Licenciatura no Ramo de Formação Educacional em Filosofia, concluída a 20 de Maio de 2000.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Licenciatura no Ramo de Formação Educacional em Filosofia, concluída a 20 de Maio de 2000."

Transcrição

1 curriculum vitae Nuno José Ferreira de Melim Qualificações Académicas Doutoramento em Filosofia da Linguagem e da Mente pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2 de Julho de 2008, com uma tese intitulada A Linguagem em Foucault, supervisionada por Nuno Nabais. Licenciatura no Ramo de Formação Educacional em Filosofia, concluída a 20 de Maio de Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluída a 28 de Setembro de Actividade Profissional Membro do Corpo Docente do Programa de Doutoramento FCT Internacional em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade. Membro do Conselho de Assessores da Sol Nascente. Revista do Centro de Investigação de Ética Aplicada (CISEA). Membro Integrado do Centro de Filosofia e História das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Membro da Comissão Executiva do Centro de Filosofia e História das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Membro da Comissão Coordenadora do Centro de Filosofia e História das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Desde Setembro de 2010, Bolseiro de Pós Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Co editor, com Olga Pombo, da Kairos. Revista de Filosofia & Ciência (ISNN: X) Entre 2001 e 2008, membro do Conselho de Redacção da revista Phainomenon. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do POCI 2010, de Setembro de 2001 a Agosto de Bolseiro da Fundação da Universidade de Lisboa no âmbito do projecto Experiência de Si, Crença e Comunicação (Praxis/P/FIL/10157/1998) de 01 de Outubro de 2000 a 30 de Junho de Actividade docente na Escola Secundária de Pedro Alexandrino (Póvoa de Santo Adrião) no ano lectivo de 1999/2000, no âmbito da frequência do Estágio do Ramo Educacional em Filosofia.

2 Publicações Cidadania na Sociedade do Conhecimento (Co-organização com Maria Alfreda Cruz, Tereza Ventura e Maria Engrácia Cardim, Lisboa, CFCUL, (No prelo) Rousseau e as Ciências (Co-organização com Olga Pombo), Lisboa, CFCUL, Subject, Meditation, Dialogue. Some notes on Foucault, and Rousseau by the way in Olga Pombo e Nuno Melim (Org.), Rousseau e as Ciências, Lisboa, CFCUL, 2013, pp Visível e Enunciável: uma derrota por Foucault, Lisboa, Fim de Século, Foucault: a arqueologia e a ciência in Luiz Fernández Moreno, Francisco J. Salguero Lamillar y Cristina Barés Gómez (Eds.), Ensayos sobre Lógica, Lenguaje, Mente y Ciência, Sevillha, Alfar, pp Vislumbres do fora: notas sobre o dehors em Foucault in Golgona Anghel e Eduardo Pellejero (Eds.), «Fora» da filosofia. Da fenomenologia à desconstrução, Lisboa, Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, 2010, pp A Linguagem em Foucault, Lisboa, CFUL, Fulgurações do teatro em Histoire de la folie in Conceito Revista de Filosofia e Ciências do Homem, n.º 1, Lisboa, Eterno Retorno, Outono 2005, pp (Disponível online em: A tarefa da filosofia em Foucault: uma redefinição da filosofia? in Phainomenon, n.º 5/6, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2002/2003, pp Heidegger e as ciências in Phainomenon, n.º 3, Lisboa, Edições Colibri, 2001, pp Traduções Tradução de Transcendental Phenomenology? de Rudolf Bernet in Kairos 8, CFCUL, 2013, pp Disponível em: Tradução do Prefácio de Elémens d Idéologie de Destutt de Tracy. Disponível em: Causes propres à déterminer l'aliénation mentale, «Caractères physiques et moraux de l'aliénation mentale», 1.ª e 2.ª Secções de Traité médico philosophique sur l'aliénation mentale ou la manie de Philippe Pinel, Lisboa, CFUL, 2011, pp Artigo/Entrada Folie do Dictionnaire Philosophique de Voltaire in Conceito. Revista de Filosofia e Ciências do Homem, n.º 1, Lisboa, Eterno Retorno, Outono 2005, pp

3 Comunicações Leitura e análise do texto A Escrita de Si de Michel Foucault, no âmbito do Seminário Ciência e Arte, 24 Junho de 2014, Sala Leitura e análise do texto O Sujeito e o Poder de Michel Foucault, no âmbito do Seminário Ciência e Arte, 17 Junho de 2014, Sala Leitura e análise do prefácio de As Palavras e as Coisas de Michel Foucault, no âmbito do Seminário Ciência e Arte, 5 de Junho de 2014, Sala Leitura e análise do prefácio de As Palavras e as Coisas de Michel Foucault, no âmbito do Seminário Ciência e Arte, 13 de Maio de 2014, FCUL, Sala Do subjéctil em questão, mais uma vez, comunicação no Seminário Lógicas do Sujeito, organizado pelo Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 26 de Março 2014, FCUL, Sala Do subjéctil em questão, outra vez ainda, comunicação no Seminário Lógicas do Sujeito, organizado pelo Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 14 de Março 2014, FCUL, Sala Do subjéctil em questão, outra vez, comunicação no Seminário Lógicas do Sujeito, organizado pelo Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 6 de Março 2014, FCUL, sala Do subjéctil em questão, comunicação no Seminário Lógicas do Sujeito, organizado pelo Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 19 de Fevereiro 2014, FCUL, sala As Técnicas de Si em Foucault (II), comunicação no módulo «Philosophy of Cognitive Enhancement Mapping the Field» do Seminário Permanente do Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política. FCUL, Sala , 5 Junho As Técnicas de Si em Foucault, comunicação no módulo «Philosophy of Cognitive Enhancement Mapping the Field» do Seminário Permanente do Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política. FCUL, Sala , 29 Maio Ciência e Ideologia. Leitura e comentário de alguns textos de Paul Ricoeur, comunicação no Seminário Ciência & Ideologia, FCUL, Sala , 14 Maio. "Uma apresentação de omnes et singulatim de Michel Foucault", comunicação no módulo «A Filosofia e a Racionalidade Política» do Seminário Permanente do Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política. FCUL, Sala , 21 Janeiro Sujeito, Meditação, Diálogo, comunicação apresentada no Colóquio Internacional «Rousseau e as Ciências» organizado pelo Projecto Interno «Rousseau, as Ciências e a Política» do CFCUL. Lisboa, Palácio Belmonte, Novembro 2012.

4 Teoria do enunciado em Foucault, conferência apresentada no âmbito do Seminário Permanente de Filosofia das Ciências organizado pelo CFCUL. FCUL, 16 Fevereiro Arqueologia do saber. Contributo de Foucault para o trabalho sobre as ciências (II), comunicação apresentada no âmbito do Ginásio organizado pelo CFCUL. FCUL, 3 Fevereiro Arqueologia do saber. Contributo de Foucault para o trabalho sobre as ciências, comunicação apresentada no âmbito do Ginásio organizado pelo CFCUL. FCUL, 13 Outubro Foucault Leitor de Cuvier, conferência apresentada no âmbito das Conferências de História e Filosofia das Ciências organizadas pela Secção Autónoma de História e Filosofia da Ciência, FCUL, Sala , 15h00, 18 de Maio Humanistas de todos os países mais um esforço! Algumas considerações sobre Foucault e o humanismo, conferência apresentada no Ciclo de Conferências «Humanismo e Cosmopolitismo», organizado pelo Projecto Interno «Ciência, Ética e Política». Anfiteatro da Fundação da FCUL, 8 de Fevereiro de Notas sobre biopolítica e bioética, comunicação apresentada no «Workshop Dinamizar a Bioética na Universidade de Lisboa: Ciência, Filosofia e Política». FCUL, 21 Janeiro n/a. Comunicação apresentada na I Jornada de Pós Graduação no CFCUL, FCUL, 4 de Março de Exposição do trabalho de doutoramento em curso. Comunicação apresentada no Seminário de Orientação de Doutoramento no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, FCUL, 13 de Dezembro de O conceito de experiência em História da Loucura. Comunicação apresentada no Ciclo Foucault, Livraria Eterno Retorno, Lisboa, 16 de Abril de 2003.

5 Organização de Reuniões Científicas Organização do II Workshop «Mentir Hoje. Em torno de Histoire du mensonge. Prolégomènes de Jaques Derrida», organizado no âmbito do grupo de investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 7 de Maio 2014, FCUL, Sala Organização do Workshop «Mentir Hoje. Em torno de Histoire du mensonge. Prolégomènes de Jaques Derrida», organizado no âmbito do grupo de investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 1 de Abril 2014, FCUL, Sala Organização do Seminário «Lógicas do Sujeito», organizado, ao longo de 2014, no âmbito do grupo de investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política. ( Membro da comissão organizadora do Colóquio Internacional «Philosophy of Science in the 21st Century Challenges and Tasks», FCUL, 4 a 6 de Dezembro de Membro da comissão organizadora da Sixth International Deleuze Studies Conference "the territory in between", FCUL, 8 a 10 de Julho de Coordenador do Seminário Biologia e Ideologia organizado pelos Grupos de Investigação «Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política» e «Filosofia das Ciências da Vida» do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Organização, com Nuno Nabais, do Workshop «A Filosofia e a Racionalidade Política», no âmbito do Grupo de Investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 7 de Janeiro de 2013, FCUL. Membro da Comissão Científica do Colóquio «A Cidadania na Sociedade do Conhecimento», organizado no âmbito do Projecto Interno Cidadania e Sociedade do Conhecimento, integrado no grupo de investigação Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política, 3-4 de Dezembro de 2012, Auditório da FFCUL. Organização, com Olga Pombo, do Colóquio Internacional Rousseau e as Ciências, organizado no âmbito do Projecto Interno Rousseau, Ciências e Política, de Novembro de 2012, Palácio Belmonte, Lisboa.

6 Colaboração em Projectos Membro Integrado e Assistant-Head do Grupo de Investigação «Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política»» do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Head do Projecto Interno «Ciência, Ética e Política» do Grupo de Investigação «Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política»» do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Membro do Projecto Interno «Rousseau e as Ciências» do Grupo de Investigação «Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política»» do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Membro do Projecto Interno «Bioética» do Grupo de Investigação «Filosofia das Ciências da Vida» do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Membro do Projecto Interno «Cartografias do território» do Grupo de Investigação «Ciência e Arte» do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Membro do Projecto Internacional «Knowledge dynamics in the field of social sciences: abduction, intuition and invention» (CFCUL - Grupo de Lógica, Lenguaje y información da Universidad de Sevilha)

7 Leccionação Leccionação do Módulo «Tópicos Fundamentais de Bioética» na Cadeira «Temas e Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea» oferecida no Mestrado em História e Filosofia das Ciências da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 1.ª Sessão: O que é a Bioética? Bioética, Ética, Moral, Direito e Política: algumas identidades e diferenças. Bioética: Meta-ética, Ética Normativa ou Ética Aplicada? (5 de Março de 2014) 2.ª Sessão: Bioética e paradigmas dominantes da Ética Normativa: Utilitarismo, Ética Deontológica, Moral Kantiana, Ética das Virtudes. (12 de Março de 2014) 3.ª Sessão: Bioética no mundo pós-moderno. Globalização da bioética: os grandes problemas contemporâneos. A bioética de Tristam Engelhardt. (19 de Março de 2014) Leccionação de duas aulas na Cadeira «Filosofia do Conhecimento Científico» oferecida no Mestrado em História e Filosofia das Ciências da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Temas das aulas: «A filosofia do conhecimento de Kant» (3 de Dezembro de 2012) «Episteme e paradigma: identidades e diferenças» (20 de Março de 2013) Leccionação, em colaboração com Nuno Nabais, de duas aulas, sob o tema «Ciência, Política e Ética», da Cadeira Ciência e Cultura oferecida no Minor em História e Filosofia das Ciências da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 9 e 11 de Outubro de Leccionação, em colaboração com Nuno Nabais, do Módulo «Ética Filosófica» na unidade curricular de Bioética (2.º ano / 2.º semestre) do curso de 1.º ciclo (Licenciatura) de Biologia, nos anos lectivos e ª Sessão: Introdução à Ética Filosófica. 2.ª Sessão: Ética e Bioética. 3.ª Sessão: Três modelos da Ética Filosófica: o Utilitarismo, a Ética Deontológica e a Ética das Virtudes. 4.ª Sessão: O Utilitarismo (ou Consequencialismo). 5.ª Sessão: A Filosofia Moral de Immanuel Kant. 6.ª Sessão: A Filosofia Ética de Aristóteles. Leccionação do Módulo «Foucault: Ciência, Política e Ética» na cadeira «Ciência, Ética e Política» de Mestrado em História e Filosofia da Ciência da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da FCUL, nos anos lectivos e ª Sessão: Os modelos arqueológicos de «História da Loucura» e de «As palavras e as Coisas»: a experiência e a episteme. 2.ª Sessão: A arqueologia do saber: o arquivo e o enunciado. 3.ª Sessão: Arqueologia e Genealogia: como funciona o poder. 4.ª Sessão: «O Cuidado de si»

8 Orientação Orientação da tese de Doutoramento Configurações da Verdade em Foucault: Saber, Poder, Ética, de Paulo José Frazão Roberto, no âmbito do Programa de Doutoramento FCT Internacional em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade. ( ) Participação em Júris Membro do júri das provas de Mestrado em Filosofia do licenciado Paulo José Frazão Roberto, com a tese O Conceito de Homem em Les mots et les choses de Michel Foucault, 13 de Janeiro de 2014, 15h, Sala 5.1 da FLUL. Membro do júri das Provas do 3º ano Curso de Doutoramento em Filosofia das Ciências de João Lopes Barbosa, no dia 16 de Outubro de 2013, das 15h00 às 17h00 na sala da FCUL. Membro do júri das Provas do 2º ano Curso de Doutoramento em Filosofia das Ciências de João Lopes Barbosa, no dia 17 de Julho de 2012, das 15h00 às 17h00 na sala da FCUL.

CURRICULUM VITAE DE NUNO MIGUEL SANTOS GOMES DE CARVALHO

CURRICULUM VITAE DE NUNO MIGUEL SANTOS GOMES DE CARVALHO CURRICULUM VITAE DE NUNO MIGUEL SANTOS GOMES DE CARVALHO Data de Nascimento: 13 de Abril de 1979 E-mail: nunomsgcarvalho@yahoo.com Habilitações académicas: - Licenciatura em Estudos Europeus pela Faculdade

Leia mais

Curriculum Vitae. Habilitações académicas. - Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa

Curriculum Vitae. Habilitações académicas. - Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa 1 Curriculum Vitae Habilitações académicas - Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa - Mestrado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

INFORMAÇÕES FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

INFORMAÇÕES FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA INFORMAÇÕES FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA MESTRADO EM ENSINO DA FILOSOFIA Trata-se de um mestrado profissionalizante, indispensável para quem pretende leccionar

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) JESUS, Maria Helena Nogueira Ferreira Morada(s) (a instalar-se na cidade do Porto) Telemóvel 919566236 Correio(s) electrónico(s)

Leia mais

Susana Maria Afonso Fernandes Cadilha

Susana Maria Afonso Fernandes Cadilha Susana Maria Afonso Fernandes Cadilha PhD Former collaborator Thematic Line: Modern & Contemporary Philosophy Research Group: Mind, Language & Action Email susanacadilha@gmail.com Curriculum Vitae Grupo

Leia mais

- Cursos Pós-Graduados não conferentes de grau

- Cursos Pós-Graduados não conferentes de grau - Início - Apresentação - Docentes - Actuais - Memória - Cursos - Ciclo - Ciclo - º Ciclo - Cursos Pós-Graduados não conferentes de grau - Investigação - Novidades 1 / 28 - Contactos º Ciclo DOUTORAMENTO

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA 2001-2006 Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira Nos termos do nº 2 do Artº 25 do Decreto Lei 448/79 de 13 de Novembro, do Estatuto

Leia mais

Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais. Actividades transversais

Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais. Actividades transversais Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais POCTI/FIL/48133/2002 Relatório Científico (de 1 de Outubro de 2004 a 30 de Setembro de 2005) Embora o projecto Cultura Científica. Migrações

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INVESTIGADORES INTEGRADOS DOUTORADOS (IID) 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA Critérios mínimos Cada investigador integrado deve cumprir, por triénio, três

Leia mais

TP2 Adriana Serrão. 6 1º 1 TPU Pedro Mesquita. 6 1º 1 TP1 José Barata-Moura TP2 Pedro Alves. 6 1º 2 TPU Luísa Ribeiro Ferreira

TP2 Adriana Serrão. 6 1º 1 TPU Pedro Mesquita. 6 1º 1 TP1 José Barata-Moura TP2 Pedro Alves. 6 1º 2 TPU Luísa Ribeiro Ferreira Departamento de da FLUL Licenciatura em Horas/Semana SEMESTRE ANO Turmas Docente Temas e 3 1º 1 TP1 Técnicas da TP2 Adriana Serrão Lógica 6 1º 1 TP1 António Zilhão TP2 Adriana Silva Graça Antiga 6 1º 1

Leia mais

C E N T R O D E F I L O S O F I A D A U N I V E R S I D A D E D E L I S B O A

C E N T R O D E F I L O S O F I A D A U N I V E R S I D A D E D E L I S B O A C E N T R O D E F I L O S O F I A D A U N I V E R S I D A D E D E L I S B O A PUBLICAÇÕES E ACTIVIDADES 2008/2009 PUBLICAÇÕES PUBLICAÇÕES PRÓPRIAS Do Ponto de Vista do Universo, autoria de Pedro Galvão,

Leia mais

Patrícia Pombo Martins Tomé de Medeiros. Residência: Rua Infantaria 16, n.º 53, 3º drt./frente, , Lisboa

Patrícia Pombo Martins Tomé de Medeiros. Residência: Rua Infantaria 16, n.º 53, 3º drt./frente, , Lisboa Curriculum vitae Dados Pessoais Nome completo: Patrícia Pombo Martins Tomé de Medeiros Data de nascimento: 17 de Julho de 1970 Pais de Nacionalidade: Portuguesa Residência: Rua Infantaria 16, n.º 53, 3º

Leia mais

PUBLICAÇÕES E ACTIVIDADES 2011/2012

PUBLICAÇÕES E ACTIVIDADES 2011/2012 C E N T R O D E F I L O S O F I A D A U N I V E R S I D A D E D E L I S B O A PUBLICAÇÕES E ACTIVIDADES 2011/2012 PUBLICAÇÕES PUBLICAÇÕES PRÓPRIAS Varia Antiqua, autoria António Pedro Mesquita, Studia

Leia mais

Telma Maria de Mattos Campos Ruas. Av. das Tílias, nº 70, 2º A, São Pedro do Estoril, Parede

Telma Maria de Mattos Campos Ruas. Av. das Tílias, nº 70, 2º A, São Pedro do Estoril, Parede Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Morada(s) Correio(s) electrónico(s) Telemóvel 91 872 62 07 Nacionalidade Telma Maria de Mattos Campos Ruas Av. das Tílias, nº 70, 2º A, São Pedro do Estoril, 2775-335

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Vítor Manuel Parreira Neto

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Vítor Manuel Parreira Neto RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES 2001-2006 Vítor Manuel Parreira Neto 1. Serviço docente Leccionou, nos anos lectivos de 2001-2002, 2002-2003, 2003-2004 e 2004-2005 a cadeira de História da Época Contemporânea.

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Helena Mendonça. (Março de 2015)

CURRICULUM VITAE. Helena Mendonça. (Março de 2015) CURRICULUM VITAE Helena Mendonça (Março de 2015) Nome: Helena Teresa Bravo Sousa de Mendonça Data de nascimento: 15 de Julho de 1959 Residência: Rua da Venezuela, 238, 13º Esq. 4150-743 Porto Contactos:

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO 2 - GRAUS ACADÉMICOS 3 CARREIRA PROFISSIONAL 4- DISCIPLINA LECCIONADAS

CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO 2 - GRAUS ACADÉMICOS 3 CARREIRA PROFISSIONAL 4- DISCIPLINA LECCIONADAS CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO NOME: MARIA CLEMENTINA PEREIRA NUNES TEIXEIRA DOS SANTOS NATURALIDADE: Estarreja - Aveiro E-Mail: tina@fep.up.pt 2 - GRAUS ACADÉMICOS Doutoramento em Economia, concluído

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL:

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: Nome: Sandra Lopes Luís Nacionalidade: Portuguesa Telefone: +351 217984600 Endereço de correio electrónico: sandralopesluis@fd.ulisboa.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Doutoranda

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos Código e nome da disciplina: História da Filosofia Contemporânea 5 Professor responsável: Monica Loyola Stival Objetivos gerais: Ementa: Quantidade de créditos/horas: 04 créditos / 60 horas Requisitos:

Leia mais

Curriculum Vitae IDENTIFICAÇÃO: Nome: João Eduardo Farias de Araújo ATIVIDADES ACADÊMICAS / BOLSAS:

Curriculum Vitae IDENTIFICAÇÃO: Nome: João Eduardo Farias de Araújo ATIVIDADES ACADÊMICAS / BOLSAS: Curriculum Vitae IDENTIFICAÇÃO: Nome: João Eduardo Farias de Araújo ATIVIDADES ACADÊMICAS / BOLSAS: Investigador Científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2008/2009/2010) Bolsa de

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Rui António Nobre Moreira

CURRICULUM VITAE. Rui António Nobre Moreira CURRICULUM VITAE Rui António Nobre Moreira Actividade Académica: Licenciado em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica Aplicada, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa em 1973. Realizou em Julho

Leia mais

Emanuel Oliveira Medeiros. Research Line: Philosophy of Education

Emanuel Oliveira Medeiros. Research Line: Philosophy of Education Emanuel Oliveira Medeiros Assistant Professor with Agregation Former member Research Line: Philosophy of Education Research Groups: Philosophy of Education and Contemporaneity / Philosophy & Public Space

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA OFERTA DE DISCIPLINAS 2014.1 NIVEL I TURMA 2014 Pratica de Leitura e Produção

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA Mestre em Património Cultural (Universidade Católica Portuguesa, 2005) Licenciado em Direito

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1. Identificação. Iris Regina Cabral Lopes. Data de Nascimento 20 de Agosto de 1972

CURRICULUM VITAE. 1. Identificação. Iris Regina Cabral Lopes. Data de Nascimento 20 de Agosto de 1972 CURRICULUM VITAE 1. Identificação Nome Iris Regina Cabral Lopes Nacionalidade Portuguesa Data de Nascimento 20 de Agosto de 1972 Categoria Profissional Assistente da Faculdade de Economia da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES 2002-2007 Rui de Ascensão Ferreira Cascão 1. Serviço docente Ano lectivo de 2002-2003 História Económica e Social (Licenciatura em Geografia). Seminário Sociedade e

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA (Maio) 2006 (Janeiro) Maria Helena Jacinto Santana

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA (Maio) 2006 (Janeiro) Maria Helena Jacinto Santana RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA 2001 (Maio) 2006 (Janeiro) Maria Helena Jacinto Santana Maria Helena Jacinto Santana obteve o grau de doutor em Literatura Portuguesa, pela Universidade

Leia mais

Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade Aviso de abertura Atribuição de bolsas de doutoramento Concurso para a atribuição de 5 bolsas (2 nacionais e 3 mistas) no âmbito do Programa de Doutoramento

Leia mais

Qualificação académica (graus, universidades, domínios científicos, datas e classificações):

Qualificação académica (graus, universidades, domínios científicos, datas e classificações): Nome completo: Manuel Messias Rocha de Jesus Local e data de nascimento: Lisboa, 4 de Setembro de 1963 Nacionalidade: Portuguesa Morada Institucional: Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Identificação

CURRICULUM VITAE. Identificação CURRICULUM VITAE Identificação Maria Teresa Ribeiro Rocha Homem de Melo nasceu em Lisboa a 18 de Novembro de 1956. É casada com António Augusto de Oliveira Melo. Filiação: Silvano de Abreu Cardoso Rocha

Leia mais

ELSA VAZ DE SEQUEIRA

ELSA VAZ DE SEQUEIRA ELSA VAZ DE SEQUEIRA FUNÇÃO Professora auxiliar Coordenadora da secção de Lisboa do Católica Research Center for the Future of Law CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças

Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças PhD Candidate Former collaborator Research Line: Modern & Contemporary Philosophy Research Group: Aesthetics, Politics & Knowledge Email susanarestierpocas@gmail.com

Leia mais

I I I INFORMAÇÃO RELATIVA

I I I INFORMAÇÃO RELATIVA UNIVERSIDADE DO MINHO Instituto de Ciências Sociais Departamento de Geografia I I I INFORMAÇÃO RELATIVA A O SUPLEMENTO AO DIPLOMA (versão em português) 2 Doutoramento em Geografia Descrição: 1. Áreas de

Leia mais

Curriculum Vitae. Thematic Line: Modern & Contemporary Philosophy. Research Group: Philosophy & Public Space. Investigator's site. Degois CV.

Curriculum Vitae. Thematic Line: Modern & Contemporary Philosophy. Research Group: Philosophy & Public Space. Investigator's site. Degois CV. Ana Carina Vilares PhD Integrated member Thematic Line: Modern & Contemporary Philosophy Research Group: Philosophy & Public Space Investigator's site http://palavrasinconjuntas.blogspot.pt/ Degois CV

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TURISMO (2º E 3º CICLOS)

PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TURISMO (2º E 3º CICLOS) PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TURISMO (2º E 3º CICLOS) MESTRADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS (2º CICLO) MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DOS DESTINOS TURÍSTICOS (2º CICLO) DOUTORAMENTO

Leia mais

Doutor na especialidade de Semiótica Social pela Universidade do Minho (2014), tendo sido bolseiro pela FCT. Licenciado

Doutor na especialidade de Semiótica Social pela Universidade do Minho (2014), tendo sido bolseiro pela FCT. Licenciado Filipe Martins Assistant Professor Carlos Filipe Ribeiro Duarte Martins Integrated member Research Line: Modern & Contemporary Philosophy Research Group: Aesthetics, Politics & Knowledge Investigator's

Leia mais

Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade Aviso de abertura Atribuição de bolsas de doutoramento Concurso para a atribuição de 2 bolsas nacionais e 3 bolsas mistas no âmbito do Programa de Doutoramento

Leia mais

Pensar, Fazer e Viver (d)a Ciência: partilha de um testemunho pessoal. Betina Lopes Escola Secundária de Mira Agrupamento de Escolas de Mira

Pensar, Fazer e Viver (d)a Ciência: partilha de um testemunho pessoal. Betina Lopes Escola Secundária de Mira Agrupamento de Escolas de Mira Pensar, Fazer e Viver (d)a Ciência: partilha de um testemunho pessoal Betina Lopes Escola Secundária de Mira Agrupamento de Escolas de Mira O que é afinal a Ciência? Tipos de Ciência Paradigma Quantitativo

Leia mais

Mestrado em História e Filosofia das Ciências

Mestrado em História e Filosofia das Ciências Mestrado em História e Filosofia das Ciências 2011-2012 Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências Contactos: Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA]

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA] PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA] Considerando, no espírito do ordenamento jurídico da formação

Leia mais

Conteúdos Programáticos

Conteúdos Programáticos Plano de Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Filosofia (cód. 257) 1. o Ano - 1. o Semestre FIL9196 Problemas Aprofundados de História da

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL 26 DE FEVEREIRO DE 2018 (3ª aula) Sumário da Aula Anterior: Definições de Ética. Teorias consequencialistas e teorias deontológicas. Definições de Bioética. A Bioética enquanto

Leia mais

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Patrícia Gomes Lucas Morada: Rua Luís Monteiro, nº20 2º Dto, 1900-310 Lisboa Data de nascimento: 03/09/1989 Telemóvel: 963282187 Email: patricia.gomes.lucas@hotmail.com

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Curriculum Vitae. I Dados Pessoais. Nome: Ana Maria Craveiro Lopes Cortez Lobão. Cartão de Cidadão Nº Data de Nascimento: 01/07/1964

Curriculum Vitae. I Dados Pessoais. Nome: Ana Maria Craveiro Lopes Cortez Lobão. Cartão de Cidadão Nº Data de Nascimento: 01/07/1964 Curriculum Vitae I Dados Pessoais Nome: Ana Maria Craveiro Lopes Cortez Lobão Cartão de Cidadão Nº 6520893 Data de Nascimento: 01/07/1964 Residência: Rua D Afonso Henriques, Estoril Real A2 2765-273 Estoril

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA OFERTA DE DISCIPLINAS 2013.1 NIVEL I TURMA 2013 História da Filosofia I

Leia mais

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS Em Fevereiro de 2011, têm início as actividades lectivas do primeiro doutoramento em

Leia mais

Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História

Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História José Brissos HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em História, com distinção (16 valores), pela Faculdade de Letras da Universidade de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

DADOS PESSOAIS. Nome: Elisabete da Conceição de Fátima de Ceita Vera Cruz. Naturalidade: Luanda. Nacionalidade Angolana.

DADOS PESSOAIS. Nome: Elisabete da Conceição de Fátima de Ceita Vera Cruz. Naturalidade: Luanda. Nacionalidade Angolana. CURRICULUM VITAE 1 DADOS PESSOAIS Nome: Elisabete da Conceição de Fátima de Ceita Vera Cruz Naturalidade: Luanda Nacionalidade Angolana e-mail: ecveracruz@gmail.com Telemóvel # 00244-927 20 24 87 HABILITAÇÕES

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Correio eletrónico NUNO MANUEL CAMEJO CARRIÇO POUSINHO nunopousinho@gmail.com Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS I 2º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia e de outros departamentos Código: FLF0278 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Vladimir Pinheiro

Leia mais

Superior de Educação Equiparada a Professora Adjunta

Superior de Educação Equiparada a Professora Adjunta Nome do Docente (preencher nome completo): Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Departamento: Ciências Sociais Ficha Curricular do Docente Dados Pessoais Nome Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

EMÍLIA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA CVRRICVLVM VITAE

EMÍLIA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA CVRRICVLVM VITAE EMÍLIA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA CVRRICVLVM VITAE Setembro 2012 Emília Oliveira Curriculum Vitae 2 1. DADOS PESSOAIS Emília Oliveira Curriculum Vitae 3 1. DADOS PESSOAIS Nome: Emília Maria Rocha de Oliveira

Leia mais

I - Actividades Transversais

I - Actividades Transversais Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais POCTI/FIL/48133/2002 Relatório Científico (de 1 de Outubro de 2006 a 30 de Setembro de 2007) Nota Introdutória O presente Relatório está

Leia mais

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Nome: Ana Isabel Guerra CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto

Leia mais

MODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE (RESUMIDO) Nome. BRITO, Iolanda Alexandra da Silva Rodrigues de

MODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE (RESUMIDO) Nome. BRITO, Iolanda Alexandra da Silva Rodrigues de MODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE (RESUMIDO) INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRITO, Iolanda Alexandra da Silva Rodrigues de EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Desde Março de 2018 até ao presente Investigadora do Ratio

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Álvaro José Machado dos Penedos

CURRICULUM VITAE. Álvaro José Machado dos Penedos 11 12 Branca CURRICULUM VITAE DE Álvaro José Machado dos Penedos 13 14 Branca CURRICULUM VITAE 1.Nota introdutória Álvaro José Ferreira Machado dos Penedos, nasceu em Lisboa a 22 de Setembro de 1934 Fez

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PERÍODO DE A Maria Luísa Portocarrero F. Silva

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PERÍODO DE A Maria Luísa Portocarrero F. Silva RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PERÍODO DE 10-01-2001 A 10-12-2005 Maria Luísa Portocarrero F. Silva Coimbra, 2006 1 A) Ano lectivo de (2000)-2001 1. Cadeiras leccionadas : - Hermenêutica Filosófica. - Filosofia

Leia mais

ESTUDOS GERAIS Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º e 3.º ANOS)

ESTUDOS GERAIS Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º e 3.º ANOS) ESTUDOS GERAIS Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º e 3.º ANOS) Cumprido o tronco comum, para perfazer os 180 créditos ECTS, o aluno pode optar por um ou dois majors, por um major e dois minors,

Leia mais

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Literatura (cód.

Plano de Estudos. Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Literatura (cód. Plano de Estudos Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada Grau: Programa de Doutoramento Curso: Literatura (cód. 280) 1. o Ano - 1. o Semestre Assistência a Congresso/Organização de Jornada

Leia mais

Doutoramentos ENSINO PÚBLICO. 1 - Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. *Doutoramento em Ciência Política

Doutoramentos ENSINO PÚBLICO. 1 - Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. *Doutoramento em Ciência Política *Doutoramento em Ciência Política Doutoramentos ENSINO PÚBLICO 1 - Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Metodologias em Ciência Política 10.0 Problemáticas em Ciência Política

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1

CURRICULUM VITAE. Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1 CURRICULUM VITAE 2012 Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1 INFORMAÇÃO PESSOAL Apelido, Nomes próprios: Medeiros, Filipa Maria Cristóvão Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade: Lisboa Data de nascimento:

Leia mais

Mestrado em História e Filosofia das Ciências

Mestrado em História e Filosofia das Ciências Mestrado em História e Filosofia das Ciências 2013-2014 Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências Contactos: Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Processo de Avaliação de Desempenho dos Docentes Aplicação do Regulamento n.º 398/2010 de 05 de Maio de 2010

Processo de Avaliação de Desempenho dos Docentes Aplicação do Regulamento n.º 398/2010 de 05 de Maio de 2010 INDICADORES ALERTA: Todos os indicadores apresentados nas diversas vertentes tem campos de preenchimento obrigatório e facultativo. Para facilitar a validação do indicador pela Comissão de Avaliação recomenda-se

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. CURSO DE FILOSOFIA OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1 NIVEL I TURMA 2015 Pratica de Leitura e Produção

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS ESTRUTURAS CURRICULARES 2001 E 2009 CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS IDEAL

QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS ESTRUTURAS CURRICULARES 2001 E 2009 CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS IDEAL DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO GERAL BÁSICA FORMAÇÃO ESPECÍFICA Introdução à História 08 1º. Introdução à História 08 1º. História do Brasil I 04 2º. História do Brasil I 06 2º. História do Brasil II 04 2º. História

Leia mais

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2018/19. Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2018/19. Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2018/19 Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação 1º Ciclo Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia -

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL 13 & 15 DE FEVEREIRO DE 2013 (3ª aula) Sumário da Aula Anterior: Definições de Ética. Teorias consequencialistas e teorias deontológicas. Definições de Bioética. A Bioética

Leia mais

Aviso de abertura Atribuição de bolsas de doutoramento

Aviso de abertura Atribuição de bolsas de doutoramento Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade Aviso de abertura Atribuição de bolsas de doutoramento Concurso para a atribuição de 2 bolsas nacionais e 3 bolsas mistas no âmbito do Programa Doutoral

Leia mais

ATIVIDADE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA: Membro da Comissão Organizadora do CINANIMA Festival Internacional de Cinema de

ATIVIDADE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA: Membro da Comissão Organizadora do CINANIMA Festival Internacional de Cinema de CURRICULUM VITAE IDENTIFICAÇÃO: MARIA MANUELA DE SOUSA MOREIRA ALVES LIMA BARROSA. ATIVIDADE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO CINEMA, AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA: Membro da Comissão Organizadora do CINANIMA Festival

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:23:01 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

CURRICULUM VITAE. desde 11 de Abril de 1991 a 20 de Dezembro de Assistente do Departamento de Gestão da Universidade de Évora desde 21 de

CURRICULUM VITAE. desde 11 de Abril de 1991 a 20 de Dezembro de Assistente do Departamento de Gestão da Universidade de Évora desde 21 de CURRICULUM VITAE Nome: Ana Falho Silva Local e data de nascimento: Paris, França 03/07/1966 Nacionalidade: Portuguesa Morada Institucional: Universidade de Évora Departamento de Gestão Largo dos Colegiais,

Leia mais

REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL

REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA CIVIL Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Doutoramento de 3.º Ciclo em Engenharia Civil Preâmbulo A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade

Leia mais

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Ensino Primário Frequentou no Ensino Primário a Escola Primária de Figueira e Barros, tendo feito o exame da 4ª Classe na Escola Primária de Avís e o exame de admissão aos Liceus,

Leia mais

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT (66)

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT   (66) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1º Semestre Extensão 1 e Anatomia Humana 4 40 40-80 Bioética e Legislação 2 40 - - 40 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 60 - - 60 Introdução

Leia mais

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2017/18. Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2017/18. Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2017/18 Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação 1º Ciclo Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia -

Leia mais

Urb. Quinta das Relvas, Nº 33 - Lote 8-1º Direito S. Martinho do Bispo Coimbra. Telefone(s) Telemóvel:

Urb. Quinta das Relvas, Nº 33 - Lote 8-1º Direito S. Martinho do Bispo Coimbra. Telefone(s) Telemóvel: Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Simões, Paulo Fernando Pereira Fabião Urb. Quinta das Relvas, Nº 33 - Lote 8-1º Direito S. Martinho do Bispo 3045-241

Leia mais

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2019/20. Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação

Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2019/20. Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação Vagas Unidades Curriculares Singulares ano letivo de 2019/20 De Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação 1º Ciclo Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia

Leia mais

NATÁLIA MARIA MARQUES CORREIA

NATÁLIA MARIA MARQUES CORREIA CURRICULUM VITAE NATÁLIA MARIA MARQUES CORREIA PORTO, MARÇO DE 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome: Natália Maria Marques Correia Titulo Académico: Mestre em Ciência do Desporto, área de especialização em Actividade

Leia mais

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado CURRICULUM VITAE Informação pessoal Nome Correio electrónico Heloísa Duarte de Oliveira heloisaoliveira@fd.ulisboa.pt de nascimento 01/10/1984 Experiência profissional s 01/12/2015 Adjunta do Ministro

Leia mais

A. Actividades Transversais

A. Actividades Transversais Cultura Científica. Migrações Conceptuais e Contaminações Sociais POCTI/FIL/48133/2002 Relatório Científico (referente ao período de 1 de Outubro de 2005 a 30 de Setembro de 2006) Nota Introdutória O presente

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 A. Condições de matrícula e inscrição Os candidatos à frequência do curso de mestrado que tenham sido seleccionados deverão formalizar a matrícula e a inscrição,

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

Doutoramento em Economia

Doutoramento em Economia Doutoramento em Economia 2010/2011 O Programa O Programa de Doutoramento em Economia tem como objectivo central proporcionar formação que permita o acesso a actividades profissionais de elevada exigência

Leia mais

Vinícius Jonas de Aguiar Curriculum Vitae

Vinícius Jonas de Aguiar Curriculum Vitae Vinícius Jonas de Aguiar Curriculum Vitae August/2016 Vinícius Jonas de Aguiar Curriculum Vitae Dados pessoais Nome Nascimento Passaporte Vinícius Jonas de Aguiar 28/03/1990 - Londrina/PR - Brasil FJ395559

Leia mais

CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS [ ACTIVIDADE DOCENTE. Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA

CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS [ ACTIVIDADE DOCENTE. Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Opção de Análises Químico-Biológicas) pela Faculdade de

Leia mais

Pedro Miguel Puga Alves. Rua Mateus Fernandes nº 21 1º A, Oeiras, Portugal. ou

Pedro Miguel Puga Alves. Rua Mateus Fernandes nº 21 1º A, Oeiras, Portugal. ou re Curriculum vitae Informação pessoal Nome Morada Pedro Miguel Puga Alves Rua Mateus Fernandes nº 21 1º A, 2780-233 Oeiras, Portugal Telefone 21 442 37 86 Telemóvel1: 96 258 53 49 Telemóvel2: 91 338 27

Leia mais

desde Novembro de 2005: doutoranda no curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas das Universidade Nova de

desde Novembro de 2005: doutoranda no curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas das Universidade Nova de NOME: Contacto de e-mail: claudia.urbano@fcsh.unl.pt HABILITAÇÕES LITERÁRIAS desde Novembro de 2005: doutoranda no curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Leia mais

Instituto de Ciências Sociais. Zara Pinto Coelho. Breve Curriculum Vitae

Instituto de Ciências Sociais. Zara Pinto Coelho. Breve Curriculum Vitae Instituto de Ciências Sociais Zara Pinto Coelho Breve Curriculum Vitae Janeiro 2013 1 DADOS PESSOAIS Nome: Maria Zara Simões Pinto Coelho Data de nascimento: 09-05- 1964 Naturalidade: Vila Nova de Famalicão

Leia mais

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO 2011 ÍNDICE I. Identificação...2 II. Formação Académica...3 III. Actividade Docente...4 1. Licenciaturas. 2. Cursos de Pós-Graduação. 3. Outros Cursos. IV.

Leia mais

Principais actividades e responsabilidades Coordenadora de Formação Organização e coordenação dos diversos Cursos e Masters do Centro de Formação

Principais actividades e responsabilidades Coordenadora de Formação Organização e coordenação dos diversos Cursos e Masters do Centro de Formação Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Moura, Filomena Morada(s) Rua Pedro Homem de Melo nº 141 Hab 6.4 Telefone(s) 22 6106350 Telemóvel: 918175190 Correio(s) electrónico(s)

Leia mais

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód.

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód. Apresentação O curso de Filosofia licenciatura, na modalidade a distância, é resultado do desejo de iniciar um trabalho inter e multidisciplinar na qualificação de profissionais que atuam ou atuarão na

Leia mais

MESTRADO EM ARQUITECTURA RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA

MESTRADO EM ARQUITECTURA RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA MESTRADO EM ARQUITECTURA RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA LISBOA 2008 MESTRADO EM ARQUITECTURA RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA APRESENTAÇÃO E OBJECTIVOS A extensão de Lisboa da Escola das Artes da Universidade Católica

Leia mais

CURRICULUM VITAE Carina Raquel Oliveira Cerqueira

CURRICULUM VITAE Carina Raquel Oliveira Cerqueira CURRICULUM VITAE Carina Raquel Oliveira Cerqueira 1. Dados biográficos Carina Raquel Oliveira Cerqueira Morada: Alameda Alberto Jerónimo Vieira, 60 4º Dt.º / 4400 704 Vila Nova de Gaia Telefone: 966 230

Leia mais

Curriculum Vitae. 1- Dados Pessoais. 2- Habilitações Académicas

Curriculum Vitae. 1- Dados Pessoais. 2- Habilitações Académicas Curriculum Vitae 1- Dados Pessoais Nome: António Maria Caldeira Ribeiro de Castro Nunes Morada: CIDEHUS/UÉ, Palácio do Vimioso, Apartado 94, 7002 Évora Telemóvel: (+351) 918170335 E-mail: ant.castronunes@gmail.com

Leia mais