Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?"

Transcrição

1 PERISPÍRITO

2 Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

3 Compreensão dual da realidade - espírito - matéria

4 Qual o equívoco da compreensão dual da realidade?

5 Qual o equívoco da compreensão dual da realidade? Entender que espírito e matéria são realidades diferentes e setores estanques da vida

6 Como a doutrina espírita se posicionou?

7 22. Define-se geralmente a matéria como sendo o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. São exatas estas definições? Do vosso ponto de vista, elas o são, porque não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria.

8 22 a) Que definição podeis dar da matéria? A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.

9 23. Que é o espírito? O princípio inteligente do Universo.

10 24. É o espírito sinônimo de inteligência? A inteligência é um atributo essencial do espírito. Uma e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte que, para vós, são a mesma coisa.

11 26. Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito? Pode-se, é fora de dúvida, pelo pensamento.

12 25. O espírito independe da matéria, ou é apenas uma propriedade desta, como as cores o são da luz e o som o é do ar? São distintos uma do outro; mas, a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria. (dar inteligência à matéria)

13 26. Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito? Pode-se, é fora de dúvida, pelo pensamento.

14 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais.

15 Se o fluido universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o espírito não o fosse. Está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.

16 A DOUTRINA ESPÍRITA demonstra que a realidade se mostra através de uma variedade de gradações, onde ocorre uma passagem ou transição gradual de um estágio para outro.

17 Qual o fundamento desta concepção gradual?

18 PLANTA CARNÍVORA DIONEIA

19 A transição entre peixes e seres terrestres com quatro membros, que são chamados como tetrápodes

20 Exemplo: a passagem do reino vegetal para o animal; a transição da água para a terra; a evolução dos anfíbios para répteis;

21 O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

22 Quantos corpos tem o ser humano?

23

24

25 93. O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

26 Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevarse na atmosfera e transportarse aonde queira.

27 TERMO PERÍSIPIRITO

28 Qual a origem do termo perispírito?

29 Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.

30 FONTE DO CORPO ESPIRITUAL

31 De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial?

32 Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

33 FORMA DO CORPO ESPIRITUAL

34 O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?

35 Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável.

36 CONCEITO DE CORPO ESPIRITUAL

37 O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma.

38 Para definirmos de alguma sorte, o corpo espiritual, é preciso considerar, antes de tudo, que ele não é reflexo do corpo físico, porque, na realidade, é o corpo físico que o reflete, tanto quanto ele próprio, o corpo espiritual, retrata em si o corpo mental (3) que lhe preside a formação. (André Luiz)

39 Qual a função do corpo espiritual para o Espírito desencarnado?

40 Do ponto de vista da constituição e função em que se caracteriza na esfera imediata ao trabalho do homem, após a morte, é o corpo espiritual o veículo físico por excelência, com sua estrutura eletromagnética, algo modificado no que tange aos fenômenos genésicos e nutritivos, de acordo, porém, com as aquisições da mente que o maneja.

41 O que determina a natureza do corpo espiritual?

42 A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito.

43 MANIPULAÇÃO DO CORPO ESPIRITUAL NOS ESPÍRITOS INFERIORES

44 Os Espíritos inferiores não podem mudar de envoltório a seu bel-prazer, pelo que não podem passar, a vontade, de um mundo para outro.

45 LEI DA DENSIDADE DO CORPO ESPIRITUAL

46 Alguns espíritos há cujo envoltório fluídico, se bem que etéreo e imponderável com relação à matéria tangível, ainda é por demais pesado, se assim nos podemos exprimir, com relação ao mundo espiritual, para não permitir que eles saiam do meio que lhes é próprio.

47 Que exemplo podemos dar desta situação?

48 Nessa categoria se devem incluir aqueles cujo perispírito é tão grosseiro, que eles o confundem com o corpo carnal, razão por que continuam a crer-se vivos.

49 Esses Espíritos, cujo número é avultado, permanecem na superfície da Terra, como os encarnados, julgando-se entregues às suas ocupações terrenas.

50 Outros um pouco mais desmaterializados não o são, contudo, suficientemente, para se elevarem acima das regiões terrestres.

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO IV Existência e sobrevivência do Espírito ROTEIRO 1 Perispírito: conceito Objetivo específico Conceituar perispírito. Conteúdo básico Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma;

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE Em nossa vídeo-aula anterior vimos que o passe se fundamenta nas qualidades do fluido

Leia mais

FLUIDOS: Fluido Universal

FLUIDOS: Fluido Universal FLUIDOS: Fluido Universal Fluido Vital Princípio Vital Elio Mollo Fontes Principais O Livro dos Espíritos - Allan Kardec A Gênese - Allan KArdec Revista Espírita (Jornal de Estudos Psicológicos), publicada

Leia mais

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito Perispírito Perispírito - Objetivos da aula a) Listar as finalidades do perispírito b) Apontar as propriedades do perispírito c) Enunciar as funções do perispírito Trindade Universal Elementos gerais (LE

Leia mais

Propriedades da matéria

Propriedades da matéria Propriedades da matéria Espírito e matéria são os elementos gerais do Universo e Deus, acima deles, a causa primária de tudo o que existe. (LE, questão 27) A GÊNESE Capítulo VI Uranografia Geral A matéria

Leia mais

ESPAÇO, MATÉRIA E TEMPO

ESPAÇO, MATÉRIA E TEMPO ESPAÇO, MATÉRIA E TEMPO O Livro dos Espíritos 82. Será certo dizer-se que os Espíritos são imateriais? Como se pode definir uma coisa, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem deficiente?

Leia mais

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO Amag Ramgis O Livro dos Espíritos Parte Primeira Capítulo 2 Conhecimento do princípio das coisas Espírito e matéria Propriedades da matéria Espaço universal Conhecimento do

Leia mais

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções PERISPÍRITO: noções PERISPÍRITO Conceitos Propriedades Funções ESPÍRITO ENCARNADO Há no homem três partes essenciais: 1º - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio

Leia mais

Espírito, Perispírito e Corpo 1 / 9

Espírito, Perispírito e Corpo 1 / 9 CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA e Corpo EDITORA 1 / 9 Elementos Gerais do Universo Perg. 27 - Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador,

Leia mais

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um.

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo. Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. O PERISPÍRITO Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. Princípio das Comunicações: Para atuar na matéria,

Leia mais

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010.

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010. VENCER A MATÉRIA Debate em 08/05/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Analisar a ação do espírito sobre a matéria física. PROCEDIMENTO a) Estudo da relação entre nível evolutivo e fenômenos de

Leia mais

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14 EMANCIPAÇÃO da ALMA O Livro dos Espíritos Cap. 8 Da emancipação da alma 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório

Leia mais

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE 1 2 3 4 DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE ESTÁ NO ESPÍRITO 2- A BASE DOS FENÔMENOS MEDIUNICOS

Leia mais

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO Revisando Alguns Conceitos - MESAS GIRANTES: OFICIALIZAM A ORIGEM DA DECODIFICAÇÃO DE KARDEK ILUMINAR/CHAMAR

Leia mais

gê ne se (grego génesis) origem, fonte, início, produção, geração, criação.

gê ne se (grego génesis) origem, fonte, início, produção, geração, criação. A Gênese Orgânica A Gênese Espiritual gê ne se (grego génesis) origem, fonte, início, produção, geração, criação. Emanação Divina Fluido Cósmico Universal Matéria Corpos Materiais A Gênese Orgânica Orgânicos

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA O QUE É E EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE O QUE É O PASSE O QUE É O PASSE Q. 98 O Consolador Emmanuel Nos processos de cura, como deveremos compreender

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Conceito espírita de passe Tipos de energias transmitidas no passe Mecanismos do passe

