Scouts Field Day UEB Radioescotismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Scouts Field Day UEB Radioescotismo"

Transcrição

1 O é uma atividade prática, para jovens e adultos, sobre Radioescotismo, que inclui: Informações sobre Radioamadorismo; Técnicas de comunicação; Orientações sobre montagem de antenas; Orientações sobre montagem de estações; Códigos usados no Radioamadorismo; Orientações sobre o software N1MM+; Comunicações de Emergência; O universo dos contatos internacionais; Como se tornar Radioamador. PROGRAMAÇÃO 25/06 Hora Atividade Descrição Local Responsável 13h30 Abertura BOIA Boas vindas e orientações gerais Sede Todos 13h50 Objetivos da Atividade Sede Ronan 14h00 Corrida de Bases Dividir participantes em 6 equipes Sede Líderes Equipes Antena HF 80m Montagem de uma antena de 80 m Cozinha Ronan Operação HT Uso do HT em atividades Hique e Miriam 15 3 Códigos de Rádio Uso do Código Q e do Fonético Hique e Miriam Antena VHF Montagem de uma antena de VHF Rogério O começo Padre Landell de Moura 15 6 Escuta em HF Escuta de estações em SSB Shack Antena HF 10m Montagem de uma antena para 10m Salão N1MM+ Como usar o software logbook 15 9 Montar a Estação Ligação de fonte, antena e medidores Pedro 17h00 Carta-Prego Emergência anunciada 3 equipes Bases Hique/Gui 60 Montagem Barraca, toldo, antenas, estação 18h00 Início da Operação Argumento: informações dos locais Bases Líderes Estação HF fixa IC 7000, FT 857D, Alinco DX 701, Deltão Micros anotações N1MM+ instalado (Ron, Mir, Do, Shack) Estação VHF fixa IC 2200 Ro, IC 2200 Marc, Equipe HTs 4 Ro, 2 Marc, 1 Ro, 1 Hique, 1 Pedro Equipe Móvel VHF Fiat, Mercedes, 1 Ronaldo 18h30 Lanche nas bases Veículo móvel VHF faz transporte Cozinha Motoristas 21h30 Desmonte Toldo, Barraca, Antenas e Equipos Bases Líderes 22h00 Jantar na Sede Sanduíche e Suco Cozinha Líderes 23h00 Lamparada Vídeo sobre o Sede 00h00 Pernoite Acampamento ou Acantonamento Sede Líderes Operação Estação PY2GMR operada por revezamento Equipes Marcelo 08h00 Café da Manhã Cozinha Líderes 09h00 BOIA Orientações, QSLs, como ser RA 3 Equipes Todos 10h00 Atividade Patrulha BP PY2GMR operada por revezamento Equipes Ronan 11h00 Encerramento Agradecimentos e comentários Sede Todos

2 CORRIDA DE BASES 1. Montagem de uma antena de 80 m Os participantes vão aprender a calcular uma antena para 80 metros. Para khz 142.5/3.74 = m de comprimento total = cada lado + 50cm. Monta-se primeiro o isolador central e depois apenas amarra as pontas para medição. A montagem do cabo coaxial pode ser com conector, para não demorar muito. Ao final da base, a antena de 80 m deve estar medida e pronta para uso. 2. Uso do HT em atividades Assim como foi feito no Acampamento da Tropa Escoteira, os jovens terão rádios HTs. Vão aprender os princípios básicos da operação para obterem bons contatos. Outro tema a ser abortado é o uso de potência mínima ou máxima. Por fim, aprenderão como deverá ser recarregado o rádio e quanto tempo para isso. É importante explicar que esses rádios são essenciais para jornadas e excursões. 3. Uso do Código Q e do Fonético Os participantes vão aprender os códigos básicos de operação: QRA, QTH, QTR, QSY, QRX, QSP e QSL. Devem aprender também o uso da palavra Break, para emergências. O fonético internacional deverá ser passado a todos, para que saibam como funciona. 4. Montagem de uma antena de VHF A antena escolhida foi a antena Slim Jim, que é feita com apenas 4 soldas. É uma antena prática para montagem em acampamentos e excursões. Ao final da base, além de construir a antena, terão que testa-la em comunicado. O coordenador da base deverá fazer uma espécie de molde para a montagem. 5. Padre Landell de Moura Nessa base, vamos conhecer um pouco sobre o inventor do rádio. Gaúcho de Porto Alegre, Lendell de Moura foi o inventor do rádio que transmite voz. Seus experimentos são provados e comprovados, unindo-se a Tesla e Marconi. Um vídeo mostra a história do Padre Inventor. 6. Escuta de estações em SSB Os participantes vão tentar ouvir, na sala de rádio, estações em SSB. O tipo de transmissão comum aos radioamadores é, por vezes, difícil de entender. As faixas dependerão da propagação e aproveitaremos para falar sobre Rádio-escuta. Mais que uma estação poderá estar ligada, porém, com uso de fone nas secundárias. 7. Montagem de uma antena para 10m Os participantes vão aprender a calcular uma antena para 10 metros. Para khz 142.5/28.4 = 5.02 m de comprimento total = 2.51 cada lado + 30cm. Monta-se primeiro o isolador central e depois apenas amarra as pontas para medição. A montagem do cabo coaxial pode ser com conector, para não demorar muito. Ao final da base, a antena de 10 m deve estar medida e pronta para uso. 8. Como usar o software logbook Nessa base apresentaremos os fundamentos básicos para uso do N1MM+. Para a atividade, foi preparado um modelo especial do. Explicado o básico, cada base deverá ter o seu próprio computador para registro.. 9. Ligação de fonte, antena e medidores Os participantes aprenderão a ligar o rádio à fonte ou bateria, conectar os cabos e a medir a Estacionária da antena (SWR), para poderem testar suas estações no ar.

