Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?"

Transcrição

1 PERISPÍRITO

2 Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

3 Compreensão dual da realidade - espírito - matéria

4 Qual o equívoco da compreensão dual da realidade?

5 Qual o equívoco da compreensão dual da realidade? Entender que espírito e matéria são realidades diferentes e setores estanques da vida

6 Como a doutrina espírita se posicionou?

7 22. Define-se geralmente a matéria como sendo o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. São exatas estas definições? Do vosso ponto de vista, elas o são, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria.

8 22 a) Que definição podeis dar da matéria? A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.

9 23. Que é o espírito? O princípio inteligente do Universo.

10 24. É o espírito sinônimo de inteligência? A inteligência é um atributo essencial do espírito. Uma e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte que, para vós, são a mesma coisa.

11 26. Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito? Pode-se, é fora de dúvida, pelo pensamento.

12 25. O espírito independe da matéria, ou é apenas uma propriedade desta, como as cores o são da luz e o som o é do ar? São distintos uma do outro; mas, a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria. (dar inteligência à matéria)

13 26. Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito? Pode-se, é fora de dúvida, pelo pensamento.

14 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais.

15 Se o fluido universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o espírito não o fosse. Está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.

16 A DOUTRINA ESPÍRITA demonstra que a realidade se mostra através de uma variedade de gradações, onde ocorre uma passagem ou transição gradual de um estágio para outro.

17 Qual o fundamento desta concepção gradual?

18 PLANTA CARNÍVORA DIONEIA

19 A transição entre peixes e seres terrestres com quatro membros, que são chamados como tetrápodes

20 Exemplo: a passagem do reino vegetal para o animal; a transição da água para a terra; a evolução dos anfíbios para répteis;

21 O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

22 Quantos corpos tem o ser humano?

23

24

25 93. O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

26 Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevarse na atmosfera e transportarse aonde queira.

27 TERMO PERÍSIPIRITO

28 Qual a origem do termo perispírito?

29 Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.

30 FONTE DO CORPO ESPIRITUAL

31 De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial?

32 Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

33 FORMA DO CORPO ESPIRITUAL

34 O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?

35 Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável.

36 CONCEITO DE CORPO ESPIRITUAL

37 O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma.

38 Para definirmos de alguma sorte, o corpo espiritual, é preciso considerar, antes de tudo, que ele não é reflexo do corpo físico, porque, na realidade, é o corpo físico que o reflete, tanto quanto ele próprio, o corpo espiritual, retrata em si o corpo mental (3) que lhe preside a formação. (André Luiz)

39 Qual a função do corpo espiritual para o Espírito desencarnado?

40 Do ponto de vista da constituição e função em que se caracteriza na esfera imediata ao trabalho do homem, após a morte, é o corpo espiritual o veículo físico por excelência, com sua estrutura eletromagnética, algo modificado no que tange aos fenômenos genésicos e nutritivos, de acordo, porém, com as aquisições da mente que o maneja.

41 O que determina a natureza do corpo espiritual?

42 A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito.

43 MANIPULAÇÃO DO CORPO ESPIRITUAL NOS ESPÍRITOS INFERIORES

44 Os Espíritos inferiores não podem mudar de envoltório a seu bel-prazer, pelo que não podem passar, a vontade, de um mundo para outro.

45 LEI DA DENSIDADE DO CORPO ESPIRITUAL

46 Alguns espíritos há cujo envoltório fluídico, se bem que etéreo e imponderável com relação à matéria tangível, ainda é por demais pesado, se assim nos podemos exprimir, com relação ao mundo espiritual, para não permitir que eles saiam do meio que lhes é próprio.

47 Que exemplo podemos dar desta situação?

48 Nessa categoria se devem incluir aqueles cujo perispírito é tão grosseiro, que eles o confundem com o corpo carnal, razão por que continuam a crer-se vivos.

49 Esses Espíritos, cujo número é avultado, permanecem na superfície da Terra, como os encarnados, julgando-se entregues às suas ocupações terrenas.

50 Outros um pouco mais desmaterializados não o são, contudo, suficientemente, para se elevarem acima das regiões terrestres.

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO IV Existência e sobrevivência do Espírito ROTEIRO 1 Perispírito: conceito Objetivo específico Conceituar perispírito. Conteúdo básico Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma;

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE Em nossa vídeo-aula anterior vimos que o passe se fundamenta nas qualidades do fluido

Leia mais

FLUIDOS: Fluido Universal

FLUIDOS: Fluido Universal FLUIDOS: Fluido Universal Fluido Vital Princípio Vital Elio Mollo Fontes Principais O Livro dos Espíritos - Allan Kardec A Gênese - Allan KArdec Revista Espírita (Jornal de Estudos Psicológicos), publicada

Leia mais

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito Perispírito Perispírito - Objetivos da aula a) Listar as finalidades do perispírito b) Apontar as propriedades do perispírito c) Enunciar as funções do perispírito Trindade Universal Elementos gerais (LE

Leia mais

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração:

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração: Estudando a Fluidoterapia Elaboração: www.searadomestre.com.br Fluido Fase não sólida da matéria; o que corre ou se expande à maneira de um líquido ou gás. Dicionário Aurélio Corpos cujas moléculas cedem

Leia mais

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno Examinai Tudo FEIRA DE SANTANA Novembro de 2009 Julio Damasceno Do Método Supressões Sucessivas Do Método CONTINUIDADE e COMPLEMENTARIEDADE CONTINUIDADE = REDUNDÂNCIA COMPLEMENTARIEDADE = NOVIDADE A REVELAÇÃO

Leia mais

SíNTESE DO ASSUNTO. GERAIS DO U lve.rso ELEMENTOS 'OUVROOOS

SíNTESE DO ASSUNTO. GERAIS DO U lve.rso ELEMENTOS 'OUVROOOS /0 PROGRAMA ROTEIRO W 04 ELEMENTOS GERAIS DO U lve.rso I, 1------- 'OUVROOOS iespirrros!-------, ; AUAN KARDEC j Dotado por Deus com o atributo superior da inteligência, tem buscado o homem conhecer o

Leia mais

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Datas das aulas do minicurso: CURA E QUÂNTICA Instituto de Cultura Espirita do Brasil 15:45h - 17:00h www.ccconti.com

Leia mais

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos I- Origem e Natureza dos Espíritos Como podemos definir os Espíritos? Eles são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo Os Espíritos são seres distintos

Leia mais

Propriedades da matéria

Propriedades da matéria Propriedades da matéria Espírito e matéria são os elementos gerais do Universo e Deus, acima deles, a causa primária de tudo o que existe. (LE, questão 27) A GÊNESE Capítulo VI Uranografia Geral A matéria

Leia mais

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico.

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Nos mostra que essa ação nada tem de sobrenatural, tornando conhecidas a natureza dos espíritos,

Leia mais

O Livro dos Espíritos. Perispírito (q. 93 a 95)

O Livro dos Espíritos. Perispírito (q. 93 a 95) O Livro dos Espíritos Perispírito (q. 93 a 95) Se existe um corpo animal, também existe um corpo espiritual. (Paulo de Tarso, em 1Coríntios 15,44) Em O Livro dos Médiuns, cap. XXXII Vocabulário Espírita,

Leia mais

ESPAÇO, MATÉRIA E TEMPO

ESPAÇO, MATÉRIA E TEMPO ESPAÇO, MATÉRIA E TEMPO O Livro dos Espíritos 82. Será certo dizer-se que os Espíritos são imateriais? Como se pode definir uma coisa, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem deficiente?

Leia mais

Grupo de estudo A Gênese

Grupo de estudo A Gênese Grupo de estudo A Gênese Os milagres segundo o Espiritismo Sessão 13 Capítulo 14: Os fluidos 25 de maio de 2018 I. NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS Elementos fluídicos (01) De que forma a Ciência resolveu

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05 GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05 O Livro dos Espíritos Questão 27 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas.

Leia mais

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO Amag Ramgis O Livro dos Espíritos Parte Primeira Capítulo 2 Conhecimento do princípio das coisas Espírito e matéria Propriedades da matéria Espaço universal Conhecimento do

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos Ed. Reserva de Itaúna Outubro de 2014 Claudio C. Conti www.ccconti.com Deus O Livro dos Espíritos Espírito Matéria Deus e o espírito O Livro dos Espíritos Questão 1: Que é Deus? --- "que" (qual coisa),

Leia mais

Ensaio Sobre o Perispírito Claudio C. Conti

Ensaio Sobre o Perispírito Claudio C. Conti Ensaio Sobre o Perispírito Claudio C. Conti O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico universal; é uma condensação desse fluido em torno de um

Leia mais

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO Revisando Alguns Conceitos - MESAS GIRANTES: OFICIALIZAM A ORIGEM DA DECODIFICAÇÃO DE KARDEK ILUMINAR/CHAMAR

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011 A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA Debate em 25/06/2011 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento dos processos envolvidos na estrutura psíquica do espírito em sua

Leia mais

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções PERISPÍRITO: noções PERISPÍRITO Conceitos Propriedades Funções ESPÍRITO ENCARNADO Há no homem três partes essenciais: 1º - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio

Leia mais

Os Fluidos. Orson Peter Carrara

Os Fluidos. Orson Peter Carrara Os Fluidos Orson Peter Carrara Leis que regem a vida espiritual podem encontrar explicar fenômenos materiais onde o elemento espiritual tem participação Iniciemos pela questão da pronúncia, onde há certa

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 5 O Livro dos Espíritos Questão 27 (...) Deus, espírito e matéria constituem o

Leia mais

Os Fluidos Espirituais

Os Fluidos Espirituais Rubens Policastro Meira Os Fluidos Espirituais A abordagem de um tema como Fluidos Espirituais demanda uma análise do Livro I, capítulo II, de O Livro dos Espíritos, denominado Conhecimento do Princípio

Leia mais

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14 EMANCIPAÇÃO da ALMA O Livro dos Espíritos Cap. 8 Da emancipação da alma 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório

Leia mais

Fluido Universal Espírito - Matéria. (LE)Questão 27 Há então dois elementos gerais no universo: a matéria e o espírito?

Fluido Universal Espírito - Matéria. (LE)Questão 27 Há então dois elementos gerais no universo: a matéria e o espírito? Aula 03 - Fluidos - 2 semestre - Módulo II Objetivos: Identificar fluido cósmico universal, como matéria elementar da criação Divina, compreendendo seus estados distintos e a ação do pensamento na manipulação

Leia mais

Fenômenos Físicos 2 Estudo 18

Fenômenos Físicos 2 Estudo 18 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 2 Estudo 18 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com A Gênese Cap. VI - AS LEIS E AS FORÇAS 10. - Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra

Leia mais

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um.

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. O PERISPÍRITO Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. Princípio das Comunicações: Para atuar na matéria,

Leia mais

Hierarquização dos Processos Mentais

Hierarquização dos Processos Mentais Hierarquização dos Processos Mentais Processos Mentais e Pensamento www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento dos processos mediúnicos e a participação do médium. Pontos a debater: 1) Distinção

Leia mais

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA AULA 8 Os fluidos 1 2 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL - FCU 3 Tudo que existe no universo, criado por Deus, não sendo Espírito, é fluido cósmico universal Therezinha Oliveira 4 DEUS ESPÍRITO

Leia mais

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010.

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010. VENCER A MATÉRIA Debate em 08/05/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Analisar a ação do espírito sobre a matéria física. PROCEDIMENTO a) Estudo da relação entre nível evolutivo e fenômenos de

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

Centro Espírita Léon Denis FLUIDO E ÉTER. Claudio C. Conti

Centro Espírita Léon Denis FLUIDO E ÉTER. Claudio C. Conti Centro Espírita Léon Denis FLUIDO E ÉTER Claudio C. Conti LE questão 36 O vácuo absoluto existe em alguma parte no espaço universal? Não, não há o vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria

Leia mais

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente Há uma Comunidade de Espíritos Puros, eleitos pelo senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as

Leia mais

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE 1 2 3 4 DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE ESTÁ NO ESPÍRITO 2- A BASE DOS FENÔMENOS MEDIUNICOS

Leia mais

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um.

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. O PERISPÍRITO Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. PROPRIEDADES O perispírito não se acha encerrado

Leia mais

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO 1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 CURSO REDIGIDO SOB A RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO

Leia mais

Fluido e Princípio Vital

Fluido e Princípio Vital Fluido e Princípio Vital Objetivo Refletir sobre o conceito, natureza e propriedades. Emerson &Fernanda Alencar 25 O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Conceito espírita de passe Tipos de energias transmitidas no passe Mecanismos do passe

Leia mais

NOSSA AGENDA

NOSSA AGENDA CRBBM Abril 2017 NOSSA AGENDA TUDO SE ENCADEIA... TUDO SE ENCADEIA... TUDO SE ENCADEIA... TUDO SE ENCADEIA... desde a mônade invisível até o gênio encarnado (QE, Tomo IV, item 51) Do Urânio ao Gênio, traçaremos

Leia mais

Espírito, Perispírito e Corpo 1 / 9

Espírito, Perispírito e Corpo 1 / 9 CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA e Corpo EDITORA 1 / 9 Elementos Gerais do Universo Perg. 27 - Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador,

Leia mais

15ª edição Revista e atualizada

15ª edição Revista e atualizada 15ª edição Revista e atualizada CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação...9 PRIMEIRA UNIDADE MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA 1. Mediunidade: que é e como praticá-la...13 2. Mediunidade na Bíblia e no Espiritismo...19

Leia mais

C & Q CURA & QUÂNTICA - 2. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q CURA & QUÂNTICA - 2. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q CURA & QUÂNTICA - 2 Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Claudio C. Conti www.ccconti.com CURA & QUÂNTICA - 2 ESTUDO 2 - LIBERAÇÃO DAS CAMADAS DO PERISPÍRITO

Leia mais

ROTEIRO DE AULA AULA 02

ROTEIRO DE AULA AULA 02 DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 02 PERÍSPIRITO E PRINCÍPIO VITAL Objetivos: Relacionar as principais características,

Leia mais

ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS. Patrick Pires da Costa

ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS. Patrick Pires da Costa ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS Patrick Pires da Costa "O fluido perispirítico é o agente de todos os fenômenos espíritas, que só se podem produzir pela ação recíproca dos fluidos que emitem o médium e o Espírito.

Leia mais

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1)

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1) 1 2 É o plasma Divino, hausto do Criador, força nervosa do Todo Sábio. Neste elemento primordial vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes num oceano. (André Luiz Evolução em Dois

Leia mais

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti www3.tvnovaluz.tv

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti  www3.tvnovaluz.tv Desvendando a Mediunidade Animismo Estudo 7 Claudio C. Conti www.ccconti.com www3.tvnovaluz.tv Animismo "Os fenômenos devidos à exteriorização ou ação extracorpórea da alma humana foram estudados com atenção

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA O QUE É E EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE O QUE É O PASSE O QUE É O PASSE Q. 98 O Consolador Emmanuel Nos processos de cura, como deveremos compreender

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: O Perispírito. 2. OBJETIVO: As crianças deverão assimilar

Leia mais

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 1 ENCONTRO 03/08/14 PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS ... Indispensável se faz o estudo prévio da teoria para todo aquele que queira evitar os

Leia mais

Os espíritos errantes

Os espíritos errantes FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo IV A vida no Plano Espiritual Os espíritos errantes Tema 2 Qual o significado de errante? Allan Kardec cunhou a expressão Espíritos

Leia mais

Corpos Espirituais e Nossa Evolução

Corpos Espirituais e Nossa Evolução Corpos Espirituais e Nossa Evolução São vários os corpos que nos acompanham em uma vida, que efetivamente é uma jornada de aprendizado. Cada corpo esta sintonizado em uma faixa vibratória possuindo assim

Leia mais

Passe magnético HISTORICO DO PASSE

Passe magnético HISTORICO DO PASSE O PASSE MAGNÉTICO Passe magnético HISTORICO DO PASSE O CONCEITO DO PASSE SEMPRE ESTEVE RELACIONADO AO CONCEITO DE CURA POR TRANSMISSÃO DE ENERGIAS MAGNÉTICAS AO DOENTE OU NECESSITADO DE AUXILIO OMS SAUDE

Leia mais

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS CAPÍTULO 1 D EUS Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO 1 O que é Deus? Deus é a inteligência

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15 CURSO PASSE EDITORA EDITORA 1 / 15 Conceito de Pensamento É força eletromagnética. Emmanuel Vida Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugamse em todas as manifestações do Universo. Emmanuel Vida É

Leia mais

Espírito, Perispírito e Corpo Físico GEPEC Grêmio Espírita Perseverança e Caridade 08/09/17, Sexta-feira, 18h30 às 20h00

Espírito, Perispírito e Corpo Físico GEPEC Grêmio Espírita Perseverança e Caridade 08/09/17, Sexta-feira, 18h30 às 20h00 Espírito, Perispírito e Corpo Físico GEPEC Grêmio Espírita Perseverança e Caridade 08/09/17, Sexta-feira, 18h30 às 20h00 1) O estudo mais necessário, para nós, é o de nós mesmos. O que, antes de tudo,

Leia mais

Na Terra, a sinfonia e a melodia não são mais que ecos débeis e deformados dos concertos celestes. Nossos instrumentos, mesmo os mais perfeitos,

Na Terra, a sinfonia e a melodia não são mais que ecos débeis e deformados dos concertos celestes. Nossos instrumentos, mesmo os mais perfeitos, Na Terra, a sinfonia e a melodia não são mais que ecos débeis e deformados dos concertos celestes. Nossos instrumentos, mesmo os mais perfeitos, sempre têm qualquer coisa de mecânico e de áspero, enquanto

Leia mais

O Passe como Cura Magnética - CAP III Módulo 1 O Que se Doa? FLUIDOS EM MOVIMENTO

O Passe como Cura Magnética - CAP III Módulo 1 O Que se Doa? FLUIDOS EM MOVIMENTO O Passe como Cura Magnética - CAP III Módulo 1 O Que se Doa? FLUIDOS EM MOVIMENTO Livro Dos Espíritos Allan Kardec questão 27 DEUS (Suprema inteligência do universo, causa primária de todas as coisas)

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 7 O PROCESSO DA DESENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS MORTE E DESENCARNAÇÃO: DUAS FACES DE UM PROCESSO 1º. ENCONTRO MORTE E

Leia mais

Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros:

Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros: ALMA, ESPÍRITO, PERISPÍRITO, FLUIDOS (Uniiversall e Viitall) E PRINCÍPIO VITAL Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros: O Liivrro dos Espíírriittos 1857 O Liivrro

Leia mais

Aula do Curso Básico DEUS

Aula do Curso Básico DEUS Aula do Curso Básico DEUS Gênese evolução da ideia de Deus Os mecanismos da evolução Os animais e os fenômenos naturais A vida do ser humano primitivo A descoberta do espírito e suas consequências O animismo

Leia mais

Elementos gerais do. Universo

Elementos gerais do. Universo Elementos gerais do Universo "Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. universal (LE, q. 27) Deus Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele

Leia mais

9 o EEJA O LIVRO DOS ESPÍRITOS. A Consciência de Deus. Seção III A Renovação em Nós. Parte I, Cap. I De Deus Parte III, Cap.

9 o EEJA O LIVRO DOS ESPÍRITOS. A Consciência de Deus. Seção III A Renovação em Nós. Parte I, Cap. I De Deus Parte III, Cap. 9 o EEJA A Consciência de Deus Seção III A Renovação em Nós O LIVRO DOS ESPÍRITOS Parte I, Cap. I De Deus Parte III, Cap. I Da Lei Divina 1 Questão 1 Que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária

Leia mais

27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas.

27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Elementos gerais do 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio

Leia mais

gê ne se (grego génesis) origem, fonte, início, produção, geração, criação.

gê ne se (grego génesis) origem, fonte, início, produção, geração, criação. A Gênese Orgânica A Gênese Espiritual gê ne se (grego génesis) origem, fonte, início, produção, geração, criação. Emanação Divina Fluido Cósmico Universal Matéria Corpos Materiais A Gênese Orgânica Orgânicos

Leia mais

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO CAPÍTULO 2 ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO Conhecimento do princípio das coisas Espírito e matéria Propriedades da matéria Espaço universal CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS 17 É permitido ao homem conhecer

Leia mais

pode produzir por meio de ação magnética dirigida pela vontade

pode produzir por meio de ação magnética dirigida pela vontade O Magnetismo Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste em dar-se, pela ação da vontade, a uma substância qualquer, à água, por exemplo, propriedades muito diversas:

Leia mais

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 A progressão de todas as coisas leva necessariamente à transubstanciação [...]. Não só o seu pessoal humano,

Leia mais

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS Objetivos: Identificar

Leia mais

A FÍSICA QUÂNTICA EM BUSCA DA PARTICULA DIVINA

A FÍSICA QUÂNTICA EM BUSCA DA PARTICULA DIVINA A FÍSICA QUÂNTICA EM BUSCA DA PARTICULA DIVINA O artigo de Luís de Almeida foi considerado pelo dr. Hernani Guimarães Andrade como o mais erudito e informativo trabalho sobre a relação entre a Física e

Leia mais

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Jan/2009 Joanna de Ângelis afirma que os questionamentos e desafios da humanidade terrena somente poderão ser resolvidos quando o ser humano for considerado

Leia mais

DESDOBRAMENTO. Debate em 13/11/2010. http://grupo.gede.vilabol.com.br

DESDOBRAMENTO. Debate em 13/11/2010. http://grupo.gede.vilabol.com.br DESDOBRAMENTO Debate em 13/11/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento sobre o desdobramento comum ou mediúnico. PONTOS A ABORDAR: Sono; Sonambulismo; Êxtase; Psicofonia;

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I

PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I Introdução ao Estudo do Espiritismo ROTEIRO 4 Pontos principais da Doutrina Espírita Objetivo específico Apresentar os pontos principais da Doutrina Espírita, de acordo com

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

Pluralidade dos Mundos. 6/Mai/2018

Pluralidade dos Mundos. 6/Mai/2018 Pluralidade dos Mundos 6/Mai/2018 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. - Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo

Leia mais

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO Palavra que deriva do grego peri, em torno e do latim spirus,

Leia mais

C & Q. Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas

C & Q. Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas C & Q construções do mundo físico e age diretamente em todos os corpos, às vezes alterando-lhes a constituição. Joanna de Ângelis Dias

Leia mais

1/5. SONO, SONAMBULISMO, ÊXTASE E DUPLA VISTA Claudio C. Conti

1/5. SONO, SONAMBULISMO, ÊXTASE E DUPLA VISTA Claudio C. Conti SONO, SONAMBULISMO, ÊXTASE E DUPLA VISTA Claudio C. Conti 1/5 O homem é para si mesmo um mistério vivo. De seu ser não se conhece nem utiliza senão a superfície. Há em sua personalidade profundezas ignoradas

Leia mais

Claudio C. Conti 19/07/2017. Processos. nos Fenômenos Mediúnicos

Claudio C. Conti   19/07/2017. Processos. nos Fenômenos Mediúnicos Claudio C. Conti www.ccconti.com 19/07/2017 Processos nos Fenômenos Mediúnicos Animismo Mediunidade Comunicação mediúnica Reflexo Condicionado Animismo Animismo "Os fenômenos devidos à exteriorização ou

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail

Hippolyte Léon Denizard Rivail Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 A mediunidade não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória. Constitui, apenas, um meio de entrar em contato com as almas

Leia mais

Fenômenos Físicos 6 Estudo 22

Fenômenos Físicos 6 Estudo 22 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 6 Estudo 22 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Efeitos físicos na prática Nos Domínio da Mediunidade Passes Passes - É uma icterícia complicada.

Leia mais

Tema 2 Para que serve a matéria?

Tema 2 Para que serve a matéria? Centro Espírita Léon Denis 31º Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos Tema: ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO LE: 17 a 36 Tema 2 Para que serve a matéria? Objetivo: Identificar os recursos materiais

Leia mais

ROTEIRO 1. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. O fluido cósmico universal. Objetivos específicos. Conteúdo básico

ROTEIRO 1. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. O fluido cósmico universal. Objetivos específicos. Conteúdo básico PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO VII Pluralidade dos Mundos Habitados ROTEIRO 1 O fluido cósmico universal Objetivos específicos Explicar o que é fluido cósmico universal. Esclarecer a respeito do fluido vital.

Leia mais

RESUMO / ROTEIRO DE PALESTRA. Autor: Carlos Augusto Petersen Parchen (www.carlosparchen.net)

RESUMO / ROTEIRO DE PALESTRA. Autor: Carlos Augusto Petersen Parchen (www.carlosparchen.net) RESUMO / ROTEIRO DE PALESTRA Autor: Carlos Augusto Petersen Parchen (www.carlosparchen.net) O Mundo Espiritual: Do Laboratório do Mundo Invisível. Vestuário dos Espíritos. Os Fluidos - natureza e propriedade.

Leia mais

O ser humano multidimensional. Estudo da Aura, Chacras e Corpos sutis

O ser humano multidimensional. Estudo da Aura, Chacras e Corpos sutis O ser humano multidimensional Estudo da Aura, Chacras e Corpos sutis ! A morte não é o fim de tudo. Ela não é senão o fim de uma coisa e o começo de outra. Na morte o homem acaba, e a alma começa. Victor

Leia mais

(observamos que, atualmente, a Ciência já considera até sete subfases para a matéria).

(observamos que, atualmente, a Ciência já considera até sete subfases para a matéria). Definições: Popularmente falando; Segundo o Dicionário; De acordo com o entendimento Espírita. a) Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, encontramos que:

Leia mais

Fenômenos Físicos 3 Estudo 19

Fenômenos Físicos 3 Estudo 19 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 3 Estudo 19 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Revisão As forças e as leis são inerentes ao fluido; Os espíritos atuam no fluido utilizando o

Leia mais

O Céu e o inferno na visão Espírita

O Céu e o inferno na visão Espírita O Céu e o inferno na visão Espírita Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu vo-lo teria dito... (Jesus Jo. 14: 1-3) Cleto Brutes Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br

Leia mais

25º EEMED (MATERIAL SITE) - Livro dos Médiuns -

25º EEMED (MATERIAL SITE) - Livro dos Médiuns - 25º EEMED (MATERIAL SITE) - Livro dos Médiuns - Segunda Parte Manifestações Espíritas CAPÍTULO I Ação dos Espíritos sobre a matéria 52. Excluindo-se a opinião materialista, por estar condenada, ao mesmo

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE 1º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE Objetivo

Leia mais

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer

Leia mais

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Palestrante - PLURALIDADE DOS MUNDOS O Universo O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas,

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

Roteiro 13. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas

Roteiro 13. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 13 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Analisar o significado filosófico, científico e espírita de matéria. Tales de Mileto

Leia mais

Fenômenos Físicos 7 Estudo 23

Fenômenos Físicos 7 Estudo 23 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 7 Estudo 23 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Efeitos físicos na prática Nos Domínio da Mediunidade Psicometria O Livro dos Espíritos 242. Como

Leia mais

34 o Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos

34 o Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS 34 o Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos TEMA CENTRAL: DOS ESPÍRITOS Allan Kardec Patrono Espiritual do Encontro 11, 12 e 13 de fevereiro de 2018 Informações Gerais

Leia mais