Critérios de seleção e seriação dos alunos candidatos Erasmus 2014/2015 1º ciclo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critérios de seleção e seriação dos alunos candidatos Erasmus 2014/2015 1º ciclo"

Transcrição

1 Cursos Critérios de seriação Agronomia - devem ter 12 unidades curriculares concluídas e se cumprirem este requisito os critérios de seriação são: A Média das classificações das unidades curriculares concluídas Peso (%) 30 B Número de unidades curriculares concluídas Peso (%) 70 Arquitetura Paisagista a) Total de créditos obtidos* (peso 3) b) Média aritmética das classificações obtidas* (peso 2) c) créditos obtidos nas unidades curriculares da área cientifica de Artes e Técnicas da Paisagem (peso 1) d) atividades curriculares com ligação ao curso* (em caso de empate) O dominio da língua estrangeira é da responsabilidade do candidato. *No caso dos alunos se candidatarem a um 2º ciclo é também contabilizada a informação referente ao percurso académico do. Biologia Os alunos que já tenham realizado unidades curriculares (UCs) correspondentes a um número de ECTS superior a 40, mas inferior a 110 no final do semestre par. Os alunos admitidos a este Programa serão seriados em função da média das UCs já realizadas, obtida pela seguinte fórmula: [ ]

2 Ciências do Desporto a) Média aritmética das disciplinas transcritas dos registos académicos dos candidatos; b) O total de ECTS efetuados pelos alunos durante o seu percurso académico. O valor a ser utilizado será baseado na ponderação em que 180 ECTS representa 20 valores e a partir desta relação calcula-se o valor de cada aluno até aos ECTS concluídos por cada um; c) O nível indicado sobre o conhecimento da língua estrangeira utilizado na instituição a que se propõe ingressar; Pontuação final ((4*+a) + (4,5*b) + 1,5*c)/10) Ciências da Educação 1. Critérios de Admissão de Candidaturas: 1.1. Mínimo de 60 ECTS realizados à data da pré-candidatura. 2. Critérios de Seriação: A seriação é feita de acordo com os seguintes critérios: 2.1. (Nº de créditos ECTS efectuados / nº de matrículas) - (50%); 2.2. Média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares realizadas - (50%). 3. Critérios de desempate*: 3.1. Prioridade para melhor conhecimento de línguas estrangeiras (do país de destino ou de Inglês, por esta ordem) apurada em prova de competências linguísticas a realizar pelo DLL; 3.2. Prioridade em função do Ano mais avançado em que o candidato está inscrito ; 3.3. Prioridade para a menor idade do candidato Motivações e perfil do candidato avaliados em entrevista pelo Coordenador Erasmus e pelo Director de Curso. * Subsistindo a igualdade após a aplicação dos critérios referidos no número anterior, aplicam-se estes critérios apenas enquanto subsistir a situação de igualdade. Ciência e Tecnologia Animal A ordenação será efetuada concedendo prioridade aos candidatos que obtenham maiores pontuações: Pontuação = 3* Nº de ECTS em UC's com aprovação/ *média das UC's com aprovação/20 Economia É considerada preferencial a candidatura a Erasmus de alunos do 2º ano, para entrarem em mobilidade no 3º ano: 1- Candidatos que possuem duas matrículas e o 1º ano completo; 2 - Candidatos que possuem duas matrículas e pelo menos 30ECTS; 3 - Candidatos com três ou mais matrículas e mais de 60 ECTS; 4 - Restantes candidatos

3 Enfermagem Educação Básica Engenharia Civil - Domínio da língua portuguesa (nível) - Línguas que dominam (nível) - Semestre que frequentam - Nº de unidades curriculares concluídas - Média de Curso 1 - Grelha de avaliação Nº de disciplinas na área das Ciências de base em que obteve aprovação - 30% Nº de disciplinas na área das Ciências da Engenharia em que obteve aprovação - 30% Média aritmética das classificações nas disciplinas que obteve aprovação - 40% Entende-se que as disciplinas da área das Ciências de Base são unidades curriculares da área cientifica de Matemática, Física, Química e Geologia 2 - Parâmetros de avaliação A escala a adoptar para as pontuações é de 0 a 20 valores. A nota a atribuir nos dois primeiros pontos da grelha de avaliação é determinada através da seguinte fórmula: Nota=n/N*20, em que: n - nº de disciplinas em que obteve aprovação N - nº total de disciplinas Engenharia Geológica 1 - Permanência no Ensino Superior (coeficiente de ponderação 15%): a) alunos a frequentar o 2º ano no período de Erasmus - escala 10 b) alunos a frequentar o 3º ano no período de Erasmus - escala 20 Habilitações Académicas (coeficiente de ponderação 50%)

