Guia ao aplicativo OSPF no CSS11000

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia ao aplicativo OSPF no CSS11000"

Transcrição

1 Guia ao aplicativo OSPF no CSS11000 Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Descrição Lista de tarefa de configuração de OSPF Configuração Comandos ospf globais Comandos da interface de OSPF Comandos OSPF show Informações Relacionadas Introdução O Open Shortest Path First (OSPF) é um protocolo de roteamento do estado do link a que mantenham um visualização local da cada área em cada roteador, e a qual um roteador possa ter uma relação anexada. Quando um OSPF Router vem acima, troca mensagens Hello Messages para descobrir seus vizinhos e (no caso de uma rede de área local (LAN)) elege designado e Backup Designated Router (DR e BDR). Nesta fase, grava seu estado nas estruturas vizinhas. Então, continua construir seu visualização local da área. Primeiramente, o roteador troca uma mensagem do sumário de base de dados com seus vizinhos imediatos. Estas mensagens são usadas para determinar que propagandas do estado do link (LSA) precise de ser pedido dos vizinhos. As respostas às requisições de estado do link (LSR) são as atualizações do estado do link (LSUs) que estão enviados até que o vizinho reconheça em um reconhecimento do estado do link. O processo de conseguir a sincronização entre todo o Roteadores em uma área é sabido como a convergência do roteamento. No caso de um LAN, a sincronização de base de dados ocorre entre o Roteadores e o DR e o BDR separadamente. Não há nenhuma troca do roteador para roteador a não ser com o DR ou o BDR, daqui o número de mensagens é reduzido consideravelmente. O OSPF apoia a noção do roteamento hierárquico. Por exemplo, um sistema autônomo é organizado nas áreas que contêm não mais do que 50 Router, e em uma área Backbone (área 0). A cada área deve conter pelo menos um roteador com uma relação na área Backbone. Além, a área Backbone deve ser conectada. Ou seja o Roteadores na área Backbone deve ser conectado diretamente pelos links na área Backbone ou por um enlace virtual que cruza uma área de trânsito. O OSPF é pretendido para o uso onde os clientes atualmente estão executando o OSPF como seu protocolo de roteamento e precisam o Content Services Switch do Content Services Switch (CSS) de participar na aprendizagem e no anúncio das rotas de OSPF.

2 Os seguintes são dois exemplos de quando os clientes executariam o OSPF no CSS: 1. Quando o CSS for usado em um transparente ou o ambiente do proxy cache onde é colocado no meio da rede e precisa de aprender rotas de volta aos clientes. 2. Em uma aplicação do Balanceamento de carga de firewall onde as rotas de firewall precisem de ser redistribuídas rio abaixo no domínio de OSPF do CSS. Antes de Começar Convenções Para obter mais informações sobre convenções de documento, consulte as Convenções de dicas técnicas Cisco. Pré-requisitos Não existem requisitos específicos para este documento. Componentes Utilizados Este documento não se restringe a versões de software e hardware específicas. As informações neste documento foram criadas a partir de dispositivos em um ambiente de laboratório específico. Todos os dispositivos utilizados neste documento foram iniciados com uma configuração (padrão) inicial. Se você estiver trabalhando em uma rede ativa, certifique-se de que entende o impacto potencial de qualquer comando antes de utilizá-lo. Descrição A aplicação CSS11000 do OSPF apoia o seguinte: 1. A capacidade para distribuir em uma única área entre outros OSPF Router (apoio das rotas inter-área). 2. A capacidade para distribuir nas áreas múltiplas entre OSPF Router (apoio da rota interárea). 3. Roteamento hierárquico através das áreas múltiplas. 4. Sumarização de rota entre áreas. 5. COMO o apoio do roteador limítrofe. 6. O apoio da área de stub. 7. Escapamento da rota do Routing Information Protocol (RIP). 8. Redistribuição de local, RASGO, estática, e rota de firewall no domínio de OSPF. 9. Autenticação simples. 10. Management Information Base (MIB) pela solicitação para comentários (RFC) Lista de tarefa de configuração de OSPF Execute as etapas abaixo para configurar o OSPF.

3 1. Configurar um OSPF Router ID. Recomenda-se que o endereço IP de Um ou Mais Servidores Cisco ICM NT da primeira interface de OSPF esteja usado. 2. Permita o OSPF. 3. Configurar uma área do OSPF. A área do backbone OSPF é criada à revelia. 4. Configurar o OSPF em uma interface IP. A relação é adicionada na área Backbone à revelia. 5. Permita o OSPF nessa relação. 6. Configurar a propaganda do Versatile Interface Processors (VIP) se necessário (emita o comando ospf advertise). Isto anunciará que rede/host para fora todas as interfaces de OSPF. 7. Configurar a redistribuição de rota no domínio de OSPF, se necessário. 8. Configurar a sumarização da área do OSPF, se necessário. Configuração Comandos ospf globais anuncie - Anuncia uma rota como o OSPF COMO direto externo todas as interfaces de OSPF. O tipo padrão é tipo2. Usado primeiramente para anunciar um VIP ou uma escala dos VIP em um domínio de OSPF. A sintaxe de comando é mostrada abaixo. beta-rules(config)# ospf advertise /32 optional sub commands Os comandos secundários do comando advertise incluem o seguinte:métrica - a métrica a anunciar.etiqueta - etiqueta de 32 bits a anunciar.type1 - Anuncie como o tipo-1 ASE (custos comparáveis à métrica OSPF). métrica - Varia de 1 a 15 e indica os custos relativos desta rota. Maior o custo, menos preferível a rota. O padrão é 1. etiqueta - Um campo de 32 bits anexado a cada rota externa. Isto não é usado pelo protocolo de OSPF próprio. Pode ser usado para comunicar no meio a informação COMO roteadores limítrofes. type1 - Expressado nas mesmas unidades que custos de interface de OSPF (isto é, em termos da métrica do estado do link). A métrica externa do Tipo 2 é um ordem de importância maior; toda a métrica do Tipo 2 é considerada maior do que o custo de qualquer trajeto interno ao COMO. Este parâmetro de configuração pode ser usado para mandar um domínio de OSPF preferir o type1 VIP sobre o tipo2.nota: O CSS deve ser configurado como um roteador do limite do sistema autônimo (ASB) antes de emitir o comando type1. área - Configura uma área do OSPF. À revelia, a área é configurada já. Você pode igualmente especificar uma área como sendo uma área de stub, como mostrado abaixo. beta-rules(config)# ospf area stub? Default-metric - A métrica para a rota padrão anunciou na área de stub.enviar-sumários - Propaga LSA sumário nesta área de stub.como-limite - Configura o CSS como um roteador ASB.Um ASB é um roteador que troque a informação de roteamento com o Roteadores que pertence a outros AS, tais como domínios do RASGO. Emita este comando anunciar VIP, local, Firewall, e rotas aprendidas do RASGO em um domínio de OSPF. padrão - Anuncia uma rota padrão como o ASE com o OSPF. As opções incluem a métrica, a etiqueta, e o type1 (o tipo2 é padrão). custos iguais - O número das rotas de custo igual OSPF pode usar-se. A escala é 1 a 15.

4 permita - Permite o OSPF globalmente. escala - Configura a sumarização de rota entre áreas do OSPF. beta-rules(config)# ospf range A área do OSPF contém as redes contíguas que você gostaria de anunciar a outras áreas. Você igualmente tem a capacidade para obstruir a propaganda de uma escala. Um exemplo é fornecido abaixo: beta-rules(config)# ospf range block redistribua - Anuncia rotas de outros protocolos com o OSPF. As opções incluem o seguinte:firewall - Anuncia rotas de firewall com o OSPF.local - Anuncia rotas local com o OSPF.rasgo - Anuncia rotas RIP com o OSPF.estático - Anuncia rotas estáticas com o OSPF. As opções secundárias são métricas, etiqueta, e type1. roteador-identificação - Configura o OSPF Router ID. Recomenda-se que você usa o endereço IP de Um ou Mais Servidores Cisco ICM NT da primeira interface de OSPF configurada. Comandos da interface de OSPF A sintaxe de comando é mostrada abaixo. beta-rules(config-circuit-ip[vlan ])# ospf? O comando options é mostrado abaixo. área - Configura a área do OSPF a que esta relação pertence. À revelia, uma interface de OSPF é já um membro da área de custo - Ajusta o custo de enviar um pacote nesta relação. Os custos padrão são 10. inoperante - Ajusta o intervalo de roteador inativo (nos segundos) para esta relação. É o número de segundos antes que os vizinhos do CSS o declararem para tragar, quando param de ouvir os pacotes Hello do CSS. O padrão é 40. permita - Permite o OSPF nesta relação. olá! - Ajusta o intervalo de hello (nos segundos) para esta relação. É o intervalo de tempo, nos segundos, entre os pacotes Hello que o CSS envia sobre à relação. O padrão é dez. conjuntos de senha a senha simples (um máximo de oito caráteres) para esta relação. A autenticação de senha simples guarda contra o Roteadores que junta-se inadvertidamente ao domínio de roteamento; cada roteador deve primeiramente ser configurado com suas senhas de redes anexa antes que possa participar no roteamento. A senha está no texto claro. votação - Ajusta o intervalo de votação (nos segundos) para esta relação. Se um roteador vizinho se tornou inativo (os pacotes Hello não estiveram vistos por segundos de RouterDeadInterval), a seguir pode ainda ser necessário enviar pacotes Hello ao vizinho inoperante. Estes pacotes Hello são enviados no intervalo de eleição de taxa reduzida, que deve ser muito maior do que o HelloInterval. O padrão é??. conjuntos de prioridades a prioridade do roteador. Quando dois Roteadores anexaram a uma rede ambos tentam transformar-se o DR, esse com a prioridade do roteador mais elevado tomam a precedência. Se há ainda um laço, o roteador com o roteador mais elevado ID toma a precedência. Um roteador cuja a prioridade do roteador seja ajustada a 0 é inelegível transformar-se DR na rede anexa. O padrão é 1.

5 retransmita - Ajusta o intervalo da retransmissão (nos segundos) para esta relação. É o número de segundos entre retransmissões de LSA, para as adjacências que pertencem a esta relação. É usado igualmente ao retransmitir pacotes de requisição de estado da descrição de base de dados e do link. Isto deve estar bem sobre o retardo round trip previsto entre todo o dois Roteadores na rede anexa. O ajuste deste valor deve ser conservador, ou as retransmissões desnecessárias resultarão. O padrão é cinco. retransmita - Ajusta o intervalo da retransmissão (nos segundos) para esta relação. É o número de segundos entre retransmissões de LSA, para as adjacências que pertencem a esta relação. É usado igualmente ao retransmitir pacotes de requisição de estado da descrição de base de dados e do link. Isto deve estar bem sobre o retardo round trip previsto entre todo o dois Roteadores na rede anexa. O ajuste deste valor deve ser conservador, ou as retransmissões desnecessárias resultarão. O padrão é 5. Comandos OSPF show A lista abaixo contém o exemplo de saída dos vários comandos show ospf. 1. o OSPF da mostra anuncia beta-rules# show ospf advertise OSPF Advertise Routes Entries: Advertise Routes Prefix : Advertise Routes Prefix Length : 32 Advertise Routes Metric : 1 Advertise Routes Type : asetype2 Advertise Routes Tag : 0 Nota: Na tela acima do comando show, um VIP com uma máscara de 32 bits é anunciado. Os padrões são usados para os outros parâmetros. 2. mostre áreas OSPF beta-rules# show ospf areas Area ID Type SPF Runs Routers Routers LSAs Summaries Transit N/A Stub Yes 3. mostre o ase OSPF beta-rules# show ospf ase Forwarding Link State ID Router ID Age T Tag Metric Address Nota: O tráfego de dados para o destino anunciado será enviado ao endereço de encaminhamento. Se o endereço de encaminhamento é ajustado a , o tráfego de dados estará enviado pelo contrário ao autor do LSA (isto é, o roteador ASB responsável). 4. mostre o OSPF global beta-rules# show ospf global OSPF Global Summary: Router ID: Admin Status: enabled

6 Area Border Router: FALSE AS Boundary Router: TRUE External LSAs : 2 LSA Sent : 8 LSA Received : 5 5. mostre relações OSPF beta-rules# show ospf interfaces OSPF Interface Summary: IP Address: Admin State: enabled Area: Type: broadcast State: BDR Priority: 1 DR: BDR: Hello: 10 Dead: 40 Transmit Delay: 1 Retransmit: 5 Cost: mostre o lsdb OSPF beta-rules# show ospf lsdb OSPF LSDB Summary: Area: Type: Router Link State ID: ADV Router: Age: 699 0x xdf5d Area: Type: Router Link State ID: ADV Router: Age: 706 0x xd565 Area: Type: Network Link State ID: ADV Router: Age: 706 0x xbd93 Area: Type: ASE Link State ID: ADV Router: Age: 114 0x xb51a Area: Type: ASE Link State ID: ADV Router: Age: 706 0x xa10b 7. mostre vizinhos OSPF beta-rules# show ospf neighbors Address Neighbor ID Prio State Type Rxmt_Q Full Dynamic 0 8. mostre a escala OSPF beta-rules# show ospf range

7 9. Area ID LsdbType Addr Range Mask Range Effect summarylink advertise o OSPF da mostra redistribui beta-rules# show ospf redistribute Redistribution via OSPF Summary: Static Routes Redistribution : RIP Routes Redistribution : Local Routes Redistribution : Firewall Routes Redistribution : 10. mostre o OSPF das rotas IP beta-rules# show ip routes ospf prefix/length next hop if type proto age metric / remote ospf 5 1 Informações Relacionadas Suporte técnico OSPF Guia de projeto de OSPF Suporte Técnico - Cisco Systems

O que o comando show ip ospf interface revela?

O que o comando show ip ospf interface revela? O que o comando show ip ospf interface revela? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Exemplo da estrutura de dados da interface Estado da interface Endereço IP e

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) OSPF Cronograma Introdução Encapsulamento de mensagens Protocolos Hello Algoritmo OSPF Distância administrativa Autenticação Configuração básica

Leia mais

Recursos de demanda de circuito OSPF

Recursos de demanda de circuito OSPF Recursos de demanda de circuito OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como o OSPF em um circuito de demanda é diferente de um circuito normal? Saudações periódicas

Leia mais

Os efeitos do endereço de encaminhamento na seleção de caminho de LSA tipo 5

Os efeitos do endereço de encaminhamento na seleção de caminho de LSA tipo 5 Os efeitos do endereço de encaminhamento na seleção de caminho de LSA tipo 5 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Convenções Componentes Utilizados Como os endereços de encaminhamento LSA tipo 5

Leia mais

Configurações iniciais para o OSPF em um enlace ponto a ponto

Configurações iniciais para o OSPF em um enlace ponto a ponto iniciais para o OSPF em um enlace ponto a ponto Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções OSPF sobre um link de ponto a ponto com os endereços IP de Um ou Mais Servidores

Leia mais

Problema de Roteamento comum com Endereço de Encaminhamento do OSPF

Problema de Roteamento comum com Endereço de Encaminhamento do OSPF Problema de Roteamento comum com Endereço de Encaminhamento do OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Descrição do endereço de encaminhamento OSPF Problema de

Leia mais

Como o OSPF gera as rotas padrão?

Como o OSPF gera as rotas padrão? Como o OSPF gera as rotas padrão? Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Tipos de áreas OSPF Áreas normais Áreas de stub e totalmente stub NSSAs Informações

Leia mais

Capítulo 8: OSPF de Área Única

Capítulo 8: OSPF de Área Única Capítulo 8: OSPF de Área Única Protocolos de roteamento 1 Capítulo 8 8.1 Características do OSPF 8.2 Configuração da área única do OSPFv2 8.3 Configurar OSPFv3 de área única 2 Capítulo 8: Objetivos 3 8.1

Leia mais

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de sub-rede

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de sub-rede Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de sub-rede Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Verifique

Leia mais

Configurar OSPFv3 como o protocolo PE-CE com técnicas de prevenção do laço

Configurar OSPFv3 como o protocolo PE-CE com técnicas de prevenção do laço Configurar OSPFv3 como o protocolo PE-CE com técnicas de prevenção do laço Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configuração

Leia mais

Como o OSPF propaga as rotas externas em áreas múltiplas

Como o OSPF propaga as rotas externas em áreas múltiplas Como o OSPF propaga as rotas externas em áreas múltiplas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Examine a base

Leia mais

OSPF Open Shortest Path First

OSPF Open Shortest Path First OSPF Open Shortest Path First Daniel Gurgel CCNP CCDP CCIP RHCE gurgel@secrel.net.br OSPF Visão Geral Cria uma relação com vizinhos através da troca (envia e recebe) de pacotes hello (224.0.0.5) Os roteadores

Leia mais

Que são áreas do OSPF e enlaces virtuais?

Que são áreas do OSPF e enlaces virtuais? Que são áreas do OSPF e enlaces virtuais? Índice Introdução O que são áreas, áreas stub e áreas de não muito stub? Definir uma área de stub Defina uma área totalmente de stub Definir uma área de não muito

Leia mais

Roteadores OSPF conectados por um enlace ponto-a-ponto numerado

Roteadores OSPF conectados por um enlace ponto-a-ponto numerado Roteadores OSPF conectados por um enlace ponto-a-ponto numerado Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Examine

Leia mais

Vazamento de rota em redes MPLS/VPN

Vazamento de rota em redes MPLS/VPN Vazamento de rota em redes MPLS/VPN Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Vazamento de rota de uma tabela de roteamento global em um VRF e vazamento de

Leia mais

Projetando redes de discagem do provedor de serviços da larga escala com OSPF

Projetando redes de discagem do provedor de serviços da larga escala com OSPF Projetando redes de discagem do provedor de serviços da larga escala com OSPF Índice Introdução Topologia de rede Conjuntos de dialup ISP Conjunto estático Conjunto central Projeto do Dialup com um pool

Leia mais

Configurações iniciais para OSPF sobre meios de transmissão

Configurações iniciais para OSPF sobre meios de transmissão Configurações iniciais para OSPF sobre meios de transmissão Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações

Leia mais

Ligue LSA (tipo 8 LSA) e Intra-Área-prefixo (tipo 9 LSA)

Ligue LSA (tipo 8 LSA) e Intra-Área-prefixo (tipo 9 LSA) Ligue LSA (tipo 8 LSA) e Intra-Área-prefixo (tipo 9 LSA) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting

Leia mais

Open Shortest Path First (OSPF)

Open Shortest Path First (OSPF) Open Shortest Path First (OSPF) Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Protocolo de roteamento baseado em estado de enlace, padronizado na RFC 2328 Criado para solucionar as deficiências do RIP Roteadores

Leia mais

OSPF. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved.

OSPF. Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11. ITE PC v4.0 Chapter Cisco Systems, Inc. All rights reserved. OSPF Protocolos e Conceitos de Roteamento Capítulo 11 1 Objetivos Descrever os recursos fundamentais e básicos do OSPF Identificar e aplicar comandos básicos de configuração do OSPF Descrever, modificar

Leia mais

OSPF como técnicas do protocolo e da Laçoprevenção PE-CE no exemplo da configuração de VPN MPLS L3

OSPF como técnicas do protocolo e da Laçoprevenção PE-CE no exemplo da configuração de VPN MPLS L3 OSPF como técnicas do protocolo e da Laçoprevenção PE-CE no exemplo da configuração de VPN MPLS L3 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama

Leia mais

Laço/roteamento subótimo do roteamento OSPF entre o Cisco IOS e o NXOS para o exemplo de configuração das rotas externas

Laço/roteamento subótimo do roteamento OSPF entre o Cisco IOS e o NXOS para o exemplo de configuração das rotas externas Laço/roteamento subótimo do roteamento OSPF entre o Cisco IOS e o NXOS para o exemplo de configuração das rotas externas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de

Leia mais

Aula 13 Roteamento Dinâmico com Protocolos Link-State (Protocolo OSPF)

Aula 13 Roteamento Dinâmico com Protocolos Link-State (Protocolo OSPF) Disciplina: Dispositivos de Rede I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 3º Semestre Aula 13 Roteamento Dinâmico com Protocolos Link-State (Protocolo OSPF) 2014/1 Roteiro de Aula Introdução Funcionamento

Leia mais

OSPF com exemplo de configuração da adjacência da Multi-área

OSPF com exemplo de configuração da adjacência da Multi-área OSPF com exemplo de configuração da adjacência da Multi-área Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações inicial R1

Leia mais

Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered

Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções O que é uma interface sem número? IP e IP sem número Exemplos de configuração

Leia mais

Formação para Sistemas Autônomos OSPF. Formação para Sistemas Autônomos

Formação para Sistemas Autônomos OSPF. Formação para Sistemas Autônomos OSPF Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode Você

Leia mais

Licença de uso do material

Licença de uso do material Curso BCOP OSPF Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Impedindo IDs duplicados de roteadores EIGRO

Impedindo IDs duplicados de roteadores EIGRO Impedindo IDs duplicados de roteadores EIGRO Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Problema Diagrama de Rede Configurações comandos show Solução Informações Relacionadas

Leia mais

Configurar o comportamento do comando external da distância OSPF

Configurar o comportamento do comando external da distância OSPF Configurar o comportamento do comando external da distância OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar

Leia mais

ROUTER. Alberto Felipe Friderichs Barros

ROUTER. Alberto Felipe Friderichs Barros ROUTER Alberto Felipe Friderichs Barros Router Um roteador é um dispositivo que provê a comunicação entre duas ou mais LAN s, gerencia o tráfego de uma rede local e controla o acesso aos seus dados, de

Leia mais

Configurar a redistribuição de rotas do Internal BGP no IGP

Configurar a redistribuição de rotas do Internal BGP no IGP Configurar a redistribuição de rotas do Internal BGP no IGP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Diagrama de Rede Configurações OSPF EIGRP RIP Troubleshooting Introdução

Leia mais

Troubleshooting complexo do Mensagem de Erro OSPF

Troubleshooting complexo do Mensagem de Erro OSPF Troubleshooting complexo do Mensagem de Erro OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Problemas Problema 1 Problema 2 Problema 3 Soluções Solução da

Leia mais

Exemplo de configuração do cálculo da rota do Tipo 5 OSPF

Exemplo de configuração do cálculo da rota do Tipo 5 OSPF Exemplo de configuração do cálculo da rota do Tipo 5 OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Envie

Leia mais

IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 1

IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 1 IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 1 IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 2 Roteamento Estático 1 Rotas Estáticas a Rotas Flutuantes

Leia mais

Índice. Introdução. Para usar o Output Interpreter, você deve ser um cliente registrado, estar conectado e ter o JavaScript ativado.

Índice. Introdução. Para usar o Output Interpreter, você deve ser um cliente registrado, estar conectado e ter o JavaScript ativado. Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Razão 1: Incompatibilidade de tipo de rede Solução Razão 2: Atribuição de endereço errado na instalação do link serial dual

Leia mais

Roteamento subótimo ao redistribuir entre processos de OSPF

Roteamento subótimo ao redistribuir entre processos de OSPF Roteamento subótimo ao redistribuir entre processos de OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Problema Por que ocorre este problema? Soluções Solução 1 Solução

Leia mais

Configurando um Gateway de Último Recurso Usando Comandos IP

Configurando um Gateway de Último Recurso Usando Comandos IP Configurando um Gateway de Último Recurso Usando Comandos IP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções ip default-gateway ip default-network Embandeire uma rede padrão

Leia mais

Compreenda OSPFv3 COMO o cálculo externo da rota LSA

Compreenda OSPFv3 COMO o cálculo externo da rota LSA Compreenda OSPFv3 COMO o cálculo externo da rota LSA Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Métrica

Leia mais

Capítulo 3 - Sumário. Tipos de Rotas (Diretas, Estáticas e Dinâmicas) Protocolos de Roteamento (RIP, OSPF e BGP)

Capítulo 3 - Sumário. Tipos de Rotas (Diretas, Estáticas e Dinâmicas) Protocolos de Roteamento (RIP, OSPF e BGP) 1 Capítulo 3 - Sumário - Conceitos Tipos de Rotas (Diretas, Estáticas e Dinâmicas) Rotas Default Sumarização de Rotas Algoritmos de Roteamento Protocolos de Roteamento (RIP, OSPF e BGP) 2 ROTA é um caminho

Leia mais

O Protocolo RIPv2. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES.

O Protocolo RIPv2. Prof. José Gonçalves. Departamento de Informática UFES. O Protocolo RIPv2 Prof. José Gonçalves Departamento de Informática UFES zegonc@inf.ufes.br RIPv2 Routing Information Protocol Version 2 Definido na RFC 1723 e suplementado nas RFC s 1721 e 1722. Estende

Leia mais

Exemplo de configuração do enlace virtual OSPFv3

Exemplo de configuração do enlace virtual OSPFv3 Exemplo de configuração do enlace virtual OSPFv3 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Informações

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação Teórica. Para a elaboração deste trabalho pode consultar, entre outra, a seguinte bibliografia:

3ª Ficha de Avaliação Teórica. Para a elaboração deste trabalho pode consultar, entre outra, a seguinte bibliografia: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Internet (RI) 2017/2018 LEIC, LEETC, LEIM, LEIRT, MEIC, MEET, MERCM

Leia mais

OSPFv3 Open Shortest Path First para redes IPv6

OSPFv3 Open Shortest Path First para redes IPv6 OSPFv3 Open Shortest Path First para redes IPv6 Daniel Gurgel CCNP CCDP CCIP RHCE gurgel@secrel.net.br Como OSPF funciona? OSPF é um protocolo de roteamento link-state, ou seja, ele toma as suas decisões

Leia mais

Compreendendo o Cisco Express Forwarding (CEF)

Compreendendo o Cisco Express Forwarding (CEF) Compreendendo o Cisco Express Forwarding (CEF) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Visão geral Operações de CEF Atualizando as Tabelas de GRP Routing Encaminhamento

Leia mais

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços - italo@dcc.ufba.br Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia,

Leia mais

Laboratório Configuração do OSPFv2 Multiárea

Laboratório Configuração do OSPFv2 Multiárea Topologia Tabela de Endereçamento Dispositivo Interface Endereço IP Máscara de Sub-Rede R1 Lo0 209.165.200.225 255.255.255.252 Lo1 192.168.1.1 255.255.255.0 Lo2 192.168.2.1 255.255.255.0 S0/0/0 (DCE) 192.168.12.1

Leia mais

Problemas vizinhos ao OSPF explicados

Problemas vizinhos ao OSPF explicados Problemas vizinhos ao OSPF explicados Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Adjacências Estados do vizinho Nenhum estado revelado Vizinho no estado inativo Vizinho

Leia mais

Compreendendo o atributo BGP MED

Compreendendo o atributo BGP MED Compreendendo o atributo BGP MED Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Casos Práticos Cenário 1 Cenário 2 Informações Relacionadas Introdução A finalidade deste

Leia mais

Capítulo 4: Conceitos de Roteamento

Capítulo 4: Conceitos de Roteamento Capítulo 4: Conceitos de Roteamento Protocolos de roteamento 1 Capítulo 4 4.0 Conceitos de Roteamento 4.1 Configuração inicial de um roteador 4.2 Decisões de roteamento 4.3 Operação de roteamento 4.4 Resumo

Leia mais

Configuração de exemplo para OSPFv3

Configuração de exemplo para OSPFv3 Configuração de exemplo para OSPFv3 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configuração Verificar Troubleshooting Informações Relacionadas

Leia mais

Pesquisando defeitos ID do roteador duplicado com OSPF

Pesquisando defeitos ID do roteador duplicado com OSPF Pesquisando defeitos ID do roteador duplicado com OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções ID de Roteador Transmissão de valores Problema

Leia mais

Compartilhamento de carga com o BGP no ambientes únicos e multihomed: Configurações de exemplo

Compartilhamento de carga com o BGP no ambientes únicos e multihomed: Configurações de exemplo Compartilhamento de carga com o BGP no ambientes únicos e multihomed: Configurações de exemplo Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Compartilhamento de carga com

Leia mais

3º Semestre. Aula 02 Introdução Roteamento

3º Semestre. Aula 02 Introdução Roteamento Disciplina: Dispositivos de Redes I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 3º Semestre Aula 02 Introdução Roteamento 2014/1 Roteiro de Aula O que é Roteamento? IP X Protocolos de Roteamento Roteamento Direto

Leia mais

A informação neste documento é baseada na versão do Cisco IOS 15.0(1)S e na versão do Cisco IOS XR.

A informação neste documento é baseada na versão do Cisco IOS 15.0(1)S e na versão do Cisco IOS XR. Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Rotas local do Cisco IOS Rotas manualmente configuradas do host Rotas local do Cisco IOS XR Roteamento da Multi-topologia Conclusão Introdução

Leia mais

Rotas estáticas do implementar para o exemplo de configuração do IPv6

Rotas estáticas do implementar para o exemplo de configuração do IPv6 Rotas estáticas do implementar para o exemplo de configuração do IPv6 Índice Introdução Pré-requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Informações

Leia mais

Troubleshooting de OSPF

Troubleshooting de OSPF Troubleshooting de OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Fluxograma principal Pesquise defeitos estados do vizinho OSPF Pesquise defeitos a tabela de roteamento

Leia mais

Como Evitar Loops de Roteamento ao Usar NAT Dinâmico

Como Evitar Loops de Roteamento ao Usar NAT Dinâmico Como Evitar Loops de Roteamento ao Usar NAT Dinâmico Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Diagrama de Rede Convenções Cenário de exemplo Informações Relacionadas Introdução

Leia mais

Anycast RP usando PIM (nexos)

Anycast RP usando PIM (nexos) Anycast RP usando PIM (nexos) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Processo de registro Configurações running relevantes Relevante debuga Informações Relacionadas

Leia mais

Configurando a autenticação OSPF em um enlace virtual

Configurando a autenticação OSPF em um enlace virtual Configurando a autenticação OSPF em um enlace virtual Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Exemplo do emissor

Leia mais

Pesquisando defeitos loop de roteamento do Cisco Express Forwarding

Pesquisando defeitos loop de roteamento do Cisco Express Forwarding Pesquisando defeitos loop de roteamento do Cisco Express Forwarding Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Diagrama de Rede Problema Troubleshooting Solução Informações

Leia mais

Redes. DIEGO BARCELOS RODRIGUES Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Redes. DIEGO BARCELOS RODRIGUES Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim Redes DIEGO BARCELOS RODRIGUES dbarcelos@ifes.edu.br 1 Agenda Correção do Trabalho de Casa Exercício Ponto Extra Roteamento o Estático o Dinâmico 2 Exercício Valendo Ponto Extra Utilize VLSM para distribuir

Leia mais

Visão geral do vazamento de rota de IS-IS

Visão geral do vazamento de rota de IS-IS Visão geral do vazamento de rota de IS-IS Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Que é vazamento de rota? Como posso usar o vazamento de rota? Como fazer para configurar

Leia mais

O que é a distância administrativa?

O que é a distância administrativa? O que é a distância administrativa? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Selecione o Melhor Caminho Tabela de Valor de Distância Padrão Outras Aplicações da Distância

Leia mais

Understanding Redistribution of OSPF Routes into BGP

Understanding Redistribution of OSPF Routes into BGP Understanding Redistribution of OSPF Routes into BGP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Instalação de rede Redistribuição de apenas rotas internas OSPF (Intra-área

Leia mais

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP

CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP Cronograma Introdução Formato da mensagem e características do RIP Operação do RIP Habilitando o RIP Verificando, identificando e resolvendo

Leia mais

Protocolos de Roteamento Dinâmico (Vetor de Distância)

Protocolos de Roteamento Dinâmico (Vetor de Distância) Protocolos de Roteamento Dinâmico (Vetor de Distância) Profª Ana Lúcia L Rodrigues Wiggers 2009, Cisco Systems, Inc. All rights reserved. Profª Ana Lúcia Rodrigues Wiggers 1 Protocolo de roteamento Dinâmico

Leia mais

Exemplo de configuração do refletor da rota de BGP do IPv6

Exemplo de configuração do refletor da rota de BGP do IPv6 Exemplo de configuração do refletor da rota de BGP do IPv6 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações de exemplo Verificar Informações

Leia mais

What Do EIGRP "Not On Common Subnet" Messages Mean?

What Do EIGRP Not On Common Subnet Messages Mean? What Do EIGRP "Not On Common Subnet" Messages Mean? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Não

Leia mais

Capítulo 6: Roteamento Estático. Protocolos de roteamento

Capítulo 6: Roteamento Estático. Protocolos de roteamento Capítulo 6: Roteamento Estático Protocolos de roteamento 1 Capítulo 6 6.1 Implementação de roteamento estático 6.2 Configurar rotas estáticas e padrão 6.3 Revisão de CIDR e de VLSM 6.4 Configurar rotas

Leia mais

Configurar o Default-route no EIGRP

Configurar o Default-route no EIGRP Configurar o Default-route no EIGRP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Diagrama de Rede Configuração R1 R2 R3 Método 1. Use a rota padrão e a redistribução Método

Leia mais

Roteamento Estático. Protocolos de roteamento. Capítulo 6 do CCNA2

Roteamento Estático. Protocolos de roteamento. Capítulo 6 do CCNA2 Roteamento Estático Capítulo 6 do CCNA2 Protocolos de roteamento 1 Capítulo 6 6.1 Implementação de roteamento estático 6.2 Configuração de rotas estáticas e padrão 6.3 Revisão de CIDR e de VLSM 6.4 Configuração

Leia mais

O Mensagem de Erro e os vizinhos EIGRP/OSPF/BGP de não-sincronização de "%TUN-5-RECURDOWN" sobre um túnel GRE

O Mensagem de Erro e os vizinhos EIGRP/OSPF/BGP de não-sincronização de %TUN-5-RECURDOWN sobre um túnel GRE O Mensagem de Erro e os vizinhos EIGRP/OSPF/BGP de não-sincronização de "%TUN-5-REUROWN" sobre um túnel GRE Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos omponentes Utilizados onvenções iagrama de Rede onfigurações

Leia mais

Configurar a característica da preferência local do IPv6 BGP

Configurar a característica da preferência local do IPv6 BGP Configurar a característica da preferência local do IPv6 BGP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações

Leia mais

Redistribuindo Protocolos de Roteamento

Redistribuindo Protocolos de Roteamento Redistribuindo Protocolos de Roteamento Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Métricas Distância Administrativa Sintaxe e Exemplos de Configuração de Redistribuição

Leia mais

Roteamento AS e OSPF. AS Autonomous System

Roteamento AS e OSPF. AS Autonomous System Roteamento AS e OSPF Prof. Alexandre Beletti AS Autonomous System Como cada rede é independente, todas elas podem usar diferentes algoritmos. Por serem independentes umas das outras, com frequência cada

Leia mais

Configurando o recurso BGP Local-AS

Configurando o recurso BGP Local-AS Configurando o recurso BGP Local-AS Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Sintaxe do comando Convenções Informações de Apoio Configurar Diagramas da rede Configurações Verificar

Leia mais

Configurar o OSPF para filtrar o Tipo 5 LSA

Configurar o OSPF para filtrar o Tipo 5 LSA Configurar o OSPF para filtrar o Tipo 5 LSA Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações inicial Opções de filtro Distribua

Leia mais

Enlace virtual de OSPF

Enlace virtual de OSPF Enlace virtual de OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Como o enlace virtual se opera Calcule o caminho mais curto

Leia mais

BGP Border Gateway Protocol

BGP Border Gateway Protocol BGP Border Gateway Protocol Introdução O BGP (Border Gateway Protocol) é um EGP (Exterior Gateway Protocol) usado para a troca de informações de roteamento entre sistemas autônomos, como os ISPs, as empresas

Leia mais

RIP OSPF. Características do OSPF. Características do OSPF. Funcionamento do OSPF. Funcionamento do OSPF

RIP OSPF. Características do OSPF. Características do OSPF. Funcionamento do OSPF. Funcionamento do OSPF OSPF & mospf Visão Geral do Protocolo Escopo da Apresentação Introdução - Protocolos de roteamento - Tipos de protocolos - Histórico do protocolos de roteamento (RIP e suas características) OSPF MOSPF

Leia mais

Use uma rota estática para a interface Null0 para prevenção de loop

Use uma rota estática para a interface Null0 para prevenção de loop Use uma rota estática para a interface Null0 para prevenção de loop Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Sintaxe do comando Exemplo Informações Relacionadas Introdução

Leia mais

O ASA libera um exemplo de configuração de realces OSPF

O ASA libera um exemplo de configuração de realces OSPF O ASA libera um exemplo de configuração de 9.2.1 realces OSPF Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Diagrama de Rede Configurações Apoio OSPF para hellos rápidos

Leia mais

LSA externo com sub-redes de sobreposição no OSPF

LSA externo com sub-redes de sobreposição no OSPF LSA externo com sub-redes de sobreposição no OSPF Índice Introdução Saída do LSA externo Exemplo 1: Duas rotas diferentes com o mesmo número de rede externo Exemplo 2: LSA retirado Exemplo 3: LSA novo

Leia mais

Exemplo de configuração do ISDN - IP

Exemplo de configuração do ISDN - IP Exemplo de configuração do ISDN - IP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Explicação da configuração C2503 Explicação

Leia mais

Administração de Redes 2016/17. Open Shortest Path First (OSPF)

Administração de Redes 2016/17. Open Shortest Path First (OSPF) Administração de Redes 2016/17 Open Shortest Path First (OSPF) 1 Open Shortest Path First (OSPF) Protocolo de estado das ligações (link state LS) Convergência mais rápida que os de vectores de distâncias

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. ROTEAMENTO...3 1.1 Introdução... 3 1.2 O roteamento e seus componentes... 3 1.3 Tabelas de roteamento... 3 1.4 Protocolos de roteamento... 3

Leia mais

Roteamento Prof. Pedro Filho

Roteamento Prof. Pedro Filho Roteamento Prof. Pedro Filho Definição Dispositivo intermediário de rede projetado para realizar switching e roteamento de pacotes O roteador atua apenas na camada 3 (rede) Dentre as tecnologias que podem

Leia mais

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet.

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet. Proxy ARP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como o Proxy ARP Funciona? Diagrama de Rede Vantagens do Proxy ARP Desvantagens do Proxy ARP Introdução Este documento

Leia mais

GRE sobre o IPsec com o EIGRP a distribuir com um exemplo de configuração do hub e das sites remoto múltiplo

GRE sobre o IPsec com o EIGRP a distribuir com um exemplo de configuração do hub e das sites remoto múltiplo GRE sobre o IPsec com o EIGRP a distribuir com um exemplo de configuração do hub e das sites remoto múltiplo Índice Introdução Pré-requisitos Pré-requisitos Componentes Utilizados Convenções Diagrama de

Leia mais

Como o roteador trabalha?

Como o roteador trabalha? Roteamento IPv6 Como o roteador trabalha? Ex.: 1.O roteador recebe um quadro Ethernet; 2.Verifica a informação do Ethertype que indica que o protocolo da camada superior transportado é IPv6; 3.O cabeçalho

Leia mais

Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA

Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA Sede em Duque de Caxias / RJ Filial em São João de Meriti / RJ Foco exclusivo fornecimento de links dedicados a empresas. Sempre com

Leia mais

Configurando uma VPN MPLS básica

Configurando uma VPN MPLS básica Configurando uma VPN MPLS básica Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Configurar Diagrama de Rede Procedimentos de configuração Configurações

Leia mais

Como Utilizar o HSRP para Fornecer Redundância em uma Rede BGP Multihomed

Como Utilizar o HSRP para Fornecer Redundância em uma Rede BGP Multihomed Como Utilizar o HSRP para Fornecer Redundância em uma Rede BGP Multihomed Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Informações Complementares Configurar Diagrama de Rede

Leia mais

Má combinação do salto seguinte e de rotas BGP Nota Técnica inativa

Má combinação do salto seguinte e de rotas BGP Nota Técnica inativa Má combinação do salto seguinte e de rotas BGP Nota Técnica inativa Índice Introdução Rotas e má combinação inativas do salto seguinte Topologia de exemplo Mostre saídas Suprima rotas inativas na configuração

Leia mais

Exemplo de configuração para autenticação em RIPv2

Exemplo de configuração para autenticação em RIPv2 Exemplo de configuração para autenticação em RIPv2 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações Configurando

Leia mais

Configurando uma VPN MPLS Básica

Configurando uma VPN MPLS Básica Configurando uma VPN MPLS Básica Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Produtos Relacionados Convenções Configurar Diagrama de Rede Procedimentos de Configuração Configurações

Leia mais

Compreendendo a agregação de rota no BGP

Compreendendo a agregação de rota no BGP Compreendendo a agregação de rota no BGP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Diagrama de Rede Agregado sem o argumento do recurso Agregado com o argumento do recurso

Leia mais

Compreendendo o endereço local de link do IPv6

Compreendendo o endereço local de link do IPv6 Compreendendo o endereço local de link do IPv6 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Verificando a configuração

Leia mais

Configurar o buraco negro provocado telecontrole do IPV6 com IPv6 BGP

Configurar o buraco negro provocado telecontrole do IPV6 com IPv6 BGP Configurar o buraco negro provocado telecontrole do IPV6 com IPv6 BGP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configuração relevante

Leia mais