SysDeclan-IPM Sistema de Gestão de DECLAN-IPM
O que é o SysDeclan-IPM? O SysDeclan-IPM é um sistema que permite ao Município Levantar, Identificar e Analisar todos os erros, inconsistências e omissões apresentados pelos contribuintes do ICMS nas informações anuais realizadas pelas DECLANS, visando o incremento do VALOR ADICIONADO e do ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO e, por consequência, AUMENTANDO os valores pertencente ao Município nos repasses: - da Cota-parte do ICMS. - do Royalties de Petróleo, na parcela até 5% recebida pelo Estado. - do Fundo de Compensação dos Estados Exportadores (IPI Exportação). - da Desoneração do ICMS nas Exportações (Lei Kandyr). - do Auxílio Financeiro para as exportações.
Como funciona o SysDeclan-IPM? O Município, após receber do Estado os arquivos das DECLAN-IPM, das GIAS-ICMS, dos Contribuintes Obrigados a cumprirem a obrigação tributária acessória e da arrecadação do ICMS, insere estes dados no sistema SysDeclan-IPM. Imediatamente são gerados os Relatórios Individualizados de todos os contribuintes do ICMS identificando especialmente àqueles que apresentarem ERROS, DIFERENÇAS e INCONSISTÊNCIAS nas DECLANS. Os arquivos das DECLANS-IPM são solicitados e recebidos semanalmente em formato texto (arquivo.txt) e os arquivos das GIAS- ICMS, também semanalmente, em planilha Excell. Os arquivos dos Contribuintes Obrigados à entrega da DECLAN-IPM e o arquivo da arrecadação do ICMS são recebidos uma única vez, anualmente, também em planilha Excell.
Quais são as inconsistências nas DECLANS e nas GIAS que diminuem o Valor Adicionado e causam perdas ao Município? São várias situações de inconsistências que causam a diminuição do Valor Adicionado do Município. As principais são: [ 1 ] Erros e divergências de DECLANS X GIAS: Nas 6 Operações de Mercadorias: Entradas doestado; Entradas de outros Estados; Entradas do Exterior; Saídas do Estado; Saídas de outros Estados; Saídas do Exterior.
[ 1 ] Erros e divergências de DECLANS X GIAS: Nos 7 Ajustes: Entradas - Ajuste de Ativo Imobilizado; Entradas - Ajuste de Uso e Consumo; Entradas - Ajuste de Operações de fato não gerador do ICMS; Saídas - Ajuste de Ativo Imobilizado; Saídas - Ajuste de Uso e Consumo; Saídas - Ajuste de Operações de fato não gerador do ICMS; Ajuste de Importação.
[ 1 ] Erros e divergências de DECLANS X GIAS: Nas 3 Distribuições: Comunicação - Prestação onerosa; Energia Elétrica - Distribuição/ Geração; Transporte Intermunicipal e/ou Interestadual.
[ 2 ] Inconsistências das DECLANS-IPM, sem contrapartida das GIAS: Nos 4 Ajustes: Estoque inicial; Estoque final; IPI que não integra a base de cálculo do ICMS; IPI que integra a base de cálculo do ICMS.
[ 2 ] Inconsistências das DECLANS-IPM, sem contrapartida das GIAS: Nas 6 Distribuições: Água Natural Canalizada; Aquisições de Produtos Agropecuários / Pesqueiros sem nota fiscal; Gás Canalizado; Operações e Prestações não Escrituradas, Denunciadas Espontaneamente ou Apuradas em Ação Fiscal; Valor Adicionado - Situação Especial de Responsável por Revendedor Autônomo; Valor Adicionado - Situação Especial de Estabelecimento Responsável por Dispensa de Inscrição e/ou Registro Centralizado.
[ 3 ] Contribuintes Omissos Com GIA-ICMS - Resumo de Operações. Com GIA-ICMS - Distribuição do VA. Sem GIA-ICMS - Resumo de Operações no ano anterior. Sem GIA-ICMS - Distribuição do VA no ano anterior.
[ 4 ] Erros nas DECLANS dos contribuintes de outros municípios, que afetam diretamente o IPM do Município. Outros municípios? Significa então que um Município pode verificar erros nas DECLANS de contribuintes cadastrados no seu território e também nos cadastrados fora do seu território e solicitar a correção das mesmas? Sim! De acordo com a Lei Complementar Federal Nº 63/90, especialmente no Art. 3º e seus, o Município terá livre acesso às informações e documentos utilizados pelo Estado no cálculo do Valor Adicionado, inclusive podendo apresentar recurso após a publicação do Índice Provisório solicitando a correção da DECLAN em que for constatado erro que prejudique o Município, independente de onde esteja cadastrado o contribuinte, uma vez que o erro interfere no cálculo do Valor Adicionado e do Índice de Participação.
[ 4 ] Erros nas DECLANS dos contribuintes de outros municípios, que afetam diretamente o IPM do Município. Relatório gerado pelo SysDeclan-IPM em ordem decrescente de diferença. INSCRIÇÃO RAZÃO SOCIAL DECLAN-IPM GIA-ICMS DIFERENÇA 99.999.999 XPTO LTDA 2.009.322,40 3.117.365,21-1.108.042,81 88.888.999 MC BOBS LTDA 1.800.322,40 2.740.365,21-940.042,81
De posse dos Relatórios gerados pelo SysDeclan- IPM identificando os erros, qual o procedimento a ser adotado pelo Município? De posse dos Relatórios Individualizados identificando os erros, as diferenças, as omissões e as inconsistências encontradas de cada contribuinte, a equipe municipal, através de fiscais tributários, solicitará, através de ofícios, cartas ou intimações, que estes contribuintes façam a DECLAN Retificadora, a fim de corrigir a inconsistência e já serem estes Valores Adicionados apropriados antes da publicação do Índice Provisório.
Quadro Demonstrativo de Incorreções ou inconsistências encontradas na DECLAN-IPM Entradas Estado (Resumo de Operações) Entradas Outro Estado (Resumo de Operações) Entradas Exterior (Resumo de Operações) Saídas Estado (Resumo deoperações) Saídas Outro Estado (Resumo deoperações) Saídas Exterior (Resumo de Operações) Ajuste de Entradas Ativo Imobilizado Ajuste de Entradas Uso e Consumo Ajuste de Entradas Operações não FG do ICMS Ajuste de Saídas Ativo Imobilizado Ajuste de Saídas Uso e Consumo Ajuste de Saídas Operações não FG do ICMS Ajuste de Importações de Mercadorias Transporte intermunicipal e interestadual Comunicação Energia elétrica ITEM DECLAN-IPM 2014 GIA-ICMS 2014
Carta, Ofício ou Intimação ao Contribuinte O SysDeclan-IPM emite automaticamente a CARTA, OFÍCIO ou INTIMAÇÃO ao contribuinte, junto com o RELATÓRIO INDIVIDUALIZADO identificando todas as inconsistências, erros e diferenças detectadas. O Relatório contém todos os dados suficientes para o contribuinte conferir, revisar e apresentar a retificação da DECLAN. Tudo de forma simples, rápida e eficaz, preservando os interesses do Município.
Como o Município terá controle sobre o cumprimento ou não da retificação da DECLAN em que foi identificado erros pelo SysDeclan-IPM? O Município solicitará semanalmente os arquivos das DECLAN-IPM e da GIA-ICMS à SEFAZ, a fim de inserir os dados atualizados e assim permitir que o SysDeclan-IPM gere relatórios periódicos e atualizados e verificar se ainda persistem os erros. As DECLANS RETIFICADORAS podem ser apresentadas até a data de interposição do recurso aos ÍNDICES PROVISÓRIOS, que são publicados anualmente.
E se o contribuinte não atender a solicitação do Município e não retificar a DECLAN, o que acontece? Durante o processo anual de recepção da DECLAN-IPM, o SysDeclan-IPM gerará relatórios periódicos, possibilitando à equipe de fiscais do Município verificar quais os contribuintes que, após solicitados, RETIFICARAM e os que NÃO RETIFICARAM as DECLANS, visando à apropriação dos Valores Adicionados já na publicação do Índice Provisório.
E se algum contribuinte não atender a solicitação do Município e não apresentar a RETIFICADORA antes da publicação do Índice Provisório, este valor é perdido? Não! Após a publicação do Índice Provisório, o Município apresenta RECURSO ao ESTADO solicitando a inclusão em programação fiscal destas DECLAN- IPM não retificadas. A partir daí, a responsabilidade de exigir a Retificação da DECLAN ao contribuinte cabe ao Estado e, ao Município, apenas verificar se foi feita, a fim de ser apropriada no ano que encerrar a ação fiscal, nos termos do 10 do Art. 3º da Lei Complementar Federal Nº 63/90.
A IMPORTÂNCIA DO IPM - ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS. O Índice de Participação dos Municípios são apurados anualmente, referente ao ano base do ano anterior e tendo efeitos financeiros no ano seguinte. Para a apuração do Índice de cada município, o Estado do Rio de Janeiro calcula e publica anualmente este Índice, com base nas informações realizadas nas DECLANS pelos contribuintes do ICMS.
CÁLCULO DOS ÍNDICES O Índice de cada Município é calculado pelos percentuais e critérios abaixo: 25% 75% Valor Adicionado 25% Lei Estadual População... 5,79% Área Geográfica... 6,43% Receita Própria... 0,38% Cota Mínima... 8,18% Ajuste Econômico... 1,73% Conservação Ambiental... 2,50%
CÁLCULOS DOS ÍNDICES Cálculo do IVA Município. IVA Município = V.A. Total do Município V.A. Total do Estado Cálculo do IVA médio. IVA médio = IVA ano-base 2014 + IVA ano-base 2015 2 Cálculo do IPM. IPM = ( IVA médio x 0,75 ) + ( L.E. x 0,25 ) IVA: Índice de Valor Adicionado. VA: Valor Adicionado. IPM: Índice de Participação dos Municípios. L.E.: Lei Estadual
CÁLCULOS DOS ÍNDICES Para o cálculo do IPM, o peso maior, de 75%, está no Valor Adicionado de cada Município. E para o cálculo do IVA de cada Município, o Estado considera os valores informados nas DECLANS pelos contribuintes. Os Erros, as Inconsistências e as Omissões nas DECLANS apresentadas pelos contribuintes, anualmente, diminuem o valor adicionado dos Municípios. E compete a cada Município IDENTIFICAR, ANALISAR E EXIGIR dos contribuintes que apresentam as correções, retificando as Declans.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Rio de Janeiro: Rua do Rosário, nº 99-6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20041-004 Tel (21) 2222-0730 * 2222-0762 * 2224-5857 www.ibrape.org.br * ibrape@ibrape.org.br