4 2 - Classificação - escala Curriculum Vitae (coeficiente de ponderação 5% cada item) avaliação do percurso profissional na área da LEG - escala 0-20 publicação do percurso profissional na área da LEG - escala 0-20 Engenharia Mecatrónica - Número de ECTS - Média atual ponderada com os créditos das cadeiras Como critério de desempate - Conhecimento da língua da instituição de acolhimento Geografia - Créditos obtidos (peso 3) - Média aritmética das classificações (peso2) - Créditos obtidos nas unidades curriculares da área científica da Geografia (peso 1) - Actividades curriculares com ligação ao curso (em caso de empate) O domínio da Língua Estrangeira é da responsabilidade do candidato. Gestão A ordenação é realizada dividindo os candidatos em 3 grupos. Dá-se prioridade ao grupo 1, em seguida ao grupo 2 e por fim ao grupo 3. Os alunos que não se enquadrem num destes grupos serão excluídos. Grupo 1 - Alunos com duas matriculas e aprovação nos 60 ects correspondentes ao 1.º ano. Grupo 2 - Alunos com duas matriculas e aprovação entre 30 e 60 ECTS em UCs do primeiro ano. Grupo 3 - Alunos com três ou mais matriculas e mais de 60 ECTS realizados. A ordenação dentro de cada grupo é feita de acordo com a média ponderada das unidades curriculares aprovadas. História e Arqueologia 1.Será dada preferência aos alunos que frequentam o 2º ano do seu ciclo de estudos, considerando-se nessa categoria os que obtiveram pelo menos 30 ECTS, em uc s do 1º ano. 2.Os alunos que ultrapassarem esse limite, tendo três ou mais matrículas, serão considerados de seguida. 3.Dentro de cada grupo, os alunos serão ordenados pela média aritmética das notas apresentadas (com peso igual para todas as uc s)

5 Línguas Literaturas e Culturas a) Estar inscrito no 1º ou 2º ciclo do curso (a prioridade vai para os alunos que no ano de candidatura estejam inscritos no 2º ano) b) Possuir média igual ou superior a 12 valores (excecionalmente, o candidato poderá ter média inferior a 12 valores); c) Análise do curriculum vitae Medicina Veterinária Condições para se candidatar: Ter o primeiro ano completo. Ter obtido aprovação nas seguintes unidades curriculares: o Anatomia I e II o Anatomia Topográfica I e II o Histologia e Embriologia I e II o Bioquímica I e II o Fisiologia I e II o Genética e Melhoramento I e II o Farmacologia e Toxicologia I e II o Microbiologia Médica e Imunologia I e II o Epidemiologia (Como os alunos se inscrevem no ano anterior ao ano em que fazem a mobilidade, são aceites candidaturas com algumas das UCs em falta, desde que justificado. Por exemplo: os alunos no 3º ano ainda não fizeram as Farmacologias e a Epidemiologia, neste caso não contam estas UCs; o aluno pode fazer nesse ano a/ s UC/ s em falta). Parecer favorável do Tutor. Ter conhecimentos da língua do país de acolhimento ou de inglês em nível suficiente para a aprendizagem. Motivações do candidato que se enquadrem no espírito do Programa Erasmus. Critérios de seleção e ordenação: Menor número de UCs em atraso. Maior número de ECTS obtidos na Universidade de Évora no MIMV. Melhor classificação média. Menor número de matrículas. Resultado de entrevista com a Comissão de Curso, se necessário. NOTA IMPORTANTE Estes critérios aplicam-se a outras situações de mobilidade, tanto nacional como estrangeira, de estudantes de Medicina Veterinária sempre que a Comissão de Curso seja solicitada para aprovação de planos de estudo. Música Ordem decrescente das notas médias das disciplinas principais do respetivo ramo.

6 Psicologia A seleção incidirá sobre os seguintes aspectos: a) Inscrição no 1º Ciclo do curso de Psicologia na Universidade de Évora. b) Média aritmética das Unidades Curriculares já concluídas até ao momento da candidatura. c) Domínio de língua estrangeira (inglês) e outra relevante para frequentar e concluir com sucesso a formação. d) Prioridade aos alunos que frequentam o 2º e 3º ano do ciclo de estudos. Química a) Habilitações literárias - 80% C1 - Área das habilitações - 20% C2 - Nível das habilitações - 20% C3 - Classificação das habilitações - 40% b) Análise curricular - 20% C1 - Experiência profissional e/ou de investigação - 10% C2 - Outra informação relevante - 10% Reabilitação Psicomotora Condições necessárias: 1. Alunos que tenham todas as UC dos anos e semestres anteriores concluídos; 2. Nível de domínio do conhecimento da língua proposta pela instituição de acolhimento (caso seja pedido). Seriação de acordo com o valor médio obtido a partir de: 1. Total de ECTs efectuados durante os anos e semestres anteriores, em que 180 ECTs representa 20 valores e o valor de cada aluno será realizado de acordo com os ECTS concluídos; 2. Média aritmética das disciplinas transcritas dos registos académicos do candidato; 3. Avaliação da disciplina de Francês que conste no currículo: diploma de escola de línguas ou UC realizada no percurso académico do estudante. 4. Motivação e perfil do candidato avaliado em entrevista pela comissão de curso. Relações Internacionais Será dada prioridade aos alunos que frequentam o 2º ano do seu ciclo de estudos, considerando-se nessa categoria os que obtiveram pelo menos 30 ECTS em disciplinas do 1º ano. Os alunos que superarem esse limite, possuindo três ou mais matrículas, serão considerados de seguida. Dentro de cada grupo, os alunos serão ordenados pela média aritmética das notas apresentadas (com peso igual para todas as unidades curriculares)

7 Sociologia Para a ordenação dos alunos candidatos ao Programa ERASMUS propõem-se os seguintes critérios de ordenação: A. Média das UC realizadas na Universidade de origem à data da candidatura B. Número de UC realizadas na Universidade de origem à data da candidatura C. Motivação para o intercâmbio (classificação da entrevista, com base numa escala de 1 a 5 valores, na qual o aluno deverá apresentar e fundamentar as motivações para a sua candidatura) Fórmula de Ordenação = (3A)+(2B)+(1C) 6 Nota: Em caso de empate dá-se preferência ao aluno que tenha ingressado no curso no ano lectivo mais recente. Teatro 1º conclusão com aproveitamento do 1º Ano do em Teatro; 2º média da classificação; 3º motivação e pertinência do intercâmbio no desenvolvimento do percurso formativo do candidato 4º domínio da língua do país de destino. O modo de ponderação a considerar, para efeitos de ordenação dos candidatos, é o seguinte: Atribuir uma pontuação numa escala de 0 a 4 para cada um dos itens; Atribuir ao primeiro critério uma ponderação de 40% e de 20% a cada um dos restantes. A aplicação dos critérios deverá, ainda, respeitar a legislação europeia no que se refere à igualdade de oportunidades face ao género e à pessoa portadora de deficiência (de acordo com a Resolução do Conselho Europeu de 1996 (OJO 12/1, de 13 de Janeiro 1997). Turismo I. Nível da Língua do País de Destino (Mau = 1; Suf = 2; Bom = 3) Coeficiente de ponderação 3 IINível de competência linguística (Inglês) (Mau = 1; Suf = 2; Bom = 3) Coeficiente de ponderação - 2 III. Grau de motivação para participar no Programa (Baixo= 1 ; Médio = 2; Elevado = 3) Coeficiente de ponderação - 2 IV. Média de curso (10-12 = 1; = 2; 16 = 3 Coeficiente de ponderação - 3 V. No de disciplinas concluídas ( 12= 1; 13 a 24 = 2; 25 = 3)

8 Coeficiente de ponderação - 2 VI. CV relevante para a mobilidade (act. Extra-curriculares) (Insuf=1; Suf=2; Bom=3) Coeficiente de ponderação- 3

Critérios de seleção e seriação de alunos da Escola de Ciências Sociais /2019

Critérios de seleção e seriação de alunos da Escola de Ciências Sociais /2019 Critérios de seleção e seriação de alunos da Escola de Ciências Sociais - 2018/2019 Cursos de ciclo Cursos Critérios de admissibilidade Ordenação Critérios de Seriação Informação complementar Economia

Leia mais

Segunda fase de Candidaturas - Estudos Pós Graduados. De 10 de agosto a 3 de setembro de 2018

Segunda fase de Candidaturas - Estudos Pós Graduados. De 10 de agosto a 3 de setembro de 2018 Segunda fase de Candidaturas - Estudos Pós Graduados De 10 de agosto a 3 de setembro de 2018 Estão abertas as candidaturas para candidatos: Com nacionalidade de um país da União Europeia Com nacionalidade

Leia mais

TIPOS DE AVALIAÇÃO NA FMUC. I Avaliação das unidades curriculares I e II, com precedência:

TIPOS DE AVALIAÇÃO NA FMUC. I Avaliação das unidades curriculares I e II, com precedência: Artigo 14º Época de Exames 1. Estando previsto o regime geral, cada unidade curricular tem duas épocas de exame final: uma época normal e uma época de recurso, ambas com uma chamada, de acordo com o calendário

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Licenciatura em Ciências Biomédicas

Licenciatura em Ciências Biomédicas Licenciatura em Ciências Biomédicas Uma formação de elevada empregabilidade e com vagas em Medicina Coordenação: Prof. Doutor Ricardo Jorge Dinis-Oliveira CESPU & UNIVERSIDADE DE MADRID ALFONSO X EL SABIO

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE LISBOA CANDIDATURAS À INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS DO 1.º, 2.º, 3.º CICLOS DE ESTUDOS DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA EDITAL 2014 2015 Luís Manuel Morgado Tavares, Professor Catedrático

Leia mais

o Apresentação das candidaturas... de 1 a 30 de abril; o Afixação dos editais de colocação... até 19 de maio;

o Apresentação das candidaturas... de 1 a 30 de abril; o Afixação dos editais de colocação... até 19 de maio; MESTRADO EM DIREITO E MERCADOS FINANCEIROS ANO LETIVO 2017/2018 VAGAS o 20 vagas para a candidatura na 1.ª fase o 20 vagas para a candidatura na 2.ª fase Na 1.ª fase aceitam-se candidaturas condicionadas

Leia mais

Calendarização do procedimento:

Calendarização do procedimento: Procedimento de Candidaturas aos Ramos da Licenciatura em Biologia (3º ano) A candidatura aos Ramos da Licenciatura em Biologia é efetuada através do preenchimento e submissão eletrónica do respetivo Formulário

Leia mais

Relatório Anual da Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Física e da Química

Relatório Anual da Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Física e da Química MESTRADO EM ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA Relatório Anual da Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Física e da Química 28-29 De acordo com ponto 4, alínea l) do artigo 4º, do regulamento geral de

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 103/GA/GAI. Ano letivo 2019/2020 Curso de 2º Ciclo. 2º Ciclo Mestrado em Gestão

AVISO DE ABERTURA N.º 103/GA/GAI. Ano letivo 2019/2020 Curso de 2º Ciclo. 2º Ciclo Mestrado em Gestão AVISO DE ABERTURA N.º 103/GA/GAI Faculdade de Economia Ano letivo 2019/2020 Curso de 2º Ciclo 2º Ciclo Mestrado em Gestão 1. Numerus clausus: 1ª Fase: 15 vagas (candidatos externos) 2ª Fase: 40 vagas (candidatos

Leia mais

Universidade de Évora Universidade dos Açores. Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia

Universidade de Évora Universidade dos Açores. Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia Universidade de Évora Universidade dos Açores Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia Edital Abertura do Programa de Doutoramento Gestão Interdisciplinar da Paisagem Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012)

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012) Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Dec 2012) Preâmbulo O Instituto Superior Técnico, adiante designado como IST, oferece aos seus alunos diferentes Programas de Mobilidade Internacional,

Leia mais

ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR

ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR Prazos de Candidatura 2017/18: As candidaturas encontram-se abertas em permanência desde 20 de março a

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor REGULAMENTO DO ESTATUTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR A Universidade da Beira Interior (UBI) pretende implementar uma política ativa de atração e acolhimento de estudantes

Leia mais

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR Concurso Contingentes/Regimes Regime Geral DL 296-A/98 Concursos institucionais Regimes Especiais DL 393-A/99 Portaria nº 854-B/99, de 4 de outubro A. Missão

Leia mais

CURSOS ACREDITADOS JUNTO DA A3ES - SITUAÇÃO EM JULHO 2018

CURSOS ACREDITADOS JUNTO DA A3ES - SITUAÇÃO EM JULHO 2018 CURSOS ACREDITADOS JUNTO DA A3ES - SITUAÇÃO EM JULHO 2018 Apresenta-se na tabela abaixo a listagem dos cursos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Para cada curso

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO,

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Considerando o disposto da alínea f), do n.º 1, do art. 62.º, dos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria; Com vista a dar cumprimento ao estabelecido no artigo 26º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

o Apresentação das candidaturas... de 1 a 30 de abril; o Afixação dos editais de colocação... até 19 de maio;

o Apresentação das candidaturas... de 1 a 30 de abril; o Afixação dos editais de colocação... até 19 de maio; MESTRADO EM DIREITO FORENSE E ARBITRAGEM ANO LETIVO 2017/2018 VAGAS o 20 vagas para a candidatura na 1.ª fase o 20 vagas para a candidatura na 2.ª fase Na 1.ª fase aceitam-se candidaturas condicionadas

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 O QUE É O PROGRAMA ERASMUS+? O programa ERASMUS PLUS (ERASMUS+) é uma nova abordagem de um programa integrado, que engloba vários Programas Europeus num só, e dá

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

REGULAMENTO DO CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA Capítulo I Do Curso 1 1.º Curso O presente Regulamento aplica-se ao Curso Pós-graduado de Especialização em Ortodontia (adiante curso) ministrado pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS),

Leia mais

ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR

ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR ESTUDANTE INTERNACIONAL CANDIDATURAS, EMOLUMENTOS, CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO E DOCUMENTOS A APRESENTAR Prazos de Candidatura 2016/17: Primeira fase: 01 a 27 de março Segunda fase: 06 a 24 de junho Nota: Para

Leia mais

EDITAL. Apresentação. 2. Numerus Clausus. O numerus clausus definido para o ciclo de estudos corresponde a 35 vagas. 3.

