CARACTERÍSTICAS DO CARVÃO DE Handroanthus serratifolius (Vahl) S.Grose (Bignoniaceae) E Cedrelinga catenaeformis Ducke (Fabaceae)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERÍSTICAS DO CARVÃO DE Handroanthus serratifolius (Vahl) S.Grose (Bignoniaceae) E Cedrelinga catenaeformis Ducke (Fabaceae)"

Transcrição

1 1 EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIAS FLORESTAIS CARACTERÍSTICAS DO CARVÃO DE Handroanthus serratifolius (Vahl) S.Grose (Bignoniaceae) E Cedrelinga catenaeformis Ducke (Fabaceae) RESUMO O carvão vegetal é um produto de importância na economia brasileira, sendo ele utilizado como fonte de energia renovável e redutora dentro do setor siderúrgico. O Brasil se caracteriza por ser o maior produtor e o segundo maior consumidor mundial de carvão vegetal e boa parte de sua produção destina-se para a fabricação ferro-gusa. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o resíduo madeireiro das espécies Handroanthus serratifolius e Cedrelinga catenaeformis e verificar sua potencialidade para uso como carvão vegetal carvão, segundo suas características: (i) contração (linear e volumétrica), (ii) rendimento gravimétrico e (iii) análise imediata (teores de material volátil, cinzas e carbono fixo). Os resultados obtidos evidenciaram que os resíduos das duas espécies coletadas se mostraram eficazes para a produção de carvão vegetal, por conterem baixos teores de materiais voláteis e cinzas, e elevado teor de carbono fixo. Palavras Chave: Carvão Vegetal, Retratilidade, resíduos. 1. INTRODUÇÃO O Brasil é um dos países que mais produz e consome carvão vegetal no setor industrial em todo o mundo. Esse carvão tem como principal destino as siderúrgicas, sendo 84% do carvão utilizado para redução mineral de ferro a ferro-gusa o restante é destinado a outras indústrias e para uso doméstico (BRASIl, 2010). Nas últimas décadas, com implantação do Projeto Grande Carajás, aconteceu um aumento significativo no consumo de carvão vegetal devido ao uso no próprio complexo e em outras siderúrgicas que se instalaram na região tendo como finalidade realizar a redução do minério de ferro em ferro-gusa (MONTEIRO, 2006). As siderúrgicas têm crescentes demandas por carvão vegetal, devido à sua importância tecnológica em alguns fundidos quem tem como principal matéria prima o ferro-gusa, que é isento de enxofre, elemento químico encontrado no carvão (FERREIRA, 2000). Apesar de haver um crescente uso de carvão de florestas plantadas para abastecer esse processo, ainda ocorre no cerrado mineiro á exploração de florestas nativas para carvão. Devido reunir a maioria das siderúrgicas brasileiras (ABRAF, 2012). As indústrias siderúrgicas brasileiras na sua atualidade usam aproximadamente de 35% a 50% de carvão vegetal proveniente de florestas nativa (COSTA et al., 2014).

2 2 Na década de 90, nas florestas plantadas, tomando como base o uso de matas nativas para produzir carvão vegetal não houve uma evolução significativa no quesito ambiental. Mas a partir dos anos de 2000 as áreas de florestas plantadas passou crescer em relação á década anterior, mas não ocorrendo no aumento das demandas siderúrgicas (PINHEIRO et al., 2006). No Brasil já se pode ver o aumento das florestas plantadas, que futuramente poderá reverte o uso de nativas no processo de carbonização vegetal para a indústria. O eucalipto tem um destaque nesses plantios destinados à produção de carvão vegetal, devido á rusticidade, produtividade a as propriedades da madeira (SANTOS; HATAKEYAMA, 2012). Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar e caracterizar o carvão vegetal dos resíduos de duas espécies nativas oriundas do sudeste paraense quanto à qualidade do carvão dessas espécies visando o uso energético. 2. MATERIAL E MÉTODOS Para execução deste trabalho foram obtidas de uma movelaria localizada no município de Marabá, sudeste do Pará, (05º 22' 07" S e 49º 07' 04" W). As mesmas são representativas de duas espécies nativas da Amazônia brasileira, Handroanthus serratifolius (vahl) S.Grose (Bignoniaceae) e Cedrelinga catenaeformis Ducke (Fabaceae). O município de Marabá está inserido mesorregião do Sudeste paraense, da região de Carajás. Esta região caracteriza-se por ser uma das maiores responsáveis pela exploração de espécies nativas para fins siderúrgicos e denunciada pela ONU por práticas de escravagismo. A vegetação predominante é Floresta Ombrófila Densa, com características de floresta tropical, típico do bioma Amazônico. Este trabalho tem uma grande importância ecológica uma vez que se verifica a possibilidade de utilização de resíduos da indústria de madeira, evitando assim, cortes desnecessários de indivíduos em pé, como produto redutor da indústria siderúrgica (maior mercado consumidor de carvão vegetal da região).

3 3 Figura1: localização da movelaria. Fonte: Google Maps, As amostras (Figura A) foram cortadas com as dimensões de 2x2x3 cm e orientadas segundo os planos de corte da madeira, sendo plano transversal, longitudinal tangencial e longitudinal radial. Posteriormente, inseridas em estufa de circulação forçada Nova Ética 2588 (Figura B) a 105±2 ºC por 24 horas. As amostras foram envoltas em papel alumínio, de forma a limitar contato das amostras com oxigênio, e inseridas em forno Mufla Jung 0412 com controle de temperatura (Figura C). Para este trabalho foi utilizada uma temperatura final de 600º C, com 2,5º C. min. -1 de incremento, com 60 minutos para estabilização após atingir a temperatura final.

4 4 Depois de carbonizadas (Figura D), as amostras foram retiradas e colocadas no dissecador por 15 minutos. Logo após, foram pesadas em balança semi-analítica Instrutherm, BD-650 (Figura F) e mensuradas com paquímetro digital MTX com precisão de 0,0001 mm (Figura E). Figura 2: A. Corpos de prova acima Ipê; abaixo Cedro; B. Estufa; C. Mufla; D. Dessecador; E. Amostras após a carbonização; F. Mensuração dos três planos anatômicos da amostra com paquímetro digital; G. Balança Semi-Analítica. A B C D E F Fonte: Autoral, Não existem na literatura especializada recomendações para analisar contrações lineares e volumétricas de amostras antes e após o processo de carbonização. Diante disso foi usado o procedimento de ensaio da NBR 7190 (ABNT, 1997). A análise imediata seguiu a norma da NBR 8112 (ABNT, 1986), sendo a determinação do teor de cinzas feita de acordo com a norma NBR 8289 (ABNT, 1983) e a do teor de carbono fixo pela NBR 8299 (ABNT, 1983).

5 Porcentagem (%) A interdisciplinaridade na Educação, Saúde, Meio 5 3. RESULTADOS E DISSCUSSÃO O descarte inadequado de resíduos madeireiros de movelaria e serrarias está se tornando cada vez mais aproveitado pelo setor energético, uma vez que são utilizados para produção de carvão vegetal. Dessa forma é perceptível a importância do reaproveitamento de tais resíduos visando à diminuição de desbaste de nativas para produção ilegal de produtos energéticos. Estes devem ser analisados para saber o seu potencial de combustão, e se podem ou não serem produzidos em grande escala, para abastecer o setor industrial. A diferença das espécies está na reação destas aos testes em que foram submetidas. Os resultados são mostrados nos gráficos a seguir. Figura 3: Gráfico ilustrando os teores de materiais voláteis (MV), cinzas (TC) e carbono fixo (CF), em média, obtidos após a análise imediata ,43 20,00 Materiais Volateis 1,98 Cinzas 3,46 76,58 76,54 Carbono Fixo Análise Imediata C. catenaeformis H. serratifolius

6 6 Fonte: Autoral, 2017 Os resultados obtidos por meio da análise imediata evidenciaram, para espécie de Cedrelinga catenaeformis, um teor médio de 21,42% de materiais voláteis (MV) com 6,27 de desvio padrão (DP); 1,98% de cinza (TC) com 0,71 (DP); e para o parâmetro de carbono fixo (CF) um teor de 76,58% (DP de 6,35). Silva et al. (2007) encontraram, para três espécies nativas amazônicas (Manilkara amazônica, Lecythis pisonis Piptademia suaveolens, valores semelhantes aos determinados neste trabalho, sendo: 24,71; 26,00 e 24,44% (MV); 0,8; 1,5 e 1,5% (TC) e 74,49; 72,66 e 74,02% (CF), respectivamente. Na espécie Handroanthus serratifolius verificouse 20% de MV (DP de 2,89); 3,54% de TC (DP de 2,24) e 76,54% de CF (DP de 3,83). Brand et. al. (2013) encontraram para a espécie.. Figura 4: Gráfico mostrado a média de rendimento gravimétrico (RG), contração transversal (CTr), contração tangencial (CTg), contração radial (CR) e contração volumétrica (CVol) adquiridos após a análise imediata.

7 Porcentagem (%) A interdisciplinaridade na Educação, Saúde, Meio , ,74 31,41 16,48 24,49 24,06 10,25 4,714 16,03 38,29 0 RG CTr CTg CR Cvol Análise Imediata C. catenaeformis H. serratifolius Fonte: Autoral, As espécies analisadas tiveram reações diferentes quando submetidas aos testes, e tal resultado pode conferir uma disparidade grande quanto ao aspecto de fornecimento de energia, a iniciar pelos diferentes níveis de contração dos corpos de prova. Ressalta-se ainda que os níveis de contração das espécies florestais alteram diretamente no desempenho energético da mesma, tendo como fator principal a diferença nos valores de densidade da madeira. A análise imediata evidenciou para a espécie Cedrelinga catenaeformis, rendimento gravimétrico (RG) de 30,74 %; contração transversal (CTr) de 16,48%; contração tangencial (CTg) de 10,25%; contração radial (CR) de 4,14%; e contração volumétrica (CVol) de 38,28%. Nones et. al. (2015) trabalhou com a espécie Eucalyptus benthamii e encontrou para RG uma média de 35%. Já Teixeira (1982), estudando a espécie Anadenanthera peregrina (L.) Speg, encontrou para o parâmetro CTr de 0,43%; CTg de 6,25%; CR de 3,19% e CVol de 9,63%. Nas amostras da espécie Handroanthus serratifolius foram encontrados 31,40% de RG, 24,48% de Ctr, 24,05% de Ctg, 16,02% de (CR), e 55,57% de CVol. Souza (2013) trabalhando com a espécie de Eucalyptus saligna encontrou o valor médio de 28,61% RG. Os autores McGinnes et. al. (1971) estudando a espécie Quercus alba encontraram valores médios de 25,68% de CTr, 11,43% Ctg, 15,45% CR e 44,60% para CVol.

8 8 4. CONCLUSÃO Os resultados demonstraram que os resíduos de madeira das espécies de C. catenaeformis e H. serratifolius são indicados para produção de carvão vegetal, pois apresentarem um teor elevado de carbono fixo (acima de 70%) e possuem baixos valores de materiais voláteis e teor de cinza. Diante desses resultados, avalia-se que o uso dessas espécies pode fomentar de forma positiva na indústria de produção de energia. Além disso, a utilização de rejeitos madeireiros das espécies comercializadas para a produção de carvão vegetal ajuda a preservar espécies, evitandose o corte de árvores em pé, uma vez que o resíduo se configura como uma excelente matéria prima para carbonização, agregando valor ao que era considerado descartável, tornando esse material em produto. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Carvão mineral - Determinação do teor de matérias voláteis. NBR8290 (MB1892), ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Carvão mineral - Determinação do carbono fixo. NBR8299 (MB1899), ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Carvão Vegetal - Análise Imediata. NBR (MB1857), Outubro ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Projeto de estruturas de madeira. NBR Associação Brasileira de Normas Técnicas. Carvão mineral - Determinação do teor de cinzas. NBR8289 (MB1891), BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Balanço energético nacional. Brasília, p.

9 9 BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Balanço Energético Nacional. Brasília, p. BRITO, J.O.; BARRICHELO, L.E.G. Considerações sobre a produção de carvão vegetal com madeiras da Amazônia. Instituto de pesquisas e estudos florestais departamento de silvicultura da ESALQ. USP. IPEF Sér. Téc. Piracicaba, v. 2, n. 5, p. 1-25, COSTA, T.G.; BIANCHI, M.L.; PROTÁSIO, T.P.; TRUGILHO, P.F.; PEREIRA, A.J.. Qualidade da madeira de cinco espécies de ocorrência no cerrado para produção de carvão vegetal. Revista Cerne, v. 20, n.1, p , FERREIRA, O.C. O futuro do carvão vegetal na siderurgia: emissão de gases de efeito estufa na produção e consumo do carvão vegetal. Revista Economia & Energia, ano 4, n. 21, MCGINNES, E.A. Some structural changes observed in the transformation of wood into charcoal. Wood and Fiber, v. 03, n.2, p.77-83, MONTEIRO, Maurílio de Abreu. Em busca de carvão vegetal barato: o deslocamento de siderúrgicas para a Amazônia. Novos Cadernos NAEA. v. 9, n. 2, p , dez NEVES, T.A.; PROTÁSIO, T.P.; COUTO, A.M.; TRUGILHO, P. F.; SILVA, V.O.; VIEIRA, C. M. M. Avaliação de clones de Eucalyptus em diferentes locais, visando à produção de carvão vegetal. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 31, n. 68, p , NONES, D. L.; BRAND, M.A.; DA CUNHA, A.B.; DE CARVALHO, A.F.; WEISE, S.M.K. Determinação das propriedades energéticas da madeira e do carvão vegetal produzido a partir de Eucalyptus benthamii. Floresta, Curitiba, PR, v. 45, n. 1, p , OLIVEIRA, A.C.; ROCHA, M.F.V.; PEREIRA, B.L.C.; CARNEIRO, A.C.O.; CARVALHO, A.M.M.L.; VITAL, B.R. Variação nas características da madeira e do carvão de um clone de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden x Eucalyptus urophylla. Floresta, v. 42, n.1, p , 2012.

10 10 RIBEIRO, P.G.; VALE, A.T. Qualidade do carvão vegetal de resíduos de serraria para o uso doméstico.in: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 58, 2006, Florianópolis, Anais... São Paulo: SBPC/UFSC SANTOS, S.F.O.M.; HATAKEYAMA, K. Processo sustentável de produção de carvão vegetal quanto aos aspectos: ambiental, econômico, social e cultural. Revista Produção, v. 22, n. 2, p , mar./abr SOUZA, N. Produção de carvão vegetal a partir da madeira de Eucalyptus saligna Clone SI- 70 com três anos e meio de idade. Itapeva, SP TEIXEIRA, B.M.R. Variabilidade radial e longitudinal de propriedades da madeira de angico-vermelho (Anadenanthera peregrina (L.) Speg.). Viçosa, MG, 2008.

CARACTERZIZAÇÃO FÍSICA E ENERGÉTICA DO CARVÃO PRODUZIDO A PARTIR DE DUAS ESPÉCIES NATIVAS AMAZÔNICAS

CARACTERZIZAÇÃO FÍSICA E ENERGÉTICA DO CARVÃO PRODUZIDO A PARTIR DE DUAS ESPÉCIES NATIVAS AMAZÔNICAS 1 EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIAS FLORESTAIS CARACTERZIZAÇÃO FÍSICA E ENERGÉTICA DO CARVÃO PRODUZIDO A PARTIR DE DUAS ESPÉCIES NATIVAS AMAZÔNICAS RESUMO A produção de carvão vegetal é feita através do processo

Leia mais

Rendimento do carvão vegetal de Mimosa tenuiflora em diferentes temperaturas de carbonização

Rendimento do carvão vegetal de Mimosa tenuiflora em diferentes temperaturas de carbonização http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.27-48-1 Rendimento do carvão vegetal de Mimosa tenuiflora em diferentes temperaturas de carbonização Rafaela M. R. Bezerra 1, Alexandre S. Pimenta 1,

Leia mais

Correlações entre propriedades da madeira e do carvão vegetal de clone de Eucalyptus urophylla

Correlações entre propriedades da madeira e do carvão vegetal de clone de Eucalyptus urophylla Correlações entre propriedades da madeira e do carvão vegetal de clone de Eucalyptus urophylla Alanna Barishinikov Silva 1, Taiana Guimarães Arriel 1, Rebeca Alves Barreto Lima 1, Paulo Fernando Trugilho

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.6 CIRCULAR TÉCNICA N o 104 Junho/1980 ISSN 0100-3453 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS

CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS CORRELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA E A DENSIDADE APARENTE DO CARVÃO VEGETAL EM HÍBRIDOS DE EUCALYPTUS FERNANDO W.C. ANDRADE 1, VICTOR H.P. MOUTINHO 2, CLAÚDIA C. CARDOSO 3 RESUMO: O presente

Leia mais

INFLUÊNCIA DA MARCHA DE CARBONIZAÇÃO NOS RENDIMENTOS GRAVIMÉTRICOS DO CARVÃO, LICOR PIROLENHOSO E GASES NÃO CONDENSÁVEIS, DA MADEIRA DE JUREMA-PRETA

INFLUÊNCIA DA MARCHA DE CARBONIZAÇÃO NOS RENDIMENTOS GRAVIMÉTRICOS DO CARVÃO, LICOR PIROLENHOSO E GASES NÃO CONDENSÁVEIS, DA MADEIRA DE JUREMA-PRETA INFLUÊNCIA DA MARCHA DE CARBONIZAÇÃO NOS RENDIMENTOS GRAVIMÉTRICOS DO CARVÃO, LICOR PIROLENHOSO E GASES NÃO CONDENSÁVEIS, DA MADEIRA DE JUREMA-PRETA (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) Elias Costa de Souza

Leia mais

EFEITO DA TEMPERATURA NA DENSIDADE E NO RENDIMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO DE CLONES DE EUCALIPTO

EFEITO DA TEMPERATURA NA DENSIDADE E NO RENDIMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO DE CLONES DE EUCALIPTO 144 EFEITO DA TEMPERATURA NA DENSIDADE E NO RENDIMENTO GRAVIMÉTRICO DE CARVÃO DE CLONES DE EUCALIPTO EFFECTS OF TEMPERATURE ON DENSITY AND GRAVIMETRIC YIELD OF CHARCOAL FROM EUCALIPTS CLONES Resumo Leonardo

Leia mais

RENDIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL PRODUZIDO COM ESPÉCIE QUE OCORRE NA REGIÃO SEMIÁRIDA

RENDIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL PRODUZIDO COM ESPÉCIE QUE OCORRE NA REGIÃO SEMIÁRIDA RENDIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL PRODUZIDO COM ESPÉCIE QUE OCORRE NA REGIÃO SEMIÁRIDA Izabelle Rodrigues Ferreira Gomes¹; Ana Clara Cabral Davi¹; Renato Vinícius Oliveira Castro²; Rafael Leite

Leia mais

CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO: 2. DENSIDADE DA MADEIRA X DENSIDADE DO CARVÃO

CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO: 2. DENSIDADE DA MADEIRA X DENSIDADE DO CARVÃO IPEF n.20, p.101-113, jun.1980 CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO: 2. DENSIDADE DA MADEIRA X DENSIDADE DO CARVÃO O. D. C. 867.5:810 SUMMARY José Otávio

Leia mais

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva. Docente das Faculdades Integradas

Leia mais

FAÇA BIODIESEL. Site: Acesso em: 08 out

FAÇA BIODIESEL. Site:  Acesso em: 08 out Macaúba Taxonomia: Família: Arecaceae, anteriormente denominada Palmae. Gênero: Acrocomia Espécie: Acrocomia aculeata (lacq ) Lood. ex Mart Origem: Matas do norte até o sudeste do Brasil. A palmeira Macaúba

Leia mais

USO DA MADEIRA COMO BIOCOMBUSTÍVEL NO BRASIL

USO DA MADEIRA COMO BIOCOMBUSTÍVEL NO BRASIL USO DA MADEIRA COMO BIOCOMBUSTÍVEL NO BRASIL Immanuele Rodrigues de Oliveira 1, Fernanda Ilkiu-Borges 2, Silvane Tavares Rodrigues 3 1 Estudante de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará,

Leia mais

CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL: I. DENSIDADE E TEOR DE LIGNINA DA MADEIRA DE EUCALIPTO

CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL: I. DENSIDADE E TEOR DE LIGNINA DA MADEIRA DE EUCALIPTO IPEF n.14, p.9-20, 1977 CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL: I. DENSIDADE E TEOR DE LIGNINA DA MADEIRA DE EUCALIPTO O. D. C. 812.3:867.5:176.1

Leia mais

PROPRIEDADE DO CARVÃO DA MADEIRA E DA CASCA DE Eucalyptus sp. PLANTADO NA REGIÃO DO RECÔNCAVO DA BAHIA

PROPRIEDADE DO CARVÃO DA MADEIRA E DA CASCA DE Eucalyptus sp. PLANTADO NA REGIÃO DO RECÔNCAVO DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS PROPRIEDADE DO CARVÃO DA MADEIRA E DA CASCA DE Eucalyptus sp. PLANTADO NA REGIÃO DO RECÔNCAVO DA BAHIA JOÃO

Leia mais

Análise da Produção Energética e de Carvão Vegetal de Espécies de Eucalipto

Análise da Produção Energética e de Carvão Vegetal de Espécies de Eucalipto IPEF, n.23, p.53-56, abr.1983 Análise da Produção Energética e de Carvão Vegetal de Espécies de Eucalipto J.O. BRITO, L. E. G. BARRICHELO e F. SEIXAS ESALQ - USP, Depto. de Silvicultura - 13.400 - Piracicaba

Leia mais

INFLUÊNCIA DA MARCHA DE CARBONIZAÇÃO NA QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL DE JUREMA PRETA (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.)

