E D I T A L Nº 001/ACAFE/2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E D I T A L Nº 001/ACAFE/2013"

Transcrição

1 1 E D I T A L Nº 001/ACAFE/2013 Estabelece as normas para a seleção de estudantes regularmente matriculados em Cursos de Graduação das IES do Sistema ACAFE para participar do Programa de Mobilidade Estudantil de curta (6 meses) ou longa duração (1 ano) em 2014 e dá outras providências. O programa de Mobilidade Estudantil do Sistema ACAFE tem o objetivo de regular a relação de reciprocidade mútua entre as instituições que o integram, no que se refere à mobilidade de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. Os Reitores das referidas instituições, no uso de suas atribuições fazem saber aos estudantes regularmente matriculados nos Cursos indicados no item 2, que estão abertas as inscrições ao processo seletivo para participar do Programa de Mobilidade Estudantil do Sistema ACAFE em 2014: 1. DOS OBJETIVOS 1.1 O Programa de Mobilidade Estudantil do Sistema ACAFE se constitui em fonte de aprendizagem, por meio do intercâmbio entre as diferentes regiões e respectivas realidades culturais, sociais, econômicas e políticas com vistas ao estímulo à pesquisa e estudos que gerem inovação e, consequentemente, represente um contributo decisivo para a educação, cidadania e qualificação na formação profissional/pessoal.

2 2 Instituição Campus/Cidade Curso(s) Vaga(s) UNOCHAPECÓ Campus Chapecó Publicidade e Propaganda 02vagas Fisioterapia UNOESC Campus de Joaçaba Engenharia Civil Campus de Xanxerê Medicina Veterinária UNESC Campus de Criciúma Licenciatura em Edu. Física Arquitetura e Urbanismo 01 vaga UNIBAVE Campus Orleans Medicina Veterinária UNIDAVI Campus de Rio Direito 01 vaga do Sul Psicologia 01 vaga UNIFEBE Campus Santa Direito Terezinha Engenharia da produção Campus Grande Administração UNISUL Florianópolis Campus de Tubarão Medicina Veterinária UNIVALI Campus de Itajaí Comércio Exterior Relações Internacionais UNIVILLE Campus de Joinville Engenharia Mecânica Farmácia Total de vagas ofertadas DAS VAGAS 2.1 Serão disponibilizadas vagas para estudantes regularmente matriculados nos Cursos indicados no quadro a seguir, oferecidas durante o primeiro semestre letivo de 2014, nas IES do Sistema ACAFE, mediante carta de aceite emitida pela universidade acolhedora. 3. DA DURAÇÃO 3.1 O período de estadia é de 06 (seis) meses, no mínimo, e 1 (um) ano, no máximo, com plano de estudos devidamente aceito pela universidade de origem e universidade acolhedora. 3.2 O início da mobilidade estudantil fica condicionada ao calendário acadêmico de 2014 das IES acolhedoras.

3 3 4. DAS MODALIDADES I cursar disciplinas na respectiva área do curso de graduação; II realizar pesquisas científicas, estágios supervisionados e/ou trabalhos de conclusão de curso TCC, sob a orientação de professor da instituição acolhedora. 5. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO Para participar do Programa de Mobilidade Estudantil o estudante interessado deve cumprir com os seguintes requisitos: I estar regularmente matriculado em curso de graduação de alguma das instituições de ensino do Sistema ACAFE indicados no item 2; II não ter qualquer espécie de débito com a IES de origem; III manter-se matriculado na IES de origem na condição de estudante em mobilidade até o final do programa; IV ter cursado o primeiro e segundo semestres, ou o primeiro ano do respectivo curso de graduação na IES de origem; V apresentar média de rendimento de no mínimo 7,0 (sete) em seu histórico acadêmico; VI optar por uma das modalidades oferecidas pelo Programa de Mobilidade Estudantil e descritas no item 4 deste edital. VII ter sua inscrição homologada pela IES de origem e ser aprovado no processo de seleção da IES acolhedora, nos termos deste edital. 6. DAS ETAPAS A SEREM CUMPRIDAS PELO ESTUDANTE NO PROCESSO DE CANDIDATURAS DO EDITAL I Estabelecer contato formal com o setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem para conhecer os detalhes das oportunidades de mobilidade estudantil ofertadas; II Enviar pedido de candidatura para uma das modalidades descritas no item 4; III Responsabilizar-se pela organização dos documentos, hospedagem, pagamento de créditos/mensalidades e todos os gastos durante a mobilidade acadêmica, inclusive aproveitamentos posteriores e outros; IV Organizar toda a documentação exigida pela IES acolhedora, em conformidade com as normas e procedimentos específicos;

4 4 V Entregar a documentação no setor de Mobilidade Acadêmica impreterivelmente nos prazos estipulados neste edital; VI Regularizar situação acadêmica na IES acolhedora e enviar cópia do comprovante de matrícula ao setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem; VII Manter contato com o setor de Mobilidade Acadêmica e a Coordenação do Curso da IES de origem durante o período de estudos; VIII Comprometer-se, no seu retorno, em socializar a experiência acadêmica para o seu curso e áreas afins, participando e se colocando à disposição para auxiliar, como apoiador do setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem, na divulgação das oportunidades de mobilidade estudantil; XI Comunicar-se com o Coordenador de Curso e o setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem para, no seu retorno, proceder aos trâmites devidos para aproveitamento dos estudos realizados. Parágrafo único. No caso de descumprimento do inciso VI deste artigo, a IES de origem e acolhedora poderão cancelar a participação do estudante no Programa de Mobilidade Estudantil. 7. DOS DOCUMENTOS 7.1 A documentação preliminar do estudante a ser entregue na IES de origem compreende: I Histórico escolar da graduação atualizado; II Fotocópia do RG e CPF; III Curriculum Lattes atualizado; IV Comprovante de regularidade financeira da IES de origem; V - Formulário de inscrição para participação no programa de mobilidade estudantil (modelo anexo) Parágrafo único. É de total responsabilidade do estudante a organização, conferência e envio da documentação elencada neste artigo para o setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem, respeitando impreterivelmente os prazos estabelecidos neste edital.

5 5 8. DOS PRAZOS 02/09 a 04/10/2013 Inscrições no setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem. 07/10 a 11/10/2013 Homologação das inscrições válidas pela IES de origem 16/10/2013 Publicação da homologação das inscrições válidas no site da ACAFE. 17/10 a 28/10/2013 Processo seletivo pela IES acolhedora, com emissão de carta aceite das candidaturas selecionadas. 04/11/2013 Publicação do resultado final no site da ACAFE. Paragrafo único: Da homologação das inscrições e do resultado final caberá recurso no prazo de 48 horas da data de publicação, devendo ser protocolado na IES de origem do estudante interessado. 9. DOS LOCAIS PARA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS DOCUMENTOS 9.1 O estudante interessado que cumprir os requisitos estabelecidos neste Edital deverá entregar, em envelope, os documentos descritos no item 7 no setor de Mobilidade Acadêmica na IES de origem a partir de 02/09/2013 e até o dia 04/10/2013 nos horários e turnos habituais de funcionamento. 9.2 A entrega dos documentos em outro local e fora do prazo estipulado acarretará na imediata desclassificação do estudante candidato. 10. DA HOMOLOGAÇÃO PELA IES DE ORIGEM 10.1 O processo de homologação das inscrições será realizada pela IES de origem, mediante conferência dos documentos exigidos, do cumprimento dos prazos e das demais regras descritas no presente edital A homologação das inscrições válidas ocorrerá no dia 16/10/2013, mediante publicação no site da ACAFE. 11. DO PROCESSO DE SELEÇÃO PELA IES ACOLHEDORA 11.1 O processo de seleção será realizado por Comissão nomeada pela IES acolhedora A Comissão nomeada verificará se todos os documentos apresentados pelos candidatos correspondem ao solicitado neste Edital A seleção será realizada mediante análise do histórico acadêmico, sendo classificado para a vaga o estudante que apresentar a maior média geral de rendimento acadêmico.

6 Em caso de empate, será selecionado o estudante que tenha cursado o maior número de disciplinas em seu curso de origem, computados a partir do histórico escolar Em caso de desistência do estudante selecionado, o candidato seguinte na ordem de classificação poderá ser chamado para ocupar a referida vaga A desistência de estudante selecionado poderá ocorrer até 18/11/2013, mediante comunicação por escrito ao setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem. 12. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO 12.1 A divulgação do resultado final se dará no dia 04/11/2013 no site da ACAFE. 13. DAS RESPONSABILIDADES DO ESTUDANTE DURANTE O PROGRAMA I Ter postura íntegra, proativa e condicionada a respeitar a diversidade cultural a qual estará exposto durante a mobilidade; II Conhecer as regras condicionantes da estada e de estudos da IES acolhedora aonde realizará as atividades, sujeitando-se as suas normas internas; III Obter desempenho acadêmico compatível com o requerido pela IES de origem; IV Disponibilizar-se à adaptação e interação cultural; V Arcar com os custos de eventuais pedidos administrativos acadêmicos na IES de origem e/ou acolhedora; VI Arcar com custos para a organização dos documentos, hospedagem, pagamento de créditos/mensalidades e todos os gastos durante a mobilidade; VII Protocolar pedido de aproveitamento, quando do retorno à IES de origem, em conformidade com as normas regimentais para este fim, devidamente instruído com os documentos emitidos pela IES acolhedora, assinados e em papel timbrado, que são: a) certificado/certidão de estudos, contendo as disciplinas cursadas, com as respectivas notas e frequências, fornecido ao estudante ao final do período de intercâmbio. b) planos de ensino das disciplinas cursadas. VIII Entregar relatório ao setor de mobilidade acadêmica da IES de origem, descrevendo as experiências e os estudos realizados na IES acolhedora. 14. DA VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURSADAS NA IES ACOLHEDORA 14.1 Para aprovação dos créditos cursados, após o retorno, o estudante deverá protocolar pedido de aproveitamento segundo o regulamento da IES de origem podendo ter o aproveitamento

7 7 integral/parcial no currículo acadêmico do respectivo curso de graduação ao qual esteja regularmente matriculado, desde que cumpra os requisitos mínimos. 1º - O estudante que participar do Programa de Mobilidade Estudantil, se obtiver nota e frequência satisfatória, de acordo com o Regimento Interno da IES acolhedora, deverá ter aproveitadas as disciplinas na IES de origem. 2º - Não havendo nota e frequência satisfatória, o estudante receberá um certificado de horas complementares da IES acolhedora, o qual poderá ser utilizado pela IES de origem. 15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 15.1 Este edital segue as normas estabelecidas no Regulamento de Mobilidade Estudantil do Sistema da ACAFE, que está disponível no site: Ao inscrever-se para concorrer à vaga do presente edital o estudante deve ter conhecimento das regras dispostas no Regulamento do Programa de Mobilidade Estudantil Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, em conjunto pelos setores de Mobilidade Acadêmica das IES de origem e acolhedora e, em segunda instância, pela Reitoria das IES envolvidas. Registre-se e publique-se. Florianópolis, em 30 de agosto de Mário Cesar dos Santos Presidente da ACAFE.

8 8 ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS - ACAFE FORMULÁRIO DE CANDIDATURA NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL Nome Completo: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Data de Nascimento Nacionalidade Endereço Atual Fone CPF RG Foto 3x4 2. DADOS ACADÊMICOS Instituição de Origem Curso área de estudo Semestres Cursados 3. PLANO DE ESTUDOS PARA A IES ACOLHEDORA Objetivos para a Mobilidade: ( ) cursar disciplinas no respectivo curso de graduação; ( ) realizar pesquisas científicas, estágio supervisionado e/ou trabalho de conclusão de curso. Duração ( ) 1 ano ( ) 06 meses Período ( ) 1º semestre ou ( ) 2º semestre

9 9 IES Acolhedora escolhida: Código de disciplina Disciplina (mínimo duas e máximo cinco) Créditos Nome: Fone: Fax: COMPLETADO PELA MOBILIDADE ACADÊMICA DA IES DE ORIGEM para confirmar que o candidato está regularmente matriculado em sua instituição. Endereço: Data: / /20 Carimbo Assinatura do Coordenador Assinatura do estudante Professor responsável pela mobilidade DOCUMENTOS A APRESENTAR COM ESTE FORMULÁRIO I Histórico escolar da graduação atualizado; II Cópia do RG e CPF; III Currículo Lattes atualizado; IV Comprovante de regularidade financeira da IES de origem; V Formulário de inscrição para participação no programa de mobilidade estudantil. Obs: Os documentos deverão ser, formalmente, entregues no setor de Mobilidade Acadêmica da IES de origem do estudante.

DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO Edital UNDB Nº 13/2015 Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Externa e Graduado DIVULGAÇÃO DAS NORMAS DO PROCESSO SELETIVO A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB, por meio da Diretoria

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR A Universidade Salvador UNIFACS, em conformidade com seu Regimento Geral, torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL NRI 2/2015 E D I T A L

EDITAL NRI 2/2015 E D I T A L ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDAD TÉCNICA FEDERICO SANTA MARIA UTFSM, CHILE, PARA O 2º SEMESTRE DE 2015. A Coordenadora do Núcleo de Relações

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015 16 a 18/9/2014 Período de inscrição - Internet 19/9/2014 Último dia para o candidato entregar seu Currículo à PRG

Leia mais

Processo de Seleção de Estagiários Edital Nº 005/2015

Processo de Seleção de Estagiários Edital Nº 005/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000 - Fax: (35) 3299-1063 Processo de Seleção de Estagiários

Leia mais

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. A Direção Acadêmica da Faculdade de Apucarana - FAP, no uso de suas competências e demais disposições legais, aprova e torna público o seguinte EDITAL 1.

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO ACADEMICO E MESTRADO PROFISSIONAL 1º SEMESTRE DE 2016 VAGAS REMANESCENTES Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário

Leia mais

EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV

EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Viçosa (PRE-UFV) faz saber aos interessados que estarão abertas, no

Leia mais

ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE

ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE EDITAL NRI 11/2015 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2016. A Coordenadora do

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013 28 a 31/1/2013 Período de inscrição - Internet 1º/2/203 Último dia para o candidato entregar seu Currículo à PRG

Leia mais

NORMAS DO TERCEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE DE 2013

NORMAS DO TERCEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE DE 2013 NORMAS DO TERCEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o O presente Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL N.º 01 DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 CPPS

EDITAL N.º 01 DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 CPPS EDITAL N.º 01 DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 CPPS A Comissão Permanente do Processo Seletivo, instituída conforme dispõe o art. 21, inciso IV do Regimento Acadêmico da Faculdade do Bico do Papagaio, considerando

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O N.º 189/2008 CONSUN APROVA O REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ.

R E S O L U Ç Ã O N.º 189/2008 CONSUN APROVA O REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. R E S O L U Ç Ã O N.º 189/2008 CONSUN APROVA O REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. (*) O Presidente do Conselho Universitário no uso de suas

Leia mais

CLARETIANO - FACULDADE CNPJ/MF 44.943.835/0002-31 RIO CLARO/SP (SEDE) CNPJ/MF 44.943

CLARETIANO - FACULDADE CNPJ/MF 44.943.835/0002-31 RIO CLARO/SP (SEDE) CNPJ/MF 44.943 CLARETIANO - FACULDADE CNPJ/MF 44.943.835/0002-31 RIO CLARO/SP (SEDE) CNPJ/MF 44.943.835/0003-12 SÃO PAULO/SP (UNIDADE) EDITAL Nº 02, DE 10 DE ABRIL DE 2015 PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE/2015 O Claretiano

Leia mais

EDITAL Nº 007/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA

EDITAL Nº 007/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA EDITAL Nº 007/2016 O Diretor Executivo da Faculdade Metropolitana de Anápolis, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o processo seletivo para transferência de candidatos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover

Leia mais

b) Candidatos Classificados em Cursos cujas vagas já tenham sido todas preenchidas poderão fazer a REOPÇÃO DE CURSO.

b) Candidatos Classificados em Cursos cujas vagas já tenham sido todas preenchidas poderão fazer a REOPÇÃO DE CURSO. A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, nomeado pela

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 066/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 066/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA EDITAL DRE n 066/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 - PROEX

EDITAL Nº 02/2016 - PROEX EDITAL Nº 02/2016 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E ESPANHOL. 1.1 A

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado O Diretor da Faculdade de Jaguariúna, no uso de suas atribuições legais e obedecendo ao disposto na legislação pertinente, torna públicas as normas que regulamentam o Processo Seletivo 2015 Continuado,

Leia mais

PROCESSO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PROCESSO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO DIREÇÃO GERAL Rua Pandiá Calógeras, 898 Bairro

Leia mais

Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL

Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL A Universidade Estadual do Norte do Paraná, como membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB),

Leia mais

EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL 01/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino/PROEN do Instituto Federal de Alagoas /IFAL

Leia mais

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB)

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Ilma. Srª. Diretora da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves / CBH / UEMG

Leia mais

1.3- Não serão aceitas documentações por Fax, incompletas e fora do prazo de inscrição;

1.3- Não serão aceitas documentações por Fax, incompletas e fora do prazo de inscrição; Edital nº 003/2015 Transferência Facultativa e Portador de Curso Superior ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO ENGENHARIA CIVIL ENFERMAGEM E ODONTOLOGIA A Diretora Acadêmica da FAPAC - Faculdade Presidente

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2012 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e número de vagas para o Processo Seletivo/2013 dos cursos presenciais de graduação. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

EDITAL Nº 09, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL Nº 09, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO COMISSÃO GESTORA DO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 09, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2015

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Faculdade São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL Nº 097/2015 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA

EDITAL Nº 097/2015 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA 1 EDITAL Nº 097/2015 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA Nos termos do art. 38, inciso IV, do Estatuto da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente.

E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de matrícula subsequente. EDITAL PROEPE/PROAP 21/2014 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA

Leia mais

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG CAPITULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG CAPITULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO Reitoria REGULAMENTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG Este regulamento visa estabelecer a organização e o funcionamento da Mobilidade Acadêmica Estudantil Nacional e Internacional, no

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2010 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27

Leia mais

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

CAMPUS AC SIMÕES Cursos Presenciais e Ensino à Distância

CAMPUS AC SIMÕES Cursos Presenciais e Ensino à Distância UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PRESENCIAL E À DISTÂNCIA Nº 033/2015 Campus A.C. Simões (Maceió),

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008 A Reitora do Centro Universitário Radial, Faculdade Radial Jabaquara, Faculdade Radial de Curitiba, Faculdade de Tecnologia

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2013.

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2013. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2013.1 A Assessoria de Relações Internacionais da Escola Politécnica de Pernambuco - Universidade de Pernambuco TORNA PÚBLICA

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO POLITECNICO DI MILANO EDITAL DRE n 028/16.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO POLITECNICO DI MILANO EDITAL DRE n 028/16. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO POLITECNICO DI MILANO EDITAL DRE n 028/16. A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2

EDITAL DE 23 DE JDEZEMBRO DE 2015 PROCESSO DE INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO LAUREATE 2016.2 A Universidade Potiguar - UnP, mantida pela APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., sociedade legalmente constituída, inscrita no CNPJ sob o nº 08.480.071/0001-40, torna pública as normas

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/2016 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Cruz Alta, ============================

Leia mais

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 03/2015, DE 11 DE JUNHO DE 2015. A Faculdade Pernambucana de Saúde torna pública as condições de

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE.

EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sua Coordenadoria do Programa Ciência sem Fronteiras-PCsF/UEPA e com o apoio da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Santa

Leia mais

FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 1/2016 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016

FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 1/2016 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 1/2016 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 021/2012

EXTRATO DO EDITAL Nº 021/2012 EXTRATO DO EDITAL Nº 021/2012 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA O PROJETO DE APOIO SÓCIO- PEDAGÓGICO E FINANCEIRO PARA ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR: UM CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir:

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir: A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis.

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis. EDITAL N o 001/2013/PPGPUR-So SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2014

Leia mais

EDITAL Nº 05 - /2014 FATEPI INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PRIMO

EDITAL Nº 05 - /2014 FATEPI INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PRIMO Faculdade de Tecnologia do Piauí FATEPI Qualidade em Educação DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PESQUISA Rua 1º de Maio Nº 2235/N Bairro Primavera Teresina PI Brasil Fone:(86) 2107-2200 Site: www.faespicom.br

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013)

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Decreto de 26/03/2001 - DOU de 27/03/2001. Edital do Processo Seletivo 2014 Ato Edital n 029 (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) O Diretor Geral

Leia mais

E D I T A L. 1º Entende-se por Portador de Diploma de Curso Superior quem já concluiu, pelo menos, um curso de graduação.

E D I T A L. 1º Entende-se por Portador de Diploma de Curso Superior quem já concluiu, pelo menos, um curso de graduação. EDITAL PROEPE/PROAP 18/2015 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA

Leia mais

2.1 O Processo Seletivo terá validade para o primeiro semestre letivo de 2016.

2.1 O Processo Seletivo terá validade para o primeiro semestre letivo de 2016. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES EDITAL DE 02 DE OUTUBRO DE 2015 Processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes do curso de Odontologia 2016A, destinadas a candidatos com curso de graduação

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 51 /2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 51 /2015 EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 51 /2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, RESOLVE tornar público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido:

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido: EDITAL nº 02/2016 A Diretora Geral da Faculdade Canção Nova, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento

Leia mais

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP - 2015

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP - 2015 EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP - 2015 VAGAS: 06 (quatro) vagas Público Alvo: Alunos regularmente matriculados no curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFPel CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Programa de Monitoria, vinculado à Seção de Apoio Estudantil da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Comunitários,

Leia mais

EDITAL N. 03/2015. Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química

EDITAL N. 03/2015. Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química EDITAL N. 03/2015 Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química 1. Informações Gerais A coordenação do da Universidade Federal de Goiás (PPGEQ-UFG), torna público, que no período

Leia mais

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 13 a 17/11/2015 Período de inscrição - Internet 18/11/2015 (até as 17 horas) Último dia para o candidato entregar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. ATO EDITAL Nº 02/2013 (Resolução CEPE n 16, de 03 de setembro de

Leia mais

EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1

EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1 EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1 1- DO OBJETO O presente Edital trata do EXAME DE SELEÇÃO de candidatos aos cursos da Faculdade Metropolitana

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 08 de 12 de Julho de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 032/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL N 001/2015 ARII/REITORIA

EDITAL N 001/2015 ARII/REITORIA EDITAL N 001/2015 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS BOLSA TOP ESPANHA SANTANDER

Leia mais

EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior

EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo para a seleção de 4 (quatro) estudantes

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 08 de 07 de Abril de 2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27 de maio

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015. FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande-PB no

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) DO ESTADO DE PE

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) DO ESTADO DE PE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

EDITAL Nº 073/2014 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA

EDITAL Nº 073/2014 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA 1 EDITAL Nº 073/2014 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA Nos termos do art. 38, inciso IV, do Estatuto da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

EDITAL NRI 8/2013 E D I T A L

EDITAL NRI 8/2013 E D I T A L EDITAL NRI 8/2013 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO. O Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber, mediante

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS:

INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS: De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo Tradicional

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL - N.º 084/2015

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL - N.º 084/2015 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL - N.º 084/2015 O Professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no uso de suas atribuições, tendo em vista

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD Nº

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZONIA FAMAZ DIREÇÃO GERAL COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO MEDICINA

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZONIA FAMAZ DIREÇÃO GERAL COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO MEDICINA EDITAL PARA ADMISSÃO DE GRADUADOS PARA O CURSO DE MEDICINA EDITAL Nº 001/2016 INSCRIÇÕES: Presencial (Secretaria Acadêmica da Famaz) PERÍODO: 11 a 20 de fevereiro de 2016 VALOR: R$ 55,00 (cinquenta reais)

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2015

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2015 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S E L E Ç Ã O D A 8 ª T U R M A 2 0 1 6 E D I T A L ABERTURA DE

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Texto Aprovado CONSU Nº 2008-02 - Data:02/04/2008 Texto Revisado e Atualizado CONSU PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 2011-05 - Data: 24/03/11 2012-29 de 29/11/2012 REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO

Leia mais

EDITAL NRI 7/2014 EDITAL

EDITAL NRI 7/2014 EDITAL EDITAL NRI 7/2014 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2015. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

EDITAL Nº 002/2012 PR CCD

EDITAL Nº 002/2012 PR CCD EDITAL Nº 002/2012 PR CCD Dispõe sobre procedimentos para recomposição e aumento de carga horária para as disciplinas dos cursos de graduação, na condição de docente substituto na UnC. O Pró Reitor do

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogada a Resolução UnC- CONSEPE 099/2004 e as disposições em contrário.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogada a Resolução UnC- CONSEPE 099/2004 e as disposições em contrário. RESOLUÇÃOUnC-CONSEPE018/209 Aprova Regulamento do Programa de Monitoria, para a Universidade do Contestado UnC O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25

Leia mais

CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir.

CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA. O Concurso Interno será regido segundo os critérios e condições a seguir. EDITAL nº 09/2015 CONCURSO INTERNO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA SANTANDER FÓRMULA A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio deste Edital, divulga, no âmbito Institucional, o Concurso Interno

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLINICA CIRÚRGICA E EM CLINICA MÉDICA EDITAL Nº 35/UNOESC-R/2009

PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLINICA CIRÚRGICA E EM CLINICA MÉDICA EDITAL Nº 35/UNOESC-R/2009 PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLINICA CIRÚRGICA E EM CLINICA MÉDICA EDITAL Nº 35/UNOESC-R/009 O Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, professor Aristides

Leia mais

EDITAL NRI 9/2015 E D I T A L

EDITAL NRI 9/2015 E D I T A L EDITAL NRI 9/2015 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PARA O 2º SEMESTRE DE 2016. A Coordenadora do

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015/PROEN/UFCA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER /ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2015.2

EDITAL Nº 05/2015/PROEN/UFCA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER /ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2015.2 EDITAL Nº 05/2015/PROEN/UFCA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER /ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2015.2 A Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Cariri (UFCA), usando de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais