Processos ca 3 pítulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processos ca 3 pítulo"

Transcrição

1 Processos capítulo 3

2 Introdução: Threads Para executar um programa, o sistema operacional cria um determinado números de processos virtuais. O sistema operacional mantém uma tabela de processos que contém os valores dos registradores de CPU, valores de memória, arquivos abertos, privilégios de contas etc. Um processo é um programa em execução. A troca entre processos executando numa CPU é sempre uma tarefa complicada.

3 Introdução: Threads Thread é muito parecida com um processo, ela pode ser vista como a execução (ou parte) de um programa. Diferentemente de um processo, a thread não foi feita para se obter um alto grau de transparência de concorrência. Thread, geralmente, mantém apenas o mínimo de informações sobre a CPU e que serão compartilhadas por várias outras threads (o contexto da CPU e informações sobre as threads).

4 Thread em um sistema não distribuído O maior benefício do uso processos multi-threads é que durante uma chamada a único processo, este não irá tomar para si todo o tempo de CPU. Outra vantagem é que o paralelismo se torna mais natural quando se executa em uma máquina multiprocessada (ou seja, todas).

5 Thread em um sistema não distribuído Isto é usado para permitir a cooperação entre programas. *IPC - Inter Process Communication

6 Thread Implementação A primeira abordagem é construir uma biblioteca de threads que executa em modo usuário. Vantagens: barato criar/destruir; a troca de contexto entre as threads é mais fácil. Desvantagem: a invocação de uma chamada de bloqueio do sistema bloqueará todas as threads daquele processo.

7 Thread Implementação A segunda abordagem é ter um núcleo ciente das threads e escalonar elas. O preço é que cada operação da thread, terá de ser realizada por intermédio de uma chamada de sistema.

8 Thread Implementação Solução alternativa

9 Thread Implementação Vantagens do uso de LWP: (i) Criar, destruir e sincronizar as threads a nível de usuário é relativamente barato. (ii) Uma chamada de bloqueio do sistema não irá suspender o processo inteiro. (iii) Não existe a necessidade da aplicação conhecer o LWP (iv) LWPs podem facilmente ser utilizados em um ambiente multi-processado. A única desvantagem é quando os LWPs precisam ser criados ou destruídos.

10 ** Threads em sistemas distribuídos

11 Clientes multi-threads Problema: Estabelecer um alto grau de transparência de distribuição, atrasos na troca de mensagens entre os processos devem ser proibitivos. Solução: O cliente deve poder iniciar a comunicação imediatamente. Solução: É importante que o cliente quebre os processos em multi-threads e recombine o resultado demandado pela aplicação. Exemplo, um web browser que recebe parte de uma página pode usar multi-conexões.

12 Servidores multi-threads Modelo mais comumente utilizado

13 Servidores multi-threads Três diferentes formas de se construir um servidor. Threads: É usado um esquema despachante operário Single-Thread: Permite apenas uma thread executando (RPC) Finite-state: Implementa um escalonador de threads para uma aplicação específica.

14 Virtualização A virtualização de recursos consiste na separação entre se ter uma única CPU e ser capaz de fingir que há mais delas. Existem vários tipos de interfaces do sistema que vão desde o conjunto básico de instruções oferecido por uma CPU até o vasto conjunto de interfaces de programação.

15 Arquiteturas de máquinas virtuais Em geral sistemas de computadores oferecem quatro tipos diferentes de interfaces em quatro níveis diferentes. A essência da virtualização é imitar o comportamento dessas interfaces.

16 Arquiteturas de máquinas virtuais Uma abordagem alternativa a virtualização é fornecer um sistema que seja implementado como uma camada que protege o HW original, oferecendo um conjunto de instruções completo do mesmo. (a) VMWare; (b) Xen

17 Clientes: Interfaces de usuário em rede (a) Para cada serviço remoto, a máquina cliente terá uma contraparte separada que pode contatar o serviço pela rede. Exemplo: Agenda num PDA (b) Fornece acesso direto a serviços remotos oferecendo apenas uma interface de usuário. O cliente é apenas um terminal, são os chamados clientes magros.

18 Cliente: Exemplo X-Window

19 Cliente: Software do lado cliente para transparência de distribuição Uma possível abordagem para a transparência de replicação de um objeto remoto, usando uma solução do lado cliente. Geralmente usado em consultas a um BD distribuído.

20 Servidores: Questões Gerais de Projeto Um servidor é um processo que implementa um serviço específico para uma coleção de clientes Servidor iterativo: ele mesmo manipula as requisições e retorna uma resposta para o cliente requisitante Servidor concorrente: ele passa a requisição para uma thread ou processo separado e espera a próxima requisição. Um servidor multi-thread é um exemplo de servidor concorrente.

21 Servidores: Questões Gerais de Projeto 3.7 Geralmente a comunicação cliente-servidor é feita por intermédio de uma porta. Porém, existem serviço que não possuem uma porta prédeterminada, logo o cliente precisa identificar tal porta. Algumas alternativas: (a) utilização de um Daemon que sabe quais portas são utilizadas para cada serviço. (b) utilização de um superservidor que instancia um serviço quando requisitado.

22 Servidores: Questões Gerais de Projeto Outra questão importante é se, e como, um servidor pode ser interrompido. Abordagem mais utilizada, é o cliente sair abruptamente da aplicação. Outra abordagem é permitir uma comunicação fora da banda, ou seja, um canal extra para gerenciar a conexão. Muito utilizada por servidores multimídia.

23 Servidores: Questões Gerais de Projeto Uma última questão, se o servidor é sem estado ou não Um servidor sem estado não mantém informações sobre o estado de seus clientes e pode mudar de estado sem informar seus clientes. Exemplo, servidores WEB em geral. Um servidor com estado persiste os dados do cliente. Exemplo, um servidor de arquivo que permite a manutenção de arquivo em modo offline.

24 Cluster de servidores

25 Cluster de servidores Exemplo de como funciona a camada de comutação. Questão principal a ser considerada: Como escolher o servidor?

26 Migração de código Migração de código em sistemas distribuídos consiste na migração de processos inteiros que são movidos de uma máquina para outra. Ex1: Sistema cliente servidor em que o servidor gerencia um grande BD. As operações do cliente migram para o servidor e apenas os resultados são enviados. Ex2: Busca de informações na WEB

27 Razões para a migração de código Principais razões são o desempenho e a localidade. Estratégias para a mobilidade: agentes móveis e movimentação dinâmica (figura)

28 Modelos para a migração de código A fragmentação de um código para se executar a migração consiste em: (a) segmento de código é a parte que contém o conjunto de instruções; (b) segmento de recursos é a parte que contém referências a recursos externos de que o processo necessita; (c) segmento de execução é usado para armazenar o estado de execução de um processo no momento em questão.

29 Modelos para a migração de código Tipos de mobilidades: (a) Mobilidade fraca é possível transferir apenas o segmento de código, talvez junto com alguns dados de inicialização. (b) Mobilidade forte o segmento de execução também pode ser transferido. O processo para a sua execução é migrado e continua na outra máquina de onde ele parou. Em ambos os casos a mobilidade pode ser iniciado pelo remetente ou pelo destinatário.

30 Modelos para a migração de código

31 Migração e recursos locais Processo para recurso A ligação mais forte é quando um processo se refere a um recurso por seu identificador. O processo requer precisamente o recurso referenciado e nada mais. Exemplo, uma URL que referencia um site web específico. Uma ligação mais fraca é quando apenas o valor de um recurso é necessário. A execução dos processos pode não ser afetada se outro recurso pode fornecer o mesmo valor. Exemplo, C padrão ou bibliotecas Java. A ligação mais fraca de todas é quando um processo indica que ele precisa apenas de um recurso de tipo específico. Exemplo, dispositivos locais.

32 Migração e recursos locais Recurso para máquina Não ligado é o recuso que pode ser facilmente movido entre diferentes máquinas. Exemplos, eles são tipicamente os arquivos associados apenas com programas que serão migrados Movendo ou copiando um recurso amarrado deve ser possível, mas apenas a um relativo custo. Exemplos, base de dados locais e completos sites web. Recurso Fixo são intimamente ligados a uma máquina específica e não pode ser movido Exemplo, dispositivos locais.

33 Migração e recursos locais

34 Migração em sistemas heterogêneos Migração em sistemas heterogêneos não é fácil. Os problemas podem ser aliviados com uma mobilidade fraca. A plataforma alvo recebe o código compilado. Na mobilidade forte o problema é transferir o segmento em execução. Geralmente, é usada a migração da pilha de execução.