3 MOVIMENTAÇÃO DAS BASES Equipe 1 na base 1 30 e vai para a base 2 Equipe 2 na base 2 15 e vai para a base 3 Intervalo na base 3 15 e vai para a base 5 fechando 30 Equipe 3 na base 4 30 e vai para a base 5 Equipe 4 na base 5 15 e vai para a base 6 Intervalo na base 6 15 e vai para a base 7 fechando 30 Equipe 5 na base 7 30 e vai para a base 8 Equipe 6 na base 8 15 e vai para a base 9 Intervalo na base 9-15 e vai para a base 1 fechando 30 MATERIAIS NECESSÁRIOS ÀS BASES 1. Montagem de uma antena de 80 m Fio 2,5 mm para a construção das antenas e cabo coaxial pré-montado; Pedaços de PVC para os isoladores centrais e laterais; Conector fêmea de coaxial; Alicate, Estilete, Ferro de Solda, Estanho, Furadeira e Fita Isolante; Cordinha ou sisal para prender as laterais para teste. Equipamento de rádio e medidor de estacionária. 2. Uso do HT em atividades 9 HTs. 3. Uso do Código Q e do Fonético Cartaz com o Código Q e cartaz com Fonético.. 4. Montagem de uma antena de VHF Fita de antena de TV de 300 ohms e pedaço de coaxial com conector macho montado; Alicate, Estilete, Ferro de Solda, Estanho, Furadeira e Fita Isolante; Linha de Pesca (nylon) com chumbada redonda para arremessar a antena. 5. Padre Landell de Moura Vídeo sobre o Padre Landell de Moura e uma forma de apresenta-lo. 6. Escuta de estações em SSB Folhas de rascunho para anotar os indicativos das estações; Folhas de LOG para registrar as escutas realizadas.. 7. Montagem de uma antena para 10m Fio 2,5 mm para a construção das antenas e cabo coaxial pré-montado; Pedaços de PVC para os isoladores centrais e laterais; Conector fêmea de coaxial; Alicate, Estilete, Ferro de Solda, Estanho, Furadeira e Fita Isolante; Cordinha ou sisal para prender as laterais para teste. Equipamento de rádio e medidor de estacionária. 8. Como usar o software logbook Computador com o N1MM+ instalado. 9. Ligação de fonte, antena e medidores Estação, fonte, cabos, medidor e cartaz com modo fazer as ligações.

4 CARTA-PREGO A Defesa Civil de Rio Claro solicitou a ajuda dos Radioamadores e Escoteiros Como consequência de uma forte chuva de granizos na cidade, foram interrompidos os serviços normais de telecomunicações em várias áreas. Para que se coordenem as ações de socorro e ajuda, sua equipe deverá montar uma base de rádio, com capacidade de comunicação a curta, média e longa distância, para auxiliar no nosso trabalho. Vocês têm 60 minutos para que sua base esteja operacional e dê suporte aos participantes. Estamos destinando uma barraca e um toldo para auxiliar nas construções da base. Contamos com sua energia e dedicação, pois sabemos que estão... SEMPRE ALERTAS PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL. MONTAGEM DAS BASES 1. Base de Rádio 1 Cafofo Coordenador: PU2OYQ Ronaldo Carro de Apoio: PU2OYP Rogério 2. Base de Rádio 2 - Coordenador: PU2YKE Hique Carro de Apoio: PU2VAR Viviane 3. Base de Rádio 3: Coordenador: PU2TSC Guilherme Carro de Apoio: ESTAÇÕES A SEREM USADAS NAS BASES # BASE Móvel HF Fonte Acoplador VHF HTs Estroncas Micro Fone 1 Cafofo FT 857D HT Ext 3 Tubos Ronaldo Ronaldo 2 Nosso Lar Viviane IC 7000 Montel ATU 3 IC EEEpc 3 Alinco PC ATU 1 IC Ronan OPERAÇÃO DAS ESTAÇÕES 1. Base de HF Análise da Propagação e decisão sobre o uso de bandas. A escuta na PY2GMR será feita em 80 e 10 metros, para caçar estações do Field Day. A quantidade de contatos conseguidos será fundamental para o sucesso da base. 2. Base de VHF A estação de VHF deverá fazer contatos com as outras bases e com os HTs. O fundo de cena é uma situação de emergência, portanto, informes serão repassados. A qualidade da comunicação dos fatos à base será fundamental à atividade. 3. Base Móvel de VHF: A estação móvel fará os contatos possíveis, circulando com membros da equipe. Situações fictícias serão passadas aos participantes sobre a emergência. A qualidade da comunicação dos fatos à base será fundamental à atividade.

5 FREQUÊNCIAS ESCOTEIRAS Banda Internacionais Brasil 80 m khz khz 40 m khz khz 20 m khz khz 15 m khz khz 10 m khz khz 2 m khz Echolink Sala JOTA-365 Sala JOTA-P LANCHE NAS BASES No horário previsto de 18h30, cada participante deverá receber metade de um lanche com pão de forma (presunto e queijo, alface e tomate), uma caixinha pequena de suco e uma fruta. Essa alimentação intermediária serve apenas para que se aguarde o horário do jantar. ATIVIDADES PROPOSTAS Jogo da Memória em Cógido Q Material Necessário: Cartolina, Tesoura e Canetinhas. Como fazer: Cortar quadrados com 5 cms por 5 cms em metade dos quadrados iremos colocar códigos Q e na outra metade uma palavra que defina esse código, conforme abaixo: QRP Baixa Potência QRO Alta Potência QTH Local QSJ Dinheiro QRA Nome QTR Horário QSL Confirmação QSP Ponte QRG Frequência QRX Pausa QRT Fim de transmissão QSY Mudar de frequência QRU Tem algo prá mim QTC Mensagem QRM Interferência de estações QRN Interferência atmosférica dentre outros... Aplicação do Jogo: Antes do jogo: Explicar o Código Q e suas variações. Durante o jogo de memória, associa-se cada código ao seu significado, sempre explicando e relembrando um à um. O Jogo não deve ser competitivo.

6 Cartão QSL O orientador deverá contar aos jovens o que é o cartão QSL e para que serve. Mostrará também porque os radioamadores trocam cartões e qual o significado deles. O uso dos Cartões QSLs na conquista de Diplomas. Mostrar uma coleção de cartões para "inspirar" os jovens a fazerem os seus próprios. Podem ser mostrados cartões no QRZ ou sites de radioamadores na internet. Os cartões deverão apresentar a Marca dos Escoteiros do Brasil e do Radioescotismo. Etiquetas adesivas com esses símbolos podem ser uma forma de ajudar na confecção dos QSLs. Deve ter um espaço para escreverem os dados do destinatário. Poderão usar lápis coloridos, serragem de lápis, hidrocor, tinta guache e material semelhante... SUGESTÃO: Se o cartão for preparado por colagem e recortes, podemos escanear o resultado e enviar para o do jovem. Ele poderá imprimir o resultado depois. Material: Cartões QSL da estação PY2GMR, para que os jovens façam sua arte no verso. Lápis de cor, hidrocor, cola, guache, tinta plástica. Desenhos e símbolos escoteiros impressos em etiquetas para recortar, se possível. Estados Brasileiros e os Indicativos Os indicativos de chamada são divididos em três partes: Prefixos, Numerais e Sufixos. A formação se dá unindo essas três partes: Prefixo : PT, PY, PS, PU,... (distingue a classe ou se o indicativo é especial) Numeral : 1, 2, 3,4,5,6,7,8,9, e 0 (distingue a REGIÃO de onde é a estação) Prefixo + Numeral: PY2, PS7, PP8,... (dizem a Unidade Federativa - Classe C usa primeira letra também) Sufixo : Distingue exclusivamente um radioamador específico e único. INDICATIVOS BRASILEIROS: Rio de Janeiro (PY1); Espírito Santo (PP1); Distrito Federal (PT2); Goiás (PP2); São Paulo (PY2); Tocantins (PQ2); Rio Grande do Sul (PY3); Minas Gerais (PY4); Paraná (PY5); Ilhas Oceânicas: Santa Catarina (PP5); Bahia (PY6); Sergipe (PP6); Alagoas (PP7); Ceará (PT7); Paraíba (PR7); Pernambuco (PY7); Rio Grande do Norte (PS7); Acre (PT8); Amapá (PQ8), Amazonas (PP8), Maranhão (PR8), Pará (PY8), Piauí (PS8), Rondônia (PW8), Roraima (PV8), Mato Grosso (PY9), Mato Grosso do Sul (PT9) Ilha de Fernando de Noronha (PY0F) Ilha de Martim Vaz (PY0M) Atol das Rocas (PY0R) Penedos de São Pedro e São Paulo (PY0S) Ilha de Trindade (PY0T) Antártica Brasileira (PY0A)

7 JOGO SOBRE OS INDICATIVOS DE CHAMADA Material: Mapa do Brasil preso em cartolina ou isopor. Papéis impressos com os diferentes prefixos de todos os estados brasileiros, Distrito Federal e também das Ilhas Oceânicas. Podem ser papéis adesivos (post-it) ou até mesmo bandeirinhas, feitas com alfinetes ou palitos de dente ou churrasco, com os Prefixos brasileiros. Aplicação: Após explicar a concepção do indicativo de chamada, devemos separar em equipes/grupos/patrulhas Ao sinal, os jovens deverão buscar de um lado um prefixo e colocar, do outro lado, o prefixo no lugar certo, ou seja, no seu estado ou DF. Ganha quem, em menos tempo, acertar todos. JOGO DE MEMÓRIA COM FONÉTICO INTERNACIONAL Material: Cartolina, Tesoura, Canetinha Como fazer: Cortar quadrados com 5 cm por 5 cm em metade dos quadrados iremos colocar as letras e na outra metade o fonético internacional. Aplicação: Aplicação é simples, como num jogo de memória comum. O Objetivo do jogo é fixar o código fonético para todos os jovens participantes A ALFA N NOVEMBER B BRAVO O OSCAR C CHARLIE P PAPA D DELTA Q QUEBEC E ECHO R ROMEO F FOXTROT S SIERRA G GOLF T TANGO H HOTEL U UNIFORM I INDIA V VICTOR J JULIETT W WHISKEY K KILO X X-RAY L LIMA Y YANKEE M MIKE Z ZOULOU OUVINDO E CONSULTANDO INDICATIVOS O jovem deverá anotar os indicativos que ouvir no rádio e tentar localizá-los no QRZ.com. MONTANDO TORRE PARA AS ANTENAS A Tropa Sênior deverá organizar e montar uma torre para sustentar uma antena. A escolha da torre ou pioneiria ficará por conta da Tropa Sênior. Após a montagem da torre ou pioneiria, deverão fazer uma foto, aparecendo a antena e os jovens. Os jovens devem estar uniformizados e a antena instalada deverá ser usada.

8 Distintivos e Especialidades do Movimento Escoteiro 7.1 Especialidade de Radioamador: Grupo Serviços 1. Conhecer a regulamentação governamental referente ao radioamadorismo no que se refere ao uso, a prática e a ética operacional 2. Elaborar um diagrama e explicar para sua seção os princípios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rádio. 3. Identificar nos arredores de sua casa ou grupo três tipos e ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, sabendo suas principais características. 4. Saber como aterrar e proteger dos raios uma estação de rádio. 5. Conhecer no mínimo dois modelos de transceptores, explicando à sua seção as características de cada um. 6. Elaborar um trabalho e expor a sua seção sobre o uso de repetidoras. 7. Preparar e aplicar um jogo diretamente ligado ao radioamadorismo 8. Apresentar a sua seção um trabalho expondo os princípios básicos do uso do radioamadorismo em operações de emergência. 9. Elaborar um cartão QSL pessoal contendo o símbolo do Radioescotismo. 10. Manter contato de forma ágil com outras três estações sendo que pelo menos uma deverá ser escoteira. 11. Instalar e por em funcionamento um sistema de comunicação via rádio em uma atividade externa. 12. Apresentar a licença de sua estação de radioamador expedida pelo órgão oficial correspondente. 7.2 Especialidade de Rádio-Escuta: Grupo Serviços 1. Promover sozinho ou com sua seção duas visitas a estações de radioamador e uma a estação de Radio ou TV comercial, na presença de um avaliador, apresentando um relatório a sua Seção. 2. Relatar por escrito pelo menos cinco(5) rádios que transmitem programas em Português e outras cinco (5) em língua estrangeira, em Ondas Curtas. Descrevendo os horários, a freqüência e a programação. 3. Saber identificar e demonstrar o uso e utilidade dos comandos e controles de um rádio-receptor. 4. Fazer uma Exposição de Cartões QSL com no mínimo vinte cartões sendo que entre eles deverão constar pelo menos três cartões de estações escoteiras. 5. Saber interpretar pelo menos cinco Código Q, cinco Letras do Código Fonético. internacional e cinco Letras do Código Morse, ouvidos em transmissões. 6. Saber reconhecer no mínimo seis indicativos de chamada de países diferentes, ouvidos em transmissões.

9 7.3 Especialidade de Rádio-Cidadão: Grupo Serviços 1. Conhecer a técnica e ética operacional quanto ao uso de rádios transmissores 2. Apresentar um Relatório contendo no mínimo vinte contatos feitos por si próprio, apresentando a sua Seção. 3. Elaborar uma palestra para sua seção sobre os serviços de faixa do cidadão. 4. Conhecer os principais canais de emergência e seu uso correto 5. Elaborar um cartaz contendo no mínimo quinze das principais gírias utilizadas na faixa do cidadão, colocando-o no mural de seu Grupo 6. Descrever três tipos de antenas para uso nos rádios de faixa do cidadão. 7. Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da faixa do cidadão 8. Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da faixa do cidadão 9. Participar de uma atividade com a comunidade usando sua estação apresentando um relatório ao final. 10. Apresentar sua licença de operação da faixa do cidadão emitida pelo órgão governamental competente. Insígnia de Radioescotismo A insígnia de Radioescotismo é utilizada por membros adultos e juvenis da UEB, que atendam aos seguintes requisitos: a) apresentar a Licença de sua estação de Radioamador, expedida pelo órgão oficial competente; b) programar e utilizar sua Estação de Radioamador como suporte de comunicação com a Sede do seu Grupo durante uma atividade de campo, apresentando relatório; c) ter participado ativamente de um Jamboree no Ar, seja no período de confraternização ou no período competitivo; d) Ter seu cartão QSL com o símbolo mundial de Radio-Escotismo, com os dados completos de sua estação, incluindo indicativo de chamada, nome completo, número de registro na UEB, endereço completo e os dados da Unidade Escoteira Local (Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma) à qual está filiado. Atendidas às exigências estabelecidas, a autorização para uso da Insígnia de Radioescotismo será concedida: - ao membro juvenil: pela Diretoria do Grupo, por proposta do Chefe de Seção; - ao adulto: pela Diretoria do nível em que atua, por proposta do interessado.

10 Prezado Participante do, Mensagem Ao Participante Queremos agradecer, desde já, o seu empenho para o desenvolvimento dessa atividade. Melhorar o Radioamadorismo e formar novos radioamadores é a meta que temos. Indo mais além, queremos formá-los com qualidade e dar a possibilidade para que os radioamadores, aqueles mais experientes, ofereçam dicas, ideias e tecnologia para todas as nossas atividades. Pedimos que nos enviem sugestões, reclamações, propostas técnicas, exemplos e muito mais. Aproveitamos para pedir que os participantes nos enviem fotos e relatórios daquilo que fizerem, de modo que possamos montar um grande acervo de informações para usarmos no futuro. Se assim procedermos, sempre poderemos ter uma atividade melhor, com a colaboração de vocês. Filipe Bassetto PY2TDX Coordenador do Agradecimentos: A PY2RAR, pelo incentivo, ajuda e apoio em todos os momentos. A PY3NZ, pelo apoio técnico, operacional e por dar o pontapé para que a atividade fosse realizada A PY2ZZ, PY2EV, PY2OP e a tantos outros que nem sequer conseguiremos elencar. A PY5ZD, que cedeu gentilmente os textos sobre o N1MM e Logger32 Às famílias de todos os envolvidos e seus Grupos Escoteiros. À União dos Escoteiros do Brasil, por acreditar nos nossos esforços. Aos Grupos Escoteiros Sardarabad e o Marechal Rondon, que cederam as sedes para fazermos os seminários. Ao Araucária DX Group (Grupo de DX Araucária), pelo apoio irrestrito, dado através de PY5EG. A Erick Allan, pelo desenvolvimento do logotipo. Equipe de Trabalho: PY2TDX Filipe Coordenador py2tdx@apre.com.br PY2RAR Ronan Coordenador de Radioescotismo py2rar@radioescotismo.com.br PY3NZ Cláudio Coordenador Técnico py3nz@radioescotismo.com.br PY2ZZ Moraes Programação Escoteira In memoriam PY2EV Euclides Atividades Propostas py2ev@apre.com.br GRUPO ESCOTEIRO MARECHAL RONDON 41ºSP Sede Nacional do Radioescotismo do Brasil

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.1 Jogos de Alcatéia (07 a 10 anos) Jogo da Memória em Cógido Q. Material Necessário: Cartolina, Tesoura e Canetinhas. Como fazer: Cortar quadrados com 5 cms por 5 cms Aplicação

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

Coordenação Geral: Filipe Bassetto PY2TDX

Coordenação Geral: Filipe Bassetto PY2TDX SUMÁRIO Assunto Página Assunto Página Logotipo da Atividade 1 Atividades Propostas: Lobinhos 29 O Scout s Field Day 1 a 3 Atividades Propostas: Escoteiros 31 Programação 3 Atividades Propostas: Seniores

Leia mais

JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO UNIDADES ESCOTEIRAS LOCAIS

JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO UNIDADES ESCOTEIRAS LOCAIS JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO UNIDADES ESCOTEIRAS LOCAIS JOTA JAMBOREE NO AR Regulamento Unidades Escoteiras Locais O JAMBOREE NO AR Art. 1. O Jamboree-On-The-Air / JOTA - é a maior atividade escoteira

Leia mais

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG SS Justiça MG Junho 2018 Tabela 1 Tribunais de Justiça Estaduais posicionados conforme Vencimento Básico Vencimentos

Leia mais

JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO ESTAÇÕES

JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO ESTAÇÕES JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO ESTAÇÕES JOTA JAMBOREE NO AR Regulamento Estacões O JAMBOREE NO AR Art. 1. O Jamboree-On-The-Air / JOTA - é a maior atividade escoteira mundial, de caráter anual: 1.1.

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2015 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL Região de São Paulo Equipe Regional de Radioescotismo ORIENTAÇÕES SOBRE O REGULAMENTO DO 52º JAMBOREE NO AR

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL Região de São Paulo Equipe Regional de Radioescotismo ORIENTAÇÕES SOBRE O REGULAMENTO DO 52º JAMBOREE NO AR UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL Região de São Paulo Equipe Regional de Radioescotismo ORIENTAÇÕES SOB O GULAMENTO DO 52º JAMBOE NO AR DÚVIDAS FQUENTES 1. Período de Competição: Qual será o período de competição

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão 14,6% 14,5% 14,0% 14,0% 13,2% 13,1% 12,1% Contabilizando para o Cidadão Nº de Famílias Beneficiadas pelo Bolsa Família em Relação ao Total de Famílias do Estado - Ano 2017 50,00% 48,6% Nº de Famílias Beneficiadas

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão Gasto Médio por Deputado Estadual - Assembleias Legistativas Estaduais - Ano 2017 R$17,5 R$16,9 R$15,9 Gasto Médio Anual por Deputado Estadual (em Milhões de R$) Média Nacional - Gasto Anual por Deputado

Leia mais

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A ACRE B1 Repouso Semanal Remunerado 18,06 0,00 18,06 0,00 B2 Feriados 4,77 0,00 4,77 0,00 B3 Auxílio - Enfermidade 0,91 0,69 0,91 0,69 B4 13º Salário 10,97 8,33 10,97 8,33 B7 Dias de Chuvas 1,68 0,00 1,68

Leia mais

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6.

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6. Produção Brasileira de Abacaxi por Estado 2007 Pará 15.462 701.948 125.596 Paraíba 11.600 625.527 150.054 Minas Gerais 7.593 596.668 127.597 Bahia 6.430 282.634 63.185 São Paulo 3.620 271.380 76.161 Rio

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade Agência Nacional de Telecomunicações Entidade Aferidora da Qualidade Qualidade da Banda Larga Publicação de Indicadores (Março/15) Medição Banda Larga Fixa (SCM) Para a medição da banda larga fixa (SCM)

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade Agência Nacional de Telecomunicações Entidade Aferidora da Qualidade Qualidade da Banda Larga Publicação de Indicadores (Maio/15) Medição Banda Larga Fixa (SCM) Para a medição da banda larga fixa (SCM)

Leia mais

ção: Motivaçõ ções e Metas

ção: Motivaçõ ções e Metas Equidade e Eficiência Educaçã ção: Motivaçõ ções e Metas RANKINGS REGIONAIS MOTIVOS DE EVASÃO Ranking Motivo de Evasão: TRABALHO (Demanda1) TOTAL BRASIL 1,43 0 a 17 anos 1 Minas Gerais 2,27 2 Pernambuco

Leia mais

* QUESTÕES DA PROVA DE TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL *

* QUESTÕES DA PROVA DE TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL * * QUESTÕES DA PROVA DE TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL * QUESTÕES DE SIMPLES ESCOLHA 01 - A palavra "break" é utilizada para : a ( ) Pedir oportunidade. b (X) tráfego de emergência. c ( ) Transmitir QTC familiar.

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO N o 514, DE 7 DE OUTUBRO DE 2008 Aprova a alteração do Regulamento Técnico para Prestação do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média e em Onda Tropical

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2016 Data: 24/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos 2016 Estado

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO NO BRASIL

ABERTURA E ENCERRAMENTO NO BRASIL REGULAMENTO JOTA 20 O JAMBOREE NO AR Art. 1. O Jamboree on the air (Jota) é uma atividade escoteira mundial, de caráter anual, realizada sempre no terceiro final de semana de outubro, das 0h UTC* de sábado

Leia mais

ANTENAS E PROPAGAÇÂO. Projeto gráfico, fotos, capa e conteúdo: S. Rocha Revisão : Professora de literatura Mara Pará

ANTENAS E PROPAGAÇÂO. Projeto gráfico, fotos, capa e conteúdo: S. Rocha Revisão : Professora de literatura Mara Pará ANTENAS E PROPAGAÇÂO Eng. Telecomunicações Samuel Rocha, 1954- Antenas e Propagação ISBN 978-85-908626-1-1 Rio de Janeiro, Studium Telecom, 1ª Edição, 2006 Copyright 2006 Todos os direitos reservados.

Leia mais

SONDAGEM SOBRE HÁBITOS DE LEITURA E DE PESQUISA JURÍDICA ASSOCIADOS AASP. Q1 Sexo. Respondidas: Ignoradas: 36

SONDAGEM SOBRE HÁBITOS DE LEITURA E DE PESQUISA JURÍDICA ASSOCIADOS AASP. Q1 Sexo. Respondidas: Ignoradas: 36 Q1 Sexo Respondidas: 5.469 Ignoradas: 36 Feminino Masculino Feminino Masculino 36,83% 2.014 63,17% 3.455 Total 5.469 1 / 14 Q2 Faixa etária Respondidas: 5.485 Ignoradas: 20 Até 25 anos 26 a 35 anos 36

Leia mais

consolidando o que já aplicamos no Brasil há alguns anos, ao tornar o JOTA um verdadeiro Jamborre com subcampos, temas, bases e atividades sugeridas.

consolidando o que já aplicamos no Brasil há alguns anos, ao tornar o JOTA um verdadeiro Jamborre com subcampos, temas, bases e atividades sugeridas. JOTA PIONEIRO 2018 2 1 INTRODUÇÃO O Termo Rover Scout foi apresentado por BP em artigo da The Boy Scouts Headquarters Gazette, em setembro de 1918, apresentando um novo Ramo e sugerindo aventura e liberdade.

Leia mais

APOSTILA DO EXAME SOBRE LEGISLAÇÃO DO RADIOAMADOR

APOSTILA DO EXAME SOBRE LEGISLAÇÃO DO RADIOAMADOR APOSTILA DO EXAME SOBRE LEGISLAÇÃO DO RADIOAMADOR 01)O serviço de radioamador tem entre seus objetivos: A ( ) Obtenção de lucros B ( ) Divulgação de sucessos musicais C ( ) Comunicação técnica D ( ) Treinamento

Leia mais

Rio Claro, 28 de fevereiro de Aos entusiastas e colaboradores do Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil. Olá a todos!

Rio Claro, 28 de fevereiro de Aos entusiastas e colaboradores do Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil. Olá a todos! Rio Claro, 28 de fevereiro de 2018 Aos entusiastas e colaboradores do Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil Olá a todos! O tema do VII Jamboree Nacional é Explorando novos caminhos. Inspirados pelas

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018

TRIBUTÁRIO. Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018 TRIBUTÁRIO Magazine Luiza Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018 SUMÁRIO 1. QUAIS AS CERTIDÕES EXIGIDAS 2. CND FEDERAL 3. CND TRABALHISTA 4. CND ESTADUAL 5. O QUE ACONTECE SE NÃO APRESENTAR AS CERTIDÕES?

Leia mais

FILTRO PASSA BANDA PARA A FAIXA DE 6 METROS

FILTRO PASSA BANDA PARA A FAIXA DE 6 METROS FILTRO PASSA ANDA PARA A FAIXA DE 6 METROS PU2XEA por Lúcio A. Magalhães Filho 1. INTRODUÇÃO A necessidade de se usar um filtro para a banda de 6 metros ficou evidente quando percebi que certos transceptores

Leia mais

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE REGIONAIS BRASIL Aplicada a metodologia descrita nos itens. a. para todos os Estados dos Brasil e para o Distrito Federal, se obteve os números totais de aterros regionais para cada

Leia mais

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 01) CFM RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício de 2016. O, no uso das atribuições conferidas pela Lei

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

TÊNIS DE MESA Nº 03 17/11/2017

TÊNIS DE MESA Nº 03 17/11/2017 TÊNIS DE MESA Nº 03 17/11/2017 TÊNIS DE MESA LOCAL DE COMPETIÇÃO Local: Ginásio do Comando Militar do Planalto End: SMU INFORMAÇÕES GERAIS Informamos aos senhores técnicos e atletas participantes da competição

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 (Publicada no D.O.U. de 20 de dezembro 2016, Seção I, p. 75) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

CNH digital é grátis na maioria dos estados, mas é cobrada em Goiás e Piauí

CNH digital é grátis na maioria dos estados, mas é cobrada em Goiás e Piauí CNH digital é grátis na maioria dos estados, mas é cobrada em Goiás e Piauí Variação de preço é alta: ela custa R$ 10 em GO e mais de R$ 200 no PI. Nem todos os estados oferecem o documento: veja se o

Leia mais

AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS ESTADUAIS BRASILEIRAS. Keyla Santos Jussara Borges

AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS ESTADUAIS BRASILEIRAS. Keyla Santos Jussara Borges AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS ESTADUAIS BRASILEIRAS Keyla Santos Jussara Borges Art. 1º - É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de

Leia mais

FESTIVAL DE PIONEIRIAS

FESTIVAL DE PIONEIRIAS FESTIVAL DE 1. ASPECTOS GERAIS O 1º Festival de Pioneirias Escoteiras Ramo Escoteiro é uma atividade descentralizada, ou seja, cada tropa e/ou patrulha poderá realizar as atividades em sede ou em acampamento,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 (Publicada no D.O.U. de 15 de dezembro de 2015, Seção I, p. 248) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

TÊNIS DE MESA Nº 04 13/09/2017

TÊNIS DE MESA Nº 04 13/09/2017 TÊNIS DE MESA Nº 04 13/09/2017 Relatório de Resultados TÊNIS DE MESA - EQUIPES - Feminino 13/09/2017 HORA JOGO FASE UF RESULTADO UF PARCIAIS CAT 09:00 J1 ELIM GOIAIS 1 X 3 MATO GROSSO 0-2\2-1\0-2\0-2 F

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO PARANÁ DIRETORIA DE PROGRAMA EDUCATIVO RAMO ESCOTEIRO

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO PARANÁ DIRETORIA DE PROGRAMA EDUCATIVO RAMO ESCOTEIRO UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO PARANÁ DIRETORIA DE PROGRAMA EDUCATIVO RAMO ESCOTEIRO BOLETIM INFORMATIVO Nº01 JUNHO 2017 ESCOTEIROS DO BRASIL Região do Paraná Rua Ermelino de Leão, 492 CEP 80410-230

Leia mais

TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015

TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015 ! TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015! Jogos Escolares da Juventude 2015 12 a 14 anos Boletim Oficial de Resultados 04/09/2015 CENTRO DE FORMAÇÃO OLÍMPICA - QUADRA 1 TÊNIS DE MESA - EQUIPE - Feminino 1 09:00

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 (Publicada no D.O.U. de 09 de janeiro de 2014, Seção I, p. 66) Aprova a previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D TABELA BÁSICA / EDIÇÃO 2016 PRIMEIRA FASE REF ROD DATA - DIA HORA GR JOGO ESTÁDIO CIDADE 1ª 12/06 - Dom A1 Rondônia RO x Amazonas AM A1 Acre AC x Amapá AP A2 Tocantins

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO VERDE E AMARELO

REGULAMENTO DO CONCURSO VERDE E AMARELO REGULAMENTO DO CONCURSO VERDE E AMARELO 1.PERÍODO: Data Modo Hora Evento Terceiro sábado de agosto CW 21:00 (UTC) Início Terceiro domingo de agosto CW 21:00 (UTC) Fim Quarto sábado de agosto SSB 21:00

Leia mais

SIMULAÇÃO Técnica e Ética Operacional PY1IB

SIMULAÇÃO Técnica e Ética Operacional PY1IB SIMULAÇÃO Técnica e Ética Operacional PY1IB 1ª Pergunta: Antes de fazer um CQ, o que se deve fazer? A Aumentar o volume do transmissor. B Identificar se por três vezes. C Certificar se que a QRG está desocupada.

Leia mais

Boletim 1 BAMBUCRAFT 01 e 02 de Setembro 2018

Boletim 1 BAMBUCRAFT 01 e 02 de Setembro 2018 Boletim 1 BAMBUCRAFT 01 e 02 de Setembro 2018 1. A Atividade: TEMA: Técnicas Escoteiras de Construção DATA: 01 e 02 de Setembro de 2018. LOCAL: Campo Escoteiro Paulo dos Reis, Rio Vermelho. Taxa de Inscrição:

Leia mais

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE SUPLEMENTOS MINERAIS RUA AUGUSTA, 2676 13 ANDAR SALA 132 CEP 01412-100 SÃO PAULO SP Telefone: (011) 3061-9077 e-mail:

Leia mais

Iniciando a Sequência Didática

Iniciando a Sequência Didática SEQUÊNCIA DIDÁTICA Nome do Bolsista/Voluntário: Licenciando do curso de Física Janderson Mendes de Sousa Co- autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada:

Leia mais

BOLETIM DE SORTEIO JENAF 2015 Realização 09/04/ h30min (horário de Brasília) Transmissão via internet -

BOLETIM DE SORTEIO JENAF 2015 Realização 09/04/ h30min (horário de Brasília) Transmissão via internet - BOLETIM DE SORTEIO JENAF 2015 Realização 09/04/2015 16h30min (horário de Brasília) Transmissão via internet - www.fenabb.org.br. FUTEBOL MINICAMPO ACRE MATO GROSSO ALAGOAS MATO GROSSO DO SUL RONDÔNIA AMAPÁ

Leia mais

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil.

Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Projeto Natal - Qual o significado do natal? - Educação Infantil. Confira a seguir o projeto natal para alunos da educação infantil. O que o aluno poderá aprender com esta aula Conhecer o significado e

Leia mais

Tropa Escoteira Padrão 2012 Grau de Eficiência

Tropa Escoteira Padrão 2012 Grau de Eficiência Tropa Escoteira Padrão 2012 Grau de Eficiência REGULAMENTO O concurso Tropa Escoteira Padrão é uma proposta da União dos Escoteiros do Brasil Região do Paraná, de incentivo ao crescimento e às boas práticas

Leia mais

Relatório Equipe Nacional de Relações Institucionais Novembro de 2012

Relatório Equipe Nacional de Relações Institucionais Novembro de 2012 Relatório Equipe Nacional de Relações Institucionais Novembro de 2012 Introdução O Pacto Escoteiro foi lançado no dia 11 de setembro de 2012, propondo ser uma ferramenta para que os grupos escoteiros filiados

Leia mais

COMISSÃO ORGANIZADORA

COMISSÃO ORGANIZADORA COMISSÃO ORGANIZADORA PRESIDENTE DA CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) Sr. Robson Lopes Aguiar PRESIDENTE DA FDEPR (Federação do Desporto Escolar do Paraná) Sr. Clésio de Marins Prado DIRETORIA

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Jogo das cédulas tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 20 LEDs 3 volts, de alto brilho; 1 caixa de papelão com tampa. aproximadamente Largura

Leia mais

ELEIÇÕES CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM CARTILHA DO VOTO PELA INTERNET

ELEIÇÕES CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM CARTILHA DO VOTO PELA INTERNET 20 17 ELEIÇÕES CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM CARTILHA DO VOTO PELA INTERNET 1 APRESENTAÇÃO O Conselho Federal de Enfermagem apresenta aos profissionais a Cartilha do Voto pela Internet, reunindo informações

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: Papel adesivo A4 branco; 6 LEDs de 5mm alto brilho; 1 buzzer de 3V; 1 bateria 3V; Papel paraná; 2 placas

Leia mais

NOTA OFICIAL Nº 002/2019 CAMPEONATOS BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO - SELETIVA NACIONAL 2019

NOTA OFICIAL Nº 002/2019 CAMPEONATOS BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO - SELETIVA NACIONAL 2019 NOTA OFICIAL Nº 002/2019 CAMPEONATOS BRASILEIRO ESCOLAR DE FUTEBOL DE CAMPO - SELETIVA NACIONAL 2019 Às Federações Escolares Filiadas à CBDE Brasília, 10 de janeiro de 2019. Prezados Presidentes, A Confederação

Leia mais

TAX GAME CASO PRÁTICO

TAX GAME CASO PRÁTICO TAX GAME CASO PRÁTICO REGRAS: - Uma vez escolhido o local da sede da matriz, você não pode alterá-lo. - Após realizada a oferta de preço de venda, não é possível alterá-la. PONTUAÇÃO: - Nesta rodada, a

Leia mais

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil O presente documento tem por

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA É MEMBRO

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA É MEMBRO A Instituição OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA É MEMBRO Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas Aliança Global de Organizações Não Governamentais de Segurança Viária O OBSERVATÓRIO

Leia mais

RESULTADO DA PESQUISA DE RADIOESCOTISMO 2016

RESULTADO DA PESQUISA DE RADIOESCOTISMO 2016 Caro associado, A Coordenação Regional de Radioescotismo gostaria de agradecer imensamente aos 24 Grupos Escoteiros que responderam a nossa Pesquisa, realizada nos meses de junho e julho deste ano. Em

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes - 2015 Data: 18/05/2016 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de acidentes -

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO PARANÁ DIRETORIA DE PROGRAMA EDUCATIVO RAMO ESCOTEIRO

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO PARANÁ DIRETORIA DE PROGRAMA EDUCATIVO RAMO ESCOTEIRO UNIÃO DOS REGIÃO PARANÁ DIRETORIA DE PROGRAMA EDUCATIVO RAMO ESCOTEIRO BOLETIM INFORMATIVO Nº01 JUNHO 2018 1. DATA A atividade ocorrerá durante o mês de junho de 2018 (desde 02/06/2018 até 30/06/2018),

Leia mais

EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS ENSINOS INFANTIL E MÉDIO PAINEL 1: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS ENSINOS INFANTIL E MÉDIO PAINEL 1: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS ENSINOS INFANTIL E MÉDIO PAINEL 1: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Rio de Janeiro, 25 de Setembro de 2017 161905-Implementando o m... 016 v2

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES TESTE DE AVALIAÇÃO

LEGISLAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES TESTE DE AVALIAÇÃO LEGISLAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES TESTE DE AVALIAÇÃO Fonte: ANATEL DEZ/2008 LEGISLAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES TESTE DE AVALIAÇÃO 70 Qual dos documentos abaixo relacionados autoriza o radioamador a instalar sua

Leia mais

RH-DX1020 Antena Portátil 10, 12 15, 17, 20m MANUAL DE MONTAGEM

RH-DX1020 Antena Portátil 10, 12 15, 17, 20m MANUAL DE MONTAGEM RH-DX1020 Antena Portátil 10, 12 15, 17, 20m MANUAL DE MONTAGEM Obrigado por ter escolhido a Antena SPIDERDXMAN RH- DX1020, uma antena tipo Cobweb para uso portátil nas faixas de 10, 12, 15, 17 e 20 metros.

Leia mais

Semana do Escoteiro 2016

Semana do Escoteiro 2016 Semana do Escoteiro 2016 Estamos em um mês muito importante para o escotismo, o mês de abril. Pois no mês de abril comemoramos o Dia Mundial do Escoteiro. Dedicamos uma semana especialmente para comemorar

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2015 Data: 18/05/2016 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos - 2015

Leia mais

EXPEDIENTE NA LABRE-RJ EXPEDIENTE AOS SÁBADOS FREQUÊNCIA DE QRV DA LABRE-RJ PORQUE FALHARAM AS COMUNICAÇÕES EM PEDRÓGÃO GRANDE, PORTUGAL?

EXPEDIENTE NA LABRE-RJ EXPEDIENTE AOS SÁBADOS FREQUÊNCIA DE QRV DA LABRE-RJ PORQUE FALHARAM AS COMUNICAÇÕES EM PEDRÓGÃO GRANDE, PORTUGAL? PORQUE FALHARAM AS COMUNICAÇÕES EM PEDRÓGÃO GRANDE, PORTUGAL? Importante relato do Radioamador Português, João Paulo Saraiva CT1EBZ, que faz uma análise das tecnologias, que, na hora da catástrofe, entram

Leia mais

CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016

CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 CENSO BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS 2015/2016 V2 1 1. SETOR 2 UNIVERSO DISTRIBUIÇÃO MACRO REGIÕES SHOPPINGS EM OPERAÇÃO - UNIDADES 26 NORTE 80 NORDESTE 50 CENTRO OESTE 292 SUDESTE 520 +3,5% 538 SHOPPINGS

Leia mais

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS icat 15.5.213 ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS PONTUAÇÃO RESULTADO DOS ESTADOS BRASILEIROS 6 5 4 3 2 1 AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG PA

Leia mais

Ministério para as Crianças disponibiliza direcionamentos para Mobilização de Oração Sex, 12 de Dezembro de :55

Ministério para as Crianças disponibiliza direcionamentos para Mobilização de Oração Sex, 12 de Dezembro de :55 Mais um ano se passou e que bom que estamos juntos! Estamos vivendo o tempo do advento. Advento é tempo de espera e de preparação para receber a visita mais que especial do Menininho Jesus. Que possamos

Leia mais

Resolução nº 656/2010

Resolução nº 656/2010 Resolução nº 656/2010 RESOLUÇÃO CONFERE Nº 656, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 Fixa os valores das anuidades para o exercício de 2011 cobrados pelos Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais das pessoas

Leia mais

Prognóstico por coligação

Prognóstico por coligação Prognóstico por coligação Acre FRENTE POPULAR DO ACRE II LIBERDADE E PRODUZIR PARA EMPREGAR I Alagoas FRENTE POPULAR POR ALAGOAS I PTB-PRB-PMN-PSL- PHS-PTC FRENTE PELO BEM DE ALAGOAS Tendência eleição

Leia mais

SEMANA DO ESCOTEIRO

SEMANA DO ESCOTEIRO SEMANA DO ESCOTEIRO -2015- Como ocorre nos últimos anos, estamos lançando novamente a Semana do Escoteiro com o objetivo de promover uma grande atividade em comemoração ao Dia do Escoteiro. A cada ano

Leia mais

VEJA ABAIXO O PROJETO DETALHADO

VEJA ABAIXO O PROJETO DETALHADO Olá, Se você acabou de comprar ou está pensando em adquirir um equipamento receptor de sinais ADS-B e não sabe ainda como montar sua antena externa, que é extremamente imprescindível, este tutorial ira

Leia mais

O Garimpeiro da Sobriedade

O Garimpeiro da Sobriedade 1 O Garimpeiro da Sobriedade Edição - 014 Ano - 02 Jacobina - BA, 28 de Fevereiro de 13 Distribuição Gratuita JORNAL INFORMATIVO DO SETOR C DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS EDITORIAL Prezados Companheiros e Companheiras,

Leia mais

RADIOESCOTISMO NO DESAFIO SÊNIOR 2017

RADIOESCOTISMO NO DESAFIO SÊNIOR 2017 RADIOESCOTISMO NO DESAFIO SÊNIOR 2017 7 A 10 DE SETEMBRO DE 2017 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Ch. Pablo Galhardo PU2PQG RADIOESCOTISMO NO DESAFIO SÊNIOR 2017 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Nos dias 7 a 10 de setembro

Leia mais

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Fonte: IBGE/Pnad. Elaboração própria. Nota: a PNAD até o ano de 2003 não abrangia a área rural da região Norte (exceto o Tocantins). Nos anos de 1994, 2000

Leia mais

Coordenadoria de Defesa da Concorrência. jan/02 fev/02 mar/02 abr/02 mai/02 jun/02 jul/02 ago/02 (¹) ago/02 (²) set/02 out/02 nov/02 dez/02

Coordenadoria de Defesa da Concorrência. jan/02 fev/02 mar/02 abr/02 mai/02 jun/02 jul/02 ago/02 (¹) ago/02 (²) set/02 out/02 nov/02 dez/02 Brasil Preço de Realização do Produtor 8,08 8,10 8,09 7,72 7,73 8,44 8,91 8,97 8,24 8,27 8,51 10,53 11,31 CIDE (1,32) (1,33) (1,32) - - - - - - - - - - PIS/COFINS 1,32 1,33 1,32 1,51 1,51 1,65 1,74 1,76

Leia mais

R E V I STA. Abrangência Nacional MÍDIA KIT

R E V I STA.  Abrangência Nacional MÍDIA KIT R E V I STA viva mais Abrangência Nacional MÍDIA KIT R E V I S T A viva mais informação cidadania saúde política turismo A é uma revista de distribuição gratuita, mensal, com foco nas associações de aposentados

Leia mais

SISTEMA PENITENCIÁRIO

SISTEMA PENITENCIÁRIO Avante Instituto Brasil SISTEMA PENITENCIÁRIO Natália Macedo Sanzovo Coordenadora e Pesquisadora do Instituto Avante Brasil Data: 21/12/2012 Evolução da População Carcerária (1990-2012*) 2 Evolução da

Leia mais

(Consulte:

(Consulte: 1. Aspectos Gerais O 1º Festival de Comidas Mateiras é uma atividade escoteira regional descentralizada, ou seja, cada tropa e/ou patrulha poderá realizar as atividades em sede ou em um acampamento em

Leia mais

Prezados associados da LABRE-RJ É com muita alegria que informamos que, após 7 anos de lutas, conseguimos registrar e disponibilizar para os nossos associados o ESTATUTO SOCIAL da LABRE-RJ. Agora sim,

Leia mais

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS. SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS. SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES METODOLOGIA Perguntas Enviadas: 3 Responderam: 25 UF/Mun.

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO FARINHA DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO FARINHA DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE FARINHA DE TRIGO 2019 (POR PAÍS) PAÍSES ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 33.213,94 22.249,32 25.225,46 26.146,24 27.869,85 134.704,81 Valor Fob ( Us$/Mil ) 11.177,97 7.645,91 8.634,27

Leia mais

Vencimento 22/07/2015

Vencimento 22/07/2015 Nº do Cliente: 316861 Período: 04/06/2015 a 03/07/2015 Mês de referência: 07/2015 Data de emissão: 08/07/2015 Número do celular: 11 95008-0541 Nº da fatura: 000000108919 Vencimento 22/07/2015 Total a Pagar

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

Caminho: Configurações>Parâmetros por empresa Aba Impressos

Caminho: Configurações>Parâmetros por empresa Aba Impressos Futura Server 1 Nova aba de impressão Documento Auxiliar Caminho: Parâmetros por empresa Aba Impressos Foi desenvolvido uma nova aba de configuração de para mini impressora, layout ou pedido dinâmico,

Leia mais

Regulamentação dos novos percentuais de MVA por meio do Decreto n 648/2015, com efeitos a partir de

Regulamentação dos novos percentuais de MVA por meio do Decreto n 648/2015, com efeitos a partir de AUTOPEÇAS ESTADO SIGNATÁRIA PROTOCOLO ICMS 41/2008 SIGNATÁRIA PROTOCOLO ICMS 97/2010 ALÍQUOTA ICMS INTERNA MVA INTERNA Orientação Acre SIM SIM 17% 71,78% Alagoas SIM SIM 18% 71,78% Amapá SIM SIM 18% 71,78%

Leia mais

Ceará: Resultados do PIB Trimestral 3 0 Trimestre/2007

Ceará: Resultados do PIB Trimestral 3 0 Trimestre/2007 Ceará: Resultados do PIB Trimestral 2003-2007 eloisa@ipece.ce.gov.br rogerio.soares@ipece.ce.gov.br Fortaleza 2009 CEARÁ: COMPOSIÇÃO Ceará: DO Resultados PRODUTO INTERNO do PIB BRUTO Trimestral A PREÇOS

Leia mais

RADIOAMADORISMO O MUNDO EM SEU LAR EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB/RS

RADIOAMADORISMO O MUNDO EM SEU LAR EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB/RS RADIOAMADORISMO O MUNDO EM SEU LAR EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB/RS RADIOESCOTISMO INTRODUÇÃO Equipe Regional de Radioescotismo UEB/RS O que é Radioamadorismo? O radioamadorismo é um hobby. É praticado

Leia mais

Pesquisa de Emprego em Tecnologia da Informação JULHO DE 2017

Pesquisa de Emprego em Tecnologia da Informação JULHO DE 2017 Pesquisa de Emprego em Tecnologia da Informação JULHO DE 2017 DEFINIÇÕES A Pesquisa de Emprego em Serviços é desenvolvida pela CNS/FESESP/SEPROSP com base em dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do

Leia mais

PEQUENA EMPRESA: TRANSFORME INFORMAÇÕES EM BONS NEGÓCIOS

PEQUENA EMPRESA: TRANSFORME INFORMAÇÕES EM BONS NEGÓCIOS Palestras Gerenciais PEQUENA EMPRESA: TRANSFORME INFORMAÇÕES EM BONS NEGÓCIOS COMO O USO ADEQUADO DA INFORMAÇÃO PODE COLABORAR PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DE SUA EMPRESA Manual do participante Autoria:

Leia mais

PERCENTUAL DAS MULTAS QUE SÃO PAGAS PELAS EMPRESAS (de 2001 a 2005) Amapá 31,28% Maranhão 29,27%

PERCENTUAL DAS MULTAS QUE SÃO PAGAS PELAS EMPRESAS (de 2001 a 2005) Amapá 31,28% Maranhão 29,27% 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO 1 QUESTÃO 1 (VALOR: 2,0) No primeiro dia de janeiro de 2006, O Globo publicou uma reportagem intitulada Multas pagas pela metade, na qual afirma que apenas 46% das multas

Leia mais

Consumo de mídia, aplicativos e redes sociais. Abril de 2017

Consumo de mídia, aplicativos e redes sociais. Abril de 2017 Consumo de mídia, aplicativos e redes sociais Abril de 2017 OBJETIVOS DO ESTUDO Investigar os hábitos de mídia, uso de aplicativos e redes sociais das pessoas que moram sozinhas. METODOLOGIA Público alvo:

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO SCM PLANO ALTERNATIVO N 015-E - SCM

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO SCM PLANO ALTERNATIVO N 015-E - SCM PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO SCM PLANO ALTERNATIVO N 015-E - SCM EMPRESA CLARO S/A, autorizada do Serviço de Comunicação Multimidia. NOME DO PLANO Infosat Prime PAS 015-E - SCM TIPO DE SERVIÇO Transporte

Leia mais