Perfil e impacto da produção técnico-científica da Embrapa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perfil e impacto da produção técnico-científica da Embrapa"

Transcrição

1 Perfil e impacto da produção técnico-científica da Embrapa Produção, citações e downloads Roberto Penteado Wilson Fonseca Flavio Avila Brasília, 04 de Junho de 2018

2 Avaliação bibliométrica: Definição, Estudos e Indicadores

3 Definição de Bibliometria Bibliometria (Bibliometrics) Estudo dos aspectos quantitativos da difusão, uso e impacto da informação registrada. Foi adotada inicialmente de forma restritiva, na análise estatística de publicações escritas, em particular dos registros bibliográficos. Com o tempo, a Bibliometria ampliou seu espectro, com a incorporação de documentos diversos, tais como bases de dados internas de uma empresa, bases de publicações científicas e patentes.

4 Definição de Cientometria Cientometria (Scientometrics) É considerada um segmento da sociologia da ciência para estudar os aspectos quantitativos da ciência como disciplina ou atividade econômica, aplicada ao desenvolvimento de políticas científicas. Trata dos estudos quantitativos de todas as atividades científicas consideradas pertinentes, inclusive a publicação. Por isso, a Cienciometría é mais completa que a Bibliometría.

5 Áreas das ciências da informação

6 Estudos bibliométricos na Embrapa 2006 PENTEADO FILHO, R. de C. Création de systèmes d intelligence dans une organisation de recherche et développement avec la scientométrie et la médiamétrie f. Tese (Doutorado) Université du Sud, Toulon FONSECA JÚNIOR, W. C. A Comunicação organizacional: um estudo epistemológico f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2009a PENTEADO FILHO, R. de C.; AVILA, A. F. D. Embrapa Brasil: análise bibliométrica dos artigos na Web of Science: ( ). Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2009a. 116 p. (Textos para Discussão, 36).

7 Estudos bibliométricos na Embrapa 2009b PENTEADO FILHO, R. de C.; AVILA, A. F. D. Estudo das citações dos artigos da Embrapa na Web of Science de 1977 a Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2009b. 131 p. (Textos para Discussão, 37). 2016a PENTEADO FILHO, R. De C.; FONSECA JUNIOR, W. C. F.; AVILA, A.F. O papel da pesquisa bibliométrica na avaliação de desempenho de instituições de pesquisa: o caso Embrapa. CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - ISSN (2016). 2016b PENTEADO FILHO, R. De C.; FONSECA JUNIOR, W. C. O problema da padronização das afiliações de autores na base de dados Web of Science o caso Embrapa e sua solução. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 5., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, p.a18

8 Indicadores em ciência e tecnologia Indicadores de atividade / produção Abrangem a contagem do número de publicações por tipo de documentos (livros, artigos, publicações científicas, informes) por instituição, área de especialização e país. São indicadores quantitativos que não entram no mérito da qualidade das publicações.

9 Indicadores em ciência e tecnologia Indicadores de conexão / relacionais Refletem o grau de colaboração na ciência em nivel nacional e internacional, assim como o crescimento ou declínio da pesquisa cooperativa. Para isso, esses indicadores tratam das coocorrências de autores, citações e palavras, mapas do conhecimento, redes sociais e a colaboração entre autores, instituições e países.

10 Indicadores em ciência e tecnologia Indicadores de citação - São os mais difundidos e também os mais polêmicos na análise da literatura científica, para proporcionar informação sobre o número de citações recebidas, por um artigo específico, de outros artigos indexados na mesma base de dados. Esses indicadores denotam o impacto de autores ou artigos sobre determinada comunidade científica, assim como sua influência e visibilidade nessa comunidade.

11 Bases de dados multidisciplinares Web of Science (WoS) 1960 Institute for Scientific Information (ISI) / Thomson Scientific (1992) / Clarivate Analytics (2016). Esta base tem registros de mais de 12 mil periódicos e é a mais utilizada en estudos cientométricos. As principais bases da WoS são: Science Citation Index Expanded (SCIE), Social Sciences Citation Index (SSCI) y Arts & Humanities Citation Index (A&HCI). Scopus 2004 Elsevier Esta base de dados engloba mais de 20 mil periódicos de diversos países e idiomas. Está crescendo em importância pois tem origem na maior editora de periódicos do mundo. SciELO (Scientific Eletronic Library Online) 1998 FAPESP/BIREME Base regional com algumas dezenas de periódicos.

12 Como baixar os dados

13 Como baixar os dados

14 Como baixar os dados

15 Como baixar os dados

16 Como baixar os dados

17 Como baixar os dados

18 Como baixar os dados

19 Avaliação bibliométrica: Técnicas e métodos Uso do software VantagePoint

20 O que é o VantagePoint? O VantagePoint é um software de mineração de textos que se utiliza para descobrir o conhecimento en bases de datos textuais. Existem outras duas versões do software: Thomson Data Analyzer - utilizado nas bases de dados Web of Knowledge da Thomson Scientific, de artigos e de patentes como a WoS e a Derwent, Science Citation Index; TechOASIS - para uso do Governo dos EUA.

21 Minerar textos por padrões Como vemos o texto como dado, podemos utilizar técnicas de mineração de dados para encontrar padrões e descobrir diferentes perspectivas em grandes coleções de textos.

22 O que minerar? Os dados textuais dos campos Que são dados textuais brutos dos campos? Campos Delimitados Estruturados

23 Em resumo Com a explosão das informacões é inviável ler artigo por artigo. O texto pode ser tratado como dado. Padrões nos dados tem significado. Bibliometria de co-palavras é a chave para encontrar padrões. Bibliometria de co-palavras funciona melhor com informação estruturada. O VantagePoint é uma ferramenta que da poder ao analista mas não o substitue.

24 O que faz o VantagePoint? Resume uma amostra de dados: Quem? - O que? - Onde? - Quando? Relações Tendências Indicadores Pense, com base em sua realidade, que perguntas são potencialmente úteis para responder.

25 Exemplo de estudo: Perfil da produção de artigos da Embrapa entre 2007 e 2015 Oportunidades e Desafios Roberto Penteado Wilson Fonseca Flavio Avila

26 Perfil da produção de artigos RESUMO Estudo da produção científica da Embrapa e das consequências de seus resultados para a avaliação de desempenho da instituição nas dimensões política e social, de informação e organizacional. METODOLOGIA Adoção do software VantagePoint para a análise bibliométrica, e MS Excel para gerar gráficos. Para isso foi realizada uma busca em 26 de agosto de 2016, nas bases de dados da la Web of Science de todos os registros em todos os idiomas e tipos de documentos (artigos, editoriais, comentarios, etc.) com os possíveis nomes que faziam referência à Embrapa. Ao final foram selecionados apenas os artigos, resultando em registros no período RESULTADOS Os resultados se encontram a seguir.

27 Artigos por ano:

28 Artigos por ano:

29 Artigos por pesquisador (Total):

30 Artigos por idioma:

31 Origem dos periódicos:

32 Classificação dos periódicos:

33 Artigos por País:

34 Artigos por região do mundo:

35 Artigos por região do mundo:

36 Principais parceiros:

37 Principais parceiros:

38 Parceiros por região do globo: EUA / Canadá / México

39 Parceiros por região do globo: Europa

40 Parceiros por região do globo: Demais Regiões do Globo

41 Parceiros por região do globo: África

42 Parceiros por região do globo: América do Sul / Central / Caribe

43 Parceiros por região do globo: Ásia / Oceania

44 Parceiros por região do globo: Organismos Internacionais

45 Financiadores:

46 Agenda Brasil:

47 Agenda Brazil:

48 Citações (Histórico):

49 Citações (Histórico):

50 Artigos por classe de citação:

51 Centros por classe de citação:

52 Centros por classe de citação:

53 Centros por classe de citação:

54 Citações por tipo de centro:

55 Citações de artigos por idioma:

56 Citações por origem do periódico:

57 Periódicos com zero citação:

58 Periódicos com zero citação:

59 Periódicos com + citações:

60 Periódicos com + citações:

61 Citações por origem e regiões:

62 Parceiros com mais citações:

63 Downloads de publicações:

64 Downloads de publicações:

65 Unidades por downloads:

66 Unidades por downloads:

67 Síntese dos Resultados Produção Científica A Embrapa se encontra entre as instituições científicas brasileiras mais produtivas; *entre as dez mais; Sua alta produção se deve à inclusão de novos periódicos na base de dados, que agora tende a se estabilizar (visibilidade x produção); Há tendência de crescimento das publicações européias e norte-americanas na base de dados; Há tendência de crescimento dos artigos da Embrapa em inglês por centros temáticos (Embrapa Recursos Genéticos / Embrapa Instrumentação); Centros ecorregionais tendem a publicar mais em português;

68 Síntese dos resultados Colaborações e Financiamento Mais de 90% das coautorías da Embrapa se concentram no Brasil (76,12%) e em sete países (EE.UU., França, Reino Unido, Espanha, Holanda, Alemanha, Espanha e Canadá com 14,28% - Labex); Aplicando o índice DOM, os artigos com colaboradores das OIPAs, Asia / Oceanía e África tendem a ser mais citados; A Embrapa é muito pouco mencionada nos artigos como financiadora de sua própria pesquisa; Há dois tipos de financiadores: Agenda Brasil e Agenda Brazil; Questão importante: em que medida a agenda de pesquisa dos financiadores externos estão em conformidade com os interesses institucionais da Embrapa e vice-versa?

69 Síntese dos resultados Citações O desempenho da Embrapa na citação de seus artigos tende a ser muito melhor quando suas pesquisas são publicadas em revistas internacionais, com colaboradores internacionais; Dos autores da Embrapa e parceiros que publicaram pelo menos um artigo com mais de cem citações, apenas 11 estão entre os 52 autores mais prolíficos; Os dois autores da Embrapa que produziram mais artigos (154 e 110, respectivamente) se encontram no 95 e 212 lugares entre os que possuem mais de cem citações; Os trabalhos publicados em revistas de língua inglesa possuem mais chance de alcançar um alto número de citações do que em revistas de idioma português; É necessário um período de 5 anos para que as citações cheguem a seu ápice.

70 Conclusões O papel dos indicadores indicadores de desempenho são recursos necessários. No entanto, os resultados obtidos devem ser avaliados qualitativamente de acordo com o perfil de cada organização científica e de seus centros de pesquisa; Valorização da diversidade O desempenho de uma instituição de P&D como a Embrapa somente será plenamente eficaz se se levar em conta a contribuição global de suas unidades centrais e descentralizadas, com seus diferentes perfis. Por isso é necessário propor um trabalho de avaliação de desempenho mais qualificado;

71 Conclusões Melhoria da gestão de desempenho institucional Existe a necessidade de melhoria do sistema de gestão de desempenho da Embrapa, para ajustá-lo às preocupações da comunidade internacional sobre o uso de indicadores em C&T, aos documentos orientadores da Empresa (plano diretor, cenários futuros, agendas estratégicas) e ao perfil de suas unidades; Avaliação de desempenho dos produtos de informação A produção científica da Embrapa contempla, além dos artigos publicados em revistas científicas, os mais diversos produtos de informação (manuais técnicos, vídeos, cartilhas etc.). Com as novas tecnologias, esses produtos passaram a ficar em evidencia no portal da Embrapa. É necessário desenvolver um plano ou projeto que promova um melhor aproveitamento dos produtos de informação com seus respectivos indicadores de desempenho.

72 Conclusões Melhoria da política de publicação de documentos científicos É necessário reduzir distorções tais como a publicação em revistas científicas que não estão em sintonía com os públicos e temas da Embrapa, apenas para se obter melhores pontuações nas bases de dados. Agenda de pesquisa interna x externa É necessário atenção à gestão da agenda de pesquisa da Embrapa, especialmente nos casos de colaboração internacional.

73 Obrigado

INDICADORES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO INSTITUTO BUTANTAN.

INDICADORES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO INSTITUTO BUTANTAN. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E CULTURA Bruna Acylina Gallo INDICADORES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO INSTITUTO BUTANTAN. São Paulo 2018 Bruna

Leia mais

Produção Científica Portuguesa: Séries Estatísticas

Produção Científica Portuguesa: Séries Estatísticas 2005-2015 ÍNDICE Nota Inicial.2 Gráfico 1 Número de publicações por milhão de habitantes nos vários países da União Europeia: 2005 e 2015 3 Gráfico 2 Taxa de crescimento médio anual, entre 2005 e 2015,

Leia mais

Usando a Bibliometria para a Avaliação de informação e Gestão de Pesquisa e Publicação Científica

Usando a Bibliometria para a Avaliação de informação e Gestão de Pesquisa e Publicação Científica Usando a Bibliometria para a Avaliação de informação e Gestão de Pesquisa e Publicação Científica Deborah Dias Gerente Treinamento e Suporte - Brasil Thomson Reuters Scientific & Health Care Division DEBORAH.DIAS@THOMSONREUTERS.COM

Leia mais

O PROBLEMA DA PADRONIZAÇÃO DAS AFILIAÇÕES DE AUTORES NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE - O CASO EMBRAPA E SUA SOLUÇÃO

O PROBLEMA DA PADRONIZAÇÃO DAS AFILIAÇÕES DE AUTORES NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE - O CASO EMBRAPA E SUA SOLUÇÃO Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O PROBLEMA DA PADRONIZAÇÃO DAS AFILIAÇÕES DE AUTORES NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE - O CASO EMBRAPA E SUA SOLUÇÃO Roberto de Camargo Penteado Filho 1 ; Wilson Corrêa

Leia mais

Produtividade em Pesquisa

Produtividade em Pesquisa Produtividade em Pesquisa Ferramentas de apoio e indicadores Elisabeth Dudziak Biblioteca - EP-USP Setembro 2010 Sumário Como avaliar a ciência e a pesquisa? Critérios CNPq / CAPES Autores Periódicos Por

Leia mais

A trajetória da. e a Coleção. Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem

A trajetória da. e a Coleção. Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem A trajetória da e a Coleção Maria Helena Palucci Marziale Editora da Revista Latino-americana de Enfermagem marziale@eerp.usp.br Órgão oficial de divulgação científica da Escola de Enfermagem de Ribeirão

Leia mais

Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T

Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T Abel L. Packer Diretor do Programa SciELO / FAPESP Assessor de Informação e Comunicação em Ciência da FAPUNIFESP Seminário Tendências da gestão

Leia mais

Em quais temas de pesquisa publicamos com impacto?

Em quais temas de pesquisa publicamos com impacto? 1 Em quais temas de pesquisa publicamos com impacto? Avaliação da produção científica dos Departamentos da Faculdade de Odontologia da USP a partir de citações de artigos publicados e indexados na Web

Leia mais

Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica

Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica Sueli Mara S.P. Ferreira USP/ECA II Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Apresentação. Principais recursos e características. Serviços públicos e personalizados. Indicadores de uso e impacto da SciELO

Apresentação. Principais recursos e características. Serviços públicos e personalizados. Indicadores de uso e impacto da SciELO SciELO: modelo e perspectivas para publicação Fabiana Montanari Lapido eletrônica BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO VI Encontro Internacional de Editores e Autores de Periódicos Científicos da Área de Odontologia

Leia mais

Revistas de cirurgia e gastroenterologia: indexação em bases de dados e indicadores bibliométricos

Revistas de cirurgia e gastroenterologia: indexação em bases de dados e indicadores bibliométricos MESMO ARTIGO NO IDIOMA PORTUGUÊS Revistas de cirurgia e gastroenterologia: indexação em bases de dados e indicadores bibliométricos Introdução A redação de trabalhos científicos pode ser considerada a

Leia mais

SciVerse Scopus & Avaliações Bibliométricas

SciVerse Scopus & Avaliações Bibliométricas SciVerse Scopus & Avaliações Bibliométricas Vagner Alves Instrutor treinamento@elsevier.com.br Tel.: (21) 3970-9311 www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O ciclo da pesquisa Financiamento

Leia mais

Ferramentas para uma Revisão Bibliográfica Sistematizada

Ferramentas para uma Revisão Bibliográfica Sistematizada Ferramentas para uma Revisão Bibliográfica Sistematizada TEA784 Fundamentos de Engenharia Ambiental Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) Material para auxiliar o Trabalho Final Emílio

Leia mais

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional

os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional os periódicos brasileiros na comunicação da pesquisa nacional Abel L. Packer SciELO, Coordenação Operacional Consultor em Informação e Comunicação em Ciência Fundação da Universidade Federal de São Paulo

Leia mais

IV Semana da escrita Científica do IFSC

IV Semana da escrita Científica do IFSC IV Semana da escrita Científica do IFSC Análise bibliométrica da produção científica: dos indicadores individuais aos rankings universitários Prof Leandro I. Lopes de Faria DCI e NIT/Materiais - UFSCar

Leia mais

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia O processo de indexação de periódicos científicos: indexadores nacionais, internacionais e seus critérios Maria Imaculada Cardoso Sampaio Agosto de 2004 isampaio@usp.br Importância em publicar Onde publicar

Leia mais

Indexação de periódicos científicos em bases de dados

Indexação de periódicos científicos em bases de dados Indexação de periódicos científicos em bases de dados Fabiana Montanari Lapido Unidade SciELO Oficina para Editores Científicos (SES-SP) São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Tópicos Introdução Bases de dados

Leia mais

ANÁLISE QUANTITATIVA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DA EMBRAPA MEIO AMBIENTE

ANÁLISE QUANTITATIVA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DA EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANÁLISE QUANTITATIVA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DA EMBRAPA MEIO AMBIENTE Franciele de Oliveira Bitencourt 1 ; Alfredo José Barreto Luiz 2. INTRODUÇÃO A Cientometria é a ciência de medir e analisar

Leia mais

Caracterização da amostra portuguesa da área da saúde na Web of Science. Maria da Luz Antunes Março/2012

Caracterização da amostra portuguesa da área da saúde na Web of Science. Maria da Luz Antunes Março/2012 Caracterização da amostra portuguesa da área da saúde na Web of Science Caracterização da amostra portuguesa da área da saúde na Web of Science Introdução Objetivo Metodologia Resultados e Discussão Conclusões

Leia mais

Dimensões da qualidade para um editor de periódico em Saúde Publica

Dimensões da qualidade para um editor de periódico em Saúde Publica Network of Collaboration Between Europe and Latin American- Caribbean Countries (NECOBELAC) Dimensões da qualidade para um editor de periódico em Saúde Publica Mario Vianna Vettore Editor Adjunto Como

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA ONDE Publicar POR QUE Publicar Publicar é importante porque??? Atua na captação de recursos nas agências fomentadoras de pesquisa. Contribui com melhores posições nos rankings comparativos

Leia mais

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science, por área científica FOS: Quinquénios e

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science, por área científica FOS: Quinquénios e Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science, por área científica FOS: Quinquénios 2003-2007 e 2004-2008 SUMÁRIO Introdução... 2 Comparação Nacional... 3 Universidade do Porto...

Leia mais

II Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos

II Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos II Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos Informação científica e tecnológica para pesquisas acadêmicas e científicas 2012 Cintia Braga F. Pinheiro cintiabfp@ffclrp.usp.br tecnológica Introdução

Leia mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS COLEÇÕES DO SCIELO CITATION INDEX NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS COLEÇÕES DO SCIELO CITATION INDEX NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS COLEÇÕES DO SCIELO CITATION INDEX NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA Maria Simone de Menezes Alencar 1 ; Eloisa da Conceição Príncipe

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

Alexandre Matos Aramis Fernandes Leandro Nagano Pedro Henrique Rodrigo Ehresmann

Alexandre Matos Aramis Fernandes Leandro Nagano Pedro Henrique Rodrigo Ehresmann Alexandre Matos Aramis Fernandes Leandro Nagano Pedro Henrique Rodrigo Ehresmann Professor: Alexandre Direne Disciplina: Metodologia Científica - 2015 Introdução Objetivos Análise quantitativa Análise

Leia mais

A Importância das Redes de Colaboração Científica nos Rankings Universitários Internacionais: Um estudo no QS World University Ranking Latin America

A Importância das Redes de Colaboração Científica nos Rankings Universitários Internacionais: Um estudo no QS World University Ranking Latin America São Paulo 22 de março de 2018 A Importância das Redes de Colaboração Científica nos Rankings Universitários Internacionais: Um estudo no QS World University Ranking Latin America Maria Cláudia Cabrini

Leia mais

FLUXO DE CITAÇÕES INTER-NACIONAL: fontes de informação para avaliação de impacto científico no Brasil

FLUXO DE CITAÇÕES INTER-NACIONAL: fontes de informação para avaliação de impacto científico no Brasil FLUXO DE CITAÇÕES INTER-NACIONAL: fontes de informação para avaliação de impacto científico no Brasil Rogério Mugnaini Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil rogerio.mugnaini@gmail.com Ed Noyons

Leia mais

Indicadores de Produção Científica Leandro Innocentini Lopes de Faria DCI e NIT/UFSCar

Indicadores de Produção Científica Leandro Innocentini Lopes de Faria DCI e NIT/UFSCar XII Semana do Livro e da Biblioteca na USP Mesa Redonda: Produção Científica Indicadores de Produção Científica Leandro Innocentini Lopes de Faria DCI e NIT/UFSCar 29 de outubro de 2009 Os indicadores

Leia mais

Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM)

Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) Divulgação Institucional do Journal of Aerospace Technology and Management (JATM) III Workshop sobre Efeitos da Radiação Ionizantes em Componentes Eletrônicos e Fotônicos de uso Aeroespacial Apresentação:

Leia mais

Um estudo sobre o perfil da demanda dos pesquisadores solicitantes do Programa de Pesquisa para o SUS PPSUS no RS

Um estudo sobre o perfil da demanda dos pesquisadores solicitantes do Programa de Pesquisa para o SUS PPSUS no RS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Um estudo sobre o perfil da demanda dos pesquisadores solicitantes do Programa de Pesquisa para o SUS PPSUS no RS Marilene Bertuol Guidini 1 ; Luciana Calabró 2 ; Diogo

Leia mais

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Metodologia SciELO Odila Duru BIREME/OPAS/OMS I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Novas Perspectivas da Comunicação Científica Peer Review

Leia mais

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU DE ZOOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU DE ZOOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU DE ZOOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 2009-2014 Dione Seripierri Viviane Neves São Paulo, SP 16

Leia mais

JCR e Fator de Impacto Chegaram Para Ficar. Como viver Com Eles

JCR e Fator de Impacto Chegaram Para Ficar. Como viver Com Eles JCR e Fator de Impacto Chegaram Para Ficar. Como viver Com Eles Rogerio Meneghini Programa SciELO FAP-Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo National International Periódicos de Editoras

Leia mais

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos

Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Procedimentos para indexação dos periódicos científicos Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS castrore@bireme.ops-oms.org X Encontro Nacional de Editores Científicos da ABEC Mini-curso São Pedro,

Leia mais

Produção Científica Portuguesa: Indicadores Bibliométricos

Produção Científica Portuguesa: Indicadores Bibliométricos 5-15 ÍNDICE Nota Inicial.3 Gráfico 1 - Número médio de citações por publicação no quinquénio 11-15: quociente PT / UE Evolução temporal do número médio de citações por publicação: Gráfico - Agricultural

Leia mais

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados 2. Padronização da Linguagem 3. Tesauros 4. Critérios de Confiabilidade da Informação Online 5. Bom Senso

Leia mais

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica

Modelo SciELO de Publicação Eletrônica Modelo SciELO de Publicação Eletrônica São Paulo, 24 de Junho de 2008 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Solange Santos Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS Scientific Electronic Library Online Biblioteca

Leia mais

Ciência em Radiologia: Uma Análise da Produção Nacional Helena Donato

Ciência em Radiologia: Uma Análise da Produção Nacional Helena Donato Ciência em Radiologia: Uma Análise da Produção Nacional Helena Donato helenadonato@chuc.min-saude.pt Sumário 1. Introdução O que é a Bibliometria 2. Metodologia de Pesquisa 3. Resultados Quantitativos

Leia mais

Scopus para editores e autores

Scopus para editores e autores Scopus para editores e autores Uma poderosa ferramenta 07 de maio de 2009 VI Encontro Internacional de Editores e Autores de Periódicos Científicos da Área de Odontologia Desafios da pesquisa científica

Leia mais

Gerenciamento de periódico para gestão de indicadores alternativos

Gerenciamento de periódico para gestão de indicadores alternativos Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2013-06-27 Gerenciamento de periódico para gestão de indicadores

Leia mais

Documentos. ISSN Março, Perfil da Produção de Artigos da Embrapa entre 2007 e 2015: Oportunidades e Desafios

Documentos. ISSN Março, Perfil da Produção de Artigos da Embrapa entre 2007 e 2015: Oportunidades e Desafios Documentos ISSN 1679-4680 Março, 2017 17 Perfil da Produção de Artigos da Embrapa entre 2007 e 2015: Oportunidades e Desafios ISSN 1679-4680 Março, 2017 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Secretaria

Leia mais

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras

Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Comunicação científica via SciELO: presente e perspectivas futuras Fabiana Montanari Lapido Projeto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP XVI ENCEP Joinville, 19 de Maio 2010 Apresentação Introdução

Leia mais

INTERNACIONALIDADE DAS REFERÊNCIAS E CITAÇÕES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA:

INTERNACIONALIDADE DAS REFERÊNCIAS E CITAÇÕES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB) ISSN 2177-3688 GT7- Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação Pôster INTERNACIONALIDADE DAS REFERÊNCIAS

Leia mais

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: 2017

SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA SUGESTÕES DE TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC ANO: 2017 Professores orientadores: Angélica Conceição

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA BIBLIOTECA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO USANDO RECURSOS DO VANTAGEPOINT

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA BIBLIOTECA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO USANDO RECURSOS DO VANTAGEPOINT Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA BIBLIOTECA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO USANDO RECURSOS DO VANTAGEPOINT Marcia dos Santos (USP) - marciasantos@usp.br Rachel Lione (USP)

Leia mais

Produção científica da Universidade do Minho. indexada na Web of Science e Scopus

Produção científica da Universidade do Minho. indexada na Web of Science e Scopus Produção científica da Universidade do Minho indexada na Web of Science e Scopus 2009-2013 Maio de 2015 Ficha Técnica Autoria: Clara Boavida, Eloy Rodrigues, Ricardo Saraiva Versão: 1.0 Data de Criação:

Leia mais

Sobre o Currículo Lattes

Sobre o Currículo Lattes Sobre o Currículo Lattes Acesse o Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br Acesse o Currículo Lattes na página inicial da Plataforma Lattes, no menu Acesso direto. Cadastro no Currículo Lattes Nas páginas

Leia mais

Bibliometria e Indicadores Científicos (BIC)

Bibliometria e Indicadores Científicos (BIC) Bibliometria e Indicadores Científicos (BIC) APRESENTAÇÃO Cada vez mais as universidades e os institutos de pesquisa estão atentos à importância dos indicadores bibliométricos de produção científica e

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

MÉTRICAS PARA PERIÓDICOS: Fator de Impacto, Webmetria, Altmetria

MÉTRICAS PARA PERIÓDICOS: Fator de Impacto, Webmetria, Altmetria MÉTRICAS PARA PERIÓDICOS: Fator de Impacto, Webmetria, Altmetria Métricas Bibliometria - mensuração da produção científica Cientometria - verificação da evolução das ciências Informetria - medidas de informação

Leia mais

Adriana Aparecida Puerta Leandro Innocentini Lopes de Faria Roberto de Camargo Penteado Filho

Adriana Aparecida Puerta Leandro Innocentini Lopes de Faria Roberto de Camargo Penteado Filho Desenvolvimento científico em nanotecnologia para o agronegócio: indicadores bibliométricos de produção científica a partir da Web of Science (2001-2010) Adriana Aparecida Puerta Leandro Innocentini Lopes

Leia mais

ESTADO DA ARTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ROTINAS ORGANIZACIONAIS

ESTADO DA ARTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ROTINAS ORGANIZACIONAIS Departamento de Administração ESTADO DA ARTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ROTINAS ORGANIZACIONAIS Aluno: Diego Ferreira Machado Orientador: Sandra Regina da Rocha Pinto 1. Introdução O objetivo

Leia mais

Indexação de Revistas e Periódicos Científicos dicas práticas e necessárias

Indexação de Revistas e Periódicos Científicos dicas práticas e necessárias Indexação de Revistas e Periódicos Científicos dicas práticas e necessárias Gildenir Carolino Santos 1 Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Contextualizando a Indexação

Leia mais

Publish or perish: como prosperar no ambiente acadêmico. Odir Dellagostin, Ph.D. CDTec Biotecnologia UFPel

Publish or perish: como prosperar no ambiente acadêmico. Odir Dellagostin, Ph.D. CDTec Biotecnologia UFPel Publish or perish: como prosperar no ambiente acadêmico Odir Dellagostin, Ph.D. CDTec Biotecnologia UFPel Publish or Perish (Publique ou Pereça) Expressão cunhada na década de 1950 que refere-se a pressão

Leia mais

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2016 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas; Traçando o perfil; Perfil de interesse; Modos

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

As citações, os índices de citações & outras histórias

As citações, os índices de citações & outras histórias As citações, os índices de citações & outras histórias Letícia Strehl Biblioteca Central UFRGS A importância dos índices de citações a partir da minha experiência como: Bibliotecária Usuária Pesquisadora

Leia mais

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2015 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas;

Leia mais

critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção SES SP Oficina para Editores Científicos São Paulo, 2 de dezembro de 2009 Denise Peres

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA SÉRIES ESTATÍSTICAS. [Versão retificada em Maio 2013]

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA SÉRIES ESTATÍSTICAS. [Versão retificada em Maio 2013] PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA 1990 2009 SÉRIES ESTATÍSTICAS [Versão retificada em Maio 2013] FICHA TÉCNICA Título Produção Científica Portuguesa, 1990-2009: Séries Estatísticas Autor Direcção de Serviços

Leia mais

Considerações sobre Qualis Periódicos

Considerações sobre Qualis Periódicos Considerações sobre Qualis Periódicos Ciências Sociais Aplicadas Coordenador da Área: Mauricio Lissovsky Coordenadora Adjunta: Marisa Bräscher Coordenadora Adjunta de Mestrado Profissional: Gisela Eggert-Steindel

Leia mais

Bibliometria e Indicadores Científicos (BIC)

Bibliometria e Indicadores Científicos (BIC) vos Bibliometria e Indicadores Científicos (BIC) APRESENTAÇÃO Cada vez mais as universidades e os institutos de pesquisa estão atentos à importância dos indicadores bibliométricos de produção científica

Leia mais

INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA PESQUISA BRASILEIRA EM FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS ( )

INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA PESQUISA BRASILEIRA EM FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS ( ) Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA PESQUISA BRASILEIRA EM FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS (1983-2013) Gonzalo Rubén Alvarez 1 ; Samile Andréa de Souza Vanz 2 ALVAREZ, G. R. N.; VANZ,

Leia mais

INOVAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: uma análise de indicadores de produção

INOVAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: uma análise de indicadores de produção INOVAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: uma análise de indicadores de produção Elaine Maria dos Santos (UNICENTRO/USP-SC) elaine-maria@uol.com.br José Dutra de Oliveira Neto (USP) dutra@usp.br Vicente Toniolo Zander

Leia mais

Agradecimento especial ao Prof. Dr. Valtencir Zucolotto. 350 anos de Publicação Científica: de Gutenberg ao smartphone uma viagem no tempo...

Agradecimento especial ao Prof. Dr. Valtencir Zucolotto. 350 anos de Publicação Científica: de Gutenberg ao smartphone uma viagem no tempo... Agradecimento especial ao Prof. Dr. Valtencir Zucolotto 350 anos de Publicação Científica: de Gutenberg ao smartphone uma viagem no tempo... Benedito Barraviera Professor Titular de Infectologia da UNESP

Leia mais

Pôster INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA:

Pôster INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013) GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I Pôster INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA:

Leia mais

Qualis Ciências Humanas

Qualis Ciências Humanas Qualis Ciências Humanas Profa. Dra. Gladis Massini-Cagliari UNESP/Araraquara - CNPq Maio / 2011 Objetivo: discussão de alguns problemas relativos à classificação do Qualis Ciências Humanas Ciências Humanas:

Leia mais

ÍNDICE H DE HIRSCH: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico

ÍNDICE H DE HIRSCH: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ÍNDICE H DE HIRSCH: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico Deise Deolindo Silva 1 ; Maria Cláudia Cabrini Grácio 2 SILVA,

Leia mais

Publicações Científicas

Publicações Científicas Publicações Científicas Bases de Dados Métricas e Indicadores de Qualidade Gerenciadores de citações e referências Elisabeth Dudziak SIBiUSP Abril 2016 Bases de Dados Multidisciplinares Veja mais >>> Bases

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

Programa de apoio às publicações científicas periódicas da USP

Programa de apoio às publicações científicas periódicas da USP Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2013-06 Programa de apoio às publicações científicas periódicas

Leia mais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais

Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Introdução à comunicação científica em saúde. Bases de dados e índices bibliográficos internacionais e nacionais Seminário eportuguêse Como melhorar o acesso à informação científica e técnica em saúde

Leia mais

SciELO. Critérios de Indexação. Abel L. Packer Programa SciELO / FAPESP, Diretor

SciELO. Critérios de Indexação. Abel L. Packer Programa SciELO / FAPESP, Diretor SciELO Critérios de Indexação Abel L. Packer Programa SciELO / FAPESP, Diretor http://www.scielo.br/avaliacao/20141003novoscriterios_scielo_brasil.pdf Antecedentes e supostos A comunicação é parte integral

Leia mais

Crescimento, ênfase em publicação e tipo de avaliação nas Ciências Sociais e Humanas: transição entre avaliações trienais

Crescimento, ênfase em publicação e tipo de avaliação nas Ciências Sociais e Humanas: transição entre avaliações trienais Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Crescimento, ênfase em publicação e tipo de avaliação nas Ciências Sociais e Humanas: transição entre avaliações trienais Elaine C. M. Koebsch 1 ; Rogerio Mugnaini 2 ;

Leia mais

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca

A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca A literatura em saúde pública: validade dos documentos e os sistemas de informação Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública - 1o.sem. 2016 1 Entre

Leia mais

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR * Avaliação da produção * A escolha da revista * O que é avaliado pelas revistas * Razões para rejeição dos artigos * Como fazer uma revisão Produção científica avaliada por

Leia mais

A base de dados JCR é A base de dados é atualizada anualmente (normalmente em meados do ano civil) e trata os dados do ano anterior.

A base de dados JCR é A base de dados é atualizada anualmente (normalmente em meados do ano civil) e trata os dados do ano anterior. 1 - JCR O JCR (Journal Citation Reports) é um recurso para a avaliação e comparação de publicações, recolhendo dados referentes a cerca de 8.000 publicações científicas a nível mundial. O JCR permite conhecer

Leia mais

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção

Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Universidade Estadual de Maringá Maringá, 15 de maio de 2008 Fabiana Montanari Lapido

Leia mais

A experiência da Fiocruz em gestão da informação

A experiência da Fiocruz em gestão da informação A experiência da Fiocruz em gestão da informação Paula Xavier dos Santos Coordenadora de Informação e Comunicação SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE C&T Embrapa, Brasília,

Leia mais

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento.

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Palavras-chave Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Um bom critério para selecionar as palavras-chaves são os Vocabulários Controlados Termos organizados, segundo um método,

Leia mais

Embrapa Brasil: análise bibliométrica dos artigos na Web of Science ( )

Embrapa Brasil: análise bibliométrica dos artigos na Web of Science ( ) ISSN 1677-5473 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Secretaria de Gestão e Estratégia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Texto para Discussão 36 Embrapa Brasil: análise bibliométrica

Leia mais

Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas

Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas Luciano Soares Duarte FIR/AFI/BIREME/OPAS/OMS Salvador, 22 de outubro de 2006. O que será apresentado: LILACS: 20 anos Estado atual

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Índices de Citação 1

Índices de Citação 1 Índices de Citação 1 Referências Bibliográficas e Citações. Origem dos Índices e Desenvolvimento. Funções dos Índices de Citação. Histórico e atuação do Institute for Scientific Information - ISI Novas

Leia mais

A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NA EMBRAPA E SEU USO NO BALANÇO SOCIAL

A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NA EMBRAPA E SEU USO NO BALANÇO SOCIAL A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NA EMBRAPA E SEU USO NO BALANÇO SOCIAL Wilson Fonseca Roberto Penteado Brasília, 04 de Junho de 2018 Definição de Balanço Social Documento estratégico desenvolvido para avaliar

Leia mais

A importância da ABEC para a profissionalização dos periódicos brasileiros

A importância da ABEC para a profissionalização dos periódicos brasileiros A importância da ABEC para a profissionalização dos periódicos brasileiros Distribuição gratuita para os participantes NOV 6 9, 2017 PUCPR Curitiba Brazil Todos os trabalhos submetidos ao evento terão

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004

BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 BIREME/OPAS/OMS Comitê Assessor Nacional do Convênio de Manutenção da BIREME I Reunião do ano 2004, BIREME, São Paulo, 06 de agosto de 2004 Anexo 2 Biblioteca Virtual em Saúde e o controle bibliográfico

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS: EXIGÊNCIAS REQUERIDAS.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS: EXIGÊNCIAS REQUERIDAS. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INTERNACIONALIZAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS: EXIGÊNCIAS REQUERIDAS. Danielle Borges Pereira (UDESC) - danielle.borges.pereira@gmail.com Irajayna de Sousa

Leia mais

Qualis nas Engenharias III uma análise das novas regras de avaliação

Qualis nas Engenharias III uma análise das novas regras de avaliação Qualis nas Engenharias III uma análise das novas regras de avaliação Rafael Garcia Barbastefano Diretor Científico da ABEPRO Professor do DEPRO-CEFET/RJ Petrolina/Juazeiro, 2017 Estrutura da apresentação

Leia mais

Publicações da Universidade do Porto indexadas na Web of Science

Publicações da Universidade do Porto indexadas na Web of Science Publicações da Universidade do Porto indexadas na Web of Science 2003-2007 Universidade do Porto. Reitoria >> Serviço de Melhoria Contínua. 28 Jan 2008 ÍNDICE Introdução: metodologia e definições... 3

Leia mais

P&D EM NÚMEROS. Prof. Dra. Simone V. R. Galina

P&D EM NÚMEROS. Prof. Dra. Simone V. R. Galina P&D EM NÚMEROS Investimentos em P&D por setores/indústrias Indicadores de C&T Comparação entre países Indicadores Brasileiros Investimentos em P&D por setores/indústrias Investimento por setor (Top 2.500

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. Recife, PE, 14 a 16 de maio de

1 INTRODUÇÃO. Recife, PE, 14 a 16 de maio de USO DE ANÁLISE MULTIVARIADA PARA MAPEAMENTO DO PERFIL DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: um estudo exploratório a partir de dados disponíveis na base Web of Science Dalton Lopes

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, : SÉRIES ESTATÍSTICAS. [Versão retificada em Maio 2013]

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, : SÉRIES ESTATÍSTICAS. [Versão retificada em Maio 2013] PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, 1990-2010: SÉRIES ESTATÍSTICAS [Versão retificada em Maio 2013] FICHA TÉCNICA Título Produção Científica Portuguesa, 1990-2010: Séries Estatísticas Autor Direcção de Serviços

Leia mais

THE ROLE OF BIBLIOMETRIC RESEARCH ON THE PERFORMANCE EVALUATION OF RESEARCH INSTITUTIONS: THE EMBRAPA CASE

THE ROLE OF BIBLIOMETRIC RESEARCH ON THE PERFORMANCE EVALUATION OF RESEARCH INSTITUTIONS: THE EMBRAPA CASE DOI: 10.5748/9788599693124-13CONTECSI/PS-3656 THE ROLE OF BIBLIOMETRIC RESEARCH ON THE PERFORMANCE EVALUATION OF RESEARCH INSTITUTIONS: THE EMBRAPA CASE Roberto de Camargo Penteado Filho Empresa Brasileira

Leia mais

Como as bibliotecas podem ajudar no aperfeiçoamento dos periódicos

Como as bibliotecas podem ajudar no aperfeiçoamento dos periódicos Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2013-10-22 Como as bibliotecas podem ajudar no aperfeiçoamento

Leia mais

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL A PARTIR DA LEI DE INOVAÇÃO. Jandira Reis Vasconcelos

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL A PARTIR DA LEI DE INOVAÇÃO. Jandira Reis Vasconcelos LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL A PARTIR DA LEI DE INOVAÇÃO Jandira Reis Vasconcelos jandirasantosreis@yahoo.com.br Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade

Leia mais

Fator de Impacto Índice H. Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Fator de Impacto Índice H. Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo Fator de Impacto Índice H Rosana Alvarez Paschoalino Serviço de Biblioteca Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo Onde publicar artigos? Baseado em quais critérios? A quem interessa?

Leia mais