Ao longo dos anos, como falei, tenho mantido uma espécie de diário de oração. E algumas das orações estão marcadas e foram respondidas, e sou grato a Deus por isso, mas algumas ainda não estão marcadas. Lembro de uma ocasião em que eu falava aqui em um domingo à noite e quando cheguei em casa o telefone tocou, e um homem disse, Eu estava lá no culto da noite. Eu estava na galeria ouvindo o que você disse e gostaria de me encontrar com você. Marcamos para nos encontrar em uma lanchonete aqui. O nome dele é James Wynn. Naquela época ele era ator. Por cinco anos ele interpretou o professor de inglês na série de TV Grange Hill. Naquela época ele era bem conhecido, e havia feito muito dinheiro. Ao conversarmos, em certo sentido vi alguém que tinha tudo. Além de tudo isto, ele era bonito, charmoso e casado com uma mulher muito bonita. Durante o almoço ele me contou que eles estavam casados há três anos e há um ano atrás ela o havia deixado. Ele disse que estava absolutamente arrasado. Disse que estava tão machucado que não conseguia perdoála. Enquanto eu ouvia sua história fiquei profundamente comovido. Tinha lágrimas saindo de meus olhos ao ouvi-lo falar. No final do almoço eu disse, Vamos para igreja e talvez possamos orar. Ele não era cristão, não ia à igreja, mas sentamos em uma sala aqui embaixo e ele fez uma oração de arrependimento pelas coisas erradas que tinha feito que contribuíram para o fim de seu casamento, e deu sua vida a Cristo.

12 Ele recebeu o perdão de Deus. Quando ele experimentou o perdão de Deus ele viu que foi capaz de perdoar Anna, sua esposa que o deixou. Ele escreveu pra ela dizendo que a perdoava. Ele disse que gostaria de tentar restaurar o casamento. Ela disse que não, que não estava interessada. E de fato ele só conseguiu se comunicar com ela através do advogado dela. Eu disse a ele, Você se importaria se eu escrevesse pra ela?. Então eu escrevi uma carta convidando-a para encontrar comigo e com a Pippa. Para minha surpresa ela disse que sim, e veio. Ela era a pessoa muito amável, e conversamos por cerca de uma hora. Eu falei com ela, Olha, o James mudou. Ele percebeu que é responsável por muito do que aconteceu em seu casamento e ele gostaria de encontrar com você por meia hora, só para que você possa ver como ele mudou. Dois dias depois eu recebi uma carta dela dizendo: Não. Eu já decidi. Nunca mais quero vê-lo. Tínhamos orado tanto para que ela mudasse de idéia. O James ficou arrasado, e continuamos orando. Chegou o momento em que os papéis do divórcio chegaram para o James assinar. Naquele momento James estava enfrentando um dilema porque a última coisa que ele queria era um divórcio. Então ele viajou por alguns dias pra orar, e acho que ele jejuou também, para orar e perguntar a Deus o que fazer. No final daquele tempo ele sentiu que, apesar de não querer o divórcio, ele sentiu que não deveria resistir ao que ela claramente queria; e isto, se ela queria o divórcio, não o impediria de dar a ela a liberdade. Então ele aceitou o divórcio e finalmente a ordem de divórcio foi dada. Mas ele continuou orando, e nós continuamos orando e orando e orando. E então Billy Graham veio a Londres para falar no Estádio de Wembley. E nessa época, talvez tenha sido um ano e meio depois, James havia desistido. O que realmente o preocupava é que ela precisava conhecer a Cristo, ela precisava conhecer todas as coisas maravilhosas que ele havia experimentado em seu relacionamento com Jesus Cristo. E então ele enviou para ela dois convites, um para ela e um para o homem com quem ela morava, para ouvirem Billy Graham. Mas ela os enviou de volta. Billy Graham decidiu ficar para mais um evento de Sábado no Estádio de Wembley, acho que os eventos anteriores foram em outro lugar, mas esse foi no Estádio de Wembley. E o James pensou, Bom, eu vou mandar mais dois convites. O que tenho a perder? Na quartafeira havia saído o decreto de divórcio. Então eu acho que quando ela recebeu o convite na

13 quinta-feira ela pensou, Bom, o casamento já acabou, temos o decreto de divórcio. Que mal fará? então ela ligou e disse que o parceiro dela não poderia ir, mas ela gostaria de ir. Eles se encontraram para almoçar e no Sábado à noite foram ouvir Billy Graham falar no Estádio de Wembley. Na manhã seguinte eu estava pregando em nossa igreja irmã na Praça São Paulo, antes de subir para pregar olhei ao redor eu estava sentado na frente olhei e vi o James e a Anna entrando na igreja juntos. Eu nunca havia visto eles juntos em minha vida. Eles vieram e se sentaram junto comigo na frente da igreja. Eu estava louco para saber o que tinha acontecido na noite anterior! Mas eu não queria simplesmente dizer a ela Você foi à frente?. Vocês sabem que Billy Graham sempre chama as pessoas à frente para entregarem suas vidas a Cristo. Eu não queria fazer esta pergunta a ela. Mas eu sabia que tinha chovido muito na noite anterior, e que os assentos eram cobertos, mas que quando Billy Graham chamou as pessoas à frente ele as chamou para o lugar em que chovia muito. Então eu perguntei a ela, Você se molhou ontem à noite?, e ela disse, Sim, estava chovendo muito lá na frente!. No final do culto eu os convidei para almoçarem conosco, e eles me disseram o que havia acontecido que quando Billy Graham convidou as pessoas para irem à frente, a Anna foi correndo! E havia um conselheiro lá, aparentemente é isso que eles fazem na missão do Billy Graham, e o tipo de pergunta que os conselheiros fazem, eles dizem, Você é um cristão?, e ela disse não. Eles disseram, Você gostaria de dar sua vida para Cristo? e ela disse sim. E eles disseram, Você veio com algum amigo? e ela disse sim. E eles perguntaram, Seu amigo é cristão? e ela disse sim. Eles disseram, Você gostaria de ir buscar seu amigo?, e ela disse não! Então eles disseram, Bem, quem é o seu amigo?, e ela disse, É meu marido, e eles disseram, Ótimo, então vai buscá-lo, e ela disse Você não entende. Até esta noite eu não tinha visto ele há dois anos e meio. Neste momento a conselheira uh! começou a chorar também. Muitas lágrimas nesta história! Ao me contarem a história do que aconteceu, foi extraordinário, e a Anna decidiu que naquele momento ela sabia que ela queria deixar o que sabia ser um relacionamento adúltero e voltar para o marido. E ela voltou. Como já tinham o encaminhamento de Divórcio mas não tinham o Decreto Absoluto, então o divórcio não estava finalizado era preciso desfazer os encaminhamentos, voltando ao tribunal. Eles voltaram ao tribunal e contaram a história para o juiz. O juiz disse Isto é maravilhoso!. Ele disse, Eu sento aqui

14 o dia todo ouvindo as coisas horríveis que acontecem na vida das pessoas e isto é maravilhoso!. O funcionário do tribunal estava em lágrimas! Sabem, isso foi há muitos anos e eles estão bem casados. Têm duas filhas maravilhosas. A filha mais velha, Abigail, é minha afilhada. Toda vez que os vejo sou profundamente movido pela forma como Deus respondeu a estas orações que tínhamos feito tantas vezes. Lembro que na manhã seguinte escrevi isto em meu diário de oração: Louvado seja Senhor, por ontem, o melhor dia que posso lembrar. Louvado seja Senhor, por sua grandeza, poder e amor. Obrigado por que a Anna Wynn foi ao Billy Graham. Obrigado porque ela foi à frente. Obrigado porque ela passou a noite com o James. Obrigado porque ela fez a oração. Obrigado porque ela decidiu voltar para o James. Obrigado porque ela e o James vieram almoçar conosco depois. Obrigado pela alegria de vê-los juntos novamente. Muito obrigado porque és um Deus que responde orações. Senhor te amo tanto. Entrego-me novamente a ti, para te servir com todo meu coração, toda a minha vida. Algo é difícil demais para o Senhor? Vamos fazer uma oração. Pai, muito obrigado porque és um Deus que responde orações. E Senhor, peço que ajude cada um de nós aqui a crescer em um relacionamento contigo. Em nome de Jesus, amém.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Campos dos Sonhos

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Campos dos Sonhos Campos dos Sonhos Mateus 6.5-13 A Prática da Adoração ou da Contemplação Consiste no exercício de nos colocar na presença de Deus, deixando que nossas mentes e corações sejam envolvidos por tudo quanto

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Bíblia para crianças apresenta JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus Ensino - Ensino 11 - Anos 11 Anos Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus História Bíblica: Mateus 3:13 a 17; Marcos 1:9 a 11; Lucas 3:21 a 22 João Batista estava no rio Jordão batizando as pessoas que queriam

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 Mensagem Pr. Mário Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 VOCÊ RECONHECE ESTES SÍMBOLOS? E ESTES SÍMBOLOS? E ESTES? A BÍBLIA TAMBÉM TEM SEUS SÍMBOLOS ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO AO LONGO DA

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR HINÁRIO O APURO Tema 2012: Flora Brasileira Araucária Francisco Grangeiro Filho 1 www.hinarios.org 2 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR Precisa se trabalhar Para todos aprender A virgem mãe

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea A Prática da Adoração ou Contemplação Mateus 6:5-13 Consiste no exercício de nos colocar na presença de Deus, deixando que nossas mentes e corações sejam envolvidos por tudo quanto Ele é e por tudo quanto

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

JESUS ACALMA A TEMPESTADE Bíblia para crianças apresenta JESUS ACALMA A TEMPESTADE Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19

Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19 FRUTOS-3 Descoberta Lição 9 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Falam de Jesus para os Outros A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir os desafios da

Leia mais

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro Histórias do Velho Testamento 3 a 6 anos Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro O Velho Testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. Tema 2012: Flora Brasileira Araucária

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. Tema 2012: Flora Brasileira Araucária HINÁRIO O APURO Tema 2012: Flora Brasileira Araucária Francisco Grangeiro Filho 1 www.hinarios.org 2 01 PRECISA SE TRABALHAR Marcha Precisa se trabalhar Para todos aprender A virgem mãe me disse Que é

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS 0 3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS Este material tem sido usado em quase todo mundo e traduzido em diversas línguas por ter sido comprovado por sua eficácia por todos que o usam. Muitos são os seus benefícios,

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

A Bíblia nessa passagem a história de um homem que queria deixar de ser cego.

A Bíblia nessa passagem a história de um homem que queria deixar de ser cego. Mensagem: O HOMEM QUE ABRIU OS OLHOS PARA DEUS Pastor: José Júnior Dia: 22/09/2012 sábado AMAZON JOVENS Texto-base: Lucas 18:35-43 A Bíblia nessa passagem a história de um homem que queria deixar de ser

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Orando pela minha família

Orando pela minha família Orando pela minha família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

Anderson: Bem, qual é o manete? Legge: Deve ser uma alavanca preta no centro do painel. Isso aí. Deixe a aeronave voar por si própria.

Anderson: Bem, qual é o manete? Legge: Deve ser uma alavanca preta no centro do painel. Isso aí. Deixe a aeronave voar por si própria. Bem, sejam todos muito bem-vindos aqui. E parabéns por estarem aqui neste final de semana. Porque eu acho, em minha experiência Alpha, que as duas coisas mais difíceis para as pessoas são, em primeiro

Leia mais

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO João 6 Nesta Lição Estudará... Jesus Alimenta a Multidão Jesus Anda em Cima das Águas O Povo Procura Jesus Jesus, o Pão da Vida As Palavras de Vida Eterna JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO: Leia João 6:1-15. Mateus,

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo

12:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo 2:00 Palestra: Jesus confia nos Jovens -Por isso entrega sua mãe - Telmo Amados de Deus, a paz de Jesus... Orei e pensei muito para que Jesus me usasse para poder neste dia iniciar esta pregação com a

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 12 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 1:12; I Pedro 3:15, 18 A Bíblia nos ensina

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração

Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração Para as crianças de 7 e 8 anos, este trimestre inicia enfatizando o Fruto, do Crescimento.

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Quem Desiste num momento de crise é porque realmente é um fraco!

Quem Desiste num momento de crise é porque realmente é um fraco! Paixão do Povo de Cristo x Paixão de Cristo Texto Base: provérbios 24.10 na Linguagem de Hoje: Quem é fraco numa crise, é realmente fraco. Na Bíblia A Mensagem : Quem Desiste num momento de crise é porque

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Romanos 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Introdução: Cremos

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Apresentaremos 4 lições, que mostram algum personagem Bíblico, onde as ações praticadas ao longo de sua trajetória abençoaram a vida de muitas

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio

2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio 2ª Feira, 2 de novembro Rezar em silêncio Já estamos em novembro e temos um novo 10-a-fio! O que nos é proposto para este mês é rezar. Esta semana vamos refletir no modo como Jesus rezava. Jesus, quando

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais