Art 1º RDPMERJ tem por finalidade: Classificar as transgressões disciplinares, Estabelecer normas relativas à amplitude e à aplicação das punições

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Art 1º RDPMERJ tem por finalidade: Classificar as transgressões disciplinares, Estabelecer normas relativas à amplitude e à aplicação das punições"

Transcrição

1

2

3 Art 1º RDPMERJ tem por finalidade: Classificar as transgressões disciplinares, Estabelecer normas relativas à amplitude e à aplicação das punições disciplinares,

4 Ainda no Art 1º: Classificação do Comportamento Policial Militar das Praças e Interposição de recursos contra a aplicação das punições.

5 Parágrafo Único do Art 1º- São também tratadas, em parte, neste Regulamento, as recompensas especificadas no Estatuto dos Policiais Militares.

6 Art 2º A camaradagem: Torna-se indispensável à formação e ao convívio da Família Policial Militar.

7 Parágrafo Único do Art 2º - Incumbe aos superiores: Incentivar e manter a harmonia e a amizade entre seus subordinados.

8 Art 3º Importa ao superior tratar os subordinados, em geral, os recrutas, em particular, com urbanidade e justiça.

9 Em contrapartida, o subordinado é obrigado a todas as provas de respeito e referência para com seus superiores.

10 Parágrafo Único do Art 3º Demonstrações de camaradagem, cortesia e consideração, obrigatórias entre os Policiais Militares; Devem ser dispensadas (desobrigado) reciprocamente aos militares de outras corporações.

11 Art 4º Todas as atuais Organizações Policiais Militares serão denominadas OPM. Parágrafo Único- Os Comandantes, Diretores e Chefes de OPM e o Ajudante-Geral serão considerado genericamente como Comandante.

12 Art 5º A Hierarquia Policial Militar é por postos e graduações. Obs: Conforme o Estatuto dos Policiais Militares.

13 Art 6º A Disciplina Policial Militar é rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições.

14 1º- São essenciais de disciplina: 1) a correção de atitudes; 2) a obediência pronta às ordens dos superiores hierárquicos; 3) a dedicação integral ao serviço; 4) a colaboração espontânea à disciplina coletiva e à eficiência da instituição; 5) a consciência das responsabilidades; 6) a rigorosa observação das prescrições regulamentares.

15 2º- A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos permanentemente pelos Policiais Militares na ativa e na inatividade.

16 Art 7º As ordens devem ser prontamente obedecidas. 1º Cabe ao Policial Militar a inteira responsabilidade pelas ordens que emitir e pelas consequências que dela advierem.

17 Artigo 7º, 2º Cabe ao subordinado, ao receber ordem, solicitar os esclarecimentos necessários ao seu total entendimento.

18 Artigo 7º, 3º Quando a ordem importar em responsabilidade criminal para o executante poderá o mesmo solicitar sua confirmação por escrito, cumprindo à autoridade que a emitiu atender à solicitação;

19 Artigo 7º, 4º Cabe ao executante, que exorbitar no cumprimento da ordem recebida, a responsabilidade pelos excessos e abusos que cometer. Exemplo: Carandiru.

20 Art 8º Estão sujeitos a este regulamento os Policiais Militares na ativa e os na inatividade.

21 Parágrafo Único- Os alunos dos Órgãos de Formação de Policiais Militares também estão sujeitos aos regulamentos. Obs: Formação de Praça e Oficial

22 Art 9º As disposições deste Regulamento se aplicam também aos Policiais Militares na inatividade, quando, ainda que em meio civil, se conduzam de modo a prejudicar os princípios da Hierarquia, da Disciplina, do respeito e do Decoro Policial Militar, incluídas as manifestações por intermédio da imprensa.

23 Art 10 A competência para aplicar as prescrições contidas neste Regulamento é conferida ao cargo e não ao grau hierárquico, sendo competentes para aplicá-las:

24 I O Governador do Estado, a todos os integrantes da Polícia Militar; II O Comandante-Geral, aos que estiverem sob seu comando;

25 III O Chefe do Estado Maior, o Comandante do Policiamento da Capital, o Comandante do Policiamento do Interior, os Comandantes de Área e os Diretores dos Órgãos de Direção, aos que servirem sob suas ordens e em OPM subordinadas;

26 IV O Subchefe do Estado- Maior, o Ajudante-Geral e os Comandantes de OPM, aos que estiverem sob suas ordens;

27 V Os Subcomandantes de OPM, Chefes de Seção, de Serviços e de Assessorias, cujos Cargos sejam privativos de Oficiais Superiores, aos que servirem sob suas ordens;

28 VI Os demais Chefes de Seção, Comandantes de Subunidades Incorporadas e Destacadas e de Pelotões Destacados, aos que servirem sob suas ordens.

29 Art 11 Todo Policial Militar que tiver conhecimento de fato contrário a disciplina, deverá participar ao seu Chefe Imediato, por escrito ou verbalmente. Neste último caso, deve confirmar a participação, por escrito, no prazo máximo de 48 horas:

30 INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR: Quando o prazo de 48 (quarenta e oito) horas previsto no caput do Art. 11 expirar em dia não útil, ficará prorrogado até o término do expediente do primeiro dia útil subsequente, não sendo tal disposição aplicável quando houver a prisão com base no 2º do Art. 11.

