2a circular 9ª CONFERÊNCIA ANUAL DO GGET/SGP. 13 e 14 de Dezembro de Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2a circular 9ª CONFERÊNCIA ANUAL DO GGET/SGP. 13 e 14 de Dezembro de Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica"

Transcrição

1 Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica Sociedade Geológica de Portugal organização: Pólo de Estremoz da Universidade de Évora

2 APRESENTAÇÃO Criado em 2005 o GGET é um grupo de especialidade da Sociedade Geológica de Portugal tendo por objectivo a promoção do intercâmbio científico entre instituições e investigadores trabalhando nas áreas da Geologia Estrutural e da Tectónica em especial no contexto da evolução geodinâmica do território nacional. Desde então vários encontros e cursos de campo foram sendo realizados com estes objectivos. Vicissitudes várias levaram a que nos últimos anos a actividade do GGET tenha sido reduzida. Tentando ultrapassar a inércia instalada, durante os dias 13 e 14 de Dezembro, irá decorrer a 9ª conferência anual do GGET, a qual irá ser realizada no Pólo de Estremoz da Universidade de Évora / Centro Ciência Viva de Estremoz. QUEM PODE PARTICIPAR? Tal como é usual nas conferências anuais do GGET/SGP, a participação na 9ª reunião está aberta a todos os interessados que se inscrevam; os participantes poderão apresentar comunicações orais e em poster. A organização encoraja fortemente a participação de jovens estudantes de Geologia.

3 O TEMA Embora as conferências anuais do GGET/SGP não costumem ser subordinadas a uma temática, a Comissão Organizadora entendeu que desta vez iria privilegiar a Cartografia Geológica como tema principal do encontro. Esta opção resulta de que, apesar da cartografia geológica ser uma das ferramentas básicas da génese do conhecimento geológico, vários factores têm vindo a contribuir para a diminuição da sua importância a diversos níveis, incluindo o ensino universitário. Nesta perspectiva, a comissão organizadora decidiu homenagear nesta conferência dois dos geólogos que, sem dúvida, mais contribuíram para o conhecimento da cartografia geológica do País nos últimos anos, em especial do soco pré-mesozóico: os colegas Eurico Pereira e Tomás Oliveira. A importância do seu contributo está bem patente nas numerosas cartas por eles coordenadas, de que se destacam as realizadas às escalas 1/ e 1/ Durante o encontro estará patente uma exposição dos principais trabalhos por eles produzidos. No entanto, a existência de uma temática principal no encontro, não significa uma limitação dos assuntos a apresentar e, tal como nas conferências anteriores, é possível a apresentação de quaisquer trabalhos que se integram nos objectivos do GGET/SGP.

4 EURICO SOUSA PEREIRA tem uma longa carreira profissional que inclui actividade nos domínios da Geologia e Prospecção Mineiras e Ensino Universitário. Publicou nas áreas da Geologia Regional, Geologia Estrutural, Petrologia e Geoquímica e coordenou diversos projectos de investigação. Porém, foi na Cartografia Geológica que a sua produção foi mais profícua, com um volume e qualidade de trabalho que o tornam um dos nomes incontornáveis que, nesse domínio, integraram os Serviços de Geologia e Minas de Angola e os Serviços Geológicos de Portugal. Participou como autor ou co-autor em mais de duas dezenas de folhas das Cartas Geológicas de Angola e de Portugal, para além de mapas geológicos não publicados para apoio a explorações mineiras. No entanto, mais do que números, existe um curriculum invisível onde consta a influência, aconselhamento e ensinamentos aos que com ele privaram durante os levantamentos e produção de mapas geológicos. Em suma, o que, juntamente com a sua vasta produção cartográfica, o tornam uma figura tutelar da Cartografia Geológica em Portugal. José Feliciano Rodrigues (FEUP)

5 JOSÉ TOMÁS OLIVEIRA é um geólogo e investigador com um percurso profissional de excelência, com uma enorme abrangência temática na sua experiência profissional e dedicação única, que lhe transmitem um conhecimento singular, reconhecido por todos aqueles que com ele trabalham. Dedicou-se a temáticas da Estratigrafia, Paleontologia e Geologia Estrutural e Regional e Geologia de Minas, assim como, ao ensino universitário, coordenação de projectos de investigação e, produção científica. No entanto, foi ao nível da Cartografia Geológica que o seu trabalho e dedicação foi mais vasto, produzindo um volume e qualidade de trabalho que o tornam um dos nomes incontornáveis nesse domínio, a integrar os Serviços Geológicos de Portugal e o Instituto Geológico e Mineiro (actual LNEG). O seu trabalho no âmbito da Cartografia Geológica foi reconhecido além fronteiras, tendo sido constituído Membro da Comissão de Cooperação com a Direcção Nacional de Geologia de Moçambique. Em complemento à sua vasta produção científica e cartográfica, é necessário salientar as qualidades humanas deste geólogo, que revelam a amizade, aconselhamentos e ensinamentos, a todos os que com ele colaboram. Muito mais do que um investigador, um professor, dedicado a transmitir o seu conhecimento e a sua paixão pela Geologia a todos os que com ele se cruzam, abrindo as suas mentes a esta importante ciência, o que o torna uma figura central da Geologia em Portugal. Zélia Pereira (LNEG)

6 DATAS DE INTERESSE Submissão das comunicações Inscrição sem agravamento de preço Aceitação das comunicações(*) Re-submissão das comunicações(se necessário) Limite máximo para a inscrição Programa definitivo do encontro até 25 Novembro até 25 Novembro até 29 Novembro até 06 Dezembro 06 Dezembro 06 Dezembro 9ª conferência GGET/SGP 13 e 14 Dezembro (*) a apreciação das comunicações será feita pela comissão coordenadora que terá em consideração apenas os aspectos formais dos resumos (e.g. adequação aos objectivos do GGET/SGP, cumprimento da formatação e existência de referência aos dados que suportem as conclusões) PREÇOS Até 25 Novembro 50 (35 para estudantes) Depois de 25 de Novembro 60 (40 para estudantes) (o valor da inscrição inclui livro de resumos, bem como os almoços e o jantar do Congresso a realizar no dia 13)

7 PROGRAMA PROVISÓRIO 13 de Dezembro de :00-9:30 Recepção 9:30-10:00 Sessão de abertura 10:00-11:30 Comunicações orais 11:30 11:45 Pausa para café 11:45-13:00 Comunicações orais 13:00-14:30 Almoço 14:30 16:00 Comunicações orais 16:00-16:20 Pausa para café 16:20-17:50 Sessão de posters 17:50-18:30 Inauguração da exposição Cartografia Geológica; dois percursos... 20:00 Jantar do congresso

8 PROGRAMA PROVISÓRIO 14 de Dezembro de :30-11:30 Comunicações orais 11:30 11:45 Pausa para café 11:45-13:00 Comunicações orais 13:00 14:30 Almoço 14:30-15:30 Eurico Pereira por José Feliciano Rodrigues (FEUP) Comunicação de Eurico Pereira (LNEG) Geologia do SW de Angola - Evolução no contexto do Cratão do Congo 15:30-16:30 Tomás Oliveira por Zélia Pereira (LNEG) Comunicação de Tomás Oliveira (LNEG) A evolução do conhecimento da Zona Sul Portuguesa, em Portugal, em termos de tectono-estratigrafia 16:30 16:45 Pausa para café 16:45 17:30 Assembleia Geral do GGET 17:30-18:30 Conferência de encerramento por Cecílio Quesada (Instituto Geológico y Minero de España) Singularidad de la Zona Ossa Morena y de sus límites en el conjunto del Macizo Ibérico

9 RESUMOS As comunicações a submeter ao congresso devem ser apresentadas sob a forma de um resumo alargado, obedecendo às seguintes normas: máximo de 4 páginas corpo de texto - letra Arial 11 (12 para o título) com espaçamento simples título em português e inglês incluir o nome dos autores e a sua filiação incluir um resumo e um abstract até um máximo de 150 palavras cada incluir palavras-chave e key-words até um máximo de 3 cada margens - 2,5 cm superior e inferior e 3,0 cm esquerda e direita pode conter figuras (a preto e branco) com a respectiva legenda referências e eventuais agradecimentos ENVIO DOS RESUMOS O(s) ficheiro(s) não pode(m) exceder 5 Mb e deve(m) ser enviado(s) em formato Word para: nmoreira@estremoz.cienciaviva.pt COMUNICAÇÕES - As comunicações podem ser apresentadas em formato painel/poster ou oralmente, sendo que os tempos de apresentação destinados a cada autor serão divulgados no programa definitivo do encontro. - As dimensões dos posters estão limitadas a formato A0 vertical (118,9 x 84,1cm).

10 INSCRIÇÕES Para proceder à inscrição deverá preencher o formulário em: PAGAMENTOS Os pagamentos devem ser efectuados por transferência bancária: Para transferência Nacional - NIB: , do banco BES Para transferência internacional - IBAN: PT SWIFT: BESCPTPL. - Morada do Banco: Rossio Marques de Pombal, 70, Estremoz, Portugal O pagamento deverá ser efectuado no acto da inscrição. Só serão consideradas as inscrições cujo comprovativo seja enviado até à data limite de inscrição. É necessário o envio do comprovativo de pagamento, via (ver contactos). ALOJAMENTOS Pode consultar a oferta de alojamentos na cidade de Estremoz nos endereços:

11 ENTIDADES ORGANIZADORAS - GGET/SGP - Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica da Sociedade Geológica de Portugal - Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora - LIRIO Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais da Universidade de Évora - Centro Ciência Viva de Estremoz, - CGE - Centro de Geofísica de Évora COMISSÃO COORDENADORA Rui Dias1,2,3,4 Alexandre Araújo3,4 Noel Moreira1,2,3 COMISSÃO ORGANIZADORA Alexis Soares1,2 André Vinhas1,2 Carla Pacheco1,2 Fábio Amaral1,2 Inês Pereira1,2 Isabel Leal Machado1,2 Susana Campos1,2 Vânia Silva1,2 1 Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais da ECT/UE (LIRIO) Ciência Viva de Estremoz 3 Centro de Geofísica de Évora 4 Departamento de Geociências ECT/UE 2 Centro

12 CONTACTOS GGET-SGP - Centro Ciência Viva de Estremoz Pólo de Estremoz da Universidade de Évora, Espaço Ciência, Convento das Maltezas, Estremoz Telefone: Telemóvel: Fax: ccvestremoz@uevora.pt rdias@uevora.pt nmoreira@estremoz.cienciaviva.pt endereço do GGET/SGP: organização: Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica Sociedade Geológica de Portugal apoios:

II Congresso Jovens Investigadores em Geociências

II Congresso Jovens Investigadores em Geociências 01 A 04 DE NOVEMBRO DE 2012 Pólo de Estremoz da Universidade de Évora organização APRESENTAÇÃO O Congresso Jovens Investigadores em Geociências, realizado sob a égide do LIRIO (Laboratório de Investigação

Leia mais

05 a 08 de outubro de Pólo de Estremoz da Universidade de Évora. 1 a circular III Congresso Jovens Investigadores em Geociências

05 a 08 de outubro de Pólo de Estremoz da Universidade de Évora. 1 a circular III Congresso Jovens Investigadores em Geociências 05 a 08 de outubro de 2013 Pólo de Estremoz da Universidade de Évora III Congresso Jovens Investigadores em Geociências, organização: APRESENTAÇÃO O Congresso Jovens Investigadores em Geociências, realizado

Leia mais

II Congresso Jovens Investigadores em Geociências 2ª circular

II Congresso Jovens Investigadores em Geociências 2ª circular 01 A 04 DE NOVEMBRO DE 2012 Pólo de Estremoz da Universidade de Évora organização APRESENTAÇÃO O Congresso Jovens Investigadores em Geociências, realizado sob a égide do LIRIO (Laboratório de Investigação

Leia mais

Apresentação 2ª CIRCULAR

Apresentação 2ª CIRCULAR Apresentação O Congresso Jovens Investigadores em Geociências, realizado sob a égide do Centro Ciência Viva de Estremoz e do Instituto de Ciências da Terra, teve a sua primeira edição em 2011. Na sua origem,

Leia mais

VI Congresso Jovens Investigadores em Geociências LEG 2016

VI Congresso Jovens Investigadores em Geociências LEG 2016 19 a 22 de novembro de 2016 Pólo de Estremoz da Universidade de Évora APRESENTAÇÃO O Congresso é um encontro no qual se apresentam e discutem trabalhos de estreantes investigadores ligados à área das geociências

Leia mais

RELATÓRIO DE 2013 DAS ACTIVIDADES DO GRUPO DE GEOLOGIA ESTRUTURAL E TECTÓNICA DA SOCIEDADE GEOLÓGICA DE PORTUGAL

RELATÓRIO DE 2013 DAS ACTIVIDADES DO GRUPO DE GEOLOGIA ESTRUTURAL E TECTÓNICA DA SOCIEDADE GEOLÓGICA DE PORTUGAL 1 RELATÓRIO DE 2013 DAS ACTIVIDADES DO GRUPO DE GEOLOGIA ESTRUTURAL E TECTÓNICA DA SOCIEDADE GEOLÓGICA DE PORTUGAL Durante o ano de 2013 a actividade do Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica / Sociedade

Leia mais

9ª Conferência Anual do Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica da Sociedade Geológica de Portugal (GGET-SGP) Programa do encontro

9ª Conferência Anual do Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica da Sociedade Geológica de Portugal (GGET-SGP) Programa do encontro 13 e 14 de Dezembro de 2013 Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica Pólo de Estremoz da Universidade de Évora 9ª Conferência Anual do Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica da Sociedade Geológica de

Leia mais

Congresso Jovens Investigadores em Geociências

Congresso Jovens Investigadores em Geociências APRESENTAÇÃO O Congresso de Jovens Investigadores em Geologia, realizado sob a égide do LIRIO (Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade

Leia mais

!!! 2ª!CIRCULAR! ! Vegetação!e!Paisagem! Uma$Perspectiva$Sócio1Ecológica$ IX!ENCONTRO! $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $

!!! 2ª!CIRCULAR! ! Vegetação!e!Paisagem! Uma$Perspectiva$Sócio1Ecológica$ IX!ENCONTRO! $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ IXENCONTRO VegetaçãoePaisagem UmaPerspectivaSócio1Ecológica INTERNACIONAL DE FITOSSOCIOLOGIA 2ªCIRCULAR ParqueBiológicodeGaiaAvintes(V.N.Gaia) 9a12deMaiode2013 AALFA1AssociaçãoLusitanadeFitossociologiaorganiza,

Leia mais

pluris 2006 Braga, 27, 28 e 29 de Setembro de 2006 Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Complexo Pedagógico II, Auditórios B1 e B2

pluris 2006 Braga, 27, 28 e 29 de Setembro de 2006 Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Complexo Pedagógico II, Auditórios B1 e B2 pluris 2006 Braga, 27, 28 e 29 de Setembro de 2006 Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Complexo Pedagógico II, Auditórios B1 e B2 2º CONGRESSO LUSO BRASILEIRO para o Planeamento Urbano, Regional,

Leia mais

http://cogeplip.org/ DIRECTRIZES PARA A SUBMISSÃO DE ABSTRACTS Convite Encontra-se presentemente aberto o processo de submissão de abstracts para o 3º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa.

Leia mais

Universidade Zambeze Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades. I Conferência Internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades

Universidade Zambeze Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades. I Conferência Internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades Universidade Zambeze Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades I Conferência Internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades Terra nossa Casa - Entre a Riqueza da Exploração dos Recursos

Leia mais

XVIII Conferência grudis Doctoral Colloquium. Call for Papers

XVIII Conferência grudis Doctoral Colloquium. Call for Papers XVIII Conferência grudis Doctoral Colloquium Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém 1 e 2 de fevereiro de 2019 Call for Papers As conferências grudis ocupam hoje um

Leia mais

4º ANÚNCIO CONGRESSO Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia 11 e 12 de Fevereiro de 2016

4º ANÚNCIO CONGRESSO Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia 11 e 12 de Fevereiro de 2016 4º ANÚNCIO CONGRESSO Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia 11 e 12 de Fevereiro de 2016 Em 2014, o Instituto Politécnico de Santarém, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria,

Leia mais

III Congresso da Ordem dos Biólogos

III Congresso da Ordem dos Biólogos Bioeconomia: a 4ª Vaga 1ª Circular III Congresso da Ordem dos Biólogos A Revolução Biológica operada na segunda metade do Séc. XX e iniciada com a descoberta dos mecanismos do código genético, teve como

Leia mais

VII Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho. 1. Âmbito e Organização Destinatários 3

VII Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho. 1. Âmbito e Organização Destinatários 3 VII Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho ÍNDICE: 1. Âmbito e Organização 3 2. Destinatários 3 3. Tipologia, modalidade e tema dos trabalhos 3 4. Admissão dos trabalhos 4 5.

Leia mais

CONGRESSO PORTUGUÊS de OFTALMOLOGIA DEZEMBRO VILAMOURA MARINA HOTEL PRÉ-PROGRAMA

CONGRESSO PORTUGUÊS de OFTALMOLOGIA DEZEMBRO VILAMOURA MARINA HOTEL PRÉ-PROGRAMA 2018 º CONGRESSO PORTUGUÊS de OFTALMOLOGIA DEZEMBRO VILAMOURA MARINA HOTEL PRÉ-PROGRAMA 2018 º Caros (as) Colegas, CONGRESSO PORTUGUÊS de OFTALMOLOGIA DEZEMBRO VILAMOURA MARINA HOTEL Manuel Monteiro-Grillo

Leia mais

AGÊNCIA OFICIAL AGÊNCIA OFICIAL

AGÊNCIA OFICIAL AGÊNCIA OFICIAL ORGANIZAÇÃO HOTEL M'AR DE AR MURALHAS, ÉVORA 15º CONGRESSO PATROCINADORES APOIANTES Miraflores Office Center Avenida das Tulipas nº 6 19º andar 1495-161 Algés Portugal TEL 21 430 77 40 FAX 21 430 77 49

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO

CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO Organização Portugal (OE) Espanha - Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos de Galicia (CICCP) Data 18 a 20 de Maio de 2012 Localização Theatro Circo - Braga Porquê

Leia mais

Riscos associados a Fenómenos Meteorológicos e Geofísicos

Riscos associados a Fenómenos Meteorológicos e Geofísicos 10º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG 18º Encontro Luso-Espanhol de Meteorologia XX Aniversário da APMG Riscos associados a Fenómenos Meteorológicos e Geofísicos 20 a 22 de Março de 2017 A APMG

Leia mais

A Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário torna pública chamada para inscrição e

A Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário torna pública chamada para inscrição e Edital de inscrições VII Congresso Ibero-Americano de Direito Sanitário A Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário torna pública chamada para inscrição e submissões de trabalhos para apresentação no VII

Leia mais

5 dezembro 2014 (sexta-feira) Sessões de palestras 3 e 4 dezembro 2014 (quarta e quinta-feira) Cursos de formação PROGRAMA

5 dezembro 2014 (sexta-feira) Sessões de palestras 3 e 4 dezembro 2014 (quarta e quinta-feira) Cursos de formação PROGRAMA 5 dezembro 2014 (sexta-feira) Sessões de palestras 3 e 4 dezembro 2014 (quarta e quinta-feira) Cursos de formação PROGRAMA Abertura Sessão 1: O conhecimento geológico de base Sessão 2: Georrecursos e atração

Leia mais

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013 PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2013 - REGULAMENTO Artigo 1º Organização é um evento organizado pela FICP Associação para a promoção da cultura, cinema, artes e meios

Leia mais

EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS

EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS O Grupo Notorium, nos termos do presente edital, torna público que estarão abertas as inscrições, no período de 22 de novembro de 2017 a 22 de março de 2018, para a submissão

Leia mais

X Congresso. Nacional de Geologia 10 a 13 de Julho, 2018 Ponta Delgada Açores. 2ª Circular revista

X Congresso. Nacional de Geologia 10 a 13 de Julho, 2018 Ponta Delgada Açores. 2ª Circular revista X Congresso Nacional de Geologia 10 a 13 de Julho, 2018 Ponta Delgada Açores 2ª Circular revista XCNG um evento orientado para Compromisso da geologia para o desenvolvimento global O X Congresso Nacional

Leia mais

XVII Conferência grudis Doctoral Colloquium. Call for Papers

XVII Conferência grudis Doctoral Colloquium. Call for Papers XVII Conferência grudis Doctoral Colloquium Católica Porto Business School 2 e 3 de fevereiro de 2018 Call for Papers As conferências grudis ocupam hoje um lugar de destaque na investigação em Contabilidade

Leia mais

CALL FOR PAPERS. XVI Conferência e Doctoral Colloquium grudis. Faculdade de Economia - Universidade do Algarve 20 e 21 de janeiro de 2017

CALL FOR PAPERS. XVI Conferência e Doctoral Colloquium grudis. Faculdade de Economia - Universidade do Algarve 20 e 21 de janeiro de 2017 XVI Conferência e Doctoral Colloquium grudis Faculdade de Economia - Universidade do Algarve 20 e 21 de janeiro de 2017 CALL FOR PAPERS As conferências anuais grudis constituem hoje um marco importante

Leia mais

iii jornadas apg o potencial geológico nacional: solução para o enriquecimento de portugal 28 e 29 novembro 2013 LNEC grande auditório

iii jornadas apg o potencial geológico nacional: solução para o enriquecimento de portugal 28 e 29 novembro 2013 LNEC grande auditório 28 e 29 novembro 2013 LNEC grande auditório com a presença de Dr. Jorge Moreira da Silva Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia 09:00 10:00 Abertura 09:00 09:30 Receção dos participantes

Leia mais

e a Ciência e muito mais

e a Ciência e muito mais O Centro Ciência Viva de Estremoz em colaboração com o Pavilhão do Conhecimento e a Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora organizam de 7 a 13 de Junho uma EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA intitulada

Leia mais

REGULAMENTO POSTERS I JORNADAS FARMÁCIA ISAVE

REGULAMENTO POSTERS I JORNADAS FARMÁCIA ISAVE REGULAMENTO POSTERS I JORNADAS FARMÁCIA ISAVE A POLÍTICA DO MEDICAMENTO 18 E 19 DE JANEIRO DE 2012 Auditório ISAVE 1. Tema Os temas aceites para as apresentações em formato de poster nas I Jornadas de

Leia mais

saúde materna obstétrica e ginecológica mulher, maternidade e mudança

saúde materna obstétrica e ginecológica mulher, maternidade e mudança 1º congresso de enfermagem de saúde materna obstétrica e ginecológica mulher, maternidade e mudança dia 8 e 9 de outubro de 2010, no auditório do chtmad - vila real 8 de outubro 08h 30. Abertura do secretariado

Leia mais

IV Congresso Internacional sobre Etnografia. Lamego, 30 e 31 de Maio de

IV Congresso Internacional sobre Etnografia. Lamego, 30 e 31 de Maio de IV Congresso Internacional sobre Etnografia Lamego, 30 e 31 de Maio de 2008 http://www.agir.pt Prazos importantes: Envio de resumos: até 28 de Abril de 2008 Objectivos Na quarta edição do Congresso Internacional

Leia mais

III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO)

III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO) III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO) EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Este edital é referente ao envio de trabalhos para o III Congresso Regional de Emergências

Leia mais

2ª Edição do concurso de pósteres científicos

2ª Edição do concurso de pósteres científicos 2ª Edição do concurso de pósteres científicos XI Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora Transferência de conhecimento: do investigador ao produtor O Hospital Veterinário Muralha de Évora convida

Leia mais

URCA/CAECO MARTINS FILHO Edital 01/2009

URCA/CAECO MARTINS FILHO Edital 01/2009 URCA/CAECO MARTINS FILHO Edital 01/2009 EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS X SEMANA DE ECONOMIA DA URCA CELSO FURTADO E SEU PENSAMENTO A SERVIÇO DA CONTINUIDADE DE UMA CONSTRUÇÃO INTERROMPIDA.

Leia mais

64ª. SOEAA Semana Oficial de Engenharia Arquitetura e Agronomia

64ª. SOEAA Semana Oficial de Engenharia Arquitetura e Agronomia 64ª. SOEAA Semana Oficial de Engenharia Arquitetura e Agronomia Pensar o Brasil. Educar & Inovar: Responsabilidade Social Rio de Janeiro, agosto de 2007 Panorama técnico científico CHAMADA PARA ENVIO DE

Leia mais

1ª. CIRCULAR Congresso Internacional Linguagem e Interação 3 17 a 19 de junho de 2015 São Leopoldo, RS, Brasil.

1ª. CIRCULAR Congresso Internacional Linguagem e Interação 3 17 a 19 de junho de 2015 São Leopoldo, RS, Brasil. 1ª. CIRCULAR Congresso Internacional Linguagem e Interação 3 17 a 19 de junho de 2015 São Leopoldo, RS, Brasil www.unisinos.br/eventos O Congresso Internacional Linguagem e Interação 3 convida para submissões

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA

TERMOS DE REFERÊNCIA 1 CENTRO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS Vila Olímpica, Edifício 22, Bloco 4, Bairro do Zimpeto, Cidade de Maputo. UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA: 30 ANOS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE Lema: Acesso,

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO. PRESIDENTE DAS JORNADAS Francisco Azevedo

FICHA DE INSCRIÇÃO. PRESIDENTE DAS JORNADAS Francisco Azevedo INSCRIÇÕES Médico 75,00 Outros Profissionais de Saúde 50,00 Estudantes 25,00 TLF: EMAIL: LOCAL DE TRABALHO: PROFISSÃO: NOME: PRESIDENTE DAS JORNADAS Francisco Azevedo ORGANIZAÇÃO Núcleo de Diabetologia

Leia mais

PRIMEIRA CIRCULAR. Ouro Preto, maio de 2018.

PRIMEIRA CIRCULAR. Ouro Preto, maio de 2018. PRIMEIRA CIRCULAR Ouro Preto, maio de 2018. APRESENTAÇÃO Com grande satisfação, a Comissão Organizadora da VII Reunião do Núcleo Regional Sudeste da Sociedade de Arqueologia Brasileira divulga, por meio

Leia mais

CONGRESSO Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios 6 e 7 de Fevereiro de 2014

CONGRESSO Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios 6 e 7 de Fevereiro de 2014 CONGRESSO Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios 6 e 7 de Fevereiro de 2014 A Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém tem como conceito e missão contribuir para a produção

Leia mais

II colóquio de teoria, crítica e história da arte. chamada de trabalhos

II colóquio de teoria, crítica e história da arte. chamada de trabalhos II colóquio de teoria, crítica e história da arte chamada de trabalhos 1. Do tema: História da Arte no Brasil: problemas e fronteiras Há, pelo menos vinte anos, o lugar da produção da História da Arte

Leia mais

PROGRAMA. Onde ficar. a 150 participantes. 15 de Novembro 2012

PROGRAMA. Onde ficar. a 150 participantes. 15 de Novembro 2012 II ENCONTRO DE PRODUTORES DE MIRTILOS Idanha--a-Nova Idanha Organização II II ENCONTRO de PROD DUTORES de MIRTILOS Com a intensa submissão de projetos, no âmbito do PRODER, em pequenos frutos em todas

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Informações Preliminares A XIX Semana Acadêmica da Biologia UFSC, organizada por estudantes dos cursos

Leia mais

HCM PELA INOVAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

HCM PELA INOVAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE Centro de Conferências Joaquim Chissano - Maputo 12 e 13 de Outubro 2017 HCM PELA INOVAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE SUBMISSÃO DE RESUMOS: 02 de Maio a 31 de Julho de 2017 INSTRUÇÕES

Leia mais

O TRABALHO COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

O TRABALHO COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO No Relatório do Desenvolvimento Humano de 2015 - O TRABALHO COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - é referido, (quase) provocatoriamente: Nunca houve pior momento para ser um trabalhador apenas com competências

Leia mais

Língua e Literacia(s) no Século XXI Maputo, 4 e 5 de maio de 2017

Língua e Literacia(s) no Século XXI Maputo, 4 e 5 de maio de 2017 Língua e Literacia(s) no Século XXI Maputo, 4 e 5 de maio de 2017 1. Introdução Adquirir e desenvolver as competências de literacia exigidas atualmente pela sociedade, em geral, e pelas universidades,

Leia mais

EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS O Grupo Notorium, nos termos do presente edital, torna público que estarão abertas as inscrições, no período de 26 de setembro de 2018 a 22 de março de 2019, para

Leia mais

V CONgest Congresso de Economia & Gestão

V CONgest Congresso de Economia & Gestão V CONgest Congresso de Economia & Gestão O IV Congresso de Economia & Gestão CONgest é uma realização do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas/UERN, com o objetivo de estimular a

Leia mais

Normas para Inscrições

Normas para Inscrições Normas para Inscrições Os interessados em apresentar na modalidade Pôster ou Apresentação Oral deverão fazer sua inscrição e enviar os resumos no período de 05 a 30 de setembro de 2016, por meio do http://ic.udf.edu.br/6-congresso/.

Leia mais

NORMAS CIENTÍFICAS 1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO:

NORMAS CIENTÍFICAS 1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO: NORMAS CIENTÍFICAS 1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO: 1ª chamada: O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 10 de SETEMBRO de 2017 até as 23:59 do dia 11 de OUTUBRO

Leia mais

2 Congresso Brasileiro de Educação Escoteira

2 Congresso Brasileiro de Educação Escoteira 2 Congresso Brasileiro de Educação Escoteira "Escotismo: Educação em Movimento boleim 1 O 2 Congresso Brasileiro de Educação Escoteira propõe uma reflexão sobre a proposta educativa do Escotismo, notadamente

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO. II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO- UNIBRA Ciência da Nutrição nos dias atuais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO. II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO- UNIBRA Ciência da Nutrição nos dias atuais - UNIBRA Ciência da Nutrição nos dias atuais A Coordenadora do Curso de Bacharelado em Nutrição, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas na Coordenação de Nutrição, do Centro Universitário

Leia mais

REGULAMENTO Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2008

REGULAMENTO Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2008 REGULAMENTO Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2008 ORGANIZAÇÃO PATROCÍNIO APOIO I Objectivo do Prémio O Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista tem por objectivo promover o reconhecimento público

Leia mais

Todo o processo de execução desta seleção, com as informações pertinentes, estará disponível no endereço eletrônico doity.com.br/enefon2016.

Todo o processo de execução desta seleção, com as informações pertinentes, estará disponível no endereço eletrônico doity.com.br/enefon2016. COMISSÃO ORGANIZADORA DO XXIII ENEFON Edital nº 02/2016 A comissão organizadora do XXIII ENEFON Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente

Leia mais

42º CURSO DE PNEUMOLOGIA PARA PÓS-GRADUADOS

42º CURSO DE PNEUMOLOGIA PARA PÓS-GRADUADOS 42º CURSO DE PNEUMOLOGIA PARA PÓS-GRADUADOS UPDATE EM PNEUMOLOGIA AUDITÓRIO CARDEAL DE MEDEIROS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE LISBOA 26 a 28 de Março de 2009 PRESIDENTE DE HONRA Prof. Doutor M. Freitas e Costa

Leia mais

II CONGRESSO NACIONAL SALESIANO DE EDUCAÇÃO ANO 2015 NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

II CONGRESSO NACIONAL SALESIANO DE EDUCAÇÃO ANO 2015 NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS II CONGRESSO NACIONAL SALESIANO DE EDUCAÇÃO ANO 2015 NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 1. O evento oferece duas possibilidades de envio de trabalhos: pôster e comunicação oral. Pôster: Comunicação

Leia mais

Propiciar e fomentar o debate, a pesquisa e a difusão dos conhecimentos entre os profissionais e acadêmicos de Administração. 2.

Propiciar e fomentar o debate, a pesquisa e a difusão dos conhecimentos entre os profissionais e acadêmicos de Administração. 2. Este Regulamento tem como objetivo comunicar as orientações, normas e demais informações pertinentes à submissão de artigos do a ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2017, no Centro de Eventos

Leia mais

Normas inspiradas no mais alto nível de padrão da sociedade científica para o progresso da ciência.

Normas inspiradas no mais alto nível de padrão da sociedade científica para o progresso da ciência. EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III FÓRUM NACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL O Grupo Notorium, nos termos do presente edital, torna público que estarão abertas as inscrições no período de 08

Leia mais

02 A 04 DE JUNHO DE 2017 MAJESTIC HOTEL NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

02 A 04 DE JUNHO DE 2017 MAJESTIC HOTEL NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 02 A 04 DE JUNHO DE 2017 MAJESTIC HOTEL NORMAS PARA ENVIO Prezado, Este manual foi elaborado com o intuito de facilitar a preparação e o envio dos Trabalhos Científicos, todos os inscritos deverão tomar

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Secretaria Municipal de Saúde torna público o presente edital de seleção de trabalhos científicos a serem apresentados no I Simpósio

Leia mais

Chamada de trabalhos: O "II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO IFB - importância e possibilidades pedagógicas no campo da educação estética pretende

Chamada de trabalhos: O II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO IFB - importância e possibilidades pedagógicas no campo da educação estética pretende Chamada de trabalhos: O "II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO IFB - importância e possibilidades pedagógicas no campo da educação estética pretende enfatizar as metodologias, práticas pedagógicas e seus

Leia mais

CONFMET2018 CONFERÊNCIA NACIONAL DA SPMET EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

CONFMET2018 CONFERÊNCIA NACIONAL DA SPMET EM CONSTANTE EVOLUÇÃO CONFERÊNCIA NACIONAL DA SPMET EM CONSTANTE EVOLUÇÃO O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES 28 e 29 de novembro FCT NOVA MONTE DA CAPARICA ORGANIZADA POR: APOIOS CONVITE Participe na com o tema Em constante

Leia mais

XV Conferência grudis

XV Conferência grudis XV Conferência grudis e Doctoral Colloquium ISEG Universidade de Lisboa 22 e 23 de janeiro de 2016 CALL FOR PAPERS As Conferências grudis são um fórum de discussão no domínio da investigação em contabilidade,

Leia mais

REGULAMENTO DE PÓSTERES

REGULAMENTO DE PÓSTERES REGULAMENTO DE PÓSTERES Comissão Científica das IV Jornadas de Cuidados Respiratórios em Enfermagem: "Cuidados respiratórios certos: inspirar, reabilitar, capacitar" 3-4-5 Abril Nas IV Jornadas de Cuidados

Leia mais

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS:

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS: SUBMISSÃO DE RESUMOS 1. Para que o trabalho seja apresentado, um dos autores precisará se inscrever para participar do evento. 2. O resumo deverá ser submetido por meio da plataforma de inscrições (www.even3.com.br/congressoamazonico),

Leia mais

A abertura de inscrição e as normas para submissão de trabalhos à I

A abertura de inscrição e as normas para submissão de trabalhos à I Centro Universitário Univel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3636- ramal 3806 http://www.univel.br cpe@univel.br EDITAL Nº 02/2019 NEJUS DE CHAMADA PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. TERMO DE REFERÊNCIA DA III CONFERÊNCIA DA UPQ- 29 de Setembro de 2016

DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. TERMO DE REFERÊNCIA DA III CONFERÊNCIA DA UPQ- 29 de Setembro de 2016 Visto do Director DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Prof. Doutor Manuel José de Morais Campus Coalane, Av, Julius Nyerere-1613, Bloco I, Telef.: 24216298, Fax: 24216058,CP.

Leia mais

Jornadas Internacionais do Instituto Português de Reumatologia. Novembro 2014 NOVO LOCAL. Programa Provisório CENTRO REUNIÕES DA FIL PARQUE DAS NAÇÕES

Jornadas Internacionais do Instituto Português de Reumatologia. Novembro 2014 NOVO LOCAL. Programa Provisório CENTRO REUNIÕES DA FIL PARQUE DAS NAÇÕES Jornadas Internacionais do Instituto Português de Reumatologia 27 28 Novembro 2014 NOVO LOCAL CENTRO REUNIÕES DA FIL PARQUE DAS NAÇÕES Programa Provisório Presidente das Jornadas Helena Santos Jornadas

Leia mais

Água, Meteorologia e Geofísica no Planeta Terra

Água, Meteorologia e Geofísica no Planeta Terra 11º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG XX Encontro Luso-Espanhol de Meteorologia Água, Meteorologia e Geofísica no Planeta Terra e Evocação do sismo de 28 de Fevereiro de 1969 CASCAIS - 25 a

Leia mais

Tema: Empreendedorismo como ferramenta de Inclusão Social: participação, oportunidades, desafios e perspectivas.

Tema: Empreendedorismo como ferramenta de Inclusão Social: participação, oportunidades, desafios e perspectivas. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ I SIMPÓSIO DE AÇÕES EMPREENDEDORAS DE INCLUSÃO SOCIAL - SIMPSOCIAL DE 13 A 14 DE DEZEMBRO DE 2017. EDITAL PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS Tema: Empreendedorismo

Leia mais

Organização O T N A L

Organização O T N A L LA GU RE Organização M E O T N TR A HOS L A B CIENTÍFICO S Índice 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. Introdução Submissão de Trabalhos Júri e Critérios de Avaliação Seleção de Trabalhos Especificações de Formato

Leia mais

I CONGRESSO SERRANO DE TRAUMA E EMERGÊNCIA

I CONGRESSO SERRANO DE TRAUMA E EMERGÊNCIA EDITAL DE SUBMISSÃO PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS A Comissão Organizadora do I Congresso Serrano de Trauma e Emergência e IX Curso da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da Faculdade de Medicina de Petrópolis,

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA UNIDADE DESCENTRALIZADA DE IGUATU CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS CURSO DE DIREITO

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA UNIDADE DESCENTRALIZADA DE IGUATU CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS CURSO DE DIREITO I Congresso de Nacional de Direito Constitucional da Universidade Regional do Cariri - UDI Direito Constitucional: Progresso ou Regresso? Período de realização: 16 a 20 de outubro de 2017 Local: Campus

Leia mais

MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS NO E-BOOK DO VII CONGRESSO LUSO-ESPANHOL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS NO E-BOOK DO VII CONGRESSO LUSO-ESPANHOL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS NO E-BOOK DO VII CONGRESSO LUSO-ESPANHOL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM Título em Português: Letra Arial, tamanho 14, negrito, justificado Título em Espanhol: Letra Arial,

Leia mais

Arquivo(s) e Identidade(s)

Arquivo(s) e Identidade(s) SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SABERES ARQUIVISTICOS, IX Arquivo(s) e Identidade(s) FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 6 a 9 de março de 2019 CHAMADA DE TRABALHOS O Seminário de Saberes Arquivísticos

Leia mais

POR LA SUSTENTABILIDAD Y EL AMBIENTE II JORNADA IBERO-AMERICANA DA ARIUSA / II JORNADA IBEROAMERICANA DE ARIUSA

POR LA SUSTENTABILIDAD Y EL AMBIENTE II JORNADA IBERO-AMERICANA DA ARIUSA / II JORNADA IBEROAMERICANA DE ARIUSA ALIANZA DE REDES IBEROAMERICANAS DE UNIVERSIDADES POR LA SUSTENTABILIDAD Y EL AMBIENTE II JORNADA IBERO-AMERICANA DA ARIUSA / II JORNADA IBEROAMERICANA DE ARIUSA Compromisso das universidades com a ambientalização

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 XX ENCONTRO DE EXTENSÃO EDITAL 02/2011

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 XX ENCONTRO DE EXTENSÃO EDITAL 02/2011 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 XX ENCONTRO DE EXTENSÃO EDITAL 02/2011 A Pró-Reitoria de Extensão torna pública a abertura de inscrições para o XX Encontro de Extensão que será realizado

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS GERAIS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS GERAIS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Encontram-se disponíveis as informações para envio e apresentação de trabalhos científicos nas diversas modalidades: Artigos, Temas Livres,

Leia mais

V ENCONTRO CIENTÍFICO DE HOSPITALIDADE HOTEC 28 de outubro de 2017

V ENCONTRO CIENTÍFICO DE HOSPITALIDADE HOTEC 28 de outubro de 2017 Apresentação A quinta edição do Encontro Científico de Hospitalidade da Faculdade HOTEC visa o apoio à pesquisa na área da Hospitalidade e à discussão, de forma democrática e construtiva, das produções

Leia mais

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL BOLETIM Nº 1 Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA DE 7 A 11 DE ABRIL 2008

Leia mais

VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS, PRODUÇÃO DE

VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS, PRODUÇÃO DE VIII CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I CONGRESSO SUL -BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL TEMA: ESPECIALIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICAS, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E POLÍTICA

Leia mais

Instituto Superior de Ciências de Saúde

Instituto Superior de Ciências de Saúde Instituto Superior de Ciências de Saúde Direcção Científica XIII JORNADAS CIENTIFICAS DO ISCISA 18 e 19 DE MAIO DE 2017 TERMOS DE REFERÊNCIA Lema ISCISA, fomando gestores Hospitalares, tendo em vista a

Leia mais

I Colóquio Técnico e Científico da Medicina Veterinária do UniBH EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

I Colóquio Técnico e Científico da Medicina Veterinária do UniBH EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I Colóquio Técnico e Científico da Medicina Veterinária do UniBH EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 20188 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO DO I COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DA MEDICINA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES Os trabalhos científicos do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente serão em forma de resumo expandido e todos apresentados

Leia mais

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUI FAEPI

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUI FAEPI FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUI FAEPI NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO (CPEX) X ENPENEX 2018 TEMA: A FORMAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DA QUE TEMOS A QUE QUEREMOS PERÍODO: 05

Leia mais

REDE LATINOAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE X ENCONTRO DA REDE ESTRADO BRASIL

REDE LATINOAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE X ENCONTRO DA REDE ESTRADO BRASIL REDE LATINOAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE X ENCONTRO DA REDE ESTRADO BRASIL Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização política-pedagógica Recife, 19 a 21 de setembro de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO SPAIC TRIÉNIO

REGULAMENTO GERAL DOS PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO SPAIC TRIÉNIO REGULAMENTO GERAL DOS PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO SPAIC TRIÉNIO 2017-2019 Com o intuito de estimular a investigação em Portugal e a formação específica na área de Alergologia e Imunologia Clínica, a SPAIC

Leia mais

V FÓRUM INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA

V FÓRUM INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA V FÓRUM INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (Coimbra, 19 e 20 de maio) O Fórum Internacional das Ciências da Educação Física (FICEF) enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física

Leia mais

IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE

IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências 8, 9 e 10 de novembro de 2017 Universidade Estadual

Leia mais

Normas para envio de trabalhos para o I Workshop Internacional de Ergonomia do IEDUV

Normas para envio de trabalhos para o I Workshop Internacional de Ergonomia do IEDUV Normas para envio de trabalhos para o I Workshop Internacional de Ergonomia do IEDUV O IEDUV traz para Vitória do Espirito Santo e em especial para o Brasil, o I Workshop Internacional de Ergonomia, neste

Leia mais

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA 1. APRESENTAÇÃO: Entende-se como trabalho técnico aquele apresentado durante as sessões técnicas do 3º Congresso Internacional de Bioenergia. A coordenação do evento receberá trabalhos técnicos que serão

Leia mais

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Brasil 4º Congresso Nacional Unimed de Atenção Integral à Saúde Regulamento para a Submissão de Trabalhos Científicos 1. DO ENVIO: 1.1. Para submeter

Leia mais

XI Jornadas Científico-Pedagógicas do ISCED de Luanda. 26 e 27 de Setembro de 2013

XI Jornadas Científico-Pedagógicas do ISCED de Luanda. 26 e 27 de Setembro de 2013 XI Jornadas Científico-Pedagógicas do ISCED de Luanda 26 e 27 de Setembro de 2013 Introdução A melhoria da qualidade da educação, uma das metas que o Ministério da Educação preconizou para com a implementação

Leia mais

A Inscrição nas Jornadas dá direito a bloco, caneta e coffe-break. Almoço Livre. LOCALIZAÇÃO: GPS: 38º45'53.74" N 9º05'52.35" O

A Inscrição nas Jornadas dá direito a bloco, caneta e coffe-break. Almoço Livre. LOCALIZAÇÃO: GPS: 38º45'53.74 N 9º05'52.35 O COMISSÃO CIENTÍFICA e COMISSÃO ORGANIZADORA: APRESENTAÇÃO DE POSTERS Candidaturas até dia 14 de novembro. Os posters enviados a concurso serão projetados no dia do evento. São admitidos a concurso posters

Leia mais

NORMAS DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NORMAS DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NORMAS DE PARTICIPAÇÃO Somente terá direito a Certificado o participante devidamente cadastrado no evento, através do sistema disponibilizado no site do COBEAI, que pagou

Leia mais