ANGOLA APRESENTADO POR: O REGIME JURÍDICO DA DOUTOR ECONOMIA MARÍTIMA DE ANGOLA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANGOLA APRESENTADO POR: O REGIME JURÍDICO DA DOUTOR ECONOMIA MARÍTIMA DE ANGOLA"

Transcrição

1 APRESENTADO POR: DOUTOR

2 Conceito e âmbito do direito marítimo: Considera-se o direito marítimo como o conjunto de normas jurídicas que regula, toda e qualquer actividade, originada da utilização dos bens e meios para navegação, e da exploração do mar e das águas interiores, seja qual for a sua finalidade e objectivo, em todo seu potencial, e realize-se em superfície ou submersa. Aplica-se somente no mar? Não se aplica somente à navegação no mar, mas, também, nos rios, apesar do Código Comercial prever o registo de embarcação destinada à navegação em alto-mar.

3 O regime jurídico da economia marítima divide-se da seguinte forma: 1. Normas de direito público marítimo, ou melhor, do direito marítimo administrativo e penal, compreendendo as normas relativas à Marinha Mercante, à Polícia Fiscal, à organização e funcionamento dos Tribunais Marítimos. 2. Normas de direito internacional marítimo: público ou privado. A primeira regula a liberdade dos mares, o direito e obrigações entre beligerantes e neutros. A segunda ocupa-se em solucionar os conflitos de leis derivados da navegação marítima.

4 O regime jurídico da economia marítima divide-se da seguinte forma: (contin.) 3. Normas de direito comercial marítimo ou de direito marítimo privado, ou ainda de direito civil marítimo que são as que regem a armação e expedição de navios e as relações decorrentes dos factos inerentes à navegação. No Direito da Navegação se vê regulamentado o tráfego, visando a segurança dos fluxos de navios, e aí temse, dentre outras, as normas de sinalização náutica e os regulamentos internos e internacionais para o tráfego da navegação, nos portos, vias navegáveis, e no alto mar.

5 O regime jurídico da economia marítima divide-se da seguinte forma: (contin.) Aqui se destaca a natureza pública, prevalecendo, evidentemente, características do direito público interno e internacional, tais como a universalidade, o particularismo a origem costumeira, a irretroactividade e a imutabilidade. Em quantas partes divide-se o regime jurídico geral marítimo? Divide-se em duas partes que são: 1. Regime jurídico internacional; 2. Regime jurídico nacional.

6 1. Regime jurídico internacional; Compreende-se, os tratados ou convenções Internacionais. Angola, ratificou 23 instrumentos jurídicos de Caracter marítimo, que são: 15 Convenções; 4 Protocolos, e; 4 Anexos. 1. Convenção das Nações Unidas (UNCLES 82) 12. Convenções da (OMI) 2. Convenções africanas 4. Protocolos as Convenções da (OMI) 4. Anexos aos protocolos das Convenções da (OMI)

7 1. Regime jurídico internacional; Convenção das Nações Unidas 1. A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) Ratificada no dia 5 de Dezembro de Através da (Lei n.º 21/92, de 28 de Agosto) Convenções da OMI. 2. Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS 1974) 3. Convenção Internacional sobre o Regulamento para Evitar Abalroamentos no Mar (COLREGS 1972) 4. Convenção Internacional sobre Padrões de Formação e Certificação Serviço de Quarto para Marítimos (STCW 1978) 5. Convenção das Linhas de Carga (CLC 1966)

8 1. Regime jurídico internacional; Convenções da OMI. (contin.) 6. Convenção Internacional para a Segurança dos Contentores (CSC 1972) 7. Convenção Internacional sobre Busca e Salvamento Marítimo (SAR 1979) 8. Convenção Internacional sobre Preparação, Resposta e Cooperação em caso de Poluição (OPRC 1990) 9. Convenção Internacional sobre a Arqueação dos Navios (TONNAGE 1969) 10. Convenção Internacional sobre a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL 73/74) e anexos (I, II, III, IV, V) 11. Convenção Internacional sobre a Intervenção no Alto Mar em Caso de Acidentes com Poluição por Óleo (INTERVENÇÃO 1969)

9 1. Regime jurídico internacional; Convenções da OMI. (contin.) 12. Convenção Internacional sobre Responsabilidade e Compensação por Danos resultantes do Transporte de Substâncias Perigosas e Nocivas por Mar (HSN 1996) 13. IMO Convention 48 (Convenção Relativa à Criação da Organização Marítima Protocolos as Convenções da OMI. 1. SOLAS Protocol 78 (Protocolo SOLAS) 2. London Convention Protocol 96 (PROTOCOLO 1996 À CONVENÇÃO SOBRE PREVENÇÃO POLUIÇÃO MARINHA POR ALIJAMENTO RESÍDUOS E OUTRAS MATÉRIAS,) 3. CLC Protocol 92 (Convenção Internacional sobre a Responsabilildade Civil pelos Prejuízos Devidos à Poluição por Hidrocarbonetos, 1992)

10 1. Regime jurídico internacional; Protocolos as Convenções da OMI.(contin.) 4. FUND Protocol 92 (Protocolo de Alteração à Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil pelos Prejuízos Devidos à Poluição por Hidrocarbonetos) Anexos aos Protocolos das Convenções da OMI. 1. MARPOL 73/78 (Annex I/II) 2. MARPOL 73/78 (Annex III) 3. MARPOL 73/78 (Annex IV) 4. MARPOL 73/78 (Annex V)

11 1. Regime jurídico internacional; Principais Convenções da OMI. 1. SOLAS, Uma das mais importantes Convenções da IMO, a SOLAS contribui para a segurança do transporte marítimo e Salvaguarda da Vida Humana no Mar.. 2. MARPOL, e; É uma Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios, criado em 1973 e alterado pelo Protocolo de STCW A Convenção aplica-se aos marítimos servindo a bordo de navios de mar, autorizados a operar sob a bandeira de uma Parte, excetuando-se os que servem a bordo de:

