CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir."

Transcrição

1 EDITAL nº 09/2015 CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso Interno para Concessão de 01 (uma) Bolsa de Estudos patrocinada pelo Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades 2015, doravante denominado Programa Santander Fórmula 2015, com o objetivo de selecionar estudante regularmente matriculado em curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da Instituição, oferecendo-lhe oportunidade de acesso a outras culturas e de complementação do seu currículo, mediante a realização de intercâmbio internacional em renomada Instituição de Ensino Superior. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO O Concurso Interno FPB Programa Santander Fórmula 2015 é destinado, exclusivamente, a estudantes dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da Faculdade Internacional da Paraíba que apresentem destacado desempenho acadêmico. A Faculdade Internacional da Paraíba indicará ao Programa Santander Universidades 01 (um) estudante selecionado em concurso interno, dentre aqueles que tenham previamente realizado suas inscrições ao Concurso Interno da Bolsa e se enquadrem nos critérios estabelecidos neste Edital, para que receba bolsa de estudos destinada a auxiliar no custeio das despesas do intercâmbio internacional para o qual vier a ser selecionado. II DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS E DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO INTERCÂMBIO Após a publicação do resultado do concurso interno a que se refere o inciso anterior e ter sido chamado pela FPB para confirmar sua pretensão, o estudante selecionado deverá optar pela realização do intercâmbio em uma das Instituições da Rede Laureate Internacional de Universidades no exterior, em países abrangidos pelo Programa Santander Fórmula A viagem ao exterior, para fins do intercâmbio a que se refere este Edital, deverá ter duração de, no máximo, seis meses, podendo ser realizada, em conformidade com o calendário acadêmico da FPB, a partir do primeiro semestre de 2016, desde que o estudante bolsista retorne ao Brasil até 31 de dezembro 2016 com seu plano de estudos totalmente concluído e validado pela instituição hospedeira.

2 III DO PÚBLICO ALVO Poderão participar do Concurso Interno FPB estudantes regularmente matriculados na FPB a partir da 2 a Série até, inclusive, a antepenúltima Série de seu curso. a) As condições estabelecidas neste inciso se referem ao momento em que o estudante realizará sua solicitação de participação no referido concurso. b) Em nenhuma situação o período de realização do intercâmbio poderá coincidir ou avançar sobre o último semestre do curso ao qual o estudante estará vinculado à FPB. c) O estudante que já tenha participado de programa de intercâmbio da Rede Laureate somente poderá ser selecionado, nos termos deste Edital, se houver vaga ociosa após realizada a classificação e seleção dos candidatos que participarão pela primeira vez. IV DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA No momento de sua inscrição, o candidato deverá: a) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 18 anos, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander; b) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da FPB; c) Não ter pendências financeiras com a FPB; d) Enquadrar-se nas condições estabelecidas no inciso III deste Edital; e) Ter integralizado, no mínimo, 01 (um) semestre letivo do seu curso; f) Ter cumprido integralmente os componentes curriculares de seu histórico escolar na FPB; g) Possuir histórico acadêmico no curso ao qual está vinculado que apresente coeficiente de rendimento escolar (CRE) igual ou superior a 8, 0 (oito); h) Realizar sua inscrição na forma e no prazo estabelecidos neste Edital; i) Ter, no mínimo, nível intermediário de inglês ou espanhol, conforme o país no qual pretende realizar o intercâmbio. V DAS INSCRIÇÕES Os estudantes interessados e em condições de cumprir todos os requisitos para a candidatura deverão realizar suas inscrições por meio do endereço eletrônico <www.santanderuniversidades.com.br/bolsas>.

3 VI DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO A classificação dos candidatos abrangerá todos os estudantes que, devidamente inscritos, cumprirem todos os requisitos para a candidatura estipulados neste Edital, dentro do prazo estabelecido no inciso X, e será realizada em duas etapas: Na primeira etapa, serão classificados os candidatos que satisfizerem a todos os requisitos relacionados no inciso IV, posicionando-os em ordem decrescente dos respectivos coeficientes de rendimento escolar (CRE), conforme demonstrado em histórico escolar. Os dez (10) candidatos mais bem posicionados nesta etapa serão considerados aptos à participação na segunda etapa classificatória. Na segunda etapa, os dez (10) candidatos serão individualmente entrevistados pela Comissão do Concurso (em cuja etapa também será realizada prova de proficiência em língua estrangeira), que lhes atribuirá pontuação (máximo, dez pontos) como resultado das respectivas entrevistas. Considerar-se-á selecionado à concessão da bolsa o candidato que, ao final da segunda etapa classificatória, apresentar a melhor pontuação nesta etapa do Concurso. Nos casos de candidatos que, no ato da inscrição, tenham cursado integralmente apenas um semestre em seus cursos de graduação na FPB, considerar-se-á, para fins de classificação, o CRE obtido no primeiro semestre integralizado. Na ocorrência de empate entre candidatos no processo classificatório, em qualquer de suas etapas, serão adotados os seguintes critérios de desempate, na ordem assim apresentada: a) O candidato que apresentar, proporcionalmente, o menor número de disciplinas reprovadas em seu histórico acadêmico; b) O candidato que estiver mais próximo da conclusão de seu curso, considerando-se a da carga horária integralizada; c) Persistindo o empate, o candidato que tiver maior idade. VII DO INTERCÂMBIO E DA CONVALIDAÇÃO DE ESTUDOS A escolha da Instituição hospedeira para a realização do intercâmbio internacional deverá ser condizente com a equivalência curricular para convalidação dos estudos em sua formação acadêmica entre o programa da referida Instituição e o respectivo curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) ao qual o estudante esteja vinculado na Faculdade Internacional da Paraíba. Ao estudante interessado em inscrever-se ao processo seletivo de que trata este Edital recomenda-se que, previamente à sua inscrição, obtenha informações e orientações sobre intercâmbios e convalidação de estudos possíveis ao seu curso no International Office (IO) da Faculdade Internacional da Paraíba ou na Coordenação de seu respectivo curso.

4 VIII DAS BOLSAS DE ESTUDOS Para o estudante selecionado será concedida 01 (uma) bolsa de estudos no valor de R$16.846,50 (dezesseis mil, oitocentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos), observando-se as seguintes condições: a) No caso de impossibilidade ou desistência de participação do candidato selecionado, antes da assinatura, com a FPB, do termo de adesão ao Programa Santander Fórmula 2015, a Comissão do Concurso declarará como beneficiário o próximo candidato classificado; b) No caso de estudante selecionado no concurso que venha a desistir da Bolsa a partir da data da comunicação oficial, pela FPB, de sua seleção ao Programa Santander Fórmula 2015, não será permitida a substituição do bolsista contemplado. A bolsa se destinará exclusivamente a cobrir as despesas do estudante com o intercâmbio no exterior, com o intuito de auxiliar, total ou parcialmente, os custos de deslocamento, manutenção, viagem, alojamento e eventuais taxas cobradas pela Instituição de destino. Antes de iniciar sua viagem, o beneficiário da bolsa deverá contratar um seguro de viagem para todo o período do intercâmbio, com cobertura médica em caso de doença ou acidente, repatriação médica ou funerária e seguro de acidentes pessoais, bem como deverá contratar seguro saúde internacional válido para o país de destino do bolsista contemplado, além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, transporte em caso de óbito no exterior. A não apresentação destes documentos quando solicitado, sujeitará o bolsista a penalidades decorrentes pelo descumprimento das condições dos Princípios Gerais e convênio específico firmado com a Instituição de destino. O pagamento correspondente ao valor da bolsa será realizado pela Faculdade Internacional da Paraíba a partir de janeiro de 2016, diretamente ao estudante beneficiário, mediante crédito em conta corrente de sua titularidade e mantida no Banco Santander, na modalidade Universitária, conforme definido pelo Termo de Adesão de Estudante ao Programa Santander Fórmula IX DA COMISSÃO DO CONCURSO A seleção do candidato à bolsa de que trata este Edital será conduzida exclusivamente pela Comissão do Concurso, que realizará a análise das inscrições e a classificação dos candidatos aptos com base nos critérios e requisitos estabelecidos neste Edital. A Comissão do Concurso requisitará aos respectivos Coordenadores de cursos os dados e informações sobre a vida acadêmica dos estudantes devidamente inscritos.

5 A seu critério, a Comissão do Concurso poderá requisitar aos candidatos as respectivas comprovações de informações complementares que julgar procedentes. A Comissão do Concurso de Bolsas da Faculdade Internacional da Paraíba será formada por: a) Um representante da Direção Acadêmica; b) Um representante da Coordenação de Apoio à Pesquisa e Extensão (CAPEX); c) Um representante da Direção Administrativa e Financeira; d) Um representante da Secretaria Geral; e) Um representante do Núcleo de Apoio Psicopedagógico. As decisões da Comissão do Concurso são soberanas, não cabendo qualquer contestação ou recurso em qualquer instância ou fórum. X DO CALENDÁRIO DO CONCURSO O Concurso Interno de Bolsa do Programa Santander Fórmula 2015 seguirá o seguinte cronograma: De 08/07/2015 a 11/09/2015 às 23h59 (horário de Brasília): Período de inscrição dos candidatos por meio do endereço <www.santanderuniversidades.com.br/bolsas>. De 21/09/2015 a 24/09/2015: Processo de seleção dos candidatos aptos pela Comissão do Concurso; 25/09/2015: Divulgação do resultado da primeira etapa do processo classificatório no portal da Faculdade Internacional da Paraíba e comunicação por aos dez (10) candidatos mais bem classificados informando-os sobre a data, horário e local para realização das respectivas entrevistas; 28/09/2015 a 02/10/2015: Período para realização das entrevistas e prova de proficiência de língua estrangeira com os dez (10) candidatos mais bem classificados na primeira etapa classificatória; 05/10/2015: Divulgação do resultado final do Concurso no portal da Faculdade Internacional da Paraíba e comunicação por ao candidato selecionado; 06/10/2015: Período para o candidato selecionado comparecer ao International Office da FPB para a assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Bolsa Fórmula Santander. Caso haja desistência ou não comparecimento do candidato selecionado até 06/10/2015, a Comissão do Concurso declarará como beneficiário o próximo candidato classificado; 09/10/2015: Comunicação, pela FPB, ao Programa Santander Universidades, do nome do candidato selecionado.

6 XI DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE SELECIONADO a) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da FPB; b) Regularizar o processo de formalização do seu intercâmbio junto ao International Office da FPB; c) Possuir passaporte ou providenciar a emissão de passaporte, na Polícia Federal, com validade suficiente para todo o período do intercâmbio; d) Solicitar o visto de estudante no consulado do país de destino, caso necessário; e) Apresentar à FPB toda e qualquer documentação extra exigida após o processo seletivo; f) Contratar seguro-saúde que inclua cobertura de falecimento e invalidez por acidente, assistência e repatriação de falecidos por qualquer causa e reembolso de gastos médicos por acidente do beneficiário da bolsa; g) Arcar com os custos de hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde relativos ao período do intercâmbio, bem como outras despesas eventuais; h) Manter-se regularmente matriculado na Faculdade Internacional da Paraíba durante o período do intercâmbio e cursar pelo menos mais 01 (um) semestre acadêmico na Faculdade Internacional da Paraíba após o término do período do intercâmbio; i) Pagar a semestralidade na Faculdade Internacional da Paraíba; j) Enviar mensalmente relatório de atividades desenvolvidas (incluindo os resultados das avaliações acadêmicas) para o International Office da FPB por meio do endereço O estudante, ao inscrever-se no Concurso Interno da Bolsa patrocinada pelo Programa Santander Fórmula 2015 adere ao presente Edital, bem como cede, de maneira irrevogável e irretratável, à Faculdade Internacional da Paraíba, a título gratuito, o direito de utilizar sua imagem e/ou voz para anúncios relativos à divulgação do Programa e/ou outros produtos e serviços de interesse da Instituição, a partir da data de divulgação do resultado do processo seletivo até o retorno do estudante à FPB, após concluído o intercâmbio. XII DOS CASOS OMISSOS As atividades realizadas no âmbito deste Programa não configurarão qualquer relação ou vínculo empregatício do estudante contemplado com a FPB ou com o Banco Santander.

7 Os candidatos que tentarem fraudar ou burlar as regras especificadas neste Edital ou fornecerem informações inverídicas serão excluídos, a qualquer tempo, do Programa. O candidato selecionado que descumprir qualquer regra deste Edital poderá ser responsabilizado nos termos da Lei. O Programa poderá ser alterado ou encerrado, a qualquer momento, pela FPB e/ou pelo Banco Santander, mediante simples comunicação escrita, sem que isso implique obrigação da manutenção do Programa e/ou qualquer reparação. Os casos omissos neste Regulamento serão dirimidos pela Comissão do Concurso de Bolsas Iberoamericanas para Estudantes de Graduação Faculdade Internacional da Paraíba. João Pessoa, 08 de Julho de Conselho Superior Acadêmico da Faculdade Internacional da Paraíba

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A Faculdade dos Guararapes abre, aos seus estudantes de graduação, o processo seletivo

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A UNPBFPB abre aos seus alunos o concurso de bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir.

CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. EDITAL nº 08/2014 CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso de Bolsas Ibero-americanas

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir.

CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. EDITAL nº 05/2015 CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso de Bolsas Ibero-americanas

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A Faculdade dos Guararapes abre, aos seus estudantes de graduação, o processo seletivo interno

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

Obs: As disciplinas cursadas durante o período do programa não terão suas equivalências garantidas.

Obs: As disciplinas cursadas durante o período do programa não terão suas equivalências garantidas. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades Universidade do Porto, Portugal Edital nº 06/2015 O Complexo Educacional FMU torna pública as normas e procedimentos

Leia mais

Concurso do Programa Fórmula Santander

Concurso do Programa Fórmula Santander Regulamento Concurso do Programa Fórmula Santander Parceria entre Santander Universidades e Laureate International Universities Brasil O Centro Universitário do Norte (UniNorte), por meio de parceria entre

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA SANTA FE UNIVERSITY OF ART AND DESIGN (SFUAD) VACATION ENGLISH IMMERSION (VEI)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA SANTA FE UNIVERSITY OF ART AND DESIGN (SFUAD) VACATION ENGLISH IMMERSION (VEI) Jaboatão dos Guararapes, 28 de abril de 2014 A FACULDADE DOS GUARARAPES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional da Graduação para alunos da Faculdade dos Guararapes Bolsas para o Vacation English

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS DO PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS DO PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS DO PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A Faculdade dos Guararapes abre aos seus alunos o concurso de bolsas ao Programa

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 08 de 07 de Abril de 2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 O Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Professor Doutor Paulo Roberto Michelone, no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes

Leia mais

Edital N 02/2016 International Office UnP

Edital N 02/2016 International Office UnP Edital N 02/2016 International Office UnP Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Potiguar PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA EDITAL FAMAZ/NUPEX/SANTANDER-IBERO Nº 01-2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES Dispõe

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermédio da Diretoria Acadêmica

Leia mais

EDITAL Nº 100/2016 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 100/2016 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 100/2016 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício da reitoria, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 03, DE 06 DE AGOSTO DE 2013 Pelo presente Edital, tornamos pública a abertura do Processo de Seleção para o Programa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº02/GPG/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2 A Universidade Potiguar - UnP, mantida pela APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., sociedade legalmente constituída, inscrita no CNPJ sob o nº 08.480.071/0001-40, torna pública as normas

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 002 /2012

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 002 /2012 DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 002 /2012 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Diretoria de Pesquisa

Leia mais

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015.

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015 Edital nº 07/2015 Considerando os protocolos de intenção assinados entre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Vitória, 22 de abril de 2015. EDITAL 4/2015/SRI RETIFICADO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES (5ª Edição)

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES (5ª Edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ GABINETE DA REITORIA ASSESSORIA ESPECIAL PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS Campus UNIVERSIDADE Universitário Petrônio FEDERAL Portela, SG DO 07 PIAUÍ Bairro

Leia mais

EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino/PROEN do Instituto Federal de Alagoas /IFAL

Leia mais

EDITAL N. 001/2016 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA PARTICIPAÇÃO NO

EDITAL N. 001/2016 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL N. 001/2016 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 08 de 12 de Julho de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

Programa Estágio em Parceria com o Santander Universidades

Programa Estágio em Parceria com o Santander Universidades Programa Estágio em Parceria com o Santander Universidades A Associação Prudentina de Educação e Cultura APEC torna público as normas e procedimentos para o Programa Estágio em Parceria com o Santander

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Potiguar UnP, especificamente a concessão

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 06 de 06 de Abril de 2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (3ª Edição)

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (3ª Edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ GABINETE DA REITORIA ASSESSORIA ESPECIAL PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS Campus UNIVERSIDADE Universitário Petrônio FEDERAL Portela, SG DO 07 PIAUÍ Bairro

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Rio de Janeiro, de acordo com o regimento interno, torna pública as normas do Processo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE MESTRADO TURMA 2013 EDITAL Nº

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE MESTRADO TURMA 2013 EDITAL Nº PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE MESTRADO TURMA 2013 EDITAL Nº 25/12 O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) da Universidade Candido Mendes (UCAM) faz saber aos

Leia mais

EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES Considerando a meta de aumentar o número de estudantes em mobilidade internacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 002/2013/CAINT/UFOP, DE 27 DE MAIO DE 2013 (RETIFICADO) PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A (Caint) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop),

Leia mais

Edital N 03/2016- SRI

Edital N 03/2016- SRI Edital N 03/2016- SRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação e professores da Universidade Federal Fluminense Bolsa TOP ESPAÑA Santander Universidades 2016. A Superintendência

Leia mais

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 001/2016 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/SANTANDER

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 001/2016 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/SANTANDER Edital No. 001/2016 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/SANTANDER Programa de bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação Santander Universidades 2016 Convênio UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação da UFRGS a possibilidade

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº06/PROP/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 1. A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2015 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2015

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2015 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2015 EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2015 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2015 O Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no uso de suas atribuições

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº07/PROP/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 1. A Pró-Reitoria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA EDITAL PROCESSO SELETIVO JORNAL EXTRA 4ª. edição

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA EDITAL PROCESSO SELETIVO JORNAL EXTRA 4ª. edição CETRO UIVERSITÁRIO CARIOCA EDITAL PROCESSO SELETIVO JORAL EXTRA 4ª. edição O Centro Universitário Carioca UniCarioca, recredenciado através da Portaria MEC º 1.565/04, torna públicas as normas a seguir,

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 O Centro Universitário UNISEB, por meio de sua Reitoria, divulga as informações para o processo de seleção de intercâmbio no Programa

Leia mais

Global Office Programa Internacional de Férias Universidade de Macerata. Edital nº 08/2015

Global Office Programa Internacional de Férias Universidade de Macerata. Edital nº 08/2015 Global Office Programa Internacional de Férias Universidade de Macerata Edital nº 08/2015 O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas torna público as normas e procedimentos para o Programa

Leia mais

EDITAL Nº 68/2014 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 68/2014 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, divulga a abertura de inscrições ao processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. EDITAL nº 01/2014-SRI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. EDITAL nº 01/2014-SRI Vitória, 21 de fevereiro de 2014. EDITAL nº 01/2014-SRI PROGRAMA DE JÓVENES LÍDERES IBEROAMERICANOS 2014 XII EDICIÓN A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo UFES,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO 2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO 2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO 2015 O Diretor Geral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga - FAIBI, mantida pela Fundação Educacional

Leia mais

EDITAL NUPEL/ILUFBA nº 02, de 01 de abril de 2015, para a seleção de Professores em Formação para o semestre de 2015.2

EDITAL NUPEL/ILUFBA nº 02, de 01 de abril de 2015, para a seleção de Professores em Formação para o semestre de 2015.2 EDITAL NUPEL/ILUFBA nº 02, de 01 de abril de 2015, para a seleção de Professores em Formação para o semestre de 2015.2 O Núcleo Permanente de Extensão de Letras (NUPEL) do da Universidade Federal da Bahia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE EDITAL Nº 27/2016 PROGRAD PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO PAÍS 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Graduação,

Leia mais

EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nos termos do Processo

Leia mais

Edital DIRGER Nº 03/2015

Edital DIRGER Nº 03/2015 1 Edital DIRGER Nº 03/2015 Dispõe sobre o Programa de Incentivo à Mobilidade Acadêmica para os acadêmicos dos cursos de graduação da Faculdade La Salle para o primeiro semestre de 2016. O Diretor Geral

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei no 10.435, de 24 de abril de 2002. NORMA

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei no 10.435, de 24 de abril de 2002. NORMA NORMA MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG/ UNIFEI Av. BPS, 1303 - Cx.Postal: 50-37500-903 - Itajubá/MG

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETO Nº 1950-R de 24 DE OUTUBRO de 2007. Regulamenta a Lei Nº 8263, de 25/01/2006 publicada no Diário Oficial do Estado em 26/01/06, alterada pela Lei n o 8642, publicada no Diário Oficial do Estado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Gabinete do Reitor EDITAL 480 / 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Gabinete do Reitor EDITAL 480 / 2015 EDITAL 480 / 2015 Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Internacional, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional anuncia a abertura de Edital referente a 02 vagas para estudantes

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG 1- Apresentação A Faculdade da Serra Gaúcha e o Santander Universidades, oferecem aos alunos de graduação da FSG, a possibilidade de

Leia mais

EDITAL Nr. 006/2016 DRII/UFU

EDITAL Nr. 006/2016 DRII/UFU EDITAL Nr. 006/2016 DRII/UFU EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016, COM BOLSA

Leia mais

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016 Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016 Introdução O Banco Santander, através da sua divisão Santander Universidades, promove o Programa de Bolsas Ibero-américa, um

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 001/2016

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 001/2016 EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 001/2016 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, por meio de sua Reitoria, divulga as informações para o processo de seleção

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011 A Universidade Federal de Pernambuco torna público o edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (UFJF Internacional)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (UFJF Internacional) UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (UFJF Internacional) Edital de Seleção do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação 2016 A Diretoria de Relações Internacionais

Leia mais

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS ÍBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES - Edição 2012 Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Tornamos pública

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 05/2015/CAINT/UFOP, DE 27 DE ABRIL DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015

EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015 EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015 O Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para o PROGRAMA DE BOLSAS

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões da Cunha, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Educa Mais Brasil REGULAMENTO

Educa Mais Brasil REGULAMENTO Educa Mais Brasil REGULAMENTO 2015 Regulamento do Programa EDUCA MAIS BRASIL I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa EDUCA MAIS BRASIL é um programa de INCLUSÃO EDUCACIONAL e tem por objetivos: I estimular

Leia mais

EDITAL 02/2016: SERINT/UNEB/ABRUEM/SANTANDER

EDITAL 02/2016: SERINT/UNEB/ABRUEM/SANTANDER Au Decreto nº 9237/86. DOU 18/07/96. Reconhecimento: Portaria 909/95, DOU 01/08-95 Resolução nº 1027/2014. D.O. 02/04/2014. EDITAL 02/2016: SERINT/UNEB/ABRUEM/SANTANDER CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS ESTADOS UNIDOS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS ESTADOS UNIDOS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS ESTADOS UNIDOS Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras,

Leia mais

Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL

Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL A Universidade Estadual do Norte do Paraná, como membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB),

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERNAS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERNAS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER EDITAL DRE Nº 023/14 A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas (DRE), torna pública a abertura

Leia mais

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi A, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM Nº 33, de 28/04/2015, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas América Latina da, em parceria com as universidades UNAB Universidad

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral das mensalidades para cursar 1 (um) semestre, por meio de intercâmbio em uma das instituições de Ensino Superior

Leia mais

EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2013

EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2013 EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2013 Apresentação O Centro Paula Souza e o Santander Universidades convocam

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica. Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr.

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica. Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr. FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr. EDITAL FPB N o. 004/2014 Edital de bolsas do programa de Educação Internacional

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA Curso de Direito Graduação Edital Processo Seletivo 2015/1

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA Curso de Direito Graduação Edital Processo Seletivo 2015/1 ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA Curso de Direito Graduação Edital Processo Seletivo 2015/1 O Curso de Direito Graduação, da Escola Superior Dom Helder Câmara foi autorizado pelo MEC, Portaria nº 2.161,

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA Tendo em vista a chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 115/2012,

Leia mais

São convenentes neste instrumento:

São convenentes neste instrumento: CONVÊNIO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES DE MOBILIDADE NACIONAL FIRMADO ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG E O BANCO SANTANDER S/A São convenentes neste instrumento:

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior N 122/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 09/2015 SRI/UFRN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 09/2015 SRI/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 09/2015 SRI/UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE INTERCÂMBIO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PARA O PROGRAMA MARCA 2015. A

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO/2014

FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO/2014 FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO/2014 A Presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos das FACULDADES INTEGRADAS ANTÔNIO EUFRÁSIO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 O Centro Universitário Cesmac (Cesmac) torna pública a seleção para o Programa

Leia mais

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11.

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11. 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

Alunos de Graduação da USP

Alunos de Graduação da USP Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação da USP Critérios complementares ao processo seletivo referente às Bolsas de Mérito Acadêmico A Comissão Interna da FEA-RP, composta

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SELEÇÃO DE ESTUDANTES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL ENTRE

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000 EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 O Diretor da Unidade Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas, no uso de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 O Diretor da Unidade Faculdade Pitágoras de Votorantim

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA SELECIONA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES O Reitor da Universidade Estadual do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC EDITAL SETEC Nº, DE DE JANEIRO DE 2015 SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SISUTEC O Secretário

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº09/GPG/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS FÓRMULA SANTANDER PARA ESTUDANTES

Leia mais

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR O QUE É INTERCÂMBIO ACADÊMICO? É a ida de estudantes de um país para o outro por um determinado período do ano letivo. O objetivo é estender os estudos da Graduação para outra

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DOUTORADO TURMA 2013 EDITAL Nº

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DOUTORADO TURMA 2013 EDITAL Nº PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DOUTORADO TURMA 2013 EDITAL Nº 24/12 O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) da Universidade Candido

Leia mais

2. Dos Cursos da UNISA, Turnos, Duração, Vagas, Locais de Funcionamento, Número de Alunos por Turma, Atos de Legalização e Modalidade de Ensino

2. Dos Cursos da UNISA, Turnos, Duração, Vagas, Locais de Funcionamento, Número de Alunos por Turma, Atos de Legalização e Modalidade de Ensino EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AOS CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO/HABILITAÇÕES/MODALIDADES E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA, DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO 2009 - TURMAS DE AGOSTO -

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

EDITAL Nº 003/CoAI/2016

EDITAL Nº 003/CoAI/2016 EDITAL Nº 003/CoAI/2016 A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CoAI) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a abertura de inscrições para

Leia mais

Edital Conjunto Simplificado N 01/2015 ARINTER/PROGRAD Programa BRACOL 2015

Edital Conjunto Simplificado N 01/2015 ARINTER/PROGRAD Programa BRACOL 2015 Edital Conjunto Simplificado N 01/2015 ARINTER/PROGRAD Programa BRACOL 2015 A Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARINTER) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Alfenas

Leia mais

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. A Direção Acadêmica da Faculdade de Apucarana - FAP, no uso de suas competências e demais disposições legais, aprova e torna público o seguinte EDITAL 1.

Leia mais