31 Artigo 11, 1º A parte de que trata este artigo deve ser clara, concisa e precisa: local, data e hora, sem tecer comentários ou opiniões pessoais.

32 2º Quando, para a preservação da disciplina e do decoro da Corporação, a ocorrência exigir uma pronta intervenção do Policial Militar de maior antiguidade que presenciar ou tiver conhecimento do fato, mesmo sem que possua ascendência funcional sobre o transgressor, deverá tomar imediatas e enérgicas providências, podendo, se for o caso, prende-lo em nome da autoridade competente, à qual, pelo meio mais rápido, dará ciência da ocorrência e das providências em seu nome tomadas.

33 INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR: Na prisão, como pronta intervenção para preservar a disciplina e o Decoro da Corporação, a autoridade a que se refere o 2º do Art.11, em cujo nome for efetuada, é aquele a qual está diretamente subordinado, para fins disciplinares, o transgressor. Apenas quando o transgressor se negar a esclarecer à OPM em que serve, a prisão será efetuada em nome do Comandante-Geral.

34 3º Nos casos de participação de ocorrência com Policial Militar de OPM diversa daquela a que pertence o signatário da parte, será este direta ou indiretamente notificado da solução dada, no prazo máximo de 6 ( seis ) dias úteis. Expirando este prazo, deve o signatário da parte, comunicar a citada ocorrência à autoridade a que estiver subordinada.

35 4º A autoridade a quem a parte disciplinar é dirigida deve dar solução no prazo máximo de quatro dias úteis, podendo, se necessário, ouvir as pessoas envolvidas, obedecidas as demais prescrições regulamentares. Na impossibilidade de solucioná-la nesse prazo, o motivo deverá ser publicado em boletim e, desse modo, o prazo poderá ser prorrogado por até 20 ( vinte ) dias.

36 INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR: Os limites de prazo previstos no 4º do Art. 11 para solução de Partes, não corresponde, necessariamente, a limites para apuração dos fatos delas constantes. Quando a autoridade solucionar a Parte, determinando a instauração de IPM ou Sindicância, a apuração dos fatos poderá ocorrer em prazo superior aqueles limites.

37 5º- A autoridade que receber a parte, não sendo competente para solucionala, deve encaminha-la a seu superior imediato.

38 Art 12 No caso de ocorrência disciplinar envolvendo Policiais Militares de mais de uma OPM, caberá ao Comandante, imediatamente superior na linha de subordinação, apurar ou determinar a apuração dos fatos, procedendo de conformidade com o Art. 11 e seus parágrafos, do presente Regulamento, com os que não sirvam sob a sua linha de subordinação funcional.

39 Parágrafo Único do artigo 12 No caso de ocorrência disciplinar envolvendo Militares das Forças Armadas e Policiais Militares, a Autoridade Policial Militar competente, deverá tomar as medidas disciplinares referentes aos elementos a elas subordinados, informando ao escalão superior sobre a ocorrência, às medidas tomadas e o que tiver sido apurado e, ainda, dando ciência do fato ao Comandante Militar interessado.

40 Art 13 Transgressão disciplinar é qualquer violação dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações Policiais Militares, na sua manifestação elementar e simples, e qualquer ação ou omissão contrárias aos preceitos estatuídos em leis, regulamentos, normas ou disposições, desde que não constituam crime.

41 Art 14 São transgressões disciplinares: I Todas as ações ou omissões contrárias à Disciplina Policial Militar especificadas no Anexo I do presente Regulamento Instrução Complementar: Nenhuma punição disciplinar será aplicada sem que o transgressor seja ouvido.

42 II Todas as ações, omissões ou atos, não especificados na relação de transgressões do Anexo citado, que afetem a honra pessoal, o Pundonor Policial Militar, o decoro da classe ou o sentimento do dever e outras prescrições contidas no Estatuto dos Policiais Militares, leis e regulamentos, bem como os praticados contra regras e ordens de serviço estabelecidas por autoridades competentes.

43

44 1. O decreto 6579/83 (RDPM) tem como finalidade exceto: a) Aplicação de punições disciplinares b) Classificação das transgressões disciplinares c) Recompensas policiais militares d) Classificação do comportamento policial militar e) Numeração na escala hierárquica dos quadros

45 2. São autoridades competentes para aplicar o RDPM, exceto: a) Governador b) Corregedor c) Chefe do Estado Maior d) Comandantes de OPM e) Ajudante Geral

46 3. O RDPMERJ nos informa em seu Artigo 10 que a competência para aplicar as prescrições contidas em seu bojo, é conferida ao cargo e não ao grau hierárquico. Marque a opção que NÃO está de acordo com o que nos informa o Artigo 10 do RDPMERJ, quando à competência para aplicação de punições. a) O Subchefe do EMG, o Ajudante-Geral e os Comandantes de OPM, aos que estivem sob suas ordens. b) O Comandante Geral, aos que estiverem sob seu comando. c) O Secretário Segurança Pública, a todos os integrantes da PMERJ. d) O Governador do Estado, a todos os integrantes da PMERJ.