12 1. Regime jurídico internacional; Convenções africanas. 1. CONVENÇÃO PARA A COOPERAÇÃO EM MATÉRIA PROTECÇÃO E SENVOLVIMENTO DO MEIO MARÍTIMO E LITORAL REGIÃO ÁFRICA OCINTAL E CENTRAL - Resolução 11. o 32/16 de 29 de Julho Entrada em vigor: 5 de Agosto de Convenção da Corrente de Benguela (BCC 2013)

13 2. Regime jurídico nacional; Legislações Nacional 1. Lei Nº. 27/12, da Marinha Mercante, Portos e Actividades Conexas. 2. Rubricas de Tabelas, Taxas e Tarifas da Administração Marítima de Angola (15/09/ Lei Nº. 21/92, sobre as Águas interiores, Mar Territorial e Zona Económica Exclusiva. 4. Lei Nº. 9/98, do Domínio Portuário. 5. Despacho Nº. 83/93, sobre a Distribuição de Combustíveis aos Navios e Aeronaves. 6. Dec. Presid, Nº. 143/10, Garantias de Cargas à Sécil Marítima.

14 2. Regime jurídico nacional; Legislações Nacional (contin.) 7. Dec. Presid. Nº. 86/16, sobre Tráfego Marítimo. 8. Decreto Nº. 69/89, sobre Conferente de Cargas. 9. Decreto Nº. 68/89, sobre Estatuto do Transitário. 10. Decreto Nº. 66/09, sobre Licenciamento do Uso de Bens do Dominio Portuário. 11. Dec. Executivo Conjunto Nº. 68/95, Regulamento sobre Repartição de Carga Marítima no Trafégo de e para Angola. 12. Dec. Presid, Nº. 72/14, Sobre Delegação de Competências as Organizações Reconhecidas.

15 2. Regime jurídico nacional; Legislações Nacional (contin.) 13. Dec. Presid. Nº. 28/16, sobre Actividade Marítimo Turistico. 14. Decreto Presidencial Nº. 50/14, sobre Estatuto do Agente de Navegação. 15. Decreto Presidencial Nº. 51/14, sobre Gestor de Navios. 10. Decreto Presidencial Nº. 54/14, Armador de Cabotagem. 11. Dec. Presidencial Nº. 69/14, Naútica de Recreio. 15. Dec. Presid, Nº. 141/12, Regulamento para Prevenção e Controlo da Poluição nas Águais Nacionais.

16 2. Regime jurídico nacional; Legislações Nacional (contin.) 16. Dec. Presid. Nº. 85/16, sobre Regulamento Geral de Pilotagem nos Portos Nacionais. 17. Decreto Nº. 53/97, sobre Bases Gerais da Conceição Dominial. 18. Decreto Nº. 53/03, Regulamento de Exploração nos Portos Nacionais. 19. Decreto Nº. 46/89, sobre Estatuto de Operador de Estiva. 20. Lei. Nº. 05/98, Lei de Bases do Ambiente. 21. Lei. Nº. 14/10, Lei dos Espaços Marítimos 22. Resolução Nº. 78-A/08, Plano de Contingência Nacional.

17 O direito internacional marítimo ou direito do mar. O direito do mar consagra o equilíbrio do exercício do princípio da liberdade dos mares com o do respeito à soberania nacional. A complexidade do DIREITO MARÍTIMO PÚBLICO INTERNACIONAL é evidente, pois abrange a matéria de âmbito internacional que regula o transporte internacional, a liberdade dos mares, o limite do mar territorial, zonas contíguas, zonas econômicas e de regras relativas à preservação do meio ambiente.

18 Alcance do Direito Marítimo O Direito Marítimo não se resume ao estudo jurídico das operações do transporte por mar, vez que cogita também das pessoas e dos bens que delas participam. Por outro lado, o carácter internacional dos transportes marítimos, a par da capacidade que têm os Estados de soberanamente legislar sobre questões de seu interesse, dá lugar a frequentes conflitos de leis, pois não raro a lei do pavilhão e a lei do lugar disciplinam de maneira diversa o mesmo problema. O estudo do Direito Marítimo encerra, como visto, o de instituições de Direito Público e Privado, nacional e internacional.

Diretoria de Portos e Costas

Diretoria de Portos e Costas MARINHA DO BRASIL Diretoria de Portos e Costas Convenções Internacionais O Brasil frente ao Cenário Mundial Ordem dos Advogados do Brasil - RJ 02SET2016 1 SUMÁRIO SUMÁRIO - Introdução - Atribuições da

Leia mais

Legislação Pertinente à Autoridade Marítima

Legislação Pertinente à Autoridade Marítima MARINHA DO BRASIL Legislação Pertinente à Autoridade Marítima Capitão-de-Corveta (T) PÉRICLES SUMÁRIO 1.0 - Legislação Nacional e Internacional 2.0 - Legislação Internacional + Códigos e Convenções 3.0

Leia mais

PRINCIPAIS DIPLOMAS ORGÂNICOS DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

PRINCIPAIS DIPLOMAS ORGÂNICOS DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES PRINCIPAIS DIPLOMAS ORGÂNICOS DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DECRETOS LEI Decreto Lei n.º 1/05 (D.R 1 ª série n.º7 de 17 de Janeiro) Estatuto Orgânico do Ministério dos Transportes (Revoga o Decreto lei

Leia mais

Segurança marítima no âmbito da CNUDM de 1982, SOLAS, SUA ISPS CODE, e C-SID 2003.

Segurança marítima no âmbito da CNUDM de 1982, SOLAS, SUA ISPS CODE, e C-SID 2003. DESENVOLVIMENTO E POTENCIALIDADES DA SEGURANÇA MARÍTIMA Segurança marítima no âmbito da CNUDM de 1982, SOLAS, SUA ISPS CODE, e C-SID 2003. Simplesmente, convenções POR: Prof. Doutor, Walter J. António

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO RESPONSABILIDADES DIRECTAS DO MINTRANS LIGADAS AO RAMO MARÍTIMO / PORTUÁRIO OBJECTIVOS DO MINTRANS

ÍNDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO RESPONSABILIDADES DIRECTAS DO MINTRANS LIGADAS AO RAMO MARÍTIMO / PORTUÁRIO OBJECTIVOS DO MINTRANS 1 ÍNDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO RESPONSABILIDADES DIRECTAS DO MINTRANS LIGADAS AO RAMO MARÍTIMO / PORTUÁRIO OBJECTIVOS DO MINTRANS 2018-2022 PROJECTOS Concretizados PROJECTOS Em Curso PROJECTOS FUTUROS

Leia mais

Palestra DPC IIDM : Remoção de Destroços e as Ferramentas que o Estado Brasileiro possui para lidar com tais Situações.

Palestra DPC IIDM : Remoção de Destroços e as Ferramentas que o Estado Brasileiro possui para lidar com tais Situações. TRIBUNAL MARÍTIMO JUIZ MARCELO DAVID Palestra DPC IIDM : Remoção de Destroços e as Ferramentas que o Estado Brasileiro possui para lidar com tais Situações. Destroço, em decorrência de um acidente marítimo,

Leia mais

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA ITOPF / TRANSPETRO SEMINAR - 18/NOV/2009 - SUMÁRIO 1. REFERÊNCIAS LEGAIS 1.1. Atribuições da Autoridade Marítima 1.2. Legislações

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n, 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0 COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro Recordando que a Convenção sobre o Direito do Mar foi adoptada em Abril de 1982 e assinada por 119 Estados e que nela estão

Leia mais

Profa. Renata Menezes

Profa. Renata Menezes DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: Estados. Estado e território delimitação territorial, aquisição e perda de território, jurisdição e competência - Parte 2 Profa.

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 29 de setembro de 2015 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 29 de setembro de 2015 (OR. en) Conselho da União Europeia Bruxelas, 29 de setembro de 2015 (OR. en) 12467/15 MAR 113 NOTA DE ENVIO de: Comissão Europeia data de receção: 25 de setembro de 2015 para: n. doc. Com.: D040829/01 Assunto:

Leia mais

Decreto-Lei n," ' de 30 de Outubro

Decreto-Lei n, ' de 30 de Outubro Decreto-Lei n," 151175' de 30 de Outubro Considerando necessário definir não só o que se deve entender por plataforma continental. como quais as entidades consideradas competentes para superintender e

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 45 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 45

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 45 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 45 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 45 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke Aula nº. 45 Mar. Zona Econômica Exclusiva. Alto-Mar. Plataforma Continental. Poluição Marinha.

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DO SOCORRO E A INTERFACE DE RESPONSABILIDADE NA ORLA COSTEIRA

A PROBLEMÁTICA DO SOCORRO E A INTERFACE DE RESPONSABILIDADE NA ORLA COSTEIRA A PROBLEMÁTICA DO SOCORRO E A INTERFACE DE RESPONSABILIDADE NA ORLA COSTEIRA DUARTE CANTIGA Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) A especial envolvente da geografia marítima, as características do

Leia mais

DECRETO N.º 67/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 67/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 67/X DETERMINA A EXTENSÃO DAS ZONAS MARÍTIMAS SOB SOBERANIA OU JURISDIÇÃO NACIONAL E OS PODERES QUE O ESTADO PORTUGUÊS NELAS EXERCE BEM COMO OS PODERES EXERCIDOS NO ALTO MAR A Assembleia da

Leia mais

IMO. Criada em 1948, na Conferência de Genebra, sob o nome de IMCO (Inter-Governmental Maritime Consulative Organization).

IMO. Criada em 1948, na Conferência de Genebra, sob o nome de IMCO (Inter-Governmental Maritime Consulative Organization). - www.imo.org IMO Criada em 1948, na Conferência de Genebra, sob o nome de IMCO (Inter-Governmental Maritime Consulative Organization). Em vigor a partir de 1958, em razão dos anseios internacionais para

Leia mais

Tabela de Taxas dos Serviços Centrais (com efeito a partir de 19/05/2012)

Tabela de Taxas dos Serviços Centrais (com efeito a partir de 19/05/2012) Quadro n.º 1 Segurança Marítima Inspecção de Navios, Pessoal do Mar, Náutica de Recreio I - CONVENÇÕES E CODIGOS INTERNACIONAIS A - CERTIFICADOS, PRORROGAÇÕES, DOCUMENTOS E ANALISES NO AMBITO DAS CONVENÇÕES

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E DOCUMENTAÇÃO

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E DOCUMENTAÇÃO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E DOCUMENTAÇÃO Outubro 2010 LEGISLAÇÃO MARÍTIMO-PORTUÁRIA 2008-2009 ÍNDICES DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E DOCUMENTAÇÃO Outubro 2010 SUMÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA. 3

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 011/2014 DPC /03/2014 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 011/2014 DPC /03/2014 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 011/2014 DPC-02-02 132 18/03/2014 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O Assunto : Altera a Abrangência do Acordo de Delegação de Competência

Leia mais

PORTARIA 156 PORTARIA 156

PORTARIA 156 PORTARIA 156 PORTARIA 156 Estabelece a Estrutura da Autoridade Marítima e delega competências aos Titulares dos Órgãos de Direção Geral, de Direção Setorial e de outras Organizações Militares da Marinha, para o exercício

Leia mais

Regulamentos Internos e Externos a que a empresa está sujeita

Regulamentos Internos e Externos a que a empresa está sujeita Regulamentos Internos e Externos a que a empresa está sujeita Regulamentos Externos A atividade da APA, S.A. contextualiza-se numa envolvente legal e regulamentar extensa, de que destacamos: Decreto-Lei

Leia mais

Autoridade Marítima Brasileira. A Autoridade Marítima e a Construção Naval no Brasil. Diretoria de Portos e Costas

Autoridade Marítima Brasileira. A Autoridade Marítima e a Construção Naval no Brasil. Diretoria de Portos e Costas Autoridade Marítima Brasileira A Autoridade Marítima e a Construção Naval no Brasil Diretoria de Portos e Costas SUMÁRIO Moldura Legal A Estrutura da Autoridade Marítima Brasileira Licença de Construção

Leia mais

V- organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos transporte coletivo

V- organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos transporte coletivo Regulação no Transporte de Passageiros e Cargas na Navegação LEGISLAÇÃO Constituição Federal Art. 21- Competências da União: XI- Explorar diretamente ou mediante autorização, permissão ou concessão: d)

Leia mais

Regulamentação externa e interna

Regulamentação externa e interna Regulamentação externa e interna Dada a extensão das atribuições da APL, S.A. e da sua área de jurisdição, as normas que regem a respetiva atividade ou que têm interesse para a mesma são muito diversas.

Leia mais

Taxas por serviços cobrados pelas capitanias. CFR Vieira Branco Direcção Geral da Autoridade MArítima

Taxas por serviços cobrados pelas capitanias. CFR Vieira Branco Direcção Geral da Autoridade MArítima Taxas por serviços cobrados pelas capitanias CFR Vieira Branco Direcção Geral da Autoridade MArítima Agenda O Sistema da Autoridade Marítima Capitanias Taxas cobradas pelos serviços prestados NÃO CLASSIFICADA

Leia mais

Estado Território terrestre

Estado Território terrestre Estado Território terrestre Profª Alice Rocha Domínio do Estado no território terrestre Limites x fronteira Demarcação x delimitação Elementos para o estabelecimento de limites territoriais: Artificiais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE ANGOLA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO DE CABINDA QUE INTEGRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE ANGOLA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO DE CABINDA QUE INTEGRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE ANGOLA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO DE CABINDA QUE INTEGRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL Gabriel Lussuamo 1 TÓPICOS 1. INTRODUÇÃO 2. OBJECTIVO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SGA 3. CONTEXTO

Leia mais

OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades

OZEAN ESCOLA NÁUTICA  CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12 REGULAMENTO DE SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO EM ÁGUAS SOB JURISDIÇÃO NACIONAL (RLESTA) Em 11 de Dezembro de 1997 foi promulgada a Lei n 9.537, que dispõe sobre a SEGURANÇA

Leia mais

REGULAMENTO nº 01/2016 De 20 de Outubro de Regulamento Tarifário para o Transporte Marítimo de Passageiros Inter-Ilhas

REGULAMENTO nº 01/2016 De 20 de Outubro de Regulamento Tarifário para o Transporte Marítimo de Passageiros Inter-Ilhas A g ê n c i a M a r í t i m a e P o r t u á r i a Av. Marginal, Edifício do Ex-Comando Naval, C.P.: nº 7 Mindelo São Vicente Cabo Verde Telef: + 238 2324342 Fax: + 238 2324343 Email: info@amp.cv Website:

Leia mais

WEDA Brazil Chapter DEZEMBRO /

WEDA Brazil Chapter DEZEMBRO / DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS 1ª Conferência da Associação Brasileira de Dragagem (ABD) WEDA Brazil Chapter 2007 - DEZEMBRO / 2007 - DPC Lei N o 9.966/00 AS ATRIBUIÇÕES DA AUTORIDADE MARÍTIMA NA ATIVIDADE

Leia mais

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória O Porto e a Cidade Os aspectos da gestão ambiental e do território Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória Introdução Os desafios trazidos pelas reformas

Leia mais

DIRETORIA GERAL DE NAVEGAÇAO

DIRETORIA GERAL DE NAVEGAÇAO V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO III CONFERÊNCIA OAB-RJ DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E DO MAR Desafios e Tendências da Navegação e da Logística Portuária no Brasil Segurança

Leia mais

Curso de qualificação em sensibilização para a protecção (proficiency in security awareness course) Secção VI/6-4, Quadro VI/6-1, STCW/10

Curso de qualificação em sensibilização para a protecção (proficiency in security awareness course) Secção VI/6-4, Quadro VI/6-1, STCW/10 Curso de qualificação em sensibilização para a protecção (proficiency in security awareness course) Secção VI/6-4, Quadro VI/6-1, STCW/10 1. Enquadramento O presente curso enquadra-se no definido pela

Leia mais

PARCERIA ESTRATÉGICA LICENCIAMENTO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL. Industria do Vinho. Julho 2008

PARCERIA ESTRATÉGICA LICENCIAMENTO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL. Industria do Vinho. Julho 2008 PARCERIA ESTRATÉGICA LICENCIAMENTO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL Industria do Vinho Procedimentos no âmbito de: Normas Disciplinadoras do Exercício da Actividade Industrial - Dec. Lei 69/2003, de 10 Abril,

Leia mais

Segurança Marítima: Objetivos, Desafios e Iniciativas. 06 novembro 2015

Segurança Marítima: Objetivos, Desafios e Iniciativas. 06 novembro 2015 Segurança Marítima: Objetivos, Desafios e Iniciativas 06 novembro 2015 Enquadramento Legal Missão Organização Segurança Marítima Objetivos Desafios Conclusão Enquadramento Legal A DGRM é o resultado da

Leia mais

Curso de Qualificação para Marítimos com Funções Específicas de Protecção (Proficiency for Designated Security Duties PDSD)

Curso de Qualificação para Marítimos com Funções Específicas de Protecção (Proficiency for Designated Security Duties PDSD) Curso de Qualificação para Marítimos com Funções Específicas de Protecção (Proficiency for Designated Security Duties PDSD) 1. Enquadramento O presente curso enquadra-se no definido pela Directiva nº 94/58/CE,

Leia mais

Os Desastres Marítimos e a Gestão de Risco na Indústria do Petróleo. Luiz Cabral. Gerência Geral de Finanças

Os Desastres Marítimos e a Gestão de Risco na Indústria do Petróleo. Luiz Cabral. Gerência Geral de Finanças Agosto / 2015 Os Desastres Marítimos e a Gestão de Risco na Indústria do Petróleo. Luiz Cabral Gerência Geral de Finanças Gerência de Planejamento Financeiro, Gestão de Riscos e Seguros Agosto/2015 QUEEN

Leia mais

QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM UMA BREVE ANÁLISE EM PERSPECTIVA COOPERATIVA

QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM UMA BREVE ANÁLISE EM PERSPECTIVA COOPERATIVA UMA BREVE ANÁLISE EM PERSPECTIVA COOPERATIVA Professora Drª Daniele Dionisio da Silva Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional UFRJ Laboratório de Simulações e Cenários EGN/Marinha do Brasil

Leia mais

Aula nº. 44. Mar. Polo Norte. Antártida. Convenção do Mar. Águas Interiores. Mar territorial. Zona Contígua.

Aula nº. 44. Mar. Polo Norte. Antártida. Convenção do Mar. Águas Interiores. Mar territorial. Zona Contígua. Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 44 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke Aula nº. 44 Mar. Polo Norte. Antártida. Convenção do Mar. Águas Interiores. Mar territorial.

Leia mais

Acções de Formação AGEPOR 2018

Acções de Formação AGEPOR 2018 Acções de Formação AGEPOR 2018 6ª Edição Duração: 20 horas Início: Lisboa 7 Maio (2ªs Feiras) Porto 8 Maio (3ªs Feiras) Formação realizada em colaboração com a Tutorial A AGEPOR encontra-se certificada

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO SISTEMA DA AUTORIDADE MARÍTIMA (SAM)

ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO SISTEMA DA AUTORIDADE MARÍTIMA (SAM) ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO SISTEMA DA AUTORIDADE MARÍTIMA (SAM) Decreto-Lei n.º 43/2002 de 2 de Março Princípios gerais...3 Objecto...3 Sistema da autoridade marítima...3 Autoridade marítima...3 Espaços

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ PROCEDIMENTO DE SISTEMA

COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ PROCEDIMENTO DE SISTEMA LEGISLAÇÃO APLICADA AO SGA DA CDC 1. OBJETIVO. COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ No : PS0010-04 ELABORADO:01/05/2005 PROCEDIMENTO DE SISTEMA REVISADO: 25/09/2014 VALIDADE: 31/12/2016 Este procedimento de sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Direcção-Geral dos Assuntos Comunitários SERVIÇO JURÍDICO E - NAVEGAÇÃO MARÍTIMA

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Direcção-Geral dos Assuntos Comunitários SERVIÇO JURÍDICO E - NAVEGAÇÃO MARÍTIMA E - NAVEGAÇÃO MARÍTIMA I.E.1.379 L 0115 Directiva 79/115/CEE do Conselho, de 21 de Dezembro de 1978, relativa à pilotagem de navios por pilotos de alto mar no Mar do Norte e no Canal da Mancha. (JO L 33/32

Leia mais

Essencial para a navegação intermarítima

Essencial para a navegação intermarítima Água de lastro Essencial para a navegação intermarítima Proporciona equilíbrio e estabilidade aos navios sem carga Segurança e eficiência das operações de navegação modernas Água de lastro O transporte

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 228/IX

PROJECTO DE LEI N.º 228/IX PROJECTO DE LEI N.º 228/IX PROÍBE A ENTRADA EM ÁGUAS TERRITORIAIS, PORTOS NACIONAIS, TERMINAIS OU ANCORADOUROS DE NAVIOS DE CASCO ÚNICO QUE TRANSPORTEM PETRÓLEOS E FRACÇÕES PETROLÍFERAS PESADAS Portugal

Leia mais

ENTENDENDO O VGM VERIFIED GROSS MASS

ENTENDENDO O VGM VERIFIED GROSS MASS ENTENDENDO O VGM VERIFIED GROSS MASS 1 Por que foi criada essa exigência? Segurança é fundamental para as operações de navegação e, lamentavelmente, muitos clientes (não somente no Brasil) informam equivocadamente

Leia mais

c Lei nº , de , dispõe sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico, regulamentada pelo Dec. nº 7.217, de

c Lei nº , de , dispõe sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico, regulamentada pelo Dec. nº 7.217, de LEI N o 9.966, DE 28 DE ABRIL DE 2000 Dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição

Leia mais

3 QUADRO LEGAL E PADRÕES DE MELHORES PRÁTICAS 3.1 INTRODUÇÃO

3 QUADRO LEGAL E PADRÕES DE MELHORES PRÁTICAS 3.1 INTRODUÇÃO 3 QUADRO LEGAL E PADRÕES DE MELHORES PRÁTICAS 3.1 INTRODUÇÃO O presente Capítulo apresenta dados pormenorizados sobre o quadro legislativo aplicável ao processo da AIA associado ao Projecto do Oleoduto

Leia mais

Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. Marinha Mercante Brasileira X Burocracia

Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. Marinha Mercante Brasileira X Burocracia Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística Marinha Mercante Brasileira X Burocracia Luís Fernando Resano Vice-Presidente Executivo do Syndarma Sindicato Nacional das Empresas de Navegação

Leia mais

Novas regras de segurança marítima

Novas regras de segurança marítima 09-03-12 - Novas regras de segurança marítima O SafeSeaNet, o sistema comunitário de intercâmbio de informações marítimas foi atualizado e, em consequência, a legislação nacional sobre a informação do

Leia mais

Convenção SOLAS Pesagem de Contentores. 27 de maio de 2016

Convenção SOLAS Pesagem de Contentores. 27 de maio de 2016 27 de maio de 2016 Convenção SOLAS Uma questão de (in)segurança Convenção SOLAS Apesar da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (International Convention for the Safety of Life

Leia mais

Subsequente. ESTRATÉGIAS DE ENSINO (teóricas e práticas)

Subsequente. ESTRATÉGIAS DE ENSINO (teóricas e práticas) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular:

Leia mais

- Constituição Federal da República de Dedica o capítulo V I, artigo 225, ao meio ambiente.

- Constituição Federal da República de Dedica o capítulo V I, artigo 225, ao meio ambiente. 4 - DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Esta Seção apresenta a qualidade ambiental atual da área de influência da pesquisa sísmica. Também apresenta a legislação ambiental aplicável específica a cada um dos meios físico,

Leia mais

Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá. MARPOL Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios

Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá. MARPOL Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá MARPOL Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios Aline Oliveira de Lima Email linegja@hotmail.com Ana

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br As avarias e o Direito Marítimo Samyr Cruz INTRODUÇÃO O estudo da disciplina Direito Marítimo é muito interessante, no sentido que, possui uma sistemática legislativa, bem como um

Leia mais

ANEXOS. Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXOS. Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 16.1.2018 COM(2018) 33 final ANNEXES 1 to 5 ANEXOS da Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa aos meios portuários de receção de resíduos provenientes

Leia mais

Planos de Ordenamento da Orla Costeira

Planos de Ordenamento da Orla Costeira Ordenamento do Território Lei nº 48/98 de 11 de Agosto: Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e do Urbanismo (LBOTU). Decreto-Lei nº 380/99 de 22 de Setembro: Desenvolvimento da LBOTU,

Leia mais

Indústria Marítima.

Indústria Marítima. 2017 C u r s o s Indústria Marítima Combate a Incêndio Avançado (IMO Modelo 2.03) 3 dias Objectivos: A ROTC oferece um Curso Avançado de Combate a Incêndios, de acordo com STCW '78, emendas Manilla, Curso

Leia mais

CONVENÇÃO OIT Nº 147, DE 1976

CONVENÇÃO OIT Nº 147, DE 1976 CONVENÇÃO OIT Nº 147, DE 1976 Convenção Relativa às Normas Mínimas a Observar nos Navios Mercantes A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo Conselho de

Leia mais

O PAPEL ESTRATÉGICO DA COOPERAÇÃO ENTRE A MARINHA E AS AGÊNCIAS

O PAPEL ESTRATÉGICO DA COOPERAÇÃO ENTRE A MARINHA E AS AGÊNCIAS MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS I SEMINÁRIO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL OFFSHORE O PAPEL ESTRATÉGICO DA COOPERAÇÃO ENTRE A MARINHA E AS AGÊNCIAS Attila Halan Coury Capitão de Mar e Guerra

Leia mais

2892 Diário da República, 1. a série N. o de Abril de 2007

2892 Diário da República, 1. a série N. o de Abril de 2007 2892 Diário da República, 1. a série N. o 83 30 de Abril de 2007 g) Promover e regulamentar a prestação de informação aeronáutica; h) Regulamentar e coordenar as relações entre os originadores de dados

Leia mais

Direito Marítimo (específico para concursos realizados pela Petrobras)

Direito Marítimo (específico para concursos realizados pela Petrobras) Um novo conceito em preparação para concursos! Direito Marítimo (específico para concursos realizados pela Petrobras) Trabalho atualizado em julho de 2016. Sumário Tribunal Marítimo...1 Registro da Propriedade

Leia mais

Lei no 9.966, de 29 de abril de Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Lei no 9.966, de 29 de abril de Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Lei no 9.966, de 29 de abril de 2.000. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º: Esta Lei estabelece os princípios básicos a serem obedecidos

Leia mais

Serviço de Tráfego Marítimo (VTS) Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro. Artigo 1.º. Objectivo e aplicação

Serviço de Tráfego Marítimo (VTS) Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro. Artigo 1.º. Objectivo e aplicação Artigo 1.º Objectivo e aplicação O presente Regulamento tem por objectivo definir regras de funcionamento do Serviço de Tráfego Marítimo (VTS) do Porto de Aveiro, e estabelecer os procedimentos operacionais

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE TRÁFEGO MARÍTIMO (VTS) DO PORTO DE SETÚBAL

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE TRÁFEGO MARÍTIMO (VTS) DO PORTO DE SETÚBAL Artigo 1.º Objectivo e aplicação O presente Regulamento tem por objectivo definir as regras de funcionamento do Serviço de Tráfego Marítimo (VTS) do Porto de Setúbal, bem como estabelecer os procedimentos

Leia mais

O PAPEL ESTRATÉGICO DA COOPERAÇÃO ENTRE A MARINHA E AS AGÊNCIAS

O PAPEL ESTRATÉGICO DA COOPERAÇÃO ENTRE A MARINHA E AS AGÊNCIAS MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS I SEMINÁRIO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL OFFSHORE O PAPEL ESTRATÉGICO DA COOPERAÇÃO ENTRE A MARINHA E AS AGÊNCIAS Attila Halan Coury Capitão de Mar e Guerra

Leia mais

O efeito da regulamentação da actividade portuária no ambiente de negócios, para a competitividade do sector J. Augusto Felício. Florianópolis Brasil

O efeito da regulamentação da actividade portuária no ambiente de negócios, para a competitividade do sector J. Augusto Felício. Florianópolis Brasil O efeito da regulamentação da actividade portuária no ambiente de negócios, para a competitividade do sector J. Augusto Felício Florianópolis Brasil Florianópolis Brasil 16 a 18 de Novembro de 2016 O efeito

Leia mais

O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO (Marine Pollution Response)

O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO (Marine Pollution Response) O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO JORGE SILVA PAULO Capitão-de-Mar-e-Guerra ECN Chefe do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos (SCPMH) Direcção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM)

Leia mais

ASSEMBLEIA NACIONAL DIÁRIO DA REPÚBLICA. Lei n.º 27/12 de 28 de Agosto

ASSEMBLEIA NACIONAL DIÁRIO DA REPÚBLICA. Lei n.º 27/12 de 28 de Agosto - -- --- - 3870 ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º 27/12 de 28 de Agosto A Constituição da República de Angola estabelece um quadro jurídico-legal que exige a conformação de parte significativa da legislação

Leia mais

Organograma - Diretoria de Portos e Costas

Organograma - Diretoria de Portos e Costas Organograma - Diretoria de Portos e Costas Anexo A do Regimento Interno da DPC. Gabinete 01.1 Seção de Inteligência 01.2 Assessoria para Atividades Marítimas Internacionais Assessoria Jurídica 01.3 01.4

Leia mais

A Convenção da IMO, a NORMAM-20 e os Portos Brasileiros

A Convenção da IMO, a NORMAM-20 e os Portos Brasileiros A Convenção da IMO, a NORMAM-20 e os Portos Brasileiros Uirá Cavalcante Oliveira Especialista em Regulação / Oceanógrafo Gerência de Meio Ambiente / ANTAQ É a água com suas partículas suspensas levada

Leia mais

Audiência Pública sobre segurança dos consumidores de cruzeiros marítimos no Brasil Responsabilidades da Autoridade Marítima

Audiência Pública sobre segurança dos consumidores de cruzeiros marítimos no Brasil Responsabilidades da Autoridade Marítima MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS Audiência Pública sobre segurança dos consumidores de cruzeiros marítimos no Brasil Responsabilidades da Autoridade Marítima CMG MAURO GUIMARÃES CARVALHO

Leia mais

Ambiente de trabalho se confunde com a residência. OIT reconhece através 60 Convenções e Recomendações Projeto de Cooperação da OIT para 5 países

Ambiente de trabalho se confunde com a residência. OIT reconhece através 60 Convenções e Recomendações Projeto de Cooperação da OIT para 5 países Trabalho Marítimo Singular Ambiente de trabalho se confunde com a residência Confinamento, distância da família Exposição a variação de clima e cultura, balanços e trepidações OIT reconhece através 60

Leia mais

Convenções Internacionais O Brasil frente ao Cenário Mundial

Convenções Internacionais O Brasil frente ao Cenário Mundial Convenções Internacionais O Brasil frente ao Cenário Mundial Competitividade e ordem pública Por FABIANA SIMÕES MARTINS Ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial - 2016 Favoritismo em decisões

Leia mais

OCEANÓGRAFO EMBARCADO: UMA ANÁLISE SOBRE AS EXIGÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESUMO

OCEANÓGRAFO EMBARCADO: UMA ANÁLISE SOBRE AS EXIGÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL RESUMO OCEANÓGRAFO EMBARCADO: UMA ANÁLISE SOBRE AS EXIGÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL Eduardo Antonio Temponi Lebre 1 RESUMO Esta resenha é sobre a condição de livre exercício profissional do oceanógrafo

Leia mais

direito marítimo 727

direito marítimo 727 direito marítimo 727 728 Administração, n. 26, vol. VII, 1994-4., 729-741 A APLICABILIDADE DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS MARÍTIMAS EM MACAU ANTES E DEPOIS DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 * Teresa Iok Lan Fu

Leia mais

Profa. Renata Menezes

Profa. Renata Menezes DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: Estados. Estado e território delimitação territorial, aquisição e perda de território, jurisdição e competência - Parte 3 Profa.

Leia mais

Análise de riscos ambientais no derramamento de petróleo

Análise de riscos ambientais no derramamento de petróleo Capítulo 10 Análise de riscos ambientais no derramamento de petróleo Segundo dados da OPEP [174] a demanda mundial por petróleo é de 84,2 milhões de barris por dia, apesar de ter ocorrido uma queda no

Leia mais

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Em Associação com o CIDP Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

LISTAGEM DE LEGISLAÇÃO

LISTAGEM DE LEGISLAÇÃO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS RECURSOS HUMANOS DIRECÇÃO REGIONAL DO TRABALHO LISTAGEM DE LEGISLAÇÃO Divisão de Higiene e Segurança no Trabalho Rua de João Gago, 4-2º

Leia mais

Portaria nº 39/2010 de 25 de Outubro

Portaria nº 39/2010 de 25 de Outubro Portaria nº 39/2010 de 25 de Outubro O artigo 3. do Decreto Lei n. 4/2000, de 14 de Fevereiro, que aprova o Regulamento de Inscrição Marítima e Lotações de Navios da Marinha Mercante e Pesca, determina

Leia mais

CIRCULAR DE LEGISLAÇÃO Nº 25

CIRCULAR DE LEGISLAÇÃO Nº 25 CIRCULAR DE LEGISLAÇÃO Nº 25 Diplomas legais publicados no âmbito do Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e áreas afins relacionadas. Período: Janeiro a Março de 2014 Retifica a Portaria 353-A/2013

Leia mais

Anexo II Postos de Atendimento (Inscrições, Locais das Provas e Apresentação de recursos) 1. Barra Bonita / SP Capitania Fluvial da Hidrovia

Anexo II Postos de Atendimento (Inscrições, Locais das Provas e Apresentação de recursos) 1. Barra Bonita / SP Capitania Fluvial da Hidrovia Anexo II Postos de Atendimento (Inscrições, Locais das Provas e Apresentação de recursos) 1. Barra Bonita / SP Capitania Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná Av. Pedro Ometto, 804 - Centro 2. Belém / PA Capitania

Leia mais

Decreto-Lei n.º 98/2001 de 28 de Março

Decreto-Lei n.º 98/2001 de 28 de Março Decreto-Lei n.º 98/2001 de 28 de Março Objecto...3 Tabela de taxas...3 Destino das taxas...3 Isenção de taxas...3 Delegação de competências...3 Disposição revogatória...4 Entrada em vigor...4 REGULAMENTO

Leia mais

I Conferencia Hemisférica sobre Protección Ambiental Portuaria. Agência Nacional de Transportes Aquaviários BRASIL

I Conferencia Hemisférica sobre Protección Ambiental Portuaria. Agência Nacional de Transportes Aquaviários BRASIL I Conferencia Hemisférica sobre Protección Ambiental Portuaria Agência Nacional de Transportes Aquaviários BRASIL Maria Luíza Almeida Gusmão Panama - Abril 2007 Política Nacional Meio Ambiente Recursos

Leia mais

AQUASEG Núcleo de Segurança Aquaviária (Anexo I) AQUALAB Núcleo de desenvolvimento do transporte aquaviário brasileiro (Anexo II)

AQUASEG Núcleo de Segurança Aquaviária (Anexo I) AQUALAB Núcleo de desenvolvimento do transporte aquaviário brasileiro (Anexo II) Circular nº 01/AQUASEG/AQUALAB/06/13 ANEXO I - AQUASEG Núcleo de Segurança Aquaviária Missão 1 No âmbito da sua atividade propõe-se: 2 DE: Eduardo Antonio Temponi Lebre, Dr. Professor Associado II/DIR/CCJ

Leia mais

A ARQUEOLOGIA NÁUTICA E SUBAQUÁTICA na Direcção Geral do Património Cultural. Pedro Barros e João Coelho

A ARQUEOLOGIA NÁUTICA E SUBAQUÁTICA na Direcção Geral do Património Cultural. Pedro Barros e João Coelho A ARQUEOLOGIA NÁUTICA E SUBAQUÁTICA na Direcção Geral do Património Cultural Pedro Barros e João Coelho cnans@dgpc.pt Campanha M@rBis 2014 O VALOR HISTÓRICO DO PATRIMÓNIO NAUTICO E SUBÁTICO PARA A IDENTIDADE

Leia mais

26562 Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de 2016

26562 Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de 2016 26562 Diário da República, 2.ª série N.º 162 24 de agosto de 2016 entrada e à saída do serviço e no início e no fim do intervalo de descanso, salvo o pessoal dirigente que regista apenas a entrada e a

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP)

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP) ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP) PROJETO DE DECLARAÇÃO DO PANAMÁ SOBRE DIRETRIZES PARA A PROTEÇÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA Os Estados Membros da Organização dos Estados

Leia mais

Direito marítimo, pré-sal e sustentabilidade

Direito marítimo, pré-sal e sustentabilidade Direito marítimo, pré-sal e sustentabilidade Autore: Eliane M. Octaviano Martins In: Diritto brasiliano Com as descobertas das reservas de petróleo na zona do pré-sal, o Brasil será considerado a quarta

Leia mais

Pesquisa:Lei n.º 10/97 01/10/ :25. Acordão de (Processo n.º 00664/05) Tribunal Central Administrativo Sul

Pesquisa:Lei n.º 10/97 01/10/ :25. Acordão de (Processo n.º 00664/05) Tribunal Central Administrativo Sul Acordão de 0205-10-25 (Processo n.º 00664/05) Tribunal Central Administrativo Sul Acordão de 1947-05-27 (Processo n.º 052853) Supremo Tribunal de Justiça Acordão de 1950-05-17 (Processo n.º 053895) Supremo

Leia mais

10. A atividade portuária e os agentes económicos

10. A atividade portuária e os agentes económicos Duarte Lynce de Faria, 09 de novembro de 2016 Ano letivo 2016/17 10. A atividade portuária e os agentes económicos 2 Características de natureza económica do transporte marítimo Transporte marítimo e internacionalização

Leia mais

Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018

Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018 Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018 ACUSAÇÃO CONTRA O CRIME MARÍTIMO Por: Diya Beesoondoyal, Adj. Conselheiro do Estado Principal, Gabinete do Procurador-Geral,

Leia mais

TRATADO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DE CABO VERDE NO DOMÍNIO DA FISCALIZAÇÃO CONJUNTA ESPAÇOS MARÍTIMOS SOB SOBERANIA OU JURISDIÇÃO

TRATADO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DE CABO VERDE NO DOMÍNIO DA FISCALIZAÇÃO CONJUNTA ESPAÇOS MARÍTIMOS SOB SOBERANIA OU JURISDIÇÃO TRATADO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE CABO VERDE NO DOMÍNIO DA FISCALIZAÇÃO CONJUNTA DE ESPAÇOS MARÍTIMOS SOB SOBERANIA OU JURISDIÇÃO DA REPÚBLICA DE CABO VERDE A República Portuguesa e

Leia mais

OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 13 NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA (NORMAM 03/2003)

OZEAN ESCOLA NÁUTICA  CAPÍTULO 13 NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA (NORMAM 03/2003) OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 13 NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA (NORMAM 03/2003) Conforme mencionado no Cap. 9, a Lei n 9.537, de 11 de dezembro de 1997 que dispõe sobre a SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO

Leia mais

AUTORIDADE REGULADORA DA ENERGIA (ARENE)

AUTORIDADE REGULADORA DA ENERGIA (ARENE) NOTÍCIAS DO DIREITO Moçambique Fevereiro de 2019 a Abril de 2019 ENERGIA E RECURSOS NATURAIS AUTORIDADE REGULADORA DA ENERGIA (ARENE) Foi aprovado o Estatuto Orgânico da Autoridade Reguladora da Energia

Leia mais

CONSELHO DE MINISTROS Decreto Legislativo n.º 14/2010 de 15 de Novembro O presente Código Marítimo de Cabo Verde decorre da necessidade premente

CONSELHO DE MINISTROS Decreto Legislativo n.º 14/2010 de 15 de Novembro O presente Código Marítimo de Cabo Verde decorre da necessidade premente CONSELHO DE MINISTROS Decreto Legislativo n.º 14/2010 de 15 de Novembro O presente Código Marítimo de Cabo Verde decorre da necessidade premente sentida há vários anos de modernizar e sistematizar a legislação

Leia mais

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES 1 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO OBJECTIVO CONTEXTUALIZACAO SITUAÇÃO ACTUAL DE TRANSPORTE DE CABOTAGEM MARÍTIMA CONSTRANGIMENTOS PREVALESCENTES NA CABOTAGEM MARITIMA

Leia mais

Workshop Infraestruturas Caminhos de Competitividade e Crescimento. Figueira da Foz 7 de junho de 2016 Jorge Semedo

Workshop Infraestruturas Caminhos de Competitividade e Crescimento. Figueira da Foz 7 de junho de 2016 Jorge Semedo Workshop Infraestruturas 2016-2020 Caminhos de Competitividade e Crescimento Figueira da Foz 7 de junho de 2016 Jorge Semedo Convenção SOLAS Pesagem de Contentores Convenção SOLAS - Pesagem de Contentores

Leia mais