A EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM 2011"

Transcrição

1 A EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM 2011 Grupo temático: CRESCIMENTO ECONÔMICO COM JUSTIÇA SOCIAL E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES Fredna Marta da Costa Morais Graduanda no curso de Ciências Econômicas da UFRN, Natal-RN fredna_marta@hotmail.com Jorge Luiz Mariano da Silva Professor do Departamento de Economia da UFRN, Natal-RN jdal@ufrnet.br RESUMO Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de eficiência dos municípios do estado do Rio Grande do Norte na aplicação dos recursos na função de saúde, no ano de Para mensurar os níveis de eficiência foi utilizada, na metodologia, o modelo não paramétrico de análise de envoltória de dados (DEA), com retornos variáveis de escala de Banker et al (1984). As informações dos municípios foram obtidas nos portais do Ministério da saúde e do Tesouro Nacional. Os resultados encontrados mostram que os municípios eficientes na aplicação dos recursos, não necessariamente, destinaram uma maior despesa na saúde municipal. Apesar de uma menor despesa em saúde, por habitante, alguns municípios exibiram maiores oferta de serviços à população. Em termos gerais, notou-se, que a eficiência na aplicação dos recursos públicos em saúde não depende apenas do volume de recursos aplicados, mas, também, de uma administração pública eficaz. Palavras chave: Município, Eficiência, Saúde.

2 1. Introdução A qualidade dos serviços públicos de saúde é considerada uma das principais demandas de uma sociedade. Na interpretação de Fonseca e Ferreira (2009) a saúde, a educação e a liberdade são direitos fundamentais do ser humano, sendo considerada uma dimensão essencial para a qualidade de vida. A partir da constituição federal de 1988 transferiram-se as responsabilidades da gestão da saúde para os estados e os municípios. Conforme Fonseca e Ferreira (2009), após a descentralização das ações e serviços de saúde, os recursos passaram a ser transferidos do Ministério da Saúde para os fundos municipais, ficando a cargo do gestor municipal a administração dos recursos e a garantia de serviços de qualidade para a população. Entretanto, apesar de os municípios pertencerem ao mesmo ambiente institucional estadual, apresentam variados desempenhos em relação aos indicadores de saúde. Segundo Piola e Vianna (1995), mesmo com o crescimento dos recursos alocados para o setor de saúde, os municípios ainda apresentam uma baixa qualidade nos indicadores de saúde pública, principalmente no atendimento à demanda da população. Os municípios do estado do Rio Grande do Norte têm apresentado, em vários anos, diversos problemas na prestação dos serviços em saúde, entre outros: a insuficiência de médicos e de equipe técnica de profissionais, inadequadas condições estruturais, carência de leitos, impactando-se, nesse sentido, na superlotação das unidades de saúde e na longa espera no atendimento de serviços básicos e de emergência. Na tentativa de avaliar o desempenho na gestão dos recursos na função de saúde vários estudos foram desenvolvidos utilizando medidas de eficiência na gestão pública. Entre esses estudos destacam-se os trabalhos de Marinho (2003), Bueno (2007), Lapa et al (2008), Trompieri Neto et al. (2009), Fonseca e Ferreira (2009) e, particularmente, o trabalho de Queiroz et al. (2013), que procuraram mensurar a eficiência dos municípios do estado do Rio Grande do Norte na gestão dos recursos em saúde.

3 Diante do exporto, e considerando os recursos recebidos para o setor de saúde, os municípios do estado do Rio Grande do Norte têm aplicado os recursos eficientemente na oferta de serviços na saúde municipal? A eficiência na gestão dos recursos em saúde está associada ao volume dos recursos? Esse trabalho tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos municípios potiguares na gestão dos recursos em saúde. Para tanto, será utilizado a técnica de análise de dados, por meio do modelo DEA. O trabalho esta organizado em cinco seções, incluindo esta introdução. Na segunda seção, descrevem-se a metodologia e a base de dados utilizada. Na terceira, apresenta-se uma breve revisão de alguns trabalhos da literatura nacional aplicados na área da saúde pública, que fizeram uso da técnica de envoltória de dados do modelo DEA. Na quarta seção, destacam-se os resultados; e, finalmente, na quinta seção apresentam-se as considerações finais do estudo. 2. Metodologia Nesse estudo, a eficiência na utilização dos recursos em saúde pode ser entendida como a capacidade de os municípios transformarem os recursos financeiros em produtos, ou seja, em serviços de saúde disponibilizados à população. Os municípios que alcançarem os maiores indicadores da relação de produto por insumo são considerados eficientes no modelo DEA. A Figura 1, mostra a fronteira teórica de produção eficiente formada pelos municípios A, B e C. Os municípios ineficientes exibem indicadores de oferta de serviços em saúde abaixo da fronteira eficiente. A medida de eficiência produto orientada pode ser representada pela distância ente os pontos D e B, para um dado valor de recursos, ou seja, Eficiência = OD/OB. A medida de eficiência do município G pode ser realizada comparando-se o seu desempenho em relação àquele alcançado por um município virtual, construído com indicadores dos municípios eficientes de referência, B e C. A agregação dos indicadores do município virtual é realizada por pesos ( s ) dos municípios de referência, ou seja, V =B +C.

4 F ( ) = / (, ) B G V C Fronteira eficiente D A 0 Insumo - despesa em saúde Figura 1 Representação da fronteira de produção eficiente Fonte: Elaboração própria. As fronteiras de eficiência teóricas podem ser estimadas por técnicas de regressão, com aplicações das fronteiras determinísticas e estocásticas, ou por técnicas de programação matemática, com aplicações dos modelos de análise de envoltória de dados, DEA. Nesse estudo, para avaliar os níveis de eficiência dos municípios na aplicação dos recursos, utilizou-se o modelo DEA, com retornos variáveis de escala, proposto por Banker et al (1984). Esse modelo considera os municípios norte rio-grandenses como unidades tomadoras de decisões ou DMU'S (Decision Making Units). A medida de eficiência do modelo DEA varia no intervalo entre 0 e 1. Os municípios serão eficientes quando estiverem na fronteira eficiente da gestão dos recursos em saúde, e com escores igual a 1. Aqueles municípios com escores abaixo de 1 serão considerados ineficientes, pois os seus indicadores de oferta de serviços em saúde estarão abaixo da fronteira eficiente da gestão em saúde. Os níveis de eficiência de cada município foram mensurados por meio do Software Efficiency Measurement System EMS. O modelo DEA é uma técnica de programação matemática, que procura maximizar os níveis de produto para determinados níveis de insumos utilizados. Formalmente, a técnica tem a seguinte estrutura de programação matemática:

5 Maximizar i Sujeito a X X k, Y i -Y 0 =1 (1) As informações sobre os produtos e os insumos estão representadas, respectivamente, pelas matrizes Y e X. Nesse estudo, foram analisados,114 municípios, com 5 produtos e 1 insumo (despesa per capita em saúde). O vetor de pesos é representado por, enquanto é um escalar, que permite avaliar a distância dos níveis de produção alcançado pelos municípios em relação à fronteira eficiente. Considerando que o modelo é orientado ao produto, os níveis de eficiência de cada município são obtidos invertendo-se o valor de, ou seja, 1/ Foram considerados os seguintes indicadores de resultados, Y i, em saúde: a cobertura de vacinação, o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), o número de médicos, o número de enfermeiros com nível superior e técnico e o total de leitos de internações. O insumo utilizado por cada município, X k está representado pelas despesas realizadas na função saúde. Todos os dados são referentes ao de 2011, coletados do banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde. Pela ausência de algumas informações, de um total de 167 municípios potiguares, foram selecionados, apenas, 114 municípios. A Cobertura Vacinal é o percentual de pessoas vacinadas e potencialmente protegidas contra as seguintes doenças: hepatite B, sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, pneumonia e poliomielite. Essa variável constitui uma medida para prevenção de doença nos primeiros anos de vida. O número de equipes de saúde da família/per capita é o número de equipes do Programa Saúde da Família, por população e, ela funciona como uns dos primeiros contatos dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos são os profissionais com nível superior presente nas unidades básicas de saúde. O número de enfermeiros constitui o número de profissionais enfermeiros com nível superior e técnico. O número de leitos de

6 internação capita é a quantidade de leitos existentes do Sistema Único de saúde (SUS). As despesas na saúde municipal são aquelas realizada pelos municípios na função de saúde. As informações de despesa e de produtos foram normalizadas pela população. 3. Aplicações do modelo DEA na função da saúde: uma breve revisão de estudos empíricos. O modelo DEA (Data Envelopment Analysis) é uma técnica, não paramétrica, de análise de dados, que nos últimos anos vem sendo muito utilizada no campo das políticas públicas, principalmente, na área da saúde. Queiroz et al (2013), analisaram a eficiência do gasto público em saúde nos municípios do Rio Grande do Norte. As variáveis de produtos foram: número de leitos efetivo, número d famílias atendidas pelo Programa Saúde da Família (PSF), número de pessoa atendida pelos procedimentos ambulatoriais, cobertura de vacinação e, o dispêndio público em saúde. Entre os resultados os autores verificaram baixo nível de eficiência na aplicação dos recursos com apenas 31 municípios uma gestão eficiente no setor de saúde. Trompieri Neto et al (2009) por sua vez, analisaram os determinantes da eficiência dos gastos públicos municipais em educação e saúde, no estado do Ceará. Nesse estudo, com relação a função saúde, os insumos são entendidos como recursos financeiros alocados para saúde e, a variáveis utilizada foi o gasto com saúde per capita. Os indicadores de produto foram selecionados quatro: número de unidades de saúde, número de profissionais de saúde com nível superior, número de agentes comunitários de saúde, taxa de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). Os resultados indicaram que os municípios que apresentaram ser eficientes em transformar insumo em produto não são necessariamente eficientes na transformação de insumo em resultado, e viceversa. Lapa, Casconeto e Calvo (2008) também utilizaram a técnica de envoltória de dados para analisar a eficiência produtiva de 112 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Santa Catarina. Para a construção do modelo empírico foram utilizadas as variáveis representativas para os recursos humanos (número de medico e número de profissionais da

7 equipe auxiliar de enfermagem); materiais (número de leitos conveniados ao SUS); financeiros (valor total das Autorizações de Internação Hospitalar) e, para os produtos (outputs): número de altas geradas pelo hospital para pacientes do SUS. Os resultados mostraram 23 hospitais eficientes, além de apontar para cada unidade avaliada às metas de produção eficientes. De acordo com o modelo empírico adotado, o número de altas hospitalares poderia ser aumentado em 15%, o número de leitos poderia ser reduzindo para 17%, os valores de AIH (Autorizações de Internação Hospitalar) poderiam ser reduzidos para 13% e, o número de médicos, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem poderia ter uma redução de 25%, de acordo com o modelo DEA. Ferreira e Pitta (2008), analisaram a avaliação da eficiência técnica na utilização dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) na produção ambulatorial dos 645 municípios de São Paulo por meio da aplicação de dois modelos DEA: o modelo CCR (Charnes, Cooper e Rhodes) e o de BCC (Banker, Charnes e Cooper). Os autores utilizaram os seguintes indicadores: gastos totais em saúde, o total da produção ambulatorial de média e alta complexidade e o total do atendimento básico. Os resultados mostram que apenas sete direções regionais de Saúde apresentaram ser globalmente eficientes. Marinho (2003), avaliou a eficiência técnica nos serviços ambulatórias e hospitalares em 74 municípios do Estado do Rio de Janeiro. As variáveis usadas como recursos foram: total de leitos contratados em hospitais, total de hospitais credenciados, total da capacidade ambulatorial instalada, valor médio da internação, valor médio dos procedimentos ambulatoriais e, as variáveis dos serviços (outputs) foram: o total de internações em hospitais credenciados e o total de procedimentos ambulatoriais. Foram utilizados dois indicadores, de qualidade (taxa de mortalidade) e de utilização (prazo médio de permanência). Os resultados apresentaram duas conclusões, a primeira diz que existem grandes diferenças de desempenho nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios do Rio de Janeiro no período estudado e, a segunda conclusão diz que o gestor local não controle no desempenho dos atendimentos, pois se forem eficientes, não serão efetivos, já que municípios

8 Gasto per capita em saúde Acari Alexandria Angicos Areia Branca Bento Fernandes Caiçara do Rio Canguaretama Carnaubais Coronel João Doutor Extremoz Frutuoso Gomes Itaú Janduís Jardim de José da Penha Lagoa de Velhos Lajes Pintadas Macaíba Marcelino Vieira Montanhas Natal Ouro Branco Parelhas Patu Pendências Portalegre Riacho da Cruz Santa Cruz Santo Antônio São João do São José do São Paulo do São Vicente Serrinha dos Tangará Touros Upanema que têm uma boa estrutura nos serviços da saúde atraem os casos mais graves das regiões vizinhas. 4. Análises dos resultados O Gráfico 1 mostra a distribuição dos municípios por despesa per capita em saúde para o estado do Rio Grande do Norte, no ano de Nota-se, que a maioria dos municípios gastaram menos de R$ 600,00 por habitantes. O município de Viçosa foi o que mais realizou despesa nessa função, com um recurso de R$ 1.047,51, por habitante. Outros quatro municípios, que efetuaram despesas acima de R$ 700, por habitante, foram: Ipueira, Lagoa de Velhos, Pilões e Santana do Seridó Ipueira 754,21 Lagoa de Velhos 790,87 Pilões 764,79 Santana do Seridó 741,81 Viçosa 1.047,51 Municípios Gráfico 1 Distribuição dos municípios por gasto per capita em saúde Fonte: DATASUS. Elaboração própria. O Gráfico 2 mostra a distribuição dos municípios, por escore de eficiência, no gasto público em saúde, de acordo com os resultados do modelo DEA. Do total de 114 municípios avaliados, apenas Alexandria, Angicos, Apodi, Bom Jesus, Caicó, Currais Novos, Frutuoso Gomes, Lajes, Lucrécia, Macau, Montanhas, Nova Cruz, Olho d'agua do Borges, Pau dos Ferros, Portalegre, Ruy Barbosa, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Triunfo Potiguar e Viçosa apresentaram os melhores índices de eficiência no gasto em saúde. Entre os municípios que apresentaram os mais baixos níveis de ineficientes na aplicação dos recursos estão Extremoz e Parnamirim. Outros, quatorze municípios, chegaram próximos a eficiência, pois apresentaram escore acima de 0,95. Foram eles: Japi, Umarizal, Caiçara do Rio do Vento,

9 Escore de eficiência Riacho de Santana, Grossos, Santa Cruz, Encanto, Coronel João Pessoa, Acari, São José de Mipibu, Taboleiro Grande, Cerro Corá, Afonso Bezerra e Santana do Matos. Nota-se, que a maioria dos municípios apresentaram escore de eficiência entre 0,6 e 0,9. Como foi dito, Extremoz e Parnamirim foram os municípios que apresentaram escore de eficiência baixo. Porém, vale ressaltar, que estes municípios gastaram mais em saúde que o município de Angicos, que foi considerado eficiente. Isto mostra, que os recursos são necessários, mas não se pode considera-los suficientes para uma boa gestão. 1,20 1,00 0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 Extremoz 0.63 Parnamirim Municípios (DMUs) Gráfico 2 Distribuição dos municípios por escore de eficiência na aplicação das despesas na função de saúde. Fonte: DATASUS. Elaboração própria. No Gráfico 3 são apresentas as ordenações dos municípios por despesas e níveis de eficiência alcançadas na aplicação desses recursos. Percebe-se, que a classificação descendente dos municípios por níveis de eficiência está associada à uma tendência ascendente da classificação dos municípios por despesas realizadas. Embora baixa, a correlação entre essas ordenações correl(rankefic;rankdessaúde) = indica uma relação inversa entre as classificações dos municípios quanto aos seus níveis de eficiência e recursos efetuados, sugerindo-se, portanto, que os municípios que aplicaram mais recursos não necessariamente foram os mais eficientes na sua gestão.

10 Parnamirim São Bento do Macaíba Carnaubais São Pedro Riacho da Cruz Mossoró Cruzeta Rafael Fernandes Antônio Martins São José do Santana do Messias Targino Carnaúba dos Passa e Fica Poço Branco Monte Alegre São José do Jucurutu Pilões Afonso Bezerra Acari Grossos Japi Apodi Frutuoso Gomes Montanhas Portalegre Triunfo Potiguar Ranks dos municípios y = 0,0859x + 52,562 Rank eficiência Rank Despesa Saúde Linear (Rank Despesa Saúde) Gráfico 3 Distribuição dos ranks municípios por escore de eficiência e despesas em saúde. Fonte: DATASUS. Elaboração própria. A Tabela 1, mostra um exemplo da comparação de um município ineficiente com um município de virtual, formado a partir dos pesos dos municípios eficientes de referência ou benchmark. Para esse exemplo, os municípios de Alexandria, Macau, Caicó e São Paulo do Potengi, foram eficientes na aplicação da despesa em saúde, e serviram para formação de um município virtual, sendo este comparado com o município de Parnamirim, que foi ineficiente na aplicação da despesa em saúde. Com a mesma despesa realizada em saúde, o município de Parnamirim deveria ter apresentado uma taxa de cobertura vacinal de 109,4, ter contratado um maior número de médicos 4 médicos por mil habitantes, ter a disponibilidade de 3 leitos por mil habitantes, ter um maior número de enfermeiros e de equipe de saúde da família. Tabela 1 Informações dos municípios eficientes, município virtual, Benchmark e o município ineficiente. Eficiência Cobertura Vacinal Médicos Enfermeiros Leitos Equipe Saúde da Família Despesa Saúde Alexandria Macau Caicó São Paulo do Potengi Município virtual Parnamirim Metas Parnamirim (em mil pessoas) Fonte: Resultado da pesquisa. *Dados per capita. Elaboração própria.

11 5. Considerações finais O debate sobre a eficiência na gestão dos recursos aplicados para oferta de serviços em saúde a população é um tema de grande discussão entre acadêmicos, gestores públicos e a sociedade em geral, principalmente depois da descentralização dos recursos promovidos pela Constituição Federal de 1988, que transferiu as responsabilidades da gestão em saúde para os estados e municípios. Entretanto, tem-se percebido que apesar dos municípios pertencerem ao mesmo ambiente institucional, eles mostram variados desempenhos em relação aos indicadores de saúde. Diante do exporto, pôde-se investigar as seguintes questões: Considerando os recursos recebidos para o setor de saúde, os municípios do estado do Rio Grande do Norte os aplicaram eficientemente na oferta de serviços para essa função? A eficiência na gestão dos recursos em saúde está associada ao volume dos recursos? Isto é, mais recursos é sinônimo de mais eficiência? Nesse estudo, procurou-se realizou uma avaliação na alocação dos recursos destinados a saúde nos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, a partir do método de análise de envoltória de dados, DEA. Os resultados mostram que dos 114 municípios avaliados, apenas 21 apresentaram ser eficientes, ou seja, capazes de transformar o recurso financeiro em bens e serviços disponibilizados à população. Os municípios que apresentaram os níveis mais baixos de eficiência foram Extremoz e Parnamirim. Esses municípios, apesar de efetuaram uma despesa mais alta apresentaram menores resultados da oferta de serviços à população. Percebeu-se que que a eficiência na alocação dos recursos em saúde é uma questão de gestão municipal e, que, nem sempre, o fato de o município apresentar mais recursos significa que ele será mais eficiente na sua gestão. Nesse sentido, os gestores municipais devem ter como meta uma política de maior eficiência dos recursos em saúde, permitindo, dessa maneira, que a população tenha a disposição uma maior oferta de serviços e uma melhor qualidade de atendimento.

12 REFERENCIAS BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, v. 30, n.9, BUENO, Ricardo Luiz Pereira. Eficiência técnica e gestão de hospitais públicos do estado de São Paulo. Revista do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, CEBES n. 37.p , DATASUS. Banco de dados do Sistema Único de Saúde. Disponível em: < Acesso: jun FERREIRA, Maria Paula; PITTA, Marcelo Trindade. Avaliação da eficiência técnica na utilização dos recursos do sistema único de saúde na produção ambulatorial. São Paulo em perspectiva. v. 22, n. 2, p , FONSECA, P. C. e FERREIRA, M. A. M. Investigação dos Níveis de Eficiência na Utilização de Recursos no Setor de Saúde: uma análise das microrregiões de Minas Gerais. Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.2, p , 2009 LAPA, J. S.; CASCONETO, A; CALVO, M. C. M. Avaliação da eficiência produtiva de hospitais do SUS de Santa Catarina, Brasil. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 10, p , MARINHO, Alexandre. Avaliação da eficiência técnica nos serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 57, n. 3, PIOLA, S. F.; VIANNA, S. M. Economia da saúde: conceito e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, QUEIROZ, Maria de F. M. A eficiência do gasto e da qualidade da saúde pública: uma análise nos municípios de estado do Rio Grande do Norte (2004 e 2008). Dissertação (Mestrado) Departamento de Economia, UFRN, NATAL, QUEIROZ, Maria de F. M et al. Eficiência no Gasto Público com Saúde: Uma Análise nos Municípios do Rio Grande do Norte. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 44, n. 3, p , jul.-set TROMPIERI NETO, N. et al. Determinantes da eficiência dos gastos públicos municipais em educação e saúde: o caso do Ceará. In: CARVALHO, Eveline Barbosa Silva. Economia do Ceará em Debate. Fortaleza: IPECE, p

Diretoria de Administração Municipal. CONTROLE DE ALERTAS Em ordem de percentual atingido RECEITA CORRENTE LÍQUIDA DESPESA TOTAL COM PESSOAL

Diretoria de Administração Municipal. CONTROLE DE ALERTAS Em ordem de percentual atingido RECEITA CORRENTE LÍQUIDA DESPESA TOTAL COM PESSOAL Diretoria de Administração Municipal CONTROLE DE ALERTAS Em ordem de percentual atingido Nº MUNICÍPIO 1 PILÕES 6.169.064,27 5.466.414,63 88,61 ALERTA LIMITE LEGAL 3.331.294,71 2.135.119,92 2 SÃO JOSÉ DO

Leia mais

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM RIO GRANDE DO NORTE François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVA DO ADICIONAL DE 1% DO FPM RIO GRANDE DO NORTE François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

DELEGACIAS. Açu Caicó Currais Novos João Câmara Macau Mossoró Nova Cruz Parnamirim Patu Pau dos Ferros

DELEGACIAS. Açu Caicó Currais Novos João Câmara Macau Mossoró Nova Cruz Parnamirim Patu Pau dos Ferros LEGACIAS Açu Caicó Currais Novos João Câmara Macau Mossoró Nova Cruz Parnamirim Patu Pau dos Ferros LEGACIAS CRC/RN LEGACIA ASSÚ QUANTIDA QUANTIDA ESCRITÓRIOS PROFISSIONAIS INDIVIDUAIS QUANTIDA ESCRITÓRIOS

Leia mais

RN ACARI Não Possui PAS 2014 RN ACU Não Possui PAS 2014 RN AFONSO BEZERRA Não Possui PAS 2014 RN AGUA NOVA Possui PAS

RN ACARI Não Possui PAS 2014 RN ACU Não Possui PAS 2014 RN AFONSO BEZERRA Não Possui PAS 2014 RN AGUA NOVA Possui PAS RN 240010 ACARI Não Possui PAS 2014 RN 240020 ACU Não Possui PAS 2014 RN 240030 AFONSO BEZERRA Não Possui PAS 2014 RN 240040 AGUA NOVA Possui PAS 2014 RN 240050 Alexandria Ainda não atualizou o Sargsus

Leia mais

Município - UF Numero População População / CD 1) ACARI - RN ) ACU - RN ) AFONSO BEZERRA - RN 10.

Município - UF Numero População População / CD 1) ACARI - RN ) ACU - RN ) AFONSO BEZERRA - RN 10. C.R.O. - RIO GRANDE DO NORTE Emitido em: 12/01/2018 Pagina: 00001 1) ACARI - RN 6 11.303 1.883 2) ACU - RN 32 50.606 1.581 3) AFONSO BEZERRA - RN 10.951 4) AGUA NOVA - RN 2 2.909 1.454 5) ALEXANDRIA -

Leia mais

ANEXO IV QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR POLO/CARGO/COMPONENTE CURRICULAR

ANEXO IV QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR POLO/CARGO/COMPONENTE CURRICULAR ANEXO IV QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR POLO/CARGO/COMPONENTE CURRICULAR Quadro 1: QUANTITATIVO DE VAGAS POR POLO/CARGO/COMPONENTE CURRICULAR PARA AMPLA CONCORRÊNCIA E AS DESTINADAS À PESSOAS COM

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, junho de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, abril de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE e de e de François E. J. de Bremaeker Rio de, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE e de e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE de e e de François E. J. de Bremaeker Rio de, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE de e e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE e de e de François E. J. de Bremaeker Rio de, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE e de e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista e Geógrafo

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, junho de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, março de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, maio de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE, e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE de e e de François E. J. de Bremaeker Rio de, dezemro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE de e e de François E. J. de Bremaeker Economista

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2016.

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2016. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO SETOR DE ESTATÍSTICA RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2016.

Leia mais

COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE CIB/RN DELIBERAÇÕES 2008

COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE CIB/RN DELIBERAÇÕES 2008 (CLASSIFICAÇÃO, DE ACORDO COM A NUMERAÇÃO DAS IBERAÇÕES) 1. 299/08 TCGM - Termo de Compromisso de Gestão Municipal de Brejinho 165ª RO 20.02.08 2. 300/08 TCGM de Campo Redondo 165ª RO 20.02.08 3. 301/08

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2013.

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2013. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO SETOR DE ESTATÍSTICA RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2013.

Leia mais

COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE CIB/RN DELIBERAÇÕES

COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE CIB/RN DELIBERAÇÕES IBERAÇÕES - 2008 (CLASSIFICAÇÃO EM ALFABÉTICA, CONFORME OS ) DE 1. 378/08 Ampliação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do RN 171ª RO 20.08.08 2. 341/08 Aprovação dos Indicadores do Pacto

Leia mais

Aula 01 Cronu s concursos Geografia do RN Samuel Araújo GEOGRAFIA DO RN AULA 00. Samuel Araújo.

Aula 01 Cronu s concursos Geografia do RN Samuel Araújo GEOGRAFIA DO RN AULA 00. Samuel Araújo. GEOGRAFIA DO RN AULA 00 Samuel Araújo 0 CONTEÚDOS SUMÁRIO AULA 00 PÁGINA MESORREGIÕES 02 MICRORREGIÕES 03 CIDADES DO RN POR MICRORREGIÕES 06 EXERCÍCIOS 08 Caros estudantes, como vocês fizeram tanta questão

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NOS ANOS DE 2007 E 2009

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NOS ANOS DE 2007 E 2009 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NOS ANOS DE 2007 E 2009 RESUMO A educação básica exerce um papel importante no aperfeiçoamento do capital

Leia mais

UF Município Micro-Região Classificação Tipo

UF Município Micro-Região Classificação Tipo RN Acari Seridó Oriental Média Renda Inferior Estagnada RN Açu Vale do Açú Média Renda Inferior Estagnada RN Afonso Bezerra Angicos Baixa Renda Dinâmica RN Água Nova Serra de São Miguel Baixa Renda Estagnada

Leia mais

PORTARIA Nº 1.337, DE 11 DE AGOSTO DE 2017

PORTARIA Nº 1.337, DE 11 DE AGOSTO DE 2017 PORTARIA Nº 1.337, DE 11 DE AGOSTO DE 2017 Remaneja o limite financeiro anual referente à Assistência de Média e Alta Complexidade Hospitalar e Ambulatorial do Estado do Rio Grande do Norte. O Secretário

Leia mais

PORTARIA Nº 202, DE 4 DE MARÇO DE 2016

PORTARIA Nº 202, DE 4 DE MARÇO DE 2016 PORTARIA Nº 202, DE 4 DE MARÇO DE 2016 Remaneja o limite financeiro anual referente à Assistência de Média e Alta Complexidade Hospitalar e Ambulatorial do Estado do Rio Grande do Norte. O Secretário de

Leia mais

PLANTÃO DIURNO ESTADUAL

PLANTÃO DIURNO ESTADUAL JANEIRO e FEVEREIRO/2015 PLANTÃO DIURNO ESTADUAL REGIÃO I COMARCA: Natal (Varas Cíveis, de Execução Fiscal, de Família, da Fazenda Pública, da Infância e Juventude e de Sucessões) 31/01 Natal 1º Juizado

Leia mais

Estado IBGE MUNICIPIO 240010 ACARI 240020 ACU 240030 AFONSO BEZERRA 240040 AGUA NOVA 240050 Alexandria 240060 ALMINO AFONSO 240070 ALTO DO RODRIGUES

Estado IBGE MUNICIPIO 240010 ACARI 240020 ACU 240030 AFONSO BEZERRA 240040 AGUA NOVA 240050 Alexandria 240060 ALMINO AFONSO 240070 ALTO DO RODRIGUES Estado IBGE MUNICIPIO 240010 ACARI 240020 ACU 240030 AFONSO BEZERRA 240040 AGUA NOVA 240050 Alexandria 240060 ALMINO AFONSO 240070 ALTO DO RODRIGUES 240080 ANGICOS 240090 ANTONIO MARTINS 240100 Apodi 240110

Leia mais

Estudo sobre a taxa de analfabetismo dos municípios do RN, com base nos censos do IBGE dos anos de 1991, 2000 e 2010.

Estudo sobre a taxa de analfabetismo dos municípios do RN, com base nos censos do IBGE dos anos de 1991, 2000 e 2010. Estudo sobre a taxa de analfabetismo dos municípios do RN, com base nos censos do IBGE dos anos de 1991, 2000 e 2010. www.observatoriodaeducacaodorn.org.br Natal, maio de 2013. Justificativa No ano das

Leia mais

Plano de Saúde Coletivo por Adesão

Plano de Saúde Coletivo por Adesão Plano de Saúde por Adesão Com Franquia Plano Linha Life Franquias - Life Coletiva ANS - 480.429/18-5 Regional 20,00 129,77 40,00 153,13 180,67 209,58 243,10 282,01 355,33 447,73 582,05 756,66 Exames Especiais

Leia mais

Plano de Saúde Coletivo por Adesão

Plano de Saúde Coletivo por Adesão Plano de Saúde por Adesão Com Franquia Plano Linha Life Franquias - Life Coletiva ANS - 480.429/18-5 Regional 20,00 129,77 40,00 153,13 180,67 209,58 243,10 282,01 355,33 447,73 582,05 756,66 Exames Especiais

Leia mais

REGIÃO I COMARCA: Natal (Varas Cíveis, Execução Fiscal, Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude e de Sucessões)

REGIÃO I COMARCA: Natal (Varas Cíveis, Execução Fiscal, Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude e de Sucessões) PLANTÃO JUDICIÁRIO DIURNO ESTADUAL *AGOSTO DE 2016 REGIÃO I COMARCA: Natal (Varas Cíveis, Execução Fiscal, Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude e de Sucessões) Natal 1ª Vara da Fazenda Publica.

Leia mais

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte Conselho Superior

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte Conselho Superior Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte Conselho Superior RESOLUÇÃO/CSDP/RN Nº 004, de 07 de outubro de 2009. Cria as Defensorias Públicas Regionais e estabelece a atuação dos Defensores Públicos

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE Novembro e Dezembro de e Janeiro de François E. J. de Bremaeker Salvador, novembro de 2 A ASSOCIAÇÃO TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL é uma associação civil de direito

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-RN)

PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-RN) Ministério da Saúde Departamento de Atenção Básica Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Saúde Coletiva PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-RN) 3º

Leia mais

RANKING DA TRANSPARÊNCIA

RANKING DA TRANSPARÊNCIA Visão Nacional Índice Nacional de Transparência: 3,1 Governo Estadual Governo Municipal Capitais ES SC MT RS PB DF TO MG MA PE PI AL PA GO SP PR RJ AC AP SE RO BA RR AM CE MS 1,,8,5, 8,3 8,3 7, 7,7 7,5

Leia mais

Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN Superintendência Comercial e Mercado - SCM GESTÃO DA. Fechamento do mês de Setembro de 2010

Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN Superintendência Comercial e Mercado - SCM GESTÃO DA. Fechamento do mês de Setembro de 2010 Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN Superintendência Comercial e Mercado - SCM GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA P Fechamento do mês de Setembro de 2010 1 O Grupo Neoenergia 14 anos de atuação

Leia mais

Análise da Eficiência dos Gastos Públicos em Educação nos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte

Análise da Eficiência dos Gastos Públicos em Educação nos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte Revista de Administração e Contabilidade Volume 5, número 3 Feira de Santana, setembro/dezembro 2013, p. 04 21 ISSN: 2177-8426 Análise da Eficiência dos Gastos Públicos em Educação nos Municípios do Estado

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO GRANDE DO NORTE Maio, Junho e Julho de François E. J. de Bremaeker Salvador, maio de 2 A Associação Transparência Municipal (ATM) é uma instituição brasileira sem fins

Leia mais

ACARI - Rua Anternor Cabral, 806 Ary de Pinho, CEP: 59370-000. (84) 3433-2074 AFONSO BEZERRA - Praça da Criança, 1001, Centro, CEP:59510-000. (84) 3533-2320 ALEXANDRIA - Rua Padre Erisberto, 511, Novo

Leia mais

Coordenação do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais Sônia Cristina Lins da Silva

Coordenação do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais Sônia Cristina Lins da Silva É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Boletim Epidemiológico - DST/Aids e Hepatites Virais Secretaria de Estado da Saúde Pública - SESAP Avenida Deodoro da Fonseca,

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2014.

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2014. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO SETOR DE ESTATÍSTICA RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2014.

Leia mais

Rede de Atenção Psicossocial do Rio Grande do Norte - RAPS. Reunião do COSEMS Agosto /2015

Rede de Atenção Psicossocial do Rio Grande do Norte - RAPS. Reunião do COSEMS Agosto /2015 Rede de Atenção Psicossocial do Rio Grande do Norte - RAPS Reunião do COSEMS Agosto /2015 RAPS RAPS: Rede de Atenção Psicossocial. Rede Prioritária de Atenção à Saúde instituída pela Portaria nº 3.088,

Leia mais

CRO/RN CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: /

CRO/RN CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: / CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: 08.430.761/0001-95 Relação de Pagamentos N. Emp. N. Baixa Processo Data Pgto Favorecido Valor Valor Liq. Documento Número Conta 30 33 53 59 89 90 115 39 020/2015

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Diagnóstico quantitativo Tema: POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PARA O RIO GRANDE DO NORTE 24 a 27 de Fevereiro de 2018 1 I - Título: Política e Administração para o Rio Grande do Norte

Leia mais

Guamaré Mossoró, Macau e Areia Branca. Alto do Rodrigues Ipanguaçu. Mossoró Touros e Ielmo Marinho. Serra da Mel. Mossoró.

Guamaré Mossoró, Macau e Areia Branca. Alto do Rodrigues Ipanguaçu. Mossoró Touros e Ielmo Marinho. Serra da Mel. Mossoró. Guamaré Mossoró, Macau e Areia Branca Baraúna Mossoró Alto do Rodrigues Ipanguaçu Mossoró Serra da Mel Caicó, Mossoró Touros e Ielmo Marinho Parazinho, João Câmara, Areia Branca, Pedra Grande Parnamirim

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 60/2014, de 31 de janeiro 2014

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 60/2014, de 31 de janeiro 2014 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 60/2014, de 31 de janeiro 2014 Seleção de Tutores do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos

Leia mais

ANAIS DOS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS

ANAIS DOS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS (456C) HÁ TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO NORTE? CÉLIO DA COSTA BARROS Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) celiocb@tcu.gov.br EDIMILSON MONTEIRO BATISTA Universidade Federal do

Leia mais

GASTO EM SÁUDE, EFICIÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA INFANTIL E EXPECTATIVA DE VIDA: uma análise nos municípios da região Nordeste, em 2010.

GASTO EM SÁUDE, EFICIÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA INFANTIL E EXPECTATIVA DE VIDA: uma análise nos municípios da região Nordeste, em 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FREDNA MARTA DA COSTA MORAIS GASTO EM SÁUDE, EFICIÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA

Leia mais

Estado: Rio Grande do Norte / BR 304. Vai de Natal ao Ceará. Escoamento de arroz, feijão, milho, castanha de caju, algodão, sal.

Estado: Rio Grande do Norte / BR 304. Vai de Natal ao Ceará. Escoamento de arroz, feijão, milho, castanha de caju, algodão, sal. ENTR RN-003 (GOIANINHA) - ENTR RN-269 (P/GANGUARETAMA) ENTR RN-269 (P/GANGUARETAMA) - ENTR RN-062 (P/BAIA FORMOSA) ENTR RN-062 (P/BAIA FORMOSA) - DIV RN/PB 148,6 ao 164,4 Pista em bom estado de conservação.

Leia mais

Comitê Gestor do PAC

Comitê Gestor do PAC RIO GRANDE DO NORTE Apresentação Esta publicação apresenta informações regionalizadas do 4º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), referente a abril de 2008. Traz, também, dados sobre

Leia mais

Eficiência no Gasto Público com Saúde: Uma Análise nos Municípios do Rio Grande do Norte

Eficiência no Gasto Público com Saúde: Uma Análise nos Municípios do Rio Grande do Norte DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS Eficiência no Gasto Público com Saúde: Uma Análise nos Municípios do Rio Grande do Norte RESUMO Este trabalho avalia a alocação dos recursos destinados à saúde pública nos

Leia mais

Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte

Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte Chamada: 1ª Chamada Edição: 2016-2019 Estado: Rio Grande do Norte Setor: Água Mineral Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte Início: 30/11/2016 Termino: 29/05/2018 Número do Projeto:

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS INFRAÇÕES SOB JURISDIÇÃO DO DETRAN-RN, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS INFRAÇÕES SOB JURISDIÇÃO DO DETRAN-RN, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO SETOR DE ESTATÍSTICA RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS INFRAÇÕES SOB JURISDIÇÃO DO DETRAN-RN, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 NATAL/RN Lista

Leia mais

ANEXO III FERIADOS MUNICIPAIS 1

ANEXO III FERIADOS MUNICIPAIS 1 ANEXO III FERIADOS MUNICIPAIS 1 REGIÃO I COMARCA FERIADO MUNICIPAL PROMOTORIA 06 de Janeiro- Dia de Santos 16ª Natal Reis 21 de Novembro- Nossa Sra. Da Apresentação 41ª Natal REGIÃO II COMARCA FERIADO

Leia mais

CRO/RN CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: /

CRO/RN CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: / CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: 08.430.761/0001-95 Relação de Pagamentos N. Emp. N. Baixa Processo Data Pgto Favorecido Valor Valor Liq. Documento Número Conta 44 024/2016 25/01/2016 555.555.555-55

Leia mais

EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE Public spending efficiency on basic education in Rio Grande do Norte municipalities Fabiano da Costa Dantas

Leia mais

Expositor: Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. Destinatário: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

Expositor: Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. Destinatário: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR QUE DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS NO QUADRO GERAL E NO DE SERVIÇOS AUXILIARES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Expositor: Procuradoria-Geral

Leia mais

Análise sobre a evidenciação das contas públicas dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte

Análise sobre a evidenciação das contas públicas dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte Análise sobre a evidenciação das contas públicas dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte Autores: Jonnilson Vieira Silva da Câmara Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio

Leia mais

EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE ISSN impressa 0100-4956 ISSN eletrônica (on line) 2357-9226 EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE Public spending efficiency on basic education in

Leia mais

Ano. Ano. Recursos de Contrapartida (valores em R$) Ano

Ano. Ano. Recursos de Contrapartida (valores em R$) Ano Detalhamento para Assistência Farmacêutica e Insumos Básicos - RN Valor total Valor pago Valor a pagar Inscritos em restos a pagar Reforço Orçamentário 2010 7.210.211,52 1.943.663,37 5.266.548,15 5.266.548,15

Leia mais

Cenário Epidemiológico da Dengue no Rio Grande do Norte

Cenário Epidemiológico da Dengue no Rio Grande do Norte GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA COORDENADORIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA DENGUE NO RN Cenário Epidemiológico da Dengue no Rio Grande

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO Organização: CASA DE APOIO A CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA Projeto: CAMPANHA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL Início do projeto (implantação): ABRIL 2013

Leia mais

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Rio Grande do Norte

Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Rio Grande do Norte Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Rio Grande do Norte Setembro de 2013 MUNICÍPIO NOME DA BIBLIOTECA ENDEREÇO BAIRRO CEP Acari Biblioteca Pública Municipal Maria de Jesus Bezerra Travessa José

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Mestrado Profissional em Produção. MB-746 Otimização. DEA Data Envelopment Analysis

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Mestrado Profissional em Produção. MB-746 Otimização. DEA Data Envelopment Analysis MB-746 Otimização DEA Data Envelopment Analysis Data Envelopment Analysis (DEA) is a nonparametric method for the empirical measurement of productive efficiency of decision making units (DMUs) 1957 - Farrell:

Leia mais

#Eu decido a segurança do Rio Grande do Norte Prof. Felipe Macedo Zumba e Prof. Gláucio Bezerra Brandão.

#Eu decido a segurança do Rio Grande do Norte Prof. Felipe Macedo Zumba e Prof. Gláucio Bezerra Brandão. #Eu decido a segurança do Rio Grande do Norte Prof. Felipe Macedo Zumba e Prof. Gláucio Bezerra Brandão. Espaço Amostral Mesorregião Leste População: 1.473.936 (48,4%) Homens 48,18% Mulheres 51,82% IDH

Leia mais

RELAÇÃO DE CANDIDATOS POR VAGA

RELAÇÃO DE CANDIDATOS POR VAGA GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2015 SEARH SEEC/RN, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2015 RELAÇÃO DE CANDIDATOS POR VAGA Código

Leia mais

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DO ATENDIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE A LEI COMPLEMENTAR Nº 131/2009

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DO ATENDIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE A LEI COMPLEMENTAR Nº 131/2009 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL Universidade Federal do Rio Grande do Norte ISSN 2176-9036 Vol. 9. n. 2, jul./dez. 2017 Sítios: http://www.periodicos.ufrn.br/ambiente http://ccsa.ufrn.br/ojs/index.php?journal=contabil

Leia mais

REGULAMENTO GERAL FNX

REGULAMENTO GERAL FNX REGULAMENTO GERAL FN 2019 REGULAMENTO GERAL DA FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE ADREZ 2019 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Art. 1. O Regulamento Geral da Federação Norteriograndense de adrez (doravante chamada de

Leia mais

Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) dos cursos da UERN de 2007 a 2014

Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) dos cursos da UERN de 2007 a 2014 Conceito Preliminar de Curso () e o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) dos cursos da UERN de 2007 a 2014 2007 EDUCAÇÃO FÍSICA MOSSORÓ 3 3 2007 ENFERMAGEM MOSSORÓ 2 2

Leia mais

PLANO DA REDE ESTADUAL DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA

PLANO DA REDE ESTADUAL DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DO SISTEMA DE SAÚDE PLANO DA REDE ESTADUAL DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA Natal/RN Março/2005

Leia mais

tese estatutária Avançar democracia lutas e nas com a base

tese estatutária Avançar democracia lutas e nas com a base tese estatutária Avançar na democracia e nas lutas com a base título capítulo artigo parágrafo proposta de alteração Nome do Estatuto do Sindsaúde-RN Estatuto do Sindicato dos (das) trabalhadores (as)

Leia mais

ATUAÇÃO DO ESTADO ENQUANTO NORMATIZADOR DO TERRITÓRIO: ESPACIALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO RIO GRANDE DO NORTE

ATUAÇÃO DO ESTADO ENQUANTO NORMATIZADOR DO TERRITÓRIO: ESPACIALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO RIO GRANDE DO NORTE ATUAÇÃO DO ESTADO ENQUANTO NORMATIZADOR DO TERRITÓRIO: ESPACIALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO RIO GRANDE DO NORTE Lorene Kássia Barbosa Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Leia mais

XVI SEMEAD Seminários em Administração

XVI SEMEAD Seminários em Administração XVI SEMEAD Seminários em Administração outubro de 2013 ISSN 2177-3866 EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE FABIANO DA COSTA DANTAS Universidade Federal

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CUIDADOS À SAÚDE: NÍVEIS DE EFICIÊNCIA DAS UNIDADES FEDERATIVAS BRASILEIRAS ENTRE

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CUIDADOS À SAÚDE: NÍVEIS DE EFICIÊNCIA DAS UNIDADES FEDERATIVAS BRASILEIRAS ENTRE 1 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CUIDADOS À SAÚDE: NÍVEIS DE EFICIÊNCIA DAS UNIDADES FEDERATIVAS BRASILEIRAS ENTRE 2005-2011 Melaine Roberta Camarotto 1 Gilmar Ribeiro de Mello 2 Fernanda Mendes Bezerra Baço

Leia mais

Aspectos Agroeconômicos da Cultura da Mandioca: Características e Evolução da Cultura no Estado do Rio Grande Norte entre 1990 e 2004

Aspectos Agroeconômicos da Cultura da Mandioca: Características e Evolução da Cultura no Estado do Rio Grande Norte entre 1990 e 2004 ISSN 1678193 Dezembro, 06 9 Aspectos Agroeconômicos da Cultura da Mandioca: Características e Evolução da Cultura no Estado do Rio Grande Norte entre 1990 e 04 ISSN 1678193 Dezembro, 06 Empresa Brasileira

Leia mais

CRO/RN CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: /

CRO/RN CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: / CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN CNPJ: 08.430.761/0001-95 Relação de Pagamentos N. Emp. N. Baixa Processo Data Pgto Favorecido Valor Valor Liq. Documento Número Conta 13 17 31 54 60 91 136 143 22

Leia mais

Consolidação das contas públicas: análise do cumprimento do art. 51 da LRF pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte

Consolidação das contas públicas: análise do cumprimento do art. 51 da LRF pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte Consolidação das contas públicas: análise do cumprimento do art. 51 da LRF pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte Public account consolidation: an analysis of the enforcement of LRF art. 51

Leia mais

SOLARINVEST Natal/RN 08/02/2017

SOLARINVEST Natal/RN 08/02/2017 SOLARINVEST 2017 Natal/RN 08/02/2017 Energia Solar Fotovoltaica no Instituto Federal do RN (IFRN) Prof. Augusto César Fialho Wanderley AGENDA IFRN: Presença no estado. IFRN em números. Energia solar fotovoltaica

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS COM EDUCAÇÃO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS, NOS ANOS DE 2007 E 2009

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS COM EDUCAÇÃO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS, NOS ANOS DE 2007 E 2009 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS COM EDUCAÇÃO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS, NOS ANOS DE 2007 E 2009 RESUMO Maurício Corrêa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Fabia Jaiany Viana de

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 371, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2008.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 371, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2008. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 371, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2008. Dispõe sobre a organização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, alterando a Lei Complementar 165, de 28 de abril

Leia mais

Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Atenção à Saúde Diretoria Geral de Modernização e Monitoramento de Atenção à Saúde

Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Atenção à Saúde Diretoria Geral de Modernização e Monitoramento de Atenção à Saúde 2º Trimestre do 3º Ano do Contrato Fevereiro a Abril de 2016 Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Atenção à Saúde Diretoria Geral de Modernização e Monitoramento de Atenção à Saúde Perfil:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA NO SETOR DE SAÚDE: INVESTIGAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS POR ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA NO SETOR DE SAÚDE: INVESTIGAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS POR ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA NO SETOR DE SAÚDE: INVESTIGAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS POR ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS Gustavo dos Santos Leal (UFJF) gsleal@outlook.com Lupercio Franca Bessegato (UFJF) lupercio.bessegato@ufjf.edu.br

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SUVIGE/CPS/SESAP RN 12/06/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SUVIGE/CPS/SESAP RN 12/06/2015 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA COORDENADORIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE SUBCOORDENADORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA CENTRO DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA EM VIGILANCIA

Leia mais

Promotorias de Justiça da Comarca de Natal (Capital)

Promotorias de Justiça da Comarca de Natal (Capital) Promotorias de Justiça da Comarca de Natal (Capital) 9ª Pro motoria de Justiça Av. Engenheiro Roberto Freire, 8790, Ponta Negra Natal/RN, CEP 59.092 000 Central do Cidadão do Praia Shopping Fone: (84)

Leia mais

Gastos com educação: análise da aplicação de recursos pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2009

Gastos com educação: análise da aplicação de recursos pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2009 Gastos com educação: análise da aplicação de recursos pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2009 doi: 10.4025/enfoque.v30i2.12770 67 Maurício Corrêa da Silva Professor

Leia mais

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados (DEA). Fronteira de Eficiência. Operadoras de Plano de

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados (DEA). Fronteira de Eficiência. Operadoras de Plano de Análise do desempenho dos planos de saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) por meio do Modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) Idalberto José das Neves Júnior (UCB)

Leia mais

UMA ANÁLISE SOBRE O ENCAMINHAMENTO DAS CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE RESUMO

UMA ANÁLISE SOBRE O ENCAMINHAMENTO DAS CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE RESUMO 1 UMA ANÁLISE SOBRE O ENCAMINHAMENTO DAS CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FABIA JAIANY VIANA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MAURÍCIO CORRÊA DA SILVA UNIVERSIDADE

Leia mais

21ª Região - Rio Grande do Norte

21ª Região - Rio Grande do Norte 21ª Região - Rio Grande do Norte DISTRIBUIÇÃO DOS FEITOS DAS VARAS DE NATAL Criada pela Lei nº 8.215, de 25/07/1991 Diretora: Themis Godeiro Rodrigues Nunes Endereço: Av. Capitão Mor Gouveia, 1738 - Lagoa

Leia mais

DIA: (QUINTA FEIRA) das 08:00 às 12:00 horas MUNICÍPIO: NATAL BAIRRO: TIROL RUA JOAQUIM INÁCIO E ADJACÊNCIAS.

DIA: (QUINTA FEIRA) das 08:00 às 12:00 horas MUNICÍPIO: NATAL BAIRRO: TIROL RUA JOAQUIM INÁCIO E ADJACÊNCIAS. DIA: 11.03.2015 (QUARTA FEIRA) das 07:30 às 11:30 horas BAIRRO: DIX-SEPT ROSADO RUA FUAD ASSAD SALHA E ADJACÊNCIAS. DIA: 11.03.2015 (QUARTA FEIRA) das 08:00 às 12:00 horas MUNICÍPIO: PENDÊNCIAS LOCALIDADE:

Leia mais

MODELO DE PREVISÃO ESTATÍSTICA DA PRECIPITAÇÃO DE OUTONO NO RIO GRANDE DO NORTE RESUMO INTRODUÇÃO

MODELO DE PREVISÃO ESTATÍSTICA DA PRECIPITAÇÃO DE OUTONO NO RIO GRANDE DO NORTE RESUMO INTRODUÇÃO MODELO DE PREVISÃO ESTATÍSTICA DA PRECIPITAÇÃO DE OUTONO NO RIO GRANDE DO NORTE José Ivaldo Barbosa DE BRITO 1, Emerson Mariano da SILVA 2, Bernardo Barbosa da SILVA 3 RESUMO Um modelo de previsão estatística

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO (PNCF) NO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE

MAPEAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO (PNCF) NO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE MAPEAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO (PNCF) NO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE Paula Valéria Ferreira de Almeida Rodrigues; Nerize Laurentino Ramos; Maria Eduarda Dias de Araújo (Universidade

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA TÉCNICA E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: ESTUDO EM HOSPITAIS GERAIS NOS COREDES DO RIO GRANDE DO SUL

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA TÉCNICA E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: ESTUDO EM HOSPITAIS GERAIS NOS COREDES DO RIO GRANDE DO SUL RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA TÉCNICA E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: ESTUDO EM HOSPITAIS GERAIS NOS COREDES DO RIO GRANDE DO SUL 1 Gustavo Piva Guazzelli 1 Luciana de Andrade Costa 2 RESUMO Os hospitais são

Leia mais

HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA

HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DIRETORIA GERAL DE MODERNIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA 3º TRIMESTRE

Leia mais

Adesão NutriSUS/2014. Tabela 1 - Lista dos municípios que aderiram ao NutriSUS

Adesão NutriSUS/2014. Tabela 1 - Lista dos municípios que aderiram ao NutriSUS Adesão NutriSUS/2014 Tabela 1 - Lista dos municípios que aderiram ao NutriSUS IBGE UF Município Quantitativo de crianças por município N de sachê por município N de caixas (cada caixa contêm 30 sachês)

Leia mais

Avaliação da eficiência técnica de hospitais da Fhemig e do Pro-hosp no Estado de Minas Gerais Agnes Fonseca Ribeiro

Avaliação da eficiência técnica de hospitais da Fhemig e do Pro-hosp no Estado de Minas Gerais Agnes Fonseca Ribeiro Avaliação da eficiência técnica de hospitais da Fhemig e do Pro-hosp no Estado de Minas Gerais Agnes Fonseca Ribeiro 1 INTRODUÇÃO O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 1, 2007/2023, tem como

Leia mais