RADIOAMADORISMO O MUNDO EM SEU LAR EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB/RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RADIOAMADORISMO O MUNDO EM SEU LAR EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB/RS"

Transcrição

1 RADIOAMADORISMO O MUNDO EM SEU LAR EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB/RS

2 RADIOESCOTISMO INTRODUÇÃO Equipe Regional de Radioescotismo UEB/RS

3 O que é Radioamadorismo? O radioamadorismo é um hobby. É praticado em todos os países do mundo, sujeito a normas e regulamentos que são discutidos e aprovados em convenções internacionais

4 O que é Radioamador? Operador de Estação de Radioamador, é o nome que é dado a pessoa que está operando o equipamento.

5 Como tudo começou? 1864,James Maxwell prevê a existência das ondas de rádio. 1888, o físico alemão Heinrich Hertz comprova a existência das ondas de rádio. 1896, o italiano Guglielmo Marconi realiza experiências com a transmissão dos primeiros sinais telegráficos que conseguem ser captados a centenas de metros de distância, criando o telégrafo sem fio.

6 No Brasil, já em 1893, muito antes de Marconi, o gaúcho Padre Landell de Moura realizava demonstrações públicas de transmissão de mensagens à distância, na capital paulista. 1835, o pintor Samuel Finley Morse, cria o código morse.

7 A importância do radioamadorismo: - Na utilização do código Morse nos primeiros anos da telegrafia sem fio; - No comportamento dos sinais de rádio em ondas curtas; - Na exploração das freqüências de VHF; - Nos ensaios de novos tipos de antena; - Estudo dos fenômenos de propagação; - Técnicas de transmissão com o SSB; - Pioneiros na utilização de satélites artificiais, lançando em 1961 o OSCAR 1.

8 Uma infinidade de opções: Os radioamadores podem utilizar diversas técnicas para a transmissão e recepção de sinais através de suas estações.

9 As estações podem ter sofisticados transceptores, industrial ou artesanal. Os radioamadores também podem instalar e utilizar estações não só em seus respectivos domicílios, mas também em seus automóveis, aeronaves, embarcações, etc. Podem operar em qualquer parte do território nacional e, em casos especiais, com a devida licença emitida pelo país visitado, também do exterior.

10 Modalidades de comunicação empregadas pelos radioamadores

11 Fonia (AM FM SSB) Contato por voz Utilizando um microfone ligado a um emissor-receptor (transceptor)

12 Packet - Cluster Através da ligação dos computadores pessoais ao rádio através de um modem (TNC), podem-se estabelecer contatos em tempo real com estações locais ou internacionais, trocando informações importantes ou deixando mensagens em uma BBS quando o interlocutor não se encontra presente.

13 RTTY radioteletipo É a combinação de um ou mais sinais, até a quantidade de 5, seguidos ou alternados, determinando o caractere a ser transmitido.

14 CW continuous waves Baseado num código inventado por Samuel Morse a que, a cada caractere de escrita é atribuído um conjunto de pontos e traços, é possível comunicar com estações de todo o mundo, pois este código é universal. Para este modo necessita-se pouca potência. Modo ideal para péssimas condições de propagação. É obrigatório o seu exame para os Radioamadores que pretendem alcançar a Classe C, B e A.

15 SSTV ATV (televisão) Transmissões de televisão ao vivo, a cores ou preto e branco, são possíveis através de SSTV (Slow Scan Television) para todo o Mundo ou ATV (Amateur Television) para emissões locais, utilizando um simples gravador, uma câmara de TV ou o seu PC.

16 Comunicação via satélite É possível o contato de Radioamadores de todo o Mundo sendo a estação repetidora um Satélite, nas bandas de VHF e UHF. Estes Satélites são de concessão e construção exclusiva de Radioamadores, e suportados pelos mesmos, através de Associações Nacionais e Internacionais criadas para este fim.

17 EME(Earth-Moon-Earth) Reflexão na Lua terra - lua - terra Este modo semelhante ao anterior no seu modo de operar, torna-se no entanto bastante diferente pelo fato de não existir na Lua nenhuma estação repetidora, e por esse fato ser um modo extremamente exigente nas condições técnicas da estação de onde se opera. Um grande desafio à técnica e imaginação!

18 Outras atividades realizadas Concursos Existem a nível Nacional e Internacional, competições onde se põem à prova a capacidade técnica e de resistência dos Radioamadores. Sempre dentro dos mais rigorosos princípios de desportivismo e honestidade, estas competições exigem muito de quem nelas participa, sendo comum ao longo de um concurso de 48 horas serem feitos mais de contatos, com períodos onde se efetuam por vezes mais de 50 contactos por minuto.

19 DX Expedições Esta atividade é o sonho de qualquer Radioamador. É um passeio de radioamadores em geral a lugares onde não existem operadores que tanto pode ser o Pólo Norte como uma ilha completamente desconhecida. Muitas vezes e para a maioria limita-se a uma operação do local de férias no estrangeiro ou de uma ilha do seu próprio país.

20 Scarborough Reef / Ásia Exemplo disso!!! Acredite, esse lugar para os radioamadores é considerado um país!!!

21 Este lugar também, no extremo pólo norte!!!! Franz Joseph Land

22 Equipamentos Existem equipamentos para todos os gostos dependendo do seu $$$ (QSJ)! Podem ser construídos em sua própria casa, pois existem vários projetos publicados e devidamente aprovados. Podem ser comprados pois existem vários fabricantes no mercado, e também, já usados com bons preços variando o seu preço. No Brasil, atualmente não existem fabricantes de equipamentos para radioamadorismo.

23 Marcas mais presentes no mercado

24 Antenas É o elemento final de um sistema de transmissão, que tem a função de mandar para o espaço ou receber os sinais gerados por um transmissor. Esses sinais mandados para o espaço serão captados por outras antenas com as mesmas características de uma antena que os emitiu.

25 Dipolo A dipolo de ½λ é provavelmente a mais simples antena utilizada pelos radioamadores, ela consiste de dois ¼λ de comprimento de fio.

26 Yagi

27 Cúbica de quadro

28 Verticais

29 O que é necessário para tornar-se um radioescuta? Para a obtenção do certificado de radioescuta, o candidato deverá apresentar: Requerimento próprio devidamente preenchido; Anexar o documento de identidade que prove sua nacionalidade brasileira. Para o radioescuta não há prova de habilitação. A Anatel de posse dos documentos mencionados, expedirá o indicativo e o certificado. O radioescuta é designado pelas letras ZZ, seguidas do número correspondente a sua região e mais 4 algarismos.

30 O que é necessário para tornar-se um Radioamador? VONTADE!!! Habilitação: Brasileiros e maiores de 10 anos; Portugueses com igualdade de direito Radioamadores estrangeiros de países de reciprocidade; Funcionários de órgãos internacionais em serviço no Brasil A habilitação de concretizará com a expedição do COER (certificado de operador de estação de radioamador) pela Anatel.

31 Certificado de Operador de Estação de Radioamador

32 Os operadores se dividem em classes: As classes se diferenciam basicamente por: - Conhecimento técnico; - Índice de acerto; - Limitação de freqüências; - Limite de potência máxima.

33 Classe D delta - Maiores de 10 anos; - Teste de técnica e ética operacional (50%) - Teste de legislação (50%) Freqüências: VHF, UHF e 6 metros. Potência: 100 watts

34 Classe C charlie - Maiores de 10 anos; - Teste de técnica e ética operacional (70%) - Teste de legislação (70%) - Teste de CW (Código Morse 75 caracteres de 125 em 5 minutos Freqüências: VHF, UHF, 6, 10, 80 e 160 metros. Potência: 100 watts

35 Classe B bravo - Maiores de 18 anos; - Menores de 18 anos Titular de COER por 2 (dois) anos; - Teste de técnica e ética operacional (70%) - Teste de legislação (70%) - Teste de CW (Código Morse 87 caracteres de 125 em 5 minutos - Teste de conhecimentos técnicos RADIOELETRICIDADE (50%) Freqüências: VHF, UHF, 6, 10, 40, 80 e 160 metros. Potência: watts

36 Classe A alpha - Titular de COER por 1 (um) ano; - Teste de técnica e ética operacional (80%) - Teste de legislação (80%) - Teste de CW (Código Morse 180 caracteres em 250 em 5 minutos - Teste de conhecimentos técnicos Radioeletricidade (70%) Freqüências: Todas autorizadas para o Serviço de Radioamador Potência: watts exceto em 10MHz pwr 200 watts Os testes de CW e de Radioeletricidade para COER A, B ou C, podem ser dispensados por comprovação de curricular escolar ou documentos que comprove conhecimento equivalente ao candidato

37 Licença de Funcionamento de Estação de Radioamador Documento que autoriza e instalação e funcionamento de estação do serviço de radioamador. Validade de 5 anos, renovável 30 dias antes do término do prazo. Intransferível, consta: nome, classe, indicativo e potência máxima. A cada tipo de estação caberá uma licença. Para pessoa jurídica indicar classe A como responsável. Revogação ou renovação somente pela ANATEL

38 Modelo de Licença de Funcionamento de Estação

39 FISTEL É cobrado quando: Instalação da Estação, na expedição da licença; Renovação da licença a cada 5 anos; Alteração das características da estação; Mudança de classe de radioamador; Pagamento Anual.

40 Modelo FISTEL Taxa recolhida anual para fiscalização das comunicações

41 Tipo de Estações FIXA Instalada em local determinado. REPETIDORA Repetir automaticamente sinais de rádio de e para estações de radioamador. MÓVEL/PORTÁTIL Pode operar em movimento e de modo estacionário.

42 CÓDIGO FONÉTICO A B C D E F G H I J K L M N ALFA BRAVO CHARLIE DELTA ECO FOXTROT GOLF HOTEL INDIA JULIET KILO LIMA MIKE NOVEMBER

43 O P Q R S T U V W X Y Z OSCAR PAPA QUEBEC ROMEU SIERRA TANGO UNIFORM VICTOR WHISKEY X RAY YANKEE ZULU As estações brasileiras quando em contato entre si poderão usar o código acima, nomes de peças eletrônicas ou nomes de países.

44 CÓDIGO Q Em todos os serviços de telecomunicações s o utilizadas as séries de QRA a QUZ. As abreviaturas do código Q podem ser usadas tanto no sentido afirmativo, como no negativo; QRA - Qual o nome de sua estação? QRG - Qual minha FREQUÊNCIA exata? QRL - Você está ocupado? QRM - Está sendo interferido? QRO - Devo aumentar a potência do transmissor?

45 QRP - Devo diminuir a potência do transmissor? QRS - Devo transmitir mais devagar? QRT - Devo cessar a transmissão? QRU - Tem algo para mim? QRV - Está preparado? QRX - Quando me chamar novamente? QRZ - Quem está me chamando? QSB - A intensidade de meus sinais varia? QSD - Minha manipulação está defeituosa? QSJ - Qual a taxa a ser cobrada para...

46 QSL - Pode acusar recebimento? QSP - Quer retransmitir gratuitamente...? QSY - Devo transmitir em outra FREQUÊNCIA? QTC - Quantos telegramas tem para transmitir? QTH - Qual a sua posição em latitude e longitude QTR - Qual a hora certa?