INFLUÊNCIA DA MARCHA DE CARBONIZAÇÃO NA QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL DE JUREMA PRETA (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) INFLUÊNCIA DA MARCHA DE CARBONIZAÇÃO NA QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL DE JUREMA PRETA (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) Elias Costa de Souza (1); Danielle de Moraes Lúcio (1); Igor Diego de Oliveira Xaxá;

Leia mais

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL Garo Batmanian Especialista Senior de Meio Ambiente Setembro 28, 2011 Banco Mundial ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL Grande Consumidor

Leia mais

Melhorias no processo de pirólise da biomassa para produção de carvão vegetal

Melhorias no processo de pirólise da biomassa para produção de carvão vegetal Melhorias no processo de pirólise da biomassa para produção de carvão vegetal Alfredo NAPOLI Sumário I Contexto II Os processos de pirólise III Os principais caminhos de melhoria IV Alguns exemplos de

Leia mais

Engenheiro Florestal, Mestrando em Solos e Nutrição de Plantas, UFPI/Universidade Federal do Piauí,

Engenheiro Florestal, Mestrando em Solos e Nutrição de Plantas, UFPI/Universidade Federal do Piauí, Rendimento Gravimétrico Da Amburana E Faveira Em Função Da Densidade Básica E Posição De Amostragem Emanuel França Araújo (1) ; José Benedito Guimarães Junior (2) ; Rosalvo Maciel Guimarães Neto (3) ;

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DE CARVÃO VEGETAL COMERCIALIZADO EM CUIABÁ, MT

PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DE CARVÃO VEGETAL COMERCIALIZADO EM CUIABÁ, MT PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DE CARVÃO VEGETAL COMERCIALIZADO EM CUIABÁ, MT Ana Carolina S. COSTA¹; Adrieli Jéssila de FREITAS¹; Camila S. LEAL¹; Aylson C. OLIVEIRA¹; Bárbara Luísa C. PEREIRA¹; Rômulo

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DA MADEIRA E DO CARVÃO VEGETAL PRODUZIDO A PARTIR DE Eucalyptus benthamii

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DA MADEIRA E DO CARVÃO VEGETAL PRODUZIDO A PARTIR DE Eucalyptus benthamii DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DA MADEIRA E DO CARVÃO VEGETAL PRODUZIDO A PARTIR DE Eucalyptus benthamii Daniela Letícia Nones 1, Martha Andreia Brand 1, Alexsandro Bayestorff da Cunha 1, Adriel

Leia mais

Qual o efeito da temperatura final de carbonização na resistência à compressão do carvão vegetal?

Qual o efeito da temperatura final de carbonização na resistência à compressão do carvão vegetal? Qual o efeito da temperatura final de carbonização na resistência à compressão do carvão vegetal? Rodrigo Simetti 1, Luciano Junqueira Costa 2, Breno Assis Loureiro 1, Taiana Guimarães Arriel 1, Ana Flávia

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Carbonização, madeira, Eucalyptus urograndis.

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Carbonização, madeira, Eucalyptus urograndis. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA FINAL DE CARBONIZAÇÃO E DA TAXA DE AQUECIMENTO NO RENDIMENTO GRAVIMÉTRICO E TEOR DE CINZAS DO CARVÃO DE Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis Carlos Henrinque Souto Azevedo

Leia mais

Análise Energética Da Madeira E Do Carvão Vegetal A Partir Da Espécie Piptadenia gonoacantha (Mart.) J. F. Macbr

Análise Energética Da Madeira E Do Carvão Vegetal A Partir Da Espécie Piptadenia gonoacantha (Mart.) J. F. Macbr Análise Energética Da Madeira E Do Carvão Vegetal A Partir Da Espécie Piptadenia gonoacantha (Mart.) J. F. Macbr Larissa Cardoso Kuster (1) ; Martha Andreia Brand (2) ; Adriel Furtado de Carvalho (3) ;

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Mimosa scabrella, bracatinga, densidade básica, carvão vegetal, energia. ABSTRACT

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Mimosa scabrella, bracatinga, densidade básica, carvão vegetal, energia. ABSTRACT COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA MADEIRA DE TRÊS PROCEDÊNCIAS DE Mimosa scabrella Benth. PARA FINS ENERGÉTICOS (Comparison of wood quality among three Mimosa scabrella Benth. provenances for energy purposes).

Leia mais

ANÁLISE IMEDIATA DO CARVÃO VEGETAL DE TRÊS CLONES DE Eucalyptus urophylla PROVENIENTES DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

ANÁLISE IMEDIATA DO CARVÃO VEGETAL DE TRÊS CLONES DE Eucalyptus urophylla PROVENIENTES DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO ANÁLISE IMEDIATA DO CARVÃO VEGETAL DE TRÊS CLONES DE Eucalyptus urophylla PROVENIENTES DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO Tarcila Rosa da Silva Lins¹; Letícia Siqueira Walter²; Ana Luiza de Amorim Reis²; Rafael

Leia mais

II FÓRUM NACIONAL DE CARVÃO VEGETAL QUALIDADE DA MADEIRA PARA

II FÓRUM NACIONAL DE CARVÃO VEGETAL QUALIDADE DA MADEIRA PARA II FÓRUM NACIONAL DE CARVÃO VEGETAL QUALIDADE DA MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL Angélica de Cássia O. Carneiro Viçosa- MG 1. Aspectos econômicos do setor Fonte: Anuário, 2009 - AMS Fonte: Anuário,

Leia mais

EFEITO DO MATERIAL GENÉTICO E DO SÍTIO NA QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL DE MADEIRA DE CURTA ROTAÇÃO

EFEITO DO MATERIAL GENÉTICO E DO SÍTIO NA QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL DE MADEIRA DE CURTA ROTAÇÃO EFEITO DO MATERIAL GENÉTICO E DO SÍTIO NA QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL DE MADEIRA DE CURTA ROTAÇÃO Angélica de Cássia Oliveira Carneiro 1, Benedito Rocha Vital 1, Pedro Gustavo Ulisses Frederico 2, Lucas

Leia mais

Introdução. Definição

Introdução. Definição Introdução Definição O carvão vegetal é um subproduto florestal resultante da pirólise da madeira, também conhecida como carbonização ou destilação seca da madeira. É um método destrutivo. No processo

Leia mais

Universidade Federal do Paraná 4 Eng. Florestal, Dr., Professor no Departamento de Engenharia e Tecnologia

Universidade Federal do Paraná 4 Eng. Florestal, Dr., Professor no Departamento de Engenharia e Tecnologia CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS DE DUAS ESPÉCIES DO GÊNERO Eucalyptus EM FUNÇÃO DO PONTO DE AMOSTRAGEM Rodrigo Simetti 1 ; Sandra Lucia Soares Mayer 2 ; Karine Andressa Pelanda 1 ; Clarice de Andrade 3 ; Dimas

Leia mais

umidade: (U) Umidade Matéria Volátil Cinza Carbono Fixo Chamando-se de: m 1 massa de cadinho + massa de carvão antes da retirada de umidade na estufa.

umidade: (U) Umidade Matéria Volátil Cinza Carbono Fixo Chamando-se de: m 1 massa de cadinho + massa de carvão antes da retirada de umidade na estufa. ENSAIOS DE LABORATÓRIO Análise Imediata de Carvão (Método Brasileiro MB-15) Objetivo Este método fixa o modo pelo qual deve ser feita a determinação da composição imediata do carvão mineral, para um melhor

Leia mais

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal Produto do setor de base florestal O Carvão Vegetal

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - BIOMASSA PARA ENERGIA CARVÃO DE RESÍDUOS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL PRODUZIDOS EM FORNO CILÍNDRICO METÁLICO

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - BIOMASSA PARA ENERGIA CARVÃO DE RESÍDUOS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL PRODUZIDOS EM FORNO CILÍNDRICO METÁLICO ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - BIOMASSA PARA ENERGIA CARVÃO DE RESÍDUOS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL PRODUZIDOS EM FORNO CILÍNDRICO METÁLICO ANTONIO OLIVEIRA DE ARAUJO LEAL, JHONATAN SANTO BEZERRA Denes de

Leia mais

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado

Leia mais

Nota Científica Propriedades da madeira de Eucalyptus benthamii para produção de energia

Nota Científica Propriedades da madeira de Eucalyptus benthamii para produção de energia Pesquisa Florestal Brasileira Brazilian Journal of Forestry Research http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/ Nota Científica Propriedades da madeira de Eucalyptus benthamii para produção de energia Dimas Agostinho

Leia mais

Pirólise sob pressão. Uma nova abordagem para a carbonização. 3º Congresso Internacional de BIOENERGIA. Curitiba PR 24 a 26/06/08

Pirólise sob pressão. Uma nova abordagem para a carbonização. 3º Congresso Internacional de BIOENERGIA. Curitiba PR 24 a 26/06/08 3º Congresso Internacional de BIOENERGIA Curitiba PR 24 a 26/06/08 Pirólise sob pressão Uma nova abordagem para a carbonização Cristiano Kléber de Figueiredo Eng. Florestal Ponto de Partida Consumo brasileiro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL Qualidade do carvão vegetal produzido com material de diferentes posições axiais de um clone de Eucalyptus urophylla.

Leia mais

Caracterização Química Do Carvão Da Algaroba (Prosopis juliflora (Sw) Dc) E Cajueiro (Anacardium occidentale L.)

Caracterização Química Do Carvão Da Algaroba (Prosopis juliflora (Sw) Dc) E Cajueiro (Anacardium occidentale L.) Caracterização Química Do Carvão Da Algaroba (Prosopis juliflora (Sw) Dc) E Cajueiro (Anacardium occidentale L.) Rauny Rodrigues de Paiva (1) ; Marcelo da Silva Rebouças (2) ; Maraísa Costa Ferreira (3)

Leia mais

JOSÉ GERALDO VIEIRA JÚNIOR. ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL DE CINCO CLONES COMERCIAIS DE Eucalyptus CURITIBA

JOSÉ GERALDO VIEIRA JÚNIOR. ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL DE CINCO CLONES COMERCIAIS DE Eucalyptus CURITIBA JOSÉ GERALDO VIEIRA JÚNIOR ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL DE CINCO CLONES COMERCIAIS DE Eucalyptus CURITIBA 2013 JOSÉ GERALDO VIEIRA JÚNIOR ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL DE CINCO

Leia mais

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE

MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE MODELAGEM HIPSOMÉTRICA DE CLONES DE EUCALYPTUS spp. NA CHAPADA DO ARARIPE PE Raíssa Santos Ferreira (1); Marcella Gomes de Barros Monteiro (1); Géssyca Fernanda de Sena Oliveira (2); Mayara Fernandes Costa

Leia mais

XVI Seminário de Atualização Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte florestal

XVI Seminário de Atualização Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte florestal XVI Seminário de Atualização Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte florestal Mario Eugenio Lobato Winter Campinas - 11/04/2011 1 Temas a Serem Abordados Dependência de combustíveis fósseis Siderurgia

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 150. Outubro/1982 ESTIMATIVA DA DENSIDADE A GRANEL DO CARVÃO VEGETAL A PARTIR DE SUA DENSIDADE APARENTE

CIRCULAR TÉCNICA N o 150. Outubro/1982 ESTIMATIVA DA DENSIDADE A GRANEL DO CARVÃO VEGETAL A PARTIR DE SUA DENSIDADE APARENTE IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.6.1. CIRCULAR TÉCNICA N o 150 Outubro/1982 ISSN 0100-3453 ESTIMATIVA DA DENSIDADE A GRANEL DO CARVÃO VEGETAL A PARTIR

Leia mais

1º.. MADEN INEE Como evoluir a produtividade da cadeia de madeira energética

1º.. MADEN INEE Como evoluir a produtividade da cadeia de madeira energética 1º.. MADEN 28 - INEE Como evoluir a produtividade da cadeia de madeira energética José Otávio Brito Professor Titular ESALQ / USP Piracicaba, SP (19) 342941 - jotbrito@esalq.usp.br MUNDO: CONSUMO TOTAL

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 MODELAGEM ESTATÍSTICA DA SECAGEM AO AR LIVRE DE TORAS DE Eucalyptus sp COM FINS ENERGÉTICOS RAPHAEL NOGUEIRA REZENDE 1, JOSÉ TARCÍSIO LIMA 2, LUANA ELIS DE RAMOS E PAULA 3, LAURENN BORGES DE MACEDO 4 RESUMO

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE Araucaria angustifolia PROCEDENTE DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ

PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE Araucaria angustifolia PROCEDENTE DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE Araucaria angustifolia PROCEDENTE DA REGIÃO CENTRO OESTE DO PARANÁ Diego Leonardo Holk (ICV), Giordano Marques Corradi, Éverton Hillig (Orientador), Gilmara de Oliveira

Leia mais

Eucalyptus urophylla S. T. Blake

Eucalyptus urophylla S. T. Blake Características CARACTERÍSTICAS do carvão de DO um clone CARVÃO... DE UM CLONE DE Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden x Eucalyptus urophylla S. T. Blake 423 Marina Donária Chaves Arantes 1 *, Paulo Fernando

Leia mais

Efeito da temperatura de carbonização e dos resíduos de macaúba na produção de carvão vegetal

Efeito da temperatura de carbonização e dos resíduos de macaúba na produção de carvão vegetal Sci e n t i a For e s ta l i s Efeito da temperatura de carbonização e dos resíduos de macaúba na produção de carvão vegetal Effect of carbonization temperature and the macaúba residues in the production

Leia mais

Influência da temperatura final de carbonização nas características do carvão vegetal de espécies tropicais

Influência da temperatura final de carbonização nas características do carvão vegetal de espécies tropicais Pesquisa Florestal Brasileira Brazilian Journal of Forestry Research http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/ e-issn: 1983-2605 Influência da temperatura final de carbonização nas características do carvão vegetal

Leia mais

IPEF, n.30, p.37-41, ago.1985 DENSIDADE ANUAL DA MADEIRA DE EUCALYPTUS GRANDIS

IPEF, n.30, p.37-41, ago.1985 DENSIDADE ANUAL DA MADEIRA DE EUCALYPTUS GRANDIS IPEF, n.30, p.37-41, ago.1985 DENSIDADE ANUAL DA MADEIRA DE EUCALYPTUS GRANDIS M. A. Rezende C.P.G. Solos e Nutrição de Plantas Caixa Postal, 9- Piracicaba -SP E. S. B. Ferraz ESALQ -USP, Depto. de Física

Leia mais

Energia para Metalurgia

Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 CO 2 + energia Carbono é combustível, usado para gerar energia reagindo com oxigênio

Leia mais

RENDIMENTOS E CARACTERÍSTICAS DO CARVÃO VEGETAL EM TRUGILHO, FUNÇÃO P. DA F. et al. POSIÇÃO RADIAL DE AMOSTRAGEM EM CLONES DE Eucalyptus

RENDIMENTOS E CARACTERÍSTICAS DO CARVÃO VEGETAL EM TRUGILHO, FUNÇÃO P. DA F. et al. POSIÇÃO RADIAL DE AMOSTRAGEM EM CLONES DE Eucalyptus 178 RENDIMENTOS E CARACTERÍSTICAS DO CARVÃO VEGETAL EM TRUGILHO, FUNÇÃO P. DA F. et al. POSIÇÃO RADIAL DE AMOSTRAGEM EM CLONES DE Eucalyptus Paulo Fernando Trugilho 1, José Reinaldo Moreira da Silva 1,

Leia mais

Avaliação Da Influencia Do Tratamento Térmico Nas Propriedades Energéticas De Diferentes Espécies

Avaliação Da Influencia Do Tratamento Térmico Nas Propriedades Energéticas De Diferentes Espécies Avaliação Da Influencia Do Tratamento Térmico Nas Propriedades Energéticas De Diferentes Espécies Mariana Almeida Vilas Boas (1) ; Solange de Oliveira Araújo (2) ; Marcelino Breguez Gonçalves Sobrinho

Leia mais

BIOMASSA. Florestas energéticas e resíduos urbanos, industriais e agrícolas são processados para produzir eletricidade

BIOMASSA. Florestas energéticas e resíduos urbanos, industriais e agrícolas são processados para produzir eletricidade POTENTE GERADORA DE ENERGIA Florestas energéticas e resíduos urbanos, industriais e agrícolas são processados para produzir eletricidade Usina experimental de cogeração em Martinho Campos (MG) No Brasil,

Leia mais

Extrativismo. história, ecologia, economia e domesticação Vegetal na Amazônia

Extrativismo. história, ecologia, economia e domesticação Vegetal na Amazônia Extrativismo história, ecologia, economia e domesticação Vegetal na Amazônia Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa

Leia mais

Análise da Qualidade do Carvão para Consumo Doméstico de Quatro Municípios do Estado do Paraná 1

Análise da Qualidade do Carvão para Consumo Doméstico de Quatro Municípios do Estado do Paraná 1 Análise da Qualidade do Carvão para Consumo Doméstico de Quatro Municípios do Estado do Paraná 1 Adriana Ferla Oliveira 2, Aline Bavaresco 3, Carlos Alexandre Alves Pessuti 4, Carolina Sayury Miyashiro

Leia mais

QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL PARA COCÇÃO DE ALIMENTOS COMERCIALIZADO EM CUIABÁ MT

QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL PARA COCÇÃO DE ALIMENTOS COMERCIALIZADO EM CUIABÁ MT UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENGENHARIA FLORESTAL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL PARA COCÇÃO DE ALIMENTOS COMERCIALIZADO EM CUIABÁ MT ANA CAROLINA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ENERGÉTICA DO CARVÃO DO SISTEMA TOCO-RAIZ DE Corymbia citriodora

CARACTERIZAÇÃO ENERGÉTICA DO CARVÃO DO SISTEMA TOCO-RAIZ DE Corymbia citriodora CARACTERIZAÇÃO ENERGÉTICA DO CARVÃO DO SISTEMA TOCO-RAIZ DE Corymbia citriodora Felipe Nardo 1 Juliette Silva 1 Letícia Sant' Anna Alesi 1 Diego Silva 1 Isaí Euán Chi 2 João Tomeleri 1 Franciane Pádua

Leia mais

Análise da qualidade do carvão vegetal proveniente da região sul do Brasil

Análise da qualidade do carvão vegetal proveniente da região sul do Brasil [T] Análise da qualidade do carvão vegetal proveniente da região sul do Brasil [I] Characterization of the charcoal sample quality from the south of Brazil [A] Heitor Renan Ferreira [b], Gilmara de Oliveira

Leia mais

Avaliação de obstáculos para redução de emissões

Avaliação de obstáculos para redução de emissões MODERNIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL Avaliação de obstáculos para redução de emissões Túlio Jardim Raad e Vamberto de Melo Seminário CGEE & DECOI da SDP/MDIC - Brasília, 20.05.2014 OBJETIVO Ø Relatar

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR DO POTENCIAL ENERGÉTICO DE VARIEDADES DE EUCALIPTO CULTIVADAS NO RIO GRANDE DO SUL

ESTUDO PRELIMINAR DO POTENCIAL ENERGÉTICO DE VARIEDADES DE EUCALIPTO CULTIVADAS NO RIO GRANDE DO SUL ESTUDO PRELIMINAR DO POTENCIAL ENERGÉTICO DE VARIEDADES DE EUCALIPTO CULTIVADAS NO RIO GRANDE DO SUL Marcilio Toledo*; Fernando Santos; Nei Marçal; Marcos Espinoza; Paulo Eichler; Jonatan Vuelma; Davi

Leia mais

QUALIDADE DA MADEIRA DE EUCALIPTO PLANTADO EM SISTEMA AGROSILVOPASTORIL PARA A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

QUALIDADE DA MADEIRA DE EUCALIPTO PLANTADO EM SISTEMA AGROSILVOPASTORIL PARA A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL QUALIDADE DA MADEIRA DE EUCALIPTO PLANTADO EM SISTEMA AGROSILVOPASTORIL PARA A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL Yllian Banchieri RIBEIRO¹; Paulo Fernando TRUGILHO¹; Allan Motta COUTO²; Breno Assis LOUREIRO¹;

Leia mais

Palavras-chave: Densidade de plantio, potencial energético, semiárido.

Palavras-chave: Densidade de plantio, potencial energético, semiárido. RELAÇÃO ENTRE PODER CALORÍFICO SUPERIOR E TEOR DE CINZAS DA MADEIRA DE UM CLONE DE EUCALIPTO CULTIVADO SOB DIFERENTES ESPAÇAMENTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Sarah Esther de Lima Costa (1); Cynthia

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 146. Junho/1982. CARVÃO VEGETAL DE MADEIRA DE DESBASTE DE Pinus *

CIRCULAR TÉCNICA N o 146. Junho/1982. CARVÃO VEGETAL DE MADEIRA DE DESBASTE DE Pinus * IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/... INTRODUÇÃO CIRCULAR TÉCNICA N o Junho/98 CARVÃO VEGETAL DE MADEIRA DE DESBASTE DE Pinus * ISSN 000 José Otávio Brito

Leia mais

PROPRIEDADES DE MADEIRA DE DIFERENTES MATERIAIS GENÉTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CARVAO VEGETAL

PROPRIEDADES DE MADEIRA DE DIFERENTES MATERIAIS GENÉTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CARVAO VEGETAL PROPRIEDADES DE MADEIRA DE DIFERENTES MATERIAIS GENÉTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CARVAO VEGETAL Clarissa G. FIGUEIRÓ 1; Lucas F. FIALHO 1 ; Wagner D. CANAL 1 ; ; Angelica de Cassia O. CARNEIRO; Danilo B. DONATO

Leia mais

Estudo de Caso de uma Planta de Carbonização: Avaliação de Características e Qualidade do Carvão Vegetal Visando Uso Siderúrgico

Estudo de Caso de uma Planta de Carbonização: Avaliação de Características e Qualidade do Carvão Vegetal Visando Uso Siderúrgico Floresta e Ambiente http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.106114 ISSN 1415-0980 (impresso) ISSN 2179-8087 (online) Estudo de Caso de uma Planta de Carbonização: Avaliação de Características e Qualidade do

Leia mais

Efeito do comprimento do corpo de prova nas propriedades mecânicas do carvão de Eucalyptus

Efeito do comprimento do corpo de prova nas propriedades mecânicas do carvão de Eucalyptus Pesquisa Florestal Brasileira Brazilian Journal of Forestry Research http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/ ISSN: 1983-2605 (online) Efeito do comprimento do corpo de prova nas propriedades mecânicas do carvão

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal

UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS. Departamento de Produção Vegetal unesp UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Jaboticabal FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS Departamento de Produção Vegetal MÓDULO 14 DISCIPLINA: TEMA: ROFESSORES: Silvicultura Condução, manejo e

Leia mais

Panorama do Setor Florestal O que tem sido feito na esfera do Governo Federal

Panorama do Setor Florestal O que tem sido feito na esfera do Governo Federal Panorama do Setor Florestal O que tem sido feito na esfera do Governo Federal Carlos Fabiano Rozindo Cardoso Coordenador de Monitoramento e Controle Florestal José Humberto Chaves Coordenador Geral de

Leia mais

Carvoejamento, Carbonização e Pirólise

Carvoejamento, Carbonização e Pirólise I Seminário Madeira Energética MADEN 2008 ABC - RJ, 2 e 3 de setembro de 2008 Carvoejamento, Carbonização e Pirólise José Dilcio da Rocha Pesquisador da EMBRAPA - Agroenergia O que é Carvoejamento, Carbonização,

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO R. A. RODRIGUES 1, C. S. SALIM 1, L. G. F. PEREIRA 1, E. MORAES 1 e L. F. F. FARIA

Leia mais

EFEITO DE SÍTIO E DE DIFERENTES CLONES DE EUCALIPTO NO RENDIMENTO E QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL

EFEITO DE SÍTIO E DE DIFERENTES CLONES DE EUCALIPTO NO RENDIMENTO E QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL EFEITO DE SÍTIO E DE DIFERENTES CLONES DE EUCLIPTO NO RENDIMENTO E QULIDDE DO CRVÃO VEGETL Lucas F. FILHO 1 ; Clarissa G. FIGUEIRÓ 1 ; Wagner D. CNL 1 ; Danilo B. DONTO 1 ; Laura V. L. LIM 1 ; ngelica

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 130. Fevereiro/1981. NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp.

CIRCULAR TÉCNICA N o 130. Fevereiro/1981. NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp. IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/1.3.1 1. INTRODUÇÃO CIRCULAR TÉCNICA N o 130 Fevereiro/1981 NOVAS TECNICAS DE ESPAÇAMENTOS PARA Eucalyptus spp. ISSN 0100-3453

Leia mais

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA MADEIRA DE TRÊS PROCEDÊNCIAS DE Eucalyptus dunnii MAIDEN, PARA FINS ENERGÉTICOS * RESUMO

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA MADEIRA DE TRÊS PROCEDÊNCIAS DE Eucalyptus dunnii MAIDEN, PARA FINS ENERGÉTICOS * RESUMO COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA MADEIRA DE TRÊS PROCEDÊNCIAS DE Eucalyptus dunnii MAIDEN, PARA FINS ENERGÉTICOS * José Carios Duarte Pereira **** Antonio Rioyei Higa *** Jarbas Yukio Shimizu ** Rosana Clara

Leia mais

Energia para Siderurgia

Energia para Siderurgia Energia para Siderurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado para reagir com o oxigênio do minério de ferro Carbono

Leia mais

QUALIDADE DA MADEIRA E DO CARVÃO DE SEIS ESPÉCIES DE EUCALIPTO

QUALIDADE DA MADEIRA E DO CARVÃO DE SEIS ESPÉCIES DE EUCALIPTO IV Forum Nacional sobre Carvão Vegetal Belo Horizonte- MG, 08 e 09 de novembro de 2016 QUALIDADE DA MADEIRA E DO CARVÃO DE SEIS ESPÉCIES DE EUCALIPTO Autor 1 ; Autor 2 ; Autor 3 ; Autor 4 RESUMO: Este

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE CARBONIZAÇÃO DA MADEIRA NOS RENDIMENTOS E NAS PROPRIEDADES DO CARVÃO PRODUZIDO

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE CARBONIZAÇÃO DA MADEIRA NOS RENDIMENTOS E NAS PROPRIEDADES DO CARVÃO PRODUZIDO IPEF, n.4/4, p.64-76, jan./dez.989 INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE CARBONIZAÇÃO DA MADEIRA NOS RENDIMENTOS E NAS PROPRIEDADES DO CARVÃO PRODUZIDO MERCEDES MARÍLIA C. F. VELLA OSVALDO FERREIRA VALENTE BENEDITO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ENERGÉTICA DE DIFERENTES ESPÉCIES DE EUCALYPTUS

CARACTERIZAÇÃO ENERGÉTICA DE DIFERENTES ESPÉCIES DE EUCALYPTUS CARACTERIZAÇÃO ENERGÉTICA DE DIFERENTES ESPÉCIES DE EUCALYPTUS Márcia Silva de Jesus 1*, Luciano Junqueira Costa 1, Juliana Ceccato Ferreira 1, Fabiana Paiva de Freitas 1, Larissa Carvalho Santos 1, Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA FLORESTAL CÂMPUS DOIS VIZINHOS RODRIGO HÜFFNER ARRUDA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA FLORESTAL CÂMPUS DOIS VIZINHOS RODRIGO HÜFFNER ARRUDA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA FLORESTAL CÂMPUS DOIS VIZINHOS RODRIGO HÜFFNER ARRUDA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CARVÃO DE QUATRO ESPÉCIES FLORESTAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

IPEF n.47, p.22-28, mai.1994

IPEF n.47, p.22-28, mai.1994 IPEF n.47, p.22-28, mai.1994 CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO DAS ÁRVORES E DE QUALIDADE DA MADEIRA DE EUCALYPTUS CAMALDULENSIS PARA A PRODUÇÃO DE CARVÃO Benedito Rocha Vital (1) Jimmy de Almeida (2) Osvaldo

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA FRIABILIDADE DO CARVÃO VEGETAL EM FUNÇÃO DO DIÂMETRO DAS ÁRVORES E TEMPERATURA DE CARBONIZAÇÃO

DETERMINAÇÃO DA FRIABILIDADE DO CARVÃO VEGETAL EM FUNÇÃO DO DIÂMETRO DAS ÁRVORES E TEMPERATURA DE CARBONIZAÇÃO IPEF, n.38, p.33-37, abr.1988 DETERMINAÇÃO DA FRIABILIDADE DO CARVÃO VEGETAL EM FUNÇÃO DO DIÂMETRO DAS ÁRVORES E TEMPERATURA DE CARBONIZAÇÃO APARECIDO DOS REIS COUTINHO Instituto de Física - Laboratório

Leia mais

Keywords: mechanical properties, parallel compression, Eucalyptus.

Keywords: mechanical properties, parallel compression, Eucalyptus. EFEITO DA TEMPERATURA FINAL DE CARBONIZAÇÃO NA RESISTÊNCIA E RIGIDEZ DO CARVÃO VEGETAL Luciano Junqueira COSTA¹; Paulo Fernando TRUGILHO¹; Taís R. Lima ABREU¹; Taiana Guimarães ARRIEL¹; Breno Assis LOUREIRO¹;

Leia mais

VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO

VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO VARIAÇÃO DA UMIDADE E DENSIDADE BÁSICA EM Eucalyptus sp EM DUERÉ - TO Wanessa Dias de Melo; Edy Eime Pereira Baraúna; Renato da Silva Vieira; Thiago Campos Monteiro. Aluna do Curso de Engenharia florestal;

Leia mais

Análise da estatística de acidentes do trabalho de 2007 a 2012 em florestas plantadas no Brasil

Análise da estatística de acidentes do trabalho de 2007 a 2012 em florestas plantadas no Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.244-608-1 Análise da estatística de acidentes do trabalho de 2007 a 2012 em florestas plantadas no Brasil Wanderson L. Bermudes 1, Nilton C. Fiedler

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 227 DE 29 DE AGOSTO DE 2018

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 227 DE 29 DE AGOSTO DE 2018 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 227 DE 29 DE AGOSTO DE 2018 Estabelece procedimentos para redução das emissões atmosféricas dos fornos de produção de carvão vegetal de floresta plantada e para avaliação

Leia mais

Forno-fornalha para queima dos gases da carbonização

Forno-fornalha para queima dos gases da carbonização Forno-fornalha para queima dos gases da carbonização Prof.ª Angélica de Cássia Oliveira Carneiro DEF UFV Setembro 2011 Visando atender a demanda dos pequenos produtores por tecnologias mais eficientes,

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE INJEÇÃO DE FINOS DE CARBONIZAÇÃO DE BIOMASSA DE CICLO CURTO EM ALTOS-FORNOS

EXPERIÊNCIA DE INJEÇÃO DE FINOS DE CARBONIZAÇÃO DE BIOMASSA DE CICLO CURTO EM ALTOS-FORNOS EXPERIÊNCIA DE INJEÇÃO DE FINOS DE CARBONIZAÇÃO DE BIOMASSA DE CICLO CURTO EM ALTOS-FORNOS Eng. Paulo Afonso Gomes Dr. Marcelo de Matos Eng. Ricardo Luchese de Moraes Rio de Janeiro, 17 de outubro/2012

Leia mais

II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira Belo Horizonte - 20 a 22 set 2015

II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira Belo Horizonte - 20 a 22 set 2015 INFLUENCIA DO DIÂMETRO E DO COMPRIMENTO NO PROCESSO DE SECAGEM DETORAS DE MADEIRA Welliton L.CANDIDO¹*, Danilo B. DONATO 1, Humberto F. SIQUEIRA 1, Diego C. RAMOS 1, Angélica C.O. CARNEIRO 1, Ana Márcia

Leia mais

Rendimento e qualidade do carvão produzido pela carbonização em um novo forno metálico. RESUMO ABSTRACT INTRODUÇÃO

Rendimento e qualidade do carvão produzido pela carbonização em um novo forno metálico. RESUMO ABSTRACT INTRODUÇÃO Rendimento e qualidade do carvão produzido pela carbonização em um novo forno metálico. Riccardo Loffredo Joubert Alexandro Machado Washington Luiz Esteves Magalhães Edson Alves de Lima RESUMO Foram caracterizados

Leia mais

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA III REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA EM FLORESAS PLANTADAS Raul Chaves 16/setembro/2008 A Duratex é uma Empresa do Grupo ITAÚSA A DIVISÃO MADEIRA NO BRASIL São

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 64 SETEMBRO/79 O CARVOEJAMENTO DA MADEIRA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DO CARVÃO: QUALIDADE DA MADEIRA *

CIRCULAR TÉCNICA N o 64 SETEMBRO/79 O CARVOEJAMENTO DA MADEIRA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DO CARVÃO: QUALIDADE DA MADEIRA * IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.6.1. CIRCULAR TÉCNICA N o 64 SETEMBRO/79 ISSN 0100-3453 O CARVOEJAMENTO DA MADEIRA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DO CARVÃO:

Leia mais

Propriedades mecânicas de amostras individualizadas da madeira e do carvão de Eucalyptus urophylla e de Corymbia citriodora

Propriedades mecânicas de amostras individualizadas da madeira e do carvão de Eucalyptus urophylla e de Corymbia citriodora Scientia Forestalis Propriedades mecânicas de amostras individualizadas da madeira e do carvão de Eucalyptus urophylla e de Corymbia citriodora Mechanical properties of individual samples of wood and charcoal

Leia mais

CADEIA PRODUTIVA DA MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE BIO REDUTOR RENOVÁVEL

CADEIA PRODUTIVA DA MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE BIO REDUTOR RENOVÁVEL CADEIA PRODUTIVA DA MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE BIO REDUTOR RENOVÁVEL novembro 2008 ArcelorMittal Florestas Gerência de Engenharia BIOREDUTOR CARVÃO VEGETAL QUAL A DIFERENÇA?? 1 PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Leia mais

II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira Belo Horizonte - 20 a 22 set 2015

II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira Belo Horizonte - 20 a 22 set 2015 CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA MADEIRA DE Ficus benjamina Ketlin Borges FERREIRA¹, Kamila Caetano de MORAES¹, Íngrid Luz GUIMARÃES³, José Benedito GUIMARÃES JUNIOR², Fernando Jesus Nogara LISBOA³, Thiago

Leia mais

COMPARAÇÃO DO PODER CALORÍFICO DA MADEIRA DE Eucalyptus dunnii Maiden (MYRTACEAE) E DO HÍBRIDO Eucalyptus urograndis (MYRTACEAE)

COMPARAÇÃO DO PODER CALORÍFICO DA MADEIRA DE Eucalyptus dunnii Maiden (MYRTACEAE) E DO HÍBRIDO Eucalyptus urograndis (MYRTACEAE) 34 COMPARAÇÃO DO PODER CALORÍFICO DA MADEIRA DE Eucalyptus dunnii Maiden (MYRTACEAE) E DO HÍBRIDO Eucalyptus urograndis (MYRTACEAE) Mariana Izabel CONTIERO 1 Daniella Cristina MAGOSSI 2 1 Graduada em Engenharia

Leia mais

QUALIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus vimanalis PARA FINS ENERGÉTICOS EM FUNÇÃO DO ESPAÇAMENTO E IDADE DE CORTE RESUMO

QUALIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus vimanalis PARA FINS ENERGÉTICOS EM FUNÇÃO DO ESPAÇAMENTO E IDADE DE CORTE RESUMO QUALIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus vimanalis PARA FINS ENERGÉTICOS EM FUNÇÃO DO ESPAÇAMENTO E IDADE DE CORTE José Alfredo Sturion * José Carlos Duarte Pereira ** Mozart Souza Chemin *** RESUMO Foi avaliada

Leia mais

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL 4 Workshop Internacional de Mogno Africano FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL Dr. Jorge R. Malinovski São Paulo, 29 de Abril de 2016 SUMÁRIO 4 Workshop Internacional

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 MORFOMETRIA DE SEMENTES DE FAVA DE ROSCA

Leia mais

QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL VISANDO USO DOMÉSTICO RESUMO

QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL VISANDO USO DOMÉSTICO RESUMO QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL VISANDO USO DOMÉSTICO D. P. Garcia 1 *, C.R. Rodrigues 1, E. A. Dal Bem 1, J. P. Ferreira 2 1 FAIT Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias, Departamento de Ciências Florestais,

Leia mais

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 2, Paulo Eduardo Telles dos Santos 3 4 Resumo Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO), em janeiro de 2010. O delineamento experimental

Leia mais

Secagem natural da madeira no campo para produção de carvão vegetal.

Secagem natural da madeira no campo para produção de carvão vegetal. Secagem natural da madeira no campo para produção de carvão vegetal. Leonardo Chagas (P&D Carbonização e Tecnologia da Madeira) Introdução Influência do teor de umidade da madeira no tempo de carbonização

Leia mais