CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir."

Transcrição

1 EDITAL nº 05/2015 CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso de Bolsas Ibero-americanas para Estudantes de Graduação, patrocinado pelo Programa Santander Universidades, com o objetivo de selecionar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da Instituição, oferecendo-lhes oportunidade de acesso a outras culturas e de complementação do seu currículo, mediante a realização de intercâmbios em renomadas Instituições de Ensino Superior Ibero-americanas. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO O Concurso de Bolsas Ibero-americanas para Estudantes de Graduação Faculdade Internacional da Paraíba é destinado, exclusivamente, a estudantes dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da Faculdade Internacional da Paraíba, que apresentem destacado desempenho acadêmico. A Faculdade Internacional da Paraíba indicará ao Programa Santander Universidades 02 (dois) estudantes selecionados em concurso interno, dentre aqueles que tenham previamente realizado suas inscrições ao Concurso de Bolsas e se enquadrem nos critérios estabelecidos neste Edital, para que recebam bolsa de estudos destinada a auxiliar no custeio das despesas do intercâmbio internacional para o qual vierem a ser selecionados. II DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS E DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO INTERCÂMBIO Após a publicação do resultado do concurso interno a que se refere o inciso anterior e terem sido chamados pela FPB para confirmarem suas pretensões, os 02 (dois) estudantes selecionados deverão optar, individualmente, pela realização do intercâmbio em uma das seguintes Instituições e respectivos países, integrantes da Rede Internacional de Universidades Laureate: PAÍS CIDADE NOME DA INSTITUIÇÃO CHILE Santiago UDLA - Universidad de las Americas CHILE Santiago UNAB - Universidad Nacional Andrés Bello CHILE Santiago IEDE Institute for Executive Development Chile CHILE Várias AIEP Instituto Profesional CHILE Viña del Mar UVM Universidad Viña del Mar

2 MÉXICO Várias UVM Universidad de Valle de México MÉXICO Col. Anáhuac UNITEC Universidad Tecnológica de México PERU Monterrico CIBERTEC PERU Trujillo ITN Instituto Tecnológico del Norte PERU Monterrico UPC Universidad Peruana de Ciências Aplicadas PERU Trujillo UPN Universidad Privada del Norte PORTUGAL Lisboa EU Universidade Europeia ESPANHA Málaga Les Roches Marbella ESPANHA Madrid Real Madrid International School ESPANHA Valencia ESTEMA Escuela de Negocios ESPANHA Madrid Centro Superior de Edificación, Arquitectura e Ingeniería ESPANHA Madrid UEM Universidad Europea de Madrid ESPANHA Santa Cruz de Tenerife Universidad Europea de Canarias ESPANHA Valencia Universidad Europea Valencia ESPANHA Madrid IEDE Business School A viagem ao exterior, para fins do intercâmbio a que se refere este Edital, deverá ter duração de, no máximo seis meses, podendo ser realizada, em conformidade com o calendário acadêmico da FPB, em qualquer período entre o início do segundo semestre de 2015 até, no máximo, 31/12/2016, quando os estudantes já deverão ter retornado ao Brasil com as atividades totalmente concluídas. III DO PÚBLICO ALVO Poderão participar do concurso estudantes regularmente matriculados a partir do 2º semestre até, inclusive, o antepenúltimo semestre dos cursos de graduação da Faculdade Internacional da Paraíba. a) As condições estabelecidas neste inciso se referem ao momento em que o estudante realizará sua solicitação de participação no referido concurso. b) Em nenhuma situação o período de realização do intercâmbio poderá coincidir ou avançar sobre o último semestre do curso ao qual o estudante estará vinculado à FPB. c) O estudante que já tenha participado de programa de intercâmbio da Rede Laureate somente poderá ser selecionado, nos termos deste Edital, se houver vaga ociosa após realizada a classificação e seleção dos candidatos que participarão pela primeira vez.

3 IV DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA No momento de sua inscrição, o candidato deverá: a) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 18 anos, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander; b) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da FPB; c) Não ter pendências financeiras com a FPB; d) Enquadrar-se nas condições estabelecidas no inciso III deste Edital; e) Ter integralizado, no mínimo, 01 (um) semestre letivo do seu curso; f) Ter cumprido integralmente os componentes curriculares de seu histórico escolar na FPB; g) Possuir histórico acadêmico no curso ao qual está vinculado que apresente coeficiente de rendimento escolar (CRE) igual ou superior a 8,0 (oito); h) Fazer sua inscrição na forma e no prazo estabelecidos neste Edital. V DAS INSCRIÇÕES Os estudantes interessados e em condições de cumprir todos os requisitos para a candidatura deverão realizar suas inscrições por meio do endereço eletrônico <www.santanderuniversidades.com.br/bolsas>. (Clicar na bandeira do Brasil e no programa Ibero-Americanas Estudantes de Graduação) VI DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção será realizada entre os estudantes que, devidamente inscritos, cumprirem todos os requisitos para a candidatura estipulados neste Edital, dentro do prazo estabelecido no inciso X. A classificação dos candidatos para a concessão das Bolsas Santander Ibero-americanas para Estudantes de Graduação será efetuada pela própria FPB, em duas etapas: 6.1 Na primeira etapa, serão classificados os candidatos que satisfizerem a todos os requisitos relacionados no inciso IV, posicionando-os em ordem decrescente dos respectivos coeficientes de rendimento escolar (CRE), conforme demonstrado em histórico escolar. Os cinco candidatos mais bem posicionados nesta etapa serão considerados aptos à participação na segunda etapa classificatória.

4 6.2 Na segunda etapa, os cinco candidatos serão individualmente entrevistados por uma Comissão do Concurso, da FPB, que lhes atribuirá pontuação (máximo, dez pontos) como resultado das respectivas entrevistas. 6.3 A pontuação final de cada um dos cinco candidatos será o resultado da média ponderada do Coeficiente de Rendimento Escolar (com peso sete) e da nota atribuída pela Comissão do Concurso (com peso 3). Considerar-se-ão selecionados à concessão das bolsas os dois candidatos que, ao final da segunda etapa classificatória, apresentarem as melhores pontuações finais. Na ocorrência de empate entre candidatos no processo classificatório, em qualquer das duas etapas, serão adotados os seguintes critérios de desempate, na ordem assim apresentada: a) O candidato que apresentar, proporcionalmente, o menor número de disciplinas reprovadas em seu histórico acadêmico; b) O candidato que estiver mais próximo da conclusão de seu curso, considerando-se a da carga horária integralizada. c) Persistindo o empate, o candidato que tiver maior idade. VII DO INTERCÂMBIO E DA CONVALIDAÇÃO DE ESTUDOS A escolha da Instituição estrangeira para a realização do intercâmbio de graduação, dentre aquelas relacionadas no inciso II, deverá ser condizente com a equivalência curricular para convalidação dos estudos em sua formação acadêmica entre o programa da Instituição de destino e o respectivo curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) ao qual o estudante esteja vinculado na Faculdade Internacional da Paraíba. Ao estudante interessado em inscrever-se ao processo seletivo de que trata este Edital, recomenda-se que, previamente à sua inscrição, obtenha informações e orientações sobre intercâmbios e convalidação de estudos possíveis ao seu curso no International Office (IO) da Faculdade Internacional da Paraíba ou na Coordenação de seu respectivo curso. VIII DAS BOLSAS DE ESTUDOS A cada um dos 02 (dois) estudantes selecionados será concedida 01 (uma) bolsa de estudos no valor correspondente a (três mil Euros), convertidos pela cotação do valor do Euro de venda: 3,2082 do Banco Central de 02/03/2015 (data do lançamento do Programa), que correspondem, portanto, a R$9.624,60 (nove mil, seiscentos e vinte e quatro reais e sessenta centavos), observando-se as seguintes condições:

5 a) No caso de impossibilidade ou desistência de participação por parte de qualquer candidato selecionado, antes da assinatura, com a FPB, do termo de adesão no Programa de Bolsas Ibero-americanas, a Comissão do Concurso declarará como beneficiário o próximo candidato classificado; b) No caso de estudante selecionado no concurso que venha a desistir da Bolsa a partir da data da comunicação oficial, pela FPB, dos selecionados ao Programa Santander Universidades, não será permitida a substituição do bolsista contemplado. A bolsa se destinará exclusivamente a cobrir as despesas dos estudantes com o intercâmbio no exterior, com o intuito de auxiliar, total ou parcialmente, os custos de deslocamento, manutenção, viagem, alojamento e eventuais taxas cobradas pela Instituição de destino. Antes de iniciar sua viagem, o beneficiário da bolsa deverá contratar um seguro de viagem para todo o período do intercâmbio, com cobertura médica em caso de doença ou acidente, repatriação médica ou funerária e seguro de acidentes pessoais, bem como deverá contratar seguro saúde internacional válido para o país de destino do bolsista contemplado, além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, transporte em caso de óbito no exterior. A não apresentação destes documentos quando solicitado, sujeitará o bolsista a penalidades decorrentes pelo descumprimento das condições dos Princípios Gerais e convênio específico firmado com a Instituição de destino. O valor correspondente a cada bolsa será repassado pela Faculdade Internacional da Paraíba ao beneficiário, o qual deverá ter conta corrente aberta, preferencialmente, no Banco Santander, na modalidade Universitária, conforme definido pelo Termo de Adesão de Estudante ao Programa de Bolsas Ibero-americanas para Estudantes de Graduação. IX DA COMISSÃO DO CONCURSO A seleção dos candidatos às bolsas de que trata este Edital será conduzida exclusivamente pela Comissão do Concurso, que realizará a análise das inscrições e a classificação dos candidatos aptos com base nos critérios e requisitos estabelecidos neste Edital. A Comissão do Concurso requisitará aos respectivos Coordenadores de cursos os dados e informações sobre a vida acadêmica dos estudantes devidamente inscritos. A seu critério, a Comissão do Concurso poderá requisitar aos candidatos as respectivas comprovações de informações complementares que julgar procedentes. A Comissão do Concurso de Bolsas da Faculdade Internacional da Paraíba será formada por:

6 a) Um representante da Direção Acadêmica; b) Um representante da Coordenação de Apoio à Pesquisa e Extensão (CAPEX); c) Um representante da Direção Administrativa e Financeira; d. Um representante da Secretaria Geral; e) Um representante do Núcleo de Apoio Psicopedagógico. As decisões da Comissão do Concurso são soberanas, não cabendo qualquer contestação ou recurso em qualquer instância ou fórum. X DO CALENDÁRIO DO CONCURSO O Concurso de Bolsas seguirá o seguinte cronograma: De 18/03/2015 a 10/05/2015 às 23h59 (horário de Brasília): Período de inscrição dos candidatos por meio, exclusivamente, do endereço <www.santanderuniversidades.com.br/bolsas>. De 11/05/2015 a 14/05/2015: Processo de seleção dos candidatos aptos pela Comissão do Concurso. 15/05/2015: Divulgação do resultado da primeira etapa do processo classificatório no portal da Faculdade Internacional da Paraíba e comunicação por aos cinco candidatos mais bem classificados informando-os sobre data, horário e local para realização das respectivas entrevistas. 18 e 19/05/2015: Período para realização das entrevistas com os cinco candidatos mais bem classificados na primeira etapa classificatória. 20/05/2015: Divulgação do resultado final do Concurso no portal da Faculdade Internacional da Paraíba e comunicação por aos dois candidatos selecionados. 21/05/2015 a 27/05/2015: Período para os dois candidatos selecionados comparecerem à Secretaria Geral da FPB para a assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Bolsas Iberoamericanas Estudantes de Graduação. Caso haja desistência ou não comparecimento de candidato selecionado até 27/05/2015, a Comissão do Concurso declarará como beneficiário o próximo candidato classificado. 10/06/2015: Comunicação, pela FPB, ao Programa Santander Universidades, dos nomes dos candidatos selecionados.

7 XI DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE SELECIONADO a) Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia) da FPB; b) Regularizar o processo de formalização do seu intercâmbio junto ao International Office da FPB; c) Possuir passaporte ou providenciar a emissão de passaporte, na Polícia Federal, com validade suficiente para todo o período do intercâmbio; d) Solicitar o visto de estudante no consulado do país de destino, caso necessário; e) Apresentar à FPB toda e qualquer documentação extra exigida após o processo seletivo; f) Contratar seguro-saúde que inclua cobertura de falecimento e invalidez por acidente, assistência e repatriação de falecidos por qualquer causa e reembolso de gastos médicos por acidente do beneficiário da bolsa; g) Arcar com os custos de hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde relativos ao período do intercâmbio, bem como outras despesas eventuais; h) Manter-se regularmente matriculado na Faculdade Internacional da Paraíba durante o período do intercâmbio e cursar pelo menos mais 01 (um) semestre acadêmico na Faculdade Internacional da Paraíba após o término do período do intercâmbio; i) Pagar a semestralidade na Faculdade Internacional da Paraíba; j) Enviar mensalmente relatório de atividades desenvolvidas (incluindo os resultados das avaliações acadêmicas) para a CAPEX da FPB por meio do endereço O estudante, ao inscrever-se no Concurso de Bolsas Ibero-americanas para Estudantes de Graduação Faculdade Internacional da Paraíba adere ao presente Edital, bem como cede, de maneira irrevogável e irretratável, à Faculdade Internacional da Paraíba, a título gratuito, o direito de utilizar sua imagem e/ou voz para anúncios relativos à divulgação do Programa de Bolsas Ibero-americanas para Estudantes de Graduação e/ou outros produtos e serviços de interesse da Instituição, a partir da data de divulgação do resultado do processo seletivo até o retorno do estudante à FPB, após concluído o intercâmbio.

8 XII DOS CASOS OMISSOS As atividades realizadas no âmbito deste Programa não configurarão qualquer relação ou vínculo empregatício dos estudantes contemplados com a FPB ou com o Banco Santander. Os candidatos que tentarem fraudar ou burlar as regras especificadas neste Edital ou fornecerem informações inverídicas serão excluídos, a qualquer tempo, do Programa. O candidato selecionado que descumprir qualquer regra deste Edital poderá ser responsabilizado nos termos da Lei. O Programa poderá ser alterado ou encerrado, a qualquer momento, pela FPB e/ou pelo Banco Santander, mediante simples comunicação escrita, sem que isso implique obrigação da manutenção do Programa e/ou qualquer reparação. Os casos omissos neste Regulamento serão dirimidos pela Comissão do Concurso de Bolsas Iberoamericanas para Estudantes de Graduação Faculdade Internacional da Paraíba. João Pessoa, 09 de abril de Conselho Superior Acadêmico da Faculdade Internacional da Paraíba

CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir.

CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES. O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. EDITAL nº 08/2014 CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso de Bolsas Ibero-americanas

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES UNPBFPB PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A UNPBFPB abre aos seus alunos o concurso de bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir.

CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir. EDITAL nº 09/2015 CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso Interno

Leia mais

Obs: As disciplinas cursadas durante o período do programa não terão suas equivalências garantidas.

Obs: As disciplinas cursadas durante o período do programa não terão suas equivalências garantidas. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades Universidade do Porto, Portugal Edital nº 06/2015 O Complexo Educacional FMU torna pública as normas e procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS TOP CHINA 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A Faculdade dos Guararapes abre, aos seus estudantes de graduação, o processo seletivo interno

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2014 FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A Faculdade dos Guararapes abre, aos seus estudantes de graduação, o processo seletivo

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE

REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS DO PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS DO PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR REGULAMENTO INTERNO CONCURSO DE BOLSAS DO PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER FACULDADE DOS GUARARAPES PARA INTERCÂMBIO NO EXTERIOR A Faculdade dos Guararapes abre aos seus alunos o concurso de bolsas ao Programa

Leia mais

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO

O concurso será regido segundo os critérios e condições a seguir. I DO OBJETO REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA LAUREATE FACULDADE DOS GUARARAPES E UNIVERSIDAD PERUANA DE CIENCIAS APLICADAS A Faculdade dos Guararapes, em parceria

Leia mais

Concurso do Programa Fórmula Santander

Concurso do Programa Fórmula Santander Regulamento Concurso do Programa Fórmula Santander Parceria entre Santander Universidades e Laureate International Universities Brasil O Centro Universitário do Norte (UniNorte), por meio de parceria entre

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA SANTA FE UNIVERSITY OF ART AND DESIGN (SFUAD) VACATION ENGLISH IMMERSION (VEI)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DA SANTA FE UNIVERSITY OF ART AND DESIGN (SFUAD) VACATION ENGLISH IMMERSION (VEI) Jaboatão dos Guararapes, 28 de abril de 2014 A FACULDADE DOS GUARARAPES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional da Graduação para alunos da Faculdade dos Guararapes Bolsas para o Vacation English

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermédio da Diretoria Acadêmica

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 1/2015 DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES Considerando a meta de aumentar o número de estudantes em mobilidade internacional

Leia mais

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015.

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015 Edital nº 07/2015 Considerando os protocolos de intenção assinados entre

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº06/PROP/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 1. A Pró-Reitoria

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 O Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Professor Doutor Paulo Roberto Michelone, no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº07/PROP/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 1. A Pró-Reitoria

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 06 de 06 de Abril de 2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº09/GPG/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS FÓRMULA SANTANDER PARA ESTUDANTES

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO FSG 1- Apresentação A Faculdade da Serra Gaúcha e o Santander Universidades, oferecem aos alunos de graduação da FSG, a possibilidade de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi A, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM Nº 33, de 28/04/2015, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas América Latina da, em parceria com as universidades UNAB Universidad

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 05/2015/CAINT/UFOP, DE 27 DE ABRIL DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Universidade Anhembi Morumbi, integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate,

Leia mais

Programa de bolsas ibero-americanas para Graduação - Santander Universidades

Programa de bolsas ibero-americanas para Graduação - Santander Universidades Programa de bolsas ibero-americanas para Graduação - Santander Universidades Programa de bolsas luso-brasileiras para Graduação - Santander Universidades EDITAL CRInter N. 02/2015 A Coordenação de Relações

Leia mais

EDITAL N 006/2015 ARII/REITORIA

EDITAL N 006/2015 ARII/REITORIA EDITAL N 006/2015 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBEROAMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. A UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 002/2013/CAINT/UFOP, DE 27 DE MAIO DE 2013 (RETIFICADO) PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A (Caint) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop),

Leia mais

EDITAL Nº 68/2014 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 68/2014 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, divulga a abertura de inscrições ao processo

Leia mais

EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EDITAL N.º 108/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nos termos do Processo

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Coordenação de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes torna público aos interessados que estarão abertas

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica. Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr.

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica. Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr. FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr. EDITAL FPB N o. 004/2014 Edital de bolsas do programa de Educação Internacional

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO GABINETE DO REITOR ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO GABINETE DO REITOR ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO GABINETE DO REITOR ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N o. 01/2014 GR/ARI Para a seleção de bolsistas de mobilidade estudantil internacional no âmbito do Programa

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERNAS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERNAS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO FORMULA SANTANDER EDITAL DRE Nº 023/14 A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas (DRE), torna pública a abertura

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES VAGAS PARA INTERCÂMBIO 2013/2014 EDITAL DIPI N 12/2013

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES VAGAS PARA INTERCÂMBIO 2013/2014 EDITAL DIPI N 12/2013 PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES VAGAS PARA INTERCÂMBIO 2013/2014 EDITAL DIPI N 12/2013 O Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (DIPI) da Universidade Federal

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Pró- Reitoria de Ensino,

Leia mais

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS ÍBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES - Edição 2012 Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Tornamos pública

Leia mais

EDITAL Nº 007 / 2015 ARII/REITORIA

EDITAL Nº 007 / 2015 ARII/REITORIA EDITAL Nº 007 / 2015 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES E PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2014 - PROGRAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2014 - PROGRAD EDITAL Nº 18/2014 - PROGRAD 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos a Bolsa de Estudos

Leia mais

Edital de Seleção de bolsas para o Programa Top Espanha Santander Universidades

Edital de Seleção de bolsas para o Programa Top Espanha Santander Universidades Edital de Seleção de bolsas para o Programa Top Espanha Santander Universidades A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes torna público aos interessados que estarão abertas as

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO EDITAL 01/2015 Bolsa Internacional Santander O Banco Santander, por meio do Programa de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 06/2015/CAINT/UFOP, DE 28 DE ABRIL DE 2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL-COLÔMBIA (BRACOL) A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o Convênio de adesão ao Acordo Específico

Leia mais

EDITAL UESC nº 92 ABERTURA DE INSCRIÇÕES: SELEÇÃO DE CANDIDATOS DE GRADUAÇÃO AO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS/ABRUEM

EDITAL UESC nº 92 ABERTURA DE INSCRIÇÕES: SELEÇÃO DE CANDIDATOS DE GRADUAÇÃO AO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS/ABRUEM EDITAL UESC nº 92 ABERTURA DE INSCRIÇÕES: SELEÇÃO DE CANDIDATOS DE GRADUAÇÃO AO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS/ABRUEM O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 O Centro Universitário UNISEB, por meio de sua Reitoria, divulga as informações para o processo de seleção de intercâmbio no Programa

Leia mais

EDITAL N.º 10/SANTANDER UNIVERSIDADES/SINTER/2015

EDITAL N.º 10/SANTANDER UNIVERSIDADES/SINTER/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE: +55

Leia mais

PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES - BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES CHAMADA 005 2015

PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES - BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES CHAMADA 005 2015 PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES - BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES CHAMADA 005 2015 A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Leia mais

EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 001/2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES O Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (), objetivando a CHAMADA 01/2015

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 O Centro Universitário Cesmac (Cesmac) torna pública a seleção para o Programa

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA EDITAL FAMAZ/NUPEX/SANTANDER-IBERO Nº 01-2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES Dispõe

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO MOBILIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO EDITAL 02B/2015 RETIFICADO ERASMUS + na Università Ca Foscari Vitória, 19 de outubro de 2015. APRESENTAÇÃO A Secretaria de Relações Internacionais

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº 13/GPG/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

Leia mais

Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 07 2012

Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 07 2012 Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 07 2012 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas

Leia mais

Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 08 2013

Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 08 2013 Edital interno de Seleção do Programa SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES EDITAL DE SELEÇÃO 08 2013 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas

Leia mais

4^ Santander UNIVERSIDADES

4^ Santander UNIVERSIDADES j UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Aulonzada pelo Decreto Federal n" 77.496 de 27-04-76 Reconhecida pela Portaria Ministerial n 874/86 de 19-12-86 Recredenciada pelo Decreto Estadual n» 9.271

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (5ª Edição)

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (5ª Edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI GABINETE DA REITORIA ASSESSORIA ESPECIAL PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS Campus Universitário Petrônio Portela, SG 07 Bairro Ininga CEP: 64.049-550

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Vitória, 22 de abril de 2015. EDITAL 4/2015/SRI RETIFICADO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO nº 2 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Magnífica

Leia mais

PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES - BOLSAS IBERO-AMERICANAS E LUSO-BRASILEIRAS CHAMADA 003 2015

PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES - BOLSAS IBERO-AMERICANAS E LUSO-BRASILEIRAS CHAMADA 003 2015 PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES - BOLSAS IBERO-AMERICANAS E LUSO-BRASILEIRAS CHAMADA 003 2015 A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) torna pública esta chamada

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 41/2014 - UEPA

EXTRATO DO EDITAL Nº 41/2014 - UEPA EXTRATO DO EDITAL Nº 41/2014 - UEPA SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº02/GPG/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2015 UNEMAT/PRAE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IBERO-AMERICANAS EDIÇÃO 2015 (SANTANDER UNIVERSIDADES)

EDITAL Nº. 003/2015 UNEMAT/PRAE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IBERO-AMERICANAS EDIÇÃO 2015 (SANTANDER UNIVERSIDADES) EDITAL Nº. 003/2015 UNEMAT/PRAE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL IBERO-AMERICANAS EDIÇÃO 2015 (SANTANDER UNIVERSIDADES) A Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, por meio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO EDITAL 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO EDITAL 01/2015 MOBILIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO EDITAL 01/2015 Vitória, 28 de janeiro de 2015. APRESENTAÇÃO A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Potiguar UnP, especificamente a concessão

Leia mais

Calendário. Como critérios de desempate: a) melhor currículo (quantidade e qualidade da produção científica) ; b) maior tempo de serviço na UFSC;

Calendário. Como critérios de desempate: a) melhor currículo (quantidade e qualidade da produção científica) ; b) maior tempo de serviço na UFSC; EDITAL CONJUNTO PROPESQ-PROPG-SINTER CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2012 Apresentação A Universidade Federal de

Leia mais

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015

EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 EDITAL SCII - BOLSA IBERO-AMERICANA SANTANDER UNIVERSIDADES Nº 01/2015 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina objetivando a CHAMADA 01/2015 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL PROINTER 06/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL PROINTER 06/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL PROINTER 06/2015 Seleção para o PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA JOVENS

Leia mais

EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015

EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015 EDITAL Nº 023/2015 INTERCÂMBIO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2015 O Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para o PROGRAMA DE BOLSAS

Leia mais

RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013

RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013 RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013 Estão abertas as inscrições para seleção de 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº08/PROP/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA TOP ESPAÑA - 2014 PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PROFESSORES 1. A

Leia mais

E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Estão abertas as inscrições para seleção de até 10 (dez) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI São Paulo, 13 de abril de 2015. EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Coordenação de Responsabilidade

Leia mais

AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2014

AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 EDITAL 01/2014 EDITAL MOBILIDADE ESTUDANTIL - PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof.

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 08 de 07 de Abril de 2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação da UFRGS a possibilidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA

CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA CHAMADA PÚBLICA Nº 33/2014 - REITORIA SELECIONA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES O Reitor da Universidade Estadual do

Leia mais

EDITAL Nº 118/2015 INTERCÂMBIO ESTUDANTIL PROGRAMA BRACOL (BRASIL-COLÔMBIA)

EDITAL Nº 118/2015 INTERCÂMBIO ESTUDANTIL PROGRAMA BRACOL (BRASIL-COLÔMBIA) EDITAL Nº 118/2015 INTERCÂMBIO ESTUDANTIL PROGRAMA BRACOL (BRASIL-COLÔMBIA) A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nº 23100.001736/2015-67, divulga

Leia mais

Edital de Abertura de Inscrições Programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação Bolsa IBERO- AMERICANAS Santander Universidades 2014

Edital de Abertura de Inscrições Programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação Bolsa IBERO- AMERICANAS Santander Universidades 2014 Edital de Abertura de Inscrições Programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação Bolsa IBERO- AMERICANAS Santander Universidades 2014 São Paulo, 11 de abril de 2014. O Centro Paula Souza anuncia

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 096/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2013 - PROGRAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 18/2013 - PROGRAD EDITAL Nº 18/2013 - PROGRAD 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos a Bolsa de Estudos

Leia mais

EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015

EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 EDITAL CHAMADA PARA SELEÇÃO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 Apresentação O Centro Paula Souza e o Santander Universidades convocam

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 002 /2012

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 002 /2012 DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO Coordenação de Relações Internacionais EDITAL 002 /2012 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Diretoria de Pesquisa

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação de todas as áreas

Leia mais

EDITAL DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DRI E PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESQ

EDITAL DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DRI E PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESQ EDITAL DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DRI E PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESQ - PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

REGULAMENTO PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS REGULAMENTO PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS 1. Objetivo O Programa objetiva conceder 5 (cinco) bolsas de estudo para

Leia mais

b) Mantiver convênio vigente de colaboração acadêmica com o Santander Universidades durante a vigência do referido convênio.

b) Mantiver convênio vigente de colaboração acadêmica com o Santander Universidades durante a vigência do referido convênio. PRINCÍPIOS GERAIS DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2014 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: I É de interesse da Instituição de Ensino Superior (IES) aprimorar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 10/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 10/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 10/2015 PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES A Coordenadoria de Assuntos

Leia mais

1. Objetivo. 2. Elegíveis

1. Objetivo. 2. Elegíveis 1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral das mensalidades para cursar 1 (um) semestre, por meio de intercâmbio em uma das instituições de Ensino Superior

Leia mais

EDITAL INTERNO N 06 /2012 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO NO EXTERIOR.

EDITAL INTERNO N 06 /2012 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO NO EXTERIOR. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL INTERNO N 06 /2012 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 16/2014 - PROGRAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 16/2014 - PROGRAD EDITAL Nº 16/2014 - PROGRAD 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos a Bolsa TOP

Leia mais

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 008/2015 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2015 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO)

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 008/2015 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2015 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO) EDITAL SRI/UNIFESP Nº 008/2015 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2015 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO) A Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, por meio de

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição Apresentação O Programa Top China, está com inscrições abertas para alunos e professores de graduação. A edição 2012 do Programa manterá o tema Urbanismo,

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2014 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2014

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2014 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2014 EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 05/2014 Edital para o Programa Top Espanha Santander Universidades 2014 O Magnífico Reitor da Unisinos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o edital

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS 2013 CONVÊNIO UFRRJ/SANTANDER. Edital nº 023/2013-PROGRAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS 2013 CONVÊNIO UFRRJ/SANTANDER. Edital nº 023/2013-PROGRAD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS 2013 CONVÊNIO UFRRJ/SANTANDER Edital nº 023/2013-PROGRAD A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL N 016/2014 ARII/REITORIA

EDITAL N 016/2014 ARII/REITORIA EDITAL N 016/2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBEROAMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. A UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 08 de 12 de Julho de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais