Controle Populacional de Cães e Gatos em Centros Urbanos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Controle Populacional de Cães e Gatos em Centros Urbanos"

Transcrição

1 Controle Populacional de Cães e Gatos em Centros Urbanos Francisco José de Almeida Prado Ferraz Costa Médico Veterinário

2 Riscos e Problemas Zoonoses, com maior relevância a raiva e leishmaniose Mordeduras Acidentes de trânsitos Dejetos em vias públicas Compaixão com o sofrimento desses animais

3 Cenas fáceis de encontrar no Brasil

4 Abrigo para cães

5 Fonte de alimentos

6 Há solução?

7 Soluções Encontradas No Passado Eutanásia O controle da população canina estava fortemente ligado ao controle da raiva e esta argumentação era forte o suficiente para justificar o sacrifício dos animais.

8 No Kill Na década de 80 as organizações não governamentais de defesa dos animais em todo o mundo se tornaram mais ativas e deram início ao movimento No Kill exigindo estratégias éticas e pela não eliminação de animais sadios abandonados.

9 Nova York Relato de experiência Estávamos eliminando cem mil cães por ano e não estava adiantando. O que acontece? O suprimento alimentar usado para o total de animais agora serve para uma população menor, portanto animais bem alimentados, prontos para procriar e ter filhotes sadios. Joseph Lhoyd Tait Ex-presidente do Conselho Veterinário de Nova York Palestra ministrada na Câmara Municipal de São Paulo. 8 de junho de 2000.

10 Soluções aplicadas em algumas cidades também sem sucesso Castrações Adoções Recolhimento em canis municipais por tempo indeterminado

11 Consequência do recolhimento de animais em canis municipais por tempo indeterminado Superlotação Impossibilidade de manejo sanitário Sofrimento dos animais Sensação de impotência, estresse alto, depressão e absenteísmo por parte dos funcionários

12 Canil Municipal

13 Quem deve indicar as soluções? É claramente percebido o pouco caso que as autoridades têm com o assunto. Ninguém assume a responsabilidade. As pessoas interessadas raramente procuram orientação técnica para resolver a questão e tomam medidas ineficientes. Em decorrência encontramos canis municipais ou de sociedades protetoras dos animais superlotados, com instalações inadequadas, funcionários mal remunerados, mal treinados e sem tarefas definidas.

14 Está na hora da classe veterinária assumir sua responsabilidade Os poetas sempre louvaram a Lua pela sua beleza. Com os seus versos tentavam alcança-la com as próprias mãos. Contudo quem pisou no solo lunar foi um engenheiro aeronáutico, Neil Armstrong. Quem viu que a Terra é azul, e muito mais bonita que a Lua, foi o astronauta russo Yuri Alekseievitch Gagarin. Não eram poetas, eram cientistas. Nós que amamos os animais não devemos tentar resolver os problemas que os afligem apenas com o coração. A maioria das pessoas que adotaram a causa não dedicaram um minuto de seu tempo para estudos técnicos. Somente teremos avanços nesta área com participação mais ativa da classe veterinária nas decisões políticas.

15 Entendendo o problema

16 Dinâmica das populações É a parte da ecologia que estuda as variações população e procura definir as causas dessas variações. Exemplo: com a caça de jacarés, há um aumento da população de piranhas resultando, desta forma, em uma variação de ocorrência.

17 Densidade de populações (número de indivíduos por km2) Quatro fatores influenciam a densidade: Imigração: Número de indivíduos que, vindos de outras áreas, entram na população; Emigração: Número de indivíduos que saem da população; Natalidade: Número de indivíduos que nascem por unidade de tempo; Mortalidade: Número de indivíduos que morrem.

18 Equilíbrio da Densidade Populacional NATALIDADE + IMIGRAÇÃO = MORTALIDADE + EMIGRAÇÃO

19 CAPACIDADE DE SUPORTE E SUSTENTABILIDADE É o número de indivíduos que podem ser suportados por uma determinada área considerando os seus limitados recursos naturais como: Água Alimento Abrigo

20 Se o problema é complicado Uma fórmula simples E = mc²

21 A nossa fórmula N = A. K N = número de animais nas ruas A = Oferta de alimentos K = Outras variáveis como: abrigo, taxa de natalidade, mortalidade, doenças e novos entrantes. Obs.: A fórmula é meramente ilustrativa. Tem o intuito de facilitar a compreensão, visto que se A for igual a zero, N também será.

22 O número de animais na rua de uma comunidade é constante Tanto a eutanásia como o recolhimento de animais ao canil não resolvem o problema. O número de animais nas vias públicas não se alteram, mesmo com castração e recolhimento, porque a capacidade reprodutiva dos remanescentes é muito alta. Sempre haverá entrada de novos animais. O número de animais é proporcional a oferta de alimentos.

23 Recolhimento de Animais em Canis A retirada dos cães das ruas abre espaço para outros animais. Não necessariamente somente outros cães. Várias outras espécies irão aproveitar os alimentos existente no nicho vazio, como por exemplo ratos, pombos, baratas, etc. Onde há alimento haverá alguma espécie animal para consumi-la.

24 O porquê da superpopulação O número de animais nas ruas continua inalterado devido: 1) A alta capacidade reprodutiva dos remanescentes, 2) A perfeita adaptação ao meio urbano, principalmente num clima tropical, 3) A ampla oferta de alimento na maioria dos municípios brasileiros, 4) Negligência das autoridades com relação a cobrança da posse responsável, 5) O grande vínculo emocional entre o homem e esses animais.

25 Recomendações sensatas As ações práticas de manejo de animais de rua são: recolhimento seletivo, registro, identificação do animal, recuperação, castração e reintrodução na sociedade. FRITZ, D., The Problem of Stray Animals Practical and Effective Management Methods, The Foundation Mondo Animale Onlus, Castel Volturno, Fevereiro de 2003, Italia.

26 A castração, apesar de não diminuir o número de cães e gatos de rua, é prioritária Estabiliza a população, Diminui a rotatividade, Aumenta a expectativa de vida da população mais experiente e já adaptada ao ambiente, Diminui o sofrimento dos animais na competição pelo território, Evita partos de cadelas em condições precárias, Evita brigas por cadelas no cio.

27 Se o número de cães e gatos é constante, o que fazer? Educar a população, Exigir posse responsável para evitar novos entrantes, Manter as ruas limpas, Castrar cães e gatos, Diminuir locais de abrigos, Dar assistência veterinária.

28 Qual é o papel do Canil Municipal? Recuperação e castração Realizar a eutanásia somente quando necessário. Os animais não devem ser abrigados nos canis por longo período, por ser uma atitude pouco eficaz e de alto custo.

29 Lei n , de 16/04/2008 No estado de São Paulo, em 2008 seguindo o clamor popular houve aprovação da lei e autoria do deputado Feliciano Filho. Artigo 1º O Poder Executivo incentivará a viabilização e o desenvolvimento de programas que visem ao controle reprodutivo de cães e de gatos e à promoção de medidas protetivas, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção, e de campanhas educacionais para a conscientização pública da relevância de tais atividades, cujas regras básicas seguem descritas nesta lei. Artigo 2º Fica vedada a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, exceção feita à eutanásia, permitida nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infecto-contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde de pessoas ou de outros animais. Artigo 4 - O recolhimento de animais observará procedimentos protetivos de manejo, de transporte e de averiguação da existência de proprietário, de responsável ou de cuidador em sua comunidade. 1 - O animal reconhecido como comunitário será recolhido para fins de esterilização, registro e devolução à comunidade de origem, após identificação e assinatura de termo de compromisso de seu cuidador principal. 2 - Para efeitos desta lei considera-se "cão comunitário" aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, embora não possua responsável único e definido

30 Como dar melhor condições de vida para os cães e gatos de rua? Identificar com microchip Cadastrar em um banco de dados municipal Vacinar Castrar Dar atendimento veterinário

31 Posse Responsável, como exigir? Através da identificação do animal. A identificação permite: 1) eficiente vigilância dos animais, 2) marcar uma propriedade, 3) estudo de populações, 4) controle do bem-estar dos animais 5) responsabilização de seus proprietários para casos de: a) abandono, b) maus tratos, c) em casos de agressões por parte de cães bravios.

32 O microchip, considerado o mais eficiente método de identificação animal

33 O que fazer com o cadastro dos animais? A informática é extremamente útil no processo de tomada de decisão, pois possibilita a obtenção de dados com melhor qualidade, em maior velocidade e pode sugerir novos caminhos. O processo decisório necessita de um sistema de informações que integre os dados armazenados nos computadores através de uma rede, permitindo consultas instantâneas, relatórios, gráficos e textos. O sistema acessa a base de dados e transforma as informações armazenadas em conhecimento. Ter melhor controle sobre a população canina para poder exigir a posse responsável, prevenir zoonoses e diminuir gastos com a manutenção de animais no Canil Municipal.

34 Pesquisar o proprietário a partir no número de microchip

35 O banco de dados deve ser municipal Um banco de dados municipal permitirá geração dos mais diversos relatórios conforme necessidades. Os códigos para gerar uma pesquisa pode ser feito em poucas linhas SELECT YEAR(a.DataUltVacRaiva), b.bairro, COUNT(a.NomeAnimal) FROM animais AS a INNER JOIN proprietarios AS p ON (a.codigo_proprietario = p.codigo_proprietario ) INNER JOIN bairros AS b ON (b.codigo_bairro = p.codigo_bairro) WHERE YEAR(a.DataUltVacRaiva) = '$ano' GROUP BY p.codigo_bairro ORDER BY b.bairro

36 Geração de Relatórios

37 Projeto de controle populacional para a cidade de Jaú Temos um projeto criado por um grupo de estudo Projeto Vet no ano de 2016.

38 Parte legal Criar lei municipal que obrigue o uso de microchip, o cadastro em um banco de dados municipal e a posse responsável.

39 Estrutura Criar um banco de dados WEB para cadastro e identificação de animais. Criar site na internet e aplicativos para smartphone que acessem o banco de dados. Comprar microchips para serem aplicados na Clínica Veterinária Municipal, Canil Municipal e Castramóvel. Equipar a Clínica Veterinária Municipal, Canil Municipal, Castramóvel, Setor de Zoonoses e Vigilância Sanitária com leitoras de microchip e de código de barras. Equipar a Clínica Veterinária Municipal, Canil Municipal, Castramóvel com computadores que tenham acesso à internet para cadastro e identificação de animais.

40 Logística Aplicar microchips e cadastrar os animais no banco de dados da prefeitura. Fazer convênios com as clínicas veterinárias particulares. A pesquisa e identificação de animas devem ser públicas através de consulta pela internet e com aplicativos para smartphone. Investir em educação da população. Orientá-la e obrigá-la a seguir leis referentes a posse responsável.

41 Aplicação de Microchip Fica definido que os locais para aplicação de microchip e cadastro dos animais são: Clínica Veterinária Municipal, Canil Municipal, Castramóvel e clínicas veterinárias particulares conveniadas. A aplicação do microchip será feita somente por médicos veterinários ou supervisão desses. A aplicação de microchip nos animais cadastrados na Clínica Veterinária Municipal serão gratuitas conforme a Lei Municipal n 4.491, de 02 de agosto de 2010.

42 Convênios Exigir que as clínicas veterinárias conveniadas e sociedades protetoras dos animais tenham leitoras de microchip e de código de barras, computadores com acesso à internet e ou smartphones com aplicativos para identificação dos animais. Os médicos veterinários conveniados terão acesso ao banco de dados apenas para cadastro. Não será permitido edição ou exclusão de registros. As clínicas veterinárias conveniadas poderão cobrar pela aplicação do microchip e cadastro do animal no banco de dados da prefeitura.

43 Canil Reservar baias no Canil Municipal para receber temporariamente os animais recolhidos em via pública e identificados pelo microchip. Estabelecer multas e tarifas a serem pagas pelos proprietários dos animais que forem recolhidos pela Prefeitura.

44 Qual é a função do Canil Municipal? Recuperação de animais sem donos que necessitem de assistência veterinária, Internação para observação em casos de suspeita de zoonoses, Reclusão temporária de animais perdidos ou bravios. Não deve abrigar animais por longo período. Assim que possível devem ser devolvidos aos locais de origem.

45 Por que é problema só em alguns países e em outros não? Certamente na origem do problema há um forte componente cultural. É comum observarmos pessoas agir emotivamente de modo rotineiro, como por exemplo, alimentar um grupo de animais de rua, sem providenciar sua esterilização. Ação aparentemente humanitária, mas que agrava uma situação que já é ruim. Não adianta fazer o bem pela metade. Nós brasileiros tendemos a agir mais de maneira emocional que racional. Enquanto não nos organizarmos como um país civilizado, onde a sociedade participe e aja racionalmente, não conseguiremos resolver eficientemente esse e tantos outros problemas. Não existe uma solução simples e isolada.

Prefeitura manda matar mais de 30 cães e MPPB investiga mortes em Igaracy

Prefeitura manda matar mais de 30 cães e MPPB investiga mortes em Igaracy 07/03/2018 Prefeitura manda matar mais de 30 cães e MPPB investiga mortes em Igaracy Paraíba G1 PARAÍBA Prefeitura manda matar mais de 30 cães e MPPB investiga mortes em Igaracy Secretário de Saúde diz

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA DENÚNCIAS DE EXTERMÍNIO ILEGAL DE ANIMAIS E OUTRAS IRREGULARIDADES NOS CENTROS DE CONTROLE DE ZOONOSES

AUDIÊNCIA PÚBLICA DENÚNCIAS DE EXTERMÍNIO ILEGAL DE ANIMAIS E OUTRAS IRREGULARIDADES NOS CENTROS DE CONTROLE DE ZOONOSES AUDIÊNCIA PÚBLICA DENÚNCIAS DE EXTERMÍNIO ILEGAL DE ANIMAIS E OUTRAS IRREGULARIDADES NOS CENTROS DE CONTROLE DE ZOONOSES COMISSÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL Legislação Paulista LEI Nº 12.916, DE 16 DE

Leia mais

Revisão das funções dos canis e gatis municipais no controle das populações caninas e felinas

Revisão das funções dos canis e gatis municipais no controle das populações caninas e felinas Revisão de Literatura Revisão das funções dos canis e gatis municipais no controle das populações caninas e felinas Review the functions of municipal kennels and catteries in canines and felines populations

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº.7344/EXECUTIVO

PROJETO DE LEI Nº.7344/EXECUTIVO PROJETO DE LEI Nº.7344/EXECUTIVO Autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o Centro de Vigilância Ambiental e Bem Estar Animal. Art. 1º Fica autorizada a criação na estrutura organizacional do Poder

Leia mais

Câmara Municipal de São José - Santa Catarina

Câmara Municipal de São José - Santa Catarina PROJETO DE LEI Nº 87/2017 AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A INSTITUIR NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ O PLANO DE ATENÇÃO AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º - Fica autorizado

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Da Sra. Rosane Ferreira)

PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Da Sra. Rosane Ferreira) PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Da Sra. Rosane Ferreira) Dispõe sobre o registro, a esterilização, a adoção e o controle ético da população de cães e gatos. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º. Esta Lei

Leia mais

Medidas populacionais de bem-estar

Medidas populacionais de bem-estar Não compre! Adote. Medidas populacionais de bem-estar Controle populacional de cães e gatos Cães e gatos domiciliados Cães e gatos domiciliados População de cães e gatos domiciliados no Brasil (2013) -

Leia mais

Projeto Controle da população de Cães Comunitários da Regional Catalão/UFG UFCAT

Projeto Controle da população de Cães Comunitários da Regional Catalão/UFG UFCAT Projeto Controle da população de Cães Comunitários da Regional Catalão/UFG UFCAT Catalão 2019 Sumário 1. Introdução... 03 2. Objetivos Gerais... 05 2.1. Objetivos Específicos... 05 3. Metodologia... 06

Leia mais

JUSTIFICAVA. Este projeto foi criado para mudar a cruel realidade vivida pelos animais abandonados.

JUSTIFICAVA. Este projeto foi criado para mudar a cruel realidade vivida pelos animais abandonados. Canoas, 06 de Janeiro de 2012. Excelentíssimo Senhor Vereador DARIO FRANCISCO DA SILVEIRA DD. Presidente da Câmara de Vereadores de Canoas O Vereador Ricardo Maciel, Vice-Líder da Bancada do Partia do

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete da Vereadora TOINHA ROCHA. 00 l l/ 20*15 EXMO. SR. PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete da Vereadora TOINHA ROCHA. 00 l l/ 20*15 EXMO. SR. PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA INDICAÇÃO N : 00 l l/ 20*15 Dispõe sobre implantação de Postos Veterinários de proteção aos animas domésticos cães c gatos, para o controle populacional deste grande numero

Leia mais

Autoria do Dr. Antônio Sérgio Cardoso Telles Vereador. Cria a Coordenadoria de Bem Estar Animal no município de ITUVERAVA e dá outras providências

Autoria do Dr. Antônio Sérgio Cardoso Telles Vereador. Cria a Coordenadoria de Bem Estar Animal no município de ITUVERAVA e dá outras providências Projeto de Lei nº 002/2014 Autoria do Dr. Antônio Sérgio Cardoso Telles Vereador Cria a Coordenadoria de Bem Estar Animal no município de ITUVERAVA e dá outras providências PROJETO DE LEI Nº 002/14 (Cria

Leia mais

LEI MUNICIPAL 501/2017 DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017.

LEI MUNICIPAL 501/2017 DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017. LEI MUNICIPAL 501/2017 DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO PARA O CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESINHA- PB, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Animais doentes pelas ruas sofrem as consequências do abandono e da procriação sem controle... E colocam em risco a saúde pública.

Animais doentes pelas ruas sofrem as consequências do abandono e da procriação sem controle... E colocam em risco a saúde pública. Animais doentes pelas ruas sofrem as consequências do abandono e da procriação sem controle... E colocam em risco a saúde pública. Nossa missão Promover a saúde, a alimentação, o abrigo e o bemestar de

Leia mais

O papel da tecnologia da informação no controle de zoonoses em centros

O papel da tecnologia da informação no controle de zoonoses em centros REVISÃO DE LITERATURA O papel da tecnologia da informação no controle de zoonoses em centros urbanos The role of information technology for zoonoses s control in urban centers Francisco J. A. P. F. Costa

Leia mais

LEI N.º 939 de 29 de março de 2017.,

LEI N.º 939 de 29 de março de 2017., LEI N.º 939 de 29 de março de 2017., Ementa: Autoriza instituir no âmbito do Município o Programa de Atendimento aos Animais Abandonados, Maltratados e Doentes, autoriza a criação da Unidade de Bem Estar

Leia mais

FAZENDA E TRIBUTO LEI MUNICIPAL Nº 1967/2.015. 03 de dezembro de 2015

FAZENDA E TRIBUTO LEI MUNICIPAL Nº 1967/2.015. 03 de dezembro de 2015 LEI MUNICIPAL Nº 1967/2.015. 03 de dezembro de 2015 DISPÕE SOBRE PROGRAMAS DE INCENTIVO À CASTRAÇÃO ANIMAL E ADOÇÃO DE ANIMAIS ERRANTES, PARA FINS DE CONTROLE DA POPULAÇÃO ANIMAL DE RUA, BEM COMO, DISPÕE

Leia mais

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: * LEI Nº 4.808, DE 04 DE JULHO DE 2006. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, A PROPRIEDADE, A POSSE, A GUARDA, O USO, O TRANSPORTE E A PRESENÇA TEMPORÁRIA OU PERMANENTE DE CÃES E GATOS NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE

Leia mais

Centro de Saúde Ribeiro de Abreu Linha Temática: Saúde e Ambiente

Centro de Saúde Ribeiro de Abreu Linha Temática: Saúde e Ambiente Centro de Saúde Ribeiro de Abreu Linha Temática: Saúde e Ambiente Tutora: Leiliane Coelho André Preceptoras: Camila Dantas, Adirley Maia, Alessandra Alcantra, Isabela de Rezende Bolsistas: Marina Marliére,

Leia mais

Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais Justiça de Primeira Instância 1ª Vara Cível/Criminal - JIJ

Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais Justiça de Primeira Instância 1ª Vara Cível/Criminal - JIJ Vistos, etc. Trata-se de ação de Ação Civil Pública com pedido de tutela provisória de urgência proposta pelo Ministério Público do Estado Minas Gerais em face do Município de Mariana e do PSC Prestadora

Leia mais

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela.

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos I Comportamento de cães e gatos Por que o Veterinário deve conhecer o comportamento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 070, 14 DE DEZEMBRO DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº 070, 14 DE DEZEMBRO DE 2015. PROJETO DE LEI Nº 070, 14 DE DEZEMBRO DE 2015. Cria no município de Victor Graeff o Programa Municipal de Saúde Animal para Cães e Gatos e dá outras providências. Art. 1º. Art. 1 Fica criado no Município

Leia mais

Dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos e dá providências correlatas

Dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos e dá providências correlatas LEI Nº 12.916, DE 16 DE ABRIL DE 2008. (Projeto de lei nº 117/08, do Deputado Feliciano Filho PV) Dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos e dá providências correlatas O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

O número de componentes de uma determinada população natural normalmente mantêm-se mais ou menos constante ao longo do tempo.

O número de componentes de uma determinada população natural normalmente mantêm-se mais ou menos constante ao longo do tempo. ECOLOGIA DA POPULAÇÃO O número de componentes de uma determinada população natural normalmente mantêm-se mais ou menos constante ao longo do tempo. FATORES QUE CARACTERIZAM UMA POPULAÇÃO - Densidade: D

Leia mais

Relatório de atividades da APA/2014 Associação Protetora dos Animais no Município de Jaboticabal Período: janeiro a dezembro de 2014

Relatório de atividades da APA/2014 Associação Protetora dos Animais no Município de Jaboticabal Período: janeiro a dezembro de 2014 Relatório de atividades da APA/2014 Associação Protetora dos Animais no Município de Jaboticabal Período: janeiro a dezembro de 2014 1 Introdução A Associação Protetora dos Animais APA de Jaboticabal,

Leia mais

AÇÕES DE PRELIMINARES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE E DE PROPRIEDADE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS NAS SUBPREFEITURAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

AÇÕES DE PRELIMINARES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE E DE PROPRIEDADE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS NAS SUBPREFEITURAS DA CIDADE DE SÃO PAULO AÇÕES DE PRELIMINARES DE PREVENÇÃO EM SAÚDE E DE PROPRIEDADE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS NAS SUBPREFEITURAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (Antecede o Programa original) 1 A posse responsável de animais de estimação,

Leia mais

LEI Nº /2016 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO, APROVA: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº /2016 A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO, APROVA: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 6.639 /2016 (Regulamenta a proteção aos animais prevista no artigo 225, 1º, inc. VII, da Constituição Federal no âmbito do município de Rio Verde GO e dá outras providências) A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

Feira de adocao Amor Animal

Feira de adocao Amor Animal Abrigos instalados no Parque Municipal Abrigos personalizados Campanha de adocao Feira de adocao Amor Animal Feira de adocao Amor Animal Projeto: Cãodomínio Amor Animal Organização: Amor Animal Protetores

Leia mais

Doutoranda Aline Gil Alves Guilloux Orientador Prof. Dr. Ricardo Augusto Dias

Doutoranda Aline Gil Alves Guilloux Orientador Prof. Dr. Ricardo Augusto Dias Doutoranda Aline Gil Alves Guilloux Orientador Prof. Dr. Ricardo Augusto Dias Ser humano domesticou o lobo Cães sem supervisão saúde pública Eutanásia x Esterilização e Guarda Responsável Origem dos animais

Leia mais

CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL

CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E EDUCAÇÃO PARA POSSE RESPONSÁVEL BUQUERA 1, Luiz Eduardo Carvalho COSTEIRA 2, Jessica Azevedo Departamento de Ciências Veterinárias/

Leia mais

Clipagem Mídias USAV - início atividades

Clipagem Mídias USAV - início atividades Cirurgia esterilização Atendimento clínico - consultório Atendimento clínico - informação usuário Atendimento Clipagem Mídias USAV - início atividades Projeto: Saúde Animal - USAV Organização: Secretaria

Leia mais

Centro de Controle de Zoonoses. Serviço público focando na proteção dos animais

Centro de Controle de Zoonoses. Serviço público focando na proteção dos animais Serviço público focando na proteção dos animais 1- Recolhimento e Manejo Veículos Adaptados Veículos Adaptados Instalações Adequadas Sala de Cirurgia ' Novas Baias ' Sala de Banho ' Recepção e Sala de

Leia mais

Arrecadação de tampas

Arrecadação de tampas Arrecadação de tampas Palestras em escolas Divulgação de mutirão de castração Divulgação de mutirão de castração Arrecadação de tampas Projeto: ECOPET- Ecologia e Bem-estar Animal Organização: ECOPET-

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º /XI/2ª

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º /XI/2ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º /XI/2ª RECOMENDA AO GOVERNO UMA NOVA POLÍTICA DE CONTROLO DAS POPULAÇÕES DE ANIMAIS ERRANTES A realidade nos centros de recolha oficiais, mais conhecidos como

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE REPUBLICADA NO DOE DE 04-02-2014 SEÇÃO I PÁG 63-64 RESOLUÇÃO SMA Nº 03, DE 24 DE JANEIRO DE 2014. Estabelece orientações para a instrução de processos de convênios com municípios e entidades da sociedade

Leia mais

As relações entre os seres humanos e os animais domésticos deveriam ser de cooperação, e não de exploração

As relações entre os seres humanos e os animais domésticos deveriam ser de cooperação, e não de exploração As relações entre os seres humanos e os animais domésticos deveriam ser de cooperação, e não de exploração Problemas de bem-estar em cães e gatos Bem-estar Conceito de bem-estar: satisfação das necessidades

Leia mais

22o. Prêmio Expressão de Ecologia

22o. Prêmio Expressão de Ecologia 22o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Cãominhada Educativa de Joinville Manifestações Palestras Fotos: Projeto: Proteção Animal: ato de civilidade e consciência ambiental. Organização: FRADA - Frente

Leia mais

METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO: 2013-2016

METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO: 2013-2016 1 ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS de Jaboticabal SP - APA Lei Municipal de Utilidade Pública 3.193 de 07/10/03 - CNPJ 04.630.685/0001-00 www.apajaboticabal.org.br METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL

Leia mais

Standard da OIE Controle de cães não domiciliados

Standard da OIE Controle de cães não domiciliados Standard da OIE Controle de cães não domiciliados Capítulo 7.7 Lizie Buss Med Vet Fiscal Federal Agropecuário Comissão de BEA/MAPA Conceito de bem-estar animal OIE Como um animal está se ajustando as condições

Leia mais

OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Daniely Rocha INSABRAL 1, Bruna Gasparini DIONIZIO 1, Taynara da Silva ALMEIDA 1, Vitória

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tanhaçu publica:

Prefeitura Municipal de Tanhaçu publica: Prefeitura Municipal de Tanhaçu 1 Terça-feira Ano X Nº 979 Prefeitura Municipal de Tanhaçu publica: Lei 438/2017 - Dispõe Sobre o Controle da População Animal, Prevenção e Controle de Zoonoses e Proteção

Leia mais

Edição Projeto: Controle Populacional de Cães e Gatos, da Ação à Educação Organização: Aprablu Imagens: 1/1

Edição Projeto: Controle Populacional de Cães e Gatos, da Ação à Educação Organização: Aprablu Imagens: 1/1 2 21º Prêmio Expressão de Ecologia Edição2013-2014 2013-2014 Projeto: Controle Populacional de Cães e Gatos, da Ação à Educação Organização: Aprablu Imagens: 1/1 PÁGINA 1: Inform ações cadastrais: P1:

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS

PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS O crescimento populacional de cães e gatos tem representado um problema de saúde pública, devido à possibilidade de transmissão de doenças entre animais

Leia mais

Construção do Canil Municipal de Cruzeiro-SP

Construção do Canil Municipal de Cruzeiro-SP PROJETOS FÍSICOS DE UNIDADE DE CONTROLE DE ZOONOSES E FATORES BIOLÓGICOS DE RISCOS Construção do Canil Municipal de Cruzeiro-SP Secretário Municipal de Meio Ambiente José Kleber Lima Silveira Junior Engenheiro

Leia mais

Foram mais de 20 mil participantes em todo o Mato Grosso do Sul!

Foram mais de 20 mil participantes em todo o Mato Grosso do Sul! Marcio Fernandes é um dos parlamentares que mais apresentaram projetos de lei. Suas leis aprovadas sempre foram elaboradas ouvindo a população e buscando resultados efetivos na melhoria da qualidade de

Leia mais

09 a 11 de setembro de 2015, Campus da UFRPE Dois Irmãos, Recife

09 a 11 de setembro de 2015, Campus da UFRPE Dois Irmãos, Recife 09 a 11 de setembro de 2015, Campus da UFRPE Dois Irmãos, Recife MANEJO DE POPULAÇÕES DE CÃES E GATOS COMO ESTRATÉGIA SANITÁRIA CONTRA ZOONOSES URBANAS Dogs and cats management population as health strategy

Leia mais

Ecologia de Populações. Profª Priscila F Binatto

Ecologia de Populações. Profª Priscila F Binatto Ecologia de Populações Profª Priscila F Binatto CONCEITO DE POPULAÇÃO Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em um determinado local e tempo. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA DE POPULAÇÕES LIMITES DE

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª. Exposição de Motivos

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª. Exposição de Motivos PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei nº 65/XIII-1.ª Aprova medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e para a modernização dos serviços municipais

Leia mais

MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS PROCESSO SELETIVO. Edital 01/2018

MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS PROCESSO SELETIVO. Edital 01/2018 ANEXO I NÚMERO DE VAGAS, REQUISITOS BÁSICOS, ATIVIDADES A SEREM EXPEDIDAS, REMUNERAÇÃO MENSAL E CARGA HORÁRIA Função Vagas Requisitos Básicos Atividades Básicas Remuneração Básica Carga horária Agente

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE DOENÇAS CAUSADAS POR ANIMAIS DE RUA E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA.

UM ESTUDO SOBRE DOENÇAS CAUSADAS POR ANIMAIS DE RUA E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA. UM ESTUDO SOBRE DOENÇAS CAUSADAS POR ANIMAIS DE RUA E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA. Catarina Alencar Guerra Figueiredo Orientador: Michael Filardi Coorientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia RELEVÂNCIA

Leia mais

Edital n.º17 PCM/2015

Edital n.º17 PCM/2015 Edital n.º17 PCM/2015 Canil Municipal Através do presente edital torna público que: 1 Está em vigor o Regulamento do Canil Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo (em anexo). 2 Na sua génese está, por

Leia mais

POLÍTICA PÚBLICA DE CONTROLE ANIMAL. Proposta n. 01/2008 Data: 20 de maio de Vereador Roberto Tripoli e colaboradores

POLÍTICA PÚBLICA DE CONTROLE ANIMAL. Proposta n. 01/2008 Data: 20 de maio de Vereador Roberto Tripoli e colaboradores Maio de 2008: Montone pede colaboração e promete investimentos de R$ 10 milhões no controle animal. Tripoli apresenta propostas. Um ano depois, silêncio continua. Mais uma vez, no final de maio de 2008,

Leia mais

Ecologia de Populações. Profª Priscila F Binatto

Ecologia de Populações. Profª Priscila F Binatto Ecologia de Populações Profª Priscila F Binatto CONCEITO DE POPULAÇÃO Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em um determinado local e tempo. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA DE POPULAÇÕES LIMITES DE

Leia mais

CORREIO VETERINÁRIO. - O informativo do médico veterinário da cidade e do campo - Unidades Veterinárias Móveis são tendência na área

CORREIO VETERINÁRIO. - O informativo do médico veterinário da cidade e do campo - Unidades Veterinárias Móveis são tendência na área Imperatriz/ Região Tocantina/ Brasil Abr/Mai/Jun 2018 Ano 1/ Nº 2 Unidades Veterinárias Móveis são tendência na área - O informativo do médico veterinário da cidade e do campo - CORREIO VETERINÁRIO Imperatriz/

Leia mais

DINÂMICA DAS POPULAÇÕES

DINÂMICA DAS POPULAÇÕES DINÂMICA DAS POPULAÇÕES Dinâmica Populacional 1) Tamanho populacional 2) Densidade 3) Taxa de crescimento 4) Taxa de mortalidade 5) Taxa de natalidade 6) Distribuição etária (pirâmide de idade) 7) Fecundidade

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA MEU PET PROTEGIDO - PLANO BASIC

CONDIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA MEU PET PROTEGIDO - PLANO BASIC CONDIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA MEU PET PROTEGIDO - PLANO BASIC ITEM 1 DEFINIÇÕES A) USUÁRIO Entende-se por Usuário, no caso de pessoas físicas, o titular do certificado de assistência, desde que tenham

Leia mais

LEI MUNICIPAL N /2013

LEI MUNICIPAL N /2013 LEI MUNICIPAL N. 4.109/2013 ESTABELECE AS DIRETRIZES E NORMAS GERAIS ACERCA DO BEM ESTAR ANIMAL E CONTROLE E PREVENÇÃO DE ZOONOSES NO MUNICÍPIO DE GUARAMIRIM O Prefeito de Guaramirim, no uso de suas atribuições,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO RS RESOLUÇÃO Nº 14, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Dispõe sobre a normatização dos procedimentos de contracepção de cães e gatos em Programas

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº 49.393, DE 10 DE ABRIL DE 2008 Regulamenta a Lei n 14.483, de 16 de julho de 2007, que dispõe sobre a criação e a venda no varejo de cães e gatos por estabelecimentos comerciais no Município

Leia mais

Ecologia de Populações. Profª Priscila F Binatto

Ecologia de Populações. Profª Priscila F Binatto Ecologia de Populações Profª Priscila F Binatto CONCEITO DE POPULAÇÃO Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em um determinado local e tempo. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA DE POPULAÇÕES LIMITES DE

Leia mais

LEI Nº , DE 9 DE JANEIRO DE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº , DE 9 DE JANEIRO DE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 16.536, DE 9 DE JANEIRO DE 2019. Dispõe sobre a reprodução, criação, venda, compra e doação de animais de estimação em estabelecimentos comerciais e assemelhados, no âmbito do Estado de Pernambuco,

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei nº 1008/XII 4.ª Regime jurídico da modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais e dos serviços municipais de veterinária. Exposição

Leia mais

22o. Prêmio Expressão de Ecologia

22o. Prêmio Expressão de Ecologia 22o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Fotos: Projeto: SAMUVET Organização: DIBEA Página: 1/1 PÁGINA 1: Informações cadastrais: Q1: Título do projeto ambiental participante: SAMUVET - Serviço de Atendimento

Leia mais

PRÊMIO CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS - MELHORES PRÁTICAS NO MANEJO HUMANITÁRIO DE CÃES E GATOS REGULAMENTO

PRÊMIO CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS - MELHORES PRÁTICAS NO MANEJO HUMANITÁRIO DE CÃES E GATOS REGULAMENTO PRÊMIO CIDADE AMIGA DOS ANIMAIS - MELHORES PRÁTICAS NO MANEJO HUMANITÁRIO DE CÃES E GATOS REGULAMENTO 1. Introdução Estima-se que existam mais de 200 milhões de cães na América Latina e que 56% da população

Leia mais

DECRETO N.º 34/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 34/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 34/XIII Aprova medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população A Assembleia

Leia mais

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Gatinha castrada e marcada (orelha esquerda) - colônia nr. 2 com 16 gatos Colônia já totalmente castrada e marcada Palestra educativa sobre comportamento felino

Leia mais

Levantamento de tecnologias para ONGs de Proteção Animal para apoio ao resgate de animais domésticos acoplados ao ciclo de vida de um Sistema Web

Levantamento de tecnologias para ONGs de Proteção Animal para apoio ao resgate de animais domésticos acoplados ao ciclo de vida de um Sistema Web Levantamento de tecnologias para ONGs de Proteção Animal para apoio ao resgate de animais domésticos acoplados ao ciclo de vida de um Sistema Web Tatiana Tozzi, Daniel Fernando Anderle, Rodrigo Ramos Nogueira

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 16 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Leitura texto introdutório

Leia mais

VII Seminário Itajaí Seminário Blumenau

VII Seminário Itajaí Seminário Blumenau VII Seminário Itajaí Seminário Blumenau Seminário Joinville Workshop de defesa da fauna MPSC Seminário Criciuma Projeto: Ciclo de Seminários de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos

Leia mais

CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E POSSE RESPONSÁVEL

CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E POSSE RESPONSÁVEL CÃES E GATOS - CONTROLE POPULACIONAL POR MEIO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA E POSSE RESPONSÁVEL ANDRADE 1, Ana de Fátima de Souza BUQUERA 2, Luiz Eduardo Carvalho DANTAS 1, Emmanuel Freire OLIVEIRA 1, Micaelly

Leia mais

22o. Prêmio Expressão de Ecologia

22o. Prêmio Expressão de Ecologia 22o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Certificado - World Spay Day Folder de divulgação - World Spay Day Lei 7955/14: Sueli Amaral e a Hachi Ong conseguiram aprovação na Câmara Municipal de Blumenau

Leia mais

BENEDITO RAFAEL DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Turística de Salesópolis, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

BENEDITO RAFAEL DA SILVA, Prefeito Municipal da Estância Turística de Salesópolis, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, LEI N.º 1.446, DE 12 DE SETEMBRO DE 2.005 ( Dispõe sobre o controle da população de animais urbanos e rurais, bem como sobre a prevenção e controle de zoonoses e procedimentos e métodos de eutanásia em

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE TATUÍ ESTADO DE SÃO PAULO

CÂMARA MUNICIPAL DE TATUÍ ESTADO DE SÃO PAULO CÂMARA MUNICIPAL DE TATUÍ ESTADO DE SÃO PAULO LEI ORDINÁRIA Nº 4608, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2011 A Câmara Municipal de Tatuí aprova e eu, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, Prefeito Municipal, sanciono e promulgo

Leia mais

Ecologia das Populações. Marina Pereti Vinicius Brito

Ecologia das Populações. Marina Pereti Vinicius Brito Ecologia das Populações Marina Pereti Vinicius Brito PROBLEMATIZAÇÃO POPULAÇÃO É um grupo de indivíduos da mesma espécie, que vivem em uma mesma área, em um determinado período do tempo. ECOLOGIA DAS POPULAÇÕES

Leia mais

ASSOCIAÇÕES PROTEÇÃO ANIMAL / C. MUNICIPAIS. Cristina Briosa ( DBEA)

ASSOCIAÇÕES PROTEÇÃO ANIMAL / C. MUNICIPAIS. Cristina Briosa ( DBEA) Cristina Briosa ( DBEA) COMPETÊNCIAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DL Nº 276/2001, de 17/10, com redação atual Dl Nº 314/2003,DE 17/12 LEI Nº 46/2013, de 04/07 PORTARIA 264/2013, de 16/08 Lei nº 75/2013, de 12/09

Leia mais

22o. Prêmio Expressão de Ecologia

22o. Prêmio Expressão de Ecologia 22o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Fotos: Projeto: Zoonoses aqui não Organização: Ecosul Página: 1/1 PÁGINA 1: Informações cadastrais: Q1: Título do projeto ambiental participante: Zoonoses aqui

Leia mais

Vigilância em Saúde. Serviços. Vigilância Epidemiológica

Vigilância em Saúde. Serviços. Vigilância Epidemiológica VIGILÂNCIA EM SAÚDE Constitui atributo dos órgãos de proteção à saúde e vigilâncias, das suas equipes multiprofissionais e dos seus agentes, o desenvolvimento de ações e serviços que visem promover e proteger

Leia mais

Os animais entram em nossas vidas para nos ensinar lições e fazer com que nos tornemos pessoas melhores

Os animais entram em nossas vidas para nos ensinar lições e fazer com que nos tornemos pessoas melhores Os animais entram em nossas vidas para nos ensinar lições e fazer com que nos tornemos pessoas melhores Bem-estar de Cães e Gatos Estudo do bem-estar dos animais Bem-estar: estado de um indivíduo em relação

Leia mais

EDITAL PROFILAXIA DA RAIVA E OUTRAS ZOONOSES - VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA

EDITAL PROFILAXIA DA RAIVA E OUTRAS ZOONOSES - VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA EDITAL PROFILAXIA DA RAIVA E OUTRAS ZOONOSES - VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA Maria Teresa Villa de Brito, Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, em cumprimento do disposto no Decreto-Lei

Leia mais

CRIAÇÃO DE UM BLOG DESTINADO À ADOÇÃO DE CÃES E GATOS PROVENIENTES DO CENTRO DE BEM-ESTAR ANI- MAL DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

CRIAÇÃO DE UM BLOG DESTINADO À ADOÇÃO DE CÃES E GATOS PROVENIENTES DO CENTRO DE BEM-ESTAR ANI- MAL DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL Comunicação CRIAÇÃO DE UM BLOG DESTINADO À ADOÇÃO DE CÃES E GATOS PROVENIENTES DO CENTRO DE BEM-ESTAR ANI- MAL DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL Kyola Sthefanie Camargo 1 Renata Bastos da Rocha 1 Amanda

Leia mais

LEI Nº 4.917, DE 27 DE AGOSTO DE Projeto de Lei de autoria do Prefeito Municipal

LEI Nº 4.917, DE 27 DE AGOSTO DE Projeto de Lei de autoria do Prefeito Municipal Projeto de Lei de autoria do Prefeito Municipal Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal COMPBEA e a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem- Estar Animal FUBEM

Leia mais

Projeto: Ciclo de Seminários de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais Página: 1/1 Organização: Instituto

Projeto: Ciclo de Seminários de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais Página: 1/1 Organização: Instituto Projeto: Ciclo de Seminários de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais Página: 1/1 Organização: Instituto Ambiental Ecosul nº 91 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link)

Leia mais

As vantagens do CED na colónia

As vantagens do CED na colónia As vantagens do CED na colónia Esterilizar os gatos de uma colónia tem as seguintes vantagens para a vizinhança: 1. Não haverá mais ninhadas, e a população de gatos irá diminuir com o tempo. Se todos os

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO N 001/2018

CHAMAMENTO PÚBLICO N 001/2018 CHAMAMENTO PÚBLICO N 001/2018 A PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE ILHABELA, no âmbito de suas atribuições legais e diante do que dispõe a Lei Municipal nº 658/2008, torna pública a abertura

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito Projeto de Lei nº 14 de 19 de janeiro de 2009 Autoriza o Município de Canoas a contratar temporariamente, sob a forma de regime celetista, Agentes de Combate às Endemias, Supervisores de Campo e Supervisor

Leia mais

1. TÍTULO DO PROJETO: CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ

1. TÍTULO DO PROJETO: CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ 1. TÍTULO DO PROJETO: CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ 2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Nome da Instituição Proponente: FUNDEPA - Fundo Municipal de Proteção dos Animais/ COMPATA/

Leia mais

Abrigo Municipal Para Cães e Gatos em Situação de Rua

Abrigo Municipal Para Cães e Gatos em Situação de Rua EIXO TEMÁTICO: ( ) Arquitetura da Paisagem: Repensando a Cidade ( ) Arquitetura, Tecnologia e Meio Construído ( ) Cidade, Patrimônio Cultural e Arquitetônico ( ) Cidade: Planejamento, Projeto e Intervenções

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 19.7.2016 COM(2016) 477 final 2016/0229 (COD) Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (UE) n.º 952/2013 que estabelece o Código

Leia mais

Ecossistemas Humanos

Ecossistemas Humanos Ecossistemas Humanos Ecossistemas humanos Necessidades e desejos da população controle ambiental Ambientes completamente novos ecossistemas humanos Do ponto de vista humano, a biosfera pode ser dividida

Leia mais

Olá apoiadores, mais uma vez, fomos chamados para ir onde ninguém quer ir ou onde ninguém vai...

Olá apoiadores, mais uma vez, fomos chamados para ir onde ninguém quer ir ou onde ninguém vai... Olá apoiadores, mais uma vez, fomos chamados para ir onde ninguém quer ir ou onde ninguém vai... A foto em anexo é só uma pontinha do problema...montamos as armadilhas de captura na Ilha Furtada, e, montamos

Leia mais

CAPTURA DOS ANIMAIS PELO CCZ: UMA VISÃO DA POPULAÇÃO CAPTURE OF ANIMALS BY CCZ: A POPULATION OF VISION

CAPTURA DOS ANIMAIS PELO CCZ: UMA VISÃO DA POPULAÇÃO CAPTURE OF ANIMALS BY CCZ: A POPULATION OF VISION 1 CAPTURA DOS ANIMAIS PELO CCZ: UMA VISÃO DA POPULAÇÃO CAPTURE OF ANIMALS BY CCZ: A POPULATION OF VISION VILCELÂNIA ALVES COSTA 1, NILZA DUTRA ALVES 2, KAYANA CUNHA MARQUES 3, THAYANE CRISTINA CARNEIRO

Leia mais

Indicadores, taxas e coeficientes. Prof.: Joni Fusinato

Indicadores, taxas e coeficientes. Prof.: Joni Fusinato Indicadores, taxas e coeficientes Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Indicadores Em um planejamento ou na tomada de decisão é indispensável que exista um sistema de informação,

Leia mais

EDITAL PROFILAXIA DA RAIVA E OUTRAS ZOONOSES VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA

EDITAL PROFILAXIA DA RAIVA E OUTRAS ZOONOSES VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA EDITAL PROFILAXIA DA RAIVA E OUTRAS ZOONOSES VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA Álvaro Pegado Mendonça, Diretor Geral de Alimentação e Veterinária, em cumprimento do disposto no Decreto-Lei

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 2199 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 2.256, de - Dispõe sobre denominação de logradouro público e dá outras providências. Lei Nº 2.257, de - Dispõe sobre denominação

Leia mais

Castração de fêmeas de cães e gatos

Castração de fêmeas de cães e gatos Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas,

Leia mais

S U M Á R I O. 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva?

S U M Á R I O. 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva? MEDICINA VETERINÁRIA RAIVA POR PROFA. DRA. ADRIANA MORAES DA SILVA S U M Á R I O 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva? 5 O Que

Leia mais

2s Promotoria dejustiça

2s Promotoria dejustiça 2s Promotoria dejustiça Curadoria do Meio Ambiente TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA que celebram o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Município de Unaí versando sobre os fatos

Leia mais

Todos os animais têm o mesmo direito à vida

Todos os animais têm o mesmo direito à vida Todos os animais têm o mesmo direito à vida Bem-estar Animal Conceitos básicos I Sistemas intensivos de produção Surgiram no início do século XX Sistemas intensivos de produção Têm como principais objetivos

Leia mais

Conforme relato da própria SEPDA, fornecido ao Juiz no Processo nº ,

Conforme relato da própria SEPDA, fornecido ao Juiz no Processo nº , ---------- Mensagem encaminhada ---------- De: cristina Data: 26 de abril de 2012 21:21 Assunto: Gatil do Jockey Club - Para: luizleite@pcrj.rj.gov.br Cc: leonardopecanha@pcrj.rj.gov.br,

Leia mais

LEI Nº , DE

LEI Nº , DE LEI Nº 10.119, DE 24-02-2011 DOM 25-02-2011 Dispõe sobre a circulação de veículo de tração animal e de animal, montado ou não, em via pública do Município e dá outras providências. O Povo do Município

Leia mais