DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral Alistamento Eleitoral e Resolução-TSE Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral Alistamento Eleitoral e Resolução-TSE Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues"

Transcrição

1 DIREITO ELEITORAL Alistamento Eleitoral Alistamento Eleitoral e Resolução-TSE Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

2 Características do Voto Personalíssimo: exercido pessoalmente. Obrigatório: entre 18 e 70 anos. Livre: liberdade de escolha de partidos e candidatos. Secreto: o voto é sigiloso. Direto: a escolha é feita sem intermediários Periódico e igual

3 Alistamento e Voto Obrigatório CF, art. 14, 1º, I Maiores de 18 anos Res-TSE /04: dispõe sobre o voto dos portadores de deficiência. Facultativo CF, art. 14, 1º, II Analfabetos Maiores de 70 anos Maiores de 16 e menores de 18 anos.

4 Alistamento e Voto Inalistáveis Estrangeiros Conscritos Serviço militar obrigatório

5 Alistamento Eleitoral Código Eleitoral: do art. 42 ao art. 81 Lei nº 6.996/1982: Dispõe sobre a utilização de processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais e dá outras providências. Lei nº 7.444/1985: Dispõe sobre a implantação do processamento eletrônico de dados no alistamento eleitoral e a revisão do eleitorado e dá outras providências. Resolução TSE /03 Resolução-TSE /03: Dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados [...]; Esta resolução recebeu alterações posteriores, sendo a última pela Res /17.

6 Código Eleitoral Art. 43. O alistando apresentará em Cartório ou local previamente designado, requerimento em fórmula que obedecerá ao modelo aprovado pelo Tribunal Superior. Resolução TSE /03 Arts. 4º a 8º: para alistamento eleitoral, transferência, revisão ou segunda via, será utilizado o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE).

7 Código Eleitoral Art. 45. O escrivão, o funcionário ou o preparador recebendo a fórmula e documentos determinará que o alistando date e assine a petição e em ato contínuo atestará terem sido a data e a assinatura lançados na sua presença; em seguida, tomará a assinatura do requerente na folha individual de votação" e nas duas vias do título eleitoral, dando recibo da petição e do documento. Observações Lei nº /2004, art. 4º,caput: as atribuições da escrivania eleitoral passaram a ser exercidas privativamente pelo chefe de cartório eleitoral.

8 Código Eleitoral Art. 45. O escrivão, o funcionário ou o preparador recebendo a fórmula e documentos determinará que o alistando date e assine a petição [...]. Observações Lei nº 8.868/1994, art. 14: revoga os artigos do Código Eleitoral que fazem menção ao preparador eleitoral. Lei nº 7.444/1985, art. 5º, 1º: no caso de analfabeto, será feita a impressão digital do polegar direito.

9 Código Eleitoral Art. 45. O escrivão, o funcionário ou o preparador recebendo [...]; em seguida, tomará a assinatura do requerente na folha individual de votação" e nas duas vias do título eleitoral, dando recibo da petição e do documento. Observações V. Lei nº 6.996/1982, art. 12, caput: a folha individual foi substituída por listas de eleitores emitidas no processamento eletrônico de dados.

10 Art. 9º No cartório eleitoral ou no posto de alistamento, o atendente da Justiça Eleitoral preencherá o RAE ou digitará as informações no sistema de acordo com os dados constantes do documento apresentado pelo eleitor, complementados com suas informações pessoais, de conformidade com as exigências do processamento de dados, destas instruções e das orientações específicas. Art. 9º... 1º O RAE deverá ser preenchido ou digitado e impresso na presença do requerente. 2º No momento da formalização do pedido, o requerente manifestará sua preferência sobre local de votação, entre os estabelecidos para a zona eleitoral.

11 Art. 9º... 4º A assinatura do requerimento ou a aposição da impressão digital do polegar será feita na presença do atendente da Justiça Eleitoral, que deverá atestar, de imediato, a satisfação dessa exigência. Art. 10. Antes de submeter o pedido a despacho do juiz eleitoral, o atendente providenciará o preenchimento ou a digitação no sistema dos espaços que lhe são reservados no RAE.

12 Art. 13. Para o alistamento, o requerente apresentará um dos seguintes documentos do qual se infira a nacionalidade brasileira. Documentos a) carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional; b) certificado de quitação do serviço militar (obrigatória para maiores de 18 anos); c) certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil; d) instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem, também, os demais elementos necessários à sua qualificação.

13 Art. 14. É facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleições, do menor que completar 16 anos até a data do pleito, inclusive. 1º O alistamento de que trata o caput poderá ser solicitado até o encerramento do prazo fixado para requerimento de inscrição eleitoral ou transferência. 2º O título emitido nas condições deste artigo somente surtirá efeitos com o implemento da idade de 16 anos (Res.-TSE nº , de ).

14 Prazo para alistamento Lei 9.504/97, art. 91. Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos cento e cinqüenta dias anteriores à data da eleição. Observação Código Eleitoral, art. 46, 3º, II estipula um prazo de cem dias. Vale a regra da Lei 9.504/97.

15 Art. 15. O brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o naturalizado que não se alistar até um ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição. Art. 15, parágrafo único. Não se aplicará a pena ao não-alistado que requerer sua inscrição eleitoral até o centésimo qüinquagésimo primeiro dia anterior à eleição subseqüente à data em que completar 19 anos (Código Eleitoral, art. 8º c.c. a Lei nº 9.504/97, art. 91).

16 Art. 16. O alistamento eleitoral do analfabeto é facultativo (Constituição Federal, art. 14, 1º, II, a). Parágrafo único. Se o analfabeto deixar de sê-lo, deverá requerer sua inscrição eleitoral, não ficando sujeito à multa prevista no art. 15 (Código Eleitoral, art. 8º) Lei nº 6.236/1975, art. 1º, 1º: "O diretor, professor ou responsável por curso de alfabetização de adolescentes e adultos encaminhará o aluno que o concluir ao competente juiz eleitoral, para obtenção do título de eleitor".

17 Art. 17. Despachado o requerimento de inscrição pelo juiz eleitoral e processado pelo cartório, o setor da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral responsável pelos serviços de processamento eletrônico de dados enviará ao cartório eleitoral, que as colocará à disposição dos partidos políticos, relações de inscrições incluídas no cadastro, com os respectivos endereços. Art. 17, 1º - Do indeferimento cabe recurso no prazo de cinco dias. Do deferimento, recurso em 10 dias.

Alistamento Eleitoral e Resolução nº /2003. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

Alistamento Eleitoral e Resolução nº /2003. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues e Resolução nº 21.538/2003 Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Nacionalidade Cidadania em sentido amplo Cidadania em sentido estrito (capacidade eleitoral) O alistamento eleitoral, considerado a primeira

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03 Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03 Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º 21.538/03 Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida PRAZOS: I) ALISTAMENTO, TRANSFERÊNCIA: 151 dias antes da eleição [Lei 9.504/97, art. 91, caput:

Leia mais

I inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

I inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; DO ALISTAMENTO ELEITORAL PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA DO ALISTAMENTO ELEITORAL C.E. - Art. 7º O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o Juiz Eleitoral até trinta dias após a realização da

Leia mais

Direito Eleitoral. Da Qualificação e Inscrição. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Da Qualificação e Inscrição. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Da Qualificação e Inscrição Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral LEI Nº 4.737 DE 1965 (DA QUALIFICAÇÃO E INSCRIÇÃO) DO ALISTAMENTO TÍTULO I Da Qualificação

Leia mais

Direito Eleitoral EMENTA:

Direito Eleitoral EMENTA: Direito Eleitoral 01. Compete aos Juízes Eleitorais designar, dias antes das eleições, os locais das Seções Eleitorais. a) até 60 b) no mínimo em 60 c) até 30 d) no mínimo em 30 02. Compete aos Juízes

Leia mais

LEI Nº 6.996, DE 7 DE JUNHO MAIO DE 1982.

LEI Nº 6.996, DE 7 DE JUNHO MAIO DE 1982. LEI Nº 6.996, DE 7 DE JUNHO MAIO DE 1982. Dispõe sobre a utilização de processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Alistamento Eleitoral e Resolução TSE n.º /03. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL e Resolução TSE n.º 21.538/03 Prof. Roberto Moreira de Almeida ALISTAMENTO ELEITORAL CONCEITO É o ato jurídico pelo qual a pessoa natural adquire, perante a Justiça Eleitoral, após a

Leia mais

TRIBUAIS. Atualizada 27/06/2008 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 1

TRIBUAIS. Atualizada 27/06/2008 Neste curso os melhores alunos estão sendo preparados pelos melhores Professores 1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV DOS DIREITOS POLÍTICOS Art. 14 - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei,

Leia mais

Resolução nº , de 14 de outubro de 2003

Resolução nº , de 14 de outubro de 2003 Resolução nº 21.538, de 14 de outubro de 2003 Dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados, a regularização de situação de eleitor, a administração e a manutenção

Leia mais

Direitos Políticos Ativos Capacidade Eleitoral Ativa: sufrágio, voto e escrutínio. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

Direitos Políticos Ativos Capacidade Eleitoral Ativa: sufrágio, voto e escrutínio. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Ativos Capacidade Eleitoral Ativa: sufrágio, voto e escrutínio Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Soberania Popular Poder Político Direitos Políticos Direitos Políticos

Leia mais

Catalogação na Publicação (CIP)

Catalogação na Publicação (CIP) GUIA AOS ELEITORES Catalogação na Publicação (CIP) P221 Pará. Ministério Público. Guia aos eleitores: Perguntas e respostas sobre as eleições municipais de 2016 / Elaboração e Organização de José Edvaldo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº , DE 11 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº , DE 11 DE FEVEREIRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 23.207, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2010 INSTRUÇÃO Nº 13-44.2010.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Arnaldo Versiani. Interessado: Tribunal Superior Eleitoral. Dispõe

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09 QUESTÃO 21 O Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral são por este eleitos dentre os seguintes de seus membros: a) os juízes escolhidos dentre

Leia mais

PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA

PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA C.E. ART. 71. SÃO CAUSAS DE CANCELAMENTO: I a infração dos arts. 5º e 42; II a suspensão ou perda dos direitos políticos; CF/88, art. 15: casos de perda ou suspensão dos direitos

Leia mais

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA

11/07/2017 DIREITOS POLÍTICOS CONCEITO NACIONALIDADE X CIDADANIA DIREITOS POLÍTICOS PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONCEITO Direito Político é o conjunto de normas que disciplinam os meios necessários ao exercício da soberania popular A nacionalidade é o vínculo que se

Leia mais

Direito Eleitoral. Apoio 04/10. Prof. Thaís. Visite o Portal dos Concursos Públicos

Direito Eleitoral. Apoio 04/10. Prof. Thaís.  Visite o Portal dos Concursos Públicos Direito Eleitoral Apoio 04/10 Prof. Thaís UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Organização Territorial e Política do Eleitorado: circunscrição eleitoral, zona eleitoral (ZE) e seção eleitoral. Medidas Preliminares à Votação Parte I Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos positivos: normas que possibilitam a participação do cidadão na vida pública (inclusive o

Leia mais

Resolução nº , de 14 de outubro de

Resolução nº , de 14 de outubro de Resolução nº 21.538, de 14 de outubro de 2003 - Brasília DF Dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados, a regularização de situação de eleitor, a administração

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO PROVIMENTO Nº 12/2012 Expede instruções sobre a atualização da situação dos eleitores portadores de necessidades especiais no Cadastro Nacional de Eleitores e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº RESOLUÇÃO Nº , DE 14 DE OUTUBRO DE BRASÍLIA DF

RESOLUÇÃO Nº RESOLUÇÃO Nº , DE 14 DE OUTUBRO DE BRASÍLIA DF RESOLUÇÃO Nº 21.538, DE 14 DE OUTUBRO DE 2003 - BRASÍLIA DF Dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados, a regularização de situação de eleitor, a administração

Leia mais

Questões Da Resolução TSE /2003

Questões Da Resolução TSE /2003 200 Questões Fundamentadas da APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 200 Questões fundamentadas Da Acesse o site www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...72

Leia mais

Questões Da Resolução TSE /2003

Questões Da Resolução TSE /2003 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 200 Questões fundamentadas Da Acesse o site www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...72 Bibliografia...111 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 02 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio. Aula 02 EXERCÍCIOS

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 02 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio. Aula 02 EXERCÍCIOS Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 02 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 02 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 3 (correta - B) Alternativa

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Direitos Políticos O QUE SÃO OS DIREITOS POLÍTICOS? É o conjunto de direitos que possibilitam as diversas formas de exercício da soberania popular. Fonte: 2.bp.blogspot.com

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Votação. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Votação. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques O Código Eleitoral trata dos Atos Preparatórios da, estabelecendo, entre outros, os prazos de alistamento eleitoral e o prazo para o juiz eleitoral comunicar ao Tribunal

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos: direitos de primeira dimensão, são inerentes à ideia de democracia. - São direitos públicos

Leia mais

Direito Eleitoral revisão do eleitorado incorreto

Direito Eleitoral revisão do eleitorado incorreto Direito Eleitoral 01. O Tribunal Regional Eleitoral, por intermédio do (a), inspecionará os serviços de revisão do eleitorado. a) Corregedoria Regional b) Presidente do TSE c) Corregedor-Geral d) Ministério

Leia mais

Dr. NEY GUTEMBERG MAIA COSTA BONFIM OAB/BA advogado TEMA: DIREITO ELEITORAL ELEITOR

Dr. NEY GUTEMBERG MAIA COSTA BONFIM OAB/BA advogado TEMA: DIREITO ELEITORAL ELEITOR 1 TEMA: DIREITO ELEITORAL ELEITOR 1) Dr. Quem é obrigado a votar? É obrigado a votar os maiores de 18 anos. Sendo o voto facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos, assim como, os maiores de

Leia mais

RESOLUÇÃO CREMEGO 088/2013 Diário Oficial do Estado; Poder Executivo, Goiânia, GO, 23 out p

RESOLUÇÃO CREMEGO 088/2013 Diário Oficial do Estado; Poder Executivo, Goiânia, GO, 23 out p RESOLUÇÃO CREMEGO 088/2013 Diário Oficial do Estado; Poder Executivo, Goiânia, GO, 23 out. 2013. p. 13-14 DISPÕE SOBRE A ELEIÇÃO PARA MEMBROS DAS DELEGACIAS REGIONAIS O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO

Leia mais

1. Registro de Candidatura

1. Registro de Candidatura Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 11 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 11 1. Registro de Candidatura O registro de candidatura é o instrumento pelo qual

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos Organização, criação, registro e funcionamento parlamentar, estatuto e filiação partidária

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos Organização, criação, registro e funcionamento parlamentar, estatuto e filiação partidária DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Organização, criação, registro e funcionamento parlamentar, estatuto e filiação partidária Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Criação Lei Civil Apoiamento Registro

Leia mais

Unidade 1 Direitos Políticos

Unidade 1 Direitos Políticos DIREITO ELEITORAL ÍNDICE Unidade 1 Direitos Políticos... 2 Unidade 2 - Alistamento Eleitoral... 7 Unidade 3 - Elegibilidade... 24 Unidade 4 - Inelegibilidade... 27 Unidade 5 - Partidos Políticos... 41

Leia mais

Material Complementar TRE-Brasil TRE-PE Prof. Pedro Kuhn

Material Complementar TRE-Brasil TRE-PE Prof. Pedro Kuhn Técnico Judiciário Área Administrativa Material Complementar TRE-Brasil TRE-PE Prof. Pedro Kuhn Direito Eleitoral DO ALISTAMENTO TÍTULO I Da Qualificação e Inscrição Art. 42. O alistamento se faz mediante

Leia mais

Direito Eleitoral. Professor Raphael Maia

Direito Eleitoral. Professor Raphael Maia Direito Eleitoral Professor Raphael Maia RESOLUÇÃO TSE 21.538/2003 RESOLUÇÃO TSE 21.538/2003 Dispõe sobre o alistamento e serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados, a regularização

Leia mais

1.1 Direitos Políticos ativos: atingem todos os cidadãos. Direito-obrigação de alistamento eleitoral e de votar.

1.1 Direitos Políticos ativos: atingem todos os cidadãos. Direito-obrigação de alistamento eleitoral e de votar. Curso TRE-RS Analista Judiciário Aula 02 Direitos Políticos, Cadastro Eleitoral (Resolução TSE 21538/2003) e Código Eleitoral (administração das Eleições) 1 - Direitos Políticos prerrogativas e os deveres

Leia mais

Observação: Os trechos destacados da cor azul são trechos retirados literalmente do código eleitoral.