Leia mais

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA AULA 8 Os fluidos 1 2 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL - FCU 3 Tudo que existe no universo, criado por Deus, não sendo Espírito, é fluido cósmico universal Therezinha Oliveira 4 DEUS ESPÍRITO

Leia mais

DESDOBRAMENTO. Debate em 13/11/2010. http://grupo.gede.vilabol.com.br

DESDOBRAMENTO. Debate em 13/11/2010. http://grupo.gede.vilabol.com.br DESDOBRAMENTO Debate em 13/11/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento sobre o desdobramento comum ou mediúnico. PONTOS A ABORDAR: Sono; Sonambulismo; Êxtase; Psicofonia;

Leia mais

Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros:

Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros: 1 ALMA, ESPÍRITO, PERISPÍRITO, FLUIDOS (Uniiversall e Viitall) E PRINCÍPIO VITAL Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros: O Liivrro dos Espíírriittos 1857 O Liivrro

Leia mais

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti www3.tvnovaluz.tv

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti  www3.tvnovaluz.tv Desvendando a Mediunidade Animismo Estudo 7 Claudio C. Conti www.ccconti.com www3.tvnovaluz.tv Animismo "Os fenômenos devidos à exteriorização ou ação extracorpórea da alma humana foram estudados com atenção

Leia mais

Passe magnético HISTORICO DO PASSE

Passe magnético HISTORICO DO PASSE O PASSE MAGNÉTICO Passe magnético HISTORICO DO PASSE O CONCEITO DO PASSE SEMPRE ESTEVE RELACIONADO AO CONCEITO DE CURA POR TRANSMISSÃO DE ENERGIAS MAGNÉTICAS AO DOENTE OU NECESSITADO DE AUXILIO OMS SAUDE

Leia mais

ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS. Patrick Pires da Costa

ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS. Patrick Pires da Costa ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS Patrick Pires da Costa "O fluido perispirítico é o agente de todos os fenômenos espíritas, que só se podem produzir pela ação recíproca dos fluidos que emitem o médium e o Espírito.

Leia mais

Fluido e Princípio Vital

Fluido e Princípio Vital Fluido e Princípio Vital Objetivo Refletir sobre o conceito, natureza e propriedades. Emerson &Fernanda Alencar 25 O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são

Leia mais

O Céu e o inferno na visão Espírita

O Céu e o inferno na visão Espírita O Céu e o inferno na visão Espírita Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse eu vo-lo teria dito... (Jesus Jo. 14: 1-3) Cleto Brutes Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br

Leia mais

Os Fluidos Espirituais

Os Fluidos Espirituais Rubens Policastro Meira Os Fluidos Espirituais A abordagem de um tema como Fluidos Espirituais demanda uma análise do Livro I, capítulo II, de O Livro dos Espíritos, denominado Conhecimento do Princípio

Leia mais

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS CAPÍTULO 1 D EUS Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO 1 O que é Deus? Deus é a inteligência

Leia mais

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Jan/2009 Joanna de Ângelis afirma que os questionamentos e desafios da humanidade terrena somente poderão ser resolvidos quando o ser humano for considerado

Leia mais

27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas.

27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Elementos gerais do 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio

Leia mais

ROTEIRO DE AULA AULA 02

ROTEIRO DE AULA AULA 02 DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 02 PERÍSPIRITO E PRINCÍPIO VITAL Objetivos: Relacionar as principais características,

Leia mais

SEF Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita

SEF Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita SEF Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita Unidade 3 Tema: CRIAÇÃO DIVINA Elementos Gerais do Universo: Espírito e Matéria. Formação dos Mundos e dos Seres Vivos. Os

Leia mais

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 1 ENCONTRO 03/08/14 PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS ... Indispensável se faz o estudo prévio da teoria para todo aquele que queira evitar os

Leia mais

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1)

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1) 1 2 É o plasma Divino, hausto do Criador, força nervosa do Todo Sábio. Neste elemento primordial vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes num oceano. (André Luiz Evolução em Dois

Leia mais

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO CAPÍTULO 2 ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO Conhecimento do princípio das coisas Espírito e matéria Propriedades da matéria Espaço universal CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS 17 É permitido ao homem conhecer

Leia mais

AULA 1-3º BÁSICO 2015 FLUIDOS. Norma Suzana M. Pacheco

AULA 1-3º BÁSICO 2015 FLUIDOS. Norma Suzana M. Pacheco AULA 1-3º BÁSICO 2015 FLUIDOS Norma Suzana M. Pacheco TÓPICOS 1. Definição 2. Fluido Cósmico Universal 3. Escala de Fluidos 4. Princípio Inteligente Universal 5. Princípio Espiritual 6. Princípio Vital

Leia mais

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS Objetivos: Identificar

Leia mais

Aula do Curso Básico DEUS

Aula do Curso Básico DEUS Aula do Curso Básico DEUS Gênese evolução da ideia de Deus Os mecanismos da evolução Os animais e os fenômenos naturais A vida do ser humano primitivo A descoberta do espírito e suas consequências O animismo

Leia mais

O Passe como Cura Magnética - CAP III Módulo 1 O Que se Doa? FLUIDOS EM MOVIMENTO

O Passe como Cura Magnética - CAP III Módulo 1 O Que se Doa? FLUIDOS EM MOVIMENTO O Passe como Cura Magnética - CAP III Módulo 1 O Que se Doa? FLUIDOS EM MOVIMENTO Livro Dos Espíritos Allan Kardec questão 27 DEUS (Suprema inteligência do universo, causa primária de todas as coisas)

Leia mais

Na Terra, a sinfonia e a melodia não são mais que ecos débeis e deformados dos concertos celestes. Nossos instrumentos, mesmo os mais perfeitos,

Na Terra, a sinfonia e a melodia não são mais que ecos débeis e deformados dos concertos celestes. Nossos instrumentos, mesmo os mais perfeitos, Na Terra, a sinfonia e a melodia não são mais que ecos débeis e deformados dos concertos celestes. Nossos instrumentos, mesmo os mais perfeitos, sempre têm qualquer coisa de mecânico e de áspero, enquanto

Leia mais

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL O Livro dos Espíritos, qq. 1 e 27 Obra codificada por Allan Kardec Figuras: Elio Mollo Deus é a inteligência s uprema, causa primária de todas as coisas. Resposta dada pelos Espíritos

Leia mais

21/08/2014. Facilitador(a): Alex, Islanita e Paulo OBJETIVO. Entender a função duplo etérico

21/08/2014. Facilitador(a): Alex, Islanita e Paulo OBJETIVO. Entender a função duplo etérico Duplo Etérico Facilitador(a): Alex, Islanita e Paulo OBJETIVO Entender a função duplo etérico 1 O Homem e seus Corpos CORPOS SUTIS São veículos de manifestação do nosso espírito/consciência, que se subdividem

Leia mais

Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros:

Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros: ALMA, ESPÍRITO, PERISPÍRITO, FLUIDOS (Uniiversall e Viitall) E PRINCÍPIO VITAL Estes textos foram organizados através de trechos extraídos dos seguintes livros: O Liivrro dos Espíírriittos 1857 O Liivrro

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

Obsessão LM Cap. XXIII

Obsessão LM Cap. XXIII O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e Evocadores PARIS, 15 DE JANEIRO DE 1861 Obsessão LM Cap. XXIII Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br FONTES DE PESQUISA: Obras da Codificação: O

Leia mais

O temor da morte. Roteiro 1

O temor da morte. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 1 O temor da morte Objetivo Explicar

Leia mais

1/5. SONO, SONAMBULISMO, ÊXTASE E DUPLA VISTA Claudio C. Conti

1/5. SONO, SONAMBULISMO, ÊXTASE E DUPLA VISTA Claudio C. Conti SONO, SONAMBULISMO, ÊXTASE E DUPLA VISTA Claudio C. Conti 1/5 O homem é para si mesmo um mistério vivo. De seu ser não se conhece nem utiliza senão a superfície. Há em sua personalidade profundezas ignoradas

Leia mais

Roteiro 13. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas

Roteiro 13. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 13 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Analisar o significado filosófico, científico e espírita de matéria. Tales de Mileto

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Roteiro 1 Elaborar uma linha histórica da evolução da ideia

Leia mais

ESTUDO 04-2:

ESTUDO 04-2: ESTUDO 04 2:117 : 13 20: separado para descanso 4:910;, espiritual e mental do homem [Marcos 2:2327, note vers 27] O homem necessita de um dia para descansar e se alimentar esp 16:2] Durante a primeira

Leia mais

Tema 2 Para que serve a matéria?

Tema 2 Para que serve a matéria? Centro Espírita Léon Denis 31º Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos Tema: ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO LE: 17 a 36 Tema 2 Para que serve a matéria? Objetivo: Identificar os recursos materiais

Leia mais

Palestra Virtual. Tema: Espírito, Perispírito e Alma. Palestrante: Pedro Vieira. Promovida pelo IRC-Espiritismo

Palestra Virtual. Tema: Espírito, Perispírito e Alma. Palestrante: Pedro Vieira. Promovida pelo IRC-Espiritismo Palestra Virtual Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: Espírito, Perispírito e Alma Palestrante: Pedro Vieira Rio de Janeiro 17/01/2003 Organizadores da Palestra: Moderador:

Leia mais

Tema 6 Que água você bebe ou dá de beber?

Tema 6 Que água você bebe ou dá de beber? Centro Espírita Léon Denis 31º Encontro Espírita sobre O Livro dos Espíritos Tema: ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO LE: 17 a 36 Tema 6 Que água você bebe ou dá de beber? Objetivo: Compreender como o espírito

Leia mais

AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE. Conceito do dicionário

AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE. Conceito do dicionário AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE Conceito do dicionário Prece (s.f.) pedido que se dirige a uma divindade;oração, reza. Reza (s.f.) Prece Rezar (v) Dizer em voz baixa ou para si (oração ou suplica religiosa);

Leia mais

3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014

3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014 3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014 Doutrinas Filosóficas Propõe-se a responder às questões transcendentais: Quem somos? De onde

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail

Hippolyte Léon Denizard Rivail Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 A mediunidade não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória. Constitui, apenas, um meio de entrar em contato com as almas

Leia mais

(observamos que, atualmente, a Ciência já considera até sete subfases para a matéria).

(observamos que, atualmente, a Ciência já considera até sete subfases para a matéria). Definições: Popularmente falando; Segundo o Dicionário; De acordo com o entendimento Espírita. a) Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, encontramos que:

Leia mais

ESDE. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PERISPÍRITO: FORMAÇÃO, PROPRIEDADES E FUNÇÕES

ESDE. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PERISPÍRITO: FORMAÇÃO, PROPRIEDADES E FUNÇÕES Programa V Unidade 1 Sub-unidade 4 ESDE Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PERISPÍRITO: FORMAÇÃO, PROPRIEDADES E FUNÇÕES O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é uma condensação do fluido

Leia mais

Pluralidade dos Mundos Habitados. Paulo Roberto de Mattos Pereira Centro Espírita Casa do Caminho - DF

Pluralidade dos Mundos Habitados. Paulo Roberto de Mattos Pereira Centro Espírita Casa do Caminho - DF Habitados Paulo Roberto de Mattos Pereira Centro Espírita Casa do Caminho - DF Jesus referiu-se em algum momento de suas pregações à existência de outros mundos habitados? Qualquer pessoa que pensa, ao

Leia mais

Existência e Sobrevivência dos Espíritos

Existência e Sobrevivência dos Espíritos Existência e Sobrevivência dos Espíritos "A dúvida, no que concerne à existência dos espíritos, tem como causa primária a ignorância acerca da verdadeira natureza deles. Geralmente são figurados como seres

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA A MANIPULAÇÃO DE FLUIDOS A MANIPULAÇÃO DE FLUIDOS Para entender melhor como acontece a manipulação de fluidos e a sua relação com a fluidoterapia

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE 1º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE Objetivo

Leia mais

Seminário: Terapia pelos Passes

Seminário: Terapia pelos Passes 1 Atividade Integrativa Para a tarefa do passe, no plano espiritual, não basta boa vontade. São necessárias qualidades de ordem superior e conhecimentos especializados. Padrão superior de elevação mental

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO P CURS

AUTA DE SOUZA CURSO P CURS CURSO PASSE 6 EDITORA EDITORA 1 / 12 - Conceito é uma transfusão de energias, alterando o campo celular. André Luiz Nos Domínios da Mediunidade poderá obedecer à fórmula que forneça maior porcentagem de

Leia mais

Eclosão da mediunidade

Eclosão da mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo II As Bases da Comunicação Mediúnica Eclosão da mediunidade Tema 1 Qual a importância das ocorrências mediúnicas? Ocorrências

Leia mais

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO V Comunicabilidade dos Espíritos ROTEIRO 1 Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida Objetivos Identificar a natureza da influência

Leia mais

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun Aula 5 Dos Médiuns 1. Breve resumo histórico da Mediunidade (Livro Mediunidade Edgard Armond, Cap 3, pg 19) 2. Métodos das 5 Fases a. Percepção de Fluidos b. Aproximação c. Contato d. Envolvimento e. Manifestação

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURS R O S : O : NO N Ç O ÕE Õ S E

AUTA DE SOUZA CURS R O S : O : NO N Ç O ÕE Õ S E CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 9 Conceitos Jesus: Em verdade, em verdade, te digo que ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer de novo Jesus (João, 3:3) Kardec:... é a volta

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA. GRATIDÃO

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA.  GRATIDÃO ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO ENERGIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO CAPÍTULOS 1. EXISTEM CHAKRAS? 2. OS CHAKRAS E AS SUAS FUNÇÕES PSÍQUICAS E ESPIRITUAIS 3. A GRATIDÃO

Leia mais

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações.

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações. 5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas Objetivo Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações Fernanda Alencar Mediunidade Faculdade de se comunicar com os espíritos.

Leia mais

O corpo sutil e a criação de elementais que gravitacionam no campo mental (Parte 1 e 2)

O corpo sutil e a criação de elementais que gravitacionam no campo mental (Parte 1 e 2) Curso de Reforma Íntima e Cura O corpo sutil e a criação de elementais que gravitacionam no campo mental (Parte 1 e 2) Por Marco Bechara (Encontro 20 e 21) 15 e 22 AGO / 2015 Relembrando as aulas 2 e 7:

Leia mais

Das Células aos Ecossistemas

Das Células aos Ecossistemas Aula I Ano 2011 Das Células aos Ecossistemas ICEB Claudio C. Conti www.ccconti.com Reencarnação 469A.C. Atenas - Grécia Desencarnação 399A.C. Atenas - Grécia Sócrates é uma das mais importantes figuras

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

Claudio C. Conti A fé que cura. Aula II - Ano 2015 O Despertar da Consciência

Claudio C. Conti  A fé que cura. Aula II - Ano 2015 O Despertar da Consciência Claudio C. Conti www.ccconti.com A fé que cura Aula II - Ano 2015 O Despertar da Consciência Por que fé? O ambiente, a natureza, não é realmente o nosso inimigo - aquele que nos causa a doença - e nós

Leia mais

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15 SEE 3 de Outubro 15/mar/15 O fortalecimento dos laços de família em defesa da vida Marco Milani Quem ficou procurando diferentes configurações familiares na imagem anterior? A época, o local, os costumes,

Leia mais

O Mundo Espiritual: Laboratório do Mundo Invisível; Vestuário dos Espíritos; Os Fluidos - natureza e propriedade; Princípio Vital.

O Mundo Espiritual: Laboratório do Mundo Invisível; Vestuário dos Espíritos; Os Fluidos - natureza e propriedade; Princípio Vital. O Mundo Espiritual: Laboratório do Mundo Invisível; Vestuário dos Espíritos; Os Fluidos - natureza e propriedade; Princípio Vital. Autor: Carlos Augusto P.Parchen O Universo tem três elementos fundamentais:

Leia mais

Definição correta de consciência

Definição correta de consciência Estudo para o 9 o EEJA Estudo 6 Os processos em nós A Consciência e a Mente Una Claudio C. Conti Definição correta de consciência Um saco de gatos... 1 Conhecendo os gatos Gato 1. O TEMPO Gato 2. O PENSAMENTO

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 28

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 28 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 28 Objetivos Analisar a citação de Jesus: Há muitas moradas na casa do Pai, à luz da

Leia mais

DEUS A Análise de Kardec.

DEUS A Análise de Kardec. DEUS A Análise de Kardec www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento sobre a visão espírita de Deus, delineada por Kardec n'o Livro dos Espíritos e n'a Gênese. Pontos a debater: 1) O que é Deus;

Leia mais

ESPÍRITO E MATÉRIA COMENTÁRIOS. Do Espírito de Verdade na obra de Allan Kardec:

ESPÍRITO E MATÉRIA COMENTÁRIOS. Do Espírito de Verdade na obra de Allan Kardec: ESPÍRITO E MATÉRIA Enumeramos aqui algumas perguntas formuladas por Kardec no Livro dos Espíritos: 23. Que é o Espírito? - O princípio inteligente do Universo. a) - Qual a natureza íntima do Espírito?

Leia mais

Claudio C. Conti

Claudio C. Conti Claudio C. Conti www.ccconti.com O Big Bang A teoria do Big Bang não descreve a expansão da matéria no espaço ao longo do tempo, mas a expansão do próprio espaço e do tempo. Após o Big Bang A suposição

Leia mais

1ª) o CORPO ou SER MATERIAL, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; ENCARNADO que tem no corpo a sua habitação;

1ª) o CORPO ou SER MATERIAL, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; ENCARNADO que tem no corpo a sua habitação; CURSO PASSE 2 EDITORA 1 / 8 1ª) o CORPO ou SER MATERIAL, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2ª) a ALMA, ESPÍRITO ENCARNADO que tem no corpo a sua habitação; 2 / 8 3ª) o princípio

Leia mais

OS ANIMAIS E OS HOMENS E SUAS RELAÇÕES EVOLUTIVAS.

OS ANIMAIS E OS HOMENS E SUAS RELAÇÕES EVOLUTIVAS. 1 OS ANIMAIS E OS HOMENS E SUAS RELAÇÕES EVOLUTIVAS. 591 Nos mundos superiores as plantas são, como os outros seres, de natureza mais perfeita? --Tudo é mais perfeito: mas as plantas são sempre plantas,

Leia mais

Grupo Espírita Guillon Ribeiro. Escola de Evangelização de Pacientes

Grupo Espírita Guillon Ribeiro. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes A morte existe? Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço.

Leia mais

29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS.

29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS. 29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS. Os cães podem farejar situações injustas e apresentar uma emoção simples, similar à inveja ou ciúmes,

Leia mais

OS CORPOS ESPIRITUAIS

OS CORPOS ESPIRITUAIS OS CORPOS ESPIRITUAIS 60 PORQUE O ESPÍRITO PRECISA DE CORPOS Se a potente energia que é criada pelo espírito chegasse diretamente aos corpos mais densos certamente iria desintegrá-los, por isso o espírito

Leia mais

GEM - GRUPO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE

GEM - GRUPO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE GEM - GRUPO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE / Data:09/10-Junho-2013. Aula 21 Irradiação mental Conhecer os elementos e meios básicos para a ação da irradiação mental de forma adequada e segura. 1 FLUÍDO 1. Fluido

Leia mais

Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre

Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre 10 - Março Objetivo: Apresentar Deus e seus atributos e Jesus Modelo e Guia e desmistificar que Deus não é Jesus Apresentar

Leia mais

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Texto para reflexão Pão Nosso Item 41 No Futuro Quem aqui gosta de manga? Prefere comprida ou curta? Evolução da

Leia mais

Mecanismos da Comunicação Mediúnica

Mecanismos da Comunicação Mediúnica Mecanismos da Comunicação Mediúnica Alex Olegário Fernanda Alencar OBJETIVO Compreender como acontece a comunicação mediúnica. 1 Assuntos Relacionados Fluidos Pineal Perispírito Centros de força Prece,

Leia mais

ARQUIVO DOS ARTIGOS DO SITE DA ABPE QUESTÕES SOBRE ARTE E ESPIRITISMO. Dora Incontri

ARQUIVO DOS ARTIGOS DO SITE DA ABPE QUESTÕES SOBRE ARTE E ESPIRITISMO. Dora Incontri ARQUIVO DOS ARTIGOS DO SITE DA ABPE QUESTÕES SOBRE ARTE E ESPIRITISMO Dora Incontri 10 Questões sobre Arte e Espiritismo 1 Dora Incontri 1- Existe Arte Espírita? Depende como se entende o conceito. A Arte

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE AULA DE HOJE A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA A GÊNESE Segundo o Gênesis Deus criou o mundo em 6

Leia mais

Percepção, Sintonia e Concentração Mental

Percepção, Sintonia e Concentração Mental FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo II Mecanismos da mediunidade Percepção, Sintonia e Concentração Mental Tema 3 Qual o seu entendimento sobre percepção, sintonia

Leia mais

CIÊNCIA ESPÍRITA DO CUIDADO. Lançado em 2004, o Orkut integra. hoje milhões de pessoas e comunidades em. Orkut é uma comunidade on-line

CIÊNCIA ESPÍRITA DO CUIDADO. Lançado em 2004, o Orkut integra. hoje milhões de pessoas e comunidades em. Orkut é uma comunidade on-line 1 2 CIÊNCIA ESPÍRITA DO CUIDADO Lançado em 2004, o Orkut integra hoje milhões de pessoas e comunidades em Orkut é uma comunidade on-line criada para formação de rede social de pessoas com objetivos tanto

Leia mais

SEF - Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita

SEF - Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita SEF - Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita Unidade 16 Tema: O PERISPÍRITO Introdução. O termo Perispírito em referência no Livro dos Espíritos. Definição do Perispírito.

Leia mais

- Alma liberta do corpo físico/ etérico - sono, desdobramento astral consciente e morte

- Alma liberta do corpo físico/ etérico - sono, desdobramento astral consciente e morte Corpo Astral - Os 7 Estados de consciência nos 3 corpos para compreensão dos planos que estamos ligados - os estados de consc. Sutis interpenetram nos mais densos - nossas consc astral mental e espiritual

Leia mais

VIDA DOS ANIMAIS NA DIMENSÃO ESPIRITUAL

VIDA DOS ANIMAIS NA DIMENSÃO ESPIRITUAL VIDA DOS ANIMAIS NA DIMENSÃO ESPIRITUAL 1 S Vida dos Animais na Dimensão Espiritual S Todos Animais merecem o céu e Os animais conforme o Espiritismo Marcel Benedeti S Livro dos Espíritos - Allan Kardec

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL Elaborado por: Maria da Paz Corrêa de Santana Patrícia Santana FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA AV. JOÂO DE BARROS, 1629 ENCRUZILHADA

Leia mais