Ao aluno da UAB que pretende ingressar no SALT-IAENE pelo Processo Seletivo de Transferência.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ao aluno da UAB que pretende ingressar no SALT-IAENE pelo Processo Seletivo de Transferência."

Transcrição

1 Ao aluno da UAB que pretende ingressar no SALT-IAENE pelo Processo Seletivo de Transferência. Este estudo foi feito para lhe dar uma prévia de como funcionará seu ingresso no SALT- IAENE caso seja aprovado na Seleção de Transferência e efetue corretamente sua matrícula. Objetivamos que você tenha consciência do tempo que levará para concluir seu curso de Teologia estando conosco. Por isso, analise com atenção TODAS as orientações postas neste documento e, pelo que for melhor para você, decida pela realização ou não do Processo Seletivo de Transferência. Decidindo pela realização do Processo Seletivo, entenderemos que você concorda com o conteúdo e as propostas deste documento e, então, ficaremos muito felizes em atendê-lo! Antes de prosseguir, esclarecemos que TODAS as orientações aqui postas foram feitas com intuito de lhe oferecer uma formação sólida, coerente e em acordo com as normas do SALT/IAENE, descritas em seu Regimento Interno e, demais normas e orientações institucionais. Dentre estas normas é interessante que você conheça: DO REGIMENTO - Sobre Adaptações Curriculares: Art. 87. O discente transferido de outra IES estará sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, aproveitados os estudos realizados, na medida do possível, com aprovação no curso de origem. 1º Será exigido do aluno transferido, para integralização do Curso, o cumprimento regular das demais disciplinas, das quais não obteve aproveitamento, e da carga horária total do Currículo Pleno do Curso em questão. Art. 89. II A adaptação processar-se-á mediante o cumprimento do plano especial de estudo que possibilite o melhor aproveitamento do processo de aprendizagem; - Sobre Aproveitamento de Estudos: Art. 88. É da competência do coordenador de cada curso, ouvido o docente de cada disciplina, analisar todos os pedidos de aproveitamento de estudos. - Sobre limite máximo de créditos por semestre: Art. 99. Parágrafo único. Em cada período, o discente poderá matricular-se em até (35) trinta e cinco créditos, ressalvando-se a matrícula no último período do curso, cujo limite de crédito poderá exceder ao previsto no Currículo Pleno em uma disciplina. (Obs.: No currículo atual, o total de créditos do ultimo período do curso é de 20. Acrescentando uma disciplina, a quantidade de créditos pode chegar a 23.)

2 - Sobre limite mínimo de créditos por semestre: Art. 83. A carga mínima para matrícula no SALT por período letivo será de três (3) disciplinas. OUTRAS NORMAS/ORIENTAÇÕES Os ingressos do SALT são realizados anualmente. Logo, as disciplinas também são oferecidas no mesmo regime (por ano). Este é um fator a ser considerado nos roteiros de matrícula; O 6º período do curso é feito de forma intensiva (aulas durante um mês) e depois as atividades são desenvolvidas integralmente fora do SALT, na realização de Evangelismo. Por isso, não há possibilidade de cursar o 6º período e pegar disciplinas de outros períodos; As disciplinas de Prática do Ministério Pastoral (são seis distribuídas ao longo do currículo) NÃO podem ser cursadas simultaneamente; As disciplinas de Seminário de Cultura Moral e Religiosa (são oito distribuídas ao longo do currículo) NÃO podem ser cursadas simultaneamente; As disciplinas de Grego II, Hebraico II e Trabalho de Conclusão de Curso II têm pré-requisitos. Só podem ser cursadas depois (nem simultaneamente) que concluídas respectivamente as disciplinas de Grego I, Hebraico I e Trabalho de Conclusão de Curso I; Na sequência, expomos os aproveitamentos de estudos com base na equivalência entre o currículo do SALT-IAENE e da UAB e, no mesmo documento, a orientação de matrícula para todo o curso. Os documentos estão organizados por período concluído na UAB. Procure em que situação você se enquadra e, analise detalhadamente o documento. Para alguns períodos, foi possível traçar duas opções de roteiro de matrícula, fique atento se é seu caso. Neste caso, o aluno ingressante poderá escolher qualquer uma das opções. E se eu quiser fazer de outra forma? Você deve estar se perguntando. Ao ingressar no curso (somente então), se julgar possível, você poderá propor à Coordenação do Curso outro percurso para sua matrícula, desde que, respeite o período de ingresso ao qual concorreu à vaga e TODAS as regulamentações do SALT especificadas acima neste documento. Aproveitamos a ocasião para esclarecer como se dará a concorrência às vagas descritas no Edital. Veja o quadro abaixo. Este assunto foi definido com base nas orientações de matrícula. Período concluído ou em conclusão na UAB Período do SALT-IAENE do qual concorrerá vaga 2º 3º 3º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 6º 9º 6º Total de vagas disponíveis no SALT-IAENE: 3º Período: 03 5º Período: 07 6º Período: 03 7º Período: 07 À disposição, Coordenação do Curso de Teologia (SALT-IAENE)

3 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013. Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 2º período concluído na UAB OPÇÃO 01* APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. *Esta opção se caracteriza por uma distribuição semestral de créditos mais sobrecarregada que a opção 2. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR Filosofia Geral Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião Sociologia Geral º Período / Disciplinas C.H. CR Antropologia Bíblico-Histórica Educação Ambiental Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Inglês Instrumental I Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família º Período / Disciplinas C.H. CR Fund. e Prática da Educação Cristã Grego I Inglês Instrumental II Liturgia Pentateuco Prática do Ministério Pastoral I Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR Axiologia e Ética Grego II Homilética Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Psicologia Pastoral Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia)

4 Teoria e Prática de Desbravadores º Período / Disciplinas C.H. CR Ciência e Religião Evangelhos Livros Proféticos do Antigo Testamento Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Optativa I Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI º Período / Disciplinas C.H. CR Administração Eclesiástica Atos e Epístolas Daniel Doutrina do Santuário História Eclesiástica I Optativas III Prática do Ministério Pastoral V Teologia da Orientação Profética Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR Apocalipse Epístolas Universais História Eclesiástica II Optativa IV Prática do Ministério Pastoral VI Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º e 1º º e 4º º e 8º º º º e 4º 22 08

5 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013. Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 2º período concluído na UAB OPÇÃO 02* APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. *Esta opção se caracteriza por uma distribuição semestral de créditos menos sobrecarregada que a opção 1. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR Filosofia Geral Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião Sociologia Geral º Período / Disciplinas C.H. CR Antropologia Bíblico-Histórica Educação Ambiental Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Inglês Instrumental I Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família º Período / Disciplinas C.H. CR Fund. e Prática da Educação Cristã Grego I Inglês Instrumental II Liturgia Pentateuco Prática do Ministério Pastoral I Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR Axiologia e Ética Grego II Homilética Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Psicologia Pastoral Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia) Teoria e Prática de Desbravadores

6 5º Período / Disciplinas C.H. CR Ciência e Religião Evangelhos Livros Proféticos do Antigo Testamento Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Optativa I Teologia da Orientação Profética Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI º Período / Disciplinas C.H. CR Administração Eclesiástica Atos e Epístolas Daniel Doutrina do Santuário História Eclesiástica I Optativas III Prática do Ministério Pastoral V Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR Apocalipse Epístolas Universais História Eclesiástica II Optativa IV Prática do Ministério Pastoral VI Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º e 1º º º e 7º º º º º º 18 07

7 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013 Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 3º período concluído na UAB APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR Filosofia Geral Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião Sociologia Geral º Período / Disciplinas C.H. CR Antropologia Bíblico-Histórica Educação Ambiental Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Hebraico II / 3º 3 Inglês Instrumental I Inglês I / 3º 3 Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Princípios da Interpretação Bíblica / 3º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família º Período / Disciplinas C.H. CR Fund. e Prática da Educação Cristã Grego I Inglês Instrumental II Liturgia Pentateuco Pentateuco / 3º 3 Prática do Ministério Pastoral I Prática Pastoral I / 3º 3 Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR Axiologia e Ética Grego II Homilética Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Psicologia Pastoral Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia)

8 Teoria e Prática de Desbravadores º Período / Disciplinas C.H. CR Ciência e Religião Evangelhos Livros Proféticos do Antigo Testamento Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Optativa I Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Evangelismo Pessoal / 3º 2 Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI Teologia da Orientação Profética Orientação Profética / 3º 2 7º Período / Disciplinas C.H. CR Administração Eclesiástica Atos e Epístolas Daniel Doutrina do Santuário História Eclesiástica I História Eclesiástica I / 3º 3 Optativas III Prática do Ministério Pastoral V Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR Apocalipse Epístolas Universais História Eclesiástica II Optativa IV Prática do Ministério Pastoral VI Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º e 1º º e 4º º e 8º º º e 3º º 22 09

9 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013. Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 4º período concluído na UAB OPÇÃO 01* APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. *Esta opção se caracteriza por uma distribuição semestral de créditos mais sobrecarregada que a opção 2. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR Filosofia Geral Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Sociologia Geral Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião º Período / Disciplinas C.H. CR Antropologia Bíblico-Histórica Educação Ambiental Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Hebraico II / 3º 3 Inglês Instrumental I Inglês I / 3º 3 Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Princípios da Interpretação Bíblica / 3º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família º Período / Disciplinas C.H. CR Fund. e Prática da Educação Cristã Grego I Grego I / 4º 4 Inglês Instrumental II Inglês II / 4º 3 Liturgia Pentateuco Pentateuco / 3º 3 Prática do Ministério Pastoral I Prática Pastoral I / 3º 3 Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR Axiologia e Ética Grego II Homilética Homilética I / 4º 3 Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Históricos e Poéticos / 4º 4 Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Prática Pastoral II / 4º 3 Psicologia Pastoral Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia) Teologia Sistemática II / 7º 4

10 Teoria e Prática de Desbravadores º Período / Disciplinas C.H. CR Ciência e Religião Evangelhos Livros Proféticos do Antigo Testamento Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Optativa I Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Evangelismo Pessoal / 3º 2 Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI Teologia da Orientação Profética Orientação Profética / 3º 2 7º Período / Disciplinas C.H. CR Administração Eclesiástica Organização Eclesiástica / 4º 2 Atos e Epístolas Daniel Doutrina do Santuário História Eclesiástica I História Eclesiástica I / 3º 3 Optativas III Prática do Ministério Pastoral V Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR Apocalipse Epístolas Universais História Eclesiástica II História Eclesiástica II / 4º 3 Optativa IV Prática do Ministério Pastoral VI Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º e 4º º º, 3º e 7º º, 4º e 7º º e 1º 19 08

11 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013. Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 4º período concluído na UAB OPÇÃO 02* APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. *Esta opção se caracteriza por uma distribuição semestral de créditos menos sobrecarregada que a opção 1. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR Filosofia Geral Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Sociologia Geral Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião º Período / Disciplinas C.H. CR Antropologia Bíblico-Histórica Educação Ambiental Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Hebraico II / 3º 3 Inglês Instrumental I Inglês I / 3º 3 Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Princípios da Interpretação Bíblica / 3º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família º Período / Disciplinas C.H. CR Fund. e Prática da Educação Cristã Grego I Grego I / 4º 4 Inglês Instrumental II Inglês II / 4º 3 Liturgia Pentateuco Pentateuco / 3º 3 Prática do Ministério Pastoral I Prática Pastoral I / 3º 3 Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR Axiologia e Ética Grego II Homilética Homilética I / 4º 3 Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Históricos e Poéticos / 4º 4 Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Prática Pastoral II / 4º 3 Psicologia Pastoral Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia) Teologia Sistemática II / 7º 4

12 Teoria e Prática de Desbravadores º Período / Disciplinas C.H. CR Ciência e Religião Evangelhos Livros Proféticos do Antigo Testamento Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Optativa I Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Evangelismo Pessoal / 3º 2 Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI Teologia da Orientação Profética Orientação Profética / 3º 2 7º Período / Disciplinas C.H. CR Administração Eclesiástica Organização Eclesiástica / 4º 2 Atos e Epístolas Daniel Doutrina do Santuário História Eclesiástica I História Eclesiástica I / 3º 3 Optativas III Prática do Ministério Pastoral V Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR Apocalipse Epístolas Universais História Eclesiástica II História Eclesiástica II / 4º 3 Optativa IV Prática do Ministério Pastoral VI Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º º º e 3º º e 4º º º e 2º 17 07

13 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013. Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 6º período concluído na UAB APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR CR Filosofia Geral Filosofia / 5º 2 Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião Sociologia Geral º Período / Disciplinas C.H. CR CR Antropologia Bíblico-Histórica Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Hebraico II / 3º 3 Inglês Instrumental I Inglês I / 3º 3 Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Princípios da Interpretação Bíblica / 3º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família Teologia do Lar / 6º 2 3º Período / Disciplinas C.H. CR CR Fund. e Prática da Educação Cristã Teologia da Educação Cristã / 5º 2 Grego I Grego I / 4º 4 Inglês Instrumental II Inglês II / 4º 3 Liturgia Pentateuco Pentateuco / 3º 3 Prática do Ministério Pastoral I Prática Pastoral I / 3º 3 Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia Sistemática I / 6º 4 Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR CR Axiologia e Ética Grego II Grego II / 5º 3 Homilética Homilética I / 4º 3 Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Históricos e Poéticos / 4º 4 Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Prática Pastoral II / 4º 3 Psicologia Pastoral Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia)

14 Teoria e Prática de Desbravadores º Período / Disciplinas C.H. CR CR Ciência e Religião Ciência e Bíblia / 5º 3 Evangelhos Livros Proféticos do Antigo Testamento Livros Proféticos / 5º 4 Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Movimentos Religiosos Contemporâneos / 6º 3 Optativa I Grego III / 6º 3 Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral III / 5º 3 Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Evangelismo Pessoal / 3º 2 Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI Teologia da Orientação Profética Orientação Profética / 3º 2 7º Período / Disciplinas C.H. CR CR Administração Eclesiástica Organização Eclesiástica / 4º 2 Atos e Epístolas Daniel Daniel / 6º 3 Doutrina do Santuário História Eclesiástica I História Eclesiástica I / 3º 3 Optativas III Introdução ao Novo Testamento / 6º 3 Prática do Ministério Pastoral V Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR CR Apocalipse Educação Ambiental Epístolas Universais História Eclesiástica II História Eclesiástica II / 4º 3 Optativa IV Prática do Ministério Pastoral VI Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º, 4º, 1º e 5º º º, 3º, 7º, 5º e 8º º e 8º 23 9

15 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013. Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 8º período concluído na UAB APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR Filosofia Geral Filosofia / 5º 2 Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião Sociologia Geral º Período / Disciplinas C.H. CR Antropologia Bíblico-Histórica Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Hebraico II / 3º 3 Inglês Instrumental I Inglês I / 3º 3 Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Princípios da Interpretação Bíblica / 3º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família Teologia do Lar / 6º 2 3º Período / Disciplinas C.H. CR Fund. e Prática da Educação Cristã Teologia da Educação Cristã / 5º 2 Grego I Grego I / 4º 4 Inglês Instrumental II Inglês II / 4º 3 Liturgia Pentateuco Pentateuco / 3º 3 Prática do Ministério Pastoral I Prática Pastoral I / 3º 3 Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia Sistemática I / 6º 4 Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR Axiologia e Ética Ética Cristã / 7º 3 Grego II Grego II / 5º 3 Homilética Homilética I / 4º 3 Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Históricos e Poéticos / 4º 4 Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Prática Pastoral II / 4º 3 Psicologia Pastoral Aconselhamento Pastoral / 8º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia) Teologia Sistemática II / 7º 4 Teoria e Prática de Desbravadores

16 5º Período / Disciplinas C.H. CR Ciência e Religião Ciência e Bíblia / 5º 3 Evangelhos Evangelhos / 7º 3 Livros Proféticos do Antigo Testamento Livros Proféticos / 5º 4 Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Movimentos Religiosos Contemporâneos / 6º 3 Optativa I Grego III / 6º 3 Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral III / 5º 3 Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Evangelismo Pessoal / 3º 2 Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI Métodos de Evangelismo Público / 7º 3 Teologia da Orientação Profética Orientação Profética / 3º 2 7º Período / Disciplinas C.H. CR Administração Eclesiástica Organização Eclesiástica / 4º 2 Atos e Epístolas Daniel Daniel / 6º 3 Doutrina do Santuário História Eclesiástica I História Eclesiástica I / 3º 3 Optativas III Introdução ao Novo Testamento / 6º 3 Prática do Ministério Pastoral V Prática Pastoral V / 7º 3 Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR Apocalipse Apocalipse / 8º 3 Educação Ambiental Epístolas Universais História Eclesiástica II História Eclesiástica II / 4º 3 Optativa IV Prática do Ministério Pastoral VI Prática Pastoral VI / 8º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Teologia da Mordomia Cristã / 8º 3 Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º º, 4º, 5º, 7º e 8º º, 3º, 7º e 8º 22 09

17 SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA Mantido pela União Nordeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Credenciado pela Portaria nº 1401, publicada no Diário Oficial em 13 de maio de Curso de Teologia Reconhecido pela Portaria nº 46, de 14/02/2013, publicada no Diário Oficial em 15/02/2013. Equivalência de Currículo e Orientação de Matrícula SALT/IAENE UAB (BOLÍVIA) ESTE ESTUDO APLICA-SE A: Candidato com até o 9º período concluído na UAB APONTAMENTOS INICIAIS: - A previsão mínima de término do curso para alunos ingressantes nesta situação é ; - Em caso de reprovação em qualquer disciplina após ingresso no SALT/IAENE, a orientação de matrícula deverá ser revista podendo implicar no atraso da conclusão do curso; - O prazo máximo para conclusão do curso é o ano de 2020, conforme tempo limite de integralização do curso. Currículo SALT/IAENE Equivalência (UAB) e Orientação de Matrícula 1º Período / Disciplinas C.H. CR Filosofia Geral Filosofia / 5º 2 Formação Espiritual do Pastor Hebraico I Hebraico I / 2º 4 Introdução Geral à Bíblia Introdução as Sagradas Escrituras / 1º 3 Metodologia Científica Introdução a Pesquisa / 2º 3 Português Instrumental I Psicologia Geral Estudos Culturais, Étnico-raciais e Religião Sem. de Cultura Moral e Religiosa I Universidade e Sociedade / 1º 2 Sociologia Geral º Período / Disciplinas C.H. CR Antropologia Bíblico-Histórica Fundamentos Teo. e Met. da Missão Hebraico II Hebraico II / 3º 3 Inglês Instrumental I Inglês I / 3º 3 Música e Regência Música Sacra / 1º 3 Português Instrumental II Princípios de Hermenêutica Princípios da Interpretação Bíblica / 3º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa II Treinamento Missionário I / 1º 2 Teologia da Família Teologia do Lar / 6º 2 3º Período / Disciplinas C.H. CR Fund. e Prática da Educação Cristã Teologia da Educação Cristã / 5º 2 Grego I Grego I / 4º 4 Inglês Instrumental II Inglês II / 4º 3 Liturgia Pentateuco Pentateuco / 3º 3 Prática do Ministério Pastoral I Prática Pastoral I / 3º 3 Princípios de Liderança Eclesiástica Princípios de Liderança / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa III Treinamento Missionário II / 2º 2 Temas em Teol. Sistem. I (Cristologia) Teologia Sistemática I / 6º 4 Teologia e História da IASD História da Igreja Adventista / 1º 2 4º Período / Disciplinas C.H. CR Axiologia e Ética Ética Cristã / 7º 3 Grego II Grego II / 5º 3 Homilética Homilética I / 4º 3 Livros Históricos do Antigo Testamento Livros Históricos e Poéticos / 4º 4 Livros Poéticos do Antigo Testamento Prática do Ministério Pastoral II Prática Pastoral II / 4º 3 Psicologia Pastoral Aconselhamento Pastoral / 8º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa IV Introdução ao Antigo Testamento / 2º 3 Temas em Teol. Sistem. II (Soteriologia) Teologia Sistemática II / 7º 4 Teoria e Prática de Desbravadores

18 5º Período / Disciplinas C.H. CR Ciência e Religião Ciência e Bíblia / 5º 3 Evangelhos Evangelhos / 7º 3 Livros Proféticos do Antigo Testamento Livros Proféticos / 5º 4 Metodologia do Crescimento de Igreja Mov. Religiosos Contemporâneos Movimentos Religiosos Contemporâneos / 6º 3 Optativa I Grego III / 6º 3 Prática do Ministério Pastoral III Prática Pastoral III / 5º 3 Prática Pastoral Comunitária Sem. de Cultura Moral e Religiosa V Evangelismo Pessoal / 3º 2 Temas em Teol. Sistem III (Temas Teológicos) Doutrinas Bíblicas / 2º 3 6º Período / Disciplinas C.H. CR Comunicação de Massa Optativa II Prática do Ministério Pastoral IV Religião e Saúde Princípios de Saúde / 1º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VI Métodos de Evangelismo Público / 7º 3 Teologia da Orientação Profética Orientação Profética / 3º 2 7º Período / Disciplinas C.H. CR Administração Eclesiástica Organização Eclesiástica / 4º 2 Atos e Epístolas Atos e Epístolas I / 9º 3 Daniel Daniel / 6º 3 Doutrina do Santuário História Eclesiástica I História Eclesiástica I / 3º 3 Optativas III Introdução ao Novo Testamento / 6º 3 Prática do Ministério Pastoral V Prática Pastoral V / 7º 3 Sem. de Cultura Moral Religiosa VII Trabalho de Conclusão de Curso I º Período / Disciplinas C.H. CR Apocalipse Apocalipse / 8º 3 Educação Ambiental Epístolas Universais História Eclesiástica II História Eclesiástica II / 4º 3 Optativa IV Capelania / 9º 3 Prática do Ministério Pastoral VI Prática Pastoral VI / 8º 3 Sem. de Cultura Moral e Religiosa VIII Teologia da Mordomia Cristã / 8º 3 Trabalho de Conclusão de Curso II RESUMO DE INFORMAÇÕES SEMESTRE PERÍODOS ONDE TERÁ DISCIPLINAS A CURSAR QTD DE CRÉDITOS QTD DE DISCIPLINAS º º, 4º, 5º, 7º e 8º º, 3º, 5º e 8º 20 08

PER CÓDIGO DISCIPLINA TIP CR

PER CÓDIGO DISCIPLINA TIP CR PERIODIZAÇÃO PER CÓDIGO DISCIPLINA TIP CR 1 TEO 1240 Introdução ao Pensar Teológico OC 4 1 LET 1910 Análise e Produção de Texto Acadêmico OC 4 1 TEO 1321 Introdução Geral à Sagrada Escritura OC 4 1 TEO

Leia mais

CURSO BÍBLICO GERAL - 2 anos (62 créditos) Matérias Créditos Matérias Créditos

CURSO BÍBLICO GERAL - 2 anos (62 créditos) Matérias Créditos Matérias Créditos CURSO DE OBREIRO - 1 ano (26 créditos) Métodos de Ensino 2 Ética Cristã 2 Interpretação Bíblica I ou E.C. Criança 2 Teologia Sistemática 3 Filosofia da E.C. 2 Evangelismo Pessoal 2 Teologia Sistemática

Leia mais

Programa: Master of Arts in Biblical Leadership (M.A. em Liderança Cristã). Noturno.

Programa: Master of Arts in Biblical Leadership (M.A. em Liderança Cristã). Noturno. Programa: Master of Arts in Biblical Leadership (M.A. em Liderança Cristã). Noturno. 1 SUMÁRIO 1) Servo de Cristo e a legislação vigente 03 2) Cursos e suas nomenclaturas (Mestre em Divindade- M.Div. e

Leia mais

TEOLOGIA EMENTAS DO CURSO 1º P METODOLOGIA CIENTÍFICA LÍNGUA PORTUGUESA BIBLIOLOGIA HISTÓRIA DE ISRAEL

TEOLOGIA EMENTAS DO CURSO 1º P METODOLOGIA CIENTÍFICA LÍNGUA PORTUGUESA BIBLIOLOGIA HISTÓRIA DE ISRAEL TEOLOGIA EMENTAS DO CURSO 1º P METODOLOGIA CIENTÍFICA Estudo de fundamentos, princípios, métodos e técnicas de pesquisa científica. Trabalhos acadêmicos: organização, normas, formas de redação e comunicação.

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 07/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

escola de Ieologia em casa

escola de Ieologia em casa "#$%&'()*+)",-./.0123.456378 CURSO LIVRE DE TEOLOGIA Modalidade Bacharelato em Curso Livre 10 módulos básicos [12 unidades] Disciplinas do Curso Livre de Teologia da ETC e aulas planejadas: # Tema da disciplina

Leia mais

FACULDADE EVANGELICA DO PIAUÍ MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

FACULDADE EVANGELICA DO PIAUÍ MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA FCULDDE EVNGELIC DO PIUÍ MTRIZ CURRICULR DO CURSO DE BCHREL EM TEOLOGI SEMESTRE C.H TEÓRI C PRÁTIC CRÉDIT PRÉ RE 01. Língua Portuguesa 60 60 04 02. Teologia Sistemática I 60 60 04 03. Metodologia do Trabalho

Leia mais

CURSOS QUE SERÃO OFERECIDOS: Médio em Teologia (20 matérias); Bacharelado em Teologia (42 disciplinas).

CURSOS QUE SERÃO OFERECIDOS: Médio em Teologia (20 matérias); Bacharelado em Teologia (42 disciplinas). FACULDADE TEOLÓGICA CURSOS QUE SERÃO OFERECIDOS: Médio em Teologia (20 matérias); Bacharelado em Teologia (42 disciplinas). O ITCM tem convênio com o SETEFI (Seminário Teológico Filadélfia de Curitiba

Leia mais

Programa semipresencial do Curso Bacharel em Teologia do SECATAB

Programa semipresencial do Curso Bacharel em Teologia do SECATAB Programa semipresencial do Curso Bacharel em Teologia do O pauta suas ações partindo de um princípio interconfessional preparando ministros para a pregação do evangelho. ESTRUTURA DO CURSO O curso conta

Leia mais

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Diurno - Vocacionados

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Diurno - Vocacionados Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Diurno - Vocacionados Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 13/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Noturno.

Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Noturno. Programa: Master of Divinity in Biblical Studies/Pastoral Studies (M.Div. em Estudos Bíblicos e Pastorais). Noturno. 1 SUMÁRIO 1) Servo de Cristo e a legislação vigente 03 2) Cursos e suas nomenclaturas

Leia mais

MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011)

MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011) MANUAL DA MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO (2007 2011) Aplicável a partir de 2013/1 1 SUMÁRIO 1 Apresentação... 3 2 Quais os critérios para que a Instituição de Ensino Superior altere a

Leia mais

Curso: Bacharelado em Teologia

Curso: Bacharelado em Teologia Curso: Bacharelado em Teologia [wp_cart:bacharel-en-teologia:price:299,00:end] Curso de Bacharelado em Teologia: é um curso eclesiástico, direcionado aos pastores, presbíteros, evangelistas, diáconos,

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 1º SEMESTRE 1. Antropologia Jurídica 03 45-2. Antropologia Teológica 02 30-3. Ciência Política e Teoria Geral do Estado 06 90-4. Economia Política

Leia mais

10/04/2015 regeral_133_146

10/04/2015 regeral_133_146 Seção VI Da Transferência Art. 96. A UNIR aceita transferência de discentes oriundos de outras instituições de educação superior, de cursos devidamente autorizados, para cursos afins, na hipótese de existência

Leia mais

M Div MESTRADO EM MINISTÉRIO PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

M Div MESTRADO EM MINISTÉRIO PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU M Div MESTRADO EM MINISTÉRIO PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ATENÇÃO: Prazo final de inscrição para participação na primeira temporada: 10 de fevereiro de 2014. Após esta data a inscrição valerá para as temporadas

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2016 Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com início em março de 2016. 1. Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA Programa de Integralização de Créditos em Teologia CONVALIDAÇÃO REGULAMENTO DO CURSO DE CONVALIDAÇÃO

FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA Programa de Integralização de Créditos em Teologia CONVALIDAÇÃO REGULAMENTO DO CURSO DE CONVALIDAÇÃO FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA Programa de Integralização de Créditos em Teologia CONVALIDAÇÃO REGULAMENTO DO CURSO DE CONVALIDAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Por muito tempo, a teologia

Leia mais

MESTRADO EM MISSIOLOGIA

MESTRADO EM MISSIOLOGIA MESTRADO EM MISSIOLOGIA ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: Missões Transculturais Missões Urbanas CURSO: MESTRADO EM MISSIOLOGIA DESCRIÇÃO: O Mestrado em Missiologia é um curso oferecido pelo Centro de Estudos Avançados

Leia mais

Regulamento de Matrícula

Regulamento de Matrícula Regulamento de Matrícula A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Processus, juntamente com a Diretora do Curso, no exercício de suas atribuições, com o intuito de normatizar a efetividade e dinâmica

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP FFC/MARÍLIA. Seção I. Dos Objetivos

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP FFC/MARÍLIA. Seção I. Dos Objetivos REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP FFC/MARÍLIA Seção I Dos Objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília será estruturado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - PPGBA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - PPGBA 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - PPGBA I - Objetivos Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBA) destina-se a proporcionar aos candidatos portadores

Leia mais

UNIARA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE ENSINO, GESTÃO E INOVAÇÃO REGULAMENTO SUMÁRIO

UNIARA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE ENSINO, GESTÃO E INOVAÇÃO REGULAMENTO SUMÁRIO UNIARA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE ENSINO, GESTÃO E INOVAÇÃO REGULAMENTO SUMÁRIO TÍTULO I - APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA... 1 TÍTULO II - DOS OBJETIVOS...

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Do Curso

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Do Curso Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, Curso Mestrado Profissional, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca TÍTULO I Do Programa Artigo 1º

Leia mais

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

4.2 Instruções Específicas de Matrícula no Curso

4.2 Instruções Específicas de Matrícula no Curso 4 - Seu Curso 4.1 - Informações Específicas sobre o Curso 4.1.1 - Objetivos O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia foi criado em 1975 e, desde então, visa formar profissionais qualificados

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - PROFMAT Art. 1º O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, coordenado

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 06/2014 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

Componentes curriculares 1º ANO Primeiro Semestre Código Nome da Disciplina C.H. A.SEM Específico Introdução ao Serviço Social I 68 04

Componentes curriculares 1º ANO Primeiro Semestre Código Nome da Disciplina C.H. A.SEM Específico Introdução ao Serviço Social I 68 04 Componentes curriculares 1º ANO Primeiro Semestre Introdução ao Serviço Social I 68 04 Oficina de Atividades Desportivas, Sociais e Culturais I 34 02 Seminário Temático: a questão da criança e do adolescente

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2015

MANUAL DO ALUNO 2015 MANUAL DO ALUNO 2015 FACULDADE CRISTÃ DE CURITIBA CORPO DIRETIVO Presidente da Entidade Mantenedora Ev. Derly Maciel de Camargo Diretor Geral da Faculdade Prof. Ivan Tadeu Panício Júnior Coordenador do

Leia mais

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO 2013 CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

Leia mais

Programa de Mestrado em Informática 1

Programa de Mestrado em Informática 1 Programa de Mestrado em Informática 1 REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM INFORMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS I - OBJETIVOS DO CURSO ART. 1º - O Curso de

Leia mais

PROFLETRAS R E G I M E N T O

PROFLETRAS R E G I M E N T O PROFLETRAS R E G I M E N T O CAPÍTULO I - CAPITULO II - CAPÍTULO III - CAPÍTULO IV - CAPÍTULO V - CAPÍTULO VI - CAPÍTULO VII - CAPÍTULO VIII - Das Finalidades Das Instituições Associadas Da Organização

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campus I Curso de Graduação em Serviço Social COMPOSIÇÃO CURRICULAR de Anual para Semestral

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campus I Curso de Graduação em Serviço Social COMPOSIÇÃO CURRICULAR de Anual para Semestral TURNO DIURNO I - SEMESTRE Psicologia Aplicada ao Servico Social I 60 Economia Politica I 60 Metodologia Cientifica 60 Filosofia I 60 Teoria Sociologica I 60 Fundam.Historico-teorico-metod.do Serv.Soc.I

Leia mais

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir:

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO Rua Pandiá Calógeras, 898 Bairro Bauxita Ouro

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Texto Aprovado CONSU Resolução CONSU 2015-08 de 25/06/2015 REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Art. 1º Este regimento estabelece as atribuições, responsabilidades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE REGIMENTO INTERNO I DOS OBJETIVOS E DA ESTRUTURAÇÃO GERAL DO MESTRADO Art.

Leia mais

REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Art. 1º Os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática,

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA INFORMAÇÕES GERAIS

MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA INFORMAÇÕES GERAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA INFORMAÇÕES GERAIS DEFINIÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL Mestrado Profissional é uma modalidade de curso relativamente nova no Brasil, e pouco conhecida, ainda que já existam

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPITULO I DO OBJETIVO, DA NATUREZA E DA FINALIDADE

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPITULO I DO OBJETIVO, DA NATUREZA E DA FINALIDADE FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPITULO I DO OBJETIVO, DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º. O objetivo das Atividades Complementares é fomentar complementação

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Brasília-DF CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º. O presente

Leia mais

DIREITO FFB - INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - GRADE 4 JUSII DIRETRIZES DO NDE EM 20 DE DEZEMBRO DE 2011

DIREITO FFB - INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - GRADE 4 JUSII DIRETRIZES DO NDE EM 20 DE DEZEMBRO DE 2011 DIREITO FFB - INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - GRADE 4 JUSII DIRETRIZES DO NDE EM 20 DE DEZEMBRO DE 2011 1º SEMESTRE JUSII001 Conceitos Jurídicos Fundamentais X 4 72 JUSII002 Teorias de Direito e Epistemologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO. providências.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO. providências. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 09/2013 Altera a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO EMENTA DAS DISCIPLINAS

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO EMENTA DAS DISCIPLINAS CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO EMENTA DAS DISCIPLINAS PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS Lingüística Textual : Recepção e Produção de Textos Visão Sistemática e Particular. Gêneros e Estruturas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 Dispõe sobre a Disciplina iniciação à docência no ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI APROVA A ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM MARKETING E O REGULAMENTO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL POSGRAP Nº 02/2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL POSGRAP Nº 02/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL POSGRAP Nº 02/2011 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA COOPERAÇÃO UFS/UNIBAN A

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROFESSOR ALBERTO DEODATO 1º PERIODO CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROFESSOR ALBERTO DEODATO 1º PERIODO CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA CURSO: FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Carga Horária de Integralização: 4520 h Regime: semestral Nº de Semanas Letivas: 20 semanas Nº de Dias Letivos Semanais: 5 dias Nº de Dias Letivos Semestrais: 100

Leia mais

ANEXO III. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Capítulo I Da admissão

ANEXO III. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Capítulo I Da admissão ANEXO III ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica

Leia mais

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA ESTRUTURA CURRICULAR Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande - Campus I DIURNO 1º SEMESTRE CARGA HORÁRIA História da Comunicação (básica) 30 02 Filosofia da Comunicação (complementar) 30 02

Leia mais

FACULDADE RATIO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL TURMA: 301-6

FACULDADE RATIO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL TURMA: 301-6 HORÁRIO DE PROVA DE PF SEMESTRE LETIVO 2013.2 SECRETARIA ACADÊMICA TURMA: 301-6 Sociologia da Família Trabalho II Estágio II Movimentos Sociais Nordeste: Perspectivas, Tragetórias e Dilemas secacademica@ratio.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 026 / 94 Aprova o Regulamento Específico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis em Nível de Mestrado, com área de Concentração em Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial

Leia mais

PESQUISA SOBRE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA/APROVEITAMENTO DE ESTUDOS NOS CURSOS SUPERIORES

PESQUISA SOBRE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA/APROVEITAMENTO DE ESTUDOS NOS CURSOS SUPERIORES PESQUISA SOBRE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA/APROVEITAMENTO DE ESTUDOS NOS CURSOS SUPERIORES Adriane Stroisch De acordo com pesquisa realizada elaboramos a síntese a seguir com as informações

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE PSICOLOGIA (Bacharel e Formação de Psicólogo) Publicado no diário Oficial

Leia mais

Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - UFRN

Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - UFRN Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - UFRN CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o O Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR),

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Unesp, Unicamp e PUC/SP.

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Unesp, Unicamp e PUC/SP. Resolução UNESP nº 46 de 26/03/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Unesp, Unicamp e PUC/SP. TÍTULO I Do Programa

Leia mais

O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e,

O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2008/CONEPE Aprova criação do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - II - III IV - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UBERABA MG INSTITUTO EDUCACIONAL GUILHERME DORÇA PRESIDENTE: LUIZ HUMBERTO DORÇA FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DIRETOR

Leia mais

Formação de Formadores

Formação de Formadores REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: Formação de Formadores São Paulo 2012 1 Sumário Título I Da Constituição do Programa... 03 Capítulo I Dos Fins e Objetivos... 03 Capítulo II

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR Nº 07/2015 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Diretor Acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia FADBA, no uso de suas atribuições, torna pública a

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU USJT REGULAMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU USJT REGULAMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU USJT REGULAMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA CEPE 04/12/2013 I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o O Curso de Mestrado do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica Este programa de Pós-Graduação

Leia mais

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 ADAPTAÇÃO PARA O ATUAL OITAVO PERÍODO NONO PERÍODO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006

Leia mais

PRESENCIAL DIAS DE AULAS TURNO HORÁRIO

PRESENCIAL DIAS DE AULAS TURNO HORÁRIO PRESENCIAL DIAS DE AULAS TURNO HORÁRIO SEGUNDA, QUARTA E SEXTA-FEIRA MANHÃ NOITE 08:15h as 11:30h 19:15h as 22:30h SÁBADO MANHÃ e TARDE 08:15h as 18:15h ENSINO A DISTÂNCIA EAD SEMIPRESENCIAL : TERÇA-FEIRA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PARA TURMAS INGRESSANTES A PARTIR DE 2013. Carga Horária Teórica Prática 1º SEMESTRE Ciência Política e Teoria Geral do Estado

MATRIZ CURRICULAR PARA TURMAS INGRESSANTES A PARTIR DE 2013. Carga Horária Teórica Prática 1º SEMESTRE Ciência Política e Teoria Geral do Estado ESTRUTURA E CONTEÚDO CURRICULAR Organização Curricular do Curso O curso de Bacharelado em Direito possui uma estrutura curricular desenvolvida para atender, permanentemente, mas com flexibilidade, à demanda

Leia mais

RESOLUÇÃO FAMES 09/2010

RESOLUÇÃO FAMES 09/2010 Dispõe sobre as formas de ingresso e sobre o Processo Seletivo para admissão de alunos nos cursos de graduação, na Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira. RESOLUÇÃO FAMES 09/2010 O

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS -

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS - Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB Prof. Ms. Antonio Carlos Simon Esteves Coordenação do Curso de Pedagogia Profa. Ms. Sueli Sardinha Guedes 2 MISSÃO DA FFCLDB/AEDB Promover

Leia mais

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 ADAPTAÇÃO PARA O ATUAL QUARTO PERÍODO QUINTO PERÍODO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 242/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 107/2012, que Dispõe sobre o Currículo Pleno do Curso de Pedagogia - Licenciatura, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL Nº20/2014 PPG/CPG/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL Nº20/2014 PPG/CPG/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL Nº20/2014 PPG/CPG/UEMA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Resolução PG-Mec 1/2010

Resolução PG-Mec 1/2010 Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PG-Mec) Estabelece o Regimento do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Mecânica

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA INGRESSOS 2014-1

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA INGRESSOS 2014-1 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GRUPOS: EFI 100 EFI 200 EFI 300 EFI 400 INGRESSOS 2014-1 Ampliada. Específica. Pedagógica Aplicada. Unidades de Ensino de Estágio Supervisionado e Outras

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 18/2006 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, Bacharelado,

Leia mais

Universidade Positivo Resolução n o 04 de 16/04/2010 Normas Acadêmicas do Stricto Sensu

Universidade Positivo Resolução n o 04 de 16/04/2010 Normas Acadêmicas do Stricto Sensu RESOLUÇÃO N o 04 de 16/04/2010 - CONSEPE Dispõe sobre as normas das atividades acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão,

Leia mais

I Seminário Integrador do Curso de Administração

I Seminário Integrador do Curso de Administração I Seminário Integrador do Curso de Administração! Coordenador: Prof.,MSc.,Mário,Mendonça mariomacneto@gmail.com, Vice9Coordenador: Prof.,MSc.,Robson,Materko robsonmaterko@yahoo.com.br, Telefone:,(96),331291763

Leia mais

F A C U L D AD E S E S T

F A C U L D AD E S E S T F A C U L D AD E S E S T Edital P R O C E S S O S E L E T I V O 2 0 1 5-2 ª C H A M A D A 2 º s e m e s t r e MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA São Leopoldo 2015 A Faculdades EST torna pública a abertura

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão

Leia mais

1º Semestre Código Disciplina Pré- Requisito

1º Semestre Código Disciplina Pré- Requisito MATRIZ CURRICULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA 1º Semestre 01 Filosofia e Ética Educacional 80 h/a 02 Sociologia da Educação I 03 História da Educação I 04 Psicologia da Educação I 05 Leitura

Leia mais

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Introdução à Bíblia Segundo a Igreja Católica Márcio Saraiva (marcio@dsc.ufcg.edu.br) 1 AVISO!!! Deixe o celular com o bluetooth ligado! 2 Agenda Motivação Introdução

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de

Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Legislação Interna, tendo como princípio a compreensão da informática em suas bases epistemológicas de RESOLUÇÃO Nº 014/2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática, da Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas. O REITOR, EM EXERCÍCIO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC O curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC (UFABC) está

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2002

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2002 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2002 Aprova a estrutura do currículo pleno do Curso de Administração (ênfase em Gerenciamento Empresarial). O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº ECA-784/02,

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO Nº 05 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012 Aprova alteração da matriz curricular do curso de Pedagogia.. A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ, no uso da delegação

Leia mais

TÍTULO V DOS NÍVEIS E DAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO CAPÍTULO II DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seção I Das Disposições Gerais

TÍTULO V DOS NÍVEIS E DAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO CAPÍTULO II DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seção I Das Disposições Gerais TÍTULO V DOS NÍVEIS E DAS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO CAPÍTULO II DA EDUCAÇÃO BÁSICA Seção I Das Disposições Gerais Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV

RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV RESOLUÇÃO Nº 012/2007 CONSUNIV Fixa o currículo do Curso de Graduação em Medicina, na modalidade Bacharelado, da Universidade do Estado do Amazonas. A REITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS e PRESIDENTE

Leia mais

PROCEDIMENTOS E GRADE CURRICULAR MESTRADO (ACADÊMICO E PROFISSIONAL) E DOUTORADO

PROCEDIMENTOS E GRADE CURRICULAR MESTRADO (ACADÊMICO E PROFISSIONAL) E DOUTORADO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL Rua Professor Aristides Novis, nº 02 Federação EP/UFBA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS)

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO (A APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE Análise de Jurisprudência I 40 2 Ciência Política I 40 2 Direito

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE TÍTULO I

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE TÍTULO I 1 REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE TÍTULO I DO OBJETIVO E DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1.º - Este regimento estabelece as normas

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 033/2012-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 18/04/2012. Aprova alteração da nomenclatura do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

R E G I M E N T O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA DOS OBJETIVOS

R E G I M E N T O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA DOS OBJETIVOS R E G I M E N T O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA DOS OBJETIVOS Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Letras tem por objetivo a formação de docentes destinados

Leia mais

DISCIPLINA: ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC)

DISCIPLINA: ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Escola de Enfermagem Wenceslau Braz DISCIPLINA: ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) INTRODUÇÃO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) da cidade

Leia mais

CAPÍTULO II DA COORDENAÇÃO

CAPÍTULO II DA COORDENAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Art. 1º - O Programa de Pós-graduação

Leia mais

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA. Capítulo I Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA. Capítulo I Das Disposições Preliminares Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA orientam-se pelas normas especificadas neste Regulamento e estão sujeitos ao

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS SECRETARIA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº 281 - CEPEX/2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS SECRETARIA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº 281 - CEPEX/2008 SECRETARIA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº 281 CEPEX/2008 APROVA CALENDÁRIO/ESCOLAR PARA O PRIMEIRO PERÍODO DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES NOS POLOS DE JANAÚBA, FRANCISCO SÁ E CRISTÁLIA

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA. Capítulo I

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA. Capítulo I REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Capítulo I DOS OBJETIVOS Art. 1 O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro Universitário de Brasília é composto

Leia mais