35 Migração em sistemas heterogêneos 3-15 The principle of maintaining a migration stack to support migration of an execution segment in a heterogeneous environment

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Processos Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br 1 - Processos Conceito originado do campos de sistemas operacionais no qual, em geral, são definidos como programas em execução

Leia mais

Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião

Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião Processos e Threads e em sistemas distribuídos. Prof. Me. Hélio Esperidião Processos Sistemas operacionais modernos criam vários processadores virtuais, cada um para executar um programa. Para monitorar

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 11ª Aula Threads Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano baseados no livro

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 3

Sistemas Distribuídos Aula 3 Sistemas Distribuídos Aula 3 Aula passada Processos IPC Características Ex. sinais, pipes, sockets Aula de hoje Threads Kernel level User level Escalonamento Motivação: Servidor Web Considere Servidor

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos UERN Sistemas Distribuídos Prof. André Gustavo andregustavo@uern.br Sistemas Distribuídos Ementa: Conceitos relacionados com Sistemas Distribuídos. Mecanismos dos Sistemas Operacionais para suporte a distribuição.

Leia mais

Sistemas Distribuídos Capítulo 3 - Aula 3

Sistemas Distribuídos Capítulo 3 - Aula 3 Sistemas Distribuídos Capítulo 3 - Aula 3 Aula passada Arquitetura de SDs Estilo Arquitetônico Arquitetura de Sistemas Sistemas Autogerenciáveis Aula de hoje Threads Threads em SDs Processos Clientes Processos

Leia mais

Caracterização de Sistemas Distribuídos

Caracterização de Sistemas Distribuídos Caracterização de Sistemas Distribuídos Roteiro Conceitos de Hardware Conceitos de Software Classificação de Flynn Classificação baseada no acesso a memória 2 Conceitos de HW Múltiplas CPUs Diferentes

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS PROCESSOS. Slides cedidos pela professora Aline Nascimento

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS PROCESSOS. Slides cedidos pela professora Aline Nascimento SISTEMAS DISTRIBUÍDOS PROCESSOS Slides cedidos pela professora Aline Nascimento INTRODUÇÃO Diferentes tipos de processos desempenham papel crucial em sistemas distribuídos. O conceito de um processo é

Leia mais

Threads. Agenda. Threads. Processo. Processo. Processo. Processo. (c) Volnys B. Bernal Versão de 22/3/2012

Threads. Agenda. Threads. Processo. Processo. Processo. Processo. (c) Volnys B. Bernal Versão de 22/3/2012 1 2005-2009 Volnys Bernal 1 2005-2009 Volnys Bernal 2 Agenda Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Interface de threads Interfaces de threads de usuário x threads de núcleo

Leia mais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais DCA-108 Sistemas Operacionais Capítulo 2 Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Multiprogramação Luiz Affonso Guedes 1 Luiz Affonso Guedes 2 Conteúdo Caracterização de um SO Moderno

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS CUP Disk Memoey CUP Memoey Disk Network CUP Memoey Disk Introdução aos Sistemas Distribuídos 1 Sumário Evolução Problema/Contexto O que é um Sistema Distribuído? Vantagens e Desvantagens

Leia mais

Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional. Arquiteturas do Kernel

Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional. Arquiteturas do Kernel Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional Principais tipos de estruturas: Monolíticos; Em camadas; Máquinas Virtuais; Arquitetura Micro-kernel; Cliente-Servidor; 2 Arquitetura Monolítica Aplicação

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Características de Sistemas Distribuídos Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 Tópicos O conceito de Sistemas Distribuídos Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana, Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana e Sarita Mazzini Bruschi baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Tópicos O conceito de Características de Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens Convergência digital Características 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 O Conceito

Leia mais

Programação Concorrente

Programação Concorrente INE 5410 Programação Concorrente Professor: Lau Cheuk Lung (turma A) INE UFSC lau.lung@inf.ufsc.br Conteúdo Programático 1. 2. Programação Concorrente 3. Sincronização 1. Condição de corrida, região critica

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

Processos, Threads e o Modelo Cliente/Servidor

Processos, Threads e o Modelo Cliente/Servidor Processos, Threads e o Modelo Cliente/Servidor Francisco José da Silva e Silva Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) Departamento de Informática / UFMA http://www.lsd.deinf.ufma.br 29 de novembro

Leia mais

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend Concorrência Nos sistemas Monoprogramáveis somente um programa pode estar em execução por vez, permanecendo o processador dedicado a esta única tarefa. Os recursos como memória, processador e dispositivos

Leia mais

histórico migração de processos em sistemas operacionais distribuídos balanceamento de carga de CPU otimização do uso da rede

histórico migração de processos em sistemas operacionais distribuídos balanceamento de carga de CPU otimização do uso da rede Código Móvel histórico migração de processos em sistemas operacionais distribuídos balanceamento de carga de CPU otimização do uso da rede ligação com transparência dificuldade previsão do comportamento

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/30

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/30 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1/30 Sumário Introdução Middleware e SO de Rede SO de Rede Processos e Threads Leitura Complementar Bibliografia 2/30 Introdução A tarefa de qualquer sistema

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Ricardo Ribeiro dos Santos

Sistemas Distribuídos. Ricardo Ribeiro dos Santos Sistemas Distribuídos Ricardo Ribeiro dos Santos ricrs@ec.ucdb.br Curso de Engenharia de Computação UCDB Agosto/2003 Tópicos Processos em SD Threads 2 Processos em SD Processo=Programa em execução... Do

Leia mais

Programação Paralela e Distribuída

Programação Paralela e Distribuída INE 5645 Programação Paralela e Distribuída Professor: Lau Cheuk Lung (turma A) INE UFSC lau.lung@inf.ufsc.br Conteúdo Programático 1. Introdução 2. Programação Paralela 3. Controle de Concorrência 4.

Leia mais

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS Threads Contextualizando Na aula passada Sincronização de Processos Aula de hoje Threads O Modelo de Processo 1) Utilizado para agrupar recursos 2) Um espaço de endereço

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Desafios e Características Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características

Leia mais

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ fevereiro, / 41

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ   fevereiro, / 41 Thread Sistemas Operacionais Leonard B. Moreira UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ e-mail: leonardbarreto@gmail.com.br fevereiro, 2013 1 / 41 Sumário 1 Introdução 2 Ambientes Monothread 3 Ambientes Multithread

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Motivação Aplicações Motivam Possibilita Engenharia Motivação! Aplicações cada vez mais complexas! Qual a técnica mais comum para redução de complexidade? " Modularização Dividir

Leia mais

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/29

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/29 Invocação Remota Prof. Leonardo Barreto Campos 1/29 Sumário Introdução Chamada de Procedimento Remoto Invocação a Método Remoto Leitura Complementar Bibliografia 2/29 Introdução Essa aula trata como os

Leia mais

Programação de Sistemas em Tempo Real

Programação de Sistemas em Tempo Real BCC722 Programação de Sistemas em Tempo Real Processos Prof. Charles Garrocho O conceito de processo Um S.O. executa uma variedade de programas Sistemas de tempo compartilhado: programas Processo: um programa

Leia mais

Técnicas Avançadas de Programação

Técnicas Avançadas de Programação Sumário Técnicas Avançadas de Programação Prof. João Marcos M. da Silva Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Agosto de 2011 Prof. João Marcos

Leia mais

SOP - TADS Threads. Revisão Ultima aula. Programa em execução Cada processo têm sua própria CPU

SOP - TADS Threads. Revisão Ultima aula. Programa em execução Cada processo têm sua própria CPU SOP - TADS Threads Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Revisão Ultima aula Processos [1/3] Conceito:

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 9 Threads Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso Threads Uma thread

Leia mais

Entrada/Saída. Capítulo 5. Sistemas Operacionais João Bosco Junior -

Entrada/Saída. Capítulo 5. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - Capítulo 5 Afirmações Entrada/Saída Introdução Processos se comunicam com o mundo externo através de dispositivos de E/S. Processos não querem ou não precisam entender como funciona o hardware. Função

Leia mais

Chapter 4: Threads. Operating System Concepts 8th Edition

Chapter 4: Threads. Operating System Concepts 8th Edition Chapter 4: Threads Sobre a apresentação (About the slides) Os slides e figuras dessa apresentação foram criados por Silberschatz, Galvin e Gagne em 2009. Esse apresentação foi modificada por Cristiano

