Transmissões sem fio e campos magnéticos prejudicam a saúde?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transmissões sem fio e campos magnéticos prejudicam a saúde?"

Transcrição

1 Transmissões sem fio e campos magnéticos prejudicam a saúde humana? Seminário de Computação Móvel Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo 30 de Maio de 2012

2 Conteúdo 1 2 Radiação eletromagnética Transmissões sem fio Benefícios na Saúde 3 4 Estudos Tratamento 5 Recomendações

3 A disseminação dos dispositivos móveis aumentou a preocupação relacionada ao impacto sobre a saúde humana. Dispositivos móveis, antenas de telefonia (ERBs) e transmissão de dados sem fio; A maioria dos estudos foca na telefonia celular por apresenta maior riscos que outras tecnologias sem fio (potências mais elevadas); A comunicação sem fio é baseada na radiação eletromagnética e parte dessa radiação é absorvida pela cabeça do usuário.

4 Radiação eletromagnética Radiação eletromagnética Transmissões sem fio Benefícios na Saúde É composta de um campo elétrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro e à direção da propagação de energia. Por ser dividida em: ionizante: capaz de remover elétrons de átomos ou moléculas e causar danos ao tecido, como o câncer [Ex. raios X e gamma]; não-ionizante: capaz de aumentar a vibração das moléculas e consequentemente a temperatura dos tecidos biológicos [Ex. ultravioleta, infravermelho, radiofrequência (RF)]. Os campos elétrico e magnético enfraquecem rapidamente com o aumento da distância.

5 Transmissões sem fio Radiação eletromagnética Transmissões sem fio Benefícios na Saúde Permite a comunicação por meio de radiofreqüência ou radiação infravermelha. Radiofrequência: campos eletromagnéticos de alta energia [pequeno comprimento de onda].

6 Benefícios na saúde Radiação eletromagnética Transmissões sem fio Benefícios na Saúde As radiações são utilizadas em aplicações médicas. Recuperação de fraturas e tratamento de dores: ELF; TMS ou Estimulação Transcranial Magnética: ELF; detecção de câncer: ELF; recuperação de tecidos e tratamento de câncer: RF; exame de ressonância magnética: RF e campo estático; tomografia e radioterapia: raios X e raios gamma. ELF - campos eletromagnéticos de baixa frequência.

7 Tipos de experimentos Os experimentos são classificados como: com células [em laboratório - entendimento dos mecanismos biológicos] com animais [em laboratório e condições controladas] cĺınicos [monitoração da fisiologia de voluntários] epidemiológicos [observação e comparação de grupos que já estiveram/estão expostos, sem o controle das condições do ambiente]

8 Resultados biológicos Devido à distância que os telefones celulares se situam da cabeça dos usuários, há muitas preocupações com o sistema nervoso central. Algumas mudanças nas respostas biológicas dos voluntários já observadas: redução de três a cinco batimentos cardíacos por minuto; pequena alteração na atividade cerebral durante o sono (semelhante a cafeína); redução na liberação de melatonina após a exposição aos campos; elevação de temperatura próximo a orelha (inferior a observada após exercícios); efeitos temporários no sono, memória e em processos cognitivos. Efeitos biológicos não implicam em efeitos à saúde.

9 Câncer Como alguns estudos já associaram o aumento do risco de câncer com a exposição a campos magnéticos [1979], estes são o foco da maioria das pesquisas sobre efeitos dos campos eletromagnéticos. Estudos buscam: saber se é possível iniciar algum tipo de câncer ou influenciar o desenvolvimento de tumores já existentes; avaliar a possível incidência em crianças;

10 Câncer - Resultados Nada significante foi encontrado no surgimento ou desenvolvimento de tumores. Os estudos não indicaram maiores riscos em crianças. Diversos estudos falharam em encontrar evidências de uma associação real entre campos eletromagnéticos induzidos por correntes de alta voltagem e câncer. Em 2002, a IARC (International Agency for Research on Cancer) concluiu que os campos magnéticos não estão relacionados a qualquer tipo de câncer, exceto pela leucemia.

11 Câncer - Resultados recentes Em 2011, a IARC classificou os celulares como possíveis cancerígenos por causa da possibilidade de causar um tipo de tumor no cérebro, o neuroglioma. Relatório de abril de 2012 da Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido concluiu que o período dos estudos, 15 anos, não é grande o suficente.

12 Realizado entre 2003 e Os resultados ainda não estão totalmente disponíveis. não encontraram efeitos de campos RF no ciclo, proliferação ou diferenciação celulares, nem na incidência de apoptose, na síntese de DNA ou em funções imunológicas; descobriu fortes evidências de alterações no DNA de células expostas a sinais de intensidade considerada segura pelos principais órgãos reguladores, além de indicativos de aberrações cromossômicas e divisão celular acelerada, o que pode representar um início de câncer num ser vivo. Não conseguiram repetir os resultados iniciais.

13 Maior estudo epidemiológico já realizado sobre a relação entre o câncer e os telefones celulares: aumento de risco de glicoma após uso a longo prazo (2011), mas sugere que os resultados necessitam ser replicados; estimativas dos riscos dobrarem após dez anos de uso regular de aparelhos celulares (considerado o lado da cabeça utilizado). Não conseguiram repetir os resultados iniciais.

14 Considerável produção bibliográfica, mas escassez de estudos na América do Sul. Revisão Científica Latino-Americana - Relatório Campos Eletromagnéticos de Alta Frequência e Saúde Humana. Provas insuficientes ou inconsistentes sobre impactos sobre o câncer ou sistemas celulares maiores, com RF mantida abaixo dos níveis de segurança. Rompimento da barreira hemato-encefálica em animais, mas resultados não puderam ser replicados. Efeitos sobre o sistema nervoso foram majoritariamente negativos. Estudos com imagens funcionais do cérebro tem mostrado que não há aquecimento significativo causado diretamente pela exposição à RF.

15 Outros estudos Campo eletromagnético suprime o metabolismo da glicose no cérebro: flutuações muito maiores ocorrem naturalmente (álcool). Efeitos dos campos ELF sobre os radicais livres: indicam possibilidade de aumentar os níveis de radicais ou DNA pode ser afetado indiretamente pela influência dos campos sobre os radicais livres. Exposição da comunidade a partir de antenas de estações rádio-base: níveis são milhares de vezes abaixo dos padrões internacionais de segurança, mesmo a curtas distâncias das antenas. Possibilidade do sistema auditivo ser afetado pelo uso de aparelhos celulares: nenhum efeito foi observado. Estudos de longa duração estão faltando.

16 Em resumo diversos resultados considerados inconsistentes; estudos que se contrariam; resultados não puderam ser replicados; campos ELF aparentemente não oferecem risco à saúde; campos RF, não há garantia de segurança a longo prazo; influência sobre o DNA é improvável, porém incerta. Portadores de dispositivos médicos Cuidado. Pode haver interferência dos campos eletromagnéticos de tecnologias de comunicação sem fio.

17 Em resumo A ICNIRP, organização independente e reconhecida pela OMS, definiu limites de exposição com base nas taxas de absorção de energia (SAR - Specific Absorption Rate) A OMS afirma não haver risco à saúde devido à exposição a campos eletromagnéticos de baixo nível, ainda que por longos períodos. Se há algum efeito da exposição a campos de baixa intensidade, seria através de um mecanismo biológico ainda desconhecido. Relatório de abril de 2012 da Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido concluiu que ainda não há indícios convincentes de efeitos nocivos à saúde humana decorrentes de transmissões sem fio.

18 É um modelo eletromagnético do corpo humano com uma resolução sem precedentes, desenvolvido na Universidade do Texas pela Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF) em um estudo que deverá terminar em Estudos epidemiológico anteriores utilizam correlações estatísticas para estimar o risco. Quando não existem mecanismos conhecidos, biologicamente plausíveis, pelos quais a exposição ao agente poderia causar o resultado observado, a correlação deve ser especialmente forte. Isto significa que muita gente terá que adoecer para que os estudos estatísticos fundamentem uma conclusão. Outros modelos virtuais esbarravam no poder computacional necessário para fazer simulações complexas.

19 O modelo possibilita: representar o corpo humano com alta-fidelidade com uma resolução de um miĺımetro cúbico (melhor que tomografia computadorizada e ressonância magnética) estimar os efeitos da radiação nas diversas potências emitidas pelos mais diversos equipamentos do tipo wireless; evidências científicas, e não levantamentos estatísticos, do funcionamento do corpo humano para balizar conclusões seguras.

20 Modelos virtuais não conseguirão responder taxativamente se os telefones celulares causam câncer ou não porque os cientistas não sabem tudo sobre a dinâmica do câncer e outros efeitos adversos à saúde induzidos por diversos fatores ambientais. Resultados preliminares: A evidência, embora ainda esteja se acumulando, é forte o bastante para endossar uma conclusão: há risco.

21 Estudos Tratamento EHS (Electromagnetic Hypersensitivity) Atribuido às pessoas que afirmam apresentar algum tipo de sintoma quando expostas a campos elétricos ou magnéticos, ou mesmo quando próximas a algum equipamento elétrico. estima-se que 3% da população mundial é afetada; maioria localizada na Suécia; Os sintômas variam muito de pessoa para pessoa e alguns podem ser facilmente confundidos com sintomas de estresse. Ex: problemas de pele, sensibilidade à luz, cansaço, dores de cabeça, dificuldades de concentração, enjôos e palpitações.

22 Estudos Tratamento EHS (Electromagnetic Hypersensitivity) A inexistência de uma padronização dos sintomas contribui para que muitos países não reconheçam a hipersensibilidade como uma incapacitação ou doença. Alguns profissicionais consideram uma condição física com uma causa não clara; outros sugerem que em algum aspecto são psicológicas; a OMS não reconhece como uma doença e recomenda tratamento psicológico (2004); Estocolmo, capital da Suécia, reconhece os hipersensíveis como pessoas doentes. Os sintomas são reais e podem variar muito em sua severidade.

23 EHS - Estudos Estudos Tratamento Diversos estudos tentaram verificar se a origem dos sintomas é a radiação eletromagnética e se esses sintomas são verdadeiros. em 2005, a OMS concluiu que a hipersensibilidade realmente existe e pode ser um grande problema; não são capazes de detectar presença de campos eletromagnéticos; não há provas de que esteja relacionada à exposição a campos RF; um levantamento de um hospital britânico mostrou forte conexão entre toxicidade química e eletrossensibilidade [confirmado por vários outros estudos]; Independente da origem, um estudo da Universidade de Essex mostrou que realmente existem pessoas que sofrem problemas de saúde quando sabem que estão sob radiação eletromagnética.

24 EHS - Estudos Estudos Tratamento Há até um local específico para estes estudos: a região de Green Bank, no Estado da Virgína (EUA); existência de uma enorme instalação de radiotelescópios faz com que não possam sofrer interferências; a região foi declarada zona livre de ondas de rádio. Um estudo recente na região demonstrou que existe uma relação entre as dores e queimaduras na pele dos pacientes e a frequência eletromagnética dos campos a que estão sujeitos.

25 EHS - Tratamento Estudos Tratamento O desconhecimento da causa exata implica em não haver tratamentos com certeza de cura. Destacam-se atualmente dois centros de tratamento: Hospital Breakspear, no Reino Unido; Centro de Saúde Ambiental de Dallas, nos Estados Unidos. Devido à forte relação da sensibilidade com substâncias tóxicas, um dos tratamentos possíveis é a desintoxicação química.

26 Recomendações A interação com meios de transmissão sem-fio causam alterações no corpo humano, mas em níveis bastante baixos de forma a não apresentarem riscos reais a saúde. Não existem evidências que comprovam algum risco a saúde. Mais estudos são necessários para determinar os riscos a longo prazo (mais de 20 anos). Normas são adequadas. Com base nos resultados avaliados, atualmente podem-se considerar seguras a transmissão de dados sem fio e o uso de telefones celulares.

27 Recomendações Recomendações Todas as tecnologias tem sua cota de riscos, que devem ser contrabalançadas por um estudo cuidadoso de seus benefícios. Algumas precauções: usar telefones tradicionais quando acessíveis; fazer ligações curtas; usar acessórios que mantenham as mãos livres e o aparelho mais longe da cabeça; não carregar o celular muito perto do corpo; evitar falar no celular dentro do carro (maior RF com sinal baixo).

Transmissão sem Fio, Ondas, Campos Magnéticos e Seus Efeitos na Saúde Humana

Transmissão sem Fio, Ondas, Campos Magnéticos e Seus Efeitos na Saúde Humana Transmissão sem Fio, Ondas, Campos Magnéticos e Seus Efeitos na Saúde Humana MAC5743 Computação Móvel Por: Mauricio Chui Rodrigues Em: 2 de Dezembro de 2008 Antes de tudo... Conceitos!!! Campos magnéticos

Leia mais

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco. SAR e Radiação de Terminais Celulares Este tutorial apresenta os conceitos básicos sobre SAR e os efeitos da radiação em terminais celulares. Eduardo Tude Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco

Leia mais

Efeitos da Radiação Eletromagnética de Sistemas Celulares

Efeitos da Radiação Eletromagnética de Sistemas Celulares Efeitos da Radiação Eletromagnética de Sistemas Celulares Este tutorial apresenta conceitos básicos sobre radiação eletromagnética de sistemas celulares e os limites estabelecidos pela Anatel para evitar

Leia mais

Campos eletromagnéticos. O que se sabe: mitos e verdades e o trabalho do profissional em eletricidade

Campos eletromagnéticos. O que se sabe: mitos e verdades e o trabalho do profissional em eletricidade Campos eletromagnéticos. O que se sabe: mitos e verdades e o trabalho do profissional em eletricidade Carlos Frajuca CEFETSP Fórum Paulista de Segurança, Saúde e 06/06/2006 1 Qualidade de Vida no Trabalho

Leia mais

Transmissão sem Fio, Ondas, Campos Magnéticos e Seus Efeitos na Saúde Humana

Transmissão sem Fio, Ondas, Campos Magnéticos e Seus Efeitos na Saúde Humana Transmissão sem Fio, Ondas, Campos Magnéticos e Seus Efeitos na Saúde Humana MAC5743 Computação Móvel Mauricio Chui Rodrigues Monografia concluída em 25 de Novembro de 2008 Instituto de Matemática e Estatística

Leia mais

CESET AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE DE RESIDÊNCIAS VERTICAIS EM REGIÕES BRASILEIRAS. Rodrigo Barbosa Brito Dias

CESET AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE DE RESIDÊNCIAS VERTICAIS EM REGIÕES BRASILEIRAS. Rodrigo Barbosa Brito Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO TRABALHO AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE DE RESIDÊNCIAS VERTICAIS EM

Leia mais

OBTENÇÃO DE DADOS EXEMPLOS

OBTENÇÃO DE DADOS EXEMPLOS OBTENÇÃO DE DADOS EXEMPLOS Exemplo 1 Objetivo: Conhecer o perfil de trabalho dos funcionários de determinada empresa, para orientar políticas de recursos humanos ESTUDO DESCRITIVO Exemplo 1: (continuação)

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Campos eletromagnéticos e saúde Carlos Morais de Oliveira Filho Monografia apresentada como exigência parcial para aprovação na disciplina

Leia mais

RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE: UMA INTRODUÇÃO CESET. Mestrandos: Rodrigo Barbosa Dias Sonaly de Lima Silva Orientador: Luiz Bueno da Silva, Dr.

RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE: UMA INTRODUÇÃO CESET. Mestrandos: Rodrigo Barbosa Dias Sonaly de Lima Silva Orientador: Luiz Bueno da Silva, Dr. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO TRABALHO RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE: UMA INTRODUÇÃO Mestrandos: Rodrigo Barbosa Dias Sonaly

Leia mais

Comunicação Móvel Celular e Saúde

Comunicação Móvel Celular e Saúde Comunicação Móvel Celular e Saúde Os telefones celulares e outras tecnologias wireless entraram para o nosso cotidiano. Mas será que o uso regular desses aparelhos ou residir perto de uma estação radiobase

Leia mais

A dra. Davis está convicta que o celular é extremamente nocivo, pois interfere no DNA.

A dra. Davis está convicta que o celular é extremamente nocivo, pois interfere no DNA. A dra. Devra Davis, autora do livro The Secret History of the War on Cancer (A História Secreta da Guerra contra o Câncer), tem investigado os perigos das radiações emitidas pelos telefones celulares já

Leia mais

Radioatividade I. Química Prof.ª Talita Sousa

Radioatividade I. Química Prof.ª Talita Sousa A descoberta do raio X A radiação está no ar, nas plantas, nos alimentos e nos aparelhos eletrodomésticos, como a televisão e o micro-ondas, e raios X e materiais radioativos são amplamente empregados

Leia mais

ANALISE DE RISCO EM CAMPOS ELETROMAGNETICOS GERADOS EM TORRES DE CELULAR. Profª Marli Mari Joner da Silveira, Msc. UNISUL-Pedra Branca

ANALISE DE RISCO EM CAMPOS ELETROMAGNETICOS GERADOS EM TORRES DE CELULAR. Profª Marli Mari Joner da Silveira, Msc. UNISUL-Pedra Branca ANALISE DE RISCO EM CAMPOS ELETROMAGNETICOS GERADOS EM TORRES DE CELULAR Profª Marli Mari Joner da Silveira, Msc. UNISUL-Pedra Branca COMO OS CAMPOS eletromagnéticos e eletrônicos nos influenciam? Tudo

Leia mais

LICENÇAS PARA INSTALAÇÃO DE ANTENAS EDUARDO LEVY. Encontro sobre Infraestrutura para Telecomunicações. Curitiba, 25 de março de 2013

LICENÇAS PARA INSTALAÇÃO DE ANTENAS EDUARDO LEVY. Encontro sobre Infraestrutura para Telecomunicações. Curitiba, 25 de março de 2013 LICENÇAS PARA INSTALAÇÃO DE ANTENAS Encontro sobre Infraestrutura para Telecomunicações Curitiba, 25 de março de 2013 EDUARDO LEVY crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 8% 10% telefonia

Leia mais

Medição de Radiações Electromagnéticas em Comunicações Móveis em Luanda

Medição de Radiações Electromagnéticas em Comunicações Móveis em Luanda Medição de Radiações Electromagnéticas em Comunicações Móveis em Luanda Prof. Doutor Ricardo Queirós Universidade Agostinho Neto Faculdade de Engenharia Departamento de Electrónica e Electrotecnia 4 a

Leia mais

Transmissão sem o, ondas, campos magnéticos e os seus efeitos na saúde humana. Luiz Fernando Oliveira Corte Real

Transmissão sem o, ondas, campos magnéticos e os seus efeitos na saúde humana. Luiz Fernando Oliveira Corte Real Transmissão sem o, ondas, campos magnéticos e os seus efeitos na saúde humana Luiz Fernando Oliveira Corte Real 8 de dezembro de 2008 1 Introdução A tecnologia evoluiu muito rápido nos últimos anos. Dentre

Leia mais

SEMINÁRIO GESTÃO DO RISCO ASSOCIADO AOS CAMPOS ELECTROMAGNÉTICOS PROCEDIMENTOS SOBRE A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA CONCLUSÕES

SEMINÁRIO GESTÃO DO RISCO ASSOCIADO AOS CAMPOS ELECTROMAGNÉTICOS PROCEDIMENTOS SOBRE A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA CONCLUSÕES SEMINÁRIO GESTÃO DO RISCO ASSOCIADO AOS CAMPOS ELECTROMAGNÉTICOS PROCEDIMENTOS SOBRE A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA CONCLUSÕES INFARMED 16 NOVEMBRO 2004 Co-financiado pelo FSE LEGISLAÇÃO 1.

Leia mais

ANÁLISE DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE EM ADULTOS E CRIANÇAS

ANÁLISE DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE EM ADULTOS E CRIANÇAS ANÁLISE DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE EM ADULTOS E CRIANÇAS Joel Rosa de Almeida Júnior 1 Eliézer Alves Teixeira 2 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Jataí/Engenharia

Leia mais

PROFESSOR: CAIO BRENO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: ONDAS ELETROMAGNÉTICAS AULA 2

PROFESSOR: CAIO BRENO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: ONDAS ELETROMAGNÉTICAS AULA 2 PROFESSOR: CAIO BRENO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: ONDAS ELETROMAGNÉTICAS AULA 2 2.1 ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO 2 2.1.1 ONDAS DE RÁDIO São ondas eletromagnéticas usadas para comunicação entre dois pontos

Leia mais

1 Propagação em sistemas rádio móveis

1 Propagação em sistemas rádio móveis 1 Propagação em sistemas rádio móveis O canal de comunicação rádio móvel impõe limitações fundamentais ao desempenho dos sistemas de comunicação sem fio. O percurso de transmissão entre transmissor e receptor

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - risco indica a probabilidade de que um dano, um ferimento ou uma doença ocorra. - Avaliação de risco: é o processo

Leia mais

Caracterização de uma radiação electromagnética

Caracterização de uma radiação electromagnética Caracterização de uma radiação electromagnética Todas as radiações electromagnéticas são caracterizadas pela sua frequência e comprimento de onda. A frequência é o número de vezes que uma onda se repete

Leia mais

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt 2. Classificação das ondas a) Natureza I. Onda mecânica: necessita de um meio material para se propagar (é a oscilação das moléculas do meio) Onda na ponte Onda no mar Exemplos: Som Onda na corda 2. Classificação

Leia mais

Lenovo K5. Guia de início rápido. Lenovo A7010a48. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo K5. Guia de início rápido. Lenovo A7010a48. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo K5 Guia de início rápido Lenovo A7010a48 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar o

Leia mais

Comunicações de Rádio

Comunicações de Rádio Comunicações de Radio EFA Comunicações de Rádio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL EFA SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CIÊNCIA HELENA OLIVEIRA Página 1 Índice Comunicações de Rádio... 1 Introdução...

Leia mais

LEIS RESTRITIVAS A COPA DO MUNDO DE 2014 E TECNOLOGIA 4G EM CURITIBA EDUARDO LEVY CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2012 A IMPLEMENTAÇÃO DA

LEIS RESTRITIVAS A COPA DO MUNDO DE 2014 E TECNOLOGIA 4G EM CURITIBA EDUARDO LEVY CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2012 A IMPLEMENTAÇÃO DA LEIS RESTRITIVAS A COPA DO MUNDO DE 2014 E A IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA 4G EM CURITIBA EDUARDO LEVY CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2012 Fonte: Telebrasil mais de 324 milhões de clientes 240 mais de mil km de

Leia mais

DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM

DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM PORTO ALEGRE AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE PORTO ALEGRE, 26 DE JUNHO DE 2014 EDUARDO LEVY Estádio Beira-Rio

Leia mais

OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM GOIÂNIA

OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM GOIÂNIA OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM GOIÂNIA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR GOIÂNIA, 10 DE NOVEMBRO DE 2014 EDUARDO LEVY crescimento

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Módulo: 3779- Agentes Físicos Formadora: Susana Ricardo Agentes Físicos: Entidade, imaterial ou com um mínimo de matéria, capaz de produzir efeitos adversos no organismo. O dano produz sem que haja um

Leia mais

OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM PORTO

OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM PORTO OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES EM PORTO ALEGRE SOCIEDADE DE ENGENHARIA DO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE, 25 DE MARCO DE 2014 EDUARDO LEVY crescimento do setor de

Leia mais

DIFICULDADES PARA INSTALAÇÃO

DIFICULDADES PARA INSTALAÇÃO DIFICULDADES PARA INSTALAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL SEMINÁRIO DO INSTITUTO DE DIREITO APLICADO Brasília, 21 de agosto de 2013 EDUARDO LEVY crescimento do setor de telecomunicações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 2 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Biofísica 0090088 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

Venda Proibida - Gratuito

Venda Proibida - Gratuito Histórico O conceito de telefone celular foi desenvolvido em 1960, tornando-se comercialmente disponível a partir de 1983, sendo lançado nos EUA em 1984. O telefone celular funciona semelhante a um telefone

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Radiologia da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Viviane Olive Leonardo Souza SYNAPSIS BRASIL LTDA SYNAPSIS BRASIL LTDA volive@synapsis-it.com

Leia mais

1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas.

1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas. 1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas. I. A polarização é uma característica das ondas transversais. II. A polarização é uma característica das ondas longitudinais.

Leia mais

sinais de rádio para a antena da estação rádio base (ERB) que estiver mais próxima do usuário.

sinais de rádio para a antena da estação rádio base (ERB) que estiver mais próxima do usuário. Telefonia móvel Invisíveis para nós, as ondas eletromagnéticas percorrem o ar carregando o sinal que leva e traz ligações telefônicas e conexão de internet para nossos celulares. Graças às antenas (também

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva. Física-Matemática - UFSC. cel: (48)

Ismael Rodrigues Silva. Física-Matemática - UFSC. cel: (48) Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC cel: (48)9668 3767 Campo magnético em um condutor retilíneo: Sentido do campo dado pela regra de Ampère =4 10 N/A² (permeabilidade do vácuo) Campo magnético

Leia mais

Radiações. As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em:

Radiações. As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em: Pág 1 Radiações As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir coma matéria, se podem subdividir em: Radiações Ionizante São as que possuem energia suficiente

Leia mais

Radiação HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SECTOR DA SAÚDE

Radiação HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SECTOR DA SAÚDE Radiação HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SECTOR DA SAÚDE Formador: Eng.º Fernando Almeida Formandas: Ana Matos; Cristina Seixas; Sónia Santos Radiação - Pode ser definida como a propagação de

Leia mais

4 em1 PROTEJA A SUA FAMÍLIA DE CAMPOS ELÉTRICOS. O NoEM ELECTRO PROTECTOR 4em1 é o primeiro produto do mundo que deteta e absorve radiações nocivas.

4 em1 PROTEJA A SUA FAMÍLIA DE CAMPOS ELÉTRICOS. O NoEM ELECTRO PROTECTOR 4em1 é o primeiro produto do mundo que deteta e absorve radiações nocivas. PROTEJA A SUA FAMÍLIA DE CAMPOS ELÉTRICOS 4 em1 DETETOR DE CAMPO ELÉTRICO TINTA BRANCA CAMADA ANTIESTÁTICA PRIMEIRA CAMADA O NoEM ELECTRO PROTECTOR 4em1 é o primeiro produto do mundo que deteta e absorve

Leia mais

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES A radiação perde energia para o meio provocando ionizações Os átomos ionizados podem gerar: Alterações moleculares Danos em órgãos ou tecidos Manifestação de efeitos biológicos 1 MECANISMOS DE AÇÃO Possibilidades

Leia mais

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia de início rápido. Lenovo K53b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe K6 PLUS. Guia de início rápido. Lenovo K53b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe K6 PLUS Guia de início rápido Lenovo K53b36 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou

Leia mais

Monitoramento da ressonância de Schumann no campus do ITA em São José dos Campos, SP

Monitoramento da ressonância de Schumann no campus do ITA em São José dos Campos, SP Monitoramento da ressonância de Schumann no campus do ITA em São José dos Campos, SP Inácio Martin martin@ita.br João Paulo Corrêa engcorrea@outlook.com Franklin Andrade franklin.silva@unitau.com.br As

Leia mais

ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES NR 15

ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES NR 15 RADIAÇÕES IONIZANTES Anexo N 5 É um agente físico, sob a forma de energia, que se transmite pelo espaço, através de ondas eletromagnéticas, ou que apresenta comportamento

Leia mais

Lenovo Vibe K6. Guia de início rápido. Lenovo K33b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe K6. Guia de início rápido. Lenovo K33b36. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe K6 Guia de início rápido Lenovo K33b36 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Por: Luciano Santa Rita Oliveira Mestre em Radioproteção e Dosimetria Tecnólogo em Radiologia Sumário Definição de IOE Proteção Radiológica Áreas

Leia mais

Apostila de Química 03 Radioatividade

Apostila de Química 03 Radioatividade Apostila de Química 03 Radioatividade 1.0 Histórico Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio e uranila: K2(UO2)(SO4)2 conseguia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO TRABALHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO TRABALHO MEDIÇÃO DOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE EM POSTOS DE TRABALHO EM LABORATÓRIOS

Leia mais

Biologia Luiz Segundo

Biologia Luiz Segundo Biologia Luiz Segundo TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Desde que médicos começaram a solicitar regularmente exames de tomografia computadorizada, cientistas se preocupam que o procedimento de imageamento

Leia mais

TELEFONIA MÓVEL AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO JOSÉ AMÉRICO LEITE FILHO VITÓRIA, 05 DE MARÇO DE 2013

TELEFONIA MÓVEL AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO JOSÉ AMÉRICO LEITE FILHO VITÓRIA, 05 DE MARÇO DE 2013 TELEFONIA MÓVEL AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO JOSÉ AMÉRICO LEITE FILHO VITÓRIA, 05 DE MARÇO DE 2013 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado R$ 63 milhões de investimentos

Leia mais

Comissão de Especialistas Latino-Americanos em Campos Eletromagnéticos de Alta Frequência e Saúde Humana

Comissão de Especialistas Latino-Americanos em Campos Eletromagnéticos de Alta Frequência e Saúde Humana Comissão de Especialistas Latino-Americanos em Campos Eletromagnéticos de Alta Frequência e Saúde Humana Revisão Científica sobre Radiação Eletromagnética no Espectro de Radiofrequência e seus Efeitos

Leia mais

Lenovo Vibe B. Guia de início rápido. Lenovo A2016b30. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe B. Guia de início rápido. Lenovo A2016b30. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe B Guia de início rápido Lenovo A2016b30 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Física Médica da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

Radiação electromagnética

Radiação electromagnética 1 Radiação electromagnética A radiação eletromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço, algumas das quais são percebidas pelo olho humano como luz. A radiação eletromagnética compõe-se de um

Leia mais

Agronomia Química Analítica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro. As medidas baseadas na luz (radiação eletromagnética) são muito empregadas

Agronomia Química Analítica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro. As medidas baseadas na luz (radiação eletromagnética) são muito empregadas ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA Introdução As medidas baseadas na luz (radiação eletromagnética) são muito empregadas na química analítica. Estes métodos são baseados na quantidade de radiação emitida

Leia mais

Radiação e Ionização. Proteção e higiene das Radiações I Profª: Marina de Carvalho CETEA

Radiação e Ionização. Proteção e higiene das Radiações I Profª: Marina de Carvalho CETEA Radiação e Ionização Proteção e higiene das Radiações I Profª: Marina de Carvalho CETEA Introdução O que é onda? Perturbação em um meio que se propaga transportando energia sem que haja transporte de matéria.

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira CLIMATOLOGIA Radiação solar Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Sistema Solar Componente Massa (%) Sol 99,85 Júpiter 0,10 Demais planetas 0,04 Sol x Terra massa 332.900 vezes maior volume

Leia mais

Lenovo Vibe C2. Guia de início rápido. Lenovo K10a40. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone.

Lenovo Vibe C2. Guia de início rápido. Lenovo K10a40. Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Lenovo Vibe C2 Guia de início rápido Lenovo K10a40 Leia este guia com atenção antes de utilizar o smartphone. Leitura antes de utilizar o smartphone Para sua segurança Antes de montar, carregar ou usar

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES TRANSITÓRIAS A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra sobretensões transitórias que devem ser consideradas

Leia mais

Riscos Adicionais conforme NR-10

Riscos Adicionais conforme NR-10 1 DDS Riscos Adicionais Condições Atmosféricas Riscos Adicionais conforme NR-10 a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas. Riscos Adicionais : todos

Leia mais

INFRAESTRUTURA PASSIVA

INFRAESTRUTURA PASSIVA INFRAESTRUTURA PASSIVA A BASE DO ICEBERG 30º ENCONTRO TELE.SÍNTESE EDUARDO LEVY SÃO PAULO, 19 DE JUNHO DE 2012 Fonte: Telebrasil mais de 329 milhões de clientes mais de 240 mil km de cabos com multifibras

Leia mais

Exposição Humana à Radiação Não-Ionizante Oriunda das Torres de Telecomunicações

Exposição Humana à Radiação Não-Ionizante Oriunda das Torres de Telecomunicações Exposição Humana à Radiação Não-Ionizante Oriunda das Torres de Telecomunicações U F R N C T D C O I I S E M A N A D E E N G E N H A R I A D E T E L E C O M U N I C A Ç Õ E S D A U F R N 0 7 A 1 1 D E

Leia mais

Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina

Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina Desde os anos de 1990, a fosfoetanolamina vem sendo estudada por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos, da USP (Universidade de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

LEI GERAL DAS ANTENAS PL 5.013/2013

LEI GERAL DAS ANTENAS PL 5.013/2013 LEI GERAL DAS ANTENAS PL 5.013/2013 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 5.013/ 2013 CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 30 de outubro de 2013 EDUARDO LEVY crescimento do setor

Leia mais

A TECNOLOGIA 4G E A COMPETÊNCIA MUNICIPAL XLV FÓRUM NACIONAL DE PROCURADORES GERAIS

A TECNOLOGIA 4G E A COMPETÊNCIA MUNICIPAL XLV FÓRUM NACIONAL DE PROCURADORES GERAIS A TECNOLOGIA 4G E A COMPETÊNCIA MUNICIPAL XLV FÓRUM NACIONAL DE PROCURADORES GERAIS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS PORTO ALEGRE, 26 DE ABRIL DE 2013 CARLOS DUPRAT índice quem é o Sinditelebrasil? o setor de

Leia mais

Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a

Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a criação de práticas, para a formação e desenvolvimento

Leia mais

Cápsula endoscópica com terapia

Cápsula endoscópica com terapia Universidade do Minho Escola de Engenharia Cápsula endoscópica com terapia Professor Higino Correia José Artur Rodrigues Abril 2015 Índice Motivação Técnicas terapêuticas de ablação térmica: Ablação por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Dr. Richarde Marques Satélite Radiação solar refletida Atmosfera

Leia mais

Riscos da Exposição à Luz do Sol

Riscos da Exposição à Luz do Sol Riscos da Exposição à Luz do Sol Riscos à saúde fazem com que a proteção solar seja essencial no trabalho desenvolvido a céu aberto. A radiação ultravioleta (UV) está nos atingindo constantemente, proveniente

Leia mais

Fundamentos de Sensoriamento Remoto

Fundamentos de Sensoriamento Remoto UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: Geoprocessamento para aplicações ambientais e cadastrais Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profª. Adriana

Leia mais

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: 2 CAPÍTULO 33 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO. Revisão: O espectro eletromagnético. Prof. André L. C.

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: 2 CAPÍTULO 33 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO. Revisão: O espectro eletromagnético. Prof. André L. C. ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: Prof. André L. C. Conceição DAFIS CAPÍTULO 33 HALLIDAY, RESNICK. 8ª EDIÇÃO Ondas eletromagnéticas Revisão: O espectro eletromagnético comp. de onda (em metros) tam. de um comp.

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS A radiação perde energia para o meio provocando ionizações Os átomos ionizados podem gerar: Alterações moleculares

Leia mais

SEMINÁRIO GESTÃO DO RISCO ASSOCIADO AOS CAMPOS ELECTROMAGNÉTICOS

SEMINÁRIO GESTÃO DO RISCO ASSOCIADO AOS CAMPOS ELECTROMAGNÉTICOS SEMINÁRIO GESTÃO DO RISCO ASSOCIADO AOS CAMPOS ELECTROMAGNÉTICOS PROCEDIMENTOS SOBRE A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA Luís Salvador Pisco 16 de Novembro de 2004 Radiações Electromagnéticas e

Leia mais

C A R T I L H A E D U C AT I VA MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

