CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da Fonseca assumiu o Governo Provisório (1889-1891). n O centralismo foi substituído pelo federalismo, defendido pela elite. n Primeiras medidas de Deodoro da Fonseca: n O Brasil continuou um país agroexportador. n O período dos governos de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, ambos marechais do exército, ficou conhecido como República da Espada (1889-1894).
Crise econômica n Em 1890, Rui Barbosa, ministro da Fazenda, adotou medidas para ampliar o bancos privados emitirem papel-moeda. Encilhamento Crise financeira gerada pela papel-moeda. Aumento da Falência de empresas. Esvaziamento dos cofres públicos.
Primeira Constituição republicana n Assembleia Constituinte, que promulgou, em 1891: A Constituição republicana O país tornou- -se uma república federativa: os Estados Unidos do Brasil. As antigas províncias passaram de estados com autonomia. para presidente da república, presidentes dos estados e membros do Congresso passaram a ser diretas. O Estado separou- -se da Igreja e tornou-se laico. Foi reconhecida a igualdade de todos perante a lei, assim como o direito à propriedade. Foram criados os registros civis de nascimento, casamento e óbito.
Fim do governo de Deodoro e início do governo de Floriano Peixoto n Diante da grave crise política ocasionada por seu autoritarismo e pela n Floriano Peixoto, vice de Deodoro da Fonseca, assumiu e também governou de maneira autoritária. deu origem aos seguintes movimentos: Revolução Federalista Foi um conflito entre federalistas (maragatos), que queriam o parlamentarismo, e republicanos (pica-paus), que defendiam o presidencialismo. Revolta da Armada Oficiais da marinha, insatisfeitos com o domínio do exército na política brasileira, bombardearam a cidade do Rio de Janeiro e reprimidos pelo governo.
República das Oligarquias n Início da supremacia da oligarquia cafeeira n Política dos governadores: os presidentes de estado (os atuais governadores) apoiavam as candidaturas de senadores e deputados fiéis estaduais. Para viabilizar essa política, o Governo Federal criou a Comissão de Verificação de Poderes. n Política do café com leite: de candidatos oligarcas do Partido Republicano Paulista e do Partido n Coronelismo: fenômeno político em que os grandes fazendeiros que patrocinaram a Guarda Nacional, os chamados coronéis, impunham seu voto de cabresto.
Primazia do setor primário n Café: Convênio de Taubaté (1906): Rio de Janeiro compraram a safra, diminuindo a oferta e aumentando impostos. n Outros produtos exportados pelo Brasil: borracha, cacau e cana-de- -açúcar.
Desenvolvimento industrial n n O trabalho nas fábricas era caracterizado por:
Modernização nas cidades n n Reforma urbana no Rio de Janeiro: desalojamento e deslocamento de várias famílias pobres para abrigos improvisados nas encostas dos morros e margens de rios (início do fenômeno hoje chamado favelização). n médias. n
Movimentos sociais na Primeira República Movimentos rurais Aproximadamente 70% da durante a Primeira República. de renda foram mantidos no país, perpetuando a miséria. Movimentos sociais no campo Guerra de Canudos (1896-1897) Foi uma série de combates entre tropas do exército e a comunidade liderada pelo beato Antônio Conselheiro. Guerra do Contestado (1912-1916) Foi um conflito armado entre soldados do exército e um grupo de pessoas expulsas de suas e Santa Catarina. O grupo era liderado pelo monge José Maria. Cangaço (fins do século XIX-1940) nordestino atacavam fazendas e estabelecimentos comerciais. O bando mais conhecido era o de Lampião.
Movimentos urbanos Movimentos sociais nas cidades Revolta da Vacina (Rio de Janeiro 1904) Foi uma revolta popular contra a de combate à varíola. a polícia nas ruas. Revolta da Chibata (Rio de Janeiro 1910) maioria negros e -se contra os castigos corporais na marinha e trabalho. Greve geral (São Paulo 1917) operária por melhores aumento salarial e direitos trabalhistas, como jornada de 8 horas, direito de greve e de Inicialmente, o movimento sindical seguia a ideologia anarquista, mas passou a ser influenciado pelo comunismo a partir da década de 1920.
Tenentismo n O movimento foi liderado por jovens oficiais do exército, que combatiam estabelecida no Brasil. n Os tenentistas promoveram levantes para evitar a posse do presidente mineiro Arthur Bernardes, candidato do esquema café com leite, que havia vencido o candidato da Reação Republicana n Revolta dos 18 do Forte de Copacabana Revolta tenentista no Rio Grande do Sul Revolta tenentista de São Paulo Coluna Prestes (1924-1927). n
Semana de Arte Moderna n Foi um evento cultural, realizado no Teatro Municipal de São Paulo (1922), que inaugurou o Modernismo, movimento de renovação nas artes cuja proposta era conciliar a vanguarda europeia (Expressionismo, Cubismo e Futurismo) com as raízes culturais brasileiras. n Exerceu ampla influência na literatura, nas artes plásticas e na música. Alguns de seus expoentes: