QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E AÇÃO Disponível em: www.seminariomaiordebrasilia.com.br Acesso em 13/03/2014 A palavra Quaresma surge no século IV e tem um significado profundo e simbólico para os cristãos católicos, pois trata-se de um período de quarenta dias (40) que antecede uma das mais importantes festas do catolicismo, que é a Páscoa ressurreição de Cristo. O período da Quaresma é reservado para que toda a Igreja se prepare para uma reflexão sobre o sentido da espiritualidade do deserto, pois Jesus Cristo viveu quarenta dias no deserto, enfrentando as tentações do ter, do poder e do prazer. Esse tempo litúrgico da Igreja convida a refletir sobre o Batismo e o convite à Reconciliação e à Penitência para a busca da essência do cristianismo. Historicamente, duzentos anos após o Nascimento de Cristo, os cristãos-católicos começaram a preparar a festa da Páscoa, com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d.c., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias, e foi assim que surgiu a Quaresma. O número quarenta (40) é simbólico e remete ao Antigo Testamento e ao Novo Testamento e suas figuras de destaque no texto bíblico: Noé, Moisés, Elias e Jesus de Nazaré. No caso de Noé, o simbolismo está ligado aos quarenta dias de dilúvio; no que tange a Moisés e Elias, dizem respeito aos quarenta dias na montanha, sendo que, no caso do primeiro, pode-se referir aos 40 anos no deserto. Já para Jesus de Nazaré, o simbolismo se deve aos 40 dias de tentação que Ele passou no deserto, antecedendo à sua vida pública como Messias. O início do período quaresmal é na Quarta-feira de Cinzas e o seu término se dá antes da Missa Vespertina do Domingo de Páscoa. Neste tempo preparativo para a Páscoa, os católicos reservam um tempo para refletir sobre suas ações, para perceber os pontos que devem ser corrigidos na sua conduta pessoal, para se dedicarem à oração e à penitência.
A palavra penitência significa a conversão (literalmente, a mudança do espírito e das ações de quem cometeu pecado, designando todo um conjunto de atos interiores e exteriores dirigidos à reparação das faltas cometidas e o estado de coisas que resulta dele para o pecador). Penitência pode ser feita através de jejum, oração, caridade com os pobres e esforços para reconciliar e perdoar pessoas que promoveram ações irregulares contra nós. Os quarenta dias da Quaresma convidam os católicos a ressignificar sua fé e suas obras de caridade. Muitos católicos se abstêm do consumo de carne, em determinados dias da Quaresma ou durante todo o período, devido à memória do sacrifício de Cristo na cruz pela salvação do mundo. Durante o período quaresmal, a Igreja convida seus fiéis à conversão, à crença no Evangelho e às obras de caridade, bem como à renovação da Igreja, sendo que, no Brasil, no período, a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade para a discussão de um tema relevante para a sociedade. As vestes dos sacerdotes e ornamentos da cor roxa, presentes nas igrejas, lembram que esse é um período que convida à transformação da dor e tristeza em alegria, com a chegada da Páscoa, que encerra esse tempo litúrgico. A simbologia se inicia na Quarta-feira de Cinzas, que lembra aos fiéis que eles são pó e para o mesmo retornarão. Tudo isso lembra a mortalidade humana e a necessidade do arrependimento com relação às falhas e aos pecados. No tempo quaresmal, também acontece a preparação dos catecúmenos (candidatos ao batismo), que recebem o sacramento batismal, sendo reconhecidos por toda a comunidade. São muitos os exercícios espirituais e pastorais que a Quaresma sugere, como o resgate das práticas religiosas, símbolos, ritos e leitura das Sagradas Escrituras com maior atenção e zelo. Segundo a Igreja, neste período, os fiéis devem buscar confessar seus pecados, reconciliarem-se com seus irmãos e com Deus e despertarem para a importância das obras dos serviços comunitários e voluntários que envolvam a promoção humana integral. Na Quaresma, o retiro coletivo penitencial e meditativo do povo de Deus acontece como preparação para as celebrações pascais, de maneira solene e atitude de mudança do projeto de vida para a vitória sobre as imperfeições do pecado, tendo como modelo Jesus Cristo, que venceu as tentações e a morte. Nesse tempo litúrgico, a oração e a súplica ganham espaços para a melhoria do ser, criado à imagem e semelhança de Deus. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (pg.1438): Os tempos e os dias de penitência ao largo do ano litúrgico (o tempo de QUARESMA, cada Sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Estes tempos são particularmente apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações como sinal de penitência, o jejum, a comunhão cristã de bens (obras caritativas e missionárias).
O cristão-católico é sempre motivado na Quaresma a realizar as obras de conversão, que podem ser: Ir ao Sacramento da Reconciliação (Sacramento da Penitência ou Confissão) e fazer uma boa confissão: clara, concisa, concreta e completa. Superar as divisões, perdoando e crescer em espírito fraterno. Praticar as Obras de Misericórdia (Evangelizar, dar bons conselhos a quem necessita, perdoar as injúrias, consolar os sofredores e tristes, orar a Deus pelos vivos e pelos mortos, visitar enfermos, socorrer os famintos do pão e da Palavra de Deus, partilhar bens materiais com necessitados). Como se pode perceber, a Quaresma é um tempo de reflexão para a mudança de vida e aprimoramento moral e religioso do ser humano. Exercícios sobre o texto da Quaresma 1. Assista aos vídeos e resolva as questões propostas. http://www.youtube.com/watch?v=wmid_xocra4 http://www.youtube.com/watch?v=fgcsl90-uyo a) Explique como cortar os excessos em nossa rotina. b) Apresente formas de se eliminar os vícios e resgatar virtudes.
c) Conceitue a palavra sacrifício, no período da Quaresma. 2. Analise a charge abaixo e apresente soluções para resolver o problema social mostrado na mesma. Disponível em: http://chargesdodenny.blogspot.com.br/2011/03/quaresma.html - Acesso em 13/03/2014
3. Leia a poesia e o acróstico sobre o tema da Quaresma e elabore um dos dois gêneros textuais para explicar seu entendimento sobre o que foi estudado no texto. 3.1 - Poesia sobre a Quaresma Escrito por Paulo Rogério Fernandes dos Santos Quaresma: tempo de meditação e reflexão tempo de pensar meditar sobre nós mesmos, nosso presente, nosso futuro. Futuro que pode ser muito curto, hoje, amanha não importa; devemos estar sempre em dia com nós mesmos com nossos irmãos com nosso Deus. Tempo de refletir pensar sobre o significado quaresma, sobre a vida de sofrimento, honras e glória do nosso Rei Jesus nosso Deus salvador. Tempo de silêncio, calar a nossa voz, ouvir a voz do nosso coração, jejum, penitência, caridade e oração, alicerce de um bom cristão. 3.2 - Acróstico com as primeiras letras Poesia de Regina Célia Chiodi, São José dos Pinhais, PR. Que a quaresma nos Una mais e mais no Amor de Jesus nosso rei Rei da glória, da vitória, rei das nossas vidas Ele que tudo nos deu, doou-nos sua própria vida Só para sermos felizes livres e salvos Morreu por nós, ressuscitou por nós Amou-nos até o fim; obrigado Jesus por nos salvar. Disponível em: www.seminariomaiordebrasilia.com.br Acesso em 13/3/2014