Indústria Marítima.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Indústria Marítima."

Transcrição

1 2017 C u r s o s Indústria Marítima

2 Combate a Incêndio Avançado (IMO Modelo 2.03) 3 dias Objectivos: A ROTC oferece um Curso Avançado de Combate a Incêndios, de acordo com STCW '78, emendas Manilla, Curso Modelo IMO Conteúdos: Distribuição de tarefas e responsabilidades; Comunicação; Liderança (equipe de fogo e liderança global); Obtenção de informações / avaliação das situações / decisões; Cooperação com a organização de combate a incêndios em terra; Combate a incêndios e relação com substâncias perigosas; Técnicas de gestão da ventilação; Extintores de incêndio e sua tecnologia; Análise de incidentes com incêndio a bordo de navios; Exercícios práticos com atenção específica à direcção e gestão da equipa de bombeiros e correta implementação dos procedimentos; Estabilidade; Gestão de manutenção e equipamento de detecção de incêndios. Possuir um certificado médico aprovado, comprovando as aptidões físicas do participante A duração do curso é de 3 dias.

3 Encarregado Geral - Mestre 2 dias Este curso foi projetado para operadores de cais, com funções que incluem a carga e descarga de navios-cisterna (petroleiros) e que tenham concluído o curso de Operadores de Navios-cisterna (Petroleiro). Após a conclusão deste curso os participantes poderão efetuar os cursos de Encarregado Geral para Químicos e Encarregado Geral para Gás. Conteúdos: Documentação; Frete; Legislação relativa à resolução dos danos; ISGOTT / SIGTTO Petroleiro; Lavagem / cobertura do gás inerte e N2; Assuntos sugeridos pelos participantes; Extra: Um caso com os seguintes temas: chegada, atracar e desatracar, nitrogênio, gás inerte. Conhecimentos básicos de Inglês; Conhecimentos de informática; Certificado de Operador de Navios-Cisterna (Petroleiros). A duração do curso é de 2 dias.

4 Encarregado Geral para Gás 1 dia Este curso foi projetado para Operadores de Cais, com funções que incluem a carga e descarga de navios-cisterna (petroleiros) e que tenham concluído os cursos de Operador de Navios-Cisterna (Petroleiros) e de Encarregado Geral. Conteúdos Princípios básicos das propriedades físicas do gás; O sistema de refrigeração para manter gás liquefeito; Os vários tipos de navio utilizados para armazenar e transportar o gás; O Código IGC (Código Internacional para a Construção e Equipamento de Navios Transporte de gases liquefeitos a granel); Ações operacionais necessárias para o transporte e armazenamento de gás; Vários métodos de lavagem. Conhecimentos básicos de Inglês; Certificado de Operador de Navios-Cisterna (Petroleiros); Certificado de Encarregado Geral. A duração do curso é de 1 dia.

5 Encarregado Geral para Produtos Químicos 1 dia Este curso foi projetado para Operadores de Cais, com funções que incluem a carga e descarga de navios-cisterna (petroleiros) e que tenham concluído os cursos de Operador de Navios-Cisterna (Petroleiros) e de Encarregado Geral. Conteúdos Lavagem e limpeza de tanques; Conhecimento do produto; Revestimentos de tanques; Lista de compatibilidade USCG; Testes de Limpeza (lavagem de parede); Documentação; Temas atuais; Assuntos sugeridos pelos participantes; Extra: Um caso relativo a elaboração de um plano de carga, onde os participantes utilizam a lista de compatibilidade USGC (U.S. Geological Survey) e / ou o Código IBC (International Bulk Chemi cal). Conhecimentos básicos de Inglês; Conhecimentos de informática; Certificado de Operador de Navios-Cisterna (Petroleiros); Certificado de Encarregado Geral. A duração do curso é de 1 dia.

6 Gestão de Crises e de Multidões (IMO Modelos 1.28 & 1.29) 2 dias A ROTC oferece um Curso de Gestão de Multidões e Crise que está de acordo com os Cursos IMO Modelos 1.28 e Conteúdos O conteúdo do curso inclui uma combinação dos seguintes cursos: Gestão da multidão; Formação de familiarização de segurança; Formação de Segurança para Pessoal que presta serviço a passageiros em espaços de passage iros e Segurança de Passageiros; Gestão de Crises e Comportamento Humano. Conhecimentos de inglês Conhecimentos de informática A duração do curso é de 2 dias.

7 Inglês Maritimo (IMLP) 10 dias O Programa de Inglês Marítimo está de acordo com o Curso IMO Modelo O programa é adequado para a aquisição dos requisitos de comunicação previstos nas secções pertinentes da Convenção Internacional sobre Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quartos para os Marítimos da IMO (STCW 1978, conforme alterada), Conteúdos: O Programa Internacional de Linguagem Marítima (IMLP) é um programa bem estruturado na lingua inglesa que abrange textos, tarefas e projetos diversificados, abrangendo todos os aspectos do mundo marítimo: Comunicação Marítima, Conhecimento Geral de Navios, Engenharia, Navegação, Segurança, Documentos, Correspondência e Gramática. Conhecimentos básicos de inglês são necessários Conhecimentos de informática A duração do curso é de 10 dias.

8 International Maritime Dangerous Goods Code (IMO Model Course 1.10) 5 dias Objectivos: O curso aborda o uso e aplicação do código marítimo internacional de mercadorias perigosas (IMDG), incluindo os requisitos para o transporte de mercadorias perigosas em embalagens, em cisternas móveis e contentores a granel. Conteúdos: Organização internacional e regulamentos internacionais e nacionais; Características do perigo; Estrutura das regras; Classificação das substâncias perigosas; Identificação de substâncias perigosas; Provisões especiais; Isenções; Utilização de embalagens, cisternas e contentores para granel; Construção e ensaio de embalagens e contentores para granel; Marcação e rotulagem de contentores e unidades de transporte; Documentação; Informação exigida no documento de transporte; Estiva; Separação (proibições de carregamento misto); Formalidades responsáveis das partes envolvidas no transporte; Salvaguarda; Procedimentos de emergência e medidas de primeiros socorros. Conhecimentos de inglês Conhecimentos de informática A duração do curso é de 5 dias.

9 Oficial de Segurança da Companhia (IMO Modelo 3.20) 2 dias A ROTC oferece formação para Oficial de Segurança da Companhia de acordo com o Curso Modelo: IMO O curso consiste em parte teórica e parte prática, onde o Plano de Segurança do Navio é intensivamente abordado. O curso atende aos requisitos da IMO (Organização Marítima Internacional), do American NVIC e das diretrizes da UE. Conteúdos Regulamentos ISPS; Organização de segurança e política da empresa; Formação de Formador SSO s; Acesso e escape do navio; Comunicações navio-costa / instalação portuária / D.S.S.; Segurança; Inquéritos de segurança; Avaliação de riscos; Planeamento de contingência; Formação e exercícios a bordo. Conhecimentos de inglês Conhecimentos de informática A duração do curso é de 2 dias.

10 Oficial de Segurança do Navio (IMO Modelo 3.19) 2 dias A ROTC oferece formação para Oficial de Segurança do Navio de acordo com o Curso Modelo: IMO O conteúdo do curso inclui os requisitos do Código STCW, da secção A-VI / 5 e dos regulamentos do código ISPS. Conteúdos Implementação de um plano de segurança do navio; Sensibilização e vigilância em matéria de segurança; Organização de segurança e política da empresa; Acessos e escapes do navio; Comunicações Ship-shore / facilidade portuária / D.O.S.; Segurança; Inquéritos de segurança; Avaliação de riscos; Planeamentos de contingência; Formação e exercício a bordo. Conhecimentos de inglês Conhecimentos de informática A duração do curso é de 2 dias.

11 Operador de Navios-Cisterna (Petroleiros) 2 dias Este é um curso introdutório para Operadores de Cais, cujas funções de trabalho incluam a carga e descarga de navios-cisterna (Petroleiros). Depois da conclusão deste curso, os participantes estarão habilitados para se inscreverem no curso de Encarregado Geral. Conteúdos: O tema principal deste curso é a interface dos Navios-Costa (Ship-Shore). O curso inclui os seguintes tópicos: Vários tipos de navios-cisterna (petroleiros) e suas propriedades; ADNR & SAV; MARPOL; Código IBC; ISGOTT; Lista de verificação de segurança de Navios-Costa (check-list); Eletricidade estática; Outros temas relacionados. Conhecimentos básicos de Inglês. A duração do curso é de 2 dias.

12 Primeiros Socorros (Elementar) 3 dias O foco central é o exercício prático de todas as habilidades de primeiros socorros, incluindo ações de salvamento. O curso é direcionado para formar os participantes no máximo de riscos possíveis de encontrar no ambiente (trabalho) imediato. A formação tem uma componente prática forte e baseada em exemplos reais. Tópicos Os tópicos a abordar durante o curso são: Interrupção da circulação sanguínea; Perda de consciência; Paragem respiratória; CPR Hemorragia externa grave; Choque; Feridas externas; Queimaduras; Contusões e entorses; Luxação e fraturas; Lesões oculares; Intoxicação; Acidentes elétricos; Lesões causadas pelo calor; Lesões causadas pelo frio; Transporte em distâncias curtas; Improviso. Conhecimentos básicos de Inglês A duração do curso é de 3 dias. Contacte a ROTC para obter o calendário de cursos. Preço Contacte a ROTC para mais detalhes.

13 Responsável de Convés (Vigia) 4 dias A ROTC oferece o Curso de Vigia de Convés de acordo com o STCW '78, conforme alterado com as emendas de Manilla. Conteúdos Introdução e Legislação Marítima; Organização Naval; Disposição da Ponte de Conhecimento e Navegação Geral do Navio; Uso de direção e bússola; Manter uma vigia adequada; Monitorização e controlo seguro da vigia; Equipamentos e Procedimentos de Emergência; Meteorologia; Conhecimento básico em situações de embarque; Conhecimentos de inglês A duração do curso é de 4 dias.

14 Responsável de Máquinas (Vigia) 4 dias A ROTC oferece o Curso de Responsável de Máquinas de acordo com o STCW '78, conforme alterado com as emendas de Manilla. Conteúdos Introdução e Legislação Marítima; Organização Naval; Rotinas de assistência; Comunicação; Manter vigilância da caldeira; Equipamentos e Procedimentos de Emergência; Conhecimento básico em operações Conhecimentos de inglês A duração do curso é de 4 dias.

15 Saúde e Segurança Ambiental 2 dias Após a conclusão do curso, o participante tem um vasto conhecimento dos diferentes temas e questões ligados à Higiene, Saúde e Segurança Ambiental no trabalho, num ambiente industrial. O conhecimento e a aprendizagem serão efetuados através da observação crítica de casos reais, resolvendo as diversas situações através da implementação de melhorias ao nível da higiene, saúde e segurança. Tópicos Os tópicos a abordar durante o curso são: Riscos no local de trabalho; O que se pode ou não fazer no local de trabalho; Uso de Equipamentos de Proteção Individual; Segurança nos trabalhos em altura; Sinais / Sinalética; O ambiente de trabalho; Princípios de segurança no trabalho; EPI (Equipamento de Proteção Individual); Ergonomia Conhecimentos básicos de Inglês. A duração do curso é de 2 dias. Contacte a ROTC para obter o calendário de cursos. Preço Contacte a ROTC para mais detalhes.

16 Segurança Básica Marítima (IMO Modelos 1.13, 1.19, 1.20 & 1.21) 8 dias Objectivos: A formação de segurança básica visa assegurar que os marítimos estejam cientes dos perigos de trabalhar a bordo de um navio e possam responder apropriadamente à emergência. O Curso de Formação Básica (STCW'78, emendas de Manilla) é o requisito mínimo legal para quem trabalha e/ou procura trabalho a bordo de embarcações com mais de 24 metros, de acordo com o Código da Convenção STCW A-VI / 1. Segundo a STCW, este curso tem de ser renovado de 5 em 5 anos. Conteúdos: O curso de Formação Básica é composto por 4 módulos obrigatórios Técnicas de Sobrevivência Pessoal (STCW A-VI / 1-1) Combate a incêndios e prevenção de incêndios (STCW A-VI / 1-2) Primários Primários (STCW A-VI / 1-3) Segurança Pessoal e Responsabilidade Social (STCW A-VI / 1-4) Esta formação obriga a uma forte componente prática: Exercício com embarcações pessoais e de sobrevivência; Equipamentos de segurança de manutenção; Técnicas de incêndio com equipamento de incêndio/ar, utilizando os extintores necessários; Exercícios relativos a procedimentos de emergência; Primeiros socorros e CPR. Possuir um certificado médico aprovado, comprovando as aptidões físicas do participante A duração do curso é de 8 dias.

17 Sensilibização Cultural Objectivos: Sensibilização cultural e compreensão do impacto das diferenças culturais Bases e ferramentas necessárias para se tornarem culturalmente competentes Compreensão dos desafios culturais enfrentados pelos locais de trabalho multiculturais Oportunidades de aumentar a sensibilidade e a competência cultural Ferramentas práticas para reduzir o mal-entendido transcultural e encorajar relações positivas de trabalho intercultural Conteúdos: O que é consciência cultural? Valores e atitudes culturais (tempo, espaço, dinâmica de grupo, autoridade, tarefas, relações) Estilos de comunicação Habilidades de gestão intercultural Trabalhando juntos entre culturas Desenvolver a consciência cultural Problemas de idioma Dicas e estratégias para países específicos Contacte a ROTC para mais detalhes.

Industria Offshore.

Industria Offshore. 2017 C u r s o s Industria Offshore Curso BOSIET (Basic Offshore Safety Induction & Emergency Training) De acordo com o OPITO BOSIET 5700 3 dias Tópicos Este curso consiste em quatro módulos: Módulo 1:

Leia mais

ANEXOS. Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXOS. Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 18.2.2016 COM(2016) 82 final ANNEXES 1 to 3 ANEXOS da Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais na navegação interior

Leia mais

Curso de Qualificação para Marítimos com Funções Específicas de Protecção (Proficiency for Designated Security Duties PDSD)

Curso de Qualificação para Marítimos com Funções Específicas de Protecção (Proficiency for Designated Security Duties PDSD) Curso de Qualificação para Marítimos com Funções Específicas de Protecção (Proficiency for Designated Security Duties PDSD) 1. Enquadramento O presente curso enquadra-se no definido pela Directiva nº 94/58/CE,

Leia mais

MAR Diário da República, 1.ª série N.º de setembro de Artigo 3.º. Portaria n.º 253/2016

MAR Diário da República, 1.ª série N.º de setembro de Artigo 3.º. Portaria n.º 253/2016 3308 Diário da República, 1.ª série N.º 184 23 de setembro de 2016 MAR Portaria n.º 253/2016 de 23 de setembro O Decreto -Lei n.º 34/2015, de 4 de março, transpôs para a ordem jurídica interna a Diretiva

Leia mais

Segurança Industrial

Segurança Industrial 2017 C u r s o s Segurança Industrial Aparelho Auxiliar de respiração 2,5 dias ROTC oferece formação em Aparelhos Respiratórios. Esta formação destina-se a pessoas que trabalham tanto offshore como onshore

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 041/2013 DEP /12/2013 DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS - DPC A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 041/2013 DEP /12/2013 DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS - DPC A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 041/2013 DEP-00-00 34 04/12/2013 DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS - DPC A S S U N T O Assunto : Aprova Procedimentos Para a Certificação de Aquaviários Decorrentes

Leia mais

Anexo II Postos de Atendimento (Inscrições, Locais das Provas e Apresentação de recursos) 1. Barra Bonita / SP Capitania Fluvial da Hidrovia

Anexo II Postos de Atendimento (Inscrições, Locais das Provas e Apresentação de recursos) 1. Barra Bonita / SP Capitania Fluvial da Hidrovia Anexo II Postos de Atendimento (Inscrições, Locais das Provas e Apresentação de recursos) 1. Barra Bonita / SP Capitania Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná Av. Pedro Ometto, 804 - Centro 2. Belém / PA Capitania

Leia mais

Indústria Mineira.

Indústria Mineira. 2017 C u r s o s Indústria Mineira EPI e EPC (Equipamento de protecção individual e colectiva) Tanto os EPI s quanto os EPC s são essenciais para garantir a integridade e saúde dos trabalhadores, porém

Leia mais

Curso de qualificação em sensibilização para a protecção (proficiency in security awareness course) Secção VI/6-4, Quadro VI/6-1, STCW/10

Curso de qualificação em sensibilização para a protecção (proficiency in security awareness course) Secção VI/6-4, Quadro VI/6-1, STCW/10 Curso de qualificação em sensibilização para a protecção (proficiency in security awareness course) Secção VI/6-4, Quadro VI/6-1, STCW/10 1. Enquadramento O presente curso enquadra-se no definido pela

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 011/2014 DPC /03/2014 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 011/2014 DPC /03/2014 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 011/2014 DPC-02-02 132 18/03/2014 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O Assunto : Altera a Abrangência do Acordo de Delegação de Competência

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PARA MARINHEIRO

CURSO DE FORMAÇÃO PARA MARINHEIRO CURSO DE FORMAÇÃO PARA MARINHEIRO 1. ENQUADRAMENTO LEGAL O curso de Formação para Marinheiro, é criado ao abrigo da alínea a) do nº1 do artº 7º do Anexo IV do Decreto-Lei nº 280/2001, de 23 de Outubro

Leia mais

ANNEX ANEXO. da Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANNEX ANEXO. da Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 24.5.2018 COM(2018) 315 final ANNEX ANEXO da Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Diretiva 2008/106/CE relativa ao nível mínimo de formação

Leia mais

CURSO DE SEGURANÇA BÁSICA

CURSO DE SEGURANÇA BÁSICA Página 1 de 6 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO 3 2. OBJETIVOS 3 3. POPULAÇÃO ALVO 3 4. PRÉ-REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO 4 5. DURAÇÃO 4 6. CALENDÁRIO 4 7. FORMADORES E MONITORES 4 8. FUNCIONAMENTO 4 9. CURRÍCULO

Leia mais

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES SELEÇÃO DO TIPO DE NAVIO PARA CARGAS LÍQUIDAS A GRANEL

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES SELEÇÃO DO TIPO DE NAVIO PARA CARGAS LÍQUIDAS A GRANEL RGIM16PT CAPITULOS - A a C PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TITULO 31 SELEÇÃO DO TIPO DE NAVIO PARA CARGAS LÍQUIDAS A GRANEL SEÇÃO 1 ARQUITETURA

Leia mais

TRANSPORTE MARÍTIMO DE MERCADORIAS PERIGOSAS HOJE SAFETY E SECURITY

TRANSPORTE MARÍTIMO DE MERCADORIAS PERIGOSAS HOJE SAFETY E SECURITY TRANSPORTE MARÍTIMO DE MERCADORIAS PERIGOSAS HOJE SAFETY E SECURITY manuelabatista@enautica.pt 1 Navegação Marítima Hoje Complexa Multiplicidade de Regulamentos Aumento do Comércio Marítimo AUMENTAR MOVIMENTAÇÃO

Leia mais

Diretoria de Portos e Costas

Diretoria de Portos e Costas MARINHA DO BRASIL Diretoria de Portos e Costas Convenções Internacionais O Brasil frente ao Cenário Mundial Ordem dos Advogados do Brasil - RJ 02SET2016 1 SUMÁRIO SUMÁRIO - Introdução - Atribuições da

Leia mais

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6155 - NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução à NR 33 1.1. Espaço Confinado... 22 1.1.1. Principais Características... 22 1.1.2. Outras Definições... 22 1.1.3.

Leia mais

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA - TIPO MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGURANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança e Saúde no Trabalho EPI Equipamentos de Protecção Individual e Colectiva Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida Condução Segura de Empilhadores Segurança

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGRANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

Portaria nº 40/2010 de 25 de Outubro

Portaria nº 40/2010 de 25 de Outubro Portaria nº 40/2010 de 25 de Outubro A presente Portaria, em parceria com a regulamentação dos cursos, exames e tirocínios do pessoal do mar, dá execução ao diploma sobre o Regulamento de Inscrição Marítima

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO

CURSO DE QUALIFICAÇÃO CURSO DE QUALIFICAÇÃO Sensibilização para a proteção (Security awareness) Proficiency in security awareness 1/17 1. ENQUADRAMENTO O Curso de Qualificação em sensibilização para a proteção enquadra-se no

Leia mais

Acções de Formação AGEPOR 2018

Acções de Formação AGEPOR 2018 Acções de Formação AGEPOR 2018 6ª Edição Duração: 20 horas Início: Lisboa 7 Maio (2ªs Feiras) Porto 8 Maio (3ªs Feiras) Formação realizada em colaboração com a Tutorial A AGEPOR encontra-se certificada

Leia mais

Transportes & Logistica

Transportes & Logistica 2017 C u r s o s Transportes & Logistica Oficial Interno de QHSE Objectivos: Ajudar a desenvolver as habilidades de monitorização eficiente Sistema de Gestão QHSE, bem como melhorias contínuas e coordenação

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO

CURSO DE QUALIFICAÇÃO CURSO DE QUALIFICAÇÃO Exercício de funções específicas de proteção (Security training for seafarers with designated security duties) Security training for seafarers with designated security duties 1/21

Leia mais

de 22 de Outubro de 2008

de 22 de Outubro de 2008 14.11.2008 PT Jornal Oficial da União Europeia L 304/63 REGULAMENTO (CE) N. o 1100/2008 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de Outubro de 2008 relativo à supressão de controlos nas fronteiras dos

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015 Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Saúde e segurança do trabalho. Componente Curricular: Suporte

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST www.sstonline.com.br ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO

CURSO DE QUALIFICAÇÃO CURSO DE QUALIFICAÇÃO Controlo de multidões e segurança para pessoal que presta assistência direta aos passageiros nos locais reservados aos passageiros ENQUADRAMENTO O Curso de Qualificação em Controlo

Leia mais

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS Estrutura da prova específica da especialidade Disciplina Capítulo Nº de questões no BCQ Nº de questões a sair no Teste Organização e Sistemas de

Leia mais

Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá. MARPOL Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios

Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá. MARPOL Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá MARPOL Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios Aline Oliveira de Lima Email linegja@hotmail.com Ana

Leia mais

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA 2018 INTRODUÇÃO No atual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança

Leia mais

EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES

EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES disponibilizamos formação em contexto teórico-prático em diversas áreas da segurança e Proteção Civil em Portugal e no Mundo, e agora também

Leia mais

TMMPR PT: AO: MZ:

TMMPR   PT: AO: MZ: Índice Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos... 3 Destinatários... 3 Duração Total... 3 Pré-Requisitos... 3 Perfil de saída... 4 Estrutura modular e respetiva carga horária... 4 Metodologia... 5 Condições

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MÓDULO 1 SST1 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Conceitos gerais MÓDULO 2 SST2 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2 Riscos dos Locais de Trabalho MÓDULO 3 PCI PREVENÇÃO, COMBATE A INCENDIOS

Leia mais

Portos & Terminais.

Portos & Terminais. 2017 C u r s o s Portos & Terminais Gestão e Operações de Terminal de Contentores 5 dias Este curso foi desenvolvido para supervisores e gerentes operacionais de (suporte) departamentos de terminais de

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO CURSO DE OPERAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS SIGLA: COCP

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO CURSO DE OPERAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS SIGLA: COCP MARINHA DO BRASIL ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO SIGLA: COCP 2010 SIGLA: COCP DURAÇÃO: Mínima = 5 dias (CHD = 07 h) Máxima = 10 dias (CHD = 03 h) SINOPSE GERAL DO CURSO CARGA HORÁRIA TOTAL = 30 HORAS 1 -

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01 Entende-se como Cargas Perigosas quaisquer cargas que, por serem explosivas, gases comprimidos ou liqüefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas,

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE Destinados a Técnicos de Segurança Externos I a quem gere a Segurança na Empresa I ao Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços DE SST GESTÃO DA

Leia mais

ANGOLA APRESENTADO POR: O REGIME JURÍDICO DA DOUTOR ECONOMIA MARÍTIMA DE ANGOLA

ANGOLA APRESENTADO POR: O REGIME JURÍDICO DA DOUTOR ECONOMIA MARÍTIMA DE ANGOLA APRESENTADO POR: DOUTOR Conceito e âmbito do direito marítimo: Considera-se o direito marítimo como o conjunto de normas jurídicas que regula, toda e qualquer actividade, originada da utilização dos bens

Leia mais

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino 2018 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa Rua de São Gonçalo, 230 9500-344 Ponta Delgada Telef. 296301314 / 912243343 Primeiros Socorros Prevenção e Combate

Leia mais

OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades

OZEAN ESCOLA NÁUTICA  CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12 REGULAMENTO DE SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO EM ÁGUAS SOB JURISDIÇÃO NACIONAL (RLESTA) Em 11 de Dezembro de 1997 foi promulgada a Lei n 9.537, que dispõe sobre a SEGURANÇA

Leia mais

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada 2019 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa - Primeiros Socorros Prevenção e Combate a Incêndios Segurança Áreas Temáticas de Formação 2019 A propõe-se a

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 30.5.2018 PT L 133/1 II (Atos não legislativos) REULAMENTOS REULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2018/773 DA COMISSÃO de 15 de maio de 2018 que indica as prescrições de conceção, construção e desempenho e as normas

Leia mais

1 Jornal Oficial das Comunidades Europeias, Nº L 145 de 19 de Junho de 1996, página 10.

1 Jornal Oficial das Comunidades Europeias, Nº L 145 de 19 de Junho de 1996, página 10. 1.8.3 Conselheiro de segurança 1.8.3.1 As empresas cuja actividade inclua operações de transporte de mercadorias perigosas por estrada, ou operações de embalagem, de carga, de enchimento ou de descarga

Leia mais

PARTE III MATERIAIS E ENQUADRAMENTO TÍTULO 61 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS PARA O CASCO CAPÍTULOS ABORDAGEM REVESTIMENTOS REGRAS

PARTE III MATERIAIS E ENQUADRAMENTO TÍTULO 61 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS PARA O CASCO CAPÍTULOS ABORDAGEM REVESTIMENTOS REGRAS PARTE III MATERIAIS E ENQUADRAMENTO TÍTULO 61 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS PARA O CASCO SEÇÃO 4 ACOMODAÇÕES CAPÍTULOS A B ABORDAGEM REVESTIMENTOS REGRAS 2016 4-1 4-2 REGRAS 2016 CONTEÚDO CAPÍTULO A... 4 ABORDAGEM...

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXX SHT em estaleiros de construção de pequena dimensão um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

Anexo II da NDE nº 01/2018

Anexo II da NDE nº 01/2018 Anexo II da NDE nº 01/2018 Tabelas Versão 1.0 30/05/2018 CÓD. Anexo II da NDE nº 01/2018 - Tabelas - Versão 1.0 Tabela 29 - Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados TREINAMENTO/CAPACITAÇÃO/EXERCÍCIO

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Introdução No actual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança e saúde

Leia mais

ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO DISPOSIÇÕES GERAIS Notas Introdutórias Escopo e aplicação...

ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO DISPOSIÇÕES GERAIS Notas Introdutórias Escopo e aplicação... ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO 1.1 - DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Notas Introdutórias... 4 1.1.1 Escopo e aplicação... 4 1.1.2 Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) Infrações e Penalidades

Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) Infrações e Penalidades 1 Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) Infrações e Penalidades SUMÁRIO Seção I - Disposições Gerais... 3 Seção II - Das Infrações Imputáveis aos Autores Materiais e das Penalidades...

Leia mais

ANEXOS. Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXOS. Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 16.1.2018 COM(2018) 33 final ANNEXES 1 to 5 ANEXOS da Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa aos meios portuários de receção de resíduos provenientes

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01 PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01 Entende-se como Cargas Perigosas quaisquer cargas que, por serem explosivas, gases comprimidos ou liqüefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas,

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO /

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO / DE FORMAÇÃO LEGISLAÇÃO Formação Contínua do Trabalhador Cumprimento da Lei 7/2009, artigo 131 A formação contínua dos trabalhadores melhora a produtividade da sua empresa, pois adaptam os recursos humanos

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.03 1. Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas O armador responsável pela embarcação que transporta a carga perigosa deverá

Leia mais

TERMO DE ACEITAÇÃO DE CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO FHM-RG-053

TERMO DE ACEITAÇÃO DE CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO FHM-RG-053 1. Considerações Gerais: 1.1. O aceite deste termo por parte do pré-inscrito é considerado como aceite e ciência de todo o conteúdo das Regras de Inscrição para os Cursos da Fundação Homem do Mar - FHM,

Leia mais

(1) O primeiro travessão do artigo 52.o, n.o 4, do Acordo atribui ao Comité Misto a competência para adoptar as decisões de revisão do anexo 1.

(1) O primeiro travessão do artigo 52.o, n.o 4, do Acordo atribui ao Comité Misto a competência para adoptar as decisões de revisão do anexo 1. Decisão n.o 1/2010 do Comité dos Transportes Terrestres Comunidade/Suíça de 22 de Dezembro de 2010 que altera o anexo 1 do Acordo entre a Comunidade Europeia e a Confederação Suíça relativo ao transporte

Leia mais

Engenharia de Segurança do Trabalho Ementa de Curso

Engenharia de Segurança do Trabalho Ementa de Curso Engenharia de Segurança do Trabalho Ementa de Curso FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA Engenharia De Segurança Do Trabalho Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Ementa de curso - 2018 1) INTRODUÇÃO

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE Os treinamentos realizados

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO..3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO...4 861 PROTEÇÃO DE BENS E PESSOAS...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.: 255781387.

Leia mais

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS!

EXIGÊNCIA PARA FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS! Treinamento: Obrigatoriedade prevista na NR-10: Todos devem ter Treinamento básico de 40 horas; Trabalhos em SEP e proximidades o Treinamento complementar, além do básico, mais 40 horas Conteúdo e carga

Leia mais

DESINFECT RZ. Não irritante. Irritante leve. Caso ocorra o fato, procurar um oftalmologista.

DESINFECT RZ. Não irritante. Irritante leve. Caso ocorra o fato, procurar um oftalmologista. 01 14/08/2012 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Empresa: Telefax: 2501-8216 / 2241-2122 e-mail: rizelar@rizelar.com.br Desinfect Rz Rizelar Ind. e Com. de Artigos de Limpeza Ltda

Leia mais

Anexo III da MARPOL 73/78

Anexo III da MARPOL 73/78 Anexo III da MARPOL 73/78 (atualizado até a Resolução MEPC. 156(55), em vigor a partir de 1º/01/2010) Regras para a Prevenção da Poluição Causada por Substâncias Danosas Transportadas por Mar sob a Forma

Leia mais

I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE LUÍZA GUSMÃO Rio Grande novembro 2007

I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE LUÍZA GUSMÃO Rio Grande novembro 2007 I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE Sistema Integrado de Gestão Ambiental Processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma organização define (e redefine) seus objetivos e metas, bem como implementa

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE (Do Sr. Paulo Bornhausen) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE (Do Sr. Paulo Bornhausen) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2007 (Do Sr. Paulo Bornhausen) Dispõe sobre o exercício da profissão de supervisor de segurança portuária. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A profissão de supervisor de segurança

Leia mais

Audiência Pública sobre segurança dos consumidores de cruzeiros marítimos no Brasil Responsabilidades da Autoridade Marítima

Audiência Pública sobre segurança dos consumidores de cruzeiros marítimos no Brasil Responsabilidades da Autoridade Marítima MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS Audiência Pública sobre segurança dos consumidores de cruzeiros marítimos no Brasil Responsabilidades da Autoridade Marítima CMG MAURO GUIMARÃES CARVALHO

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página: 1/6 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto REF 743500.24 Nome comercial Número(s) de registo REACH: veja secção 3.1 / 3.2 ou Um número

Leia mais

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial: Empresa: Endereço: Cidade: Telefone: Telefone de emergência: E-mail: Principais

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Distalgás, Lda Porquê ler este documento? Este documento

Leia mais

O Código INF e navios construídos com um propósito

O Código INF e navios construídos com um propósito wnti W o r l d N u c l e a r T r a N s p o rt I N s T I T u T e FICHA DESCRITIVA NO. 5 O Código INF e navios construídos com um propósito Dedicado ao transporte seguro, eficiente e confiável de materiais

Leia mais

CAPÍTULO 8.2 PRESCRIÇÕES RELATIVAS À FORMAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DOS VEÍCULOS

CAPÍTULO 8.2 PRESCRIÇÕES RELATIVAS À FORMAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DOS VEÍCULOS CAPÍTULO 8.2 PRESCRIÇÕES RELATIVAS À FORMAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DOS VEÍCULOS 8.2.1 Prescrições gerais relativas à formação dos condutores 8.2.1.1 Os condutores de veículos que transportem mercadorias perigosas

Leia mais

1. Considerações Gerais: 2. Público Alvo: FHM-RG-053

1. Considerações Gerais: 2. Público Alvo: FHM-RG-053 1. Considerações Gerais: 1.1.O aceite deste termo por parte do pré-inscrito é considerado como aceite e ciência de todo o conteúdo das Regras de Inscrição para os Cursos da Fundação Homem do Mar - FHM,

Leia mais

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas.

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas. Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas. Instalação de Faro da Rubis Energia Portugal, S.A. Porquê

Leia mais

Workshop Infraestruturas Caminhos de Competitividade e Crescimento. Figueira da Foz 7 de junho de 2016 Jorge Semedo

Workshop Infraestruturas Caminhos de Competitividade e Crescimento. Figueira da Foz 7 de junho de 2016 Jorge Semedo Workshop Infraestruturas 2016-2020 Caminhos de Competitividade e Crescimento Figueira da Foz 7 de junho de 2016 Jorge Semedo Convenção SOLAS Pesagem de Contentores Convenção SOLAS - Pesagem de Contentores

Leia mais

QUALIDADE SISTEMAS DE Ã GESTÃO AMBIENTE QUALIDADE E QUALIDADE E SEGURANÇA SGA SGA ISO ISO SGA por Níveis.

QUALIDADE SISTEMAS DE Ã GESTÃO AMBIENTE QUALIDADE E QUALIDADE E SEGURANÇA SGA SGA ISO ISO SGA por Níveis. 1 SISTEMAS DE Ã por por GESTÃO AMBIENTE QUALIDADE E QUALIDADE E SEGURANÇA por por QUALIDADE Evolução da TC 176 por Inspecção Controlo de Garantia de Inspecção Planeamento Análise de Resultados Acções Preventivas

Leia mais

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE 22-06-1981 Recomendação sobre segurança e saúde dos trabalhadores e ambiente de trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho Convocada em Genebra pelo

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 005/2018 DPC /03/2018 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 005/2018 DPC /03/2018 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 005/2018 DPC-02-02 163 02/03/2018 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O Assunto: Altera as Normas da Autoridade Marítima para Embarcações

Leia mais

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas.

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas. Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas. Instalação de Faro da Rubis Energia Portugal, S.A. Porquê

Leia mais

RESOLUÇÃO DIPRE Nº , DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO DIPRE Nº , DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO DIPRE Nº. 292.2016, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. DETERMINA PROCEDIMENTO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMBARQUE, DESEMBARQUE E TRÂNSITO DE MERCADORIAS PERIGOSAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Leia mais

Excluem-se as operações realizadas unicamente dentro do perímetro de uma ou várias empresas sem utilização de vias abertas ao trânsito público.

Excluem-se as operações realizadas unicamente dentro do perímetro de uma ou várias empresas sem utilização de vias abertas ao trânsito público. O DL 41-A/2001, de 29 de Abril, veio transpor duas directivas e aplica-se às operações de transporte de mercadorias perigosas, incluindo as operações de carga e de descarga, às transferências de um modo

Leia mais

REBONAVE, S.A. REGULAMENTO DE EXPLORAÇÃO DA ACTIVIDADE DE REBOQUE DE EMBARCAÇÕES E NAVIOS NO PORTO DE SETÚBAL

REBONAVE, S.A. REGULAMENTO DE EXPLORAÇÃO DA ACTIVIDADE DE REBOQUE DE EMBARCAÇÕES E NAVIOS NO PORTO DE SETÚBAL REGULAMENTO DE EXPLORAÇÃO DA ACTIVIDADE DE REBOQUE DE EMBARCAÇÕES E NAVIOS NO PORTO DE SETÚBAL OBJECTO O presente regulamento tem por objecto regular o exercício da actividade de reboque de embarcações

Leia mais

DOCUMENTO N : DATA DE ELABORAÇÃO: DATA DE REVISÃO: REVISÃO N : PÁGINA: FISPQ /11/ /11/ de 5

DOCUMENTO N : DATA DE ELABORAÇÃO: DATA DE REVISÃO: REVISÃO N : PÁGINA: FISPQ /11/ /11/ de 5 FISPQ.008 22/11/2016 22/11/2016 00 1 de 5 1.IDENTIFICAÇÃO Nome do Produto: Nome da Empresa: Bio Carb Indústria Química Ltda. Endereço: Rua Luiz Valenza nº 100 Bairro: CIC, CEP: 81350-080. Telefone: (41)

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página: 1/5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto REF 816710.01 Nome comercial Número(s) de registo REACH: veja secção 3.1 / 3.2 ou Um número

Leia mais

ANEXO DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXO DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 1.2.2017 COM(2017) 47 final ANNEX 1 ANEXO da DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Diretiva 2003/59/CE, relativa à qualificação inicial e à formação contínua

Leia mais

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas.

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas. Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas. Instalação de Faro da Rubis Energia Portugal, S.A. Porquê

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO Atualização em Segurança Básica

CURSO DE QUALIFICAÇÃO Atualização em Segurança Básica CURSO DE QUALIFICAÇÃO Atualização em Segurança Básica Para marítimos: - Que possuam um certificado de qualificação em segurança básica, emitido aos marítimos após 1 de janeiro de 2002 ENQUADRAMENTO O Curso

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL MAQUINISTA MARÍTIMO/A

PERFIL PROFISSIONAL MAQUINISTA MARÍTIMO/A PERFIL PROFISSIONAL MAQUINISTA MARÍTIMO/A Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 23 de 22 de Junho de 2010 com entrada em vigor a 22 de Junho de 2010. Publicação e atualizações 1ª Actualização

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 1/12 E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 2/12 I REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA A CUMPRIR NAS INSTALAÇÕES DA ECO-OIL 1. Cumprir toda a legislação aplicável no âmbito do serviço prestado, com especial

Leia mais

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA ITOPF / TRANSPETRO SEMINAR - 18/NOV/2009 - SUMÁRIO 1. REFERÊNCIAS LEGAIS 1.1. Atribuições da Autoridade Marítima 1.2. Legislações

Leia mais

INDICATOR PAPER PH MSDS. nº CAS: MSDS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) SEÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da empresa

INDICATOR PAPER PH MSDS. nº CAS: MSDS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) SEÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da empresa INDICATOR PAPER PH 2.0-4.5 MSDS nº CAS: MSDS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) SEÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da empresa 1.1. Identificação do produto Forma do produto : Substância : Código

Leia mais

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Brasil: uma vocação natural para a indústria química País rico em petróleo, gás, biodiversidade, minerais e terras raras Objetivo Desenvolver

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO

CURSO DE QUALIFICAÇÃO CURSO DE QUALIFICAÇÃO Controlo de multidões e segurança para pessoal que presta assistência direta aos passageiros nos locais reservados aos passageiros ENQUADRAMENTO O Curso de Qualificação em Controlo

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

ESPAÇO CONFINADO NR 33

ESPAÇO CONFINADO NR 33 ESPAÇO CONFINADO NR 33 1 PERIGO PROIBIDA A ENTRADA RISCO DE MORTE ESPAÇO CONFINADO TRABALHADORES E VIGIAS 2 O programa de treinamento baseia-se NR 33 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde nos Trabalhos

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 1/11 E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 2/11 I REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA A CUMPRIR NAS INSTALAÇÕES DA ECO-OIL 1. Cumprir toda a legislação aplicável no âmbito do serviço prestado, com especial

Leia mais

Segurança na utilização de explosivos na construção

Segurança na utilização de explosivos na construção Jornadas de Higiene e Segurança no Trabalho Segurança na utilização de explosivos na construção paulo.melo@tecnovia-acores.pt Ribeira Grande 13 de Outubro 2016 DESDE 1976 COM ORGULHO! O que fazemos há

Leia mais