Observação: Os trechos destacados da cor azul são trechos retirados literalmente do código eleitoral. Olá concurseiros do JáPassei! Nesta aula iremos começar nossa esquematização do Código Eleitoral. Observação: Os trechos destacados da cor azul são trechos retirados literalmente do código eleitoral. Vamos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ASSISTENTE (20h) Departamento de Projetos (PRJ)

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ASSISTENTE (20h) Departamento de Projetos (PRJ) Inscrição nº UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ASSISTENTE (20h) Departamento de Projetos (PRJ) 1 ÁREA DE CONHECIMENTO: Habitação de interesse social Edital

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Pré-prova Direito Eleitoral Prof. Pedro Kuhn Direito Eleitoral RESUMO PARA O PRÉ-PROVA Art. 118. São órgãos da Justiça Eleitoral: I o Tribunal Superior Eleitoral;

Leia mais

JUSTIFICATIVA ELEITORAL PARA OS ELEITORES RESIDENTES NO EXTERIOR ELEIÇÃO /2010

JUSTIFICATIVA ELEITORAL PARA OS ELEITORES RESIDENTES NO EXTERIOR ELEIÇÃO /2010 JUSTIFICATIVA ELEITORAL PARA OS ELEITORES RESIDENTES NO EXTERIOR ELEIÇÃO /2010 A Eleição de 2010 acontecerá nos dias: 3 de outubro de 2010 1º turno 31 de outubro de 2010 2º turno, SE HOUVER PARA QUEM AINDA

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia Serviço Público Federal

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia Serviço Público Federal ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA VIA CORREIO 1. Solicitar os boletos para recolhimento da taxa de inscrição de pessoa física, da taxa de expedição da habilitação e da anuidade (proporcional),

Leia mais

D.O.U. de 05/10/1992. INSTRUÇÃO NORMATIVA DpRF Nº 109, DE 2 DE OUTUBRO DE 1992

D.O.U. de 05/10/1992. INSTRUÇÃO NORMATIVA DpRF Nº 109, DE 2 DE OUTUBRO DE 1992 D.O.U. de 05/10/1992 INSTRUÇÃO NORMATIVA DpRF Nº 109, DE 2 DE OUTUBRO DE 1992 O Diretor do Departamento da Receita Federal, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a necessidade de uniformizar os

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

EDITAL Nº 3/2019/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE JANEIRO DE

EDITAL Nº 3/2019/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE JANEIRO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS EDITAL Nº 3/2019/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE JANEIRO

Leia mais

Resolução nº 011/01-CEPE

Resolução nº 011/01-CEPE Resolução nº 011/01-CEPE ESTABELECE NORMAS PARA O CONCURSO VESTIBULAR PARA A HABILITAÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, ALTERA A RESOLUÇÃO N O 025/99-CEPE E REVOGA

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Projetos (PRJ)

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Projetos (PRJ) Inscrição nº UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Projetos (PRJ) 1 ÁREA DE CONHECIMENTO: Projeto de arquitetura e urbanismo com

Leia mais

Olá Prezados(as) Alunos(as) e Concurseiros!!

Olá Prezados(as) Alunos(as) e Concurseiros!! Olá Prezados(as) Alunos(as) e Concurseiros!! Em atendimento a muitas demandas de alunos, disponibilizo a todos as Questões de Direito Eleitoral da Prova do TSE 2007, devidamente comentadas. Bons estudos!

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA Edital de Abertura n. 52/2018 para Inscrições para TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR para Vagas Remanescentes do 2.º Semestre de 2018, para os cursos da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Projetos (PRJ)

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Projetos (PRJ) Ordem de Inscrição UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Projetos (PRJ) 1 ÁREA DE CONHECIMENTO: Fundamentação e Instrumentação

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 013/2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 013/2010 EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 013/2010 O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais; R E S O L V E Art. 1º Ficam convocados os aprovados no concurso público

Leia mais

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 1.5 Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário (GRU) e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) que deverá ser

Leia mais

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE EXPLÍCITAS ART.14 CF 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno

Leia mais

Documentos para matrícula (comum a todos os candidatos) IMPORTANTE: ORIGINAL E CÓPIA DE CADA DOCUMENTO LISTADO

Documentos para matrícula (comum a todos os candidatos) IMPORTANTE: ORIGINAL E CÓPIA DE CADA DOCUMENTO LISTADO Documentos para matrícula (comum a todos os candidatos) IMPORTANTE: ORIGINAL E CÓPIA DE CADA DOCUMENTO LISTADO a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; b) Histórico Escolar do Ensino

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. UNIDADE 1 Direito Eleitoral Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15/07/1965)

DIREITO ELEITORAL. UNIDADE 1 Direito Eleitoral Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15/07/1965) DIREITO ELEITORAL SUMÁRIO UNIDADE 1 Direito Eleitoral Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15/07/1965) UNIDADE 2 Órgãos da Justiça Eleitoral (TSE, TREs, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais) 2.1 Composição

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 97 - CLASSE 12ª - DISTRITO FEDERAL (Brasília).

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 97 - CLASSE 12ª - DISTRITO FEDERAL (Brasília). RESOLUÇÃO Nº 22.040 INSTRUÇÃO Nº 97 - CLASSE 12ª - DISTRITO FEDERAL (Brasília). Relator: Ministro Luiz Carlos Madeira. DISPÕE SOBRE A JUSTIFICATIVA DOS ELEITORES QUE SE ENCONTRAREM FORA DO DOMICÍLIO ELEITORAL

Leia mais

D I R E I T O E L E I T O R A L ALISTAMENTO ELEITORAL E RESOLUÇÃO /2003

D I R E I T O E L E I T O R A L ALISTAMENTO ELEITORAL E RESOLUÇÃO /2003 D I R E I T O E L E I T O R A L ALISTAMENTO ELEITORAL E RESOLUÇÃO 21.538/2003 PROF. RAPHAEL MAIA 1 (VUNESP Órgão: TJ-RJ Prova: Juiz Substituto/2014) Assinale a alternativa correta. a) A capacidade eleitoral

Leia mais

Fatec Santana de Parnaíba

Fatec Santana de Parnaíba Edital de Vagas Remanescentes nº 001/2017 de 05/01/2017 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Santana de Parnaíba (FATEC Santana de Parnaíba), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão

Leia mais

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Condições de elegibilidade. Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 10 CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE Um dos temas mais importantes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº (MINUTA)

RESOLUÇÃO Nº (MINUTA) RESOLUÇÃO Nº (MINUTA) PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº FEDERAL CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO Relator: Ministro Dispõe sobre o Cronograma Operacional do Cadastro para as Eleições 2018 e dá outras providências.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU)

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU) Inscrição nº UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU) 1 ÁREA DE CONHECIMENTO: Técnicas

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO QUESTÕES CESPE COMENTADAS... 17

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO QUESTÕES CESPE COMENTADAS... 17 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO QUESTÕES CESPE COMENTADAS... 17 Guia de leitura... 19 Direcionamento do estudo: O que é necessário priorizar no estudo das provas do CESPE... 25 Raio-x da incidência das

Leia mais

1.2 A transferência interna é destinada apenas aos estudantes do IFC que desejam mudar de turno, de habilitação, de curso ou de Campus.

1.2 A transferência interna é destinada apenas aos estudantes do IFC que desejam mudar de turno, de habilitação, de curso ou de Campus. EDITAL Nº 25/2016 IFC Campus Santa Rosa do Sul Divulga a abertura do período de inscrições para ingresso nos cursos superiores do IFC Campus Santa Rosa do Sul por meio de transferência interna, transferência

Leia mais

Simuladão Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Simuladão Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco 1 Simuladão Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco É com muita alegria que lhe envio o Simuladão de Direito Eleitoral para o TRE-Pernambuco. O gabarito será disponibilizado em minha página e site na

Leia mais

EDITAL FATEC CAMPINAS Nº 04/2017, DE 14 DE JUNHO DE 2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTEs

EDITAL FATEC CAMPINAS Nº 04/2017, DE 14 DE JUNHO DE 2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTEs EDITAL FATEC CAMPINAS Nº 04/2017, DE 14 DE JUNHO DE 2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTEs A Diretora da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo de Preenchimento

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA Edital de Abertura n. 164/2018 para Inscrições para TRANSFERÊNCIA EXTERNA para Vagas Remanescentes, no 1.º Semestre de 2019, para os Cursos Superiores de Tecnologia da Fatec de Carapicuíba. A Faculdade

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE 2016. VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas

Leia mais

EDITAL Nº 19, DE 18 DE MAIO DE

EDITAL Nº 19, DE 18 DE MAIO DE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Farroupilha EDITAL Nº 19, DE 18 DE MAIO DE 2018

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA Edital de Abertura N. 02/2019 para inscrições para TRANSFERÊNCIA EXTERNA (MATRICULADOS EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR); TRANSFERÊNCIA PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR (FORMADOS NA

Leia mais

EDITAL PROGRAD nº 19, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS

EDITAL PROGRAD nº 19, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS EDITAL PROGRAD nº 19, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DIPLOMADOS A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no uso de suas

Leia mais

2. DAS VAGAS 2.1. Serão distribuídas 25 vagas, válidas para o 2º semestre letivo de 2018, conforme o quadro abaixo: CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA

2. DAS VAGAS 2.1. Serão distribuídas 25 vagas, válidas para o 2º semestre letivo de 2018, conforme o quadro abaixo: CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS EDITAL N.º 20/2018/AGT/REI/IFTO, DE 17 DE AGOSTO

Leia mais

TRE-ES. Poder Judiciário Federal Tribunal Regional Eleitoral/ES

TRE-ES. Poder Judiciário Federal Tribunal Regional Eleitoral/ES Poder Judiciário Federal Tribunal Regional Eleitoral/ES SUMÁRIO COMPOSIÇÃO DO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO COMPROMISSOS ASSUMIDOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO

Leia mais

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional 1. João, Vereador que possuía a idade mínima para candidatura quando

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Jacareí FATEC Jacareí

Faculdade de Tecnologia de Jacareí FATEC Jacareí Jacareí, 26 de Junho de 2018. PORTARIA N o 027/2018 Rege via Edital de Vagas Remanescentes, normas para transferência de cursos de alunos da FATEC Jacareí e de outras FATECs ou transferidos de outras instituições

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Urbanismo (URB)

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Urbanismo (URB) Inscrição nº UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PROFESSOR ADJUNTO (DE) Departamento de Urbanismo (URB) 1 ÁREA DE CONHECIMENTO: Planejamento urbano, projetos urbanos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA EDITAL CEAD Nº 03/2016 ESPECIALIZAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA 1ª CHAMADA Dispõe sobre a 1ª Chamada para matrícula de estudantes selecionados para o Curso de Especialização em Práticas

Leia mais

Resolução Normativa nº 80, de 24 de novembro de 2014.

Resolução Normativa nº 80, de 24 de novembro de 2014. Resolução Normativa nº 80, de 24 de novembro de 2014. Dá nova redação aos artigos 8º, parágrafo único; art. 76, 3º, 96, e ao caput do art. 104, e acrescenta os arts. 96-A, 96-B, 96-C e 96-D, e o art. 107-A

Leia mais

Prefeitura Municipal de Petrolina Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE

Prefeitura Municipal de Petrolina Autarquia Educacional do Vale do São Francisco AEVSF Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina FACAPE NORMAS E PROCEDIMENTOS DO PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACAPE 2019.2 POR NOTA DO ENEM/ EXCETO PARA O CURSO DE DIREITO O Presidente da -, Antonio Henrique Habib Carvalho,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE EDITAL Nº 002/2016 Campus Avançado Sombrio Divulga a abertura do período de inscrições para ingresso nos cursos superiores do IFC Campus Avançado de Sombrio por meio de transferência interna, transferência

Leia mais

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 02 /2019 de 20/05/2019

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 02 /2019 de 20/05/2019 Edital de Transferência nº 02 /2019 de 20/05/2019 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas

Leia mais

Fatec Ipiranga Pastor Enéas Tognini EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 04/2017 DE 21 DE OUTUBRO DE 2017.

Fatec Ipiranga Pastor Enéas Tognini EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 04/2017 DE 21 DE OUTUBRO DE 2017. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 04/2017 DE 21 DE OUTUBRO DE 2017. A Diretora da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga Pastor Enéas Tognini, no uso de suas atribuições legais, faz saber

Leia mais

Tribunal Superior Eleitoral Secretaria de Gestão da Informação Coordenadoria de Jurisprudência

Tribunal Superior Eleitoral Secretaria de Gestão da Informação Coordenadoria de Jurisprudência Tribunal Superior Eleitoral Secretaria de Gestão da Informação Coordenadoria de Jurisprudência RESOLUÇÃO Nº 23.556 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Cronograma Operacional do Cadastro para as Eleições

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS MATÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS MATÃO EDITAL 483/2019, DE 13 DE JUNHO DE 2019 PROCESSO SELETIVO PARA REOPÇÃO DE CURSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REINGRESSO E PORTADOR DE DIPLOMA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO O Diretor-Geral

Leia mais

IMPORTANTE: O envelope contendo os documentos solicitados não poderá ser enviado pelos Correios.

IMPORTANTE: O envelope contendo os documentos solicitados não poderá ser enviado pelos Correios. ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS NA 3ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO SiSU PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2016 CAMPUS DIAMANTINA I- ORIENTAÇÕES PARA TODOS OS CANDIDATOS (CLASSIFICADOS e EXCEDENTES)

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 07/ 2016 DE 25 DE JULHO DE 2016.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 07/ 2016 DE 25 DE JULHO DE 2016. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 07/ 2016 DE 25 DE JULHO DE 2016. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.556 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 0604165-42.2017.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Luiz Fux Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre o Cronograma

Leia mais

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 03 /2016 de 28 / 11 /2016

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 03 /2016 de 28 / 11 /2016 Edital de Transferência nº 03 /2016 de 28 / 11 /2016 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas

Leia mais

Inscrições Indeferidas Edital 06/2016 Seleção Doutorado PPGSS

Inscrições Indeferidas Edital 06/2016 Seleção Doutorado PPGSS Inscrições Indeferidas Edital 06/2016 Seleção Doutorado PPGSS Número da Inscrição - 95771 Motivo: Ausência comprovante segundo turno eleições 2016 Edital: 4.3.6 Título de Eleitor e comprovante da última

Leia mais

Direito Eleitoral. Das Mesas Receptoras. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Das Mesas Receptoras. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Das Mesas Receptoras Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral DAS MESAS RECEPTORAS CAPÍTULO II DAS MESAS RECEPTORAS Art. 119. A cada Seção Eleitoral corresponde

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UFABC 2017 CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA

PROCESSO DE ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UFABC 2017 CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA PROCESSO DE ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UFABC 2017 CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA Data: 12 e 13 de julho de 2017. Horário: das 9h às 21h. Local: Campus Santo André, situado à Avenida dos

Leia mais

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista Exercícios de Direito Eleitoral Analista 16. Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Alumínio SP Prova: Procurador Jurídico É proibido ao agente público a) nos três meses que antecedem a eleição e

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 01 DE 2016 VAGAS REMANESCENTES OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 01 DE 2016 VAGAS REMANESCENTES OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 01 DE 2016 VAGAS REMANESCENTES OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Campus do Ifes ofertante das vagas: Venda Nova do

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Registro de Candidatura Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Registro de Candidatura Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Registro de Candidatura Parte II Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Convenção de 20/07 a 05/08 Registro até as 19horas do dia 15/08 Idade Mínima Na data limite para o registro Na data

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo Fatec Jales

Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo Fatec Jales EDITAL FATEC JALES, PROF. JOSÉ CAMARGO, Nº 039 /2018, DE 05/07/2018 VAGAS REMANESCENTES PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DO ENSINO SUPERIOR O Diretor da Faculdade de Tecnologia Prof. José

Leia mais

Fatec Ipiranga - Pastor Enéas Tognini

Fatec Ipiranga - Pastor Enéas Tognini EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 03 / 2017 DE 23 DE MAIO DE 2017. VAGAS REMANESCENTES PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR. O Diretor da Faculdade de

Leia mais

ESMEC ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO ELEITORAL DISCIPLINA: FASES DO PROCESSO ELEITORAL

ESMEC ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO ELEITORAL DISCIPLINA: FASES DO PROCESSO ELEITORAL ESMEC ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO ELEITORAL DISCIPLINA: FASES DO PROCESSO ELEITORAL PROFESSOR EMMANUEL GIRÃO SUMÁRIO UNIDADE I ALISTAMENTO ELEITORAL...2

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Capacidade eleitoral passiva: condições de elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Capacidade eleitoral passiva: condições de elegibilidade. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Capacidade eleitoral passiva: condições de elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Condições de Elegibilidade CF, art. 14, 3º Nacionalidade brasileira Pleno

Leia mais