O Livro dos Espíritos. Perispírito (q. 93 a 95)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Livro dos Espíritos. Perispírito (q. 93 a 95)"

Transcrição

1 O Livro dos Espíritos Perispírito (q. 93 a 95)

2 Se existe um corpo animal, também existe um corpo espiritual. (Paulo de Tarso, em 1Coríntios 15,44)

3 Em O Livro dos Médiuns, cap. XXXII Vocabulário Espírita, temos a seguinte definição: PERISPÍRITO (Do grego peri, em torno.) Envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados, serve de intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito.

4 Em O que é o Espiritismo, lemos: 10. Há, pois, no homem três elementos essenciais: 1. A alma ou Espírito, princípio inteligente em que residem o pensamento, a vontade e o senso moral; 2. O corpo, invólucro material que põe o Espírito em relação com o mundo exterior; 3. O perispírito, invólucro fluídico, leve, imponderável, servindo de laço e de intermediário entre o Espírito e o corpo. ==>

5 14. A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.

6 O Livro dos Espíritos 93. O Espírito propriamente dito tem alguma cobertura ou, como pretendem alguns, está sempre envolvido numa substância qualquer? O Espírito está envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente va porosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.

7 O Livro dos Espíritos Kardec: Assim como o gérmen de um fruto é envolvido pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido por um envoltório que, por comparação, se pode chamar perispírito.

8 O Livro dos Espíritos 94. De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial? Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa. Fluido Cósmico Fluido Cósmico Universal Fluido Universal

9 O Livro dos Espíritos 94.a) Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro? É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.

10 O Livro dos Espíritos 95. O envoltório semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível? Sim, tem a forma que o Espírito queira; é assim que ele vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável.

11 No estado normal, o perispírito é invisível aos nossos olhos e impalpável ao nosso toque, [ ] Ele sofre em certos casos, talvez uma condensação maior, seja uma modificação molecular de natureza especial que o torna momentaneamente visível ou tangível; é assim que se produzem as aparições. Sem que haja aparição, muitas pessoas sentem a impressão fluídica dos Espíritos pela sensação do toque, o que é indício de uma natureza material. (KARDEC, Revista Espírita 1866, março)

12 Willian Crookes, pesquisador Materialização (abaixo) William H. Mumler, Fotografo médium Aparição em fotografia (acima)

13 O Livro dos Médiuns [ ] o Espírito, sob o seu envoltório semimaterial, pode tomar todas as espécies de formas para se manifestar. Um Espírito zombeteiro pode aparecer com chifres e garras, se assim o desejar, para se divertir à custa da credulidade daquele que o vê, do mesmo modo que um Espírito bom pode mostrar-se com asas e com uma figura radiosa. (LM, cap. IV, item 113)

14 Atuação nas Comunicações Mediúnicas

15 O perispírito, para nós outros Espíritos erran tes, é o agente por meio do qual nos comunicamos convosco, quer indiretamente, pelo vosso corpo ou pelo vosso perispírito, quer diretamente, pela vossa alma; donde, infinitas modalidades de médiuns e de comunicações. (LAMENNAIS, O Livro dos Médiuns, cap. IV, item 51)

16 a) [ ] Em virtude de sua natureza etérea, o Espírito propriamente dito não pode atuar so bre a matéria grosseira, sem intermediário, sem o elemento que o liga à matéria. Este elemento, que constitui o que chamais perispírito, vos faculta a chave de todos os fenômenos espíritas de ordem material. [ ]. (LM, 2a parte, cap. IV, item 74, resposta à pergunta IX). b) O perispírito, como se vê, é o princípio de todas as manifestações. O conhecimento dele foi a chave da explicação de uma imensidade de fenômenos e permitiu que a ciência espírita desse largo passo, [ ]. (LM, 2a parte, cap. VI, item 109). (RUBENS POLICASTRO MEIRA, A estrutura íntima do perispírito,

17 Em Obras Póstumas, cap. Manifestações dos Espíritos, 1, n 12, lemos: [ ] O perispírito desempenha importante papel em todos os fenômenos psicológicos e, até certo ponto, nos fenômenos fisiológicos e patológicos. Quando as ciências médicas tive rem na devida conta o elemento espiritual na economia do ser, terão dado grande passo e horizontes inteiramente novos se lhes patentearão. As causas de muitas moléstias serão a esse tempo descobertas e encontrados poderosos meios de combatê-las.

18 Aura e chakras (chacras)

19 [ ] O Espírito, encarnado, conserva, com as qualidades que lhe são próprias, o seu perispírito que, como se sabe, não fica circunscrito pelo corpo, mas irradia ao seu derredor e o envolve como que de uma atmosfera fluídica. (Kardec, A Gênese, Cap. XIV, item 18)

20 146.a) Que se deve pensar da opinião dos que situam a alma num centro vital? Significa dizer que o Espírito habita de preferência essa parte do vosso organismo, pois ali convergem todas as sensações Os que a situam no que consideram o centro da vitalidade confundem-na com o fluido ou princípio vital. Contudo, pode-se dizer que a sede da alma se encontra especialmente nos órgãos que servem para as manifestações intelectuais e morais.

21

22 Em André Luiz, na obra Evolução em dois mundos, cap. II Corpo Esíritual, temos a especificação dos Centros Vitais ou Centros de Força. Joanna de Ângelis, pela psicografia de Divaldo P. Franco, em Estudos Espíritas, cap. 4 Perispírito, também fala deles.

23 Natureza, propriedades e funções

24

25

26 A matéria grosseira, incessantemente renovada pela circulação vital, não é a parte está vel e permanente do homem. É o perispírito que assegura a manutenção da estrutura humana e dos traços da fisionomia, e isso, em todas as épocas da vida, do nascimento até a morte. Faz, assim, o papel de um molde com pressível e expansível, sobre o qual a matéria terrestre incorpora-se. (LÉON DENIS, Depois da morte, Celd, p. 214).

27 O perispírito torna-se, portanto, um molde fluídico, elástico, que calca sua forma sobre a matéria. Daí dimanam as condições fisiológicas do renascimento. As qualidades ou defeitos do molde reaparecem no corpo físico, que não é, na maioria dos casos, senão imperfeita e grosseira cópia do perispírito. (LÉON DENIS, Depois da Morte, p. 246). Calcar: reproduzir ou tentar reproduzir fielmente (o que foi feito por outrem ou as características de alguém ou algo); copiar de. (HOUAISS). Dimanar: Brotar; derivar; emanar. (AURÉLIO).

28 Precisamos recorrer ao perispírito, pois ele é que contém o desenho prévio, a lei onipotente que servirá de regra inflexível ao novo organismo, e que lhe assinará o lugar na escala morfológica, segundo o grau de sua evo lução no embrião que se executa essa ação diretiva. [ ]. (GABRIEL DELANNE, A Evolução Anímica)

29 Para ser mais exato, é preciso dizer que é o próprio Espírito que modela o seu envoltório e o apropria às suas novas necessidades; aperfeiçoa-o e lhe desenvolve e completa o organismo, à medida que experimenta a necessidade de manifestar novas faculdades; numa palavra, talha-o de acordo com a sua inteligência. Deus lhe fornece os materiais; cabe-lhe a ele empregá-los. [ ]. (KARDEC, A Gênese, Cap. XI - item 11, p. 242).

30

31

32 O perispírito é também indicador do estágio evolutivo do Espírito. Tanto pela sua observação direta fora do corpo, luminosa ou opaca, quanto pelas formas harmoniosas ou grotescas que imprime ao corpo físico. Sem o perispírito seria impossível manter os traços fisionômicos por ocasião da renovação celular, ou mesmo a forma humana, que é delimitada por parâmetros peculiares à espécie. (LUIZ G. PINHEIRO, O perispírito e suas modelações)

33 Obras sobre o tema que se mais destacam: Perispírito Zalmino Zimmermann O Perispírito e suas Modelações Luiz Gonzaga Pinheiro Perispírito: o que os espíritos disseram a respeito Geziel Adnrade

34 Mais sobre o tema: (clique aqui)

35 Referências bibliográficas DELANNE, G. A evolução anímica. Rio de Janeiro: FEB, DENIS, L. Depois da morte. Rio de Janeiro: FEB, 1987a. DENIS, L. Depois da morte. Rio de Janeiro: CELD, FRANCO, D. P. Estudos Espíritas. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. Obras Póstumas. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. A Gênese. Rio de Janeiro: FEB, 2007e. KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. O Livro dos Médiuns. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. O que é o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. Revista Espírita Araras, IDE, XAVIER, F. C e VIERIA, W. Evolução em dois mundos. Rio de Janeiro: FEB, PINHEIRO, L. G. O Perispírito e suas modelações. Capivari, SP: EME, Na Internet: Rubens Policastro Meira A estrutura íntima do perispírito, disponível em perispirito/6817-a-estrutura-intima-do-perispirito.html

36 Imagens Espírito, perispírito e corpo: Planos: Germe no fruto: /FRUTA%3DESPIRITO.jpg Aparição: Katie King: %20%20Diversos/Mediuns/Florence%20Cook/Foto%203%20-%20O%20Esp %C3%Adrito%20de%20Katie%20King.jpg Natureza perispírito: conversion-gate01/95/perispirito-formao-propriedades-e-funes jpg? cb= Anjo e demônio Aura: Centros de força: Perispírito propriedades: 8XrM2kdfra0/Twg_6qP428I/AAAAAAAAAEg/BuUFJuwzDk8/s640/PROPRIEDADES+DO+PE RISP%25C3%258DRITO.JPG Evolução humana: pzych6mhhn0/uf3fb5n9y1i/aaaaaaaaabs/lkm3imoykfg/s1600/slide12.jpg Cérebros maiores: Scientific Americam Brasil, São Paulo: Duetto, nº 02, s/d, p. 84 e

37 Site:

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? PERISPÍRITO Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? Compreensão dual da realidade - espírito - matéria Qual o equívoco da compreensão dual da realidade? Qual o equívoco da

Leia mais

[ ] há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. (1 Coríntios 15,40)

[ ] há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. (1 Coríntios 15,40) [ ] há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. (1 Coríntios 15,40) Tópicos do presente estudo: 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. Defnição

Leia mais

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito Perispírito Perispírito - Objetivos da aula a) Listar as finalidades do perispírito b) Apontar as propriedades do perispírito c) Enunciar as funções do perispírito Trindade Universal Elementos gerais (LE

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE Em nossa vídeo-aula anterior vimos que o passe se fundamenta nas qualidades do fluido

Leia mais

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO IV Existência e sobrevivência do Espírito ROTEIRO 1 Perispírito: conceito Objetivo específico Conceituar perispírito. Conteúdo básico Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma;

Leia mais

RETORNO À VIDA CORPORAL

RETORNO À VIDA CORPORAL RETORNO À VIDA CORPORAL Os Espíritos só entram na vida corpórea para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. (KARDEC, LE, q. 385) O Livro dos Espíritos Cap. VII RETORNO À VIDA CORPORAL Prelúdio da volta

Leia mais

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 1 ENCONTRO 03/08/14 PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS ... Indispensável se faz o estudo prévio da teoria para todo aquele que queira evitar os

Leia mais

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico.

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Nos mostra que essa ação nada tem de sobrenatural, tornando conhecidas a natureza dos espíritos,

Leia mais

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

ROTEIRO DE AULA AULA 02

ROTEIRO DE AULA AULA 02 DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 02 PERÍSPIRITO E PRINCÍPIO VITAL Objetivos: Relacionar as principais características,

Leia mais

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos I- Origem e Natureza dos Espíritos Como podemos definir os Espíritos? Eles são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo Os Espíritos são seres distintos

Leia mais

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO Revisando Alguns Conceitos - MESAS GIRANTES: OFICIALIZAM A ORIGEM DA DECODIFICAÇÃO DE KARDEK ILUMINAR/CHAMAR

Leia mais

O Livro dos. Livro Segundo Cap. II - Espíritos. Da alma q. 143 a 146.

O Livro dos. Livro Segundo Cap. II - Espíritos. Da alma q. 143 a 146. O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. II - Espíritos Da alma q. 143 a 146. Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma

Leia mais

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração:

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração: Estudando a Fluidoterapia Elaboração: www.searadomestre.com.br Fluido Fase não sólida da matéria; o que corre ou se expande à maneira de um líquido ou gás. Dicionário Aurélio Corpos cujas moléculas cedem

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

F C Í O S R I P C O O

F C Í O S R I P C O O F C O R P O Í S I C O Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (Paulo, em 1 Coríntios 6,19) Eu era um jovem de

Leia mais

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA. GRATIDÃO

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA.  GRATIDÃO ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO ENERGIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO CAPÍTULOS 1. EXISTEM CHAKRAS? 2. OS CHAKRAS E AS SUAS FUNÇÕES PSÍQUICAS E ESPIRITUAIS 3. A GRATIDÃO

Leia mais

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe.

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. 1 Psiquismo Humano CONCEITO Psiqu(e)-+ismo O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes dum

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Conceito espírita de passe Tipos de energias transmitidas no passe Mecanismos do passe

Leia mais

15ª edição Revista e atualizada

15ª edição Revista e atualizada 15ª edição Revista e atualizada CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação...9 PRIMEIRA UNIDADE MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA 1. Mediunidade: que é e como praticá-la...13 2. Mediunidade na Bíblia e no Espiritismo...19

Leia mais

Grupo de estudo A Gênese

Grupo de estudo A Gênese Grupo de estudo A Gênese Os milagres segundo o Espiritismo Sessão 13 Capítulo 14: Os fluidos 25 de maio de 2018 I. NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS Elementos fluídicos (01) De que forma a Ciência resolveu

Leia mais

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti www3.tvnovaluz.tv

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti  www3.tvnovaluz.tv Desvendando a Mediunidade Animismo Estudo 7 Claudio C. Conti www.ccconti.com www3.tvnovaluz.tv Animismo "Os fenômenos devidos à exteriorização ou ação extracorpórea da alma humana foram estudados com atenção

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções PERISPÍRITO: noções PERISPÍRITO Conceitos Propriedades Funções ESPÍRITO ENCARNADO Há no homem três partes essenciais: 1º - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio

Leia mais

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações.

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações. 5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas Objetivo Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações Fernanda Alencar Mediunidade Faculdade de se comunicar com os espíritos.

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE 1 2 3 4 DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE ESTÁ NO ESPÍRITO 2- A BASE DOS FENÔMENOS MEDIUNICOS

Leia mais

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre - 2017 Aula 0 Explanação do Livro Missionários da Luz Apresentação em PPS sobre a obra Missionária da Luz ; Aula 1 Dos Espíritos Levar o aluno

Leia mais

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa: tempo para nascer e tempo para morrer. [ ]. (Eclesiastes 3,1-2) Gênese 2,16-17:

Leia mais

Fluido e Princípio Vital

Fluido e Princípio Vital Fluido e Princípio Vital Objetivo Refletir sobre o conceito, natureza e propriedades. Emerson &Fernanda Alencar 25 O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. VIII Emancipação da alma O sono e os sonhos q. 400 a 402 [ ] Todavia mencionarei as visões [ ] um homem em Cristo [ ] foi arrebatado ao terceiro céu se em seu corpo,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA Conhecimento pelas causas. Profundidade e generalidade de suas condições. Objeto formal. Controle dos fatos.

CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA Conhecimento pelas causas. Profundidade e generalidade de suas condições. Objeto formal. Controle dos fatos. Sentido amplo ciência significa simplesmente conhecimento, como na expressão tomar ciência disto ou daquilo. Sentido restrito ciência não significa um conhecimento qualquer, e sim um conhecimento que não

Leia mais

ESDE. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PERISPÍRITO: FORMAÇÃO, PROPRIEDADES E FUNÇÕES

ESDE. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PERISPÍRITO: FORMAÇÃO, PROPRIEDADES E FUNÇÕES Programa V Unidade 1 Sub-unidade 4 ESDE Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PERISPÍRITO: FORMAÇÃO, PROPRIEDADES E FUNÇÕES O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é uma condensação do fluido

Leia mais

NOSSA AGENDA

NOSSA AGENDA CRBBM Abril 2017 NOSSA AGENDA TUDO SE ENCADEIA... TUDO SE ENCADEIA... TUDO SE ENCADEIA... TUDO SE ENCADEIA... desde a mônade invisível até o gênio encarnado (QE, Tomo IV, item 51) Do Urânio ao Gênio, traçaremos

Leia mais

EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE

EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE Denise e Vania Holanda EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE Denise e Vania Holanda 1 COMPOSIÇÃO HUMANA CONCEITO EMANCIPAÇÃO ( DIC) Tornar-se independente;

Leia mais

A emancipação da alma

A emancipação da alma F E D E R A Ç Ã O E S P Í R I T A B R A S I L E I R A M E D I U N I D A D E : E S T U D O E P R Á T I C A P R O G R A M A 1 M Ó D U L O I F U N D A M E N T O S A O E S T U D O D A M E D I U N I D A D E

Leia mais

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15 CURSO PASSE EDITORA EDITORA 1 / 15 Conceito de Pensamento É força eletromagnética. Emmanuel Vida Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugamse em todas as manifestações do Universo. Emmanuel Vida É

Leia mais

III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE

III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE Critérios para Seleção de Expositores e de Bibliografias para Cursos de Capacitação de Coordenador e Monitor do ESDE Um curso regular de Espiritismo seria

Leia mais

FLUIDOS: Fluido Universal

FLUIDOS: Fluido Universal FLUIDOS: Fluido Universal Fluido Vital Princípio Vital Elio Mollo Fontes Principais O Livro dos Espíritos - Allan Kardec A Gênese - Allan KArdec Revista Espírita (Jornal de Estudos Psicológicos), publicada

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: O Perispírito. 2. OBJETIVO: As crianças deverão assimilar

Leia mais

Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre

Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre - 2018 Aula 1 Integração 2 e 9 Março Promover o acolhimento e a integração dos alunos; Apresentação do programa; Informar o calendário e as

Leia mais

A Aura e os Chacras no Espiritismo

A Aura e os Chacras no Espiritismo A Aura e os Chacras no Espiritismo [ ] Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso. (Jesus, em Mateus 6, 22) Esses dois temas, geralmente, são considerados como alheios à Doutrina Espírita,

Leia mais

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um.

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. O PERISPÍRITO Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. PROPRIEDADES O perispírito não se acha encerrado

Leia mais

Fluido Universal Espírito - Matéria. (LE)Questão 27 Há então dois elementos gerais no universo: a matéria e o espírito?

Fluido Universal Espírito - Matéria. (LE)Questão 27 Há então dois elementos gerais no universo: a matéria e o espírito? Aula 03 - Fluidos - 2 semestre - Módulo II Objetivos: Identificar fluido cósmico universal, como matéria elementar da criação Divina, compreendendo seus estados distintos e a ação do pensamento na manipulação

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Terceiro Leis Morais Cap. II Lei do Trabalho Necessidade do trabalho q. 674 a 681 Senhor! [ ] concede-nos mais trabalho para sermos mais úteis [ ]. (Bezerra de Menezes, Oração

Leia mais

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA AULA 8 Os fluidos 1 2 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL - FCU 3 Tudo que existe no universo, criado por Deus, não sendo Espírito, é fluido cósmico universal Therezinha Oliveira 4 DEUS ESPÍRITO

Leia mais

Corpos Espirituais e Nossa Evolução

Corpos Espirituais e Nossa Evolução Corpos Espirituais e Nossa Evolução São vários os corpos que nos acompanham em uma vida, que efetivamente é uma jornada de aprendizado. Cada corpo esta sintonizado em uma faixa vibratória possuindo assim

Leia mais

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14 EMANCIPAÇÃO da ALMA O Livro dos Espíritos Cap. 8 Da emancipação da alma 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 7 O PROCESSO DA DESENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS MORTE E DESENCARNAÇÃO: DUAS FACES DE UM PROCESSO 1º. ENCONTRO MORTE E

Leia mais

pode produzir por meio de ação magnética dirigida pela vontade

pode produzir por meio de ação magnética dirigida pela vontade O Magnetismo Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste em dar-se, pela ação da vontade, a uma substância qualquer, à água, por exemplo, propriedades muito diversas:

Leia mais

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO Monitores: Alice Akemi, Franciene Briand e Marlene Barros 02 e 03/11/2014 OBJETIVO Compreender o processo da irradiação e a sua importância nas diversas atividades na Casa Espírita.

Leia mais

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010.

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010. VENCER A MATÉRIA Debate em 08/05/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Analisar a ação do espírito sobre a matéria física. PROCEDIMENTO a) Estudo da relação entre nível evolutivo e fenômenos de

Leia mais

A Aura e os Chacras no Espiritismo

A Aura e os Chacras no Espiritismo A Aura e os Chacras no Espiritismo [ ] Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso. (Jesus, em Mateus 6, 22) Esses dois temas são, geralmente, tratados como alheios à Doutrina Espírita

Leia mais

Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns. Elaboração: Antonio Nascimento

Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns. Elaboração: Antonio Nascimento Histórico e Organização de O Livro dos Médiuns Elaboração: Antonio Nascimento acnascimento@terra.com.br O contexto histórico do século XIX na Europa Século XVIII - das Luzes Revolução Francesa Napoleão

Leia mais

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas CEI Simpósio / Outubro/2017 Conteúdo do Programa: 1. Esclarecimentos sobre o Tema; 2. Reflexão sobre a definição e as ações dos Passes;

Leia mais

Os Fluidos. Orson Peter Carrara

Os Fluidos. Orson Peter Carrara Os Fluidos Orson Peter Carrara Leis que regem a vida espiritual podem encontrar explicar fenômenos materiais onde o elemento espiritual tem participação Iniciemos pela questão da pronúncia, onde há certa

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única sugerida I módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS 2 1 Do maravilhoso e do sobrenatural O que é maravilhoso? O que é sobrenatural? Como se enquadra o Espiritismo a respeito? As proposições do Espiritismo.

Leia mais

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES 04/09/2013 MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES FACILITADORAS: CLÁUDIA SALES, DENISE LUIZA E SORAIA CRISTINA MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES OBJETIVOS: Citar as principais

Leia mais

Espírito, Perispírito e Corpo 1 / 9

Espírito, Perispírito e Corpo 1 / 9 CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA e Corpo EDITORA 1 / 9 Elementos Gerais do Universo Perg. 27 - Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador,

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail

Hippolyte Léon Denizard Rivail Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 A mediunidade não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória. Constitui, apenas, um meio de entrar em contato com as almas

Leia mais

Propriedades da matéria

Propriedades da matéria Propriedades da matéria Espírito e matéria são os elementos gerais do Universo e Deus, acima deles, a causa primária de tudo o que existe. (LE, questão 27) A GÊNESE Capítulo VI Uranografia Geral A matéria

Leia mais

Elementos gerais do. Universo

Elementos gerais do. Universo Elementos gerais do Universo "Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. universal (LE, q. 27) Deus Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele

Leia mais

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó MEDIUNIDADE DE EFEITO FÍSICO E MEDIUNIDADE DE EFEITO INTELIGENTE PSICOFONIA PSICOGRAFIA VIDÊNCIA AUDIÊNCIA Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó OBJETIVO: Compreender o conceito de

Leia mais

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 Tipos de Espíritos comunicantes 1 Facilitadores Paulo

Leia mais

34 o Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos

34 o Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS 34 o Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos TEMA CENTRAL: DOS ESPÍRITOS Allan Kardec Patrono Espiritual do Encontro 11, 12 e 13 de fevereiro de 2018 Informações Gerais

Leia mais

A casa espírita e seu funcionamento

A casa espírita e seu funcionamento FUNDAMENTOS DO ESPIRITISMO I 2013 4ª FEIRA PROGRAMA DE ESTUDO Módulo I 01. Acolhimento dos Participantes E A casa espírita e seu funcionamento Função e significação Escola ou templo? Doutrina e movimento

Leia mais

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS Objetivos: Identificar

Leia mais

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6 Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria Objetivo: Conceituar fenômeno de emancipação da alma e diferenciar o fenômeno anímico do mediúnico. FENÔMENO ESPÍRITA: Os fenômenos espíritas

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina 12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina OBJETIVO: Conceituar Mediunidade e Médium; Identificar os sintomas que caracterizam a mediunidade iniciante; Explicar qual deve ser a conduta

Leia mais

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1)

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1) 1 2 É o plasma Divino, hausto do Criador, força nervosa do Todo Sábio. Neste elemento primordial vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes num oceano. (André Luiz Evolução em Dois

Leia mais

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Datas das aulas do minicurso: CURA E QUÂNTICA Instituto de Cultura Espirita do Brasil 15:45h - 17:00h www.ccconti.com

Leia mais

(Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco)

(Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco) CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA Grupos de Estudo CONVITES DA VIDA (Baseado na obra homônima de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco) 1. Convite à Alegria * A virtude a Alegria * O bom humor

Leia mais

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES UNIDADE 4 FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES AULA 21-a Psicofonia 1 2 Psicofonia é a comunicação mediúnica por meio da fala 3 Vantagens e desvantagens 4 Vantagens 5 Permite o diálogo direto, vivo e dinâmico

Leia mais

AULA 1-3º BÁSICO 2015 FLUIDOS. Norma Suzana M. Pacheco

AULA 1-3º BÁSICO 2015 FLUIDOS. Norma Suzana M. Pacheco AULA 1-3º BÁSICO 2015 FLUIDOS Norma Suzana M. Pacheco TÓPICOS 1. Definição 2. Fluido Cósmico Universal 3. Escala de Fluidos 4. Princípio Inteligente Universal 5. Princípio Espiritual 6. Princípio Vital

Leia mais

Hierarquização dos Processos Mentais

Hierarquização dos Processos Mentais Hierarquização dos Processos Mentais Processos Mentais e Pensamento www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento dos processos mediúnicos e a participação do médium. Pontos a debater: 1) Distinção

Leia mais

Os Fluidos Espirituais

Os Fluidos Espirituais Rubens Policastro Meira Os Fluidos Espirituais A abordagem de um tema como Fluidos Espirituais demanda uma análise do Livro I, capítulo II, de O Livro dos Espíritos, denominado Conhecimento do Princípio

Leia mais

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO Palavra que deriva do grego peri, em torno e do latim spirus,

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA UNIDADE 1 MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA AULA 3 Classificação da mediunidade 1 22 A mediunidade é classificada de acordo com os seus efeitos e o tipo de fenômeno que produz 3 MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS

Leia mais

Andai como os filhos da luz - Paulo (Efésios. 5:8).

Andai como os filhos da luz - Paulo (Efésios. 5:8). Andai como os filhos da luz - Paulo (Efésios. 5:8). Os cristãos, todavia, são filhos, da luz. E a missão da luz é uniforme e insofismável. Beneficia a todos sem distinção. Não formula exigências para dar.

Leia mais

Espírito, Perispírito e Corpo Físico GEPEC Grêmio Espírita Perseverança e Caridade 08/09/17, Sexta-feira, 18h30 às 20h00

Espírito, Perispírito e Corpo Físico GEPEC Grêmio Espírita Perseverança e Caridade 08/09/17, Sexta-feira, 18h30 às 20h00 Espírito, Perispírito e Corpo Físico GEPEC Grêmio Espírita Perseverança e Caridade 08/09/17, Sexta-feira, 18h30 às 20h00 1) O estudo mais necessário, para nós, é o de nós mesmos. O que, antes de tudo,

Leia mais

PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I

PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I Introdução ao Estudo do Espiritismo ROTEIRO 4 Pontos principais da Doutrina Espírita Objetivo específico Apresentar os pontos principais da Doutrina Espírita, de acordo com

Leia mais

Eclosão da mediunidade

Eclosão da mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo II As Bases da Comunicação Mediúnica Eclosão da mediunidade Tema 1 Qual a importância das ocorrências mediúnicas? Ocorrências

Leia mais

O processo de DESENCARNAÇÃO

O processo de DESENCARNAÇÃO O processo de DESENCARNAÇÃO Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Instante da morte: é chegada a hora S Algumas pessoas só escapam de um perigo mortal para cair em outro.

Leia mais

"... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência".

... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência. "... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência". A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as

Leia mais

(observamos que, atualmente, a Ciência já considera até sete subfases para a matéria).

(observamos que, atualmente, a Ciência já considera até sete subfases para a matéria). Definições: Popularmente falando; Segundo o Dicionário; De acordo com o entendimento Espírita. a) Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, encontramos que:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17 Bem-aventurados os que são misericordiosos ESE, cap. X 06/10/11 A Gênese (Beatriz) Os milagres no sentido teológico Cap. XIII, itens 1 a 14 Será lícito abreviar a vida de um doente que sofra sem esperança

Leia mais

INDICAÇÃO DE LEITURA

INDICAÇÃO DE LEITURA Ano 6 Dezembro 2016. 22º Edição Especial Diariamente, semeamos e colhemos. A vida é também um solo que recebe e produz eternamente. Agenda Cristã cap.22 Semeadura Francisco Câdido Xavier pelo Espírito

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

Palestra Virtual. Tema: Espírito, Perispírito e Alma. Palestrante: Pedro Vieira. Promovida pelo IRC-Espiritismo

Palestra Virtual. Tema: Espírito, Perispírito e Alma. Palestrante: Pedro Vieira. Promovida pelo IRC-Espiritismo Palestra Virtual Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Espírito, Perispírito e Alma Palestrante: Pedro Vieira Rio de Janeiro 17/01/2003 Organizadores da Palestra: Moderador:

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2018 Dia 01/10/18 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

Mundo Espírita ou dos Espíritos DOS ESPÍRITOS. 1. Origem e Natureza dos Espíritos. 2. Mundo Normal ou Primitivo.

Mundo Espírita ou dos Espíritos DOS ESPÍRITOS. 1. Origem e Natureza dos Espíritos. 2. Mundo Normal ou Primitivo. Mundo Espírita ou dos Espíritos DOS ESPÍRITOS 1. Origem e Natureza dos Espíritos. 2. Mundo Normal ou Primitivo. III- Forma e Ubiqüidade dos Espíritos. Os espíritos têm uma forma determinada? Aos vossos

Leia mais

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um.

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. O PERISPÍRITO Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. Princípio das Comunicações: Para atuar na matéria,

Leia mais

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX)

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) Fenômeno Magnético da Vida Humana hipnotizador hipnotizado indução À maneira de alguém que recebe esse ou aquele tipo de educação em estado de sonolência, o espírito

Leia mais

PROGRAMA Nas fronteiras da nova era

PROGRAMA Nas fronteiras da nova era PROGRAMA Nas fronteiras da nova era Objetivo: O objetivo deste programa é o estudo aprofundado, capítulo a capítulo das obras de Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco, Transição

Leia mais