Fraternidade. Atualmente: parentesco de irmãos; irmandade, amor ao próximo; união ou convivência como irmãos; harmonia, paz, concórdia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fraternidade. Atualmente: parentesco de irmãos; irmandade, amor ao próximo; união ou convivência como irmãos; harmonia, paz, concórdia."

Transcrição

1 Fraternidade Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Considerações Iniciais. 4. A Realidade Atual: 4.1. O Homem como Lobo do próprio Homem; 4.2. A Luta de Classes; 4.3. Os Desvios Políticos. 5. Os Ensinamentos Jesus Cristo: 5.1. Pregação Evangélica; 5.2. Antes e depois de Jesus; 5.3. O Amor pelo Inimigo, o Ponto Alto dos seus Ensinamentos. 6. As Instruções do Espírito Emmanuel: 6.1. Fraternalmente Amigos; 6.2. Amizade e Compreensão; 6.3. Outros Pensamentos sobre a Fraternidade. 7. Conclusão. 8. Bibliografia. 1. INTRODUÇÃO O que se entende por fraternidade? A humanidade faz uso dela? Quem é irmão de quem? Não seria mais fácil detectar quem é lobo de quem? O roteiro de nossa exposição segue os seguintes pontos: 1) a situação atual da sociedade; 2) os ensinamentos de Jesus; 3) instruções do Espírito Emmanuel. 2. CONCEITO Fraternidade do latim fraternitate significa "irmandade" ou "conjunto de irmãos". Em sentido estrito, exprime simplesmente o sentimento de afeição recíproca entre irmãos. O Cristianismo fundamentou-a através do preceito da caridade, inculcando o amor a todos os homens, mesmo aos inimigos, já que todos descendem, pela criação, de um mesmo pai, Deus. Isenta da noção religiosa, os espíritos nunca foram além da idéia de solidariedade social. Atualmente: parentesco de irmãos; irmandade, amor ao próximo; união ou convivência como irmãos; harmonia, paz, concórdia. 3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Desde a Antiguidade há a idéia de que todos os homens faziam parte de uma grande família. Sêneca dizia que "A natureza fez de nós uma família" e Marco Aurélio que "O universo é como uma cidade". Houve, contudo, a tendência de limitar tal sentimento aos membros de uma nação e de excluir dele os escravos. Aristóteles e outros filósofos, por exemplo, achavam que os escravos não podiam ser irmãos dos homens livres. Os ideais da Revolução Francesa Liberdade, Igualdade e Fraternidade nada mais são do que a laicização de uma idéia-força tipicamente cristã. Na sua pessoa, doutrina e ação, Jesus Cristo veio revelar e tornar possível a fraternidade num grau insustentável: nele foi dado a conhecer aos homens serem eles chamados a uma verdadeira e sublime fraternidade, a de filhos do mesmo Pai celeste. 4. A REALIDADE ATUAL 4.1. O HOMEM COMO LOBO DO PRÓPRIO HOMEM A irmandade entre as pessoas é um fato concreto nas vivências religiosas. Ocorre que, diante da realidade, muitas vezes trágica, sempre surge a questão: os homens são lobos ou irmãos em seus relacionamentos? A base do

2 pensamento individualista moderno é constituído pela concepção de que o homem é lobo do homem. Nesse sentido, a vida é regida pela competição em que os mais aptos devem triunfar. Assim sendo, a irmandade fica reduzida a um pequeno grupo de amigos íntimos, unidos por laços de famílias ou interesses comuns. (Idígoras, 1983) 4.2. A LUTA DE CLASSES O pensamento marxista desenvolve-se nessa mesma linha com a diferença de que já não fala dos indivíduos na luta pelos bens sociais, mas sim de classes sociais. Neste caso, uma classe social fica sendo o lobo da outra classe social. Por isso, a luta entre o proletariado e o capitalista. Falar de uma fraternidade que transcende a própria classe constitui uma traição, pois enfraquece o potencial de luta e adia a vitória necessária e definitiva do proletariado. A conseqüência é a inimizade e o ódio entre as pessoas OS DESVIOS POLÍTICOS O ser humano, quando é alçado a um cargo público, deveria praticar a fraternidade universal, que é o devido cuidado do bem público. Mas o que vemos? Boa parcela dos políticos procura cuidar muito mais dos seus interesses particulares ou do seu partido do que os da nação. Daí, a apatia que medra no meio da população, porque esta se sente enganada por aqueles que lá foram enviados. 5. OS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO 5.1. PREGAÇÃO EVANGÉLICA Jesus não veio para destruir a Lei de Deus, mas para lhe dar execução. Fala do amor que se deve ter para com todos os homens, inclusive estendendo aos inimigos, porque todos somos filhos de um mesmo Pai. Eis algumas de suas sentenças: Ninguém acende uma lâmpada para pô-la atrás do armário, mas para pô-la no candelabro, a fim de que todos a vejam. Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Se vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. Amar ao próximo como a si mesmo. Que aproveita ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Amai os vossos inimigos; bendizei os que vos maldizem; fazei bem aos que vos odeiam; orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. Que vantagem há em amardes os que vos amam?

3 Ao que pleitear contigo e quiser o teu vestido, larga-lhe também a capa. Se alguém vos bate na face direita, apresentai-lhe também a outra ANTES E DEPOIS DE JESUS A vinda do Mestre modificou o cenário do mundo. Emmanuel em Roteiro diznos que antes de Cristo, a educação demorava-se em lamentável pobreza, o cativeiro era consagrado por lei, a mulher aviltada qual alimária, os pais podiam vender os filhos etc. Com Jesus, entretanto, começa uma era nova para o sentimento. Iluminados pela Divina influência, os discípulos do Mestre consagram-se ao serviço dos semelhantes; Simão Pedro e os companheiros dedicam-se aos doentes e infortunados; instituem-se casas de socorro para os necessitados e escolas de evangelização para o espírito popular etc. (Xavier, 1980, cap. 21) 5.3. O AMOR PELO INIMIGO, O PONTO ALTO DOS SEUS ENSINAMENTOS. Não resta dúvida que este ensinamento foi o mais revolucionário de todos. A lógica e a razão ainda não se contentaram com essa assertiva. A pergunta persiste: como amar aquele que nos prejudicou, que nos condenou, que nos injuriou e nos ofendeu publicamente? A reação automática é: "olho por olho e dente por dente". Contudo, para seguir o Mestre, devemos modificar a resposta do homem velho e transformá-la na do homem novo, ou seja, reagir com o perdão. Nesse sentido, os amigos espirituais orientam-nos que não somos obrigados a amar os inimigos como amamos os nossos amigos; basta apenas respeitá-los como seres humanos, sujeitos às mesmas fraquezas que as nossas. Além disso, pedem também para que tenhamos calma em nossa apreciação, pois em qualquer situação difícil, não se sabe, com certeza, quem deu o primeiro passo. 6. AS INSTRUÇÕES DO ESPÍRITO EMMANUEL 6.1. FRATERNALMENTE AMIGOS O Espírito Emmanuel convida-nos a refletir sobre os ganhos que a experiência nos facultou: com ela adquirimos uma nova maneira de interpretar a vida, amadurecemos o nosso raciocínio e percebemos aspectos da realidade que outros nem de leve cogitam. Entretanto, seja qual seja a condição em que nos encontramos, podemos estender os braços unindo-nos aos semelhantes, através da compreensão e do auxílio mútuo. O apóstolo não nos diz: "sede todos da mesma altura", mas sim: "sede todos fraternalmente unidos". Não nos exige, pois, o Evangelho venhamos a ser censores ou escravos uns dos outros, e, sim, nos exorta a que sejamos irmãos. (Xavier, 1986, p. 244) 6.2. AMIZADE E COMPREENSÃO

4 Nesta lição o Espírito Emmanuel diz que "Muitos companheiros de luta exigem cooperadores esclarecidos para as tarefas que lhes dizem respeito, amigos valiosos que lhes entendam os propósitos e valorizem os trabalhos, esquecidos de que as afeições quanto as plantas, reclamam cultivo adequado". Lembranos de que o próprio Cristo semeou, primeiramente, o ideal divino no coração dos apóstolos, antes de recolher-lhes o entendimento. O Apóstolo Paulo, sabedor dessa psicologia, não conquistou a estima impondo princípio, mas sim, orando e servindo, trabalhando e amando. Façamos o mesmo: cuidemos de adubar e irrigar a planta; a colheita vem a seu tempo. (Xavier, 1972, p. 256) 6.3. OUTROS PENSAMENTOS SOBRE A FRATERNIDADE "Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos" é um ensinamento de Jesus que nos remete à fraternidade universal, porque extrapola o círculo de convivência no reduto familiar. "O amor ao próximo inclui o esclarecimento fraterno", porque a sujeição passiva pode dilatar o processo de agressividade. "O homem terrestre tem inventado numerosos artifícios para a legitima defesa, mas toda a defesa legitima está em Deus". Evitar, a todo o custo, cair no nível do agressor, mesmo que todas as sugestões fraternas tenham fracassado. A terra não deve ser considerada uma penitenciária, mas uma escola de fraternidade para o aperfeiçoamento e regeneração dos Espíritos encarnados. "A indiferença dos homens é que os seres humanos ainda têm muito da tribo, encontrando-se ainda encarcerados nos instintos propriamente humanos na luta das posições e das aquisições, dentro de um egoísmo quase feroz, como se guardassem consigo, indefinidamente, as heranças da vida animal". (Xavier, 1977, perguntas 342 a 351) 7. CONCLUSÃO A verdadeira fraternidade é um reflexo do caráter e da personalidade do ser humano. Conectemos o nosso cérebro às ondas mais elevadas do conhecimento superior e teremos como conseqüência ações cada vez mais voltadas para o bem geral. 8. BIBLIOGRAFIA IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo: Paulinas, XAVIER, F. C. O Consolador, pelo Espírito Emmanuel. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, XAVIER, F. C. Palavras de Vida Eterna, pelo Espírito Emmanuel. 8. ed., Rio de Janeiro: FEB, XAVIER, F. C. Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1971.

5 São Paulo, abril de 2006

O Cristão e o Mundo. Mundo orbe terráqueo; a parte do Universo habitado pelos homens. Cada planeta considerado como sendo habitado.

O Cristão e o Mundo. Mundo orbe terráqueo; a parte do Universo habitado pelos homens. Cada planeta considerado como sendo habitado. O Cristão e o Mundo Sérgio Biagi Gregório SUMARIO: 1. Introdução. 2. Conceituação. 3. Considerações Iniciais. 4. O Mundo: 4.1. Orbe Físico; 4.2. Algumas Conotações de Mundo; 4.3. O Mundo, na Linguagem

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVO FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro

Leia mais

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Evangelho O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Mateus 5 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as Profecias Objetivos Explicar a sentença do Cristo de que

Leia mais

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 4 A Missão de Jesus guia e modelo da Humanidade Objetivos Explicar

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 10 Departamento de Evangelização da Criança () IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Jesus, a Inteligência e o Sentimento. 2. OBJETIVO: Levar

Leia mais

Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Os prazeres da alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro PACIÊNCIA Os prazeres da alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro O problema da impaciência Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em

Leia mais

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 12 Moisés e a 1º Grande Revelação 2 / 12 No Séc. 12 ac.libertou os Hebreus do Egito onde ficaram 500 anos como escravos. Conhecedor de toda a ciências

Leia mais

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita.

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Roteiro 1 Objetivos Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Esclarecer por que a Doutrina Espírita é entendida como sendo o Consolador. Ideias principais

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

Formação para fraternidade

Formação para fraternidade Formação para fraternidade artigo 12º da Regra da OFS Livres para o amor de Deus e dos irmãos 12.Testemunhas dos bens futuros e empenhados pela vocação abraçada em adquirir a pureza do coração, desse modo

Leia mais

A vinda do reino. Roteiro 3

A vinda do reino. Roteiro 3 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo V Aprendendo com os fatos cotidianos A vinda do reino Roteiro 3 OBJETIVOS Explicar

Leia mais

O Homem de bem. Roteiro 7

O Homem de bem. Roteiro 7 O Homem de bem Roteiro 7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Relacionar

Leia mais

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões

Leia mais

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA Segundo o Livro Orientação ao Centro Espírita

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

Título: Autor: Data de conclusão da leitura: / / Principal aprendizado: Ilustração:

Título: Autor: Data de conclusão da leitura: / / Principal aprendizado: Ilustração: Título Auto Data Princ Ilustr Título: Autor: Data de conclusão da leitura: _/ / Principal aprendizado: Ler é muito bom! Por meio da leitura, descobrimos um mundo repleto de histórias, notícias, experiências

Leia mais

Federação Espírita Brasileira. Departamento de Infância e Juventude

Federação Espírita Brasileira. Departamento de Infância e Juventude Federação Espírita Brasileira Departamento de Infância e Juventude Ler é muito bom! Por meio da leitura, descobrimos um mundo repleto de histórias, notícias, experiências e aprendizados. Alguns livros

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Terceiro Leis Morais Cap. II Lei do Trabalho Necessidade do trabalho q. 674 a 681 Senhor! [ ] concede-nos mais trabalho para sermos mais úteis [ ]. (Bezerra de Menezes, Oração

Leia mais

CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS

CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS Introdução A fidelidade ao espírito do evangelho e aos ensinamentos de São Paulo, o sentido da Igreja

Leia mais

Francisco Cândido Xavier O CONSOLADOR. pelo Espírito Emmanuel

Francisco Cândido Xavier O CONSOLADOR. pelo Espírito Emmanuel Francisco Cândido Xavier O CONSOLADOR pelo Espírito Emmanuel SUMÁRIO Definição... 9 1. Ciência... 13 1.1. Ciências fundamentais... 17 1.1.1 Química... 18 1.1.2 Física... 23 1.1.3 Biologia... 29 1.1.4 Psicologia...

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34 Evangelho Renúncia Marcos 8:34 :34-38 38 Marcos 8 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ. pelo Espírito NEIO LÚCIO

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ. pelo Espírito NEIO LÚCIO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ pelo Espírito NEIO LÚCIO Sumário Alvorada Cristã...7 1. Sigamos com Jesus...11 2. Na direção do bem...15 3. Pequena história...19...23 5. O servo feliz...27 6.

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar, à luz da Doutrina Espírita, o

Leia mais

ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA

ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO E-BOOK JOVEM ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO E-BOOK JOVEM DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

Leia mais

Evangelho e Espiritismo II

Evangelho e Espiritismo II Evangelho e Espiritismo II -Jesus na Visão Espírita Movimentos da Alma-. Roberto Sabatella Adam. nte imagem: https://www.pexels.com/ APRESENTAÇÃO @ ESTRUTURA Apresentação Desenvolvimento _Getsêmani (Lc

Leia mais

A PRÁTICA DA CONVIVÊNCIA FRATERNA ENTRE OS TRABALHADORES ESPÍRITAS

A PRÁTICA DA CONVIVÊNCIA FRATERNA ENTRE OS TRABALHADORES ESPÍRITAS CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DA CONVIVÊNCIA FRATERNA ENTRE OS TRABALHADORES ESPÍRITAS Arnaldo é um trabalhador efetivo da Casa Espírita Y há 15 anos. Atua nas áreas

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA Roteiro 5 Objetivo Interpretar a parábola da candeia

Leia mais

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO DE ESTUDOS III QUEM É O CRISTO? APRESENTAÇÃO

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO DE ESTUDOS III QUEM É O CRISTO? APRESENTAÇÃO 1 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO DE ESTUDOS III QUEM É O CRISTO? APRESENTAÇÃO O presente programa, o terceiro desta série, gira em torno da figura ímpar do Cristo, Seus ditos e Seus

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Texto & Contexto Mateus 5:13-16 Mateus 5:17-20 Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e luz do mundo Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Mateus 5:21-26 Mateus 5:27-37 Mateus

Leia mais

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ Perdão, Senhor. «Aquele que teme a Deus honra os seus pais» Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 3, 3-7.14-17a Deus quis honrar os pais nos filhos e firmou sobre eles

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2015 Dia 01/10/15 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

EDUCAÇÃO NO LAR À LUZ DO ESPIRITISMO

EDUCAÇÃO NO LAR À LUZ DO ESPIRITISMO EDUCAÇÃO NO LAR À LUZ DO ESPIRITISMO 1 A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações? 2 Xavier, F.

Leia mais

BOA NOVA BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM

BOA NOVA BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM BOA NOVA BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM BOA NOVA E-BOOK C.E.S. JOVEM ESTUDOS E DISSERTAÇÕES EM TORNO DOS LIVROS BÁSICOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS C.E.S. DEDICATÓRIA DEDICAMOS ESTA OBRA A JESUS CRISTO GOVERNADOR

Leia mais

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 UM CHAMADO PARA SER DISCÍPULO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser

Leia mais

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JANEIRO/2017 Dia 02/01/17 CHAMADO CELESTE 1) XAVIER, Francisco Candido.

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões ESTRUTURA O EVANGELHO

Leia mais

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e LUZ do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas

Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e LUZ do mundo. Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Texto & Contexto Mateus 5:13-16 Mateus 5:17-20 Discípulos e Vocação Histórica: SER sal da terra e LUZ do mundo Relação com os valores de Deus dos fariseus e escribas Mateus 5:21-26 IRA Mateus 5:27-37 INFIDELIDADE

Leia mais

Aliança Espírita Evangélica RGA 2015

Aliança Espírita Evangélica RGA 2015 Aliança Espírita Evangélica RGA 2015 TEMA RGA 2015 Nossa Aliança com Jesus acolhendo e evangelizando corações na nova era. Local: Unisa Campus 1 RGA 2015 Rua Professor Enéas de Siqueira Neto, 340, Jardim

Leia mais

03. A RECEPÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO CENTRO ESPÍRITA

03. A RECEPÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO CENTRO ESPÍRITA 03. A RECEPÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO CENTRO ESPÍRITA Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou (João 13:20). Jovem amigo, nas ações realizadas

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 21ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

ACADEMIA DO AMOR APRESENTAÇÃO SOBRE FRATERNIDADE. Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp Academia do Amor,

ACADEMIA DO AMOR APRESENTAÇÃO SOBRE FRATERNIDADE. Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp Academia do Amor, ACADEMIA DO AMOR APRESENTAÇÃO SOBRE FRATERNIDADE Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp Academia do Amor, Benfeitores Emmanuel, André Luiz e Outros Irmãos Amigos. FRATERNIDADE

Leia mais

O Perfume. da R osa. Scheilla I Alda Maria

O Perfume. da R osa. Scheilla I Alda Maria O Perfume da R osa Scheilla I Alda Maria 1. Libertemo-nos! Atrofiados ainda estão estão nossos corações, atados que se encontram às reminiscências de um passado doloroso, pela vivência tão distanciada

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

perfeito é o vosso Pai celestial. (S. MATEUS, cap. V, vv. 44, 46 a 48.)

perfeito é o vosso Pai celestial. (S. MATEUS, cap. V, vv. 44, 46 a 48.) Livro: Plenitude 1 Caracteres da perfeição 1. Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. - Porque, se somente amardes os que vos amam que recompensa

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec A Prece A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos

Leia mais

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU - Indissolubilidade do casamento - O divórcio INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO Lei do Homem Mutável As leis humanas transformam-se

Leia mais

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE.

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. O crescimento espiritual não é automático. Mudança é uma questão de opção. Não podemos simplesmente ficar sentados inertes sem fazer nada, esperando o crescimento.

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 OS PRIMEIROS DISCÍPULOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NATUREZA DIVINA DO DISCÍPULO DE CRISTO O discípulo de Cristo deve ter em mente a condição de consolidar em seu ser a natureza

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2018 Dia 01/10/18 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!).

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Lição 3 para 20 de outubro de 2018 Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Esta oração é conhecida como a oração sumo

Leia mais

A Paz de Jesus, irmãos!

A Paz de Jesus, irmãos! A Paz de Jesus, irmãos! Na carta do mês de março, fizemos uma reflexão sobre a Caridade de Maria para com Deus. Nesse mês, ainda olharemos para sua caridade, mas agora para com o próximo. Tudo isso, tendo

Leia mais

37ª Confraternização Espírita do Maranhão Qua, 15 de Fevereiro de :09 - Última atualização Qua, 15 de Fevereiro de :25

37ª Confraternização Espírita do Maranhão Qua, 15 de Fevereiro de :09 - Última atualização Qua, 15 de Fevereiro de :25 Há 37 anos, abnegados trabalhadores espíritas resolveram começar um movimento que se tornou evento obrigatório do Movimento Espírita em São Luís no período do carnaval: a Confraternização Espírita do Maranhão

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

Virtudes: conceito e classificação

Virtudes: conceito e classificação Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes

Leia mais

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14.

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14. A mensagem central é que não devemos julgar aqueles que não concordam conosco em algumas questões que não fazem parte da essência da mensagem cristã. Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Citar as principais características dos bons

Leia mais

No Caminho da Vontade de Deus

No Caminho da Vontade de Deus No Caminho da Vontade de Deus A Oração Que Produz Vitória A Oração Que Produz Benção Gênesis 18: 17-19 A ORAÇÃO QUE PRODUZ BENÇÃO Gênesis 18:17-19 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 26/09/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 26/09/17 13:00 13:30 Evangelho (Alda) A paciência ESE, cap. IX, item 7 15:30 ESDE (Olga) Programa Fundamental (Tomo II) 08/06/11 Quarta EADE (Beatriz) ESDE (Clotilde) Estudo Aprofundado da Doutrina Programa 1 (Tomo

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ESPIRITUAL Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Por onde começar? O Espiritismo veio ensinar o processo de libertação. O modo de se libertar de

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MARÇO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os dias, em caridade na Vossa presença ao serviço dos nossos

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 8 Os discípulos de Jesus Objetivos Identificar as características

Leia mais

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34 Evangelho O maior mandamento Mateus 22:34 :34-40 40 Mateus 22 34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo

Leia mais

nstituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS! 04 / 11 / 2016

nstituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS! 04 / 11 / 2016 nstituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS! 04 / 11 / 2016 Agradeço imensamente a oportunidade para estar junto dos irmãos que tanto estimo, para reflexão e aprendizado

Leia mais

Grupo Espírita Guillon Ribeiro. Escola de Evangelização de Pacientes

Grupo Espírita Guillon Ribeiro. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes A morte existe? Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço.

Leia mais

ão de Família Escola do Coração

ão de Família Escola do Coração HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA O QUE É HONRAR PAI E MÃE? MÃE O mandamento: Honrai a vosso pai e a vossa mãe é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 10 2 / 10 A Melhor Escola Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na terra? A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ON A CRIATURA VE RECEBER

Leia mais

Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum Bodas de Caná

Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum Bodas de Caná Nº 8C 2º Domingo do Tempo Comum-17.1.2016 Bodas de Caná Do Evangelho de hoje, retiramos vários ensinamentos para a nossa vida. Naquele casamento, onde estava Jesus, ia haver uma grande tristeza, porque

Leia mais

Conduta, uma manifestação comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra.

Conduta, uma manifestação comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra. CONDUTA ESPÍRITA CONCEITO DE CONDUTA Conduta, é uma manifestação de comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra. CONCEITO DE

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA VINDE A MIM, VÓS QUE ESTAIS AFLITOS E EU VOS ALIVIAREI Mt 11, 28-30 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 15ª Semana

Leia mais

Evangelho. Viver os ensinamentos Mateus: 7:21-27

Evangelho. Viver os ensinamentos Mateus: 7:21-27 Evangelho Viver os ensinamentos Mateus: 7:21-27 27 Mateus 7 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2017 Dia 02/10/17 CAMINHOS PARA A FELICIDADE 1) O Evangelho Segundo

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Orações próprias do VII Domingo do Tempo comum (Missal Romano, p. 401); Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VIII (Missal Romano, p. 483); Oração Eucarística

Leia mais

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos,

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos, AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; 1 / 5 mas tenho-vos chamado amigos, porque

Leia mais