forídeos (DIPTERA: PHORIDAE) em ambientes de Cerrado e Eucaliptal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "forídeos (DIPTERA: PHORIDAE) em ambientes de Cerrado e Eucaliptal"

Transcrição

1 1 Parasitismo de Atta sexdens (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) por forídeos (DIPTERA: PHORIDAE) em ambientes de Cerrado e Eucaliptal Kelly O. Amaral e Marcos A. L. Bragança 1 Aluno do Curso de Ciências Biológicas e Bolsista do PIBIC/UFT; Campus de Porto Nacional; kellyamaral01@gmail.com 2 Orientador do Curso de Ciências Biológicas;Campus de Porto Nacional; marcosbr@uft.edu.br RESUMO Este estudo foi realizado, no município de Porto Nacional/TO, em áreas de Cerrado e Eucaliptal, com objetivo de analisar a taxa de parasitismo por moscas da família Phoridae na saúva Atta sexdens em quatro colônias adultas selecionadas em ambos os ambientes, como também a variação intercolonial das taxas de parasitismo nas colônias selecionadas. Quinzenalmente, entre setembro/2011 e julho/2012, cerca de 150 operárias foram coletadas ao longe das trilhas de forrageamento de cada ninho, totalizando 24 coletas. No laboratório, as operárias foram acondicionadas em bandejas plásticas, sendo estas alimentadas até sua morte com solução de mel a 10% embebida em chumaços de algodão e mantidas em estufa climatiza (25 ± 1º C, 85 ± 5% UR), com ausência de luz. No Cerrado, 0,61% (n=90) das operárias de A. sexdens coletadas, estavam parasitadas por forídeos, enquanto que no Eucaliptal operárias foram coletadas e 0,91% (n=136) estavam parasitadas. Para a análise da variação intercolonial, os resultados obtidos, mostraram que não houve diferença significativa na taxa de parasitismo por forídeos entre os ambientes de Cerrado (n=24; f=1.13; p=0.34) e Eucaliptal (n=24; f=1.57; p=0.20). A taxa de parasitismo total em operárias de A. sexdens coletadas nos ambientes de cerrado e eucaliptal foi de 0,75% (n=226), sendo que, no plantio de eucalipto foi encontrada a maior taxa de parasitismo. Palavras-chave: taxa de parasitismo; Atta sexdens; Phoridae. INTRODUÇÃO As formigas cortadeiras pertencentes aos gêneros Atta e Acromyrmex conhecidas como saúvas e quenquéns, respectivamente, são consideradas sérias pragas em áreas de reflorestamento e pastagem (DELLA LUCIA et. al., 1993). Isto ocorre principalmente nas florestas implantadas de Pinus e Eucalyptus, sobretudo nas fases de pré-corte e imediatamente após o plantio ou no início da condução de brotação (BOARETTO &

2 2 FORTI, 1997). Elas são encontradas na América do Sul, América Central e no sul da América do Norte (DELLA LUCIA et al. 1993). Atta sexdens é popularmente conhecida como saúva limão, por apresentar feromônio semelhante ao cheiro de limão. Morfologicamente possuem cabeça e gáster opacos e medem de 12 a 15 mm de comprimento (FOWLER et al., 1993). Os olheiros de forrageamento estão localizados em funis ou pequenos vulcões, com uma sede aparente, constituída de um monte de terra solta (FORTI et al., 2011). Dentre os inimigos naturais das formigas cortadeiras, podem ser citados fungos, ácaros, aranhas, besouros, reduvídeos, himenópteros e moscas da família Phoridae (DELLA LUCIA, 1993). Forídeos são dípteros com diversidade em gêneros e espécies, indivíduos parasitoides especializados no ataque de insetos sociais, como formigas e cupins (DISNEY, 1990). Esse trabalho teve como objetivo analisar a taxa de parasitismo por moscas da família Phoridae em quatro colônias adultas de Atta sexdens selecionadas para cada ambiente. O Estudo foi conduzido, em ambientes de cerrado e eucaliptal, no município de Porto Nacional, entre setembro/2011 e julho/2012. Também foi analisada a variação intercolonial das taxas de parasitismo em ambos os ambientes. MATERIAL E MÉTODOS Quinzenalmente, cerca de 150 operárias foram coletadas em quatro colônias adultas da saúva A. sexdens, entre 19:00 e 22:00h, ao longo das trilhas de forrageamento em ambientes de Cerrado e Eucaliptal, localizados na Fazenda São Judas Tadeu, rodovia TO-252 e na rodovia TO-50, km 45, respectivamente, no município de Porto Nacional, TO, entre setembro/2011 a julho/2012. As formigas foram coletadas com auxílio de chumaços de algodão e colocadas em potes plásticos com talco inerte nas bordas internas para evitar a fuga das mesmas. No Laboratório de Entomologia, Campus de Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins, as operárias de cada pote foram acondicionadas em bandejas plásticas perfuradas nas tampas para circulação do ar. Foi colocado talco inerte (atóxico e sem cheiro) nas bordas internas para evitar a fuga das operárias. Estas foram alimentadas com solução de mel a 10% embebida em chumaços de algodão e mantidas em estufa climatiza (25 ± 1º C, 85 ± 5% UR), com ausência de luz.

3 3 Diariamente, as bandejas foram inspecionadas para retirada das formigas mortas. Durante os primeiros sete dias contados a partir da data de coleta, elas foram colocadas individualmente em tubos de ensaio tampados com algodão e mantidas na estufa até a emergência das moscas. Essa medida foi adotada, porque formigas parasitadas pelo forídeo Apocephalus attophilus, sobrevivem até sete dias após a coleta e uma formiga pode ser hospedeira de uma ou várias larvas, que saem e empupam fora do corpo da mesma. Enquanto que formigas parasitadas por outros forídeos, apenas uma larva se desenvolve em cada hospedeiro e a pupa permanece no corpo do hospedeiro (BRAGANÇA & MEDEIROS, 2006). As formigas que morreram diariamente, depois de sete dias foram colocadas juntas em uma placa de petri, de acordo com seu respectivo ninho. Depois de três dias da morte, as operárias dos tubos e das placas que não apresentavam indícios de parasitismo foram diessecadas para verificar a ocorrência de larvas no interior do corpo das mesmas. As operárias parasitadas encontradas nas placas também foram individualizadas em tubos. Após o período de 30 dias para que ocorresse a emergência, as operárias (com ou sem emergência dos parasitoides) foram armazenadas em envelopes de papel etiquetados e seus respectivos parasitoides guardados em micro tubos com álcool 70%, para posteriores análises. As seguintes informações foram obtidas: sobrevivência das operárias parasitadas (em dias), número e percentagem de formigas parasitadas, período pupal e percentagem de emergência de forídeos em cada ambiente de coleta. Os dados para a taxa de parasitismo foram transformados (Log de N+1), pois os mesmos não apresentaram normalidade. Foi realizada uma análise de variância para verificar a variação no parasitismo entre as colônias e para verificar a diferença no parasitismo entre os ambientes, Cerrado e Eucaliptal. RESULTADOS E DISCUSSÃO Foram coletadas operárias de A. sexdens em ambiente de Cerrado e no Eucaliptal, sendo que destas 90 e 136 estavam parasitadas por moscas da família Phoridae, respectivamente. A taxa de parasitismo foi significativamente (n=24; f=8.77; p=0.003) maior no Eucaliptal (0,91%) do que em ambiente de Cerrado (0,61%). Resultado contrário ao analisado por (PESQUERO et. al., 2010) que encontraram a taxa de parasitismo total maior no Cerrado (12,9%) para colônias de A. sexdens e A.

4 4 laevigata. Para (PESQUERO et. al., 2010), a redução da complexidade ambiental, em áreas de monocultura, são evidências que promove a redução na riqueza de espécies forídeos parasitoides e a taxa de parasitismo. As espécies de forídeos parasitoides encontradas nas operárias de A. sexdens em ambiente de Cerrado e Eucaliptal foram Apocephalus attophilus, Apocephalus vicosae, Myrmosicarius grandicornis e Eibesfeltphora spp.. No Cerrado, a maior taxa de parasitismo foi encontrada para E. spp. n=33 (36,7%), seguido por A. attophilus n=28 (31,1%), M. grandicornis n=18 (20%) e A. vicosae n=11 (12,2%). No Eucaliptal, A. attophilus n=77 (56,6%) obteve a maior taxa de parasitismo, seguido de E. spp. n=26 (19,1%), M. grandicornis n=23 (16,9%) e A. vicosae n=10 (7,4%). Os resultados da análise de variação intercolonial mostraram que não houve diferença significativa na taxa de parasitismo por forídeos em A. sexdens, tanto em ambiente de Cerrado (n=24; f=1.13; p=0.34) quanto de Eucalipto (n=24; f=1.57; p=0.20) respectivamente. Os resultados para sazonalidade nas estações chuvosa (novembro a abril) e seca (maio a outubro) mostram que em ambiente Cerrado houve diferença significativa (n=24; f=1.94; p=0.009) nas taxas de parasitismo. Sendo este maior no período chuvoso. A maior taxa de parasitismo encontrada por (GUILLADE & FOLGARAIT, 2011) em ninhos de Atta vollenweideri foi no período chuvoso. Em (ALMEIDA, 2008) foi observada uma redução na abundância de forídeos durante dos meses de seca. No Eucaliptal as taxas de parasitismo não apresentaram diferença significativa entre as estações (n=24; f=1.94; p=0.670). LITERATURA CITADA ALMEIRA, R. W.; WIRTH, R.; LEAL, R. I. Edge-mediated reduction of phorid parasitism on leaf-cutting ants in a Brazilian Atlantic forest. Entomologia Experimentalis et Applicata, v. 129; p , 2008 BRAGANÇA, M. A. L.; MEDEIROS, Z. C. S. Ocorrência e carcterísticas biológicas de Forideos parasitóides (Diptera: Phoridae) da saúva Atta laevigata (Smith) (Hymenoptera: Formicidae) em Porto Nacional. Neotropical Entomology. v. 35, n.3, p , BOARETTO, M. A. C.; FORTI, L. C. Pespectivas no controle de formigas cortadeiras. Série Técnica IPEF, v. 11, n. 30, p , 1997.

5 5 DELLA LUCIA, T. M. C.; FOWLER, H. G. As formigas cortadeiras. In DELLA LUCIA, T.M.C. As Formigas Cortadeiras, da bioecologia ao manejo. Viçosa: Folha de Viçosa, p. 1-3, ed DISNEY, R.H.L. Some myths and the reality of scuttle fly biology. Antenna. v. 14, p , FORTI, L.C.; MOREIRA, A. A.; ANDRADE, A. P. P.; CASTELLANI, M. A. Nidificação e arquitetura dos ninhos de formiga cortadeira. DELLA LUCIA, T.M.C. As Formigas Cortadeiras, da bioecologia ao manejo. Viçosa: Folha de Viçosa, p , ed FOWLER H. G.; DELLA LUCIA, T. M.C.; MOREIRA, D. D. O. Posição taxonômica das formigas cortadeiras. In: DELLA LUCIA, T.M.C. As Formigas Cortadeiras. Viçosa: Folha de Viçosa, GUILLADE, C. A.; FOLGARAIT, J. P. Life-History Traits and Parasitism Rates of Four Phorid Species (Diptera: Phoridae), Parasitoids of Atta vollenweideri (Hymenoptera: Formicidae) in Argentina. Journal of Economic Entomology, v. 104, p , PESQUERO, M. A.; BESSA, L. A; SILVA, H. C. M.; SILVA, L. C; ARRUDA, F. V. Influência ambiental na taxa de parasitismo (Diptera: Phoridae) de Atta laevigata e Atta sexdens (Hymenoptera: Formicidae). Revista Neotropical Biology. v. 7, n. 2, p , AGRADECIMENTOS Ao CNPq e à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Tocantins pelo apoio financeiro para o desenvolvimento desta pesquisa. À Universidade Federal do Tocantins pela bolsa PIBIC concedida. O presente trabalho foi realizado com o apoio da UFT.

FORMIGAS CORTADEIRAS

FORMIGAS CORTADEIRAS 13ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF ATUALIZAÇÃO EM PROTEÇÃO FLORESTAL NA BAHIA FORMIGAS CORTADEIRAS Aldenise Alves Moreira UESB UESB Vitória da Conquista - BA INTRODUÇÃO Brasil aproximadamente 6 milhões de hectares

Leia mais

600 Bragança et al. Scottish Natural Heritage, Great Glen House, Inverness, IV3 8NW, Reino Unido. 3

600 Bragança et al. Scottish Natural Heritage, Great Glen House, Inverness, IV3 8NW, Reino Unido. 3 Características biológicas e comportamentais de Neodohrniphora elongata Brown (Diptera, Phoridae), um parasitóide da saúva Atta sexdens rubropilosa Forel (Hymenoptera, Formicidae) 600 Bragança et al. Marcos

Leia mais

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017 ARQUITETURA EXTERNA DO NINHO DE Atta laevigata (F. SMITH, 1858) (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM EUCALIPTO 1 Eduardo Pereira da Silva Júnior 2, Emanuelle Marques Coutinho 2, Victor Rosário de Novais 2, Mateus

Leia mais

FABÍOLA APARECIDA PIMENTEL

FABÍOLA APARECIDA PIMENTEL FORÍDEOS PARASITOIDES DE Atta laevigata (SMITH, 1958) (HYMENOPTERA: FORMICIDAE), EM MATA ATLÂNTICA: OCORRÊNCIA, TAXA DE PARASITISMO E TAMANHO DE HOSPEDEIRO FABÍOLA APARECIDA PIMENTEL UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

TAXA DE PARASITISMO DE FORÍDEOS (DIPTERA: PHORIDAE) EM SAÚVAS Atta laevigata E A. sexdens (HYMENOPTERA: FORMICIDAE)

TAXA DE PARASITISMO DE FORÍDEOS (DIPTERA: PHORIDAE) EM SAÚVAS Atta laevigata E A. sexdens (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) TAXA DE PARASITISMO DE FORÍDEOS (DIPTERA: PHORIDAE) EM SAÚVAS Atta laevigata E A. sexdens (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) Layara Alexandre Bessa 1,3, Hellen Cássia Moreira Silva 1,3, Lívia do Carmo Silva 1,3,

Leia mais

CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM PROJETOS DE RAD: INDICADORES AMBIENTAIS OU PRAGA?

CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM PROJETOS DE RAD: INDICADORES AMBIENTAIS OU PRAGA? CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM PROJETOS DE RAD: INDICADORES AMBIENTAIS OU PRAGA? Moisés Pedreira de Souza Engº Florestal Professor M.Sc. Entomologia 1 Introdução As formigas cortadeiras exercem o

Leia mais

PALESTRA PERSPECTIVA DA CONTRIBUIÇÃO DE FORÍDEOS PARASITÓIDES NO MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS

PALESTRA PERSPECTIVA DA CONTRIBUIÇÃO DE FORÍDEOS PARASITÓIDES NO MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS PALESTRA XVIII Simpósio de Mirmecologia 177 PERSPECTIVA DA CONTRIBUIÇÃO DE FORÍDEOS PARASITÓIDES NO MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS M.A.L. Bragança Universidade Federal do Tocantins, Rua 7, Qd. 15 s/n o,

Leia mais

PATOGENICIDADE COM FUNGOS FILAMENTOSOS CONTRA OPERÁRIAS DE Atta sexdens

PATOGENICIDADE COM FUNGOS FILAMENTOSOS CONTRA OPERÁRIAS DE Atta sexdens PATOGENICIDADE COM FUNGOS FILAMENTOSOS CONTRA OPERÁRIAS DE Atta sexdens 1 Cléia Almeida Oliveira; 2 Danival José de Souza 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal; Campus de Gurupi; e-mail: cleialmeidauft@hotmail.com.

Leia mais

FORÍDEO PARASITOIDE DA FORMIGA-CORTADEIRA Acromyrmex balzani (Emery, 1890)

FORÍDEO PARASITOIDE DA FORMIGA-CORTADEIRA Acromyrmex balzani (Emery, 1890) UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI MESTRADO EM PRODUÇÃO VEGETAL JUNIOR CESAR RODRIGUES DA SILVA FORÍDEO PARASITOIDE DA FORMIGA-CORTADEIRA Acromyrmex balzani (Emery, 1890)

Leia mais

EFICIÊNCIA DE ISCAS GRANULADAS (SULFLURAMIDA 0,3%) NO CONTROLE DE Atta sexdens rubropilosa Forel, 1908 (Hymenoptera: Formicidae)

EFICIÊNCIA DE ISCAS GRANULADAS (SULFLURAMIDA 0,3%) NO CONTROLE DE Atta sexdens rubropilosa Forel, 1908 (Hymenoptera: Formicidae) EFICIÊNCIA DE ISCAS GRANULADAS (SULFLURAMIDA 0,3%) NO CONTROLE DE Atta sexdens rubropilosa Forel, 1908 (Hymenoptera: Formicidae) Efficiency of granulated baits (sulfluramid 0.3%) in the control of Atta

Leia mais

INTRODUÇÃO. Adalton Pinheiro da CRUZ 1, José Cola ZANUNCIO 2, Ronald ZANETTI 3, Odilávio Sá GOMES 1

INTRODUÇÃO. Adalton Pinheiro da CRUZ 1, José Cola ZANUNCIO 2, Ronald ZANETTI 3, Odilávio Sá GOMES 1 EFICIÊNCIA DE ISCAS GRANULADAS A BASE DE SULFLURAMIDA E DE CLORPIRIFÓS NO CONTROLE DE Atta sexdens sexdens (HYMENOPTERA: FORMICIDAE), NO TRÓPICO ÚMIDO. Adalton Pinheiro da CRUZ 1, José Cola ZANUNCIO 2,

Leia mais

FORÍDEO PARASITOIDE DA FORMIGA-CORTADEIRA Acromyrmex balzani (Emery, 1890)

FORÍDEO PARASITOIDE DA FORMIGA-CORTADEIRA Acromyrmex balzani (Emery, 1890) UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI MESTRADO EM PRODUÇÃO VEGETAL JUNIOR CESAR RODRIGUES DA SILVA FORÍDEO PARASITOIDE DA FORMIGA-CORTADEIRA Acromyrmex balzani (Emery, 1890)

Leia mais

Controle de Formigas Cortadeiras em Florestas Plantadas

Controle de Formigas Cortadeiras em Florestas Plantadas 8º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura Controle de Formigas Cortadeiras em Florestas Plantadas Eng o. João Carlos T. Mendes jctmende@esalq.usp.br Departamento de Ciências Florestais Estação Experimental

Leia mais

Controle de Formigas Cortadeiras

Controle de Formigas Cortadeiras 10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura Controle de Formigas Cortadeiras Eng o. João Carlos T. Mendes jctmende@esalq.usp.br Estações Experimentais Dezembro/2009 CONTROLE DE FORMIGAS: ASPECTOS BIOLÓGICOS

Leia mais

UFRRJ INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL DISSERTAÇÃO

UFRRJ INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL DISSERTAÇÃO UFRRJ INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL DISSERTAÇÃO Ecologia de parasitóides (Diptera: Phoridae) de Atta robusta Borgmeier, 1939 (Hymenoptera: Formicidae) em ambiente de

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BIOLÓGICAS EM SPODOPTERA FRUGIPERDA EM MILHO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG)

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BIOLÓGICAS EM SPODOPTERA FRUGIPERDA EM MILHO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG) ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BIOLÓGICAS EM SPODOPTERA FRUGIPERDA EM MILHO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG) VILARINHO, E.C.1; ASSIS, J.M.F.1; CRUZ, I.2 1Dep. Ciências Agrárias. ISEPI/UEMG, Caixa Postal 431-38.300-000.

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA E DA VEGETAÇÃO NATIVA CIRCUNDANTE NA DENSIDADE DE SAUVEIROS EM EUCALIPTAIS 1

INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA E DA VEGETAÇÃO NATIVA CIRCUNDANTE NA DENSIDADE DE SAUVEIROS EM EUCALIPTAIS 1 INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA 1911 INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA E DA VEGETAÇÃO NATIVA CIRCUNDANTE NA DENSIDADE DE SAUVEIROS EM EUCALIPTAIS 1 RONALD ZANETTI 2, EVALDO FERREIRA VILELA 3, JOSÉ COLA ZANUNCIO

Leia mais

Comunicado. Recomendações para o controle químico de formigas cortadeiras em plantios de Pinus e Eucalyptus

Comunicado. Recomendações para o controle químico de formigas cortadeiras em plantios de Pinus e Eucalyptus Comunicado Técnico Agosto, 354 ISSN 1980-3982 Colombo, PR 2015 Recomendações para o controle químico de formigas cortadeiras em plantios de Pinus e Eucalyptus Fotos: Wilson Reis Filho Wilson Reis Filho

Leia mais

Proteção Florestal Centro de Tecnologia Unidade Florestal Rio Grande do Sul - RS. Alegrete, 09 de novembro de 2010.

Proteção Florestal Centro de Tecnologia Unidade Florestal Rio Grande do Sul - RS. Alegrete, 09 de novembro de 2010. Proteção Florestal Centro de Tecnologia Unidade Florestal Rio Grande do Sul - RS Alegrete, 09 de novembro de 2010. QUEM SOMOS E ONDE OPERAMOS? + Somos o resultado da união recente da Votorantim Celulose

Leia mais

Comportamento profilático de formigas-cortadeiras contra fungos entomopatogênicos

Comportamento profilático de formigas-cortadeiras contra fungos entomopatogênicos Comportamento profilático de formigas-cortadeiras contra fungos entomopatogênicos Armênio Vieira Angelim Júnior 1 ; Danival José de Souza 2 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

GUSTAVO HENRIQUE MACHADO DOS SANTOS CARACTERÍSTICAS BIOECOLÓGICAS DE ACROMYRMEX RUGOSUS (SMITH, 1858) E PARASITISMO PELO FORÍDEO APOCEPHALUS SP.

GUSTAVO HENRIQUE MACHADO DOS SANTOS CARACTERÍSTICAS BIOECOLÓGICAS DE ACROMYRMEX RUGOSUS (SMITH, 1858) E PARASITISMO PELO FORÍDEO APOCEPHALUS SP. GUSTAVO HENRIQUE MACHADO DOS SANTOS CARACTERÍSTICAS BIOECOLÓGICAS DE ACROMYRMEX RUGOSUS (SMITH, 1858) E PARASITISMO PELO FORÍDEO APOCEPHALUS SP. Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa,

Leia mais

A infestação mostrada na foto à esquerda, causou os danos que se observa na foto a direita.

A infestação mostrada na foto à esquerda, causou os danos que se observa na foto a direita. As formigas cortadeiras são insetos sociais que atacam uma grande variedade de plantas, em qualquer fase de seu desenvolvimento. Elas cortam folhas, flores, ramos macios, brotos e frutos durante o ano

Leia mais

MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS COM USO DE TERMONEBULIZADOR

MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS COM USO DE TERMONEBULIZADOR MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS COM USO DE TERMONEBULIZADOR Ivan Dibelli Balestra 1 ; Wilson Itamar Maruyama 2 1Estudante do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia; E-mail: ivanbalestra2003@yahoo.com.br

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM PLANTIOS DE Eucalyptus urograndis

IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM PLANTIOS DE Eucalyptus urograndis IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM PLANTIOS DE Eucalyptus urograndis Daniele Ukan 1, Nilton José Sousa 2, Páblo Geórgio de Souza 3, Pedro Pacheco dos Santos Lima 4 1 Engª Florestal, Doutoranda

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 131. Março/1981. AÇÃO DANOSA DE PRAGAS DESFOLHADORAS SOBRE AS FLORESTAS DE Eucalyptus

CIRCULAR TÉCNICA N o 131. Março/1981. AÇÃO DANOSA DE PRAGAS DESFOLHADORAS SOBRE AS FLORESTAS DE Eucalyptus IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/1.13.1 CIRCULAR TÉCNICA N o 131 Março/1981 ISSN 0100-3453 AÇÃO DANOSA DE PRAGAS DESFOLHADORAS SOBRE AS FLORESTAS DE Eucalyptus

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA E DA VEGETAÇÃO NATIVA CIRCUNDANTE NA DENSIDADE DE SAUVEIROS EM EUCALIPTAIS 1

INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA E DA VEGETAÇÃO NATIVA CIRCUNDANTE NA DENSIDADE DE SAUVEIROS EM EUCALIPTAIS 1 INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA 1911 INFLUÊNCIA DA ESPÉCIE CULTIVADA E DA VEGETAÇÃO NATIVA CIRCUNDANTE NA DENSIDADE DE SAUVEIROS EM EUCALIPTAIS 1 RONALD ZANETTI 2, EVALDO FERREIRA VILELA 3, JOSÉ COLA ZANUNCIO

Leia mais

Nota Científica Espécies florestais e formigas cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais

Nota Científica Espécies florestais e formigas cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais PFB Pesquisa Florestal Brasileira Brazilian Journal of Forestry Research www.cnpf.embrapa.br/pfb Nota Científica Espécies florestais e formigas cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais

Leia mais

Árvores e Formigas Cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais. Leaf cuttin ants and forest cultures in Viçosa MG.

Árvores e Formigas Cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais. Leaf cuttin ants and forest cultures in Viçosa MG. Árvores e Formigas Cortadeiras (Hymenoptera: Formicidae) em Viçosa, Minas Gerais orivaldo dos Anjos 1, Alexandre Arnhold 2, Gustavo Valença Vasconcelos Corrêa 3, Klara Stumpf 4 Resumo Formigas do gênero

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 LEVANTAMENTO DE INIMIGOS NATURAIS DE Diaphorina citri VETOR

Leia mais

Kaique Novaes de Souza Antonio Souza do Nascimento Marilene Fancelli Nilton Fritzons Sanches

Kaique Novaes de Souza Antonio Souza do Nascimento Marilene Fancelli Nilton Fritzons Sanches Criação e Estabelecimento de uma Colônia-Mãe de Tamarixia radiata (Hymenoptera: Eulophidae), em Laboratório, Parasitoide de Diaphorina citri (Hemiptera: Liviidae), vetor do Huanglongbing Kaique Novaes

Leia mais

Ciência Florestal, Santa Maria, v. 21, n. 2, p , abr.-jun., 2011 ISSN AVALIAÇÃO DE SAUVEIROS EXTERNOS EM EUCALIPTAIS DE MINAS GERAIS

Ciência Florestal, Santa Maria, v. 21, n. 2, p , abr.-jun., 2011 ISSN AVALIAÇÃO DE SAUVEIROS EXTERNOS EM EUCALIPTAIS DE MINAS GERAIS Ciência Florestal, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 349-354, abr.-jun., 2011 ISSN 0103-9954 AVALIAÇÃO DE SAUVEIROS EXTERNOS EM EUCALIPTAIS DE MINAS GERAIS 349 LEAF CUTTING ANTS OUTSIDE THE EUCALYPT PLANTATIONS

Leia mais

Ocorrência de formigas do gênero Atta (Hymenoptera: Formicidae) no arquipélago do Marajó, norte do Brasil

Ocorrência de formigas do gênero Atta (Hymenoptera: Formicidae) no arquipélago do Marajó, norte do Brasil ISSN 1517-6770 Ocorrência de formigas do gênero Atta (Hymenoptera: Formicidae) no arquipélago do Marajó, norte do Brasil Erivelton Nascimento Chaves 1, José de Jesus Corrêa Neto 1,2,* & Leonardo Gomes

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Ocorrência de Megaselia scalaris (Loew, 1866) (Diptera, Phoridae) em ninhos de laboratório de Monomorium pharaonis (Linnaeus, 1758) e Paratrechina longicornis (Latreille, 1802) (Hymenoptera,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Acromyrmex subterraneus subterraneus Forel, 1893; Formicida; fitossanidade.

PALAVRAS-CHAVE: Acromyrmex subterraneus subterraneus Forel, 1893; Formicida; fitossanidade. EFICIÊNCIA DA ISCA FORMICIDA FIPRONIL 0,03 G.KG -1 NO CONTROLE DA FORMIGA-CAIAPÓ (ACROMYRMEX SUBTERRANEUS SUBTERRANEUS FOREL, 1893) EM CONDIÇÕES DE CAMPO Ana Cláudia Buzanini 1, José Usan Torres Brandão

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 PRIMEIROS REGISTROS DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIP.,TEPHRITIDAE)

Leia mais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO FLORESTAL PROTEF / IPEF EFICIÊNCIA DA TERRA DIATOMÁCEA NO CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM FLORESTAS DE EUCALIPTO

PROGRAMA DE PROTEÇÃO FLORESTAL PROTEF / IPEF EFICIÊNCIA DA TERRA DIATOMÁCEA NO CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM FLORESTAS DE EUCALIPTO PROGRAMA DE PROTEÇÃO FLORESTAL PROTEF / IPEF 13ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF ATUALIZAÇÃO EM PROTEÇÃO FLORESTAL NA BAHIA EFICIÊNCIA DA TERRA DIATOMÁCEA NO CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM FLORESTAS DE EUCALIPTO

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM ÁREAS DEGRADADAS EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM ÁREAS DEGRADADAS EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM ÁREAS DEGRADADAS EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO Adriane Roglin 1 ; Nilton José Sousa 2 ; José Roberto Rodrigues Pinto 3 ; Henrique Soares Koehler 2

Leia mais

AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROGRAMAS DE MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM EUCALIPTAIS MARCELO DE ALMEIDA REIS

AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROGRAMAS DE MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM EUCALIPTAIS MARCELO DE ALMEIDA REIS AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROGRAMAS DE MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM EUCALIPTAIS MARCELO DE ALMEIDA REIS 2009 MARCELO DE ALMEIDA REIS AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROGRAMAS

Leia mais

21ª RAIB. *Bolsista de mestrado do CNPq.

21ª RAIB. *Bolsista de mestrado do CNPq. 21ª RAIB 161 HIMENÓPTEROS PARASITÓIDES DE MOSCAS FRUGÍVORAS (DIPTERA: TEPHRITOIDEA) ASSOCIADAS À FRUTOS DE ABIU POUTERIA CAIMITO (SAPOTACEAE) EM JABOTICABAL, SP. FERNANDES, D.R.R. 1 *; VACARI, A.M. 1 ;

Leia mais

EFICIÊNCIA DA ISCA MIREX-S (SULFURAMIDA 0,3%) NO CONTROLE DE Atta cephalotes (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM TRÊS DOSAGENS

EFICIÊNCIA DA ISCA MIREX-S (SULFURAMIDA 0,3%) NO CONTROLE DE Atta cephalotes (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM TRÊS DOSAGENS EFICIÊNCIA DA ISCA MIREX-S (SULFURAMIDA 0,3%) NO CONTROLE DE Atta cephalotes (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM TRÊS DOSAGENS José Cola ZANUNCIO 1, Adalton Pinheiro da CRUZ 2, Darcy Francisco dos SANTOS 3, RESUMO

Leia mais

Carlos H. Marchiori* Fábio D. Costa Otacílio M. Silva Filho

Carlos H. Marchiori* Fábio D. Costa Otacílio M. Silva Filho Comunicação Breve Triplasta coxalis (Ashmead) (Hymenoptera: Figitidae: Eucoilinae) como parasitóide de Palaeosepsis spp. (Diptera: Sepsidae) em fezes de búfalos em Itumbiara, Goiás, Brasil Carlos H. Marchiori*

Leia mais

SELETIVIDADE DO INSETICIDA INDOXACARB SOBRE OS INIMIGOS NATURAIS DE SPODOPTERA FRUGIPERDA

SELETIVIDADE DO INSETICIDA INDOXACARB SOBRE OS INIMIGOS NATURAIS DE SPODOPTERA FRUGIPERDA SELETIVIDADE DO INSETICIDA INDOXACARB SOBRE OS INIMIGOS NATURAIS DE SPODOPTERA FRUGIPERDA CRUZ, I1.; SILVA, F.M.A e FIGUEIREDO, M.L.C. 1Embrapa Milho e Sorgo, Entomologia. Caixa postal 151, 35701-970,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 MONITORAMENTO DE Diaphorina citri EM CITROS NA EMBRAPA AMAZÔNIA

Leia mais

Acadêmica da pós graduação em agronomia na Universidade Estadual de Maringá UEM, Maringá PR. Bolsista CAPES/UEM.

Acadêmica da pós graduação em agronomia na Universidade Estadual de Maringá UEM, Maringá PR. Bolsista CAPES/UEM. EFICIÊNCIA DA ISCA FORMICIDA FIPRONIL, EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DO PRINCÍPIO ATIVO, NO CONTROLE DA FORMIGA-CAIAPÓ (ACROMYRMEX SUBTERRANEUS SUBTERRANEUS FOREL, 1893) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. Ana

Leia mais

DIVERSIDADE E DINÂMICA POPULACIONAL DE FORMIGAS EM UM FRAGMENTO DO CERRADO NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

DIVERSIDADE E DINÂMICA POPULACIONAL DE FORMIGAS EM UM FRAGMENTO DO CERRADO NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS DIVERSIDADE E DINÂMICA POPULACIONAL DE FORMIGAS EM UM FRAGMENTO DO CERRADO NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS Domingos Rodrigo Silva Lopes 1 ; Danival José de Souza 2 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal;

Leia mais

A SOLUÇÃO ECONÔMICA PARA EXTERMINAR FORMIGUEIROS

A SOLUÇÃO ECONÔMICA PARA EXTERMINAR FORMIGUEIROS O CONTROLE ESTÁ EM SUAS MÃOS A SOLUÇÃO ECONÔMICA PARA EXTERMINAR FORMIGUEIROS As formigas cortadeiras são insetos sociais que atacam uma grande variedade de plantas em qualquer fase de seu desenvolvimento.

Leia mais

FORMIGAS CORTADEIRAS NA CULTURA DO EUCALIPTO

FORMIGAS CORTADEIRAS NA CULTURA DO EUCALIPTO FORMIGAS CORTADEIRAS NA CULTURA DO EUCALIPTO Arthur Cabeçoni dos Santos Graduando em Agronomia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Janaína dos Santos Ribeiro Graduanda em Agronomia, Faculdades

Leia mais

Comunicado. Formigas cortadeiras em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta - ilpf: fundamentos para o controle.

Comunicado. Formigas cortadeiras em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta - ilpf: fundamentos para o controle. Comunicado Técnico Dezembro, 331 ISSN 1980-3982 Colombo, PR 2013 Formigas cortadeiras em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta - ilpf: fundamentos para o controle Wilson Reis Filho 1 Vanderley

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica AVALIAÇÃO DO EFEITO DA MONOCULTURA SOBRE O PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE FORMIGAS CORTADEIRAS (ATTA e ACROMYRMEX) Filipe de Arruda Viegas 1,4, Marcos Antônio Pesquero 2,4, Danilo Jacinto Macedo 3,4,

Leia mais

Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas

Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas LCF1581 2010 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas TÓPICOS EM SILVICULTURA Implantação de Florestas Tópico: Silvicultura Importância das florestas plantadas Seleção de espécies e procedências para

Leia mais

Danos causados por diferentes níveis de desfolha artificial para simulação do ataque de formigas cortadeiras em Pinus taeda e Eucalyptus grandis

Danos causados por diferentes níveis de desfolha artificial para simulação do ataque de formigas cortadeiras em Pinus taeda e Eucalyptus grandis Danos causados por diferentes níveis de desfolha artificial para simulação do ataque de formigas cortadeiras em Pinus taeda e Eucalyptus grandis Wilson Reis Filho 1, Franciele dos Santos 2, Priscila Strapasson

Leia mais

BIOECOLOGIA DE TRÊS ESPÉCIES DE FORÍDEOS PARASITOIDES DA SAÚVA Atta bisphaerica

BIOECOLOGIA DE TRÊS ESPÉCIES DE FORÍDEOS PARASITOIDES DA SAÚVA Atta bisphaerica HENDRIA CIRQUEIRA MARTINS BIOECOLOGIA DE TRÊS ESPÉCIES DE FORÍDEOS PARASITOIDES DA SAÚVA Atta bisphaerica Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa

Leia mais

Derroga da sulfluramida e o manejo de formigas cortadeiras no Brasil

Derroga da sulfluramida e o manejo de formigas cortadeiras no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA Derroga da sulfluramida e o manejo de formigas cortadeiras no Brasil José Cola Zanuncio CERTIFICAÇÃO FLORESTAL Meio de assegurar que florestas

Leia mais

Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda

Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda Densidade e tamanho de formigueiros de Acromyrmex crassispinus em plantios de Pinus taeda Mariane Aparecida Nickele (1), Wilson Reis Filho (2), Edilson Batista de Oliveira (2) e Edson Tadeu Iede (2) (1)

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO DE FORMIGAS CORTADEIRAS

CONTROLE BIOLÓGICO DE FORMIGAS CORTADEIRAS CONTROLE BIOLÓGICO DE FORMIGAS CORTADEIRAS Wilcken, C.F. 1 Berti Filho, E. 2 As formigas cortadeiras são conhecidas desde a época do descobrimento do Brasil, conforme mostra a cronologia dos registros

Leia mais

INFLUÊNCIA DO CULTIVO DE EUCALIPTUS SOBRE A COMUNIDADE DE FORMIGAS CORTADEIRAS NAS REGIÕES SUL E CAMPANHA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

INFLUÊNCIA DO CULTIVO DE EUCALIPTUS SOBRE A COMUNIDADE DE FORMIGAS CORTADEIRAS NAS REGIÕES SUL E CAMPANHA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL INFLUÊNCIA DO CULTIVO DE EUCALIPTUS SOBRE A COMUNIDADE DE FORMIGAS CORTADEIRAS NAS REGIÕES SUL E CAMPANHA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL INFLUENCE OF EUCALIPTUS PLANTATIONS ON THE LEAF CUTTER ANTS

Leia mais

MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA

MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS NO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA Eric Fabiano Seraguzi 1 ; Wilson Itamar Maruyma 2 1 Estudante do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia; E-mail: eric_seraguzi@hotmial.com

Leia mais

Controle biológico de formigas cortadeiras com Penicilium sp obtido da casca de laranja em decomposição.

Controle biológico de formigas cortadeiras com Penicilium sp obtido da casca de laranja em decomposição. 14661 - Controle biológico de formigas cortadeiras com Penicilium sp obtido da casca de laranja em decomposição. Biological control of leafcutter ants Penicilium sp obtained with the orange peel in breakdown

Leia mais

Atualizações nas pesquisas com feromônios visando o manejo e controle de formigas cortadeiras

Atualizações nas pesquisas com feromônios visando o manejo e controle de formigas cortadeiras 5º Workshop de Formigas Cortadeiras IPEF Piracicaba 2013 Atualizações nas pesquisas com feromônios visando o manejo e controle de formigas cortadeiras Ana Maria Viana-Bailez Laboratório de Entomologia

Leia mais

OCORRÊNCIA DE FORMIGAS CORTADEIRAS NA REGIÃO DA DEPRESSÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

OCORRÊNCIA DE FORMIGAS CORTADEIRAS NA REGIÃO DA DEPRESSÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Rural, Santa Maria, v. 32, n. 2, p.185-190, 2002 ISSN 0103-8478 185 OCORRÊNCIA DE FORMIGAS CORTADEIRAS NA REGIÃO DA DEPRESSÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL OCCURRENCE OF LEAF-CUTTING ANTS

Leia mais

INDIRA BIFANO COMINI ATRATIVIDADE, EM CAMPO, DE EXTRATOS BOTÂNICOS EM ISCAS FORMICIDAS

INDIRA BIFANO COMINI ATRATIVIDADE, EM CAMPO, DE EXTRATOS BOTÂNICOS EM ISCAS FORMICIDAS INDIRA BIFANO COMINI ATRATIVIDADE, EM CAMPO, DE EXTRATOS BOTÂNICOS EM ISCAS FORMICIDAS VIÇOSA MINAS GERAIS BRASIL OUTUBRO 2014 INDIRA BIFANO COMINI ATRATIVIDADE, EM CAMPO, DE EXTRATOS BOTÂNICOS EM ISCAS

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E CRESCIMENTO DE FUNGOS DO FORMIGUEIRO ARTIFICIAL DO ORQUIDÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS, ESTADO DE SÃO PAULO.

RELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E CRESCIMENTO DE FUNGOS DO FORMIGUEIRO ARTIFICIAL DO ORQUIDÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS, ESTADO DE SÃO PAULO. RELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E CRESCIMENTO DE FUNGOS DO FORMIGUEIRO ARTIFICIAL DO ORQUIDÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS, ESTADO DE SÃO PAULO. Lígia Módolo Pinto*, Cibele Coelho Augusto** *Acadêmica da Faculdade

Leia mais

Spalangia drosophilae ASHMEAD (HYMENOPTERA: PTEROMALIDAE) COLETADA EM DIFERENTES HOSPEDEIROS E SUBSTRATOS NO SUL DO ESTADO DE GOIÁS

Spalangia drosophilae ASHMEAD (HYMENOPTERA: PTEROMALIDAE) COLETADA EM DIFERENTES HOSPEDEIROS E SUBSTRATOS NO SUL DO ESTADO DE GOIÁS Spalangia drosophilae ASHMEAD (HYMENOPTERA: PTEROMALIDAE) COLETADA EM DIFERENTES HOSPEDEIROS E SUBSTRATOS NO SUL DO ESTADO DE GOIÁS Carlos Henrique Marchiori, Layara Alexandre Bessa, André Luis Ribeiro

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM UM PLANTIO FLORESTAL DE Eucalyptus benthamii, NO MUNICÍPIO DE IRATI PR

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM UM PLANTIO FLORESTAL DE Eucalyptus benthamii, NO MUNICÍPIO DE IRATI PR DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM UM PLANTIO FLORESTAL DE Eucalyptus benthamii, NO MUNICÍPIO DE IRATI PR Luis Henrique da Silva¹, Daniele Ukan² 1 Acadêmico de Engenharia Florestal da Universidade

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 MOSCAS-DAS-FRUTAS NOS POMARES DE FIGO E GOIABA DO INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS, CAMPUS BAMBUÍ Pedro Augusto Silva DUARTE 1 ; Alcilene A. PEREIRA 2 ; Vinícius GIANASI 3 ; Rafael FALEIRO; Vanessa ANDALÓ

Leia mais

'f;. Ministério da Agricultura,

'f;. Ministério da Agricultura, 'f;. Ministério da Agricultura, rpecuária e Abastecimento Metodologia a Eficiência Inimigos para Monitorar dos Naturais da Vespa-da- Madeira (Sirex noctilio), Florestas ANEXO 01 1. INTRODUÇÃO Ocontrole

Leia mais

MOSCAS PARASITAS (TACHINIDAE) DO PERCEVEJO BARRIGA-VERDE DICHELOPS FURCATUS (F.) EM PASSO FUNDO, RS

MOSCAS PARASITAS (TACHINIDAE) DO PERCEVEJO BARRIGA-VERDE DICHELOPS FURCATUS (F.) EM PASSO FUNDO, RS MOSCAS PARASITAS (TACHINIDAE) DO PERCEVEJO BARRIGA-VERDE DICHELOPS FURCATUS (F.) EM PASSO FUNDO, RS Alice Agostinetto 1 e Antônio R. Panizzi 2 1 Estudante do curso de Agronomia, Bolsista IC/CNPq, Faculdade

Leia mais

Recebido para publicação em 6/12/2005 e aceito em 8/12/2007.

Recebido para publicação em 6/12/2005 e aceito em 8/12/2007. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 18, n. 1, p. 39-45, jan.-mar., 2008 39 ISSN 0103-9954 QUANTIFICAÇÃO DAS PERDAS NO DESENVOLVIMENTO DE Pinus taeda APÓS O ATAQUE DE FORMIGAS CORTADEIRAS LOSSES QUANTIFICATION

Leia mais

PREFERÊNCIA DE Atta laevigata F. SMITH, 1858 (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) POR DIFERENTES ESPÉCIES E HÍBRIDOS DE EUCALIPTOS

PREFERÊNCIA DE Atta laevigata F. SMITH, 1858 (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) POR DIFERENTES ESPÉCIES E HÍBRIDOS DE EUCALIPTOS Revista de Agricultura v.90, n.1, p. 42-53, 2015 PREFERÊNCIA DE Atta laevigata F. SMITH, 1858 (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) POR DIFERENTES ESPÉCIES E HÍBRIDOS DE EUCALIPTOS Joilson Onofre Pereira dos Santos

Leia mais

Eficiência de diferentes tipos de iscas na atração de formigas edáficas em trecho de mata no distrito de Fontanillas - Juína - MT

Eficiência de diferentes tipos de iscas na atração de formigas edáficas em trecho de mata no distrito de Fontanillas - Juína - MT Eficiência de diferentes tipos de iscas na atração de formigas edáficas em trecho de mata no distrito de Fontanillas - Juína - MT pôster pesquisa concluída Simone F. de Oliveira IFMT campus Juína - simonefur@hotmail.com

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PRIMEIRO REGISTRO DE ATTA SEXDENS RUBROPILOSA FOREL ATACANDO ÁRVORES DE NIM, AZADIRACHTA INDICA A. JUSS.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PRIMEIRO REGISTRO DE ATTA SEXDENS RUBROPILOSA FOREL ATACANDO ÁRVORES DE NIM, AZADIRACHTA INDICA A. JUSS. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Primeiro registro de Atta sexdens rubropilosa forel atacando árvores de Nim, Azadirachta indica A. Juss. 729 PRIMEIRO REGISTRO DE ATTA SEXDENS RUBROPILOSA FOREL ATACANDO ÁRVORES

Leia mais

FUNGOS FILAMENTOSOS ASSOCIADOS ÀS FORMIGAS CORTADEIRAS DO GÊNERO ATTA FABRICIUS E ESTUDO DA AÇÃO DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS

FUNGOS FILAMENTOSOS ASSOCIADOS ÀS FORMIGAS CORTADEIRAS DO GÊNERO ATTA FABRICIUS E ESTUDO DA AÇÃO DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS FUNGOS FILAMENTOSOS ASSOCIADOS ÀS FORMIGAS CORTADEIRAS DO GÊNERO ATTA FABRICIUS E ESTUDO DA AÇÃO DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS Samuel Eustáquio Morato Barbosa 1 ; Danival José de Sousa 2 ; 1 Aluno do Curso

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ARTRÓPODES EM Myrciaria dubia EM ÁREA DE TERRA FIRME EM

Leia mais

COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA DE UM FRAGMENTO FLORESTAL E DE UM CAFEZAL ADJACENTE.

COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA DE UM FRAGMENTO FLORESTAL E DE UM CAFEZAL ADJACENTE. COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA DE UM FRAGMENTO FLORESTAL E DE UM CAFEZAL ADJACENTE. Alice dos R. FORTES ; Elenice Apª FORTES ; Guilherme dos A. NASCIMENTO ; Ricardo H. CARVALHO ; Leda G. FERNANDES. RESUMO São poucos

Leia mais

Manejo de formigas cortadeiras

Manejo de formigas cortadeiras Manejo de formigas cortadeiras MANEJO DE FORMIGAS CORTADEIRAS Maria Fernanda Simões fernanda@dinagro.com.br História Dinagro Fundada em 1968 Maior produtora mundial de sulfluramida Trading na China Prêmio

Leia mais

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho.

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Previous Top Next 1MARIA DE L. C. FIGUEIREDO, 2 ANGÉLICA M. PENTEADO-DIAS e 3

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS POR FORMIGAS- CORTADEIRAS DO GÊNERO Acromyrmex (Hymenoptera) AOS PLANTIOS DE Pinus taeda NO PLANALTO SUL-CATARINENSE

AVALIAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS POR FORMIGAS- CORTADEIRAS DO GÊNERO Acromyrmex (Hymenoptera) AOS PLANTIOS DE Pinus taeda NO PLANALTO SUL-CATARINENSE AVALIAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS POR FORMIGAS- CORTADEIRAS DO GÊNERO Acromyrmex (Hymenoptera) AOS PLANTIOS DE Pinus taeda NO PLANALTO SUL-CATARINENSE David Alexandre Buratto 1, Josiane Teresinha Cardoso 2,

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Bisognin Cantarelli, Edison; Corrêa Costa, Ervandil; Zanetti, Ronald; Pezzutti, Raul Plano de amostragem

Leia mais

MANEJO DE PRAGAS EXÓTICAS EM FLORESTAS

MANEJO DE PRAGAS EXÓTICAS EM FLORESTAS MANEJO DE PRAGAS EXÓTICAS EM FLORESTAS DE EUCALIPTO RESUMO As pragas exóticas do eucalipto o psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei (Hemiptera: Psyllidae), o percevejo bronzeado Thaumastocoris peregrinus

Leia mais

Arquitetura de ninhos de Acromyrmex (Moellerius) balzani (Formicidae: Myrmicini: Attini) em pastagem na região sudoeste da Bahia 1

Arquitetura de ninhos de Acromyrmex (Moellerius) balzani (Formicidae: Myrmicini: Attini) em pastagem na região sudoeste da Bahia 1 Resumo Formigas cortadeiras Acromyrmex (M.) balzani (Emery), especializadas no corte de gramíneas, são de ocorrência comum em pastagens e cultivos agrícolas da região Sudoeste da Bahia, atingindo altas

Leia mais

O Inseto de corpo achatado e mede 3 mm de comprimento.

O Inseto de corpo achatado e mede 3 mm de comprimento. Percevejo Bronzeado Espécie: Thaumastocoris peregrinus O Inseto de corpo achatado e mede 3 mm de comprimento. Ciclo de vida aproximadamente 35 dias (ovo adulto) Potencial reprodutivo: 60 0v0s/fêmea Alta

Leia mais

Conbraf - Congresso Brasileiro de Fitossanidade, 3, Águas de Lindóia-SP

Conbraf - Congresso Brasileiro de Fitossanidade, 3, Águas de Lindóia-SP Conbraf - Congresso Brasileiro de Fitossanidade, 3, 215. AVALIAÇÃO DO PERÍODO DE DEGRADAÇÃO DE EMBALAGENS UTILIZADAS PARA TRANSPORTE E LIBERAÇÃO DE Cotesia flavipes (Cameron) (Hymenoptera: Braconidae)

Leia mais

FORMIGAS BIOLOGIA E CONTROLE

FORMIGAS BIOLOGIA E CONTROLE FORMIGAS BIOLOGIA E CONTROLE Ana Eugênia de Carvalho Campos Instituto Biológico Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas E-mail: anaefari@biologico.sp.gov.br Formigas Urbanas 20 a 30 espécies

Leia mais

formigas Camponotus atriceps (Formicidae). Espera-se que informações não registradas

formigas Camponotus atriceps (Formicidae). Espera-se que informações não registradas Alteração comportamental induzida pelo fungo Ophiocordyceps camponoti-atricipis (Ophiocordycipitaceae) em Camponotus atriceps (Formicidae) na Apa da Serra de Baturité - Ceará Francisco Ageu de Sousa Nóbrega

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DE IMIDACLOPRID NO CONTROLE DE Acromyrmex spp. (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM PLANTIO DE Pinus taeda

AVALIAÇÃO DO USO DE IMIDACLOPRID NO CONTROLE DE Acromyrmex spp. (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM PLANTIO DE Pinus taeda AVALIAÇÃO DO USO DE IMIDACLOPRID NO CONTROLE DE Acromyrmex spp. (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM PLANTIO DE Pinus taeda Marcelo Diniz Vitorino 1, Raphaela Noêmia Dutra², Taise Cristina Plattau Arenhardt²,

Leia mais

RODRIGO TEIXEIRA SOARES MOREIRA

RODRIGO TEIXEIRA SOARES MOREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS DEPARTAMENTO DE SILVICULTURA TESTE DE PREFERÊNCIA DE FORRAGEAMENTO DE Atta sexdens rubropilosa, Forel, 1908, POR TRÊS ESPÉCIES DE EUCALIPTO

Leia mais

Elisangela Wisch Baiotto 2, Fernanda Knopp Dos Santos3 3, Mara L. Tissot Squalli 4, Vidica Bianchi 5, Jaqueline Siede 6.

Elisangela Wisch Baiotto 2, Fernanda Knopp Dos Santos3 3, Mara L. Tissot Squalli 4, Vidica Bianchi 5, Jaqueline Siede 6. A RIQUEZA DE SUBFAMÍLIAS DE FORMICIDAE (HYMENOPTERA) PRESENTES NO SOLO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, IJUÍ, RS, BRASIL 1 Elisangela Wisch Baiotto 2, Fernanda

Leia mais

BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS)

BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS) 153 BIOLOGIA DE Dirphia rosacordis WALKER, 1855 (LEPIDOPTERA - SATURNIIDAE) EM PEQUIZEI- RO (Caryiocar brasiliensis CAMBESS) ANTONIO HENRIQUE GARCIA * INTRODUÇÃO Quanto ao valor econômico, a espécie C.

Leia mais

Etologia de Acromyrmex spp. no Planalto Serrano catarinense

Etologia de Acromyrmex spp. no Planalto Serrano catarinense Etologia de Acromyrmex spp. no Planalto Serrano catarinense Acromyrmex spp. etology in the High Lands of Santa Catarina State, Brazil Alexandre Giesel 1, Mari Inês Carissimi Boff 2, Danielli Girardi 3,

Leia mais

LIBERAÇÃO DE Cotesia flavipes (Cameron) (Hymenoptera: Braconidae) PARA O CONTROLE DA BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR, UTILIZANDO DIFERENTES EMBALAGENS

LIBERAÇÃO DE Cotesia flavipes (Cameron) (Hymenoptera: Braconidae) PARA O CONTROLE DA BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR, UTILIZANDO DIFERENTES EMBALAGENS Conbraf - Congresso Brasileiro de Fitossanidade,,. LIBERAÇÃO DE Cotesia flavipes (Cameron) (Hymenoptera: Braconidae) PARA O CONTROLE DA BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR, UTILIZANDO DIFERENTES EMBALAGENS Rafael

Leia mais

MARCOS FRANKLIN SOSSAI

MARCOS FRANKLIN SOSSAI MARCOS FRANKLIN SOSSAI DISTRIBUIÇÃO E AMOSTRAGEM DE NINHOS DE FORMIGAS CORTADEIRAS EM TALHÕES DE EUCALIPTO EM TRÊS MARIAS, MINAS GERAIS E MONTE DOURADO, PARÁ Tese apresentada à Universidade Federal de

Leia mais

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas DETERMINAÇÃO DO NIVEL DE DANO ECONOMICO DOS ÁCAROS FITÓFAGOS Polyphagotarsonemus latus (BANKS) E Tetranychus bastosi Tuttle, Baker & Sales EM PINHÃO-MANSO (Jatropha curcas L.) Fábio Araújo dos Santos¹;

Leia mais

Efeito de Larvicidas Botânicos Sobre Insetos Não-Alvo

Efeito de Larvicidas Botânicos Sobre Insetos Não-Alvo Efeito de Larvicidas Botânicos Sobre Insetos Não-Alvo Viviane dos Reis Correa de Pinho-Gonçalves, Livya dos Santos Luiz Dourado, Hélida Ferreira da Cunha Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária

Leia mais

Avaliação do papel dos parasitoides autóctones no controlo de D. kuriphilus Yasumatsu (Hymenoptera:Cynipidae)

Avaliação do papel dos parasitoides autóctones no controlo de D. kuriphilus Yasumatsu (Hymenoptera:Cynipidae) Avaliação do papel dos parasitoides autóctones no controlo de D. kuriphilus Yasumatsu (Hymenoptera:Cynipidae) (Evaluation of the role of autochthonous parasitoids in the control of D. kuriphilus) Frederico

Leia mais

UMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda): PLANTA NATIVA DA CAATINGA, IMPORTANTE REPOSITÓRIO NATURAL DE MOSCA-DAS-FRUTAS

UMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda): PLANTA NATIVA DA CAATINGA, IMPORTANTE REPOSITÓRIO NATURAL DE MOSCA-DAS-FRUTAS UMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda): PLANTA NATIVA DA CAATINGA, IMPORTANTE REPOSITÓRIO NATURAL DE MOSCA-DAS-FRUTAS Ismênia da Gama Miranda 1 ; Nilton de Brito Cavalcanti ; Flávia Rabelo Barbosa Introdução

Leia mais

unesp PRAGAS DA TECA Carlos F. Wilcken FCA/UNESP - Botucatu

unesp PRAGAS DA TECA Carlos F. Wilcken FCA/UNESP - Botucatu unesp PRAGAS DA TECA Carlos F. Wilcken FCA/UNESP - Botucatu Introdução - Tectona grandis (Verbenaceae) e conhecida também pelos nomes de Teak, Teck e Tiek; - Nativa do Sudeste Asiático; - Altura de até

Leia mais

ALEXANDRE ARNHOLD. Orientador Dr. Ronald Zanetti LAVRAS - MG 2013

ALEXANDRE ARNHOLD. Orientador Dr. Ronald Zanetti LAVRAS - MG 2013 ALEXANDRE ARNHOLD INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE ESPÉCIES DE FORMIGAS CORTADEIRAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM EUCALIPTAIS CULTIVADOS NO BIOMA PAMPA LAVRAS MG 2013 ALEXANDRE

Leia mais

NÍVEIS DE INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster

NÍVEIS DE INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster NÍVEIS DE INFESTAÇÃO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (Diptera: Tephritidae) EM POMARES DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE PILÕES - PB Apresentação: Pôster Kennedy S. Gonzaga 1 ; Joalisson G. da Silva 2 ; Fernanda F. Pinheiro

Leia mais

Débora Ferreira de Araújo Albuquerque 1 ; Ivan Cruz 2

Débora Ferreira de Araújo Albuquerque 1 ; Ivan Cruz 2 Aspectos biológicos de Chrysoperla externa (Hagen, 1861) (Neuroptera: Chrysopidae) tendo como fonte de alimento ovos de Helicoverpa armigera (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae) Débora Ferreira de Araújo

Leia mais

ESTOCAGEM DE PRESAS EM VESPAS DO GÊNERO POLYBIA

ESTOCAGEM DE PRESAS EM VESPAS DO GÊNERO POLYBIA ESTOCAGEM DE PRESAS EM VESPAS DO GÊNERO POLYBIA Kamylla Balbuena Michelutti 1,2 ; Eva Ramona Pereira Soares 2,3 ; Dayana Alves da Silva Cunha²; William Fernando Antonialli Junior 2 UE/PGRN-Caixa Postal

Leia mais