EDITAL. Apresentação. 2. Numerus Clausus. O numerus clausus definido para o ciclo de estudos corresponde a 35 vagas. 3. CURSO DE MESTRADO na especialidade de ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDITAL Apresentação O Mestrado em Ensino do 1.º

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 106/GA/GAI. Ano letivo 2019/2020 Curso de 2º Ciclo

AVISO DE ABERTURA N.º 106/GA/GAI. Ano letivo 2019/2020 Curso de 2º Ciclo AVISO DE ABERTURA N.º 106/GA/GAI Faculdade de Economia Ano letivo 2019/2020 Curso de 2º Ciclo 2º Ciclo Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento 1. Numerus clausus:

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 503/GA/GAI. Ano letivo 2015/2016 Mudança de Curso. 2º Ciclo Mestrado Integrado em Psicologia

AVISO DE ABERTURA N.º 503/GA/GAI. Ano letivo 2015/2016 Mudança de Curso. 2º Ciclo Mestrado Integrado em Psicologia AVISO DE ABERTURA N.º 503/GA/GAI Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Ano letivo 2015/2016 Mudança de Curso 2º Ciclo Mestrado Integrado em Psicologia 1. Numerus clausus: 2ª Fase: 1º ano curricular:

Leia mais

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira Edital 5 de Setembro de 2008 Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do

Leia mais

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DE INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DE INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DE INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS Podem candidatar-se a este concurso os estudantes internacionais. Para efeitos deste concurso, Estudante Internacional é o estudante

Leia mais

Critérios de Elegibilidade, Seleção e de Seriação Ano Académico 2019/2020

Critérios de Elegibilidade, Seleção e de Seriação Ano Académico 2019/2020 Critérios de Elegibilidade, Seleção e de Seriação Ano Académico 2019/2020 Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos Prof. Mário Manuel Lima Matos matos@ilch.uminho.pt 2. Ser aluno/a de um dos cursos

Leia mais

Calendarização do procedimento:

Calendarização do procedimento: Procedimento de Candidaturas aos Ramos da Licenciatura em Biologia (3º ano) A candidatura aos Ramos da Licenciatura em Biologia é efetuada através do preenchimento e submissão eletrónica do respetivo Formulário

Leia mais

CEF/0910/05782 Universidade De Évora Escola De Ciências E Tecnologias Biologia

CEF/0910/05782 Universidade De Évora Escola De Ciências E Tecnologias Biologia Ex.mo(a) Senhor (a) Reitor da UNIVERSIDADE DE ÉVORA Largo dos Colegiais, 2 7000-803 ÉVORA Nos termos legais e regulamentares, tendo sido concluído o processo de análise documental a que foram submetidos

Leia mais

DESPACHO Nº 66/2017 Fixação de Propinas para o ano letivo 2017/2018

DESPACHO Nº 66/2017 Fixação de Propinas para o ano letivo 2017/2018 DESPACHO Nº 66/2017 Fixação de s para o ano letivo Considerando: a) O disposto no nº 2 do artigo 16º da Lei nº 37/2003, de 22.agosto; b) O disposto no artigo 9º conjugado com o artigo 16º, ambos do Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente regulamento dá cumprimento ao disposto no Regulamento dos Cursos

Leia mais

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013)

Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013) Regulamento dos Programas de Mobilidade Internacional (Rev. Setembro 2013) Preâmbulo O Instituto Superior Técnico, adiante designado como IST, oferece aos seus alunos diferentes Programas de Mobilidade

Leia mais

Universidade de Évora. Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde

Universidade de Évora. Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias Instituto Politécnico de Portalegre - Escola

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DOS CONCURSOS ESPECIAIS E REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO O presente regulamento define as normas específicas aplicáveis à candidatura e ingresso, através

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO APRESENTAÇÃO DESTINATÁRIOS

EDITAL MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO APRESENTAÇÃO DESTINATÁRIOS MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDITAL Informam-se os interessados que, entre 1 e 17 de Julho de 2017, se

Leia mais

Universidade de Évora. Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde

Universidade de Évora. Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias Instituto Politécnico de Portalegre - Escola

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2.

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2. REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) 1. O presente Regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído

Leia mais

A. CONDIÇÕES DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS /2017

A. CONDIÇÕES DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS /2017 A. CONDIÇÕES DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS - 2016/2017 1. CURSOS TÉCNICO SUPERIORES E PROFISSIONAIS 1.1. DESTINATÁRIOS Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação

Leia mais

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS PELA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Introdução No desenvolvimento da Lei e do Regulamento dos Doutoramentos da Universidade de

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 399/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Farmácia Biomédica

AVISO DE ABERTURA N.º 399/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Farmácia Biomédica AVISO DE ABERTURA N.º 399/GA/GAI Faculdade de Farmácia Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso 1º Ciclo Licenciatura em Farmácia Biomédica 1. Numerus clausus: 1ª Fase: 0 vagas 2ª Fase: 1º

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social

AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social AVISO DE ABERTURA N.º 406/GA/GAI Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso 1º Ciclo Licenciatura em Serviço Social 1. Numerus clausus: 1ª Fase:

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE PARA OS ESTUDANTES DOS DIFERENTES CICLOS DE ESTUDO DA EAUM

FUNCIONAMENTO DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE PARA OS ESTUDANTES DOS DIFERENTES CICLOS DE ESTUDO DA EAUM FUNCIONAMENTO DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE PARA OS ESTUDANTES DOS DIFERENTES CICLOS DE ESTUDO DA EAUM Aprovado por Presidente do Conselho Pedagógico Publicado em www.arquitetura.uminho.pt MARÇO 2019 Artigo

Leia mais

Programa Erasmus+ Estudos Edital de Pré-Candidatura à Mobilidade de Estudantes 2018/2019

Programa Erasmus+ Estudos Edital de Pré-Candidatura à Mobilidade de Estudantes 2018/2019 Programa Erasmus+ Estudos Edital de Pré-Candidatura à Mobilidade de Estudantes 2018/2019 Objetivos do Programa - Estudar numa Instituição de Ensino Superior de um país europeu, beneficiando no plano educacional,

Leia mais

REGRAS DE TRANSIÇÃO NO ISA 2º CICLO

REGRAS DE TRANSIÇÃO NO ISA 2º CICLO REGRAS DE TRANSIÇÃO NO ISA 2º CICLO O Instituto Superior de Agronomia decidiu proceder à adequação dos seus ciclos de estudos ao processo de Bolonha já a partir do ano lectivo 2006/2007. Neste ano lectivo

Leia mais

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

PRÉ-SUPERIOR. Nós ajudamos-te!

PRÉ-SUPERIOR. Nós ajudamos-te! PRÉ-SUPERIOR Aulas das disciplinas base de 12ºano, onde podes frequentar algumas disciplinas dos cursos do Ensino Superior que escolhas no IPG. É a tua oportunidade de estares no Ensino Superior antes

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA, CREDITAÇÃO, AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO DIREITO À INSCRIÇÃO

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA, CREDITAÇÃO, AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO DIREITO À INSCRIÇÃO AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Aprovado em reunião do Conselho Científico a 12 de Fevereiro de 2008 Ao abrigo do disposto na Portaria nº 268/02, de 13 de Março,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO APROVADO 22 de julho de 2013 O Presidente, ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO (Paulo Parente) REGULAMENTO INTERNO DE TRANSIÇÃO CURRICULAR Artigo 1.º Objeto 1) O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

EDITAL. b) não sejam nacionais de um Estado membro da União Europeia;

EDITAL. b) não sejam nacionais de um Estado membro da União Europeia; EDITAL Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores 2017-2018 Nos termos do Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei, n.º 113/2014,

Leia mais

Despacho N.º 211/2016

Despacho N.º 211/2016 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Despacho N.º 211/2016 CONCURSOS ESPECIAIS (Decreto-Lei n.º 113/2014,de 16 de julho) O presente Despacho procede à fixação: (I) dos critérios de seriação, (II) dos diplomas de especialização

Leia mais

Coordenação de Programas Mobilidade - DEG. Profª Tânia Pinto Varela 2012/13

Coordenação de Programas Mobilidade - DEG. Profª Tânia Pinto Varela 2012/13 Coordenação de Programas Mobilidade - DEG Profª Tânia Pinto Varela 2012/13 Porquê a Mobilidade? Quais os programas? Informações gerais Procedimentos Admissão, seriação, dissertação Candidaturas Comportamento

Leia mais

Changing lives. Opening minds.

Changing lives. Opening minds. Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes Sessão de Esclarecimento 2017/2018 Jan 2018 Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Núcleo de Relações Internacionais Erasmus+: Programa da União

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO INTERNACIONAL E EUROPEU ANO LETIVO 2016/2017

MESTRADO EM DIREITO INTERNACIONAL E EUROPEU ANO LETIVO 2016/2017 MESTRADO EM DIREITO INTERNACIONAL E EUROPEU ANO LETIVO 2016/2017 VAGAS o 15 vagas para a candidatura na 1.ª fase o 15 vagas para a candidatura na 2.ª fase Na 1.ª fase aceitam-se candidaturas condicionadas

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU O DE VISEU

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU O DE VISEU O DE VISEU EDITAL RELATIVO AOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA e REINGRESSO NO ENSINO SUPERIOR - 2.3 fase 214/21 V (Portaria n.s 41/27, de de abril, alterada pela portaria n.e 232-A/213, de

Leia mais

Regulamento do Programa Erasmus +

Regulamento do Programa Erasmus + Regulamento do Programa Erasmus + Projeto Novas competências para o futuro IV O que é o Erasmus +? Erasmus+ é o programa da União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto

Leia mais

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS DESTINATÁRIOS De acordo com o disposto na alínea a do n.º 5 do artigo 12.º da Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto, podem inscreverse nas Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para

Leia mais

Cursos Técnico Superiores Profissionais

Cursos Técnico Superiores Profissionais Regulamento Cursos Técnico Superiores Profissionais (Regulamento Candidatura e Ingresso) Versão Data Alteração Ratificação 1.0 16-12-2014 Conselho Técnico Científico 2.0 07-11-2014 Adaptação ao D.L. 63/2016,

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição )

EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição ) EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Regulamento do 2.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Objetivos Os objetivos dos cursos de Mestrado (2.º Ciclo de Estudos), da Escola Superior de Educação

Leia mais

Concursos Especiais para Estudantes Internacionais Guia de Acesso - Ano Lectivo

Concursos Especiais para Estudantes Internacionais Guia de Acesso - Ano Lectivo De acordo com o estipulado no Regulamento do concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional a ciclos de estudo de licenciatura na Universidade de Atlântica, e no cumprimento do Decreto-Lei

Leia mais

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2012-2013 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Regulamento do 2.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Artigo 1.º Objetivos Os objetivos dos cursos de Mestrado (2.º Ciclo de Estudos),

Leia mais

Reitoria. O Reitor da Universidade do Minho,

Reitoria. O Reitor da Universidade do Minho, Reitoria Despacho RT-75/2018 Estudante internacional: Condições de ingresso Considerando o disposto no n.º 1 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, na redação atual, que aprov o Estatuto

Leia mais

Guião para o FORMULÁRIO DE PRÉ-CANDIDATURA:

Guião para o FORMULÁRIO DE PRÉ-CANDIDATURA: Guião para o FORMULÁRIO DE PRÉ-CANDIDATURA: Mobilidade de Estudos 2018/2019 As candidaturas estarão abertas até dia 31 de janeiro de 2018, pelo que o presente formulário deverá ser submetido online obrigatoriamente

Leia mais

Mobilidade Outgoing. Mobilidade para ESTÁGIO. Janeiro 2019 FEUC - GRI 1

Mobilidade Outgoing. Mobilidade para ESTÁGIO. Janeiro 2019 FEUC - GRI 1 Mobilidade Outgoing Mobilidade para ESTÁGIO GABINETE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ANO LETIVO 2019/2020 Janeiro 2019 FEUC - GRI 1 INTRODUÇÃO inscrição online

Leia mais

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso

INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Regulamento dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/ Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes

Leia mais

SÍNTESE DO REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO

SÍNTESE DO REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO SÍNTESE DO REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (Despacho Normativo nº 3-A/2019, de 26 de fevereiro) CAPÍTULO I Disposições gerais

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 1 de 5 01 MVN101 - Anatomia Geral - Ativa desde: MVN102 - Biologia Celular - Ativa desde: MVN103 - Bioquímica Geral - Ativa desde: MVN104 - Técnica Hospitalar Geral - Ativa desde: MVN105 - Introdução à

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2017/2018

REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2017/2018 REGULAMENTO GERAL DOS REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR Ano Letivo de 2017/2018 A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes

Leia mais

Acesso ao Ensino Superior. Serviços de Psicologia e Orientação Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

Acesso ao Ensino Superior. Serviços de Psicologia e Orientação Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo Acesso ao Ensino Superior Serviços de Psicologia e Orientação Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo Aque perguntas vamos responder? 1. Que curso do ensino secundário (ou disciplinas) é necessário

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 16/17 (Curso Enfermagem Veterinária) Escola Superior Agrária

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 16/17 (Curso Enfermagem Veterinária) Escola Superior Agrária Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 16/17 (Curso Enfermagem Veterinária) Escola Superior Agrária Índice 1. Estudantes e ambiente de ensino e aprendizagem... 2 1.1 Caracterização

Leia mais

MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO

MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO EDITAL Apresentação O Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico é um curso de 2º Ciclo de estudos com um total de 120 ECTS, duração

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do artigo 14º do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de

Leia mais

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI Programa ERASMUS+ Regulamento UBI 1. Critérios de elegibilidade dos estudantes ERASMUS+ O (a) estudante tem de estar obrigatoriamente inscrito(a), pelo menos, no segundo ano do curso que frequenta (esta

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento1 estabelece o regime de funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) ministrados pelas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Saúde

Leia mais

LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018

LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018 REGIME DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO TUIÇÃO/CURSO NO ENSINO NO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2017/2018 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 17 de outubro de 2016

Reitoria. Universidade do Minho, 17 de outubro de 2016 Reitoria despacho RT-60/2016 No âmbito do Despacho RT-59/2016, de 14 de tubro de 2016, são aprovadas, para o ano letivo de 2017/2018, as provas de ingresso para titulares do ensino secundário português

Leia mais

ANO LETIVO 2019 /2020 NÚMERO DE VAGAS

ANO LETIVO 2019 /2020 NÚMERO DE VAGAS ANO LETIVO 2019 /2020 I NÚMERO DE VAGAS 1. O número total de vagas para o 1º ano de cada curso é: CURSO VAGAS Medicina Dentária (MD) 43 Ciências Farmacêuticas (CF) 36 Engenharia Biomédica (EB) 14 Psicologia

Leia mais

Universidade de Évora. Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade de Évora. Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Évora Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia Edital Abertura do Programa de Doutoramento Ciências Agrárias e Ambientais Ano Letivo 2016/2017 1. O Curso é promovido

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CURSO DE MEDICINA

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CURSO DE MEDICINA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CURSO DE MEDICINA A FAMINAS/BH, por meio da Diretoria Acadêmica, torna pública à comunidade acadêmica a abertura do processo seletivo para Monitorias

Leia mais

U LISBOA. Despacho D CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO ICURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO

U LISBOA. Despacho D CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO ICURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO U LISBOA [DIREToR] Despacho D-812017 CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO ICURSO NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO 201712018 REGULAMENTO MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

Leia mais

Mudança de par instituição/curso 2017/2018

Mudança de par instituição/curso 2017/2018 Mudança de par instituição/curso 2017/2018 Definição Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em

Leia mais

ANEXO Il: QUADRO DE VAGAS E PROFICIÊNCIA

ANEXO Il: QUADRO DE VAGAS E PROFICIÊNCIA LOC PAÍSES INSTITUIÇÕES ANEXO Il: QUADRO DE VAGAS E PROFICIÊNCIA CURSOS AO QUAL O ALUNO PODE SE CANDIDATAR NA INSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA ID004 ARGENTINA Centro de la Provincia de Buenos Aires Todos os cursos

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA 31 REGULAMENTO ENQUADRAMENTO Nos termos do disposto no Regulamento do programa ERASMUS+ Mobilidade de Estudantes/Docentes/Funcionários não docentes do

Leia mais

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL

CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL EDITAL CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL De acordo com o estipulado no Regulamento do concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional a ciclos de estudo

Leia mais

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017

REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 REGIME MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR LICENCIATURAS ANO LETIVO 2016/2017 Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso

Leia mais

Pós-Graduação em Escrita Dramática. Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau

Pós-Graduação em Escrita Dramática. Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau Pós-Graduação em Escrita Dramática Normas regulamentares Artigo 1.º Grau A Escola Superior Artística do Porto confere a Pós-Graduação em Escrita Dramática. Artigo 2.º Objectivos do curso A Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Ciências do Desporto REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS DO DESPORTO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior,

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (Edição 2010-2012) Nos termos dos Decretos-Lei nº /2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/200, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Objetivos

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde. Artigo 1.º. Criação do curso

Regulamento do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde. Artigo 1.º. Criação do curso Regulamento do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde Artigo 1.º Criação do curso A Universidade Nova de Lisboa, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), concede o grau de Mestre em Gestão da

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete de Programas e Relações Internacionais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete de Programas e Relações Internacionais Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) ERASMUS Regulamento UBI 1. Critérios de elegibilidade dos estudantes ERASMUS O (a) estudante deverá preencher todos os requisitos enunciados nas Normas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição )

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição ) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

AVISO DE ABERTURA N.º 410/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 2º Ciclo Mestrado Integrado em Medicina Dentária

AVISO DE ABERTURA N.º 410/GA/GAI. Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso. 2º Ciclo Mestrado Integrado em Medicina Dentária AVISO DE ABERTURA N.º 410/GA/GAI Faculdade de Medicina Ano letivo 2016/2017 Mudança de par instituição/curso 2º Ciclo Mestrado Integrado em Medicina Dentária 1. Numerus clausus: 1ª Fase: 0 vagas 2ª Fase:

Leia mais

Reitoria. despacho RT-47/2016

Reitoria. despacho RT-47/2016 Reitoria despacho RT-47/2016 Considerando o disposto na Lei nº 37/2003, de 22 de agosto, designadamente no seu artigo 16º, na redação que lhe foi dada pelo artigo 3º da Lei nº. 49/2005, de 30 de agosto;

Leia mais