47 4. Nas alternativas marque a INCORRETA. a) As demonstrações de camaradagem, cortesia e consideração, facultativas entre os Policiais Militares, devem ser dispensadas reciprocamente aos militares de outras corporações. b) São também tratadas, em parte, neste Regulamento, as recompensas especificadas no Estatuto dos Policiais Militares. c) O Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (RDPM) tem por finalidade especificar e classificar as transgressões disciplinares, estabelecer normas relativas à amplitude e à aplicação das punições disciplinares. d) A civilidade é parte da Educação Policial Militar e, como tal, de interesse vital para a disciplina consciente.

48 5. No Art A competência para aplicar as prescrições contidas neste Regulamento é conferida ao cargo e não ao grau hierárquico, sendo competentes para aplicá-las, exceto: a) Os demais Chefes de Seção, Comandantes de Subunidades Incorporadas e Destacadas e de Pelotões Destacados, aos que servirem sob suas ordens. b) O Governador do Estado, a todos os integrantes da Polícia Militar. c) O Secretário de Segurança Pública aos integrantes da Polícia Militar. d) O Comandante-Geral, aos que estiverem sob seu comando.

49 6. Sobre o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, admite-se a hipótese de Prisão prevista no 2º do Art. 11, na hipótese de: a) Preservação da disciplina e decoro da Corporação. b) Embate entre superior e subordinado. c) Desrespeito aos preceitos formais de Profissionalismo. d) Falta de dedicação integral ao serviço.

50 7. São manifestações essenciais da disciplina, conforme o Art. 6º parágrafo I, exceto: a) A consciência das responsabilidades b) A dedicação parcial ao serviço c) A rigorosa observação das prescrições regulamentares d) A correção de atitudes

51 8. Das alternativas abaixo, marque a incorreta. a) Cabe ao Policial Militar a inteira responsabilidade pelas ordens que emitir e pelas consequências que dela advierem. b) A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos somente pelos Policiais Militares da ativa. c) Cabe ao subordinado, ao receber ordem, solicitar os esclarecimentos necessários ao seu total entendimento. d) As ordens devem ser prontamente obedecidas.

52 9. Das alternativas abaixo, marque a incorreta. a) Estão sujeitos a este regulamento os Policiais Militares na ativa e os na inatividade. b) Quando a ordem importar em responsabilidade criminal para o executante, poderá o mesmo solicitar sua confirmação por escrito, cumprindo à autoridade que a emitiu atender à solicitação. c) Cabe ao Policial Militar e ao seu chefe imediato, a inteira responsabilidade pelas ordens que emitir e pelas consequências que dela advierem. d) Cabe ao executante, que exorbitar no cumprimento da ordem recebida, a responsabilidade pelos excessos e abusos que cometer.

53 10. Todo fato contrario a disciplina deve ser participado por escrito em no máximo: a) 72 h b) 30 dias c) 02 dias d) 24 h e) 48 h

54 11. Nos casos de ocorrência com policial de OPM diversa daquele que participou o fato contrário à disciplina, a notificação da solução dada será em prazo máximo de: a) 20 dias b) 15 dias c) 06 dias d) 30 dias e) 72 h

55 12. Todo Policial Militar que tiver conhecimento de fato contrário à disciplina, deverá participar ao seu Chefe Imediato, por escrito ou verbalmente. Neste último caso, deve confirmar a participação, por escrito, no prazo máximo de: a) 24 horas. b) 36 horas c) 48 horas. d) 72 horas

56 GABARITO: 1) E 7) B 2) B 8) B 3) C 9) C 4) A 10) E 5) C 11) C 6) A 12) C

CONCEITOS INICIAIS. -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA -

CONCEITOS INICIAIS. -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA - - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA - -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - Professor: Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS 1 LEI ESTADUAL Nº 6.833/06 Institui o Código de

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Militar Legislação da Polícia Militar Parte 07 Wagner Gomes

Tropa de Elite - Polícia Militar Legislação da Polícia Militar Parte 07 Wagner Gomes Tropa de Elite - Polícia Militar Legislação da Polícia Militar Parte 07 Wagner Gomes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Casamento RESTRIÇÕES: 1º - Praças Especiais.

Leia mais

Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina Legislação Institucional Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina Aprovado pelo Decreto nº 12.112/80 RDPMSC Leia SEMPRE a norma COMPLETA antes de estudar pelos Slides. O RDPMSC

Leia mais

RDPMSC (Decreto nº /80)

RDPMSC (Decreto nº /80) Legislação Institucional RDPMSC (Decreto nº 12.112/80) Regulamento Disciplinar - PMSC Leia SEMPRE a norma COMPLETA antes de estudar pelos Slides. O RDPMSC pode ser obtido na página da PGE-SC mas as atualizações

Leia mais

brenofc1 Breno Castro

brenofc1 Breno Castro Prof: Fraga brenofc1 Breno Castro DECRETO Nº 8.336, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1982 Aprova o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. Art. 1. O Regulamento

Leia mais

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM 1. A violação das obrigações ou dos deveres policiais militares constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar. Acerca desse assunto e a luz do Estatuto da PMDF

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA PMCE CÓDIGO DISCIPLINAR QUESTÕES 73 A 86 PROVA AMARELA

COMENTÁRIOS DA PROVA PMCE CÓDIGO DISCIPLINAR QUESTÕES 73 A 86 PROVA AMARELA COMENTÁRIOS DA PROVA PMCE CÓDIGO DISCIPLINAR QUESTÕES 73 A 86 PROVA AMARELA Olá pessoal. Todos bem? Estou muito feliz. Todas as questões da prova forma abordadas no nosso curso, inclusive várias delas