Leia mais

Arquiteturas. capítulo

Arquiteturas. capítulo Arquiteturas capítulo 2 Modelos de arquitetura de sistemas distribuídos Clientes realizam pedidos a servidores Client invocation invocation Server result Server result Client Key: Process: Computer: Modelos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 04 Processos Introdução Um sistema de computação quase sempre tem mais atividades a executar que o número de processadores disponíveis. Diferentes tarefas têm necessidades distintas

Leia mais

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída Sistemas Operacionais Sistema de entrada e Saída Sistema de Entrada e Saída I/O É uma das principais tarefas de um sistema computacional Como máquina abstrata o S.O. deve oferecer uma visão padronizada

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Processamento Paralelo

Arquitetura de Computadores. Processamento Paralelo Arquitetura de Computadores Processamento Paralelo 1 Multiprogramação e Multiprocessamento Múltiplas organizações de computadores Single instruction, single data stream - SISD Single instruction, multiple

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 de agosto de 2009 Orientação a Objetos Encapsulamento: Parte interna (privada) dos objetos Implementação: métodos Estado: atributos, variáveis,

Leia mais

Sistemas Operacionais. Aula 1

Sistemas Operacionais. Aula 1 Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Bacharelado em Sistemas de Informação Sistemas Operacionais Aula 1 Prof. Filipo Mór www.filipomor.com 2018/II Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Esta aula

Leia mais

Estrutura do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 04 Estrutura do Sistema Operacional 2 1 Estrutura do Sistema Operacional

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais

Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 25 de agosto de 2005 Introdução

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Definição Sistema Distribuído é aquele onde os componentes de software e hardware localizados em redes de computadores comunicam-se e coordenam suas ações apenas por passagem de mensagens.

Leia mais

Processos e Threads. Prof. Dr. José Luís Zem Prof. Dr. Renato Kraide Soffner Prof. Ms. Rossano Pablo Pinto

Processos e Threads. Prof. Dr. José Luís Zem Prof. Dr. Renato Kraide Soffner Prof. Ms. Rossano Pablo Pinto Processos e Threads Prof. Dr. José Luís Zem Prof. Dr. Renato Kraide Soffner Prof. Ms. Rossano Pablo Pinto Faculdade de Tecnologia de Americana Centro Paula Souza Tópicos Conceito de Processos Escalonamento

Leia mais

Sistema Distribuído. Sistema Distribuído. Aplicações Distribuídas. Conceitos Básicos

Sistema Distribuído. Sistema Distribuído. Aplicações Distribuídas. Conceitos Básicos Sistema Distribuído Conjunto de máquinas (CPU + memória) interligadas em rede. Sistema Distribuído Sistema operacional distribuído trata este conjunto como um único sistema computacional. Estação 1 Estação

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional é formado

Leia mais

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação PROGRAMAÇÃO PARALELA

Leia mais

Sistemas Operacionais. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio

Sistemas Operacionais. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Sistemas Operacionais Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Introdução O que é um sistema operacional? História dos sistemas operacionais Conceitos dos Sistemas Operacionais Estrutura dos Sistemas

Leia mais

EEL770 Sistemas Operacionais

EEL770 Sistemas Operacionais EEL770 Sistemas Operacionais Parte 2: Concorrência Conceitos básicos e ciclo de vida de threads Prof. Rodrigo de Souza Couto Concorrência Múltiplas atividades que podem ocorrer ao mesmo tempo Exemplos

Leia mais

Processos e Threads. Ciclo 2 AT3. Prof. Hermes Senger

Processos e Threads. Ciclo 2 AT3. Prof. Hermes Senger Processos e Threads Ciclo 2 AT3 Prof. Hermes Senger Nota O presente material foi elaborado com base no material didático do livro Sistemas Operacionais, 3ª edição, de H.M.Deitel, P.J. Deitel, D.R. Choffnes,

Leia mais

Threads. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Threads. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Threads Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Nas aulas anteriores A thread ou o thread? Não sei. Já vi todos 2 Chamadas de sistema Pedido de um processo ao Sistema Operacional (SO) Bloqueante Deixa

Leia mais

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos - Daniel Nogueira 20938 - Felipe Castro Simões 21525 Sumário 1. Introdução 2. Sistemas de

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Edy Hayashida

Sistemas Distribuídos. Edy Hayashida Sistemas Distribuídos Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Evolução 1960s 1980s Processamento de dados 1990s Sistemas de Informação Futuro Tecnologia da Informação Tecnologia dos Negócios 2 30

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 13

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 13 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS outubro/2013 SEMANA 13 Conceitos sobre s. Visão geral, s de usuário e de, modelos de multiing, ciclo de vida. Exemplos nos sistemas operacionais. 1 - Introdução Thread

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

ach 2147 desenvolvimento de sistemas de informação distribuídos

ach 2147 desenvolvimento de sistemas de informação distribuídos ach 2147 desenvolvimento de sistemas de informação distribuídos arquiteturas e processos de sistemas distribuídos Daniel Cordeiro 18 e 20 de abril de 2017 Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH USP

Leia mais

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arquiteturas para SGBD Laboratório de Bases de Dados Arquitetura Centralizada Terminal responsável pela exibição dos resultados sem capacidade de processamento Computador central (mainframe) responsável

Leia mais

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelos: Para que um sistema, ao ser projetado, alcance as características de um sistema distribuído, esse deve ser desenvolvido em cima de algum modelo de computação

Leia mais

PROCESSOS. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua

PROCESSOS. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua PROCESSOS Sistemas Operacionais Processo Conceito mais importante em SO SO também é um processo Multiprogramação Relembrando Execução simultânea de vários processos CPU salta de processo em processo Ilusão

Leia mais

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Processos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Processo Conceito: Um programa em execução 1. Ao digitar hello, os caracteres

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com 1. Que são sistemas abertos? É um sistema que oferece serviços de acordo com

Leia mais

Programação Distribuída. Tipos de Sistemas Distribuídos

Programação Distribuída. Tipos de Sistemas Distribuídos Programação Distribuída Tipos de Sistemas Distribuídos Tipos de Sistemas Distribuídos Os diferentes tipos de sistemas distribuídos são: Sistema de Computação Distribuído Sistema de Informação Distribuído

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 23 de fevereiro de 2011 Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador

Leia mais

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 5. PROCESSO: 5.1 Introdução; 5.2 Estrutura do Processo; 5.3 Estados do Processo; 5.4

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Caracterização de Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 24 de fevereiro de 2010 Caracterização de Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento

Leia mais

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 2. Gerência de Processos

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 2. Gerência de Processos Aula 2 Gerência de Processos Gerência de Processos O que são Processos e Threads? Porque são necessários? Como são implementados? Como são controlados? Escalonamento Referências: Capítulo 4: 4.1 a 4.5

Leia mais

Programação de Sistemas Distribuídos e Concorrência

Programação de Sistemas Distribuídos e Concorrência Programação de Sistemas Distribuídos e Concorrência Aula 4 15/08/09 Prof Carlos Eduardo 1 Descentralizadas Arquiteturas centralizadas são distribuições verticais (componentes logicamente diferentes em

Leia mais

Avanços e Perspectivas do Projeto Integrade na UFMA

Avanços e Perspectivas do Projeto Integrade na UFMA Avanços e Perspectivas do Projeto Integrade na UFMA Francisco José da Silva e Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA Departamento de Informática Laboratório de Sistemas Distribuídos - LSD Agosto

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Thaís Vasconcelos Batista UFRN DIMAp http://www.dimap.ufrn.br/~thais thais@ufrnet.br Programa do Curso INTRODUÇÃO Conceitos Básicos Sistemas em Rede X Sistemas Distribuídos Necessidade

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção

Leia mais

Introdução aos Sistemas Distribuídos

Introdução aos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 6 Gerenciamento de Memória Prof. Galvez Considerações Gerais Multiprogramação implica em manter-se vários processos em memória Memória necessita ser alocada de

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana e Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum Tipos e Estrutura System

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 10

Sistemas Distribuídos Aula 10 Sistemas Distribuídos Aula 10 Aula passada Arquitetura P2P Bittorrent Distributed Hash Table (DHT) Aula de hoje Modelo computação distribuída RPC Marshalling e stubs Semântica operacional RMI Computação

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

2º Grupo Capitulo 11 Página 517 a 530 Camada do Núcleo a Manipuladores. Alunos Wanderson da Silva Serradilha Sérgio Vilela Maia Rúlio Márcio

2º Grupo Capitulo 11 Página 517 a 530 Camada do Núcleo a Manipuladores. Alunos Wanderson da Silva Serradilha Sérgio Vilela Maia Rúlio Márcio 2º Grupo Capitulo 11 Página 517 a 530 Camada do Núcleo a Manipuladores Alunos Wanderson da Silva Serradilha Sérgio Vilela Maia Rúlio Márcio A camada do núcleo serve de ponte entre aplicativos e o processamento

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA:

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA: Sistemas Distribuídos Prof. Msc. André Luiz Nasserala Pires nassserala@gmail.com! EMENTA: Plano de Curso! Conceitos. Comunicação entre processos (IPC). Programação de aplicações cliente- servidor. Sincronização

Leia mais

Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando H. Santorsula

Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando H. Santorsula Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando H. Santorsula E-mail: fernando.santorsula@esamc.br Aula 2 (Teórica & Prática): Conteúdo programático Teórica Processos e Threads Apresentação

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads Threads Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 Definição Partes de um processo que compartilham mesmo espaço de endereçamento Sub-rotina de um programa executada paralelamente ao programa chamador (execução

Leia mais

Resumo: Sistemas Operacionais Abertos

Resumo: Sistemas Operacionais Abertos Resumo: Sistemas Operacionais Abertos Prof. Michael A. Pontes Processos Um processo é um programa em execução. Enquanto um processo é executado, ele muda de estado. O estado de um processo é definido pela

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Processos- Clientes, Servidores, Migração Capítulo 3 Agenda Clientes Interfaces de usuário em rede Sistema X Window Software do lado cliente para

Leia mais

Computação Distribuída

Computação Distribuída Aula 1 Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador Processamento Seqüencial Leitoras de cartões

Leia mais

Unix Processos. Geraldo Braz Junior

Unix Processos. Geraldo Braz Junior Unix Processos Geraldo Braz Junior 1 Processos no Unix Unix é multiprogramado; Para cada processo é atribuído um Pid; Diversos daemons são executados: Cron Processamento de emails Gerenciamento da fila

Leia mais

Infra-Estrutura de Software

Infra-Estrutura de Software Infra-Estrutura de Software Entrada / Saída 2º. EE: 21/06 Próximas Datas http://www.cin.ufpe.br/~cagf/if677/2016-1/ slides/ Revisão de notas: 28/06 FINAL: 30/06 Diversidade de dispositivos Hardware de

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ARQUITETURAS. Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ARQUITETURAS. Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ARQUITETURAS Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento INTRODUÇÃO A organização dos SDs trata em grande parte dos componentes de software que constituem o sistema Os componentes

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06.

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06. Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 06 Processos 2 1 Processos A gerência de um ambiente multiprogramável é

Leia mais

Arquitectura de Sistemas Paralelos e Distribuídos Modelos de Sistemas

Arquitectura de Sistemas Paralelos e Distribuídos Modelos de Sistemas Modelos de Sistemas MSc. Eugénio Alberto Macumbe Modelos de Sistemas Um modelo de arquitectura de SD está preocupado com a localização das partes e o relacionamento entre elas. Os exemplos incluem os modelos

Leia mais

Capítulo 2 Processos e Threads

Capítulo 2 Processos e Threads Capítulo 2 Processos e Threads 2.1 Processos 2.2 Threads 2.3 Comunicação interprocesso 2.4 Problemas clássicos de IPC 2.5 Escalonamento 1 Processos O Modelo de Processo Multiprogramação de quatro programas

Leia mais

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF Exercícios Cap I 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) 1.5 1.7, 1.8 e 1.12 Sistemas Operacionais Visão geral e evolução dos SOs Sistema Operacional? Um programa que controla a execução dos programas

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Estrutura do SO Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Introdução 2 Usuários Aplicações Utilitários Linguagem de Comandos Núcleo do Sistema ou kernel Rotinas do Sistema Operacional Hardware

Leia mais

Cliente-servidor Código móvel Agentes de software Processos pares. Prof a Ana Cristina B. Kochem Vendramin DAINF / UTFPR

Cliente-servidor Código móvel Agentes de software Processos pares. Prof a Ana Cristina B. Kochem Vendramin DAINF / UTFPR n n n n Cliente-servidor Código móvel Agentes de software Processos pares Prof a Ana Cristina B. Kochem Vendramin DAINF / UTFPR Arquiteturas em Sistemas Distribuídos Cliente- Servidor Client invocation

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais