EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015"

Transcrição

1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Potiguar UnP, especificamente a concessão de uma Bolsa para o semestre de A Reitora da Universidade Potiguar - UnP, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalidade e do Programa de Mobilidade Acadêmica, torna público o edital para seleção de candidatos ao Programa de Bolsas Internacionais Fórmula Santander 2015, destinadas a estudantes de graduação da UnP. 1. DAS INSTITUIÇÕES E ÁREAS DE ESTUDOS E BOLSAS PARA INTERCÂMBIO 1.1. O Intercâmbio será realizado nas instituições constantes do Anexo I, para todos os cursos de graduação da UnP, segundo a disponibilidade de vagas e de cursos Será ofertada 1 (uma) bolsa de estudo para intercâmbio em , paga pelo Banco Santander ao aluno da Universidade Potiguar em parcela única, no valor de R$ ,50 (dezesseis mil, oitocentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos), correspondente a (cinco mil euros), mediante conversão efetuada como base a cotação do valor de venda do Euro publicada pelo Banco Central do Brasil, relativa à data de lançamento do PROGRAMA, em 21/05/ A bolsa poderá auxiliar tanto no custeio do período de intercâmbio na universidade estrangeira, como na aquisição de passaporte, visto, passagens, seguro internacional de saúde e no pagamento de quaisquer outros custos relativos ao período de intercâmbio, desde que não ultrapasse o valor estabelecido no item Além da bolsa mencionada no item acima, o candidato selecionado terá isenção integral das mensalidades referentes ao semestre (julho a dezembro de 2016) na UnP, exceto com relação à matrícula, e na instituição escolhida A efetiva participação do aluno no programa de intercâmbio está condicionada à aceitação de sua candidatura para intercâmbio acadêmico pela universidade anfitriã, por meio de documento oficial (Carta de Aceitação). 2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 2.1. O candidato deverá ser pessoa física nos termos do Artigo 5º do Código Civil, possuir a nacionalidade brasileira, nata ou naturalizada, e ser maior de 18 anos na data da inscrição O participante deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação na Universidade Potiguar durante todo o processo de seleção e obrigatoriamente também durante todo o período de realização do programa O candidato deverá ser aluno classificado em estudo socioeconômico.

2 2.4. O candidato não poderá estar cursando disciplinas de Estágio ou TCC no período e não poderá estar na condição de provável formando no referido semestre letivo O candidato não poderá ter participado anteriormente de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander ou pela UnP O candidato terá que possuir Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.) igual ou superior a 7, O candidato não poderá possuir matrícula realizada por determinação judicial ou que esteja sendo discutida judicialmente O candidato terá que estar adimplente com suas obrigações financeiras perante a UnP, tanto no que diz respeito às mensalidades, regulares e/ou extras, bem como com a Biblioteca O candidato não poderá estar respondendo a processo administrativo perante a UnP, nem ter sido penalizado por decisão em processo administrativo disciplinar Alunos sem a inscrição no portal do Santander Universidades / Programa Fórmula Santander não serão aceitos como bolsistas O candidato deverá comprovar proficiência, caso escolha uma instituição em país com idioma estrangeiro, por meio de certificado ou declaração de curso de idioma, com nível B1, no mínimo, de acordo com o Quadro europeu comum de referência para as línguas. As universidades estrangeiras poderão exigir outras formas de comprovação de proficiência, conforme seus regulamentos de intercâmbio Realizar todos os procedimentos indicados neste Edital, nos prazos estabelecidos pelo mesmo. 3. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO 3.1. O candidato deverá realizar obrigatoriamente duas inscrições: Inscrição no site do Santander Universidades: https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/paginas/formula-santander.aspx, disponível até o dia 11 de setembro de 2015 às 23h59 (Horário de Brasília) Inscrição na UnP: disponível até o dia 21 de setembro de 2015 às 12h00 (Horário de Brasília) Todos os candidatos deverão fazer o upload, obrigatoriamente, no ato da inscrição, dos documentos a seguir relacionados, sob pena de exclusão da seleção: Comprovante de Inscrição do site do Santander Universidades Histórico Escolar da UnP completo, inclusive com (até o período cursado), referente ao curso do candidato IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) atualizado, emitido pela Central de Atendimento ao Aluno da UnP Cópia do documento de identidade ou do passaporte válido O upload dos documentos acima é de responsabilidade do candidato. A falta de quaisquer documentos supracitados implica a eliminação do candidato do processo seletivo.

3 4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 4.1. A seleção dos candidatos será realizada pela Diretoria de Pilares Estratégicos da UnP e seguirá os critérios abaixo, por ordem de relevância: IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), considerando, entre outros, o rendimento acadêmico do aluno e sua progressão curricular; Desempenho na entrevista e/ou dinâmica de grupo; Antes da seleção final, os candidatos poderão ser convocados, para entrevista individual e comprovação das informações fornecidas. O não comparecimento à entrevista eliminará o candidato Podem ser solicitados outros documentos além dos listados neste Edital. 5. SELEÇÃO DOS CANDIDATOS E RESULTADO FINAL 5.1. A seleção dos candidatos será feita em 2 (duas) etapas, conforme abaixo: PRIMEIRA ETAPA Análise da documentação dos candidatos inscritos. O não atendimento a todas as exigências deste edital acarreta na eliminação do candidato O resultado desta etapa do processo seletivo será divulgado dia 25 de setembro de 2015, a partir das 14h, no portal da UnP SEGUNDA ETAPA Dinâmica de grupo e/ou Entrevista com os pré-selecionados para o Programa, com comprovação das informações fornecidas; O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 02 de outubro de 2015, a partir das 14h, no portal da UnP Em caso de empate, terá preferência o aluno que, na ordem a seguir: Apresentar o maior I.R.A.; Estiver em série mais avançada do curso de graduação; Possuir a maior idade A aprovação e a classificação final geram para o candidato apenas a expectativa de direito à realização do intercâmbio em , cabendo à universidade anfitriã a decisão de aprovar, ou não, as candidaturas apresentadas pela Universidade Potiguar A decisão da universidade anfitriã de aceitar ou não o candidato pré-selecionado por esta convocação é final e irrecorrível por parte do International Office da UnP ou do candidato. 6. CONVOCAÇÃO E VAGAS 6.1. Após a divulgação do resultado definitivo, o candidato classificado na 1ª posição deverá comparecer no dia 05 de outubro de 2015 no International Office, Unidade Roberto Freire, Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184 Capim Macio, Natal/RN, entre 8h e 18h, para assinatura do termo de adesão de aluno ao Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Universidades O não comparecimento implica na desistência do aluno à bolsa pleiteada Na hipótese do subitem 6.1, 6.1.1, serão chamados os alunos subsequentes por ordem de classificação O candidato, ao oficializar a vaga de intercâmbio, deverá apresentar, em data a ser informada posteriormente pelo International Office, os documentos específicos para realização do intercâmbio, descritos em Edital específico que será divulgado no Portal da UnP.

4 7. OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES 7.1. Permanecer matriculado na instituição de destino, em tempo integral, durante o período de intercâmbio (1 semestre letivo), cursando o programa pré-aprovado pela UnP e pela universidade estrangeira Providenciar passaporte, visto exclusivamente de estudante (não sendo aceito, em nenhuma hipótese, o visto de turista) e seguro saúde/viagem internacional que contemple, além das despesas relativas a eventuais problemas de saúde, translado do bolsista, caso ocorra óbito no exterior antes de seu retorno Utilizar a bolsa até o dia 31 de dezembro de Responsabilizar-se pelos gastos decorrentes de transporte, alojamento, alimentação e quaisquer despesas durante todo o período de intercâmbio Apresentar, findo o período de intercâmbio, apresentação em Power Point contendo informações sobre a experiência, fotos e vídeos, segundo as orientações do International Office da UnP Providenciar conta corrente em agência do Banco Santander na qual será realizado o depósito do valor da bolsa. 8. DIREITOS DOS PARTICIPANTES 8.1. Os estudantes de intercâmbio não pagarão pelo curso na universidade anfitriã/destino, conforme os acordos de cooperação bilateral assinados entre as Instituições. Porém, cursos extras e optativos como: idiomas, artes e esportes poderão ser cobrados aos intercambistas A universidade anfitriã poderá auxiliar os estudantes de intercâmbio a encontrar alojamento apropriado, sempre que possível, em residências universitárias. 9. COMUNICAÇÃO COM OS CANDIDATOS 9.1. A divulgação dos resultados de todas as diversas etapas da seleção, bem como de eventuais editais complementares, será feita no site da UnP (www.unp.br); 9.2. A comunicação direta com o aluno será feita por , para o endereço eletrônico informado no formulário de inscrição. É responsabilidade do aluno a indicação correta de seu endereço eletrônico Caberá ao aluno acompanhar a divulgação das informações no site da UnP, durante todo o processo de seleção e mobilidade Dúvidas e pedidos de esclarecimento devem ser encaminhados, exclusivamente, por e- mail para o endereço eletrônico até 30/09/ DISPOSIÇÕES FINAIS A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas contidas nesta convocação para o processo de pré-seleção Uma vez selecionado, o candidato que desistir de participar do intercâmbio, sem motivo justificado, ficará impedido de participar de novas seleções promovidas pela UnP pelo período de dois anos, a contar da data de divulgação do resultado final do processo seletivo do qual participou Considera-se o abandono do intercâmbio o não cumprimento das obrigações para com a UnP e a universidade de destino O candidato selecionado deverá comparecer ao International Office da UnP para reunião de esclarecimentos e oficialização de intercâmbio em dia posteriormente divulgado São de inteira responsabilidade do aluno as informações e os documentos apresentados durante o processo seletivo, bem como obtenção de passaporte, vistos

5 de estudante, contratação de seguro saúde, aquisição de passagens e acomodação no país de destino e em atividades referentes ao intercâmbio no país de origem É de inteira responsabilidade do aluno a aquisição de seguro saúde internacional e apresentação da apólice ao International Office em período a ser definido O candidato selecionado deverá permanecer regularmente matriculado durante todo o período de realização do Programa Caso o candidato selecionado desista da bolsa após a data de divulgação do resultado, não será permitida a substituição deste O Candidato Selecionado, quando do retorno do Programa, compromete-se a participar das atividades do International Office para a disseminação da Internacionalidade na comunidade acadêmica. 11. CASOS OMISSOS Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Diretoria de Pilares Estratégicos da UnP. Natal, 14 de julho de Sâmela Soraya Gomes de Oliveira Reitora da Universidade Potiguar

Edital N 02/2016 International Office UnP

Edital N 02/2016 International Office UnP Edital N 02/2016 International Office UnP Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Potiguar PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Edital N 02/2014 - DRI

Edital N 02/2014 - DRI Edital N 02/2014 - DRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades 2014/2015 A Diretoria

Leia mais

Edital N 06/2015 - SRI

Edital N 06/2015 - SRI Edital N 06/2015 - Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades 2015.2 e 2016.1 A Superintendência

Leia mais

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2 A Universidade Potiguar - UnP, mantida pela APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., sociedade legalmente constituída, inscrita no CNPJ sob o nº 08.480.071/0001-40, torna pública as normas

Leia mais

EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES Considerando a meta de aumentar o número de estudantes em mobilidade internacional

Leia mais

Universidade de Coimbra 1. Universidade de Lisboa 1. Universidade de Aveiro 1. Universidade de Algarve 1. Universidade Técnica de Lisboa 1

Universidade de Coimbra 1. Universidade de Lisboa 1. Universidade de Aveiro 1. Universidade de Algarve 1. Universidade Técnica de Lisboa 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Assessoria de Assuntos Internacionais Coordenação de Cooperação e Intercâmbio Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte Brasília/DF CEP 70910-900 Telefone: (61) 33072654 FAX:

Leia mais

Edital N 10/2014 DRI/UFF

Edital N 10/2014 DRI/UFF Edital N 10/2014 DRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2015 e primeiro de 2016. A Diretoria de

Leia mais

Obs: As disciplinas cursadas durante o período do programa não terão suas equivalências garantidas.

Obs: As disciplinas cursadas durante o período do programa não terão suas equivalências garantidas. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades Universidade do Porto, Portugal Edital nº 06/2015 O Complexo Educacional FMU torna pública as normas e procedimentos

Leia mais

Edital N 12/2015 SRI/UFF

Edital N 12/2015 SRI/UFF Edital N 12/2015 SRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2016 e primeiro de 2017. A Superintendência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO GABINETE DA REITORIA Secretaria de Relações Internacionais SECRI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO GABINETE DA REITORIA Secretaria de Relações Internacionais SECRI EDITAL SECRI 002/2013 Seleção para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI), no uso de suas atribuições legais, torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO para o Programa

Leia mais

Edital N 04/2015 - SRI

Edital N 04/2015 - SRI Edital N 04/2015 - SRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação e professores da Universidade Federal Fluminense Bolsa TOP CHINA Santander Universidades 2015. A Superintendência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2014 - PROGRAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2014 - PROGRAD EDITAL Nº 18/2014 - PROGRAD 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos a Bolsa de Estudos

Leia mais

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina objetivando a CHAMADA 01/2015 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015

EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015 EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015 O Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para o PROGRAMA DE BOLSAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 10/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 10/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 10/2015 PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES A Coordenadoria de Assuntos

Leia mais

EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES O Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (), objetivando a CHAMADA 01/2015

Leia mais

EDITAL Nº 45/UNOESC-R/2015

EDITAL Nº 45/UNOESC-R/2015 EDITAL Nº 45/UNOESC-R/2015 Estabelece as normas para a pré-seleção e seleção de candidato interessado em participar, em 2016, do Programa de Mobilidade Acadêmica para estudos no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO nº 2 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Magnífica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2013 - PROGRAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2013 - PROGRAD EDITAL Nº 18/2013 - PROGRAD 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos a Bolsa de Estudos

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 O Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Professor Doutor Paulo Roberto Michelone, no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 16/2014 - PROGRAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 16/2014 - PROGRAD EDITAL Nº 16/2014 - PROGRAD 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos a Bolsa TOP

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS EDITAL 05/2015-PROINT/UNILA Abertura das inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional Unila para o segundo semestre letivo de 2015. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A Pró-Reitoria de Relações

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 06 de 06 de Abril de 2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº09/GPG/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS FÓRMULA SANTANDER PARA ESTUDANTES

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2015 UNEMAT/PRAE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IBERO-AMERICANAS EDIÇÃO 2015 (SANTANDER UNIVERSIDADES)

EDITAL Nº. 003/2015 UNEMAT/PRAE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IBERO-AMERICANAS EDIÇÃO 2015 (SANTANDER UNIVERSIDADES) EDITAL Nº. 003/2015 UNEMAT/PRAE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IBERO-AMERICANAS EDIÇÃO 2015 (SANTANDER UNIVERSIDADES) A Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, por meio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermédio da Diretoria Acadêmica

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013/2014 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FIRMADO ENTRE O BANCO SANTANDER (BRASIL)

Leia mais

E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Estão abertas as inscrições para seleção de até 10 (dez) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA SELECIONA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES O Reitor da Universidade Estadual do

Leia mais

EDITAL PARA A BOLSA SANTANDER UNICAP 2012

EDITAL PARA A BOLSA SANTANDER UNICAP 2012 EDITAL PARA A BOLSA SANTANDER UNICAP 2012 A Universidade Católica de Pernambuco vem tornar público que está aberto o processo de seleção para Bolsas Santander UNICAP 2012, destinada a alunos da graduação,

Leia mais

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 008/2015 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2015 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO)

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 008/2015 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2015 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO) EDITAL SRI/UNIFESP Nº 008/2015 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2015 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO) A Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, por meio de

Leia mais

EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015

EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 Apresentação O Centro Paula Souza e o Santander Universidades convocam

Leia mais

EDITAL 01/2014 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS PARA INTERCÂMBIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO CHILE

EDITAL 01/2014 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS PARA INTERCÂMBIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO CHILE EDITAL 01/2014 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS PARA INTERCÂMBIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO CHILE 1. PREÂMBULO A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Católica

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG 1- Apresentação A Faculdade da Serra Gaúcha e o Santander Universidades, oferecem aos alunos de graduação da FSG, a possibilidade de

Leia mais

RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013

RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013 RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013 Estão abertas as inscrições para seleção de 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

4^ Santander UNIVERSIDADES

4^ Santander UNIVERSIDADES j UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Aulonzada pelo Decreto Federal n" 77.496 de 27-04-76 Reconhecida pela Portaria Ministerial n 874/86 de 19-12-86 Recredenciada pelo Decreto Estadual n» 9.271

Leia mais

EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nos termos do Processo

Leia mais

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS ÍBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES - Edição 2012 Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Tornamos pública

Leia mais

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE MOBILIDADE ACADÊMICA ENTRE UNESPAR E DOCNOMADS/ULHT A Universidade Estadual

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A UNPBFPB abre aos seus alunos o concurso de bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

EDITAL Nº 68/2014 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 68/2014 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, divulga a abertura de inscrições ao processo

Leia mais

Edital DIRGER Nº 03/2015

Edital DIRGER Nº 03/2015 1 Edital DIRGER Nº 03/2015 Dispõe sobre o Programa de Incentivo à Mobilidade Acadêmica para os acadêmicos dos cursos de graduação da Faculdade La Salle para o primeiro semestre de 2016. O Diretor Geral

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 05/2015/CAINT/UFOP, DE 27 DE ABRIL DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Edital de Seleção do Programa de Intercâmbio Internacional Colégio de Aplicação João XXIII 2015 (PII-JOÃO 2015) A Secretaria de

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS Qd. 109 Norte Av. NS 15, Prédio da DTE, sls 02 e 03 77001-090 Palmas-TO (63) 3232-8078/3232-8103 www.uft.edu.br dai@uft.edu.br EDITAL

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO BLOG CASA COR 2015 A Universidade Potiguar UnP, através da Escola de Comunicação e Artes, torna público

Leia mais

CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir.

CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir. EDITAL nº 09/2015 CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso Interno

Leia mais

6 DAS QUESTÕES FINANCEIRAS

6 DAS QUESTÕES FINANCEIRAS EDITAL AREX 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2014 DO SANTANDER UNIVERSIDADES Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes para período de estudos a partir do segundo semestre de 2015,

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Pró- Reitoria de Ensino,

Leia mais

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2014

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2014 EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2014 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina objetivando a CHAMADA 01/2014 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES VAGAS PARA INTERCÂMBIO 2013/2014 EDITAL DIPI N 12/2013

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES VAGAS PARA INTERCÂMBIO 2013/2014 EDITAL DIPI N 12/2013 PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES VAGAS PARA INTERCÂMBIO 2013/2014 EDITAL DIPI N 12/2013 O Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (DIPI) da Universidade Federal

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR TOP RN 2015 EaD On-line PN

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR TOP RN 2015 EaD On-line PN Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR TOP RN 2015 EaD On-line PN Aditivo nº 8 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular TOP RN 2015 EaD On-line PN a

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 O Centro Universitário Cesmac (Cesmac) torna pública a seleção para o Programa

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 O Centro Universitário UNISEB, por meio de sua Reitoria, divulga as informações para o processo de seleção de intercâmbio no Programa

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD On-line PN

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD On-line PN Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL NOVEMBRO 2015 EaD On-line PN Aditivo nº 5 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular Especial Novembro

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO 2016.1 EaD On-line PN

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO 2016.1 EaD On-line PN Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO 2016.1 EaD On-line PN Aditivo nº 2 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular Seleção 2016.1 EaD On-line

Leia mais

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015.

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015 Edital nº 07/2015 Considerando os protocolos de intenção assinados entre

Leia mais

VAGAS PARA INTERCÂMBIO NA FRANÇA

VAGAS PARA INTERCÂMBIO NA FRANÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EDITAL CONJUNTO CAI/EEC Nº 007/2015 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NA FRANÇA A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) e a Escola de Engenharia Civil

Leia mais

Edital de Seleção de bolsas para o Programa Top Espanha Santander Universidades

Edital de Seleção de bolsas para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edital de Seleção de bolsas para o Programa Top Espanha Santander Universidades A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes torna público aos interessados que estarão abertas as

Leia mais

EDITAL N 006/2015 ARII/REITORIA

EDITAL N 006/2015 ARII/REITORIA EDITAL N 006/2015 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBEROAMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. A UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Edital Mobilidade Internacional - 2010/2011 - Com Bolsa

Edital Mobilidade Internacional - 2010/2011 - Com Bolsa Edital Mobilidade Internacional - 2010/2011 - Com Bolsa EDITAL DE PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA A GRADUAÇÃO - ESCALA ESTUDANTIL - CUSTEADAS COM RECURSOS ORIUNDOS DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERNAS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERNAS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER EDITAL DRE Nº 023/14 A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas (DRE), torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A (SCI) e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Itajubá, abrem inscrições

Leia mais

EDITAL VRERI nº 101/2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER BOLSAS FÓRMULA

EDITAL VRERI nº 101/2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER BOLSAS FÓRMULA EDITAL VRERI nº 101/2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER BOLSAS FÓRMULA OBJETIVO O Programa FÓRMULA tem como objetivo propiciar experiência de estudo, em renomadas universidades

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 01/2015 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões da Cunha, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA CAPES DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS COM A UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA e A UNIVERSIDADE DE LISBOA

EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA CAPES DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS COM A UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA e A UNIVERSIDADE DE LISBOA EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA CAPES DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS COM A UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA e A UNIVERSIDADE DE LISBOA O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Professor Murilo Cruz

Leia mais

AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2014

AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 EDITAL 01/2014 EDITAL MOBILIDADE ESTUDANTIL - PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PORTO - COOPERAÇÃO COM PAÍSES LUSÓFONOS E LATINO-AMERICANOS

UNIVERSIDADE DO PORTO - COOPERAÇÃO COM PAÍSES LUSÓFONOS E LATINO-AMERICANOS UNIVERSIDADE DO PORTO - COOPERAÇÃO COM PAÍSES LUSÓFONOS E LATINO-AMERICANOS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE DO PORTO (U. PORTO)

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral das mensalidades para cursar 1 (um) semestre, por meio de intercâmbio em uma das instituições de Ensino Superior

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação da UFRGS a possibilidade

Leia mais

EDITAL Nº 118/2015 INTERCÂMBIO ESTUDANTIL PROGRAMA BRACOL (BRASIL-COLÔMBIA)

EDITAL Nº 118/2015 INTERCÂMBIO ESTUDANTIL PROGRAMA BRACOL (BRASIL-COLÔMBIA) EDITAL Nº 118/2015 INTERCÂMBIO ESTUDANTIL PROGRAMA BRACOL (BRASIL-COLÔMBIA) A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nº 23100.001736/2015-67, divulga

Leia mais

EDITAL Nr. 008/2012 DRII/UFU

EDITAL Nr. 008/2012 DRII/UFU EDITAL Nr. 008/2012 DRII/UFU EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 COM BOLSA DO BANCO

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº08/PROP/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA TOP ESPAÑA - 2014 PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PROFESSORES 1. A

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital 004/2013-ARI-UNIR

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital 004/2013-ARI-UNIR Edital 004/2013-ARI-UNIR DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS TOP ESPANHA 2013 SANTANDER UNIVERSIDADES. A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Leia mais

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI São Paulo, 13 de abril de 2015. EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Coordenação de Responsabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO GABINETE DO REITOR ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO GABINETE DO REITOR ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO GABINETE DO REITOR ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N o. 01/2014 GR/ARI Para a seleção de bolsistas de mobilidade estudantil internacional no âmbito do Programa

Leia mais

Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional de Graduação 2011 Edital de Seleção

Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional de Graduação 2011 Edital de Seleção Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional de Graduação 2011 Edital de Seleção A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade de Pernambuco TORNA PÚBLICA a abertura de Processo Seletivo para

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 41/2014 - UEPA

EXTRATO DO EDITAL Nº 41/2014 - UEPA EXTRATO DO EDITAL Nº 41/2014 - UEPA SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PROAE/UFGD Nº 70, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013 SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA APOIO À MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

EDITAL PROAE/UFGD Nº 70, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013 SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA APOIO À MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EDITAL PROAE/UFGD Nº 70, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013 SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA APOIO À MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL O PRÓ-REITOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DA FUNDAÇÃO (em exercício),

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação de todas as áreas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 06/2015/CAINT/UFOP, DE 28 DE ABRIL DE 2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL-COLÔMBIA (BRACOL) A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o Convênio de adesão ao Acordo Específico

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº 13/GPG/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº06/PROP/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 1. A Pró-Reitoria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 03/2015/CAINT/UFOP, DE 19 DE MARÇO DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS TOP ESPAÑA SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),

Leia mais

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos:

2.1 O PROME Internacional é destinado a estudantes de graduação da UDESC que preencham aos seguintes requisitos: EDITAL PROME INTERNACIONAL Nº 02/2014 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com base na Resolução nº 52/2014 - CONSUNI e objetivando a CHAMADA 02/2014 do Programa de Mobilidade Estudantil

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 002/2013/CAINT/UFOP, DE 27 DE MAIO DE 2013 (RETIFICADO) PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A (Caint) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CAPES-FIPSE DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, NO ÂMBITO DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Leia mais

Edital de Abertura de Inscrições Programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação Bolsa IBERO- AMERICANAS Santander Universidades 2014

Edital de Abertura de Inscrições Programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação Bolsa IBERO- AMERICANAS Santander Universidades 2014 Edital de Abertura de Inscrições Programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação Bolsa IBERO- AMERICANAS Santander Universidades 2014 São Paulo, 11 de abril de 2014. O Centro Paula Souza anuncia

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSAS SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO (SWG)

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSAS SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO (SWG) EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSAS SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO (SWG) A Reitoria da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), através da Assessoria para Relações

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2014 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2014

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2014 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2014 EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2014 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2014 O Magnífico Reitor da Unisinos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI/EA Nº 020/2015 Programa MARCA Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados VAGAS PARA INTERCÂMBIO PRÉ-SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2014

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL São Paulo, 05 de maio de 2014. EDITAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 A Coordenação de Responsabilidade

Leia mais