Leia mais

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos 1) Assinale a alternativa correta: a) Hierarquia é a rigorosa observância e o acatamento discricionário das leis, regulamentos, normas e disposições

Leia mais

Art 51 O Comportamento Policial Militar das Praças espelha o seu procedimento sob o ponto de vista disciplinar. 1º A classificação, reclassificação e

Art 51 O Comportamento Policial Militar das Praças espelha o seu procedimento sob o ponto de vista disciplinar. 1º A classificação, reclassificação e Art 51 O Comportamento Policial Militar das Praças espelha o seu procedimento sob o ponto de vista disciplinar. 1º A classificação, reclassificação e melhoria de comportamento, são da competência do Comandante-Geral

Leia mais

Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina Legislação Institucional Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina Aprovado pelo Decreto nº 12.112/80 CFS 2018 Leia SEMPRE a norma COMPLETA antes de estudar pelos Slides. O

Leia mais

LEI Nº 6.833, DE 13 DE FEVEREIRO DE Institui o Código de Ética e Disciplina da Polícia Militar do Pará.

LEI Nº 6.833, DE 13 DE FEVEREIRO DE Institui o Código de Ética e Disciplina da Polícia Militar do Pará. LEI Nº 6.833, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2006 Institui o Código de Ética e Disciplina da Polícia Militar do Pará. SOLDADO - art. 1º ao 55 e art 155 ao 173 OFICIAL - Tudo 1 Abrangência Art. 2º Estão sujeitos

Leia mais

1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7

1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7 1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A...2 1. Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7 1 1. QUESTÕES PROVA OFICIAL PM/PE PROVA A 66. Sobre a Lei Nº.817/2000 - Código Disciplinar dos Militares do Estado

Leia mais

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso Lei 4630/76 Professor Rodrigo Cardoso LEI Nº 4.630, DE16 DEDEZEMBRO DE 1976 Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Art. 1º - O presente

Leia mais

A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ

A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ LEGISLAÇÃO DISCIPLINAR EDUARDO HENRIQUE KNESEBECK ENCONTRO DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2016 > Interpretação da legislação disciplinar Há necessidade

Leia mais

ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA PORTARIA Nº 782/GC3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010.

ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA PORTARIA Nº 782/GC3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010. ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA PORTARIA Nº 782/GC3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010. Aprova a regulamentação da sistemática de apuração de transgressão disciplinar e da aplicação da punição disciplinar. O COMANDANTE

Leia mais

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site:

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: www.legislacaomilitar.com.br DEIREITO ADMINSITRATRIVO MILITAR (NORMAS PERTINENTES À PMTO) Prof. Sérgio Nunnes: Especialista em Direito Constitucional,

Leia mais

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I 1º Tenente PM PACHECO PROJETO CEFS 2018 Esta disciplina tem por objetivo ensinar o conjunto de procedimentos a serem adotados, em conformidade com as formalidades previstas

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS MUNICÍPIO DE PENEDO GABINETE DO PREFEITO DECRETO MUNICIPAL Nº 596/2018.

ESTADO DE ALAGOAS MUNICÍPIO DE PENEDO GABINETE DO PREFEITO DECRETO MUNICIPAL Nº 596/2018. DECRETO MUNICIPAL Nº 596/2018. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DA GUARDA PATRIMONIAL DE PENEDO, ALAGOAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE PENEDO, Estado de Alagoas, no uso de suas atribuições legais e com fundamento

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ilícito administrativo e ilícito penal existem diferenças? Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* A Constituição Federal de 1988 estabeleceu garantias que não eram expressamente asseguradas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - A terceira modalidade de prisão extrapenal são as prisões militares.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Causas de justificação da transgressão disciplinar militar Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* 1. Introdução O militar (federal ou estadual) no cumprimento de suas funções deve observar

Leia mais

Aula 01 Cronu s concursos Estatuto da PM/RN Jardel Cléber de Araújo ESTATUTO DA PM-RN AULA 01. Jardel Cléber de Araújo.

Aula 01 Cronu s concursos Estatuto da PM/RN Jardel Cléber de Araújo ESTATUTO DA PM-RN AULA 01. Jardel Cléber de Araújo. ESTATUTO DA PM-RN AULA 01 Jardel Cléber de Araújo 0 CONTEÚDOS SUMÁRIO AULA 01 PÁGINA GENERALIDADES 02 DO INGRESSO NA POLÍCIA MILITAR 04 QUESTÕES 05 GABARITO E COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES 07 Prezados futuros

Leia mais

ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE PROFESSOR PAULO SÉRGIO

ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE PROFESSOR PAULO SÉRGIO ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE 1975. PROFESSOR PAULO SÉRGIO Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado de Goiás e dá outras providências. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ. ESTADO-MAIOR 1 a SEÇÃO DECRETO Nº 4.346, DE 26 DE AGOSTO DE 2002.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ. ESTADO-MAIOR 1 a SEÇÃO DECRETO Nº 4.346, DE 26 DE AGOSTO DE 2002. POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ ESTADO-MAIOR 1 a SEÇÃO DECRETO Nº 4.346, DE 26 DE AGOSTO DE 2002. Aprova o Regulamento Disciplinar do Exército (R-4) e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site:

Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: Você encontrará vários outros materiais gratuitos em meu site: www.legislacaomilitar.com.br DIREITO ADMINSITRATRIVO MILITAR (NORMAS PERTINENTES À PMTO) Prof. Sérgio Nunnes: Especialista em Direito Constitucional,

Leia mais

Decretos Estaduais. Decreto nº: 6579/1983 Data do Decreto: 05/03/1983 Texto do Decreto Estadual [ Em Vigor ]

Decretos Estaduais. Decreto nº: 6579/1983 Data do Decreto: 05/03/1983 Texto do Decreto Estadual [ Em Vigor ] Decretos Estaduais Decreto nº: 6579/1983 Data do Decreto: 05/03/1983 Texto do Decreto Estadual [ Em Vigor ] DECRETO Nº 6.579 DE 05 DE MARÇO DE 1983 APROVA O REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLÍCIA MILITAR DO

Leia mais

1. Questões Provas SOLDADOS PM/ES e CBM/ES Tipo

1. Questões Provas SOLDADOS PM/ES e CBM/ES Tipo 1. Questões Provas SOLDADOS PM/ES e CBM/ES Tipo 01...2 1 1. QUESTÕES PROVAS SOLDADOS PM/ES E CBM/ES TIPO 01 51. Referente à Lei Estadual nº 3.196/78, que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Militar do Estado

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR. JAIME DE CASSIO MIRANDA Procurador-Geral de Justiça Militar

MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR. JAIME DE CASSIO MIRANDA Procurador-Geral de Justiça Militar MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR JAIME DE CASSIO MIRANDA Procurador-Geral de Justiça Militar A RELEVÂNCIA DA HIERARQUIA E DA DISCIPLINA NAS FORÇAS ARMADAS ESCOLA SUPERIOR

Leia mais

Separata ao Boletim do Exército

Separata ao Boletim do Exército Separata ao Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO N 35/2002 Regulamento Disciplinar do Exército (R-4) Brasília - DF, 30 de agosto de 2002. SEPARATA

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Preâmbulo Os princípios da prossecução do interesse público, da legalidade, da justiça e da imparcialidade, da igualdade, da proporcionalidade, da colaboração e boa fé, da informação

Leia mais

1. Questões 56 a 60 - Prova SOLDADO PM/SP (Tipo 01)... 2

1. Questões 56 a 60 - Prova SOLDADO PM/SP (Tipo 01)... 2 1. Questões 6 a 60 - Prova SOLDADO PM/SP (Tipo 01)... 2 1 1. QUESTÕES 6 A 60 - PROVA SOLDADO PM/SP (TIPO 01) 6. [VUNESP SOLDADO PM/SP 2018] Assinale a alternativa que está de acordo com a Lei no 10.261/1968

Leia mais

BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL

BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL Teresina (sexta-feira), 22 de fevereiro de 2013 BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL REGULAMENTA

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI N.º 6.544, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2004. DISPÕE SOBRE OS CRITÉRIOS E AS CONDIÇÕES QUE ASSEGURAM AOS SOLDADOS, CABOS E SUBTENENTES DA ATIVA DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS

Leia mais

Moab Valfrido da Silva A imprescindibilidade da autuação em flagrante nas situações de prisão cautelaradministrativa, na Polícia Militar de Alagoas,

Moab Valfrido da Silva A imprescindibilidade da autuação em flagrante nas situações de prisão cautelaradministrativa, na Polícia Militar de Alagoas, Moab Valfrido da Silva A imprescindibilidade da autuação em flagrante nas situações de prisão cautelaradministrativa, na Polícia Militar de Alagoas, em observância à o rdemconstitucional vigente. POLÍCIA

Leia mais

ASSUNTO: Necessidade de encaminhamento dos processos e procedimentos disciplinares ao Conselho de Ética e Disciplina da Unidade (CEDMU).

ASSUNTO: Necessidade de encaminhamento dos processos e procedimentos disciplinares ao Conselho de Ética e Disciplina da Unidade (CEDMU). TÍTULO VII Conselho de Ética e Disciplina Militares da Unidade CAPÍTULO I Finalidade e Nomeação Art. 78 O Conselho de Ética e Disciplina Militares da Unidade U é o órgão colegiado designado pelo Comandante

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR 1ª Seção REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMSC. DECRETO N.º , de16 de setembro de 1980

ESTADO DE SANTA CATARINA POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR 1ª Seção REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMSC. DECRETO N.º , de16 de setembro de 1980 ESTADO DE SANTA CATARINA POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR 1ª Seção REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMSC DECRETO N.º 12.112, de16 de setembro de 1980 Junho de 1997 DECRETO 12.112 - de 16 de setembro de 1980 Aprova

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato

Leia mais

brenofc1 Breno Castro

brenofc1 Breno Castro Prof: Fraga brenofc1 Breno Castro DECRETO Nº 23.045 DE 17 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a obrigatoriedade dos uniformes militares no âmbito da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) e

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Decreto nº 6.029/07 Parte 2. Prof.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Decreto nº 6.029/07 Parte 2. Prof. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Parte 2 Prof. Denis França Art. 8º Compete às instâncias superiores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 27/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 27/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 27/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LEI N DE 19 DE OUTUBRO DE 1.976

LEI N DE 19 DE OUTUBRO DE 1.976 LEI N. 3.800 DE 19 DE OUTUBRO DE 1.976 Dispõe, na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, sobre o CONSELHO DE DISCIPLINA e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO: Faço saber que

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 7 Professora Karina Jaques Art. 11. A cada Circunscrição Judiciária

Leia mais

SIMULADO - CONCURSOS INTERNOS. 10 Questões do RDE 10 Questões de DAD 8 Questões de CPM

SIMULADO - CONCURSOS INTERNOS. 10 Questões do RDE 10 Questões de DAD 8 Questões de CPM SIMULADO - CONCURSOS INTERNOS 10 Questões do RDE 10 Questões de DAD 8 Questões de CPM REGULAMENTO DISCIPLINAR DO EXÉRCITO 1. Assinale a alternativa INCORRETA. a. O Regulamento Disciplinar do Exército (R-4)

Leia mais

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO UFRJ REGIMENTO GERAL PARTE IV TÍTULO V DO REGIME DISCIPLINAR CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 279 - O Regime Disciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro é regido pelas normas especificadas neste

Leia mais

Sumário. Abreviaturas e siglas Capítulo 1 Noções de Direito Administrativo... 23

Sumário. Abreviaturas e siglas Capítulo 1 Noções de Direito Administrativo... 23 Sumário Abreviaturas e siglas... 19 Capítulo 1 Noções de Direito Administrativo... 23 1.1. Diferentes critérios adotados para a conceituação do Direito Administrativo... 23 1.2. Direito Administrativo

Leia mais

RDPM DECRETO Nº 8.336, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1982

RDPM DECRETO Nº 8.336, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1982 1 RDPM DECRETO Nº 8.336, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1982 Aprova o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO

Leia mais

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. PROJETO DE LEI Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Art. 1º Os Quadros de Organização da Brigada Militar e as carreiras dos Oficiais

Leia mais

MANUAL DE SINDICANCIA. Patos PB

MANUAL DE SINDICANCIA. Patos PB GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DO POLICIAMENTO REGIONAL II 3º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR MANUAL DE SINDICANCIA Patos PB 6.3 RESOLUÇÃO -

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 6 Prof. Pablo Cruz DOS DOCUMENTOS Apresentação de documentos Art. 378. Os documentos poderão ser apresentados em qualquer fase do processo, salvo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

Art Os policiais-militares são alistáveis como eleitores na forma que estabelece a Constituição Federal. g) a promoção;

Art Os policiais-militares são alistáveis como eleitores na forma que estabelece a Constituição Federal. g) a promoção; g) a promoção; Legislação para PM-PI A pensão é a remuneração deixada para os h) a transferência para a reserva remunerada, a pedido, ou a reforma; dependentes do Policial Militar, quando ele falecer.

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIA DE SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 003/CRH/PMRO-2016, PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar TEMA: Diversos 1. Uma patrulha motorizada, composta por um segundo tenente e um soldado, ao avistar, logo adiante, um aluno oficial fardado, em trânsito,

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DA PMPI 2017 Aplicada em 09/07/17 CORREÇÃO PROFESSOR EMERSON CASTRO

PROVA DE LEGISLAÇÃO DA PMPI 2017 Aplicada em 09/07/17 CORREÇÃO PROFESSOR EMERSON CASTRO PROVA DE LEGISLAÇÃO DA PMPI 2017 Aplicada em 09/07/17 CORREÇÃO PROFESSOR EMERSON CASTRO Todas as questões foram comentadas ao longo das aulas, exercícios e revisões da Loja do Concurseiro, porém, evidenciaremos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO PORTARIA N 003/DP/2010 Dispõe sobre a carga pessoal de armas de fogo, munições e coletes balísticos pertencentes ao patrimônio da

Leia mais

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA Versão 03/2019 Compliance Grupo Alubar 2 1. INTRODUÇÃO A Política de Utilização do Canal de Ética do Grupo Alubar tem a finalidade de apresentar com simplicidade

Leia mais

IN 01/2009 AUDITORIA INTERNA

IN 01/2009 AUDITORIA INTERNA IN 01/2009 AUDITORIA INTERNA Instrução Normativa do Conselho Nacional do Brasil da SSVP Nº 001/2009, de 24/01/2009. Assunto: Criação de Auditoria Interna Rio de Janeiro/RJ, 24 de janeiro de 2009. Livro

Leia mais

I - 10% (dez por cento) do efetivo previsto de oficiais; e. II - 5% (cinco por cento) do efetivo previsto de praças.

I - 10% (dez por cento) do efetivo previsto de oficiais; e. II - 5% (cinco por cento) do efetivo previsto de praças. DECRETO Nº 32.539, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2010. Regulamenta a Prestação de Tarefa por Tempo Certo, aplicável aos militares da reserva remunerada e, excepcionalmente, aos reformados, da Polícia Militar do

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 248-D, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 248-D, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 248-D, DE 1998 Disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL QUARTEL DO COMANDO - GERAL

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL QUARTEL DO COMANDO - GERAL POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL QUARTEL DO COMANDO - GERAL BOLETIM DO COMANDO - GERAL SUPLEMENTO II Órgão Oficial de publicação dos atos oficiais da Corporação conforme Lei n. 190, de 04

Leia mais

Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83

Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83 Legislação Institucional Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83 Leia SEMPRE a norma COMPLETA antes de estudar pelos Slides. O ESTATUTO pode ser obtido na página da ALESC*

Leia mais

PROFESSOR: GUSTAVO HENRIQUE

PROFESSOR: GUSTAVO HENRIQUE PROFESSOR: GUSTAVO HENRIQUE ESCALONAMENTO HIERÁRQUICO DA PM Coronel Tenente Coronel Major Capitão 1º Tenente 2º Tenente Aspirante Oficial Subtenente 1º Sargento 2º Sargento 3º Sargento Cabo Soldado INSÍGNIAS

Leia mais

Nota oficial 005/16. A Coordenação Técnica Geral da Taça Paraná de Voleibol, no uso de suas atribuições legais através desta Nota Oficial comunica:

Nota oficial 005/16. A Coordenação Técnica Geral da Taça Paraná de Voleibol, no uso de suas atribuições legais através desta Nota Oficial comunica: Nota oficial 005/16 A Coordenação Técnica Geral da Taça Paraná de Voleibol, no uso de suas atribuições legais através desta Nota Oficial comunica: 1 - CORREÇÃO no Art. 72 do Regulamento Geral: onde se

Leia mais

RDPMERJ / R-9 DECRETO Nº 6.579, DE 05 DE MARÇO DE 1983.

RDPMERJ / R-9 DECRETO Nº 6.579, DE 05 DE MARÇO DE 1983. REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RDPMERJ / R-9 DECRETO Nº 6.579, DE 05 DE MARÇO DE 1983. APROVA o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO IV - DOS PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 13. Ao processo, ao julgamento

Leia mais

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88

O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO ESPECIAL - - Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação - Professor: Marcos Girão - O ACESSO À INFORMAÇÃO E A CF/88 1 CF/88 ACESSO À INFORMAÇÃO Constituição Federal de 1988 Art. 5º (...)

Leia mais

PROJETO DE LEI N DE 2015 (DO SR. ALBERTO FRAGA) TITULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Generalidades

PROJETO DE LEI N DE 2015 (DO SR. ALBERTO FRAGA) TITULO I. Disposições gerais CAPÍTULO I. Generalidades Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N DE 2015 (DO SR. ALBERTO FRAGA) Dispõe sobre a aplicação do Código de Ética da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. TITULO I Disposições

Leia mais

Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar, Fátima. Telefone: NOTIFICANTE: 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA

Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar, Fátima. Telefone: NOTIFICANTE: 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE TERESINA PIAUÍ EXECUÇÃO PENAL, CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL E SEGURANÇA PÚBLICA Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar,

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 6 REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM 6.5. COMO EFETIVAR UMA REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE

Leia mais

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor 1 Art. 35 - o Reitor é o agente executivo da Universidade. Art. 36 - O Reitor, Professor Titular da USP,

Leia mais

Art. 1º. Os membros da Polícia Militar do Estado do Tocantins são remunerados exclusivamente por subsídios fixados em parcela única.

Art. 1º. Os membros da Polícia Militar do Estado do Tocantins são remunerados exclusivamente por subsídios fixados em parcela única. LEI Nº 1.162, DE 27 DE JUNHO 2000. Publicado no Diário Oficial nº 942 *Revogada pela Lei nº 2.578, de 20/04/2012 Dispõe sobre os subsídios dos Policiais Militares do Estado do Tocantins, e dá outras providências.

Leia mais

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI Nº 4.630, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1976

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI Nº 4.630, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1976 LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI Nº 4.630, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1976 Art. 1º - O presente Estatuto regula a situação, obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos policiais militares do Estado do Rio Grande

Leia mais

PROVA VERDE COMENTADA (PROF. RENÊ PEREIRA)

PROVA VERDE COMENTADA (PROF. RENÊ PEREIRA) PROVA VERDE COMENTADA (PROF. RENÊ PEREIRA) QUESTÃO 81 Julgue o trecho a seguir: O oficial só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, por decisão de tribunal

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

DECRETA: CAPÍTULO I Da Concessão de Recompensas. Seção I Definições e Especificações

DECRETA: CAPÍTULO I Da Concessão de Recompensas. Seção I Definições e Especificações Regulamenta a concessão de recompensas, o Conselho de Ética e Disciplina Militares da Unidade - CEDEMU, de que trata a Lei nº 14.310, de 19 de junho de 2002, que dispõe sobre o Código de Ética e Disciplina

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL v1 REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL

Leia mais

DECRETO Nº 8.336, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1982

DECRETO Nº 8.336, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1982 DECRETO Nº 8.336, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1982 Aprova o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado e dá outras providências. Art. 1º - O Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do

Leia mais

1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2

1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2 1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2 Questões Estatuto e Código Disciplinar dos Militares do Estado do Espirito Santo 2018 1 1. TÉCNICO LEGISLATIVO CLDF (AGENTE DE POLÍCIA LEGISLATIVA)

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO - Sr. Fernando Grella

AO ILUSTRÍSSIMO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO - Sr. Fernando Grella AO ILUSTRÍSSIMO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO - Sr. Fernando Grella Ref.: Pedido Acesso à Informação nº 605521412697 CONECTAS DIREITOS HUMANOS, já qualificada no pedido de acesso

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016 - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) - Professor: Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS 1 LEI FEDERAL Nº 7.479/86 Aprova o Estatuto dos Bombeiros-Militares

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Lei 9807/99 Lei de Proteção a vítimas e a testemunhas Profa. Letícia Delgado Lei de proteção a vítimas e testemunhas 1)Previsão legal: Lei 9807/1999 Estabelece normas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DISCPLINA DOS MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS (CEDM) LEI ESTADUAL /2002

CÓDIGO DE ÉTICA E DISCPLINA DOS MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS (CEDM) LEI ESTADUAL /2002 CÓDIGO DE ÉTICA E DISCPLINA DOS MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS (CEDM) LEI ESTADUAL 14.310/2002 PROFESSOR: RONALD HENRIQUES @PROF_RONALDHENRIQUES (INSTAGRAM) QUAIS AS FINALIDADES DO CEDM? 1. Definir,

Leia mais

Capítulo I Princípios e Valores Fundamentais

Capítulo I Princípios e Valores Fundamentais Código de Ética da Embrapa Capítulo I Princípios e Valores Fundamentais Art. 1º. A Embrapa, como empresa pública federal, obedecerá aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

esse instrumento tem que ser formal, já que a via administrativa, por onde terá tramitação, se sujeita ao princípio da publicidade e do formalismo, em

esse instrumento tem que ser formal, já que a via administrativa, por onde terá tramitação, se sujeita ao princípio da publicidade e do formalismo, em DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 6: CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TÓPICO 03: PROCESSO ADMINISTRATIVO FUNDAMENTOS E RECURSOS PROCESSO ADMINISTRATIVO A Lei nº 9.784 de 29/01/1999 disciplinou o processo administrativo

Leia mais

Código de Ética e Condita do PO CH. Agosto Programa Operacional Capital Humano

Código de Ética e Condita do PO CH. Agosto Programa Operacional Capital Humano Código de Ética e Condita do PO CH Agosto 2015 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO PROGRAMA OPERACIONAL CAPITAL HUMANO 1. DEFINIÇÃO O Código de Ética do PO CH é o instrumento no qual se inscrevem os valores e

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DESPACHO INSTAURATIVO Foram veiculadas na mídia escrita e digital matérias jornalísticas sobre troca de mensagens envolvendo autoridades submetidas à atribuição do Conselho Nacional do Ministério Público

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL SUPLEMENTO NORMATIVO 1ª P A R T E 2ª P A R T E

ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL SUPLEMENTO NORMATIVO 1ª P A R T E 2ª P A R T E ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL SEGUNDA-FEIRA - RECIFE, - SUNOR Nº G 1.0.00.023 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Parágrafo único Incumbe aos superiores incentivar e manter a harmonia, a solidariedade e a amizade entre seus subordinados.

Parágrafo único Incumbe aos superiores incentivar e manter a harmonia, a solidariedade e a amizade entre seus subordinados. DECRETO Nº 254-R, DE 11 DE AGOSTO DE 2000 Aprova o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Espírito Santo O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, usando da atribuição que lhe confere o art. 91,

Leia mais

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Rodrigo Belmonte rodrigoabelmonte@terra.com.br Segurança Pública Art. 144 a CF/88 Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Finalidade: preservação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica:

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1392 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº 007/2018, de 08 de março de 2018- Regulamenta a aplicação da lei n. 386/2006, que dispõe sobre a criação, a implantação

Leia mais

Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável

Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável REGIMENTO INTERNO DO INSTITUTO CICLOBR DE FOMENTO À MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO INSTITUTO Art. 1. Para o cumprimento do conjunto de diretrizes e princípios previstos nos Estatutos

Leia mais

PROVA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PM ES

PROVA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PM ES PROVA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PM ES QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS LEGISLAÇÃO MILITAR Edital nº 01/2018: SOLDADO COMBATENTE (QPMP-C) - Edital nº 02/2018: SOLDADO MÚSICO (QPMP-M)

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011, 98/2013, 113/2014 e 121/2015) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011, 98/2013, 113/2014 e 121/2015) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011, 98/2013, 113/2014 e 121/2015) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. Regulamenta o art. 9º da Lei Complementar nº 75, de

Leia mais

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 05 /2015. Regulamenta o teletrabalho (home office) no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 05 /2015. Regulamenta o teletrabalho (home office) no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. PROVIMENTO CONJUNTO Nº 05 /2015 Regulamenta o teletrabalho (home office) no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, Desembargador JOSÉ RENATO NALINI,

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR GUARDA MIRIM DE PONTES E LACERDA - MT O Instituto Mirim de Pontes e Lacerda é uma corporação de menores na faixa etária de 10

REGULAMENTO DISCIPLINAR GUARDA MIRIM DE PONTES E LACERDA - MT O Instituto Mirim de Pontes e Lacerda é uma corporação de menores na faixa etária de 10 REGULAMENTO DISCIPLINAR GUARDA MIRIM DE PONTES E LACERDA - MT O Instituto Mirim de Pontes e Lacerda é uma corporação de menores na faixa etária de 10 a 15 anos, que se destina a servir o Público de diversas

Leia mais