Uso de EPIs
Quem se ama Usa EPI!
- Definição Mas o queepi é EPI? De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteção Individual EPI: Todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
EPI O que diz a legislação A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, de forma gratuita, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: a) Sempre que medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; c) Para atender situações de emergência.
OBRIGAÇÕES DA EMPRESA: EPI Adquirir o EPI adequado ao risco da atividade; Exigir seu uso; Fornecer somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente; Orientar e treinar o trabalhador quanto a seu uso, guarda e conservação; Substituir imediatamente quando extraviado ou danificado; Responsabilizar-se por sua manutenção e higienização.
OBRIGAÇÕES DO EMPREGADO: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre seu uso adequado. EPI
EPI AS VIAS DE EXPOSIÇÃO SÃO QUATRO:
EPI RISCOS AMBIENTAIS Dentro das indústrias alimentares e Serviços de Alimentação, temos classificados alguns dos riscos como: Riscos Físicos: o calor de fornos, caldeiras, o ruído de máquinas, temperaturas baixas nas câmaras frigoríficas, umidade, a questão da eletricidade e riscos perfuro-cortantes. Riscos químicos: provenientes de produtos tóxicos, inflamáveis e irritantes; Riscos ergonômicos: as cargas que são transportadas ao longo do dia e a postura inadequada.
PPRA Programa de Prevenção O que é e para que serve? de Riscos Ambientais O PPRA é um estudo realizado por um Técnico de Segurança do trabalho, Engenheiro do Trabalho ou Médico do trabalho, que visa basicamente: Identificar os riscos presentes em cada ambiente de trabalho Implantar medidas que eliminem ou reduzam esses riscos. Entre essas medidas, está a determinação de quais tipos de EPIs devem ser usados pelos colaboradores, a fim de proteger sua saúde e integridade.
EPIs e Boas Práticas Para fins de aplicação considera-se obrigatório os seguintes dispositivos para o trabalho no interior das produções: Touca para proteção de cabelo (descartável); Blusa e calça de cor clara; Luvas e máscaras específicos para áreas diferentes; Avental; Calçado fechado.
EPIs - Face PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE Óculos: Proteção contra respingos de produtos químicos. Utilizar o óculos de proteção: ao retirar alimentos de fontes de vapor (como fornos); realizar atividades de limpeza que possam respingar na face/ olhos.
EPIs - Mãos PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES Proteção de mãos, dedos e braços de riscos mecânicos, térmicos e químicos: Luvas de proteção Mangas Mangotes Dedeiras Luvas nitrílicas (para limpeza) Luvas de látex/vinil (para manipulação) Luva malha de aço (para uso de objetos perfurocortantes) Luva térmica (para uso em fornos ou outras fontes de calor)
LÁTEX NATURAL O látex natural está no anexo da RDC 26 de 2015 da Anvisa como um dos itens alergênicos.
Luvas de malha de aço nunca podem ser utilizadas em equipamentos como serras lisas e nem dentadas.
EPIs - Calçados PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES Proteção de pés, dedos dos pés e pernas contra riscos de origem térmica, umidade, produtos químicos, quedas: Calçados de segurança Botas e botinas Botas com bico de ferro (usadas onde há risco objetos muito pesados caírem nos pés) Botas de borracha antiderrapantes (resistentes ao calor e ideais para ambientes de piso molhado)
Atenção O uso correto das botas pode evitar acidentes graves!
EPIs - Respiradores PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Proteção do sistema respiratório contra gases, vapores, névoas, poeiras. Máscaras de proteção respiratória: - Descartáveis - Convencionais Nas Fichas de Informação e Segurança dos Produtos Químicos (FISPQs) de saneantes e outros produtos é possível verificar se é necessário o uso de máscara durante a sua manipulação; e qual o tipo de máscara adequado.
EPIs Protetor Auricular RUÍDO: É considerado ruído todo som desagradável ou incompreensível a nossos ouvidos. A intensidade do ruído é medida em Decibel abreviado normalmente por Db. O limite legal do ruído ocupacional segundo a NR 15 é de 85 Decibéis. Exemplo prático: Um trabalhador exposto a 85 decibéis, só pode permanecer sem o uso do protetor auricular no local por apenas 8 horas, e considerando que uma simples máquina de cortar grama gera em torno de 90 decibéis, podemos constatar que 85 decibéis não é lá muita coisa.
A INTENSIDADE SONORA:
EPIs Protetor Auricular Protetor auricular tipo plug Mais usado nos locais de trabalho atualmente preço acessível e alta durabilidade. Normalmente feito de silicone. É aconselhável dar um nó na cordinha para evitar que use o mesmo em uma orelha e depois na outra. Isso evitar que caso tenha um infecção passe de uma orelha para outra. Protetor auricular tipo concha Ao final de cada uso o protetor deve ser inspecionado.observe atentamente os detalhes, se estiver gasto ou folgado providencie a substituição. As almofadas externas e as espumas internas podem ser substituídas sempre que estiverem inflexíveis, rasgadas ou danificadas. Protetor auricular de espuma Menos utilizado. Possuem a vantagem de serem descartáveis.
EPIs Protetor Auricular EFEITOS DOS SONS INTENSOS NO ORGANISMO: Dependem: do tempo de exposição da intensidade sonora da susceptibilidade individual. O efeito mais conhecido da exposição a sons intensos é a perda de audição temporária (a princípio) ou definitiva. Mas, outros sintomas podem ocorrer com ou sem instalação da perda auditiva: zumbido intolerância a sons (hiperacusia) nervosismo, ansiedade, dores de cabeça, tonturas Taquicardia dilatação da pupila alterações do apetite e do sono alterações hormonais, etc
EPIs - Proteção para o corpo Proteção contra calor, frio, produtos químicos, umidade, intempéries. Cinto ergonômico; Conjuntos de calça e blusão; Aventais; Capas.
Aventais plásticos nunca devem ser utilizados próximo a fontes de calor! Próximo a fogões e fornos use sempre o avental térmico!
Sempre que houver risco de derramamento de água fervente ou produtos químicos, usar a calça por fora da bota.
Funcionário INTELIGENTE PREVINE acidente
Funcionário INTELIGENTE PREVINE acidente
Funcionário INTELIGENTE PREVINE acidente
Ergonomia - Como levantar cargas manualmente O trabalhador deve se posicionar junto à carga, mantendo os pés afastados por distância equivalente à que existe entre os ombros. Abaixar o tronco dobrando o joelho, mantendo pescoço e costas retas. Segurar a carga firmemente e levantá-la gradualmente, com os braços estendidos. Não girar o tronco. Ao caminhar deve aproximar a carga ao corpo e mantêla centralizada entre as pernas. Repetir o processo inverso para colocá-la no chão.
Equipamentos Caso aconteça algum incidente lembre-se de acionar o botão vermelho do equipamento para parar a máquina. Ou desligue da tomada. Teste com frequência se o botão vermelho está funcionando. O equipamento deve parar em 3 segundos).
Equipamentos Quando for limpar equipamentos certifique-se de que estejam desligados;
EPI Lavagem e manutenção As vestimentas devem ser secas à sombra. Atenção: somente use máquinas de lavar ou secar, quando houver recomendações do fabricante. As botas e as luvas devem ser enxaguadas com água abundante após cada uso.
EPI Lavagem e manutenção A lavagem deve ser feita de forma cuidadosa, preferencialmente com sabão neutro (sabão de coco). As vestimentas não devem ficar de molho. Em seguida, as peças devem ser bem enxaguadas para remover todo o sabão. O uso de alvejantes não é recomendado, pois vai danificar o tratamento do tecido.
Quem se cuida vive mais!
DÚVIDAS
Obrigada! Prevenir é um ato de amor... com você, com seu corpo e com todos que te amam.