C A R T I L H A E D U C AT I VA MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CARTILHA EDUCATIVA Som e Ruído Todos os dias estamos expostos a sons e ruídos. Mas você sabe a diferença entre um e outro? Som é tudo aquilo que percebemos com os nossos ouvidos, tudo aquilo que conseguimos

Leia mais

Radiação Electromagnética

Radiação Electromagnética 1- DEFINIÇÃO Radiação Electromagnética As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

ESTUDO DE ANOMALIA ELETROMAGNÉTICA

ESTUDO DE ANOMALIA ELETROMAGNÉTICA Alcides Cores ESTUDO DE ANOMALIA ELETROMAGNÉTICA A leitura radiométrica no interior do agroglifo foi efetuada no dia 01 de outubro, iniciando-se por volta das 14 horas. Foi utilizado o medidor, modelo

Leia mais

Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática. Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois. Apresentado por: Carmem Hara

Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática. Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois. Apresentado por: Carmem Hara Capítulo 1 Informática Biomédica: Ciência e Prática Edward H. Shortliffe e Marsden S. Blois Apresentado por: Carmem Hara Sumário 1) Registro eletrônico de pacientes 2) Impacto da Internet nos tratamentos

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 2- Comunicação de informação a longas distâncias. 2.2- Propriedades das ondas. - Reflexão e refração de ondas. - Leis da reflexão e da refração. - Índice de refração de um meio.

Leia mais

Comunicações de Rádio

Comunicações de Rádio Área: STC5- Núcleo gerador 5: Redes de Informação e Comunicação. Domínios de Referência: DR1 Entender a utilização das comunicações em diversos contextos familiares e sociais. Temas: Comunicações Rádio

Leia mais

VIBRAÇÕES E RESPOSTA DO HOMEM. Postado por Sunmover em 27 de abril de 2013 às 17:15 Ver o Blog

VIBRAÇÕES E RESPOSTA DO HOMEM. Postado por Sunmover em 27 de abril de 2013 às 17:15 Ver o Blog VIBRAÇÕES E RESPOSTA DO HOMEM Postado por Sunmover em 27 de abril de 2013 às 17:15 Ver o Blog VIBRAÇÕES E RESPOSTA DO HOMEM Ambos os sábios antigos e os cientistas modernos concordam que tudo na vida é

Leia mais

Radiocomunicações - Uso Pessoal

Radiocomunicações - Uso Pessoal ProjFEUP Radiocomunicações - Uso Pessoal Trabalho realizado no âmbito do Projeto FEUP. Equipa 1MIEEC_01 Outubro de 2012 Trabalho realizado por: Alexandre Duarte Mesquita ee12105@fe.up.pt Ana Rita Fernandes

Leia mais

Redes sem Fio Sistemas de Telefonia Celular Características. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio Sistemas de Telefonia Celular Características. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Sistemas de Telefonia Celular Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Onde Estamos? Sistemas de comunicação wireless Redes locais wireless

Leia mais

Procedimentos médicos

Procedimentos médicos Cochlear Implants Procedimentos médicos para os sistemas CI/ABI da MED EL AW33316_6.0 (Portuguese) O manual fornece instruções importantes e informações de segurança para os usuários dos sistemas CI/ABI

Leia mais

NR-10 CHOQUE ELÉTRICO

NR-10 CHOQUE ELÉTRICO NR-10 CHOQUE ELÉTRICO Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr. pedroarmando@ifsc.edu.br Definição CHOQUE ELÉTRICO É a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no

Leia mais

Aula 2 - Ondas Eletromagnéticas

Aula 2 - Ondas Eletromagnéticas Aula 2 - Ondas Eletromagnéticas Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Introdução ondas eletromagnéticas Descrição Qualitativa de uma Onda Eletromagnética Descrição Matemática de uma Onda Eletromagnética

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra

Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Prof.ª Dr.ª Fatima Salete Correra Sumário Espectro eletromagnético - Regulamentação - Exemplos de aplicação Níveis seguros de radiação Unidades de frequência, ganho e potência 2 ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

Leia mais

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético Meios Físicos Cont. Pares Metálicos Cabo coaxial Par Trançado Condutores Óticos Fibra Rádio Microondas Satélites Infravermelho Espectro Eletromagnético 1 Espectro Eletromagnético Frequências 30MHz to 1GHz

Leia mais

Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques

Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques Centro de Ciências das Imagens e Física Médica Departamento de Clínica Médica

Leia mais

Atenuações em Fibras Ópticas

Atenuações em Fibras Ópticas Atenuações em Fibras Ópticas A atenuação da luz (Perca de potência ótica) ao passar pela fibra óptica é devida a várias razões, tais como: absorção do material no núcleo ou na casca, espalhamento devido

Leia mais

Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas

Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário - Transporte de Energia e o Vetor de Poynting; Polarização; Reflexão e Refração; Reflexão Interna Total; Situação a ser analisada...

Leia mais

Eletromagnetismo 1. Eletromagnetismo 1

Eletromagnetismo 1. Eletromagnetismo 1 Departamento de Engenharia Elétrica Faculdade de Tecnologia Universidade de Brasília Eletromagnetismo 1 Prof. Franklin da Costa Silva fcsilva@ene.unb.br Eletromagnetismo 1 Livro Texto Eletromagnetismo

Leia mais