47 INFRAÇÕES E PENALIDADES

48 Obrigações: Cumprir a legislação; Manter conduta ética sem desvirtuar a natureza do serviço; Submeter-se a fiscalização da ANATEL - prestando informações e permitindo vistorias - atender à novas legislações dentro dos prazos; - interromper o funcionamento da estação quando necessário; - prestar serviços de utilidade pública; - evitar interferências.

49 Infrações: MULTA Serão comunicados por escrito - Utilizar linguagem codificada não reconhecida; - Deixar de transmitir indicativo ou deturpá-lo SUSPENSÃO - Aceitar remuneração apor serviços prestados; - Executar o serviço sem observar as leis CASSAÇÃO - Deturpar eticamente a natureza do serviço; - Causar interferência.

50 Obrigações e os Deveres do Radioamador Pagar a taxa de instalação de sua estação; Pagar a taxa anual do FISTEL (taxa de fiscalização ) de sua estação (R$ 13,59); Não poderá operar sua estação ou qualquer outra sem transmitir o seu indicativo correto;

51 Deve ter em seu shack, à mostra: - certificado de habilitação, visível; - licença de funcionamento da estação; - livro de registro de comunicados; - recibo próprio da taxa do FISTEL; Estar ciente de que a licença concedida pela ANATEL ao radioamador tem caráter precário, podendo ser suspensa ou cassada em caso de infração; shack = local onde está montada a estação.

52 Livro de comunicados Todo radioamador organizado, deve possuir um livro de registro de comunicados. Nele deverão ser registrados todos os comunicados feitos por ele. O livro pode ser escrito ou digitalizado.

53 Livro escrito uso obrigatório Existem livros prontos comercializados pelas Labres ou lojas especializadas. Podem ser confeccionado em casa contendo os seguintes itens divididos em colunas e sequencializados em ordem numérica crescente: - data do comunicado; - indicativo de chamada da estação contatada; - horário (GMT) inicial e final do comunicado; - tipo de emissão usada (AM, SSB, CW...) - observações (nome, cidade, etc...)

54 Livro digitalizado São comercializados ou distribuídos gratuitamente na internet. Analizam e cruzam os dados para diversos diplomas.

55 GMT - Greenwich Mean Time / Tempo Médio de Greenwich Para evitar contusões, os horários das telecomunicações, da navegação aérea e marítima e muitos outros serviços são guiados pelo UTC. Isto inclui o radioamadorismo. Não é concebível (nem válida) que um radioamador anote no seu "log" e no cartão QSL algum horário local do seu despertador ou do relógio da cozinha. Como existe fusos horários, horários de temporada (verão), etc., ninguém pode orientar-se pelo horário local, especialmente nas comunicações DX. Se você mandar um cartão QSL com horário local para um amigo, digamos na França, o cartão pode até ser bonito, mas para ele não vale nada, pois no seu livro de registro ("log") consta o horário GMT. Na Inglaterra, perto de Londres, na localidade de Greenwich, é o primeiro Meridiano Internacional, zero grau de longitude. O início da contagem se dá em Greenwich (GMT, abreviação inglesa) e a sua hora é padrão internacional

56 O Brasil tem 4 fusos

57 Mapa horário mundial

58 Cartão QSL Na designação do código Q, o QSL quer dizer aviso de recepção e todo radioamador tem em mente pagar todo o cartão QSL ao colega com quem marcou o primeiro contato. Pode ser que o QSL que esteja sendo enviado seja o único que lhe falte para requerer um diploma que ele almeja. O cartão QSL não tem um modelo próprio, desde que seje no máximo do tamanho de um envelope de carta comum.

59 Exemplos de cartões QSL

60

61 Diplomas (awards) O diploma é a comprovação mais importante de que o radioamador é operante. Entretanto a sua conquista não é muito fácil, sobretudo os relacionados com DX, já que sua caça exige esforço, paciência e persistência, chegando a ser para muitos uma verdadeira paixão.

62 Considerando a importância dos diplomas, entra aqui o pagamento do cartão QSL, que é um gesto de cortesia para com aquela estação que lhe pagou. Existem uma imensa variedade de diplomas: - países, ilhas, continentes, estados daquele país, bairros, cidades, prefixos, regiões, faróis etc. Completado o número exigido pelo regulamento do diploma, o LOG deverá ser elaborado o quanto antes e apresentado junto com os cartões QSL a um check-point para devidamente autenticar.

63 Alguns exemplos de diplomas

64 INSÍGNIA NACIONAL DE RÁDIO ESCOTISMO 1. Apresentar a Licença de sua Estação de Radioamador, expedida pelo órgão oficial competente. 2. Comprovar que cumpre as obrigações legais vigentes para esse serviço. 3. Programar e utilizar sua estação como suporte de comunicação de seu Grupo, durante uma atividade de campo, apresentando relatório. 4. Ter participado ativamente de um Jamboree no Ar, apresentando os logs de sua estação. 5. Incluir o emblema do Rádio Escotismo Radio Scouting ( ) no seu cartão QSL.

65 Exemplo de QSL com logo do radioescotismo mundial

66 Enviar o cartão QSL e os dados completos de sua estação ao Escritório Nacional, incluindo: - Indicativo de Chamada - Nome completo do operador - Endereço Completo (inclusive CEP, Cidade e Unidade Federativa). - Nome, numeral e endereço completo do Grupo a que pertence. - Incluir, quando houver: DDD, fone, fax, endereço eletrônico, packet, número de patrulheiro, etc.

67 PROCESSO DE CONCESSÃO DA INSÍGNIA NACIONAL DE RÁDIO ESCOTISMO Atendidas as exigências acima, o direito ao uso da Insígnia de Rádio Escotismo será conferido da seguinte forma: - Para membros juvenis, pela Diretoria do Grupo, por proposta do Chefe de Seção. - Para membros adultos, pela Diretoria em nível imediatamente superior, por proposta própria do interessado

68 Especialidade: Rádio-Cidadão Grupo Serviços 1. Conhecer a técnica e ética operacional quanto ao uso de rádios transmissores 2. Apresentar um Relatório contendo no mínimo vinte contatos feitos por si próprio, apresentando a sua Seção. 3. Elaborar uma palestra para sua seção sobre os serviços de faixa do cidadão. 4. Conhecer os principais canais de emergência e seu uso correto 5. Elaborar um cartaz contendo no mínimo quinze das principais gírias utilizadas na faixa do cidadão, colocando-o no mural de seu Grupo 6. Descrever três tipos de antenas para uso nos rádios de faixa do cidadão. 7. Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da faixa do cidadão 8. Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da faixa do cidadão 9. Participar de uma atividade com a comunidade usando sua estação apresentando um relatório ao final. 10. Apresentar sua licença de operação da faixa do cidadão emitida pelo órgão governamental competente.

69 Especialidade: Rádio-Escuta Grupo Serviços 1. Promover sozinho ou com sua seção duas visitas a estações de radioamador e uma a estação de Radio ou TV comercial, na presença de um avaliador, apresentando um relatório a sua Seção. 2. Relatar por escrito pelo menos cinco(5) rádios que transmitem programas em Português e outras cinco (5) em língua estrangeira, em Ondas Curtas. Descrevendo os horários, a freqüência e a programação. 3. Saber identificar e demonstrar o uso e utilidade dos comandos e controles de um rádio-receptor. 4. Fazer uma Exposição de Cartões QSL com no mínimo vinte cartões sendo que entre eles deverão constar pelo menos três cartões de estações escoteiras. 5. Saber interpretar pelo menos cinco Código Q, cinco Letras do Código Fonético. internacional e cinco Letras do Código Morse, ouvidos em transmissões. 6. Saber reconhecer no mínimo seis indicativos de chamada de países diferentes, ouvidos em transmissões

70 Especialidade: Radioamador Grupo Serviços 1. Conhecer a regulamentação governamental referente ao radioamadorismo no que se refere ao uso a prática e a ética operacional 2. Elaborar um diagrama e explicar para sua seção os princípios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rádio. 3. Identificar nos arredores de sua casa ou grupo três tipos e ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, sabendo suas principais características. 4. Saber como aterrar e proteger dos raios uma estação de rádio. 5. Conhecer no mínimo dois modelos de transceptores, explicando a sua seção as características de cada um. 6. Elaborar um trabalho e expor a sua seção sobre o uso de repetidoras. 7. Preparar e aplicar um jogo diretamente ligado ao radioamadorismo 8. Apresentar a sua seção um trabalho expondo os princípios básicos do uso do radioamadorismo em operações de emergência. 9. Elaborar um cartão QSL pessoal contendo o símbolo do Radioescotismo. 10. Manter contato de forma ágil com outras três estações sendo que pelo menos uma deverá ser escoteira. 11. Instalar e por em funcionamento um sistema de comunicação via rádio em uma atividade externa. 12. Apresentar a licença de sua estação de radioamador expedida pelo órgão oficial correspondente.

71 Endereços ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações Rua Princesa Isabel, 778 Bairro Santana P.Alegre/RS LABRE Liga Brasileira de Radioamadores - RS Av. Baltazar de Oliveira Garcia / Centro Humanístico P.Alegre/RS PY3UEB Associação de Radioamdores Escoteiros Baependi py3ueb@baependi.com.br

72 Freqüências Mundias Escoteiras BANDA SSB CW 80 Metros / Metros Metros Metros Metros Metros Metros

73 Rodada Patrulha Baden Powell Quartas-feiras : KHz 19:00 hs (PT2) Sábados e domingos: KHz 10:00 hs (PT2)

74 Equipe Regional de Radioescotismo UEB - RS

SIMULADO Legislação PY1IB

SIMULADO Legislação PY1IB 53 questões PY1IB SIMULADO Legislação 1ª Pergunta: A autorização concedida pela ANATEL para execução do serviço de radioamador é: A Intransferível e outorgada a título precário, não assistindo ao autorizado

Leia mais

LEGALIZAÇÃO DE RÁDIOS - ANATEL

LEGALIZAÇÃO DE RÁDIOS - ANATEL 1 LEGALIZAÇÃO DE RÁDIOS - ANATEL POR QUE LEGALIZAR? Com exceção dos rádios FRS (Family Radio System - rádios amadores, destinados ao lazer como Talk About, Intelbrás Twin e aqueles que você pode comprar

Leia mais

Qual a diferença a entre serviço o de:

Qual a diferença a entre serviço o de: Qual a diferença a entre serviço o de: Radioamador (PY) e Faixa do Cidadão (PX) Equipe Regional de Radioescotismo - RS Finalidades Radioamadorismo (PY) Finalidades O Serviço de Radioamador modalidade de

Leia mais

CONCURSO TERESINA VHF 2013 - REGULAMENTO

CONCURSO TERESINA VHF 2013 - REGULAMENTO CONCURSO TERESINA VHF 2013 - REGULAMENTO REALIZADORA Teresina Dx Group - teresinadxgroup.org Divulgação, Certificados, Premiação e Apuração: MODALIDADE: Fonia DATA e HORARIO: 15, 16 e 17 de novembro de

Leia mais

Jamboree on the air 2005 União dos Escoteiros do Brasil - UEB Rádio Escotismo

Jamboree on the air 2005 União dos Escoteiros do Brasil - UEB Rádio Escotismo Jamboree on the air 2005 União dos Escoteiros do Brasil - UEB Rádio Escotismo EQUIPE NACIONAL DE RADIOESCOTISMO EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB /RS DATA E DURAÇÃO: 3º final de semana de outubro de

Leia mais

PY2GEA - Grêmio de Radiamadores da Rodada Encontro de Amigos

PY2GEA - Grêmio de Radiamadores da Rodada Encontro de Amigos 1 de 7 8/8/2007 18:42 PY2GEA - Grêmio de Radiamadores da Rodada Encontro de Amigos APOSTILA DO EXAME SOBRE TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL Assinale X entre os parênteses que indicar a única alternativa correta,

Leia mais

RADIOCOMUNIÇÃO EM VHF NOVA CANALIZAÇÃO

RADIOCOMUNIÇÃO EM VHF NOVA CANALIZAÇÃO RADIOCOMUNIÇÃO EM VHF NOVA CANALIZAÇÃO 1. ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS O espectro radioelétrico ou de radiofrequências é uma riqueza da humanidade. Sua exploração de forma disciplinada permite o estabelecimento

Leia mais

CONCURSO TERESINA VHF 2014 REGULAMENTO

CONCURSO TERESINA VHF 2014 REGULAMENTO CONCURSO TERESINA VHF 2014 REGULAMENTO FINALIDADE - Homenagem e congregação em comemoração ao mês do Radioamador; - Apresentar e executar a prática de Contest (Concurso); - Desenvolver a ética, técnica

Leia mais

Regulamento do 5º Concurso VHF / UHF - 2009. ARAM Associação de Radioamadores do Alto Minho

Regulamento do 5º Concurso VHF / UHF - 2009. ARAM Associação de Radioamadores do Alto Minho Regulamento do 5º Concurso VHF / UHF - 2009 1) - Objectivos: Promover a actividade nas faixas VHF e UHF do Serviço de Amador, em especial nas bandas de 70 cm e 23 cm. Incentivar a iniciação aos concursos

Leia mais

Esta cartilha responde a questões comuns sobre a emissão das ondas eletromagnéticas e sua relação com a saúde humana. Após sua leitura, você

Esta cartilha responde a questões comuns sobre a emissão das ondas eletromagnéticas e sua relação com a saúde humana. Após sua leitura, você Esta cartilha responde a questões comuns sobre a emissão das ondas eletromagnéticas e sua relação com a saúde humana. Após sua leitura, você conhecerá mais sobre a regulamentação que trata da exposição

Leia mais

Tudo Sobre Domínios! Registrar seu Domínio: Informações Importantes:

Tudo Sobre Domínios! Registrar seu Domínio: Informações Importantes: Registrar seu Domínio: Desejo apenas Registrar um Domínio utilizando os DNS de um provedor de hospedagem. Clique aqui para reservar seu domínio por 1 ano no Brasil.: http:///site/reserva.php?codreserva=1&s=vw1welpy

Leia mais

Redes e Telecomunicações

Redes e Telecomunicações Redes e Telecomunicações Comunicação Processo pelo qual uma informação gerada num ponto (origem) é transferida para outro ponto (destino) Telecomunicações Telecomunicação do grego: tele = distância do

Leia mais

3.5 - RADIOAMADOR é a pessoa habilitada a executar o Serviço de Radioamador.

3.5 - RADIOAMADOR é a pessoa habilitada a executar o Serviço de Radioamador. NORMA DE ATIVAÇÃO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DA REDE NACIONAL DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES - RENER 1. INTRODUÇÃO 1.1 - A presente norma estabelece as condições de ativação e execução da Rede Nacional de

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE TESTES DE COMPROVAÇÃO DE CAPACIDADE OPERACIONAL E TÉCNICA.

PROCEDIMENTOS DE TESTES DE COMPROVAÇÃO DE CAPACIDADE OPERACIONAL E TÉCNICA. PROCEDIMENTOS DE TESTES DE COMPROVAÇÃO DE CAPACIDADE OPERACIONAL E TÉCNICA. 1. INTRODUÇÃO: Para executar o Serviço de Radioamador se faz necessário que o interessado seja titular de Certificado de Operador

Leia mais

Regulamento do 11º Concurso VHF / UHF 2015 ARAM Associação de Radioamadores do Alto Minho

Regulamento do 11º Concurso VHF / UHF 2015 ARAM Associação de Radioamadores do Alto Minho Regulamento do 11º Concurso VHF / UHF 2015 ARAM Associação de Radioamadores do Alto Minho REGULAMENTO 1. Objectivos Promover a actividade nas faixas VHF e UHF do Serviço de Amador, em especial nas bandas

Leia mais

GUIA PARA EXPEDIDORES CONHECIDOS 1

GUIA PARA EXPEDIDORES CONHECIDOS 1 GUIA PARA EXPEDIDORES CONHECIDOS 1 O presente guia permitirá às empresas avaliar as medidas de segurança tomadas em cumprimento dos critérios aplicáveis aos expedidores conhecidos, conforme previsto no

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES * Aprovado em assembleia-geral de 1/7/2003 Nos termos do al f) do n.º 1 do art.º 30.º, do n.º 6 do art.º 33.º e da alínea j) do art.º

Leia mais

REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DE RETRANSMISSÃO E DE REPETIÇÃO DE TELEVISÃO, ANCILARES AO SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO DE SONS E IMAGENS CAPÍTULO I

REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DE RETRANSMISSÃO E DE REPETIÇÃO DE TELEVISÃO, ANCILARES AO SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO DE SONS E IMAGENS CAPÍTULO I REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DE RETRANSMISSÃO E DE REPETIÇÃO DE TELEVISÃO, ANCILARES AO SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO DE SONS E IMAGENS CAPÍTULO I DAS GENERALIDADES Art. 1º Ficam instituídos por este Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO. Página 1 de 5

REGULAMENTO. Página 1 de 5 Promoção Ilimitado Fixo Local Economia Esta promoção é realizada pela VIVO nas seguintes condições: 1. Definições 1.1 Promoção: Oferta de condições especiais para a fruição do STFC na realização de chamadas

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C Conteúdo Índice...01 Suporte Técnico...01 Termo de Garantia...01 Descrição do Produto...01 Instalação da Interface...02 LED Indicador...03

Leia mais

União dos Escoteiros do Brasil Região de Santa Catarina. Apostila sobre. (By PU5BRL - MARCUS)

União dos Escoteiros do Brasil Região de Santa Catarina. Apostila sobre. (By PU5BRL - MARCUS) União dos Escoteiros do Brasil Região de Santa Catarina Coordenação Regional de Radioescotismo Apostila sobre Procedimentos (By PU5BRL - MARCUS) Amigos Em continuidade aos trabalhos de motivação e de preparação

Leia mais

Conceitos Básicos de Telefonia Celular

Conceitos Básicos de Telefonia Celular O curso foi elaborado especialmente para atender o profissional que atua no mercado varejista de aparelhos celulares e quer atender seus clientes com rapidez e qualidade. O treinamento é direcionado ao

Leia mais

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV 1. O QUE É A RADIODIFUSÃO EDUCATIVA? É o serviço de radiodifusão, tanto em frequência modulada (FM) quanto de sons e imagens (TV), que

Leia mais

Utilização temporária do espectro de radiofrequências em eventos-teste dos Jogos Rio 2016

Utilização temporária do espectro de radiofrequências em eventos-teste dos Jogos Rio 2016 Boletim Informativo Espectro - 03/2015 Utilização temporária do espectro de radiofrequências em eventos-teste dos Jogos Rio 2016 Versão 2.2 Fevereiro 2015 Gestão de Espectro de Radiofrequências AF Telecomunicações

Leia mais

Posicionamento por Satélite. Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Prof. Esp. Fernando Nicolau Mendonça

Posicionamento por Satélite. Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Prof. Esp. Fernando Nicolau Mendonça Posicionamento por Satélite Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Prof. Esp. Fernando Nicolau Mendonça O Sistema GPS - Características Básicas O sistema GPS é composto por três segmentos:

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

Manual de utilização Totem de Autoatendimento

Manual de utilização Totem de Autoatendimento Manual de utilização Totem de Autoatendimento Julho/2015 Sumário 1. Totem de Autoatendimento Detran/PR... 3 2. Área de Motorista... 4 2.1. Consultar Envio CNH... 4 2.2. Curso de Reciclagem... 5 2.2.1.

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais.

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. Satélites naturais são: a Lua que gravita em torno da Terra. Satélites artificiais são: dispositivos,

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

STC 5. Redes de Informação e Comunicação. Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540

STC 5. Redes de Informação e Comunicação. Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540 STC 5 Redes de Informação e Comunicação Data: 18 de Agosto de 2010 Morada: Rua de São Marcos, 7 C Tel: 266519410 Fax: 266519410 Tlm: 927051540 STC 5 Redes de Informação e comunicação STC 5 Redes de informação

Leia mais

I - Apresentar Carteira Nacional de Habilitação, categoria A, em validade, expedida há pelo menos dois anos;

I - Apresentar Carteira Nacional de Habilitação, categoria A, em validade, expedida há pelo menos dois anos; CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 10 - O presente regulamento dispõe sobre o serviço de transporte de carga, na modalidade denominada motoentrega, consiste no serviço de entrega e coleta de

Leia mais

Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações. Professor: Erasmus Couto de Miranda Aluno: Rgu:

Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações. Professor: Erasmus Couto de Miranda Aluno: Rgu: Universidade Católica de Petrópolis Centro de Engenharia e Computação Introdução as Telecomunicações Professor: Erasmus Couto de Miranda Aluno: Rgu: ATIVIDADE 1: REALIZAR PESQUISA A RESPEITO DO SEGUINTE

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

Palestrante: Thiago de Carvalho Moura

Palestrante: Thiago de Carvalho Moura Palestrante: Thiago de Carvalho Moura Última modificação: 24/02/2015 SAT-CFe 1º a emitir o cupom fiscal do SAT no interior do estado de São Paulo 2 O que é o SAT- CF-e? É um documento fiscal de existência

Leia mais

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS)

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) Sumário 1 - Procedimentos para obter 1ª ART Eletrônica... 2 2 Como obter o Termo de Responsabilidade Técnica... 3 3 - Encaminhar documentos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 REVOGADA PELA IN SEAP N 03/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 O Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental importância

Leia mais

MUDANÇA NA NORMA QUE REGE A CONDUÇÃO E HABILITAÇÃO PARA AMADORES NORMAM 03 CAPÍTULO 5 HABILITAÇÃO DA CATEGORIA DE AMADORES

MUDANÇA NA NORMA QUE REGE A CONDUÇÃO E HABILITAÇÃO PARA AMADORES NORMAM 03 CAPÍTULO 5 HABILITAÇÃO DA CATEGORIA DE AMADORES MUDANÇA NA NORMA QUE REGE A CONDUÇÃO E HABILITAÇÃO PARA AMADORES NORMAM 03 CAPÍTULO 5 HABILITAÇÃO DA CATEGORIA DE AMADORES PROPÓSITO Divulgar as instruções gerais para habilitação da categoria de amadores

Leia mais

LEI Nº 1.726 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008

LEI Nº 1.726 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008 LEI Nº 1.726 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre a acessibilidade no transporte público coletivo no Município de Rio Branco e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO - ACRE, usando

Leia mais

PLANO DE ATRIBUIÇÃO, DESTINAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FAIXAS DE FREQÜÊNCIAS NO BRASIL

PLANO DE ATRIBUIÇÃO, DESTINAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FAIXAS DE FREQÜÊNCIAS NO BRASIL PLANO DE ATRIBUIÇÃO, DESTINAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FAIXAS DE FREQÜÊNCIAS NO BRASIL EDIÇÃO 2002 ... em branco... AGÊNCIA NACIONAL DE TELECO MUNICAÇÕ ES AT O N o 23.577, DE 6 DE MARÇO DE 2002 O CONSELHO DIRETO

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO Com passos apressados, paisagens se transformam em borrão. Estamos atrasados, com pressa, em cima da hora, ou ainda mesmo com tempo, mas o hábito e

Leia mais

Seja bem-vindo. Um abraço, Bruno Raposo Diretor de Relacionamento com Clientes. *Serviços gratuitos até junho de 2009.

Seja bem-vindo. Um abraço, Bruno Raposo Diretor de Relacionamento com Clientes. *Serviços gratuitos até junho de 2009. Seja bem-vindo. AGORA VOCÊ FARÁ SUAS LIGAÇÕES COM MUITO MAIS ECONOMIA. A partir de agora, você tem acesso a todos os benefícios do telefone via cabo, que reuniu as tecnologias da Embratel e da NET o NET

Leia mais

Regulamento. Promoção Plano Fale a Vontade Vivo Fixo Clássica

Regulamento. Promoção Plano Fale a Vontade Vivo Fixo Clássica Promoção Plano Fale a Vontade Vivo Fixo Clássica Esta promoção é realizada pela TELEFÔNICA BRASIL S.A., doravante denominada simplesmente VIVO, com sede na Rua Martiniano de Carvalho, nº 851, na cidade

Leia mais

Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana

Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana Venho desta vez com mais uma proposta, para montarmos na nossa autocaravana um rádio da Banda do Cidadão que é uma forma de comunicação rádio, de características

Leia mais

D.E.S. Rádio Deteção, emergência e socorro de Vila Real. Regulamento Ativação à Serra do Marão dias 6, 7 e 8 de Abril de 2013

D.E.S. Rádio Deteção, emergência e socorro de Vila Real. Regulamento Ativação à Serra do Marão dias 6, 7 e 8 de Abril de 2013 D.E.S. Rádio Deteção, emergência e socorro de Vila Real Regulamento Ativação à Serra do Marão dias 6, 7 e 8 de Abril de 2013 1. As activações são uma organização do Grupo de Rádio Deteção Emergência e

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Nesta modalidade, os Clientes Participantes serão tarifados conforme sua Operadora:

Nesta modalidade, os Clientes Participantes serão tarifados conforme sua Operadora: O que é a promoção Jogada Premiada? A Promoção é destinada aos clientes das Operadoras de telefonia móvel participantes que adiquirirem o produto promocionado, o qual consiste na entrega de uma mensagem

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 169, de 17 de MARÇO de 2005.

RESOLUÇÃO Nº 169, de 17 de MARÇO de 2005. RESOLUÇÃO Nº 169, de 17 de MARÇO de 2005. Altera a Resolução nº 168/04, de 14 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União nº 245, Secção I, Página 73, de 22 de dezembro de 2004. O CONSELHO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA 7860-207 Moura. Taxas e Licenças

CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA 7860-207 Moura. Taxas e Licenças Taxas e Licenças Perguntas Frequentes Como posso pedir a carta de caçador? Como posso renovar a carta de caçador? Como posso pedir a 2ª via da carta de caçador? Como devo proceder ao registo de exploração

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 1. QUADRO RESUMO DE SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS LIMITES DO SERVIÇO 1 Assistência Global de Proteção a Cartões e Serviço de Solicitação de Cartão Substituto

Leia mais

Artigo 5º O NPC pode realizar atividades para outras disciplinas do Curso, desde que previamente agendadas e autorizadas pela Coordenação do Curso.

Artigo 5º O NPC pode realizar atividades para outras disciplinas do Curso, desde que previamente agendadas e autorizadas pela Coordenação do Curso. Regulamento do NPC Artigo 1º O Núcleo de Produção de Comunicação (NPC) se constitui dos laboratórios de Rádio, TV, Fotografia, Informática para produção de Jornalismo Impresso e Digital, e duas Ilhas de

Leia mais

Utilizava uma certificação digital proprietária, exclusiva para o. acessar o Conectividade Social ICP? Adequação às normas do ITI.

Utilizava uma certificação digital proprietária, exclusiva para o. acessar o Conectividade Social ICP? Adequação às normas do ITI. O que é Certificação Digital? Certificação Digital É uma espécie de cédula de identidade virtual. Quais as finalidades da Certificação Digital? Identificação segura do autor e do receptor de uma transação

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

CRIA OS FISCAIS VOLUNTÁRIOS DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO.

CRIA OS FISCAIS VOLUNTÁRIOS DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO. LEI MUNICIPAL Nº 2305/93 CRIA OS FISCAIS VOLUNTÁRIOS DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO. PEDRO ANTÔNIO PEREIRA DE GODOY, Prefeito Municipal de Viamão, no uso de suas atribuições legais, Faço saber

Leia mais

IS Nº 21.181-001 Revisão B

IS Nº 21.181-001 Revisão B s INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS IS Nº 21.181-001 Aprovação: Resolução nº 147, de 17 de março de 2010, publicada no Diário Oficial da União, N 54, Seção 1, p. 16, de 22/03/2010 Assunto: Revalidação de Certificados

Leia mais

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.1 Jogos de Alcatéia (07 a 10 anos) Jogo da Memória em Cógido Q. Material Necessário: Cartolina, Tesoura e Canetinhas. Como fazer: Cortar quadrados com 5 cms por 5 cms Aplicação

Leia mais

NORMA N.º 31/94 NORMA DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOAMADORES

NORMA N.º 31/94 NORMA DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOAMADORES ANEXO NORMA N.º 31/94 NORMA DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOAMADORES 1. INTRODUÇÃO 1.1. A presente norma estabelece as condições de execução do Serviço de Radioamador, bem como as condições para obtenção

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS INDIVIDUAL. Condições Especiais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS INDIVIDUAL. Condições Especiais SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS INDIVIDUAL Condições Especiais Processo SUSEP Nº 15414.004703/2010-01 0 ÍNDICE CLÁUSULA ADICIONAL DE AUXÍLIO DE FUNERAL AF 1. OBJETO... 2 2. DEFINIÇÕES... 2 3. GARANTIAS DO

Leia mais

DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL PORTARIA Nº 1.129, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1995

DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL PORTARIA Nº 1.129, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1995 DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL PORTARIA Nº 1.129, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1995 O Diretor do Departamento de Polícia Federal, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo ítem III, do Artigo 30 do Regimento

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA ANP N. 127, DE 30.07.99 REVOGADA PELA RESOLUÇÃO ANP N. 20, DE 18.06.09 O DIRETOR da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO ANP, no uso de suas atribuições legais, conferidas

Leia mais

PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Nº DE 2014 (Do Sr. Luiz Fernando Machado)

PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Nº DE 2014 (Do Sr. Luiz Fernando Machado) PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE Nº DE 2014 (Do Sr. Luiz Fernando Machado) Propõe que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle com o auxílio do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público

Leia mais

Introdução a Propagação Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges

Introdução a Propagação Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges Introdução a Propagação Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges Como a luz, uma onda de rádio, perderia-se no espaço, fora do nosso planeta, se não houvesse um fenômeno que provocasse sua curvatura para

Leia mais

Conectividade Social

Conectividade Social Conectividade Social O que é Certificação Digital? É uma espécie de cédula de identidade virtual. Quais as finalidades da Certificação Digital? Identificação segura do autor de uma transação em rede de

Leia mais

C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL

C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL INFORMAÇÃO AERONÁUTICA Aeroporto da Portela / 1749-034 Lisboa Telefone.: 21 842 35 02 / Fax: 21 841 06 12 E-mail: ais@inac.pt Telex:

Leia mais

ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ CONCURSO NACIONAL DE CANTO LÍRICO / ÓPERA 2010 REGULAMENTO

ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ CONCURSO NACIONAL DE CANTO LÍRICO / ÓPERA 2010 REGULAMENTO ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ CONCURSO NACIONAL DE CANTO LÍRICO / ÓPERA 2010 REGULAMENTO CAPÍTULO I Dos objetivos Art. 1º O Concurso Nacional de Canto Lírico / Ópera 2010 da Escola de Música da UFRJ, tem por

Leia mais

2.4. Só será permitida uma única inscrição por participante (CPF), sendo que, em caso de duplicidade, uma das inscrições será cancelada.

2.4. Só será permitida uma única inscrição por participante (CPF), sendo que, em caso de duplicidade, uma das inscrições será cancelada. Regulamento: O presente regulamento estabelece os termos e as condições do Programa Club Red Brasil, bem como a concessão e utilização de créditos através de cartões de débito. Todos os participantes,

Leia mais

2. Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva.

2. Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva. Anexo V - Exame de Títulos 1. A presente etapa está disciplinada neste anexo. 2. Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva. 3. Os candidatos não convocados

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES MERCOSUL/GMC/RES. Nº 26/06 CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 20/02 do Conselho

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS ASSUNTO: OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS AO SREP 1. Quais são os principais pontos da Portaria MTE 1.510/2009? a. Proíbe todo tipo de restrição à marcação de ponto, marcações automáticas

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO 1ª Atividade: Introdução a Telecomunicações Petrópolis, RJ 2012 Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para

Leia mais

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011 Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011 Introdução Uma das principais características legais do voluntariado é o não vínculo empregatício,

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO NOME DA PROMOÇÃO: SORTE EXTRA PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/06/2013 à 31/05/2014 1ª PRORROGAÇÃO: 01/06/2014 à 31/05/2015 A PROMOÇÃO SORTE EXTRA sofreu algumas

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO SOFTWARE DE CONTESTE S N1MM

NOÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO SOFTWARE DE CONTESTE S N1MM CONCURSO FARROUPILHA 2014 NOÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO SOFTWARE DE CONTESTE S N1MM BAIXANDO E INSTALANDO O SOFTWARE E SUA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO CADASTRANDO A ESTAÇÃO E MODO DE OPERAÇÃO CADASTRANDO CONTATOS

Leia mais

Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 001 - Plano de Referência de Serviço Requerimento de Homologação Nº 4657 1 - Aplicação Este Plano de Referência de Serviço é aplicável pela Oi, no Estado

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº 449, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006 Aprova o Regulamento do Serviço de Radioamador O CONSELHO DIRETOR

Leia mais

SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA

SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA Veja como funciona, como contratar, quais os seus direitos e como reclamar no caso de problemas. COMO FUNCIONA A transmissão pode ser via cabo, satélite ou microonda, sendo

Leia mais

TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE

TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE TERMO DE USO - SERVIÇO VIVO TORPEDO LEMBRETE 1. OBJETO: 1.1. O presente Instrumento tem por objeto regular a o acesso e a utilização do serviço VIVO Torpedo Lembrete (doravante VIVO Torpedo Lembrete ),

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

UML 2.0 - Modelo Casos de Uso Estudo de Caso

UML 2.0 - Modelo Casos de Uso Estudo de Caso UML 2.0 - Modelo Casos de Uso Estudo de Caso Márcia Ito ito@mind-tech.com.br Julho/2004 Enunciado O Clube "Sócio Feliz" é um clube familiar onde qualquer pessoa pode ser sócia desde que seja indicado por

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais