LISTA DE EXERCÍCIOS RESOLVIDA (07/04/2017)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA DE EXERCÍCIOS RESOLVIDA (07/04/2017)"

Transcrição

1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES Profª Elisa Rodrigues LISTA DE EXERCÍCIOS RESOLVIDA (07/04/2017) Aula 1 - Conceitos básicos sobre SO e Linux 1. Qual é o objetivo de um sistema operacional? O sistema operacional tem como objetivo controlar todas as atividades de um computador, ou seja, ele é o responsável pelo gerenciamento, funcionamento e execução de todos os programas. Ex: Windows, Linux, UNIX e MacOS. 2. Quais são as diferenças entre os sistemas operacionais? Os sistemas operacionais se diferenciam pelo modo como eles trabalham e por características específicas. O UNIX, por exemplo, possui a característica única de permitir que o usuário acrescente ou remova partes do sistema operacional, a fim de adaptá-lo as suas necessidades. Isso é útil por exemplo, em implementações onde as unidades de disco têm capacidade limitada. 3. O sistema operacional UNIX foi projetado com qual finalidade? Inicialmente, o UNIX foi projetado para fornecer um ambiente para programação. Em seguida, começou a ser usado por usuários da área comercial, científica e industrial para executar programas a fim de ajudálos no trabalho. Isso fez com que surgissem dezenas de implementações do UNIX básico que foram adaptadas para computadores específicos. 4. Quais são as principais características do sistema operacional UNIX? Multitarefa: executa mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Por exemplo, executar programas, controlar periféricos, gerenciar performance, compilar programas, editar arquivos, etc. Multiusuário: gerencia vários usuários simultaneamente, ou seja, o pedido de vários usuários, para evitar interferências e atribuir prioridades para acesso ao mesmo arquivo ou recurso. Portável: o código do UNIX é fácil de ser modificado para implementá-lo em outro computador. Esta é a principal razão para a sua grande aceitação. Sistema de arquivos hierárquico: permite fácil deslocamento entre os arquivos. 5. Qual é a estrutura do sistema operacional UNIX? Aplicativos de usuários Programas do sistema Kernel Hardware Shell GUI (ambiente gráfico)

2 6. O que é kernel e qual é a sua função? O kernel é o núcleo do sistema operacional UNIX e tem como função planejar as tarefas, administrar o armazenamento de dados, agendar processos, gerenciar a memória, controlar o acesso a arquivos e dispositivos de hardware. O kernel relaciona-se diretamente com o hardware e é executado num espaço de memória privilegiado. 7. O que são programas do sistema? São aplicações que executam em espaços de memória não privilegiados e que fazem a interface entre o usuário e o kernel. Ex: Shell Bourne, Shell C, KDE e Gnome. 8. O que é shell e qual sua função? Shell é um ambiente que permite que o usuário digite comandos que são interpretados e transferidos ao kernel. O shell é uma conexão fácil entre o usuário e o kernel. 9. O que é sistema de arquivos? Sistema de arquivos é um dos principais componentes de um sistema operacional. Ele descreve o tipo e a organização dos dados gravados em um disco. 10. Qual sistema de arquivos é utilizado pelo UNIX? O UNIX utiliza o sistema de arquivos hierárquico (árvore invertida). Esse sistema de arquivos utiliza intensivamente o conceito de arquivo, ou seja, quase todos os dispositivos são tratados como arquivos e seu acesso é obtido mediante a utilização das chamadas de sistema: open, read, write e close. 11. Sabemos que o kernel do Linux e outros sistemas operacionais (como BSD, OpenSolaris, FreeBSD, MacOS, etc.) são baseados no UNIX, ou seja, são sistemas operacionais do tipo UNIX. No entanto, existem algumas diferenças entre o Linux, por exemplo, e o sistema operacional UNIX, quais são elas? Linux: sistema operacional mais popular para desktops, de código aberto e distribuído gratuitamente. UNIX: sistema operacional proprietário mais usado em computadores de grande porte e alto desempenho. Aula 2 - Gerenciamento de usuários 12. Uma das características do sistema operacional UNIX é ser multiusuário, ou seja, permitir o acesso de diversos usuários simultaneamente. Essa característica gera algumas necessidades, quais são elas? Um sistema operacional multiusuário precisa controlar o acesso dos usuários ao computador e gerenciar os pedidos feitos para impedir interferências e atribuir prioridades a cada um deles. 13. Quais as diferenças entre os tipos de usuário de um sistema operacional do tipo UNIX? Super usuário (root): administrador do sistema operacional e não possui restrições. Usuário comum: possui conta com direitos limitados para utilização do SO. Usuário do sistema: não precisam estar logados para controlar alguns serviços.

3 14. Quais são os mecanismos usados pelo sistema operacional para lidar o com modo multiusuário? Sistema de autenticação para identificação de cada usuário. Sistema de arquivos com permissões e propriedades sobre arquivos. Proteção de memória que impede que um processo de usuário acesse dados ou interfira em outro processo. 15. Como funciona a autenticação de usuários no UNIX? Todo usuário possui um espaço no disco onde armazena dados e executa tarefas. Para iniciar uma sessão é necessário um login e uma senha. No UNIX cada arquivo tem um dono e permissões de uso bem definidas, o que torna ele um sistema operacional seguro. 16. Por que é recomendado a criação de uma conta para cada usuário no UNIX? Para permitir ou restringir o acesso aos recursos do sistema. Assim cada usuário tem seu próprios diretórios, personaliza seu desktop, tem atalhos e configurações para seus programas preferidos, etc. Mesmo que só uma pessoa use o computador, não é recomendável usar o usuário root (administrador do sistema) por questões de segurança ou incidentes. No entanto, para criar, gerenciar ou eliminar contas de usuários é necessário estar logado como usuário root (ou outro usuário com privilégios de administrador). 17. Como o sistema operacional lida com contas de usuário? Em geral, cada conta fica armazenada em um arquivo de nome passwd localizado dentro do diretório /etc/passwd. Este arquivo contém os dados do usuário (nome de login e senha, entre outros). A senha deve ser diferente do nome de login, entre 6 ou 8 caracteres, no mínimo 2 letras. 18. Qual é o símbolo de prompt do sistema para: Usuário comum do Shell Bourne: $ Usuário comum do Shell C: % Administrador do sistema (root): # 19. Quais são os comandos Linux para: Alterar senha: passwd. Finalizar sessão: logout ou exit. Criar usuários: adduser. Excluir usuários: userdel. Aula 3 - Gerenciamento de processos 20. O que é um processo dentro do contexto de sistemas operacionais? Processo é a forma de representar uma tarefa em execução que podem ser controladas pelo usuário, por um aplicativo ou pelo sistema operacional, mas nem todas são relacionadas diretamente a algum aplicativo. São os processos que utilizam os recursos do computador (memória, processador, E/S, etc.) e mantêm o funcionamento do sistema, ou seja, gerenciamento de redes, memória, disco, checagem de antivírus, etc.

4 21. Em um ambiente multitarefa como o UNIX, os aplicativos são processos separados que podem rodar simultaneamente, porém um aplicativo também pode ter vários processos. Além disso, um processo não necessariamente está relacionado a um aplicativo. Considerando essas afirmações cite exemplos de diferentes processos. Aplicativos como navegador, editor de texto, sistema de banco de dados, etc. Cada aba de um navegador. Programas de sistema. 22. Quais são os componentes de um processo? Programa executável. Dados do programa. Pilha de execução. Espaço de endereçamento (localização) na memória principal. Atributos de segurança (conjunto de permissões). Indicação do estado do processador representado pelo conteúdo dos registradores (se o processo estiver em execução), memória física de endereçamento (caso contrário). 23. O computador não pode ser ocupado por todos os processos ao mesmo tempo. E o responsável por controlar a competição entre os processos para o acesso aos recursos é o sistema operacional. Isso é feito separando os processos de acordo com seu estado. Quais são os possíveis estados de um processo de maneira geral para os sistemas operacionais? Não-submetido: o processo ainda não foi submetido a CPU. Ex: arquivo executável que está no HD. Suspenso: processo já submetido, aguardando entrada de dados. Pronto: o processo já foi submetido e está pronto para receber a CPU, porém aguarda o controle da CPU dado pelo escalonamento de processo. Executando: o código está sendo processado. Se ocorrer uma E/S o processo é colocado no estado de espera e outro processo pronto será executado. Espera: processo colocado na fila de espera de E/S (mais lento). Demais processo prontos podem usar a CPU. Completo: neste estado temos a finalização do processo. 24. Como um processo transita de um estado para o outro? 1. programa submetido Não-submetido Suspenso Completo 2. programa iniciado 3. processo tem acesso a CPU 5. programa termina Pronto Executando 4. processo solicita um evento como E/S Espera

5 25. Quais são os estados de processo do sistema operacional Linux? Executável: o processo pode ser executado imediatamente. Dormente: o processo precisa aguardar alguma coisa para ser executada. Zumbi: o processo é considerado "morto", mas por alguma razão ainda existe. Parado: o processo está "congelado", ou seja, não pode ser executado. 26. Quais são os eventos que podem ocorrer em um processo? Criação de processo que pode ocorrer devido a três situações: início do sistema; chamada de sistema para criação de processo; requisição do usuário para criação de um novo processo. Término de processo que pode ocorrer devido a quatro motivos: saída normal (saída voluntária), quando a execução de uma tarefa solicitada foi concluída; saída por erro (saída voluntária), quando o arquivo não é encontrado; erro fatal (saída involuntária), quando ocorre divisão por zero, por exemplo; cancelamento por outro processo (saída involuntária), quando o comando kill é usado para matar o processo. 27. Quais informações são necessárias para que o sistema operacional possa controlar a execução dos processos? Proprietário do processo. Estado do processo (espera, execução, etc). Prioridade de execução. Recursos de memória. Número de identificação do processo (PID). Número do PID do processo pai (PPID). Número do usuário proprietário do processo (UID). Número do grupo ao qual o usuário pertence (GID). 28. Para que servem os sinais de processo? Os sinais de processo são usados para a comunicação entre processos e para o sistema operacional poder interferir em seu funcionamento. São exemplos de sinais de processo: STOP: interrompe a execução de um processo. CONT: executa um processo interrompido. SEGV: informa erros de endereçamento de memória. TERM: termina completamente o sistema. ILL: informa erros de instrução ilegal (como divisão por zero). KILL: mata um processo. 29. Para que serve e qual a sintaxe do comando kill? O comando kill pode ser usado para enviar qualquer sinal. Se um sinal não for definido, por padrão o comando kill executa o sinal TERM. A sintaxe é: kill SINAL PID.

6 30. O comando ps tem grande importância no gerenciamento de processos em Linux. Descreva a função do comando ps e suas 3 opções. O comando ps tem a função de exibir informações sobre os processos em execução no sistema. Algumas de suas opções são: -a Mostra processos de propriedade de outros usuários e vinculados a um terminal. -e Seleciona todos os processos -r Mostrar apenas processos em execução Aula 3 - Introdução a servidores e servidores locais 31. O que é um servidor? É uma máquina que fica ligada o tempo todo, sempre fazendo a mesma coisa. Uma única máquina pode rodar simultaneamente vários serviços, dependendo dos recursos de hardware. Ex: servidor web, servidor de arquivos, servidor de impressão, etc. 32. O que é um serviço? É um aplicativo destinado a responder requisições dos clientes. Ex: Apache para servidor web, Samba para servidor de arquivos. 33. Como estão divididos os servidores Linux? Servidores de rede local: são usados para compartilhar a conexão com a Internet, arquivos e impressoras; autenticar usuários; servirem como firewall; etc. Servidores de Internet: são usados para hospedar sites e aplicações disponíveis para a rede mundial de computadores, sendo responsáveis por manter a Internet funcionando. 34. Quais são as distribuições Linux mais usadas em servidores? Debian, CentOS, Fedora, Ubuntu, SuSE e Mandriva. 35. Qual é o tipo de cabeamento de rede mais recomendado para instalar servidores locais? Uma combinação de rede cabeada com rede sem fio. O cabeamento físico oferece como vantagens a velocidade e a estabilidade da conexão, enquanto que a rede sem fio permite que dispositivos móveis possam acessar a rede local e os serviços oferecidos pelos servidores. 36. O que é um servidor de conexão? O servidor passa a funcionar como um roteador que encaminha pacotes da rede local para a Internet e vice-versa. 37. O que é um servidor proxy? Através de um servidor proxy é possível monitorar e limitar o acesso à web.

7 38. O que é um servidor DHCP? Servidor implementado para automatizar a configuração da rede através do fornecimento de IPs fixos para as estações de trabalho 39. O que é um servidor DNS local? Servidor de nomes que permite o acesso de computadores da rede através de nomes, ao invés de endereços IP. 40. O que é firewall? Quando um servidor está conectado diretamente à Internet, surge a necessidade de protegê-lo de acessos externos usando um firewall, o qual é colocado entre a rede local e a Internet. O firewall é responsável por fechar portas de acesso, controlar o tráfego da rede, bloquear sites, etc. 41. O que é acesso remoto? O acesso remoto permite acessar uma estação de trabalho ou servidor e rodar aplicativos através de outras máquinas. 42. O que é VPN (Virtual Private Network)? Uma VPN unifica duas redes distintas e pode ser usada para acessar uma rede local remotamente ou para unir duas redes locais, permitindo que todos os recursos da rede sejam acessados de forma segura, mesmo via Internet. 43. O que é servidor de arquivos? O servidor de arquivos permite o compartilhamento de arquivos entre usuários de uma rede. Neste servidor estará armazenada a cópia única de cada arquivo existente na rede. 44. O que é LTSP (Linux Terminal Server Project)? É um servidor que combina um servidor de arquivos e um servidor de acesso remoto, a fim de oferecer um serviço central para execução de programas, dispensando a instalação e configuração do programa em cada máquina da rede. É uma ótima solução para criação de laboratórios de baixo custo e de fácil manutenção. Aula 4 - Servidores de Internet 45. O que são servidores dedicados? São máquinas dedicadas a oferta de determinado serviço. Além da máquina também é necessário um link dedicado. 46. O que é hospedagem compartilhada? Quando um mesmo servidor é compartilhado por milhares de sites diferentes, restritos a quotas de tráfego e espaço em disco, não sendo possível alterar configurações do servidor.

8 47. A maioria dos servidores são hospedados em ambientes denominados datacenters. Porque? Porque datacenters são ambientes protegidos, controlados e confiáveis, com links redundantes, instalações elétricas de grande porte com nobreaks e geradores, salas refrigeradas, equipes de manutenção 24h/dia, etc. 48. Quais as vantagens de um servidor compartilhado hospedado em um datacenter? Grandes empresas de hospedagem trabalham com links rápidos, ligados simultaneamente a vários backbones o que oferece uma boa velocidade de acesso. Além disso, esta é uma solução confiável pois os datacenters são ambientes fechados com geradores próprios, segurança física, links redundantes, entre outras vantagens. 49. O que é um VPS (Virtual Private Server)? VPS é um servidor virtual que simula um servidor real e é obtido através do uso do VMware Server, Xen ou outro sistema de virtualização. O processamento é compartilhado entre vários servidores virtuais hospedados na mesma máquina 50. Quais são as vantagens de usar um servidor virtual? Com a virtualização é possível aproveitar os recursos ociosos da máquina, além de ser possível agregar mais funções ao servidor. Ela também oferece acesso total ao sistema usando uma quantidade de memória RAM menor e menos espaço em disco. Os preços de hospedagem de um servidor virtual também são muito mais baixos. 51. O que é SSH (Secure Shell) e para que é usado? SSH é um protocolo de rede seguro que permite executar comandos e rodar aplicativos remotamente, transferir arquivos e executar outra funções com segurança. Normalmente, a administração de um servidor Linux é feita via SSH usando o terminal pois oferece maior controle sobre o servidor. 52. Cite ferramentas locais e online (acessadas via navegador) que automatizam a administração de um servidor? Local: ISPConfig Online: Webmin, phpmyadmin 53. O que é servidor web? Os servidores web são responsáveis pela maior parte dos serviços web oferecidos, são eles que hospedam todas as páginas, incluindo os mecanismos de busca. Servem como base para todo tipo de aplicativo via web, incluindo webmails. 54. O que é servidor FTP? O servidor FTP é usado para disponibilizar arquivos de forma pública na Internet ou dentro da rede local, porém não é seguro. É possível obter acesso seguro através do SSH, utilizando o SFTP ou o RSSH. 55. O que é servidor DNS para web? Servidor que responde pelos domínios registrados, ou seja, dos sites hospedados no servidor.

9 56. O que é servidor de ? Servidor responsável pelo envio e recebimento de s. 57. Quais são as cinco principais preocupações na administração de servidores? Instalação. Configuração. Manutenção. Backup. Hardware.

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS Instituto Federal do Paraná Campus Paranaguá SISTEMAS OPERACIONAIS CONCEITOS INICIAIS Terminal de Comandos INTRODUÇÃO PROCESSOS: Nos sistemas operacionais, um processo é a forma de representar um programa

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Revisão de SO Linux Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um sistema operacional

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Fabio Augusto Oliveira Processos O processador é projetado apenas para executar instruções, não sendo capaz de distinguir qual programa se encontra em execução. A gerência de

Leia mais

PROJETO LÓGICO DE REDE

PROJETO LÓGICO DE REDE Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Curso de Ciência da Computação Redes de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Robson Costa Leonardo André de Oliveira Correa Lucas dos Anjos Varela

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

Sistema Operacional. Etapa

Sistema Operacional. Etapa Etapa 1-2017 HARDWARE PARTE FÍSICA DA MÁQUINA HARDWARE HARDWARE HARDWARE SOFTWARE PARTE LÓGICA DA MÁQUINA SOFTWARE INTERMEDIÁRIO ENTRE O HARDWARE E O SOFTWARE PRINCIPAL PROGRAMA DO COMPUTADOR Um sistema

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Sistemas Operacionais Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Inicializando o Sistema BIOS verifica os componentes instalados (RAM, teclado etc.) e verifica se dispositivos estão

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Catálogo de Serviços e Sistemas de TI

Catálogo de Serviços e Sistemas de TI Catálogo de Serviços e Sistemas de TI Catálogo de Serviços e Sistemas de TI Janeiro 2019 Acesso à internet Prover conexão à internet aos servidores do IFAP, proporcionando acesso a sites e a sistemas web

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 5. PROCESSO: 5.1 Introdução; 5.2 Estrutura do Processo; 5.3 Estados do Processo; 5.4

Leia mais

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Processos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Processo Conceito: Um programa em execução 1. Ao digitar hello, os caracteres

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Tecnologias e Sistemas de Informação. Software Livre. SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de Prof. Marcelo Z.

Tecnologias e Sistemas de Informação. Software Livre. SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de Prof. Marcelo Z. Tecnologias e Sistemas de Informação Software Livre SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de 2010 Prof. Marcelo Z. do Nascimento Roteiro Gerenciamento de Grupos e Usuários Comandos para gerenciamento

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 04 Processos Introdução Um sistema de computação quase sempre tem mais atividades a executar que o número de processadores disponíveis. Diferentes tarefas têm necessidades distintas

Leia mais

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP

IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP IFSC - SJ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: MAN / SOP Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa especial que gerencia todos os recursos

Leia mais

Processos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Processos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Processos Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Datas importantes 02 de Abril Proposta de trabalho 09 de Abril Confirmação de proposta 07 de Maio Primeira apresentação do trabalho 09 de Maio Entrega

Leia mais

O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores.

O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores. Profº J.VIDAL WINDOWS SERVER O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores. SERVIDOR Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece

Leia mais

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO

IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO IFSC - SJ CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES DISCIPLINA: ICO Conceitos relativos a um Sistema Operacional Sistema Operacional O Sistema Operacional é um programa que gerencia todos os recursos da máquina, tais

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Introdução a Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 41 Definição de SO Sistema Operacional É um conjunto de rotinas (programa) executado pelo processador que controla o funcionamento do computador como

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ O QUE SÃO? Definição: Entidade dinâmica que consiste num programa em execução, os seus valores correntes, informação de estado e recursos utilizados pelo

Leia mais

Montagem e Manutenção

Montagem e Manutenção Montagem e Manutenção Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Introdução Programa? Conjunto de instruções especificando uma série ordenada de ações. Exemplo: receita de bolo, número de telefone, programa

Leia mais

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela O que veremos nesta aula? Principais tipos de sistemas operacionais

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE I SUMÁRIO 2. PROCESSO: 2.1 Introdução; 2.2 Estrutura do Processo; 2.3 Estados do Processo; 2.4 Mudanças de Estado do Processo; 2.5

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 8 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 8-28/09/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word Tutorial:

Leia mais

Relembrando. Em nossas primeiras aulas discutimos o conceito do que seria um processo! Quem lembra?

Relembrando. Em nossas primeiras aulas discutimos o conceito do que seria um processo! Quem lembra? Relembrando Em nossas primeiras aulas discutimos o conceito do que seria um processo! Quem lembra? Processos Essencialmente podemos dizer que é uma aplicação em execução. Um processo consome memória, disco,

Leia mais

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018 Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos Termo de Referência nº 7/2018 Agosto, 2018 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos deste documento... 3 1.2. Confidencialidade... 3 2. Descrição dos Recursos

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais

Introdução à Sistemas Operacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Sistema Operacional serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138 1. Duas especificações importantes do protocolo para redes sem fio 802.11n são a faixa de operação e a velocidade máxima de transmissão, que são, respectivamente, A. 2 GHz, 10 Mbit/s B. 2 GHz, 100 Mbit/s

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

Processos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Processos. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Processos Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Aviso O que vamos falar vale para sistemas de processador/ núcleo único Vale também para cada processador/núcleo de um sistema com múltiplos processadores/núcleos

Leia mais

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO)

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) Wanderléa Teixeira Gnoato Lodi gnoatow@yahoo.com.br 10 de Outubro de 2011 Roteiro de

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Sistemas Operacionais Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Processador INTRODUÇÃO Projetado apenas para executar instruções Não é capaz de distinguir qual programa está em execução Processo

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

Processos. Prof. Gustavo Leitão

Processos. Prof. Gustavo Leitão Processos Prof. Gustavo Leitão Campus Natal Central Disciplina Programação para Ambiente de Redes Baseada na Aula do Prof. Ricardo Valentim 5/3/2010 Objetivo da Aula 5/3/2010 PLANO DE AULA Processos Processos:

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Visão Geral Referências: Sistemas Operacionais Modernos. Andrew S. Tanenbaum. Editora Pearson. 3ª ed. 2010. Seção: 1.1

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade II - Processos 24/04/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 Organização da Unidade Processos Conceituação Estruturas de Controle Modos de execução do S.O. Estados

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional é formado

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...3 Passo 1: Requisitos mínimos...3 Passo 2 (opcional): Configurando a rede no CentOS...3 Passo 3: Download do Arquivo...5 Passo 4: Instalação...5

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução

Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução Nagios e NRPE Como Instalar Nagios 4 E Monitorar Seus Servidores no Ubuntu 14 Introdução Neste tutorial, cobriremos a instalação do Nagios 4, um sistema de monitoramento de código livre muito popular,

Leia mais

Notas da Aula 2 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 2 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 2 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Ciclo de Vida de um Processo Todo processo passa por 3 fases durante sua vida: criação, execução e término. Um processo pode ser criado por outro

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/30

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/30 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1/30 Sumário Introdução Middleware e SO de Rede SO de Rede Processos e Threads Leitura Complementar Bibliografia 2/30 Introdução A tarefa de qualquer sistema

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Gerência de Entrada e Saída Fundamentos Evolução Estrutura

Leia mais

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários.

INFORMÁTICA. 04. Pode-se dizer que tanto o Windows, quanto o Linux possuem o kernel aberto, podendo ser facilmente customizados pelos usuários. INFORMÁTICA 01. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06.

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06. Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 06 Processos 2 1 Processos A gerência de um ambiente multiprogramável é

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conteúdo Introdução ao S.O Gerenciamento de processos. Gerenciamento de memória. Dispositivos de Entrada/Saída. Sistemas de arquivos. Gerenciamento de processos Processos Um processo

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência

Leia mais

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios 1ª Questão : Com base na figura ao lado, extraída do livro SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS, de Andrew S. Tanenbaum, assinale cada uma das afirmações abaixo como (C)erta ou (E)rrada. No caso da afirmativa

Leia mais

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto

Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto Matéria: Sistema Computacional - SC Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto SISTEMA OPERACIONAL E TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL (S.O.). Por mais complexo que possa parecer,

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade II - 18/9/2009 Prof. Antonio Carlos Gay Thomé Prof. Aux. Simone Markenson Pech 1 Conceituação Estruturas de Controle Modos de execução do S.O. Estados de um

Leia mais

Sistemas de Arquivos Distribuídos. Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34

Sistemas de Arquivos Distribuídos. Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34 Sistemas de Arquivos Distribuídos Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34 Introdução Serviço de arquivos descreve os serviços oferecidos pelo sistema de arquivos aos clientes Servidor de arquivos processo

Leia mais

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação.

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação. 2. Conceitos Básicos Introdução à Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/icc2017.html Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 19: Memória Virtual: Introdução Diego Passos Última Aula Paginação Método de gerenciamento de memória mais usado hoje. Espaço de endereçamento de um processo é

Leia mais

SSC0611 Arquitetura de Computadores

SSC0611 Arquitetura de Computadores SSC0611 Arquitetura de Computadores 6ª Aula Entrada e Saída Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Estrutura da máquina de von Neumann Dispositivos Periféricos Interface com o mundo exterior

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Sistemas Operacionais Por quê é necessário? Sistema computacional moderno composto por diversos dispositivos Responsável pelo controle? Programador de aplicativos? Necessidade de ter um software

Leia mais

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa,

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que

Leia mais

Processos ca 3 pítulo

Processos ca 3 pítulo Processos capítulo 3 Introdução: Threads Para executar um programa, o sistema operacional cria um determinado números de processos virtuais. O sistema operacional mantém uma tabela de processos que contém

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 20410 - INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Windows Server 2012 Este módulo apresenta aos estudantes as edições do Windows Server

Leia mais

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Número do Item: E76543-02 Março de 2017 Conteúdo Visão Geral da Segurança do Produto e do Aplicativo... 5 Sobre o Oracle Hardware

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo

Leia mais

Administração de Redes Linux

Administração de Redes Linux Administração de Redes Linux Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br Users As contas de usuário são projetados para fornecer segurança no sistema operacional Linux. Cada pessoa no sistema

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Gerência de Dispositivos Dispositivos de E/S Device Drivers Controladores Subsistema de E/S 2 Gerência de Dispositivos A gerência de

Leia mais

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III

Administração Central Cetec Capacitações Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III Capacitação Sistema Operacional Linux Semana III A estrutura dos diretórios do sistema GNU/Linux Gerenciador de diretórios e arquivos Para quem está acostumado a operar o Windows, vai notar que existe

Leia mais

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Paulo Adriano Bruno Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Windows Server 2016 Windows Server 2012 Windows Server 2008 HPC Server 2008 Home Server Home

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Introdução Requisitos do Sistema Servidor Terminal

Leia mais

Aplicações de Rede DHCP

Aplicações de Rede DHCP Aplicações de Rede DHCP DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Oferece um IP a um host no momento que este se conecta a uma rede Além de IP outras informações de configuração podem ser também enviadas

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

Linux Para Servidores Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 hora).

Linux Para Servidores Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 hora). 5241 - Linux Para Servidores Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 hora). Aula 1 Capítulo 1 - Breve Introdução 1.1. Conceitos de Informática... 23 1.1.1. A História do Computador... 24 1.1.2. Hardware e

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO http:// www.cefetrn.br/datinf ARQUITETURA TCP/IP Nome: Curso: Turma: LISTA DE EXERCÍCIO

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Prof.: Roberto Franciscatto Introdução Perguntas iniciais O que você precisa colocar para funcionar? Entender a necessidade Tens servidor específico

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

Sistemas Operacionais. Processos e Threads

Sistemas Operacionais. Processos e Threads Sistemas Operacionais Processos e Threads Sumário 1. Introdução 2. Estrutura do Processo 1. Contexto de Hardware 2. Contexto de Software 3. Espaço de Endereçamento 3. Estados 1. Mudanças de Estado 2. Criação

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos - Daniel Nogueira 20938 - Felipe Castro Simões 21525 Sumário 1. Introdução 2. Sistemas de

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM TI BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM ı Novidade: consulte o book completo para conhecer todas as ofertas e argumentações de venda! ı Alta Disponibilidade da máquina virtual: 99,95% garantida por SLA ı As melhores

Leia mais